ECUEXTRE volta a afirmar-se como o grande encontro ibérico do cavalo e do toiro

A XVII edição da ECUEXTRE – Feira do Cavalo e do Toiro, que terá lugar de 11 a 14 de junho nas instalações das IFEBA, em Badajoz, foi apresentada na manhã desta segunda-feira, dia 8, pela vereadora delegada da IFEBA, Elena Salgado, acompanhada pela diretora da ECUEXTRE, Pepa Dueñas.

A feira voltará a afirmar-se como o grande encontro ibérico dedicado ao universo do cavalo e do toiro, reunindo durante quatro dias profissionais, ganadeiros, criadores, empresas, instituições e aficionados provenientes de Espanha e Portugal num espaço único de encontro, negócio, competição e convivência.

Durante a sua intervenção, Elena Salgado destacou a importância de a ECUEXTRE se ter consolidado como “o grande encontro ibérico que voltará a reunir num mesmo espaço o mundo do cavalo e do toiro, dois setores profundamente ligados à nossa história, ao nosso território e à nossa identidade cultural”. Além disso, sublinhou a relevância deste evento como motor económico e turístico para a cidade de Badajoz, destacando que a feira ocupará a totalidade do recinto, com mais de 30.000 metros quadrados dedicados a competições, exposições, atividades comerciais, gastronomia e lazer.

Mais de 350 cavalos, cerca de 150 cavaleiros e perto de uma centena de ganadarias e coudelarias de raça pura marcarão presença na ECUEXTRE, reafirmando o papel desta feira como uma das principais referências nacionais e internacionais do setor. “A nossa localização estratégica, no coração da dehesa ibérica entre Espanha e Portugal, permite-nos reforçar ano após ano esse carácter hispano-luso que distingue a ECUEXTRE de qualquer outro certame”, sublinhou Salgado.

A vereadora destacou ainda a crescente projeção internacional da feira graças à presença de destacados criadores de conteúdo especializados, que “contribuirão para aproximar a ECUEXTRE de novos públicos em diferentes partes do mundo”.

Badajoz proclamará o melhor cavalo lusitano da Península Ibérica

As competições equestres voltarão a ocupar um lugar central na programação da ECUEXTRE com a realização de algumas das provas mais relevantes do calendário nacional. Entre elas destacam-se o Festival Morfológico Internacional e Campeonato de Espanha do Cavalo Puro-Sangue Lusitano e o 10º Concurso Morfológico Pura Raça Espanhola (P.R.E.), de categoria três estrelas e qualificativo para o SICAB 2026.

Entre as numerosas competições equestres, Salgado sublinhou a importância da I Taça Ibérica de Dressage, promovida conjuntamente pela Associação Portuguesa do Cavalo Puro-Sangue Lusitano e pela Asociación Española de Criadores de Caballo Pura Sangre Lusitanos, como uma das principais novidades desta edição, assegurando que “a realização desta competição permitirá proclamar em Badajoz o melhor cavalo lusitano de dressage de toda a Península Ibérica, transformando a ECUEXTRE no palco de uma competição inédita e de enorme prestígio internacional”.

A programação será ainda complementada pelo Concurso de Criação e Seleção Hispano-Árabe, o Troféu de Dressage ECUEXTRE, o Concurso de Doma Vaquera, o 50º Campeonato Nacional de Faena e Doma de Campo, o 36º Troféu Cidade de Badajoz e o 1º Campeonato de Espanha de Equitação de Trabalho AEPSL.

“Toreros de Plata”, a grande exposição temática de 2026

Um dos grandes atrativos desta edição será a exposição taurina “Toreros de Plata”, que prestará homenagem a 26 homens de prata de reconhecido prestígio no panorama taurino nacional, com uma longa e destacada trajetória profissional. A mostra reunirá os seus trajes, objetos pessoais, fotografias e diversos elementos ligados a estas figuras incotornáveis da tauromaquia. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho daqueles que, com discrição e profissionalismo, desempenham um papel essencial na festa brava.

No âmbito desta homenagem ao mundo taurino, a ECUEXTRE distinguirá Alejandro Talavante por ocasião do vigésimo aniversário da sua alternativa. O matador extremenho visitará a feira na tarde de quinta-feira para receber esta homenagem num ato que permitirá aos aficionados e visitantes conhecer de perto a trajetória de uma das figuras mais destacadas da tauromaquia.

Além disso, a praça de touros coberta voltará a ser um dos espaços mais atrativos da feira com as tradicionais Exibições das Artes da Tauromaquia, nas quais participarão alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz e da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita. Entre os protagonistas taurinos desta edição estarão os novilheiros David Gutiérrez e Sergio Domínguez “El Mella”, assim como os matadores Miguel Ángel Silva, Joaquim Ribeiro “Cuqui”, Javier Zuleta e Olivia Solo. A eles juntar-se-ão as tradicionais pegas de forcados portugueses e as exibições de recortadores da Arte y Raza, compondo uma programação taurina de elevado nível para aficionados e público em geral.

A programação incluirá ainda diversos encontros e palestras com profissionais do setor, destacando-se a reconhecida novilheira Olga Casado, uma das figuras emergentes junto do público mais jovem.

Gastronomia, cultura e atividades para toda a família

A feira manterá a sua aposta na gastronomia e no lazer com uma ampla zona de restauração junto às pistas e a tradicional esplanada noturna exterior, que poderá ser desfrutada nas noites de sexta-feira e sábado.

Entre as novidades gastronómicas destaca-se a promoção do consumo de carne bovina da raça berrenda, uma iniciativa destinada a valorizar uma das raças autóctones mais representativas do património pecuário espanhol.

Os visitantes poderão ainda desfrutar de uma tradicional “carreta rociera” puxada por bois da raça berrenda, de um desfile de moda taurina da designer Sofía Rivera, de exibições equestres, de uma masterclass de dressage ministrada por Ignacio Bravo, da participação das Amazonas de Portugal, de jornadas técnicas e de diversas atividades culturais.

Os mais pequenos terão também um espaço de destaque graças à programação de oficinas infantis organizadas no stand da Junta da Extremadura, onde poderão participar em atividades de confeção de muletas, decoração de ferraduras, elaboração de bandarilhas e modelagem de barro taurino. Será igualmente apresentado o Taurocromos, o primeiro álbum colecionável de cromos dedicado ao mundo do toiro, que poderá ser levado para casa com autógrafos dos seus protagonistas.

Prémio Ibérico ECUEXTRE para a AECCPRE

Como acontece todos os anos, a ECUEXTRE entregará o Prémio Ibérico ECUEXTRE, distinção que reconhece pessoas e instituições comprometidas com a promoção e divulgação dos valores equestres e taurinos. Nesta edição, o galardão foi atribuído à Asociación Extremeña de Criadores de Caballos de Pura Raza Española (AECCPRE), em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da criação, conservação e promoção desta raça.

Por fim, a vereadora agradeceu a todas as instituições, associações e profissionais que tornam possível a realização da feira e convidou a população a participar e desfrutar de um evento único que combina competição, tradição, cultura, gastronomia e lazer em torno do universo do cavalo e do toiro.

Recordou ainda que o horário de abertura ao público será na quinta-feira das 11h00 às 21h00; na sexta-feira e no sábado das 10h00 às 21h00, prolongando-se a atividade com esplanada noturna e oferta gastronómica a partir das 21h00; e no domingo das 11h00 às 19h30.

Os bilhetes terão um custo de três euros e já podem ser adquiridos através do site oficial da feira. A entrada será gratuita para menores de 12 anos, maiores de 65 anos, agentes comerciais abrangidos pelo acordo AFE e famílias numerosas de categoria especial. As famílias numerosas de categoria geral e as pessoas em situação de desemprego beneficiarão ainda de um desconto de 50% sobre o preço do bilhete.

Alegria, competição e inclusão marcam final do Kids Athletics em Elvas

O Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, a final municipal do Kids Athletics, iniciativa que reuniu cerca de 800 alunos do 1.º ciclo de todo o concelho, numa jornada dedicada à prática desportiva, ao convívio e à promoção de hábitos de vida saudáveis.

Presente no evento, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, destacou a importância de iniciativas desta natureza para incentivar as crianças à prática de atividade física desde cedo. O dirigente elogiou a organização da Câmara Municipal de Elvas e sublinhou a felicidade visível dos mais novos ao participarem nas diferentes atividades.

“A alegria destas crianças, a praticar desporto ao ar livre, é evidente. Tudo o que aqui está a ser praticado é atletismo, que é a base de qualquer modalidade. Estas iniciativas são de louvar porque é isto que precisamos: pôr as nossas crianças em movimento”, afirmou.

Domingos Castro salientou ainda que a Federação Portuguesa de Atletismo envolve anualmente mais de 15 mil jovens em atividades semelhantes e revelou que Portugal está entre os países com maior dinamismo mundial na realização do programa Kids Athletics. O responsável aproveitou também para incentivar outros municípios a seguirem o exemplo de Elvas.

“Quero dar os parabéns à Câmara Municipal de Elvas e incentivar outros municípios a desenvolverem atividades deste género. A Federação estará sempre disponível para colaborar, através dos seus técnicos qualificados”, acrescentou.

A presença do antigo campeão mundial Rui Silva, padrinho do evento, foi igualmente destacada pelo presidente da FPA, que considerou importante aproximar os jovens das grandes referências da modalidade.

Por sua vez, o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, considerou que a presença de Domingos Castro em Elvas representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município ao longo dos últimos cinco anos na organização do Kids Athletics.

“A vinda do presidente da Federação não é de todo inocente. É o reconhecimento de um trabalho que começou há cinco anos e que tem vindo a crescer, reforçando a confiança na capacidade organizativa destes eventos. Mais importante do que identificar futuros atletas é ver a confraternização, a alegria das crianças e o ambiente que se cria nesta pista”, afirmou.

Hermenegildo Rodrigues destacou também o contributo das escolas do concelho e dos alunos do Curso Profissional de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II, que colaboraram na organização das várias fases da iniciativa.

“Este é o culminar de quatro meses de trabalho. Realizámos atividades em todas as escolas e hoje estão aqui as equipas finalistas, mas fazemos questão de envolver todas as crianças para que ninguém fique de fora. O mais importante é promover a participação e o espírito coletivo”, explicou.

Também Daniel Madeira, presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, enalteceu a evolução que o evento tem registado ao longo dos anos e destacou a sua importância para a promoção da modalidade.

“É sempre benéfico trabalharmos em conjunto e nota-se claramente a evolução positiva deste evento. O principal objetivo é incentivar a prática do atletismo e captar novos atletas para os clubes locais e do concelho”, referiu.

Segundo o dirigente, a presença dos clubes locais junto das crianças permite divulgar a modalidade e dar a conhecer os horários e condições de treino, incentivando os jovens a dar continuidade à prática desportiva para além do contexto escolar.

A final do Kids Athletics voltou, assim, a afirmar-se como um dos maiores eventos desportivos escolares do concelho de Elvas, reunindo centenas de crianças numa celebração do desporto, da inclusão e da atividade física.

Colisão em Estremoz faz um morto e deixa duas mulheres em estado grave

Um homem de 77 anos morreu, na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Estrada Nacional 4, junto ao cruzamento dos Arcos, no concelho de Estremoz.

Do acidente resultaram ainda dois feridos graves: duas mulheres com 57 e 84 anos. Enquanto uma das mulheres foi levada pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para uma unidade hospitalar, a outra foi transportada para as urgências do hospital de Évora pelos bombeiros.

O óbito da vítima mortal foi declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O alerta para a ocorrência foi dado às 08h54. Para o local foram mobilizados 28 operacionais, entre bombeiros de Estremoz, Borba e Vila Viçosa, INEM e GNR, apoiados por nove veículos, incluindo uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma VMER e um helicóptero.

Federação Portuguesa de Atletismo promete grande evento em Elvas após requalificação da pista do estádio

A cidade de Elvas poderá receber, num futuro próximo, um grande evento de atletismo, caso o Município proceda à requalificação da pista do Estádio Municipal de Atletismo. A garantia foi deixada na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, durante a final municipal do Kids Athletics, iniciativa que reuniu cerca de 800 crianças do 1.º ciclo de todo o concelho (ver aqui).

À margem da competição, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, no âmbito da promoção da modalidade junto dos mais jovens, Domingos Castro não escondeu a preocupação com o estado atual da infraestrutura desportiva elvense, considerando que a pista se encontra sem condições para a prática do atletismo.

“Faço aqui um apelo em público: a pista aqui do Estádio de Elvas está num estado em que é impossível praticar atletismo. E se a pista não estiver em condições, o incentivo não é muito”, afirmou o dirigente federativo, dirigindo um pedido à Câmara Municipal para que avance com a intervenção necessária.

O presidente da FPA sublinhou ainda a estratégia de descentralização dos grandes eventos da modalidade, levando campeonatos a zonas do interior e a regiões que tradicionalmente não acolhem este tipo de competições. Como exemplo, destacou a realização do Campeonato Nacional “Atleta Completo”, este ano, na ilha de São Miguel, nos Açores.

“É isto que nós queremos, é vir para o interior, dar oportunidade também ao interior de ter este tipo de eventos. Por isso é que eu digo, quando o Município de Elvas tiver esta pista pronta, nós vamos fazer aqui um grande evento”, garantiu.

A intenção foi recebida com satisfação pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que revelou que o processo de requalificação da pista está a ser preparado e que existe vontade política para concretizar a obra.

“É uma boa novidade. Obviamente ficaremos extremamente expectantes, vamos tentar fazer tudo para que isso seja uma realidade dentro em breve. Já há orçamentos, já há minimamente vontade política para que isso aconteça. Agora falta acontecer e às vezes é o mais difícil”, afirmou o autarca.

A concretizar-se a intervenção no Estádio Municipal de Atletismo, Elvas poderá assim reforçar a sua posição no panorama desportivo nacional, acolhendo uma competição de relevo e contribuindo para a promoção da modalidade na região.

Festival do Crato dá exemplo de sustentabilidade e segurança com mais de 30 mil festivaleiros a usar transportes públicos

O Festival do Crato não é apenas música; é também um caso de sucesso na logística e no respeito pelo ambiente. Em entrevista à Rádio Elvas, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Diogo, revelou que, na última edição, mais de 30 mil passageiros utilizaram os transportes públicos para chegar ao recinto, um hábito que a autarquia quer reforçar entre 26 e 29 de agosto.

O plano logístico desenhado para 2026 volta a assentar em parcerias estratégicas com a CP e a Rede Expressos, garantindo descontos nas viagens a quem tiver bilhete para o festival. No Alto Alentejo, a rede de transportes rodoviários vai cobrir quase todo o território com mais de nove circuitos.

Os resultados desta aposta deixam o autarca satisfeito e espelham uma mudança de mentalidade no público.

“Num núcleo de venda entre os 65 mil e 70 mil bilhetes do ano anterior, a Rodoviária do Alentejo transportou mais de 30 mil passageiros durante os quatro dias do festival. Isso é um sinónimo de que as pessoas também vão mudando os seus hábitos, desde a sua responsabilidade daquilo que é o contexto ecológico, utilizando transportes públicos, mas também pela sua segurança. E é esse apelo que quero deixar”, sublinha Joaquim Diogo.

Segurança apertada para acolher jovens de todo o país

Sendo um evento que atrai uma “grande multidão” e que funciona como o momento oficial de “fechar o verão” para milhares de jovens da região e do país, a segurança é uma das prioridades absolutas do município.

“Montámos também um grande sistema de segurança, acima de tudo com a nossa Guarda Nacional Republicana (GNR), claro, com a segurança privada e também com os paramédicos e os nossos bombeiros, que espero que esteja à altura deste evento, como tem estado nos últimos anos”, assegura o edil, reforçando que o grande objetivo é que “as pessoas venham ao Crato para ser felizes”.

O interior a fazer “coisas fantásticas”

Com o cartaz praticamente fechado — onde pontuam nomes como Callum Scott, Kalema, Slow J, Ivandro e a dupla de youtubers Os Primos —, Joaquim Diogo vê no festival uma afirmação de resiliência e capacidade do Alentejo.

“É também uma resposta de uma pequena terra do interior, de um pequeno país, a dizer que conseguem fazer coisas fantásticas para pessoas maravilhosas”, orgulha-se o autarca. Para além do palco principal, os visitantes vão poder usufruir da zona de campismo ocasional com acesso ao Parque Aquático e da 40.ª Feira de Artesanato e Gastronomia, que este ano promete “algumas surpresas” para reviver quatro décadas de história.

Junta de Freguesia de São João Baptista requalifica espaço de resíduos em Ouguela

A Junta de Freguesia de São João Baptista, no concelho de Campo Maior, está a proceder à requalificação de um espaço destinado à deposição de resíduos em Ouguela, numa intervenção que visa melhorar a organização, a funcionalidade e a imagem urbana da aldeia.

A obra prevê a criação de uma estrutura que permitirá concentrar, num único local, os contentores de resíduos indiferenciados, reciclagem e compostagem, proporcionando uma melhor integração destes equipamentos no espaço público.

Segundo a presidente da Junta de Freguesia, Anselmina Caldeirão, o executivo procurou uma solução para minimizar o impacto dos equipamentos de recolha de resíduos, na sequência de preocupações manifestadas pela população relativamente à localização dos contentores. “A população apresentou algumas queixas e nós, enquanto executivo, decidimos procurar um sítio onde estes contentores não tivessem tanta influência. Estamos a trabalhar nessa situação e em breve vai ficar resolvida”, garante.

Para além desta intervenção, a Junta de Freguesia continua a apostar na manutenção dos espaços públicos e na valorização da aldeia, procurando reforçar a qualidade de vida dos residentes e a atratividade de Ouguela para quem a visita.

“Nós sempre nos focámos nesta aldeia e continuamos. Continuamos a fazer trabalhos de limpeza e manutenção das zonas verdes, garantindo que qualquer pessoa e os próprios habitantes se sintam felizes em vir à porta da rua e ver que, de facto, ela está cuidada. É esse o nosso grande cuidado”, garante Anselmina Caldeirão.

“Acredito que as pessoas de Ouguela, neste momento, estão felizes. Desde que tomámos posse, temos procurado manter uma proximidade com elas, ouvir os seus pedidos e fazer com que continuem a sentir-se bem na terra que escolheram para viver e que é uma terra tão bonita”, sublinha a presidente da Junta de Freguesia.

Anselmina Caldeirão destaca ainda o crescente número de visitantes que passam pela aldeia e mostra-se confiante no futuro. “Com o tempo e com todos os projetos que idealizámos para estes quatro anos, vamos fazer de Ouguela uma aldeia ainda mais feliz do que é neste momento, onde as pessoas se sintam bem e onde possamos continuar a fazer o melhor”, conclui.

Festas do Povo de Campo Maior apresentadas no Mercado do Património Cultural Imaterial em Estremoz

As Festas do Povo, que decorrem de 8 a 16 de agosto, foram apresentadas, no passado fim de semana, no Jardim Municipal de Estremoz, onde teve lugar a segunda edição do Mercado do Património Cultural Imaterial.

Para promover esta tradição única de Campo Maior, no evento dedicado à valorização das tradições e dos saberes, foi recriada uma rua ornamentada com flores de papel e realizado um workshop sobre técnicas de elaboração deste elemento emblemático.

A animação esteve a cargo do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejo”.

Coral Públia Hortênsia de Castro leva Cancioneiro de Elvas à Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe esta terça-feira, 9 de junho, pelas 21 horas, uma visita noturna à sua coleção patrimonial de Livro Antigo, integrada na iniciativa “À Noite no Património”. O programa inclui ainda uma atuação do Coral Públia Hortênsia de Castro, dedicada ao Cancioneiro de Elvas.

A programação prossegue na quarta-feira, feriado nacional em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como os 146 anos da Biblioteca Municipal de Elvas. Nesse dia, o Coral Públia Hortênsia de Castro volta a apresentar-se ao público, num conjunto de iniciativas que destacam um dos mais importantes tesouros musicais da cidade.

O maestro do coral, Vasco Almeida, explica que o grupo tem vindo a aprofundar o trabalho em torno do Cancioneiro de Elvas desde o início do ano. “Temos vindo a acolher o nosso tesouro elvense, que é o Cancioneiro de Elvas, uma recolha de canções do século XVI. Já interpretávamos algumas dessas peças, mas esta oportunidade permitiu-nos trabalhar este património de forma mais aprofundada e detalhada”, refere.

Segundo o responsável, o convite partiu da direção da biblioteca, no âmbito de um projeto desenvolvido pelo Município de Elvas. “Somos um grupo de Elvas e fazia todo o sentido participar. Aceitámos de imediato o desafio para valorizar e divulgar este importante património cultural da cidade”, acrescenta.

Vasco Almeida destaca ainda o programa previsto para o feriado de 10 de junho, considerando que será uma ocasião especial para conhecer melhor o Cancioneiro de Elvas. “Será um dia muito interessante. Para além da nossa atuação, haverá um grupo que interpreta de forma extraordinária o Cancioneiro de Elvas. Tive oportunidade de os ouvir há cerca de um ano e acredito que será um momento de grande qualidade artística”, sublinha.

As comemorações de quarta-feira, na Biblioteca Municipal de Elvas, arrancam às 16 horas, com uma apresentação histórica do manuscrito do Cancioneiro de Elvas, seguida da atuação do Coral Públia Hortênsia de Castro. Pelas 17 horas, está agendado o concerto “Projeto Elvas, Vol. 1”, pelo grupo Sete Lágrimas, encerrando uma tarde dedicada à valorização do património musical e cultural elvense.

Municípios do Alto Alentejo com a frota municipal certificada no âmbito do MOVE+

O Projeto RuralMED Mobility (Euro-MED0200557), do qual a AREANATejo é parceira, tem como como objetivo principal melhorar as infraestruturas de carregamento de veículos elétricos e facilitar a adoção da mobilidade sustentável em zonas rurais, ajudando as autoridades locais a criar condições para o desenvolvimento de soluções conjuntas adaptadas.

Neste sentido, a AREANATejo teve a seu cargo como tarefas principais o desenvolvimento ou atualização de estratégias ao nível do levantamento e diagnósticos das frotas municipais dos 15 Municípios pertencentes ao Distrito de Portalegre e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, através do desenvolvimento de planos de ação que integrem a identificação de medidas de melhoria, como a eletrificação da frota dos municípios e da CIMAA.

Foi com base neste pressuposto que a AREANATejo promoveu a classificação das frotas no âmbito do MOVE+, o sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, promovido pela ADENE. Este sistema, para além de classificar energeticamente cada uma das frotas, permite identificar, de forma clara, as medidas de melhoria passíveis de serem consideradas ao nível da gestão das frotas municipais potenciando, desta forma oportunidades de poupança de energia, de redução de custos e de minimização do impacte ambiental.

Esta certificação teve como base uma análise aos consumos de combustível, e custos associados de cada uma das viaturas, considerando a tipologia de percursos afeta à atividade dos municípios. Após esta análise, são identificadas, para cada frota municipal, um conjunto de medidas de melhoria que passam por: a) a definição de indicadores para a gestão e otimização dos consumos energéticos da frota; b) Promover ações de formação em eco-condução, ministradas por entidades formadoras certificadas; c) Assegurar que os novos pneus têm classe energética C ou superior (preferencialmente A), implementando um procedimento de verificação periódica da pressão dos mesmos (preferencialmente semanal); d) Efetuar o registo automático de distância percorrida, tempo de inatividade e deslocação vertical dos veículos; e) Substituir gradualmente as viaturas exclusivamente térmicas por viaturas com propulsão alternativa (e.g. viaturas elétricas).

Com base neste trabalho, o Distrito de Portalegre torna-se o primeiro distrito a nível nacional com a frota totalmente certificada, constituindo um exemplo de referência. Os 15 Municípios da sub-região do Alto Alentejo (e também a CIMAA), têm agora à sua disponibilidade um Plano de Ação individual identificando as medidas prioritárias, sendo que se salienta que as mesmas representam um investimento total estimado de 1.156.000,00€ euros, potenciando a redução anual da emissão de cerca de 542 toneladas de CO2 para a atmosfera, representando uma redução de encargos de aproximadamente 161.700,00€ euros por ano.

Aprovado no âmbito do Programa Interreg Euro-MED 2021-2027 (Programa Interreg para o Espaço Euro-Mediterrânico de Cooperação Transnacional referente ao período 2021-2027), o Projeto RuralMEDMobility é co-financiado em 80% pela Comissão Europeia e conta com o envolvimento de vários parceiros europeus (Bulgária, Bósnia, Croácia, Espanha, Eslovénia, Grécia, Itália e Portugal – sub-região do Alto Alentejo).

Saiba mais sobre o Projeto em: https://ruralmedmobility.interreg-euro-med.eu/

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos até 30 de junho

O Governo português anunciou o prolongamento do prazo para a limpeza de terrenos e gestão de combustível até ao dia 30 de junho de 2026. A medida, que abrange todo o território nacional, altera a data limite anterior fixada para 31 de maio. A decisão foi formalizada pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, com o objetivo de assegurar a correta execução dos trabalhos de prevenção contra incêndios rurais.

A extensão do calendário responde diretamente às condições meteorológicas instáveis registadas nos últimos meses, marcadas por chuva persistente. Estes fatores climatéricos provocaram o crescimento rápido da vegetação e criaram solos excessivamente húmidos, impossibilitando a operação segura de máquinas e equipas florestais no terreno. A decisão surge também em resposta aos apelos dos proprietários florestais e das autarquias locais, que alertaram para a falta de mão de obra disponível para cobrir as necessidades face aos atrasos acumulados.

O executivo reforça que a limpeza das faixas de proteção em redor de habitações, infraestruturas e caminhos rurais é uma obrigação legal crucial para mitigar o risco de incêndios. O incumprimento desta diretiva após o novo limite estabelecido sujeita as entidades e cidadãos à aplicação de contraordenações. As coimas previstas por lei variam entre os 150 e os 1.500 euros para pessoas singulares, podendo ascender a valores significativamente superiores no caso de pessoas coletivas.

Juventude de Vila Viçosa em festa nos dias 26 e 27 de junho

O Fim de Semana da Juventude 2026 vai animar Vila Viçosa nos dias 26 e 27 de junho com um programa repleto de música, desporto e animação. O evento, promovido pelo Município calipolense, terá o seu palco principal no Largo de São João. 

A grande festa arranca na sexta-feira, dia 26 de junho, com o concerto da banda “Os Raiz”, a partir das 22h00, seguindo-se a atuação musical “I Love Hits” pela madrugada dentro. No sábado, dia 27 de junho, as atividades começam mais cedo com a iniciativa “Mil e Uma Aventuras” na Piscina Municipal. A noite de sábado promete ser memorável com as atuações do maestro Martim Sousa Tavares em conjunto com a SFUC (Sociedade Filarmónica União Calipolense), encerrando em grande com a performance do DJ Alex D’Alva e de um DJ convidado.

Os interessados em explorar espaços comerciais ou bares no recinto devem formalizar a sua candidatura até às 17h30 do dia 29 de maio de 2026 junto do Balcão Único da autarquia ou através do e-mail geral@cm-vilavicosa.pt. 

Mais de 150 músicos participaram no 1.º Festival Internacional de Bandas Filarmónicas de Elvas

A Praça da República recebeu, ao final da tarde deste sábado, 6 de junho, o 1.º Festival Internacional de Bandas Filarmónicas de Elvas, uma iniciativa promovida pela Banda 14 de Janeiro com o apoio da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, do Município de Elvas e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Ao conjunto anfitrião juntaram-se a Filarmónica do Crato, a Sociedade Musical Nisense, o Centro Cultural de Alandroal, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Sousel e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, de Espanha.

O festival ficou marcado pela homenagem a duas figuras históricas da Banda 14 de Janeiro, Manuel Caldes e Vilar Pires, e terminou com uma atuação conjunta dos mais de 150 músicos participantes, que interpretaram os temas “A Minha Cidade (Ó Elvas, Ó Elvas)”, de Paco Bandeira, “Elvas 2005”, da autoria de Vilar Pires, e o hino da Federação de Bandas. A cerimónia contou ainda com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, do presidente da CIMAA, Joaquim Diogo, e do presidente da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Miguel Baptista.

“O Elvas” vence competição de Sub-12 na 1.ª Elvas Cup GoldEnergy

A equipa de Sub-12 de “O Elvas” conquistou este sábado, 6 de junho, a competição do seu escalão na 1.ª edição da Elvas Cup GoldEnergy, torneio promovido pelo Clube Alentejano de Desportos. Na final, disputada no Campo Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas, a formação azul e ouro venceu o Sporting Clube Farense por 2-0, arrecadando o troféu da competição.

A edição inaugural da Elvas Cup contou com o apoio do Município de Elvas e decorreu ao longo de dois fins de semana. O torneio teve início nos dias 30 e 31 de maio, com as provas destinadas aos escalões de Petizes, Traquinas, Sub-10 e Sub-11, terminando este fim de semana com a competição de Sub-12.

Rastreio do Cancro da Mama este mês em Campo Maior

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, realizam, de 17 a 30 de junho, o rastreio gratuito do Cancro da Mama, no Município de Campo Maior.

O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 17 a 30 de junho e de 08 a 20 de junho, junto ao Centro de Saúde.

As unidades móveis de rastreio da LPCC possuem equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama pronta para receber todas as mulheres.

Saiba mais sobre o processo em https://www.ligacontracancro.pt/rcm-q-a/

CIMAA assume pacto de 70 milhões do Alentejo 2030 e quer executar 14 milhões este ano

Os 15 autarcas do Alto Alentejo reafirmaram o seu compromisso com o desenvolvimento da região através do Programa Operacional Alentejo 2030.

Em declarações à Rádio Elvas, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Joaquim Diogo, revelou que o pacote financeiro total ultrapassa os 70 milhões de euros, estando prevista, para este ano, a execução de 12 milhões de euros por parte dos municípios, aos quais se somam mais de dois milhões de investimento privado.

Após um ano de 2025 focado na aceleração dos fundos comunitários, o território entra agora em velocidade de cruzeiro na aplicação das verbas do Portugal 2030. A CIMAA destaca o esforço de adaptação face às novas regras burocráticas impostas no ano passado.

“Fomos das comunidades intermunicipais que, no ano de 2025, conseguiu acelerar mais o processo de utilização dos meios de financiamento no PT 2030. Assumimos também agora um compromisso muito forte para os próximos anos para que possamos fazer projetos no Alto Alentejo. As regras mudaram em 2025, nós adaptámo-nos. Não é aquilo que os municípios querem, mas nós provamos sempre que queremos fazer mais e sabemos fazer”, sublinha Joaquim Diogo.

Habitação, Mobilidade, Água e Saúde são as prioridades

O plano de investimentos para o distrito de Portalegre assenta em pilares estratégicos para a qualidade de vida das populações e atratividade do território, destacando-se a habitação, a reabilitação urbana e a introdução de uma nova vertente ligada à defesa.

No topo das prioridades encontram-se também as infraestruturas ambientais e os serviços básicos de saúde e educação. No caso da Mobilidade e Transportes, o objetivo é a melhoria das redes de ligação intermunicipal. No Ambiente, as intervenções estruturantes dizem respeito à gestão de resíduos e ao ciclo urbano da água e, nos Equipamentos Sociais, a aposta será feita no reforço da requalificação de escolas e centros de saúde.

A CIMAA, diz ainda Joaquim Diogo, reconhece que o enquadramento financeiro tem as suas limitações, mas enaltece a união do bloco de autarcas da região. “Digamos que este não é eventualmente o melhor pacto do mundo, mas é o grande compromisso que estes autarcas continuam a estabelecer”, conclui.

Alentejo avança com rede pioneira de hotéis literários e prevê primeiras acreditações até ao final do ano

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo está a desenvolver uma rede pioneira de hotéis literários no Alentejo, num projeto que pretende reforçar a diferenciação turística da região através da ligação entre alojamento, literatura e identidade cultural.

A iniciativa, apresentada recentemente em Évora a mais de duas dezenas de unidades hoteleiras, já conta com as primeiras inscrições e poderá ter os primeiros hotéis acreditados até ao final do ano.

O anúncio foi feito por José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destacou o trabalho realizado nos últimos anos na valorização do turismo literário na região. “Temos feito um trabalho de valorização dos recursos associados ao turismo literário. O Alentejo é uma região que, felizmente, é berço de muitos escritores que escreveram muito sobre a região, mas também um território que atraiu autores que, não sendo daqui, têm hoje os seus projetos literários centrados no Alentejo”, afirmou.

Segundo o responsável, existem atualmente mais de 30 produtos de turismo literário em funcionamento no território alentejano. Entre eles está o roteiro “Levantado do Chão”, inspirado na obra de José Saramago, que liga Montemor-o-Novo a Évora e que será promovido em julho na Feira de Turismo Literário de Paraty, no Brasil.

José Manuel Santos explicou que o novo projeto dos hotéis literários resulta de um trabalho conjunto com o Turismo de Portugal e assenta na criação de um referencial técnico específico para acreditação das unidades aderentes. “É um projeto pioneiro em Portugal e agora já estamos a trabalhar nessa fase. Já temos as primeiras inscrições feitas e esperamos, até ao final do ano, poder ter os primeiros hotéis literários acreditados”, revelou.

Os critérios definidos incluem requisitos obrigatórios e opcionais. Entre as exigências principais estão a aposta clara no conceito de turismo literário, a existência de uma pequena biblioteca, programação cultural regular — como tertúlias e ações de valorização literária — e a ligação da unidade hoteleira a um escritor ou corrente literária. “Os requisitos obrigatórios são o hotel apostar no conceito de turismo literário, ter uma pequena biblioteca, ter uma programação regular ao longo do ano e estar associado a um escritor ou a uma corrente literária”, explicou.

Já os requisitos opcionais passam pela integração entre literatura e gastronomia, bem como pela adaptação da decoração dos hotéis ao universo literário escolhido.

De acordo com o presidente da Entidade Regional de Turismo, este segmento está a despertar um interesse crescente junto dos mercados internacionais, com destaque para Itália, França e Brasil. “É um produto que está a ter muita procura, especialmente de alguns mercados internacionais. Salientaria o mercado italiano, francês e muito o mercado brasileiro”, sublinhou.

Para José Manuel Santos, esta aposta permitirá reforçar a identidade cultural do Alentejo e consolidar a região como um destino turístico diferenciador, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Nova Prestação Social Única mais apertada, pode excluir beneficiários atuais que tenham carro ou mota

O Governo apresentou a proposta para a criação da Prestação Social Única (PSU), uma medida que pretende concentrar 13 apoios sociais num único mecanismo de proteção. Entre as prestações abrangidas estão o Rendimento Social de Inserção (RSI), o subsídio social de desemprego e a pensão social de velhice. No entanto, as novas condições de acesso são mais restritivas do que as atualmente em vigor, levantando dúvidas sobre o impacto que poderão ter em milhares de beneficiários.

De acordo com a proposta enviada ao Parlamento, ficará excluído da PSU quem possuir património mobiliário e bens móveis sujeitos a registo superiores a 30 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o equivalente a cerca de 16.114 euros. Neste cálculo serão considerados não apenas depósitos bancários, certificados de aforro ou outros ativos financeiros, mas também veículos automóveis e motociclos pertencentes ao requerente e ao seu agregado familiar. O limite representa uma redução significativa face às regras atuais de algumas prestações sociais.

As alterações poderão afetar especialmente os beneficiários do RSI, da pensão social de velhice e do subsídio social de desemprego, que representam a esmagadora maioria dos cerca de 153 mil beneficiários abrangidos pelos apoios que serão fundidos. Atualmente, o subsídio social de desemprego permite património mobiliário até cerca de 128 mil euros, enquanto o RSI admite um limite próximo dos 32 mil euros. Já a pensão social de velhice não impõe atualmente restrições patrimoniais desta natureza.

A proposta prevê ainda novas obrigações para os beneficiários, incluindo a participação em atividades de solidariedade social até 15 horas semanais, podendo esse limite aumentar em determinadas situações. A recusa em participar nestas atividades poderá levar à suspensão da prestação por períodos que podem chegar aos 24 meses. O diploma será discutido com caráter de urgência no Parlamento, num processo que já está a gerar debate político e social devido ao endurecimento das condições de acesso aos apoios do Estado.

Candidaturas à quinta edição do Prémio Literário Hugo Santos abertas até final do mês

A Câmara Municipal de Campo Maior tem candidaturas abertas à quinta edição do Prémio Literário Hugo Santos até 30 de junho.

O concurso, destinado a autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, com idade igual ou superior a 18 anos, é, desta feita, dedicado à modalidade de poesia.

Incentivar a criação literária, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e contribuir para a valorização da língua portuguesa são os grandes objetivos deste prémio, com o qual o Município de Campo Maior procura presta homenagem ao homem e escritor Hugo Santos, perpetuando o seu legado cultural e literário.

“É um prémio muito importante para Campo Maior porque, ao fim e ao cabo, reconhecemos aqui um grande nome, um grande escritor do nosso concelho”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, que adianta que as candidaturas decorrem até ao final do mês de junho e que a entrega do prémio acontecerá em outubro, próximo da data de aniversário de Hugo Santos.

“Esperamos muitas participações, muitos trabalhos de pessoas que queiram participar neste prémio do qual nós, de maneira nenhuma, queremos abdicar. Queremos continuar a elevar o nome de Hugo Santos e fazê-lo continuar presente entre todos os campomaiorenses, sendo uma referência da escrita, sempre com o seu nome bem referenciado através deste prémio literário”, remata o autarca.

Uma vez mais, a obra vencedora será publicada em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, sendo igualmente atribuído ao autor um prémio monetário no valor de 1.500 euros.

De recordar que o Prémio Literário Hugo Santos, nos anos pares, é dedicado à poesia e, nos anos ímpares, à modalidade de conto.

Já venceram este prémio as obras “Uma casa de papel onde morar”, de Nuno Garcia Lopes (2022); “Do Corpo o Homem”, de Rute Simões Ribeiro (2023); “O perdurável inventário de efémeros”, de Joaquim Fernando Fitas (2024); e “O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”, de João Fernandes (2025).

Final do Kids Athletics reúne esta segunda-feira cerca de 800 crianças no Estádio de Atletismo de Elvas

Esta segunda-feira, dia 8 de junho, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas volta a receber a final municipal do Kids Athletics, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Elvas, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança.

O evento irá reunir cerca de 800 alunos do 1.º ciclo de todo o concelho, após apuradas as melhores equipas de cada escola participante. Ao longo da competição, as crianças terão oportunidade de praticar várias disciplinas adaptadas do atletismo, nomeadamente lançamentos, saltos e corridas.

O vereador Hermenegildo Rodrigues destaca a importância desta iniciativa, que considera ser já uma referência no concelho: “é uma iniciativa única e exclusivamente da Câmara, apadrinhada por muita gente, nomeadamente a Federação Portuguesa de Atletismo. Conseguimos ao longo de mês e meio mobilizar e mexer com 800 crianças, que no dia 8 de junho, vão participar naquilo que é a final municipal do Kids Athletic no Estádio Municipal de Atletismo.”

O autarca sublinha ainda o ambiente de convívio e festa vivido durante esta atividade: “todas as nossas crianças do 1.º ciclo já se habituaram a conviver e a confraternizar, brincando com o desporto, nomeadamente com o atletismo, e é uma festa muito bonita a que os avós e os pais também já se começam a associar. É extremamente grato passar uma manhã com algazarra e a correria dos nossos miúdos”.

A final municipal do Kids Athletics promete, assim, voltar a transformar o Estádio Municipal de Atletismo numa grande celebração do desporto, da infância e do convívio entre famílias e comunidade escolar.

Mercado do Património Cultural Imaterial reúne 64 mestres em Estremoz

A segunda edição do Mercado do Património Cultural Imaterial foi inaugurada esta sexta-feira, no Jardim Municipal de Estremoz, numa iniciativa promovida pela Confraria do Boneco de Estremoz.

O evento decorre até domingo e reúne 64 Grandes Mestres do Saber Fazer, provenientes de várias regiões de Portugal Continental e das ilhas, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer diferentes expressões do património cultural imaterial português. O mercado inclui demonstrações, exposições e momentos de partilha de conhecimentos e tradições.

Delta Coffee House Experience lança café da Comunidade Indígena Nasa We`sx

Chegou uma nova edição Impossible Coffees, com a chancela das lojas Delta Coffee House Experience, e com origem nas montanhas de Gaitania, na região de Tolima, Colômbia. O novo café de edição limitada nasce da coragem, resiliência e visão de uma geração de jovens da comunidade indígena Nasa We’sx que arriscou e decidiu transformar a incerteza em oportunidade, permanecendo num território marcado durante décadas pelo conflito armado e pelo êxodo rural.  Integrados na associação ASOCANAFI, estes jovens criaram o projeto YUPPIE (Young Professional People), e dedicaram-se à revitalização da produção de café. Pela sua terra, pelo seu futuro, esta é mais uma prova de que não existem cafés impossíveis. 

“Quero que a minha família, os meus filhos e a minha comunidade deem continuidade ao legado deste café”, afirma Eider Socorreño Palya, Director do projecto YUPPIE. 

O Café da Comunidade Indígena Nasa We’sx reforça o compromisso da marca com a valorização dos produtores locais de café, juntando-se ao portefólio de projectos (Im)possible Coffees: o primeiro e único café português, oriundo dos Açores; o Café Catoninho, com origem em São Tomé e Príncipe; o Café Amboim: “O café coragem das mulheres de Angola”; e o Café da Floresta do Toki, proveniente das montanhas de Chiang Mai, no norte da Tailândia. 

Em linha com os princípios que orientam o projeto Impossible Coffees, esta edição colombiana destaca-se também pela sua componente sustentável. Este café viajou da Colômbia até à Europa, de barco à vela, atravessando o Atlântico com uma pegada de carbono reduzida entre 70% e 90%, face ao transporte convencional. Este café traz consigo o selo Fresh Coffee Clean Ocean (FCCO), que garante um transporte sustentável, sem recurso a combustível pesado, protegendo os oceanos e a biodiversidade marinha. A viagem durou aproximadamente vinte dias, com temperatura e ventilação controladas, que preserva a qualidade e a frescura dos grãos. 

Reforçando o seu compromisso com o futuro do Café da Comunidade Indígena Nasa We`sx, 10% das vendas desta edição especial revertem para a comunidade.

Jantar e Baile de Finalistas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior junta este sábado a comunidade educativa da vila

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior realiza este sábado, dia 6 de junho, o seu tradicional Jantar e Baile de Finalistas, uma iniciativa anual que assinala formalmente o encerramento de mais um ciclo académico para os estudantes dos diferentes níveis de ensino do concelho. O evento serve de despedida oficial das salas de aula e marca o ponto de partida para os novos desafios que esperam os jovens campomaiorenses.

A missa e benção das pastas realiza-se na igreja Matriz de Campo Maior, às 17 horas. O jantar e o baile de finalistas, no pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior, a partir das 20 horas.

A iniciativa foi desenhada para proporcionar um ambiente de forte convívio e partilha, reunindo no mesmo espaço os alunos finalistas, as suas famílias, o corpo docente e os restantes membros da comunidade educativa. Este momento assume uma grande carga simbólica, celebrando o fecho de uma etapa crucial na vida escolar e o sucesso do percurso partilhado por toda a comunidade.

“À Noite no Património” leva à descoberta de alguns dos mais emblemáticos espaços de Elvas

O Município de Elvas organiza, pela primeira vez, a iniciativa “À Noite no Património”, um programa de visitas guiadas noturnas que convida a população e os visitantes a descobrir alguns dos mais emblemáticos espaços patrimoniais da cidade sob uma perspetiva diferente, valorizando a sua história, cultura e singularidade em ambiente noturno.

A primeira atividade realiza-se já no dia 9 de junho, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, onde os participantes poderão conhecer a importante coleção patrimonial de livro antigo, numa visita enriquecida pela interpretação ao vivo de cantigas do Cancioneiro de Elvas pelo Coral Públia Hortênsia de Castro. Seguem-se visitas às igrejas e locais de culto, ao Forte de Santa Luzia, ao Forte da Graça, ao circuito da água e ao Castelo.

O programa contempla ainda uma visita especial ao Forte da Graça, a 12 de agosto, com observação do eclipse solar e das Perseidas, bem como uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE), a 4 de outubro. A iniciativa encerra a 31 de outubro com uma visita temática “fantasmagórica” ao Forte da Graça, inspirada em formatos já consolidados em várias capitais europeias.

As inscrições para participação nas diversas atividades podem ser efetuadas através do endereço eletrónico mae@cm-elvas.pt.

Festas de São João animam Arronches até 28 de junho com música, tradição e atividades para todas as idades

As Festas de São João estão de regresso a Arronches e prometem quase um mês de animação, entre este sábado, 6 de junho, e o próximo dia 28, com uma programação diversificada que junta música, cultura, tradição, desporto e gastronomia.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, destaca a importância destas festividades para o concelho, considerando-as “o ponto alto” do calendário festivo local. Segundo o autarca, o programa resulta de uma forte colaboração entre o município e o movimento associativo. “É uma variedade enorme de atividades, umas promovidas pelo município, outras pelo movimento associativo, que de facto tem aqui um papel muito importante na dinamização das festas de São João. Temos atividades para todos”, sublinha.

As comemorações arrancam este sábado com o espetáculo “Show MotoMix” e a 2.ª Corrida Gamiliel Brás Carlos. Seguem-se várias iniciativas ao longo do mês, como o convívio de pesca infantil, o tradicional torneio de futebol Francisco Palmeiro, largadas de toiros, concertos, bailes, sardinhadas e atividades culturais.

Entre os momentos mais aguardados está a abertura da Feira do Livro, marcada para 19 de junho, dia que inclui ainda uma corrida de toiros, animação musical com o Grupo Musical Remix e atuação do DJ Cuba.

O programa entra na sua fase mais intensa na véspera do feriado municipal. A 23 de junho, Arronches recebe uma sardinhada, um concerto de José Malhoa, fogo de artifício à meia-noite e baile com Zé Pedro Sousa.

“Na véspera de São João teremos efetivamente um dia muito preenchido e que culminará com o espetáculo de José Malhoa. E à meia-noite teremos um pequeno apontamento de fogo de artifício para entrarmos com muita alegria no dia 24, que é o feriado municipal”, refere João Crespo.

O dia 24 de junho, dedicado a São João, inclui concentração motard, missa solene, sardinhada, espetáculo do grupo Flamencura, baile com Nuno José e o encerramento da Feira do Livro.

A componente cultural das festividades prossegue nos dias seguintes, com destaque para o 43.º Encontro Etnográfico, a 27 de junho, e para a tradicional Queima do Mastro, no dia 28, encerrando oficialmente as celebrações.

O presidente da Câmara deixa ainda um convite a todos os visitantes para conhecerem Arronches durante este período festivo. “Quero convidar os ouvintes a virem até Arronches neste período. Vão ser quatro ou cinco sardinhadas oferecidas pelo município, com vinho também aqui da região. É um ambiente de festa durante todo o mês de junho em Arronches.”

Com uma programação que alia tradição, convívio e entretenimento, as Festas de São João voltam a afirmar-se como um dos maiores acontecimentos do concelho, esperando atrair centenas de visitantes ao longo de todo o mês de junho.

Jovem morre após queda do Aqueduto da Amoreira, em Elvas

Um jovem de 24 anos, residente no Bairro de Santo Onofre, morreu na manhã deste sábado, após uma queda do Aqueduto da Amoreira, em Elvas.

O alerta para o 112 foi dado durante a manhã, quando da zona comercial em frente, foi visto a cair de uma das zonas mais altas do monumento, tendo sido mobilizados para o local elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas e da PSP.
As circunstâncias em que ocorreu a queda estão a ser apuradas pelas autoridades.

EntrePalcos volta a levar “A Menina do Mar” ao Centro Cultural de Campo Maior

Depois da estreia em março, no mês do Teatro de Campo Maior, o espetáculo “A Menina do Mar”, da EntrePalcos, o grupo de teatro dos Projetos de Formação do Município, volta a ser apresentado ao público, em sessão dupla, no próximo dia 24, no centro cultural da vila.

A peça, com um elenco formado por crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, revela a responsável, Ana Diabinho, resulta de uma adaptação da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

“Uma vez que, este ano, eu só tenho meninas a fazer teatro, optámos por fazer a adaptar a história do livro da ‘Menina do Mar’,  em que a Menina do Mar conhece a Menina da Terra e acabam por fazer uma bonita amizade”, adianta a encenadora.

Dizendo que todos deviam ir ao teatro, Ana Diabinho espera que o Centro Cultural de Campo Maior se possa voltar a encher de gente para assistir ao espetáculo.  “É sempre importante ter o centro cultural cheio, porque o público sempre nos dá aquele alento quando estamos a fazer teatro. Acho que toda a gente devia ir ao teatro e levar as crianças”, diz ainda.

O espetáculo é apresentado, no dia 24, em dois horários: às 10 e às 14 horas. As entradas são gratuitas.

Futebol: jovens promessas disputam “Elvas Cup Goldenergy” nos sub-12

Cerca de uma dezena de equipas do escalão sub-12 disputam, este sábado, a vitória no torneio de futebol “Elvas Cup Goldenergy”, nos campos António Semedo e Pedro Barrena.

O torneio, que no fim de semana passado contou com jogos dos escalões de petizes, traquinas, sub-10 e sub-11, tem como padrinho o jovem futebolista Duarte Soares, antigo atleta de “O Elvas”, hoje ao serviço do Benfica.

Em declarações à Rádio ELVAS, o atleta elvense, que recorda que também ele participou, em representação do clube, em torneios do género, fala do orgulho que sente em apadrinhar a prova. “É um torneio muito especial, aqui na minha cidade. Apesar de ser esta a primeira edição, também eu já tive um torneio destes aqui e acho que é muito importante para os jovens”, assegura.

O futebolista elvense espera ainda que o torneio possa ir conhecendo melhorias, em “todos os aspetos possíveis”, ao longo dos anos.

Em prova, entre as 9 e as 20 horas, vão estar oito equipas: “O Elvas”, “Os Elvenses”, Sporting Clube Campomaiorense, Farense, Grupo União Sport, Lusitano de Évora, Escola do Benfica de Évora e Maristas.

Vila Viçosa recua no tempo com a V Feira de Inspiração Renascentista: “Fomos o centro da Renascença em Portugal”, afirma Inácio Esperança

A iniciativa decorre no emblemático Castelo de Vila Viçosa e pretende reforçar a identidade histórica da vila e a sua candidatura a Património Mundial.O Castelo de Vila Viçosa volta a ser o palco de eleição para a Feira de Inspiração Renascentista, que este ano cumpre a sua quinta edição. O evento, que tem registado um crescimento sustentado ano após ano, assume-se como uma montra privilegiada para divulgar o património, a história e as tradições locais, atraindo cada vez mais “calipolenses” e visitantes.

Em declarações à Rádio ELVAS, sobre o certame, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, sublinhou o papel crucial que a vila desempenhou no panorama cultural e político do país.”Vila Viçosa foi o centro da Renascença em Portugal. Não houve outro centro no país tão importante para Portugal, na Renascença, como Vila Viçosa”, defendeu o autarca, lembrando que, numa época em que o país estava sob o domínio Filipino, a corte dos Duques de Bragança funcionou como um farol de centralidade e resistência cultural portuguesa. “Por aqui passaram arquitetos, engenheiros, pintores, músicos de todo o mundo.”

Um Legado de Reis e Rainhas

A feira serve precisamente para evocar as figuras históricas que elevaram o nome da vila além-fronteiras, como o Duque Dom Jaime e os seus descendentes: Dom Teodósio, Dom Teodósio II, Dom João IV (o Restaurador) e a Rainha Catarina de Bragança, nascida na vila e que viria a casar com o rei de Inglaterra.

Segundo Inácio Esperança, o objetivo atual passa por transformar este reconhecimento histórico em distinção oficial: “Nós, hoje queremos elevá-lo a Património Material da Humanidade [da UNESCO], mas ele já foi elevado por todas estas pessoas (Casa de Bragança)”.

Expectativas Altas para a V Edição

Com o evento a afirmar-se no calendário cultural da região, as expectativas para este ano são elevadas. O autarca garante que a iniciativa “renova o compromisso de Vila Viçosa com os calipolenses e com os seus visitantes”, funcionando como um motor de promoção do território.

O convite fica feito a todos os que queiram testemunhar a grandiosidade dos séculos XVI e XVII: “Estão todos convidados para Vila Viçosa ver um bocadinho daquilo que Vila Viçosa foi nos [anos] 1500 e 1600”, concluiu o presidente.

São Vicente e Ventosa recebe torneio de malha noturno este sábado

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, em parceria com a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, promove este sábado, dia 6 de junho, um torneio de malha noturno.

A iniciativa decorre no campo da malha, junto à praça de touros da aldeia, e surge na sequência de um pedido dos muitos praticantes da modalidade na freguesia. Segundo o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, trata-se de uma novidade no concelho de Elvas.

“O evento terá início às 20 horas, embora os jogos devam arrancar efetivamente por volta das 21 horas”, explica o autarca, que adianta que está prevista a participação de cerca de 40 equipas.

Para além da vertente desportiva, a organização preparou um momento de convívio para participantes e visitantes. “Temos porco no espeto para todos os jogadores e para quem queira assistir aos jogos, além de serviço de bar”, revela João Charruadas.

Os prémios serão atribuídos do primeiro ao 15.º classificado e incluem produtos como azeite, bacalhau, enchidos e queijo.

O presidente da junta destaca ainda o crescimento da modalidade na freguesia e no concelho. “A malha tem estado a evoluir em São Vicente e Ventosa, mas também em todo o concelho de Elvas. Tivemos recentemente excelentes resultados nos Jogos do Alto Alentejo, com cinco equipas de Elvas entre os seis primeiros classificados, incluindo a vencedora da competição”, sublinha.

“Como as pessoas continuam a demonstrar interesse e a pedir mais iniciativas deste género, estamos de braços abertos para organizar este torneio”, conclui João Charruadas.

Mulher detida em Elvas por posse de droga fica em prisão preventiva

A mulher de 51 anos que tinha sido detida na passada segunda-feira pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em Elvas por posse de produto estupefaciente, ficou sujeita à medida de coação mais gravosa, prisão preventiva, após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial.

A detenção ocorreu na sequência de uma ação policial levada a cabo por elementos da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Elvas, que intercetaram a suspeita na posse de 5,64 gramas de crack. A substância foi apreendida pelas autoridades, que procederam igualmente à recolha dos elementos considerados relevantes para o processo de investigação.

Após a detenção, a mulher foi conduzida ao Tribunal Judicial de Elvas para primeiro interrogatório. Perante os indícios recolhidos também na sua residência, disponibilidade financeira e os factos apresentados pelas autoridades, o juiz de instrução criminal aplicou lhe a medida de prisão preventiva.

Praia das Azenhas d’El Rei no Alandroal renova com orgulho a Bandeira Azul

A Praia Fluvial das Azenhas d’El Rei, no concelho do Alandroal, foi novamente galardoada com a prestigiada Bandeira Azul para a época balnear de 2026. Esta distinção internacional premeia, mais uma vez, a excelência da água, a segurança, a gestão ambiental e as infraestruturas de apoio que tornam este espaço um dos destinos fluviais mais atrativos e sustentáveis da região do Alqueva.

A renovação deste galardão consolida a aposta do município do Alandroal na valorização do seu património natural e no turismo sustentável. Com a Bandeira Azul a hastear novamente, a praia reafirma-se como um símbolo de qualidade e bem-estar, pronta para receber residentes e turistas com os mais elevados padrões de segurança e respeito pelo ambiente.

Procissão do Corpo de Deus reuniu fiéis nas ruas de Elvas

Dezenas de fiéis participaram, na tarde desta quinta-feira, feriado do Corpo de Deus, na tradicional Procissão do Santíssimo Sacramento, promovida pela Unidade Pastoral de Elvas.

A celebração iniciou-se com a Eucaristia, seguindo-se a procissão pelas ruas da cidade. Ao longo do percurso, os participantes acompanharam o Santíssimo Sacramento em oração, assinalando uma das principais solenidades do calendário da Igreja Católica. No final da celebração, o pároco da Unidade Pastoral de Elvas, Padre Ricardo Lameira, agradeceu a presença dos fiéis e destacou a importância de testemunhar a fé em comunidade através de gestos de fraternidade, partilha e esperança.

Fim das moratórias de crédito à habitação: saiba como agir para evitar o incumprimento

Com o término das moratórias de crédito, muitas famílias enfrentam agora o desafio de retomar o pagamento integral das prestações de crédito habitação. A DECO alerta que os consumidores não devem esperar pelo incumprimento: caso detetem dificuldades financeiras, devem contactar de imediato a instituição bancária para acionar mecanismos como o PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), que obriga os bancos a avaliarem a situação do cliente e a apresentarem soluções de reestruturação antes que a dívida se agrave.

As instituições de crédito podem propor medidas como o aumento do prazo do empréstimo, períodos de carência ou a alteração da taxa de juro, procurando adequar a dívida à atual capacidade financeira do agregado. É fundamental recordar que a moratória não significou um perdão de dívida, tendo os juros continuado a vencer e, em muitos casos, a ser capitalizados. Caso o incumprimento já se tenha verificado, o consumidor será integrado no PERSI, um procedimento que força o banco a negociar soluções para evitar a execução imediata do crédito.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

ISCTE entrega 3.º Prémio Beatriz Lebre a 8 de junho

A Sala de Atos do ISCTE vai ser o palco, na próxima segunda-feria, dia 8 de junho, às 18h00, da cerimónia de entrega da 3.ª edição do Prémio Beatriz Lebre (2026). Este prestigiado galardão anual tem como grande objetivo distinguir o mérito, o talento e a dedicação dos estudantes da instituição, celebrando a excelência académica e o impacto positivo na comunidade universitária.

Para além de reconhecer o percurso dos jovens estudantes, o prémio assume um papel profundamente simbólico ao homenagear a memória da elvense Beatriz Lebre, antiga aluna do Iscte. O evento promete reunir a comunidade académica, docentes e familiares num momento de grande emoção, reafirmando o compromisso da universidade em valorizar o esforço e os valores humanos dos seus futuros profissionais.

Festival da Idade de Ouro arranca este sábado com almoço em Barbacena

A Câmara Municipal de Elvas promove, ao longo deste mês de junho, mais uma edição do “Festival da Idade de Ouro”, uma iniciativa especialmente dirigida à população sénior, com o objetivo de valorizar o envelhecimento ativo e reforçar os laços comunitários.

Recordando que, de há uns anos a esta parte, o município considerou “mais conveniente” a organização do festival, não apenas com um almoço em Elvas, mas passando por todas as freguesias, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, começa por lembrar o trabalho desenvolvido em prol da população sénior do concelho. “Há 20 anos, só Elvas é que se lembrou dos trabalhadores e daqueles que têm uma certa idade para poder começar a pagar os medicamentos e, simultaneamente, dedicar-lhe um dia no ano para que pudessem conviver”, assegura o autarca.

“Numa primeira fase, o convívio era a nível do concelho e, atualmente, achámos mais conveniente fazer em cada uma das freguesias. E isto tem vindo, de facto, a acolher aquilo que são as boas intenções da população e também dos senhores presidentes das juntas de freguesia”, diz ainda Rondão Almeida.

O primeiro de sete almoços, destinado à população sénior do de Barbacena e Vila Fernando, realiza-se este sábado, 6 de junho, no Pavilhão Multiusos de Barbacena. Segue-se, no domingo, o convívio no Centro Cultural de Varche. No dia 13, o festival chega a São Vicente, no dia 20 à Terrugem, no dia 21 a Santa Eulália e no dia 27 a Vila Boim, terminando, no dia 28, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

“Mercado Cá da Terra” volta a dinamizar Jardim Municipal de Campo Maior este domingo

O “Mercado Cá da Terra” está de regresso, já este domingo, 7 de junho, ao Jardim Municipal de Campo Maior.

O evento conta com a participação de produtores, empresários e artesãos locais, que terão à disposição dos visitantes uma grande variedade de produtos endógenos e peças de artesanato únicas.

Com a iniciativa, o Município de Campo Maior procura reforçar a valorização da produção local e dinamizar o espaço público, promovendo o contacto direto entre criadores e visitantes.

O “Mercado Cá da Terra”, retomado no passado mês de maio, continuará a realizar-se no Jardim Municipal até final do ano, sempre no primeiro domingo de cada mês.

Manuel Caldes e Vilar Pires homenageados em festival que reúne seis bandas filarmónicas em Elvas

O centro histórico de Elvas será palco, este sábado, 6 de junho, de mais uma edição do Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo. A iniciativa reúne seis bandas filarmónicas e promete encher as ruas da cidade de cor, som e tradição, numa celebração da cultura musical e do património filarmónico da região.

Organizado pela Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e pela Banda 14 de Janeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o festival presta homenagem a duas figuras marcantes da música filarmónica elvense: Manuel Caldes e Vilar Pires.

Em declarações à Rádio ELVAS, o maestro da Banda 14 de Janeiro, Jorge Grenho (na imagem), explicou que a principal novidade desta edição passa pela ocupação do centro histórico por todas as bandas participantes. “A ideia é termos aquilo que se chama as nossas bandas em movimento. Queremos dar ao centro histórico um bocadinho de cor e som, aproveitando as ruas da cidade para levar a música mais perto das pessoas”, referiu.

Segundo Jorge Grenho, o modelo adotado diferencia-se dos festivais habitualmente promovidos pela Federação, onde as bandas atuam em diferentes freguesias. “Pensámos que seria bonito aproveitar todo o centro histórico para que cada banda partisse de um ponto distinto e pudesse dar música às nossas ruas”, acrescentou.

O maestro destacou ainda o significado especial da homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires, recordando o papel determinante que ambos tiveram no crescimento da Banda 14 de Janeiro. “Nunca nos podemos esquecer do Manuel Caldes e do Vilar Pires. Foram durante muitos anos os impulsionadores da nossa casa, que é a Banda 14 de Janeiro”, sublinhou.

Participam nesta edição a Banda 14 de Janeiro, anfitriã do evento, a Filarmónica do Crato, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, a Sociedade Musical Nisense, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, de Espanha.

O programa tem início às 17h45, com arruadas simultâneas a partir de diferentes pontos da cidade em direção à Praça da República. Pelas 18h15 realizam-se as atuações individuais de cada banda. A Banda 14 de Janeiro interpretará “Ye Ya”, uma composição de Vilar Pires que, segundo Jorge Grenho, continua a despertar uma forte carga emocional junto do homenageado.

Às 19h00 decorrerá a cerimónia de homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires e a entrega de lembranças às bandas participantes. Segue-se, às 19h15, uma atuação conjunta das seis formações, que interpretarão “Ó Elvas, Ó Elvas”, de Paco Bandeira, com arranjo de Vilar Pires, e o hino da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, da autoria de Sílvio Pleno.

O encerramento está previsto para as 19h45, com um desfile conjunto desde a Praça da República até ao Viaduto, ao som da marcha “Elvas 2005”.

Este festival constitui um importante momento de afirmação da identidade cultural do Alto Alentejo, promovendo a valorização do movimento filarmónico e homenageando duas personalidades incontornáveis da história musical da cidade.

A entrevista completa a Jorge Grenho para ouvir no podcast abaixo:

Lançada primeira pedra da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália

A primeira pedra da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália foi lançada ao final da tarde da passada quarta-feira, 3 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, do vice-presidente Nuno Mocinha, da presidente da Direção da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, Patrícia Sardinha, bem como de outros membros da direção da instituição, utentes e convidados.

Antes do momento simbólico do lançamento da primeira pedra, os presentes tiveram oportunidade de conhecer em detalhe o projeto de ampliação, que contempla a construção de um novo edifício e a requalificação de vários espaços do atual lar, permitindo reforçar significativamente a capacidade de resposta desta valência social.

A obra, cujo início está previsto para a próxima semana, representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e permitirá criar mais 20 camas para utentes, respondendo às crescentes necessidades da população sénior do concelho. A ampliação irá igualmente possibilitar a criação de novos postos de trabalho, reforçando a equipa que presta apoio diário aos residentes.

Na ocasião, foi recordado que este é um projeto que vinha sendo preparado há já algum tempo e que agora se concretiza, representando um importante passo no reforço da rede de apoio à terceira idade no concelho de Elvas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, destacou a importância deste investimento para responder às necessidades atuais da população, sublinhando que “as listas de espera existentes demonstram bem a necessidade de aumentar a capacidade destas instituições. Temos cada vez mais pessoas a necessitar deste tipo de resposta social e é nossa responsabilidade criar condições para que ninguém fique sem o apoio de que necessita”.

O autarca acrescentou ainda que “o reforço da capacidade dos lares do concelho é uma prioridade, não só para garantir mais vagas, mas também para assegurar melhores condições de acolhimento e acompanhamento aos nossos idosos. Este é um investimento que olha para o presente, mas sobretudo para o futuro, tendo em as necessidades que já hoje sentimos no território”.

José Rondão Almeida salientou igualmente o trabalho desenvolvido pela Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas e por todas as entidades envolvidas na concretização do projeto, considerando que esta ampliação “representa um ganho muito significativo para Santa Eulália e para todo o concelho, permitindo dar uma resposta mais eficaz às famílias que procuram este tipo de apoio”.

Esta intervenção integra uma estratégia mais ampla de reforço das respostas sociais no concelho, estando igualmente prevista a ampliação do Lar de Vila Fernando, e em curso a requalificação do Lar de São Vicente e Ventosa, projetos que visam aumentar a capacidade de acolhimento e melhorar as condições disponibilizadas aos idosos do concelho.

Elvas na corrida às 7 Novas Maravilhas de Portugal

As 7 Novas Maravilhas de Portugal já estão em fase de votação pública e a cidade de Elvas, classificada como Património Mundial pela UNESCO, surge na linha da frente com duas candidatas de excelência. A Fortaleza de Elvas e o Aqueduto da Amoreira foram selecionados para representar a grandeza monumental, a história militar e a identidade cultural única desta região alentejana no concurso nacional.

As meias-finais regionais da competição arrancam no próximo dia 13 de junho, com transmissão televisiva em direto. A autarquia e os dinamizadores locais apelam agora à mobilização de todos os elvenses, bem como dos amantes do património nacional, lembrando que cada voto será decisivo para garantir a passagem destas duas obras icónicas à grande final.

O Município de Elvas sublinha a importância desta nomeação para projetar o legado histórico da cidade a nível partene e internacional. O voto do público é feito através de chamada telefónica para as respetivas linhas exclusivas das candidatas locais:

  • Categoria Castelos: Fortaleza de Elvas — 761 207 066
  • Categoria Grandes Obras: Aqueduto da Amoreira — 761 207 067

Cada chamada telefónica representa um gesto de orgulho pela história, pela cultura e pelo património fortificado e hidráulico que define Elvas. A organização apela ao voto massivo para colocar a cidade no lugar de destaque que merece no panorama do turismo e da cultura em Portugal.


MAEE acolhe concerto do ciclo “A Música Encanta o Património”

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebeu, na passada quarta-feira, 2 de junho, mais um concerto do ciclo “A Música Encanta o Património” [2026].

O evento contou com a atuação do Quarteto de Cordas Arya, composto por jovens talentos da Orquestra Sinfónica Juvenil: Carolina Ferreira, Leonor Ribeiro, Nicole Dias e Maria Francisca Marques. O grupo interpretou um repertório abrangente que incluiu obras de compositores de referência mundial como Henry Purcell, Wolfgang Amadeus Mozart, Dmitri Shostakovich e Carlos Gardel.

O Município de Elvas esteve representado no concerto pelo vereador Sérgio Ventura.

O ciclo “A Música Encanta o Património” é uma iniciativa cultural promovida pela Câmara Municipal de Elvas em parceria com a Academia de Música de Elvas, contando com a direção artística do maestro Luís Zagalo. O projeto visa fundir a riqueza monumental da cidade com a música erudita, dinamizando os espaços históricos locais.

“Silêncio Ensurdecedor II” de Luís Pedras chega à Feira do Livro de Lisboa com poesia multilingue

O segundo volume da obra poética Silêncio Ensurdecedor, do elvense Luís Pedras, será apresentado amanhã, dia 5 de junho, no stand da Atlantic Books, na Feira do Livro de Lisboa. A sessão inclui ainda uma sessão de autógrafos com o autor, agendada para as 18 horas.

Silêncio Ensurdecedor II é uma obra introspetiva que mergulha nas profundezas da natureza humana, explorando emoções, sonhos, contradições e forças universais como o amor, a verdade, a mentira e a liberdade. Uma das principais novidades deste livro, em comparação com o primeiro volume, é o facto de estar escrito em quatro línguas: português, castelhano, inglês e mandarim.

Descrevendo a obra como “uma metáfora muito eloquente sobre a natureza humana”, Luís Pedras revela que, ao longo das suas páginas, aborda “as vicissitudes, os defeitos, a verdade e os elementos fundamentais da criação do mundo, do universo e de todos os seres sencientes”, explorando ainda as tríades cristã, grega e hindu.

Segundo o autor, o livro tem registado “muita aceitação” desde o seu lançamento. Publicado com a chancela da Chiado Books, Silêncio Ensurdecedor II encontra-se à venda “em praticamente todo o país: na Bertrand, na Fnac, na Sonae e também nas principais livrarias”.

A obra está igualmente disponível em formato e-book e deverá ser lançada brevemente no Brasil. “Se atingir aqui algumas vendas mais importantes, terá também uma edição exclusivamente em castelhano”, adianta Luís Pedras.

A Feira do Livro de Lisboa decorre até 14 de junho, no Parque Eduardo VII.

Câmara de Elvas e ULSAALE avaliam investimentos e obra do Hospital de Santa Luzia

A Câmara Municipal de Elvas reuniu-se com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) para analisar o ponto de situação dos investimentos em curso na saúde do concelho. O encontro foi seguido de uma visita institucional às instalações do Hospital de Santa Luzia de Elvas.

A autarquia elvense esteve representada pelo vice-presidente, Nuno Mocinha – em representação do presidente Rondão Almeida –, e pelos vereadores Sérgio Ventura, Elsa Dourado e Margarida Coelho de Paiva.

Durante a jornada de trabalho, foram destacados os seguintes avanços estruturais:

  • Novo Bloco Operatório: A obra está a ser concluída dentro do prazo. A entrega está prevista para 30 de junho de 2026, seguindo-se a limpeza e a instalação de novos equipamentos. O espaço contará com três salas de operações, estando uma reservada a emergências.
  • Sistema de Climatização: Uma equipa especializada encontra-se no hospital para requalificar o sistema de ventilação e ar condicionado. O objetivo é assegurar o conforto térmico adequado às exigências clínicas e ao clima da região.
  • Pintura e Beneficiações: A pintura integral do exterior do edifício hospitalar decorre a bom ritmo, com conclusão agendada para o final de julho de 2026. No interior, a ala direita do serviço de Medicina está a ser pintada e as casas de banho foram adaptadas para pessoas com deficiência, tendo já sido instaladas as barras de apoio em falta.
  • Serviço de Urgência e Entrada: O projeto de requalificação e expansão do serviço de urgência, bem como da entrada de utentes, encontra-se em fase de estudo e preparação de candidatura a fundos comunitários.
  • Modernização de Equipamentos: O hospital recebeu também a renovação de diversos equipamentos, incluindo novo mobiliário hospitalar.
  • Cuidados Primários: Está em curso a requalificação completa do Centro de Saúde de Elvas.

Município de Campo Maior reforça frota municipal com novo trator agrícola

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, recebeu esta quarta-feira, 3 de junho, no Armazém Municipal, um trator agrícola da marca Massey Ferguson, modelo 5M.115.

A viatura agora adquirida pelo Município teve um custo total de 74.467 euros. O novo trator vem reforçar a frota municipal e será utilizado para trabalhos de diversa natureza no âmbito da atividade diária do Município.

Este é um investimento financiado no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2030, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

SIR de Elvas recebe sessão sobre gestão de resíduos com exemplo de sucesso de Alter do Chão

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, recebe na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, pelas 15 horas, uma palestra dedicada ao tema da gestão de resíduos urbanos, integrada na iniciativa “Conversas Ambientalmente Corretas”, promovida pelo grupo de cidadãos Agir Verde.

A sessão será conduzida por Sónia Parelho, responsável pelo Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal de Alter do Chão, que irá partilhar a experiência daquele município na implementação de soluções inovadoras na área da gestão de resíduos.

Segundo a oradora, o principal objetivo da palestra passa por dar a conhecer os desafios atuais da gestão de resíduos em Portugal, utilizando o trabalho desenvolvido em Alter do Chão como exemplo de boas práticas. “O objetivo da palestra será abordar os desafios atuais da gestão de resíduos em Portugal e vamos utilizar como exemplo o Município de Alter do Chão e todo o trabalho que nós temos vindo a desenvolver, que já apresenta resultados. É com esses resultados que iremos trabalhar, mostrar e pedir também ao público que partilhe as suas opiniões”, explica.

Desde 2013 que o município alterense tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo de sensibilização e implementação de medidas ambientais, com especial enfoque na gestão de resíduos. Atualmente, Alter do Chão já tem totalmente implementada a gestão de biorresíduos e encontra-se a avançar para um sistema de recolha porta a porta de todas as frações de resíduos. “Mudar mentalidades é o mais difícil, mas nós temos vindo, desde 2013, a trabalhar nesse sentido. O Município de Alter do Chão tem feito um esforço enorme, mas temos conseguido. Neste momento já temos a gestão de biorresíduos totalmente implementada e estamos a avançar com uma recolha porta a porta de resíduos, de todas as frações”, refere Sónia Parelho.

A responsável destaca ainda a implementação do sistema PAYT (Pay As You Throw), que prevê que cada utilizador pague de acordo com a quantidade de resíduos que produz. “Cada um paga aquilo que produz. Esta transição é difícil, mas está a ser feita. Já temos o PAYT totalmente implementado numa freguesia e estamos a avançar para a segunda. Já existem resultados e é isso que queremos partilhar”, sublinha.

Durante a palestra serão também abordadas as diferentes soluções que os municípios podem adotar na recolha de resíduos, desde sistemas de proximidade com contentores inteligentes até à recolha porta a porta. No caso de Alter do Chão, a escolha recaiu sobre esta última opção, por permitir uma maior proximidade com a população e reduzir os custos associados à instalação e manutenção de equipamentos tecnológicos. “Nós já falamos em reciclagem há 25 anos. Neste momento, deixámos de falar em reciclagem para passar à prática. Quando começamos a fazer uma recolha porta a porta, temos uma proximidade muito maior com o consumidor e, ao fazermos isso, já temos resultados bastante positivos. Cada município terá de adotar aquilo que lhe é mais vantajoso”, acrescenta.

A importância da educação ambiental nas escolas será outro dos temas em destaque. Para Sónia Parelho, é fundamental reforçar o trabalho de sensibilização junto das crianças e jovens. “Antigamente trabalhávamos esta temática com alguma frequência nas escolas e hoje em dia é um tema abordado de forma mais ligeira. Se calhar temos de voltar ao antigamente e trabalhar melhor nas escolas, porque não há dúvida de que são essenciais para o bom desempenho de qualquer projeto. As crianças levam a mensagem para casa, ensinam os pais e tudo se torna muito mais fácil”, afirma.

A iniciativa tem entrada gratuita e pretende promover a reflexão e o debate em torno das questões ambientais, incentivando a participação da comunidade na construção de soluções mais sustentáveis para o futuro.

Câmara de Elvas acompanha obras no Hospital de Santa Luzia e Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta terça-feira com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo para acompanhar o ponto de situação das obras e investimentos em curso no Hospital de Santa Luzia.

A delegação municipal, liderada pelo vice-presidente Nuno Mocinha, em representação do presidente Comendador Rondão Almeida, visitou as instalações hospitalares, onde foi confirmada a conclusão do novo bloco operatório dentro dos prazos previstos. A empreitada deverá ser entregue a 30 de junho, contemplando três salas de operações, uma das quais destinada exclusivamente a situações de emergência.

Durante a reunião foram também apresentados outros projetos de modernização, incluindo a requalificação do sistema de climatização, a futura expansão e renovação do serviço de urgência e a melhoria da entrada principal dos utentes que se encontram em fase de estudo e em preparação para futuras candidaturas a verbas comunitárias.

A pintura integral do hospital deverá estar concluída até ao final de julho, enquanto decorrem intervenções na ala de medicina, com renovação das instalações sanitárias adaptadas e substituição de equipamentos e mobiliário. Foi ainda destacado o avanço da requalificação completa do Centro de Saúde de Elvas, tendo a autarquia manifestado disponibilidade para continuar a acompanhar de perto estes investimentos em benefício da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Da criatividade à passerelle: seniores da CURPI brilham em desfile inspirado nas flores de Campo Maior

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior encerrou mais um ano letivo com uma iniciativa original e cheia de criatividade: um desfile de moda onde as alunas apresentaram vestidos elaborados inteiramente em papel, inspirados nas tradicionais Festas do Povo.

O evento reuniu amigos e convidados, entre os quais os alunos da Universidade Sénior de Fronteira, que se deslocaram a Campo Maior para assistir ao espetáculo. Entre as modelos esteve também a presidente da CURPI, Anselmina Caldeirão, que desfilou com um vestido de noiva igualmente concebido em papel.

A responsável destacou o empenho e dedicação das participantes na concretização do projeto.“Este ano, como é ano de Festas das Flores e tudo é feito em papel, o nosso projeto foi, de facto, fazer estes vestidos maravilhosos, com toda a qualidade, que foram feitos com muito amor. Elas prestaram-se a fazer esta passagem de modelos, que correu lindamente, como todos puderam assistir”, afirmou.

Anselmina Caldeirão aproveitou ainda para agradecer a presença da “comitiva” de Fronteira: “Quero agradecer à Clarisse, presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, que trouxe a Academia Sénior de Fronteira para assistir a este espetáculo”. Após o desfile, cantaram-se as saias e declamou-se poesia, com alunas, professoras e convidados a partilharem um lanche.  

Apesar do término das atividades letivas regulares, a presidente da instituição garantiu que a CURPI continuará a promover momentos de convívio e ocupação para os seus utentes. “É um período agora um pouco difícil para algumas destas senhoras que frequentam a nossa academia, mas a CURPI continua aberta. Não há aulas com horário normal, mas podem vir à CURPI, eu estou cá, podem vir almoçar, podem vir lanchar. Há de haver imensas atividades ainda assim”, explicou. Entre as iniciativas previstas estão uma sardinhada, na Enxara, marcada para o próximo dia 12, e uma visita ao concelho de Fronteira, reforçando a ligação entre as duas academias seniores.

A acompanhar os alunos de Fronteira esteve a presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, Clarisse Silveira, que enalteceu a receção e o espetáculo proporcionado pela CURPI. “Foi um convite da Anselmina para dar a conhecer, no fundo, Campo Maior, a Academia e os fatos que elas iriam usar neste espetáculo. Campo Maior é, sem dúvida, a terra das flores e ver hoje este espetáculo fantástico foi para nós muito gratificante”, referiu.

A autarca confirmou ainda a intenção de regressar a Campo Maior durante as Festas do Povo e deixou também um convite aos campomaiorenses para visitarem Fronteira. Clarisse Silveira destacou igualmente a importância das academias seniores no combate ao isolamento social da população mais idosa.

O desfile marcou o encerramento simbólico de mais um ano de atividades da Academia Sénior da CURPI, numa celebração que aliou criatividade, tradição e convívio, reforçando o papel da instituição na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social.

Três detidos em flagrante por furto de catalisadores em Elvas. Criminosos são da região de Lisboa e roubavam no Alentejo

A Divisão Policial de Elvas, deteve ontem em flagrante delito três homens, oriundos da região de Lisboa, com idades compreendidas entre os 23 e os 35 anos, pelo crime de furto de peças em veículos motorizados. Os suspeitos foram surpreendidos pelos agentes da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e da Esquadra de Investigação Criminal, junto ao estacionamento na muralha atrás do Hotel São João de Deus, no momento em que se preparavam para furtar catalisadores de várias viaturas estacionadas em diferentes artérias da cidade de Elvas.

Na sequência das diligências policiais, a PSP de Elvas conseguiu recuperar três catalisadores que se encontravam ocultos dentro da viatura dos suspeitos, tendo sido apurado que estas peças haviam sido furtados pouco antes na vizinha de Redondo.

Para além dos referidos catalizadores, os agentes apreenderam o automóvel utilizado no crime e diverso material associado ao corte dos equipamentos, nomeadamente uma rebarbadora e vários discos de corte. Os três detidos foram presentes hoje ao Tribunal de Redondo para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada apenas a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).

Coral Públia Hortênsia de Castro comemora 39 anos com concerto a 13 de junho

A cidade de Elvas acolhe, no próximo dia 13 de junho, às 18h00, no Salão São Paulo do Hotel Vila Galé Collection Elvas, o concerto comemorativo do 39.º aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio do Município de Elvas.

Nesta celebração dos 39 anos de vida, música e presença cultural do Coral na cidade de Elvas, o concerto contará com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas e terá como coro convidado o Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, dirigido por Pedro Pérez Lázaro.

O programa incluirá também uma breve homenagem a António Variações, assinalando a data da sua morte através da interpretação de algumas das suas canções pelo Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

A iniciativa insere-se no Projeto Intergeracional “Criando Laços Através da Música”, desenvolvido pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas e reconhecido no âmbito do Mecenato Cultural, através de Declaração de Interesse Cultural.

Durante o evento estará também disponível a rifa comemorativa do 39.º aniversário, com sete prémios e números a um euro.

Esta será uma tarde de música, partilha e celebração para todas as idades, dando continuidade a um projeto coral fundado em 1987 e que continua a afirmar-se como uma presença viva na cultura de Elvas. A iniciativa tem entrada livre.

Corpo de José Miguel Leonardo chega esta quinta-feira a Elvas

O corpo de José Miguel Leonardo, natural de Elvas e antigo CEO da Randstad Portugal, chega esta quinta-feira, 4 de junho, ao Complexo Funerário de Elvas, proveniente de Lisboa. A chegada está prevista para as 16 horas.

A celebração da Palavra realiza-se na sexta-feira, dia 5 de junho, pelas 13h30, para a última homenagem, seguida de cremação.

José Miguel Leonardo faleceu ontem, dia 2 de junho, aos 64 anos, após doença prolongada. Com uma carreira ligada à gestão e liderança empresarial, presidiu à Randstad Portugal durante cerca de uma década, tendo anteriormente desempenhado funções de direção na Stanley Black & Decker e na Dow Chemical Company, em Portugal e no estrangeiro.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, frequentou programas executivos em escolas internacionais de gestão, entre as quais a INSEAD, a IMD e a London Business School. Nos últimos anos exercia funções de vice-presidente da Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e integrava os órgãos de administração de diversas entidades.

José Miguel Leonardo deixa um percurso marcado pela atividade empresarial, associativa e social, desenvolvido ao longo de várias décadas.

A Rádio Elvas endereça as mais sentidas condolências à família e amigos

PS: “Novo Impulso” apresenta em Elvas João Manuel Nabeiro como mandatário da candidatura

A candidatura “Novo Impulso” à Federação Distrital de Portalegre do PS, liderada por Tiago Teotónio Pereira e João Pedro Meira, reuniu militantes e simpatizantes num momento de reflexão, participação e mobilização em torno do futuro do Alto Alentejo esta quarta-feira, 2 de junho, em Elvas.

De acordo com a candidatura, “abordaram-se temas estruturantes para o desenvolvimento do distrito, com destaque para a regionalização, defendida como um instrumento essencial para reforçar a capacidade de decisão dos territórios, promover uma maior proximidade às populações e permitir um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.”

No decorrer da sessão foi feito o anúncio de qye João Manuel Nabeiro é o mandatário da candidatura, “uma escolha que reflete o compromisso para com o desenvolvimento da região, em todas as suas vertentes”.

Foram ainda apresentadas as candidaturas de Nuno Mocinha à presidência da Comissão Política Concelhia de Elvas e de Sara Anjos às Mulheres Socialistas de Elvas.

“Nuno Mocinha comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho desenvolvido no atual mandato, consolidando o percurso realizado e reforçando a proximidade aos militantes e aos elvenses. Por sua vez, Sara Anjos destacou a importância das Mulheres Socialistas na promoção da igualdade de oportunidades, no incentivo à participação cívica e política das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e representativa.”

A sessão, diz a candidatura, “permitiu reforçar o empenho de todos os intervenientes para com o desenvolvimento de Elvas e para a procura e construção de respostas políticas próximas da população e das suas necessidades.”

Viana do Alentejo: Festa da Primavera de Aguiar destaca tradição, convívio e identidade local  


Aguiar volta a receber a Festa da Primavera, entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de junho, com um programa que combina música, dança, desporto e tradições populares, reforçando o espírito comunitário daquela freguesia do concelho de Viana do Alentejo.

“As festas de Aguiar são as mais genuínas do concelho, a festa tradicional”, garante o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, que revela que, este ano, o objetivo da autarquia passa por “promover ainda mais essa tradicionalidade que existe em Aguiar”.

Entre os momentos mais emblemáticos do certame, o autarca destaca a tradicional sardinhada de domingo, em que as famílias se juntam, num “espírito muito próprio do Alentejo”. “Cada um leva parte do seu almoço, uns levam as batatas, o feijão verde, um leva bolo, o outro leva melão. É realmente um almoço de união”, acrescenta o autarca, garantindo que se trata de um momento marcado pela “camaradagem e amizade”.

O programa da Festa da Primavera inclui atuações musicais, atividades desportivas, marchas populares, espetáculos de dança e animação de rua, destacando-se ainda o concerto de Mickael Carreira na noite de domingo (21h30).

Apesar de reconhecer limitações orçamentais, o autarca garante que a programação foi pensada para manter a identidade do evento. “Com o orçamento reduzido que temos, conseguimos dar resposta àquilo que é o gosto e a agenda das festas de Aguiar”, refere, sublinhando que a escolha dos artistas procura respeitar a tradição e as preferências da população.

A par de Mickael Carreira, vão passar pelo palco do certame, na sexta-feira, a banda Pack7 (22h30) e os DJs Mira (00H) e Trofast (02h30); e no sábado Emanuel Moura (22h30) e Kiss Kiss Bang Bang (00h30).

A Festa da Primavera de Aguiar volta a afirmar-se como um encontro intergeracional, que valoriza as tradições locais e reforça o espírito de comunidade no concelho de Viana do Alentejo.

Tapete volta às ruas de Arraiolos para cinco dias de festa e celebração

O Tapete de Arraiolos, tradicionalmente bordado no concelho, é um símbolo de identidade cultural e um motor de desenvolvimento local. Com o evento “O Tapete está na Rua”, visitantes e moradores têm possibilidade de apreciar de perto, entre hoje e domingo, de 3 a 7 de junho, este património ancestral que se transmite de geração em geração.

Segundo Jorge Macau, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, na edição deste ano, “os objetivos estratégicos do evento são a valorização, salvaguarda e promoção deste património cultural, a dinamização da economia local envolvendo todos os agentes económicos e a afirmação de Arraiolos como destino cultural capaz de atrair novos públicos”.

O evento oferece a oportunidade de contacto direto com as bordadeiras, fortalecendo a tradição viva do concelho. Como destaca Jorge Macau, “o evento tem um papel determinante na valorização e preservação deste património, ao dar visibilidade ao saber-fazer e contribuir para o reconhecimento do Tapete de Arraiolos enquanto elemento identitário de elevado valor cultural”.

Um marco histórico recente foi a certificação do Tapete de Arraiolos pelo IEFP, que limita a produção deste património ao concelho. “A questão da certificação do tapete foi um processo demoroso e muito complexo, e foi com bastante agrado que vimos esta decisão do IEFP através deste despacho provisório. Consideramos que se trata de um passo importante para a valorização e salvaguarda do Tapete de Arraiolos”, afirma ainda o autarca.

Com estas iniciativas, Arraiolos não só preserva a sua história e cultura, como também reforça a economia local e consolida a sua posição como destino turístico e cultural de excelência, capaz de atrair públicos diversos e valorizar o património imaterial da região.

Hoje, na primeira noite do evento, é Carolina Deslandes quem sobe ao palco. Por esta edição de “O Tapete está na Rua” vão passar também Os Quatro e Meia (4 de junho), Terras de Rayo (dia 5), ÁTOA (dia 6) e Teresinha Landeiro (dia 7).

IPP cresce 15% na criação de emprego, mas Luís Loures alerta: subfinanciamento ameaça competitividade

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) registou um crescimento assinalável no último ano letivo, consolidando a sua atratividade e capacidade de investigação.

Em declarações à Rádio Elvas, o presidente do instituto, Luís Loures, fez um balanço altamente positivo do desempenho do IPP, mas deixou um forte alerta ao Governo sobre o “claro desfavorecimento” financeiro que o ensino superior enfrenta em Portugal face à média internacional.

Do ponto de vista geral, o IPP atravessa um ciclo de forte afirmação regional, nacional e internacional. Segundo Luís Loures, a instituição não se limitou a aumentar o número de estudantes nas suas escolas. “Aumentámos não só o número de alunos, mas também aquela que é a nossa influência, o número de projetos, o financiamento. Ampliámos muito a nossa atratividade e capacidade de investigação, com a contratação de docentes de carreira e investigadores de carreira”, congratula-se o presidente do Politécnico.

Este reforço de quadros tem tido um impacto direto no tecido socioeconómico local, fixando recursos humanos diferenciados: “Estamos a falar de pessoas altamente qualificadas, a maior parte delas que vêm de fora da região, outros que, sendo daqui, acabam por conseguir regressar porque têm, nesta questão deste emprego mais qualificado, uma possibilidade de ter aqui as suas famílias com melhor qualidade de vida.” De resto, os dados estatísticos da instituição traduzem essa dinâmica. “Crescemos em cerca de 15% ao nível daquilo que é a criação de emprego e isso é um número que é assinalável”, destaca.

O aviso ao Governo: “Não se fazem omeletes sem ovos”

Apesar do “ano preenchido e de grandes conquistas”, o líder do Politécnico de Portalegre aponta o subfinanciamento crónico do setor como o principal obstáculo à competitividade das academias portuguesas. Aludindo a dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o responsável lembra que o fosso face ao exterior continua a alargar-se.

“Temos batalhado muito no financiamento do ensino superior, que em Portugal continua altamente subfinanciado. Ainda há pouco tempo saiu um relatório novo da OCDE e nós estamos cada vez mais distantes da média”, avisa. Luís Loures concretiza o cenário com dados comparativos: “Estamos a falar de uma diferença entre aquilo que é o financiamento público das instituições de ensino superior em Portugal e a média da OCDE de cerca de 48%.”

Para o presidente do IPP, esta assimetria financeira prejudica o país no xadrez global da captação de talento. “Obviamente que é muito difícil fazer omeletes sem ovos e continuarmos a ser competitivos num cenário de claro desfavorecimento face aos nossos competidores diretos, que não estão em Portugal, como é óbvio, e estão no mundo”, reitera, deixando um apelo direto à tutela: “É muito importante que o Governo rapidamente seja capaz de reverter esta situação. Tem que começar por algum lado. Nós sabemos que Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas é preciso começar a inverter este cenário de subfinanciamento.”

Grupo Nabeiro assinala Dia dos Sistemas com iniciativas abertas à comunidade

O Grupo Nabeiro vai assinalar, a 8 de junho, o Dia dos Sistemas, uma iniciativa que marca simultaneamente o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos.

Com este evento, o Grupo pretende reforçar o seu compromisso com as boas práticas nas áreas do ambiente, segurança alimentar, saúde e segurança no trabalho, qualidade e responsabilidade social, promovendo a sensibilização e o envolvimento das suas partes interessadas.

A iniciativa terá lugar no parque de estacionamento do Centro de Ciência do Café, onde estará patente, ao longo do dia, uma exposição temática dedicada às boas práticas nos diferentes domínios dos sistemas. O objetivo passa por sensibilizar para os riscos associados ao incumprimento destas práticas, quer ao nível da saúde pública e do meio ambiente, quer no contexto da segurança individual no trabalho.

Entre as 10h00 e as 17h00 decorrerá um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Todos fazem parte dos Sistemas”, envolvendo participantes de diferentes idades numa dinâmica interativa e educativa.

As atividades incluem jogos e ações de sensibilização sobre temas como a gestão de resíduos de embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, boas práticas de qualidade e segurança alimentar e segurança no trabalho, incentivando a partilha de conhecimento entre gerações. Ao longo do dia, os participantes terão ainda a oportunidade de receber brindes oferecidos pelos parceiros e pelo Grupo Nabeiro.

A iniciativa será dinamizada pela equipa do departamento de Sistemas da Qualidade e Assuntos Regulamentares do Grupo Nabeiro, com o apoio de entidades parceiras, entre as quais a Sociedade Ponto Verde a Eletrão e a Diversey.

Este evento destina-se à população escolar de Campo Maior e aos colaboradores do Grupo Nabeiro, prevendo-se a participação de cerca de 600 pessoas, incluindo aproximadamente 290 crianças, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos, provenientes do Centro de Talento Alice Nabeiro e do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Com esta iniciativa, o Grupo Nabeiro pretende proporcionar um dia de aprendizagem, partilha e convívio, reforçando a importância do contributo de cada um para a construção de um futuro mais sustentável e seguro.

Quarteto Arya leva obras-primas da música clássica ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebe esta quarta-feira, 3 de junho, mais uma iniciativa integrada no ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, promovido pela Câmara Municipal de Elvas. O evento, de entrada gratuita, conjuga música, património e enogastronomia, inserindo-se igualmente nas comemorações do quinto aniversário do museu.

A programação tem início às 18h30 com uma prova de vinhos regionais, proporcionando aos participantes uma oportunidade de contacto com os produtos locais e com a identidade vínica do território.

Meia hora mais tarde há espetáculo do Quarteto Arya, formação composta por solistas da Orquestra Sinfónica de Lisboa, para um concerto dedicado às grandes obras da música clássica. Segundo o diretor artístico do ciclo, Luís Zagalo, o espetáculo apresenta um programa diversificado, percorrendo diferentes épocas e estilos musicais. “É um concerto protagonizado por solistas que trabalham em Lisboa. O quarteto é composto por primeiro violino, segundo violino, viola d’arco e violoncelo, trazendo um programa diversificado em termos de épocas”, explica.

O repertório inclui obras de Henry Purcell, compositor inglês do período barroco, um dos mais emblemáticos quartetos de cordas de Wolfgang Amadeus Mozart, bem como a célebre Valsa n.º 2 do compositor russo Dmitri Shostakovich, uma das referências marcantes da música do século XX. O concerto termina com uma incursão pelo universo latino-americano, através de “Por una Cabeza”, um dos temas mais conhecidos do argentino Carlos Gardel.

Para Luís Zagalo, esta diversidade de repertório permite proporcionar ao público uma experiência musical abrangente, reunindo algumas das mais importantes referências da história da música ocidental.

Integrado na programação “A Música Encanta o Património”, que decorre desde março até julho, o evento reforça o papel do MAEE como espaço de encontro, conhecimento e dinamização cultural, convidando residentes e visitantes a descobrir o património museológico de Elvas através da música.

Margarida Paiva quer levar “Multibanco Social” para Varche e Vila Fernando

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, apresentou esta terça-feira, 2 de junho, uma proposta à autarquia para que o concelho se candidate ao projeto-piloto “Multibanco Social”.

Esta é uma iniciativa promovida pela SIBS, em articulação com o Banco de Portugal, que prevê a instalação de caixas automáticas em juntas de freguesia localizadas em zonas sem acesso a numerário.

Margarida Paiva, que identifica como prioritárias as localidades de Varche e Vila Fernando, sugere que os serviços municipais “apurem a situação na Freguesia da Maia”.

“Segundo dados do Banco de Portugal relativos a 2022, 1.276 freguesias nacionais, 41% do total, não têm qualquer ponto de acesso a numerário. Em alguns casos, a caixa automática mais próxima fica a 17 quilómetros de distância”, lê-se no comunicado do PSD, onde a vereadora adianta que a proposta não implica custos para o município.

Por outro lado, Margarida Paiva volta a abordar a proposta de Reforço Operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), que tinha sido retirada da ordem de trabalhos em 22 de abril, a pedido da maioria, por alegada insuficiência de dados. A vereadora refere que os elementos entretanto disponibilizados pelos serviços municipais vieram confirmar integralmente o diagnóstico já apresentado na proposta inicial. Nesse sentido, manifesta a expectativa de que o documento regresse brevemente à ordem do dia para apreciação e votação.

Bombeiros de Elvas reforçam capacidade operacional com nova ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas adquiriu uma nova ambulância. A nova viatura, entregue esta terça-feira, 2 de junho, à Associação Humanitária, é uma ambulância de transporte de doentes (ABTD) preparada para transportar utentes em maca e também doentes sentados.

De acordo com o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins, que explica que esta aquisição visa reforçar a capacidade de resposta da corporação às necessidades da população, representa um investimento de 62 mil euros, “completamente suportados pela associação”.

Além da ambulância, a associação adquiriu também, muito recentemente, um gerador. “Vimo-nos aqui um bocado atrapalhados aquando do apagão e então adquirimos um gerador que custou à associação cerca de 20 mil euros”, explica Amadeu Martins.

Com estas aquisições, os Bombeiros Voluntários de Elvas reforçam a sua capacidade operacional e garantem melhores condições para responder às necessidades da população, quer no transporte de doentes, quer em situações de emergência que exijam autonomia energética.

Homem sofre amputação em acidente de trabalho e é transportado de helicóptero para Lisboa

Um homem de cerca de 60 anos sofreu esta terça-feira uma amputação de vários dedos de uma das mãos, na sequência de um acidente de trabalho, ocorrido esta manhã, quando realizava trabalhos com uma rebarbadora na zona do Castelo de Elvas. O alerta foi dado para os meios de socorro, que prestaram assistência no local e estabilizaram a vítima.

Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi transportado de helicóptero para uma unidade hospitalar da região de Lisboa para recolocação ou tratamentos.

Elvas assume protagonismo no projeto transfronteiriço FEEnERT 

O Município de Elvas integra o projeto europeu FEEnERT (Fomento da Eficiência Energética em Edifícios Públicos de Arquitetura Tradicional), que se desenvolve sob o mote “Reabilitar o Património, Ativar o Território”. O projeto foca-se na região transfronteiriça EUROACE, que une o Alentejo, o Centro de Portugal e a Estremadura espanhola, com o intuito de conciliar a preservação das raízes arquitetónicas e a inovação ecológica.

O FEEnERT surge como resposta direta aos desafios do abandono do edificado tradicional e da escassez de mão de obra especializada no meio rural. Através da aplicação de soluções de vanguarda e de eficiência energética, o programa pretende transformar edifícios históricos e públicos em ativos económicos e culturais capazes de fixar populações e gerar emprego qualificado na região.

Como parte central deste compromisso, Elvas destaca-se ao acolher um dos projetos-piloto fundamentais do programa. Esta intervenção prática servirá de modelo analítico e demonstrativo para a monitorização de soluções construtivas sustentáveis e compatíveis com as técnicas tradicionais da Euroregião.

Eixos Centrais do Projeto FEEnERT:

  • Sustentabilidade Energética: Reduzir a pegada carbónica e melhorar o conforto térmico em edifícios de arquitetura tradicional.
  • Capacitação Técnica: Formar e certificar pequenas e médias empresas (PMEs) do setor da construção civil para aplicar soluções ecológicas especializadas.
  • Inovação Tecnológica: Desenvolver protocolos de atuação específicos baseados em ferramentas digitais avançadas, como a metodologia BIM (Building Information Modeling).

O projeto é cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP e conta com a colaboração de parceiros estratégicos de ambos os lados da fronteira, incluindo a AREANATejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano) e o LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).

Com esta integração, Elvas posiciona-se na vanguarda do urbanismo sustentável, demonstrando que proteger a história é o primeiro passo para construir um futuro ecológico e resiliente.

Sons do Minho, Némanus, Daniela Mercury e Fernando Daniel na Feira das Atividades Económicas de Arronches

Arronches prepara-se para receber a XV Feira das Atividades Económicas (FAE), que decorrerá entre os dias 9 e 12 de julho, prometendo dinamizar a economia local e proporcionar momentos de convívio, cultura e entretenimento para residentes e visitantes.

O certame, um dos eventos mais importantes do concelho, reunirá expositores de diversos setores de atividade, destacando o tecido empresarial, agrícola, gastronómico e artesanal da região. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão conhecer produtos locais, participar em iniciativas promocionais e desfrutar de uma programação diversificada.

A componente musical volta a ser um dos grandes atrativos da feira. O cartaz de espetáculos inclui atuações de artistas de renome nacional e internacional

Na primeira noite do evento, a 9 de julho (quinta-feira), sobem ao palco os Sons do Minho. Seguem-se, no dia 10 (sexta-feira), os Némanus e, no dia 11 (sábado), Daniela Mercury, uma das maiores referências da música brasileira. O encerramento, a 12 de julho (domingo), ficará a cargo de Fernando Daniel, um dos nomes mais destacados da música portuguesa da atualidade.

A FAE espera uma forte afluência de público, reforçando o seu papel como motor de promoção económica, turística e cultural do concelho de Arronches.

Fé, partilha e esperança marcam peregrinação da Unidade Pastoral de Elvas a Vila Viçosa

Mais de 80 pessoas, de várias faixas etárias participaram na peregrinação promovida pelo grupo de Jovens da Unidade Pastoral de Elvas, num momento de fé, partilha e comunhão que levou os peregrinos até Vila Viçosa, numa jornada marcada pela introspecção, oração e reflexão.

A iniciativa decorreu num ambiente de grande devoção, proporcionando aos participantes uma oportunidade de reforço espiritual e de vivência comunitária, num percurso que foi também de encontro e convívio entre todos os presentes.

O ponto alto da peregrinação aconteceu com a chegada a Vila Viçosa, e a celebração da eucaristia no Seminário de Vila Viçosa, que encerrou este dia especial de forma solene e emotiva. A celebração foi vivida com grande intensidade pelos peregrinos, num ambiente de recolhimento e agradecimento.

Esta peregrinação, integrada no conjunto de atividades pastorais da Unidade Pastoral de Elvas, reafirma a importância destes momentos na caminhada de fé da comunidade, fortalecendo os laços entre os fiéis e promovendo a vivência dos valores cristãos. Um destaque para a coragem, dedicação e capacidade de iniciativa do grupo de jovens, que se motivou e empenhou para levar esta organização por diante, assumindo com entusiasmo a responsabilidade de concretizar esta peregrinação e dando um testemunho inspirador de compromisso, serviço e dinamismo ao serviço da Igreja.

Rui Silveira leva ao ecrã a história das Festas do Povo de Campo Maior

“Os Olhos do Meu Amor”, documentário do realizador campomaiorense Rui Silveira, que conta a memória das Festas do Povo de 2015, foi apresentado na noite do passado sábado, 30 de maio, no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme captura a essência da alma do evento maior da cultura campomaiorense e revela os bastidores dos trabalhos de uma série de ruas até ao momento sempre tão aguardado da “enramação”, que marca o início de dez dias de festas.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, esteve presente na sessão.

Junta da Expectação promove tradicional sardinhada de São João com animação dos “Cristais da Noite”

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, já está a preparar as celebrações dos Santos Populares com a realização da sua habitual sardinhada.

O evento, marcado para o próximo dia 13 de junho, e que já se tornou um ponto alto no calendário da freguesia, visa promover o convívio entre residentes e visitantes, contando este ano com a animação musical do grupo “Cristais da Noite”, que leva a Campo Maior a sua “Beat Tour”.

Segundo Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia, o objetivo é criar um ambiente de proximidade: “é uma das nossas metas ao longo do ano, fazer sempre uma sardinhada para os nossos fregueses e não só, quem quiser aparecer mesmo não sendo da nossa freguesia, é sempre bem-vindo e acho que até se cria ali uma empatia entre todos”.

A estratégia da autarquia passa pela rotatividade geográfica das suas iniciativas, permitindo que diferentes zonas da freguesia beneficiem do impacto económico e social das festividades. “O propósito é, ano após ano, irmos a várias zonas da freguesia dar sempre a alguém a exploração daquela zona e vamos sempre alterando conforme as atividades que houver para que todos possam também ter algum benefício dali, mas mais que tudo que haja ali um bom ambiente”, adianta Hugo Milton.

Com a promessa de boa gastronomia e o ritmo contagiante dos “Cristais da Noite”, a Junta de Freguesia convida toda a comunidade a participar numa noite que celebra as tradições populares e a identidade local.

Elvas recebe Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo no sábado

O centro histórico de Elvas recebe no próximo sábado, dia 6 de junho, mais uma edição do Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, uma iniciativa que promete encher as ruas da cidade de música e tradição, reunindo seis bandas filarmónicas numa celebração dedicada à cultura musical e à valorização do património filarmónico da região.

O programa tem início às 17h45, com o desfile das bandas a partir de diferentes pontos do centro histórico até à Praça da República. Pelas 18h15 decorrem as atuações individuais, seguindo-se, às 19h00, uma homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires, com oferta de lembranças às bandas participantes.

Às 19h15 terá lugar a atuação conjunta dos temas “Ó Elvas, Ó Elvas”, de Paco Bandeira, com arranjo de Vilar Pires, e do hino da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, composto por Sílvio Pleno. O encerramento está marcado para as 19h45, com o desfile conjunto das seis bandas, ao som da marcha “Elvas 2005”, desde a Praça da República até ao Viaduto.

Participam nesta iniciativa a Banda 14 de Janeiro (Elvas), a Filarmónica do Crato, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, a Sociedade Musical Nisense, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, numa organização da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da CIMAA.

O festival constitui um momento de afirmação da identidade cultural da região e uma homenagem ao legado de duas figuras incontornáveis da música filarmónica elvense.

Município de Elvas celebra Dia Mundial da Criança com oferta de prendas aos mais pequenos

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Município de Elvas procedeu ontem, 1 de junho, à entrega de prendas a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho, numa iniciativa que voltou a assinalar esta data tão especial dedicada aos mais pequenos.

A distribuição decorreu ao longo do dia pelos vários estabelecimentos de ensino e instituições, proporcionando momentos de alegria e entusiasmo às crianças, que receberam os presentes com grande satisfação. Esta ação teve como principal objetivo celebrar a infância e reforçar o compromisso do Município com o bem-estar, a felicidade e o desenvolvimento integral das crianças do concelho.

A Câmara Municipal de Elvas associa-se, desta forma, à celebração do Dia Mundial da Criança, sublinhando a importância de continuar a investir nas novas gerações, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade mais justa, solidária e promissora. A autarquia reafirma, assim, a sua aposta contínua no apoio à educação e na promoção de iniciativas que contribuam para o crescimento saudável e feliz de todas as crianças elvenses.

Lar de Vila Fernando celebra 20 anos com anúncio de ampliação para mais 15 camas

Fez ontem, 1 de junho, 20 anos que o Lar José Rondão Almeida, da Associação de Amigos de Vila Fernando, foi inaugurado. A data foi celebrada esta segunda-feira com um lanche que reuniu os utentes, dirigentes da associação, funcionários e convidados.

Atualmente aquela unidade de solidariedade social conta com 25 idosos e outros tantos trabalhadores.

Durante o ato foi anunciado e apresentado o projeto de ampliação do lar, que irá permitir a instalação de mais 15 camas e criar mais uma dezena de postos de trabalho. Segundo referiu o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, a obra representa um investimento de um milhão de euros e a abertura das propostas para a sua execução irá acontecer dentro de uma semana, na segunda-feira, 8 de junho.

Além de Rondão Almeida, a comemoração do 20º aniversário do Lar da Associação de Amigos de Vila Fernando contou com as presenças do presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Hugo Tiago, e da direção da instituição, presidida por Ana Paula Mália.

Antigos militares regressam a Elvas para o 7.º convívio do RI8

Antigos militares oriundos de vários pontos do país voltam a reunir-se, no próximo sábado, 6 de junho, em Elvas, para mais um convívio dedicado à memória e à camaradagem dos tempos passados no extinto Regimento de Infantaria 8 (RI8). A iniciativa, que vai já na sua sétima edição, promete um dia marcado pelo reencontro, pelas recordações e pela confraternização.

João Coré (na imagem), um dos responsáveis pela organização do encontro, a par de Carlos Cambóias, explica que este convívio tem vindo a consolidar-se ao longo dos anos como um momento especial para todos aqueles que passaram pelo RI8. “É o sétimo convívio e temos vindo ao longo destes anos a promover esta iniciativa para reavivar memórias”, refere.

O Museu Militar volta a ser o centro das celebrações, numa escolha que, segundo João Coré, é carregada de simbolismo: “não poderia deixar de ser, porque é emblemático, é simbólico e, também como nos outros anos anteriores, teria que ser aí. É realmente emblemático esse local. Era a casa de todos, onde se reuniam oficiais, sargentos e praças”, sublinha.

O programa deste convívio arranca às 9h15, na Igreja de São Domingos, com uma missa em memória dos militares já falecidos. Segue-se, às 10 horas, uma visita guiada ao Museu Militar, conduzida por José Ribeiro, antigo oficial e profundo conhecedor da história militar de Elvas. “Terá uma história muito importante para contar e coisas desconhecidas que nós não sabíamos”, destaca João Coré. Em simultâneo, os participantes poderão optar por uma visita às antigas instalações do BC-8 (Batalhão de Caçadores 8), do Tribunal Militar e da Casa da Reclusão.

O roteiro inclui ainda visitas à Casa das Barcas e ao Castelo de Elvas, proporcionando aos participantes uma oportunidade para recordar vivências e revisitar alguns dos locais mais marcantes da cidade.

O ponto alto da iniciativa acontece às 13h30, com o almoço-convívio nos claustros do Museu Militar. “Vai ser o ponto alto, onde os militares realmente vão estar unidos e em pleno convívio”, refere o organizador.

Durante o almoço serão ainda homenageados cinco antigos capelões militares: os padres Simões, Tomás, Jerónimo, Jorge e Agostinho, reconhecidos pelo apoio prestado aos militares durante os anos de serviço. “Foram elementos essenciais naquela época dos militares, servindo de ponto de equilíbrio emocional e de aconselhamento aos militares. Acho que é uma homenagem justa”, salienta João Coré.

As inscrições para este sétimo convívio terminam amanhã, quarta-feira, dia 3 de junho, estando disponíveis para o efeito os contactos 962 780 605 (João Coré) e 961 406 842 (Carlos Cambóias).

A entrevista completa a João Coré para ouvir no podcast abaixo:

ARTMOZ e CCDR Alentejo aprofundam parceria para preparar a BIALE_27

A Associação ARTMOZ e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo reuniram-se esta segunda-feira, em Évora, para dar continuidade aos preparativos da terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27). No encontro, o vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, Henrique Sim-Sim, e o presidente da ARTMOZ e diretor artístico da BIALE, Carlos Godinho, analisaram o reforço da parceria institucional que liga as duas entidades desde a realização da primeira edição do evento, em 2023.

A próxima edição da Bienal terá como tema central a EcoCultura, estruturada nos eixos da arte, ambiente e ruralidade. A organização prevê a realização de residências artísticas em Beja, Estremoz, Évora e Ponte de Sor, além de conferências, workshops e iniciativas de envolvimento com escolas e comunidades. Depois de reunir mais de duas centenas de artistas de vários países nas edições de 2023 e 2025 e atrair cerca de 4.600 visitantes a Estremoz, a ARTMOZ pretende expandir a presença territorial da BIALE_27, consolidando-a como um dos principais acontecimentos culturais do Alentejo em 2027.

GNR detém homem por tráfico de estupefacientes em Nisa

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Nisa da Guarda Nacional Republicana, no dia 29 de maio, deteve um homem de 54 anos por tráfico de estupefacientes no concelho de Nisa. A detenção ocorreu no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária.

Durante a ação, os militares da Guarda abordaram um veículo do qual emanava um forte odor a produto estupefaciente, tendo sido confirmada a posse de droga. Da operação resultou a apreensão de 6,40 doses de liamba, 9,18 doses de haxixe, um telemóvel e 8 975 euros em numerário. O detido foi presente a tribunal e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Nisa.

MOTORPOR reforça presença no Alentejo e entra em Elvas com integração da Boutigest

O Grupo MOTORPOR reforçou a sua presença no Alentejo com a expansão da sua atividade ao concelho de Elvas a partir de 1 de junho de 2026, através da aquisição do negócio da Bouticauto, que operava localmente sob a marca Boutigest, consolidando a sua cobertura no distrito de Portalegre.

A integração será feita com continuidade operacional, mantendo equipas e instalações, assegurando a manutenção do serviço de após-venda e da comercialização de viaturas. Com esta operação, o grupo passa a integrar a estrutura da MOTORPOR, que ultrapassa os 400 colaboradores distribuídos por 13 cidades, reforçando a sua estratégia de proximidade e expansão no setor automóvel em Portugal.

Utentes denunciam temperaturas elevadas na Ortopedia do Hospital de Elvas; ULSAALE garante solução para hoje

Foram reportadas à Rádio ELVAS, esta segunda-feira, 1 de junho, queixas relativas às condições térmicas na ala de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde, segundo relatos de utentes, se faz sentir um “calor insuportável”.

De acordo com as informações recebidas, tanto doentes como profissionais de saúde têm manifestado desagrado face às elevadas temperaturas registadas no espaço, levantando preocupações quanto ao conforto e bem-estar de quem ali permanece diariamente.

Questionada sobre a situação, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) informou que a resolução do problema está já em curso. O porta-voz da ULSAALE, Ilídio Pinto Cardoso, adiantou que “hoje mesmo vai estar uma equipa de AVAC no Hospital de Santa Luzia para solucionar a questão”.

A intervenção deverá permitir corrigir a situação reportada no serviço, numa altura em que as altas temperaturas já se sentem na região.

Banco Alimentar recolhe mais de seis toneladas de alimentos em Elvas e Campo Maior

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 6.284 quilos de alimentos durante a campanha realizada no passado fim de semana, dias 30 e 31 de maio, nas superfícies comerciais de Elvas e Campo Maior. Deste total, mais de 4.500 quilos foram angariados em Elvas e cerca de 1.600 quilos em Campo Maior.

Os dados são avançados por Graça Mocinha, responsável pela delegação de Elvas do Banco Alimentar, que destaca um aumento da quantidade de alimentos recolhidos em comparação com a campanha realizada em maio de 2025.

“Em termos de quilos até houve um aumento”, refere Graça Mocinha, explicando, no entanto, que o tipo de doações tem vindo a alterar-se. Segundo a responsável, os bens alimentares mais económicos, como as massas, são os mais oferecidos pelos consumidores. “Apesar de termos mais quantidade, notamos que aqueles bens alimentares que aumentaram muito os preços, como os cereais, diminuíram muito face aos anos anteriores”, explica.

Além dos cereais, a campanha revelou também uma redução nas doações de outros produtos essenciais, como leite, azeite, óleo e salsichas. “Notámos uma diminuição das dádivas de salsichas, um decréscimo das dádivas de leite e, em relação ao azeite, nem se fala, porque é um dos produtos alimentares mais dispendiosos”, afirma.

Graça Mocinha alerta ainda para as dificuldades sentidas pelo polo de Elvas em responder às necessidades das famílias apoiadas. Quando os alimentos recolhidos não são suficientes, a delegação tem de recorrer a Portalegre, que, por sua vez, necessita frequentemente de solicitar apoio à estrutura de Lisboa. “Aquilo que nós recolhemos não chega para as famílias que ajudamos aqui no concelho”, sublinhou.

A responsável aproveitou também para agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da campanha, quer através da doação de alimentos, quer através do voluntariado. “Gostava de agradecer aos voluntários que deram do seu tempo durante o fim de semana. Para que os bens alimentares cheguem a casa de quem necessita, precisamos de pessoas que também deem o seu tempo”, destacou.

Graça Mocinha chamou ainda a atenção para a diminuição do número de voluntários disponíveis para colaborar com a iniciativa, uma tendência que se tem agravado nos últimos anos. “Temos tido alguma dificuldade de ano para ano, porque as pessoas que se voluntariam para estas causas têm vindo a decrescer”, lamentou.

A campanha de recolha de alimentos prossegue até ao próximo domingo, dia 7 de junho, através da campanha Vale, disponível nos supermercados aderentes, e da plataforma digital “Alimente Esta Ideia”.

Boutigest dá lugar à Motorpor em Elvas e reforça oferta automóvel com mais de mil viaturas em stock

A antiga Boutigest, em Elvas, passou oficialmente a integrar o grupo Motorpor a partir desta segunda-feira, 1 de junho, assumindo a atividade de comercialização de viaturas usadas e seminovas, bem como o serviço de pós-venda, através de uma oficina multimarca.

A mudança representa uma nova etapa para o negócio automóvel na cidade, mantendo, no entanto, a mesma equipa, instalações e política comercial que os clientes conhecem há vários anos. A principal novidade passa pelo acesso a um portefólio significativamente mais alargado, que inclui mais de mil viaturas seminovas e usadas em stock, além de viaturas novas de 20 marcas diferentes.

Para José Manuel Pires, diretor do Polo de Elvas da Motorpor e antigo gerente da Boutigest, a concretização deste projeto representa um marco importante, tanto a nível pessoal como empresarial.

“É um orgulho muito grande para mim, em termos pessoais, a concretização deste projeto. Isto visa percorrermos o caminho daquilo que é o negócio da indústria automóvel hoje. Temos de ser grandes, temos de ter dimensão, um bocadinho à semelhança do que é o mundo hoje”, afirma.

Segundo o responsável, apesar da mudança de identidade, a essência do negócio mantém-se inalterada. “Continuamos a ser os mesmos, no mesmo local, com a mesma equipa e a mesma política comercial. Continuamos aqui para dar o melhor aos nossos clientes, como sempre fizemos durante todos estes anos”, garante.

A integração na Motorpor permite agora responder a uma maior diversidade de necessidades dos consumidores. “Temos acesso a uma plataforma do grupo que nos permite disponibilizar praticamente qualquer tipo de viatura que o cliente procure, seja uma carrinha, um SUV, um modelo desportivo ou um utilitário. Estamos perfeitamente capacitados para responder a qualquer necessidade”, assegura.

Grupo reforça presença no Alentejo

José Manuel Pires destaca ainda a dimensão da Motorpor, considerando-a uma das maiores distribuidoras automóveis do sul do país. “O grupo Motorpor é hoje um dos maiores distribuidores do negócio automóvel a nível nacional. Opera essencialmente na zona sul do país, mas já conta também com algumas unidades de negócio no norte. Este setor precisa de dimensão e volume, e é isso que este projeto nos permite alcançar”, refere.

De acordo com o responsável, a integração no grupo traz benefícios tanto para a empresa como para os clientes, através da criação de sinergias e de uma maior capacidade de resposta. “O nosso foco continua a ser prestar um serviço de qualidade e estar à altura de responder a todas as solicitações dos nossos clientes”, acrescenta.

Oferta para todos os perfis

A nova realidade da Motorpor em Elvas traduz-se também numa oferta diversificada de veículos, abrangendo diferentes segmentos e tecnologias.

“Temos carros para todos os gostos e para todas as carteiras. Desde utilitários aos segmentos mais premium, veículos elétricos, híbridos, plug-in hybrid, mild hybrid, carrinhas, SUVs e desportivos. Este projeto permite-nos oferecer um leque muito vasto de produtos”, explica José Manuel Pires, deixando ainda um convite à população: “Gostava de convidar todos os elvenses e não só a visitarem-nos e a conhecerem esta nova realidade.”

Pós-venda mantém equipa e serviços

O serviço de pós-venda, já assegurado anteriormente pela Boutigest, continua a funcionar sem alterações significativas.

“Continuamos a prestar o serviço de pós-venda que sempre prestámos, com as mesmas pessoas, os mesmos procedimentos e a mesma política comercial. A diferença é que agora contamos com o suporte de um grande grupo, o que nos permite prestar um serviço ainda melhor e com mais opções para os nossos clientes”, sublinha.

A chegada da Motorpor a Elvas constitui mais um passo na estratégia de expansão do grupo no Alentejo, depois da sua presença em Portalegre, Évora, Beja e Sines. A nível nacional, a empresa encontra-se atualmente representada em 12 concelhos.

Música, jogos e sorrisos: Dia da Criança vivido em festa na EB1 da Boa-Fé

As crianças do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette viveram, na manhã desta segunda-feira, 1 de junho, momentos de grande animação e diversão na Escola Básica de 1.º Ciclo (EB1) da Boa-Fé, em Elvas, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, por ocasião do Dia Mundial da Criança.

A celebração contou com várias atividades recreativas e desportivas, proporcionando aos mais novos uma manhã diferente, marcada pela música, dança, jogos e convívio. Antes do início das atividades, o Município de Elvas procedeu à tradicional entrega de prendas às crianças, gesto que foi recebido com entusiasmo pelos alunos.

O presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão, destacou a importância de assinalar esta data de forma especial para as crianças. “Em conjunto com o agrupamento, uma vez que este é um dia especial para os mais novos, sentimos a obrigação de proporcionar um momento diferente, onde se pudessem divertir e sentir que este é verdadeiramente o seu dia”, afirmou.

O autarca sublinhou ainda o papel das autarquias na promoção do bem-estar das crianças, considerando que iniciativas desta natureza fazem parte das suas responsabilidades. “É para isso que cá estamos. Ver as crianças felizes, a brincar e a divertir-se, mostra que vale a pena celebrar este dia, porque as crianças são o futuro da nossa sociedade”, acrescentou.

Também a diretora do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Paula Rondão, enalteceu o envolvimento das várias entidades na organização da iniciativa e agradeceu o apoio prestado. “Sem dúvida que este é o dia delas. Estão muito contentes e a divertir-se imenso. Temos o DJ, um lanche para todas as crianças, disponibilizado pela Junta de Freguesia, os jogos dinamizados pela Escola Superior Agrária (pelos alunos do CTeSP de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Biociências de Elvas) e ainda as prendas oferecidas pelo Município. Está tudo reunido para que passem uma manhã diferente, animada e digna de uma criança”, referiu.

Com música, brincadeiras, atividade física e momentos de convívio, a comemoração do Dia Mundial da Criança proporcionou aos alunos da EB1 da Boa-Fé uma experiência memorável, assinalando a data de forma festiva e especial.

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre aposta no turismo de natureza e lança novo curso técnico

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) encerra o ano letivo 2025/26 com 97 alunos e prepara-se para assinalar o seu 18.º aniversário com novidades na oferta formativa. Em entrevista à Rádio Elvas, o diretor da instituição Nuno Miranda fez o balanço das atividades, anunciou a abertura do novo curso de Técnico de Turismo e destacou a aposta em formações “fora da caixa”, como o birdwatching, para atrair visitantes de maior poder económico ao Alentejo.

O ano letivo que agora termina é classificado pela direção da EHTP como globalmente positivo, sustentado pela dedicação dos alunos, que são “o foco da atividade”. Atualmente, a instituição conta com 97 estudantes, distribuídos entre o nível 4 (equivalente ao secundário com dupla certificação, cerca de 40%) e o nível 5 (pós-secundário, cerca de 60%).

No nível 5, a vertente internacional assume um peso esmagador: “Cerca de 70% são alunos internacionais, que vêm maioritariamente dos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa) fazer a sua formação e depois seguem para o mercado de trabalho. Muitos até se mantêm por Portugal e fazem falta na nossa economia”, revela o responsável.

Novo curso de Técnico de Turismo abre horizontes

Historicamente focada nas áreas de cozinha, restaurante e bar, a única escola de hotelaria da rede sediada no interior do país vai alargar o seu leque formativo já no próximo ano letivo, introduzindo uma resposta que escasseava na região.

“Vamos abrir o curso técnico de turismo. É uma resposta que não existe aqui, quer em Portalegre, quer nos concelhos à volta. Vamos apostar para ver se conseguimos ter pelo menos 15 alunos para arrancar com a turma já este ano”, avança o diretor Nuno Miranda, lembrando que o turismo representa já mais de 12% do PIB nacional e é um motor crucial na criação de emprego.

O responsável lamenta, contudo, que Portugal ainda apresente níveis de certificação profissional muito abaixo da média europeia (cerca de 40% face aos 70% registados no norte da Europa), justificando a importância estratégica da EHTP.

Birdwatching e o turismo que “gasta mais dinheiro”

Para além da formação inicial, a escola tem expandido o seu raio de ação na formação contínua de ativos, abrangendo agora os distritos de Portalegre, Évora, o norte de Beja e, recentemente, uma fatia significativa de Castelo Branco. É nesta área que a instituição está a desenhar ofertas direcionadas para nichos de mercado altamente rentáveis, como o curso de observação de aves (birdwatching) no Alto Alentejo, desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIMAA) e os municípios locais.

“Queremos disponibilizar aquilo que está a começar a despontar. Se pensarmos que alguém que seja observador de pássaros traz uma câmara fotográfica que, das mais simples, custa 2 mil ou 3 mil euros, percebemos que são turistas que trazem um valor acrescentado maior”, explica. Sem argumentos de “sol e praia”, o diretor Nuno Miranda defende que o trunfo do interior reside na diferenciação: “O que nós temos para oferecer é um turismo de cultura, de natureza, de sentar à mesa, comer uma boa refeição, um bom vinho, e essas pessoas não se importam de pagar um bocadinho mais se tiverem um bom serviço.”

Emprego garantido e aposta na fixação de talento

Questionado pela Rádio Elvas sobre a procura por parte do setor da hotelaria e restauração, o diretor assegura que o mercado tem capacidade para absorver todos os formandos. “Se tivermos a terminar o ano com 20 ou 25 alunos para ir para estágio, eles todos têm sítio. Mas se tivermos 250, eles todos têm sítio para fazer estágio e grande parte deles tem sítio depois para trabalhar”, garante Nuno Miranda.

Esta dinâmica transforma a escola num polo de atração para territórios de baixa densidade, fixando não só estudantes que optam por permanecer na região após o curso, mas também quadros técnicos e docentes que escolhem Portalegre para assentar arraiais e construir vida.

A entrevista completa para ouvir no podcast:

José Manuel Soutino apresenta em Campo Maior o seu terceiro livro de poesia

O poeta popular campomaiorense José Mnauel Soutino apresentou na tarde do passado sábado, 30 de junho, o seu terceiro livro de poemas, “O Caminho das Palavras”. 

A sessão, que teve lugar no Centro Cultural de Campo Maior, contou com vários convidados e momentos culturais, da responsabilidade da Academia Sénior da CURPI.

De cariz vincadamente popular, “O Caminho das Palavras” é composto por poemas que exploram a vida do autor, as suas vivências, a sua família, a sua terra e as tradições do povo campomaiorense.

Monforte passa a contar com serviço de Transporte a Pedido

O concelho de Monforte passa a dispor, a partir desta segunda-feira, 1 de junho, de um novo serviço de Transporte a Pedido, uma solução de mobilidade flexível criada para complementar a rede de transportes públicos existente, sobretudo em locais e horários onde a oferta regular é mais reduzida.

O projeto, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), permitirá à população deslocar-se entre freguesias do concelho, bem como para outros municípios da região, mediante marcação prévia.

O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, explica que a autarquia aderiu desde o início ao projeto, defendendo a sua rápida implementação no território. “É um procedimento que já vinha a decorrer desde o ano passado, que nós agarrámos com as duas mãos. É um projeto liderado pela CIMAA, que entendemos que tinha de ser rapidamente implementado no concelho”, afirma.

Segundo o autarca, este serviço representa uma resposta importante às dificuldades de mobilidade sentidas pela população, sobretudo nas ligações entre freguesias e aos principais centros urbanos do distrito. “A disponibilização do Transporte a Pedido permite às pessoas deslocarem-se, com marcação prévia, dentro do concelho, mas também para Portalegre e Elvas, para tratarem de assuntos importantes. Temos aqui uma alternativa importantíssima para colmatar quase na totalidade estas carências”, acrescenta Miguel Rasquinho.

O serviço funciona mediante reserva até às 15h00 do dia útil anterior à viagem. As marcações podem ser feitas através do número gratuito 800 500 506, nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal de Monforte.

Além de melhorar a mobilidade da população, a iniciativa pretende também reforçar a atividade dos taxistas do concelho, através da prestação deste serviço de proximidade.

Numa primeira fase, o Transporte a Pedido irá assegurar os seguintes circuitos:

  • Santo Aleixo – Monforte
  • Assumar – Monforte
  • Vaiamonte – Monforte
  • Monforte – Avis
  • Monforte – Elvas
  • Vaiamonte – Cabeço de Vide
  • Sousel – Monforte – Portalegre
  • Prazeres – Estremoz

CCDRA destaca papel da Rádio Nova Antena na valorização do Alentejo

A Rádio Nova Antena assinala 14 anos no grupo Alentejo em FM e recebeu uma mensagem de felicitação de Henrique Sim-Sim, vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, por ocasião de mais um aniversário da integração da estação no Grupo, assinalado neste dia 1 de junho.

Na mensagem dirigida ao diretor da Rádio Nova Antena, António Ferreira Góis, o responsável destacou o papel da comunicação social local e regional na promoção da identidade cultural alentejana, sublinhando a importância das rádios locais na difusão de informação, na produção de património cultural e sonoro, no combate ao isolamento das populações e na promoção do desenvolvimento local.

Henrique Sim-Sim referiu ainda que uma radiodifusão regional livre, plural e forte constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento do território, defendendo a continuidade das políticas públicas de modernização tecnológica e transição digital do setor. O vice-presidente da CCDR Alentejo salientou igualmente a importância destes meios na promoção do pluralismo, no combate à desinformação e na preservação da identidade cultural da região.

A terminar, expressou votos de sucesso a todos os profissionais da Rádio Nova Antena, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela estação ao serviço das comunidades alentejanas.

Mensagem na íntegra

”Exmo. Senhor Diretor da Rádio Nova Antena

António Ferreira Góis

Reconhecendo o papel fundamental da Comunicação Social local e regional nas políticas de proximidade e na valorização da identidade cultural do Alentejo, felicito, enquanto Vice-Presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, a Rádio Nova Antena pelo seu percurso de dedicação à nossa Região.

As rádios locais têm importantes funções sociais, designadamente no âmbito da difusão de informação, produção de património cultural e sonoro, combate ao isolamento e promoção do desenvolvimento local, assim como na promoção da diversidade informativa e no fortalecimento da Democracia, mantendo os cidadãos informados sobre temas de proximidade que muitas vezes escapam aos grandes media nacionais.

A sustentabilidade de uma radiodifusão regional livre, plural e forte é um pilar inalienável do nosso desenvolvimento. É com essa convicção que valorizamos as políticas públicas que reforçam a modernização tecnológica, a transição digital e a capacidade de emissão, garantindo que a informação de rigor chega a todo o território, mesmo aos locais mais isolados. Estes são instrumentos vitais para assegurar o pluralismo, combater a desinformação e manter viva a identidade e cultura que nos define.

Assim, é com enorme satisfação que saúdo V. Exa. e todos os profissionais desta estação, expressando os meus votos de sucesso na continuidade da vossa nobre missão.

Com os meus melhores cumprimentos,

Henrique Sim-Sim

Vice-presidente”

Desfile de vestidos de papel marca encerramento do ano letivo da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior vai encerrar o ano letivo mais cedo do que o habitual, para permitir que as alunas se dediquem à preparação das tradicionais flores de papel das Festas do Povo.

O encerramento das atividades letivas será assinalado com uma programação especial, com destaque, na quarta-feira, dia 3 de junho, para um desfile de vestidos e roupas produzidos em papel pelas próprias alunas.

Segundo a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão, com a iniciativa pretende-se mostrar que, em Campo Maior, a criatividade vai muito além das flores de papel. “As pessoas em Campo Maior não só são habilidosas para as flores. Temos vestidos e roupas encantadores para este desfile”, assegura.

Mas a festa de encerramento das atividades tem início já esta segunda-feira. “Vai ser dia 1, dia 2 e dia 3. Vai participar a tuna e vamos ter uma exposição dos trabalhos que foram elaborados durante o ano”, adianta a responsável.

O encerramento antecipado das atividades está diretamente relacionado com a proximidade das Festas do Povo, uma vez que muitas das alunas estão envolvidas na decoração das ruas. “Este ano a academia vai, de facto, encerrar um pouco mais cedo, devido às festas. As pessoas que frequentam a academia, ainda que nós também iremos enramar aqui a nossa zona exterior, porque também a Oficina da Flor de Papel se propôs a um projeto,  está quase terminado, elas também têm as suas ruas”, acrescenta Anselmina Caldeirão.

O desfile de quarta-feira contará ainda com a participação de um grupo de Fronteira, algo que deixa a presidente da instituição particularmente satisfeita. “Estou feliz porque vamos receber um grupo de Fronteira. Contactei a minha amiga presidente da Junta de Freguesia de Fronteira e ela prontificou-se”, revela. No final do desfile haverá um lanche-convívio entre participantes e convidados.

Mas mesmo após o encerramento oficial das atividades letivas, no próximo dia 12 de junho, a instituição promove ainda uma sardinhada na Ermida da Enxara, reforçando o espírito de convívio que caracteriza a CURPI. “A nossa CURPI é isto: é uma CURPI em movimento”, diz a presidente, aproveitando para deixar o convite para as Festas do Povo de Campo Maior: “Venham às nossas festas, porque de facto são umas festas que merecem ser vistas.”

Em jeito de balanço, Anselmina Caldeirão considera que este foi mais um ano positivo para a Academia Sénior, frequentada por cerca de 30 alunas, deixando agradecimentos às voluntárias e às entidades locais que apoiam a instituição. “Tenho de agradecer a todas as pessoas que frequentaram a academia – foram cerca de 30 – e às voluntárias, que nunca abandonam esta casa”, sublinha. O agradecimento estende-se aos seus colegas no executivo da Junta de São João Baptista, ao presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e ao presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton.

“Elvas, Comprar é Ganhar” regressa com 75 mil euros em prémios para dinamizar o comércio local

A campanha “Elvas, Comprar é Ganhar” está de regresso a partir desta segunda-feira, 1 de junho, com o objetivo de apoiar o comércio tradicional e dinamizar a economia local.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, desta vez com o “Património Mundial” como mote, prevê a atribuição de 300 prémios, num valor global de 75 mil euros.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, aderiram à campanha, que decorre até 2 de agosto, cerca de 40 estabelecimentos comerciais, número que considera positivo face às expectativas iniciais.

“O comércio local não vive dias fáceis”, sublinha o autarca, explicando que esta campanha pretende estimular as compras no centro histórico e, simultaneamente, injetar dinheiro na economia local. “Os montantes envolvidos nesta campanha são 75 mil euros, que a Câmara, no fundo, mete à disposição através das compras que as pessoas fazem. Vão tendo vouchers e esses vouchers depois vão a sorteio e aqueles que são sorteados trocam os prémios no próprio comércio local”, explica.

Nuno Mocinha considera ainda que a iniciativa representa uma forma de reconhecimento para quem continua a apostar no comércio tradicional. “Pensamos que é uma forma, por um lado, de estimular o comércio, e por outro lado, também de reconhecer e agradecer a quem faz compras no centro histórico”, acrescenta.

A campanha realiza-se, este ano, numa altura diferente daquilo que tem sido habitual. Inicialmente prevista para a época da Páscoa, a iniciativa acabou por ser adiada devido à necessidade de regulamentar o sorteio. “Havia aqui uma expectativa, para não lhe dizer promessa, de se fazerem duas campanhas durante o ano. Uma seria na altura da Páscoa, outra na altura do Natal. Mas houve necessidade de regulamentar todo este sorteio, o que levou o seu tempo legal”, refere o vice-presidente.

Apesar do “atraso”, o autarca mostra-se confiante no sucesso da campanha de verão. “Estamos expectantes que corra bem mais esta campanha. Também é bom para animar o nosso comércio. O desejo é que corra bem, essencialmente para os comerciantes e para aqueles também que venham a ser agraciados com os prémios”, afirma.

No âmbito da iniciativa, cada estabelecimento aderente recebe gratuitamente 200 cupões. Por cada compra de valor igual ou superior a dez euros, o cliente recebe um cupão, até ao máximo de dez cupões por fatura.

Depois de preenchidos, os cupões devem ser depositados na tômbola instalada no Posto de Turismo de Elvas. Os sorteios realizam-se nos dias 30 de junho e 3 de agosto.

Cada premiado poderá utilizar até 25 vales de compras, no valor de 20 euros cada, no mesmo estabelecimento comercial, durante a campanha.

Monforte assinala Dia da Criança com circo, carrossel e muita animação

A Câmara Municipal de Monforte, em parceria com o CLDS 5G, promove amanhã, 1 de junho, uma celebração especial do Dia Mundial da Criança, com diversas atividades dedicadas aos mais novos.

Entre as iniciativas previstas estão um carrossel gratuito e diversas atividades, na Praça da República, e um espetáculo do Circo Cristal, na zona desportiva da vila, prometendo uma manhã repleta de magia, alegria e diversão para as crianças do concelho.

“Queremos marcar o Dia Internacional da Criança, em colaboração com o CLDS, para trazermos a Monforte a alegria que as nossas crianças merecem. Vamos ter aqui a Praça da República, a nossa sala de visitas cheia de crianças, com um carrossel e com várias atividades que vamos estar a promover para marcar este dia”, revela o presidente da Câmara de Monforte, Miguel Rasquinho.

O autarca sublinha ainda a importância simbólica da celebração: “Eu acho que o mais importante neste dia é marcarmos aquilo que são os direitos da criança, numa altura em que tanta coisa se coloca em causa”. “Aquilo que queremos mesmo é dizer que as crianças têm direitos, que têm de ser respeitados e, portanto, este será um dia de festejos”, remata.

As crianças poderão usufruir gratuitamente do carrossel, instalado na Praça da República, entre as 15h00 e as 21h00.

ACDBR promove almoço de encerramento da época desportiva

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira (ACDBR) promoveu ontem, sábado, 30 de maio, o almoço de encerramento da época desportiva 2025/26.

O convívio, que teve por cenário as instalações da ACDBR, contou com a participação dos atletas das equipas de futsal, técnicos e dirigentes da associação.

Junta de Freguesia de São João Baptista distribui prendas pelas escolas de Campo Maior em Dia da Criança

A Junta de Freguesia de São João Baptista vai assinalar o Dia Mundial da Criança, celebrado esta segunda-feira, 1 de junho, com a entrega de duas lembranças a todas as crianças em Campo Maior.

Com a iniciativa, explica a presidente Anselmina Caldeirão, a Junta de Freguesia pretende reforçar os laços de proximidade com a população. “A nossa freguesia é, de facto, uma freguesia muito próxima das pessoas e é isso que nós queremos manter, não deixando as crianças de fora”, refere.

As ofertas serão entregues diretamente nas escolas de Campo Maior. “No Dia da Criança iremos ter duas ofertas para que eles sintam também que a freguesia está muito próxima delas, que são elas o futuro do nosso concelho”, acrescenta a autarca.

Anselmina Caldeirão sublinha ainda que esta é uma iniciativa destinada a todas as crianças de Campo Maior e garante que existem mais projetos pensados para o futuro. “Queremos, de facto, estar próximos delas, para que sintam que têm uma freguesia que se lembra delas e que teremos outros projetos para o futuro, também com elas, sempre em parceria com o município”, diz.

A presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista aproveita ainda para agradecer o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior nestes seus projetos.

Inscrições abertas para a Expo São Mateus 2026

Já se encontram abertas as candidaturas a espaços na edição deste ano da Expo São Mateus, inserida na programação das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, informa a Câmara Municipal.

Tal como em edições anteriores, o espaço vai contar com três zonas, para as quais se podem candidatar os interessados conforme a área de atividade. O Município de Elvas disponibiliza zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).

Para mais informação sobre as candidaturas, os interessados devem consultar as normas de participação aqui.

Bombeiros do Alto Alentejo distinguidos pela Junta da Extremadura

Os Corpos de Bombeiros de Elvas, Campo Maior, Arronches e Marvão foram distinguidos pela Junta da Extremadura com a Menção de Honra da Proteção Civil da Extremadura, em reconhecimento pela colaboração prestada durante os incêndios florestais que afetaram aquela comunidade autónoma espanhola ao longo de 2025. A distinção foi atribuída pelo contributo das corporações portuguesas nas operações de emergência e no reforço da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

A homenagem foi entregue no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil da Extremadura, decorridas em Fuentes de León, na província de Badajoz. O reconhecimento destaca o profissionalismo, a dedicação e a disponibilidade dos bombeiros do Alto Alentejo, constituindo também um agradecimento público pelo apoio prestado às populações e às autoridades espanholas em momentos de particular exigência operacional.

Campanha “Elvas, Comprar é Ganhar – Património Mundial” arranca na segunda-feira

Fazer compras no comércio local de Elvas volta a dar prémios. Tem início na segunda-feira, 1 de junho, a campanha “Elvas, Comprar é Ganhar – Património Mundial”, uma iniciativa estratégica desenhada para reforçar o apoio ao comércio tradicional, estimular o consumo interno e dinamizar a economia de todo o concelho.

Ao realizar as suas compras nos estabelecimentos comerciais aderentes, os clientes habilitam-se a ganhar diversos prémios, transformando o ato de consumo numa ação direta de apoio à comunidade. A campanha assume-se como um convite à valorização do que é nacional e local, destacando a identidade de Elvas como cidade Património Mundial.

O grande objetivo da autarquia e das entidades parceiras é fortalecer o tecido económico elvense, fixando a riqueza no território e sensibilizando os cidadãos para a importância de escolher as lojas de proximidade, que oferecem um atendimento personalizado e de confiança.

Restaurante Pompílio reabre com imagem renovada e aposta na modernização

O emblemático Restaurante Pompílio, em São Vicente, no concelho de Elvas, gerido pelos irmãos Manuel João e Rui Rodrigues, reabriu portas este sábado, 30 de maio, após um processo de renovação e modernização das suas instalações.

O projeto, apoiado pelo programa Alentejo 2030, obrigou ao encerramento ao público durante cerca de três semanas. Durante esse período, foi levado a cabo um conjunto de obras para a renovação de equipamentos, alguns com várias décadas de utilização, e modernização de espaços, como a sala de refeições, que agora se apresenta mais moderna e sofisticada.

Com um investimento total de 202.848,24 euros, apoiado em 121.708,94 euros (60%) por fundos europeus, a aposta foi feita na melhoria das condições de funcionamento do restaurante, reforçando a eficiência e a capacidade de resposta às exigências atuais do setor.

Entre as novidades que mais se destacam está a nova garrafeira, concebida para valorizar a extensa seleção de vinhos da casa, bem como as novas instalações sanitárias, totalmente remodeladas para garantir maior conforto e funcionalidade. A sala de refeições passa também a contar com um novo sistema de sonorização, contribuindo para um ambiente mais agradável e acolhedor. No exterior, no famoso pátio, foi substituída a cobertura.

Apesar das mudanças, aquilo que tornou o restaurante uma referência ao longo dos anos permanece inalterado: a qualidade do serviço, o acolhimento familiar e a excelência da sua oferta gastronómica. A renovação procurou sobretudo proporcionar uma experiência mais confortável e contemporânea aos clientes.

A reabertura marca assim uma nova etapa na história do restaurante, conjugando tradição e inovação. O objetivo do estabelecimento é continuar a receber os clientes de sempre e novos visitantes num espaço renovado, mais moderno e preparado para o futuro, sem perder a identidade que fez do Pompílio uma das referências da restauração alentejana.

Bombeiros de Elvas distinguidos pela Junta da Extremadura

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas foi distinguida pela Junta da Extremadura com a Menção de Honra da Proteção Civil da Extremadura, em reconhecimento pela colaboração prestada durante os incêndios florestais que afetaram a vizinha comunidade autónoma espanhola ao longo de 2025.

A distinção foi entregue pelo Vice-Presidente e Conselheiro da Presidência, Coordenação da Ação Governativa, Interior e Emergências da Junta da Extremadura, Abel Bautista Morán, a Paulo Ortiz em representação da direção da corporação elvense e a Paulo Moreiras, comandante.

A junta da Estremadura agraciou também os Bombeiros de Campo Maio, Arronches e Marvão pelo mesmo motivo.

A entrega da condecoração decorre no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil da Extremadura, numa cerimónia marcada para este sábado, 30 de maio, no Teatro-Cine Municipal San Vicente, em Fuentes de León, na província de Badajoz.

A Junta da Extremadura destaca, desta forma, o contributo e a cooperação dos Bombeiros de Elvas nas operações de emergência realizadas em território espanhol, sublinhando a importância da colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha na proteção de pessoas, bens e património natural.

Na comunicação oficial, o governo regional espanhol manifesta ainda o seu agradecimento e felicita a corporação elvense pelo trabalho desenvolvido, considerando a distinção um gesto de reconhecimento pela dedicação e profissionalismo demonstrados durante as intervenções efetuadas.

Bairro Comercial Digital de Vendas Novas quer levar comércio local ao mercado global

O projeto do Bairro Comercial Digital de Vendas Novas, apresentado no passado mês de abril e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende modernizar o comércio tradicional da cidade através da criação de um marketplace virtual e da implementação de ferramentas digitais de apoio aos comerciantes locais.

A iniciativa liga os estabelecimentos físicos da zona central de Vendas Novas a uma plataforma online de venda de produtos e serviços, permitindo aos comerciantes alcançar novos públicos e competir num mercado cada vez mais digital.

Segundo Pedro Barbas, vereador da Câmara Municipal de Vendas Novas, o objetivo passa por dar novas capacidades ao comércio tradicional, conciliando a proximidade do atendimento físico com as vantagens das plataformas digitais. “Basicamente, o que se pretende com o bairro comercial digital é dotar o comércio tradicional local de ferramentas que lhe permitem competir não só com as grandes superfícies comerciais, mas também com o comércio global online. Na verdade, trata-se de uma fusão do comércio de proximidade com a conveniência das ferramentas do mundo digital que hoje tão bem conhecemos”, afirmou.

Entre as principais valências do projeto está o marketplace digital, que permitirá aos comerciantes manter os seus produtos disponíveis online em permanência, independentemente do horário das lojas físicas. “A grande vantagem é desbloquear a possibilidade de estar sempre presente. A presença no marketplace permite ao comerciante promover e expor os seus produtos, mesmo com a sua loja física fechada”, explicou o vereador.

De acordo com Pedro Barbas, a plataforma permitirá também aos consumidores comparar preços e produtos antes da compra, criando uma experiência mais cómoda e informada.

O projeto contempla ainda a instalação de mupis digitais distribuídos pela cidade, destinados à promoção do comércio local e à divulgação dos estabelecimentos aderentes. “Os mupis digitais espalhados pela cidade ajudam a publicitar e a promover não só o comércio local, mas também os próprios comerciantes, que são, ao fim e ao cabo, os atores principais deste projeto”, acrescentou.

A autarquia destaca ainda o envolvimento dos empresários locais desde a fase inicial da candidatura ao PRR, considerando essa participação essencial para a concretização do Bairro Comercial Digital. “Este projeto só seria possível se a candidatura integrasse precisamente os empresários locais. Eles foram os primeiros a digerir o projeto. Os contactos têm sido constantes e o leque de aderentes tem sido sempre crescente”, referiu Pedro Barbas.

O apoio técnico aos comerciantes será assegurado pela Unidade de Atração e Apoio ao Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal, que terá como missão acompanhar os empresários na adaptação às novas ferramentas tecnológicas. “Os técnicos têm as melhores competências para ajudar mesmo aqueles que estão menos adaptados às novas tecnologias”, sublinhou.

O projeto inclui ainda a figura de um gestor do bairro comercial digital, responsável por apoiar a relação entre os comerciantes e as soluções tecnológicas implementadas. “O gestor do bairro é um elemento preponderante na relação dos comerciantes com as tecnologias que compõem o bairro comercial digital”, concluiu o vereador.  

“O Elvas” Cup Goldenergy enche relvado de equipas de traquinas e petizes

O Campo Barrena do estádio municipal de Elvas recebe, ao longo deste fim de semana, dias 30 a 31 de maio, a primeira edição do torneio de  futebol “Elvas Cup Goldenergy”, competição de futebol jovem promovida pelo “O Elvas” Clube Alentejano de  Desportos (CAD), que irá reunir centenas de atletas de cerca de 40 clubes de norte a sul do país.

A prova contempla os escalões de Petizes a Sub-12, sendo que os jogos dos escalões mais jovens decorrem já este sábado e domingo. A competição de Sub-12 está marcada para o sábado da próxima semana, dia 6 de junho.

Arronches: Santo António é protagonista de exposição no Convento de Nossa Senhora da Luz

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, acolhe até ao próximo dia 30 de junho a exposição “Entre Mãos e Devoção: Uma Coleção de Santo António”, composta por peças do acervo particular de Alexandre Correia, apresentadas agora pela primeira vez ao público.

A mostra, inaugurada no passado dia 16 de maio, reúne cerca de uma centena de peças dedicadas a Santo António, selecionadas de uma coleção com mais de oito mil exemplares pertencentes ao colecionador de artesanato.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, que destaca a dimensão e relevância do espólio de Alexandre Correia, sublinha a ligação do colecionador ao artesanato tradicional português. “Alexandre Correia é uma pessoa que conhece, eu diria, quase todos, se não todos, os artesãos deste país. Ele tem uma coleção vastíssima de artesanato e é uma pessoa que é devota de Santo António”, afirma.

Segundo o autarca, o convite surgiu tendo em conta a proximidade ao mês de junho. “Quando o convidámos, aproveitando a proximidade com o mês dos Santos Populares, ele desde logo se disponibilizou para expor parte das suas peças de Santo António”, acrescenta.

O autarca deixa ainda o convite à população e visitantes para conhecerem a exposição no Convento de Nossa Senhora da Luz. “Estão aqui patentes cem peças, portanto vejamos a expressão que este colecionador tem. Deixo o convite para que os ouvintes da Rádio Elvas nos possam visitar e apreciar esta excelente exposição de imagens de Santo António”, refere ainda.

A pode ser visita até 30 de junho, no Convento de Nossa Senhora da Luz, de terça-feira a domingo, das 09h30 às 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30.

Documentário “Os Olhos do Meu Amor” celebra a alma de Campo Maior no grande ecrã

O filme “Os Olhos do Meu Amor” (2019), um documentário poético sobre a tradição das Festas do Povo de Campo Maior, será o destaque de uma sessão especial no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme, realizado por Rui Silveira, celebra a dedicação dos campomaiorenses que, de quatro em quatro anos (ou quando o “povo quer”), transformam as ruas da vila num autêntico jardim de flores de papel, uma arte reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A sessão está marcada para este sábado, às 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior. As entradas são gratuitas.

Município de Elvas presta homenagem às crianças do concelho com Feira Escolar

A Feira Escolar de Elvas está de regresso ao Jardim Municipal da cidade, para a sua 34.ª edição, trazendo consigo um vasto programa de animação dedicado à comunidade educativa e às famílias.

O certame, promovido pela Câmara Municipal de Elvas em parceria com os agrupamentos de escolas e o movimento associativo, teve início esta sexta-feira e decorre até à próxima segunda-feira, 1 de junho, assumindo-se, ano após ano, como um dos momentos mais aguardados do calendário educativo e cultural do concelho.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, a iniciativa tem como principais objetivos celebrar o Dia Mundial da Criança e dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano letivo. “O evento assenta muito naquilo que é uma feira escolar, ou seja, as crianças têm ali a oportunidade de mostrar algum do seu trabalho ao longo do ano. No fundo acabamos, e porque dia 1 é Dia Mundial da Criança, por fazer também a nossa homenagem às crianças do nosso concelho”, destaca o autarca.

Em declarações à Rádio ELVAS, Nuno Mocinha deixa ainda uma palavra de reconhecimento a toda a comunidade educativa, sublinhando o empenho dos profissionais dos agrupamentos escolares do concelho. “Quero aqui deixar uma palavra de agradecimento às direções dos agrupamentos, e em especial a todos aqueles que trabalham nesses agrupamentos, desde os professores aos auxiliares, porque sei que é um esforço acrescido que lhes pedimos para que, num fim de semana, também dediquem um bocadinho do seu tempo a esta Feira da Criança. Daí, em nome da Câmara Municipal, agradecer mais esse esforço, para além daquilo que fazem durante todo o ano”, diz o autarca.

Dizendo que “hoje em dia, ser professor não é nada fácil”, Mocinha deixa ainda “uma palavra de reconhecimento a todos os professores que vão fazendo possível aquilo que é a educação” no concelho de Elvas.

A feira abriu portas ontem, ao final da tarde, com a tradicional cerimónia de entrega de diplomas de mérito aos alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, seguindo-se momentos de animação protagonizados pelo Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação, pelo Agrupamento de Escolas de Santa Luzia e pela Gota d’Arte.

Este sábado, 30 de maio, o programa prossegue a partir das 18 horas, com várias iniciativas culturais e recreativas. Entre os destaques estão uma atuação de dança oriental do grupo Naadirahs, uma sessão de pilates para pais e filhos dinamizada pelo CLDS 5G de Elvas, e a apresentação “Vamos salvar o Planeta!” pela Arkus, além de atuações de dança dos grupos Spotlight e AltoEspírito. O dia termina com a atuação do grupo Amigos de Jesus, do MTA.

Remember Monforfeira regressa para dinamizar o concelho e afirmar-se no panorama regional

O concelho de Monforte está a reviver o espírito da antiga MonforFeira através do evento “Remember MonforFeira”, uma iniciativa realizada este fim de semana de maio na zona desportiva e na sala polivalente da vila. O presidente da Câmara Municipal, Miguel Rasquinho, destacou que o certame, organizado em parceria com os Forcados, a Associação Tauromáquica e a Junta de Freguesia, visa recuperar a dinâmica do início dos anos 2.000 para atrair visitantes e impulsionar a economia local.

O autarca sublinhou o papel do evento na coesão social, afirmando que “nem só de pão vive o homem, concretizamos obra, concretizamos financiamentos, concretizamos candidaturas, ainda hoje conseguimos submeter mais uma candidatura para a requalificação do Centro Cultural em Vaiamonte, mas Monforte precisa de muito mais, precisa de dinâmica, precisa de dinamismo, precisa de motivação para as pessoas saírem de casa, precisa de investimento social, investimento económico, que as nossas empresas, que as nossas entidades vendam, e é isso que estamos aqui a fazer hoje, a inaugurar hoje este Remember MonforFeira”.

Miguel Rasquinho explicou que a escolha do local permite acolher os espetáculos, as largadas e as tasquinhas das associações e IPSS num espaço amplo e com estacionamento, o que “não está no centro da vila, permite também algum descanso aos moradores, mas permite que toda a gente se divirta de uma forma aberta”.

O grande propósito deste regresso ao passado faz-se com o foco no futuro e no reforço dos laços comunitários através do convívio presencial. O líder do município realçou o aumento do investimento e do envolvimento direto da autarquia na organização da festa e da corrida de toiros, justificando que este formato abrangente é essencial para o sucesso do projeto.

O presidente da Câmara Municipal defendeu a importância de combater o isolamento social, referindo que o seu objetivo principal é “trazer muita gente a Monforte, trazer visitantes, dar a conhecer o nosso concelho, mas também aquilo que eu quero fazer, eu repito esta frase inúmeras vezes, que é tirar as pessoas de casa, as pessoas em Monforte precisam de sair, precisam de conviver, em Monforte e não só”. Miguel Rasquinho reforçou que a comunidade precisa de “deixar de estar agarrados aos telemóveis, agarrados à televisão, sentados no sofá, precisamos de conviver, de falar, de nos vermos, porque às vezes passamos meses sem nos encontrarmos uns aos outros”.

Para o autarca, a ambição é clara: consolidar o “Remember MonforFeira” como um evento de referência que marque de forma definitiva o roteiro do panorama distrital e regional neste período do ano.

O evento arrancou, durante a tarde, com um colóquio sobre a importância da tauromaquia no concelho de Monforte (ver aqui).

Feira Escolar de Elvas celebra 34 anos com foco na comunidade e com investimento previsto de 6 milhões de euros no parque escolar

A Feira Escolar de Elvas teve início esta tarde de sexta-feira, 29 de maio, no Jardim Municipal, num evento que assinala a sua 34.ª edição como um momento alto do calendário local, reunindo atividades que mostram o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano e promovendo o convívio entre crianças, professores e famílias.

O presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, destaca o empenho conjunto para a realização do certame, afirmando que “as crianças, conjuntamente com os seus animadores, levaram um ano inteiro a trabalhar e, por outro lado, também, em parte desse ano, andaram preocupados em fazer trabalhos para mostrar aqui nesta feira escolar, por isso, é um dos objetivos da Câmara Municipal, é lembrar-se das crianças e dar essa satisfação, não só às crianças, como também aos encarregados da educação e, nesses casos, aos seus pais”. O autarca fez questão de deixar “uma palavra de agradecimento a todas as diretores dos agrupamentos, a todo o pessoal docente, ao pessoal não docente, uma vez que isto não se faz único e exclusivamente com a boa vontade da Câmara, pelo contrário, os grandes obreiros desta feira são precisamente os agrupamentos escolares”, elogiando ainda a presença de associações do concelho e das forças de segurança, como a PSP e a GNR, que aproveitam o espaço para ações de sensibilização junto dos jovens.

Para além da celebração comunitária, o certame serve de pano de fundo para projetar o futuro do ensino no concelho, que se prepara para receber uma forte componente de requalificação das suas infraestruturas, segundo o autarca. Rondão Almeida realçou o esforço municipal contínuo na manutenção e atualização das condições letivas, anunciando intervenções profundas e de grande escala nos estabelecimentos de ensino locais.

O presidente do município explicou que “o grande objetivo deste ano é olhar para esse parque escolar que é bastante grande, algum desses elementos do parque escolar que já foram feitos no decorrer dos meus primeiros mandatos, lembro-me da escola da Boa Fé, da escola de Vila Boim, em que vão ser intervencionadas com um investimento superior a 6 milhões de euros, mas, por outro lado, mais uma vez, vamos ter que intervir naquilo que são as escolas dos anos 50, designadas por escolas do primeiro ciclo, tendo em atenção o estado também avançado de degradação, que vão estando, e muito especialmente, principalmente naquilo que diz respeito à caixilharia, carpintaria, ou seja, tudo o que tem a ver com a própria climatização desses edifícios, de maneira que é, de facto, um grande investimento que a Câmara tem pela frente”.

O autarca concluiu reforçando que o município tem as obras lançadas em concurso, defendendo que para “existir qualidade de ensino é obrigatório ter um bom parque escolar, um bom corpo docente e alunos que deem alma” a todo este ecossistema.

Artesanato e doces de fazer crescer água na boca marcam fim de semana de festa em São Vicente

Já decorre, no Pavilhão Multiusos de São Vicente, no concelho de Elvas, a décima edição da Exposição de Artesanato e Doçaria, certame que conta com a participação de quase duas dezenas de expositores.

No evento, promovido pela Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, é possível encontrar todo o tipo de artesanato — desde velas e acessórios a peças de roupa — bem como doces e salgados, que prometem, até domingo, 31 de maio, fazer as delícias dos visitantes.

O certame abriu portas na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, com um momento de animação musical protagonizado pelo Grupo Cantadores da Planície. Pelas 22h00, sobe ao palco Ricardo José.

Amanhã, sábado, dia 30, a animação prossegue com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem às 17h00, do Grupo Sol Nascente às 21h00, terminando a noite com o espetáculo musical de Xana Carvalho às 23h00. Já no domingo, dia 31, o encerramento do certame será feito ao som das Roncas d’Elvas, pelas 16h00.

As crianças vão poder desfrutar de insufláveis ao longo de todo o fim de semana.

Paulo Caetano: “tauromaquia representa cerca de 10 milhões de euros” em Monforte

A sala polivalente de Monforte recebeu um colóquio de abertura da iniciativa “Remember Monforfeira” dedicado às perspetivas da tauromaquia enquanto atividade económica, social e cultural no concelho de Monforte

Um dos oradores foi Paulo Caetano, que defendeu a forte relevância do setor para a economia local. Segundo o interveniente, a atividade tauromáquica representa “uma importância enorme”, envolvendo “mais de 10 milhões de euros e criando impacto direto em várias áreas ligadas aos cavaleiros, ganadeiros, forcados e empresários tauromáquicos responsáveis pela organização de eventos”.

Paulo Caetano destacou ainda que “mais de uma centena de pessoas trabalham direta ou indiretamente neste universo no concelho”, considerando que, sem tauromaquia, Monforte perderia uma parte significativa da sua dinâmica económica e também da sua vida social.

Na vertente cultural, o orador sublinhou que a tauromaquia está implantada há muitas gerações em Monforte, fazendo parte da identidade e das tradições locais. Durante a intervenção, recordou também a longa ligação histórica do toureio à civilização mediterrânica, referindo que a prática remonta há mais de dois mil anos, com referências já na Grécia Antiga e posteriormente na Península Ibérica durante o período romano.

Segundo Paulo Caetano, ao longo da História houve igualmente momentos em que cristãos e muçulmanos assinalavam tratados de paz através da realização de corridas de touros.

“A arte aproxima o homem da perfeição”, afirmou o orador que destacou também a importância da criação de gado bravo, considerando tratar-se de uma das formas de produção pecuária mais sustentáveis existentes. Referiu que o touro bravo é criado em campo aberto e em condições de liberdade, permitindo um modelo de exploração extensiva que, na sua perspetiva, constitui um exemplo de sustentabilidade agrícola e de preservação do meio rural.


Politécnico de Portalegre lança CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis

O Instituto para o Ensino Superior (anterior DGES) aprovou um curso técnico superior profissional (CTeSP) em Bioenergias e Gases Renováveis. Este curso constitui uma evolução e atualização do CTeSP de Bioenergias já presente na oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre).

A aprovação do CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis acontece num momento em que a situação geopolítica mundial, em especial no que diz respeito ao acesso às fontes de energias fósseis, vem reforçar a premência do apelo para a transição energética e a imprescindibilidade da construção da independência e autonomia energéticas no país e na UE.

Com efeito, as metas a que Portugal e a União Europeia se autoimpuseram para 2030 e 2050 para o combate as alterações climáticas, por exemplo, no Plano Nacional para o Biometano, na Estratégia Nacional para o Hidrogénio e nos Plano Ecológico Europeu e Repower EU, implicam a formação acelerada de quadros para assegurar o funcionamento de instalações de geração de energias renováveis, em particular, a conversão de biomassas residuais da agricultura, pecuária e agroindústria em biogás, biometano, hidrogénio verde e outros combustíveis e produtos renováveis.

O CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis vem precisamente colmatar esta necessidade através de uma formação de nível 5 que inclui, para além das disciplinas básicas e complementares, unidades curriculares com forte pendor prático, tais como, Energia Eólica e Hídrica; Energias Solar Térmica e Fotovoltaica; Pellets, Gasificação e Pirólise de Biomassas; Produção e Aplicações do Hidrogénio; Análise de Biomassas, Biocombustíveis e Águas Residuais e Biodiesel e Diesel Verde, apoiadas nas excelentes instalações laboratoriais e industriais da BioBIP (Bioenergy Business Incubator of Portalegre). A formação culmina com um estágio académico, em ambiente laboral, em empresas nacionais do setor com as quais já existem compromissos de acolhimento dos formandos.

Com esta formação, o IPPortalegre apresenta a mais completa e coerente oferta formativa na área das bioenergias que vai deste CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis, que arranca no próximo ano letivo, até ao doutoramento em Hidrogénio e Gases Renováveis, iniciado no presente ano letivo, passando pelas licenciaturas em Engenharia de Produção de Biocombustíveis e Engenharia Química e Biológica, que também arranca em 2026-2027, o mestrado em Valorização Ambiental e Produção de Energia e a pós-graduação internacional em Energias Renováveis e Ambiente (Renewable Energy and Environment).

Colisão no cruzamento de Barbacena provoca dois feridos

Uma colisão entre uma viatura ligeira comercial e uma viatura ligeira de passageiros provocou, na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, dois feridos no cruzamento de Barbacena, junto ao entroncamento das estradas que ligam Elvas a Monforte e Santa Eulália/São Vicente a Vila Fernando.

O alerta foi dado cerca das 16 horas, tendo os feridos sido assistidos e transportados pelos Bombeiros Voluntários de Elvas ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas. De acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, uma outra pessoa foi assistida no local.

No local estiveram duas ambulâncias, o veículo de desencarceramento e o carro de comando, num total de seis operacionais. A Guarda Nacional Republicana tomou conta da ocorrência, mobilizando quatro militares e duas viaturas. O trânsito no cruzamento esteve condicionado e o local permaneceu interdito até à remoção das viaturas envolvidas.

Recorde-se que há cerca de uma semana já se tinha registado outro acidente naquele cruzamento, também envolvendo uma colisão rodoviária.

Exposição “Entre Pincéis e Sonhos” para visitar na Casa da Cultura de Elvas até 20 de junho

A Casa da Cultura de Elvas acolheu, na tarde desta quinta-feira, 28 de maio, a inauguração da exposição de pintura “Entre Pincéis e Sonhos”, uma mostra coletiva que reúne trabalhos das artistas Ana Cortes, Lucília Dias, Marianne, Occilda e Piedade Maria Magessi, e que vai estar patente ao público até ao próximo dia 20 de junho.

A cerimónia contou com a presença de Sérgio Ventura, vereador da Câmara Municipal de Elvas, que, na ocasião, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados, sublinhando o talento, a dedicação e a sensibilidade artística evidenciados nas obras expostas.

O autarca agradeceu ainda o importante papel que iniciativas desta natureza desempenham junto desta faixa etária, salientando que estas atividades constituem uma forma de promover o envelhecimento ativo, estimular a criatividade e proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e realização pessoal, permitindo aos participantes manterem-se ativos e envolvidos na vida cultural da comunidade.

A exposição apresenta diferentes estilos e abordagens pictóricas, proporcionando aos visitantes uma viagem pelo universo criativo de cada artista, através de obras marcadas pela cor, imaginação e expressão individual.

“Entre Pincéis e Sonhos” pode ser visitada na Casa da Cultura, numa proposta cultural que reforça a aposta do Município de Elvas na valorização da arte e na dinamização cultural do concelho.

Estudo prévio da nova Escola da GNR já deu entrada na Câmara Municipal de Portalegre

O projeto da nova Escola de Formação da GNR de Portalegre deu um passo importante com a entrega do estudo prévio na autarquia. À Rádio Elvas, a presidente do município, Fermelinda Carvalho, explicou que o objetivo passa por lançar o concurso público internacional e ver as máquinas no terreno ainda no último ano do atual mandato.

Este é um dos dossiês mais antigos e aguardados na região, arrastando-se há várias décadas. Há cerca de 15 dias, o documento técnico deu finalmente entrada nos serviços municipais para ser analisado. “Vai ser ainda ali aprumado”, referiu a autarca que acrescentou “Ali há algumas situações que ainda têm que ser corrigidas, mas dentro de pouco tempo podemos aprovar aquilo que é o estudo prévio para depois passar para a aprovação dos projetos de especialidades”.

Fermelinda Carvalho assegura que o executivo está focado em acelerar o processo, embora reconheça as exigências burocráticas associadas: “Gostaria muito que neste mandato essa obra se iniciasse e é possível, estamos a trabalhar para isso. Há um projeto que ainda vai demorar a concluir, as especialidades e se tudo correr muito bem, dentro de um ano temos o projeto pronto. Depois concurso público — será um concurso público internacional de grande dimensão — prazos, etc., reclamações eventualmente. No último ano de mandato espero eu que possamos começar a obra.”

A presidente do município de Portalegre fez ainda questão de clarificar que a autarquia já cumpriu as obrigações que lhe competiam no terreno destinado à infraestrutura. “Da parte da Câmara está tudo pronto, nós já fizemos as infraestruturas, há muitos anos, infraestruturámos o terreno. Portanto, da nossa parte está tudo feito. Agora é o Ministério da Administração Interna que vai fazer a sua parte”, rematou.

Mulher portuguesa de 59 anos morre em colisão junto à fronteira. Acidente fez ainda um ferido grave

Foto: Canal Extremadura

Uma mulher de nacionalidade portuguesa, de 59 anos, perdeu a vida às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 29 de maio, na sequência de uma colisão entre o automóvel ligeiro em que seguia e uma carrinha, na estrada que liga o Retiro, em Campo Maior, a Badajoz.

De acordo com o Canal Extremadura, do acidente, registado ao quilómetro 3,00 da Estrada BA-020, por volta das 7 horas, resultou ainda um ferido grave: um homem de 45 anos, que conduzia uma carrinha de matrícula espanhola em direção a Portugal.

A mulher, que circulava no sentido Campo Maior – Badajoz, acabou por falecer no local. O corpo teve de ser desencarcerado pelos bombeiros. Já o ferido grave foi transportado para o Hospital Universitário de Badajoz.

Ao que tudo indica, um dos veículos terá invadido a faixa de rodagem contrária, num troço reto onde as ultrapassagens são proibidas, assinalado com linha contínua, antes de uma curva considerada perigosa e com limite de velocidade de 20 km/h.

As circunstâncias do acidente estão agora a ser investigadas pela Equipa de Investigação de Acidentes de Badajoz.

O coração em forma de poesia: José Manuel Soutino apresenta “O Caminho das Palavras” em Campo Maior

Há livros que se escrevem com tinta. Outros, com memória. Mas o novo livro de José Manuel Soutino, “O Caminho das Palavras”, nasce, segundo o próprio, “completamente do coração”.

A obra será apresentada este sábado, às 17 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, numa tarde que promete ser feita de emoção, afetos e poesia.

Depois de “Tudo na Vida faz Sentido” e “Pensando em Ti”, José Manuel Soutino regressa agora com aquele que considera o seu livro mais pessoal. Entre versos dedicados à mulher, aos pais, à família em geral, aos amigos, a Campo Maior e aos combatentes, o poeta deixa transparecer a sensibilidade de quem encontrou na escrita um refúgio e uma forma de amar. “É um livro que me toca, que me dói, que me dá inspiração para seguir mais à frente”, confessa.

Escrito ao longo dos últimos meses, muitas vezes ao nascer do dia, “O Caminho das Palavras” reúne mais de 40 poemas. Outros tantos permanecem já guardados “na gaveta”, à espera de um futuro livro. “Levanto-me às cinco da manhã a fazer quadras, a fazer poemas”, revela o autor, numa rotina onde as palavras parecem chegar antes do próprio amanhecer.

A edição da obra pertence à Solid Story, de César Magarreiro, editor que se tornou amigo e que, segundo José Manuel Soutino, tem sido um dos grandes impulsionadores do seu percurso literário.

Quanto à apresentação deste sábado, o poeta não esconde a expectativa. Entre abraços, memórias e versos sentidos, acredita que será uma tarde de emoções à flor da pele. “Vai haver muitas lágrimas”, diz, como quem sabe que há palavras capazes de tocar onde o silêncio raramente chega.

A entrevista completa a José Manuel Soutino para ouvir no podcast abaixo:

Artesanato e doçaria voltam a ter lugar de destaque em São Vicente ao longo do fim de semana

São Vicente, no concelho de Elvas, celebra, entre hoje e domingo, de 29 a 31 de maio, a décima edição da Exposição de Artesanato e Doçaria. O evento, promovido pela Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no pavilhão multiusos da aldeia, promete um fim de semana de grande animação.

Desta feita, de acordo com o presidente da junta, João Charruadas (na imagem), participam no certame 17 expositores: uns dedicados ao artesanato, outros à doçaria. A estes ainda se junta a Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, para que, no decorrer do evento, possa angariar mais algumas verbas com vista a organização das festas de verão.

A inauguração do evento está marcada esta sexta-feira para as 18h30, seguindo-se a atuação do Grupo Cantadores da Planície, pelas 19h00, e um espetáculo com Ricardo José, às 22h00.

Amanhã, sábado, dia 30, a animação prossegue com a atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem, às 17h00, do Grupo Sol Nascente, às 21h00, terminando a noite com o espetáculo musical de Xana Carvalho, às 23h00.

Já no domingo, dia 31, o encerramento da certame será feito ao som das Roncas d’Elvas, pelas 16h00.

Amanhã e domingo haverá ainda insufláveis e atividades dedicadas às crianças.

Feira Escolar de Elvas regressa ao Jardim Municipal com quatro dias de animação

A 34ª edição da Feira Escolar do Concelho de Elvas realiza-se entre esta sexta e segunda-feira, de 29 de maio a 1 de junho, no Jardim Municipal, com um programa de animação dedicado à comunidade educativa e às famílias.

Promovida pelo Município de Elvas, a iniciativa volta a afirmar-se como um dos momentos mais aguardados do calendário educativo e cultural do concelho, proporcionando vários dias de animação, aprendizagem, convívio e partilha entre alunos, professores, famílias e instituições.

A iniciativa arranca esta sexta-feira, 29 de maio, pelas 19 horas, com a abertura oficial da feira e a entrega de diplomas de mérito aos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho. A noite contará ainda com animação musical, atuações dos alunos do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação, apresentações musicais do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia e atividades dinamizadas pela Gota d’Arte.

Amanhã, sábado, 30 de maio, o certame prossegue a partir das 18 horas, com diversas iniciativas culturais e recreativas, entre elas dança oriental pelo grupo “Naadirahs”, uma atividade de pilates para pais e filhos promovida pelo CLDS 5G – Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a apresentação “ARKUS – Vamos salvar o Planeta!”, atuações de dança do grupo “Spotlight” e do Grupo AltoEspírito, terminando com a atuação do grupo “Amigos de Jesus” do MTA.

Já no domingo, 31 de maio, destaque para as atuações da Academia de Dança de Elvas/Applausus, demonstrações de dança do ventre pela SAPHIRABELLYDANCE e o espetáculo de animação “Mistério das Profissões”, com o cantor Pedro Gonçalves.

A programação encerra na segunda-feira, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com atividades especialmente dedicadas aos mais novos. Entre os momentos previstos estão um “Peddy Paper em Família”, organizado pela CPCJ de Elvas, interpretações musicais pelos alunos do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, a atividade “Reanimar a Brincar”, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, e o espetáculo de animação “Os Guardiões da Alegria”.

Ao longo dos quatro dias, a Feira Escolar pretende promover o trabalho desenvolvido pelas escolas e associações do concelho, proporcionando momentos de convívio, cultura e animação para toda a comunidade.

Bellissimo Cafés regressa à ARCO Lisboa com uma nova experiência imersiva

A partir de hoje, dia 28 de maio, Bellissimo Cafés, marca do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, é presença confirmada na ARCO Lisboa – feira internacional de arte contemporânea portuguesa – que decorre na Cordoaria Nacional. A marca promete novas experiências num espaço renovado e pensado para surpreender artistas, galeristas, visitantes, colecionadores e amantes de café.

Mais do que um ponto de paragem obrigatório, o Lounge Bellissimo Cafés é um espaço inspirador que une pessoas, ideias, histórias e momentos de frescura e conforto enriquecido por uma oferta diversificada de bebidas frias e quentes à base de café, criadas por baristas profissionais. Junto à zona de artistas emergentes, este espaço convida os visitantes a mergulharem no universo artístico da marca através de uma experiência sensorial e criativa cheia de surpresas e onde o café se cruza com a arte contemporânea de forma autêntica e envolvente.

Nesta edição, a experiência conta ainda com uma ativação de marca inovadora, desenvolvida em parceria com a Mojobrands, que reforça o carácter inusitado de Bellissimo Cafés na ARCO Lisboa. O Photoautomat Bellissimo Cafés, inspirado nas icónicas cabines fotográficas parisienses, é o novo ponto de atração e desafia os visitantes a captarem a sua experiência no evento, transformando cada imagem num momento de expressão pessoal e de partilha, que poderá ser partilhada nas redes sociais.

Para Mónica Oliveira, Diretora de Marketing e Comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro, “Nesta edição da ARCO Lisboa, quisemos elevar a experiência de Bellissimo Cafés a um novo patamar, criando um espaço ainda mais interativo, onde o café se cruza com a arte e com novas formas de expressão. O lounge e a ativação com Photoautomat convidam quem nos visita a fazerem parte desta narrativa,

captando e partilhando momentos inesquecíveis. É uma celebração da criatividade que se sente, se vê, se saboreia e agora também se vive e se partilha e que reforça a ambição da marca como a mais irreverente do universo de cafés.”

Com a participação de Bellissimo Cafés na ARCO Lisboa, a marca reforça o seu compromisso com a cultura e o apoio à nova geração de artistas, consolidando o seu posicionamento enquanto promotora de experiências que ligam o café à criatividade, à arte e à cultura.

IPP integra projeto de reforço da cibersegurança na região EUROACE

O Politécnico de Portalegre (IPP) integra o projeto CIBERRAIA. A participação da instituição é assegurada pelo professor Secundino Marques Lopes, enquanto investigador responsável. Liderado pela Junta de Extremadura, o projeto reúne um conjunto alargado de parceiros de Portugal e Espanha, com o objetivo de reforçar a segurança no ciberespaço na região EUROACE.

O projeto CIBERRAIA pretende potenciar os benefícios da digitalização, promovendo uma sociedade mais cibersegura. Para isso, aposta no reforço da cooperação institucional no combate à cibercriminalidade, na criação de uma rede transfronteiriça de investigação de apoio às forças de segurança e no desenvolvimento de um setor empresarial dedicado à cibersegurança.

CIBERRAIA – Promoção de um ambiente ciberseguro transfronteiriço no espaço POCTEP, é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do Programa Interreg VI A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027 com um apoio financeiro de 1.489.574,67€, sendo o montante de investimento elegível global de 1.986.099,56€, cabendo ao Instituto Politécnico de Portalegre um investimento de 149.450,00€. O término deste projeto está agendado para 30 de junho de 2028.

Elvenses Rúben Mendes e Carlos Góis representam Portugal no Campeonato Europeu de Dardos

Os elvenses Rúben Mendes e Carlos Góis vão representar Portugal no Campeonato Europeu de Dardos (IDF European Soft Darts Championships), uma das mais prestigiadas competições da modalidade.

Os dois jogadores integram a Seleção Nacional, composta por 12 jogadores escolhidos entre os 50 melhores praticantes do país, convidados a representar Portugal nesta importante prova internacional.

O IDF European Soft Darts Championships realiza-se na Eslováquia, entre sábado, dia 30 de maio, e 5 de junho, reunindo atletas de vários países europeus. A comitiva portuguesa parte já amanhã, de avião, rumo ao país anfitrião.

Margarida Paiva congratula-se com aprovação das suas propostas da candidatura de Elvas a Capital Portuguesa da Cultura e do pedido de reforço de efetivos da PSP

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, 27 de maio, em sessão ordinária, tendo aprovado por unanimidade a candidatura de Elvas a Capital Portuguesa da Cultura, proposta apresentada por Margarida Paiva, vereadora do PSD.

A informação é destacada por Margarida Paiva, em comunicado, no qual sublinha a importância da decisão para o concelho, considerando tratar-se de “uma oportunidade única para afirmar a identidade e o património de Elvas a nível nacional”.

Na reunião foi igualmente aprovada, também por unanimidade, uma recomendação apresentada pela vereadora social-democrata ao Ministério da Administração Interna, solicitando o reforço de efetivos da esquadra da PSP de Elvas. Segundo Margarida Coelho de Paiva, esta é “uma medida há muito necessária e essencial para garantir a segurança dos elvenses”.

Durante os trabalhos, e após questionar o executivo municipal, a vereadora revelou ainda que a aplicação móvel com localização em tempo real do autocarro urbano deverá ficar disponível durante o mês de julho. A nova ferramenta pretende facilitar o dia-a-dia dos utilizadores do transporte público urbano em Elvas, permitindo acompanhar em tempo real a circulação dos autocarros.

Margarida Paiva considera ainda que “Elvas merece uma Capital da Cultura com segurança e serviços à altura”.

Impacto do melhoramento de plantas na produtividade da agricultura em debate no Dia do Agricultor em Elvas

O impacto do melhoramento de plantas na produtividade da agricultura em Portugal esteve em destaque esta quinta-feira, 28 de maio, no Polo de Inovação de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a antiga Estação de Melhoramento de Plantas.

A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia do Agricultor, reuniu investigadores, técnicos e representantes do setor agrícola, depois de uma visita de campo à Herdade da Comenda, para discutir o papel das novas variedades vegetais no aumento da produtividade agrícola e na adaptação às alterações climáticas.

Na sessão de abertura participaram Margarida Correia de Oliveira, presidente do INIAV, António Cordeiro, presidente do Polo de Inovação de Elvas, Nuno Mocinha, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, e Roberto Grilo, vice-presidente da CCDR Alentejo.

Em representação do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha destacou a relevância da agricultura, não só para o país e para o mundo, como para o concelho, e sublinhou o apoio que o município procura prestar ao setor. “A agricultura é um dos principais setores, se não o principal setor económico no nosso concelho. A Câmara faz sempre gosto em estar ao lado dos seus agricultores, também partilhando um pouco das suas preocupações”, afirma.

O autarca reconhece ainda os desafios crescentes enfrentados pelos agricultores, quer ao nível da atividade agrícola, quer das exigências impostas ao setor, valorizando igualmente o trabalho desenvolvido pelo antigo centro de melhoramento de plantas, hoje integrado no INIAV. “Esta casa sempre se dedicou à investigação virada para a agricultura e muito tem contribuído não só para o nosso concelho, mas também para Portugal”, acrescenta.

Já Roberto Grilo salienta a importância da inovação e da investigação agrícola para garantir a resiliência e a soberania alimentar, num contexto marcado pelas alterações climáticas e pela necessidade de produzir mais com menos recursos. “Esta iniciativa (Dia do Agricultor) vem enfatizar a investigação e o melhoramento de plantas. A importância da agricultura é crítica, é fundamental, mas a inovação é aquilo que nos pode trazer resiliência para aquilo que é a soberania alimentar que precisamos de continuar a construir”, refere o vice-presidente da CCDR Alentejo.

Ainda segundo Roberto Grilo, os desafios relacionados com as alterações climáticas, a degradação dos solos e a escassez de recursos tornam indispensável reforçar a transferência de conhecimento e inovação para o setor agrícola.

Com esta iniciativa, o INIAV procurou, uma vez mais, reforçar a importância da investigação e da inovação agrícolas como pilares fundamentais para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor agrícola nacional, numa altura de crescente pressão climática e económica.

Montemor-o-Novo: Alma d’Arame celebra 20 anos com edição reforçada do Encontro Internacional de Marionetas

A cidade de Montemor-o-Novo recebe entre amanhã, 29 de maio, e 7 de junho, a 18.ª edição do Encontro Internacional de Marionetas, numa programação que este ano ganha um significado especial por assinalar os 20 anos da Alma d’Arame.

A efeméride marca o percurso da estrutura artística e atravessa toda a edição do festival, que reforça a sua dimensão nacional e internacional, bem como a ligação ao território.

Duas décadas de percurso “positivo, mas feito de desafios”

O diretor artístico da Alma d’Arame, Amândio Anastácio, fazendo um balanço do caminho percorrido pela companhia ao longo de duas décadas, destaca um crescimento contínuo, embora não isento de dificuldades. “O balanço destes primeiros 20 anos é claramente positivo. Foram 20 anos de muitas conquistas, muitas lutas e também algumas frustrações pelo caminho, mas sempre com um crescimento sustentado, com os nossos próprios recursos e com o apoio de parceiros”, assegura.

Esse percurso traduziu-se também em mudanças estruturais na organização: “Este ano reflete também uma nova fase para nós, com a mudança de instalações, com um novo espaço e melhores condições tanto para o público como para a equipa.”

A estabilidade do projeto é outro dos pontos sublinhados pelo responsável artístico, que destaca o enquadramento institucional da companhia. “Somos uma estrutura com apoio sustentado da DG Artes e fomos propostos para renovação automática, o que garante continuidade ao nosso trabalho.”

Paralelamente, a Alma d’Arame reforça a sua ligação a redes internacionais e projetos europeus: “Temos um projeto ligado à Évora 27 e estamos também envolvidos, com vários parceiros europeus, num projeto de grande dimensão no âmbito da Europa Criativa.”

Um festival especial com estreias e identidade própria

Esta edição do festival de marionetas surge também marcada pela celebração interna da companhia e por uma programação reforçada. “É um festival especial, porque se insere na comemoração dos 20 anos da companhia. Vamos ter quatro estreias nacionais, o que é muito significativo para nós”, refere Amândio Anastácio.

O diretor artístico sublinha ainda a importância de afirmar Montemor-o-Novo como território de criação: “É um privilégio para uma cidade do interior. Montemor mostra-se como uma cidade dinâmica, viva, onde os artistas querem estar e onde escolhem estrear os seus espetáculos.”

O tema escolhido para esta edição é a “aceitação”, uma linha que atravessa vários dos espetáculos programados. “Nos dias de hoje, é cada vez mais importante reconhecer e aceitar o que somos, enquanto indivíduos e enquanto coletivo”, diz o responsável.

Estreias internacionais e criação contemporânea

Entre os destaques da programação está a criação da companhia franco-canadiana Elly Chris, centrada na temática da menopausa. O projeto nasceu de uma residência artística na Alma d’Arame e continua o seu desenvolvimento no Espaço do Tempo. “É um espetáculo que esteve em residência connosco no ano passado e que estreia agora em Montemor-o-Novo”, explica o diretor artístico.

A programação inclui ainda propostas para a infância da artista Catarina Falcão, duas criações da companhia Os Limites 0, do Porto, e a abertura oficial do festival com Capote, coprodução entre a Alma d’Arame e a Teatrão, a partir de um texto de Nicolai Gogol.

Cidade transformada em palco

O festival distribui-se por vários espaços de Montemor-o-Novo, numa lógica de ocupação artística do território. “Grande parte da programação vai passar pelo Cine Teatro Curvo Semedo”, refere Amândio Anastácio.

Entre os destaques da programação está a criação da companhia franco-canadiana Elly Chris, centrada na temática da menopausa. O projeto nasceu de uma residência artística na Alma d’Arame e continua o seu desenvolvimento n’O Espaço do Tempo. “É um espetáculo que esteve em residência connosco no ano passado e que estreia agora em Montemor-o-Novo”, explica o diretor artístico.

Monforte quer transformar “Remember Monforfeira” em certame de referência regional

O “Remember Monforfeira”, evento que celebra a identidade e a cultura alentejana, está de regresso a Monforte para a sua segunda edição. A iniciativa arranca já esta sexta-feira, 29 de maio, e prolonga-se até domingo, dia 31, reunindo música, tradição, gastronomia e atividades ligadas à tauromaquia.

A aposta do Município de Monforte passa por transformar o certame numa referência regional, reforçando a dinamização económica e turística do concelho. Em declarações à Rádio ELVAS, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Rasquinho, começou por destacar o reforço de parcerias para esta edição. “Este ano vamos promover ainda mais o Remember Monforfeira, investindo em variadíssimas parcerias”, afirmou, dando conta que o evento resulta de uma colaboração entre o Município, o Grupo de Forcados Amadores, a Associação Tauromáquica e a Junta de Freguesia de Monforte, envolvendo ainda diversas associações e entidades do concelho.

Miguel Rasquinho, que sublinhou a ambição de consolidar a iniciativa no calendário regional, garante que o objetivo da Câmara Municipal passa por “marcar este último fim de semana de maio como o primeiro grande fim de semana das grandes feiras e festivais da região”.

A programação inclui largadas, uma corrida de touros, um passeio a cavalo e um colóquio dedicado à tauromaquia. Com o colóquio, que decorrerá logo no primeiro dia do evento, procura-se levar a refletir sobre a importância da atividade tauromáquica no concelho. “Queremos avaliar o impacto que a tauromaquia tem na sociedade e na economia do concelho de Monforte. Não é apenas uma questão de divertimento, mas também perceber por que é que esta tradição continua a ser importante para a nossa identidade”, referiu ainda Miguel Rasquinho.

Tendo como ponto alto uma corrida de touros no sábado, dia 30 de maio, pelas 17h30, na Praça de Toiros João Moura Pai, o “Remember Monforfeira” contará ainda com vários espetáculos musicais ao longo do fim de semana. Esta sexta-feira sobem ao palco os Descendentes, Amigos para Siempre e a DJ Angelita. Já no sábado, os destaques vão para os Bandidos do Cante, Luís Romero e o DJ Zé Dog. O recinto contará também com momentos dedicados ao Cante Alentejano, espetáculos de sevilhanas e vários espaços de gastronomia regional, numa celebração da cultura e das tradições alentejanas.

Com o “Remember Monforfeira”, Monforte procura recordar a feira em que, no passado, servia para divulgar as tradições e os produtos típicos da região. Ao longo de uma semana, realizavam-se corridas e largadas de touros, exposições de gado e de produtos regionais, num evento em que a gastronomia regional, a música e o artesanato também tinham o seu destaque.

Conheça o programa completo do evento:

Campo Maior revisita a memória da última edição das Festas do Povo com documentário de Rui Silveira

A pouco mais de dois meses do regresso das tão aguardadas Festas do Povo, Campo Maior prepara-se para revisitar a memória daquela que foi a última edição do certame. O documentário “Os Olhos do Meu Amor”, realizado por Rui Silveira, será exibido este sábado, 30 de maio, pelas 21h30, no Centro Cultural da vila, numa sessão que promete emocionar os campomaiorenses e todos os apaixonados por esta tradição ímpar do Alentejo.

Filmado em 2015, aquando da realização da última edição das Festas do Povo, o documentário só viria a ser concluído em 2019. Apesar de já ter sido apresentada em Campo Maior uma versão preliminar, a obra final nunca chegou a ser exibida publicamente em Portugal. Para o realizador, este é o momento certo para o reencontro entre o filme e a comunidade que lhe deu vida. “O filme demorou muito tempo a ser apresentado porque nós ficámos sempre à espera de quando houvesse festas. E este ano é o momento”, explica Rui Silveira.

Mais do que um simples registo documental, “Os Olhos do Meu Amor” mergulha na alma das Festas do Povo, acompanhando durante vários meses o trabalho apaixonado de dezenas de grupos de vizinhos que dão forma às flores de papel que transformam as ruas de Campo Maior num cenário de sonho.

Ao longo da narrativa, o realizador acompanha cerca de dez grupos distintos, revelando os bastidores de uma tradição marcada pelo secretismo e pelo espírito comunitário. Uma perspetiva rara, até para os próprios habitantes da vila. “Mesmo para as pessoas de Campo Maior é uma surpresa, porque estamos habituados a fazer flores para a nossa rua, com os nossos vizinhos, e há o segredo. As pessoas nunca têm bem noção de como é que as outras ruas se organizam, e este filme mostra um pouco disso”, refere.

Com um tom intimista e profundamente humano, o documentário começa na esfera pessoal do realizador — entre memórias familiares, conversas com a avó e os primeiros encontros com os grupos de trabalho — para depois ganhar uma dimensão coletiva e universal. Aos poucos, a narrativa abandona o olhar individual e abre-se à grandiosidade comunitária das festas, culminando na explosão de cor e emoção da noite da enramação, quando Campo Maior se revela ao mundo.

Mas o filme não se limita à beleza das ruas ornamentadas. Rui Silveira quis mostrar também o outro lado da festa: o fim inevitável de uma arte efémera. O documentário acompanha o último dia das celebrações, a cerimónia de encerramento, a destruição das flores e o processo de limpeza das ruas — momentos tantas vezes esquecidos, mas que fazem parte do ciclo completo desta manifestação popular. “Para mim, a criação também é destruição. Eu queria mostrar o ciclo completo desta forma de arte efémera e popular”, sublinha o realizador.

Entre a delicadeza das flores de papel, o orgulho coletivo e a melancolia do fim, “Os Olhos do Meu Amor” apresenta-se como um retrato sensível da identidade de Campo Maior, da força da tradição e da memória afetiva de um povo que transforma arte em comunidade. Uma obra que chega agora à vila, 11 anos depois, para reacender emoções e antecipar o regresso de uma das mais emblemáticas celebrações populares do país.

Filho da terra, Rui Silveira, hoje, para além de realizador, professor universitário no Canadá, regressa a Campo Maior para apresentar o seu filme às gentes da vila. A expectativa é de uma noite de festa, mas também de muita emoção, até porque muitos dos protagonistas do documentário já partiram.

A entrevista completa a Rui Silveira para ouvir no podcast abaixo:

Torneio de futebol infantil traz a Elvas centenas de jovens atletas no fim de semana

A cidade de Elvas recebe, ao longo deste fim de semana, dias 30 a 31 de maio, a primeira edição do torneio de futebol “Elvas Cup Goldenergy”, competição de futebol jovem promovida pelo “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD), que irá reunir centenas de atletas de cerca de 40 clubes de norte a sul do país.

A prova contempla os escalões de Petizes a Sub-12, sendo que os jogos dos escalões mais jovens decorrem já este sábado e domingo. A competição de Sub-12 está marcada para o sábado da próxima semana, dia 6 de junho.

Os encontros vão disputar-se nos campos António Semedo e Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas, entre as 9 e as 19 horas, obrigando à realização de vários jogos em simultâneo devido ao elevado número de equipas participantes.

De acordo com presidente de “O Elvas” CAD, João Pedro Ruas, o torneio foi organizado de forma a permitir que todas as equipas realizem vários jogos ao longo da competição. “Vamos disputar jogos no Pedro Barrena e no António Semedo. Haverá jogos em simultâneo. Temos muitas equipas para três dias de competição”, refere o dirigente.

O formato da prova inclui uma fase de grupos, seguida de eliminatórias, meias-finais e finais, existindo ainda encontros de classificação para definir as posições finais.

Duarte Soares, atualmente ao serviço do Benfica, mas formado n’ “O Elvas”, é o padrinho desta primeira edição do torneio. Seguir as pisadas do jovem atleta que também já é internacional por Portugal será, naturalmente, o objetivo de muitos daqueles que envergam a camisola do clube elvense, sendo que alguns já vão sendo chamados para treinos nos grandes clubes de Lisboa. Para João Pedro Ruas, e para o grupo de trabalho do clube, isso é algo que deve ser encarado como mais um momento de formação e crescimento para os jovens atletas. “A mensagem que passamos é que isso seja visto como formação e não como vaidade. O importante é formar os jovens, transmitir-lhes responsabilidade perante o grupo e o clube”, afirma.

O responsável admite ainda que o crescimento dos atletas pode despertar o interesse de clubes de maior dimensão, algo que considera natural no percurso de formação. “Se algum atleta seguir para outros clubes, faz parte do processo. O principal é formá-los enquanto pessoas e ajudá-los a crescer dentro do futebol”, acrescenta.

Além da componente desportiva, o “Elvas Cup Goldenergy” deverá também representar um importante impulso para a economia local, trazendo à cidade, não só atletas, mas também treinadores, dirigentes e familiares, o que terá um impacto direto na hotelaria, restauração e comércio local.

O torneio promete, desta forma, transformar Elvas num verdadeiro palco do futebol jovem, marcado pelo convívio, competição saudável e espírito desportivo.

ULS Alto Alentejo apresenta Núcleo das Doenças Raras

A ULS Alto Alentejo apresentou, na passada segunda-feira, 25 de maio de 2026, o Núcleo das Doenças Raras, numa sessão que decorreu na Sala de Conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, reunindo profissionais de saúde, parceiros institucionais e representantes da comunidade.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Miguel Lopes, da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Eng.ª Fermelinda Carvalho, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Dr. Joaquim Diogo, e da Professora Doutora Maria do Céu Machado, coordenadora do grupo de trabalho para as doenças raras, sublinhando a importância de uma resposta organizada, integrada e próxima para estas situações clínicas.

Durante a sessão foi apresentado o Núcleo das Doenças Raras da ULS Alto Alentejo, um projeto idealizado pela Dra. Vera Escoto, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúda Hospitalares da ULS Alto Alentejo, e que nasce da iniciativa de um grupo multidisciplinar de profissionais, motivados pela necessidade de melhorar o percurso assistencial das pessoas com doença rara na região, frequentemente marcado por trajetos complexos, fragmentados e isolados. Assente nos princípios de compromisso, colaboração e humanização, o núcleo pretende colocar a pessoa no centro das decisões e construir uma jornada integrada de cuidados. [

Entre os principais objetivos desta estrutura destacam-se a melhoria do diagnóstico precoce e adequado, o reforço da coordenação e continuidade de cuidados, a promoção da proximidade e acessibilidade no território e o aumento da qualidade e segurança clínica, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas e das suas famílias. O modelo de funcionamento assenta num trabalho em rede, promovendo a articulação entre cuidados de saúde primários, hospitalares e centros de referência, garantindo acompanhamento contínuo e integrado.

A equipa do núcleo integra profissionais de diferentes áreas clínicas e sociais, refletindo uma abordagem multidisciplinar e abrangente, desde a medicina hospitalar e medicina geral e familiar à enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia e outras especialidades, bem como a representação das famílias, elemento essencial na construção de respostas ajustadas às necessidades reais.

A sessão contou ainda com um momento particularmente significativo, através do testemunho de pais envolvidos na génese do núcleo, reforçando a importância de ouvir quem vive diariamente com esta realidade e sublinhando o impacto que uma resposta mais coordenada pode ter na vida das pessoas e famílias.

Na plateia estiveram presentes diversos parceiros institucionais e da comunidade, nomeadamente o Instituto Politécnico de Portalegre, a Segurança Social, João Manuel Nabeiro, entre outros representantes de entidades locais e regionais, destacando-se a importância da articulação entre setores como a saúde, a educação, a área social e a sociedade civil, pilares fundamentais para uma resposta integrada às doenças raras.

O Núcleo das Doenças Raras da ULS Alto Alentejo pretende, assim, afirmar-se como uma estrutura agregadora, capaz de promover a cooperação entre instituições, a especialização e a centralidade na pessoa, envolvendo múltiplos parceiros e garantindo uma ligação eficiente entre serviços e recursos.

A ULS Alto Alentejo deixa um reconhecimento e agradecimento muito especial às pessoas portadoras de doença rara, aos seus pais e familiares, pela coragem, resiliência que são o mote para a construção deste núcleo. É para estas pessoas que esta resposta foi pensada e é com elas que continuará a ser construída, numa lógica de proximidade, partilha e esperança.

Homem e mulher detidos em Avis por suspeitas de violência doméstica e escravidão

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve ontem, 26 de maio, um homem de 65 anos e uma mulher de 43 anos, ambos de nacionalidade portuguesa, por suspeitas da prática dos crimes de violência doméstica e escravidão, no concelho de Avis.

Segundo a GNR, no decorrer da investigação foram realizadas diversas diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos exerciam violência psicológica e física sobre a vítima, um homem de 61 anos que se encontrava à guarda do casal.

Na sequência da operação, os militares deram cumprimento a dois mandados de detenção fora de flagrante delito.

Os detidos foram posteriormente presentes ao Tribunal Judicial de Fronteira, onde lhes foram aplicadas várias medidas de coação, entre as quais Termo de Identidade e Residência, proibição de contactos com a vítima e testemunhas do processo, bem como a proibição de se aproximarem da residência da vítima num raio de 200 metros.

O tribunal determinou ainda apresentações semanais dos arguidos no posto ou esquadra policial da área de residência.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Apoio Operativo (NAO).

Feira Escolar de regresso ao jardim municipal de Elvas com vasto programa de atividades

A 34ª edição da Feira Escolar do Concelho de Elvas realiza-se entre sexta e segunda-feira, de 29 de maio a 1 de junho, no Jardim Municipal, com um programa de animação dedicado à comunidade educativa e às famílias.

Promovida pelo Município de Elvas, esta iniciativa volta a afirmar-se como um dos momentos mais aguardados do calendário educativo e cultural do concelho, proporcionando vários dias de animação, aprendizagem, convívio e partilha entre alunos, professores, famílias e instituições.

A iniciativa arranca na sexta-feira, 29 de maio, pelas 19 horas, com a abertura oficial da feira e a entrega de diplomas de mérito aos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho. A noite contará ainda com animação musical, atuações dos alunos do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação, apresentações musicais do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia e atividades dinamizadas pela Gota d’Arte.

No sábado, 30 de maio, o certame prossegue a partir das 18 horas, com diversas iniciativas culturais e recreativas, entre elas dança oriental pelo grupo “Naadirahs”, uma atividade de pilates para pais e filhos promovida pelo CLDS 5G – Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a apresentação “ARKUS – Vamos salvar o Planeta!”, atuações de dança do grupo “Spotlight” e do Grupo AltoEspírito, terminando com a atuação do grupo “Amigos de Jesus” do MTA.

Já no domingo, 31 de maio, destaque para as atuações da Academia de Dança de Elvas/Applausus, demonstrações de dança do ventre pela SAPHIRABELLYDANCE e o espetáculo de animação “Mistério das Profissões”, com o cantor Pedro Gonçalves.

A programação encerra na segunda-feira, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com atividades especialmente dedicadas aos mais novos. Entre os momentos previstos estão um “Peddy Paper em Família”, organizado pela CPCJ de Elvas, interpretações musicais pelos alunos do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, a atividade “Reanimar a Brincar”, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, e o espetáculo de animação “Os Guardiões da Alegria”.

Ao longo dos quatro dias, a Feira Escolar pretende promover o trabalho desenvolvido pelas escolas e associações do concelho, proporcionando momentos de convívio, cultura e animação para toda a comunidade.

Boscolo reúne agentes de viagens italianos em Elvas e reforça aposta no Alentejo

A cidade de Elvas recebe, desde ontem e até sexta-feira, 29 de maio, a convenção da Boscolo, operador italiano especializado em viagens organizadas e circuitos acompanhados, que volta a apostar em Portugal e no Alentejo como destino estratégico para a sua programação.

A iniciativa decorre no Vila Galé, em Elvas, e reúne cerca de 50 participantes, dos quais mais de quatro dezenas são agentes de viagens italianos. Durante o encontro, a Boscolo apresenta o seu novo Tour Portugal, um programa de sete noites que inclui três noites em Elvas, reforçando o posicionamento do Alentejo como destino diferenciador dentro da oferta turística portuguesa.

O regresso da Boscolo ao Alentejo representa um sinal relevante para a região. O operador já tinha programado o destino no passado, mas essa presença acabou por desaparecer da sua oferta. A nova aposta traduz, por isso, uma retoma de confiança no
território e no seu potencial junto do mercado italiano, particularmente no segmento de circuitos culturais, patrimoniais e de descoberta.

“O regresso da Boscolo ao Alentejo é uma excelente notícia para a região e demonstra que o trabalho de promoção que temos vindo a desenvolver junto dos operadores internacionais começa a produzir resultados muito concretos. Ter mais de quatro dezenas de agentes de viagens italianos em Elvas, a conhecerem o destino e a assistirem à apresentação de um novo tour que inclui três noites na cidade, é um passo muito importante para reforçar a presença do Alentejo no mercado italiano”, afirma José Manuel Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA).

Classificada como Património Mundial pela UNESCO, Elvas é um dos principais polos patrimoniais do Alentejo e um ponto estratégico para a descoberta da região. A escolha da cidade para receber a convenção da Boscolo contribui também para dar visibilidade ao território junto de profissionais que desempenham um papel decisivo na recomendação e venda de viagens organizadas no mercado italiano.

Com esta iniciativa, a ARPTA reforça a sua estratégia de aproximação ao trade internacional, promovendo o contacto direto entre operadores, agentes de viagens e território. O objetivo passa por consolidar novas oportunidades de programação, aumentar a notoriedade do Alentejo nos mercados externos e gerar fluxos turísticos qualificados para a região.

Dia do Agricultor junta especialistas em Elvas para discutir desafios da agricultura

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) promove esta quinta-feira, dia 28 de maio, em Elvas, mais uma edição do Dia do Agricultor, uma iniciativa dedicada aos desafios atuais e futuros da agricultura portuguesa, com especial destaque para a inovação genética e a sustentabilidade do setor.

O encontro reunirá investigadores, técnicos e representantes do setor agrícola para discutir o papel das novas variedades vegetais no aumento da produtividade e na adaptação às alterações climáticas.

A organização destaca que a criação de culturas mais resistentes à seca e ao calor, mantendo elevados níveis de produtividade, assume hoje um papel determinante para responder às exigências ambientais, sociais e produtivas da agricultura moderna.

O programa, com inicio às 9 horas, na Herdade da Comenda, arranca com visitas aos campos experimentais de cereais, grão de bico e linho, ao polo InovTechAgro e ao Núcleo de Raça Mertolenga.

Já no auditório do edifício sede do INIAV – Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, pelas 11 horas, tem lugar a sessão de abertura pela presidente do INIAV, Margarida Correia de Oliveira. Segue-se um painel de debate moderado por Benvindo Maçãs, com intervenções de António Sevinate Pinto, da LUSEM, José Palha, da ANPOC, José Pais, da FERA, e João Madeira, da APBA.

Após o almoço, entre as 15h30 e as 16h30, realiza-se ainda uma visita aos programas de Melhoramento em Pastagens, Forragens e Cereais.

A iniciativa pretende reforçar a importância da investigação e da inovação agrícola como pilares fundamentais para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor agrícola nacional num contexto de crescente pressão climática e económica.

Miguel Rasquinho: gravação de “Terra Nossa” será oportunidade importante para a promoção de Monforte

Monforte prepara-se para um fim de semana de grande animação com mais uma edição do Remember Monforfeira, mas já na noite desta quinta-feira, 28 de maio, a Praça da República da vila será palco da gravação do programa “Terra Nossa”, conduzido por César Mourão.

Considerando que esta gravação ao vivo do programa da SIC representa uma oportunidade importante para a promoção do concelho e para dinamizar a vida social da população, o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, defende ser fundamental apostar em iniciativas culturais e de lazer que aproximem as pessoas.

“Nem só de pão vive o homem. Estamos numa fase de muito investimento, muitas candidaturas e muita obra física em todas as freguesias, mas temos também de pensar na satisfação das populações. Precisamos de trazer as pessoas para a rua e de lhes dar mais alguma coisa para além da obra física”, afirma.

Miguel Rasquinho sublinha ainda o impacto mediático associado ao programa da SIC, destacando a sua popularidade junto do público e a capacidade de divulgação do território. “O programa Terra Nossa tem uma audiência enorme e uma grande aceitação por parte do público. Para além da satisfação de recebermos a televisão, é também uma forma de divulgar e promover o concelho de Monforte, a nossa cultura e as pessoas que fazem a marca do concelho”, acrescenta.

A gravação do programa está marcada para as 21h00, sendo dirigida a maiores de 16 anos. A autarquia alerta, contudo, que por motivos de logística da produção televisiva, não será permitida a entrada no recinto, a todos quantos se inscreveram para participar, após as 20h30. Durante o espetáculo será também proibido fotografar ou filmar.

Novo Pavilhão Multiusos de Portalegre avança com concurso público previsto para 2027

A Câmara Municipal de Portalegre já aprovou o estudo prévio para a construção do futuro Pavilhão Multiusos. Em declarações à Rádio Elvas, a presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho, classificou a obra como “urgente” para colmatar a falta de espaços na cidade capazes de acolher iniciativas de grande envergadura.

A ausência de uma infraestrutura deste género tem limitado a capacidade de atração e organização do concelho. Fermelinda Carvalho assume que esta é uma lacuna histórica que urge resolver. “O multiusos é um espaço que precisamos muito, Portalegre precisa muito, porque se nós precisarmos de organizar um grande evento não temos onde, não temos. E portanto nunca foi construída essa infraestrutura”, lamenta a autarca.

Neste momento, os serviços técnicos do município estão a avançar com as etapas seguintes. “Já aprovámos o estudo prévio, estamos neste momento a desenvolver as especialidades”, revelou a edil à Rádio Elvas, apontando já metas concretas no calendário para o arranque do processo concursal.

“Quero que [as especialidades] fiquem concluídas ao final do ano para que possa ser colocado no próximo orçamento (2027) e lançar o concurso para o ano”, concluiu a presidente da Câmara de Portalegre.

Junta de Freguesia de Degolados celebra Dia da Criança com os mais novos na KidZania

A Junta de Freguesia de Degolados vai promover, no próximo dia 4 de junho, um passeio à KidZania, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança. A iniciativa destina-se a crianças residentes naquela freguesia do concelho de Campo Maior.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Florival Cirilo, este ano o executivo decidiu apostar num modelo diferente daquele que vinha sendo habitual. “Costumávamos fazer um evento no Espaço Verde de Degolados, onde reuníamos todas as crianças, mas este ano quisemos fazer uma coisa diferente, com uma abrangência de crianças dos seis aos 12 anos”, explicou.

O autarca adianta ainda que as crianças serão acompanhadas por elementos da Junta de Freguesia, numa iniciativa que pretende proporcionar um dia de diversão, mas também de aprendizagem. “Nós, o elenco da junta de freguesia, tanto da parte administrativa como da parte executiva, vamos acompanhar as crianças para também lhes proporcionar um dia repleto de animação, que é isso que queremos: que desfrutem acima de tudo. Queremos proporcionar um dia repleto de felicidade”, acrescenta Florival Cirilo.

As vagas para a atividade estão limitadas a 24 participantes e, segundo o presidente da junta, já se encontram quase todas preenchidas. As inscrições, que ainda podem ser feitas na Junta de Freguesia de Degolados, encerram oficialmente esta quinta-feira, dia 28 de maio. “Estamos limitados ao transporte e temos de garantir a segurança das crianças, pelo que vamos estipular um adulto por x número de crianças, para garantirmos também todos os cuidados”, refere ainda Florival Cirilo.

No dia 4 de junho, a saída de Degolados está marcada para as 06h00, estando o regresso previsto para as 18h00. É recomendado aos participantes que levem roupa e calçado confortável, bem como lanche.

Na organização da iniciativa, a Junta de Freguesia de Degolados conta com o apoio do Município de Campo Maior.

Peregrinação a Vila Viçosa volta a unir elvenses em caminhada de fé

A Associação de Jovens de Elvas promove, na noite de sexta-feira para sábado, de 29 para 30 de maio, mais uma edição da já tradicional peregrinação a Vila Viçosa, num momento de fé, partilha e encontro espiritual aberto à comunidade.

Sob o lema “Caminhar na Fé. Chegar com o Coração”, os participantes partem à meia-noite do Santuário da Piedade, em Elvas, em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.

O padre Ricardo Lameira destaca que esta é já uma iniciativa habitual da comunidade paroquial. “De sexta para sábado, à meia-noite, como já é hábito, iremos fazer a nossa peregrinação a pé até ao Santuário da Senhora da Conceição. Reunimo-nos no Santuário da Piedade e daqui partiremos em peregrinação”, referiu.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Paróquia de Santa Luzia e Sé ou através das plataformas digitais da Associação de Jovens de Elvas. A organização aconselha os participantes a levarem, para além do terço, água e calçado confortável para a caminhada.

Entretanto, o padre Ricardo Lameira anunciou também a realização de um café-concerto solidário, marcado para o próximo dia 26 de junho, junto à Igreja de Santa Luzia, com o objetivo de angariar fundos para a recuperação do telhado da Igreja do Salvador.

“O telhado da Igreja do Salvador já não está enfermo, está mesmo moribundo. Já nem com a Santa Unção aquilo lá vai”, afirmou o pároco, recorrendo ao humor para alertar para a gravidade da situação. “Queremos ressuscitá-lo, porque senão vai estragando toda a estrutura interior e quando isso acontecer é bem pior.”

O evento contará com pulseiras no valor de cinco euros, que incluem uma bifana e uma bebida. “Depois, quem quiser pode continuar a comer e a beber desde que pague, senão não arranjamos o dinheiro para o telhado”, brincou o sacerdote.

Para Ricardo Lameira, estas iniciativas refletem também o verdadeiro sentido da vivência cristã. “O cristão não é aquele que reza, é aquele que vive o que reza e reza o que vive. Nós não somos rezadores. A oração é o sustento da vida”, concluiu.

Ciclista ferido com gravidade na sequência de despiste em Elvas

Um homem com cerca de 60 anos ficou ferido com gravidade, na manhã desta terça-feira, 26 de maio, na sequência do despiste da bicicleta em que seguia, na Estrada Nacional 372, em Elvas.

O ciclista, que se despistou na descida entre a zona do cemitério de Elvas e a rotunda Aqueduto da Amoreira, foi transportado ao Hospital de Santa Luzia.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para a ocorrência foi dado às 10h55.

Para o local foram mobilizados cerca de dez operacionais, entre INEM, Bombeiros e PSP de Elvas, apoiados por cinco viaturas, incluindo a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas.

Filme dos Vinhos do Alentejo conquista Ouro em Berlim e reforça aposta internacional da CVRA

O filme “Alentejo Wines – Naturally Selected, Naturally Unique”, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e produzido pela Episódio Prensa Filmes, foi recentemente distinguido em contexto internacional, destacando-se entre diversas candidaturas de projetos de comunicação ligados ao setor vitivinícola.

“Alentejo Wines – Naturally Selected, Naturally Unique” venceu, em Berlim, o prémio Gold no prestigiado World Media Festival, na categoria “Marketing & Promotion: Brand”.

A produção, desenvolvida especificamente para mercados de exportação, foi lançada em Londres e tem como objetivo reforçar a imagem dos Vinhos do Alentejo como sinónimo de excelência e sustentabilidade. A peça integra a estratégia de comunicação internacional da CVRA, apostando numa narrativa curta e impactante para promover a região além-fronteiras.

O presidente da CVRA, Luís Sequeira, sublinha que o filme traduz de forma clara a identidade que a região pretende afirmar: “vincar bem aquilo que é a posição dos vinhos do Alentejo, uma assinatura de excelência associada à origem e à qualidade”. O responsável acrescenta que esta abordagem tem vindo a ser consolidada no âmbito do plano estratégico da comissão, que reforça a consistência da comunicação da marca Alentejo nos mercados externos.

Para o dirigente, a distinção alcançada pelo filme resulta também da sua eficácia comunicacional: “num minuto conseguimos contar uma história”, destaca, salientando o impacto da narrativa no reconhecimento obtido.

O vídeo insere-se numa estratégia mais ampla de promoção internacional, que inclui ações de ativação nos mercados externos e um forte investimento na consolidação da presença dos Vinhos do Alentejo, com especial atenção ao mercado norte-americano. A CVRA tem como objetivo duplicar as exportações da região nos próximos cinco anos, passando de cerca de 20 para 40 milhões de litros, num esforço conjunto entre a entidade e os produtores.

Luís Sequeira reforça ainda que o sucesso desta estratégia depende do envolvimento de todo o setor: “o mais importante é que este caminho seja acompanhado pelos agentes económicos”, afirma, sublinhando o papel essencial das empresas na afirmação internacional da marca Alentejo.

Impacto causado na cidade e razões financeiras reduzem Queima das Fitas de Évora a seis noites

A Queima das Fitas de Évora vai decorrer entre 1 e 6 de junho e terá, este ano, uma duração mais curta. A organização decidiu reduzir o número de noites da semana académica de nove para seis, numa medida que pretende responder tanto a preocupações financeiras como ao impacto do evento na cidade.

A informação foi avançada pela presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, Ana Beatriz Calado, que explicou que a decisão resulta de uma reflexão feita pela estrutura estudantil. “Houve uma redução das noites, que normalmente eram de nove noites e passaram para seis noites, numa ótica também de sabermos que não queremos prejudicar a cidade”, afirmou.

Segundo a dirigente académica, a mudança surge igualmente por razões económicas, numa tentativa de garantir maior sustentabilidade ao evento. “Quisemos diminuir os dias também por uma questão financeira, para entendermos se finalmente conseguimos ter uma Queima que possa dar lucro em vez de prejuízo”, acrescentou.

A presidente da associação académica sublinhou ainda que o impacto da Queima das Fitas em Évora deve ser encarado de forma cada vez mais positiva, defendendo uma maior integração entre estudantes e população local. “A Queima das Fitas tem um impacto muito grande na cidade e cada vez mais eu acho que passa a ser positivo e não negativo.”

A responsável recordou também o peso histórico da iniciativa, que se realiza desde 1980 e apenas foi interrompida durante a pandemia da Covid-19. “Contaremos este ano com a 45.ª edição desta festividade e só parou mesmo em 2020 e 2021.”

Entre os momentos mais marcantes da edição deste ano estará o dia 6 de junho, data tradicionalmente associada à cerimónia da Queima das Fitas e ao encerramento do percurso académico dos finalistas. “O dia 6 será sempre o dia mais marcante da Queima das Fitas”, referiu Ana Beatriz Calado. “É o terminar de um percurso dos estudantes que são finalistas.”

Além da semana académica, a presidente da associação abordou também algumas das principais preocupações dos estudantes destacando o problema do alojamento estudantil como um dos maiores desafios atuais do ensino superior: “o mais difícil atualmente do ensino superior é obviamente o alojamento estudantil, continua a ser uma batalha muito grande.”

A dirigente estudantil defendeu ainda a necessidade de criação de uma nova residência universitária em Évora. “Queremos obviamente uma residência nova, porque a verdade é que já há muitos anos que nós fazemos esse pedido e que ele ainda não chegou.”

O cartaz musical da Queima das Fitas de Évora 2026 inclui nomes como Rosinha, Papillon, Wet Bed Gang, Deejay Telio, Dillaz e DJ Pablu, artistas que vão marcar as várias noites da semana académica e que prometem atrair milhares de estudantes ao recinto da festa.

Degolados: obra da Avenida Dr. Artur António Louro praticamente concluída

A obra da Avenida Dr. Artur António Louro, em Degolados, no concelho de Campo Maior, está praticamente concluída, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha.

A intervenção, primeira obra de regeneração urbana do Município de Campo Maior financiada pelos fundos comunitários do Portugal 2030, permitiu dar uma nova imagem à principal avenida da freguesia, faltando, por esta altura, apenas alguns trabalhos relacionados com sinalética e a plantação de árvores. “Faltam colocar pormenores do ponto de vista da sinalética, algumas questões também relacionadas com a colocação das próprias árvores que lá serão postas, mas está perfeitamente circulável”, assegura Luís Rosinha.

O autarca, por outro lado, destaca a transformação do espaço urbano e a melhoria das condições de circulação e estacionamento. A nova avenida, “com uma nova estrutura, uma nova configuração e regras de estacionamento”, defende Luís Rosinha, está “bem sinalizada” e “ganhou uma capacidade de regeneração urbana muito agradável”.

Em causa está um investimento na ordem dos 250 mil euros.

Telefilme “História de Mulheres – O Apagão” gravado em Elvas

Elvas acolheu, na semana passada, as gravações do telefilme “História de Mulheres – O Apagão”, uma produção da UKBAR Filmes, com o apoio do Coletivo 7350 e do Município de Elvas, que decorreram em vários cenários da cidade, com destaque para o centro histórico.

As filmagens contaram com a participação de vários elvenses, que integraram a produção como figurantes, contribuindo de forma entusiasta para dar ainda mais autenticidade às cenas gravadas.

A escolha de Elvas para esta produção volta a destacar o potencial do concelho enquanto cenário de excelência para projetos audiovisuais, valorizando o seu património, a sua identidade histórica e promovendo o território junto de novos públicos.

IPP avança para concurso de ampliação da ESBE em Santa Luzia após luz verde do Governo

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai reabilitar a antiga Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, para aí instalar as novas e ampliadas valências da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE). A garantia surge após o Conselho de Ministros ter aprovado uma resolução que autoriza a instituição a assumir encargos até 5,7 milhões de euros.

A decisão do Governo vai permitir ao IPP avançar com a requalificação total do edifício, cedido em 2024 pela Câmara Municipal de Elvas através de um contrato de comodato válido por 50 anos. O objetivo passa por converter o espaço num campus moderno, expandindo a oferta formativa nas áreas das biociências, ciências veterinárias e desporto, promovendo a fixação de jovens qualificados no Alentejo.

Em declarações exclusivas à Rádio Elvas, o presidente do IPP, Luís Loures, confirmou que o processo entra agora numa nova fase. “Vamos avançar seguramente. Estamos a lançar o procedimento. Estávamos a aguardar a autorização do Conselho de Ministros. O projeto estava financiado, tem um financiamento de cerca de 60% e o resto são receitas próprias do Instituto. Mas a verdade é que demorou um bocadinho até ter essa autorização. Agora com a autorização é lançar o procedimento”, congratulou-se o responsável.

O investimento de 5,7 milhões de euros será assegurado em 40% por receitas próprias da instituição e a restante verba por fundos comunitários. O próximo passo burocrático será o crivo do regulador: “Esperemos também que o Tribunal de Contas seja rápido a emitir o visto prévio e a partir daí é avançar para a obra.”

Falta de espaço trava crescimento da ESBE

A urgência da obra justifica-se pelo crescimento acentuado da população estudantil em Elvas. Atualmente, o edifício original da ESBE (antigo Quartel do Trem) acolhe mais de 600 alunos, apesar de ter sido projetado para apenas 250. Esta limitação física tem
travado a expansão da instituição.

“Nós queremos muito que 2027/2028 marque o arranque destas novas instalações da ESBE, que é fundamental”, aponta Luís Loures, acrescentando que o espaço é a chave para o desenvolvimento do interior. “Falamos muito da capacidade de atrair pessoas para o interior, falamos muito na necessidade de atração de talento e fixação de talento, e nós estamos numa situação em que temos potencial de crescer e não estamos a crescer porque não temos espaço.”

O presidente do Politécnico de Portalegre defende que a região não pode perder os seus quadros por falta de condições logísticas nas instituições de ensino. “É muito importante que os nossos jovens não tenham que sair da região porque nós não conseguimos abrir a oferta formativa em quantidade e diversidade necessárias para que eles possam cá ficar. Por isso nós estamos a trabalhar nesse sentido e estou certo que teremos o contributo de todos para que isso seja uma realidade”, concluiu.

Herdade dos Adaens na corrida a “Melhor Turismo Rural” nos “Portugal Travel Awards”

A Herdade dos Adaens, em Campo Maior, foi nomeada para os “Portugal Travel Awards by Publituris 2026”, na categoria de “Melhor Turismo Rural”.

Na corrida ao prémio com o empreendimento turístico do Grupo Nabeiro estão também as seguintes unidades de turismo rural: CasaNova Farmhouse, Casas do Côro, Five Sabrosa Senses, Herdade do Reguenguinho, Hotel Rural Horta da Moura, Quinta das Lavadas – Country House & Nature, Spatia Comporta, Vale Palheiro – Earth Resort e Vila Verde Design Country Hotel.

Na edição de 2026, os Publituris Portugal Travel Awards têm 184 nomeados a concurso em 22 categorias. Os nomeados foram escolhidos pela equipa do Publituris e os vencedores serão eleitos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%). Esta iniciativa, única no seu género em Portugal, teve a sua génese em 1969 sob o nome de “Os Melhores do Turismo em Portugal”.

A votação online (aqui) decorre até 12 de junho. Os vencedores serão conhecidos a 26 de junho, a partir das 19h00, no Hilton Vilamoura Resort & Spa, no Algarve.

Alunos da Universidade Sénior de Elvas viveram momento inesquecível na Final da Taça de Portugal

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de Elvas e Freguesias Rurais participaram, este domingo, 24 de maio, na cerimónia de abertura da Final da Taça de Portugal 2025/26, realizada no Estádio Nacional do Jamor, perante mais de 40 mil espectadores.

O convite partiu da cantora Bárbara Bandeira, depois da participação dos alunos nas gravações do videoclipe do tema “Manel”, filmado em vários locais do concelho de Elvas, como Vila Fernando, Forte da Graça e Ponte da Ajuda.

A presença dos alunos no Jamor obrigou a vários dias de ensaios e preparação, contando com o apoio logístico do Município de Elvas para assegurar todas as deslocações.

O professor de Música da Universidade Sénior, Mário Gonçalves, destacou a emoção vivida no relvado do Estádio Nacional, sublinhando “o orgulho sentido ao ver os seus alunos integrarem um momento de grande dimensão nacional” ao lado de Bárbara Bandeira, numa experiência que classificou como “única e inesquecível”.

Fotos: Mário Gonçalves

Procissão das Velas da Boa-Fé assinalada com entronização dos Pastorinhos de Fátima

A Igreja do Senhor da Boa-Fé foi palco, na noite deste domingo, 24 de maio, de um momento de profunda fé, oração e devoção mariana, com a realização da tradicional Procissão das Velas, integrada nas celebrações do Mês de Maria.

A iniciativa teve início na Igreja do Senhor da Boa-Fé, de onde partiram os fiéis num ambiente de recolhimento e introspeção, iluminado pela luz das velas e marcado pela oração comunitária ao longo do percurso, regressando depois ao mesmo templo para o momento alto da celebração: a entronização dos Pastorinhos de Fátima, Santa Jacinta e São Francisco.

A cerimónia contou com a participação especial das crianças da catequese da Paróquia do Senhor da Boa-Fé, que deram um simbolismo ainda mais emotivo à celebração ao vestirem-se de pastorinhos. As meninas trajaram como Santa Jacinta e os meninos envergaram boina, evocando São Francisco Marto, recriando com ternura e devoção a imagem dos pequenos videntes de Fátima.

No final da cerimónia de entronização, o padre Ricardo Lameira dirigiu uma mensagem especial às crianças, desafiando-as a seguirem o exemplo dos Pastorinhos, cultivando uma fé simples, genuína e comprometida com os valores cristãos.

O sacerdote apelou para que cada criança seja, à semelhança de Santa Jacinta e São Francisco, testemunha viva da fé no quotidiano, vivendo com amor, oração e entrega a mensagem de Cristo.

A celebração terminou num ambiente de grande emoção e espiritualidade, reforçando a vivência comunitária da fé e a importância de transmitir às gerações mais jovens os valores cristãos que marcam a identidade da comunidade paroquial.

Elvas: mulher morre na sequência de acidente provocado por engasgamento

Uma mulher de 57 anos morreu na tarde deste domingo, 24 de maio, em Elvas, na sequência de um acidente ocorrido após um episódio de engasgamento.

Segundo foi possível apurar, a mulher terá ficado com um osso de frango preso na garganta, tendo pedido auxílio a uma vizinha por volta das 16 horas. Já na residência da vizinha, acabou por se desequilibrar e cair, batendo com a cabeça na ombreira de uma porta.

A vítima, residente no centro histórico de Elvas, ficou inconsciente e foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, onde o óbito viria a ser declarado mais tarde.

Cientistas descobrem seis novas espécies de aranhas na Serra de Grândola

Uma equipa de investigadores liderada por Pedro Cardoso, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Universidade de Lisboa, identificou seis novas espécies de aranhas totalmente desconhecidas para a ciência na Serra de Grândola, no Litoral Alentejano. A descoberta ocorreu na Herdade da Ribeira Abaixo, uma importante área de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde o trabalho de campo teve início em 2024. Atualmente, o projeto prossegue em laboratório, com os cientistas a recorrerem a análises ao microscópio e a comparações morfológicas extremamente detalhadas com exemplares já catalogados para consolidar este importante avanço para a biodiversidade nacional.

Apesar de terem um tamanho minúsculo, medindo algumas delas apenas entre dois a três milímetros, estas novas espécies de aracnídeos apresentam características biológicas únicas que justificam a sua nova classificação. Os investigadores conseguiram comprovar que se trata de espécies inéditas após identificarem pormenores anatómicos muito específicos, tais como diferenças singulares na disposição dos olhos, na estrutura das pernas e nos órgãos responsáveis pela produção da teia. Esta descoberta de enorme significado científico, divulgada no programa Ambiental em FM, demonstra o potencial ecológico da região e reforça a ideia de que a natureza em Portugal ainda esconde muitos segredos por revelar.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Alunos de Campo Maior participam em mobilidade Erasmus+ em Budapeste

Cinco alunos do 10.º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior participaram, entre 11 e 15 de maio, numa mobilidade Erasmus+ em Budapeste, integrada no projeto internacional “Connected Minds, United Actions: Digital and Peer Collaboration for Inclusion and Sustainability”.

A iniciativa reuniu estudantes e professores de Portugal, Espanha, Roménia, Hungria, Chéquia e Turquia, promovendo a inclusão, a sustentabilidade, a criatividade e o trabalho colaborativo entre jovens europeus.

Ao longo da semana, os participantes desenvolveram diversas atividades em equipas internacionais, desde workshops de “digital storytelling” à criação de pequenos vídeos temáticos, visitas a empresas de reciclagem e a um aterro sustentável, bem como experiências ligadas à inclusão social, como a visita imersiva à “Invisible Exhibition”.

O programa incluiu ainda momentos de descoberta cultural pela capital húngara, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora de cidadania europeia, comunicação intercultural e desenvolvimento pessoal.

PSP detém dois indivíduos e apreende 195 doses de haxixe em Elvas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na passada quinta-feira, 21 de maio, em Elvas, dois homens, de 21 e 25 anos, por suspeitas de tráfico de droga.

Segundo informa o Comando Distrital da PSP de Portalegre, a operação decorreu no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes e resultou de uma ação de patrulhamento “contínuo e incisivo” levada a cabo pela Divisão Policial de Elvas.

A detenção foi efetuada por elementos da Esquadra de Investigação Criminal e da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, que intercetaram os suspeitos em flagrante delito numa artéria da cidade.

Durante a ação, as autoridades apreenderam 195 doses individuais de haxixe, 45 euros em numerário e diversos objetos relacionados com o acondicionamento e preparação da droga para venda.

Os dois detidos terão sido já presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Elvas, onde o processo segue os trâmites legais.

Exposição de Ângela Ferreira no Paiol reforça aposta do MACE na descentralização cultural em Elvas

O Paiol de Nossa Senhora da Conceição, situado junto às Portas da Esquina, em Elvas, acolhe, até dia 30 de agosto, uma exposição da artista Ângela Ferreira. A mostra insere-se no projeto “Zapping: televisão como cultura e contracultura” e faz parte integrante do plano de atividades do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) para o ano de 2026.

A cerimónia oficial de inauguração, no passado sábado, 23 de maio, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que representou a autarquia local. O ato inaugural foi igualmente copresidido pela artista Ângela Ferreira e pelo comendador António Cachola, mecenas e proprietário da prestigiada coleção de arte contemporânea portuguesa que constitui o acervo base do MACE.

A exposição reflete o compromisso contínuo do museu e do município na descentralização cultural e na promoção da arte contemporânea de referência na região.

Feira de Inspiração Renascentista regressa a Vila Viçosa com novidades e aposta na valorização histórica do concelho

A quinta edição da Feira de Inspiração Renascentista vai decorrer entre os dias 5 e 7 de junho, no interior do Castelo de Vila Viçosa, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete “algumas surpresas” e uma forte participação das associações locais.

O vice-presidente da autarquia, Tiago Salgueiro, destaca que este é já “um momento marcante” da agenda cultural do concelho, sublinhando o esforço do executivo em reforçar a dinâmica e os conteúdos do certame ao longo das últimas edições.

Segundo o autarca, a programação da feira procura valorizar a história de Vila Viçosa, em particular a vivência da Corte da Casa de Bragança no século XVI, ao mesmo tempo que pretende “dar vida” aos monumentos do concelho, nomeadamente ao Castelo.

“Queremos dar vida ao castelo durante este período, com um conjunto de atividades que pensamos serem importantes e que remetem também para a nossa história”, afirma Tiago Salgueiro, acrescentando que a edição deste ano irá reforçar a valorização do legado histórico e cultural da vila.

O responsável salienta ainda que iniciativas deste género assumem particular importância no âmbito da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, cujo processo se encontra atualmente em avaliação pelo Centro do Património Mundial, em Paris.

Para Tiago Salgueiro, além da riqueza monumental, é essencial demonstrar a dinâmica cultural e o envolvimento da comunidade local. “São estas iniciativas e eventos que decorrem ao longo do ano que acabam por dar vida à Vila Viçosa”, refere.

A feira contará novamente com recriações históricas, animação temática e atividades ligadas ao período renascentista, envolvendo associações locais, visitantes e turistas.

Junta da Expectação investe 15 mil euros em parque infantil para o berçário da Santa Casa de Campo Maior

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior formalizaram um protocolo para a criação de um parque infantil destinado ao berçário da instituição.

O novo equipamento será instalado nas instalações do berçário, junto ao Jardim Municipal da vila. Segundo Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia, a iniciativa visa proporcionar momentos de lazer e diversão quando os mais novos saem para o exterior. “Nós já tínhamos verificado que havia ali qualquer coisa a acrescentar, para que quando as crianças vêm para a rua tenham algo para se divertir. Acho que o parque infantil vai ser uma mais-valia para todos”, assegura.

O projeto, que representa um investimento a rondar os 15 mil euros, foi planeado em articulação com o provedor da Santa Casa, mas o início dos trabalhos terá de aguardar o final das Festas do Povo. “Esse protocolo foi assinado, mas não vai já avançar, porque vamos ter aí as Festas do Povo e aquele local ali vai ter utilidade. Passadas as Festas do Povo, ainda dentro do mesmo mês, iremos arrancar com a obra, que deverá ser feita em sensivelmente um mês”, explica.

Com esta intervenção, a Junta de Freguesia reforça o seu compromisso de apoio às instituições sociais da vila, focando-se no bem-estar da comunidade escolar e infantil.

Rondão Almeida e OP de Elvas: “Quero ver grandes projetos de interesse comum resolvidos com dinheiros públicos”

O prazo para a submissão de propostas ao Orçamento Participativo (OP) do Município de Elvas termina no próximo dia 6 de junho. Até essa data, a Câmara Municipal continua a receber ideias e projetos dos munícipes, que mais tarde serão submetidos a votação pública, num investimento global previsto de 25 mil euros.

A proposta ou propostas vencedoras serão integradas no orçamento municipal do ano seguinte, no âmbito desta ferramenta de participação cívica que pretende aproximar eleitos e cidadãos, promover a transparência e incentivar uma participação mais ativa da população nas decisões do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, face às edições passadas do OP, admite que gostaria de ver agora surgir projetos com maior impacto coletivo, capazes de responder de forma mais abrangente às necessidades da população.

O autarca recorda, inclusive, uma proposta apresentada há cerca de dois anos pelo professor Jacinto César, que defendia a remoção das antenas de televisão do centro histórico da cidade. “Quem ganha é quem tem mais votos, mas houve um projeto da autoria do senhor professor Jacinto César que eu tive muita pena de não ter sido o vencedor. Passava por arranjar forma de retirar de todo o centro histórico as antenas. Analisei o projeto e disse: ‘se eu fizesse parte do júri, era aquele o projeto’. Neste momento teríamos o centro histórico completamente limpo”, afirma.

Para Rondão Almeida, muitos dos projetos vencedores acabaram por ter um alcance reduzido e não conseguiram traduzir plenamente os objetivos do Orçamento Participativo. O autarca diz até que, na sua maioria, são projetos que “não atingem aquilo que, muitas vezes, as populações necessitam”. “Quero ver grandes projetos de interesse comum a serem resolvidos com os dinheiros públicos”, sublinha.

O presidente da autarquia considera ainda que esta iniciativa deve privilegiar propostas com maior impacto comunitário. “Quando é um orçamento participativo, é participativo da própria comunidade. Então, o que tem de surgir tem de ser uma coisa com uma certa visibilidade, que possa chegar em grande escala aos interesses de uma população”, remata.

O OP do Município de Elvas procura incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, adequar as políticas públicas municipais às necessidades dos cidadãos e desenvolver novas práticas de envolvimento comunitário.

Concluída a fase de submissão de candidaturas, a 6 de junho, inicia-se a etapa de análise das propostas, culminando na publicação da lista provisória até 3 de julho. Segue-se, entre 4 e 13 de julho, o período destinado à apresentação de reclamações relativas às propostas. Os projetos que avancem para votação serão divulgados em formato digital entre 14 e 17 de julho, decorrendo a votação entre 20 de julho e 2 de outubro. O anúncio do(s) projeto(s) vencedor(es) está previsto para 14 de outubro.

As normas de participação, o formulário de candidatura e outras informações sobre o OP estão disponíveis aqui.

Livro de Fernando Rita apresentado no Museu Militar de Elvas

O Museu Militar de Elvas acolheu, na tarde deste sábado, 23 de maio, o lançamento do romance histórico “As 7 Profecias Malditas”, de Fernando Rita.

A obra liga a história local à ficção e destaca o património da cidade com parte da trama de aventura a passar-se em Elvas, no ano de 2017. O enredo coincide com a criação do museu no antigo Regimento de Infantaria 8, sendo que a capa e a contracapa da editora Guerra e Paz exibem gravuras antigas e raras da cidade. Fernando Rita acumula as funções de militar, historiador e investigador.

A sessão de apresentação decorreu perante o público e contou com um painel alargado de oradores. Intervieram no evento Rui Cambóias, Patrícia Cutileiro e João Fernando Vinagre. O Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar, interveio na qualidade de anfitrião do espaço.

Campeonatos do Alentejo em Pista disputados em Elvas

O Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebeu cerca de duas centenas de atletas, na tarde de ontem, 23 de maio, para disputar os XXVIII Campeonatos do Alentejo em Pista. 

A competição regional foi organizada em parceria pela Federação Portuguesa de Atletismo e pelas Associações de Atletismo da região, contando com o apoio logístico da Câmara Municipal de Elvas na cedência e preparação das infraestruturas desportivas.

Ao longo de toda a tarde, os desportistas mediram forças em várias disciplinas de pista, num evento que reforça o dinamismo desportivo local e a capacidade de Elvas em acolher provas de relevo no panorama do atletismo nacional.

Meia centena de atletas de Aikido em estágio em Elvas

O Pavilhão Municipal de Elvas acolheu ontem, sábado, 23 de maio, o 3.º Estágio consecutivo de Aikido, numa organização da Federação Portuguesa da modalidade. O evento reforça a posição da cidade como um ponto de encontro ibérico para os praticantes desta arte marcial.

Conduzido pelo mestre espanhol Roberto Sánchez, cinto negro 7.º Dan, o estágio contou com cerca de 50 atletas, alguns vindos de várias regiões de Espanha.

Os trabalhos decorreram em regime intensivo, divididos entre o período da manhã e da tarde. O estágio focou-se no aperfeiçoamento técnico e na partilha de experiências entre diferentes gerações de atletas. A escolha repetida de Elvas destaca a qualidade das infraestruturas desportivas municipais para eventos de dimensão nacional e internacional.

Caminhada da Família juntou comunidade em apoio ao Lar Alcântara Botelho

O Lar Júlio Alcântara Botelho promoveu, na manhã deste domingo, 24 de maio, em Elvas, a “Caminhada da Família”, uma iniciativa solidária que reuniu utentes, funcionários, familiares e membros da comunidade em torno de uma causa de apoio e valorização dos idosos da instituição.

A atividade teve início na Praça da República, pelas 9 horas, terminando no Jardim Municipal de Elvas, após um percurso de cerca de quatro quilómetros, pensado para ser simples e acessível a participantes de todas as idades.

Segundo o diretor técnico da instituição, Paulo Pires, o principal objetivo da iniciativa passou por reforçar os laços entre os utentes e as respetivas famílias, promovendo simultaneamente o convívio entre todos os que integram o quotidiano do lar.

Além da caminhada, o programa contou ainda com uma aula de Zumba no Jardim Municipal e um momento de convívio entre os participantes, acompanhado por um pequeno reforço alimentar.

Todos os inscritos receberam uma t-shirt comemorativa mediante uma colaboração simbólica de três euros, numa iniciativa que deixou momentos de partilha, união e proximidade entre gerações.

Associação de Caçadores de São Brás e São Lourenço comemorou 21 anos

O 21° aniversário da Associação de Caçadores de São Brás e São Lourenço foi comemorado ontem, sábado, 23 de maio, com um almoço que reuniu meia centena de associados e os proprietários das herdades da sua reserva de caça na antiga Escola do 1° Ciclo do Malvar, em Varche.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas neste momento de celebração. O autarca fez entrega da placa habitualmente oferecida pelo Município às instituições aniversariantes. Em representação do executivo da Junta de São Brás e São Lourenço, Joaquim Feijão entregou também um troféu comemorativo destes 21 anos de existência da Associação de Caçadores da freguesia.

Misericórdia de Elvas foi tema de Percurso pelo Património

A Santa Casa da Misericórdia de Elvas esteve em destaque na manhã de ontem, sábado, 23 de maio, em mais uma edição da iniciativa “Percursos pelo Património 2026”.

A visita guiada foi conduzida por Carlos Filipe, historiador e investigador do CECHAP, que levou o grupo a explorar a Igreja e o antigo Hospital da Misericórdia — edifício que acolhe atualmente o Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Organizada pelo Município, a iniciativa regressa no sábado, 11 de julho, às 21:00, com o tema “Elvas à Noite”, sob a orientação do Professor Doutor José Aguiar.

CROA de Campo Maior está sobrelotado: Luís Rosinha apela à adoção e à posse responsável de animais

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Campo Maior enfrenta novamente dificuldades de capacidade, numa altura em que continuam a surgir casos de abandono animal no concelho.

O alerta foi deixado por Luís Rosinha, que apelou à consciencialização da população para a necessidade de travar este problema e promover a adoção responsável.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais (aqui), é possível perceber a realidade vivida diariamente no CROA, onde os serviços procuram dar resposta ao crescente número de animais acolhidos. Ainda assim, as limitações das infraestruturas acabam por dificultar o trabalho desenvolvido.

Luís Rosinha sublinha que os serviços “vão fazendo o melhor que podem”, mas recorda que o espaço disponível “tem a sua capacidade e o seu tamanho”, deixando um apelo direto à população para que haja uma maior responsabilidade na posse de animais de companhia.

“O CROA tem momentos destes. Decidimos fazer um apelo externo também para que as pessoas percebam que, efetivamente, dentro da questão da lei animal não se deve continuar neste modelo de abandono contínuo”, afirmou.

O autarca aproveitou ainda os microfones da Rádio Elvas e da Rádio Campo Maior para incentivar a adoção de animais acolhidos no centro: “fica o apelo para que as pessoas adotem mais e também para que não abandonem os seus animais, porque não é para isso que nós temos animais de companhia. Não é, com certeza, para os abandonar”, acrescentou.

O CROA continua assim a pedir a colaboração da comunidade, quer através da adoção responsável, quer pela sensibilização para o combate ao abandono animal.

Duarte Soares apadrinha primeira edição do “Elvas Cup Gold Energy”

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) promove, nos dias 30 e 31 de maio e 6 de junho, a primeira edição do “Elvas Cup Gold Energy”. O torneio de futebol dedicado aos escalões de formação tem como padrinho o jovem elvense Duarte Soares, atualmente ao serviço do Benfica.

Tal como recorda o presidente de “O Elvas” CAD, João Pedro Ruas, Duarte Soares jogos seis épocas no clube, antes de chegar ao Benfica – onde hoje é um dos capitães – e à Seleção Nacional.

Dando conta que o futebolista “não teve qualquer dúvida” em aceitar logo o convite que lhe foi feito, o dirigente explica que, com esta escolha, o clube procura, de alguma forma, mostrar aos seus jovens jogadores, principalmente àqueles que têm o sonho de alcançar grandes patamares no mundo do futebol, que “é possível”.

“Passou por cá, teve a sua oportunidade, está no Benfica e, neste momento da formação, com todo o respeito para com os outros, acaba por ser o mais mediático”, diz ainda João Pedro Ruas sobre Duarte Soares.

De recordar que neste “Elvas Cup” vão participar 40 equipas, incluindo de grandes clubes como Benfica, Sporting e Braga. Explicando que a direção de “O Elvas” pretende dar oportunidade aos seus atletas de competirem “contra atletas de outras associações, para conhecerem outras realidades”, o presidente destaca outras equipas que também vão disputar a prova: o Lusitano de Évora, o Juventude de Évora, o Atlético de Reguengos, o Paderne e o Benfica de Castelo Branco.

A previsão é que a prova reúna, entre os três dias de competição, meio milhar de atletas e mais de duas mil pessoas, entre staff e familiares dos jovens futebolistas, em Elvas.

No primeiro fim de semana (30 a 31 de maio) disputam-se os jogos dos escalões de Petizes, Traquinas, Sub-10 e Sub-11, enquanto para 6 de junho está marcada a competição de Sub-12. Os jogos serão disputados nos campos António Semedo e Pedro Barrena do Estádio Municipal.

“O Elvas” B venceu a Supertaça Comendador Rui Nabeiro ao Mosteirense por 3-1

“O Elvas” B venceu esta tarde, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, a Supertaça Comendador Rui Nabeiro, ao derrotar o campeão distrital FC Mosteirense por 3-1, numa partida de final de época em que os “azuis e ouro” se mostraram mais esclarecidos e eficazes.

A formação elvense adiantou-se cedo no marcador, aos 9 minutos, por intermédio de Duarte Carapinha, num excelente golo. Logo no arranque da segunda parte, aos 46 minutos, Bernardo Soares ampliou a vantagem para a equipa elvense.

O FC Mosteirense ainda reduziu através de Tiago Espírito Santo, na conversão de uma grande penalidade, mas já em tempo de compensação, aos 90+5 minutos, David Fernandes fechou as contas da partida e confirmou o triunfo de “O Elvas” B por 3-1.

Num encontro típico de final de temporada, a equipa de “O Elvas” B apresentou maior organização e clareza nos momentos decisivos do jogo. A arbitragem acabou também por estar em destaque, pela negativa, devido a vários erros ao longo da partida.

Castelo de Elvas recebe workshop “Tecnologias da Cal – Execução de Esgrafito”

O Castelo de Elvas recebe, amanhã, domingo, dia 24 de maio, pelas 10h00, o workshop “Tecnologias da Cal – Execução de Esgrafito”, orientado por Patrícia Cutileiro.

A iniciativa pretende proporcionar aos participantes uma abordagem prática às técnicas tradicionais de execução de esgrafito, uma expressão artística e decorativa associada à arquitetura patrimonial, utilizando materiais à base de cal.

O workshop realiza-se num dos espaços patrimoniais mais emblemáticos da cidade, promovendo simultaneamente a valorização dos saberes tradicionais e a sensibilização para a conservação do património arquitetónico.

Com esta atividade, o Município de Elvas continua a apostar na dinamização cultural e na valorização das técnicas tradicionais ligadas ao património histórico e artístico do concelho.

Politécnico de Portalegre lança livro “Novas Crónicas Lagóias” de António Martinó

O Politécnico de Portalegre (IPP) promove, este domingo, dia 24 de maio, o lançamento de “Novas Crónicas Lagóias”, de António Martinó de Azevedo Coutinho. O evento decorre às 15h00, no Auditório dos Serviços Centrais do IPP, marcando a edição número 13 da prestigiada Coleção “Largo da Sé”.

A apresentação desta nova obra literária assume uma relevância acrescida por estar integrada no programa oficial das Festas da Cidade de Portalegre. O livro conta com contributos editoriais de figuras de projeção nacional e regional, destacando-se os prefácios assinados pelo jornalista e comentador João Miguel Tavares e pelo presidente do Politécnico, Luís Loures. A sessão e a introdução da obra ao público estarão a cargo de Mário Casa Nova Martins.

O título “Novas Crónicas Lagóias” faz uma referência direta à identidade cultural da região de Elvas e arredores, onde o termo “lagóio” se liga historicamente às gentes locais. Através da Coleção “Largo da Sé”, o Politécnico de Portalegre continua a cumprir o seu papel de preservação e divulgação da memória escrita, da história e do património imaterial do Alto Alentejo.

A entrada para a sessão de lançamento é livre e aberta a toda a comunidade.

33.ª Exposição Canina do Alto Alentejo anima Jardim do Fosso em Arronches

O Jardim do Fosso, em Arronches, recebe este sábado a 33.ª Exposição Canina do Alto Alentejo (CAC), reunindo centenas de exemplares de várias raças num dos eventos mais aguardados pelos amantes de animais da região.

Ao longo do dia, o público poderá assistir aos desfiles e avaliações dos simpáticos “patudos”, num ambiente de convívio e animação que promete atrair visitantes de todas as idades. Aproveitando o tempo quente e soalheiro, a organização convida a população a passar pelo recinto e apreciar de perto a beleza e diversidade dos cães em competição.

Sé Catedral de Elvas volta a abrir ao culto

A reabertura da Sé de Elvas à comunidade e aos visitantes marca um importante momento para o património religioso e cultural da cidade, depois de ultrapassadas as contingências marcadas pela intempérie que 
provocou estragos no templo religioso, tal como noticiamos na passada sexta feira em entrevista do Padre Ricardo Lameira (ver aqui).

A partir deste domingo, as celebrações da Eucaristia das 18h00 voltam a realizar-se naquele emblemático templo da cidade, permitindo aos fiéis regressar a um espaço de grande simbolismo espiritual e histórico.

Para além da retoma das celebrações religiosas, a Sé de Elvas passa igualmente a estar aberta ao público para visitas, de terça-feira a domingo, no horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Este espaço de referência do património religioso elvense, situado no coração da cidade Património Mundial, volta assim a acolher residentes e visitantes, proporcionando momentos de oração, contemplação e descoberta da riqueza histórica e arquitetónica daquele monumento.

A reabertura representa também uma oportunidade para reforçar a valorização do património cultural e religioso de Elvas, promovendo a ligação da comunidade ao seu legado histórico e espiritual.

MACE recebe visita noturna

O MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas acolheu na noite de ontem, sexta-feira, 22 de maio, um conjunto de atividades que incluiu visitas guiadas à exposição do fotojornalista Alfredo Cunha e do artista urbano Alexandre Farto, conhecido como Vhils.

O serão contou também com a intervenção da poetisa Maria Vicente – nome literário da docente e bibliotecária Teresa Guerreiro; a exibição do documentário “Mulheres, Terra e Revolução: o 25 de abril visto pelas mulheres rurais”, realizado por Cecília Honório e Rita Calvário; e uma tertúlia com o coletivo Autores de Elvas.

Ouguela recebe a 13 de junho o “Sunset Trail”

O II Sunset Trail “Ouguela, Sentinela da Raia” encerra a primeira edição do novo Circuito de Trail EuroBEC a 13 de junho, depois das provas já realizadas em Elvas e Badajoz. A competição, em Campo Maior, contempla um trail curto de 20 quilómetros, um mini trail e uma caminhada de 12 e ainda uma iniciativa destinada aos mais novos: o Kids Trail. 

Lembrando como nasceu o circuito EuroBEC, Carlos Pepê, o responsável pelo grupo Campo Maior Trail Runners, que organiza este Sunset Trail de Ouguela, explica que será nesta prova que serão consagrados os grandes vencedores da nova iniciativa desportiva da Eurocidade, numa edição que promete ser “memorável”. “Tivemos a felicidade de conseguir juntar amigos e clubes que são irmãos em torno de uma ideia que era unir três provas de trail em Campo Maior, Elvas e Badajoz. Então criámos este circuito, em que Ouguela será a rainha, porque será aqui que vamos consagrar os campeões do Circuito de Trail EuroBEC”, começa por dizer.

Dizendo-se “expectante” com o resultado final deste circuito, Carlos Pepê assegura que o grande objetivo é “mostrar o potencial da região a todos os níveis”, não só desportivo, para que se possa “reforçar a identidade” da Eurocidade que une os três municípios vizinhos.

Com expectativas “muito altas” para esta segunda edição no que toca à participação de atletas, o responsável assegura que o Sunset Trail de Ouguela revelou ser, logo no ano passado, na sua estreia, uma “referência”. “Criámos uma prova única, um sunset ao final do dia, em que tivemos imenso calor, mas penso que correu tudo bem, ficámos todos muito contentes com o resultado final e as pessoas também gostaram muito”, recorda Carlos Pepê, que revela ainda que o apoio de “muitas empresas” da região que têm recebido deixa o grupo “muito orgulhoso”.

O percurso do trail e caminhada, face ao ano passado, não conhece grandes alterações, ainda que os atletas possam contar com algumas “surpresas” pelo caminho. A configuração da prova mantém-se, por isso, inalterada, exceção feita ao local de partidas e chegadas, que agora será o recinto junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Temos ali, do ponto de vista logístico, maior capacidade de albergar todos aqueles que nos visitam”, explica o responsável.

“Ouguela será, obviamente, a rainha, porque é lá que vamos passar várias vezes e levar os nossos atletas ao limite. Mas achámos que, do ponto de vista logístico, e aprendendo também com a edição do ano passado, era muito mais fácil para nós a parte de estacionamentos e do próprio convívio junto à Enxara. Temos também o apoio da Confraria da Senhora da Enxara, a quem muito agradecemos a oportunidade que nos deu também de utilizar todo o espaço envolvente à ermida e penso que, com esta pequena mudança, nós vamos também dar mais oportunidade aos nossos visitantes de terem mais tempo para conviver, com mais segurança em relação às viaturas. Quando colocamos 500 pessoas numa aldeia com 50, obviamente os constrangimentos são complexos”, acrescenta Carlos Pepê.

O valor das inscrições neste II Sunset Trail de Ouguela varia entre os 13 e os 20 euros, para as duas distâncias de trail e caminhada. A participação no Kids Trail é gratuita. As inscrições, abertas até ao início de junho, podem ser feitas a partir do site Trilho Perdido (aqui).

Estreia das obras vencedoras do Concurso Internacional de Composição Musical de Elvas adiada para outubro

A estreia das obras vencedoras do primeiro Concurso Internacional de Composição Musical de Elvas, inicialmente marcada para 13 de junho, no Forte da Graça, foi adiada para 3 de outubro. A alteração é confirmada pelo maestro Vasco Almeida, presidente da Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, entidade promotora da iniciativa.

A data de junho coincidia com o 39.º aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, mas, segundo Vasco Almeida, acabou por revelar-se desadequada para garantir a presença dos músicos necessários à interpretação das obras vencedoras. “Tivemos que alterar porque é uma má data para os músicos. No nosso caso concreto, precisaríamos de um quarteto de cordas, que é sempre muito requisitado nesta época para casamentos e outros eventos”, explica.

O maestro acrescenta que o adiamento permitirá também uma melhor preparação artística por parte do coro, responsável pela estreia das composições. “Eu quero que seja o nosso coro a estrear as obras. E, claro, sendo um coro amador, requer mais trabalho e nós agora temos a agenda um bocado apertada”, refere.

As obras premiadas pertencem a compositores de Porto, Guimarães e Cascais, numa primeira edição do concurso que contou também com participações do estrangeiro. “As obras foram todas interessantes. Oxalá pudéssemos dar o primeiro prémio a todos, incluindo aos que participaram desde Elvas, como os mais afastados, que foram das Ilhas Canárias”, afirma Vasco Almeida, sublinhando a qualidade global dos trabalhos apresentados.

Apesar do adiamento da estreia, o Coral Públia Hortênsia de Castro vai manter as comemorações do seu aniversário com um concerto no dia 13 de junho, às 18 horas, no Vila Galé Collection Elvas. O espetáculo, de entrada gratuita, contará com a participação do coro Vía de la Plata, oriundo de Almendralejo, em Espanha. “É um coro semi-profissional, que tem umas belíssimas vozes e também acaba por ser um coro amigo, porque já atuámos com eles”, destaca Vasco Almeida.

O concerto incluirá ainda uma homenagem a António Variações, assinalando a data da sua morte. O maestro revela que serão interpretadas adaptações de temas do artista português, já anteriormente apresentadas pelo coral.

Bárbara Tinoco encanta na primeira noite das Festas da Cidade 2026

A Bárbara Tinoco conquistou, esta sexta-feira, o público que encheu a Avenida George Robinson, num concerto marcado por grandes emoções, muita música e momentos de verdadeira magia, naquela que foi a primeira noite das Festas da Cidade 2026.

O ambiente de festa fez-se sentir ao longo de toda a noite, com centenas de pessoas a acompanharem os maiores êxitos da artista portuguesa.

As celebrações prosseguem à meia-noite com o tradicional espetáculo de fogo de artifício, que promete iluminar os céus da cidade.

Portalegre celebra 476 anos com três dias de festa e olhos postos no futuro

As Festas da Cidade de Portalegre de 2026 já arrancaram. Em entrevista, a presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho, destacou o orgulho nas tradições locais, o regresso do momento das Maias e disse que a festa é sobretudo para “os portalegrenses, sendo todos bem vindos, mas só faz sentido se as pessoas de cá vieram aqui ao recinto das Festas”.

Portalegre cumpre este sábado o seu feriado municipal, celebrando 476 anos de elevação a cidade. Para a presidente da Câmara Municipal, este é, acima de tudo, um momento de reencontro e identidade coletiva. “Falo muito nisso, na importância de termos orgulho naquilo que é nosso, nas nossas tradições, nas nossas pessoas, nas nossas festas. As festas da cidade são isso mesmo, comemorarmos a nossa história. Fazemos 476 anos de cidade, uma data muito importante”, afirma Fermelinda Carvalho, sublinhando que o evento “demonstra a união daquilo que são os portalegrenses”.

O programa estende-se por três dias e foi desenhado para abranger várias vertentes da cultura e tradição locais: “São três dias de festa com um programa com muitas atividades, com muitos momentos importantes, desde a sessão solene, a Eucaristia, aos momentos musicais, à gastronomia, aos nossos grupos da terra, à animação, enfim, tantos e tantos… A corrida de touros também gosto sempre de destacar, é uma tradição portuguesa. Pelo que é de facto isso, comemorarmos Portalegre no seu todo.”

As flores e as Maias como tema central

Depois de um ano marcado por “uma data redonda” (os 475 anos), em que a decoração usou as cores oficiais da cidade (o amarelo e o preto), o executivo apostou numa abordagem diferente para a edição de 2026.

“Este ano são as flores, relembrar aquilo que foram as nossas Maias. Teremos o momento das nossas Maias e das carroças, pelo que é um pouco isso, a comemoração de tudo aquilo que é nosso”, explica a edil, reforçando que as festas foram preparadas “com todo o carinho” e a pensar no acesso de todos.

“Nós fazemos as festas acima de tudo para os da terra, temos muito gosto em que venham de outros concelhos, de outras paragens, são todos muito bem-vindos, mas logicamente quando organizamos as festas, o meu primeiro pensamento é sempre para quem? Para os nossos portalegrenses e daí as entradas serem livres”, garante. O modelo de recinto aberto é valorizado pela autarca: “Como nós vemos, chegam pessoas de todo o lado, circulam, o espaço é amplo, não há entradas, não há pagamento, as pessoas estão à vontade, desfrutam de tudo, consomem aquilo que entenderem consumir, mas de resto é tudo gratuito.”

A fechar o capítulo festivo, a presidente deixa um apelo: “Eu apelava que todos os munícipes, todos os portugueses, marquem presença nas nossas festas, nas festas de 2026.”

Ministro garante avanço de obras e autarca recusa “desanimar”

A sessão de abertura das festas ficou também marcada pelas declarações de Manuel Castro Almeida. Presente na inauguração, o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial afastou qualquer cenário de bloqueio nas obras-chave para o Alto Alentejo, assegurando que o dossier da nova Escola de Formação da GNR em Portalegre “continua em desenvolvimento” e que as barreiras legais da Barragem do Pisão (Crato), cujo projeto está adjudicado e financiado, “terão de ser ultrapassadas”. Castro Almeida anunciou ainda que a reabilitação do Palácio da Justiça da cidade, parada há mais de uma década, foi adjudicada e deverá ser retomada já este verão.

As palavras do governante mereceram eco por parte de Fermelinda Carvalho, que assume uma postura resiliente face aos desafios do concelho: “Eu sou daqueles que acredita sempre, tal como dizia o Sr. Ministro, sou dos que não desanima, dos que têm muita força para lutar e levar Portalegre para a frente. Se assim não fosse, eu não me tinha proposto a um desafio de ser Presidente da Câmara de Portalegre. Se é para não fazermos nada, se é para não lutarmos, para não acreditarmos, não vale a pena aceitarmos estes desafios.”

A autarca reconhece as fragilidades crónicas, mas nota que o rumo está a mudar: “Acredito que Portalegre tem debilidades, que tem situações que ainda não conseguiu resolver, que já devia ter conseguido resolver, mas não resolveu. Estamos agora a dar os primeiros passos em tantas situações, aos tais projetos de que falávamos há pouco, que têm mais de 30 anos alguns.” Fermelinda Carvalho assegura que “neste mandato vão ser dados passos, estão a ser dados passos e serão concretizados investimentos muito importantes para o nosso concelho”.

Estremoz recebe a elite do hipismo no Raide Internacional de Endurance e Taça de Portugal

A Quinta do Carmo, na Glória (Estremoz), volta a transformar-se na capital do hipismo nacional e internacional ao acolher o prestigiado Raide Internacional de Endurance. O evento desportivo reúne alguns dos melhores cavaleiros e cavalos do panorama mundial, integrando de forma simultânea a disputa pela Taça de Portugal.

Organizada em conjunto pelo Município de Estremoz e pela Associação Hípica de Estremoz, a prestigiada competição de resistência decorre nos deslumbrantes e exigentes trilhos da Serra d’Ossa.

O programa do evento estende-se por dois dias inteiros de pura estratégia, cumplicidade e espetáculo desportivo, apresentando categorias desenhadas para diferentes patamares de exigência reguladas pela Federação Equestre Portuguesa: Taça de Portugal- Disputada na exigente vertente de 70+70 km; Provas Internacionais (CEI)- Destaque principal para a categoria rainha de CEI** de 120km, incluindo também as habituais provas de CEI* (100km); Provas Nacionais e de Promoção (CEN/CEP)- Percursos desenhados nas categorias de CEN 80 km e CEN 40 km, ideais para o desenvolvimento de novos atletas e Troféu Valérie Clarke- Um dos momentos mais aguardados e tradicionais do programa desportivo de endurance em Portugal.

O programa do evento arranca no sábado bem cedo, com a primeira partida agendada para as 08h00, hora a que os cavaleiros do CEI* (100km) iniciam o seu percurso. Logo de seguida, pelas 08h30, sai o CEN 80, a que se segue, às 09h00, a partida para o primeiro dia da Taça de Portugal na categoria de 70+70km. A fechar as partidas da manhã, os atletas do CEN 40 começam a correr às 10h00, estando a primeira entrega de prémios diários (destinada às categorias CEI*, CEN 80 e CEN 40) prevista para as 17h00.

No domingo, o dia começa ainda mais cedo com a partida da prova rainha, o CEI** 120, marcada para as 06h00. Às 08h00 repete-se a saída para o CEI* (100km), seguida pelo CEN 80 às 08h30 e pelo arranque do segundo e decisivo dia da Taça de Portugal (70+70km) às 09h00. O último grupo a entrar em prova é o do CEN 40, com partida às 10h00. O grande fim de semana desportivo termina com a realização da Grande Cerimónia de Entrega de Prémios às 17h30, onde serão consagrados os vencedores da Taça de Portugal, do CEI** 120, do CEI*, do CEN 80 e do CEN 40.


Centro de Arte Oliva inaugura exposição no Paiol de Nossa Senhora da Conceição

A exposição “ZAPPING: televisão como cultura e contracultura” vai ser inaugurada amanhã, dia 23 de maio, pelas 16 horas, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas.

A mostra, organizada pelo Centro de Arte Oliva, é dedicada à história dos programas culturais da RTP em Portugal e à forma como a televisão foi sendo apropriada por artistas enquanto veículo, medium e espaço de contracultura, desde a década de 1950 até à atualidade.

O projeto desenvolve-se em quatro instituições culturais e propõe uma leitura distribuída e complementar sobre a televisão enquanto fenómeno sociotécnico, cultural e político, refletindo sobre o impacto deste meio na sociedade, na cultura e nas práticas artísticas contemporâneas.

Com curadoria de Paula Pinto, Alexandra Areia, Joaquim Moreno e Vera Carmo, a exposição reúne obras de diversos artistas, entre os quais Ângela Ferreira, proporcionando aos visitantes uma reflexão sobre a televisão enquanto espaço de criação, experimentação e transformação cultural.

A inauguração está marcada para este sábado, sendo aberta ao público e é mais uma aposta na dinamização cultural do concelho e na valorização dos espaços patrimoniais da cidade Património Mundial.

Campo Militar de Santa Margarida transforma-se num dos maiores centros de treino militar da Europa

O Exercício ORION26 vai transformar o Campo Militar de Santa Margarida num dos maiores centros de treino militar da Europa, nas próximas semanas. Até 29 de Maio, mais de 1.300 militares de cinco países aliados estarão concentrados em Constância para aquele que o Exército português considera o maior exercício da componente terrestre nacional, reforçando o papel estratégico do Médio Tejo, no contexto da defesa europeia e atlântica.

Coordenado pelo Comando das Forças Terrestres, o exercício reúne contingentes de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia, num cenário operacional pensado para testar a capacidade de resposta rápida, a interoperabilidade e a projeção de forças, em ambiente multinacional. O ORION26 tem como principal missão, preparar o Battlegroup da União Europeia, constituída como força de reação rápida, destinada a operações de gestão de crises, e simultaneamente treinar a Brigada de Intervenção para uma eventual ativação do artigo 5.º da NATO, princípio que garante a defesa coletiva entre os países aliados.

O exercício vai combinar manobras táticas no terreno, com exercício de postos de comando, assistidos por computador, colocando, desta forma, à prova, sistemas de coordenação, comunicações e capacidade de comando, em ambiente operacional complexo. Um dos momentos principais será também a certificação da Companhia de Atiradores da Zona Militar da Madeira, composta por 120 militares, para integração futura no Battlegroup europeu.

No entanto, um dos aspetos que mais marca esta edição do Orion26, é a forte projeção do Agrupamento ISTAR do Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), unidade que assume um papel determinante nas capacidades de reconhecimento, vigilância e aquisição de objetivos no terreno de uma Grande Unidade de escalão Brigada. O Agr ISTAR surge como uma das valências mais estratégicas do exercício, demonstrando a evolução tecnológica e operacional do Exército português, em áreas fundamentais para os atuais cenários de conflito.

A participação do RC3 evidencia a crescente aposta em capacidades de informação tática e reconhecimento avançado, essenciais para apoiar a tomada de decisão em tempo real e aumentar a eficácia das operações conjuntas. A presença e projeção do Agr ISTAR no ORION26 reforçam também o posicionamento do RC3 como uma unidade de referência no contexto das forças terrestres nacionais e internacionais.

O exercício culmina a 29 de Maio, na Brigada Mecanizada, com uma demonstração operacional, aberta à apresentação de capacidades e meios militares, incluindo um exercício tático com fogos reais, o qual envolve alguns dos principais sistemas de armas ao serviço do Exército, atualmente.

Com o ORION26, o Campo militar Santa Margarida volta a afirmar-se como ponto central das grandes operações militares internacionais, colocando o Médio Tejo no radar estratégico da cooperação europeia e da NATO.

Alentejo 2030 lança concurso de 900 mil euros para Inovação Social na área da Saúde

Encontra-se aberto, no âmbito do Programa Regional do Alentejo 2030, o aviso de concurso que visa apoiar Parcerias para a Inovação Social, com foco exclusivo em projetos na área da Saúde.

Com uma dotação de 900 mil euros, financiada pelo Fundo Social Europeu (FSE+) e uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%, este aviso pretende impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras que respondam a desafios sociais concretos no território do Alentejo.

No âmbito deste aviso, apenas são elegíveis candidaturas no domínio da Saúde, nas seguintes áreas prioritárias: saúde mental comunitária; saúde mental de crianças e jovens, incluindo intervenção em perturbações aditivas (consumos de álcool, drogas, dependência digital e perturbações alimentares); apoio a adultos em situação de demência; soluções que reduzam a pressão sobre os serviços de urgência do SNS, nomeadamente dirigidas a pessoas institucionalizadas ou em domicílio sem suporte familiar; apoio a cuidadores informais de pessoas com doença crónica; e saúde das populações migrantes, incluindo mediação intercultural, literacia em saúde e melhoria do acesso aos cuidados.

O concurso destina-se a apoiar o desenvolvimento e crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) com elevado potencial de impacto, baseadas em soluções inovadoras, como produtos, plataformas ou serviços, sustentadas por um
Plano de Desenvolvimento e com cofinanciamento de investidores sociais.

Podem candidatar-se entidades privadas e entidades da economia social, nomeadamente: Cooperativas; Associações mutualistas; Misericórdias; Fundações; Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); Associações; Entidades dos subsetores comunitário e autogestionário.

As candidaturas decorrem até dia 30 de junho.

Cobranças antigas de água, luz e gás: saiba quando prescrevem as faturas no programa da DECO

Muitos consumidores desconhecem que as dívidas de serviços públicos essenciais, como eletricidade, água, gás e comunicações eletrónicas, prescrevem ao fim de seis meses. Isto significa que, após este período contado a partir do momento em que o pagamento deveria ter sido feito, as empresas deixam de poder exigir legalmente o valor em falta, a menos que a prescrição tenha sido interrompida por via judicial ou extrajudicial.

É importante sublinhar que esta proteção não é automática, cabendo ao consumidor o dever de alegar expressamente a prescrição caso receba uma cobrança indevida. Se a empresa insistir no pagamento ou ameaçar cortar o fornecimento com base em faturas prescritas, o consumidor deve apresentar reclamação direta ou recorrer ao Livro de Reclamações, uma vez que o corte do serviço nestas circunstâncias é considerado uma prática ilegal e punível.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Ricardo Pinheiro destaca “Parcerias para a Coesão” como instrumento vital para fixar pessoas no Alentejo

O presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, defendeu a importância estratégica do novo concurso de 1,25 milhões de euros destinado a combater o esvaziamento demográfico da região.

Este apoio, inserido nas “Parcerias para a Coesão Não Urbanas”, constitui uma experiência inovadora nos quadros de apoio comunitário, focando-se na atração e manutenção de pessoas em territórios rurais.

Segundo Ricardo Pinheiro, o objetivo passa por apoiar projetos em áreas como a saúde, o bem-estar e o marketing digital, afirmando que “cabe a essas associações, dentro daquilo que é o regulamento e o plano para as parcerias, perceber qual é o nível de elegibilidade e dos projetos que apresenta ao instrumento, mas fundamentalmente só dar esta nota: No último aviso que foi lançado foram impactadas cerca de 200 pessoas no território do Alentejo”.

O dirigente regional alentejano sublinhou que as entidades elegíveis, como a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e associações de desenvolvimento local como por exemplo a ADRAL, devem utilizar estes mecanismos para responder às necessidades da “economia real”.

Ricardo Pinheiro enfatizou que este é um instrumento em constante adaptação, explicando que “é uma experiência nova que normalmente não tem sido utilizada nos quadros de apoio comunitário anteriores, mas de facto visa fundamentalmente a atração de pessoas para o território”. A expectativa é que, através do diálogo com a Agência de Desenvolvimento e Coesão e a União Europeia, estes instrumentos ágeis possam ser ajustados às realidades específicas do Alto Alentejo, garantindo que o investimento se traduza em ganhos efetivos de coesão e vitalidade demográfica.

“Forcão” e garraiada com prémio para as melhores pegas animam Santo Aleixo este sábado à tarde

A Praça de Touros de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, recebe este sábado, 23 de maio, pelas 16h30, um evento tauromáquico promovido pela Associação de Jovens daquela freguesia. Numa iniciativa que a organização diz ser inédita na região, a tarde promete juntar adrenalina, tradição e muita animação.

O grande destaque do evento será o “Forcão”, uma demonstração tradicional ligada à capeia arraiana, onde grupos de homens enfrentam o touro utilizando uma estrutura de proteção. “O forcão é o elemento principal da tradição da capeia arraiana, uma manifestação cultural muito antiga da região raiana do distrito da Guarda, especialmente associada ao concelho do Sabugal. A própria capeia é hoje reconhecida como património cultural”, explica Rafael Pimenta, membro da Associação de Jovens de Santo Aleixo.

Rafael Pimenta sublinha que a intenção da associação passa por levar “algo diferente” à freguesia e dinamizar a atividade tauromáquica local. “Nós tínhamos o objetivo de trazer este evento a Santo Aleixo porque é a primeira vez que vai acontecer algo assim no Alentejo. Toda a gente sabe que isto é uma tradição mais da zona norte do país e, por isso mesmo, gostaríamos de trazer algo diferente à Associação de Jovens, algo que não se via em Santo Aleixo, nem no Alentejo”, afirma.

O responsável recorda ainda que a associação iniciou a atividade em 2024 e que, desde então, tem procurado promover eventos ligados à afición e à cultura tauromáquica. “Temos tido realmente muito trabalho e muita ajuda, mas acho que não temos comprometido o nome da tauromaquia e da afición, porque esta é uma terra pequena, mas castiça e com muita cultura”, acrescenta.

A iniciativa surge também integrada nas comemorações dos 42 anos da Praça de Touros de Santo Aleixo, uma data que a organização quis assinalar de forma especial antes do arranque das tradicionais festas de verão. “Queríamos terminar esta fase, antes das festas de verão, com um evento especial, principalmente para marcar os 42 anos de existência da Praça de Touros, que é a parte mais importante disto tudo. É uma praça com muita afición”, destaca Rafael Pimenta.

Além do “Forcão”, o programa inclui uma garraiada animada pela charanga Zuluband, com a saída de duas vacas, um touro e um bezerro, com prémios para as melhores pegas. “Em Santo Aleixo isto era mais uma coisa que nunca se fez e, desde que pegámos nesta Associação de Jovens, colocámos logo um prémio de 500 pegas para o touro. A partir daí já realizámos inúmeras garraiadas e nunca baixámos esse valor, porque realmente acho que incentiva as pessoas a virem mais à praça”, conclui.

Na organização do evento, a Associação de Jovens de Santo Aleixo, que não se responsabiliza por quaisquer incidentes que possam ocorrer no decorrer da iniciativa, conta com os apoios do Município de Monforte e da Junta de Freguesia de Santo Aleixo.

Portalegre celebra 476 anos de elevação a cidade com três dias de música, tradição e cultura

Portalegre prepara-se para viver mais uma edição das Festas da Cidade, com um programa diversificado que junta concertos, animação de rua, tradição popular, atividades culturais e iniciativas desportivas ao longo de vários dias do mês de maio.

As comemorações dos 476 anos da elevação de Portalegre a cidade arrancam esta sexta-feira, 22 de maio, com a inauguração oficial das festas, marcada para as 19h00, ao som da arruada da Banda do Carteiro, entre o Jardim da Corredoura e a Avenida George Robinson. A noite de abertura contará ainda com atuações da Tuna da Academia Santa Clara e de Rodrigo Amaro, em acordeão, antes de um dos momentos mais aguardados do programa: o concerto de Bárbara Tinoco, às 22h30, no palco principal da Avenida George Robinson.

À meia-noite, o céu de Portalegre ilumina-se com um espetáculo de fogo-de-artifício comemorativo dos 476 anos da cidade, seguindo-se a animação musical com “Smells Like 90’s” e o DJ Perez, prolongando a festa pela madrugada dentro.

Amanhã, sábado, 23 de maio, o dia será marcado pelas cerimónias institucionais e por algumas das tradições mais emblemáticas da cidade. O dia começa com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, acompanhado por honras militares e pela participação de várias bandas e fanfarras locais. Seguem-se a missa solene comemorativa na Catedral de Portalegre e a sessão solene evocativa da data, no Centro de Congressos da Câmara Municipal.

Durante a tarde, o destaque vai para o Desfile das Carroças e o Desfile das Maias, duas iniciativas profundamente ligadas à identidade cultural portalegrense e que prometem voltar a encher as ruas de cor e tradição. A programação inclui ainda uma corrida de touros na Praça José Elias Martins e várias atuações musicais no Jardim da Corredoura.

À noite, o recinto das festas recebe o Passeio de Tochas, organizado pelo Grupo Motard Novo Milénio, antes do concerto “Tributo aos Beatles”, apresentado pela Banda Euterpe. O cartaz musical prossegue com o rapper Julinho KSD e termina com a atuação dos DJ Gaza Boys.

No domingo, 24 de maio, as atividades assumem um caráter mais familiar e comunitário, com aulas de yoga, dança e ateliers sensoriais para todas as idades no Jardim da Corredoura. O Festival do Associativismo Cultural dará palco a vários grupos de cantares e folclore do concelho, promovendo o património musical tradicional da região.

A programação encerra com dois concertos na Avenida George Robinson: a fadista Gisela João sobe ao palco às 21h30, seguida pela banda Descendentes.

Paralelamente às festas principais, o Município promove uma extensa programação desportiva, cultural e recreativa, incluindo provas de BTT, trail, karaté, natação, encontros corais, apresentações literárias e iniciativas evocativas de Luís de Camões e José Régio.

Os espaços de restauração, tasquinhas, divertimentos e artesanato estarão em funcionamento durante os três dias das festas, reforçando o ambiente de convívio e animação que todos os anos atrai milhares de visitantes ao centro da cidade.

A programação completa do evento para conhecer no site da Câmara Municipal de Portalegre (aqui).

Município de Campo Maior lança quinta edição do Prémio Literário Hugo Santos em Dia do Autor Português

Está aí a quinta edição do Prémio Literário Hugo Santos, iniciativa promovida, desde 2022, pela Câmara Municipal de Campo Maior.

O período de candidaturas inicia-se esta sexta-feira, 22 de maio, Dia do Autor Português, sendo que o concurso, destinado a autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, com idade igual ou superior a 18 anos, é, desta feita, dedicado à modalidade de poesia.

Incentivar a criação literária, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e contribuir para a valorização da língua portuguesa são os grandes objetivos deste prémio, com o qual o Município de Campo Maior procura presta homenagem ao homem e escritor Hugo Santos, perpetuando o seu legado cultural e literário.

“É um prémio muito importante para Campo Maior porque, ao fim e ao cabo, reconhecemos aqui um grande nome, um grande escritor do nosso concelho”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, que adianta que as candidaturas decorrem até ao final do mês de junho e que a entrega do prémio acontecerá em outubro, próximo da data de aniversário de Hugo Santos.

“Esperamos muitas participações, muitos trabalhos de pessoas que queiram participar neste prémio do qual nós, de maneira nenhuma, queremos abdicar. Queremos continuar a elevar o nome de Hugo Santos e fazê-lo continuar presente entre todos os campomaiorenses, sendo uma referência da escrita, sempre com o seu nome bem referenciado através deste prémio literário”, remata o autarca.

Uma vez mais, a obra vencedora será publicada em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, sendo igualmente atribuído ao autor um prémio monetário no valor de 1.500 euros.

De recordar que o Prémio Literário Hugo Santos, nos anos pares, é dedicado à poesia e, nos anos ímpares, à modalidade de conto.

Já venceram este prémio as obras “Uma casa de papel onde morar”, de Nuno Garcia Lopes (2022); “Do Corpo o Homem”, de Rute Simões Ribeiro (2023); “O perdurável inventário de efémeros”, de Joaquim Fernando Fitas (2024); e “O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”, de João Fernandes (2025).

Antiga Sé de Elvas reabre no domingo ao culto. Obras a realizar dependem de “luz verde” do Estado

As celebrações religiosas regressam de forma regular à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé Catedral de Elvas, já no próximo domingo, 24 de maio, pelas 18 horas, depois de vários meses de encerramento devido aos estragos provocados pelas intempéries.

Desde o final de janeiro que aquele que é considerado um dos principais ex-líbris da cidade se encontrava encerrado ao culto, abrindo apenas pontualmente para visitas. O problema teve origem nos danos causados pelo mau tempo no quadro elétrico da igreja, situação que continua por resolver devido ao facto de o imóvel pertencer ao Estado.

Segundo o pároco Ricardo Lameira, os técnicos do Instituto do Património Cultural já realizaram uma avaliação detalhada ao edifício e identificaram diversos problemas estruturais que exigem intervenção urgente. “O edifício necessita de muitas obras. Claro que essas obras, como é um bem imóvel e é uma catedral, pertencem ao Estado. Então nós não podemos fazer obra nenhuma na estrutura”, explicou o sacerdote, sublinhando que nem a Igreja nem o Município têm competência para avançar com qualquer intervenção sem autorização estatal.

Ricardo Lameira esclarece ainda que a demora na resolução do problema se prende com os processos burocráticos associados ao património público. “Estamos à espera que o Estado assine para que a empresa, que já está convocada, possa começar a obra. Não está nas nossas mãos”, reforça.

Apesar das limitações, a paróquia encontrou condições para retomar a atividade religiosa na Sé, ainda que sem iluminação. “Vamos abrir a igreja ao público e ao culto. A partir de domingo já vamos celebrar ali a Eucaristia”, adianta o pároco, acrescentando que poderá será utilizado um sistema de som autónomo, alimentado a bateria.

Durante a inspeção técnica foram detetados problemas graves ao nível da cobertura do edifício. De acordo com Ricardo Lameira, os especialistas encontraram infiltrações, algerozes danificados e muitas telhas partidas. “Os telhados estão com graves problemas”, refere. O sacerdote revela ainda que os técnicos consideram que a última intervenção realizada na cobertura não terá sido executada com a qualidade necessária. “Algumas telhas tinham que estar viradas para fora e estão viradas para dentro”, exemplifica.

Face ao estado da estrutura, também foram deixados alertas relativamente à utilização dos telhados da Sé para determinados eventos. O pároco recorda, por exemplo, que durante anos, o fogo de artifício das comemorações do aniversário da classificação de Elvas como Património da Humanidade foi lançado a partir da cobertura da catedral, algo que deixará de poder acontecer.

Ainda assim, Ricardo Lameira faz questão de tranquilizar a população relativamente ao impacto futuro das obras. “As obras são exteriores, não interiores”, esclarece, explicando que a prioridade passa por resolver os problemas estruturais da cobertura e evitar novas infiltrações antes de qualquer intervenção no interior da igreja.

A entrevista completa ao padre Ricardo Lameira sobre a situação da antiga Sé de Elvas para ouvir no podcast abaixo:

Mosteirense e “O Elvas” B disputam Supertaça Rui Nabeiro este sábado em Campo Maior

O Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, recebe este sábado a final da Supertaça Comendador Rui Nabeiro, encontro que coloca frente a frente o FC Mosteirense, campeão distrital, e o “O Elvas” CAD B, vencedor da Taça Comendador António Costa.

A partida tem início marcado para as 17 horas e encerra oficialmente a temporada do futebol distrital da Associação de Futebol de Portalegre.  

A formação do Mosteirense procura juntar a Supertaça ao título de campeão, depois de uma época marcada pela regularidade, enquanto o conjunto azul e ouro chega motivado após o triunfo por 1-0 diante do Portalegrense na final da Taça.

GNR detém em Fátima suspeitos de abandonar duas crianças em Alcácer do Sal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) localizou e deteve hoje, em Fátima, um homem de 55 anos e uma mulher de 41 anos, suspeitos dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono de duas crianças menores. A intervenção policial ocorreu na sequência de um alerta que dava conta da presença de dois menores sozinhos e desamparados junto à via pública, no concelho de Alcácer do Sal, tendo os militares deslocado-se de imediato ao local para garantir a segurança e a proteção das vítimas. Perante a evidente situação de vulnerabilidade, os menores foram encaminhados para o Posto Territorial de Alcácer do Sal, onde receberam alimentação, conforto e os primeiros cuidados essenciais para atenuar a sua fragilidade emocional.

A localização e consequente detenção dos suspeitos na cidade de Fátima resultou de uma investigação imediata e articulada, que envolveu uma partilha célere de informação entre as várias valências e o dispositivo de Investigação Criminal da Guarda. O caso seguiu agora os trâmites legais e a investigação vai continuar a cargo do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Santiago do Cacém. Todos os factos recolhidos pelas autoridades foram devidamente comunicados ao Tribunal Judicial de Grândola para a aplicação das respetivas medidas de coação.

Duas crianças francesas são encontradas sozinhas em estrada de Alcácer do Sal

Dois irmãos de nacionalidade francesa, com três e cinco anos de idade, foram encontrados sozinhos e a chorar, na terça-feira passada, numa paragem de autocarro junto à Estrada Nacional 253, na zona de Palma, entre Alcácer do Sal e a Comporta. As crianças foram avistadas por um automobilista que passava no local e estranhou a situação, alertando de imediato a Guarda Nacional Republicana (GNR). A testemunha é um padeiro que encontrou as crianças muito nervosas numa paragem de autocarro. Levou as crianças para a padaria onde as conseguiu acalmar e diz que “forma abandonados no mato, vendados porque iam jogar um jogo” quando a mãe e o companheiro se puseram em fuga.À chegada das autoridades, os menores tinham consigo mochilas com algumas mudas de roupa, pacotes de leite e bolachas, tendo sido encaminhados para o hospital para observação médica e acolhidos provisoriamente sob custódia judicial.

As investigações preliminares indicam que a mãe e o padrasto das crianças terão fugido de França após o pai biológico ter apresentado uma queixa por rapto internacional, já que a progenitora não tinha autorização para sair do país com os filhos.

O casal foi agora detido em Fátima pela GNR, terá abandonado os menores à beira da estrada antes de continuar a fuga. O caso passou para a alçada da Polícia Judiciária e já motivou a abertura de um inquérito judicial também pelas autoridades francesas, estando os suspeitos indiciados pelos crimes de exposição ou abandono e violência doméstica.

Peregrinação a Vila Viçosa promove noite de espiritualidade e comunhão

A Associação de Jovens de Elvas promove, na noite de 29 para 30 de maio, uma Peregrinação a Vila Viçosa aberta à participação de toda a comunidade. Sob o lema “Caminhar na Fé. Chegar com o Coração.”, o grupo partirá à meia-noite do Santuário da Piedade, em Elvas, rumo ao Seminário de São José, em Vila Viçosa, proporcionando aos caminhantes uma experiência de oração, reflexão e sacrifício em pleno Ano Jubilar. A organização sublinha que a iniciativa pretende ser mais do que um simples percurso físico, descrevendo-a como uma oportunidade única para promover a união, a fraternidade e o encontro espiritual.

A participação no evento é totalmente gratuita, sendo apenas recomendado que cada peregrino se faça acompanhar de água, calçado confortável e do terço. As inscrições já se encontram abertas e podem ser efetuadas através do QR Code disponível no cartaz oficial, bem como pelos contactos e plataformas digitais da associação. Num apelo final, a organização convida famílias, jovens e seniores a juntarem-se a este trajeto, reforçando que, num tempo em que a sociedade vive de forma tão apressada, este evento serve como um importante convite ao reencontro individual e coletivo.

Exército Português desperta interesse dos jovens de Arraiolos

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), através do seu Gabinete de Atendimento ao Público de Évora, marcou presença na Feira de Profissões promovida pelo Agrupamento de Escolas de Arraiolos. Esta ação de divulgação do serviço militar despertou um grande interesse junto de toda a comunidade escolar.

Inserida no âmbito das iniciativas de proximidade do Exército Português junto dos jovens, esta participação teve como principal objetivo dar a conhecer as diversas oportunidades de carreira, formação e desenvolvimento pessoal e profissional proporcionadas pela instituição.

Ao longo do evento, dezenas de estudantes visitaram o espaço do RC3, onde puderam esclarecer dúvidas sobre o ingresso na instituição militar, conhecer diferentes especialidades, missões e experiências da vida militar, bem como contactar diretamente com militares do Regimento de Cavalaria N.º 3. A forte adesão e o entusiasmo demonstrados pelos participantes evidenciaram o impacto positivo desta ação de sensibilização e o crescente interesse dos jovens pelas oportunidades profissionais oferecidas pelas Forças Armadas.

“O RC3 continua a promover, junto dos jovens, uma imagem moderna, próxima e motivadora do Exército Português, registando uma forte afluência graças ao contínuo e empenhado trabalho de divulgação desenvolvido pelo Regimento.”

A presença do Gabinete de Atendimento ao Público de Évora nesta Feira de Profissões reforça o compromisso do Regimento de Cavalaria N.º 3 em estreitar laços com a comunidade escolar e em promover valores como a disciplina, a liderança, o espírito de equipa e o serviço à Nação. Com esta iniciativa, o Exército Português mantém-se empenhado em investir na proximidade com as novas gerações, apresentando-se como uma instituição de oportunidades, desafio e futuro.

Motorista da SIV de Elvas gravemente ferida após despiste

Uma motorista da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas, de 31 anos, sofreu ferimentos graves na sequência do despiste da viatura, perto de Mosteiros, no concelho de Arronches, na madrugada desta quinta-feira, 21 de maio.

O alerta para o despiste, ao quilómetro 43,700 da Estrada Nacional 246, foi dado às 05h10, sendo que na ambulância da SIV seguia apenas a motorista.

A viatura acompanhava uma ambulância de Campo Maior, que fazia o transporte de um doente para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, para onde acabou por ser transportada a motorista da SIV.

Para o local foram mobilizados 22 operacionais, entre bombeiros, GNR e INEM, apoiados por nove viaturas.

Arronches celebra o bacalhau com criatividade, tradição e sabor até domingo

O bacalhau é, até ao próximo domingo, 24 de maio, o grande protagonista da restauração de Arronches, no âmbito da sétima edição da Quinzena Gastronómica dedicada a esta iguaria, promovida pelo Município.

A iniciativa reúne este ano sete dos 12 restaurantes do concelho (A Cabana, Hotel Rural de Santo António, O Cantinho do Venâncio, O Valentim, Sabores do Alentejo, Sede do Atlético Clube de Arronches e Sossega), que apresentam propostas criativas e tradicionais à base de bacalhau, numa aposta que continua a atrair visitantes portugueses e espanhóis.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, destaca que estas quinzenas gastronómicas têm desempenhado um papel importante na dinamização da economia local e na promoção turística do concelho.

Segundo o autarca, estas iniciativas “têm permitido criar mais dinâmica nos restaurantes aderentes”, ao mesmo tempo que incentivam os visitantes a conhecer os espaços museológicos e a restante oferta cultural disponível em Arronches.

João Crespo sublinha ainda que a quinzena é também uma oportunidade para os chefs locais inovarem e renovarem as cartas dos restaurantes. “Estas iniciativas permitem dar asas à imaginação dos nossos chefes”, afirma, acrescentando que muitos dos pratos criados acabam por integrar, posteriormente, as ementas permanentes dos estabelecimentos.

Outro dos aspetos destacados pelo presidente do município é a forte adesão do público espanhol. “Todos sabemos que os nossos vizinhos espanhóis apreciam muito a cozinha portuguesa, em particular o bacalhau”, refere, considerando que esta quinzena gastronómica é também “muito virada para o outro lado da fronteira”.

Apesar de nem todos os restaurantes do concelho aderirem à iniciativa, João Crespo considera que os sete participantes representam “uma amostra muito significativa da excelente gastronomia” existente em Arronches.

Quanto ao impacto económico da quinzena, o autarca garante que o retorno tem sido positivo. O aumento do número de clientes durante este período, assegura, demonstra o interesse do público pelos pratos especialmente preparados para a ocasião.

Entre as propostas disponíveis nos restaurantes aderentes encontram-se sugestões como Pastel Crocante de Bacalhau, Bacalhau à Santo António, Açorda de Bacalhau e Tiborna de Bacalhau.

google.com, pub-9371903732627443, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Junta de Freguesia da Expectação financia nova Central de Comunicações dos Bombeiros de Campo Maior

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação está a financiar a remodelação total da Central de Comunicações dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

A iniciativa surge no âmbito da política de proximidade da autarquia, que procura identificar e colmatar lacunas nas instituições e associações da freguesia. Segundo Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia, a decisão de avançar com o investimento foi imediata, “após uma reunião com a direção da Associação Humanitária, onde foi sinalizada a necessidade urgente de modernizar o espaço que centraliza todas as ocorrências e chamadas de emergência da corporação”.

Hugo Milton explicou que a autarquia mantém “um contacto regular com as IPSS e coletividades para perceber onde a ajuda da Junta pode ser mais eficaz”. No caso dos soldados da paz, “o projeto já se encontra em fase avançada de execução, tendo o novo mobiliário chegado recentemente às instalações”.

O autarca sublinhou ainda que “a intervenção visa garantir melhores condições operacionais para quem gere o socorro na linha da frente”, adiantando que, assim que a nova central estiver totalmente operacional, a “obra será apresentada à população para demonstrar o compromisso e a presença ativa da Junta de Freguesia no apoio às instituições fundamentais da vila”.

Concurso “Rural Innovation Challenges” apresentado na Escola Superior de Biociências de Elvas

O Concurso “Rural Innovation Challenges”, promovido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), foi apresentado esta quarta-feira, 20 de maio, na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE).

A sessão contou com a presença do diretor-geral da AJAP, Firmino Cordeiro, da diretora da ESBE, Rute Santos, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e teve como objetivo dar a conhecer as quatro categorias do concurso: Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro-Rural e Academia Rural.

“Rural Innovation Challenges” é um concurso que procura destacar projetos inovadores ligados à agricultura, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável em zonas rurais. Em jogo estão mais de 20 mil euros em prémios. A iniciativa culminará na Gala AJAP Portugal Winners, prevista para o último trimestre deste ano.

Elvas: Lar Júlio Alcântara Botelho promove caminhada para reforçar laços familiares e comunitários

O Lar Júlio Alcântara Botelho promove, no próximo domingo, 24 de maio, em Elvas, a “Caminhada da Família”, uma iniciativa solidária que pretende reunir utentes, funcionários, familiares e toda a comunidade em torno de uma causa de apoio e valorização dos idosos da instituição.

A atividade tem início marcado para as 9 horas, na Praça da República, com chegada prevista ao Jardim Municipal de Elvas por volta do meio-dia. O percurso, com cerca de quatro quilómetros, foi pensado para ser simples e acessível a todas as idades.

Segundo o diretor técnico da instituição, Paulo Pires, o principal objetivo passa por fortalecer os laços entre os utentes e as suas famílias, promovendo simultaneamente o convívio entre todos os que fazem parte do quotidiano do lar. “Basicamente é uma iniciativa em que tentamos juntar aqui as famílias dos utentes, com os próprios utentes, e em que tentamos levar todos a esta caminhada, o que não é fácil em termos logísticos, mas que vamos conseguir certamente com a ajuda das famílias”, explica.

Paulo Pires destaca que a caminhada pretende reforçar o espírito de união entre toda a comunidade ligada à instituição. “É também a família do Lar Júlio Alcântara Botelho que aproveita e faz aqui um convívio entre as famílias dos utentes, os utentes e a própria família dos funcionários”, acrescenta.

Embora a iniciativa tenha como foco principal os utentes e respetivas famílias, a participação está igualmente aberta à comunidade em geral. Para o responsável, esta é também uma forma de dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição. “Está aberta à comunidade em geral, mas o que se acaba por tentar é juntar uma comunidade em redor deste projeto que é o Lar Júlio Alcântara Botelho e também passar esta visibilidade do lar, que é muito importante para aquilo que são as nossas linhas orientadoras neste momento”, refere.

O percurso, de aproximadamente quatro quilómetros, garante o responsável, será acessível a todos. “É uma caminhada simples, prática e acessível, para manter também aqui o pessoal ativo, que é o nosso grande objetivo”, sublinha Paulo Pires.

Além da caminhada, o programa inclui ainda uma aula de Zumba no Jardim Municipal, bem como um momento de convívio com reforço alimentar para os participantes: “Vai haver aula de zumba e um convívio, com um cafezinho, um petiscozinho”.

Todos os inscritos recebem também uma t-shirt comemorativa mediante o pagamento simbólico de três euros. Para Paulo Pires, esta será uma recordação especial do evento. “A inscrição tem a oferta de uma t-shirt, com uma colaboração simbólica de três euros, que dá lugar a essa t-shirt, que é para ficar na memória, para ficar também guardada”, conclui Paulo Pires.

As inscrições podem ser efetuadas diretamente no Lar Júlio Alcântara Botelho, através do telefone 268 622 721 ou dos endereços de e-mail pc.larjab@gmail.com e sr.larjab@mail.com. O pagamento do valor da inscrição pode ser feito por transferência bancária para o IBAN da instituição: PT50003502790000749593026.

Nuno Matos leva bom momento para o desafio da Ferraria

Nuno Matos e Ricardo Claro estão de regresso à competição com a participação no Raid da Ferraria, motivados por um resultado muito positivo na mais recente prova do calendário do Campeonato de Portugal de Todo-Terreno (CPTT). Na Baja TT Norte de Portugal, Nuno Matos garantiu um lugar entre os seis melhores da classificação geral e subiu ao pódio da categoria T3, num desempenho que reforçou a confiança da equipa para os próximos desafios.

“Foi uma prova importante para nós, não só pelo resultado, mas também pelo que conseguimos retirar em termos de evolução. Sabemos que ainda temos trabalho pela frente, mas foi um passo muito positivo”, refere o piloto.

Aos comandos do Amarok Proto, a dupla encara o Raid da Ferraria com o objetivo claro de manter um andamento competitivo, num percurso que deverá voltar a colocar à prova a capacidade de adaptação da estrutura. Na sua segunda edição, esta prova do Alto Alentejo deverá ficar marcada por pistas rápidas e por uma subida significativa das temperaturas ao longo do fim de semana, fatores que proporcionarão condições de piso bastante mais secas do que aquelas encontradas na ronda anterior.

A realização da prova nesta região traz também um significado especial para o piloto de Portalegre, que tem assim a oportunidade de voltar a competir “em casa”.

“É sempre especial correr aqui. Conhecemos bem o ambiente e sentimos o apoio das pessoas. Esperamos também que o Amarok Proto consiga voltar a responder ao nível demonstrado na última prova, depois das alterações que realizámos”, sublinha.

Depois dos sinais positivos deixados na Baja TT Norte de Portugal, Nuno Matos encara o Raid da Ferraria como mais uma excelente oportunidade para continuar a evoluir e lutar por posições competitivas na tabela.

O Raid da Ferraria arranca na sexta-feira com um prólogo de cerca de seis quilómetros cronometrados. Seguem-se depois quatro setores seletivos distribuídos ao longo do fim de semana: o SS1 (78,55 km) e o SS2 (125,34 km) no sábado, repetindo-se as mesmas distâncias no domingo, num percurso técnico que atravessa os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor, Mação e Gavião.

Alentejo seduz um turista mais exigente: duas noites, 133 euros por dia e à procura de tranquilidade

Um estudo inédito da Universidade de Évora traça o novo retrato do visitante da região, o primeiro desde 2011. O perfil mudou: mais natureza, mais bem-estar, mais luxo.

O turista que visita o Alentejo é, na sua maioria, português, chega da Grande Lisboa, viaja em casal ou em família, fica em média duas noites e gasta cerca de 133 euros por dia e por pessoa. É este o retrato traçado por um novo estudo apresentado esta semana em Évora, que pela primeira vez em mais de uma década caracteriza de forma sistemática quem visita a região, o que nela procura e o quanto está disposto a gastar.

O trabalho foi encomendado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo à Universidade de Évora e coordenado pelos investigadores Joana Lima, Maria do Rosário Borges, Jaime Serra e Noémi Marujo. Envolveu 2.000 inquéritos — 800 em época baixa, entre novembro de 2024 e abril de 2025, e 1.200 em época alta, de agosto a outubro de 2025 — com uma repartição de 68% de residentes em Portugal e 32% de visitantes estrangeiros. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança de 95%.

Quem é o visitante

O perfil que emerge do estudo é o de um visitante equilibrado em termos de género, casado ou em união de facto, com formação superior, trabalhador por conta de outrem e com rendimento mensal entre os 2.001 e os 4.000 euros. A maioria viaja em casal ou em família e está a visitar o destino pela primeira vez — dado que representa 60% dos inquiridos em época baixa e 63,4% em época alta. Ainda assim, esta maioria que visita pela primeira vez declara ter intenção de regressar.

No que diz respeito à origem, tanto na época alta como na baixa, a maioria dos visitantes chega da Europa, seguida da América. Entre os turistas portugueses — que constituem dois terços do total —, os provenientes da Área Metropolitana de Lisboa são os mais representativos, especialmente na época baixa. No verão, cresce o peso das regiões Centro e Norte do país.

O que mudou desde 2011

Uma das conclusões mais marcantes do estudo é a evolução do perfil do visitante face ao último levantamento equivalente, realizado em 2011. Segundo o presidente da ERT, José Manuel Santos, está em curso uma mudança estrutural: o visitante de hoje pertence a um segmento socioeconómico mais elevado, procura experiências mais diferenciadas e tem maior disponibilidade para gastar em animação turística e atividades complementares. “É cada vez mais um turista de segmento médio-alto e mesmo de luxo. É menos um turismo de família e mais um turismo de casal ou de amigos”, explicou.

Outro dado significativo é a alteração das motivações dominantes. Se em 2011 o turismo cultural e o património construído ocupavam o centro das preferências, em 2026 é o património natural e paisagístico que aparece como o atributo mais valorizado. O conceito de “experiência restauradora” — a procura de tranquilidade, descanso e fuga ao stress do quotidiano — emerge como um dos motores centrais da visita. “As motivações principais são a fuga ao stress, descansar e ter tranquilidade. Uma das palavras-chave mais referidas é precisamente a tranquilidade”, destacou Santos.

O presidente da ERT sublinhou que os visitantes revelam uma “superação de expectativas” relativamente à experiência que a região proporciona. “O património natural e paisagístico aparece como um elemento valorizador e central. No estudo de 2011 havia claramente um maior predomínio dos aspetos culturais e do património cultural”, afirmou.

Gastronomia, praias e monumentalidade

O estudo identifica os monumentos e a natureza como os atributos mais distintivos do destino. Em época baixa, a gastronomia destaca-se como elemento complementar de eleição; em época alta, são as praias que sobem nas preferências. A monumentalidade da região, com os seus castelos e fortalezas, é apontada como uma das marcas mais identitárias do território.

Contudo, o presidente da ERT admite que existe uma lacuna na animação cultural associada a esse património. “Temos uma grande monumentalidade, castelos e fortalezas, mas provavelmente não temos ainda eventos que consigam fazer viver esse território”, reconheceu, apontando o Programa de Dinamização das Fortalezas de Fronteira como possível resposta. A segurança surge como o segundo atributo mais valorizado, especialmente entre visitantes internacionais, nomeadamente norte-americanos e franceses, seguida do acolhimento e da hospitalidade da população. “Quando dizemos que o Alentejo recebe bem, isso não é um mero claim comunicacional. É verdade”, afirmou Santos.

A estadia, os gastos e o transporte

Em época baixa, 30,6% dos inquiridos planeava ficar duas noites no Alentejo. Já em época alta, 27,8% manifestou intenção de não pernoitar — uma visita de passagem que representa tanto uma oportunidade de atrair novos públicos como um desafio para a sustentabilidade económica dos agentes locais. O meio de transporte preferencial, tanto para chegar à região como para circular dentro dela, é o carro próprio.

O presidente da ERT destacou que a estadia média calculada pelo estudo coincide com os dados do INE de 2025, “em que o Alentejo finalmente conseguiu chegar às duas noites” — um marco relevante para a afirmação da região como destino de permanência e não apenas de passagem.

A aposta no mercado internacional

Apesar de os turistas portugueses dominarem o panorama, a diversificação para o mercado internacional surge como uma prioridade estratégica da ERT. “O crescimento do mercado internacional para aumentar a estadia média e reduzir a sazonalidade é muito importante”, afirmou Santos. A sazonalidade continua a ser um dos principais desafios da região, com pressão concentrada nos meses de verão e receitas mais limitadas fora dessa janela. O responsável considera que as tendências identificadas representam uma oportunidade para os agentes económicos da região ampliarem a oferta de experiências ligadas à animação e ao lazer.

A coordenadora do estudo, Joana Lima, explicou que o trabalho procurou “caracterizar o perfil do visitante do Alentejo em termos sociodemográficos, económicos e comportamentais”, analisando dimensões como as motivações da viagem, os meios de transporte utilizados, a experiência turística, os níveis de satisfação e a fidelização ao destino. Para a base de cálculo da amostra foi utilizado o número de hóspedes no Alentejo em 2023: 1.608.826, segundo o INE.

Elvas pode vir a receber fase europeia de competição jovem de padel

Elvas poderá vir a receber a fase europeia da competição internacional de padel jovem “FIP Promises Continental Finals Europe”, um projeto que pretende afirmar a cidade Património Mundial como capital europeia do padel jovem e reforçar a sua posição no panorama desportivo internacional.

A proposta apresentada pelos representantes do Europadel Elvas ao presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e vereador Hermenegildo Rodrigues, destaca Elvas como uma localização estratégica no contexto ibérico, beneficiando da proximidade com Espanha, da forte acessibilidade rodoviária e da ligação privilegiada entre Lisboa e Madrid. A cidade encontra-se ainda a menos de duas horas e meia de núcleos populacionais que representam mais de quatro milhões de pessoas, entre cidades como Badajoz, Mérida, Cáceres, Évora, Sevilha e Lisboa.

A competição “FIP Promises Continental Finals Europe” reúne os melhores talentos europeus de padel nos escalões Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, sendo considerada uma das mais importantes provas jovens da modalidade a nível continental.

O objetivo passa agora por concretizar, em dezembro de 2026, a realização da fase final europeia da competição, que deverá reunir em Elvas as 64 melhores duplas europeias, num total de cerca de 128 atletas, acompanhados por treinadores, equipas técnicas, organização e familiares.

Segundo os dados apresentados, o percurso de Elvas enquanto destino do circuito internacional de padel jovem começou em 2025, com a realização do FIP Promises Continental Tour, que contou com 90 duplas inscritas e 182 jogadores de países como Portugal, Espanha, Brasil, Chile, Suécia e França. Em 2026, a cidade voltou a acolher uma etapa do circuito, registando 101 duplas inscritas e 202 jogadores oriundos de Portugal, Espanha, França, Polónia, Argentina, Reino Unido, Equador e Uruguai.

A iniciativa prevê um impacto económico e mediático significativo para o concelho, estimando-se a presença de entre 350 a 500 visitantes internacionais ao longo dos três dias de competição. Entre os setores diretamente beneficiados destacam-se a hotelaria, restauração, comércio local, turismo, transportes e serviços.

O projeto pretende igualmente reforçar a notoriedade internacional de Elvas, promovendo o território além-fronteiras através do desporto, numa estratégia que alia a capacidade organizativa do concelho às suas valências patrimoniais, turísticas e logísticas.

Jardim Municipal de Elvas é palco de nova edição da Feira Escolar de 29 de maio a 1 de junho

A XXXIV Feira Escolar de Elvas vai regressar ao Jardim Municipal entre os dias 29 de maio e 1 de junho, com um programa diversificado e pensado para envolver as escolas do concelho, a comunidade educativa e toda a população.

Promovida pelo Município de Elvas, esta iniciativa volta a afirmar-se como um dos momentos mais aguardados do calendário educativo e cultural do concelho, proporcionando vários dias de animação, aprendizagem, convívio e partilha entre alunos, professores, famílias e instituições.

Ao longo dos quatro dias, a Feira Escolar contará com inúmeras atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e recreativas, preparadas pelas escolas, associações e entidades parceiras, dando destaque ao trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pelos estabelecimentos de ensino do concelho.

O certame pretende igualmente reforçar os laços entre a escola e a comunidade, promovendo momentos de interação entre diferentes gerações e valorizando o papel da educação na construção de uma sociedade mais participativa, criativa e inclusiva.

A programação integra iniciativas destinadas aos mais novos, mas também propostas abertas à comunidade em geral, transformando o Jardim Municipal num espaço de encontro, descoberta e celebração da educação, da criatividade e do talento das crianças e jovens elvenses.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas reafirma a aposta na educação, no envolvimento da comunidade educativa e na dinamização de atividades que promovam o desenvolvimento pessoal, social e cultural das novas gerações.

GNR aperta o cerco ao furto em automóveis: detenções disparam 160% apesar de quebra global no crime

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou a sua resposta operacional ao fenómeno de furtos no interior de veículos, registando um aumento expressivo de 160% no número de detenções ao longo do último ano. O balanço estatístico oficial revela que as autoridades efetuaram 68 detenções, um acréscimo significativo face às 26 registadas no período homólogo. Em paralelo, a atividade proativa da Guarda levou à identificação de 1523 suspeitos, mais 142 do que no ciclo anterior. No Alentejo, Portalegre e Évora registam números baixo e uma pequena diminuição, já Beja verifica uma efetiva redução de 20% de 103 para 82 ocorrências

Esta resposta policial surge em contracorrente com a tendência geral da criminalidade associada a este ilícito. No cômputo geral, verificou-se uma diminuição de 7,6% no número de crimes reportados. A GNR contabilizou um total de 5667 ocorrências, o que representa menos 470 crimes face aos dados registados no ano transato.

Porto lidera perdas e Faro regista descida acentuada

A análise geográfica dos dados demonstra que este tipo de crime ocorre prioritariamente em zonas de maior densidade populacional e junto à orla costeira. Os autores concentram a sua atuação em parques de estacionamento de praias, centros comerciais, palácios e museus, aproveitando a forte afluência de turismo sazonal.

A nível distrital, o Porto posiciona-se no topo da tabela criminal com 1440 crimes registados, fixando-se como o distrito com a maior subida homóloga do país. Seguem-se Setúbal, com 722 ocorrências, e Lisboa, com 691. Em sentido inverso, o distrito de Faro apresentou uma trajetória de descida acentuada, recuando de 900 crimes para 629.

O panorama completo das ocorrências por distrito evidencia assimetrias regionais acentuadas entre os dois períodos em análise:

Em 2025, a GNR registou um total de 5 667 crimes, menos 470 do que em 2024, sendo os distritos com maior volume de ocorrências:

·         Porto: 1 440 crimes (distrito com maior subida homóloga);

·         Setúbal: 722 crimes;

·         Lisboa: 691 crimes;

·         Faro: 629 crimes.

Distritos20242025
Açores11
Aveiro547573
Beja10382
Braga559522
Bragança2214
Castelo Branco4239
Coimbra202129
Évora5652
Faro900629
Guarda3528
Leiria274230
Lisboa761691
Madeira02
Portalegre2725
Porto11381440
Santarém166146
Setúbal915722
Viana do Castelo225178
Vila Real7656
Viseu88108
Total61375667

Meteorologia e lazer ditam os picos de criminalidade

Os dados estatísticos confirmam que a evolução mensal deste crime acompanha os períodos de lazer e férias. O período compreendido entre a segunda quinzena de junho e o mês de setembro concentra o maior volume de criminalidade associada à época estival. Contudo, os picos de ocorrências oscilam consoante o calendário festivo e as condições climatéricas.

Anteriormente, verificaram-se picos invulgares em épocas como o Carnaval e, muito em particular, durante o mês de outubro, que registou 576 crimes num período marcado por temperaturas excecionalmente elevadas a nível europeu e global, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No período mais recente, os meses de janeiro e dezembro destacaram-se devido às festividades de Natal e Ano Novo. Já o mês de maio, considerado o segundo mais quente de que há registo em Portugal Continental pelo IPMA, impulsionou uma antecipação da época balnear e das atividades ao ar livre, traduzindo-se num aumento imediato dos registos criminais.

Prevenção e comportamento dos condutores são determinantes

A GNR reforça que muitos destes furtos ocorrem por pura oportunidade, potenciados pelo esquecimento de bens visíveis a partir do exterior. Com a aproximação da época de maior calor, as autoridades aconselham os condutores a trancar sempre as viaturas e a verificar janelas, vidros ou tetos de abrir, mesmo durante ausências curtas.

Caso seja necessário guardar objetos na bagageira, o procedimento deve ser efetuado antes de chegar ao local de estacionamento, de forma a evitar a exposição dos bens perante potenciais assaltantes. A escolha de locais iluminados, movimentados ou com sistemas de vigilância ativa é igualmente recomendada, assim como a ativação de alarmes e ferramentas digitais de localização em equipamentos eletrónicos.

Em caso de arrombamento, a GNR aconselha que os lesados a não devem tocar ou contaminar o veículo, de modo a preservar os vestígios para a investigação criminal. A situação deve ser comunicada de imediato às forças de segurança, acompanhada de descrições detalhadas e, idealmente, registos fotográficos dos bens furtados para salvaguardar uma eventual recuperação.

Inovação genética e sustentabilidade agrícola em debate em Elvas no Dia do Agricultor

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) promove, no próximo dia 28 de maio (quinta-feira), em Elvas, mais uma edição do Dia do Agricultor, uma iniciativa dedicada aos desafios atuais e futuros da agricultura portuguesa, com especial destaque para a inovação genética e a sustentabilidade do setor.

O encontro reunirá investigadores, técnicos e representantes do setor agrícola para discutir o papel das novas variedades vegetais no aumento da produtividade e na adaptação às alterações climáticas.

A organização destaca que a criação de culturas mais resistentes à seca e ao calor, mantendo elevados níveis de produtividade, assume hoje um papel determinante para responder às exigências ambientais, sociais e produtivas da agricultura moderna.

O programa, com inicio às 9 horas, na Herdade da Comenda, arranca com visitas aos campos experimentais de cereais, grão de bico e linho, ao polo InovTechAgro e ao Núcleo de Raça Mertolenga.

Já no auditório do edifício sede do INIAV – Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, pelas 11 horas, tem lugar a sessão de abertura pela presidente do INIAV, Margarida Correia de Oliveira. Segue-se um painel de debate moderado por Benvindo Maçãs, com intervenções de com António Sevinate Pinto, da LUSEM, José Palha, da ANPOC, José Pais, da FERA, e João Madeira, da APBA.

A sessão de encerramento deverá contar com a presença de um membro do Governo, ainda por confirmar.

Após o almoço, entre as 15h30 e as 16h30, realiza-se ainda uma visita aos programas de Melhoramento em Pastagens, Forragens e Cereais.

A iniciativa pretende reforçar a importância da investigação e da inovação agrícola como pilares fundamentais para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor agrícola nacional num contexto de crescente pressão climática e económica.

Veteranos do Campomaiorense conquistam segundo lugar no Torneio de Futebol de 7 dos Jogos do Alto Alentejo

Durante o passado fim de semana, Campo Maior esteve representado na 24.º edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA).

Em Marvão, no Campo de Jogos de Santo António das Areias, os Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense, em representação do Município de Campo Maior, participaram no Torneio de Futebol 7, ficando em 2.º lugar na competição.

Já em Portalegre decorreu o Torneio de Malha,que contou com dez participantes do União Futebol de Degolados, a representarem o Município de Campo Maior.

Os Jogos do Alto Alentejo são uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e têm como principal objetivo promover a prática desportiva, estilos de vida saudáveis e o convívio entre os participantes dos vários concelhos do distrito.

Final do Kids Athletics reúne cerca de 800 crianças no Estádio de Atletismo de Elvas a 8 de junho

No próximo dia 8 de junho, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas volta a receber a final municipal do Kids Athletics, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Elvas, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança.

O evento irá reunir cerca de 800 alunos do 1.º ciclo de todo o concelho, após apuradas as melhores equipas de cada escola participante. Ao longo da competição, as crianças terão oportunidade de praticar várias disciplinas adaptadas do atletismo, nomeadamente lançamentos, saltos e corridas.

O vereador Hermenegildo Rodrigues destaca a importância desta iniciativa, que considera ser já uma referência no concelho: “é uma iniciativa única e exclusivamente da Câmara, apadrinhada por muita gente, nomeadamente a Federação Portuguesa de Atletismo. Conseguimos ao longo de mês e meio mobilizar e mexer com 800 crianças, que no dia 8 de junho, vão participar naquilo que é a final municipal do Kids Athletic no Estádio Municipal de Atletismo.”

O autarca sublinha ainda o ambiente de convívio e festa vivido durante esta atividade: “todas as nossas crianças do 1.º ciclo já se habituaram a conviver e a confraternizar, brincando com o desporto, nomeadamente com o atletismo, e é uma festa muito bonita a que os avós e os pais também já se começam a associar. É extremamente grato passar uma manhã com algazarra e a correria dos nossos miúdos”.

A final municipal do Kids Athletics promete, assim, voltar a transformar o Estádio Municipal de Atletismo numa grande celebração do desporto, da infância e do convívio entre famílias e comunidade escolar.

Estremoz celebra centenário de cidade com ciclo de visitas guiadas por especialistas

A associação CIDADE – Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz, preparou um programa especial para assinalar o centenário da elevação de Estremoz à categoria de cidade (1926–2026). Ao longo dos próximos meses, residentes e visitantes são convidados a desvendar as histórias, as memórias e a identidade de uma das cidades mais ricas em património e tradição do Alentejo.

Mais do que meros passeios turísticos, este ciclo propõe uma verdadeira imersão na história e na cultura locais, contando com a condução de especialistas de cada temática e profundos conhecedores da realidade estremocense.

O grande arranque do programa acontece já este sábado, 23 de maio, às 16 horas, com o tema “O Hospital nas Maltesas”. Esta será uma oportunidade para redescobrir o emblemático Convento das Maltesas através do olhar atento e humano do Dr. João Reis, antigo médico de família na cidade. O ponto de encontro está marcado para a Praça da República, de onde os participantes partirão para revisitar as vivências, as memórias clínicas e o impacto social deste espaço histórico na comunidade.

Um programa rico e diversificado até outubro

O cartaz comemorativo estende-se ao longo do ano com propostas que abraçam desde a riqueza geológica ao pulsar cultural e associativo da cidade:

  • 13 de junho (16:00h) | Rossio: Uma viagem pelas vivências e dinâmicas sociais em redor do icónico Rossio Marquês de Pombal, conduzida por João Jaleca.
  • 4 de julho (16:00h) | Pedreira «BENTEL»: O “ouro branco” de Estremoz em destaque numa visita técnica e histórica ao mundo dos mármores. O itinerário será enquadrado por Carlos Santos e pelo Dr. Luís Brito da Luz, incluindo ainda uma passagem pela oficina de mármores de Pereira Véstias.
  • 10 de outubro (16:00h) | Homenagem ao Dr. António José Telmo: Sessão inteiramente dedicada à figura do «Dr. Telmo – jogador de bilhar», com intervenção do Prof. Roque Oliveira, a decorrer na Sociedade Recreativa Popular Estremocense “Porta Nova”.
  • 31 de outubro (16:00h) | Concerto “Música de Filmes”: O encerramento do ciclo far-se-á com as grandes bandas sonoras da Sétima Arte, interpretadas pela Juventude Musical da Associação Musical do Concelho de Estremoz, sob a direção da maestrina Cândida Lóios, na Associação dos Artistas Estremocenses.

Esta iniciativa cultural conta com o apoio do Centro Ciência Viva de Estremoz, da Sociedade de Artistas Estremocense, da Bentel (Sociedade Extractiva de Mármores) e da Sociedade Recreativa Popular Estremocense.

A participação é inteiramente gratuita e aberta a todos os que queiram descobrir ou reencontrar o encanto de Estremoz, não carecendo de marcação prévia.

Relojoaria · Luxo · Cultura·Audemars Piguet x Swatch

Relojoaria · Luxo · Cultura

Royal Pop

Como a Audemars Piguet e a Swatch criaram o fenómeno que ninguém esperava — e o caos que se seguiu

Existe uma contradição no coração de qualquer marca de luxo: para ser desejada, tem de ser inacessível. Mas para sobreviver, precisa de novos clientes. Durante décadas, a Audemars Piguet resolveu essa equação sempre da mesma forma.

Produzindo cerca de 50 mil relógios por ano — ainda assim mais 10 mil do que originalmente —, a AP vive da escassez e mantém listas de espera que duram vários anos. Mas este ano decidiu fazer algo surpreendente: associar-se à Swatch, que vende mais de 3 milhões de relógios por ano.

A parceria, batizada Royal Pop, tornou-se um dos fenómenos mais improváveis da relojoaria recente. O luxo tradicional está a tentar perceber como permanecer relevante num mundo onde a cultura digital, os acessórios colecionáveis e a estética das redes sociais ajudam a definir o significado de desejo.

50mil
Relógios AP / ano
3M+
Relógios Swatch / ano
8
Modelos na coleção
€400
Preço máx. Portugal
€2mil
Revenda imediata

Para ser desejado, o luxo tem de ser inacessível. Mas para sobreviver, precisa de novos clientes.

A contradição fundamental

A coleçãoO que é o Royal Pop?

A coleção parte de um ícone: o Royal Oak, desenhado por Gérald Genta em 1972. Com um design inconfundível — luneta octogonal, oito parafusos hexagonais e o padrão de mostrador conhecido como Petite Tapisserie — pode custar dezenas de milhares de euros. O valor elevado não faz diminuir a lista de espera, apenas colmatada pelo mercado de segunda mão, que continua a crescer.

De acordo com um relatório da Deloitte, o mercado de revenda de relógios de luxo poderá superar o primário dentro de apenas uma década, provando que os ícones não perdem valor.

O Royal Pop preserva a mesma linguagem visual — bisel octogonal, parafusos e padrão do mostrador —, mas não é o esperado relógio de pulso. A Swatch e a AP criaram oito relógios de bolso em biocerâmica colorida, inspirados simultaneamente no Royal Oak e nos Swatch Pop lançados em 1986.

Ao optar por um relógio de bolso, a Audemars Piguet evitou o cenário que mais inquieta os colecionadores: o aparecimento de uma réplica acessível do Royal Oak tradicional. Os novos relógios podem ser usados ao pescoço, pendurados numa mala, transportados no bolso ou colocados sobre uma superfície como objetos decorativos.

No interior encontra-se uma versão de corda manual do movimento SISTEM51 da Swatch, com reserva de marcha superior a 90 horas e espiral antimagnética Nivachron. O preço em Portugal varia entre €380 e €400, consoante as cores.

LançamentoO caos que se seguiu

Na manhã do lançamento, havia filas à porta das lojas Swatch em todo o mundo. Em Lisboa, a situação na loja do Centro Colombo foi semelhante: centenas de pessoas em fila para poucas dezenas de unidades. Nos mercados de revenda, os relógios apareceram imediatamente por valores próximos dos €2000 — cinco vezes o preço original.

No Reino Unido e nos Países Baixos, algumas lojas encerraram por razões de segurança. Em França, a polícia teve de intervir com gás lacrimogéneo para dispersar uma multidão de cerca de trezentas pessoas junto a uma loja perto de Paris. Em Nova Iorque, a inauguração da loja da Swatch em Times Square ficou marcada por empurrões e tumultos.

AnáliseO próximo Labubu?

A comparação com o Labubu — o boneco colecionável da Pop Mart que se tornou viral em todo o mundo — não é acidental. Ambos partilham a mesma fórmula: escassez controlada, lançamento surpresa, distribuição física que gera filas e uma comunidade online que amplifica o desejo muito além do valor intrínseco do objeto.

O Royal Pop é, ao mesmo tempo, um relógio, um acessório de moda, um objeto de coleção e um instrumento financeiro. É a prova de que, no séc. XXI, o luxo não se define apenas pelo preço — mas pela capacidade de gerar um momento cultural.

Margarida Paiva propõe candidatura de Elvas a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, entregou esta terça-feira, 19 de maio, uma proposta formal para que o município avance com a candidatura ao título de Capital Portuguesa da Cultura 2028. A proposta será apreciada e votada na reunião do executivo municipal agendada para o próximo dia 27 de maio.

A iniciativa surge no âmbito do Aviso n.º 10056-A/2026/2, publicado em Diário da República a 30 de abril, que convida os municípios elegíveis a apresentarem candidaturas ao abrigo da Portaria n.º 189/2026/1, de 22 de abril, assinada pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Na proposta apresentada por Margarida Paiva, é sublinhado que Elvas reúne um conjunto de ativos culturais e patrimoniais de reconhecida relevância nacional e internacional. O Centro Histórico e as Fortificações da cidade integram a Lista do Património Mundial da UNESCO desde 2012, no âmbito da Paisagem Cultural de Fronteira partilhada com Badajoz e Campo Maior, sendo apontados como elementos distintivos da identidade local.

Segundo a vereadora da oposição, esta candidatura representa uma oportunidade para valorizar o ecossistema cultural e patrimonial do concelho, potenciando um programa de desenvolvimento cultural estruturado e transformador.

A eventual candidatura permitiria ainda ao município aceder a uma dotação financeira de um milhão de euros, assegurada pelas áreas governativas da Cultura e do Turismo, podendo também mobilizar investimento adicional de parceiros públicos e privados.

A proposta agora entregue inclui a decisão de avançar com a candidatura de Elvas ao título de Capital Portuguesa da Cultura 2028, a elaboração do respetivo dossier, a designação do presidente da Câmara como responsável político e do diretor municipal de Cultura como responsável técnico, bem como a aprovação da dotação orçamental necessária e a autorização para submissão dentro do prazo estabelecido.

A vereadora defende que o desafio é claro: “ser Capital Portuguesa da Cultura obriga a autarquia a estar à altura do que Elvas é”.

Campo Maior na “linha da frente” com formação dedicada à inteligência artificial e governação inteligente

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu, na manhã desta terça-feira, 19 de maio, o Programa de Capacitação Profissional ENTI: “Territórios Inteligentes: da Eficiência Operacional à Governação Inteligente”, uma iniciativa integrada no projeto AI4PA – Artificial Intelligence & Data Science, promovida pela NOVA IMS em parceria com o Município de Campo Maior.

A sessão teve como principal objetivo reforçar competências digitais junto de entidades da Administração Pública, PME e startups, através de debates e apresentações centradas na inteligência artificial, ciência de dados e governação inteligente.

Em declarações à Rádio ELVAS,  o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, destacou a importância da iniciativa para o concelho, considerando que representa “mais um passo” na afirmação de Campo Maior enquanto território preparado para os desafios tecnológicos do futuro.

O autarca sublinhou ainda que a aposta na inteligência artificial e na ciência dos dados poderá contribuir para melhorar os serviços públicos e a resposta dada aos munícipes. “Campo Maior continua praticamente todos os meses a ter atividade relacionada com a inteligência artificial”, referiu, acrescentando que o objetivo passa por continuar a dinamizar o Centro de Inteligência Competitiva.

Também presente na sessão, o diretor da NOVA IMS, Miguel de Castro Neto, explicou que a iniciativa surge numa altura em que Portugal está a implementar a Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes, apoiada pelo PRR. Segundo o responsável, “dos 308 municípios, 297 candidataram-se a financiamento para investirem em plataformas de gestão urbana”, o que demonstra a relevância crescente da transformação digital na gestão dos territórios.

Miguel de Castro Neto defendeu ainda que o grande desafio passa agora por saber utilizar os dados e as capacidades analíticas emergentes para apoiar melhores decisões políticas, gerir recursos de forma mais eficiente e responder às exigências da emergência climática.

Durante a sessão foram apresentados exemplos de boas práticas, com Miguel de Castro Neto a sublinhar o potencial do Centro de Inteligência Competitiva de Campo Maior para se vir a afirmar como um polo agregador de talento e inovação na região do Alentejo.

Por sua vez, o presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, mostrou-se satisfeito com a evolução do Centro de Inteligência Competititva, considerando que o projeto “está a ganhar uma dimensão de utilidade ao território”.

Ricardo Pinheiro destacou ainda a ambição do Alentejo em competir “com as melhores regiões à escala nacional e internacional”, defendendo que a inteligência artificial e a ciência de dados serão fundamentais para acrescentar valor em áreas como o turismo, a investigação científica e o acesso a fundos comunitários.

“O território Alentejo assume-se cada vez mais nestas matérias”, afirmou o presidente da CCDR, sublinhando que a região deve continuar a apostar “em ambição, ambição e mais ambição” para acompanhar os territórios de referência a nível mundial.

A sessão de abertura, para além das participações de Luís Rosinha e de Ricardo Pinheiro, contou ainda com a de Manuel Dias, diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Administração Pública e presidente da ARTE.

“Territórios Inteligentes: da Eficiência Operacional à Governação Inteligente” foi mote para a primeira sessão desta conferência, conduzida por Miguel de Castro Neto. Seguiu-se uma mesa redonda, dedicada ao tema “Governação Inteligente: do Plano à Ação”, com os primeiros secretários das Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Alentejo Central e Alentejo Litoral.

Do evento fizeram ainda parte diferentes sessões de live training: “Mobilidade: onde estão os ‘pontos negros’ no meu concelho?”; “Como criar, com documentos selecionados, um chatbot interno para o meu serviço”; e “Licenciamento urbanístico em BIM como ponto de partida para Gémeos Digitais”.

Ricardo Pinheiro garante que Alentejo não perde fundos e defende apoio às famílias de agricultores

O presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, esteve recentemente no Parlamento para esclarecer dúvidas sobre a aplicação de fundos comunitários. Em causa estão cerca de 700 milhões de euros que a região arriscava perder, mas que o rigor técnico e científico da instituição permitiu salvaguardar.

O Alentejo atravessa um momento decisivo na definição das suas políticas públicas e na captação de investimento externo. Ricardo Pinheiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, revelou que o trabalho de proximidade com o Ministério da Coesão tem sido fundamental para garantir que o território não saia prejudicado nos próximos quadros de apoio financeiro.

A defesa de 700 milhões de euros na Assembleia da República

Um dos momentos mais críticos ocorreu recentemente na Assembleia da República, onde o autarca regional foi chamado a intervir. “Há três dias estive no Parlamento por causa de uma dúvida em relação à forma como o Alentejo poderia perder 700 milhões de euros. O trabalho que fizemos de demonstração foi absolutamente enorme”, explicou Ricardo Pinheiro.

O presidente da CCDR esclareceu que, apesar de alguns indicadores sugerirem um crescimento, a realidade do terreno exige uma análise mais fina. “As taxas médias de crescimento anual do Alentejo continuam abaixo das nacionais. O país cresce a 2% e o Alentejo, após a saída da Lezíria, está a crescer a 1,6%. No método de cálculo atual, continuamos a ser considerados um território de baixa densidade, o que é vital para a manutenção dos apoios”, sublinhou.

Apoio às famílias de agricultores: O “olhar atento” da política pública

Para além dos grandes investimentos industriais, como o hidrogénio verde em Sines, Ricardo Pinheiro não esquece a base da economia regional: a agricultura familiar. O presidente defende que, embora os grandes modelos financeiros de atividade agrícola devam ser apoiados, é necessário um foco especial nas famílias que mantêm o território vivo.

“O Alentejo faz parte das oportunidades e da captação de investimento externo, mas as famílias de agricultores devem continuar a ter um olhar atento por parte da política pública planeada a partir do Alentejo”, defendeu, reforçando a importância da colaboração estreita com a Secretaria de Estado da Coesão Territorial.

Rigor científico para captar investimento

Para Ricardo Pinheiro, o futuro do Alentejo depende da capacidade da região em produzir dados rigorosos para justificar as suas opções políticas e atrair empresas. “Precisamos de ter muito bons dados para estarmos permanentemente preparados, tanto para os setores primários como para a indústria. Temos de justificar a captação de investimento de forma rigorosa e científica”, afirmou.

O líder da CCDR concluiu reforçando que a “unidade de desenvolvimento regional” é a ferramenta essencial para garantir que o Alentejo mantém a sua competitividade e capacidade de aplicação de fundos comunitários, protegendo os interesses dos alentejanos perante as instituições nacionais e europeias.

Fortaleza de Juromenha vence Prémio Nacional de Reabilitação na categoria de Restauro

Em cerimónia realizada esta terça-feira, 19 de maio, no Museu Vista Alegre, em Ílhavo, a intervenção de restauro e conservação da Fortaleza e Castelo de Juromenha recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação na categoria de Restauro.

Os prémios nacionais de reabilitação distinguem há 14 anos as melhores intervenções de reabilitação urbana em várias categorias, tendo sido admitidas este ano cerca de 80 candidaturas.

A Fortaleza de Juromenha foi ainda finalista, entre três candidatos, na categoria de Estruturas.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, dedica o prémio à população de Juromenha e do concelho e destacou a importância desta intervenção para o município e para a região, tendo deixado um agradecimento a toda equipa da câmara municipal, aos responsáveis da altura pelas entidades que se comprometerem com o projeto: Ana Mendes Godinho, António Ceia da Silva e Ana Paula Amendoeira.

Deixou ainda um agradecimento especial à equipa de projetistas (Pedro Pacheco Arquitetos), à empresa responsável pela construção (HCI), à empresa responsável pelo acompanhamento arqueológico (ERA Arqueologia) e fiscalização (Ripórtico).

A Fortaleza de Juromenha está integrada no Programa REVIVE prevendo-se o desenvolvendo de um projeto de natureza turística no seu interior em harmonia com o uso público do monumento.

Câmara Municipal de Elvas aprova proposta de ampliação do Lar de Vila Fernando

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, em reunião do executivo, aprovou as propostas de abertura dos procedimentos das empreitadas “Pavimentações 2026 – Betuminosos” e “Ampliação do Lar de Vila Fernando”, num investimento estimado superior a milhão e meio de euros.

Aprovadas as propostas de contratos interadministrativos e autos de transferência das freguesias rurais.

Na área da cultura e património, foram aprovadas iniciativas como a apresentação do livro “Nada Acontece Por Acaso”, de Pedro Inocêncio, a realização da iniciativa “Cinema no Pátio”, o apoio ao “Ronca Festival Ibérico de Cinema do Alentejo”, a parceria com a Adega Mayor no âmbito do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, bem como o apoio ao projeto de intervenção artística de Rui Chafes, integrado na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

No âmbito do turismo e promoção do território, o executivo aprovou a parceria “Responsible Trails Walking” com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a participação do Município no II Congresso de Turismo do Interior e a submissão da candidatura de Elvas ao Prémio Jean-Paul L’Allier 2026, promovido pela Organização das Cidades do Património Mundial.

Relativamente a eventos, congressos e cedência de espaços municipais, destaque para a cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para o II Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária, para o X Ibero Aves Elvas 2026 e para a Feira de Antiguidades, Velharias e Colecionismo.

Na área do desporto e juventude, foram aprovados apoios e parcerias relacionados com o Elvas Cup “Gold Energy” 2026, o XVI Torneio de Paraquedismo “Cidade de Elvas”, e o apoio ao XLIII Concurso Nacional Combinado dos “Dragões de Olivença”.

Ao nível da ação social, mobilidade e serviços públicos, o executivo deliberou sobre a instalação do Espaço Cidadão em Vila Boim, a alteração do local de aterragem do Serviço de Helicópteros de Emergência e a afetação dos 60 fogos da Quinta dos Arcos, de acordo com o sorteio público realizado.

As propostas relativas ao Plano Estratégico para Captação de Empresas e Emprego do Município de Elvas 2025-2030, à criação do Programa Municipal de Captação de Apoios e Competitividade Agrícola de Elvas e à criação de uma equipa de acompanhamento e fiscalização da Aquaelvas – Águas de Elvas, S.A., foram reprovadas, com quatro votos contra.

A reunião contemplou ainda diversos apoios ao movimento associativo, nomeadamente à Associação Fratelli Tutti de Elvas, Associação Aboim Jovem, Clube Escola de Ténis de Elvas e Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, além de várias cedências de transporte a associações e entidades do concelho.

Entre papel e tradição: o trabalho que dá cor às Festas do Povo de Campo Maior

Faltam menos de três meses para que as ruas de Campo Maior se transformem, uma vez mais, num imenso jardim de flores de papel. Entre os cerca de quatro mil voluntários envolvidos na preparação das tradicionais Festas do Povo, há quem mantenha viva esta tradição desde a infância, como é o caso de Elvira Soutino.

É no Centro Comunitário da vila que, diariamente, Elvira ajuda a dar forma às milhares de flores que irão decorar as ruas da vila alentejana entre os dias 8 e 16 de agosto. Apesar do entusiasmo em torno do regresso daquele que é considerado o maior evento do concelho, a voluntária admite que o trabalho ainda está longe de terminado. “Agora é trabalhar muito, muito mesmo”, afirma, explicando que a produção das flores começou há mais de três meses. “Estamos muito atrasadas”, acrescenta.

Entre rosas, tulipas e muitas outras variedades de flores de papel, Elvira recorda que esta é uma arte que aprendeu desde muito pequena. “Sempre vimos isto e então aprendemos umas com as outras. Eu nasci nas festas. Fazia trapaças e torcidos quando era pequenina e agora faço aquilo que me ensinaram”, conta.

No Centro Comunitário, as cores multiplicam-se entre tons de vermelho, roxo, lilás, azul e verde. Algumas flores são mais simples de executar, enquanto outras exigem maior detalhe e paciência. “Estas por acaso são simples”, explica Elvira, mostrando também pequenos aproveitamentos de papel utilizados na produção: “a gente tem que aproveitar até ao último bocadinho de papel.”

Num exemplo único de criatividade coletiva, dedicação e identidade cultural, as Festas do Povo de Campo Maior prometem voltar a atrair milhares de visitantes, 11 anos depois da última edição. Durante nove dias, as ruas da vila voltarão a estar inteiramente cobertas por flores de papel feitas à mão, numa tradição reconhecida pela sua singularidade em Portugal.

Supremo Tribunal de Justiça dá razão ao Município de Estremoz no caso das funcionárias do Centro de Saúde

O Supremo Tribunal de Justiça deu razão ao Município de Estremoz no processo relacionado com quatro funcionárias da empresa SÁ LIMPA, SA, que prestavam serviço no Centro de Saúde de Estremoz, absolvendo totalmente a autarquia das acusações de despedimento ilícito.

O acórdão, datado de 14 de maio, foi ontem, dia 18, recebido pelo município e põe fim a um longo processo judicial que passou pela 1.ª Instância e pelo Tribunal da Relação de Évora.

Na decisão, o Supremo Tribunal de Justiça concluiu que não existiu transferência de unidade económica — conceito jurídico que poderia implicar a transmissão dos contratos de trabalho para o município — afastando, assim, qualquer responsabilidade da autarquia no caso. O tribunal entendeu que a cessação da relação laboral promovida pela empresa SÁ LIMPA, SA diz apenas respeito às trabalhadoras e à entidade patronal.

O processo regressa agora à 1.ª Instância, onde será analisada a eventual ilicitude do despedimento das quatro funcionárias por parte da empresa.

Segundo o município, esta decisão é definitiva, uma vez que não admite recurso ordinário. Em comunicado, a autarquia destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo seu Gabinete de Apoio Jurídico, considerando-o “decisivo” para a construção da defesa apresentada ao tribunal e para o desfecho favorável do processo.

Elvas: 14 milhões do orçamento municipal canalizados para obras nas áreas social, económica, desportiva e patrimonial

Num investimento global a rondar os 14 milhões de euros, o Município de Elvas tem previstas cerca de 40 obras para este ano, algumas já em execução e outras em fase de preparação. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, que destacou o esforço financeiro da autarquia em diversas áreas, sobretudo na componente social, empresarial, desportiva e patrimonial.

Na área social, o autarca sublinhou a forte aposta do Município na requalificação e ampliação de estruturas de apoio à população idosa, assegurando que todas as intervenções estão a ser suportadas exclusivamente pelo orçamento municipal, sem apoios da Segurança Social.

Entre as obras em curso, São Vicente está a ser alvo de uma “requalificação total” do lar de idosos, num investimento que ronda os “400 mil euros”. Já em Santa Eulália, a ampliação do lar, prestes a avançar, representa um investimento de “cerca de 1,6 milhões de euros”.

Também em Vila Fernando está prevista a ampliação do lar de idosos, com um investimento próximo de um milhão de euros, permitindo a criação de mais camas. Por sua vez, na freguesia de São Brás e São Lourenço, o Município pretende avançar com a construção de um centro de dia, depois de dois concursos públicos terem ficado desertos. O presidente da Câmara garantiu ainda novos investimentos em Vila Boim para aumentar a capacidade de resposta na área sénior.

Na componente empresarial, Rondão Almeida destacou o projeto de expansão da zona industrial de Elvas. O Município já adquiriu “cerca de 150 mil metros quadrados de terreno” e prepara agora a concretização da primeira fase da ampliação, cujo investimento “poderá atingir os 10 milhões de euros”. Segundo o autarca, o objetivo passa por criar condições para o crescimento económico e atração de investimento, estando a obra preparada para avançar de forma faseada.

Também o desporto integra as prioridades do executivo municipal. Entre os investimentos previstos está a construção de um novo balneário no campo de “Os Elvenses”, numa intervenção superior a meio milhão de euros. O Município pretende ainda substituir relvados e renovar infraestruturas desportivas construídas há cerca de duas décadas.

No que diz respeito ao património, o presidente da Câmara destacou a continuidade dos projetos de recuperação patrimonial da cidade, nomeadamente a intervenção em mais de dois quilómetros de muralhas, a requalificação do Paiol de Santa Bárbara e os trabalhos relacionados com o Aqueduto da Amoreira.

O autarca reforçou que muitos destes projetos continuam sem financiamento comunitário aprovado, sendo suportados através da gestão financeira do Município.

Relativamente à habitação, Rondão Almeida adiantou ainda que a Câmara Municipal já investiu cerca de cinco milhões de euros de fundos próprios, apesar dos apoios previstos através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O presidente da autarquia concluiu afirmando que os investimentos refletem uma estratégia “pensada com cabeça, tronco e membros”, sustentada pelo equilíbrio financeiro e pelos sucessivos resultados positivos das contas municipais.

Bernardo Fernandes sagra-se Campeão Nacional Sub-18 de Trail Jovem

O jovem atleta arronchense Bernardo Fernandes, do Sport Arronches e Benfica, conquistou no passado sábado, dia 16, em Vila Nova de Paiva, o título de Campeão Nacional Sub-18 de Trail Jovem, confirmando o excelente momento de forma que atravessa.

A conquista surge poucos dias depois da participação do atleta no Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning, realizado em Makarska, na Croácia, onde representou Portugal entre alguns dos melhores atletas jovens do mundo da modalidade.

Depois de alcançar a 17.ª posição na prova Vertical e o 16.º lugar na prova Sky Youth no Campeonato do Mundo, Bernardo Fernandes regressou a Portugal motivado e voltou a demonstrar toda a sua qualidade, vencendo agora o título nacional do escalão Sub-18.

A prova, disputada em Vila Nova de Paiva, integrou o calendário nacional da modalidade e reuniu os melhores jovens atletas portugueses do trail running. O atleta do Sport Arronches e Benfica destacou-se ao longo da competição, alcançando o lugar mais alto do pódio e confirmando o seu estatuto como uma das grandes promessas nacionais da modalidade.

Para o Sport Arronches e Benfica, esta conquista representa mais um marco importante no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação desportiva, enquanto para Arronches constitui um motivo de enorme orgulho ver um dos seus jovens atletas afirmar-se tanto a nível nacional como internacional.

Bernardo Fernandes continua assim a construir um percurso de grande qualidade no trail e skyrunning, levando o nome de Arronches e do clube além-fronteiras e acumulando resultados de enorme destaque.

Procissão das Velas percorreu Bairro de Santa Luzia

Procissão das Velas em honra de Nossa Senhora de Fátima realizou-se na noite deste domingo, 17 de maio, junto à Igreja de Santa Luzia, no Bairro de São Pedro, em Elvas, reunindo dezenas de fiéis num momento marcado pela fé, oração e profunda introspeção espiritual, no âmbito das celebrações do Mês de Maria promovidas pela Unidade Pastoral de Elvas.

Num ambiente de recolhimento e devoção, os participantes acompanharam a imagem de Nossa Senhora de Fátima ao longo das ruas do bairro, 
iluminadas pela luz das velas e pela vivência comunitária da oração, num testemunho de fé e união em torno de Maria, mãe de todos os cristãos.

A procissão percorreu várias artérias do Bairro de São Pedro, nomeadamente a Rua Francisco Mendes, Rua 5 de Outubro, Rua Dr.ª Teresa Monteiro Palmeiro e Rua do Emigrante, regressando posteriormente à  Igreja de Santa Luzia.

Ao longo do percurso, viveram-se momentos de silêncio, reflexão e oração mariana, evocando a mensagem de paz, esperança e entrega deixada por Nossa Senhora de Fátima, numa celebração intimista e profundamente sentida pelos fiéis presentes.

A iniciativa integrou o programa do Mês de Maria da Unidade Pastoral de Elvas, que ao longo deste mês tem promovido diversos momentos de oração e celebração dedicados à Virgem Maria.

Obra de ampliação do Lar de Santa Eulália avança dentro de dias

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, assinou esta segunda-feira, 18 de maio, a consignação da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália, com a empresa SENPAPOR, representada pelo engenheiro Hélio Tavares.

A obra, orçada em cerca de um milhão e meio de euros, irá ser realizada no período de 18 meses e terá início dentro de poucos dias.

Com esta obra, a infraestrutura passará a ter capacidade para mais 21 utentes e permitirá ainda aumentar o número de funcionários já existente.

“Ambiente em FM”: Quercus preocupada com reestruturação anunciada da APA e do ICNF

O programa “Ambiente em FM” aborda esta semana a anunciada reorganização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), um processo que o Governo justifica com a necessidade de simplificação, modernização e digitalização de processos.

No entanto, o anúncio está a gerar apreensão junto das organizações ambientalistas, que temem que esta reforma possa comprometer a proteção dos ecossistemas em Portugal. Em entrevista, José Janela, representante da Quercus, explicou que, embora o Governo fale em reduzir a burocracia e acelerar decisões, é fundamental garantir que a celeridade não se sobreponha ao rigor técnico e à preservação do património natural.

Para a Quercus, o cerne da questão reside no equilíbrio entre a eficiência administrativa e a eficácia da fiscalização no terreno. José Janela sublinhou que a grande preocupação da associação ambientalista é “perceber até que ponto essa simplificação pode significar menos exigência ambiental e menos capacidade de fiscalização”.

A organização ambiental alerta para os riscos de um eventual enfraquecimento das entidades reguladoras, num momento em que os desafios climáticos e a pressão sobre os recursos naturais exigem instituições fortes e dotadas de meios para atuar. O debate sobre esta reestruturação relâmpago promete continuar na ordem do dia, com os ambientalistas a pedirem garantias de que a proteção do ambiente não será sacrificada em nome da agilização dos licenciamentos.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Elvas vence Jogos do Alto Alentejo na modalidade de futebol 7

A equipa de futebol de 7 representativa do Município de Elvas venceu ontem, domingo, 17 de maio, a final do escalão de veteranos dos 24°s Jogos do Alto Alentejo.

Na partida decisiva do torneio, que teve por cenário o Campo de Jogos de Santo António das Areias, no concelho de Marvão, a formação elvense derrotou a sua congénere de Campo Maior na transformação de pontapés de grande penalidade, após um empate sem golos no tempo regulamentar.

Os Jogos do Alto Alentejo são uma organização da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em parceria com os 15 Municípios do distrito de Portalegre, prolongando-se até 21 de junho as competições das diversas modalidades.

Campo Maior recebe formação da Universidade Nova dedicada à criação de territórios inteligentes

A Universidade Nova de Lisboa, através da NOVA IMS, e a Câmara Municipal de Campo Maior unem esforços para promover, amanhã  terça-feira, 19 de maio, uma formação intensiva dedicada à criação de territórios inteligentes. A sessão terá lugar no Centro Cultural e insere-se num esforço nacional para capacitar profissionais e instituições para os desafios da modernização tecnológica.

O foco da iniciativa passa por apoiar PME, startups e entidades públicas na adoção de soluções que garantam uma gestão mais inteligente e eficiente dos recursos e serviços. Para além do debate estratégico, o programa inclui demonstrações práticas de novas tecnologias, oferecendo aos participantes ferramentas concretas para apoiar a tomada de decisão e a inovação nos seus respetivos setores de atividade.

De acordo com o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este é mais um passo dado no âmbito da parceria estabelecida com a Universidade Nova no que diz respeito ao Centro de Inteligência Competitiva: isto, depois das duas entidades terem, recentemente, assinado um contrato de comodato, para que os técnicos e docentes daquele estabelecimento de ensino superior possam ter um espaço próprio na vila, para desenvolverem o seu trabalho.

“Aquilo que fizemos desta vez foi colocar um espaço à disposição, para que os técnicos – mão de obra especializada – e os docentes da Universidade Nova possam vir trabalhar para Campo Maior e ter um espaço próprio, onde se pode desenvolver do ponto de vista da inovação, da criação e onde, eventualmente, possamos vir aqui a ter e a abrir espaços também para o cowork ou até para a própria incubação”, refere o autarca, que destaca este como um “projeto muito interessante”.

No que toca à Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes, Rosinha lembra que a autarquia campomaiorense tem vindo, nos últimos meses, a trabalhar muito aquilo que é a inteligência artificial. “Este será mais um fórum, para o qual os técnicos e os políticos de todo o Alentejo já foram convidados a marcarem presença, e onde iremos discutir aquilo que, efetivamente, possa ser um território inteligente”, remata Rosinha.

É já amanha, terça dia 19, que o Centro Cultural de Campo Maior recebe a partir das  9h30 uma formação intensiva dedicada à criação de territórios inteligentes.

No final da formação, os participantes irão receber um certificado oficial emitido pela Universidade Nova. A participação é gratuita.

Gravação de filme em Elvas condiciona trânsito automóvel

No âmbito das filmagens da produção “Contado por Mulheres – O Apagão”, da produtora UKBAR Filmes, a decorrer em vários locais do concelho de Elvas, entre hoje, dia 18, e 23 de maio, o trânsito vai sofrer alguns condicionamentos e cortes temporários.

Esta segunda-feira, dia 18, entre as 7h30 e as 18h30, haverá condicionamentos, entre os Cantos da Carreira e a Praça da República.

A Rua de Brás Coelho vai estar sujeita a corte permanente ao trânsito no próximo dia 19 de maio, junto ao n.º 1, entre as 07h00 e as 19h00.

A 20 de maio, as gravações decorrem em várias ruas, no mesmo horário. Devem retirar os veículos, desde as 16h00 de dia 19 e as 19 de dia 20, na Lateral da Capela de São Lourenço, Rua de São Lourenço, Rua do Touro, Rua do Espirito Santo, Fonte de São Lourenço e travessa de São Lourenço.

As gravações prosseguem a 21 e 22 de maio, na Rua da Figueira, com condicionamentos de trânsito no acesso à mesma.

No dia 23, decorrem entre as 10h30 e as 21h30, na Rua Martim Mendes e área do Pelourinho, ficando o acesso a esta artérias cortado. Os veículos devem ser retirados na área envolvente ao Pelourinho, a partir das 16h00 de dia 22 e até às 21h30 de dia 23.

A produção “Contado por Mulheres – O Apagão” contempla ainda filmagens e, por consequência noutros pontos da cidade de Elvas ao longo da semana, nomeadamente na Praça da República, Largo de São Domingos, Rua de São Lourenço, Rua da Figueira, Rua Martim Mendes e Largo de Santa Clara, implicando igualmente alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento.

Arcebispo de Évora denuncia “asfixia” da comunicação social no interior e alerta para manipulação da verdade pela inteligência artificial

Na mensagem para o 60.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Arcebispo de Évora faz um forte apelo à defesa do jornalismo regional, critica a dependência económica dos media e alerta para os perigos éticos e democráticos da inteligência artificial e da manipulação das vozes e dos rostos humanos.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, aproveitou a celebração do 60.º Dia Mundial das Comunicações Sociais para lançar um dos mais contundentes alertas dos últimos tempos sobre a realidade vivida pela comunicação social no interior do país, particularmente no Alentejo, denunciando a “asfixia” económica dos órgãos regionais e os riscos de uma informação condicionada por interesses comerciais e centralismos nacionais.

Numa reflexão marcada por um tom simultaneamente pastoral, ético e profundamente social, o prelado afirmou que “quem consegue fazer uma comunicação com qualidade no interior é herói”, sublinhando as dificuldades crescentes enfrentadas pelos profissionais e estruturas locais de informação.

“Como é que será possível as regiões terem presença, terem voz, terem protagonismo, terem opinião, se não são ouvidas? E como é que é possível ser ouvido se não há comunicação social sustentável e sustentada?”, questionou.

Para D. Francisco, a sobrevivência da imprensa regional é hoje uma questão diretamente ligada à própria qualidade da democracia portuguesa. O arcebispo considera que uma comunicação dependente exclusivamente da publicidade fica vulnerável a condicionamentos externos e perde liberdade crítica.

“A comunicação social que depende pura e simplesmente da publicidade é uma comunicação social que se compra e se vende”, afirmou, acrescentando que “a liberdade regional só acontece quando a comunicação social regional é economicamente independente e pode dizer o que pensa e pode dizer o que sente”.

Nas declarações proferidas no contexto do Dia Mundial das Comunicações Sociais, o responsável católico deixou críticas claras ao modo como muitas vezes o interior do país é retratado pelos grandes meios nacionais. Sem nomear órgãos concretos, apontou o dedo ao que considera ser uma abordagem superficial, sensacionalista e desligada da realidade local.

“Não pode ser um país feito de comunicação a partir de Lisboa e do Porto”, declarou. “A nossa comunicação tem de ser vivida e convivida no contexto onde se vive e se respira, onde Portugal é Portugal.”

O Prelado criticou também a lógica das deslocações rápidas ao território apenas para recolha de imagens ou acontecimentos dramáticos que alimentem manchetes nacionais.

“Vêm aqui rapidamente, num carro, com um determinado tempo marcado, com as suas siglas comerciais, buscar notícias que são depois enquadradas no caminho de viagem de regresso, sem uma hermenêutica concreta da localidade”, afirmou.

O arcebispo defendeu, por isso, um jornalismo enraizado no território e capaz de interpretar os contextos sociais e humanos de forma séria e aprofundada.

“Tem que haver jornalismo local para ser um jornalismo integrado, com uma dimensão hermenêutica correta, com uma leitura exata”, sustentou, lamentando o recurso frequente a “títulos sensacionalistas” construídos a partir de dramas humanos, crimes ou acidentes para “fazer manchetes muito chamativas e apelativas para se vender comunicação”.

Ao referir-se especificamente ao Alentejo, D. Francisco lembrou o peso territorial, cultural e humano da região, defendendo que o país não pode continuar a pensar-se apenas a partir dos grandes centros urbanos.

“Este cerca de milhão de pessoas que formam o Alentejo são portugueses que têm a sua dimensão cultural, a sua vivência e têm uma palavra a dizer sobre o seu país, até porque territorialmente são um terço do país.”

Na parte final da sua intervenção, o arcebispo relacionou diretamente a fragilidade da comunicação social com os riscos atuais para a democracia, num tempo marcado pelo crescimento de discursos extremistas e radicais.

“A democracia que se sente neste momento a tremer perante propostas extremistas, radicais, tem que se fundar na sua autenticidade, que passa sempre pela verdade”, afirmou.

E deixou um aviso particularmente duro: “Uma democracia sem qualidade é uma caricatura de uma democracia.”

“Pegar na voz de alguém e pô-lo a dizer aquilo que nunca disse é aflitivo

Numa segunda parte da sua mensagem, D. Francisco Senra Coelho uniu-se às preocupações expressas pelo Papa para este 60.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, centradas nos perigos da manipulação tecnológica e da utilização abusiva da inteligência artificial.

O arcebispo destacou o alerta deixado pelo Papa Leão XIV sobre os riscos de uma tecnologia digital capaz de “simular a realidade humana”, manipulando vozes, imagens e discursos.

“É aflitivo nós ouvirmos uma entrevista ou acompanharmos uma exposição e, a certa altura, darmos conta que não é o próprio que está a falar”, afirmou.

Para D. Francisco, o uso da inteligência artificial para colocar palavras falsas na voz de figuras públicas ou pessoas reconhecidas socialmente representa uma grave degradação ética.

“Acho que isto se reveste de uma indignidade, de uma dimensão de falta de ética, de imoralidade, que diria mesmo que é maquiavélica.”

O prelado alertou para o perigo de fazer circular mensagens ideológicas extremistas recorrendo artificialmente à imagem e voz de personalidades respeitadas.

“É o cúmulo pegar na sua voz, pegar no seu rosto, e pô-lo a dizer aquilo que eles querem que diga”, declarou, exemplificando com figuras universalmente reconhecidas como o Papa.

Ao aprofundar esta reflexão, D. Francisco insistiu que o problema não é apenas tecnológico, mas profundamente humano e civilizacional.

“O desafio, diz o Papa, não é tecnológico, mas antropológico. Proteger os rostos e as vozes significa, em última análise, proteger-nos a nós mesmos.”

O arcebispo advertiu ainda para os riscos de um relativismo radical onde a distinção entre verdade e manipulação se dissolve progressivamente.

“Chegamos a um momento em que é tão fluido o nosso ambiente, que nós deixamos de ter pontos seguros, pontos de referência, porque não sabemos o que é verdade.”

Citando a mensagem papal, destacou também a necessidade de transparência na utilização de conteúdos produzidos ou alterados por inteligência artificial.

“Os conteúdos gerados ou manipulados pela inteligência artificial devem ser sinalizados e claramente distinguidos dos conteúdos criados por pessoas.”

Ao concluir, D. Francisco Senra Coelho deixou um apelo à recuperação da qualidade, independência e credibilidade da comunicação social portuguesa, defendendo um jornalismo livre, ético e comprometido com a verdade.

“Eu faço votos que não percamos em Portugal a qualidade que já tivemos de comunicação social, que tentemos manter o que temos e reconquistar o que já tivemos”, sublinhou.

Alentejo 2030 abre concurso de 1,25 milhões de euros contra o despovoamento

O Programa Regional Alentejo 2030 lançou um novo aviso de concurso que disponibiliza uma dotação orçamental de 1,25 milhões de euros para apoiar projetos inovadores de base territorial. Este financiamento destina-se especificamente às Parcerias para a Coesão Não Urbanas, com o objetivo claro de combater o despovoamento e promover a atratividade das zonas de baixa densidade da região. Através do cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que assegura uma taxa de apoio de 85%, o programa pretende fixar novos residentes, atrair empreendedores e dinamizar o tecido económico local a partir da valorização dos recursos naturais e culturais alentejanos.

As entidades integradas nos planos de ação previamente aprovados nas sub-regiões do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral podem submeter as suas candidaturas de forma totalmente desmaterializada.

O prazo para a apresentação de projetos estende-se até ao dia 10 de julho de 2026, devendo todo o processo ser formalizado através da plataforma digital Balcão dos Fundos. Este incentivo financeiro constitui uma oportunidade estratégica crucial para os territórios do interior, permitindo o desenvolvimento de respostas integradas que fixem competências, gerem emprego e reforcem a coesão social e económica de toda a região do Alentejo.

Casas Santa Vitória e Val Moreira lançam vinhos “Improváveis”

Da junção da Casa Santa Vitória, no Alentejo, e Val Moreira, no Douro, nasceram os vinhos Improváveis, apresentados Vila Galé Ópera.

O encontro, que teve como anfitrião Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, marcou o lançamento desta parceria inédita entre regiões emblemáticas do vinho português, e dois enólogos que aceitaram sair da sua zona de conforto para criar algo inesperado.

“Esta é mais uma inovação da Vila Galé. Não paramos, gostamos de ideias novas, de arriscar e de dar a conhecer o nosso País, que é maravilhoso”, Jorge Rebelo de Almeida.

Marta Maia, enóloga da Casa Santa Vitória, trocou temporariamente o Alentejo pelo Douro para criar um vinho na região de Val Moreira. Já Ricardo Gomes, enólogo da Val Moreira, fez o percurso inverso, descendo ao Alentejo para igual desafio. Desta troca improvável nasceram dois vinhos únicos, que desafiam a lógica, cruzam identidades e celebram a criatividade e a liberdade de interpretação de cada terroir.

“Trocámos de casas e fomos trabalhando nestes vinhos. Foi um desafio que nos deu muito gozo, numa reinterpretação que nunca tinha sido feita”, Marta Maia.

“O objetivo foi fazer dois vinhos que não tivessem nada a ver um com o outro, ou seja que acrescentassem, e que as adegas também não tivessem nada a ver. São dois vinhos diferentes, mas ambos prazerosos”, Ricardo Gomes

O resultado traduz-se em duas edições exclusivas, produzidas em quantidades limitadas, que refletem a visão pessoal de cada enólogo fora do seu ambiente habitual.

Para assinalar este lançamento, foram criadas apenas 3.600 garrafas, vendidas em caixas, compostas pelos dois vinhos. As edições estarão disponíveis nas unidades hoteleiras da Vila Galé.

Com este projeto, Casa Santa Vitória e Val Moreira pretendem afirmar uma nova abordagem à criação vínica em Portugal, menos previsível, mas sem perder o respeito pela identidade de cada região.

VII Bênção dos Capacetes reuniu bombeiros do distrito de Évora em Vila Viçosa

A manhã deste sábado ficou marcada por um momento de profundo simbolismo, união e reconhecimento com a realização da VII Bênção dos Capacetes dos Bombeiros do Distrito de Évora, em Vila Viçosa. A iniciativa, promovida pela Federação dos Bombeiros Voluntários do Distrito de Évora, reuniu corporações de todo o distrito, comandos, dirigentes associativos, autarcas e representantes institucionais, num ambiente de fraternidade e espírito de missão.

O momento mais emotivo da cerimónia aconteceu no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde, após a celebração da eucaristia, o Padre Francisco Couto procedeu à bênção dos capacetes dos bombeiros presentes. Entre aplausos, reflexão e sentimento de pertença, a iniciativa voltou a afirmar-se como uma homenagem à coragem, ao voluntariado e ao compromisso dos homens e mulheres que diariamente servem as populações.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e vice-presidente da CIMAC, Inácio Esperança, alertou para a necessidade de reformular o atual modelo de financiamento das corporações de bombeiros, defendendo um reforço do investimento na formação, equipamentos e preparação técnica das equipas. O autarca sublinhou ainda que muitas associações humanitárias continuam excessivamente dependentes do apoio das autarquias para assegurar a sua atividade diária.

Também presente na cerimónia, o presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, destacou o papel das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários como um verdadeiro património nacional, defendendo uma maior articulação entre o poder local e a proteção civil. O responsável sublinhou ainda a importância de captar jovens para os corpos de bombeiros, garantindo a continuidade de uma missão essencial para a segurança e coesão dos territórios do interior.

Nova app iCountPests promete simplificar e acelerar a monitorização de pragas agrícolas

De acordo com o InovPlant Protect, em Elvas, a monitorização de pragas é uma prática fundamental na proteção das culturas, permitindo identificar precocemente a evolução das populações e apoiar a definição de estratégias de controlo. No entanto, este processo continua, em muitos casos, a depender de contagens manuais demoradas e sujeitas a erro humano.

A aplicação iCountPests surge como resposta a este desafio, recorrendo a modelos de inteligência artificial para analisar imagens das tradicionais armadilhas adesivas, permitindo identificar e contabilizar as pragas presentes, de forma automática.

Destinada a produtores agrícolas e técnicos que procuram otimizar a monitorização das culturas e melhorar a qualidade dos dados recolhidos no campo, a iCountPests permite atualmente monitorizar a cigarrinha-verde (Jacobiasca lybica) e a traça-dos-cachos (Cryptoblabes gnidiella), atingindo uma precisão média superior a 88%. No futuro, está previsto adicionar outras pragas relevantes à app, de modo a permitir a monitorização em várias culturas.

O funcionamento é simples: o utilizador capta uma imagem da armadilha através do telemóvel, a aplicação analisa automaticamente a imagem e apresenta resultados em menos de um minuto — um processo muito mais rápido e prático face à contagem manual tradicional. Além da contagem automática, a app permite acompanhar a dinâmica das populações de pragas ao longo do tempo e para as diferentes áreas que monitoriza, facilitando a identificação de tendências e o planeamento de intervenções mais eficazes.

“Acreditamos ser uma solução capaz de chegar a vários públicos, dado que funciona através de smartphones, uma tecnologia acessível à maioria das pessoas. Inicialmente, o nosso foco é na vinha, com a cigarrinha verde e a traça-dos-cachos, mas queremos expandir a outras pragas e culturas, pelo que estamos disponíveis a ser desafiados pela produção”, sublinha Ricardo Ramiro, diretor da área de Ciência de Dados e Bioinformática.

A app resulta do trabalho conjunto de uma equipa multidisciplinar, que alia competências em ecologia, entomologia, inteligência artificial, visão computacional, deteção remota e desenvolvimento de software, com o objetivo de tornar a monitorização de pragas mais simples, precisa e acessível.

A aplicação encontra-se disponível, para telemóveis Android, através do seguinte link: https://icountpests.iplantprotectservices.pt/

Sines acolhe maior projeto europeu de hidrogénio verde com investimento de 300 milhões de euros

O Alentejo reafirma o seu papel central na transição energética europeia com a emissão, por parte da CCDR Alentejo, do título de instalação para a nova unidade de hidrogénio verde da Galp em Sines. Este projeto, que representa um investimento de 300 milhões de euros, terá uma capacidade superior a 100 megawatts, assumindo-se como o maior projeto de produção de hidrogénio à escala europeia.

Em declarações à Rádio Elvas, Ricardo Pinheiro, presidente da CCDR Alentejo, sublinhou que a região tem o privilégio de ser o território que melhor se alinha com os objetivos da transição verde industrial da Europa, afirmando que “o Alentejo tem o privilégio de eventualmente ser o território que mais se alinha com os objetivos da transição verde industrial europeia. Recebeu anteontem na CCDR o título de instalação digital do maior projeto de produção de hidrogénio à escala europeia”.

O impacto deste investimento será sentido diretamente no mercado de trabalho e na fixação de talentos, prevendo-se a criação de 400 postos de trabalho qualificados. Ricardo Pinheiro destacou que o projeto visa, numa primeira fase, descarbonizar a produção de hidrocarbonetos na refinaria de Sines, mas o horizonte é mais ambicioso: transformar o Alentejo num exportador de energia limpa. “São sensivelmente 300 milhões de euros de investimento e, acima de tudo, é um projeto que visa descarbonizar a produção de hidrocarbonetos, nomeadamente da Galp em Sines, e, quiçá, daqui a amanhã, também termos um produto, o hidrogénio, que possa ser exportado para outras zonas à escala europeia”, explicou o dirigente.

Para a CCDR, esta unidade é uma peça-chave da coesão territorial, permitindo trazer níveis tecnológicos elevados para a região e assegurar a “manutenção de jovens em áreas altamente tecnológicas”, combatendo a fuga de talentos através da inovação sustentável.

EXPOPEC afirma-se como o novo rumo do Mundo Rural em Montemor-o-Novo

O certame, que nasceu da renovação da antiga Feira de Maio, encerrou com balanço positivo e foco na recuperação da marca “Borrego de Montemor” e na integração das novas gerações.

A Expopec, a nova aposta da Apormor e do Município de Montemor-o-Novo, concluiu a sua edição de estreia consolidando a estratégia de modernização do setor agropecuário na região. O evento, que ocupou o recinto de feiras da associação, surgiu para substituir o modelo da antiga Feira de Maio, focando-se agora na valorização técnica, na promoção de raças autóctones e no rejuvenescimento do setor.

Um projeto de médio prazo para valorizar a origem

O presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, reforçou durante o certame que esta mudança de designação e de conteúdos foi fruto de uma reflexão profunda. “Entendemos que deveríamos alterar a designação e pensar em conteúdos que permitam valorizar os produtos locais”, explicou o autarca, sublinhando que a Expopec é um projeto para ganhar “estofo” com o passar dos anos.

A aposta na raça Aberdeen Angus e na produção ovina foram os pilares desta edição, que não se deixou demover pelas previsões de chuva, mantendo uma forte componente cultural e uma adesão de público que confirmou a confiança da organização.

O regresso do “Borrego de Montemor” e o prestígio ibérico

Um dos momentos altos do programa foi o Concurso Ibérico da Raça Aberdeen Angus, que trouxe prestígio internacional ao recinto da Apormor. Paralelamente, o evento “Wine and Lamb” serviu de montra para os vinhos do concelho e para a carne de borrego da Herdade do Portaleiro.

Joaquim Capoulas, presidente da Apormor, foi claro quanto à ambição comercial do certame: “O objetivo passa por recuperar a notoriedade do ‘Borrego de Montemor-o-Novo’. Vamos tentar recuperar a marca e convencer os restaurantes a utilizarem este produto, porque isso beneficia todo o concelho”, frisou o dirigente.

“Apormor Jovem”: A mudança de mentalidade

A sucessão geracional foi outro dos temas centrais da Expopec. Através de iniciativas dedicadas aos mais novos, o certame procurou despertar o interesse pela continuidade da atividade agrícola. Joaquim Capoulas recordou que o projeto “Apormor Jovem”, embora lançado em 2015, vive agora o seu melhor momento. “Desde 2022 tem havido uma mudança de mentalidades, permitindo uma maior participação dos jovens nas atividades”, afirmou, destacando a importância de envolver as novas gerações para garantir o futuro do mundo rural.

As expetativas para a edição 2027 da Expopec são altas na certeza que o caminho para o futuro passa por uma feira que é mais do que um momento de festa, assumindo-se como uma ferramenta estratégica para a economia e identidade de Montemor-o-Novo.

Lar Júlio Alcântara Botelho aposta em tecnologia de ponta para reforçar cuidados e promover envelhecimento ativo

O Lar Júlio Alcântara Botelho está a desenvolver um projeto inovador de modernização dos cuidados prestados aos seus utentes, através da implementação de soluções tecnológicas avançadas que visam melhorar a monitorização da saúde, estimular o envelhecimento ativo e reforçar a ligação dos residentes ao exterior.

Esta iniciativa surge em parceria com a empresa SEGURPOINT, que se encontra a colaborar com a instituição no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos sistemas tecnológicos orientados para o setor social e da saúde.

Entre as soluções em desenvolvimento destacam-se os sistemas de monitorização de sinais vitais, que permitirão um acompanhamento mais próximo e contínuo do estado de saúde dos utentes, facilitando a deteção precoce de alterações e permitindo uma intervenção mais rápida por parte das equipas técnicas e de saúde.

Para além da vertente clínica, o projeto aposta também na utilização de tecnologias interativas que promovem a estimulação cognitiva, a participação em atividades digitais e o contacto com conteúdos educativos e recreativos. Estas ferramentas contribuem para a promoção do envelhecimento ativo, estimulando a mente, a criatividade e a participação dos residentes no seu dia-a-dia. A tecnologia implementada permitirá ainda reforçar a interação dos utentes com o exterior, facilitando a comunicação com familiares e a participação em atividades digitais que aproximam os residentes da comunidade.

No âmbito desta parceria, a empresa SEGURPOINT está a disponibilizar alguns dos equipamentos a título gratuito para testes, permitindo à instituição experimentar e validar as soluções em contexto real. Estes testes estão a ser realizados com base em indicadores e orientações fornecidos pelos técnicos do Lar Júlio Alcântara Botelho, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo de todo o sistema e para o desenvolvimento de soluções cada vez mais adaptadas às necessidades das instituições e dos seus utentes.

“Acreditamos que a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade dos cuidados, promover a autonomia dos utentes e criar novas formas de interação e estímulo no envelhecimento”, destaca Paulo Pires Diretor Técnico da instituição.

Queima das fitas da ESBE acaba com mergulho

A cerimónia da benção das fitas teve lugar esta manhã na Se Catedral de Elvas, seguindo-se à tarde a queima e depois o habitual banho na fonte da rua da cadeia.

Finalistas da Escola Superior de Bio ciências de Elvas, juntamente com os seus familiares, viveram dia único na sua passagem pela escola e pela cidade.

Delta Cafés e Fundação Champalimaud unidos na investigação do cancro da mama

Uma chávena de café é, para milhões de portugueses, um ritual diário. Mas poderá este hábito tão enraizado também ter um papel positivo na prevenção do cancro da mama? É a esta e muitos outras perguntas cientificamente desafiantes que a Fundação Champalimaud procura responder, agora com apoio da Delta Cafés.

O acordo entre as duas entidades permitirá reforçar a investigação da Unidade da Mama e lançar uma linha de investigação pioneiras em Portugal. Esta linha de investigação é inteiramente financiada pela Delta Cafés, que assume assim um papel ativo e comprometido no avanço do conhecimento científico em Portugal.

O café é a bebida mais consumida no mundo logo depois da água. Contém centenas de compostos bioativos, entre os quais a cafeína, os polifenóis e outros antioxidantes, cujo impacto na saúde humana a ciência procura aprofundar.

No caso específico do cancro da mama, a evidência científica disponível indica para uma relação positiva entre o consumo de café e fatores como qualidade de vida, fadiga, composição corporal ou interação com terapêuticas. A investigação agora anunciada pretende contribuir para uma melhor compreensão destas questões, através de estudos conduzidos com rigor científico e metodológico.

MACE celebra Dia do Autor Português com foco na emancipação feminina e na Reforma Agrária

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) assinala o Dia do Autor Português, a 22 de maio, com uma programação dedicada à memória e à resistência. O evento central será a exibição do documentário “Mulheres, Terra, Revolução”, de Rita Calvário e Cecília Honório — obra premiada no festival Olhares do Mediterrâneo e que explora o papel político das mulheres rurais na Revolução de 1974.

A sessão inclui uma elocução de Maria Vicente, autora do livro que serviu de base ao filme, seguindo-se uma visita noturna especial, às 21h00, à exposição que une a fotografia de Alfredo Cunha às intervenções de Vhils. Uma noite que cruza cinema, literatura e artes visuais em homenagem aos valores de Abril.


Finalistas da ESBE celebram Bênção das Pastas e Queima das Fitas em Elvas

Os finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) assinalam, neste sábado, 16 de maio, um dos momentos mais simbólicos da vida académica com as cerimónias de Bênção das Pastas e Queima das Fitas referentes ao ano letivo 2025/26. O programa começou na Praça da República, com a entrega das Pastas aos alunos dos vários cursos da instituição, numa cerimónia realizada no adro da antiga Sé de Elvas.

Durante a sessão foram destacados o crescimento da ESBE, o aumento do número de alunos, as novas ofertas formativas e o futuro alargamento das instalações da escola. Após a missa da Bênção das Pastas, realizada na antiga Sé, os finalistas regressam à Praça da República, pelas 15h00, para a tradicional Queima das Fitas.

CIMAA reuniu em Elvas para discutir projetos estratégicos do Alto Alentejo

O salão nobre dos Paços do Concelho de Elvas recebeu, esta sexta-feira, 15 de maio, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). Durante o encontro foram analisados vários temas considerados estratégicos para o desenvolvimento da região.

Entre os assuntos em destaque estiveram a possibilidade de instalação do Campo de Tiro da Força Aérea Portuguesa no Alto Alentejo, o ponto de situação da construção da Barragem do Pisão e o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo. Os autarcas presentes expressaram preocupações, dúvidas e diferentes perspetivas sobre estas matérias, tendo sido ainda abordada a questão da cibersegurança e uma proposta de modelo a implementar nos municípios da CIMAA.

II Festival Internacional de Coros em Elvas reúne cerca de 90 vozes femininas em palco

A cidade de Elvas recebe, esta sábado, 16 de maio, pelas 18h00, a segunda edição do Festival Internacional de Coros em Elvas, promovido pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio do Município de Elvas. O concerto realiza-se no Salão Vasco da Gama do Hotel São João de Deus e vai reunir em palco cerca de 90 vozes femininas.

Além do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, participam neste encontro artístico coros convidados oriundos de Leiria, da Madeira e de Madrid, num espetáculo que pretende reforçar o intercâmbio cultural e a partilha entre diferentes tradições corais. A iniciativa pretende igualmente valorizar a música coral e vocal, afirmando-se como um espaço de encontro entre projetos nacionais e internacionais.

O festival conta ainda com o apoio institucional do Património Cultural, I.P., da Junta de Freguesia da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, bem como de várias empresas e entidades locais. A iniciativa integra o projeto de Mecenato Cultural “Criando Laços Através da Música”, reforçando a aposta da associação na dinamização cultural do território e na projeção de Elvas enquanto cidade de acolhimento de eventos musicais. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Município de Borba leva “Terra que dá fruto” ao Festival Nacional da Canção Rural

O Município de Borba participa, pelo terceiro ano consecutivo, no Festival Nacional da Canção Rural, que este ano acontece em Beja, a 27 de junho.

“Terra que dá fruto” é tema que representará o município, pela mão da Associação Rock Best Friends (RBF), canção que “celebra a terra, a natureza e o valor do trabalho rural, com uma sonoridade tradicional portuguesa adaptada à música ligeira”.

Considerando que a participação no festival ajuda a “alavancar o concelho” e a “projetar” os músicos da terra, a vice-presidente da Câmara, Helena Caldeira, assegura que, para além da gastronomia e do seu património, Borba tem também “excelentes artistas”.

“Esta é uma forma de levar sempre Borba mais longe e nós temos uma música lindíssima para apresentar em Beja, com artistas do concelho. Estou extremamente expectante face à música e face aos artistas”, diz a autarca.

Helena Caldeira explica ainda que é o Município de Borba que convida os artistas para este festival: “nós fizemos o convite e eles fizeram-nos a proposta da letra e da música”. “Nós aceitámos, está muito bonito, muito digno, é nisso que nós apostamos: na dignificação da nossa cultura e da nossa música em particular”, remata.  

O Festival Nacional da Canção Rural é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e conta com o apoio do programa Wine in Moderation, da Associação das Rotas de Vinho de Portugal.

Este é um concurso de canções que tem como objetivo estimular a composição de obras literário-musicais com acompanhamento vocal, cujos textos contemplem temáticas direta ou indiretamente relacionadas com o mundo rural, a vinha e o vinho.

Borba esteve presente na edição de 2024, em Santarém, com “Força da Mulher”, tema interpretado por Rute Sousa. Já em 2025, a “jogar” em “casa”, Carolina Matos representou o Município de Borba com “Vinificação da Vida”.

Vendas Novas recebe 2.500 atletas para a 31.ª Corrida da Cidade com o sabor da tradicional bifana

Vendas Novas transforma-se, já amanhã sábado, dia 16 de maio, no epicentro do atletismo nacional com a realização da 31.ª Corrida da Cidade. O evento, que já garantiu a participação de 2.500 atletas, consolida-se como uma das maiores provas organizadas por um município fora dos grandes centros urbanos, atraindo participantes de todo o país para quatro modalidades distintas: a corrida jovem, a caminhada de 4 km, a corrida de 5 km e a prova principal de 10 km.

A identidade única deste evento mantém-se fiel à tradição gastronómica local, uma vez que todos os atletas inscritos terão direito a uma bebida e à famosa Bifana de Vendas Novas, que poderá ser degustada nas seis casas tradicionais presentes no recinto da prova.

A animação começa bem cedo, pelas 16h00, com um espaço dedicado ao público que inclui divertimentos infantis, mostra de artesanato, produtos locais e a música da Charanga Sem Dó.

As competições desportivas arrancam às 18h30, mas a festa estende-se pela noite dentro; a partir das 22h00, o grupo “Smells Like 90’s” sobe ao palco para um concerto nostálgico, seguido pela atuação do DJ Marvin.

Organizada pelo Município de Vendas Novas, com o apoio técnico da Werun e da Associação de Atletismo de Évora, a prova conta com o patrocínio da Delta, Diversões Alentejano e Luís Guerra Mateus & Filhos, além da colaboração logística da GNR, Bombeiros Voluntários e alunos de desporto locais, garantindo a segurança e o sucesso de uma das jornadas mais emblemáticas do Alentejo.

Ladrões de gado de Badajoz detidos pela GNR e Guardia Civil após transporte ilegal de animais para Elvas

Três homens residentes em Badajoz foram detidos pela Guardia Civil espanhola por suspeitas de integrarem uma rede dedicada ao furto de gado ovino na Extremadura espanhola, com posterior transporte e venda ilegal dos animais em Portugal (veja aqui o vídeo).

A investigação, denominada Operação “Envernizo”, teve origem em vários furtos registados desde fevereiro em explorações pecuárias de La Parra, Feria, La Morera, Zahinos e Alburquerque, de onde desapareceram 219 ovinos.

No decurso da operação, a GNR intercetou uma carrinha em Elvas que transportava 99 cordeiros alegadamente roubados horas antes numa exploração em La Parra. As autoridades confirmaram mais tarde a origem dos animais e revelaram ainda que 24 borregos morreram devido às más condições em que estavam a ser transportados.

Segundo a Guardia Civil, os suspeitos aproveitavam momentos de menor vigilância nas herdades para arrombar acessos e retirar os animais, que eram depois levados para Portugal para venda clandestina. Os três detidos, todos com antecedentes por crimes semelhantes, foram constituídos arguidos por furto de gado e pertença a grupo criminoso, tendo o processo seguido para o Tribunal de Instância de Zafra.

RC3 promove concurso de saltos

O Regimento de Cavalaria N.º 3 organiza este fim-de-semana, dias 16 e 17 de maio, o XLIII Concurso Nacional Combinado “Dragões de Olivença”. O evento decorrerá no Centro Hípico da Tapada do Chafariz, na freguesia dos Arcos, e assume-se como uma grande referência no panorama equestre nacional. A competição vai reunir atletas vindos de várias regiões do país para disputar três disciplinas distintas: ensino, corta-mato e obstáculos. Estas provas vão colocar à prova toda a versatilidade, técnica e capacidade de desempenho dos conjuntos participantes ao longo do fim de semana.

Para além da sua elevada relevância desportiva, o concurso reveste-se de uma forte importância institucional ao promover ativamente o desporto equestre e ao estreitar os laços históricos entre o Exército Português e a comunidade civil.

Alunos dos cursos profissionais e artísticos especializados têm candidaturas abertas para o Ensino Superior

Os alunos finalistas dos cursos profissionais e dos cursos artísticos especializados cujas áreas de formação permitam candidatar-se às licenciaturas da Rede Sul e Ilhas através do Concurso Especial de ingresso no Ensino Superior para Diplomados das Vias Profissionalizantes podem fazer a sua inscrição, online, até 22 de maio. Para este regime as várias instituições de Ensino Superior do país foram agrupadas em redes. O candidato poderá inscrever-se em qualquer instituição de Ensino Superior, sendo que, a instituição onde se inscreve será aquela onde terá de realizar a prova. Posteriormente e já na fase de candidatura, o candidato poder-se-á candidatar às licenciaturas dessa instituição, de qualquer outra da rede Sul e Ilhas e, desde que exista reconhecimento da prova, a outras da Rede Norte e Centro.

O Politécnico de Portalegre integra a Rede Sul e Ilhas e irá realizar uma sessão de esclarecimento online sobre esta forma de acesso no dia 18 de maio, às 17h30, permitindo a alunos e encarregados de educação esclarecerem as suas dúvidas. As restantes instituições (Politécnicos de Beja, Setúbal, Santarém, Universidades da Madeira, Évora, Algarve, Açores, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) realizarão outras sessões.

O Concurso Especial de ingresso no Ensino Superior para Diplomados das Vias Profissionalizantes é outro regime de acesso às licenciaturas e que permite aos alunos destes cursos realizarem exames que incidem apenas sobre as matérias lecionadas nas disciplinas dos seus cursos.

Para a candidatura a 2026/27, o Politécnico de Portalegre aumentou as áreas de formação dos cursos profissionais e artísticos que permitem candidatura às suas licenciaturas e disponibiliza um total de 85 vagas distribuídas por 22 licenciaturas, tanto em regime diurno, como em pós-laboral e noturno.

GDC Rio de Moinhos homenageia atleta em Gala de celebração

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos realiza, este sábado, dia 16, a Gala de celebração da Época Desportiva 2025/2026, um evento que conta com o apoio do Município de Borba e que terá lugar na Tenda Multiusos de S. Tiago de Rio de Moinhos a partir das 14h30.

O programa da festa inclui a apresentação oficial das equipas do clube, as atuações das Flash Dance e das Ferrenhas d’Ossa e um momento final de convívio entre todos os participantes.

Esta gala serve para homenagear os excelentes resultados alcançados ao longo da época, com especial destaque para a conquista do bicampeonato no XXVII Critério de Corta-mato Paulo Guerra, selado em março na última prova em Mourão, e para os títulos de Campeão Regional de Estrada em masculinos e femininos, conquistados no passado dia 25 de abril, em Redondo.

Adicionalmente, os atletas do clube somaram múltiplos títulos de campeões, vice-campeões e terceiros lugares do pódio nos vários escalões de formação. O sucesso estendeu-se também ao futebol, modalidade na qual o clube conquistou o terceiro lugar no Torneio de Futebol Adaptado “Futebol para Todos” da Associação de Futebol de Évora e garantiu o terceiro posto na classificação final da Liga INATEL, assegurando assim o apuramento direto para as competições nacionais.

É oficial: Faltam menos de 90 dias para as Festas do Povo de Campo Maior

As emblemáticas Festas do Povo de Campo Maior regressam entre 8 e 16 de agosto de 2026, trazendo de volta uma tradição única que transforma a vila alentejana num autêntico jardim de flores de papel.

Durante nove dias, milhares de visitantes poderão voltar a percorrer as ruas inteiramente decoradas com flores de papel feitas à mão por mais de 4 mil voluntários, numa manifestação coletiva de criatividade, dedicação e identidade cultural que não tem paralelo em Portugal.

São milhares de flores — rosas, cravos, tulipas, glicínias e papoilas — que vestem Campo Maior de cor e imaginação, transformando a vila num espetáculo surpreendente. Pelo caminho, ecoam as célebres “saias”, melodias tradicionais inspiradas em quadras soltas, acompanhadas por pandeiretas e castanholas, que se cantam e dançam (ou “balham”) em cada rua.

A edição de 2026 assume ainda um significado mais especial: será a primeira realização das Festas do Povo após a classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, distinção atribuída em dezembro de 2021.

Reconhecidas como uma das maiores expressões de cultura popular do país, as Festas do Povo mobilizam milhares de voluntários durante meses, num esforço comunitário que transforma Campo Maior num impressionante jardim de flores de papel a céu aberto.

Os bilhetes já se encontram disponíveis através da plataforma Ticketline. O bilhete diário tem o valor de oito euros em venda antecipada, sendo que posteriormente tem um custo de dez euros. Já, o passe geral para os nove dias do evento custa quinze euros.

A contagem decrescente já começou: faltam menos de 90 dias para o regresso das ruas “enramadas”, das noites iluminadas e de uma tradição de Campo Maior.

DECO alerta que taxa de esforço é o indicador essencial para evitar o sobreendividamento

A taxa de esforço é a medida que relaciona o total das prestações bancárias — como crédito à habitação, automóvel e cartões — com os rendimentos líquidos do agregado familiar. Calcular este indicador é um passo fundamental para qualquer família, pois permite perceber exatamente que percentagem do rendimento mensal está comprometida com dívidas, funcionando como uma ferramenta de prevenção contra o endividamento excessivo e a perda de qualidade de vida.

De acordo com as recomendações financeiras, o valor ideal da taxa de esforço deverá ser inferior a 35%. Para obter este resultado, basta dividir o total dos encargos financeiros mensais pelo rendimento e multiplicar por 100. Caso o resultado ultrapasse este patamar, a DECO aconselha as famílias a encararem o valor como um sinal de alerta imediato, sugerindo a renegociação das condições dos créditos em vigor para evitar situações de rutura financeira.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

O paradoxo de Vila Fernando: Estado arrecada mais de 400 mil euros da cortiça enquanto deixa património neogótico ao abandono

Em Vila Fernando, o Estado arrecada mais de 400 mil euros em cortiça enquanto deixa património da antiga colonial modelo ao total abandono

A recente decisão do Ministério da Justiça, através do IGFEJ, de lançar uma hasta pública para a venda de cortiça na Herdade da Colónia, em Vila Fernando, provoca indignação.

Em causa está o contraste gritante entre a eficiência do Estado em “faturar” com os recursos naturais — prevendo-se uma receita de cerca de 400 mil euros com a extração de 17 mil arrobas de cortiça — e o abandono absoluto do complexo edificado da antiga Colónia Correcional, que definha a olhos vistos desde o seu encerramento em 2007 (ver aqui noticia da hasta pública).

O edificado de Vila Fernando não é um conjunto de prédios comum. Com características neogóticas e traço do prestigiado Engenheiro Mendes Guerreiro, o complexo foi, desde 1895, o motor económico e social da região. Foi a maior casa de correção do país, baseada em modelos europeus que promoviam a regeneração através do trabalho agrícola e pecuário.

Durante décadas, foi o maior empregador da zona rural, com residências para diretores e funcionários, hospital, oficinas, teatro e até uma torre do relógio que marcava o ritmo daquela comunidade.

Apesar de estar integrada na lista do programa Revive do Turismo de Portugal (ver aqui), que visa a recuperação de imóveis públicos para fins turísticos, a realidade no terreno é de uma degradação galopante. O Estado reconhece o valor histórico do conjunto, descrevendo-o na base de dados pública como um exemplo único de arquitetura e organização social, mas, na prática, o centro educativo permanece sem qualquer utilização há quase duas décadas.

Trata-se de um “escândalo silencioso”: o património que em 1963 foi totalmente remodelado e que serviu de hospital, escola e posto de GNR, está agora entregue às silvas e ao tempo, servindo apenas para que o Estado retire dividendos da terra (como a cortiça) sem reinvestir na preservação da memória e da estrutura de Vila Fernando.

CHEGA questiona Governo sobre segurança nos tribunais da Comarca de Portalegre

O Grupo Parlamentar do CHEGA através do deputado eleito por Portalegre, João Lopes Aleixo, apresentou uma pergunta dirigida à Ministra da Justiça sobre as falhas de segurança nos tribunais da Comarca de Portalegre, na sequência da fuga de um arguido detido no Tribunal de Ponte de Sor, ocorrida a 13 de maio.

No requerimento entregue na Assembleia da República, os deputados recordam que o incidente levou ao encerramento temporário do tribunal e sublinham que a situação “expõe a fragilidade dos serviços públicos essenciais nos territórios de baixa densidade”.  

No documento, o CHEGA refere ainda que o Conselho Superior da Magistratura terá alertado para vários episódios recentes de distúrbios e agressões associados à presença de grupos rivais em tribunais da comarca, defendendo o reforço das condições de segurança, nomeadamente através da instalação de pórticos detetores de metais, sistemas de videovigilância e vigilância presencial.

O partido quer saber que medidas serão adotadas pelo Governo e qual a articulação prevista entre os ministérios da Justiça e da Administração Interna para prevenir novos incidentes.  

Ministério da Justiça lança hasta pública para venda de cortiça na Herdade da Colónia em Elvas

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) lançou a Hasta Pública n.º 01/2026 para a alienação de cortiça na árvore na Herdade da Colónia, situada em Vila Fernando, no concelho de Elvas. O procedimento, agendado para o próximo dia 28 de maio, prevê a extração de cerca de 17 mil arrobas de cortiça amadia, com um valor base de licitação fixado nos 24 euros por arroba (com tiragem incluída).

Caso as estimativas se confirmem, o Ministério da Justiça prevê arrecadar uma receita a rondar os 400 mil euros, numa operação que se enquadra numa estratégia de “valorização e rentabilização sustentável dos ativos públicos”.

As entidades interessadas em participar no ato público presencial, que decorrerá nas instalações do IGFEJ em Lisboa, devem apresentar os documentos de habilitação até às 23h59 do dia 22 de maio, através do endereço eletrónico correio.dgp@igfej.mj.pt.

Esta iniciativa contou com a colaboração institucional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). De acordo com o planeamento do IGFEJ, os trabalhos de descortiçamento deverão arrancar logo no mês de junho, imediatamente após a conclusão do processo de hasta pública, assegurando uma gestão eficiente e ambientalmente responsável do património afeto ao Estado.

Alentejo na vanguarda da transição energética: o maior projeto de hidrogénio verde vai instalar-se em Sines

O Presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, confirmou a emissão do título de instalação para o projeto de 100 MW da Galp. Um investimento de 300 milhões de euros que promete criar 400 postos de trabalho e posicionar a região como líder europeu na descarbonização.

O Alentejo reafirmou o seu papel estratégico na estratégia industrial europeia com o anúncio de um passo decisivo no projeto de hidrogénio verde da Galp, em Sines. Ricardo Pinheiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, revelou que a autarquia regional emitiu recentemente o título de instalação para aquele que é considerado um dos mais ambiciosos projetos do setor à escala europeia.

“O Alentejo tem o privilégio de eventualmente ser o território que mais se alinha com os objetivos da transição verde industrial europeia”, afirmou Ricardo Pinheiro, sublinhando que a Galp recebeu o título para uma unidade que ultrapassa os 100 megawatts (MW) de capacidade.

Investimento de 300 Milhões e 400 Postos de Trabalho

O projeto, que envolve um investimento direto de cerca de 300 milhões de euros, surge após um período de alguma incerteza no setor do hidrogénio a nível global. Para o líder da CCDR Alentejo, este avanço é um sinal claro de confiança. “O hidrogénio esteve parado durante algum tempo porque havia dúvidas em relação à possibilidade das empresas investirem nestas áreas. Este projeto vai dinamizar 400 postos de trabalho através de uma equipa técnica de engenharia muito qualificada”, explicou.

A construção deste eletrolisador de 100 MW permitirá à Galp substituir o hidrogénio cinzento (produzido a partir de fontes fósseis) por hidrogénio verde, reduzindo drasticamente as emissões de CO2 na Refinaria de Sines.

O projeto da Galp em Sines (conhecido como Sines Green Hydrogen) faz parte de um consórcio mais vasto e é um dos pilares do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos fundos europeus destinados à descarbonização da indústria pesada em Portugal.

Coesão Territorial e Exportação para a Europa

Ricardo Pinheiro aproveitou a ocasião — num encontro na freguesia de Orada, Borba — para destacar que a coesão territorial também se faz através destes grandes projetos âncora. O objetivo passa não só pelo consumo interno para descarbonizar a produção de hidrocarbonetos, mas também por transformar Sines num porto de exportação de energia limpa.

“Quiçá, daqui a amanhã, possamos ter um produto, o hidrogénio, que possa ser exportado para outras zonas à escala europeia que necessitem de eliminar as suas emissões pela via do hidrogénio verde”, vaticinou o presidente da CCDR.

Fixação de Talentos e Alta Tecnologia

Para além do impacto económico direto, o projeto é visto como uma oportunidade de ouro para travar a fuga de talentos da região. Ricardo Pinheiro enfatiza que o hidrogénio verde traz “níveis tecnológicos, fixação de pessoas e manutenção de jovens em áreas altamente tecnológicas”.

Segundo Ricardo Pinheiro, este alinhamento com os gases renováveis e a produção de energia limpa coloca o Alentejo no centro do mapa da “Transição Verde” da União Europeia, garantindo que a região não é apenas um local de passagem, mas um polo de inovação e sustentabilidade industrial.

Elvas: II Festival Internacional de Coros este sábado no Hotel São João de Deus

A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro, de Elvas, promove a segunda edição do Festival Internacional de Coros, este sábado, 16 de maio, pelas 18h00, na Sala Vasco da Gama do Hotel São João de Deus, com o apoio do Município de Elvas.

O concerto irá reunir em palco cerca de 90 vozes femininas, contando com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, anfitrião do evento, e de vários coros convidados oriundos de Leiria, Madeira e Madrid.

A iniciativa tem como principal objetivo promover o intercâmbio cultural e valorizar a música coral, reforçando a dinâmica cultural da cidade.

A entrada é livre.

Nova centralidade da Freguesia de Arcos inaugurada com forte aposta na eficiência hídrica e no futuro logístico da região

A freguesia de Arcos, no concelho de Estremoz, assinalou um marco fundamental no seu desenvolvimento urbano com a inauguração da obra de requalificação do Largo 1.º de Maio, num evento que reuniu a população e diversas entidades regionais na tarde de quinta-feira, 14 de maio.

A intervenção, que representou um investimento próximo de um milhão de euros, transformou a face visível do coração da localidade, mas o seu impacto mais profundo reside no que não está à vista: a renovação integral das redes de abastecimento de água.

Manuel Maria Broa, presidente da Junta de Freguesia de Arcos, recordou que esta era uma obra reivindicada há cerca de 15 anos e que o projeto final foi fruto de um processo democrático e participativo. O autarca explicou que “havia um projeto inicial que teve depois pouca aceitação pelo fregueses, que tinha ali um ponto de água no meio e que tirava alguma dignidade ao espaço central, que é o “Rossio”, um espaço emblemático para a nossa freguesia. No entanto, fomos remodelando o projeto com o grande apoio do município e hoje em dia somos umas pessoas felizes, temos este espaço muito bem requalificado”. Com o investimento a rondar um milhão de euros, o presidente da junta reiterou que a prioridade foi garantir condições de vida dignas a quem ali reside, afirmando que “o importante também aqui não foi só o que está à vista, à superfície, é também aquilo que se fez por infraestrutura no fundo, portanto, das condutas de água e de ramais de água que deram alguma condição de vida a quem cá vive”.

O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio, reforçou a importância deste espaço como local de memória e encontros, destacando o trabalho estrutural realizado para substituir as antigas condutas. O autarca explicou que se trata de “uma obra que tem a ver com a reconstrução urbana e com a requalificação do espaço central, este largo, que é um espaço de encontros, espaço de memória, espaço de dinâmicas também culturais, mas também muito importante naquilo que não se vê, isto é, porque por baixo de todo esse alcatrão novo que temos aqui em várias artérias, houve um trabalho tremendo para trocar tudo o que tinha a ver com antigas condutas de água, onde havia perdas de água sistematicamente”. José Daniel Sadio aproveitou a ocasião para revelar que a dinâmica económica da freguesia “está em expansão, com a primeira fase da zona industrial quase esgotada”, e anunciou que o município já trabalha num projeto para um loteamento com “mais de 30 ou 40 moradias num terreno próximo à igreja, visando dar resposta à procura crescente e garantir que Arcos seja sustentável (com a criação de emprego da zona industrial) e capaz de dignificar eventos como o “Arcos Jovem”.

Ricardo Pinheiro, Presidente da CCDR Alentejo, sublinhou que, num cenário de escassez hídrica, a melhoria da eficiência das redes de distribuição em baixa é um passo crucial, referindo que “muitas vezes quando recebemos orientações para cortar, por exemplo, verbas do programa regional na regeneração urbana, estas coisas às vezes não são percebidas, estas obras têm um impacto absolutamente enorme naquilo que é, por exemplo, a renovação da rede de água”. O dirigente destacou ainda o potencial de Arcos como um polo logístico estratégico devido à proximidade com a A6 e a Nacional 4, defendendo que o Alentejo deve aproveitar o futuro Corredor Internacional do Sul para criar postos de trabalho e fixar os jovens, afirmando que “ficaria muito satisfeito que no próximo quadro financeiro plurianual, a União Europeia reconhecesse que esta zona do Alentejo tivesse a possibilidade de ter um investimento territorial integrado dedicado exclusivamente àquilo que são os investidores e à criação de postos de trabalho na área da logística”.

A cerimónia, que incluiu o descerramento de uma placa e um lanche convívio, simbolizou o início de uma nova fase para a Freguesia de Arcos, que se afirma agora como uma freguesia capaz de aliar a sua identidade rural a uma visão ambiciosa de desenvolvimento industrial e social no coração do Alentejo, sendo um “exemplo para o Alentejo”.

Uma Caseta na Feira de Maio 2026. Veja as fotos do almoço de quinta-feira, dia 14

Primeiro almoço serviço pela Carnalentejana. Uma Caseta na feira de Maio.

Pode reservar para almoçar ou jantar até dia 17 de maio, com entradas, grelhados, sobremesas, e ainda os famosos cheeseburgers da Carnalenteja. Caso queira, também há take away.

Atuações ao vivo dos Corda Bamba, Rumo ao Sul, Javi Obamas e Os Contramão, já discoteca até às quatro da manhã com os DJs Boinas e Pedro D´Orey.

Monforte debate o Futuro dos Museus quanto à estratégia, tecnologia e identidade em colóquio de especialistas no Monforte Sacro

O Município de Monforte promoveu, nesta quinta-feira, dia 14 de maio, o colóquio “Os Museus Portugueses nos últimos 50 anos. Que Futuro?”. O evento, que teve como cenário o imponente espaço do Monforte Sacro, reuniu especialistas de renome nacional e decisores políticos para uma profunda reflexão sobre o papel das instituições museológicas na atualidade, os desafios da conservação e a integração de novas tecnologias na experiência cultural.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Miguel Rasquinho, Presidente da Câmara Municipal de Monforte; Joaquim Diogo, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA); e Ricardo Pinheiro, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A).

Durante o evento, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, revelou em entrevista que “o encontro é um passo estratégico para a criação de um grande circuito de museus no concelho, que integrará o Monforte Sacro, a Capela dos Ossos, o Museu de Arte Sacra e o futuro Centro Interpretativo dos Bonecos de Santo Aleixo”.

O autarca sublinhou que este projeto, aliado às ruínas de Torre de Palma, pretende “potenciar o turismo local, manifestando especial empenho em fixar a marca identitária dos Bonecos de Santo Aleixo como património originário de Monforte e do Alentejo, acompanhando o crescimento do investimento turístico que se regista atualmente em freguesias como Santo Aleixo, Assumar e Vaiamonte”.

A sessão de abertura contou também com Joaquim Diogo, Presidente da CIMAA, que destacou “o trabalho meritório da autarquia e defendeu que os museus do futuro devem ser espaços “sem portas nem janelas”, capazes de chegar às escolas e a diversos públicos através de soluções tecnológicas como hologramas e Inteligência Artificial”.

Joaquim Diogo enfatizou que “a modernização é essencial para a sustentabilidade destas instituições em territórios de baixa densidade, sugerindo a criação de produtos específicos e visitas guiadas encenadas para atrair novos visitantes”.

No mesmo sentido, o Presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, reforçou a “importância da cultura como motor de desenvolvimento”, referindo que as autarquias do Alentejo são “as que mais investem no setor a nível nacional, com uma média de 145 euros por habitante”. Ricardo Pinheiro sublinhou que a “dinamização cultural é fundamental para a viabilidade dos turismos rurais da região, instando a que se utilize a inovação e os fundos comunitários não apenas para recuperar património, mas para criar pontas de diálogo e atração de novos cidadãos”.

O programa, que contou com as intervenções técnicas de especialistas como Luís Raposo e João Neto, analisou os desafios da conservação e as decisões políticas que influenciam o funcionamento dos museus. O evento encerrou com uma forte componente patrimonial, tendo prevista a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Monforte e visitas guiadas à Igreja da Madalena e à Capela dos Ossos.

Atenção Terrugem corte de água sexta feira das 9 às 12horas

Recebemos um aviso da Aquaelvas que divulgamos de seguida

“Informamos que amanhã, dia 15 de maio de 2026, será realizada uma intervenção de manutenção no ramal de abastecimento de água, na Freguesia da Terrugem, para execução da ligação ao novo loteamento.

Por este motivo, haverá interrupção no fornecimento de água entre as 09h00 e as 12h00.”

Despiste seguido de capotamento na Circular de Elvas causa apenas danos materiais

Um automóvel despistou-se na manhã desta quinta-feira, dia 14 de maio, cerca das 10 horas na circular à cidade de Elvas, nas imediações da rotunda do Combatente. Na sequência do incidente, a viatura acabou por tombar, ficando imobilizada fora da faixa de rodagem.

Segundo apurou a Rádio ELVAS no local, o despiste poderá ter estado relacionado com um problema mecânico bloqueou uma roda que originou o acidente, não havendo envolvimento de outros veículos. Apesar do aparato, o condutor e único ocupante da viatura conseguiu sair pelos próprios meios e não sofreu quaisquer ferimentos.

ESBE recebe profissionais e investigadores do Desporto

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Politécnico de Portalegre realiza hoje e amanhã, dias 14 e 15 de maio, o I Congresso de Desporto subordinado ao tema “Tendências Evolutivas do Treino Desportivo”. Serão dois dias de intenso trabalho com investigadores e profissionais da área do Desporto, como Miguel Leal (Treinador Profissional), João Gião (Treinador da Equipa B Sporting Club de Portugal), João Tomás (Ex-Futebolista Profissional e docente no Instituto Politécnico da Maia), Mariana Vaz Oliveira (Nutricionista do Sporting Clube de Portugal), Miguel Nery (professor na Faculdade de Motricidade Humana), entre outros.

As atividades do congresso repartir-se-ão por vários espaços. A sessão inicial decorrerá no auditório da ESBE, seguindo-se uma sessão de networking e visualização de pósteres interactivos que decorrerá no Vila Galé Collection. A apresentação das comunicações orais e pósteres interactivos decorrerá na tarde do primeiro dia na ESBE em quatro salas em simultâneo. A partir das 16h os participantes deslocar-se-ão até ao SpearLab (Laboratório de Desporto do Politécnico de Portalegre) situado no Pavilhão Municipal de Elvas, onde decorrerá uma sessão prática com a aplicação de tecnologias de treino.

No segundo dia os trabalhos decorrerão durante a manhã na ESBE. Nesta primeira edição do Congresso de Desporto que viu as suas inscrições rapidamente lotadas, o programa científico centra-se na análise crítica das atuais tendências do treino, inovação tecnológica e práticas de intervenção, com particular enfoque na performance, saúde e longevidade desportiva, sendo abordados temas como “O impacto dos Calendários Ultracongestionados na Performance e Saúde do Jogador”; “Aplicação de tecnologias emergentes no contexto do treino em futebol”; “Prevenção de Lesões e Promoção da Longevidade Desportiva em Modalidades de Alta Exigência Física” e “Análise de Performance, Tendências e Mitos em Triatletas dos 18 aos 90 anos”.

Campo Maior irá concluir pacote superior a 25 milhões do PRR em agosto

À medida que se aproxima o encerramento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em agosto, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, faz um balanço muito positivo da execução local, que garantiu um financiamento superior a 25 milhões de euros.

Segundo o autarca, este montante foi estrategicamente canalizado para projetos estruturantes, como a Área de Acolhimento Empresarial, a nova variante de acesso à vila, o Centro Tecnológico Especializado de Informática da Escola Secundária e a concretização da Estratégia Local de Habitação.

~“Relembro aquilo que era a construção da própria variante a Campo Maior, que foi feita com verbas do PRR, as estratégias locais de habitação, o Centro Tecnológico Especializado de Informática da Escola Secundária e muitas mais questões”, começa por referir o autarca.

No que toca à Área de Acolhimento Empresarial, também financiada pelo PRR, Rosinha revela que se irá, muito em breve, “iniciar aquilo que é a colocação dos sete hectares de painéis fotovoltaicos, que dará claramente aqui uma nova geração à zona industrial e ao posicionamento estratégico do concelho do ponto de vista industrial”, assegura.

Uma outra questão que o autarca diz ser “muito importante” diz respeito às “Acessibilidades 360”, “um projeto em micro escala, mas que também dotou algumas casas de condições de acessibilidades”.

“Acho que aproveitámos muito bem aquilo que era o Plano de Recuperação e Resiliência, ou neste caso estamos a aproveitar, porque ainda não terminámos a área de acolhimento empresarial, mas fica o registo de que, efetivamente, são muitos milhões colocados ao serviço da comunidade, que é o mais importante”, remata.

Chico da Tina dá pontapé de saída no Festival da Juventude e Académico de Elvas esta quinta-feira à noite

Elvas dá início, na noite desta quinta-feira, 14 de maio, a mais uma edição do Festival da Juventude e Académico, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

A abertura do festival promete uma noite de grande animação, com destaque para a atuação do artista Chico da Tina, um dos nomes mais aguardados do cartaz. Conhecido pelo seu estilo irreverente e pela forte ligação ao público jovem, o músico sobe ao palco para encabeçar a programação inaugural.

O primeiro dia contará ainda com a participação do grupo de dança dos alunos da Escola Secundária D. Sancho II, além da atuação da tuna académica Alentuna e de várias tunas convidadas, reforçando o espírito académico que caracteriza o evento.

A animação continuará pela noite dentro com uma “Silent Party”, ao som dos DJs Dinga e Sam, prometendo manter o ambiente festivo até de madrugada.

A entrada, nesta primeira de três noites de festa, a entrada é gratuita. Organizado pela Câmara Municipal de Elvas, o festival volta a afirmar-se como um dos principais eventos juvenis da região, reunindo música, tradição académica e entretenimento.

GNR explica fuga de detido no Tribunal de Ponte de Sor durante interrogatório judicial

Um homem de 37 anos fugiu, na tarde desta terça-feira, 13 de maio, das instalações do Tribunal de Ponte de Sor, quando se encontrava detido para primeiro interrogatório judicial, informou a Guarda Nacional Republicana em comunicado. O suspeito tinha sido detido no dia anterior, na sequência de disparos de arma de fogo contra uma viatura e pelo crime de resistência e coação sobre funcionário.

Segundo a GNR, o homem aproveitou o momento em que era conduzido às instalações sanitárias para empurrar os militares responsáveis pela sua custódia e iniciar uma fuga para o exterior do edifício. A Guarda refere ainda que cerca de duas dezenas de pessoas presentes no local criaram uma barreira física que dificultou o encalce imediato ao fugitivo. Perante a situação, dois militares efetuaram disparos de advertência para o ar, mas o suspeito conseguiu abandonar o local algemado numa viatura, mantendo-se em fuga até ao momento.

A GNR esclareceu também que, ao contrário do que foi avançado por alguns órgãos de comunicação social, não houve troca de tiros, os militares não ficaram trancados em qualquer divisão do tribunal e os pneus da viatura da Guarda não foram furados. As autoridades montaram entretanto um dispositivo de busca para localizar e capturar o detido, reafirmando que a segurança pública e o cumprimento da lei continuam a ser prioridades da instituição.

FJA Elvas: Uma Equipa 100% Jovem para Dar Voz e Imagem ao Festival

O Festival da Juventude e Académico de Elvas (FJA) já definiu quem serão os rostos e as vozes responsáveis por levar toda a emoção do evento ao público. Com uma equipa totalmente jovem, o festival aposta numa comunicação dinâmica, focada no digital e nos bastidores.

O palco do FJA Elvas não será apenas para os artistas. Este ano, o futuro da comunicação sobe ao palco com uma equipa pronta para garantir que ninguém perde um único detalhe do que acontece dentro e fora do recinto.

A condução do evento estará a cargo de Pedro Lázaro, o apresentador oficial, que terá a missão de manter a energia alta entre atuações. A ele junta-se um trio de repórteres digitais que promete dominar as redes sociais: Francisco Anjos, Gabriela Conceição e Maria Vinagre.

Esta equipa de reportagem terá “acesso total” para mostrar o que as câmaras habituais não alcançam. O plano de cobertura inclui entrevistas exclusivas com os artistas do cartaz; Invasão dos bastidores (backstage) para mostrar a preparação dos concertos e interação com o público e acompanhamento de todos os momentos únicos e imprevistos do festival.

Com esta aposta, a organização do FJA Elvas reforça o seu compromisso em dar protagonismo aos talentos locais e jovens, adaptando-se às novas linguagens das redes sociais para chegar a um público cada vez mais conectado.

Acompanhe todas as atualizações e conteúdos exclusivos através das páginas oficiais do festival, onde esta equipa já começou a “aquecer motores” para aquela que promete ser uma edição inesquecível.

De recordar que, o Festival da Juventude e Académico de Elvas (FJA) regressa ao Coliseu Comendador Rondão Almeida entre os dias 14 e 16 de maio. Com um investimento municipal focado na juventude, o evento concilia artistas de renome nacional com uma equipa de comunicação 100% jovem. 

ESBE-IPPortalegre promove microcredenciais em Monitorização Anestésica Intensiva e Cirurgia de Mínima Invasão

A Escola Superior de Biociências de Elvas do Politécnico de Portalegre, através do seu corpo docente, está a organizar Microcredenciais em Monitorização Anestésica Intensiva e Cirurgia de Mínima Invasão. Ambos os cursos terão a duração de 10 horas teórico-práticas online e 5 horas presenciais. Destinam-se a Enfermeiros Veterinários e Médicos Veterinários que exerçam funções no setor das ciências Veterinárias, sendo-lhes atribuída uma bolsa no valor da propina em qualquer um dos cursos.

A Microcredencial em Monitorização Anestésica Intensiva visa proporcionar ao formando uma forte preparação em fundamentos anestésicos, particularmente relacionados com a anestesia avançada e de doentes críticos; aprofundar os conhecimentos na indução, manutenção e monitorização anestésica mediante a utilização de fármacos, instrumentos, material e equipamento anestésico e de monitorização avançado, analisar procedimentos, risco e emergências anestésicas. Está direcionada para Enfermeiros Veterinários e Médicos Veterinários que exerçam funções ou assumam responsabilidade em bloco operatório ou em departamentos de anestesiologia em clínica médico-cirúrgica de animais de companhia, e que pretendam atualizar e aprofundar competências em monitorização anestésica avançada, incluindo novos protocolos e tecnologias emergentes.

A Microcredencial em Cirurgia de Mínima Invasão tem como objetivos de aprendizagem identificar os princípios básicos da Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI), reconhecer as principais indicações clínicas da CMI em Medicina Veterinária, compreender os princípios básicos  da anestesia em procedimentos de CMI, aplicar corretamente os protocolos de manuseamento, limpeza, desinfeção e esterilização dos instrumentos e equipamentos e contribuir para o desenvolvimento de protocolos de atuação desde a preparação pré-operatória até ao acompanhamento pós-operatório.

A coordenação das microcredenciais está a cargo – respetivamente – da Doutora Lina Costa e Doutora Laura Hurtado, professoras da área Veterinária na ESBE. Os interessados poderão realizar a sua candidatura até 15 de maio em www.ipportalegre.pt.

Associação ISEKAIS conquista Menção Prata no Gym for Life Portugal

A Associação ISEKAIS elevou mais uma vez o nome da cidade de Elvas no panorama desportivo nacional, desta feita no prestigiado evento Gym for Life Portugal, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A comitiva da associação destacou-se num universo de 5 mil ginastas vindos de todo o país.

O grande momento da participação da Associação ISEKAIS foi a conquista da Menção Prata pela classe Dream Team. Esta distinção premeia o elevado nível técnico e a harmonia artística demonstrada pelo grupo em palco, consolidando-os como uma das referências da ginástica de grupo na região.

Além do sucesso da Dream Team, a associação fez-se representar com brio pelas classes Just Girls e Twist Team. Ambas as classes entregaram exibições de grande mérito, demonstrando a evolução técnica constante e o trabalho de formação que tem caracterizado a atividade da instituição nesta época desportiva.

Para os responsáveis da Associação ISEKAIS, este resultado é o reflexo do empenho diário dos atletas e treinadores, bem como do apoio incondicional das famílias. “A conquista da Menção Prata num evento desta dimensão é um marco importante para a ginástica elvense e reforça o crescimento sustentado da modalidade na nossa cidade através do trabalho da associação”, refere a organização em comunicado.

Após este balanço extremamente positivo em Odivelas, a Associação ISEKAIS foca-se agora nos próximos desafios, continuando a promover o desporto e o espírito de equipa entre os jovens da região.

Festas do Povo: mesmo quando os recursos eram escassos, a vontade do povo fazia nascer a celebração

Em Campo Maior, os dias para uns e as noites para outros têm sido dedicados a uma missão muito especial: preparar as flores de papel que irão encher as ruas da vila durante as grandiosas Festas do Povo, que decorrem entre 8 e 16 de agosto.

No Centro Comunitário de Campo Maior, algumas mãos continuam a dar vida a uma tradição centenária. Entre elas está Matilde Cabeções, utente dos vários ateliês da instituição, que ajuda diariamente na produção das flores que irão ornamentar as ruas da vila.

Enquanto molda cuidadosamente o papel, Matilde recorda como eram vividas as festas antigamente, numa altura em que os recursos eram escassos, mas a vontade do povo fazia nascer a celebração. “Havia cá uma rua, chamavam-lhe a Caleja. Era ornamentada com as folhas das páginas amarelas, porque não havia mais nada. Na altura, quando eu era mais nova, tínhamos que dar 25 tostões por semana para juntar dinheiro para as festas, porque não havia capital. Hoje já não é nada assim. Hoje é uma festa de luxo”, recorda.

Apesar das diferenças entre o passado e o presente, Matilde garante que o espírito de união continua vivo. “Nós estamos a fazer estas coisinhas para a Câmara Municipal de Campo Maior, para ajudar também, porque isto dá tudo muito trabalho”, afirma.

Reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, as Festas do Povo ganharam uma dimensão ainda maior. Para Matilde, esse reconhecimento trouxe também uma responsabilidade acrescida. “Não podemos deixar de as fazer, porque já temos esse título da da UNESCO”, sublinha.

Questionada sobre o futuro da tradição e se os mais novos irão manter viva esta herança, Matilde admite alguma incerteza. “As festas acontecem quando o povo quer. Antigamente era normal serem de quatro em quatro anos, mas houve muitos anos em que não se fizeram. Agora não sei quando será outra vez, daqui a quatro anos ou mais”, diz.

Depois de 11 anos sem se realizarem, as Festas do Povo regressam este verão e a expectativa é de uma vila completamente cheia de visitantes. Entre canções populares e o orgulho campomaiorense, Matilde deixa ainda um retrato apaixonado da terra onde vive: “Lindas são as nossas festas, lindo é o nosso castelo, lindas são as casas brancas, tudo aqui é lindo e belo.”

Dos mais novos aos mais velhos, Campo Maior volta assim a unir-se em torno daquela que é considerada uma das maiores manifestações populares do país, transformando milhares de flores de papel num símbolo de identidade, memória e tradição.

“Uma Caseta na Feira de maio” em Elvas promete muita animação noturna e boa gastronomia

A Feira de Maio, em Elvas, recebe este fim de semana o regresso do projeto “Uma Caseta na Feira de maio”, uma iniciativa que cumpre o seu terceiro ano com o objetivo de revitalizar o certame e elevar o entretenimento na cidade. Em entrevista à Rádio Elvas, os promotores João Pedro Carpinteiro e Ricardo Claro revelaram os detalhes de um programa que combina gastronomia tradicional e música ao vivo, inspirado no modelo das festas de Sevilha. Segundo João Pedro Carpinteiro, a ideia nasceu da vontade de fazer algo diferente, explicando que “o objetivo é crescer e fazer mais e melhor”, elevando “a noite de Elvas a outro patamar”.

O evento arranca com uma forte vertente empresarial na quinta-feira, dia 14, através de um almoço que já conta com mais de duzentas confirmações. Ricardo Claro destacou a importância deste evento, referindo que “o apoio que existe a esta nossa iniciativa, que é privada, são as empresas e os empresários que decidem ir almoçar na feira”. O menu de abertura será o tradicional cozido à portuguesa, seguido na sexta-feira pelo cozido de grão, pratos que pretendem atrair o público logo a partir do meio-dia. Para os promotores, a feira precisa deste tipo de dinamização para recuperar o fulgor de outrora, lamentando Ricardo Claro que hoje falte o gado e os tratores, defendendo que a ausência destes elementos se deve, em parte, à falta de “alguma vontade política e vontade das pessoas” em motivar a presença de expositores.

A animação noturna será outro dos pilares da Caseta, com um cartaz que inclui os grupos Corda Bamba, Rumo ao Sul, o flamenco de Javi Obama e Os Contramão, contando ainda com o DJ residente Boinas e o DJ Pedro D’Orey. João Pedro Carpinteiro confessou que o desafio é exigente, pois “é um evento completamente diferente dos outros todos”, onde é necessário gerir simultaneamente refeições e a vertente de bar e discoteca. Apesar do esforço logístico, o feedback tem sido o motor do projeto, com o público a questionar ao longo do ano pela continuidade da caseta. “Defendo sempre que se trabalha melhor com boa vizinhança e ali no nosso caso é o que falta, é ali um envolvente à nossa volta”, afirmou João Pedro, deixando o desejo de que este passo incentive outros a investir no futuro da Feira de Maio.

Com o encerramento das noites previsto para as quatro da manhã, a organização garante cumprir os horários estabelecidos pela autarquia, focando-se em proporcionar um ambiente de convívio seguro e animado. Ricardo Claro reforçou que a iniciativa tenta emular o espírito vivido na Andaluzia (Feria de Sevilha), onde “existe o espaço de refeição, existe a música ao vivo, existe depois a dança e a festa à noite fora”. O convite está lançado para que os elvenses visitem o Parque da Piedade até domingo, dia 17, apoiando um projeto que, embora jovem, procura devolver a centralidade a uma das feiras mais tradicionais da região.

Vila Viçosa recebe grande encontro da diocese com celebração da fé e convívio comunitário

A Diocese de Évora promove, no próximo dia 30 de maio, em Vila Viçosa, um encontro dedicado à fé e à comunhão que pretende reunir famílias, jovens e comunidades de toda a região num espírito de unidade e fraternidade. O programa tem início logo pela manhã com uma peregrinação a pé destinada a todos os que desejem começar a jornada em espírito de oração, com partidas agendadas de dois locais distintos, Borba e Bencatel, convergindo ambos para o centro das celebrações. Para os restantes participantes, o acolhimento oficial e os momentos de animação inicial estão marcados para as 10h00, na Igreja dos Agostinhos, de onde partirá uma procissão solene com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição em direção ao Santuário Nacional.

No recinto do Santuário, o evento conjugará uma forte dimensão espiritual com um ambiente de festa popular, disponibilizando no interior da igreja um espaço de adoração eucarística contínua, enquanto no exterior se viverá um momento de convívio comunitário servido por iguarias tradicionais como porco no espeto, bifanas e sopa de tomate. Uma das grandes novidades desta edição é a Expo Carismas, um espaço expositivo onde movimentos, congregações e paróquias darão a conhecer os seus projetos e missão ao serviço da Igreja diocesana. O ponto alto da jornada acontece às 15h30 com a celebração da eucaristia final, momento que incluirá uma bênção especial para os casais que celebram as suas bodas de prata ou de ouro. Os interessados em receber o diploma comemorativo do matrimónio devem efetuar a sua inscrição até ao dia 19 de maio através do contacto oficial da diocese ou junto dos serviços de pastoral locais.

Elvas sensibiliza cerca de mil alunos para a preservação da floresta

O Município de Elvas, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, dinamizou entre 4 e 8 de maio a campanha “Floresta Limpa, Floresta Segura 2026”. A iniciativa chegou a quase um milhar de crianças do 1.º Ciclo, focando-se na importância de proteger o património natural.

A ação, que aliou o Município aos Bombeiros Voluntários, PSP, GNR (SEPNA) e Juntas de Freguesia, promoveu sessões escolares sobre a prevenção de incêndios rurais e boas práticas ambientais. Com este projeto de proximidade, a autarquia reforça o seu compromisso com a educação para a cidadania e com a criação de uma cultura de segurança desde a infância.

Campo Maior prepara o todo o ritmo o regresso das Festas do Povo: “os corações abrem-se e as mentes exaltam-se”

A Associação das Festas do Povo continua a apostar fortemente na promoção daquele que é o maior evento do concelho de Campo Maior, preparando o aguardado regresso das Festas do Povo, que, 11 anos depois, voltarão a transformar a vila no “mais bonito jardim de papel”.

Entre as mais recentes iniciativas de promoção destacam-se a participação no Festival Gastronómico Mesa Ibérica, realizado na Quinta dos Pavões, em Campo Maior, que reuniu centenas de visitantes portugueses e espanhóis, e a presença na Feira do Livro de Évora.

A cerca de três meses do arranque das festividades, o presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro, destaca o significado histórico e emocional do certame para os campomaiorenses. “As nossas queridas Festas do Povo agregam, acima de tudo, o sentido da nossa tradição e da nossa história”, afirma, recordando que a origem da celebração remonta ao final das ceifas e dos trabalhos agrícolas, altura em que a população se reunia para festejar.

“Foi quando começaram, no término das ceifas e dos trabalhos agrícolas, que os campomaiorenses se juntavam para celebrar. E, a partir daí, começou toda uma evolução até aos dias de hoje”, refere.

João Manuel Nabeiro sublinha ainda que cada edição das Festas do Povo permanece na memória coletiva da vila, mas com a vontade constante de superar o passado. “Cada certame que fazemos fica sempre na nossa memória, mas, acima de tudo, com vontade de fazer melhor”, assegura.

O responsável lembra também que a atual associação iniciou funções em agosto passado, lançando o desafio à população para a realização de uma nova edição das festas, tendo recebido uma resposta positiva da comunidade. “Todos sabemos que estas festas só se fazem quando o povo quer. E o povo quis”, afirma.

As Festas do Povo regressam a 8 de agosto para uma semana marcada pela tradição, cultura e convívio, numa celebração que, segundo João Manuel Nabeiro, representa muito mais do que um evento festivo. “Será uma semana em que os corações se abrem e as mentes se exaltam, para sabermos efetivamente o que é de bom também estarmos juntos na vida”, conclui.

Acesso à água e perímetros urbanos marcam discussão pública do PDM de Elvas

O período de discussão pública da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Elvas, que decorre até 5 de junho, permite que cidadãos e entidades interessadas apresentem os seus contributos, sugestões e observações.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que explica que o PDM “é o documento que organiza o ordenamento do território”, recorda que a sua revisão é obrigatória, atualmente de dez em dez anos, embora possa sofrer adaptações sempre que as necessidades do concelho o justifiquem.

O autarca sublinha que a aprovação do novo PDM não impede futuras alterações, contrariando algumas preocupações já manifestadas pela população. “Pode haver situações de futuro que possam vir a ser alteradas. O PDM não é uma coisa que não se possa alterar”, afirma, acrescentando que, caso exista necessidade devidamente fundamentada, poderão ser alargados perímetros urbanos em freguesias rurais para responder, por exemplo, a novos projetos habitacionais.

Segundo Nuno Mocinha, uma das alterações mais frequentes nestes processos prende-se com a redefinição de perímetros urbanos, havendo terrenos que deixam de ser considerados urbanos para passarem novamente a rústicos. O responsável explica que essa situação ocorre sobretudo em áreas que, apesar de integrarem os limites urbanos há vários anos, nunca chegaram a ser utilizadas ou infraestruturadas.

“As regras hoje em dia do urbanismo não permitem que isso aconteça sem uma perspetiva de infraestruturação rápida”, refere, admitindo que estas alterações geram preocupação junto de alguns proprietários, uma vez que os terrenos urbanos possuem maior valorização imobiliária.

Na semana passada, a Câmara Municipal promoveu uma sessão pública de esclarecimento sobre a proposta de revisão do PDM, um processo que, segundo o vice-presidente, está a ser desenvolvido há cerca de seis anos e envolveu a consulta de aproximadamente 30 entidades. “Aquilo que se pretendeu foi esclarecer o que consta desta proposta, mas também ouvir as preocupações e sugestões dos proprietários”, explica Nuno Mocinha.

Entre as principais preocupações levantadas pelos participantes esteve a questão do acesso à água e das culturas de regadio. O autarca reconhece que o tema merece especial atenção, sobretudo num concelho com forte vocação agrícola. “Se houver grandes dificuldades no acesso à água, isso limita muito a atividade dos agricultores”, alerta, garantindo que o município continuará a trabalhar junto das entidades competentes e do Governo para defender os interesses do setor agrícola no concelho de Elvas.

Os interessados em participar no processo de discussão pública podem apresentar sugestões, informações ou observações por escrito até ao final do prazo definido, a 5 de junho.

António Candeias tomou posse como novo reitor da Universidade de Évora

O professor António Candeias tomou posse esta segunda-feira, 11 de maio, como reitor da Universidade de Évora para o mandato 2026-2030, numa cerimónia realizada na Sala dos Atos do Colégio do Espírito Santo, em Évora. A sessão solene contou com a presença da comunidade académica, representantes institucionais e convidados, tendo ficado marcada por intervenções da reitora cessante, Hermínia Vasconcelos Vilar, da presidente da Associação Académica, Ana Beatriz Calado, e do presidente do Conselho Geral, Carlos Reis. Durante a cerimónia foram ainda empossados os vice-reitores, pró-reitores e o administrador da academia alentejana.

Na sua primeira intervenção enquanto reitor, António Candeias afirmou assumir o cargo “com profunda honra, sentido de responsabilidade e sincera humildade”, defendendo uma Universidade de Évora “pública, autónoma, responsável e de matriz não fundacional”. O novo responsável sublinhou a importância da ligação da universidade ao território e à sociedade, defendendo uma academia “mais próxima, mais disponível e mais comprometida” com o Alentejo e com os seus parceiros institucionais. António Candeias deixou ainda críticas ao “subfinanciamento crónico” das universidades públicas e apelou ao reforço do investimento no ensino superior, investigação científica e inovação.

Corrida das Muralhas atraiu atletas a Elvas

A edição 2026 da Corrida das Muralhas, organizada pela associação desportiva Ialbax, realizou-se ontem, domingo, dia 10, e contou com 130 partisipantes de diversos escalões etários.

A prova teve início e meta na Parada Mouzinho de Albuquerque do Museu Militar de Elvas.

PSD Elvas apresenta participação na discussão pública da revisão do PDM

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas apresentou uma participação formal no âmbito da discussão pública da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Elvas, centrando as suas preocupações nas normas aplicáveis às áreas integradas na Rede Natura 2000 e na Zona Especial de Conservação do Caia. Os social-democratas consideram que algumas disposições do regulamento proposto são “excessivamente restritivas” e, em alguns casos, mais limitativas do que o previsto no Decreto-Lei n.º 62/2026, apontando o agravamento de prazos procedimentais, o aumento da burocracia e a transformação de situações sujeitas a parecer em “interdições absolutas”.

O PSD Elvas defende que deve existir equilíbrio entre proteção ambiental, atividade agrícola, desenvolvimento económico e fixação de população, tendo apresentado propostas para alterar o regulamento municipal. Entre as medidas sugeridas estão a harmonização dos prazos com a legislação nacional, a redução de situações dependentes de parecer obrigatório e a eliminação de condicionamentos considerados redundantes. O partido sublinha ainda que “o PDM não pode vender como imposição legal aquilo que resulta de uma opção municipal mais restritiva”, reafirmando disponibilidade para contribuir para um plano “equilibrado” que proteja o território sem penalizar quem vive e trabalha no concelho.

Veja aqui o comunicado na íntegra:

PSD Elvas apresenta participação na discussão pública da 2.ª

Revisão do PDM

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas apresentou participação formal no âmbito da discussão pública da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal de Elvas, com especial incidência sobre o regime aplicável às áreas integradas na Rede Natura 2000 e Zona Especial de Conservação do Caia.

Na participação apresentada, o PSD Elvas manifesta preocupação relativamente a diversas normas do Regulamento proposto que considera excessivamente restritivas e, em alguns casos, mais limitativas do que o próprio regime previsto no Decreto-Lei n.º 62/2026.

Entre os aspetos identificados destacam-se:

• a transformação de situações sujeitas a parecer em verdadeiras interdições absolutas;

• o agravamento de prazos procedimentais face aos previstos na legislação nacional;

• o aumento de burocracia e dependência de pareceres externos;

• e a eventual imposição de limitações superiores às exigidas pelo regime legal nacional.

O PSD Elvas considera que a proteção ambiental e a conservação da natureza são, objetivos fundamentais, mas entende igualmente que deve existir equilíbrio entre conservação, atividade agrícola, desenvolvimento económico e fixação de população.

Nesse sentido, foram propostas alterações concretas ao Regulamento, designadamente:a) A eliminação da interdição constante do artigo 13.º, n.º 1, alínea g), substituindo-a por regime de sujeição a parecer da entidade competente, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 62/2026.

b) A harmonização do prazo previsto no Regulamento do PDM com o prazo de 30 dias úteis estabelecido no Decreto-Lei n.º 62/2026.

c) A redução das situações dependentes de parecer obrigatório e a eliminação de condicionamentos redundantes face ao regime legal nacional já aplicável.

d) A reprodução expressa no Regulamento municipal das admissibilidades e exceções previstas no Decreto-Lei n.º 62/2026,

evitando restrições adicionais não impostas pela legislação nacional.

O PDM não pode vender como imposição legal aquilo que resulta de uma opção municipal mais restritiva O PSD Elvas reafirma a sua disponibilidade para contribuir de forma séria e construtiva para um PDM equilibrado, que proteja o território sem penalizar injustificadamente quem vive e trabalha no concelho

Polinizadores em Ação: Portugal aprova plano estratégico para salvar insetos essenciais

No programa “Ambiente em FM”, José Janela destaca o papel vital dos polinizadores, como abelhas e borboletas, que são responsáveis pela reprodução de grande parte das plantas e culturas agrícolas. Em Portugal, a atividade destes pequenos seres contribui com cerca de dois mil milhões de euros anuais para a agricultura, mas o seu acentuado declínio coloca em risco a biodiversidade e a segurança alimentar.

Para enfrentar esta ameaça, foi aprovado o plano nacional “Polinizadores em Ação”, um instrumento estratégico que visa travar a perda de espécies e promover o equilíbrio dos ecossistemas.

Este novo plano de ação estabelece um roteiro ambicioso para a próxima década, integrando 116 medidas concretas destinadas à conservação e sustentabilidade destes insetos. O objetivo passa não só por proteger os habitats naturais, mas também por aprofundar o conhecimento científico sobre as populações existentes em território nacional.

Com esta resposta coordenada, Portugal procura inverter a tendência de desaparecimento dos polinizadores, garantindo que estes continuem a desempenhar o seu papel gigante na manutenção da vida selvagem e na viabilidade da produção agrícola.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Reportagem no 97º aniversário dos Bombeiros de Elvas

A Associação Humanitária assinalou este domingo o seu aniversário com a promoção de operacionais e o anúncio de novos investimentos. A corporação investiu 82 mil euros em equipamento próprio, enquanto o comando alerta para os desafios da nova ferrovia.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas (AHBVE) celebrou, este domingo, 10 de maio, 97 anos de existência. A efeméride, que serviu para homenagear o passado e projetar o centenário, ficou marcada pelo anúncio de importantes reforços materiais e pela promoção de três operacionais à categoria de bombeiro de primeira.

Ouça aqui as entrevistas ao presidente Amadeu Martins e ao comandante Paulo Moreiras

Ligação de Portalegre à autoestrada é “absolutamente crítica” para o turismo, defende José Manuel Santos

Na sequência do recente anúncio feito pelo primeiro-ministro, que garantiu que o Governo “tem o firme propósito de ligar todas as capitais de distrito do país por autoestrada”, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo mostra-se muito satisfeito com o facto de já se encontram em curso estudos sobre estas ligações rodoviárias.

José Manuel Santos, que garante que a ligação de Portalegre à autoestrada é “absolutamente crítica” para o setor do turismo, lembra que já no ano passado, em Tróia, sensibilizava Luís Montenegro para esta questão.

“Eu tive a oportunidade, no ano passado, nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, que trouxemos para Alentejo, e em concreto para Tróia, na minha intervenção, onde estava o senhor primeiro-ministro, de procurar sensibilizar o Governo para  a importância desta ligação rodoviária por autoestrada a Portalegre para o turismo, além, obviamente, para toda a economia e para toda a região”, revela José Manuel Santos.

Para o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, esta ligação, “às vezes desvalorizada”, é “crítica para o maior fluxo de visitantes”, mas também “para a própria percepção dos investidores na hotelaria que devem investir aqui, porque às vezes a questão da acessibilidade limita um pouco essa decisão”.

Ouguela recebe final do Circuito EuroBEC a 13 de junho com promessa de edição “memorável” do “Sunset Trail”

O II Sunset Trail “Ouguela, Sentinela da Raia” encerra a primeira edição do novo Circuito de Trail EuroBEC a 13 de junho, depois das provas já realizadas em Elvas e Badajoz. A competição, em Campo Maior, contempla um trail curto de 20 quilómetros, um mini trail e uma caminhada de 12 e ainda uma iniciativa destinada aos mais novos: o Kids Trail. 

Lembrando como nasceu o circuito EuroBEC, Carlos Pepê, o responsável pelo grupo Campo Maior Trail Runners, que organiza este Sunset Trail de Ouguela, explica que será nesta prova que serão consagrados os grandes vencedores da nova iniciativa desportiva da Eurocidade, numa edição que promete ser “memorável”. “Tivemos a felicidade de conseguir juntar amigos e clubes que são irmãos em torno de uma ideia que era unir três provas de trail em Campo Maior, Elvas e Badajoz. Então criámos este circuito, em que Ouguela será a rainha, porque será aqui que vamos consagrar os campeões do Circuito de Trail EuroBEC”, começa por dizer.

Dizendo-se “expectante” com o resultado final deste circuito, Carlos Pepê assegura que o grande objetivo é “mostrar o potencial da região a todos os níveis”, não só desportivo, para que se possa “reforçar a identidade” da Eurocidade que une os três municípios vizinhos.

Com expectativas “muito altas” para esta segunda edição no que toca à participação de atletas, o responsável assegura que o Sunset Trail de Ouguela revelou ser, logo no ano passado, na sua estreia, uma “referência”. “Criámos uma prova única, um sunset ao final do dia, em que tivemos imenso calor, mas penso que correu tudo bem, ficámos todos muito contentes com o resultado final e as pessoas também gostaram muito”, recorda Carlos Pepê, que revela ainda que o apoio de “muitas empresas” da região que têm recebido deixa o grupo “muito orgulhoso”.

O percurso do trail e caminhada, face ao ano passado, não conhece grandes alterações, ainda que os atletas possam contar com algumas “surpresas” pelo caminho. A configuração da prova mantém-se, por isso, inalterada, exceção feita ao local de partidas e chegadas, que agora será o recinto junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Temos ali, do ponto de vista logístico, maior capacidade de albergar todos aqueles que nos visitam”, explica o responsável.

“Ouguela será, obviamente, a rainha, porque é lá que vamos passar várias vezes e levar os nossos atletas ao limite. Mas achámos que, do ponto de vista logístico, e aprendendo também com a edição do ano passado, era muito mais fácil para nós a parte de estacionamentos e do próprio convívio junto à Enxara. Temos também o apoio da Confraria da Senhora da Enxara, a quem muito agradecemos a oportunidade que nos deu também de utilizar todo o espaço envolvente à ermida e penso que, com esta pequena mudança, nós vamos também dar mais oportunidade aos nossos visitantes de terem mais tempo para conviver, com mais segurança em relação às viaturas. Quando colocamos 500 pessoas numa aldeia com 50, obviamente os constrangimentos são complexos”, acrescenta Carlos Pepê.

O valor das inscrições neste II Sunset Trail de Ouguela varia entre os 13 e os 20 euros, para as duas distâncias de trail e caminhada. A participação no Kids Trail é gratuita. As inscrições, abertas até ao início de junho, podem ser feitas a partir do site Trilho Perdido (aqui).

As provas, no dia 13 de junho, iniciam-se pelas 17h00, com o Kids Trail, seguido das saídas dos atletas para as distâncias de trail e caminhada duas horas mais tarde.

Campeonato nacional de montanha uphill decorreu em Alegrete

A freguesia de Alegrete recebeu no passado sábado os Campeonatos Nacionais de Corrida de Montanha Uphill, uma das mais importantes competições nacionais da especialidade, reunindo perto de 200 atletas de vários pontos do país.

A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, em parceria com a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o Grupo Desportivo de Alegrete, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre e da Junta de Freguesia de Alegrete.

Nos escalões absolutos, Rui Muga e Joana Soares conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de Corrida de Montanha Uphill, enquanto Igor Gomes e Mariana Saltão venceram nos escalões Sub-20.

Para além da vertente competitiva, o evento trouxe mais de centena e meia de pessoas ao concelho de Portalegre, entre técnicos e público que se somam as 200 atletas inscritos, contribuindo para uma forte dinâmica em Alegrete e na região ao longo de todo o fim de semana.

A realização deste Campeonato Nacional voltou a demonstrar a capacidade organizativa das entidades envolvidas e a importância que os eventos desportivos assumem na promoção do território e na dinamização da economia local.

Elvas volta a celebrar a população sénior com nova edição do “Festival da Idade de Ouro” em junho

O Município de Elvas promove, durante o próximo mês de junho, mais uma edição do “Festival da Idade de Ouro”, iniciativa dedicada à população sénior do concelho e que pretende promover o envelhecimento ativo, o convívio e a proximidade entre os participantes.

As inscrições para os tradicionais almoços de convívio decorrem até à próxima sexta-feira, dia 15 de maio, podendo ser efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal ou, nas freguesias rurais, nas respetivas juntas de freguesia.

Os almoços vão voltar a realizar-se de forma descentralizada, passando por todas as freguesias do concelho e também pela cidade de Elvas. O presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, recorda que a iniciativa já conta com mais de duas décadas de existência.

“Há mais de 20 anos que isto é uma tradição e, felizmente, acabou por fazer escola nos outros concelhos, porque há 20 anos só Elvas se lembrou dos trabalhadores e daqueles que têm uma certa idade, para poder começar a pagar os medicamentos e, simultaneamente, dedicar-lhes um dia no ano para que pudessem conviver”, referiu.

O autarca explica ainda que, numa fase inicial, o convívio reunia, num só almoço, participantes de todo o concelho, mas que o modelo acabou por ser alterado para uma maior proximidade com a população. “Numa primeira fase o convívio era a nível do concelho e, atualmente, achámos mais conveniente fazê-lo em cada uma das freguesias. Isto tem vindo, de facto, a acolher aquilo que são as boas intenções da população e também dos senhores presidentes de junta”, acrescentou.

Rondão Almeida garantiu ainda que a iniciativa é para continuar neste modelo nos próximos anos, apesar das críticas de alguns. “É isso que iremos fazer todos os anos e vamos estar, novamente, sujeitos à crítica dos tais seis e, agora, mais um, que, de qualquer forma, é o mesmo que vem dizendo que eu já esgotei a minha capacidade intelectual para desenvolver seja aquilo que for”, afirmou.

Podem participar no Festival da Idade de Ouro todos os residentes no concelho de Elvas com idade igual ou superior a 50 anos, reformados e pensionistas.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas reforça o compromisso com políticas de proximidade e com a promoção da qualidade de vida da população sénior, incentivando momentos de partilha, socialização e envelhecimento saudável.

Ciclista morre após queda em São Romão (Vila Viçosa)

Um cidadão norte-americano morreu, este domingo, ao final da tarde, após sofrer uma queda de bicicleta em São Romão, no concelho de Vila Viçosa. O acidente aconteceu pouco depois das cinco da tarde, junto a uma das entradas da localidade.

O homem encontrava-se a realizar um percurso de cicloturismo quando ocorreu a queda, cujas circunstâncias ainda não foram apuradas. Os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa e elementos do INEM prestaram assistência no local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

CCDR Alentejo entrega Título Digital de Instalação ao projeto GalpH2Park

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, IP (CCDR Alentejo, IP) procedeu à entrega do Título Digital de Instalação ao projeto GalpH2Park – Unidade de Produção e Armazenagem de Hidrogénio Verde (100 MW),
promovido pela Galp (Petrogal, S.A.), a instalar na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Este ato administrativo constitui um passo determinante para a concretização de um investimento estruturante no domínio da transição energética, com particular relevância para a região do Alentejo e para o posicionamento estratégico de Sines enquanto polo de referência no desenvolvimento da economia do hidrogénio renovável.

O Presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, sublinhou que “A emissão do Título Digital de Instalação ao projeto GalpH2Park traduz o compromisso das entidades públicas na agilização de investimentos estratégicos, alinhados com os objetivos de sustentabilidade e neutralidade carbónica. Trata-se de um projeto estruturante, com impacto significativo na economia regional, na criação de emprego qualificado e na afirmação de Sines como um hub energético de relevância europeia.”

O projeto GalpH2Park prevê a instalação de uma unidade industrial de produção e armazenagem de hidrogénio verde, com uma potência de 100 MW, baseada em tecnologia de eletrólise alimentada por fontes de energia renovável. Implantado numa área de cerca de 44.700 m², contígua à refinaria de Sines, o projeto permitirá a substituição parcial do hidrogénio de origem fóssil atualmente utilizado, contribuindo para uma redução estimada de aproximadamente 71 mil toneladas de CO₂
equivalente por ano.

O hidrogénio produzido destina-se, entre outros fins, ao abastecimento da refinaria de Sines — nomeadamente à unidade de produção de combustíveis renováveis (HVO) — e ao desenvolvimento de soluções no âmbito da mobilidade sustentável. Com um investimento estimado em 240 milhões de euros, o projeto apresenta impactos relevantes, destacando-se a redução das emissões de gases com efeito de estufa, o contributo para a descarbonização da indústria e dos transportes, o reforço da cadeia de valor do hidrogénio renovável, a criação de emprego direto e indireto qualificado e o estímulo à inovação e competitividade industrial.

O GalpH2Park constitui a primeira fase de um projeto de desenvolvimento progressivo, com potencial de expansão até 600 MW em 2026 e 1,5 GW em 2030, consolidando o papel de Sines como um dos principais polos europeus no domínio do hidrogénio verde

Forte da Graça acolheu visita especial

Cerca de duas dezenas e meia de pessoas participaram ontem, sábado, 9 de maio, na visita especial ao Forte de Nossa Senhora da Graça.

Durante o percurso conduzido por Edgar Nanques, técnico superior de História do Município de Elvas, os participantes tiveram acesso a um conjunto de espaços e explicações que estão incluídos nas visitas diárias ao monumento.

Município de Campo Maior recebeu Prémio ROS 2026 em Badajoz

Fotos: Ayuntamiento de Badajoz e Grupo ROS

O Presidente Luís Rosinha, recebeu, em nome do Município de Campo Maior, no passado dia 7 de maio, em Badajoz, o Prémio ROS 2026, na categoria de Prémio Ibérico, uma distinção que reconhece entidades e projetos que promovem e reforçam a relação de cooperação entre Portugal e Espanha.

A cerimónia decorreu no âmbito da 20.ª edição da gala de entrega dos Prémios do Grupo ROS, que reuniu mais de 400 participantes numa noite marcada pela celebração de duas décadas de reconhecimento do talento, da inovação, do empreendedorismo e do percurso de empresas, instituições e profissionais ligados à região.

O galardão de Cooperação Ibérica, patrocinado pela Fundação do Desporto e entregue por Susana Feitor, Presidente da Fundação, foi atribuído ao Município de Campo Maior, destacando o trabalho desenvolvido na promoção da ligação transfronteiriça e no fortalecimento das relações institucionais, culturais e sociais entre os dois países.

Badajoz acolhe 45.ª Exposição Internacional Canina na IFEBA após evento em Elvas

A Instituição Ferial de Badajoz IFEBA recebeu este domingo a 45.ª edição da Exposição Internacional Canina, organizada pela Sociedade Canina da Extremadura. O evento reuniu centenas de exemplares de diferentes raças provenientes de várias zonas de Espanha e Portugal, tal como de outros países estrangeiros, atraindo criadores, participantes e visitantes ao recinto da IFEBA.

A iniciativa contou ainda com uma passarela canina aberta ao público e com a presença da vereadora delegada da IFEBa Elena Salgado, que visitou o certame juntamente com a organização.

A exposição aconteceu um dia depois de Elvas ter recebido, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), a 36.ª Exposição Internacional Canina, num fim de semana marcado pela promoção da canicultura ibérica nos dois lados da fronteira.

Bombeiros de Elvas celebram 97 anos já com o olhar no Centenário e no reforço da frota

A Associação Humanitária assinalou este domingo o seu aniversário com a promoção de operacionais e o anúncio de novos investimentos. A corporação investiu 82 mil euros em equipamento próprio, enquanto o comando alerta para os desafios da nova ferrovia.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas (AHBVE) celebrou, este domingo, 10 de maio, 97 anos de existência. A efeméride, que serviu para homenagear o passado e projetar o centenário, ficou marcada pelo anúncio de importantes reforços materiais e pela promoção de três operacionais à categoria de bombeiro de primeira.

Investimento Próprio: Uma “Prenda” de 82 Mil Euros

Apesar das dificuldades financeiras que o setor atravessa, o Presidente da Direção, Amadeu Martins, surpreendeu ao anunciar atarvés da Rádio ELVAS novos equipamentos adquiridos com fundos próprios da associação. “Temos que dar uma prenda aos bombeiros pelo esforço que fazem durante todo o ano. Adquirimos uma ambulância nova de transportes múltiplos (ABTD), com um custo de 62 mil euros, e um gerador de cerca de 20 mil euros, para evitar situações como a do apagão que nos afetou recentemente (28/04/2025)”, revelou o dirigente.

Amadeu Martins sublinhou que estes investimentos são também um serviço à comunidade elvense, que “muito ajuda a associação”. No entanto, o presidente não escondeu a preocupação com a falta de recursos humanos: “Debatemo-nos com falta de pessoal. Os serviços de saúde são cada vez mais centralizado em Portalegre, Évora ou Lisboa, e somos nós que fazemos esse transporte dos doentes. Precisamos de sangue novo”, apelou, convidando os jovens a inscreverem-se através do site da corporação.

Novos Desafios: As Alterações Climáticas e a Ferrovia

Para o Comandante Paulo Moreiras, celebrar 97 anos é honrar quem teve a “ousadia” de fundar a corporação em 1929, mas é também preparar o corpo ativo para ameaças emergentes. “As condições meteorológicas mudaram substancialmente e criam novos desafios. Estamos a dotar o corpo de bombeiros de melhores capacidades humanas e materiais para responder a tudo isto”, afirmou.

Olhando para o futuro próximo, o Comandante traçou metas ambiciosas para o centenário, apontando para a necessidade de apoio do Estado e do Município para aumentar a atratividade da carreira. “Teremos obrigatoriamente que comprar uma ambulância de socorro em breve, devido às novas exigências do INEM. Além disso, vamos ter uma ferrovia com um intenso tráfego aqui na nossa zona e estamos já a planear como melhorar a resposta nesse campo específico, para o qual ainda não estamos vocacionados”, explicou Paulo Moreiras.

Um Dia de Homenagens

As comemorações oficiais iniciaram-se com o hastear das bandeiras e a formatura geral, onde se realizaram as promoções de três elementos. Seguiu-se a tradicional romagem ao cemitério de Elvas para depositar um ramo de flores em memória dos que serviram a casa, um desfile motorizado pelas ruas da cidade e a missa solene.

O dia termina com um almoço-convívio no Solar dos Chorões, reunindo bombeiros, familiares e órgãos sociais num momento de união antes de regressarem ao “atrás do prejuízo” do socorro diário, como descreveu o presidente Amadeu Martins.

As comemorações encerram com um almoço-convívio, marcado para as 13h00, no Solar dos Chorões.

Mosteiro da Imaculada Conceição recebeu Tomada de Hábito de Soror Matilde Maria do Coração Sacerdotal de Jesus

O Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição recebeu, no dia 9 de maio, a Cerimónia de iniciação à Vida Religiosa (Tomada de Hábito) de Soror Matilde Maria do Coração Sacerdotal de Jesus, inserida no Ano Jubilar de Santa Beatriz da Silva.

A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e contou com a presença do Presidente do Município, Luís Rosinha.

A igreja do Mosteiro da Imaculada Conceição esteve repleta de familiares, amigos e fiéis que quiseram acompanhar a jovem, de 28 anos, natural de Lisboa, neste dia tão especial.

A Embaixada da República Dominicana, na pessoa de Patricia Villegas de Jorge, Embaixadora da República Dominicana em Portugal, realizaram uma oferenda ao Mosteiro da Imaculada Conceição neste dia especial, uma imagem de Nossa Senhora de Altagracia, padroeira espiritual e protetora do povo da República Dominicana.

Câmara de Alandroal une-se à Universidade Nova para reforçar literacia financeira nas PME

Numa parceria com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, o Município de Alandroal vai promover um programa gratuito de literacia financeira dirigido aos trabalhadores das pequenas e médias empresas (PME) do concelho.

Integrada no programa “Finanças para Todos Empresas”, a iniciativa tem como objetivo reforçar as competências dos trabalhadores em matérias de finanças pessoais, contribuindo para a redução do stress financeiro e para o aumento do bem-estar e da produtividade em contexto laboral.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, explicou que esta iniciativa surge no seguimento da estratégia que o município tem vindo a desenvolver de apoio ao tecido económico local.

Segundo o autarca, o município “tem procurado dar sempre algum apoio ao tecido empresarial do concelho”, recordando o trabalho já realizado junto de investidores. “Começámos com uma colaboração com a ADRAL para dar apoio a investidores, apoio que tem sido muito importante. Graças a essa colaboração, têm-se criado pequenos negócios e alguns até de maior dimensão. Portanto, os investidores que chegam ao concelho, ou os pequenos investidores que já cá estão, sabem que, se precisarem de apoio, têm essa orientação gratuita proporcionada pelo município”, revela o autarca.

Mais recentemente, a Câmara Municipal de Alandroal começou também a direcionar o seu apoio para o setor agrícola. “Os pequenos agricultores e as pequenas explorações ligadas à agroindústria passam a ter também um apoio gratuito e oferecido pelo município”, revela João Grilo.

Agora, com a colaboração da Universidade Nova, a município pretende chegar “aos pequenos negócios que por alguma razão às vezes ficam um pouco esquecidos”, mas que podem “beneficiar muito de um curso gratuito de literacia financeira também para os seus funcionários”.

As sessões de formação têm início previsto para setembro e decorrerão até 2028, em horário laboral e em espaços disponibilizados pelo Município de Alandroal.

“Centro Comunitário é o comprimido que não tomo”: Elvira Soutino retrata os 26 anos da instituição de Campo Maior

O Centro Comunitário de Campo Maior celebrou, na passada sexta-feira, 8 de maio, o seu 26.º aniversário, continuando a afirmar-se como uma verdadeira segunda casa para muitos campomaiorenses, sobretudo para a população sénior.

Ao longo dos anos, o espaço tem desempenhado um papel importante na promoção do convívio, da aprendizagem e da ocupação dos tempos livres. Para além das atividades dirigidas aos mais novos durante as férias de verão, aquele espaço municipal oferece diariamente diversos ateliês destinados aos idosos, como costura e informática.

A vereadora Paula Jangita, que destaca a vertente intergeracional e o dinamismo que caracteriza a instituição, sublinha ainda que, nesta altura do ano, grande parte do trabalho desenvolvido está já direcionado para a preparação das Festas do Povo.

Entre os muitos utentes que diariamente dão vida ao espaço está Elvira Soutino, que encontrámos dedicada à elaboração das tradicionais flores em papel. A utente garante que o convívio proporcionado pelo Centro Comunitário funciona como um verdadeiro “comprimido” que não toma, confessando que, além das flores, participa com entusiasmo em muitas outras atividades promovidas pela instituição.

26 anos passados da sua criação, o Centro Comunitário de Campo Maior continua, assim, a ser um espaço de partilha, amizade e apoio à comunidade, mantendo viva a ligação entre gerações e as tradições da vila.

Hugo van der Ding apresenta “Uma Família Surreal” no terceiro e último dia da Feira Literária de Elvas

A Bookkey, a Feira Literária de Elvas, chega ao fim este domingo, 10 de maio, com um programa que combina passeios literários, apresentações de obras e cinema documental.

O último dia do evento começa às 10h00 com um passeio literário sobre a obra “Luísa de Gusmão”, conduzido pela autora Isabel Machado, acompanhado por uma introdução histórica do cronista oficial de Elvas, Rui Jesuíno.

Às 11h30 será apresentado o livro “Uma Família Surreal”, da autoria de Hugo van der Ding, na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo.

O encerramento oficial da feira está marcado para as 13h00, mas a programação cultural prolonga-se durante a tarde. Pelas 15h00 será exibido o filme “José e Pilar”, realizado por Manuel Gonçalves Mendes, dedicado à vida e obra de José Saramago.

Com mais uma edição concluída, a Bookkey reforça o seu papel como espaço de promoção cultural e literária no concelho de Elvas, reunindo autores, leitores e amantes da cultura ao longo de três dias de atividades diversificadas.

Ervas e Companhia na Orada onde o Valor do Mundo Rural chama pelo próximo Quadro Comunitário de Apoio

O evento, que decorre na freguesia de Orada, concelho de Borba, destaca-se como um exemplo de resistência cultural e de “auto-invenção” dos territórios rurais perante os desafios da coesão europeia.

A freguesia de Orada transformou-se, este fim de semana, na capital das ervas aromáticas, da gastronomia tradicional e das memórias do trabalho de campo. A “Feira das Ervas e Companhia”, organizada pela Casa da Cultura em parceria com a Câmara Municipal de Borba e a Junta de Freguesia, assumiu-se nesta edição como um palco de afirmação das tradições locais e uma plataforma de reflexão sobre o futuro dos apoios comunitários.

O Desafio da Coesão e os Fundos Europeus

Ricardo Pinheiro

Presente na iniciativa, o presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, sublinhou o papel crucial de eventos desta natureza na estratégia de desenvolvimento regional. “A coesão tem sido um desafio enorme na utilização de fundos comunitários. O próximo quadro de apoio vai ter regras diferentes e é extraordinariamente importante que projetos que dinamizem os territórios continuem a incentivar as mulheres e os homens a fixar-se e a manter o seu modelo de vida em territórios rurais”, afirmou o responsável.

Ricardo Pinheiro destacou ainda a necessidade de a Comissão Europeia reconhecer a resiliência das populações locais: “É fundamental que a Europa perceba a forma como os territórios se auto-inventam. A questão das ervas aromáticas, a produção do mel e toda a dimensão da cozinha associada à produção local são formas de criação de valor que já apresentam resultados importantes em boas práticas a nível europeu”.

Orada: O “Ex-Libris” da Tradição de Borba

Pedro Esteves

Para o presidente da Câmara Municipal de Borba, Pedro Esteves, o evento é um tributo à identidade da freguesia. “O que se pretende é mostrar à Orada aquilo que na Orada se faz muito bem: manter as tradições. Não temos pretensões de ser uma grande festa, mas queremos ser uma belíssima festa onde todos se sintam bem a provar os comeres tradicionais feitos com todo o tipo de ervas”, explicou o autarca.

Pedro Esteves enalteceu o papel da Casa da Cultura da Orada, que assumiu este ano a liderança da organização: “A Casa da Cultura faz um trabalho de preservação das tradições e dos cantos de trabalho, que eram a forma como as pessoas se organizavam no campo. É um património que a Orada e o concelho de Borba não podem perder”.

Ervas e Companhia é um evento estruturante da freguesia

João Leitão

Para o autarca João Leitão, presidente da Junta da Orada reconhece que “a Feira já vai sendo um evento estruturante na freguesia. É importante para alguns dos produtores que precisa escoar os produtos. O uso das plantas aromática era feito sobretudo nas sopas. O sustento da alimentação dos trabalhadores rurais. Hoje em dia faz se muito a procura das plantas aromática sobretudo para substituir o sal”. João Leitão destaca ainda “a prova das sopas como o momento alto da Feira, cada pessoa faz a sua sopa e depois todos podemos provar”.

Ervas como Sobrevivência e Património

Ricardo Pinheiro e Paulo Laranjo

Paulo Laranjo, da Casa da Cultura, recordou a origem histórica deste evento, focado nas plantas alimentares e medicinais. “Antigamente, estas plantas serviram de sobrevivência para o dia a dia. As pessoas iam para o campo, apanhavam o que a natureza dava e confecionavam em casa. O nosso intuito é valorizar esse potencial e dar vida a essa grandeza”, referiu.

Paulo Laranjo

Apesar da ameaça de chuva, que obrigou à instalação de uma tenda no adro da igreja para aproximar o certame do centro da freguesia, o otimismo mantém-se para o ponto alto do programa. “Um dos momentos mais esperados é o passeio pedestre para a descoberta e identificação das plantas no seu habitat natural. Esperamos que o tempo permita, pois é fundamental para que as pessoas conheçam esta riqueza”, concluiu Paulo Laranjo.

A feira conta com momentos de degustação, música tradicional e a presença dos emblemáticos “Bonecos da Orada”, celebrando um modo de vida que procura agora novas oportunidades no próximo ciclo de financiamento europeu.

Elvas é sede da canicultura ibérica este sábado na 36ª Exposição Canina Internacional

O Centro de Negócios Transfronteiriço recebe 427 exemplares de 200 raças diferentes. O certame, em parceria com Badajoz, oferece uma oportunidade única na Europa para a obtenção do título de Campeão Internacional.

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas é, este sábado, 9 de maio, o epicentro da canicultura ibérica. A 36ª Exposição Canina Internacional de Elvas reuniu cerca de meio milhar de exemplares, vindos de vários pontos da Europa, numa competição que se destaca não só pela quantidade, mas pela elevada qualidade técnica e prestígio internacional.

Em entrevista à Rádio ELVAS, José Homem de Mello, figura de referência do Clube Português de Canicultura, sublinha a importância estratégica deste evento, que funciona em moldes transfronteiriços. “Este é um fim de semana único na Europa porque normalmente não há fins de semana com dois pontos para o campeonato internacional num só fim de semana. Hoje em Elvas e amanhã em Badajoz”, explica o especialista.

A corrida pelo título de Campeão Internacional

O grande atrativo para os criadores que se deslocaram de países como Espanha, França e Inglaterra é a disputa pelo CACIB (Certificado de Aptidão ao Campeonato Internacional de Beleza). “Este ano temos 427 exemplares vindos de muitos países europeus que vêm tentar obter e vencer o chamado CACIB. Para um cão ser campeão internacional tem que ter pelo menos dois pontos destes no seu país de origem e mais um num segundo país e outro num terceiro”, esclarece José Homem de Melo.

Para avaliar este “exército” de quatro patas, a organização contou com um painel de jurados de elite, oriundos do Brasil, Roménia, Holanda, Espanha, Polónia e Finlândia, todos habilitados pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Em busca do “Cão Perfeito” e Saudável

Segundo José Homem de Melo, o interesse pelas exposições caninas continua em crescendo, movido pela paixão dos criadores em atingir a excelência. “Um dos principais objetivos é criarem cães o mais próximo possível ao cão perfeito, que é o descrito no estalão de cada raça. É algo impossível porque não há cão perfeito, mas tenta-se criar o mais próximo possível”, refere.

Contudo, a estética não é o único foco. A saúde e a utilidade funcional dos animais são pilares fundamentais da canicultura moderna. “Cada vez mais se procura criar cães saudáveis, que estejam aptos para as funções que variam desde a caça à proteção, ou à procura de droga e explosivos. Como temos visto, sem eles não conseguiríamos chegar a esses objetivos”, sublinha o responsável.

Cerca de 200 raças em competição

Pelos vários rings instalados no CNT, passam exemplares de aproximadamente 200 raças distintas — mais de metade das cerca de 380 raças reconhecidas mundialmente pela FCI. Entre os nomes mais familiares do público, destacam-se o raças portuguesas como o Rafeiro do Alentejo, o Serra da Estrela e o Cão de Água Português, entre raças estrangeiras como o Boxer, o Dobermann, Labrador e o Golden Retriever, o Pastor Alemão, o Rottweiler , o Bulldog Francês, o Poodle, o Chihuahua, o Border Collie, o Beagle, o Jack Russell e o Cocker Spaniel, mas a diversidade presente é, nas palavras de Homem de Melo, “uma participação muito, muito boa”.

A 36ª Exposição Canina Internacional de Elvas, organizada pela Câmara Municipal de Elvas em colaboração com o Clube Português de Canicultura, é de entrada livre, sendo uma oportunidade para conhecer de perto o trabalho dos criadores e a beleza das linhagens presentes. O evento prossegue amanhã na vizinha cidade de Badajoz, completando este ciclo ibérico de alta competição canina.

Raquel Tavares atua este sábado no Festival de Fado de Estremoz. Espetáculo tem entrada gratuita

Raquel Tavares sobe, na noite deste sábado, 9 de maio, ao palco da quinta edição do Festival de Fado de Estremoz.

O concerto, a ter lugar no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, está marcado para as 22 horas. Antes, pelas 21 horas, é Celia Romero, a voz da nova geração do flamenco, quem se apresentará ao público.

O Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, que decorre, uma vez mais, sob a direção artística do estremocense José Gonçalez, é promovido pela Câmara Municipal.

As entradas são gratuitas.

Pedro Chagas Freitas na abertura da Bookkey: “Elvas é um cenário maravilhoso para uma história”

O escritor foi a figura central do primeiro dia da Feira Literária de Elvas, onde apresentou o marcante “Hospital das Alfaces” e partilhou a sua ligação à cidade e aos leitores.

A Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo abriu as portas esta sexta-feira, 8 de maio, para a edição de 2026 da Bookkey – Feira Literária de Elvas. O arranque do certame ficou marcado pela presença do mediático escritor Pedro Chagas Freitas, que protagonizou um encontro próximo com o público elvense.

Em entrevista exclusiva à Rádio ELVAS, o autor revelou que os seus encontros com os leitores são momentos de total liberdade. “Podem esperar uma conversa, vou falar do que me apetecer. É claro que vamos falar dos livros, mas também do que está por trás deles, do que é que cada livro pode trazer consigo”, afirmou, desvalorizando um guião rígido para as suas sessões.

“Ouvir os leitores muito mais do que falar”

Apesar de ter no currículo obras mais recentes, Chagas Freitas admite que o livro “Hospital das Alfaces” continua a ser o grande íman de público. “É o mais reconhecido (das obras recentes). Se calhar é o mais marcante, porque é o que as pessoas mais reconhecem. Mas vamos falar um bocadinho de tudo”, explicou o autor, que vê nestas iniciativas uma oportunidade de estudo sociológico sobre quem o lê.

“Recolho, acima de tudo, perceber o que é que faz com que uma pessoa leia um meu livro e não leia outro. Tenho percebido que são leitores de todas as idades, de todos os estilos de vida. Interessa-me ouvir os leitores muito mais do que se calhar ser eu a falar com eles”, confessou.

Elvas como inspiração

Esta é a “quarta ou quinta vez” que o escritor diz estar em visita à cidade raiana, um regresso que acontece três anos após a sua última estada. Para Pedro Chagas Freitas, a riqueza patrimonial e humana da cidade não passa despercebida ao seu olhar de ficcionista. “Elvas é um cenário maravilhoso porque tem muita história, tem muita beleza, tem muitas pessoas interessantes, personagens interessantes. Se calhar algumas das minhas personagens já vieram daqui, não posso é dizer muito”, lançou em tom enigmático.

Programação continua até domingo

A Bookkey arrancou com o espetáculo infantil “Histórias Cantadas”, seguindo-se a sessão oficial de abertura às 20h00. A noite de sexta-feira encerrou com o espetáculo “Era Uma Vez… Ou Duas ou Três!”, protagonizado por Marcantonio Del Carlo.

O certame literário continua a dinamizar a Biblioteca Municipal até amanhã domingo, 10 de maio, afirmando-se como um espaço de cruzamento entre as letras e as artes, promovendo o contacto direto entre autores de renome nacional e a comunidade local.

Feira Medieval Ibérica de Avis: A maior de sempre num fim de semana de História Viva!

A vila de Avis volta a afirmar-se como palco privilegiado da História com a realização da Feira Medieval Ibérica de Avis, que decorre de 8 a 10 de maio de 2026. Este ano, o evento ganha uma dimensão sem precedentes: 20 grupos de animação, 120 participantes diretos e 80 locais espalhados pelo centro histórico prometem transformar a vila numa autêntica máquina do tempo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Avis, Manuel Coelho, esta edição destaca-se pela forte mobilização da comunidade. “Esta é a maior edição de sempre em termos de envolvimento local. Temos 65 expositores — entre artesãos, mercadores e produtores — e 5 tasquinhas dedicadas à nossa gastronomia, o que demonstra a vitalidade do nosso concelho”, afirma o autarca.

Avis, a Dinastia

Sob o tema central “Avis, a Dinastia”, o evento explora este ano os momentos, figuras e estratégias que marcaram o período mais decisivo da História de Portugal. Para Manuel Coelho, o rigor histórico é uma prioridade: “Queremos que quem nos visita não leve apenas uma memória visual, mas que compreenda a importância estratégica e cultural de Avis na afirmação da identidade nacional. Este ano temos um grupo de Itália (12 elementos de um grupo da região de Veneza) que tocam e fazem danças e malabarismos com bandeiras”

O programa divide-se em três eixos temáticos. O primeiro dia, 8 de maio, é dedicado à Ordem de Avis, focando-se na vida militar e religiosa. No sábado, dia 9, o destaque vai para as alianças matrimoniais, com a figura de D. Leonor de Portugal em evidência. O certame encerra no dia 10, abordando o reinado de D. Afonso V e as disputas sucessórias do final do século XV.

Animação, Gastronomia e Identidade Local

Com entrada livre, a feira conta com uma forte presença de agentes económicos locais: cinco tasquinhas, nove produtores e oito artesãos da região, aos quais se juntam cerca de 50 mercadores vindos de vários pontos do país e de Espanha.

O Chef Fábio Bernardio realizou um Show Cooking em plena praça com a preparação de borrego, uma bola de carne e favas e um doce a recordar a época medieval

Ao longo dos três dias, os visitantes poderão assistir a torneios de armas a cavalo, espetáculos de fogo, teatro de rua e danças medievais. A prata da casa estará representada através de grupos como o AnimaSénior, o Grupo de Bombos Mestre de Avis, o Coro da Escola de Música e a associação DançAvis.

Impacto Económico e Turístico

As expectativas para esta edição são elevadas. O Município embora tenha alguma preocupação com a meteorologia, indicou que são esperados nos três dias do evento “mais de 15 visitantes”, sublinhando que “um evento como este tem um impacto significativo na economia, porque dinamiza o comércio, a restauração e o alojamento, promovendo diretamente os nossos produtores e artesãos”.

Desde 2003 que Avis recorda a dinastia iniciada por D. João I, mestre da Ordem. O evento consolidou-se como um dos principais cartazes turísticos do Alentejo, atraindo público de ambos os lados da fronteira ibérica.

A Feira Medieval Ibérica de Avis arrancou oficialmente na sexta-feira, dia 8 de maio, pelas 19h00, com o cortejo inaugural a percorrer as ruas do Centro Histórico.

“Da eficiência operacional à governação inteligente” é tema de conferência em Campo Maior

O Município de Campo Maior reforça a sua aposta na inovação tecnológica através da Estratégia de Nível Tecnológico Integrada (ENTI), um roteiro que visa transformar a gestão pública e aproximar os cidadãos da administração local.

Campo Maior está a dar passos decisivos para se consolidar como uma “Smart City” (Cidade Inteligente). Sob o lema da Eficiência Operacional, o município tem vindo a implementar sistemas que otimizam os recursos públicos, desde a gestão inteligente da iluminação até à monitorização de redes de águas, garantindo uma resposta mais rápida e menos desperdício.

A transição para uma Governação Inteligente não se resume apenas à tecnologia, mas à forma como os dados são utilizados para servir a população. Através da plataforma ENTI, a autarquia consegue integrar fluxos de trabalho que anteriormente estavam dispersos, permitindo uma visão holística do concelho em tempo real.

Nesse sentido, realiza-se no dia 19 deste mês, no Centro Cultural de Campo Maior, uma conferência de apresentação do projeto. A sessão está marcada para as 9.30 horas.

97 anos ao serviço da população: Bombeiros Voluntários de Elvas celebram mais um aniversário no domingo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas celebra no próximo domingo, 10 de maio, o seu 97.º aniversário, com um programa comemorativo que reúne bombeiros, sócios, entidades oficiais e população.

As comemorações têm início às 09h15, com a receção dos convidados, seguindo-se, às 09h30, o hastear da bandeira. Pelas 09h45 realiza-se a formatura geral, apresentação do corpo ativo e cerimónia de promoções.

O programa prossegue às 10h30 com uma romagem ao monumento dos bombeiros, no cemitério de Elvas, em homenagem aos operacionais e sócios já falecidos. Quinze minutos depois, às 10h45, terá lugar o tradicional desfile motorizado pelas principais artérias da cidade.

A componente religiosa das celebrações acontece às 11h30, com uma missa por alma dos sócios e bombeiros falecidos.

As comemorações encerram com um almoço-convívio, marcado para as 13h00, no Solar dos Chorões.

Ordem dos Advogados promove formação sobre acidentes de trabalho em Elvas

O Conselho Regional de Évora da Ordem dos Advogados e a Delegação de Elvas promovem esta sexta-feira, 8 de maio, pelas 16h30, uma ação de formação dedicada ao tema “Acidentes de Trabalho – Fase Conciliatória”, dirigida a advogados e advogados estagiários.

A iniciativa realiza-se no Museu de Arte Antiga de Elvas e terá como formadora a advogada Teresa Entradas. A sessão pretende abordar os procedimentos e aspetos jurídicos relacionados com a fase conciliatória dos processos de acidentes de trabalho.

Homem de 55 anos de Borba em prisão preventiva por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz da GNR deteve, no passado dia 5 de maio, um homem de 55 anos suspeito do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Borba. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação em curso, que culminou no cumprimento de dois mandados de busca e um de detenção.

Durante a operação, os militares da GNR apreenderam doses de cocaína, heroína e haxixe, além de duas viaturas, um telemóvel e diverso material utilizado na preparação e distribuição de droga. Após ter sido presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora, o juiz aplicou ao detido a medida de coação mais grave: a prisão preventiva.

Homem detido em Marvão por violência doméstica fica vigiado por pulseira eletrónica

A GNR de Portalegre deteve, no passado dia 7 de maio, um homem de 36 anos suspeito de exercer violência doméstica contra a ex-companheira, de 38 anos, no concelho de Marvão. A investigação, levada a cabo pelo Posto Territorial de Portalegre, apurou que o suspeito submetia a vítima a constantes episódios de violência psicológica.

No decurso da operação, que contou com buscas domiciliárias e não domiciliárias, os militares apreenderam duas armas de ar comprimido e munições. O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Portalegre, que aplicou como medidas de coação a proibição de contacto e de aproximação à vítima — mantendo uma distância mínima de 300 metros da residência e local de trabalho — fiscalizada por pulseira eletrónica. O arguido terá ainda de se submeter a tratamento para a dependência de bebidas alcoólicas.

Valter Canastreiro, a título póstumo, e Manuel Gonçalves distinguidos pela GNR

A GNR distinguiu os militares José Valter Cunha Canastreiro (a título póstumo, devido ao seu falecimento no Rio Caia) e Manuel Francisco Cainço Gonçalves com o “Prémio ao Valor, Abnegação e Altruísmo”, no Porto, durante as comemorações do 115.º aniversário da Guarda, no passado dia 3 de maio.

Em junho de 2025, os dois guardas do Posto da GNR de Campo Maior arriscaram a própria vida ao entrar numa casa em chamas para salvar uma pessoa debilitada.

O galardão, entregue no Porto durante o aniversário da Guarda, celebra o “sangue-frio” e a “audácia” destes homens que, num cenário de perigo extremo, cumpriram a sua missão com um heroísmo que agora fica imortalizado.

As cerimónias contaram com a presença do presidente da Republica, António José Seguro, e do Ministro da Administração Interna.

Aqueduto da Amoreira inspira livro criado por crianças de Elvas e lançado pela Cruz Vermelha

“Diário da Nossa História”: assim se chama a obra que resulta de um trabalho desenvolvido em diferentes escolas de 1º ciclo do concelho de Elvas, ao longo deste ano letivo, através do programa CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) 5G, e lançado na manhã desta sexta-feira, 8 de maio, em Dia Mundial da Cruz Vermelha.

A obra foi apresentada nas instalações do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, entidade promotora do CLDS, na presença dos seus pequenos autores, do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, mas também dos diferentes parceiros do projeto.

Em “Diário da Nossa História” cruzam-se temas como o empreendedorismo, a inovação e a criatividade com a própria história de Elvas, com especial destaque para o Aqueduto da Amoreira.

“Este foi um desafio que lançámos aos agrupamentos de escolas e que foi muito bem respondido por parte dos miúdos e de todo o corpo docente”, começa por dizer Isabel Mascarenhas, diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha, que adianta que, ultrapassados os receios iniciais, que “fazem parte do processo de inovação e de empreendedorismo”, para além do Aqueduto da Amoreira, a história criada acabou por também se focar na “tradição gastronómica e na tradição cultural e musical da ronca”. “Foi toda uma descoberta que foi feita em conjunto durante a elaboração deste livro”, assegura a responsável.

O “grande herói” desta história é Francisco de Arruda, o arquiteto responsável pela construção do Aqueduto da Amoreira: “é o herói que damos a conhecer, é o herói que relembramos como sendo uma pessoa muito importante para a história de Elvas, para as pessoas de Elvas e que teve uma importância imensa no seu tempo”.

Partindo do exemplo de Francisco de Arruda, Isabel Mascarenhas explica que, com este projeto, a equipa do CLDS quis deixar bem claro aos mais novos que “os super-heróis não estão só nos filmes”. “Todos nós somos super-heróis se dentro de nós tivermos criatividade e inovação”, adianta a responsável, que recorda o arquiteto como alguém que, com “criatividade, de forma empreendedora e sem medos”, conseguiu ultrapassar o desafio que lhe foi lançado pelo rei para a construção do aqueduto.

Já o vice-presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, que dá os parabéns a todos os envolvidos neste projeto e à Cruz Vermelha neste seu dia de celebração, começa por destacar o “difícil trabalho” que a equipa do CLDS teve na produção desta obra, mas que acabou por resultar num “excelente livro”.

O autarca, que considera que esta foi uma “forma engraçada” de as crianças aprenderem a sua história ao mesmo tempo que tiveram oportunidade de se debruçar sobre alguns conceitos de empreendedorismo, destaca ainda a mensagem do livro: “se não desistirmos iremos sempre atingir aquilo que são os nossos objetivos”.

A obra, escrita e ilustrada por alunos do quarto ano dos Agrupamentos de Santa Luzia e Adelaide Cabette e da escola de Vila Boim, foi editada pela . “Diário da Nossa História” tem um custo de dez euros e pode ser adquirido nas instalações do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha.

Nesta sesso de apresentação da obra, que é acompanhada também por uma música original, vários alunos tiveram oportunidade de ler alguns excertos do livro, enquanto dois professores foram convidados a dar o seu testemunho relativamente ao seu processo de produção.

A obra, escrita e ilustrada por alunos de quarto ano dos Agrupamentos de Santa Luzia e Adelaide Cabette e da escola de Vila Boim, foi editada pela Betweien. “Diário da Nossa História” em um custo de dez euros e pode ser adquirido nas instalações do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha.

Faleceu Totó Simões

António Massano Simões faleceu esta sexta-feira dia 8 de maio. Esteve recentemente internado no Hospital de Santa Luzia devido a várias complicações de saúde.

Massano Simões, que todos carinhosamente conheciam como “Totó Simões”, era bancário aposentado há já longos anos, destacou-se como figura incontornável e de referência no dirigismo desportivo, não apenas em Elvas, mas com uma projeção nacional que o levou a integrar equipas diretivas da Federação Portuguesa de Futebol e no Sport Lisboa e Benfica.

A sua grande paixão foi sempre “O Elvas” CAD. Ao longo de décadas, serviu o clube “azul e ouro” em diversas ocasiões como Presidente e noutras tantas como dirigente, dedicando a sua energia e saber ao emblema da sua terra. Esse trabalho levou-o a presidir a Associação de Futebol de Portalegre.

Mas o legado de Massano Simões estendeu-se para além dos relvados. Na política, foi vereador na Câmara Municipal de Elvas pelo PSD e, mais recentemente, apoiou o Movimento Cívico Por Elvas sendo deputado na Assembleia Municipal.

ERT do Alentejo e Ribatejo promove destinos através da aposta na produção audiovisual

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo dá continuidade à promoção dos seus territórios. Em 2026, reforça esta estratégia através do apoio à produção da série ‘Leonor, Marquesa de Alorna’ que irá estrear na RTP no final deste ano e, posteriormente, será exibida na Netflix.

Filmada em locais emblemáticos do Ribatejo com elevado valor patrimonial, paisagístico e identitário e que traduzem a relação entre património, paisagem, tempo e memória, “Leonor, Marquesa de Alorna” é a série produzida pela Ukbar Filmes, reconhecida produtora nacional e internacionalmente, que inclui no seu portefólio uma das séries de maior sucesso, Rabo de Peixe, em coprodução com a produtora espanhola Tornasol Media.

O protocolo de parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Ukbar Filmes foi assinado na Quinta da Alorna, em Almeirim, entre o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, e Pandora da Cunha Telles, Sócia-Gerente da Ukbar Filmes. Também marcou presença o produtor Pablo Iraola e entre as várias personalidades, estiveram
Joaquim Catalão, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim; Helena Pereira da Neves, Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos; António Torres, 1º secretário da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo; e a escritora Maria João Lobo de Carvalho.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, comenta: “A riqueza do território permite a aposta em produções audiovisuais de qualidade, através das quais pretendemos reforçar a notoriedade nacional e internacional dos destinos, não só na vertente turística, mas também como regiões com elevado potencial para novas produções audiovisuais, as quais
constituem uma ferramenta de promoção territorial, com impacto direto na notoriedade”.

Para Pandora da Cunha Telles, produtora e criadora da série, ‘Leonor foi, de certa forma, uma das primeiras grandes promotoras do Ribatejo — alguém que soube olhar este território com sensibilidade e traduzi-lo em palavras que ainda hoje nos guiam. A parceria com o Turismo do Ribatejo e com Almeirim foi essencial para resgatar essa ligação profunda entre paisagem, memória e identidade.

Fazer uma série é, no fundo, um exercício de magia: transformar legado em imagem, dar corpo ao que antes existia apenas em manuscritos e emoções. E foi precisamente esse legado que nos permitiu voltar ao Ribatejo e recriar, com autenticidade e encanto, o universo da Marquesa de Alorna para uma nova geração.’

Salvaterra de Magos e Almeirim são dois dos principais cenários da série. Em Almeirim, a Quinta da Alorna foi o ‘palco’ das filmagens, entre vinhas, áreas de floresta, exterior do Palácio e cavalariças. Em Salvaterra de Magos, a Falcoaria Real, Praia Doce e Bico da Goiva são alguns dos locais por onde se cruzam as personagens da série, valorizando elementos distintivos da região, como a falcoaria, a forte tradição equestre e a relação histórica e paisagística com o rio Tejo, elementos centrais da narrativa visual e simbólica da série e que se enquadram com a oferta de turismo de natureza, contemplação e experiência.

Em fase de edição, a série “Leonor, Marquesa de Alorna” foi selecionada para o Berlinale Series Market Selects 2026, um dos principais eventos do setor audiovisual, integrado no 76º Festival de Cinema de Berlim, posicionando-se desde a sua fase inicial como um projeto com elevado potencial de internacionalização.

Feira do Livro de Campo Maior aposta em horário alargado e oferta diversificada

Até amanhã, sábado, 9 de maio, o Centro Comunitário de Campo Maior é palco de mais uma edição da Feira do Livro, promovida pelo Município e a Biblioteca Municipal.

Com muitos livros disponíveis, a preços acessíveis e para todos os gostos e idades, de acordo com José Marchã, técnico da Biblioteca João Dubraz, o evento conta, face às edições passadas, com um horário “mais alargado”, funcionando das 10 às 19 horas, com pausa entre as 13 e as 15 horas. “A Feira do Livro de Campo Maior está a decorrer num horário mais alargado porque queremos dar hipótese a toda a gente. E este ano temos duas editoras representadas, que são a Leya e o Pé das Letras, e temos alguns exemplares de edição de autor e também uma edição da APPACDM de Elvas”, refere o responsável.

“Ficamos à espera que nos venham visitar. Nós temos muitos livros, que abrangem todas as faixas etárias, e temos alguns livros das duas editoras em saldo, com preços muito acessíveis e edições muito conhecidas”, remata.

A programação da Feira do Livro contempla hoje, depois de um encontro intergeracional (10 horas), um workshop de café (16 horas) e animação musical (18 horas) e um serão de contos com Rodolfo Castro (21 horas).

Pedro Chagas Freitas no primeiro de três dias da Bookkey, a Feira Literária de Elvas

Foto: Pedro Chagas Freitas (Facebook)

Elvas recebe, entre hoje e domingo, de 8 a 10 de maio, mais uma edição da Bookkey – Feira Literária, iniciativa que decorre na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo e que promete três dias dedicados aos livros, à leitura e às artes.

O arranque do certame acontece esta sexta-feira, 8 de maio, pelas 18h00, com a abertura oficial do espaço. Pouco depois, às 18h15, o público mais jovem poderá assistir ao espetáculo infantil “Histórias Cantadas”, apresentado por Bolinha de Música.

A sessão oficial de abertura está marcada para as 20h00, antecedendo a apresentação do livro “Hospital das Alfaces”, da autoria de Pedro Chagas Freitas, agendada para as 20h30.

A programação do primeiro dia encerra com o espetáculo “Era Uma Vez… Ou Duas ou Três!”, por Marcantonio Del Carlo. O espetáculo tem início às 21h00.

A Bookkey pretende afirmar-se como um espaço de encontro entre autores, leitores e diferentes expressões artísticas, promovendo o gosto pela leitura e dinamizando culturalmente a cidade de Elvas.

Elvas: 90 vozes femininas dão vida ao II Festival Internacional de Coros a 16 de maio

O Salão Vasco da Gama do Hotel São João de Deus, em Elvas, acolhe, a 16 de maio, a segunda edição do Festival Internacional de Coros de Elvas, iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro, com o apoio da Câmara Municipal.

Desta feita, e contrariamente ao que aconteceu na edição de estreia do festival, no ano passado, o evento reunirá em palco apenas mulheres. Neste espetáculo, com início às 18 horas e entrada gratuita, juntam-se ao coral anfitrião – o Coral Públia Hortênsia de Castro – coros provenientes de Leiria, Madeira e Madrid, num total de 90 vozes femininas.

Depois do convite endereçado ao ensemble vocal feminino “Flores de Maio” da Madeira, Vasco Almeida, presidente da associação e maestro do coral elvense, deslocou-se a Leiria para “tentar convencer” o grupo “Ninfas do Lis” a participar no festival. “Já eram dois grupos femininos e, curiosamente, uma ex-aluna de uma professora de piano minha amiga publicou ao mesmo tempo, já quando eu tinha a confirmação dos outros dois grupos, que tinham acabado de criar um coro feminino (“Elysia”). Este já era do lado de lá da fronteira e aí já poderia dizer que o evento era internacional”, explica o responsável.

Não sendo o Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas só formado por vozes femininas, desta vez, os homens do grupo ficarão de fora, ainda que assumam outras tarefas. “Os homens vão ter outro papel, eles já estão avisados”, garante Vasco Almeida. A verdade é que os coros, não só em Portugal como em Espanha, enfrentam uma “pequena fragilidade” no que toca à participação do sexo masculino, lembra o maestro, que encontrou aqui a oportunidade ideal para dar uma nova versão ao Festival Internacional de Coros de Elvas.

O espetáculo, com a duração de cerca de hora e meia, para além das atuações individuais dos quatro grupos, irá contar com um momento especial, com as 90 vozes unidas para interpretar “Quando Fores ao Alentejo”. Para Vasco Almeida, não há dúvidas: este será “um grande concerto”.

A entrevista completa a Vasco Almeida, não só sobre esta segunda edição do Festival Internacional de Coros, mas também sobre vários outros eventos da Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, para ouvir no podcast abaixo:

Participação pública marca sessão de esclarecimento sobre segunda revisão do PDM de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas promoveu, na tarde desta quinta-feira, 7 de maio, uma sessão pública de apresentação e esclarecimento relativa ao Plano Diretor Municipal (PDM), atualmente em fase de segunda revisão e em período de discussão pública, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

A iniciativa contou com casa cheia e reuniu munícipes, técnicos e diversos interessados em conhecer as principais linhas orientadoras da revisão deste importante instrumento de planeamento territorial.

A sessão contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, bem como dos técnicos do Município e da equipa responsável pela elaboração da proposta de revisão do PDM, que apresentaram os princípios urbanísticos estruturantes do documento, assim como as estratégias e soluções territoriais que têm vindo a ser desenvolvidas para o concelho.

Durante a apresentação, foram abordadas matérias relacionadas com o sistema urbano, as atividades económicas e agrícolas, o ambiente, o património, a habitação, a mobilidade e a conservação da natureza, áreas consideradas fundamentais para a definição do modelo de desenvolvimento futuro do concelho.

A Câmara Municipal de Elvas destacou ainda a importância da participação pública neste processo, considerando essencial o contributo dos cidadãos para a construção de um planeamento mais informado, participado e ajustado às necessidades e expectativas da comunidade.

A anteceder esta sessão decorreu um workshop com o tema “Para que serve e como consultar o PDM”.

Governo aprova 5,7 milhões para ampliação da Escola Superior de Biociências de Elvas

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira, 7 de maio, uma resolução que autoriza o Instituto Politécnico de Portalegre a assumir encargos até 5,7 milhões de euros para a empreitada de renovação e ampliação da Instituto Politécnico de Portalegre em Elvas. O investimento permitirá requalificar a antiga Escola Básica 2/3 de Santa Luzia, convertendo-a num novo campus de ensino superior dedicado às áreas das biociências, ciências veterinárias e desporto.

Segundo o comunicado do Governo, o projeto pretende reforçar a oferta formativa da instituição, atrair mais estudantes e promover a fixação de jovens qualificados no Alentejo. A intervenção contempla ainda novos espaços de ensino e investigação, soluções de eficiência energética e zonas verdes integradas na comunidade local.

A decisão surge depois de o Instituto Politécnico de Portalegre ter lançado, em 2025, o concurso público para a ampliação da Escola Superior de Biociências de Elvas, num investimento inicialmente estimado em 5,5 milhões de euros. Na altura, o presidente da instituição, Luís Loures, explicou à Rádio Elvas que “a escola, projetada para cerca de 200 alunos, já ultrapassava os 600 estudantes, existindo o objetivo de atingir os 800 alunos numa primeira fase e aproximar-se posteriormente dos mil estudantes”.

Campo Maior recebeu Encontro Jubilar dedicado a Santa Beatriz da Silva

Campo Maior recebeu, entre terça-feira e hoje, quinta-feira, 7 de maio, um Encontro Jubilar dedicado a Santa Beatriz da Silva, no âmbito das comemorações do ano jubilar da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

A iniciativa reuniu religiosas e participantes de várias partes do mundo, aos quais se juntou o pesidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, promovendo momentos de reflexão, formação e convívio. 

O ponto alto do arranque das celebrações teve lugar na terça-feira, com a Missa de Abertura no Mosteiro da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Badajoz, D. José Carballo. A cerimónia marcou o início de um programa que assinala, simultaneamente, o centenário da beatificação e o 50.º aniversário da canonização de Santa Beatriz da Silva.

O Centro Cultural foi palco, nestes dias, de várias conferências dedicadas à vida e ao legado de Santa Beatriz da Silva, abordando diferentes momentos do seu percurso e o impacto do seu testemunho na Igreja. 

O encontro terminou com a atuação do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejo”, que dedicou umas quadras das tradicionais saias de Campo Maior a Santa Beatriz da Silva.

Homem detido pela GNR em Ponte de Sor para cumprir pena de prisão efetiva em Elvas

Um homem de 26 anos foi detido no concelho de Ponte de Sor para cumprimento de uma pena de prisão efetiva de dois anos, informou o Comando Territorial de Portalegre da GNR.

A detenção foi efetuada pelo Destacamento Territorial de Ponte de Sor, no dia 6 de maio, na sequência de diligências que permitiram localizar o suspeito, sobre o qual pendia um mandado de detenção. O homem havia sido condenado pelo Tribunal de Portalegre pelos crimes de dano qualificado e resistência e coação sobre funcionário.

Segundo a GNR, o detido é ainda suspeito de vários furtos no interior de veículos ocorridos no concelho de Ponte de Sor. Após a detenção, foi conduzido ao estabelecimento prisional de Elvas para cumprimento da pena aplicada.

Exposição Canina Internacional reúne mais de quatro centenas de exemplares em Elvas

Mais de quatro centenas de espécies caninas vão poder ser apreciadas, entre as 9h00 e as 18h00, na 36ª Exposição Canina Internacional de Elvas, que decorre este sábado, 9 de maio, nas instalações do Centro de Negócios Transfronteiriço.

Numa competição consolidada no calendário nacional, os participantes competem em várias vertentes para encontrar os melhores exemplares, num certame promovido pelo Município de Elvas em colaboração com o Clube Português de Canicultura e a Federação Cinológica Internacional.

No certame participam criadores oriundos de diversos pontos de Portugal e de outros países europeus, com destaque para Espanha, França e Inglaterra. Também os jurados vêm de vários pontos da Europa.

O acesso do público ao recinto é livre.

Atletas do Clube de Tiro e Caça de Elvas levam nome da cidade ao topo da Europa

O Clube de Tiro e Caça de Elvas voltou a destacar-se além-fronteiras, ao conquistar títulos de relevo no Campeonato da Europa realizado no passado dia 2 de maio, no Clube de Tiro de Elche, em Espanha.

A direção do clube elvense manifestou “muito orgulho” pelos resultados alcançados pelos seus atletas, que representaram Portugal e o concelho de Elvas na competição europeia.

Entre os principais destaques está Rafael Guilherme, que se sagrou bicampeão da Europa, reforçando assim o seu estatuto entre os melhores atletas da modalidade.

Também José Maria Pereira alcançou um resultado de grande mérito, ao conquistar o título de campeão europeu na categoria de juniores.

O Clube de Tiro e Caça de Elvas sublinha que estas conquistas representam “o trabalho, dedicação e excelência” desenvolvidos pelo clube ao longo dos últimos anos.

A Câmara Municipal de Elvas congratula os atletas pelos resultados obtidos, por levarem o nome de Elvas além-fronteiras, e o Clube de Tiro e Caça pelo trabalho desenvolvido.

Elvas leva sabores e tradição alentejana ao IndieLisboa

A Culturgest acolheu, esta quarta-feira, dia 6, o encerramento da secção de Indústria da 23.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes festivais de cinema europeus.

A secção Indústria do festival reúne profissionais nacionais e internacionais do setor cinematográfico e audiovisual, promovendo contactos, parcerias e oportunidades de colaboração em território português. Neste contexto, Elvas marcou presença com uma ação de promoção do território, da cultura e dos produtos regionais.

A representação elvense contou com uma happy hour gastronómica, realizada com o apoio da Adega de Borba, do Azeite Ouro de Elvas, da Palad’art e da APPACDM de Elvas. O momento incluiu ainda uma atuação do grupo Alentejo na Voz, que proporcionou aos participantes um momento dos tradicionais cantares alentejanos.

Durante a sessão, foi reforçada a importância da descentralização das produções cinematográficas e audiovisuais, assumindo um compromisso não apenas turístico, mas também de coesão social, económica e cultural. A iniciativa pretende contribuir para uma maior visibilidade do território e para a criação de novas oportunidades para a região.

O evento contou ainda com a presença da RTP Antena 3, que realizou uma emissão especial ao longo do dia diretamente do festival. A organização do IndieLisboa destacou igualmente o passo dado por Elvas ao tornar-se a primeira Film Office do Alentejo, elogiando também a originalidade da happy hour apresentada, considerada uma abordagem diferenciadora face ao habitual neste tipo de iniciativas.

Sessão pública sobre revisão do Plano Diretor Municipal de Elvas esta quinta-feira no MACE

A Câmara Municipal de Elvas promove hoje, quinta-feira, 7 de maio, uma sessão pública dedicada à proposta da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), num encontro que terá lugar às 18h30 no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

A iniciativa pretende dar a conhecer aos munícipes as principais linhas estratégicas previstas para o futuro do concelho, num processo considerado fundamental para o ordenamento do território e desenvolvimento sustentável de Elvas.

Durante a sessão, a equipa técnica responsável pela revisão do PDM estará disponível para apresentar as propostas em curso e esclarecer dúvidas da população.

Assembleia da República recomenda que Governo promova a salvaguarda e recuperação do Forte da Graça em Elvas

A Assembleia da República aprovou a Resolução n.º 107/2026, em que recomenda ao Governo a adoção de critérios técnicos e científicos rigorosos para a salvaguarda e recuperação do património nacional, com um enfoque prioritário na intervenção no Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas.

O documento, assinado pelo Presidente do Parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, insta o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto a elaborar orientações nacionais de conservação e restauro, solicitando especificamente uma avaliação técnica sobre a polémica supressão das Armas de Portugal naquele monumento elvense.

A recomendação prevê ainda a eventual reposição de elementos artísticos mutilados ou desaparecidos, desde que fundamentada em evidência histórica e pareceres técnicos, e propõe a criação de um mecanismo de sinalização para casos análogos de degradação em património classificado, visando reforçar a transparência e a integridade histórica nas intervenções públicas.

A resolução foi publicada hoje, dia 7 de Maio, embora seja datada de 10 de abril último, conforme transcrevemos abaixo:

“Resolução da Assembleia da República n.º 107/2026, Diário República, Série I de 2026-05-07
Recomenda ao Governo a adoção de critérios técnicos e científicos para a salvaguarda, reintegração e recuperação de elementos arquitetónicos e artísticos e a intervenção no Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 – Determine, através do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, a elaboração de orientações técnicas nacionais para a salvaguarda, reintegração e recuperação de elementos arquitetónicos e artísticos integrados em imóveis de reconhecido valor patrimonial, em conformidade com os documentos e com os princípios internacionais de conservação e restauro.
2 – Promova, com caráter prioritário, uma avaliação técnica e científica sobre a supressão das Armas de Portugal no Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas.
3 – Promova, caso se afigure cientificamente admissível e tecnicamente fundamentado, a reposição dos elementos arquitetónicos e artísticos integrados desaparecidos ou mutilados no Forte de Nossa Senhora da Graça, quando existir evidência histórica suficiente, metodologia de conservação adequada e parecer técnico favorável das entidades competentes em matéria de património cultural, assegurando o respeito pelos princípios da autenticidade e da integridade histórica.
4 – Crie um mecanismo de sinalização e análise de casos análogos de degradação, mutilação ou perda de elementos arquitetónicos e artísticos integrados em património classificado ou inventariado.
5 – Publique relatórios técnicos sucintos sobre as intervenções realizadas, reforçando a transparência, o escrutínio público e a confiança dos cidadãos nas políticas de salvaguarda do património cultural português.
Aprovada em 10 de abril de 2026.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.”

Margarida Paiva leva à CCDR e DGAL exclusão “reiterada” de proposta sobre Aquaelvas das reuniões de Câmara

A vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, Margarida Coelho de Paiva, apresentou exposições formais junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo Alentejo e da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), relativamente à não inclusão “reiterada” da proposta de “Criação de Equipa de Acompanhamento e Fiscalização da Aquaelvas – Águas de Elvas, S.A.” na ordem de trabalhos das reuniões de Câmara.

Em comunicado, a vereadora explica que a proposta foi apresentada no dia 17 de março de 2026, e, “apesar de sucessivos requerimentos, intervenções em reunião e pedidos formais de fundamentação, continua sem ser agendada para discussão”.

Margarida Paiva revela que “nunca foi apresentada qualquer justificação concreta para a exclusão da proposta”, situação que considera “suscetível de levantar dúvidas quanto ao normal funcionamento democrático do órgão executivo municipal e ao exercício do direito de iniciativa política dos vereadores”.

Nas exposições remetidas à DGAL e CCDR “foram juntos os requerimentos apresentados, comprovativos de entrega e leitura, bem como as declarações efetuadas em reunião de Câmara”.

A proposta em causa, lê-se ainda no referido comunicado, “pretende criar um mecanismo de acompanhamento e fiscalização permanente relativamente à atividade da Aquaelvas, entidade responsável por um serviço público essencial no concelho de Elvas, órgão esse inexistente ate aos dias de hoje”.

Fermelinda Carvalho e a ligação de Portalegre à autoestrada: “este Governo quer fazer justiça para com Portalegre”

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu, no final da semana passada, aquando da sua visita à fábrica da Novadelta e ao Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, o compromisso do Governo em ligar os distritos de Portalegre, Évora e Beja por autoestrada, com o objetivo de aproximar o território e de o tornar competitivo em termos económicos e empresariais.

O Governo já tem em procedimento o estudo para a ligação da autoestrada à capital do Alto Alentejo, tal como revela a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que lembra que este era “um compromisso” do primeiro-ministro havia assumido para consigo.

“Para mim não é um tema novo. Tenho trabalhado nele desde que assumi funções como presidente da Câmara de Portalegre e desde que este Governo iniciou funções. Já foi lançado concurso para o estudo da ligação da A23 à A6”, avança a autarca, que não esconde que a sua preferência recai sobre a ligação de Portalegre a Estremoz, por considerar que esse é o trajeto “que melhor serve Portalegre”. “Mas sei que a vontade e o objetivo do Governo é fazer uma ligação desde a A23 à A6, ou seja, não se vai limitar apenas a fazer este troço de Portalegre-Estremoz”, adianta.

Por outro lado, Fermelinda Carvalho destaca o troço da A23 que vai ligar Alter do Chão ao Montijo, uma obra que diz ser “muito importante com a questão do novo aeroporto”.

Dizendo ainda que Portalegre tem sido “muito prejudicada” por não ter uma autoestrada, Fermelinda Carvalho assegura que estas ligações rápidas são “fundamentais” para os territórios. “Este Governo quer fazer justiça para com Portalegre e, claro, aquilo que o primeiro-ministro fez não foi anunciar, porque já o tinha feito várias vezes: foi dar mais um sinal de que é um compromisso muito forte do Governo”, diz ainda a autarca.

A par do estudo para a ligação da autoestrada a Portalegre, quer à A6, quer à A23, o Governo tem já em execução a obra que ligará a A2 a Beja.

Centro Comunitário de Campo Maior é a “casa” de muitos campomaiorenses há 26 anos

O Centro Comunitário de Campo Maior, a “casa” de muitos campomaiorenses, celebra esta sexta-feira, 8 de maio, o seu 26.º aniversário. As comemorações, promovidas pela Câmara Municipal, vão unir-se às iniciativas da Feira do Livro, que decorre naquele espaço municipal, até sábado, dia 9.

Para este dia, está marcado um encontro com o escritor Sérgio Godinho, que irá apresentar o livro “Olivença com ç”, aos alunos de terceiro ciclo de Campo Maior, entre as 10 horas e o meio-dia.

Às 15 horas haverá encontro com Maria do Céu Pires, que dará a conhecer a obra “Sobre a alegria – Carta aos meus netos”. “Vamos ter aqui um público sénior, algumas senhoras que nós temos aqui nos ateliês do Centro Comunitário, o que faz todo o sentido, porque são pessoas que frequentam este espaço todo ano. Depois vamos cantar os parabéns e vamos assinalar então mais um aniversário”, revela Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior.

A equipa do Centro de Ciência do Café, num workshop marcado para as 16 horas, irá explicar como se consegue um “Expresso Perfeito”. A programação deste dia só termina durante a noite, com um Serão de Contos com Rodolfo Castro, previsto para as 21 horas.

AASHE aposta nos bailes aos sábados para reaproximar população e ganhar nova “vida”

A Associação de Ação Social e Humanitária de Elvas (AASHE) tem vindo, ao longo dos últimos tempos, a procurar reinventar-se para ir sobrevivendo às dificuldades.

A coletividade do Terreiro de João Domingos, no Bairro de São Roque, com 15 anos de atividade, está agora, através de diversas atividades, a tentar voltar a levar, sobretudo, a população mais velha da cidade ao seu encontro. A aposta da nova direção da AASHE, eleita há menos de um ano e liderada pelo antigo vice-presidente, João Penetra, passa pelas matinés, aos sábados, com bailes: uns ao som de grupos musicais, outros apenas com aparelhagem.

Já este sábado, entre as 15 e as 19 horas, haverá baile com “Os Antónios”, numa iniciativa promovida por Carlos Giraldes, membro da direção da coletividade, por ocasião do seu aniversário. Embora a entrada seja livre, quem quiser ajudar a associação poderá comprar uma rifa. Para além do baile, aberto a toda a gente, haverá também bolo de aniversário.

A par dos bailes, que, ao que tudo indica, serão promovidos de 15 em 15 dias, sempre aos sábados, a AASHE, revela o presidente, João Penetra, tem em vista a organização, entre outras atividades, de algumas excursões e de um passeio de barco. Com o bar aberto diariamente, a coletividade, nos últimos tempos, tem vindo a ter “algum movimento”.

Apesar dos esforços para manter a associação em funcionamento, o presidente da direção não esconde que a situação “é crítica”, até porque, tendo “muitos” sócios, são poucos aqueles que têm as suas quotas em dia. “Quando há muito dinheiro, não há dificuldades nenhumas. Agora assim tem que se contar os tostões todos, mas vai-se fazendo, vai-se dando a volta ao assunto, para que as pessoas passem um tempo divertido, que é aquilo que queremos”, remata.

Arkus celebra 22 anos de dedicação à juventude e à cultura em Elvas

A Arkus – Associação Juvenil comemorou esta terça-feira, 5 de maio, o 22° aniversário de fundação, com uma pequena celebração.

A festa decorreu ao final da tarde nas instalações da instituição, na Avenida 14 de Janeiro, com a presença do vereador Hermenegildo Rodrigues, em representação do Município de Elvas.

No decurso deste convívio comemorativo de mais de duas décadas da Arkus, o vereador fez a entrega ao presidente da associação aniversariante, Carlos Beirão, de uma placa comemorativa da data.

A atividade da Arkus assenta em diversas valências, entre as quais os grupos de teatro infantil, juvenil e sénior, o coletivo musical Roncas de Elvas, visitas temáticas ao património local e atividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens.

A Arkus fez chegar uma nota de imprensa à redação da Rádio ELVAS. Para ler na íntegra:

“A ARKUS, Associação Juvenil celebrou mais um aniversário.

22 anos.
22 anos em prol da comunidade, em prol de Elvas.
22 anos a inovar ano após ano.
22 anos de muitos desafios e muitas conquistas.
22 anos de muitos projetos, em várias vertentes e para várias faixas etárias.

A evolução da Associação só é possível devido a todos os que confiam em nós, no nosso trabalho, só é possível por todas as parcerias construídas e mantidas nestes 22 anos.

Hoje é dia de celebrar mas, também, de agradecer aos parceiros, amigos e famílias.
Todos juntos, somos a ARKUS.

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” e nós continuamos a sonhar. Foi partilhado com o Senhor Vereador Hermenegildo, presente no nosso aniversário, em representação do Município de Elvas, que sonhamos em ampliar o nosso espaço. Com tantos projetos e atividades em simultâneo o espaço está a tornar-se “pequeno”.

O Senhor Presidente, da Associação, Carlos Beirão, partilhou uma ideia que teve e fez a sugestão, ao Município, de um rotunda em Elvas, a honrar e valorizar as nossas tradições e costumes, ou seja, sugeriu a construção de uma ronca em tamanho grande, ou várias roncas, numa das rotundas de Elvas.  

Que venha o 23° aniversário e continuemos assim, lado a lado. Por mais e melhor.”

Campo Maior volta a apostar na promoção da leitura com nova edição da Feira do Livro no Centro Comunitário

Campo Maior volta a apostar na promoção da leitura com a realização de mais uma edição da Feira do Livro. O evento, que abriu portas na manhã desta quarta-feira, 6 de maio, no Centro Comunitário da vila, reúne um conjunto variado de iniciativas dirigidas a diferentes públicos, a par de um sem-fim de obras literárias disponíveis para aquisição.

O momento da abertura do evento contou com uma breve apresentação teatral de avós e netas, dedicada à importância da leitura. Seguiu-se a Equipa de Intervenção Precoce da APPACDM de Elvas que, durante toda a manhã, esteve a dar a conhecer às crianças do ensino pré-escolar de Campo Maior, através de uma leitura encenada, a história de “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”.

Convidando todos a visitarem esta Feira do Livro, Paula Jangita, vereadora na Câmara de Campo Maior, dá conta de algumas das atividades que serão promovidas no decorrer do evento: “vamos ter várias atividades para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, vários convidados e vamos ter um workshop com a Delta Cafés”.

Depois de, em edições passadas, o evento se ter realizado em locais como os jardins do Palácio Visconde d’Olivã e o Museu Aberto, a autarquia decidiu levá-lo para o Centro Comunitário. “Pensámos em mudar porque o Centro Comunitário está aqui num ponto mais central de Campo Maior e penso que também faz todo o sentido nós utilizarmos espaços diferentes, uma vez que o Centro Comunitário também tem aqui uma componente muito interessante do ponto de vista do trabalho que nós temos com crianças e idosos. É um espaço muito apelativo também para este tipo de atividades”, justifica a vereadora.

Com a apresentação da sua obra às crianças, a Equipa de Intervenção Precoce da APPACDM de Elvas procurou, de uma forma muito didática, convidar à reflexão dos mais novos sobre o uso excessivo das tecnologias e a importância das relações humanas. De acordo com Sandra Sousa, membro da equipa, “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”, que tem vindo a ser apresentada nas escolas, é uma história “bastante atual, que aborda o tema das tecnologias e o tempo que às vezes perdemos com elas”. “Ao mesmo tempo tem aqui um grande ensinamento, porque o que queremos transmitir é que não devemos deixar as tecnologias de lado totalmente. Podemos fazer muitas outras coisas com elas. As tecnologias também nos são úteis”, acrescenta.

A Feira do Livro de Campo Maior está aberta ao público, até sábado, entre as 10 e as 19 horas, estando encerrada entre as 13 e as 15 horas.

Conheça toda a programação do evento para os próximos dias:

07 Maio

Encontro Intergeracional com a ilustradora Joana Gancho e o livro “Os avós”, de António Pereira.

10:00H – 1º ciclo + público sénior

11:15H – 2º ciclo + público sénior

17:00H – Workshop de Café | O Expresso Perfeito – Centro de Ciência do Café

18:00H – Animação Musical – Público Geral

19:00H – Encerramento da Feira

08 Maio

Encontro com Sérgio Godinho e o Livro “Olivença com ç”

10:00H – 7º ano

11:00H – 8º ano

12:00H – 9º ano

15:00 H – Encontro com Maria do Céu Pires e o livro “Sobre a alegria – Carta aos meus netos”

16:00H – Workshop de Café | O Expresso Perfeito – Centro de Ciência do Café

21:00 H – Serão de Contos com Rodolfo Castro

09 Maio

Feira do Livro

Município de Alandroal entra num novo ciclo com finanças equilibradas e maior capacidade de investimento

O Município de Alandroal viu serem aprovados, recentemente, pela Assembleia Municipal, os documentos de Prestação de Contas relativos a 2025, ano que ficou marcado pela saída antecipada da autarquia do Plano de Ajustamento Municipal (PAM) a que estava sujeita desde 2016.

Com isto, abriram-se novas possibilidades quanto à autonomia da gestão, embora se mantenha o compromisso financeiro plurianual associado ao reembolso do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal (FMA).

Pela primeira vez, em 2025, foi alcançado um equilíbrio económico através da obtenção de Resultados Líquidos positivos. Ainda assim, o presidente da Câmara, João Grilo, destaca 2024 como o ano em que se deu o ponto de viragem nas contas da autarquia, quando alcançou, pela primeira vez, em mais de 20 anos, uma dívida global abaixo do limite legal da dívida total.

“Esse facto foi um marco importante porque permitiu-nos sair do PAM: não da componente financeira, porque continuamos a ter que reduzir o endividamento, mas de todos os condicionantes que tínhamos associados. E essa mudança abre perspetivas ao município que, sendo normais para qualquer município, para nós são, de facto, excelentes notícias ao fim de tantos anos limitados. E falo, sobretudo, da questão de passarmos a ter endividamento abaixo do limite legal, o que quer dizer que temos um limite positivo de contração de financiamento que nos permite agora dar suporte a investimentos”, diz o autarca.

Se em 2024, o Município de Alandroal teve o seu primeiro saldo positivo, na ordem dos 1,3 milhões de euros, em 2025 conseguiu acrescentar-lhe mais de dois milhões. “Hoje, se o município se quisesse financiar junto da banca para suportar contrapartidas nacionais de investimentos comunitários, por exemplo, teria já para o ano de 2026 uma capacidade de 3,5 milhões de euros, o que é bastante significativo e um sinal muito importante”, explica João Grilo.

Por outro lado, o autarca destaca o facto de a autarquia ter passado também a ter autonomia para a contratação, algo que não era possível quando se encontrava em período de excesso de endividamento, uma vez que “a lei diz que os municípios não podem contratar e abrir lugares de quadro, além dos que estão previstos nas transferências de competências” (nas áreas da saúde, educação e setor social).

A verdade é que, com esta condicionante, o Município de Alandroal foi perdendo, desde 2009, “quase 80 funcionários pelas mais diferentes razões, mas sobretudo aposentações”. Agora, a Câmara Municipal pode “começar a pensar na reestruturação do quadro de pessoal e reforçar as equipas mais importantes, aquelas que dão um contributo também maior para o desenvolvimento”.

Assegurando que Alandroal se encontra, atualmente, num “período de grande atração de investimento público e privado para o setor do urbanismo”, com o turismo também em crescimento, João Grilo revela que o município precisa de “uma equipa de urbanismo reforçada”. “E quando digo equipa de urbanismo, digo também de fiscalização, digo também de todo o setor ligado a esta área para nos ajudar a dar mais resposta”, remata.

Dado este passo, Alandroal passa a integrar um restrito grupo de apenas quatro municípios a nível nacional que conseguiram abandonar o Plano de Ajustamento Municipal, sendo as restantes autarquias de maior dimensão.

Fundada há menos de um ano, AHREP procura apoiar Proteção Civil com voluntariado especializado em todo o país

Com menos de um ano de existência, a Associação Humanitária de Resgate e Emergência de Portugal (AHREP) nasceu com a missão de servir e proteger a população em situações de emergência, catástrofe ou necessidade social.

Atuando em todo o território nacional, a AHREP tem os seus valores assentes em quatro grandes pilares: solidariedade, compromisso, prontidão e colaboração. Na sua estrutura, a associação conta com um Comando Nacional e várias delegações regionais, para que possa garantir uma resposta rápida e eficiente.

De acordo com Daniel de Menezes, adjunto do Comando Nacional da AHREP, e não querendo os operacionais da associação “substituir ninguém”, o grande objetivo é, num apoio direto às autoridades e entidades de Proteção Civil, “dar resposta a grande parte dos teatros de operações”.

“Não estamos aqui para substituir nem corpos de bombeiros, nem quadros da GNR, nem da PSP, muito pelo contrário: estamos aqui para trabalhar sempre em concordância e consonância com essas entidades, para lhes dar apoio, quando não consigam atuar em teatros de operações grandes, nomeadamente em grandes incêndios”, adianta o responsável.

Trabalhando num regime de voluntariado, a AHREP procura, de alguma forma, fazer face à atual “debilidade”, quer dos corpos de bombeiros, quer dos quadros da GNR e PSP. Ao todo, a associação conta com 17 especialidades operacionais, como apoio a eventos, busca de desaparecidos, psicologia, formação, gabinete jurídico, operação de drones, resgate de grande ângulo e socorrismo.

Em Portalegre, o comandante de delegação é o elvense Hugo Mendes, atualmente ao serviço dos Bombeiros da capital de distrito, que revela que cerca de 80% dos operacionais da AHREP “são ou foram bombeiros, socorristas da Cruz Vermelha ou do INEM”.

Tratando-se de uma associação sem fins lucrativos, a AHREP está sempre aberta a acolher novos voluntários e sócios, pois só assim poderá continuar a servir a comunidade.

Ao longo dos últimos meses, a par das ocorrências a que tem dado assistência, a AHREP tem promovido diversas recolhas de bens, destinados não só a humanos, como a animais. De grande relevância tem sido também o trabalho levado a cabo para ajudar as famílias de Leiria e Alcácer do Sal que, na sequência das intempéries, ficaram sem nada.

A entrevista completa a Daniel de Menezes e Hugo Mendes pode ser ouvida no podcast abaixo:

Feira do Livro de Campo Maior arranca com encenação de “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”

O Centro Comunitário de Campo Maior é, entre hoje e sábado, de 6 a 9 de maio, palco da anual Feira do Livro, promovida pela Câmara Municipal e pela Biblioteca Municipal João Dubraz. Com um programa preparado a pensar em todos os gostos e idades, a iniciativa convida miúdos e graúdos a explorar o mundo dos livros e a participar em atividades únicas.

Este primeiro dia da iniciativa fica marcado pela encenação da história da “Fantabulástica Família da Alice Barbuda”, da autoria da Equipa de Intervenção Precoce da APPACDM de Elvas, em diversas sessões dedicadas às crianças do ensino pré-escolar de Campo Maior.

Como explica Ana Sofia Gaspar, uma das autoras da obra, lançada em dezembro do ano passado, este livro nasceu no seguimento de uma peça de teatro sobre o uso abusivo das novas tecnologias, que a equipa apresentou, em tempos, às crianças do pré-escolar do Agrupamento de Santa Luzia, em Elvas.

A obra conta a história de “uma família comum, que podia ser a nossa, e em que no Dia da Criança os pais oferecem uma prendinha aos filhos. Um dos filhos é a Alice e a Alice recebe duas prendas: uma Barbie, que era uma prenda que ela queria muito, sendo que os pais optam também por lhe oferecer um tablet. E a história desenvolve-se com um isolamento da Alice quase em prol daquele tablet, a forma como isso influenciou aquela família e a forma como eles depois deram a volta por cima e reverteram aqui um bocadinho a situação”, revela Ana Sofia.

Já amanhã, quinta-feira, dia 7, no âmbito da Feira do Livro de Campo Maior, há um encontro intergeracional com Joana Gancho, ilustradora da obra “Os Avós”, e um momento de animação musical, para além do workshop “O Expresso Perfeito” no Centro de Ciência do Café.

Na sexta-feira, dia 8, estão previstos encontros com Sérgio Godinho, autor da obra “Olivença com Ç”, e Maria do Céu Pires, autora do livro “Sobre a Alegria – Carta aos Meus Netos”, bem como um Serão de Contos com Rodolfo Castro.

A Feira do Livro funciona, todos os dias, das 10 às 13 horas e entre as 15 e as 19 horas.

Conheça toda a programação do evento:

06 Maio

10:00 – Abertura da Feira do Livro

Encenação do livro “A fantabulástica família da Alice Barbuda”, dinamizado pela ELI – Equipa Local de Intervenção, da APPACDM de Elvas.

10:15H – Jardim de Infância “O Despertar”

10:45H – Centro de Talentos Alice Nabeiro

11:15H – Turmas de pré-escolar CERN

14:00H – Turmas de pré-escolar CERN

14:30H – Turmas de pré-escolar CERN

19:00H – Encerramento da Feira

07 Maio

Encontro Intergeracional com a ilustradora Joana Gancho e o livro “Os avós”, de António Pereira.

10:00H – 1º ciclo + público sénior

11:15H – 2º ciclo + público sénior

17:00H – Workshop de Café | O Expresso Perfeito – Centro de Ciência do Café

18:00H – Animação Musical – Público Geral

19:00H – Encerramento da Feira

08 Maio

Encontro com Sérgio Godinho e o Livro “Olivença com ç”

10:00H – 7º ano

11:00H – 8º ano

12:00H – 9º ano

15:00 H – Encontro com Maria do Céu Pires e o livro “Sobre a alegria – Carta aos meus netos”

16:00H – Workshop de Café | O Expresso Perfeito – Centro de Ciência do Café

21:00 H – Serão de Contos com Rodolfo Castro

09 Maio

Feira do Livro

10:00H às 13:00H / 15:00H às 19:00H

Obra dos 60 fogos da Quinta dos Arcos deve estar concluída no final de maio

Já são conhecidos os contemplados com os 60 novos apartamentos construídos pelo Município de Elvas na Quinta dos Arcos, depois de realizado o sorteio público, na semana passada, no Auditório São Mateus.

Dizendo que a crise habitacional não é um problema nacional, mas um problema à escala europeia, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, garante que, desta forma, a autarquia “ajuda a resolver a vida a mais 60 agregados familiares”. “Neste caso, Rondão Almeida, com 83 anos, está a dar passos que andam à frente dos grandes pensadores do país. Por isso, eu falava sempre que havia meia dúzia de pessoas a quem eu não ligaria muita importância ao que diziam. Agora passei a dizer 6 + 1”, diz o autarca, respondendo aos críticos.

A previsão de Rondão Almeida é que as obras estejam concluídas no final deste mês de maio. As famílias contempladas no sorteio terão depois “oportunidade de visitar as casas e de verem se lhes agradam”. Seguir-se-á um período de reflexão para que digam “se aceitam ou não aceitam”. “A partir do momento em que aceitam, vamos fazer o contrato de arrendamento dentro dos parâmetros que a própria lei exige e, assim que as casas estejam em perfeitas condições, vamos arrendar”, explica ainda o edil.

Dando ainda conta de que a Câmara Municipal de Elvas está, atualmente, a intervir não só nestes 60 fogos na Quinta dos Arcos, mas em cerca de 300 habitações, entre cidade e freguesias, Rondão Almeida lança um desafio aos “6 + 1”. “Esse 1 que aparece agora como inimigo, depois de se dizer amigo, que ponha olhos na obra que se está a fazer, que olhe para a idade dele e se esqueça dos meus 83 anos”, remata.

Os 60 fogos na Quinta dos Arcos, 24 de tipologia T2 e 36 de T3, são destinados a arrendamento acessível. O sorteio, no passado dia 29 de abril, foi realizado pelo notário Luís Meruje, para assegurar a legalidade e transparência do processo. A lista dos contemplados pode ser consultada aqui.

Bombeiros de Elvas assinalam 97.º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas assinala hoje o seu 97.º aniversário, marcando quase um século de existência ao serviço da população. A data simboliza a longevidade e a importância da corporação na resposta a situações de emergência no concelho.

Ao longo dos anos, os bombeiros de Elvas têm desempenhado um papel essencial na proteção de pessoas e bens, sendo uma referência no socorro e apoio à comunidade. A efeméride constitui também um momento de reconhecimento do trabalho e dedicação de todos os que integram, ou integraram, a instituição.

Invasões napoleónicas inspiram Escape Game no Forte de Santa Luzia

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, será palco, nos dias 22, 23 e 24 de maio, de um Escape Game.

Para a participação na iniciativa, a RADIA, organização não governamental dedicada à preservação da integridade da linha temporal na zona da raia, abriu “recrutamento urgente para o Projeto Limbus”. “Procuramos indivíduos audazes para intervir numa anomalia crítica detetada em 1808, aquando das invasões napoleónicas em Elvas, que ameaça a soberania nacional”, revela a organização.

O candidato selecionado “integrará a missão de entrar no Limbo — uma zona de espaço-tempo fisicamente limitada. O objetivo principal é a infiltração tática no Forte de Santa Luzia para neutralizar divergências causadas por forças externas e restaurar a independência de Portugal na linha temporal correta”.

Para participar neste Escape Game, a organização procura “grupos de cinco especialistas, com coragem, raciocínio rápido, disponibilidade imediata para entrar no Limbo e capacidade de operar sob pressão máxima”.

“Achas que tens o que é preciso para salvar a história de Portugal? Não deixes que o tempo nos apague”.

Os interessados em participar devem entrar em contacto pelo email  geral@7350.pt ou pelo número 925 175 165.

Princesa Leonor realiza primeiro voo em Badajoz num caça F-5

A Casa Real espanhola divulgou imagens da princesa Leonor, herdeira do trono de Espanha, a realizar o seu primeiro voo aos comandos de um caça F-5, acompanhada por um instrutor da Base Aérea de Talavera la Real, junto a Badajoz. A experiência integra a fase final da sua formação militar, que deverá terminar em julho.

Nas imagens divulgadas pela Zarzuela, a filha mais velha do rei Felipe VI de Espanha surge equipada com fato de voo verde, a seguir as instruções do instrutor, a executar verificações prévias e, posteriormente, a descolar. O registo inclui também momentos em pleno voo, numa sessão que decorreu no passado dia 22 de abril e que mostra a princesa a realizar manobras a bordo do avião.

Noutras imagens, Leonor aparece ainda na Base Aérea de Los Llanos, em Albacete, no meio dos seus colegas de formação, acompanhando de perto o funcionamento dos caças Eurofighter, reforçando o percurso militar que tem vindo a cumprir ao longo dos últimos três anos.

Pedro Chagas Freitas, Marcantonio Del Carlo, Sara Rodi, Paulo Pires e Hugo van der Ding na Feira Literária de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe, entre sexta-feira e domingo, de 8 a 10 de maio, a Bookkey – Feira Literária de Elvas, um evento dedicado à promoção do livro, da leitura e da cultura no concelho.

Organizada pela Câmara Municipal de Elvas, a iniciativa pretende afirmar-se como um espaço de encontro entre escritores, leitores, editoras, livreiros e a comunidade educativa, promovendo o contacto direto com o universo literário e incentivando hábitos de leitura junto de públicos de todas as idades.

Durante três dias, a Bookkey vai reunir diversas atividades culturais, entre as quais apresentações de livros, sessões de autógrafos, conversas com autores, oficinas temáticas, exposições e momentos de animação cultural, transformando a Biblioteca Municipal num verdadeiro ponto de encontro para os amantes da literatura.

A iniciativa conta ainda com o apoio de várias entidades culturais e institucionais, reforçando a aposta do Município de Elvas na valorização da cultura e na dinamização da programação literária local. A entrada é livre, sendo esperado um programa diversificado que envolverá toda a comunidade, numa celebração do livro e da palavra.

Da programação do evento destacam-se, na sexta-feira, a apresentação do livro “Hospital das Alfaces”, de Pedro Chagas Freitas, e o espetáculo “Era Uma Vez… Ou Duas ou Três!”, com Marcantonio del Carlo; no sábado, uma palestra com Sara Rodi sobre “A Importância da Leitura em Família” e um recital de poesia e harpa, com Paulo Pires e Emanuela Nicoli; e no domingo a apresentação de “Uma Família Surreal”, de Hugo van der Ding.

Conheça a programação completa:

Monforte: investimento de mais de 570 mil euros para “devolver” piscina coberta à população

A piscina municipal coberta de Monforte vai beneficiar de um conjunto de obras de requalificação, num investimento superior a 570 mil euros, financiado em 85% por fundos europeus.

Em causa está a resolução de problemas estruturais daquele equipamento municipal, assim como a melhoria das condições de utilização e da eficiência energética.

A expectativa do presidente da Câmara, Miguel Rasquinho, e ainda que assuma que será difícil, por se tratar de uma “obra grande”, é que a piscina, fechada ao público por falta de condições, possa reabrir já no próximo inverno.

“A piscina coberta está fechada porque não reunia condições, tinha ali alguns problemas e, portanto, aquilo que fizemos foi avançar com a candidatura, que já estava mais ou menos prevista. Foi avançar de imediato e rapidamente com a candidatura para tentarmos que no próximo inverno já seja possível reabrir a piscina”, explica Miguel Rasquinho.

O autarca revela que “há muito para fazer”, encontrando-se o processo ainda em “fase de candidatura”. “A candidatura já foi lançada, mas depois ainda teremos o concurso público. Será um processo ainda algo moroso, mas acima de tudo queremos reabrir com todas as condições para os nossos utentes”, remata o presidente da Câmara Municipal de Monforte.

Campo Maior aproxima-se do conceito de “território inteligente” com sessão da NOVA IMS no dia 19

Em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, a Escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS) promove, a 19 de maio (terça-feira), no centro cultural da vila, uma sessão de capacitação profissional, no âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI).

Destinada a Pequenas e Médias Empresas (PME), startups e entidades da Administração Pública, a sessão tem como objetivo promover ganhos de eficiência operacional e apoiar a adoção de modelos de governação inteligente nos territórios, através da partilha de estratégias institucionais, da discussão com stakeholders e de demonstrações práticas de tecnologias.

De acordo com o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este é mais um passo dado no âmbito da parceria estabelecida com a Universidade Nova no que diz respeito ao Centro de Inteligência Competitiva: isto, depois das duas entidades terem, recentemente, assinado um contrato de comodato, para que os técnicos e docentes daquele estabelecimento de ensino superior possam ter um espaço próprio na vila, para desenvolverem o seu trabalho.

“Aquilo que fizemos desta vez foi colocar um espaço à disposição, para que os técnicos – mão de obra especializada – e os docentes da Universidade Nova possam vir trabalhar para Campo Maior e ter um espaço próprio, onde se pode desenvolver do ponto de vista da inovação, da criação e onde, eventualmente, possamos vir aqui a ter e a abrir espaços também para o cowork ou até para a própria incubação”, refere o autarca, que destaca este como um “projeto muito interessante”.

No que toca à Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes, Rosinha lembra que a autarquia campomaiorense tem vindo, nos últimos meses, a trabalhar muito aquilo que é a inteligência artificial. “Este será mais um fórum, para o qual os técnicos e os políticos de todo o Alentejo já foram convidados a marcarem presença, e onde iremos discutir aquilo que, efetivamente, possa ser um território inteligente”, remata Rosinha.

A sessão do próximo dia 19, no Centro Cultural de Campo Maior, tem início marcado para as 9h30. No final da formação, os participantes irão receber um certificado oficial emitido pela Universidade Nova. A participação é gratuita, mas carece de inscrição (aqui).

Rondão Almeida: “se não se demitirem todos, nunca haverá eleições intercalares” em Santa Eulália

A polémica em torno da Junta de Freguesia de Santa Eulália parece estar longe de ter fim à vista. Sem consenso entre os eleitos para a definição do executivo, a junta, liderada por José Picado, do CHEGA, está, desde as autárquicas de outubro de 2025, a trabalhar num modelo de governabilidade de gestão.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que diz que se José Picado fosse um “democrata puro” faria, em prol da população de Santa Eulália, um entendimento com Movimento Cívico por Elvas (MCPE) e Partido Socialista (PS), vai mais longe e acusa o presidente da junta de praticar “vários atos ilegais”.

“A lei não lhe permite que ele faça um quarto daquilo que tem vindo a tentar fazer. Ele tem que saber que está com um governo de gestão. Ele tampouco pode aprovar um orçamento. Não pode fazer praticamente nada, mas tem vindo a querer fazer”, diz o autarca em declarações à Rádio ELVAS.

Tendo em conta as “percentagens muito próximas” que MCPE e PS tiveram do CHEGA, em Santa Eulália, nas últimas eleições autárquicas, Rondão Almeida, e dando o seu próprio exemplo, diz que, se quisesse “o bem de Santa Eulália”, José Picado só “teria uma coisa a fazer”. “Por Santa Eulália, e tendo em atenção o resultado da votação, fazia o que Rondão Almeida fez. Rondão Almeida não teve maioria absoluta, juntou-se ao PS e passou a ter todas as condições para governar: ou seja, esqueceu as escaramuças e olhou, evidentemente, para o desempenho da função. Era isso que ele devia ter feito e não fez”, assegura o edil.

Quanto às eleições intercalares, Rondão Almeida esclarece que não é o presidente da Câmara que tem competência para as convocar. Para isso, explica o autarca, é preciso que José Picado e toda a sua equipa se demitam. “Se não se demitirem todos, nunca mais haverá eleições intercalares. É isso que a lei diz. As eleições intercalares não são só a belo prazer daquilo que ele tem andado a fazer, que é destruir uma imagem pessoal e dividir o povo de Santa Eulália por causa das suas ambições pessoais. Isso não é a resposta”, diz o presidente da Câmara Municipal de Elvas.

“Ele (José Picado) escreveu a pedir-me para eu marcar eleições, mas quem sou eu, em termos legais, para poder marcar eleições seja de onde for?”, questiona-se Rondão Almeida, que explica que a convocação das eleições é da responsabilidade entidades como a Administração Interna e a Secretaria de Estado da Administração Local. “Mas para que essas entidades possam marcar as eleições intercalares é preciso que ele e todos os outros que estão atrás dele se demitam. Porque se não houver demissões, há condições evidentemente para se governar. Para o efeito, basta, evidentemente, cumprir-se com a lei e respeitar a democracia”, acrescenta.

De recordar que nas últimas autárquicas, o CHEGA venceu as eleições em Santa Eulália, com 34% dos votos, elegendo três mandatos; seguido de Movimento Cívico por Elvas, com 32% e PS, com 27%, ambos com dois eleitos.

Desde então, foram quatro as tentativas falhadas, entre os eleitos, para a escolha para os cargos de secretário e tesoureiro.

Homem de 69 anos morre em despiste de trator em Arronches

Um homem de 69 anos morreu, esta segunda-feira, na sequência do despiste do trator que conduzia na zona de Nave Fria, no concelho de Arronches.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, em Portalegre, o alerta para o acidente foi dado às 17 horas e 7 minutos, numa estrada de terra batida, na freguesia de Esperança.

O óbito foi declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre, do Instituto Nacional de Emergência Médica. Para a ocorrência foram mobilizados 15 operacionais dos bombeiros de Arronches, do INEM e da GNR, apoiados por cinco veículos, incluindo a VMER, e um helicóptero do INEM, que acabou por não ser utilizado.

Épico jogo Magualde – “O Elvas” foi há 40 anos

Na foto, em pé da esquerda para a direita: Ribeirinho, Zé António, Zé Carlos, Miguel, Domingos e Nélito; Bule, Beto, Zé Manel; Manaca e Zé Rui.

“O Elvas” jogou em Mangualde uma das partidas mais importantes da sua história, numa tarde onde era necessária a vitória para seguir a acalentar o sonho da subida à 1ª Divisão do futebol português.

O clube, a Câmara Municipal e os adeptos conseguiram reunir esforços para poder ter um comboio que levasse os apoiantes ao campo do Mangualde, no distrito de Viseu, no que veio ser conhecido como o Comboio Azul e Ouro que transportou os elvenses para a assistir ao jogo.

Tarde de chuva, num campo pelado (sem relva mesmo), onde “O Elvas” conseguiu vencer numa partida não apta a cardíacos, onde o arbitro assinalou três penaltis, dois contra e uma favor dos azul e ouro .

A equipa treinada por Carlos Cardoso, marcou primeiro por Nelito, fazendo o 0-1, logo aos 3 minutos, depois o guarda-redes de “O Elvas” Domingos defendeu dois penaltis, marcados por Vinagre, e não conseguiu evitar o golo do empate para os beirões, aos 60 minutos, marcado por Emanuel. Mas, de penalti, Zé António (recentemente falecido) fez o golo que deu o 2-1 final.

A euforia e o delírio dos elvenses com o golo da vitória só foi superado com o apito final que confirmou a vitória para as nossas cores. “O Elvas” CAD veio a ser beneficiado pela reclamação do Feirense da utilização indevida de um jogador do Recreio de Águeda que foi punido com uma derrota, deixando “O Elvas” como vencedor da Zona Centro da 2ª divisão e automaticamente promovido ao primeiro escalão do futebol português.

Para história ficam os heróis de Mangualde na foto: Ribeirinho, Zé António, Zé Carlos, Miguel, Domingos e Nélito; Bule, Beto, Zé Manel; Manaca e Zé Rui. Ainda jogaram, Carapinha e Joaquim Santos.

A então Rádio Elvas realizou o relato com Manuel Carvalho e António Ferreira Góis ao microfone, com o apoio técnico de José Silva e Henrique Velasques e a reportagem no campo por intermédio do saudoso repórter António Pires (já falecido).

Greve no Centro de Saúde de Elvas condiciona atendimento

O Centro de Saúde de Elvas encontra-se hoje, 4 de maio, a funcionar de forma condicionada, devido a uma greve dos profissionais, situação que está a provocar constrangimentos significativos no atendimento aos utentes.

Na Unidade Amoreiras estão apenas três médicos ao serviço, não estando a funcionar os serviços administrativos, o que está a dificultar a marcação de consultas, o atendimento presencial e a gestão de processos dos utentes.

A redução de meios humanos está a traduzir-se em tempos de espera mais longos e numa capacidade limitada de resposta às necessidades da população que recorre àquela unidade de saúde.

Campo Maior foi a “capital” da dança contemporânea ao longo do fim de semana

O Município de Campo Maior e a Axpress-Arte voltaram a juntar-se para, durante os últimos três dias, promover mais uma edição do Festival Internacional “Pés no Chão”, que contou com a participação de mais de duas dezenas de bailarinos vindos de todo o mundo.

O primeiro dia do festival, no dia 1 de maio, começou no Jardim Municipal com três coreografias que levaram a dança até ao público num exemplo da essência deste projeto, que tem como objetivo aproximar este tipo de arte das pessoas. Já durante a tarde, o Centro Cultural foi palco de mais quatro momentos em que a dança contemporânea esteve em destaque.

O segundo dia, sábado, 2 de maio, começou no espaço.arte, de onde seguiu para o Jardim Municipal, com três momentos de dança que não deixou ninguém indiferente, tanto pela beleza das coreografias, como pelas mensagens transmitidas. Por fim, ao final da tarde, o Centro Cultural foi palco de mais dois espetáculos.

O festival chegou ontem, dia 3, ao fim, com dois espetáculos que decorreram no Centro Cultural e fecharam da melhor forma este evento que já é um dos pontos altos da agenda cultural do concelho.

Montemor-o-Novo volta à Idade Média com Feira Medieval em junho

O Castelo de Montemor-o-Novo vai voltar a transformar-se num cenário da Idade Média, com a realização de uma nova edição da Feira Medieval, marcada para os dias 12, 13 e 14 de junho. O evento é organizado pelo Município de Montemor-o-Novo e promete três dias de recriação histórica, animação e tradição.

Durante o fim de semana, o castelo e a zona envolvente vão receber diversas atividades que recriam o ambiente medieval, com música de época, demonstrações de ofícios antigos, mercado de produtos tradicionais e várias animações para visitantes de todas as idades. Entre as atrações previstas estão recriações históricas, espetáculos de rua e torneios de armas que procuram transportar o público para o quotidiano da época medieval.

A feira pretende valorizar o património histórico da cidade e promover a cultura e o turismo no concelho. Durante estes dias, o recinto medieval deverá encher-se de artesãos, comerciantes e artistas, recriando o ambiente que se vivia dentro das muralhas da vila em séculos passados.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, revela que o executivo aceitou “a inclusão da Feira Medieval nas opções do plano deste ano, na perspetiva de ser algo que promove Montemor do ponto de vista turístico” “É algo que nos ajuda a promover a vinda a Montemor, a visitar Montemor, para conhecer não apenas a Feira Medieval, mas também o concelho, portanto, o convite que nós fazemos aos visitantes é que possam passear pela cidade, conhecer o concelho, poder ficar até numa dos nossos turismos rurais ou hotéis e poder usufruir de Montemor. Mas é também uma experiência histórica, uma vez que nos leva, a tempos antigos e perceber um pouco como é que decorria nesses tempos, esse relacionamento, o que as pessoas vestiam, o que as pessoas comiam, enfim, ter aqui algum contacto com aquilo que deve ser a nossa memória e a nossa história, que é fundamental. É isso que propomos no âmbito da feira”, assegura.

“A ideia é um pouco semelhante àquilo que temos feito, criações com a participação de artesãos a mercadores, as questões da indumentária da época, a gastronomia tradicional. Também aqui uma relevância talvez para as questões culturais e pedagógicas da história, o convite talvez às turmas de história e aos professores de história para poderem aproveitar a feira medieval para também transmitir alguns conhecimentos. Mas depois temos também cortejos temáticos, criações históricas, demonstrações de ofícios tradicionais à época, espetáculos de música e dança antiga. Portanto, temos aqui uma oferta diversificada que pretende, de alguma maneira, dar a conhecer como é que naqueles tempos, digamos, as pessoas se divertiam, por um lado, e também negociavam, por outro, uma vez que estamos a falar de uma feira e na altura as feiras eram muito importantes, eram, aliás, os momentos mais importantes de trocas nas localidades onde ocorriam”, acrescenta ainda o autarca.

Romaria da Ventosa volta a reunir população de São Vicente no campo em dias de tradição, convívio e festa

Famílias e grupos de amigos de São Vicente trocaram, no decorrer deste último fim de semana prolongado, o conforto das suas casas pelo campo para cumprir, um ano mais, a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Ventosa.

De “armas e bagagens”, a população voltou a mudar-se para o campo, onde, em contacto direto com a natureza, se voltaram a viver momentos de puro convívio e diversão, com o São Pedro a ajudar à festa. “O nosso principal receio é sempre o tempo, mas estiveram dias bons, em que se conseguiu aproveitar ao máximo”, começa por dizer Rúben Ameixa, presidente da Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, responsável pela organização do evento, com o apoio da Junta de Freguesia.

Com o objetivo de reunir sempre mais pessoas na romaria, a associação promoveu diversas iniciativas, como torneios de malha, um passeio de motos, uma garraiada e a caminhada do Dia da Mãe. “Todas as iniciativas tiveram uma boa adesão e, portanto, do meu ponto de vista, acho que correu tudo bem. Não houve nenhum incidente em nenhuma das iniciativas. Não podíamos estar mais satisfeitos”, assegura o responsável. A par das atividades organizadas pela associação, o feriado de 1 de maio ficou marcado pela tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Ventosa.

Fora todos aqueles que passaram pelo recinto, terão sido “cerca de cem pessoas” aquelas que, durante estes dias, estiveram acampadas junto à capela da Ventosa, espaço totalmente requalificado pela Câmara Municipal há já mais de 20 anos. “Lembro-me que vinha a esta festa e só existiam quatro paredes sem cobertura: era isso que era a capela da Senhora da Ventosa. Em boa altura, eu e o senhor presidente da junta, António Malhado, levantámos então esta capela. E esta capela hoje está em perfeitas condições e todas as pessoas que aqui vêm revêem-se precisamente na Senhora da Ventosa”, dizia o presidente da Câmara, Rondão Almeida, aos microfones da Rádio ELVAS na passada sexta-feira, quando se juntou à população local para o almoço oferecido pela junta de freguesia.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, que agradece à Associação de Festas por cumprir, um ano mais, a tradição, assegura que estes foram dias, sobretudo, de “convívio e festa”. “Foram três dias e quatro noites que se passaram aqui em convívio: dever cumprido, tanto da população como dos festeiros que conseguiram cumprir a tradição”, assegura.

As imagens destes dias de celebração na ver na galeria abaixo:

Portalegre distingue excelência da doçaria e licores em concurso regional

Portalegre voltou a afirmar-se como território de referência na doçaria tradicional e conventual, com a atribuição dos prémios dos concursos que destacam o melhor que se faz no país e no concelho. O júri premiou criações que preservam receitas ancestrais e valorizam os produtos locais, num certame que reuniu produtores, pastelarias e artesãos do sabor.

Na categoria de Melhor Doce Conventual Nacional, a menção honrosa foi atribuída às Castanhas de Ovos, da Flor de Aveiro, enquanto o primeiro prémio distinguiu a Marmelada Branca de Odivelas IGP, de Elsa Silva. Já no plano local, o prémio de Melhor Doce Conventual de Portalegre teve menção honrosa para o Toucinho do Céu, da Pastelaria Queijadinha (Cesaltina Bandeiras), e o primeiro prémio para o Rebuçado de Ovo de Portalegre, da Sonho Doce.

No segmento tradicional, o Melhor Doce Tradicional Nacional foi o Cardilius, de Pereiro de Santo António – Parque dos Sabores. Em Portalegre, o destaque foi para a Queijada de Portalegre, da Pastelaria Queijadinha (Cesaltina Bandeiras), que arrecadou o primeiro prémio na categoria local.

O prémio de Melhor Licor foi entregue à Ginja, da Destilaria Dois Belos, enquanto a distinção de Melhor Boleima de Portalegre atribuiu diploma de mérito bronze à Pastelaria Queijadinha (Cesaltina Bandeiras), prata à Tud’Ovo e ouro a Adosinda Matos.

O concurso reforça a importância da valorização do património gastronómico e o papel dos produtores na preservação da identidade e autenticidade dos sabores tradicionais.

CEBAL quer vir a produzir biocombustíveis a partir de bagaço de azeitona

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), sediado em Beja, tem estado representado na 38ª edição da Ovibeja, para dar a conhecer ao público um projeto que, integrando o “grande projeto de transferência de tecnologia BIOALENTEC”, prevê a produção de biocombustíveis sustentáveis.

Em causa, segundo explica a investigadora Conceição Fernandes, está uma das fases do processo, relativa à destoxificação de hidrolisado de bagaço de azeitona, com vista à produção de etanol.

“Aqui o que nós estamos a apresentar é uma solução para eliminar alguns compostos que são inibidores dos processos de fermentação, que permitem obter o etanol, que vai substituir a gasolina”, adianta a investigadora.

Este projeto surge na sequência de um anterior, com o qual o CEMBAL se propunha a “fazer uma biorrefinaria e produzir etanol a partir do bagaço sólido”. “Nós aqui estamos a estudar a parte da produção de etanol da fração líquida, com o objetivo de juntar os dois e poder ter uma maior produtividade”, remata Conceição Fernandes.

Atletas do ICON Jiu-Jitsu de Elvas brilham na Mafra Cup com ouro e duas pratas

A equipa do ICON Jiu-Jitsu de Elvas esteve em destaque na Mafra Cup, realizada ontem sábado, com resultados de relevo em várias categorias. O grande destaque vai para Jussara Teixeira, que se sagrou campeã na categoria de peso pena, confirmando o seu excelente momento de forma.

Na mesma competição, David Alves Silva e João Janeiro também subiram ao pódio, conquistando medalhas de prata nas respetivas categorias, contribuindo para uma prestação global muito positiva da equipa alentejana.

Festival Elvas Dança decorreu no Forte de Santa Luzia

O Forte de Santa Luzia acolheu ontem, sábado, 2 de maio, a edição 2026 do Festival Elvas Dança.

O certame foi distribuído por dois momentos, de manhã e à tarde, com as apresentações de quatro coletivos em cada um deles.

Seguiram-se, por esta ordem, as apresentações da Academia de Dança de Elvas, AltoEspírito, Naadirahs e o Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas.

Na parte da tarde o programa abriu às 14h30 com Os Dançarilhos e prosseguiu, sucessivamente, com o projeto Dance Art da associação Gota d’Arte, Saphira BellyDance e o grupo Spotlight do Colégio Luso-Britânico.

O Festival Elvas Dança é complementado com a exposição fotográfica “7 Maravilhas da Dança de Elvas”, patente na antiga Capela do Forte de Santa Luzia.

Exportações da Estremadura disparam 37,9% e impulsionam crescimento económico da região vizinha

A economia da vizinha Estremadura está a registar um desempenho positivo, sustentado pelo forte crescimento das exportações, pela estabilidade do tecido empresarial e por uma evolução sólida do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com dados do Ministério da Economia espanhol, as vendas ao exterior aumentaram 37,9% entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026, evidenciando o dinamismo crescente do setor exportador da região.

Este crescimento ocorre num contexto de estabilidade empresarial. Segundo o Colégio de Registradores de Espanha (equivalente ao Instituto dos Registos e Notariado) o número de insolvências manteve-se inalterado no quarto trimestre de 2025 face ao mesmo período do ano anterior. Dados citados pela Coface indicam que esta consistência reforça a confiança na estrutura económica regional, ao mesmo tempo que a Autoridade Independente de Responsabilidade Fiscal aponta para um crescimento homólogo do PIB de 2,6% no mesmo período, em linha com a média nacional espanhola.

Para a Coface, estes indicadores revelam uma evolução “positiva e equilibrada” da economia extremenha, destacando o papel do comércio externo no reforço da competitividade e projeção internacional da região. Ainda assim, os especialistas alertam para os desafios futuros, sublinhando a necessidade de consolidar este crescimento num contexto global incerto, mantendo a solidez empresarial e aproveitando as oportunidades do mercado internacional.

Caminhada do dia Mãe da Junta de Assunção leva mais de mil para a rua (c/fotos)

A Caminhada do Dia da Mãe, organizada pela Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda e Salvador, em Elvas, reuniu mais de mil participantes numa iniciativa marcada pelo convívio e promoção de hábitos saudáveis.

O percurso de cerca de seis quilómetros teve início na Quinta do Bispo, passando pela Avenida António Sardinha e pelo viaduto até ao centro histórico, com paragem na Praça da República, onde decorreu uma animada aula de dança. A caminhada prosseguiu em direção ao castelo e ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, terminando no Jardim Municipal, onde os participantes recebem um lanche.

A iniciativa contou ainda com a participação de caminhantes vindos de Badajoz e com o apoio da PSP e dos Bombeiros Voluntários de Elvas, garantindo a segurança ao longo de todo o trajeto.

Ricardo Pinheiro: eventos como a FIAPE ajudam a projetar “pensamento estratégico” em torno da agricultura

Eventos como a Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), certame que chega ao fim este domingo, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, são um contributo para a projeção do “pensamento estratégico” em torno do setor da agricultura. Quem o diz é o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Ricardo Pinheiro, que lembra que só a agricultura é responsável por cerca de 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal.

“O Alentejo tem uma especial aptidão para aquilo que é o valor agrícola. Felizmente, nos últimos anos, houve aqui uma dinamização extraordinária daquilo que é a visão agrícola do Alentejo. A inclusão do Alqueva e todos os investimentos nessa área caracterizaram-se por uma forma de olhar para a agricultura, não só do ponto de vista daquilo que era o modelo tradicional, mas também a forma como os modelos de investimento se associaram à projeção e à dinamização da agricultura”, refere Ricardo Pinheiro.

Nesse sentido, o presidente da CCDR Alentejo destaca a FIAPE como um espaço em que “todos os parceiros” se reúnem, desde a produção de maquinaria aos fertilizantes. “Toda a dimensão do setor agrícola faz-se num encontro como este e, acima de tudo, espero ajudar a projetar aquilo que pode ser o pensamento estratégico, também à volta dos fundos comunitários”, acrescenta.

Chamando a atenção para a importância da valorização da agricultura, setor responsável pela “produção de alimentos à escala europeia”, Ricardo Pinheiro diz ainda que a CCDR tem procurado “acarinhar” o setor. “A CCDR tem vivido com uma intenção enorme a forma como a agricultura deve ser uma área altamente acarinhada — é mesmo esta a expressão correta que eu posso utilizar — e acima de tudo, começarmos a interiorizar esta dimensão de projetar, no domínio da coesão, também a valorização deste setor primário”, remata.

Suspeito identificado em Mora por furto de 420 quilos de cortiça

Um homem de 32 anos foi identificado no concelho de Mora, no distrito de Évora, por suspeita de furto de cortiça, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no passado dia 2 de maio de 2026.

De acordo com o Comando Territorial de Évora, a intervenção foi conduzida pelo Posto Territorial de Mora, tendo os militares abordado uma viatura onde era transportada cortiça, sem que o condutor conseguisse justificar a sua origem. No decorrer da operação, foram apreendidos o veículo e um total de 420 quilos de cortiça.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR). Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

“Pés no Chão” chega ao fim em Campo Maior com dois espetáculos no Centro Cultural

Chega ao fim este domingo, 3 de maio, no Centro Cultural de Campo Maior, a edição deste ano do Festival Internacional de Dança “Pés no Chão”.

Os dois últimos espetáculos da programação do evento, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior e a associação cultural Axpress-Arte, são “Una Forma de Quedarse”, de Teresa Escudero, e “Ruido Blanco”, de Miguel Angél Punzano. Ambos os artistas são espanhóis.

O primeiro espetáculo tem início às 11 horas e o segundo às 11h30.

Vila Galé Collection Elvas tem vindo a “abrir portas” a novos artistas locais

Numa parceria estabelecida há já alguns anos com a associação juvenil Arkus, o Hotel Vila Galé Collection Elvas, todos os sábados à noite, é palco de espetáculos de música ao vivo.

Destacando o facto de alguns músicos terem tido a sua primeira experiência num espetáculo ao vivo, precisamente, numa das noites de sábado no bar do hotel, o diretor do Vila Gale Collection Elvas, Nelson Pinto, garante que, com isto, procura-se, sobretudo, “abrir a porta a novos artistas locais”. “Eles são quase todos aqui de Elvas. Alguns até fizeram o primeiro espetáculo aqui connosco e isso é muito importante para nós”, assegura

Por outro lado, Nelson Pinto revela que estes sábados à noite de música ao vivo, não são apenas destinados aos hóspedes do hotel, mas a todos quantos se queiram associar à iniciativa.

“É para a cidade toda poder usufruir de espaços únicos em Elvas, como é o hotel, o nosso bar e os nossos restaurantes. É proporcionar aqui umas noites diferentes, a quem nos visita, a quem venha de fora, como àqueles que estão em Elvas, e apoiar sempre a cultura local”, remata o responsável.

Associação de Fuzileiros celebra o 22° aniversário

Neste sábado, 2 de maio, a Delegação de Juromenha/Elvas da Associação de Fuzileiros celebra o 22° aniversário de fundação.

As comemorações tiveram início no monumento inaugurado em 2017 junto ao bairro do Revoltilho, com a tradicional cerimónia de homenagem aos fuzileiros já falecidos.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou o Município de Elvas, num ato que contou com as presenças do atual Comandante Nacional do Corpo de Fuzileiros, Comodoro Martins de Brito, e do presidente da Associação de Fuzileiros, Comandante Teixeira Moreira, representantes das Delegações da Associação em todo o país, entre outras entidades militares e civis.

O programa dos 22 anos da Delegação de Juromenha/Elvas da Associação de Fuzileiros prosseguiu com uma visita ao Museu Militar e culmina com o almoço de convívio num restaurante da nossa cidade.

Ovibeja é “um grande cartaz de visita do Alentejo”, defende José Manuel Santos

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo está, um ano mais, representada na Ovibeja.

Defendendo que o certame é “um grande cartaz de visita do Alentejo”, o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, lembra que esta é uma feira económica e agropecuária, “mas onde a dimensão de promoção do território esteve presente desde sempre” e que “o turismo é uma presença obrigatória”.

“Procuramos ter um stand muito funcional, essencialmente mostrando aquilo que são os nossos principais produtos, os principais spots turísticos do território”, adianta o responsável.

No certame, a ERT tem procurado dar destaque aos seus “novos filmes, nomeadamente o novo filme sobre a gastronomia no Alentejo, os novos roteiros do cante, o guia do turismo industrial” e ainda a uma brochura sobre gastronomia. 

“A Ovibeja tem esta capacidade de atrair pessoas de todo o país, é o grande evento do Alentejo e cá estamos a promover o Alentejo da melhor maneira que conseguimos e que podemos”, remata José Manuel Santos.

ARKUS comemora 22 anos

A ARKUS – Associação Juvenil assinala no próximo dia 5 de maio, terça-feira, o seu 22.º aniversário, com uma celebração aberta a toda a comunidade na sua sede, situada na Avenida 14 de Janeiro, n.º 15.

O evento tem início marcado para as 17h30 e pretende ser um momento de confraternização, gratidão e partilha entre sócios, amigos e todos os que contribuíram para o percurso da associação ao longo de mais de duas décadas.

Fundada em 2004 por iniciativa do professor Carlos Beirão, a ARKUS consolidou-se como um pilar fundamental no dinamismo cultural de Elvas. Entre as suas valências mais conhecidas destacam-se: o teatro, através de projetos como as visitas encenadas pela cidade; o grupo de música tradicional Roncas d’Elvas e o apoio à formação e educação cultural de jovens da região.

A comemoração dos 22 anos reafirma o compromisso da ARKUS em continuar a promover a criatividade e o associativismo juvenil na “Rainha da Fronteira”.

Mais que um espaço de convívio, Ovibeja assume-se como um espaço de discussão dos problemas da agricultura

O maior evento de Beja mantém, nesta sua 38.ª edição, a sua identidade enquanto feira agrícola, mas com uma dimensão mais ampla.

Inovação e tecnologia voltam a estar de mãos dadas com a agricultura na Ovibeja, evento que decorre até amanhã, 3 de maio, e que conta com a participação de cerca de mil expositores.

Para o presidente da Câmara de Beja, Nuno Palma Ferro, mais do que um espaço de convívio, “que também o é”, o certame assume-se como um espaço de discussão dos problemas do setor. “Nós, hoje em dia, temos aqui o privilégio de, em algumas áreas, sermos a região do país, e do mundo, mais desenvolvida tecnologicamente”, garante o autarca.

“A Ovibeja, para além de nos conferir identidade, serve-nos de exemplo para melhorarmos em todas as outras áreas aquilo que nós pretendemos para o Alentejo, e para o Baixo Alentejo em particular, e ainda mais particularmente para Beja”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Beja.

Nuno Palma Ferro diz ainda que a Ovibeja é o maior evento, o grande cartão-de-visita e a marca principal da capital do Baixo Alentejo.

V Festival de Fado de Estremoz arranca com “Dia dos Amadores” no derradeiro dia da FIAPE

O V Festival de Fado de Estremoz arranca este domingo, 3 de maio, no último dia da FIAPE, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, com o já tradicional “Dia dos Amadores”. Promovido pela Câmara Municipal, o evento volta a contar com direção artística de José Gonçalez.

O fadista estremocense, que dá conta de que, desta feita, este “Dia dos Amadores” contou com a inscrição de cerca de 30 artistas, sendo que apenas dez terão oportunidade de subir ao palco, garante que a iniciativa se revelou, desde a sua primeira edição, uma “belíssima surpresa”.

Num “processo que começou não a medo, mas pequeno e com a noção de que era preciso construir algo que fosse bom”, hoje, diz José Gonçalez, “felizmente, e cinco anos passados”, Estremoz tem “um dos maiores festivais de fado em Portugal”.

No âmbito do festival, até 13 de junho, serão apresentados três grandes espetáculos em Estremoz, com Raquel Tavares no dia 9 de maio, “Em Casa d’Amália” (com as participações de artistas como Anabela, Gonçalo Salgueiro e Los Romeros) a 6 de junho, e Jorge Fernando e Fábia Rebordão no último dia do evento. Por outro lado, o festival procura levar sempre os artistas locais a cada uma das freguesias do concelho.

“A ideia é levar os artistas da terra ou que tenham a ver com o Alentejo às freguesias e isso também tem corrido muito bem. Acaba por ser mais um dia quase de festa em cada freguesia”, explica o fadista, que assegura que é desta forma que o festival se “mantém vivo ao longo do mês, quer nas freguesias, quer na cidade”.

Conheça o programa completo desta quinta edição do Festival de Fado de Estremoz:

  • 3 de Maio – FIAPE –  Amadores
  • 8 de Maio – São Bento do Ameixial – João Caldeira
  • 9 de Maio – Estremoz –  Raquel Tavares
  • 13 de Maio – Glória – Geadas
  • 14 de Maio – Arcos – Pedro Calado
  • 15 de Maio –Santa Vitória do Ameixial – Maritina
  • 22 de Maio – São Bento do Cortiço – José Gonçalez
  • 23 de Maio -Évora Monte – Miguel Moura
  • 30 de Maio – Veiros – José Leal
  • 5 de Junho – São Domingos – Miguel Ramos
  • 6 de Junho – Estremoz – “Em Casa d Amália ao Vivo – RTP”
  • 12 de Junho – São Lourenço – Silvino Sardo
  • 13 de Junho – Estremoz/UJ – “A nossa Guerra” – Jorge Fernando & Fábia Rebordão

“Pés no Chão” com espetáculos de dança de grupos do México, Espanha e Áustria este sábado em Campo Maior

Companhias e grupos de dança do México, Espanha e Áustria apresentam, este sábado, 1 de maio, ao público, em Campo Maior, diferentes espetáculos em locais com o espaço.arte, o Jardim Municipal e o Centro Cultural,

Conheça a programação completa deste segundo dia do evento, promovido pela Câmara Municipal e a associação cultural Axpress-Arte:

2 de maio

11:30H | espaço.arte
En Tiempo Escuchamos – Paloma Pérez-Rojas (México)

12:00H | Jardim Municipal
Soy Cuerpo y Tengo Nombre – Libertad Pozo (Espanha)

12:30H | Jardim Municipal
Migas con J – A. Murillo & L. Pozo (Espanha)

18:30H | Centro Cultural
I Want to Eat You – Rebecca Haslauer (Áustria)

19:00H | Centro Cultural
Tejiendo el Cuerpo – CÍA Danza Cristina Rosa (Espanha)

Javier Alcántara Short Stories Band encerra 11º ArtJazz Festival de Elvas

Cabe ao multifacetado e premiado guitarrista espanhol Javier Alcántara, acompanhado pela sua Short Stories Band, em formato de sexteto, encerrar, na noite deste sábado, 2 de maio, a 11.ª edição do ArtJazz Festival, no Auditório São Mateus.

Dando conta que, para além de guitarrista, Javier Alcántara é “também compositor, produtor e musicoterapeuta”, Jorge Goes, diretor artístico do evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas, adianta que o espetáculo promete ser bastante interativo: “vai ser um espetáculo muito interativo em palco, com dois teclados e uma verdadeira conversa musical entre todos os músicos”.

Neste espetáculo, Javier Alcántara será acompanhado por Narci González no saxofone tenor, Pablo Romero no piano e teclados, Pedro Calero nos teclados e samplers, Enrique Tejado no contrabaixo e Pepín Muñoz na bateria.

O espetáculo tem início às 21h30. Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do concerto no Auditório São Mateus.

Mosteiro de São Bernardo em Portalegre é a maior “montra” de doçaria conventual do país neste fim de semana

Os claustros do emblemático Mosteiro de São Bernardo, em Portalegre, já abriram as portas para a 24ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional. Entre os dias 1 e 3 de maio, a cidade celebra um património gastronómico único, reunindo cerca de 40 expositores que mantêm vivas receitas centenárias.

O evento, que ostenta o selo de “Feira Qualificada”, distingue-se pelo rigor na seleção dos produtos. Além da degustação, o programa oferece animação itinerante, workshops e concursos que elegem os melhores sabores do ano, com especial destaque para a famosa Boleima de Portalegre.

Fermelinda Carvalho

Para a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o certame é muito mais do que um mercado de doces; é a afirmação da identidade da região.”Não estamos a falar de uns doces quaisquer, são doces de extrema qualidade com os produtos que o constituem. Não pode ser um açúcar qualquer, sejam os ovos, todos os produtos que lhe dão origem são de qualidade”, afirma a autarca. Fermelinda Carvalho destaca ainda o segredo por trás de cada iguaria: “O saber fazer, não é só ter os ingredientes. Quantos e quantos têm segredos que só as doceiras é que conhecem, que passa de geração em geração. Os doces conventuais de Portalegre são nossos embaixadores”.

A autarca sublinha que o evento tem um retorno económico vital para o concelho, com um investimento controlado mas resultados expressivos: “Temos os hotéis todos cheios, é também a economia local que beneficia. É um evento que tem um retorno muito grande e promove muitíssimo bem o concelho”.

José Manuel Santos

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, vê nesta feira uma ferramenta estratégica para a promoção de Portalegre além-fronteiras. “Esta feira é uma das feiras pioneiras no país. Penso que Portalegre pode ainda mais potenciar, em termos nacionais e ibéricos, esta marca, esta imagem, esta cidade dos sete conventos, esta tradição religiosa e conventual”, refere. Para o responsável pelo turismo, a feira é um pilar do marketing territorial: “Eu acho que isso é um trunfo, é uma bandeira do branding de Portalegre e do turismo de Portalegre. Esperamos que possam vir também muitos visitantes de fora e que possam usufruir deste ambiente”.

Destaques do Programa

  • Exposição “Arte da Cozinha”: Uma viagem histórica através de utensílios usados na confeção de doces, baseada no primeiro livro de cozinha português.
  • Workshops: No domingo, celebrando o Dia da Mãe, o workshop “Pequenos Chefs, Grandes Mães” convida crianças e progenitoras para uma experiência prática na cozinha.
  • Concursos: Da “Boleima de Portalegre” aberta a todos e a escolha do “Melhor Doce Conventual”, “Melhor Doce Tradicional” e “Melhor Licor”.
  • Animação: Atuações da Tuna da Academia de Santa Clara, Noite de Fados e grupos de música tradicional.

A feira funciona durante todo o fim de semana prolongado, unindo a gastronomia à monumentalidade de um dos espaços mais belos do Alentejo.

Mesa Ibérica: Campo Maior torna-se a capital da gastronomia luso-espanhola este fim de semana

A Quinta dos Pavões, em Campo Maior, abriu as portas esta sexta-feira para a primeira edição do “Mesa Ibérica – Chefs Gastro Fest”. O evento, que decorre até ao próximo domingo, 3 de maio, promete ser um marco na promoção dos sabores da raia, reunindo oito chefs de renome e mais de 30 propostas gastronómicas de Portugal e Espanha.

O certame nasceu de uma visão de Vítor Canhão, proprietário do espaço e organizador do evento, que quis transformar a paixão pela cozinha alentejana num festival de partilha cultural. Com a fronteira como pano de fundo, o festival destaca iguarias como o presunto Pata Negra, as sopas de cação e o ensopado de borrego.

“Boa comida e uma boa guitarra”

Segundo Vítor Canhão, a génese do projeto foi a amizade e a tradição. “Como tenho a estrutura, tenho o conhecimento e tenho uma grande paixão pela gastronomia do Alentejo, pensei em fazer um festival gastronómico, em que se juntasse boa comida, uma boa mesa e uma boa guitarra para desfrutarmos”, explica o mentor.

A expectativa de público é elevada, com a organização a apontar para cerca de 500 visitantes diários. “Vamos ter muita comida, muita bebida, muito sol e boa temperatura para nos visitarem. O objetivo é juntar à mesma mesa portugueses e espanhóis, uma boa gastronomia, uma boa música e desfrutarem de um fim de semana com este sol maravilhoso do Alentejo”, sublinha Vítor Canhão.

O apoio de João Manuel Nabeiro

A inauguração oficial contou com a presença de João Manuel Nabeiro e sua esposa, Amélia Nabeiro, convidados de honra do evento. O empresário destacou o esforço dos organizadores em criar um novo polo de atração para a região.

“Acredito que é das primeiras vezes que [Campo Maior] tem este evento em ação. Além de dar os parabéns, também um desejo que se multiplique por muitos e bons anos este mesmo evento para um casal de trabalhadores que têm trabalhado afincadamente para ter sucesso”, afirmou João Manuel Nabeiro, referindo-se a Vítor e Beatriz Canhão. O empresário reforçou ainda a importância da continuidade: “Saber que tudo tem que continuar, tudo tem que efetivamente ter um princípio e que tenha sempre longevidade”.

Tradição e inovação: A “Deltaireta”

Um dos momentos de maior curiosidade na abertura foi a apresentação da Deltaireta, um novo instrumento musical que homenageia as tradições de Campo Maior. Vítor Canhão explicou que este foi “um sonho que tivemos de noite e que foi tornado realidade. É um novo instrumento, é um instrumento da terra e com símbolo da terra”. O instrumento foi oferecido a Amélia Nabeiro como símbolo da ligação umbilical da família Nabeiro às festas populares da vila.

Informações Úteis

O “Mesa Ibérica – Chefs Gastro Fest” funciona entre as 12h00 e as 22h00. O programa inclui animação musical com as Saias de Campo Maior, as Roncas de Elvas e as Pedrinhas de Arronches.

  • Bilhetes: 40€ (compra antecipada online) ou 45€ (na bilheteira local).
  • Famílias: Crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.
  • Estacionamento: Disponível no local para todos os visitantes.

Com cerca de mil animais em exposição, FIAPE afirma-se como montra de excelência agropecuária

Uma das mais importantes componentes da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que decorre até domingo, 3 de maio, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, como vem sendo hábito, diz respeito ao setor agropecuário. Nesta área, a organização do evento, já na sua 38ª edição, a cargo da Câmara Municipal, conta com o importante apoio da Associação de Criadores de Gado de Estremoz (ACORE).

Para o presidente da associação, Manuel Ramalho, que revela que são cerca de mil animais em exposição no certame, a FIAPE revela-se sempre um grande espaço de promoção, sobretudo, de bovinos e ovinos. “É muito bom podermos promover os nossos animais: é bom para todos, para todas as entidades e para os produtores de bovinos, ovinos, tudo. Temos aqui animais de excelência e todos os criadores podem trocar e vender animais”, assegura.

A verdade é que, caso o espaço o permitisse, seriam bem mais que mil os animais presentes no certame. “Tínhamos quem quisesse meter mais, mas não podíamos aceitar mais”, diz ainda Manuel Ramalho.

A participar no evento encontram-se produtores de norte a sul do país, mas também do estrangeiro.

Taxa de esforço: o indicador essencial para evitar o sobreendividamento, informa a DECO

A taxa de esforço é a medida que relaciona o total das prestações bancárias — como crédito à habitação, automóvel e cartões — com os rendimentos líquidos do agregado familiar. Calcular este indicador é um passo fundamental para qualquer família, pois permite perceber exatamente que percentagem do rendimento mensal está comprometida com dívidas, funcionando como uma ferramenta de prevenção contra o endividamento excessivo e a perda de qualidade de vida.

De acordo com as recomendações financeiras, o valor ideal da taxa de esforço deverá ser inferior a 35%. Para obter este resultado, basta dividir o total dos encargos financeiros mensais pelo rendimento e multiplicar por 100. Caso o resultado ultrapasse este patamar, a DECO aconselha as famílias a encararem o valor como um sinal de alerta imediato, sugerindo a renegociação das condições dos créditos em vigor para evitar situações de rutura financeira.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Ministro da Agricultura defende necessidade de uma maior promoção do setor dos vinhos

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, sublinhou, na passada quarta-feira, 29 de maio, à margem da inauguração da Ovibeja, que Portugal tem um superavit de cerca de 800 milhões de euros no setor do vinho.

Ainda assim, José Manuel Fernandes diz não estar satisfeito por terem sido apenas utilizados 12 dos 20 milhões disponibilizados pelo Governo para a promoção dos vinhos.

Destacando a “grande qualidade” dos vinhos portugueses, “muito fruto do trabalho dos enólogos”, o governante garante ser necessária uma aposta maior naquilo que diz respeito à sua promoção.

“É essencial essa promoção até para, por exemplo… um trabalho que tem de ser feito já, com o Mercosul a entrar em vigor. Não pensemos que basta falar português para termos sucesso no Brasil. E aí o trabalho, por exemplo, no Brasil, é absolutamente essencial para vendermos os nossos produtos e os nossos vinhos”, assegura.

Por outro lado, o governante destacou o trabalho que tem vindo a ser feito nesta área: “Nós aumentámos muito a fiscalização e avançámos, por exemplo, para a rotulagem, de forma a que o consumidor saiba a origem daquilo que está a consumir. Isso é absolutamente essencial e ainda vamos reforçar essa rotulagem e também estamos a trabalhar para a rastreabilidade”.

“Vinho à Prova” é o tema central da edição deste ano do maior certame agrícola do sul do país, a Ovibeja, a decorrer até domingo, 3 de maio, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.

Casa Sarapico celebra mais um aniversário: “são 19 anos de muito trabalho, dedicação e muitos desafios”

A Casa Sarapico, em Elvas, celebra esta sexta-feira, dia 1 de maio, o seu 19º aniversário.

Dizendo que estes são 19 anos de “muito trabalho, dedicação e de muitos desafios”, Rosália Oliveira, a proprietária da loja, estabelecimento que conta com uma vasta oferta no que toca a retrosaria, lingerie e pronto-a-vestir, lembra que a Casa Sarapico, depois de longos anos aberta ao público na Rua Eusébio Nunes, está hoje na Rua da Feira.

“Tem sido muito bom, muito gratificante para mim, não me arrependo nada e é para continuar por muitos mais anos, agora com os novos desafios do online”, diz a empresária aos microfones da Rádio ELVAS.

A verdade é que hoje, com a aposta de Rosália Oliveira numa página de Facebook, as vendas, feitas pela internet, têm-se revelado “uma mais-valia”. “As pessoas fazem as encomendas, depois falamos por mensagem privada e as coisas vão ter a casa”, explica.

Para celebrar este 19º aniversário, a Casa Sarapico vai ter a decorrer uma promoção, com um desconto de dez por cento numa compra feita em loja, entre segunda e quarta-feira, de 4 a 6 de maio.

Rosália Oliveira agradece ainda a todas as suas clientes de Elvas, da região àquelas que, através da internet, também escolhem a Casa Sarapico para fazer as suas compras.

Campo Maior volta a realizar Laço Azul Humano

No mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior assinala a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, uma causa que procura sensibilizar toda a comunidade.

Neste âmbito, no dia 30 de abril, teve lugar no Pavilhão do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro uma iniciativa promovida em parceria com o Município de Campo Maior e outras entidades do concelho. A ação juntou crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do CERN, do Jardim de Infância “O Despertar” e do Centro de Talentos Alice Nabeiro, bem como o Vice-Presidente do Município, Paulo Pinheiro, para a criação do Laço Azul Humano, um gesto simbólico da luta contra os maus tratos infantis.

Esta foi uma organização da CPCJ – Campo Maior, com o apoio do Município, das Juntas de Freguesia do concelho, Agrupamento de Escolas, Centro de Talentos Alice Nabeiro, Jardim de Infância “O Despertar”, Coração Delta, Santa Casa da Misericórdia, Associação de Pais e Encarregados de Educação, GEDA, Sporting Clube Campomaiorense, ULSNA, Bombeiros Voluntários e Guarda Nacional Republicana.

Rão Kyao em quarteto na abertura do 11° ArtJazz Festival

O 11° ArtJazz Festival arrancou em Elvas na noite de ontem, quinta-feira, 30 de abril, com Rão Kyao em quarteto.

O músico que na década de 80 popularizou as sonoridades do saxofone e das flautas de bambu com os álbuns “Fado Bailado” e “Estrada da Luz”, respetivamente de 1983 e 84, apresentou-se no palco do Auditório São Mateus acompanhado por Renato Silva Júnior nos teclados, André Sousa Machado na bateria e Ruca Rebordão nas percussões.

Sob o mote “Territórios do Jazz”, o concerto percorreu várias latitudes musicais, desde temas originais do próprio Rão Kyao até sons de outras latitudes do mundo.

Amanhã, feriado de 1 de maio, o Auditório São Mateus recebe a partir das 21h30 o compositor e músico bracarense André Pizarro Pepe, no contrabaixo e percussões.

Os bilhetes estão à venda na plataforma digital Ticketline e na sala do Largo Luís de Camões, meia hora antes do início do espetáculo.

O ArtJazz Festival é uma organização do Município de Elvas com direção artística de Jorge Góis, que culmina no sábado 2 com o guitarrista espanhol Javier Alcántara e o projeto Short Stories Band.

André Pizarro Pepe: uma das maiores promessas do contrabaixo em Portugal no ArtJazz Festival de Elvas

O 11º ArtJazz Festival de Elvas prossegue na noite desta sexta-feira, dia 1 de maio, com um concerto do músico e compositor André Pizarro Pepe, uma das maiores promessas do contrabaixo em Portugal.

Neste espetáculo, onde dará a conhecer o seu mais recente disco original, “Sons Rupestres”, André Pizarro Pepe não fará apenas do contrabaixo um instrumento convencional, explorando-o também como instrumento de percussão.

Originalmente concebido como um diálogo minimalista entre contrabaixo e guitarra, este concerto propõe uma viagem por sonoridades orgânicas e telúricas, onde o silêncio e a textura têm tanto peso quanto a melodia.

Ao lado do contrabaixo de André Pizarro Pepe, a guitarra acústica de Francisco Neves assegura o suporte harmónico-melódico e a cumplicidade estética que define a génese de “Sons Rupestres”. Para este concerto em Elvas, o duo expande o seu universo sonoro com a participação de um convidado especial: o saxofonista Desidério Lázaro.

O espetáculo tem início às 21h30. Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do concerto no Auditório São Mateus.

Governo aprova 23 medidas na Ovibeja com forte impacto no Alentejo

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira, 30 de abril de 2026, na 42.ª edição da Ovibeja, em Beja, aprovando um pacote de 23 medidas que abrangem áreas como água, agricultura, ambiente, infraestruras, economia e coesão territorial. Entre as decisões, destacam-se novas estratégias para a gestão hídrica, apoios extraordinários ao setor agrícola e alterações legislativas que visam simplificar processos e reforçar a resiliência económica e ambiental do país.

No conjunto das decisões, o Executivo aprovou a adaptação da estratégia “Água que Une” ao Plano de Recuperação e Transformação, com medidas de eficiência, reutilização e modernização de infraestruturas, bem como novos poderes para a empresa do grupo Águas de Portugal responsável pela gestão hídrica. Foram também aprovados apoios de 20 milhões de euros à agricultura devido ao aumento de custos e 60 milhões para recuperar infraestruturas de regadio afetadas pelo mau tempo. A par disso, avançam alterações relevantes em áreas como a pecuária, apicultura, fitofarmacêuticos e matadouros móveis, visando simplificar regras e apoiar produtores.

Medidas com impacto direto no Alentejo

O Alentejo sai particularmente reforçado deste Conselho de Ministros, com investimentos e decisões estratégicas para a região. Entre as principais medidas, destaca-se a autorização de 410 milhões de euros para a modernização da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja, um projeto estruturante para a mobilidade regional. Também relevante é a reprogramação da construção do Novo Hospital Central do Alentejo, com um investimento global de 236,9 milhões de euros, considerado essencial para melhorar o acesso à saúde na região.

Ainda com impacto direto no território, o Governo aprovou apoios à recuperação de infraestruturas hidroagrícolas, fundamentais para o regadio no Alentejo, bem como medidas ligadas à gestão da água e à eficiência dos recursos hídricos — uma questão crítica numa região frequentemente afetada pela seca. A criação de matadouros móveis e a simplificação de regras na atividade agrícola e pecuária são igualmente vistas como respostas concretas às necessidades do interior, promovendo a atividade económica e fixação de população.

Entre outras decisões, o Conselho de Ministros aprovou ainda a revisão de estratégias ambientais e de resíduos, incentivos à mobilidade verde, novas regras para controlo de fundos agrícolas e a adoção do BIM na construção pública. Foi igualmente designada uma nova vogal para a Comissão de Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça, fechando um pacote abrangente de medidas com impacto nacional e regional.

Fábrica da Embraer em Beja ganha força com produção integral do avião Super Tucano

O Governo está a avançar com a instalação em Beja de uma fábrica da Embraer para produzir, de raiz, aeronaves militares A-29 Super Tucano. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Nuno Melo, durante a visita à Ovibeja, onde destacou que o projeto está cada vez mais próximo de se concretizar, com novas reuniões previstas com a empresa no Brasil e uma expectativa de avanço já até ao final do ano.

A futura unidade, a localizar no perímetro da Base Aérea de Beja, deverá criar emprego qualificado e reforçar o cluster aeronáutico nacional, juntando-se à presença da empresa em Portugal, nomeadamente através da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal. O investimento será orientado para a sustentabilidade económica e poderá posicionar o país como produtor completo de aeronaves militares, num projeto que o ministro considera inédito em território nacional.

Montenegro anuncia que quer “ligar todas as capitais de distrito à rede de autoestradas”

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou em Campo Maior medidas para o território que serão discutidas no âmbito do Conselho de Ministros especial que se realiza esta tarde na Ovibeja: “vamos realizar um Conselho de Ministros, em Beja. Temos o objetivo de ligar todas as capitais de distrito por autoestrada”, apontando soluções para Portalegre cujo processo se encontra em fase de estudo, incluindo a avaliação de ligações à A23, a norte, e à A6, a sul por Estremoz e Beja com a ligação em curso.

O conselho de ministros irá ainda divulgar vários investimentos na agricultura, regadio e armazenamento de água, conforme avançara os Ministros da Agricultura e Ambiente, ontem na inauguração da Ovibeja.

Em Campo Maior deixou uma mensagem de “confiança e esperança de que vale a pena tomar opções estratégicas com resultados”. Destacou ainda a cultura empresarial herdada (do comendador Nabeiro): “Acreditar que é possível ter uma grande empresa em Campo Maior, desenvolvendo um projeto com os trabalhadores e em proximidade com a região e o setor social”.

O chefe do Governo reforçou a importância de políticas públicas favoráveis ao investimento: “O Estado deve facilitar a vida dos cidadãos e das empresas. Apostamos num modelo fiscal previsível e que simplifique a vida das empresas”.

Investimento do Grupo Nabeiro reforça liderança ibérica e ambição global a partir de Campo Maior

O reforço do investimento industrial do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, marca uma nova etapa de crescimento da empresa, que ambiciona afirmar-se entre as maiores do mundo no setor do café, com o objetivo de chegar ao top 10. A modernização inclui “um novo armazém de café verde, novos silos, novas linhas de embalamento e de cápsulas e um novo parque de energia renovável”, permitindo “duplicar a capacidade e passar a ser a maior fábrica da Península Ibérica”, destacou Rui Miguel Nabeiro.

O responsável sublinhou ainda a aposta na inovação e internacionalização: “O grupo inova e cria a Delta Venture com start-ups” e deixou claro que “estar no top 10 não é só um desejo, representa uma decisão de continuar a crescer a partir daqui”. Apesar da possibilidade de deslocalização, reforçou a aposta no território: “Podíamos descentralizar a produção, mas Portugal tem talento e capacidade. O interior do país desertifica-se e não é um problema só do Alentejo. Campo Maior resiste porque existe aqui uma âncora — uma empresa cresce e tem obrigação de fazer crescer o espaço onde existe, seguindo o,legado do meu avô”. E concluiu com o objetivo: “Chegar ao top 10 mundial a partir de Campo Maior, do Alentejo e de Portugal, para levar Portugal mais longe. O futuro faz-se com empresas que não esperam, fazem”.

Também João Manuel Nabeiro, chairman do Grupo Nabeiro, destacou o simbolismo do momento: “É com enorme alegria que hoje os recebemos em Campo Maior. A presença de todos, e em especial do primeiro-ministro, deixa-nos cheios de orgulho”. O responsável revelou que o grupo “investiu mais de 20 milhões de euros para reforçar e modernizar a empresa”, acrescentando: “Estamos a duplicar a capacidade de produção e a ficar mais preparados para os mercados onde estamos e onde queremos estar, com um crescimento sólido e ambicioso”. Sublinhou ainda o compromisso territorial: “Este é um investimento no território, um sinal claro de confiança em Campo Maior e no Alentejo. O futuro constrói-se a partir do interior de Portugal, de Campo Maior para o mundo”.

Na vertente institucional, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, evocou o legado do fundador: “O comendador Rui Nabeiro deixou-nos um legado. Caminhou lado a lado com a comunidade local”. Defendeu ainda o papel das empresas na coesão territorial: “As empresas são um parceiro estratégico de coesão com o território. A Delta não deve ser uma exceção”. E acrescentou: “No âmbito das relações transfronteiriças, a Eurocidade entre Campo Maior, Elvas e Badajoz (EUROBEC) é um exemplo de aproximação e eliminação de barreiras. Aqui constrói-se uma Europa mais próxima dos cidadãos, sendo necessário criar condições para instalar mais empresas como a Delta Cafés”.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, alinhou com as mensagens deixadas, afirmando: “Tenho a tarefa facilitada, pois subscrevo as mensagens aqui deixadas. Isto mostra esperança e confiança de que vale a pena tomar opções estratégicas com resultados”. Destacou ainda a cultura empresarial herdada (do comendador Nabeiro): “Acreditar que é possível ter uma grande empresa em Campo Maior, desenvolvendo um projeto com os trabalhadores e em proximidade com a região e o setor social”.

O chefe do Governo reforçou a importância de políticas públicas favoráveis ao investimento: “O Estado deve facilitar a vida dos cidadãos e das empresas. Apostamos num modelo fiscal previsível e que simplifique a vida das empresas”. Anunciou ainda medidas para o território: “Vamos realizar um Conselho de Ministros em Beja. Temos o objetivo de ligar todas as capitais de distrito por autoestrada”, apontando soluções para Portalegre que pode ligar à A23 a norte ou à A6, por Estremoz e Beja com a ligação em curso, bem como investimentos na agricultura, regadio e armazenamento de água.

São Vicente muda-se para o campo: romaria da Ventosa promete dias de festa e tradição

A população de São Vicente, no concelho de Elvas, volta a rumar ao campo para cumprir, um ano mais, a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Ventosa.

O evento, este ano organizado pela Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, realiza-se a partir da noite desta quinta-feira, 30 de abril, e até domingo, dia 3 de maio, num fim de semana alargado em que o convívio será a palavra de ordem, com as gentes da terra a mudarem-se de “armas e bagagens” para junto da capela da Ventosa.

“Desde há uns bons anos para cá que se retomou esta tradição de rumar ao campo nestes dias de final de abril e inícios de maio e, uma vez mais, teremos um fim de semana diferente, de convívio entre amigos, em que muita gente que vive fora regressa à freguesia. É, sobretudo, um fim de semana de diversão”, começa por dizer o presidente da associação, Rúben Ameixa.

Com serviço de bar disponível ao longo dos quatro dias de festa, a comissão de festas promove também um programa de atividades que contempla, a par da tradicional procissão e missa em honra de Nossa Senhora da Ventosa, uma garraiada, dois torneios de malha, música ambiente, um passeio de motos e uma caminhada. Com isto, e para além de procurar dar outra animação à romaria, a associação tenta angariar mais algumas verbas para a organização das festas de verão da aldeia, a terem lugar de 12 a 17 de agosto.

A romaria arranca esta quinta-feira, explica Rúben Ameixa, apenas à noite e com música ambiente, por se tratar ainda de dia de trabalho para muita gente.

Amanhã, sexta-feira, feriado de 1º de Maio, celebra-se o “dia grande” da romaria, às 9h30, com procissão entre a Igreja Matriz de São Vicente e a Capela da Ventosa, seguida de missa com o padre António Carlos. “Depois teremos o almoço para a população e para quem vai jogar à malha, que é confecionado por nós, mas que é oferecido pela Junta de Freguesia”, avança o responsável. Segue-se, a partir das 15 horas, um torneio de malha aberto a todos os interessados.

Já no sábado, dia 2 de maio, o passeio de motos tem concentração marcada para as 8h30, junto à Capela da Ventosa, para um percurso de cerca de 70 quilómetros. Para as 16 horas está prevista uma garraiada com gado da Ganadaria Irmãos Serpa.

A 3 de maio, domingo, último dia da romaria, a organização promove uma Caminhada do Dia da Mãe, a partir das 9h30, entre a Fonte das Bicas, junto ao restaurante “Pompílio”, até à Capela da Ventosa. A programação do evento culmina com um segundo torneio de malha, este apenas destinado a residentes na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Esperando que o São Pedro colabore, para que não chova, nem faça demasiado frio ou calor por estes dias, Rúben Ameixa revela ainda que, ao que tudo indica, serão muitos aqueles que farão do campo, por esta ocasião, a sua “segunda casa”. “Só naqueles dias é que vamos perceber, mas pelo que temos ouvido dizer, este ano, há um maior interesse das pessoas em participar. Do que soubemos até à data, não estará a lotação esgotada, mas estará muito perto disso”, diz ainda.

Na organização do evento, a Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa conta com o apoio da Junta de Freguesia, do Município de Elvas, bem como da restauração e comércio local, que colaboram com a oferta de prémios para o Torneio da Malha.

Montenegro visita investimento superior a 20 milhões da Delta Cafés em Campo Maior para reforçar liderança e crescer lá fora

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés anunciou um investimento superior a 20 milhões de euros na fábrica Novadelta, em Campo Maior, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e acelerar a expansão internacional. A iniciativa permitirá duplicar a produção da unidade industrial e consolidar a posição do grupo como maior torrefator da Península Ibérica, reforçando também a ambição de entrar no Top 10 mundial das marcas de café.

O projeto, iniciado em 2019 e já em fase avançada, inclui a construção de novas infraestruturas, como armazéns de café verde, silos de armazenamento, moinhos industriais e linhas de embalamento, bem como um novo torrefator de grande capacidade. A aposta passa ainda pela inovação tecnológica, com integração de sistemas de automação, digitalização e inteligência artificial, além de um parque fotovoltaico que reforça a componente de sustentabilidade.

Com esta expansão, a Novadelta passa a operar com uma capacidade de cerca de 100 toneladas de café por dia, aumentando a flexibilidade e a resposta aos mercados nacional e internacional. Para Rui Miguel Nabeiro, este investimento “é uma decisão estratégica” que prepara o grupo para competir à escala global, mantendo Portugal como base de crescimento. Em dois anos, a Delta subiu ao top 20 mundial

A apresentação do investimento contou com a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro e do ministro da Coesão Territorial Manuel Castro Almeida, que realizaram uma visita às instalações para conhecer de perto o projeto, sublinhando a importância desta aposta para a dinamização económica da região e para a projeção internacional de uma das marcas mais emblemáticas do país.

Festival Internacional Pés no Chão volta a afirmar Campo Maior como ponto de encontro da dança contemporânea

Voltando a afirmar Campo Maior como um ponto de encontro da dança contemporânea, o Festival Internacional Pés no Chão leva, uma vez mais, os mais diversos espetáculos a diferentes espaços municipais da vila, entre amanhã e domingo, de 1 a 3 de maio.

Promovido pelo Município em parceria com a associação cultural Axpress-Arte, o festival, criado no mandato anterior, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, irá reunir, por estes dias, “mais de duas dezenas de bailarinos internacionais” em Campo Maior.

“Falamos de pessoas que vêm até Campo Maior de todos os pontos do mundo e isso também é muito importante para nós, que continuamos a manter este padrão de cultura, trazendo aqueles que são os melhores até Campo Maior, neste caso, na dança contemporânea”, diz ainda o autarca.

Desta vez, participam no “Pés no Chão” grupos de dança de Espanha, Alemanha, EUA, Itália, Áustria e México. Os espetáculos, ao longo dos três dias, serão apresentados em locais como o Jardim Municipal e o Centro Cultural.

Conheça o programa completo da edição deste ano do Festival Internacional Pés no Chão:

1 de maio

11:00H | Jardim Municipal
Didn’t You Hear? – Maisy DeBerry (Estados Unidos da América)

11:30H | Jardim Municipal
Cuerpos de Amparo – Sheila Quintana (Espanha)

12:00H | Jardim Municipal
La Teoría de Godot – Victoria Hidalgo (Espanha)

18:30H | Centro Cultural
Ma – Muriel Krupa (Alemanha)
From Her, From Her – Camilla Salomon (Itália)
Re:structure – Nathaly Wuttke (Alemanha)
Himno – Andrea Amor & students | Tejido Colectivo (Várias Nacionalidades)

2 de maio

11:30H | espaço.arte
En Tiempo Escuchamos – Paloma Pérez-Rojas (México)

12:00H | Jardim Municipal
Soy Cuerpo y Tengo Nombre – Libertad Pozo (Espanha)

12:30H | Jardim Municipal
Migas con J – A. Murillo & L. Pozo (Espanha)

18:30H | Centro Cultural
I Want to Eat You – Rebecca Haslauer (Áustria)

19:00H | Centro Cultural
Tejiendo el Cuerpo – CÍA Danza Cristina Rosa (Espanha)

3 de maio

11:00H | Centro Cultural
Una Forma de Quedarse – Teresa Escudero (Espanha)

11:30H | Centro Cultural
Ruido Blanco – Miguel Angél Punzano (Espanha)

11º ArtJazz Festival de Elvas arranca com “chave de ouro” ao som de Rão Kyao

É Rão Kyao quem abre, na noite desta quinta-feira, a 11ª edição do ArtJazz Festival de Elvas, que está de regresso, até sábado, 2 de maio, ao Auditório São Mateus.

O festival arranca, desta forma, “com chave de ouro”, com “um grande nome do panorama artístico português”. “É dos artistas mais internacionais que temos em Portugal. Começou pelo saxofone, mas depois dedicou-se às flautas de bambu”, recorda o diretor artístico do festival, o elvense Jorge Goes.

Com 40 anos de carreira, Rão Kyao apresenta-se no ArtJazz Festival em quarteto, afirmando uma ligação ao jazz que atravessa todo o seu percurso artístico: desde “Malpertuis”, obra fundadora do jazz em Portugal, até às múltiplas expressões contemporâneas da sua música. O jazz surge, assim, como território permanente da sua linguagem. Na flauta, amplia uma escrita musical marcada pela elegância, liberdade e escuta atenta, num concerto vivido plenamente no presente.

Acompanham Rão Kyao neste espetáculo Renato Silva Júnior no piano, Ruca Rebordão na percussão e André Sousa Machado na bateria.

O espetáculo tem início às 21h30. Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do concerto no Auditório São Mateus.

Montenegro janta na Adega Regional e dorme em Elvas

O primeiro-ministro Luís Montenegro está esta quarta-feira em Elvas, onde jantou no restaurante Adega Regional, após ter visitado a FIAPE. O chefe do Governo pernoita na nossa cidade, reforçando a ligação institucional a um território marcado pela atividade agrícola, empresarial e turística.

A agenda prossegue esta quinta-feira, logo pela manhã, com uma visita à fábrica da Delta Cafés, pertencente ao Grupo Nabeiro, antes de presidir a um Conselho de Ministros especial na Ovibeja, onde deverão ser divulgados temas estratégicos para o setor agrícola e para o desenvolvimento do Alentejo.

Ovibeja 2026 já abriu portas (c/fotos)

A 42ª Ovibeja abre portas esta quarta-feira, dia 29 de abril, com sessão de abertura programada para as 10h30, pelo Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes e Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

O primeiro dia da feira é de entrada gratuita até às 20h00, com base numa parceria entre a organização e a Câmara Municipal de Beja.

Além de muitos outros motivos de visita à grande feira do sul, a primeira Ovinoite vai ser preenchida pela atuação de Vizinhos, seguindo-se o DJ João Melgueira.

Com “espaço para crescer”, FIAPE volta a afirmar-se como uma das grandes montras do Alentejo

Com grande destaque para a agropecuária, o artesanato e os espetáculos musicais, a 38ª edição FIAPE (Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz), a decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz até domingo, 3 de maio, abriu as suas portas na manhã desta quarta-feira, 29 de abril.

No evento, que se realiza em simultâneo com a 42ª Feira de Artesanato de Estremoz, participam cerca de cinco centenas de expositores, não só das áreas da agropecuária e do artesanato, mas também da restauração, produtos regionais, indústria, comércio, maquinaria agrícola e setor automóvel. Ainda assim, de acordo com o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, o evento tem ainda “espaço para crescer”. “Este é um certame de excelência em termos de agropecuária, e de artesanato é, seguramente, uma das melhores feiras do país”, assegura.

“Se olharmos para a essência da sua génese, na primeira edição, aquilo que era o desafio que se colocava naquele contexto, seguramente, era o mesmo: o de criar oportunidade de comércio, de negócio e promover o setor da agropecuária e o artesanato. Hoje, temos um grande desafio, porque sentimos que a feira ganhou dimensão, espaço mediático”, acrescenta José Daniel Sádio.

Por outro lado, o autarca destaca a presença vincada do Governo no evento, já que, a par do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvino Regalado, presente no momento de inauguração do certame, também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, vão estar hoje na FIAPE.

“Naturalmente que a presença do Governo para nós é muito prestigiante, é um grande orgulho, é importante e isso prova que estamos no caminho correto: temos visibilidade e o Governo sente também essa vontade de vir cá reconhecer esse trabalho”, dizia José Daniel Sádio aos jornalistas.

Dizendo ainda que os números “não enganam”, o autarca garante que toda a economia local sai a ganhar com a FIAPE. “São cinco dias em que virão milhares e milhares de pessoas a Estremoz, não só ao certame, mas também a todo o concelho, em que vão estar cá, vão consumir em Estremoz, vão levar daqui boas energias e voltarão. O crescimento do turismo é evidente, o crescimento em termos de atividade económica é evidente. Ainda assim, não estamos felizes, estamos contentes com o que estamos a fazer e orgulhosos, mas há espaço para mais”, remata.

Para o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que enaltece a importância que o Governo está a dar à FIAPE este ano, eventos como este ajudam a trazer pessoas para o território. “O Governo está muito empenhado em ajudar estes territórios a tratar dos problemas do interior, em estagnar aquilo que é uma fuga de pessoas destes territórios para territórios mais do litoral, e isso só se pode fazer de uma forma que, na verdade, é muito simples, mas muito complexa. E a forma é, para já, manter os mais jovens em Portugal e, depois, estimar os que já fazem destes territórios tão únicos e tão valiosos”, começa por dizer o governante.

Por outro lado, e através de apoios aos municípios, Silvino Regalado defende a necessidade de políticas para a atração de pessoas para o interior do país: “ajuda aos municípios na construção de habitação, ajuda aos municípios na construção de zonas de acolhimento empresarial, que possam acolher empresas dos vários setores de atividade nestes territórios, e aqui em Estremoz em particular, com uma ajuda muito grande ao setor primário e ao turismo, valorizando aquilo que são, por exemplo, os Bonecos de Estremoz, como uma das grandes mais-valias que são Património da Humanidade”.

Citando a banda Vizinhos, dizendo que “se Lisboa é grande, o Alentejo é maior”, Silvino Regalado não tem dúvidas de que a região tem “muita capacidade”, que pode e deve ser explorada.

Na sessão de inauguração do evento, para além de José Daniel Sádio e Silvino Regalado, participaram ainda o presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, o presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Ricardo Catarino, e o presidente da ACORE, Manuel Ramalho.

A visita de Luís Montenegro ao certame está hoje prevista para as 19h30. Do programa de animação do evento, o destaque, nesta primeira noite, vai para o concerto de Plutónio.

Festival Elvas Dança anima Forte de Santa Luzia no sábado

A cidade de Elvas volta a celebrar a arte do movimento com mais uma edição do Festival Elvas Dança, que terá lugar no próximo sábado, dia 2 de maio, a partir das 10h00, no emblemático Forte de Santa Luzia.

Promovido pelo Município de Elvas, o evento reúne várias escolas, academias e grupos de dança do concelho, proporcionando um dia dedicado à expressão artística, à criatividade e ao talento local.

O programa arranca às 10h00 com a atuação da Academia de Dança de Elvas, seguindo-se, às 10h30, o grupo Alto Espírito. Pelas 11h00, sobem ao palco as Naadirahs, e às 11h30 será a vez do Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Elvas.

Durante a tarde, a programação prossegue às 14h30 com Os Dançarilhos, seguindo-se, às 15h00, a atuação da Gota D’Arte. Às 15h30, o público poderá assistir ao espetáculo das SaphiraBellydance, encerrando o festival às 16h00 com a performance do grupo Spotlight.

O Festival Elvas Dança pretende promover a dança nas suas mais diversas vertentes, incentivando a participação da comunidade e valorizando o trabalho desenvolvido pelas associações e escolas locais nesta área artística.

A iniciativa promete transformar o Forte de Santa Luzia num palco de cor, ritmo e emoção, convidando toda a população a assistir e a celebrar a dança num ambiente de convívio e partilha cultural.

Adega Mayor brinda ao Dia da Mãe com uma seleção de rosés

Para assinalar o Dia da Mãe, a Adega Mayor convida a celebrar com elegância e um toque de frescura… em tons de rosa. Porque há gestos que falam mais do que palavras, brindar com um vinho rosé Adega Mayor torna-se a forma perfeita de homenagear quem sempre esteve presente desde o primeiro dia.

Não há duas mães iguais, e não há apenas uma forma de brindar. Há mães elegantes, cosmopolitas, intensas, práticas e sustentáveis e, para cada uma delas, há um rosé Mayor que acompanha na perfeição o seu estilo.

É precisamente esse espírito que se reflete na seleção de vinhos rosé da Adega Mayor, pensados para acompanhar este dia na melhor companhia e transformar cada momento numa celebração maior.

Para a mãe elegante e clássica – Espumante Bruto Rosé 2023

Um convite a celebrar os detalhes. De cor rosa velho, revela um perfil aromático complexo, com notas de cereja e groselha envolvidas em nuances elegantes. Na boca, é fresco, seco e com bolha cremosa — perfeito para este momento de celebração e para harmonizar com sobremesas ou queijos.

Para a mãe cosmopolita e sofisticada – Adega Pinot Noir Rosé 2024

Delicado e sofisticado, apresenta fruta vermelha subtil, como framboesa e cereja, envolta em notas florais. Um rosé gastronómico que convida a abrir os sentidos aos instantes. Complexo e versátil, é ideal para acompanhar pratos exóticos, condimentados, agridoces ou momentos descontraídos com um toque de elegância.

Para a mãe intensa e apaixonada – Touriga Nacional Rosé 2024

Expressivo e sedutor, combina fruta vermelha que lembra morango e groselha. Na boca revela equilíbrio, boa acidez e profundidade, tornando-se uma escolha perfeita para partilhar à mesa.

Para a mãe prática e descontraída – Caiado Rosé 2024

Leve, descontraído e cheio de carácter, este rosé é um convite a abrir os sentidos à imaginação. Na sombra dos dias e na luz das noites, o caiado alentejano pinta a imaginação e desenha o caminho de todos os sonhos. Com as cores que brotam da terra, este é o vinho para pincelar momentos e beber com o coração.

Para a mãe sustentável e natural – Seleção Bio Rosé 2023

Fruto de vinhas biológicas, reflete o compromisso com a natureza e a autenticidade. Intenso e frutado, com notas de ameixa, romã e bagas silvestres, convida a abrir os sentidos aos instantes através de uma experiência genuína que culmina num final de agradável profundidade.

Perfeitos para oferecer, partilhar ou simplesmente brindar, estes rosés traduzem-se em momentos repletos de significado. Porque celebrar o Dia da Mãe é, acima de tudo, celebrar o amor — e há brindes que tornam esse momento ainda mais inesquecível.

Os rosés Adega Mayor encontram-se disponíveis na loja online e em deltahouse.com.

Ovibeja espera mais de 100 mil visitantes e reforça apelos ao investimento no regadio e na água

A Ovibeja voltou a afirmar-se como o maior palco agrícola do sul do país, reunindo decisores políticos, agricultores e agentes económicos numa inauguração marcada por reivindicações, anúncios de investimento e uma forte aposta no futuro do setor. A 42.ª edição decorre em Beja e mantém a tradição de ser não apenas uma feira, mas também um espaço de reflexão estratégica sobre os desafios da agricultura e do desenvolvimento regional.

O presidente da ACOS e da comissão organizadora, Rui Garrido, aproveitou a presença do ministro da Agricultura para colocar em cima da mesa várias preocupações estruturais, desde logo no campo da sanidade animal, com os impactos negativos da doença da língua azul à cabeça. “Apresentámos temas fundamentais como as necessidades do regadio, a nova PAC que terá de ser debatida com o Governo e ainda questões estratégicas como a maior utilização do aeroporto de Beja e a criação de uma ligação ferroviária”, referiu. O responsável sublinhou ainda a importância de garantir condições para aumentar a competitividade do setor agrícola no Alentejo.

Também o presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, destacou o peso da feira para o território: “A Ovibeja é a maior marca do concelho e uma das mais importantes de todo o Alentejo”. O autarca reforçou o papel do certame enquanto espaço de debate e afirmação regional: “É aqui que damos um espaço de reflexão, onde se chamam as atenções e se reclamam melhorias, mas também onde mostramos aquilo que fazemos bem”. Sublinhando a presença do Governo, acrescentou: “É muito importante ver o Conselho de Ministros reunido na Ovibeja (reúne amanhã, quinta feira 30 de abril). A agricultura concentra conhecimento e ambição, onde somos bons e queremos ser melhores. A Ovibeja é o nosso melhor exemplo”.

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou um conjunto de medidas e investimentos relevantes para o distrito de Beja e para o país. “Foram aplicados 195 milhões de euros no último período para o distrito de Beja, sendo que 42% dos apoios da PAC visam responder às normas ambientais”, revelou. O governante destacou ainda a renovação geracional: “168 jovens agricultores vão ser apoiados no distrito”. Entre outras medidas, apontou a antecipação dos pagamentos do gasóleo agrícola e a criação de apoios até 50% para prejuízos causados por intempéries, dependentes de vistorias.

No plano estrutural, o ministro referiu novas respostas para o setor: “Vamos avançar com um mecanismo europeu de resseguros agrícolas, porque os seguros ainda não têm escala em Portugal”. Anunciou também que o Conselho de Ministros irá deliberar sobre uma das prioridades do Governo no âmbito do programa “Água que Une”, prevendo a criação de “400 charcas e albufeiras para retenção de água”. Na sanidade animal, destacou o reforço de verbas: “Duplicámos o apoio para 12 milhões de euros anuais e há um investimento urgente nesta área, nomeadamente no acesso a vacinas a preços comportáveis”. Sobre a Política Agrícola Comum, deixou um aviso: “Isto é uma maratona. A PAC tem de continuar a ser comum e não pode perder financiamento, apesar do excesso de regulação e das especificidades regionais”.

Já a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a Ovibeja como reflexo do país: “Aqui, em Beja, está presente todo o Alentejo e todo o nosso país”. A governante reforçou a articulação com a Agricultura, sobretudo na gestão da água: “Para este Governo não há setores isolados, trabalhamos em conjunto, especialmente nesta área”. Referiu investimentos de 586 milhões de euros em sistemas de abastecimento no Alentejo, abrangendo concelhos como Odemira, Alvito, Cuba e Vidigueira.

Entre os projetos estruturantes, destacou a barragem do Pisão: “É um projeto com grande impacto para o Alto Alentejo, tão importante como foi o Alqueva no seu tempo”. Referiu ainda o avanço da dessalinizadora de Sines, explicando que “vai permitir libertar água de Alqueva para a agricultura”. No âmbito do programa “Água que Une”, sublinhou a prioridade na racionalização do uso da água. Na vertente ambiental, destacou o sucesso da reintrodução do lince-ibérico: “Deixou de ser uma espécie em vias de extinção graças a um projeto exemplar com Espanha”, anunciando ainda a assinatura de um protocolo para mais dez anos de apoio.

A inauguração da Ovibeja confirmou, assim, o peso do certame como plataforma política, económica e social, onde se cruzam decisões estratégicas e ambições para o futuro do mundo rural português.

Portalegre Gaming Fest regressa com mais consolas, videojogos, cosplay e talento local em destaque

Foto: Manobra Principal (Facebook)

O Portalegre Gaming Fest está de regresso ao Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), nos dias 9 e 10 de maio.

Depois de uma primeira edição de sucesso, no ano passado, durante a qual a associação Manobra Principal conseguiu reunir cerca de 1.200 visitantes, o evento volta a oferecer aos amantes dos videojogos e da cultura pop um conjunto de iniciativas, como torneios, demonstrações e as mais diversas atividades interativas.

Destacando, desde logo, a apresentação de jogos criados por estudantes de Portalegre no decorrer do festival, e não tendo dúvidas de que estes serão “dois dias fantásticos”, Bruno Azeitona, presidente da associação, revela que, desta feita, estarão disponíveis para o público “ainda mais consolas retro, máquinas de arcade e de realidade virtual”.

“O primeiro festival correu muito bem, tivemos muita gente, muita gente de fora, tivemos muitas consolas retro e agora claramente passámos para o nível 2. Vamos ter algumas curiosidades, vamos ter jogos criados por estudantes locais, estudantes da Escola Mouzinho da Silveira e estudantes do Politécnico que criaram os jogos e vão apresentá-los lá. Na edição anterior tivemos apenas um e agora vamos ter sete”, avança o responsável.

No decorrer do evento, que promete ser uma verdadeira “viagem no tempo para muitos”, o público poderá desfrutar de consolas desde os anos 70 até às mais recentes. “Vamos ter torneios, muitos jogos novos, muitos jogos antigos. Acho que vai ser uma partilha de emoções a todo o nível”, assegura Bruno Azeitona.

Sendo este um festival para toda a família, para além das consolas e dos videojogos, não ficarão de fora os mais tradicionais jogos de tabuleiro: “É um festival para todas as idades, é um festival para toda a gente, porque lá está, os jogos de tabuleiro também puxam muita gente, assim como os torneios de xadrez, e vai ser muito giro”.

Outra das grandes apostas do Portalegre Gaming Fest recai sobre o cosplay, isto é, a prática de vestir e interpretar personagens de jogos, filmes ou séries, que acaba por dar sempre um “ambiente totalmente diferente ao evento”. “Temos aqui algumas inscrições e vamos ter personagens totalmente diferentes, do mundo do anime, dos videojogos e de filmes, em que cada um encara a sua personagem, o seu herói, digamos assim. É muito giro e já no ano passado, quando lançámos o festival e o formulário para quem se quisesse inscrever, nunca pensámos em ter alguém e tivemos cerca de 20 cosplayers”, recorda o presidente da associação.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a entrada no festival volta a ser gratuita. Tanto no dia 9 como no dia 10, o evento vai abrir portas às 10 horas e encerrar às 20 horas.

Conheça o programa completo do evento:

Apesar dos “desafios” que enfrenta atualmente, a dança continua a ser “refúgio e terapia” para muitos

Celebra-se hoje, 29 de abril, o Dia Internacional da Dança, data instituída pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO no ano de 1982. Neste dia celebra-se esta arte e procura-se mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, étnicas e culturais.

De acordo com Letícia Garcia, professora de dança em Campo Maior, que lembra que a dança pode ser “um refúgio” ou até “uma terapia” para muitos, esta é uma arte que, atualmente, enfrenta “muitos desafios, até mesmo com a questão da juventude”. “Temos hoje os meninos muito mais parados, sedentários e agarrados aos telemóveis e isso também se tem notado um pouco ao longo destes anos: a diminuição de alunos de faixas etárias mais jovens”, assegura. Por outro lado, a professora defende que a dança é para todos sem exceção, independentemente da idade, desde que exista “essa vontade”.

Em Campo Maior, Letícia Garcia é a responsável pelo Projeto de Formação de Dança Oriental do Município, com aulas apenas destinadas ao sexo feminino, no Centro Cultural, às quintas e sextas-feiras, entre as 18 e as 20 horas.

A professora, que implementou também recentemente na vila aulas de Dança Oriental para mães e filhas, permitindo que “usufruam de uma aula divertida, que cria momentos de partilha entre elas”, revela que aceita novas alunas ao longo de todo o ano. “Eu normalmente permito a entrada de alunas ao longo do ano. Tento, de certa forma, ir enquadrando quando a aluna entra na turma, fazendo um acompanhamento mais próximo”, remata Letícia Garcia.

De recordar que, de forma a assinalar este Dia Internacional da Dança, o Centro Cultural de Campo Maior acolheu, no passado domingo, 26 de abril, o I Encontro “Passos que Unem”, com a participação de grupos e escolas dos mais variados estilos de dança da região.

Futebol de formação: “O Elvas” junta 40 equipas no “Elvas Cup Gold Energy”

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) promove, nos dias 30 e 31 de maio e 6 de junho, a primeira edição do “Elvas Cup Gold Energy”: um torneio de futebol dedicado aos escalões de formação, a ser disputado nos campos António Semedo e Pedro Barrena do Estádio Municipal.

No primeiro fim de semana disputam-se os jogos dos escalões de Petizes, Traquinas, Sub-10 e Sub-11, enquanto para 6 de junho está marcada a competição de Sub-12.

De acordo com o presidente do clube, João Pedro Ruas, este não é mais, ainda que com outro nome, que o regresso de uma prova que “O Elvas” organizava quando ainda não havia Mundialito. “No fundo é o regresso de um torneio que já existia há alguns anos por direções anteriores, que era o Torneio Internacional ‘Cidade de Elvas’, que depois deixou de ter calendário porque passámos a ter aqui na nossa região o Mundialito. Este ano, sabendo que não ia acontecer o Mundialito e também porque era uma das nossas ideias, da nova direção, quisemos arranjar calendário, uma data boa para que pudéssemos voltar a fazer um torneio, porque Elvas, com as nossas condições e com a nossa localização, merece ter um bom torneio”, diz o dirigente.

Ainda assim, e para já, o torneio não irá ter uma componente internacional. “Vamos ter só equipas portuguesas de diferentes associações: da Associação de Futebol do Algarve, de Lisboa, de Setúbal, de Évora, de Castelo Branco”. “Queremos que seja uma grande edição, mas para já que não seja com demasiadas equipas, para que não corra mal e que possamos depois, nos próximos anos, então, passar a ser internacional”, explica João Pedro Ruas.

Neste “Elvas Cup” vão participar 40 equipas, incluindo de grandes clubes como Benfica, Sporting e Braga. Explicando que a direção de “O Elvas” pretende dar oportunidade aos seus atletas de competirem “contra atletas de outras associações, para conhecerem outras realidades”, o presidente destaca outras equipas que também vão disputar a prova, como o Lusitano de Évora, o Juventude de Évora, o Atlético de Reguengos, o Paderne e o Benfica de Castelo Branco. “Tivemos entretanto um contacto do Farense e vamos ver se ainda é possível encaixar o Farense”, revela ainda.

A expectativa é que a prova reúna, entre os três dias de competição, meio milhar de atletas e mais de duas mil pessoas, entre staff e familiares dos jovens futebolistas.

A entrevista completa a João Pedro Ruas para ouvir no podcast abaixo:

“7 Maravilhas da Dança de Elvas” em exposição no Forte de Santa Luzia

A exposição “7 Maravilhas da Dança de Elvas” vai estar patente no Forte de Santa Luzia entre hoje, 29 de abril, e 31 de maio, numa iniciativa que pretende revisitar e celebrar algumas das mais marcantes edições do Festival da Dança, evento que ao longo dos anos se afirmou como uma referência cultural no concelho.

A inauguração, aberta ao público, acontece na tarde desta quarta-feira, pelas 17h30, no Forte de Santa Luzia e convida os visitantes a lembrar as coreografias, atuações e grupos que marcaram anteriores edições, desde a dança contemporânea ao ballet, passando pelas danças urbanas, orientais e performances infantis, refletindo o crescimento e a evolução do Festival da Dança enquanto espaço de expressão cultural e artística.

Promovida pela Câmara Municipal de Elvas, a mostra reúne registos fotográficos e momentos emblemáticos de diferentes participações, estilos e coletividades ligadas à dança que passaram pelo festival, evidenciando a diversidade artística e o impacto deste evento junto da comunidade.

“7 Maravilhas da Dança de Elvas” pretende, assim, prestar homenagem aos bailarinos, professores, associações e entidades que têm contribuído para o sucesso desta iniciativa, valorizando o papel da dança na promoção da cultura, da inclusão e da participação intergeracional.

Estratégias de intervenção no património edificado em debate em Elvas

Elvas recebeu esta terça-feeira, 28 de abril, a segunda sessão das Jornadas de Reabilitação Integral do Património em ambos os lados da Raia (RIPAR 2026), uma iniciativa promovida pelo Colégio Oficial de Arquitetos da Extremadura (COADE) e pela Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos (OASRALT), dedicada à valorização e preservação do património arquitetónico transfronteiriço.

O encontro decorreu no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e reuniu profissionais e instituições de Portugal e Espanha, num espaço de reflexão e partilha de conhecimento sobre estratégias de intervenção no património edificado.

A sessão de abertura contou com a presença do vereador Sérgio Ventura, em representação do Município de Elvas, que deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância da cooperação transfronteiriça na salvaguarda e valorização do património comum. O autarca desejou ainda que os trabalhos decorressem de forma profícua e que esta jornada contribuísse para o reforço da colaboração entre os profissionais e instituições dos dois lados da fronteira.

Participaram igualmente na abertura a presidente da OASRALT, Cláudia Alexandra de Oliveira Calado Gaspar, e o bastonário do COADE, Manuel Cabalgante Gallardo.

O programa incluiu apresentações técnicas, análise de casos reais, partilha de metodologias aplicadas à reabilitação patrimonial e visitas guiadas a obras de especial interesse, promovendo o intercâmbio de experiências e boas práticas entre especialistas portugueses e espanhóis.

A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas e do Ayuntamiento de Olivenza, afirmando-se como um importante momento de cooperação ibérica e de valorização do património construído no contexto raiano.

Sorteio público dos 60 fogos da Quinta dos Arcos esta quarta-feira no Auditório São Mateus

Dando cumprimento ao programa de concurso para atribuição de 60 fogos da Quinta dos Arcos, em regime de arrendamento acessível, a Câmara Municipal de Elvas informa que o ato público do sorteio realiza-se esta quarta-feira, 29 de abril, pelas 18 horas, no Auditório São Mateus.

O sorteio será efetuado pelo notário Luís Meruje. Em causa estão 24 tipologias T2 e 36 tipologias T3.

Para o efeito foram  convidados todos os candidatos admitidos.

CEN conquista primeiro lugar no Meeting de Natação de Castelo Branco

A secção de natação do Clube Elvense de Natação (CEN) participou no dia 25 de abril no XIII Meeting de Natação Cidade de Castelo Branco, onde competiram 12 clubes num total de 210 atletas (109 masculinos e 101 femininos).

O CEN fez-se representar por quatro atletas femininas e seis masculinos, sendo eles Inês Escarduça, Iara Rodrigues, Rita Caldeira e Stefania Chitic, Diogo Munhão, João Martim Piçarra, Gonçalo Costa, Duarte Munhão, Manuel Sanguinho e João Sanguinho.

Sendo este Meeting decidido através de classificação por clubes e pelo somatório por pontos dos atletas participantes, foi o Clube Elvense de Natação a sagrar-se o grande vencedor desta prova, alcançando assim o primeiro lugar.

Para a vitória contribuíram os dez atletas do CEN, entre os quais se destacam os seguintes resultados: Inês Escarduça – 1ª Classificada Feminina no escalão de Absolutos; Rita Caldeira – 1ª Classificada Feminina no escalão de Infantis e Gonçalo Costa – 1º Classificado Masculino no escalão de Infantis, ele que alcançou TAC (Tempo de Admissão a Competição) para os Nacionais de Infantis a realizar em julho, podendo assim acompanhar a sua colega de clube e escalão Rita Caldeira, previamente apurada.

Ovibeja é a feira do campo e da cidade onde se interligam trabalho, convívio e lazer

A edição deste ano da Ovibeja vai ser inaugurada esta quarta-feira, dia 29 de abril, às 10h30, em sessão a decorrer com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.

No dia seguinte, quinta-feira, 30 de abril, a Ovibeja vai contar com a presença, depois de almoço, de um Conselho de Ministros.

Entre os expositores nacionais e internacionais contam-se a região convidada as Terras de Trás-os-Montes (TTM) presentes com várias entidades, produtos e atividades, através da Comunidade Intermunicipal (CIM) das TTM.  O Brasil também vai ter uma delegação empresarial, com stand no Pavilhão Institucional. Os nossos vizinhos espanhóis estão presentes em representação de vários setores de atividade.

A aguardar mais de 100 mil visitantes, a 42ª Ovibeja tem uma programação diária dirigida aos profissionais e às famílias, grupos de jovens, crianças.  Além dos colóquios e seminários sobre os mais diversos temas da atualidade, que ocorrem em seis auditórios, a feira integra iniciativas para profissionais ligadas à componente animal, apresentações e demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas, reuniões empresariais, encontro de investigadores, iniciativas para estudantes, entre muitas outras ações de trabalho. Mas a Ovibeja integra também uma programação diária de iniciativas dirigidas a quem pretende obter experiências sensoriais fora do comum, num contexto muito particular.

Atividades para crianças e suas famílias

Para os mais pequenos e suas famílias, a Ovibeja oferece o Espaço Aprender Mais que conta com uma extensa programação da responsabilidade da ACOS + e de diferentes parceiros. As atividades para os mais novos vão ser realizadas no Pavilhão Central, Pavilhão da Pecuária, Pavilhão da Caça, Natureza e Biodiversidade, Quinta Pedagógica. Inclui a aula do burro, atividades ligadas à tosquia de ovinos, fabrico de queijo, música, dança, demonstrações caninas, jogos e atividades ligadas à sustentabilidade, literacia financeira, showcookings, apresentação dos Caretos de Podence, entre muitas, muitas outras iniciativas e surpresas.

Iniciativas para todos os públicos

Todos os pavilhões têm iniciativas diárias dirigidas aos visitantes. No Pavilhão Vinho e Azeite são realizadas diariamente iniciativas ligadas ao vinho e ao azeite, com provas destes dois produtos, gastronomia, apresentações de marcas presentes no mercado, um concurso aberto à participação dos visitantes enquanto membros do júri, entre muitas outras propostas. No Pavilhão Institucional acontecem apresentações de projetos, showcookings, provas de produtos da responsabilidade dos expositores presentes. No Pavilhão da Caça, Natureza e Biodiversidade destacam-se atividades e um olhar sobre a natureza e o mundo rural. O Pavilhão da Pecuária revela a riqueza das raças autóctones e não autóctones com apuramento genético que fazem dos mais de 400 exemplares presentes um motivo de grande atração. Neste espaço vão também ocorrer várias iniciativas, desde um desfile e apresentação das raças presentes e concursos das raças ovinas Campaniça, Merino Branco, Merino Preto, Merino Alemão, Suffolk e porco Raça Alentejana. São ainda realizadas diariamente demonstrações de tosquia de ovinos e realizadas iniciativas para as crianças. No Campo da Feira, que este ano vai contar com um espaço de Street Food, são realizadas apresentações e demonstrações de equipamentos e maquinaria agrícola. São ainda efetuadas demonstrações de novas tecnologias ligadas a projetos e ações de formação. No Pavilhão Comércio e Serviços funciona a maioria das oficinas destinadas às crianças a cargo de várias entidades, entre as quais, a ACOS. Este espaço integra ainda expositores de áreas diversificadas, desde mobiliário e equipamentos para casas e jardins, artesanato, pronto a vestir, etc. 

A Avenida exterior é um espaço aberto de interação com todos os visitantes. O Palco Avenida, à entrada da feira, oferece diariamente diferentes expressões musicais, com especial relevo para o cante alentejano. No dia 2 de maio, sábado, a Avenida inteira vai ser o palco principal dos mais de 500 cantadores que integram o Comboio do Cante vindos da diáspora alentejana. Esta iniciativa conta com a participação e apoio da Casa do Alentejo em Lisboa, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Câmara Municipal de Beja e ACOS. 

Uma das áreas da Ovibeja mais procuradas pelos visitantes é o espaço de restauração com a presença de restaurantes de carnes com Denominação de Origem Protegida. Com muita procura está também o Restaurante Solar da Campaniça com diferentes receitas de borrego da raça Campaniça criado em extensivo. Também a área de comes e bebes da Tenda Gastronómica inclui expositores de diferentes pontos do país com tasquinhas de grelhados, tapas diversas, sandes de queijo, presunto, onde a gastronomia e o convívio se complementam tardes e noites dentro. No exterior existem ainda expositores de Street Food.

Na Tenda Produtos Regionais, junto ao Pavilhão Vinho e Azeite, estão todos os produtos agroalimentares de qualidade superior, a maioria dos quais é responsável pela vinda de muitos visitantes à Ovibeja.

Os espetáculos equestres acontecem no Picadeiro D. Diogo Sobral, com vários momentos que incluem fado e cante e a disputa de concursos regionais e nacionais de ensino, modelo e andamento, saltos. Inclui ainda um Open Ibérico de Horseball.

Os concertos da noite vão acontecer no Palco Sagres que vai receber a presença de Vizinhos e o DJ João Melgueira a 29 de abril, Nininho Vaz Maia e a DJ Ana Isabel Arroja na noite de 30 de abril, Mariza e DJ Diego Miranda a 1 de maio e ainda ÁTOA, Goldcobra e KURA na noite de 2 de maio.

A organização da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

FIAPE volta a assumir-se como “uma grande feira de referência agropecuária”

A Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), um dos maiores certames de promoção e valorização económica do Alentejo, está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições da cidade, entre amanhã e domingo, de 29 de abril a 3 de maio.

Voltando a assumir-se como palco privilegiado para as empresas de diferentes ramos – desde as atividades comerciais e industriais, passando pela maquinaria agrícola, os automóveis, os produtos regionais e a própria restauração – darem a conhecer os seus produtos ao público, esta, que é já a 38ª edição da FIAPE, decorre em simultâneo com a 42ª Feira de Artesanato de Estremoz.

Esperando que as condições climatéricas contribuam para o sucesso do evento, que tem vindo a ser preparado com “toda a dedicação e empenho”, o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, assegura que a autarquia procura que a FIAPE, a cada edição, seja “sempre a melhor de todas”.

Destacando a essência da FIAPE e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com a ACORE (Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz) e com os próprios produtores, o autarca não tem dúvidas de que esta será mais “uma grande feira de referência agropecuária, com uma participação riquíssima de ovinos, caprinos e bovinos, com produtos e com concursos de referência nacional e internacional”.

Por outro lado, José Daniel Sádio destaca a feira de artesanato que se realiza por esta ocasião, considerada “uma das melhores do país”. “Teremos cá a excelência do artesanato de norte a sul e ilhas e para complementar, como sempre, temos o espaço institucional e empresarial”, acrescenta. Com expectativas elevadas no que toca ao número de visitantes que irão passar pelo certame, o autarca revela ainda que o investimento feito na FIAPE “ronda os 700 mil euros”.

Uma vez mais, a FIAPE conta também com um diversificado programa de animação cultural e espetáculos musicais, que arranca, amanhã, com Zé Pedro Sousa, Plutonio e DJS MDK. Seguem-se, na quinta-feira, dia 30, Al-Canti, André Amaro, Vizinhos e DJ É-me. Na sexta-feira, dia 1 de maio, e após uma “Tarde Alentejana”, sobem a palco Marotos da Concertina, Padre Guilherme, DJ Attilo e DJ KYD3N. No sábado atuam Corda Bamba, Fernando Daniel, DJ Johnny e DJ Krylox. A FIAPE despede-se no domingo, dia 3, com o arranque de mais uma edição do Festival de Fado de Estremoz, num dia dedicado aos fadistas amadores.

A inauguração do certame está marcada, amanhã, para as 10 horas.

Margarida Paiva propõe criação de Programa Municipal de Captação de Apoios e Competitividade Agrícola de Elvas

Margarida Coelho de Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, apresentou uma proposta para a criação do Programa Municipal de Captação de Apoios e Competitividade Agrícola de Elvas, a ser incluída na ordem de trabalhos da próxima reunião do executivo, marcada para 6 de maio.

Num comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, a vereadora explica que esta é “uma iniciativa destinada a reforçar o setor agrícola local, a apoiar produtores e a atrair financiamento externo para o concelho”, até porque a agricultura “continua a ser um dos setores mais relevantes da economia local, com impacto direto no emprego, no território e na criação de riqueza”.

Contudo, “muitos agricultores continuam a enfrentar dificuldades no acesso a apoios disponíveis, excesso de burocracia e ausência de acompanhamento técnico de proximidade”.

A proposta agora apresentada por Margarida Coelho de Paiva prevê medidas como a criação de Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor; apoio técnico na preparação de candidaturas a fundos nacionais e europeus; promoção da eficiência hídrica e energética; valorização dos produtos locais; criação da marca “Produzido em Elvas”; e incentivo a mercados locais e circuitos curtos de comercialização.

Para Margarida Coelho de Paiva, o concelho deve assumir uma postura ativa: “Não basta reconhecer a importância da agricultura. É preciso criar condições concretas para apoiar quem trabalha, investe e produz riqueza no nosso concelho.”

A vereadora defende que, existindo programas nacionais e europeus disponíveis, o Município “deve ajudar os produtores de Elvas a beneficiar desses recursos, transformando oportunidades em resultados reais”.

Município de Campo Maior reforça qualificações dos seus trabalhadores através de protocolo com a CCDR Alentejo

O Município de Campo Maior assinou, na semana passada, um protocolo de parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, para que possa vir reforçar as qualificações e competências dos seus trabalhadores, através do Centro Qualifica da Administração Pública.

A formação inicia-se já amanhã, dia 29 de abril, com os técnicos de Ação Educativa, explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, que adianta que a autarquia vinha a preparar este protocolo com a CCDR há já algum tempo. “Nós vamos iniciar esta formação pelos técnicos da Ação Educativa, onde tivemos muita gente interessada do ponto de vista das escolas. Acreditamos nós, e acreditam também os funcionários, que mais dia, menos dia, será uma função obrigatória e até do ponto de vista da carreira será interessante para eles obter um nível 4 de qualificação”, diz o autarca.

“Vamos iniciar já no próximo dia 29 essa mesma formação. Tivemos uma reunião preparatória e, na passada segunda-feira (dia 20 de abril), conjuntamente com o senhor presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, assinámos aqui nos Paços do Concelho esse mesmo protocolo”, remata Rosinha.

Em regime presencial e online, esta formação destinada a trabalhadores com vínculo à Câmara Municipal de Campo Maior e detentores do 9.º e 12.º ano de escolaridade, permitirá a obtenção de novas qualificações numa área com elevada relevância social e educativa.

Paiol de Santa Bárbara dará lugar a Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas

O executivo municipal de Elvas reuniu na passada quarta-feira, 22 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo aprovado a revisão do Projeto de Reabilitação do Paiol de Santa Bárbara e Criação do Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas.

Um investimento, superior a um milhão de euros, que irá reabilitar mais um edifício militar que se encontra a necessitar de intervenção e no qual será instalado o Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas, para perpetuar a nossa história para as gerações vindouras.

Aprovada a proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, concretamente no que respeita às Bolsas de Mérito, reforçando o apoio aos estudantes do concelho e congratulando o mérito académico.

Entre os assuntos em destaque esteve a proposta de parceria na atribuição de prémios à ARKUS – Associação Juvenil, no âmbito do Concurso de Curtas-Metragens, iniciativa organizada em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II, reforçando o apoio do Município às atividades culturais e ao envolvimento dos jovens em projetos criativos e educativos.

Os eleitos aprovaram, por maioria, com uma abstenção, a proposta de hasta pública para venda de um lote de terreno no Revoltilho. Aprovado a proposta do Loteamento Municipal da Zona Habitacional da Boa-Fé – 102 Fogos.

Foi igualmente aprovada a aquisição de serviços de subscrição anual da plataforma digital PressReader, permitindo ampliar o acesso à informação e à leitura digital por parte da comunidade.

A reunião contemplou ainda a proposta de alteração dos Estatutos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Foi também analisada e reprovada a proposta de reforço operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), decisão votada por maioria, com três votos contra e duas abstenções.

Por fim, foram deliberados apoios ao Clube Elvense de Natação e à ARKUS – Associação Juvenil, reconhecendo o trabalho desenvolvido por estas entidades em prol da juventude, do desporto e da dinamização cultural do concelho.

Eleições em Santa Eulália: a aguardar resposta de Rondão há mais de um mês, Picado prevê avançar para a CNE

A quarta e última reunião para tentativa de formação do executivo da Junta de Freguesia de Santa Eulália realizou-se a 6 de março. Uma vez mais, e sem se chegar a um consenso entre os eleitos das diferentes forças políticas, ficou claro que não havia alternativa senão avançar para novas eleições.

Nesse sentido, José Picado, presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália eleito pelo CHEGA, fez chegar um ofício ao presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, com vista à marcação dessas eleições intercalares mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta, segundo revela em declarações à Rádio ELVAS.

“Mandei-lhe o ofício e o relatório fundamentado, em carta registada, com aviso de receção, e foi rececionado na Câmara no dia 11 de março. Mas parece que aqui, nesta Câmara, não há prazos para responder a nada…”, começa por dizer José Picado, que lembra que a junta de Santa Eulália continua num verdadeiro “impasse”.

“Eu já pedi várias vezes que se considere esta impossibilidade de constituição da junta, que se considere impossível a nível político. Com este impasse, estamos cada vez mais apertados a nível de ação. A ação é simplesmente a nível administrativo, o que torna muito, muito difícil gerir uma freguesia”, adianta.

No caso de Rondão Almeida não responder entretanto ao ofício, convocando eleições, José Picado garante que irá entrar por “outras vias”, sendo uma delas “ir diretamente à Comissão Nacional de Eleições” (CNE). “Tenho intenção de o fazer, e quando digo que tenho intenção de o fazer, o senhor presidente da Câmara sabe perfeitamente que o faço”, assegura.

Para José Picado, a não marcação de eleições, por parte do presidente da Câmara Municipal, tem apenas em vista “dificultar ao máximo” o trabalho da junta de freguesia. “Nós não conseguimos andar para a frente com a junta de freguesia e penso que o objetivo é precisamente esse: dificultar ao máximo a ação, de forma a tentarem manipular a população, para tentarem demonstrar que é a junta de freguesia que não consegue fazer as coisas, quando a junta de freguesia não pode, porque são eles que estão a barrar as coisas legalmente”, garante.

Por outro lado, Picado defende que o Movimento Cívico por Elvas e o PS estão a “tentar ganhar tempo para ouvir a população”, tal como fizeram “naquele célebre comício (sobre a variante), disfarçado de auscultação” da população, sem apresentar nenhum estudo político-económico, financeiro ou demográfico; não apresentaram nada”. “A única coisa que fizeram foi apresentarem-se ali a gritar ao povo e o objetivo deles era auscultarem a população. E é isso que eles continuam a fazer: é auscultar e saber até onde podem ir”, diz ainda.

Revelando que, na atual situação, a junta de freguesia não pode, por exemplo, comprar uma máquina de química, mas pode saldar dívidas deixadas pelo executivo anterior, José Picado diz ainda que, dentro das limitações impostas, sente que tem feito “muito trabalho” em prol da população.

A entrevista completa a José Picado para ouvir no podcast abaixo:

RIPAR 2026 realiza-se esta terça-feira em Elvas

Foto: D de Delta

O Colégio Oficial de Arquitetos da Extremadura (COADE) e a Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos (OASRALT) promovem, hoje, terça-feira, dia 28 de abril, em Elvas, a segunda sessão das Jornadas de Reabilitação Integral do Património de Ambos os Lados da Raia (RIPAR 2026), uma iniciativa dedicada à valorização e preservação do património arquitetónico transfronteiriço.

Depois da primeira sessão, a 21 de abril, em Olivença, o encontro em Elvas assume particular destaque ao reunir profissionais e instituições de Portugal e Espanha num espaço de reflexão e partilha sobre estratégias de intervenção no património edificado.

A sessão em Elvas terá lugar a partir das 10h30, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e contará com a receção institucional de um representante do Município de Elvas, da presidente da OASRALT, Cláudia Alexandra de Oliveira Calado Gaspar, e do bastonário do COADE, Manuel Cabalgante Gallardo.

O programa inclui apresentações técnicas, análise de casos reais, partilha de metodologias aplicadas à reabilitação patrimonial e visitas guiadas a obras de especial interesse, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre especialistas dos dois lados da fronteira.

I Encontro “Passos que Unem” juntou dança e cultura dos dois lados da fronteira no Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu na tarde de domingo, 26 de abril, a primeira edição do encontro “Passos que Unem”, uma iniciativa promovida pelo Município de Campo Maior, através do Projeto de Formação de Dança Oriental.

O espetáculo, promovido no âmbito do Dia Internacional da Dança, celebrado a 29 de abril, reuniu várias escolas e grupos de dança da região, de ambos os lados da fronteira, proporcionando ao público uma tarde marcada pela diversidade artística e cultural. Em palco estiveram representados estilos como dança oriental, kizomba, ballet clássico, dança contemporânea e flamenco.

Além das alunas do Curso de Dança Oriental do Município de Campo Maior, participaram também os alunos dos projetos de Ballet Clássico e Música, bem como grupos convidados como o EsPasso de Dança, de Portalegre, o grupo Naadirahs, de Elvas, Las Lunas e a Escola Puro Flamenco, de Badajoz, e ainda a dupla de kizomba Yoel e Aris.

Ao longo da tarde, os diferentes grupos apresentaram coreografias que refletiram não só a identidade de cada estilo, mas também o espírito de partilha e colaboração que marcou este primeiro encontro

Integrado no programa comemorativo dos 52 anos do 25 de Abril em Campo Maior, o “Passos que Unem” encerrou as celebrações com uma iniciativa que reforçou a importância da arte como elo de ligação entre culturas, gerações e territórios.

Mamma Mia: Alunos de Elvas despedem-se do palco com ovação de pé

O auditório da Escola Secundária de Elvas encheu-se, no passado dia 23, para a última representação do musical Mamma Mia, levado a cena pela turma do 12.º B.

Sob a encenação de Carlos Beirão, os jovens estudantes despediram-se do projeto com uma atuação memorável, pautada por momentos de grande animação, humor e coreografias cuidadas.

O desempenho excecional do grupo conquistou o público, que, no final, aplaudiu entusiasticamente de pé, celebrando o talento e o esforço dos finalistas.

Portalegre volta a ser a Capital da Doçaria Conventual e Tradicional de 1 a 3 de maio

Os claustros do Mosteiro de São Bernardo preparam-se para receber a 24ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre.

Entre os dias 1 e 3 de maio, volta a realizar-se na cidade o certame que promete adoçar o fim de semana prolongado, reunindo cerca de 40 expositores de excelência num espaço que alia a gastronomia, história e património, cultura e animação para toda a Família.

Para além da venda e degustação de doces, o programa propõe uma viagem no tempo com a exposição “Arte da Cozinha”. Baseada no primeiro livro de cozinha português, da autoria de Domingos Rodrigues, a mostra reúne utensílios históricos usados na confeção e apresentação de doces.

A animação, que integra cultura, momentos musicais e atividades para todas as idades, será constante e diversificada, com as atuações dos grupos Tira Sortes, Rumo ao Sul, Sons do Campo, alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano, Tuna da Academia de Santa Clara e alunos da Escola Musical Adágio, e ainda uma Noite de Fados; a animação Itinerante pelas companhias Bipolar, Trupe Euterpe, Boca de Cão, Era Uma Vez, Marionetas, que enchem todos os recantos do Mosteiro com a sua presença, personagens, cor e histórias; Workshop de Queijada de Requeijão, orientado pelo Chef Marco Vintém da Theobrama; e um especial Dia da Mãe, no domingo, com o workshop “Pequenos Chefs, Grandes Mães”, orientado pelo Chef Cristiano Louro (EHTP), proporcionará uma experiência única a crianças (dos cinco aos 10 anos) e às suas mães.

Outro dos pontos altos do evento será a escolha dos melhores sabores do ano nos concursos “Melhor Doce Conventual”, “Melhor Doce Tradicional” e “Melhor Licor Tradicional”.

Destaque ainda para o “Concurso da Boleima de Portalegre”, aberto a toda a comunidade, que desafia os detentores das melhores receitas locais a participarem neste momento, pondo à prova do júri esta especialidade da doçaria portalegrense.

O Claustro Superior contará com um serviço de cafetaria e refeições ligeiras, assegurado pelo CCD do Município de Portalegre.

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre mantém o selo de Feira Qualificada, sendo uma das pioneiras a nível nacional. Desde 2014, que o Município e a Associação QUALIFICA / oriGIn Portugal asseguram um rigoroso processo de seleção, garantindo que os visitantes encontram produtos de autenticidade e qualidade superior.

Monforte terá novo hotel de cinco estrelas: investimento é de cerca de 16 milhões de euros

Um novo hotel de cinco estrelas vai nascer na Herdade da Fadagosa, em Monforte, num investimento estimado em cerca de 16 milhões de euros.

O projeto desta unidade hoteleira, de acordo com o presidente da Câmara de Monforte, Miguel Rasquinho, encontra-se a “marinar há cinco ou seis anos”. “Mas é um investimento que efetivamente vai avançar: já foi pedida a licença de construção, portanto, o processo está resolvido na nossa Divisão de Obras e agora, como costumo dizer, é colocar as máquinas no terreno e avançarmos com esse investimento”, acrescenta o autarca.

Prevendo-se, com esta nova unidade hoteleira, a criação de “algumas dezenas de postos de trabalho” em Monforte, Miguel Rasquinho explica ainda que este não será “um hotel qualquer”. “É um hotel com muita qualidade, de uma gama superior, ligado aos cavalos e, enfim, à vida rural e, portanto, penso que será mais um sucesso igual àqueles que já temos aqui no concelho”, remata o edil.

Este novo hotel ficará situado na entrada de Monforte, próxima do IP2, na ligação a Estremoz.

“Mesa Ibérica – Chefs Gastro Fest” reúne a melhor gastronomia de Portugal e Espanha em Campo Maior

A Quinta dos Pavões, em Campo Maior, será ponto de encontro entre sabores e tradições, na primeira edição da “Mesa Ibérica – Chefs Gastro Fest”, evento que apresentará ao público mais de 30 propostas gastronómicas e que contará com a participação de oito chefs, entre sexta-feira e domingo, de 1 a 3 de maio.

Foi à mesa, com “boa comida e umas guitarras”, entre amigos, que Vítor Canhão, proprietário da Quinta dos Pavões, teve a ideia de organizar este evento. “Como tenho a estrutura, tenho o conhecimento e tenho uma grande paixão pela gastronomia do Alentejo, pensei em fazer um festival gastronómico, em que se juntasse boa comida, uma boa mesa e uma boa guitarra para desfrutarmos”, começa por explicar o mentor do evento.

Com Espanha logo ali ao lado, e tendo em conta a boa gastronomia dos dois lados da fronteira, o evento, com um vertente ibérica, dará destaque tanto às mais diversas iguarias portuguesas como espanholas. “Vamos ter o bom presunto Pata Negra, vamos ter o bom chouriço, o bom paio e vamos ter as nossas sopas de cação, o cozido de grão, vamos ter o ensopado de borrego. Vamos ter tudo do melhor para receber bem e para que os nossos visitantes saiam daqui deliciados”, diz Vítor Canho.

No evento, participam, para além de outros cozinheiros convidados, quatro chefs portugueses e quatro espanhóis. Entre as presenças já confirmadas estão as dos chefs Carlos Matos, Manuel Garcia, Christina Sá Marquez, Ricardo Elvas, Padilla e Fernando Estudillo.

Para além da oferta gastronómica, o evento faz-se também de música ao vivo, com destaque para as tradições locais, como as Saias de Campo Maior, as Roncas de Elvas e as Pedrinhas de Arronches. No evento participam também diferentes produtores locais com stands.

Permitir que as pessoas possam desfrutar, entre amigos, de boa comida, ao som de boa música, é o grande objetivo do evento, que abre portas, na sexta-feira, 1 de maio, ao meio-dia, uma hora depois da sessão de inauguração, com a presença de João Manuel Nabeiro e a esposa, Amélia Nabeiro, como “convidados de honra”.

“Vamos ter parque de estacionamento para toda a gente e podem comprar o bilhete, através das nossas plataformas digitais, ou no dia, porque também vamos lá ter bilheteira”, diz ainda Vítor Canhão.

O evento vai funcionar, nos três dias, entre o meio-dia e as 22 horas. O preço dos bilhetes é de 40 euros por dia, se comprados previamente (aqui). Adquiridos no local, acrescem cinco euros. Crianças até aos 12 anos não pagam.

A entrevista completa a Vítor Canhão sobre a “Mesa Ibérica – Chefs Gastro Fest” para ouvir no podcast abaixo:

Câmara de Elvas vai investir mais de um milhão na recuperação do Paiol de Santa Bárbara

A Câmara de Elvas vai investir mais de um milhão de euros na recuperação do Paiol de Santa Bárbara. O investimento a ser feito naquele que é o maior dos paióis de Elvas foi aprovado na reunião do executivo da passada quarta-feira, 22 de abril.

De acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, a recuperação do património castrense, que viria a contribuir para a classificação de Elvas como Património da Humanidade, tem vindo, desde 1994, a ser uma das “grandes preocupações” do município. “Não foi por acaso que este tipo de trabalho resultou em que, em 2012, a própria UNESCO nos classificasse como Património da Humanidade. Mas ainda há muito, mas muito, para fazer, principalmente nos panos de muralhas seiscentistas, e agora chegou a altura de iniciarmos esta grande obra”, adianta.

Há “mais de 80 anos desativado”, o Paiol de Santa Bárbara, diz o autarca, “está numa fase de degradação”. “Ninguém olhou para ele, mas nós aprovámos mais de um milhão de euros para recuperar este grande elemento, para que o possamos juntar a todo o outro trabalho que tem vindo a ser feito”, acrescenta Rondão Almeida.

Respondendo aos mais críticos, que dizem que o município “pouco ou nada faz” no que toca à manutenção do património, o presidente da Câmara de Elvas garante que o município “não tem feito outra coisa” e recorda o trabalho levado a cabo ao longo de mais de 30 anos, com as obras levadas a cabo nos fortins, Forte de Santa Luzia e da Graça e na zona dos Quartéis.

Com a intervenção prevista para o Paiol de Santa Bárbara, a Câmara Municipal procura dar mais um passo na recuperação do património da cidade que, “ao fim e ao cabo, representa a memória e o trabalho de quem o fez”. “Por isso, nós hoje em dia sentimos a responsabilidade de o manter para dizer aos nossos descendentes que vão ter a obrigação de continuar a dar-lhe vida”, remata Rondão Almeida.

De recordar que o Paiol de Santa Bárbara, construído perto do Castelo durante a Guerra da Restauração, foi espaço de armazenamento de material de guerra até 1915.

Zeca Afonso, Fausto Bordalo Dias, entre outros, interpretados pela Brigada 14 de Janeiro

Um concerto da Brigada 14 de Janeiro no Auditório São Mateus encerrou na noite de ontem, sábado, 25 de abril, as comemorações em Elvas do 52° aniversário da Revolução dos Cravos.

Nascida na Sociedade 1° de Dezembro, a popular “Azevia”, a Brigada 14 de Janeiro é um septeto, do qual fazem parte os irmãos Nuno e Rui Pires, Luís Santos, Luís Trindade, Pedro Trindade Sena, José Leitão e Paulo Carrilho.

O repertório incluiu temas de Zeca Afonso, Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco, Pedro Barroso e Júlio Pereira.

A par da música, o concerto desta noite levou ao palco do Auditório São Mateus os Coronéis do Exército Nuno Duarte e Joaquim Bucho, atual e anterior diretores do Museu Militar de Elvas, que falaram sobre o Movimento dos Capitães que, em 25 de abril de 1974, garantiu a instauração da democracia em Portugal.

José Branca, Venâncio Cachapela, Joana Lopes e Artur Martins vencem Torneio de Malha

O 30° Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” chegou ao fim ontem, 25 de abril, com a realização da 10ª jornada na Praça da República, correspondente à freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Foram estes os vencedores da contagem nas quatro categorias em competição: Seniores – José Branca, de São Brás e São Lourenço, com 7 derrubes; Veteranos – António Conceição, de São Vicente e Ventosa, com 6; Femininos – Cláudia Gonçalves, de Barbacena, com 3; e Sub-13 – Artur Martins, de São Vicente e Ventosa, com 4 derrubes.

Após esta derradeira jornada, os pódios finais da prova ficaram assim definidos:

Seniores – 1° José Branca, de São Brás e São Lourenço, com 53 derrubes; 2° Nuno Conceição, de Caia e São Pedro, com 49; 3° José Gromicho, de Borba, com 48 derrubes.

Veteranos – 1° Venâncio Cachapela, de Vila Viçosa, com 53 derrubes; 2° António Conceição, de Caia e São Pedro, com 42; 3° José Domingos, de Caia e São Pedro, com 36 derrubes.

Femininos – 1ª Joana Lopes, de Borba, com 24 derrubes; 2ª Cláudia Gonçalves, de Barbacena, com 22; 3ª Vitória Conceição, de Caia e São Pedro, com 18 derrubes.

Sub-13 – 1° Artur Martins, de São Vicente e Ventosa, com 26 derrubes; 2°Sandro Estaca, de São Vicente e Ventosa, com 16; 3° Leonardo Branca, de São Brás e São Lourenço, com 9 derrubes.

A entrega de troféus e outros prémios deste 30° Torneio Concelhio da Malha aconteceu durante o almoço realizado no Pavilhão Multiusos de São Vicente, onde marcaram presença todos os participantes na prova, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, o vereador Hermenegildo Rodrigues e eleitos das Juntas de Freguesia do concelho.

O Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” é organizado pelo Município, com os apoios da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa.

“O Forte no meu Tempo” assinala 10º aniversário da reabertura do Forte da Graça

Na manhã de ontem, sábado, feriado nacional de 25 de abril, realizou-se no Forte de Nossa Senhora da Graça mais uma edição da iniciativa “O Forte no Meu Tempo”.

Desta vez o convidado da visita à cognominada Jóia da Coroa foi José Cordeiro, que serviu como militar no Forte da Graça em 1984, num percurso que contou também com a intervenção de Edgar Nanques, técnico superior de História no Município de Elvas.

A iniciativa “O Forte no meu Tempo”, a decorrer em vários momentos deste ano, assinala o 10º aniversário da reabertura do Forte da Graça, após profundas obras de recuperação de um dos monumentos que esteve na base da classificação de Elvas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Município de Borba homenageia Sérgio Alpalhão

Sérgio Dionísio Figueiredo Alpalhão, primeiro Presidente da Câmara Municipal de Borba eleito democraticamente após o 25 de Abril de 1974, foi homenageado ontem, dia 25 de abril, nos Paços do Concelho, na presença de familiares e amigos.

O edifício municipal passará a contar com uma placa alusiva à homenagem póstuma, já que Sérgio Alpalhão faleceu no dia 25 de fevereiro, na Suíça, onde residia.

A cerimónia decorreu depois da Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa dos 52 anos do 25 de Abril.

Festival de Fado de Estremoz de regresso para a sua quinta edição com “cartaz de excelência”

Um dos mais relevantes festivais de fado do país está de regresso a Estremoz, para aquela que será a sua quinta edição, a decorrer de 3 de maio a 13 de junho. Com direção artística de José Gonçalez, e promovido pela Câmara Municipal, o evento volta a apresentar três grandes espetáculos na cidade, mantendo a sua itinerância por todo o concelho ao longo de mês e meio.

Explicando que o evento mantém a “matriz” das edições passadas, o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, começa por recordar o desafio que foi lançado pela autarquia a José Gonçalez, aquando da edição de estreia do evento: “o desafio que lançámos ao estremocense José Gonçalez, logo no primeiro ano, foi o de termos aqui um festival de fado de referência no país e, passo a passo, é isso que tem sido conseguido”.

O festival arranca no último dia da FIAPE, a 3 de maio, com o já tradicional “Dia dos Amadores”, com aqueles que gostam de cantar fado a terem oportunidade de subir ao palco, para o fazer, acompanhados por músicos profissionais.

Desta feita, e no que diz respeito aos espetáculos “maiores”, o festival conta com a atuação de Raquel Tavares a 9 de maio, a gravação ao vivo de “Em Casa d’Amália” no dia 6 de junho, e o espetáculo “A Nossa Guerra”, de Jorge Fernando e Fábia Rebordão, no dia 13 de junho.

Nos espetáculos promovidos nas diferentes freguesias de Estremoz, ao longo do festival, vão atuar João Caldeira, José Geadas, Pedro Calado, Maritina, José Gonçalez, Miguel Moura, José Leal, Miguel Ramos e Silvino Sardo.

Para José Daniel Sádio este é um “cartaz de excelência, com concertos que irão colocar Estremoz e o fado no panorama nacional durante os meses de maio e junho”.

Todos os espetáculos do Festival de Fado de Estremoz contam com entrada gratuita.

Dança: talentos da região reunidos no encontro “Passos que Unem” em Campo Maior

O Município de Campo Maior, através do Projeto de Formação de Dança Oriental, promove, na tarde deste domingo, dia 26 de abril, o primeiro encontro “Passos que Unem”, no Centro Cultural da vila.

Com a participação de escolas da região, dos dois lados da fronteira, que se dedicam a diferentes estilos de dança, desde dança oriental a kizomba, hip-hop, ballet, dança contemporânea e flamenco, o evento, explica Letícia Garcia, professora responsável pela organização da iniciativa, tem como principal objetivo a celebração do Dia Internacional da Dança, instituído pela UNESCO em 1982 e que se celebra a 29 de abril.

“Acima de tudo, queremos reunir pessoas que levam dentro de si a paixão pela dança, independentemente do estilo de dança, da idade, do género ou da condição física. O objetivo é unir diferentes estilos de dança e mostrar a importância que a dança tem e os seus benefícios, a nível individual e social, e também evidenciar a riqueza cultural e social que está associada aos diferentes estilos de dança”, adianta a professora.

Durante o encontro, cada grupo de dança participante terá oportunidade de apresentar as suas coreografias, num espetáculo que promete ser “rico e diversificado”. “Mas acima de tudo, eu gostaria de criar um espaço de união e de colaboração de diferentes escolas aqui da região e de vários professores, fomentando um ambiente de respeito, de partilha e de aprendizagem entre todos. Acho que temos sempre todos a ganhar com a diversidade. Acho que é sempre uma mais-valia para os professores, para os alunos e para a comunidade em si”, adianta Letícia Garcia.

Neste primeiro encontro “Passos que Unem”, para além das alunas de Letícia Garcia, do projeto de formação de Dança Oriental do Município de Campo Maior, irão também participar os alunos dos projetos de Ballet Clássico e Música. “Vamos ter ainda a participação do EsPasso de Dança de Portalegre, o grupo Naadirahs de Elvas, o grupo Las Lunas de Badajoz, a Escola Puro Flamenco, também de Badajoz, e vamos ter ainda Yoel e Aris”, dupla de kizomba.

A expectativa da professora de dança é que esta venha a ser a primeira de muitas edições deste encontro, com o evento, de alguma forma, a contribuir para a criação “de laços de união” entre aqueles que, na região, se dedicam a esta arte.

Esta primeira edição do encontro “Passos que Unem”, última iniciativa do programa comemorativo dos 52 anos do 25 de Abril em Campo Maior, tem início marcado para as 17 horas, no Centro Cultural. As entradas são gratuitas.

Campo Maior celebra Abril com programa alargado e reforço dos laços da Eurocidade

O concelho de Campo Maior preparou-se para assinalar o 25 de Abril de 2026 com uma agenda diversificada que cruza momentos institucionais, culturais e desportivos. O programa, desenhado para envolver toda a comunidade, teve o seu ponto alto na Sessão Solene da Assembleia Municipal, marcada pela presença da juventude e pelo estreitamento de laços transfronteiriços, através da EUROBEC.

Uma madrugada de luta que moldou o Portugal de hoje

Para o Presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, a preservação da memória coletiva é uma obrigação de quem detém cargos públicos. “É uma data que acho que os portugueses não se podem esquecer. Ou seja, foi um dia de luta, uma madrugada de luta, em que muito daquilo que é hoje Portugal se deve a essa mesma madrugada. Por isso é importante que nós, aqueles que temos cargos políticos e cargos institucionais, possamos preservar essa memória e fazemos da melhor maneira, ou seja, vivendo Abril, recordando Abril e, mais importante ainda, poder fazer estas sessões onde vão haver aqui algumas surpresas, onde temos também aqui muitos jovens para que eles possam perpetuar o que são as memórias de Abril e que nunca se esqueçam do patamar que estão hoje”, sublinhou.

Este ano, a Assembleia Municipal de Campo Maior inovou ao trazer a dimensão europeia para a cerimónia, convidando Graça Luna Pais, Presidente da Assembleia Municipal de Elvas, e Helena Salgado Vacariza, Concejala Delegada (vereadora com o pelouro das Relações Institucionais com Portugal e responsável da IFEBA) do Ayuntamiento de Badajoz. Jorge Grifo explicou que o objetivo foi “reforçar aqui os laços da Eurobec, da nossa Eurocidade, para que neste que possamos também aqui reforçar esses laços”. O autarca lembrou ainda que, embora muito tenha sido feito, “(o ideal de) Abril não está ainda completo em tudo o que foi os valores dessa mesma madrugada”, destacando a importância dos 50 anos do poder local democrático: “Foi nesse conceito democrático, através do voto popular e da soberania popular, que a democracia deu o seu impulso”.

“Nunca mais queremos voltar ao 24 de Abril”

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha, reforçou a importância de projetar os valores da Revolução para o futuro, com foco especial nas crianças. “O 25 de Abril deve perdurar também durante todo o ano e não só neste dia. Esta é uma sessão solene importante, nós temos tido este hábito de vir fazendo estas sessões solenes, introduzindo também as crianças, que é muito importante trazermos as crianças até nós”, referiu o edil.

Luís Rosinha enalteceu a iniciativa de abrir a sessão solene aos parceiros da Eurocidade para “traduzir aqui aquilo que é visto de fora, olhar para o 25 de Abril fora do nosso território, mas também dentro do território da Eurobec que tanto proclamamos”. Partilhando a visão do Presidente da República, António José Seguro, o autarca campomaiorense sublinhou o dever pedagógico das gerações atuais: “Eu também não sou anterior ao 25 de Abril, já sou posterior, mas também fui incutido nestes valores da liberdade. e acho que é um exercício que nós devemos fazer, incutir nas nossas crianças para que nunca mais voltemos atrás. Eu acho que é isso mesmo que marca o dia 25 de Abril de 1974: é que nunca mais queremos voltar para o 24 de Abril de 1974”.

Durante a manhã, houve uma arruada por vários locais do concelho e no Jardim Municipal realizam-se atividades infantis , incluindo insufláveis, pinturas faciais, oficinas temáticas e jogos.

À noite, a Praça da República volta a ser palco de animação, com o Projeto de Formação do Município de Campo Maior, às 21h30, seguido do espetáculo “Milhões ao Vento de Abril”, às 22h30.

As comemorações encerram amanhã, dia 26 de abril, com iniciativas que mantêm o espírito participativo. O Jardim Municipal recebe, às 09h30, uma prova de orientação integrada nos Jogos do Alto Alentejo 2026 e o Centro Cultural, às 17h00, acolhe o I Encontro “Passos que Unem”, com a participação de escolas dos dois lados da fronteira, que se dedicam a diferentes estilos de dança, com a professora Letícia Garcia, ainda com o principal objetivo da celebração do Dia Internacional da Dança, que se assinala a 29 de abril e assim fechando um programa que combina memória, cultura e envolvimento comunitário.

Montemor-o-Novo celebrou 25 de Abril com mural, atividades culturais e regresso do paraquedismo

As comemorações do 25 de Abril encheram a manhã deste feriado de várias iniciativas envolvendo diferentes gerações em atividades culturais, educativas e desportivas.

Entre os momentos de destaque esteve a realização de uma pintura de mural da Oficina da Criança, no Parque Urbano, iniciativa que contou com a participação de crianças e jovens, promovendo a expressão artística e a celebração dos valores de Abril através da arte pública.

Outro dos momentos mais aguardados da manhã foi o regresso da demonstração de paraquedismo ao Parque Urbano, que voltou a realizar-se em Montemor-o-Novo após cerca de duas décadas de ausência. A iniciativa atraiu a atenção de muitos espetadores, que assistiram ao salto dos paraquedistas num ambiente de grande entusiasmo.

Estas atividades integraram o programa comemorativo do 25 de Abril, reforçando o espírito de liberdade, participação e convívio que marca a data no concelho de Montemor-o-Novo.

Elvas comemora 25 de Abril com Sessão Solene da Assembleia Municipal marcada pelo protagonismo da Juventude

A Assembleia Municipal de Elvas assinalou as celebrações da Revolução dos Cravos com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um momento que uniu as diferentes forças políticas em torno dos valores da liberdade e do futuro. A iniciativa conta com a participação de todas as forças políticas com assento na assembleia, que apresentam os seus depoimentos alusivos à data e ao significado da Revolução dos Cravos.

Graça Luna Pais

As comemorações integram também momentos culturais, com destaque para a poesia, protagonizada por poetas de Elvas, e atuações musicais que enriquecem a celebração. A cantora Raquel Guerra e músico Diogo Rego realizaram o apontamento musical inserido neste programa evocativo da liberdade.

Graça Luna Pais, presidente da Assembleia Municipal de Elvas, destacou a importância de manter viva esta tradição, afirmando que “foi uma das sinalizações que nós mencionámos na altura das eleições, que de facto este dia tem que ser efetivamente comemorado todos os anos. E é nesse sentido, nessa concretização desse objetivo, que estamos a assinalar hoje este dia 25, com esta simbólica homenagem, mas eu acho que foi sentida, vivida e realmente com o espírito do que é efetivamente o 25 de Abril. Para todos, acho que foi muito bonita.”

Pela voz do Executivo, o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, não escondeu o entusiasmo com o formato do evento e a forte presença das novas gerações. “Olhe, eu estou cá há 32 anos, posso dizer que esta foi, de facto, a melhor sessão que poderíamos alguma vez ter dedicado a este dia tão importante. Acho que a organização está de parabéns, a senhora Presidente da Assembleia, bem como todos os outros colaboradores, e gostei imenso de todos os partidos se fazerem aqui representar os jovens. Foi muito bonito, sem ninguém combinar uns com os outros, verificar qualquer um dos partidos apresentou um jovem a fazer a locução ao 25 de Abril. Foi interessante e teve emoção no coração ouvir jovens de 30 e poucos anos de idade falar-nos do 25 de Abril e nos valores que ainda hoje existem nesta sociedade. É extremamente importante que eles possam ser transmitidos precisamente por este escalão etário, porque tem uma grande responsabilidade nos dias de hoje para que o 25 de Abril e os seus valores continuem no futuro”, sublinhou o autarca, concluindo com um apelo: “Senti que é a altura de dizer aos jovens aproximem-se que o futuro é deles. E por isso o 25 de Abril vai com certeza absoluta a Elvas trazer no futuro, um quadro de novos eleitos e estou convencido que por aquilo que hoje aqui tive a oportunidade de ver, há futuro.”

Margarida Paiva

No campo da oposição, a vereadora Margarida Paiva, eleita pela coligação AD, partilhou da mesma satisfação na sua estreia nestas cerimónias. “É a minha estreia e gostei imenso. Os momentos musicais, de poesia e os discursos das forças políticas também, sim, gostei muito. Os jovens a discursar por todas as forças, foi algo novo e foi uma coincidência engraçada que todos pensaram o mesmo sem falar uns com os outros, mas que acabou por estar um conjunto muito simpático. A força está nos jovens”, referiu.

Já a vereadora do Chega, Elsa Dourado, embora tenha saudado a participação juvenil, aproveitou o momento para deixar uma nota de reflexão crítica sobre os desafios atuais. “É muito importante, porque o 25 de Abril marcou a viragem, mas viver da ilusão e da memória do 25 de Abril, quando cada vez temos menos direitos, e falo nos jovens, que não há forma de conseguirem assegurar o direito à habitação e não podemos dizer que os jovens hoje continuam a ser iliterados porque não são, acho que deixamos muito por fazer nessa igualdade. Abril é para todos, com jotas e sem jotas, aí é que está a diferença. Hoje em dia quem é filiado nas juventudes, tem o caminho assegurado”, apontou a vereadora.

Elsa Dourado

Sobre o depoimento dos jovens das várias forças políticas, Elsa Dourado considerou-o “muito bom, porque as pessoas acham que a população, os jovens especialmente, estão afastados da política, mas eles fazem muita falta porque são o futuro. Se bem que eu acho que vamos passar uns anos muito duros, porque os jovens que acabam ficando (em Elvas), esses é que são os verdadeiros heróis, porque persistem. Os outros acabam por sair e o nosso futuro começa a ficar hipotecado.”

O programa comemorativo do 25 de Abril, em Elvas, inclui a realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A iniciativa conta com a participação de todas as forças políticas com assento na assembleia, que apresentam os seus depoimentos alusivos à data e ao significado da Revolução dos Cravos.

As comemorações integram também momentos culturais, com destaque para a poesia, protagonizada por poetas de Elvas, e atuações musicais que enriquecem a celebração. A cantora Raquel Guerra e músico Diogo Rego realizaram o apontamento musical inserido neste programa evocativo da liberdade.

ESBE destaca benefícios medicinais da Cannabis

Professores, alunos e funcionários da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Politécnico de Portalegre mobilizaram-se para assinalar o Dia Mundial da Cannabis (20 de abril), uma planta cujo registo de uso para fins medicinais data de 2700 a.C. para tratamento de várias doenças, entre as quais se incluíam a epilepsia e as convulsões.

Esta iniciativa partiu da Coordenação e dos alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Produção e Processamento em Cannabis sativa, um curso inteiramente dedicado ao estudo da planta e que é único em Portugal e na Europa. Ministrado na ESBE e em Campo Maior, é o resultado de uma parceria com a MHI Cultivo Medicinal S.A., permitindo aos alunos usufruírem de uma componente prática elevada em que 70% da carga letiva é lecionada diretamente nas estufas de produção de Cannabis sativa desta empresa.

A folha de Cannabis “humana” visou destacar a importância de uma planta, nem sempre vista de forma positiva, mas cuja produção e processamento para fins medicinais tem mostrado benefícios muito relevantes no tratamento de sintomas de doenças autoimunes, oncológicas, do foro neurológico, psiquiátrico e degenerativas.

Breve nota sobre o CTeSP em Tecnologias de Produção e Processamento de Cannabis Sativa

Desenvolvido para formar profissionais altamente qualificados, o curso capacita os alunos a dominar todas as etapas do ciclo de produção e transformação da Cannabis sativa em estufa, indoor e outdoor, bem como o processamento e controlo de qualidade dos produtos finais.

Com um foco inovador, a formação propicia o uso de tecnologias avançadas, automação, monitorização ambiental e técnicas de propagação e cultura de tecidos, proporcionando uma experiência prática imersiva e alinhada com as melhores práticas do setor.

Num mercado onde a produção de Cannabis medicinal exige rigorosas medidas de segurança e qualidade, o curso observará os padrões GACP e GMP. Os alunos aprendem a implementar estes protocolos em ambientes controlados, garantindo a conformidade com as normas regulamentares nacionais e internacionais. Esta abordagem assegura que o produto final atenda aos elevados padrões exigidos pela indústria e pelas entidades reguladoras, promovendo uma produção segura, sustentável e rastreável.
A colaboração com a MHI é um pilar fundamental desta iniciativa. A empresa disponibilizou uma estufa de última geração, dividida em áreas especializadas para cultivo em estufa e indoor, propagação, processamento e investigação, permitindo aos alunos experienciar os conceitos aprendidos em sala de aula. 

Elvas inicia cerimónias do 25 de Abril com hastear das bandeiras

O Município de Elvas assinala o 52.º aniversário da Revolução dos Cravos com um programa diversificado que teve início na manhã deste feriado com a tradicional cerimónia de hastear das bandeiras nos Paços do Concelho. Ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda 14 de Janeiro, foram erguidas as bandeiras de Portugal, do Município e da União Europeia, num momento solene protagonizado por autarcas locais. A celebração ficou ainda marcada pela distribuição de cravos vermelhos à população presente.

As comemorações prosseguiram com a vertente desportiva, através da 10.ª e última jornada do 30.º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, realizada na Praça da República. Ao longo do dia, o programa inclui ainda a Sessão Solene da Assembleia Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho e o almoço de entrega de prémios no Pavilhão Multiusos de São Vicente, culminando à noite, pelas 21h30, com um concerto da Brigada 14 de Janeiro no Auditório São Mateus.

Campo Maior: atividades para os mais novos, sessão solene da Assembleia Municipal e música neste 25 de Abril

Hoje, 25 de abril, em Dia da Liberdade, Campo Maior celebra a Revolução de Abril com várias arruadas, a partir das 9h30, em vários locais do concelho.

O Jardim Municipal da vila, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, será palco de um conjunto de atividades para os mais novos: insufláveis, pinturas faciais, “Oficinas da Liberdade” e diversos jogos.

A tradicional Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, está agendada para as 16h00.

Durante a noite, a Praça da República recebe dois espetáculos: às 21h30, com o Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, e, às 22h30, com o projeto “Milhões ao Vento de Abril”.

Brigada 14 de Janeiro sobe ao palco do Auditório São Mateus em espetáculo único para celebrar Abril e 25 anos de história

Celebram-se este sábado os 52 anos desde o momento histórico de 25 de abril de 1974, quando um grupo de jovens capitães levou a cabo um golpe de Estado que, em menos de 24 horas, derrubou a ditadura que dominava Portugal, levando a uma decisiva mudança no rumo da história nacional. Em Elvas, depois das habituais iniciativas mais institucionais, este dia de comemorações culmina com um concerto muito especial da Brigada 14 de Janeiro, no Auditório São Mateus, numa altura em que o grupo está a comemorar o seu 25º aniversário.

Com a participação especial dos coronéis Nuno Duarte e Joaquim Bucho, que se associam ao evento, numa homenagem sentida aos valores de Abril, este concerto, que terá uma componente multimédia, avança Pedro Sena, um dos elementos da Brigada 14 de Janeiro, será um espetáculo “um pouco diferente do habitual, mais trabalhado e com uma maior produção”. “Vamos ter ainda a participação do grupo de percussão Bomb’Alen, que também faz parte da Sociedade 1.º de Dezembro, na qual nós ensaiamos todos os anos desde que nos formámos”, adianta o músico.

No que concerne ao conteúdo multimédia, Pedro Sena explica que serão, no decorrer do concerto, apresentados “alguns vídeos que têm ligação ao 25 de Abril”: alguns do arquivo da RTP e outros com depoimentos de autores que o grupo interpreta, como Zeca Afonso, Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho, José Mário Branco e Pedro Barroso.

Assegurando que se há altura no ano em que a Brigada 14 de Janeiro tem de estar em palco é no 25 de Abril, Pedro Sena garante que este é um concerto que acaba por ser bem mais que um espetáculo musical. “Vai ser um espetáculo mais produzido, com uma dedicação que vai para além daquilo que é o espetáculo musical em si habitual e também fazendo jus aos 25 anos da Brigada, porque já cá andamos há algum tempo, e depois, por outro lado, porque é 25 de Abril, a data que, realmente, nos assenta sempre bem”, diz ainda o músico.

Neste espetáculo evocativo, marcado para as 21h30, a música, a história e a memória unem-se para recordar a importância de preservar o legado do 25 de Abril e de transmitir às novas gerações o verdadeiro valor da liberdade. A entrada no espetáculo é gratuita, mas requer o levantamento de bilhete no Posto de Turismo.

A entrevista completa a Pedro Sena sobre este espetáculo e os 25 anos da Brigada 14 de Janeiro para ouvir no podcast abaixo:

Leilão de Alter Real: Um Símbolo Nacional que conquista o Mundo sob o signo da modernidade

As bancadas repletas e o som constante das licitações, tanto presenciais como digitais, marcaram esta sexta-feira, 24 de abril, o Leilão Anual da Coudelaria de Alter. O evento, que é já um marco histórico no calendário equestre, confirmou a vitalidade do Cavalo Lusitano e a sua crescente projeção internacional, atraindo investidores de todo o globo para o coração do Alentejo, a partir de Alter do Chão.

O rigor da seleção deste ano ficou espelhado na lista oficial de exemplares, onde a linhagem e a morfologia ditaram preços base ambiciosos. Na categoria de fêmeas, a lista de éguas incluiu exemplares como “Salina e Silarca, ambas com o preço base mais elevado do lote feminino, fixado em 17.500 euros, seguidas pela Sijuca a 15 mil e a Requintada a 12.500 euros. O catálogo apresentou ainda opções entre os nove e os cinco mil euros.

Já no lote dos cavalos, a competitividade foi ainda mais notória, com destaque para o histórico e a funcionalidade de cada animal. A lista de machos apresentou “o Gniqui como o exemplar com o valor base mais alto, arrancando nos 20 mil euros, acompanhado de perto pelo Solar e Salinero, ambos com base de 17.500 euros. O catálogo incluiu também o Sabido (15 mil), Soberbo e Sábio (ambos a 12.500 euros) entre os mais bem cotados, a fechar o lote de machos, estiveram dois exemplares de Puro-Sangue Árabe Ritual e o Safado, ambos com uma base de licitação de 7 mil euros.

Um Compromisso do Governo com a Excelência

João Moura

Presente no evento, o Secretário de Estado da Agricultura e Pescas, João Moura, sublinhou a importância estratégica da Coudelaria de Alter enquanto guardiã de um património vivo.

Para o governante, o sucesso do leilão é o reflexo de um trabalho intenso e de uma aposta clara do Executivo na raça Lusitana. “O cavalo Lusitano está a viver bons momentos fruto do trabalho realizado nesta Coudelaria Nacional, a mais antiga do mundo a funcionar no mesmo espaço”, afirmou João Moura.

O Secretário de Estado destacou a “versatilidade, docilidade e completude” da raça, lembrando que a genética de Alter está na génese de outras raças mundiais, como o Mangalarga Marchador no Brasil. “É um dos grandes símbolos nacionais. Este leilão é um dos expoentes máximos para levar ao mundo o que de melhor Portugal produz”, reforçou.

Símbolo vivo da identidade e da tradição portuguesa

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias, entidade gestora da Coudelaria de Alter Real, esclarece que “Este leilão reafirma o Cavalo Lusitano como um símbolo vivo da identidade e da tradição portuguesa, honrando o legado desta que é a mais antiga raça de sela do mundo”. O resultado deste leilão é o espelho perfeito do sentimento atual do mercado, a qualidade em detrimento da quantidade, e percebemos isso precisamente pelo número de vendas hoje registadas. As éguas foram vendidas acima dos preços base de licitação e o exemplar mais caro em leilão, o cavalo Gniqui, foi também vendido, representando assim que os clientes que procuram qualidade e performance compraram no Leilão de Alter Real.

A Missão da Coudelaria de Alter não é transacionar apenas cavalos, mas salvaguardar este valioso património genético que é o cavalo Lusitano, garantindo que a relevância social e histórica do Lusitano continua a gerar valor e prestígio para Portugal, nomeadamente através do turismo equestre”.

Internacionalização: 90% dos Licitadores são Estrangeiros

Para Francisco Beja, diretor da Coudelaria de Alter, este “dia aberto” é o culminar de um ano de rigorosa seleção. O responsável destacou a forte componente internacional que hoje define o evento: cerca de 90% dos licitadores inscritos são estrangeiros, vindos de mercados como os EUA, Brasil e Norte da Europa.

Francisco Beja

A digitalização tem sido a grande aliada, permitindo que a tradição de Alter chegue a qualquer parte do mundo em tempo real. “É o dia aberto, é o dia em que recebemos as pessoas, os players do mundo do cavalo. Recebemos os locais, recebemos os internacionais cada vez mais, portanto há muito público estrangeiro a vir ver o nosso leilão e a conhecer os nossos produtos. Os compradores são maioritariamente internacionais, ou seja, 90% dos licitadores inscritos são internacionais.”

Quanto ao impacto que este dia tem para além dos portões da Coudelaria, o diretor foi claro: “Ajuda em prol deste núcleo do norte alentejano, através da restauração, da hotelaria, enfim, porque adjacente às festas da vila, que também são muito importantes, a Feira de São Marcos, consegue-se criar aqui uma dinâmica na região superior e que ajuda na economia local, naturalmente.”

Francisco Beja concluiu lembrando que quem compra um cavalo em Alter está a levar parte da história: “A Coudelaria de Alter tem por missão a preservação do património genético, a preservação do património cultural que está adjacente a estas magníficas instalações e, ao fim e ao cabo, mais dois séculos de história e de seleção. É um produto de excelência do mundo rural.”

Impacto na Economia Local e Turismo

Para além da vertente genética e desportiva — onde o Lusitano ocupa já o 6.º lugar no ranking mundial de Dressage — o leilão é um motor económico para a região do Norte Alentejano. O evento gera uma dinâmica crucial na hotelaria e restauração, trabalhando em simbiose com as festas locais e a Feira de São Marcos.

A Coudelaria de Alter, fundada em 1748, reafirma assim a sua missão de preservação do património genético e cultural, provando que, após dois séculos de história, o cavalo de Alter continua a ser um produto de qualidade superior e um embaixador inigualável do mundo rural português.

Destaques do Catálogo (Preços de Venda e Bases)

Dia Aberto da instituição, resultou na venda de 6 cavalos, gerando uma receita total de 75 mil e 200 euros, numa clara demonstração de que o mercado internacional privilegia agora a “qualidade em detrimento da quantidade”.

ExemplarTipoObservaçãoValor / Base
GniquiCavaloVendido (Valor mais alto)20.000 €
SalinaÉguaVendida (Acima da base)17.700 €

30º Torneio da Malha “João Brioso” chega ao fim na Praça da República de Elvas em feriado nacional

A jornada final do 30º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” realiza-se na manhã deste sábado, 25 de abril, e feriado nacional, na Praça da República, em Elvas, a partir das 9 horas.

Ao longo da manhã os participantes disputam o primeiro lugar em quatro escalões: seniores masculinos, para idades entre os 16 e os 69 anos; seniores femininos, para idades iguais ou acima de 16 anos; sub-15, para idades até aos 15 anos; e veteranos masculinos, para idades iguais ou acima de 70 anos.

Ao longo de dez jornadas mais de uma centena de inscritos atiraram ao xito para conquistar os lugares cimeiros, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

O Município de Elvas vai proporcionar, à semelhança daquilo que aconteceu nas restantes jornadas desta 30ª edição, transporte de ida e regresso aos participantes do torneio.

Em estágio em Elvas, atletas das Seleções Nacionais de Jovens de Padel recebidos na Câmara Municipal

A Federação Portuguesa de Padel escolheu Elvas para, ao longo deste fim de semana, realizar um estágio das Seleções Nacionais de Jovens (sub-14, sub-16 e sub-18).

Atletas e equipa técnica, que vão estar por Elvas até domingo, dia 26 de abril, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rondão Almeida e pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, ao início da tarde desta sexta-feira, dia 24, logo após a sessão de apresentação do cartaz do Festival da Juventude e Académico.

O estágio será realizado do EuroPadel, com os jovens atletas a trabalhar, durante estes três dias, sob orientação dos selecionadores Marcelo Russowsky, Leninha Medeiros, Francisco Dias e Susana Dias.

Festival da Juventude e Académico de Elvas regressa em maio: Município investe 170 mil euros no evento

O Festival da Juventude e Académico de Elvas está de regresso ao Coliseu Comendador Rondão Almeida, de 14 a 16 de maio.

Chico da Tina, Nuno Ribeiro, Kiko is Hot e Bispo são os cabeças de cartaz do evento promovido pela Câmara Municipal e apresentado ao início da tarde desta sexta-feira, 24 de abril, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A entrada, no primeiro dia, volta a ser gratuita, sendo que o festival apresenta algumas novidades, como uma silent party e um espaço de gaming.

Na edição deste ano, a Câmara Municipal investe cerca de 170 mil euros, valor que o presidente, Rondão Almeida, diz ser apenas “uma gota de água” naquilo que é o investimento feito pela autarquia na política de juventude. “Basta verificar que só em programas ocupacionais são centenas de jovens que nós ocupamos, enquanto não arranjam o seu posto de trabalho, e se olharmos também para o apoio que damos aos jovens que vão estudar para o ensino superior, temos nada mais, nada menos do que 200 bolseiros. Isso corresponde a mais de 300 mil euros”, começa por dizer o autarca, que lembra que também, recentemente, foram lançadas as bolsas de mérito, para premiar a excelência escolar.

Por outro lado, Rondão Almeida faz referência aos “fortes investimentos” que a Câmara Municipal de Elvas faz junto do movimento associativo, através dos apoios que lhes atribui, para que as associações possam “abrir a porta aos jovens”, seja na área do desporto, seja na área da cultura.  

O cartaz do festival, feito “de jovens para jovens”, nasce das respostas aos cerca de 1500 inquéritos que a Câmara Municipal fez a jovens, na Escola Secundária D. Sancho II, na Escola Superior de Biociências e junto das associações juvenis da cidade.

Na apresentação do evento, perante vários jovens e representantes das associações juvenis do concelho, Rondão Almeida fez-se acompanhar pelo vereador Sérgio Ventura e pelo diretor do Departamento de Cultura, Turismo, Inovação e Comunicação, Cláudio Monteiro. Também os apresentadores do festival, Pedro Lázaro e Maria Vinagre, tiveram oportunidade de expressar as suas opiniões sobre aquilo que pensam do cartaz apresentado.

As entradas no festival, no dia 15, têm um custo de dez euros e, no dia 16, de 12. Os bilhetes e as pulseiras de acesso geral ao evento estarão à venda na Ticketline, assim como, em Elvas, na papelaria Cidade Nova, no Coffee Time Aqueduto e no Intermarché.

Programa completo:

14 de maio

Grupo de Dança da Escola Secundária D. Sancho II

Alentuna e tunas convidadas

Chico da Tina

Silent Pary, com DJ Dinga e DJ Sam

15 de maio

Carolina Gomes

Myggicb & Sardo

Nuno Ribeiro

Kiko is Hot

DJ Gamuski

16 de maio

Afonso Abrantes

Don Kapa

Bispo

Insert Coin

DJ Cuba

Seguro de proteção ao crédito: uma “almofada” financeira que exige cautela, avisa a DECO

O seguro de proteção ao crédito surge como uma garantia facultativa, mas recomendável, para acautelar situações de quebra de rendimentos por doença, desemprego involuntário ou morte. Funciona como uma segurança adicional para assegurar o pagamento das prestações bancárias em contextos difíceis, cobrindo riscos como incapacidade para o trabalho ou internamento hospitalar. No entanto, a DECO alerta que o rol de restrições e exclusões nas apólices é frequentemente extenso, tornando essencial que o consumidor analise detalhadamente os períodos de carência, prazos de indemnização e condições de denúncia antes de avançar com a contratação.

Paralelamente, a análise da taxa de esforço revela-se crucial para evitar o endividamento excessivo, relacionando os encargos financeiros totais com o rendimento mensal do agregado. Segundo a fórmula de cálculo recomendada, este valor deve situar-se, idealmente, abaixo dos 35%. Caso a taxa de esforço ultrapasse este patamar, as famílias devem considerar o valor como um sinal de alerta e procurar renegociar os seus créditos de imediato, podendo recorrer ao apoio especializado da DECO Alentejo ou ao Gabinete de Apoio ao Consumidor

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Atletas de palmo e meio celebram a liberdade em Campo Maior no IV Encontro Infantil de Atletismo

Foi com as crianças do ensino pré-escolar a correr e a saltar que Campo Maior iniciou, na manhã desta quinta-feira, dia 24, as comemorações dos 52 anos do 25 de Abril, no Estádio Capitão César Correia.

Nesta, que foi já a quarta edição do Encontro Infantil de Atletismo, promovida pelo Campo Maior Trail Runners, em parceria com a Câmara Municipal e o Sporting Clube Campomaiorense, e com o apoio da Associação de Atletismo de Portalegre, procurou-se, uma vez mais, e através da atividade física, promover estilos de vida saudáveis junto dos mais novos.

“É juntar o melhor que nós temos na vida, que são as crianças, o nosso futuro, numa data tão importante para todos nós, numa altura em que a liberdade está tão ameaçada. Nunca é demais frisar a importância de cultivar esta forma de estar na vida, que é a democracia, o espírito de comunidade, o envolvimento de todos, mas não só nos atos democráticos que elegem os nossos representantes, mas também numa forma e num estilo de vida muito próprio, que é o vivermos em democracia e em liberdade e potenciarmos aquilo que é o nosso futuro”, começa por dizer Carlos Pepê, um dos responsáveis pela organização da iniciativa.

Defendendo que é necessário, cada vez mais, proteger as crianças, afastando-as do “mundo virtual” a que estão “presas”, Carlos Pepê diz que é através de atividades como esta que é possível mostrar aos mais novos que se “podem fazer outras coisas e que há um mundo real a acontecer cá fora”.

Com diferentes estações instaladas entre a pista de mini-trail e o relvado do Estádio Capitão César Correia, no decorrer deste Encontro de Atletismo, as crianças tiveram oportunidade de participar nas mais variadas atividades relacionadas com as três grandes vertentes do atletismo: correr, saltar e lançar.

Agradecendo ao Município de Campo Maior pela colaboração na organização do evento e ao Sporting Clube Campomaiorense por, uma vez mais, possibilitar que a iniciativa tenha tido lugar no Estádio Capitão César Correia, Carlos Pepê não tem dúvidas de que é “com esta união de esforços que se conseguem fazer coisas diferentes”.

Neste IV Encontro Infantil de Atletismo participaram as crianças do pré-escolar do Jardim de Infância “O Despertar”, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, do Centro de Talentos Alice Nabeiro e do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. “São oito turmas, com 200 e muitos mini-atletas, aqui muitos deles a fazerem pela primeira vez estas modalidades, o que é também muito importante para nós, porque como clube de atletismo e de trail queremos potenciar experiências diferentes às crianças para que elas, de futuro, possam até escolher o atletismo”, remata Carlos Pepê.

Antigos presidentes de Câmara de Monforte homenageados nas comemorações do 25 de Abril

Em Monforte, as comemorações dos 52 anos da Revolução de Abril têm lugar este sábado, dia 25, a partir das 9h30, com o tradicional hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional pela Orquestra “Novas Melodias”.

Segue-se, meia hora mais tarde, uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante a qual serão homenageados todos os antigos presidentes da Câmara Municipal de Monforte. “Uma vez que comemoramos este ano os 50 anos sobre as primeiras eleições livres autárquicas, que foram em dezembro de 1976, vamos homenagear todos os presidentes de Câmara eleitos nesta sessão do 25 de Abril”, revela o presidente do Município, Miguel Rasquinho. Para dezembro fica a homenagem a todos os presidentes de junta eleitos e a todos os presidentes da Assembleia Municipal.

Este dia de comemoração fica ainda marcado pelos vários almoços que têm lugar em cada uma das freguesias do concelho de Monforte, promovidos pelas respetivas juntas.

“Ovibeja é um local onde todos se sentem bem”, destaca Rui Garrido

A Ovibeja regressa para a sua 42.ª edição reforçando o seu papel enquanto palco de reflexão sobre o setor agrícola e a realidade do interior do país. Em entrevista, Rui Garrido, presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e da comissão organizadora, sublinha que “faz parte da génese da Ovibeja, do seu ADN, a sua postura reivindicativa e de colocação em cima da mesa das grandes preocupações acerca do setor e também da região”.

Entre os temas em destaque estão a nova Política Agrícola Comum, o acordo Mercosul e a Estratégia Água que Une, que voltarão a estar em debate durante o certame. “Vamos apresenta-lhes as nossas principais preocupações”, refere o responsável, confirmando convites dirigidos ao Governo e partidos políticos. A edição deste ano contará ainda com forte mediatização, incluindo a realização de uma reunião do Conselho de Ministros e a presença de vários membros do executivo.

Sob o tema “Vinho à Prova”, a feira aposta na valorização de um setor em dificuldades. “Desde logo, provar vinhos. Mas é muito mais do que isso”, explica Rui Garrido, acrescentando que o objetivo passa também por promover a reflexão sobre mercados, enoturismo e gastronomia. O certame contará com provas comentadas, showcookings e um pavilhão inteiramente dedicado ao vinho e ao azeite, reforçando a componente agroalimentar.

A inovação e a tecnologia também marcam presença, com destaque para soluções ligadas à inteligência artificial e à investigação. A região convidada será as Terras de Trás-os-Montes, numa aproximação entre territórios do interior com desafios semelhantes.

Apesar das incertezas que marcam o setor, nomeadamente o aumento dos custos de produção, Rui Garrido deixa um alerta: “Trata-se de uma situação muito extraordinária, que terá que ter apoios extraordinários em tempo oportuno”. O responsável aponta ainda a necessidade de acelerar medidas estruturais na área da água, defendendo que “este transvase é para nós fundamental”.

Do ponto de vista financeiro, a organização mantém o desafio de garantir o equilíbrio das contas. “Se alguém pensar que nós organizamos a feira para ganhar dinheiro, está muito enganado”, afirma, sublinhando que o objetivo é assegurar a sustentabilidade do evento e a sua continuidade.

Mais do que uma feira agrícola, a Ovibeja assume-se como um ponto de encontro entre profissionais e público em geral. “A Ovibeja é, em primeiro lugar, uma feira de agricultura. Para os agricultores. Mas é muito mais. É um local de convívio, de debate e de reflexão”, resume Rui Garrido, concluindo: “A Ovibeja é um local onde todos se sentem bem.”

Tradição e cultura nas comemorações dos 52 anos do 25 de Abril em Campo Maior

Campo Maior volta a festejar o 25 de Abril com uma vasta programação de atividades, que se traduzem em momentos de celebração da liberdade, da democracia e da união da comunidade.

Como vem sendo hábito, às zero horas deste sábado, dia 25, será hasteada a Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, pela Banda 1.º de Dezembro. Isto depois das atuações do Grupo de Cantares Despertar Alentejano e do Duo C&R, na Praça da República, a partir das 21h30 deste sexta-feira, dia 24. Ainda durante a manhã de hoje, o Estádio Capitão César Correia será palco do IV Encontro Infantil de Atletismo.

Para amanhã, em Dia da Liberdade, estão previstas arruadas, a partir das 9h30, em vários locais do concelho, sendo que o Jardim Municipal da vila, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, será palco de um conjunto de atividades para os mais novos: insufláveis, pinturas faciais, “Oficinas da Liberdade” e diversos jogos.

A tradicional Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, está agendada para as 16h00. Durante a noite, a Praça da República volta a contar com animação musical: às 21h30, com o Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, e, às 22h30, com o projeto “Milhões ao Vento de Abril”.

Já no domingo, dia 26 de abril, Campo Maior recebe uma prova de orientação dos Jogos do Alto Alentejo, com partida, às 9h30, no Jardim Municipal. Às 17h00 realiza-se, no Centro Cultural, o I Encontro “Passos que Unem”, dedicado à arte da dança.

Dois anos depois, Assembleia Municipal de Elvas volta a reunir no 25 de Abril

O programa comemorativo dos 52 anos do 25 de Abril em Elvas conta, este sábado, dia 25, com um conjunto de iniciativas ao longo do dia.

As celebrações iniciam-se às 9h30 com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro. Segue-se a distribuição de cravos e a realização da final do Torneio da Malha, na Praça da República.

Durante a manhã, e a partir das 10 horas, terá ainda lugar uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, evocativa da data, à semelhança do que tinha acontecido em 2024, aquando das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril. Pelas 11 horas, realiza-se uma visita guiada ao Forte da Graça, no âmbito do 10.º aniversário da sua requalificação.

As celebrações culminam à noite, pelas 21h30, com um concerto da Brigada 14 de Janeiro, no Auditório São Mateus, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no Posto de Turismo.

MACE procura aproximar mais jovens da arte contemporânea e da memória histórica da Revolução de Abril

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) lançou o Programa Educativo associado à exposição de fotografia de Alfredo Cunha e às obras de Alexandre Farto (Vhils), integradas na Coleção António Cachola, com um conjunto de visitas-jogo especialmente dirigidas aos diferentes níveis de ensino.

A iniciativa pretende aproximar os mais jovens da arte contemporânea e da memória histórica da Revolução de Abril, através de atividades dinâmicas, criativas e adaptadas a cada faixa etária. O programa desafia os alunos a observar, interpretar e refletir sobre os temas presentes na exposição, promovendo simultaneamente o pensamento crítico e a participação ativa.

Para o Pré-escolar e 1.º Ciclo, a proposta intitula-se “Desafio! Não fiques na foto”, incentivando as crianças a interagir com a imagem através do movimento e da expressão corporal, fugindo simbolicamente ao registo fotográfico e explorando diferentes formas de presença e ausência.

Já para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos, a atividade “Se não podias? Agora manifesta-te” convida à criação de cartazes de intervenção, partindo da ideia da liberdade conquistada após o 25 de Abril e da importância de expressar opiniões e reivindicações no presente.

No ensino secundário, a visita-jogo “As múltiplas caras da Revolução” propõe uma reflexão mais aprofundada sobre os diferentes protagonistas e narrativas da Revolução, desafiando os estudantes a estabelecer ligações entre rostos, acontecimentos e contextos históricos.

Este programa reforça o compromisso do MACE com a educação e a mediação cultural, transformando o espaço museológico num lugar de descoberta, aprendizagem e diálogo entre gerações.

Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições através do Serviço Educativo do MACE, pelo telefone 268 626 218 ou pelo e-mail servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Dia Mundial do Livro celebrado na Biblioteca Municipal de Elvas com diversas iniciativas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo assinalou ontem, 23 de abril, ao final da tarde, o Dia Mundial do Livro, no espaço da sala polivalente, com um conjunto de iniciativas relacionadas com a temática da data.

António Carronha Brinquete e César Magarreiro apresentaram a segunda edição de “Roncas com Poesia”, projeto que os dois autores terrugenses vão levar mais uma vez aos lares de idosos do concelho, associando a escrita de raiz popular àquele instrumento de percussão tradicional de Elvas.

A Carmen Martins Ezequiel coube apresentar a edição de estreia da sua iniciativa “Biblioterapia dos Afetos”, que a escritora e poetisa natural de Vila Boim irá implementar no Hospital de Santa Luzia.

Num momento já habitual em cada comemoração do Dia Mundial do Livro o vereador Sérgio Ventura, em representação da Câmara Municipal de Elvas, fez entrega dos diplomas aos leitores mais assíduos da Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, apresentados pela diretora, Tânia Morais Rico.

Ovibeja regressa com mais de mil expositores, à espera de receber 100 mil visitantes

A 42ª edição da Ovibeja 2026 arranca no próximo dia 29 de abril, às 11h00, com inauguração oficial pelo Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes. No dia seguinte, 30 de abril, o certame acolhe ainda uma reunião do Conselho de Ministros, reforçando a relevância institucional do evento. A organização prevê ultrapassar os 100 mil visitantes ao longo dos cinco dias da feira, que decorre até 3 de maio, no concelho de Beja.

O primeiro dia será dedicado aos residentes do concelho, com entrada gratuita até às 20h00 no âmbito do Dia do Município de Beja, iniciativa promovida com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Nesta edição, a feira contará com cerca de mil expositores de diversos setores de atividade, apresentando como região convidada as Terras de Trás-os-Montes. O vinho é o tema central de 2026, com provas, concursos e showcookings diários no Pavilhão Vinho e Azeite, complementados por uma vasta oferta gastronómica que inclui restaurantes de carnes certificadas, produtos regionais e street food.

A componente pecuária surge reforçada com a presença de raças autóctones transmontanas, incluindo apresentações técnicas destinadas ao público e a profissionais do setor. A programação contempla ainda atividades para famílias e crianças, ateliers, música e dança ao longo de todos os dias, bem como iniciativas como o Comboio do Cante, que no dia 2 de maio reúne mais de 600 cantadores da diáspora. Espetáculos, concursos e concertos noturnos completam a oferta de um evento organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, que volta a afirmar-se como uma das maiores feiras agropecuárias do país.

Luís Caraças dá a conhecer “visão estereoscópica” de Campo Maior em “Conversa de Artista”

Uma “Conversa de Artista” com Luís Caraças está agendada para esta sexta-feira, dia 24 de abril, em Campo Maior. Este encontro, marcado para as 14h30, no espaço.arte, realiza-se no âmbito da exposição “Campo Maior – Uma Visão Estereoscópica”, que está patente na galeria municipal da vila desde janeiro.

Luís Caraças, natural de Campo Maior e neto de um antigo fotógrafo amador da vila, irá partilhar o processo criativo por trás da sua mostra. A exposição reúne 38 imagens que utilizam a técnica da fotografia estereoscópica, criando uma experiência visual 3D imersiva.

O trabalho foca-se no quotidiano, eventos e património de Campo Maior entre o século XIX e 2025, servindo como uma ponte entre a história local e as novas tecnologias visuais.

Portalegre e Évora sem detenções por incêndio até abril, enquanto resto do país soma 59 casos, quase todos por negligência

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, até 17 de abril de 2026, um total de 59 pessoas pelo crime de incêndio rural em território nacional, num balanço que revela uma forte predominância de comportamentos negligentes associados ao uso do fogo.

De acordo com os dados divulgados pela autoridade, 57 das 59 detenções resultam de situações de negligência, sobretudo relacionadas com queimas e queimadas de sobrantes que acabaram por se descontrolar. Apenas dois casos terão outras origens.

Nos distritos de Portalegre e Évora não se registaram detenções até à data, ao contrário de outras zonas do país. Os distritos com maior número de detenções foram Braga e Vila Real (14 cada), seguidos de Leiria (10) e Viseu (7).

No que diz respeito ao perfil dos detidos, a maioria encontra-se nas faixas etárias mais elevadas. Destacam-se os grupos entre os 41 e os 50 anos (18 detidos) e entre os 51 e os 64 anos (16), mas há também registo de 13 detenções entre pessoas com idades entre os 75 e os 84 anos.

No âmbito da operação Operação Floresta Segura 2026, a GNR sinalizou 7.664 terrenos para limpeza obrigatória este ano. Nos distritos de Portalegre e Évora foram identificados 52 e 43 terrenos, respetivamente, números inferiores face a outras regiões como Leiria (1.794) ou Bragança (1.068).

Comparativamente com 2025, verifica-se uma diminuição no número total de sinalizações, que passou de 10.417 para 7.664 em 2026.

Relativamente à área ardida, os dados provisórios indicam que, até 15 de abril de 2026, já foram consumidos pelas chamas 7.675 hectares, um valor significativamente superior ao registado em 2025 (3.418 hectares) e que se aproxima dos números de 2022.

A GNR relembra que a floresta ocupa mais de um terço do território nacional e sublinha a importância de comportamentos responsáveis. Entre as principais recomendações estão o registo prévio de queimas, a evitação do uso do fogo em condições meteorológicas adversas e a garantia de extinção total após qualquer queima.

Através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a Guarda garante que continuará a intensificar a vigilância e a atuação no terreno, apelando à colaboração da população na prevenção de incêndios.

Coudelaria de Alter realiza leilão anual esta sexta-feira com 23 cavalos disponíveis para licitação

A histórica Coudelaria de Alter, fundada em 1748, abre as suas portas já no próximo dia 24 de abril para o seu leilão anual, um dos eventos mais aguardados do panorama equestre internacional. Em entrevista à Rádio ELVAS, o diretor do Departamento de Coudelarias da Companhia das Lezírias, responsável pela gestão da histórica Coudelaria de Alter, Francisco Beja, revelou que este “dia aberto” será uma verdadeira montra do trabalho de preservação da linhagem Alter Real, culminando na venda pública de 23 exemplares: 21 de Puro-Sangue Lusitano e dois Árabes.

Dia aberto é um dia de Festa

O dia arranca cedo com uma monográfica do Cão de Serra de Aires e ganha novo fôlego à tarde com o início do leilão, marcado pela atuação da centenária Banda Filarmónica de Alter. Mas o destaque do evento são os 23 animais que vão à praça. Francisco Beja sublinha que o grupo de animais foi cuidadosamente selecionado: “Tratam-se principalmente de dois ou três machos que se destacam e há duas ou três fêmeas também, para puxar para cima a qualidade dos animais. Há um bocadinho de tudo: desde éguas para reprodução ou para lazer, até machos com perfis muito distintos”.

Um dos destaques deste ano é a inclusão de um cavalo de escola: “Vai estar um ‘schoolmaster’, um cavalo que esteve na Escola Portuguesa de Arte Equestre e que regressa — um animal mais ensinado que pode ajudar um cavaleiro amador a evoluir ou alguém que queira apenas usufruir de um cavalo já posto. Mas também temos animais para quem pretenda investir num projeto desportivo e criar carreira”, detalha o diretor.

Adquirir um cavalo de Alter é, hoje, um processo de extrema confiança. Com bases de licitação que podem atingir os 20 mil euros, a Coudelaria aposta num dossier de transparência total para o comprador. “São tidos em conta fatores desde a genética até ao potencial desportivo e sanidade. Os cavalos mais caros são os que têm mais qualidades. A sanidade é crucial: são feitas inúmeras radiografias e ecografias para ajudar na decisão do futuro comprador”, afirma Francisco Beja, reforçando que este rigor é o que sustenta a valorização crescente dos animais no mercado internacional.

A Digitalização e o Sucesso Internacional

A internacionalização é, aliás, uma das grandes vitórias da estratégia recente da Coudelaria. Pelo terceiro ano consecutivo, o leilão decorre em formato presencial e online, atraindo licitações de todos os cantos do globo. “Os compradores cada vez são mais estrangeiros e a plataforma online facilita essa proximidade. Temos público ligado aos Estados Unidos, Brasil e Europa do Norte, como Suécia, Noruega e Dinamarca, além de França, Alemanha e Espanha. É a tradição aliada às modernas técnicas de venda e marketing”, refere o responsável, orgulhoso pelo facto de o Lusitano ser já a 6.ª melhor raça do mundo no ranking de dressage.

Sustentabilidade e Missão Pública

Gerir uma casa com séculos de história e um efetivo que ronda os 300 animais exige um equilíbrio delicado entre a rentabilidade e a preservação do património. Francisco Beja admite que “a sustentabilidade económica é sempre complicada numa casa grande que não foi concebida para ser rentável, mas o leilão ajuda muito na valorização do nosso produto. Os números têm subido, o valor médio das vendas tem aumentado e a qualidade tem-se mantido no topo”. Para além da venda, a Coudelaria cumpre uma função social e pedagógica essencial, mantendo parcerias com diversas universidades e escolas profissionais, garantindo que o cavalo de Alter continua a ser uma ferramenta de formação de excelência para o país.

Luís Montenegro em Campo Maior na apresentação dos novos investimentos industriais do Grupo Nabeiro

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés vai apresentar, na presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, no próximo dia 30 de abril, um conjunto de novos investimentos estratégicos destinados a reforçar a capacidade industrial da unidade Novadelta, em Campo Maior.

Este momento, de acordo com a empresa, “assinala um marco relevante para o Grupo, evidenciando o seu compromisso contínuo com a inovação, o crescimento sustentado e a consolidação da sua presença nos mercados internacionais, com a ambição de integrar o Top 10 mundial do setor”.

A cerimónia, com início previsto para as 8h30, contará com a presença da administração do Grupo Nabeiro.

Barcelona celebra Sant Jordi com previsão de venda de 2 milhões de livros e 7 milhões de rosas

Todos os anos, a 23 de abril, Barcelona celebra um dos dias mais emblemáticos do seu calendário: a festa de Sant Jordi. Esta tradição singular junta amor, cultura e literatura, enchendo as ruas de bancas de livros e rosas, autores a autografar obras e milhares de pessoas que saem para viver o ambiente festivo.

Conhecido como o Dia do Livro e da Rosa, o Sant Jordi é uma celebração única no mundo. Neste dia, a cidade transforma-se numa enorme livraria e florista ao ar livre, mantendo viva a tradição de oferecer um livro e uma rosa às pessoas mais queridas. Para esta edição, são esperadas vendas de cerca de dois milhões de livros e sete milhões de rosas, números que confirmam a dimensão e importância cultural da data.

Elvas acolheu em 2023 as celebrações fora da Catalunha, com as famosas torres humanas dos Castells, uma tradição que remonta ao século XVIII e actualmente integra a lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Isekais vence em dois escalões no Campeonato Territorial de TeamGym

A associação Isekais esteve em destaque, no passado dia 19 de abril, no Campeonato Territorial de TeamGym, realizado em Casal da Câmbra. A prova, organizada pela Associação de Ginástica de Lisboa, em parceria com a Associação de Ginástica do Centro, serviu de apuramento para o campeonato nacional.

No plano desportivo, o Isekais dominou a tabela classificativa em dois dos escalões em prova, conquistando os seguintes resultados: 1.º lugar no escalão de Infantis e 1.º lugar no escalão de Juvenis Mistos.

Estes resultados reforçam o trabalho que tem sido desenvolvido pelo clube ao longo da época desportiva, garantindo desde já o apuramento para o Campeonato Nacional de TeamGym.

A prestação dos ginastas do Isekais ficou marcada pelo elevado rigor técnico e por um forte espírito de equipa, premissas que a associação levará agora para a fase nacional da competição, onde representará a região entre a elite da modalidade.

Margarida Paiva exige “maior clareza, planeamento e compromisso de execução” por parte da Câmara de Elvas

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, revela, num comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, que a última reunião do executivo, realizada de ontem, 22 de abril, “ficou marcada pela prestação de esclarecimentos em diversas matérias relevantes, mantendo-se, ainda assim, dúvidas quanto à suficiência e concretização de várias respostas”.

No decorrer da sessão, de acordo com o comunicado, foram abordados temas como os pórticos de Santa Eulália, a Piscina Municipal, o Plano Municipal de Emergência, equipamentos municipais e iniciativas de segurança. “Apesar dos esclarecimentos prestados, não ficou evidente um calendário claro de execução em várias destas áreas”, garante Margarida Paiva.

No que diz respeito ao Hospital de Santa Luzia, a vereadora diz ter sido pedido esclarecimento sobre o envio das questões aprovadas por unanimidade na reunião de 11 de março, nomeadamente quanto aos destinatários e datas. Ainda assim, “não foi confirmada a receção por parte do grupo parlamentar do PSD”.

Margarida Paiva revela também que a proposta de realização de uma consulta pública e de uma sessão de esclarecimentos sobre a variante de Santa Eulália continua sem integrar a ordem de trabalhos, considerando deficiente a justificação para essa ausência: a de já existir uma comissão de acompanhamento. Nesse sentido, o PSD garante que aquilo que pretende é fiscalizar e não acompanhar, aplicando-se o mesmo à gestão da Aquaelvas.

Apesar das respostas apresentadas por parte do executivo, diz ainda a vereadora do PSD, “persistem questões relevantes que exigem maior clareza, planeamento e compromisso de execução”.

Alentejo Market chega a Elvas para edição especial dedicada ao Dia da Mãe

Numa edição especial dedicada ao Dia da Mãe, o Alentejo Market, evento pensado para toda a família, onde “o talento, os pequenos negócios e os projetos regionais ganham visibilidade”, apresenta-se, pela primeira vez, em Elvas, no próximo dia 2 de maio (sábado).

De entrada gratuita, o evento, a ter lugar no Hotel Vila Galé Collection Elvas, entre as 10h30 e as 19h, reúne marcas não só da região, mas de vários pontos do país. Este é um projeto “em constante crescimento”, garante a responsável, Elsa Falé, oferecendo a oportunidade às diferentes marcas que a ele se associam de “projetar o futuro”.

O Alentejo Market, projeto iniciado em Évora, em setembro de 2024, chega a Elvas à sua décima edição. “A cada edição vejo sempre mais visitantes e o meu trabalho nas redes sociais é muito intenso, também na divulgação individual de cada uma das marcas. E esse crescimento nota-se também no dia em que cada edição acontece”, garante a mentora da iniciativa.

A responsável sente que a proximidade de Elvas com Espanha vai ser “muito benéfica” para as marcas presentes e para o próprio evento. “Elvas é uma estreia e eu estou imensamente expectante, mas acho que vai ser um sucesso”, assegura.

Neste mercado, onde há espaço para todo o tipo de negócios, é possível encontrar de tudo um pouco: desde o artesanato ao vestuário e à bijuteria. “Há também padaria, marcas de bolos, um bocadinho de tudo”, adianta Elsa Falé, que explica que gosta de “dar lugar aos produtos tradicionais, aqueles que são feitos por artesãos”. “Temos artesãos que vêm de várias zonas do país, com cerâmicas, com artigos tradicionais, feitos pelos próprios. Temos também uma marca de ouro e prata, em que as joias são todas produzidas pela querida Sofia, que está comigo desde o início”.

Neste mercado “variado” e “para toda a família”, a responsável sente que quem a acompanha, a cada edição, tem vindo “a crescer” consigo. “Mas é um mercado de todos para todos e com um bocadinho de tudo”, acrescenta.

Em Elvas, o evento vai contar com diversos atrativos para os mais novos, como balões e pinturas faciais, e uma atuação do grupo de sevilhanas Chicas del Rio, prevista para as 15 horas.

Mega julgamento com 38 arguidos decorre no CNT de Elvas

O Centro de Negócios Transfronteiriços (CNT) de Elvas volta a acolher, por estes dias, um julgamento de grande dimensão, desta vez com 38 arguidos, cinco dos quais estão em prisão.

Em causa estão processos relacionados com alegadas burlas através do sistema MB Way, envolvendo maioritariamente indivíduos com ligações familiares entre si, residentes em Campo Maior. O julgamento decorre perante um coletivo de três juízes e conta com a participação de vários advogados.

Os factos remontam a situações ocorridas até 2020 e, de acordo com a legislação aplicável ao crime de burla, a pena máxima poderá atingir os cinco anos de prisão. As sessões do julgamento devem prolongar-se pelo mês de maio. Para além deste julgamento, as autoridades tem efetuado inúmeras detenções nos últimos anos em processos de burla posteriores que serão ainda objeto de futuros julgamentos.

Regista-se por agora do desenrolar dos trabalhos que alguns queixosos, mesmo ressarcidos dos valores em causa, continuam sem desistir das ações.

Jogos do Alto Alentejo: prova de orientação em Campo Maior alia atividade física, família e descoberta do património

Depois de ter sido palco da abertura da edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejo, a 14 de março, Campo Maior acolhe, no âmbito da iniciativa, uma prova de Orientação, na manhã de domingo, 26 de abril.

Com início às 9h30, no Jardim Municipal da vila, “esta atividade, que pode ser feita individualmente ou em grupo”, começa por explicar Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior.

“É uma atividade familiar, em que podem participar a mãe, o pai, os filhos, e é muito dinâmica, porque tem uma componente muito interessante, uma vez que é atribuído um mapa alusivo a tudo o que é a parte antiga de Campo Maior”, adianta a autarca.

O mapa atribuído aos participantes pode apresentar uma de três cores diferentes: se for verde, o percurso da prova é fácil; se for amarelo, já terá “uma maior dificuldade”; e o vermelho será “ainda mais exigente”.

Paula Jangita destaca ainda esta como uma atividade interessante do ponto de vista de divulgação daquilo que de melhor a vila tem para oferecer, no caso, aos munícipes dos 15 concelhos do Alto Alentejo que vão participar na prova, até porque, garante a vereadora, irão “passar por pontos históricos muito importantes de Campo Maior”.

Esta prova de Orientação, para a qual as inscrições terminaram no passado domingo, dia 19, integra o programa comemorativo dos 52 anos do 25 de Abril de 1974 em Campo Maior.

Violoncelo é protagonista de concerto de “A Música Encanta o Património” no Forte de Santa Luzia

Foto: ESART

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, acolhe esta sexta-feira, 24 de abril, pelas 18 horas, um recital de Música de Câmara integrado na programação do ciclo de concertos “Música Encanta o Património”, promovido pela Câmara Municipal até julho.

O espetáculo, que integra também as comemorações dos 52 anos do 25 de Abril em Elvas, conta com a participação de diversos instrumentistas convidados da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, sob direção do maestro Samuel Santos, e terá como protagonista o violoncelo.

“Todo o repertório gravita em torno do violoncelo, que é um instrumento absolutamente fascinante e que, para muitos, tem uma proporção ideal, algures a meio caminho entre o contrabaixo e o violino e, portanto, não tão agudo como o violino e não tão grave como o contrabaixo”, explica o diretor artístico do evento, Luís Zagalo.

O repertório apresentado neste espetáculo é bastante variado, “quer sob o ponto de vista das épocas que estarão em evidência, quer sob o ponto de vista dos próprios compositores e da nacionalidade”. Os músicos irão apresentar temas, entre outros, do inglês Elgar, do francês Fauré, do italiano Bocini e de Schumann e Haydn, compositores ligados ao eixo austro-germânico.

“É um concerto que é muito diversificado e que nos traz essencialmente grandes êxitos que as pessoas reconhecem, como a abertura da ópera “Guillaume Tell” de Rossini ou “Papillon” de Fauré, que é basicamente o repertório que as pessoas reconhecem dos filmes e de vários anúncios”, adianta Luís Zagalo.  

De uma forma “condensada”, o espetáculo irá permitir ao público fazer uma “viagem por grandes êxitos da música erudita”, tendo como eixo central o violoncelo.

A entrada no espetáculo é gratuita.

Saiba porque escalou a violência entre famílias que já provocou dois feridos em tiroteios em Portalegre


Uma desavença entre duas famílias terá estado na origem de dois tiroteios registados em dias consecutivos, em Portalegre, e ainda um anterior em fevereiro.

O primeiro tiroteio ocorreu em final de fevereiro, quando durante a madrugada, houve disparos com arma de fogo contra duas viaturas, havendo ainda nessa noite tiros contra uma viatura por represália. Na altura, a PSP deteve um homem de 49 anos.

O episódio surgiu na sequência de um conflito anterior que incluiu agressões entre duas mulheres, do qual resultaram ferimentos graves numa das envolvidas e despoletou actos de alegada vingança entre as famílias em causa.

O segundo tiroteio, ocorreu esta segunda feira, conforme a Rádio ELVAS avançou em primeira mão, junto a um supermercado, onde um indivíduo foi alegadamente alvejado por engano, tendo sido atingido nos membros superiores e inferiores, nomeadamente braços e pernas.

Já na noite de ontem, no bairro dos Assentos, um terceiro tiroteio, em que o alegado alvo do primeiro tiroteio — que não chegou a ser atingido — terá reagido e antecipado novo confronto, deslocando-se ao encontro de um elemento da família rival, sobre o qual efetuou vários disparos. A vítima deste segundo incidente ficou gravemente ferida.

As autoridades estão a investigar os dois casos desta semana e procuram os suspeitos envolvidos nesta escalada de violência, tendo a PSP emitido esta tarde de quarta-feria, um comunicado onde confirma as ocorrências com armas de fogo registadas em Portalegre, de que resultaram dois feridos, atualmente internados no Hospital Dr. José Maria Grande, e danos em viaturas, levando a PSP a mobilizar diversas valências para restaurar a ordem pública e reforçar o policiamento na cidade.

Segundo a PSP, devido à natureza dos crimes, a investigação foi assumida pela Polícia Judiciária, enquanto a PSP mantém o compromisso de garantir a segurança de pessoas e bens, reforçando a confiança da comunidade nas autoridades.

Elvas assinala os 52 anos da Revolução dos Cravos com iniciativas culturais, educativas e institucionais

O concelho de Elvas está a assinalar os 52 anos da Revolução dos Cravos com um programa diversificado de iniciativas culturais, educativas e institucionais, que decorrem até maio, envolvendo diferentes públicos e espaços emblemáticos da cidade.

As comemorações já arrancaram, com uma atividade nas escolas do concelho com o mote “A Liberdade”, uma peça de teatro promovida pela ARKUS e o Município de Elvas.

Esta quinta-feira, 23 de abril, em Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe uma sessão dedicada à promoção da leitura, com projetos de biblioterapia e a atribuição de diplomas de Melhor Leitor 2025.

Na véspera do feriado, a 24 de abril, sexta-feira, realiza-se o recital “Música Encanta o Património”, pelo Ensemble de Violoncelos da ESART, no Forte de Santa Luzia.

O ponto alto das comemorações acontece no sábado, 25 de abril, com um conjunto de iniciativas ao longo do dia. As celebrações iniciam-se às 9h30 com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro. Segue-se a distribuição de cravos e a realização da final do Torneio da Malha, na Praça da República.

Durante a manhã, e a partir das 10h00, terá ainda lugar uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, evocativa da data, e pelas 11h00, uma visita guiada no âmbito do 10.º aniversário da requalificação do Forte da Graça.

As celebrações culminam à noite, pelas 21h30, com um concerto da Brigada 14 de Janeiro, no Auditório São Mateus, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no Posto de Turismo.

Com este programa, o Município de Elvas reafirma a importância de preservar a memória do 25 de Abril, promovendo simultaneamente a participação cívica e o acesso à cultura junto da comunidade.

João Lopes Aleixo (Chega) confronta Governo após tiroteios em Portalegre

O deputado João Lopes Aleixo, do partido Chega, levou a situação de insegurança em Portalegre à Assembleia da República, questionando diretamente o Ministro da Administração Interna após a ocorrência de dois tiroteios em dias consecutivos na cidade. O parlamentar eleito pelo distrito reagiu aos episódios de violência, um dos quais ocorreu no parque de estacionamento de uma grande superfície comercial, sublinhando que a repetição destes atos exige uma resposta firme do Estado.

Para o deputado, a gravidade dos acontecimentos impede que estes sejam vistos como factos esporádicos. “Quando os tiros se repetem em Portalegre, já não estamos perante casos isolados. Estamos perante insegurança, impunidade e falha da autoridade do Estado”, defendeu João Lopes Aleixo. O parlamentar referiu-se ainda ao envolvimento de elementos de etnia cigana no primeiro incidente, criticando o que considera ser uma ausência de controlo e autoridade na região.

João Lopes Aleixo terminou alertando para o risco de normalização da violência na capital de distrito, apelando a uma postura mais ativa do Governo. “Portalegre não pode habituar-se a isto, nem o Estado pode continuar a transmitir a ideia de que está tudo bem”, concluiu, reforçando a necessidade de restaurar a ordem e a segurança pública para os cidadãos portalegrenses.

Fermelinda Carvalho expressa preocupação com tiroteios em Portalegre

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, manifestou a sua profunda preocupação com os dois tiroteios ocorridos na cidade nos últimos dias, classificando-os como “situações muito graves”. Apesar de sublinhar que Portalegre é uma cidade segura, a autarca reconheceu que estes episódios criaram um forte alarido social. Para reforçar a segurança e a prevenção, Fermelinda Carvalho anunciou que o município já tem pronto um projeto para a instalação de videovigilância em pontos estratégicos da cidade.

Relativamente ao policiamento, a autarca admitiu o desejo de ter mais efetivos policiais, mas defendeu que nem o dobro dos agentes poderia garantir a prevenção total deste tipo de crimes, afirmando que “é impossível ter um polícia em cada rua”. Manifestando total confiança no trabalho das autoridades para esclarecer os factos, a edil defendeu ainda uma justiça firme, sublinhando que, após serem detidos, os culpados “têm de ser muito penalizados” para assegurar a convivência e a ordem pública.

Número de crianças e jovens em perigo tem vindo a aumentar: sinalizações podem ser só a “ponta do iceberg”

A campanha do “Laço Azul”, promovida no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, é assinalada ao longo deste mês de abril em todo o país, para alertar a comunidade para a importância da proteção das crianças, promovendo a sensibilização para os seus direitos e para a prevenção de situações de violência ou negligência.

A prevenção dos maus-tratos na infância é uma responsabilidade de todos: profissionais de saúde, famílias e comunidade. A verdade é que, de acordo com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), os casos de violência e maus-tratos de crianças e jovens têm vindo a aumentar consistentemente desde 2020, indicando uma maior deteção de situações de risco. Em 2024, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) receberam quase 60 mil comunicações de perigo. Há dez anos, não chegavam às 40 mil.

Dizendo que os números são “inegáveis” e que os casos de maus-tratos ocorrem, “sobretudo, nas famílias”, a psicopedagoga Fátima Duarte, da Equipa Técnica Operativa da CNPDPCJ, garante que são cada vez mais as crianças e jovens a serem vítimas de maus-tratos, de acordo com os dados disponibilizados. “Mas essa é só a ponta do iceberg, porque há muitas crianças e jovens a serem vítimas que nós não sabemos, porque ainda não foram sinalizados”, garante.

Muitas das crianças que são vítimas de maus-tratos acabam por ter o seu comportamento “condicionado”, pelo que a especialista apela à atenção de todos para se conseguir identificar determinados comportamentos, marcas físicas ou até “determinadas relações que as crianças estabelecem umas com as outras, ou com adultos, que não são normais, e que podem ser indicadores de que estão a ser vítimas”. “Quem não sabe, pode entender isso como sendo malcriadas ou agressivas, mas há muitas crianças que são vítimas de maus-tratos e, como não conseguem lidar internamente com isso, porque isso vai deixar marcas, o seu comportamento fica condicionado”, acrescenta.

Por outro lado, a psicopedagoga garante que sinalizar uma criança ou jovem à CPCJ não é sinónimo de “arranjar problemas”: “quando sinalizamos significa que estamos preocupados com aquela criança, com aquele jovem e que o queremos proteger”. “Não é contra a família, mas é a favor da criança. Porque quando há um conflito de interesses, nós temos que colocar as crianças num plano superior”, assegura.

Fátima Duarte defende ainda que quanto mais tempo a criança ou jovem, que é vítima de maus-tratos pela própria família, continuar a viver naquele ambiente, “mais vai normalizar a violência como algo habitual”. De vítima a agressor é apenas um passo: “muitos daqueles jovens, rapazes e raparigas, que foram vítimas de maus-tratos, agora reagem de forma violenta, porque internalizaram nos seus modelos”.

Todas as crianças merecem crescer em segurança, com amor, respeito e proteção, sendo que a prevenção começa em cada pessoa. O apelo desta campanha de abril, Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, é claro: se suspeitar de uma situação de risco, não ignore. Comunique às autoridades.

Campo Maior: Estádio Capitão César Correia volta a ser palco de Encontro Infantil de Atletismo

As crianças do ensino pré-escolar de Campo Maior voltam a celebrar a liberdade, na sexta-feira, em véspera do feriado de 25 de abril, no decorrer da quarta edição do Encontro Infantil de Atletismo, promovido pelo Campo Maior Trail Runners.

Com o evento de regresso ao Estádio Capitão César Correia, depois de já se ter realizado também no Jardim Municipal e na zona envolvente ao Complexo das Piscinas da Fonte Nova, a iniciativa, explica o responsável pela organização, Carlos Pepê, tem em vista, sobretudo, permitir que as crianças “tenham liberdade para poder brincar, saltar e correr”.

Considerando a iniciativa uma boa forma para se “construir o atletismo” e se incentivar a adoção de práticas de vida saudáveis, Carlos Pepê explica que, em última instância, procura-se com este encontro levar os mais novos a “movimentarem-se em liberdade e a sentirem-se empoderados naquilo que são estilos de vida saudáveis, com boas práticas de convívio, estando ligados mais ao mundo real e muito menos ao virtual, que é isso que preocupa mais nos dias de hoje”.

Carlos Pepê revela ainda que modalidades de atletismo vão estar em destaque neste encontro, depois de os elementos do Campo Maior Trail Runners terem ido ao encontro das crianças do Jardim de Infância “O Despertar”, do Centro de Talentos Alice Nabeiro e do Agrupamento de Escolas para, de alguma forma, as “preparar” para a iniciativa: “vamos ter atividades de lançamento, saltos, corrida e temos a antiga pista dos carrinhos telecomandados, que transformámos numa minipista de trail, por assim dizer, com subidas, descidas, zonas onde se tem que passar a gatinhar, outras onde se tem que saltar”.

“Criámos ali sete ou oito estações, nas quais damos liberdade às crianças de experimentar as várias modalidades do atletismo, tudo numa forma de brincadeira, sem vertente competitiva, obviamente”, remata o responsável.

Este IV Encontro Infantil de Atletismo, organizado pelo Campo Maior Trail Runners, com a colaboração da Câmara Municipal, do Sporting Clube Campomaiorense e do União Futebol de Degoldos, tem início marcado, na sexta-feira, para as 10 horas.

ArtJazz Festival de Elvas volta a afirmar o jazz nacional e internacional em três noites de concertos

O ArtJazz Festival de Elvas está de regresso ao Auditório São Mateus, de 30 de abril a 2 de maio. O evento, já na sua 11.ª edição, apresenta grandes novidades, com nomes consagrados, mas também uma jovem promessa do panorama jazzístico nacional e internacional.

O festival, que teve a sua primeira edição em 2013, tal como recorda o diretor artístico do evento, Jorge Goes, conheceu algumas interrupções “devido à Covid, mas também a situações de governabilidade da Câmara Municipal, que cortou e passou o festival para um formato bienal”. “Agora voltámos, graças a Deus, ao festival anual, o que faz muita falta, porque a cultura é uma das bases principais da humanidade e não se pode cortar”, acrescenta.

O festival arranca “com chave de ouro”, a 30 de abril, com “um grande nome do panorama artístico português”: Rão Kyao. “É dos artistas mais internacionais que temos em Portugal. Começou pelo saxofone, mas depois dedicou-se às flautas de bambu”, recorda Jorge Goes.

Com 40 anos de carreira, Rão Kyao apresenta-se no ArtJazz Festival em quarteto, afirmando uma ligação ao jazz que atravessa todo o seu percurso artístico: desde “Malpertuis”, obra fundadora do jazz em Portugal, até às múltiplas expressões contemporâneas da sua música. O jazz surge, assim, como território permanente da sua linguagem. Na flauta, amplia uma escrita musical marcada pela elegância, liberdade e escuta atenta, num concerto vivido plenamente no presente.

Acompanham Rão Kyao neste espetáculo Renato Silva Júnior no piano, Ruca Rebordão na percussão e André Sousa Machado na bateria.

Rão Kyao

Segue-se, no dia 1 de maio, um concerto do músico e compositor André Pizarro Pepe, uma das maiores promessas do contrabaixo em Portugal. Neste espetáculo, onde dará a conhecer o seu mais recente disco original, “Sons Rupestres”, o artista não fará apenas do contrabaixo um instrumento convencional, explorando-o também como instrumento de percussão.

Originalmente concebido como um diálogo minimalista entre contrabaixo e guitarra, este concerto propõe uma viagem por sonoridades orgânicas e telúricas, onde o silêncio e a textura têm tanto peso quanto a melodia.

Ao lado do contrabaixo de André Pizarro Pepe, a guitarra acústica de Francisco Neves assegura o suporte harmónico-melódico e a cumplicidade estética que define a génese de “Sons Rupestres”. Para este concerto em Elvas, o duo expande o seu universo sonoro com a participação de um convidado especial: o saxofonista Desidério Lázaro.

André Pizarro Pepe

Caberá, no dia 2 de maio, ao multifacetado e premiado guitarrista espanhol Javier Alcántara, acompanhado pela sua Short Stories Band, em formato de sexteto, encerrar esta 11.ª edição do ArtJazz Festival.

Dando conta de que, para além de guitarrista, Javier Alcántara é “também compositor, produtor e musicoterapeuta”, o diretor artístico adianta que o espetáculo promete ser bastante interativo: “vai ser um espetáculo muito interativo em palco, com dois teclados e uma verdadeira conversa musical entre todos os músicos”.

Neste espetáculo, Javier Alcántara será acompanhado por Narci González no saxofone tenor, Pablo Romero no piano e teclados, Pedro Calero nos teclados e samplers, Enrique Tejado no contrabaixo e Pepín Muñoz na bateria.

Javier Alcántara

Os três espetáculos têm início às 21h30. Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes dos concertos, no Auditório São Mateus.

A entrevista completa a Jorge Goes sobre este 11º ArtJazz Festival de Elvas para ouvir no podcast abaixo:

Homem baleado no Bairro dos Assentos, em Portalegre

Um homem de 46 anos foi baleado na noite desta terça-feira, 21 de abril, no Bairro dos Assentos, em Portalegre, na sequência de um episódio envolvendo disparos de arma de fogo.

A vítima circulava numa viatura quando foi atingida por tiros, acabando o veículo por ficar imobilizado na Rua Dr. Manuel Portilheiro, junto à extensão do centro de saúde.

O alerta foi dado às 21h46 ao Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, tendo sido mobilizados meios de socorro e elementos da Polícia de Segurança Pública. O homem, considerado ferido grave, foi transportado para o hospital de Portalegre.

De acordo com testemunhos recolhidos no local, terão sido ouvidos cerca de quatro disparos, o que gerou alarme entre os moradores. A zona foi isolada pelas autoridades, que estão a investigar as circunstâncias do incidente. A PSP irá disponibilizar um comunicado mais tarde, depois de ontem ter havido um outro homem baleado num supermercado, sendo o segundo dia com uso de armas de fogo em Portalegre.

Governo anuncia pacote de medidas para travar sinistralidade rodoviária

O Governo reconheceu o atraso de pelo menos seis anos na aprovação da nova Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), garantindo, ainda assim, que o documento já entrou no circuito legislativo. Enquanto a estratégia não é implementada, o Ministério da Administração Interna (MAI) avançou com um conjunto de medidas consideradas urgentes para reduzir a sinistralidade nas estradas portuguesas. À margem da tomada de posse do novo presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o ministro titular do MAI, Luís Neves, sublinhou que “nas estradas não morrem números, morrem pessoas”, defendendo uma atuação mais firme perante comportamentos que classificou como “objetivamente criminosos”.

Entre as principais medidas anunciadas está o regresso da Brigada de Trânsito, extinta em 2007, bem como a realização de operações STOP sem aviso prévio e o reforço da rede de radares de velocidade média, nomeadamente em eixos como a A1 e a A2.

O Governo pretende ainda agravar penalizações para infrações rodoviárias, combater a prescrição de multas e alargar os critérios de cassação de cartas de condução. Paralelamente, foi anunciada a criação de um novo Código da Estrada, que substituirá o atual, em vigor desde 1994, reunindo num único diploma as normas dispersas sobre segurança rodoviária. O Automóvel Clube de Portugal (ACP) considera as medidas positivas, mas alerta que, para já, permanecem no plano das intenções, sem calendário definido para a sua concretização.

Alto Alentejo Health Innovation Summit reúne profissonais de saúde em Campo Maior

Campo Maior acolheu, entre ontem e hoje, dias 20 e 21 de abril, o Alto Alentejo Health Innovation Summit: um espaço de encontro entre profissionais, tecnologia e conhecimento na área da saúde, numa iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo.

Ontem, no primeiro dia do evento, os trabalhos tiveram lugar no Centro de Inteligência Competitiva, onde se realizaram vários “Action Labs” dedicados a áreas como a Inteligência Artificial, Investigação Clínica, Design Thinking e tecnologias avançadas point-of-care. Estas sessões práticas proporcionaram momentos de partilha, capacitação e experimentação de soluções inovadoras aplicadas ao setor da saúde.

Já hoje, no segundo e último dia, dia o evento decorreu no Centro de Ciência do Café, reunindo especialistas, empresas e entidades do setor num programa centrado na inovação e na demonstração de novas tecnologias.

A sessão de abertura contou com a participação do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, que destacou a importância de iniciativas desta natureza para a afirmação de Campo Maior como território de inovação, sublinhando o papel da cooperação entre instituições, empresas e comunidade científica no desenvolvimento de respostas mais eficazes na área da saúde.

ULS do Alto Alentejo assume erro: afinal homem baleado não fugiu do Hospital de Portalegre

Depois de ter confirmado que o homem de 32 anos, baleado ontem, 20 de abril, num hipermercado da cidade, tinha fugido do Hospital de Portalegre, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo vem agora assumir o erro, uma vez que o utente em causa continua internado.

Dando conta de um “erro de identificação do utente”, a ULS, repondo a verdade, apresenta as suas desculpas por ter sido transmitida, de forma errada, a informação da saída voluntária da vítima do tiroteio do hospital Dr. José Maria Grande.

Na origem da “confusão” está uma outra pessoa que abandonou, voluntariamente, aquela unidade hospitalar, mas que nada teve a ver com a situação. O homem de 32 anos continua aos cuidados do corpo clínico, no Serviço de Observação.

Elvas celebra esta terça-feira os 513 anos da elevação a cidade

Elvas comemora esta terça-feira, 21 de abril, os 510 anos da Elevação a Cidade.

Nas redes sociais, o Município de Elvas fala num “marco histórico que representa a afirmação da identidade, da força e da importância desta terra raiana ao longo dos séculos”.

A 21 de abril de 1513, por carta régia de D. Manuel I, Elvas foi elevada à categoria de cidade, reconhecimento do seu papel estratégico, económico e social no contexto do Reino. Desde então, Elvas “consolidou-se como símbolo de resistência, de cultura e de património, construindo uma história ímpar que honra todos os elvenses”.

“Hoje, essa grandeza é também reconhecida além-fronteiras, com a classificação de Elvas como Património Mundial da UNESCO, distinção que valoriza o seu extraordinário conjunto fortificado e reforça a responsabilidade de preservar e dignificar este legado único”.

“Comemorar esta data é celebrar a nossa memória coletiva, o orgulho nas nossas raízes e a ambição de continuar a construir um futuro à altura da história que herdámos”, lê-se ainda na referida publicação.

Município de Monforte reforça apoio ao ensino superior e atribui bolsas a todos os estudantes elegíveis

O Município de Monforte aprovou, recentemente, a atribuição de 41 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentem o ensino superior: uma a mais que aquilo que estava inicialmente previsto.

De acordo com o presidente da Câmara, Miguel Rasquinho, o objetivo da autarquia foi, desde logo, não deixar de parte qualquer estudante que reunisse todas as condições para ter acesso a este importante apoio. “A nossa intenção foi apoiar todos aqueles que reunissem condições para tal. Portanto, foram 41, mas se fossem 42 ou 43 lá estaríamos para os apoiar e, por isso, todos aqueles que reuniam condições para serem apoiados, a Câmara de Monforte efetivamente, como sempre, chegou-se à frente e não os deixou sem apoio”, diz o autarca.

Por mais que diga não considerar relevante quantificar o investimento feito pelo município nestas bolsas de estudo, Miguel Rasquinho dá conta que em causa estão “dezenas de milhares de euros”. “O importante é que todos os alunos do concelho se sintam apoiados por parte da autarquia, que todos eles saibam que a autarquia está aqui para os ajudar, para que eles façam a sua formação, de preferência para ficarem a trabalhar, obviamente, no concelho de Monforte, mas isso serão contas de outro rosário”, remata o autarca.

Tapete de Arraiolos sai à rua para celebrar tradição e cultura de 3 a 7 de junho

O Tapete de Arraiolos, tradicionalmente bordado no concelho, é um símbolo de identidade cultural e um motor de desenvolvimento local. Com o evento “O Tapete está na Rua”, que este ano decorre de 3 a 7 de junho, visitantes e moradores têm possibilidade de apreciar de perto este património ancestral que se transmite de geração em geração.

Segundo Jorge Macau, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, na edição deste ano, “os objetivos estratégicos do evento são a valorização, salvaguarda e promoção deste património cultural, a dinamização da economia local envolvendo todos os agentes económicos e a afirmação de Arraiolos como destino cultural capaz de atrair novos públicos”.

O evento oferece ainda a oportunidade de contacto direto com as bordadeiras, fortalecendo a tradição viva do concelho. Como destaca Jorge Macau, “o evento tem um papel determinante na valorização e preservação deste património, ao dar visibilidade ao saber-fazer e contribuir para o reconhecimento do Tapete de Arraiolos enquanto elemento identitário de elevado valor cultural”.

Um marco histórico recente foi a certificação do Tapete de Arraiolos pelo IEFP, que limita a produção deste património ao concelho. “A questão da certificação do tapete foi um processo demoroso e muito complexo, e foi com bastante agrado que vimos esta decisão do IEFP através deste despacho provisório. Consideramos que se trata de um passo importante para a valorização e salvaguarda do Tapete de Arraiolos”, afirma ainda o autarca.

Com estas iniciativas, Arraiolos não só preserva a sua história e cultura, como também reforça a economia local e consolida a sua posição como destino turístico e cultural de excelência, capaz de atrair públicos diversos e valorizar o património imaterial da região.

Do programa de espetáculos da edição deste ano de “O Tapete está na Rua” fazem parte os concertos de Carolina Deslandes (dia 3), Os Quatro e Meia (dia 4), ÁTOA (dia 6) e Teresinha Landeiro (dia 7).

Festas do Povo: taxa de execução dos trabalhos ronda os 60%

Campo Maior continua em contagem decrescente para o grande regresso das Festas do Povo, 11 anos depois da sua última edição.

No passado sábado, 18 de abril, os campomaiorenses, que se têm envolvido nos trabalhos, principalmente os chamados cabeças de rua, estiveram reunidos com a organização, no Museu Aberto, para, tal como explica o presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro, pode fazer um ponto de situação.

“Vamos sabendo aquilo que vai no dia a dia dos campomaiorenses, principalmente desta gente maravilhosa, que tem a função de liderar cada rua, saber as suas preocupações, adivinhar os seus anseios e comunicar à Associação das Festas o seu trabalho, o seu envolvimento nas diferentes áreas e ficarmos todos em linha, porque dentro de três escassos meses, que vão passar a correr, com a ligeireza que a gente sabe como passa ao tempo, as nossas queridas Festas do Povo aí estarão”, diz o responsável.

O objetivo é promover “umas festas maravilhosas”, sendo, para isso, necessário planear todos os pormenores. “É no planeamento que está a virtude de sabermos que o dia 8 de agosto está aí ao virar da esquina”, acrescenta João Manuel Nabeiro.

De acordo com os dados avançados no decorrer da reunião, o grau de execução dos trabalhos, por esta altura, ronda os 60%. Dizendo que é preciso continuar a apoiar os campomaiorenses nas suas necessidades, confessa que gostava que já tivessem sido alcançados os 100%.

“Temos que continuar a persistir, a ver as necessidades, porque todos nós sabemos que as necessidades são muitas em termos de braços para trabalhar”, assegura o presidente da associação, que não tem dúvidas de que desde que foi anunciada a realização das festas, os campomaiorenses “motivaram‑se e, todos os dias, a conversa da rua será sempre essa”.

Até 8 de agosto, é continuar a arregaçar as mangas e levar por diante todo o trabalho necessário. “Vamos com o coração cheio e é isso que temos que pensar, naquela frase que o meu saudoso pai dizia sempre: ‘para a frente, em todas as frentes’”, remata.

A Associação das Festas do Povo, que conta com apoios importantes provenientes da Câmara Municipal de Campo Maior, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Direção‑Geral do Turismo, prevê, para esta edição das Festas do Povo, um investimento de quase dois milhões de euros. 

Elvas: Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro promove 2º Festival Internacional de Coros a 16 de maio

A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro, de Elvas, promove a segunda edição do Festival Internacional de Coros, a 16 de maio, pelas 18h00, na Sala Vasco da Gama do Hotel São João de Deus, com o apoio do Município de Elvas.

O concerto irá reunir em palco cerca de 90 vozes femininas, contando com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, anfitrião do evento, e de vários coros convidados oriundos de Leiria, Madeira e Madrid.

A iniciativa tem como principal objetivo promover o intercâmbio cultural e valorizar a música coral, reforçando a dinâmica cultural da cidade.

A entrada é livre.

Futebol de formação: cerca de 40 equipas na primeira edição do Elvas Cup Gold Energy

O Salão dos Espelhos da sede de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos serviu de cenário, ao final da tarde desta segunda-feira, 20 de abril, para a apresentação do torneio de futebol infantil Elvas Cup Gold Energy 2026.

A competição irá decorrer no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal de Elvas, em dois períodos distintos: a 30 e 31 de maio e, posteriormente, no dia 6 de junho.

Promovido pelo “O Elvas” CAD e com a empresa Golden Energy como principal patrocinadora, o torneio juntará na cidade cerca de 500 jovens futebolistas de 40 equipas.

Além dos principais clubes da região, a prova contará com a participação do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga.

Para os dois últimos dias de maio estão agendados os jogos dos escalões de Petizes, Traquinas, Sub-10 e Sub-11, enquanto para 6 de junho está marcada a competição de Sub-12.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas nesta apresentação da Elvas Cup Gold Energy 2026, ao lado da direção de “O Elvas”, presidida por João Pedro Ruas, e de representantes da Gold Energy.

O Salão dos Espelhos esteve repleto de dezenas de jogadores dos escalões de formação do emblema “azul e ouro”, que emprestaram um colorido muito especial ao momento.

Homem baleado em supermercado de Portalegre após desavença. Suspeito está em fuga

Um homem foi baleado na tarde desta segunda-feira num supermercado em Portalegre, na sequência de uma desavença, alegadamente de natureza familiar. O incidente ocorreu por volta das 16 horas, quando o suspeito terá procurado a vítima no estabelecimento comercial e efetuado disparos com arma de fogo.

A vítima ficou ferida e foi transportada para o hospital, desconhecendo-se para já a gravidade dos ferimentos. O autor dos disparos colocou-se em fuga e está a ser procurado pelas autoridades, que mantêm operações no terreno para localizar o suspeito e apurar as circunstâncias do crime.

CCDR Alentejo colabora com o Município de Campo Maior na formação dos seus trabalhadores

O Município de Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, representado pelo presidente Ricardo Pinheiro, assinaram esta segunda-feira, dia 20 de abril, um protocolo de colaboração.

O protocolo em causa visa, através do Centro Qualifica da CCDR Alentejo, implementar ações de formação e educação, destinadas aos trabalhadores da Câmara Municipal, de forma a dotá-los de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais.

Deste modo, o Centro de Inteligência Competitiva recebeu uma reunião com Assistentes Operacionais com a finalidade de transmitir as informações e dar a conhecer a Formação para Técnico de Ação Educativa. Esta iniciativa terá início a 29 de abril, de forma presencial e online, e é dirigida àqueles que estão por contrato na Câmara Municipal de Campo Maior e aos quem têm o 12.º ano de escolaridade, de forma a obter mais qualificações na área.

Após conclusão desta formação, os trabalhadores irão receber um Certificado Profissional em Ação Educativa (Nível IV).

Festival da Juventude e Académico de Elvas de 14 a 16 de maio: cartaz é apresentado na sexta-feira

A edição deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas, promovida pela Câmara Municipal, decorre entre os dias 14 e 16 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

O cartaz oficial do evento é apresentado na sexta-feira, dia 24, pelas 12h30, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento, segundo o Município de Elvas, “promete trazer muitas surpresas e momentos de grande animação”. Na sessão de apresentação do evento, “será revelado o cartaz oficial dos concertos para os três dias do festival, que contará com um programa diversificado e pensado especialmente para os jovens e para toda a comunidade”.

Roadshow da DECO passa por Elvas para reforçar apoio direto aos consumidores

Até junho, a DECO vai estar a percorrer Portugal de norte a sul, com o roadshow “Tudo a Que Tens Direito”. Entre hoje e amanhã, dias 20 e 21 de abril, a Associação para a Defesa do Consumidor encontra-se, com a sua unidade móvel, na Praça da República de Elvas, das 10 às 18 horas.

Com este projeto, a DECO procura tornar os serviços de informação e apoio ao consumidor mais acessíveis e próximos em todo o território nacional, sendo Elvas a primeira cidade do Alentejo a receber o roadshow, depois do arranque oficial, a nível nacional, na sexta-feira, 17 de abril, em Santarém.

“Vamos estar em várias cidades, particularmente no interior e no sul do país, justamente porque acreditamos que é preciso levar a informação aos consumidores que estão em zonas mais isoladas e que, por isso, também são mais vulneráveis. Nesse sentido, o que nos leva a estas cidades é chegar aos consumidores e comunicar com eles aquilo que é a intervenção da DECO, que é nada mais, nada menos do que a defesa dos direitos dos consumidores”, começa por explicar Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da DECO.

O objetivo da DECO passa por estar presente “em locais onde as pessoas circulam frequentemente” para que possa dizer às pessoas aquilo que podem procurar junto dos seus serviços. “Mal chegámos a Elvas, tivemos logo um senhor a perguntar-nos informações acerca da fatura da água, porque um dos grandes desafios de hoje em dia é os consumidores, com os seus rendimentos, conseguirem fazer face ao pagamento de todas as despesas que têm a cargo, nomeadamente estas que dizem respeito aos serviços públicos essenciais”, refere a responsável.

“Nós queremos estar no local a informar as pessoas, a dizer-lhes a que podem recorrer quando procuram a DECO e, nomeadamente, aqui em Elvas, também dar a conhecer o nosso serviço, que já existe há muitos anos, em parceria com o município, e que disponibiliza sempre atendimento presencial uma vez por mês, na última quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal para todos os munícipes do concelho”, adianta Helena Guerra.

Através deste roadshow, em Elvas, a DECO procura também ir ao encontro daqueles consumidores que ainda não sabem da sua “existência” na cidade. “Acreditamos que embora já estejamos implementados em Elvas há muitos anos, ainda há muitos consumidores que não sabem da nossa existência, digamos assim. Então nós vamos ao encontro dos consumidores, onde eles estão e, realmente, a Praça da República é um sítio onde podemos encontrar muitas pessoas e chegar a elas com esta mensagem”, assegura a técnica superior do Gabinete de Projetos e Inovação da DECO.

Quem visitar a unidade móvel da DECO, até amanhã, irá ainda ser surpreendido com algumas ofertas, podendo participar em jogos e diversas ações dinâmicas.

Ainda no Alentejo, a DECO vai estar com o roadshow “Tudo a Que Tens Direito”, entre quarta e quinta-feira, em Portalegre e, nos dias 27 e 28 de abril, em Vendas Novas.

Águia Vitória leva sorrisos à Unidade Local de Saúde do Alentejo Central

A águia Vitória, mascote do Sport Lisboa e Benfica, visitou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, numa iniciativa integrada no projeto “Vitória em cada Sorriso”, da Fundação Benfica.

A visita teve início no internamento de Pediatria, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSAC, Dr. Carlos Mateus Gomes e pelo Enfermeiro Diretor, Enf.º Emanuel Boeiro, que acompanharam este primeiro momento da ação, sublinhando a importância de iniciativas que promovem o bem-estar emocional das crianças e das suas famílias em contexto hospitalar.

“Este tipo de iniciativas tem um valor incalculável para as nossas crianças e jovens. Mais do que um momento de descontração, representa um contributo significativo para o seu equilíbrio emocional, humanizando os cuidados de saúde que prestamos diariamente”, destacou o Presidente do Conselho de Administração da ULSAC.

Durante a manhã, a águia Vitória percorreu várias áreas do hospital, incluindo o internamento de Pediatria, a Unidade de Neonatologia e a Urgência Pediátrica, onde interagiu com os mais pequenos, surpreendendo-os com a sua presença e distribuindo lembranças simbólicas. Já no período da tarde, a visita estendeu-se às consultas externas de Pediatria, levando boa disposição e momentos de descontração a crianças que se encontravam em acompanhamento clínico. A presença da águia Vitória foi recebida com entusiasmo, transformando um dia comum em momentos de partilha, alegria e esperança para todos os envolvidos.

O projeto “Vitória em cada Sorriso”, da Fundação Benfica, aposta em ações de proximidade junto de unidades de saúde, instituições de acolhimento e centros de ensino especial, procurando quebrar a rotina dos jovens e criar experiências positivas através de gestos simples, mas significativos.

Campo Maior celebra os valores de Abril com momentos de convívio, desporto, cultura e participação

Campo Maior volta a festejar o 25 de Abril com uma vasta programação de atividades, que se traduzem em momentos de celebração da liberdade, da democracia e da união da comunidade.

Como vem sendo hábito, à meia-noite em ponto de sábado, dia 25, será hasteada a Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, pela Banda 1.º de Dezembro. Isto depois das atuações do Grupo de Cantares Despertar Alentejano e do Duo C&R, na Praça da República, a partir das 21h30 de sexta-feira, dia 24. Ainda durante a manhã de sexta-feira, o Estádio Capitão César Correia será palco do IV Encontro Infantil de Atletismo.

Para sábado, Dia da Liberdade, estão previstas arruadas, a partir das 9h30, em vários locais do concelho, sendo que o Jardim Municipal da vila, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, será palco de um conjunto de atividades para os mais novos: insufláveis, pinturas faciais, “Oficinas da Liberdade” e diversos jogos.

A tradicional Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, está agendada para as 16h00. Durante a noite, a Praça da República volta a contar com animação musical: às 21h30, com o Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, e, às 22h30, com o projeto “Milhões ao Vento de Abril”.

No domingo, dia 26 de abril, Campo Maior recebe uma prova de orientação dos Jogos do Alto Alentejo, com partida, às 9h30, no Jardim Municipal. Às 17h00 realiza-se, no Centro Cultural, o I Encontro “Passos que Unem”, dedicado à arte da dança.

Integrado na programação comemorativa dos 52 anos do 25 de Abril em Campo Maior, realizou-se já o concerto à luz das velas, no passado sábado, no Mosteiro da Imaculada Conceição.

Do entretenimento à saúde: lar de Elvas inova com painéis digitais e monitorização de sinais vitais em tempo real

O Lar Júlio Alcântara Botelho, em Elvas, está a desenvolver um projeto inovador de modernização dos cuidados prestados aos seus utentes, através da implementação de soluções tecnológicas avançadas.

O projeto, que inicialmente começou por se traduzir num painel interativo com um sem-fim de funcionalidades, incluindo consultas médicas por videochamada, dá agora uma resposta ainda mais relevante, com radares de alta precisão que medem, entre outros parâmetros, os sinais vitais dos utentes durante o sono.

O projeto em causa, tal como revela o diretor técnico do lar, Paulo Pires, tem vindo a ser desenvolvido em parceria com uma empresa espanhola. “Foi-nos apresentada, na altura, por uma empresa espanhola, a SecurePoint, uma nova ferramenta, o Vimag, que é um painel — um tablet em tamanho quase real de um ser humano — e começámos a trabalhar com eles nessa área, a título de projeto-piloto. Esse painel permite fazer videochamadas em tempo real, realizar consultas online, inclui jogos de estimulação cognitiva e tem muitas outras funções”, começa por explicar o responsável.

Tendo em conta as preocupações da direção do lar no que toca a quedas e aos sinais vitais dos idosos durante o sono, o projeto rapidamente ganhou outros contornos. “Eles (a empresa) mostraram interesse em desenvolver este projeto e criaram um radar de alta precisão, que fica por cima das camas e que acaba por medir os sinais vitais das pessoas, bem como a respiração durante o sono. Para além disso, fornece informação em caso de queda: emite um alerta em toda a instituição, visto que esta está equipada com vários tablets espalhados pelo edifício, onde são feitos os registos diários das atividades dos utentes”, avança Paulo Pires.

Mas o projeto não se fica por aqui, estando neste momento a ser preparada uma ferramenta destinada aos utentes em serviço de apoio domiciliário. Trata-se de um relógio que, através do mesmo sistema de alta precisão, irá igualmente medir os sinais vitais dos seniores, os quais poderão ser acompanhados em tempo real pelos familiares, através de uma aplicação móvel. “No entanto, tudo isto carece de alguns pareceres, sobretudo da Comissão Nacional de Proteção de Dados, que estamos a aguardar”, esclarece o diretor técnico do lar.

Este projeto, que, por necessitar desses pareceres, ainda não foi implementado, irá começar por ser testado por um colaborador ou até por um diretor da instituição. O objetivo é perceber como será a adaptação a esta ferramenta, dado que, posteriormente, poderão ter de ser feitos “alguns ajustes ao próprio equipamento”.

O Lar Júlio Alcântara Botelho reafirma, desta forma, o seu compromisso com a inovação, procurando integrar novas tecnologias que reforcem a qualidade dos serviços prestados e contribuam para uma vida mais ativa, segura e participativa dos seus residentes.

A entrevista completa a Paulo Pires sobre este projeto de modernização dos cuidados prestados aos utentes do Lar Júlio Alcântara Botelho pode ser ouvida no podcast abaixo:

Mosteiro da Imaculada Conceição acolheu Concerto à Luz das Velas

O Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, recebeu um momento único com o Concerto à Luz das Velas, integrado nas comemorações do 50.º aniversário da canonização de Santa Beatriz da Silva e do 52.º aniversário do 25 de abril de 1974. 

Um espetáculo que recriou um ambiente mágico, iluminado por milhares de velas, a voz da soprano Liliana Nogueira, acompanhada pela Orquestra Ibérica sob Direção Musical de Luís Zagalo, que deu vida a clássicos de Bach, Andrea Bocelli, André Rieu, musicais e bandas sonoras inesquecíveis.

Campo Maior: Ricardo Pinheiro e Fernando Alfaiate visitam Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração

O Presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, e o Presidente da Estrutura do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Fernando Alfaiate, estiveram no dia 17 de abril em Campo Maior para uma reunião de trabalho com o Presidente do Município, Luís Rosinha, onde se fez o ponto de situação da obra do Parque Industrial de Campo Maior – Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração. 

Após a reunião, houve uma visita ao local onde decorre esta intervenção que tem como objetivo promover a requalificação da Zona Industrial de Campo Maior para uma dimensão mais resiliente, mais verde e mais digital com a implementação de várias soluções ao nível da energia, mobilidade, comunicações 5G e segurança contra incêndios.

Esta visita foi também acompanhada pelo Presidente do Município de Beja, Nuno Palma Ferro, o único Município do Alentejo que, à semelhança de Campo Maior, irá contar com uma Área Empresarial de Nova Geração.

Museu Aberto recebeu mais uma reunião com os cabeças-de-rua das Festas do Povo

O Museu Aberto, em Campo Maior, recebeu, na tarde de dia 18 de abril, uma reunião promovida pelo Município e pela Associação das Festas do Povo com os cabeças-de-rua.

Este encontro teve como finalidade fazer um balanço da organização, esclarecer dúvidas e partilhar algumas informações relevantes relacionadas com a realização do evento, que decorrerá de 8 a 16 de agosto.

O Grupo Infantil de Teatro do Centro de Talentos Alice Nabeiro também se juntou a esta iniciativa com uma demonstração do espetáculo “Este ano há Festas!”, que destacou a identidade de Campo Maior e as Festas do Povo, mostrando a união da comunidade na criação das flores de papel, símbolo de amizade e orgulho.

António Sacavém e Ana Sacavém fizeram um momento de reflexão com os campomaiorenses presentes nesta reunião sobre a importância da união num evento desta dimensão. 

Para terminar este encontro, o Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano” e o grupo musical “Ensemble Milhões” animaram todos os presentes no Lagar-Museu do Palácio Visconde d’ Olivã.

Elvas: Praça da República recebe roadshow da DECO

A Praça da República vai receber o roadshow “Tudo a que tens direito”, promovido pela DECO, nos dias 20 e 21 de abril, segunda e terça-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

Esta iniciativa tem como objetivo apoiar e informar os consumidores, proporcionando momentos de esclarecimento sobre temas do dia a dia, como a leitura de faturas, estratégias de poupança e direitos do consumidor.

Ao longo dos dois dias, os visitantes poderão ainda contar com diversas atividades e surpresas preparadas especialmente para o público.

Penúltima jornada do Torneio da Malha “João Brioso” disputada na Boa-Fé

O recinto de festas do bairro da Boa-Fé acolheu na tarde de ontem, sábado, 18 de abril, a nona e penúltima jornada do 30º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, correspondente à freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.

Em seniores masculinos a vitória foi para Carlos Anselmo, de Borba, com 8 derrubes; em veteranos venceu Venâncio Cachapela, também de Borba e com o mesmo número de pancadas certeiras; entre as senhoras a vitória foi para Cláudia Gonçalves, de Barbacena, com 5; e em sub-13 triunfou Artur Martins, de São Vicente e Ventosa, totalizando 6 derrubes.

Estiveram presentes o vereador Hermenegildo Rodrigues e o presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão Almeida.

Esta edição 2026 do Torneio Concelhio da Malha termina na manhã do feriado do próximo sábado, 25 de abril, no tabuleiro da Praça da República, com a 10ª jornada, correspondente à freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

“Operação Viragem Histórica” foi mote para conferência no MACE

A professora universitária e historiadora Maria Inácia Rezola foi responsável pela conferência “Operação Viragem Histórica”, apresentada ontem, sábado, 18 de abril, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

A oradora, que preside à Comissão Executiva das Comemorações do 25 de abril de 1974, veio ao MACE falar sobre os momentos que antecederam e precederam a Revolução dos Cravos, que há quase 52 anos pôs termo a quase meio século de ditadura.

Esta conferência de Maria Inácia Rezola no Museu de Arte Contemporânea de Elvas esteve inserida no programa de atividades paralelas à exposição fotográfica de Alfredo Cunha e obras de escultura de Alexandre Farto aka Whils, patente no MACE até 24 de maio naquele espaço museológico até 24 de maio.

No exterior do Museu de Arte Contemporânea puderam ser apreciadas duas viaturas militares que intervieram no 25 de abril, uma das quais a chaimite Bula, donde saiu Marcelo Caetano do quartel do Carmo, em Lisboa.

As comemorações do 52° aniversário do 25 de abril de 1974 resultam de uma parceria entre o MACE e o Museu Militar, com o apoio do Município de Elvas.

Badajoz recebeu Isabel de Portugal, Imperatriz após casamento com Carlos V em recriação histórica

Badajoz evocou este fim de semana a passagem da imperatriz Isabel de Portugal pela cidade em 1526, numa recriação histórica que assinala o quinto centenário do episódio.

A comitiva foi recebida pelo Alcaide local, Ignacio Gragera, junto à Puerta de Palmas, especialmente decorada para a ocasião, recriando o ambiente da época em que Isabel seguia viagem rumo a Sevilha para celebrar o casamento com o imperador Carlos V.

A iniciativa integra um conjunto de celebrações que recordam este momento marcante da história da cidade espanhola e de Portugal, onde ontem a poucos quilómetros tinha chegado a Elvas, onde já tinha sido assinalada a chegada da imperatriz com um desfile e uma feira quinhentista. As comemorações reforçam os laços históricos entre os dois territórios raianos, atraindo visitantes e dinamizando o turismo cultural na região.

“Elvas Maçónica” foi tema de passeio pelo património da cidade

“Elvas Maçónica” foi o tema para o primeiro de seis Percursos pelo Património a realizar pelo Município de Elvas em 2026.

O itinerário da manhã de ontem, sábado, 18 de abril, foi conduzido pelo professor universitário e historiador António Ventura, com os participantes a tomarem contacto direto com alguns dos locais e símbolos da presença da Maçonaria em Elvas.

O vice-presidente Nuno Mocinha representou a Câmara Municipal neste primeiro Percurso pelo Património do presente ano.

Para a manhã de 23 de maio está agendado o próximo momento da iniciativa, com o académico Carlos Filipe a falar sobre “A Santa Casa da Misericórdia de Elvas”.

Município de Vila Viçosa vai levar quatro jovens calipolenses até ao Japão em agosto

O Município de Vila Viçosa vai permitir que quatro jovens estudantes e residentes no concelho possam, em agosto, viajar até Ömura, no Japão.

O intercâmbio, que acontece depois de quatro jovens japoneses já terem estado naquele concelho do distrito de Évora, em 2025, explica o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, surge na sequência das várias atividades culturais que têm vindo a ser desenvolvidas com o objetivo de Vila Viçosa estreitar laços com o Japão.

“Já no ano passado, através do acordo que foi estabelecido com o Município de Ömura, que fica na zona sul do Japão, onde chegaram precisamente os portugueses em 1543, desenvolvemos algumas atividades culturais e recebemos aqui quatro jovens estudantes que vieram precisamente dessa cidade japonesa”, recorda o autarca.

Foi nessa altura que foi lançado o desafio ao Município de Vila Viçosa para que “enviasse” quatro jovens até Ömura. “Nesse sentido, e em colaboração com o Agrupamento de Escolas e com o Município de Sintra, decidimos avançar, então, para a criação deste projeto, dando a possibilidade de que quatro jovens calipolenses que estudam no agrupamento de escolas possam, depois de uma candidatura, em agosto deste ano, fazer a deslocação até ao Japão, que será acompanhada pelo senhor presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e também por um conjunto de professores responsáveis da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro”, avança Tiago Salgueiro.

Com este intercâmbio, a Câmara Municipal de Vila Viçosa procura “manter viva esta ligação que, no fundo, tem também uma componente importante” a nível da sua candidatura a Património Mundial. “Nós queremos aprofundar estas relações históricas com outros contextos e dar conta, também, da importância que Vila Viçosa teve a nível global e este intercâmbio insere-se, precisamente, nessa lógica e nessa missão que nós temos vindo a desenvolver”, acrescenta o autarca.

São elegíveis para participar neste intercâmbio jovens que manifestem algum interesse pela cultura e pela história do Japão,  com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos. “Pensámos que seria conveniente e também de acordo com aquilo que nos foi indicado pelo Município de Sintra, que já tem alguma experiência a este nível, que os jovens já tenham alguma maturidade e que estejam em condições de comunicar em inglês”, explica o vice-presidente.

As candidaturas a este intercâmbio estão abertas até dia 30 de abril, sendo que há um critério específico, que “tem a ver com a elaboração de um pequeno texto sobre a Embaixada Tensho, que veio de Ömura até Portugal, no século XVI”. O objetivo é que os jovens “possam conhecer um pouco mais sobre esta realidade, sobre esta ligação que une os dois países e, em particular, as duas regiões e, a partir daí, desenvolver um projeto específico, um pequeno trabalho que, no fundo, será alvo de uma avaliação para que depois as diferentes candidaturas possam ser analisadas e validadas”, remata Tiago Salgueiro.

CURPI de Campo Maior reúne sócios em almoço comemorativo dos 52 anos do 25 de Abril

Com vista a celebrar os 52 anos de democracia em Portugal, a Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior promove, no próximo sábado, um almoço-convívio de comemoração do 25 de Abril, aberto a todos os seus sócios.

Esperando que muitos se possam associar à iniciativa, que contará, para além do almoço, com baile, a presidente da direção da instituição, Anselmina Caldeirão, destaca a importância da data em questão: “O importante é relembrar o Dia da Liberdade e trazer o máximo de associados a esta casa, que é muito importante e faz muita falta à comunidade, e nunca esquecer estes dias que marcaram muitas das pessoas que aqui andam, com 80 anos, e que viveram todo este sucesso do 25 de Abril.”

“Contamos com todos, porque todas estas atividades que são desenvolvidas aqui na CURPI acabam também por gerar receita para a nossa instituição. Por isso mesmo, deixo o apelo para que tenhamos o máximo de pessoas que queiram vir passar este dia connosco. É um almoço diferente, mas o importante, de facto, é este convívio que queremos proporcionar aos nossos associados”, remata Anselmina Caldeirão.

Dez anos da requalificação do Forte da Graça: “joia da coroa” é símbolo do orgulho patrimonial de Elvas

O Forte da Graça, em Elvas, continua a assinalar o 10.º aniversário da sua reabilitação, estando agendada, para a manhã do feriado de 25 de abril (próximo sábado), uma visita guiada àquele monumento único, com José Cordeiro, e sob o mote “O Forte no Meu Tempo”.

A atividade propõe uma abordagem evocativa e participativa, convidando os participantes a refletir sobre a história recente do monumento e a sua vivência ao longo do tempo. A iniciativa pretende cruzar memória, património e identidade, reforçando a ligação da comunidade a um dos mais emblemáticos espaços fortificados da cidade.

Destacando o facto de Elvas ser a cidade portuguesa com mais elementos classificados pela UNESCO, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que se diz muito satisfeito pela forma como ao longo dos anos o município foi recuperando o seu património, diz ainda que a “Joia da Coroa”, isto é, o Forte da Graça, recebe diariamente pessoas e entidades oriundas de toda a parte.

“O Forte da Graça, todos os dias, está a receber grandes entidades, queiramos ou não, vindas de todo o lado. Quem quer visitar aquilo que é o património castrense, acaba sempre por visitar, chamemos-lhe assim, a joia da coroa. E eu fico muito satisfeito por saber que a Câmara Municipal de Elvas teve, ao longo destes 30 anos, uma grande preocupação com a manutenção, a conservação, a requalificação e a reutilização de todo esse património que estava completamente abandonado quando cheguei à presidência da Câmara. E hoje temos um orgulho muitíssimo grande em podê-lo divulgar e dizer em voz alta que é a cidade do nosso país com mais património classificado pela UNESCO”, diz Rondão Almeida.

O autarca fala ainda da estratégia política definida, há mais de 30 anos, levada a cabo com vista à valorização da obra dos antepassados elvenses, que viria a culminar com a atribuição do selo de Património Mundial pela UNESCO. “Olhámos para a obra dos nossos antepassados, valorizámo-la e apresentámo-la à UNESCO, que classificou e transformou a nossa estrela de Elvas numa estrela do património mundial”, remata o presidente da Câmara Municipal.

A visita ao Forte da Graça, no sábado, integrada não só nas comemorações dos 10 anos da requalificação daquele monumento, como nos 52 anos do 25 de abril, tem início às 11 horas.

A participação está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita através do email forte.graca@cm-elvas.pt.

“O Elvas” SAD garante manutenção após empate com o Moncarapachense

O “O Elvas” SAD empatou, a zero golos, frente ao Moncarapachense na última jornada do campeonato, assegurando a permanência no Campeonato de Portugal.

Num encontro equilibrado, a formação alentejana conseguiu controlar grande parte do jogo, gerindo o resultado necessário para cumprir o objetivo da época.

Apesar do domínio territorial e das melhores oportunidades criadas ao longo da partida, “O Elvas” não conseguiu materializar em golos a superioridade evidenciada em vários momentos. Ainda assim, o empate revelou-se suficiente para garantir a manutenção, permitindo à equipa encerrar a temporada com a meta alcançada.

Numa tarde em que se decidia quem podia acompanhar o Louletano na segunda fase, avançou primeiro o Juventude de Évora que venceu o Vasco da Gama da Vidigueira, ripostou o Alverca B que goleou o Comércio e Indústria, enquanto o Malveira perdia ao intervalo fora com o Louletano. Na segunda parte, a reviravolta no marcador do Malveira que venceu 2-1, permitiu a esta equipa acompanhar na reta da meta o Louletano para a fase de subida.

Bruno Dias após manutenção de “O Elvas” SAD: “Tivemos o manual de tudo o que de mal pode acontecer numa época”

No rescaldo do empate a zero frente ao Moncarapachense, que garantiu a continuidade de “O Elvas” SAD no Campeonato de Portugal, o técnico Bruno Dias fez uma análise mas extensa e emotiva a uma temporada de extrema exigência. Em declarações à Rádio ELVAS, o timoneiro dos “azuis e oiro” lamentou a falta de eficácia no jogo decisivo e o infortúnio que perseguiu a equipa ao longo de todo o ano.

Confira a entrevista na íntegra:

Rádio ELVAS : Como é que viu o jogo “O Elvas” – Moncarapachense?

Bruno Dias: «Eu creio que o resultado é injusto. Não gosto da palavra injustiça, mas não retratou o que se passou no jogo. Nós tivemos cinco claras oportunidades de golo, além de várias aproximações, devíamos ter ganho o jogo e por uma margem confortável. A verdade é que quando não se fazem golos, não se ganha. Foi uma das grandes pechas ao longo da época, uma equipa que criou muito, sempre, e não fazendo golos. Obviamente, abre a possibilidade do adversário ganhar o jogo que ficou em aberto até ao fim, mas creio que não há dúvidas nenhumas que fomos a melhor equipa em campo, que existia uma ideia muito clara para o jogo, que a soubemos implementar e não fomos eficazes na finalização.»

RE: Atingindo o objetivo mínimo que era a manutenção perante a situação de hoje que era tentar evitar que fosse ultrapassado pelo Moncarapachense? Bruno Dias: «Sim, obviamente ninguém está satisfeito com a época que foi efetuada, as expectativas eram muito grandes e obviamente com tudo o que se passou, tudo o que nós queríamos era que a época terminasse com o Elvas no Campeonato de Portugal, porque obviamente o Elvas tem que estar no Campeonato de Portugal, tem que continuar a crescer e tem que ser uma equipa capaz de dar o passo em frente porque tem todas as condições para isso. Eu penso que sim, obviamente que não interessa agora, não é momento para falar sobre isso, mas penso que a cidade merece, o clube merece, o projeto merece. Nós procuramos mostrar uma equipa com um futebol muito positivo, dominadora, capaz de empurrar os adversários, e eu creio que isso em 80, 85% dos jogos aconteceu. Não fomos tão eficazes na finalização como gostaríamos de ser, porque eu creio que se nós fizermos um balanço final da época, a média de oportunidades criadas pela equipa do Elvas é quatro oportunidades por jogo e consente duas. Os adversários muitas vezes foram mais eficazes que nós, mas realçar aquilo que foi o carácter e a forma como conseguimos sempre nos unir em todas as adversidades e garantir o tal objetivo mínimo, como disse, que eu concordo, era mesmo o objetivo mínimo.»

RE:Em termos de época, falou aqui que a equipa não foi eficaz em alguns lances, até criou muitas ocasiões, mas também há o aspeto negativo de não ter tido sorte em alguns lances com os guarda-redes, que acabaram por fazer com que a equipa perdesse alguns pontos. Nas contas, talvez o Elvas, se esses erros não tivessem acontecido, estava neste momento a disputar a subida? Bruno Dias: «Pois, só que os “ses” no futebol não contam, não é? Esse é o ponto. Mas eu penso que toda a gente viu a época, percebeu que houve muitas situações que são anormais, que não é usual acontecer tantas vezes na mesma época, à mesma equipa. Às vezes quando queríamos aqui tentar tirar as nuvens negras que pairavam no sentido dos resultados com a equipa, nós até em termos de equipa técnica brincávamos no sentido de dizer “temos aqui o manual de tudo o que é possível de mal acontecer numa época”. E a verdade é que aconteceu na mesma época, eu não quero dizer tudo, mas praticamente tudo: as lesões dos guarda-redes, essas situações de infortúnio (golos mal sofridos). Foram tantas coisas que aconteceram, quem acompanhou todos os jogos do Elvas percebe que a classificação não reflete o que a equipa produziu em campo. Há épocas assim e temos que aceitar, aprender e crescer nesse sentido. Houve jogadores que fizeram muito, um esforço enorme para estarem neste jogo e ajudar a equipa, lesões que nos prejudicaram muito.”

RE: Não quer terminar sem dar uma palavra à formação? Bruno Dias: «Eu não quero terminar também sem dar aqui uma palavra à equipa de Sub-23, aos nossos Sub-19 e aos nossos Sub-18, que foram campeões, porque tiveram sempre disponíveis para ajudar a equipa. Tivemos mais de 25 jogadores das camadas mais jovens que vieram treinar com a equipa principal. Muitas vezes não se têm noção disso, estrearam-se, por exemplo — e foi uma coisa que me deixou muito triste — um miúdo como o Diogo Carlos, daqui (de Elvas) estreou-se no Campeonato de Portugal, fez um golo como central, fez uma série de jogos a titular da equipa, e houve muito pouca valorização disso. Houve muito pouca valorização de todos os miúdos que se estrearam, mas eu quero deixar-lhes essa palavra porque seguramente eles são o futuro do clube, do projeto.»

RE:Esta última parte, final da época com dificuldades até do ponto de vista financeiro para os jogadores, foi um desafio para esta partida e para a ponta final do campeonato?Bruno Dias: «O contexto estava muito desafiante, obviamente, não escondemos que foram momentos delicados para nós, mas eu senti sempre um grande carácter por parte de toda a gente e uma vontade muito grande de dar o melhor todos os dias, dentro do treino e dentro do jogo. E a verdade é que eu creio que ninguém pode apontar o que quer que seja a esta equipa ao nível do trabalho, da vontade, da determinação. Conseguimos superar este desafio sempre agarrados uns aos outros e com uma personalidade grande e com uma vontade muito grande de honrar a nossa profissão, a cidade, o clube todos os dias, porque tem ali grandes homens, grandes profissionais.»

RE:Perante estas últimas circunstâncias, está disponível para continuar no Elvas? Bruno Dias: «Eu estou disponível para descansar, agora. Hoje eu preciso descansar, acho que não é momento para se falar sobre isso, acho que é momento para toda a gente respirar fundo, porque eu acredito muito, porque daquilo que eu vejo e do que eu sinto da cidade, a cidade precisa deste clube num patamar mais alto. Obviamente que neste momento é preciso toda a gente respirar fundo porque não vamos esconder as coisas como elas são. Foi tirado um grande peso dos ombros de toda a gente. De toda a cidade, de todos os adeptos, de todos os profissionais, de toda a estrutura. Portanto, agora precisamos respirar, precisamos de libertar toda a adrenalina que temos.»

Da nossa parte que fizemos o acompanhamento de todos os jogos na Rádio Elvas para que os ouvintes tivessem a oportunidade de segui o relato e fechamos o ciclo. Obrigado a todos os que nos apoiaram aos ouvintes e aos anunciantes.

Choque frontal junto ao viaduto de Elvas provoca dois feridos

Um choque frontal entre duas viaturas ligeiras provocou, ao final da tarde deste sábado, dois feridos na zona do viaduto, junto à rotunda do tribunal, em Elvas. O alerta foi dado às 17h40, mobilizando meios de socorro para o local.

De acordo com informações apuradas, uma das viaturas circulava em contramão, acabando por colidir com outra que seguia no sentido descendente. Os dois feridos foram assistidos no local e posteriormente transportados pelos Bombeiros Voluntários de Elvas para o Hospital de Santa Luzia.

Para o local foram mobilizados três operacionais dos bombeiros, apoiados por duas viaturas. A Polícia de Segurança Pública esteve também presente com três viaturas e seis elementos, garantindo a segurança e o condicionamento do trânsito na zona.

MACE com conferência de reflexão sobre os 50 anos de democracia em Portugal

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) é palco de uma conferência dedicada à reflexão sobre os 50 anos da construção da democracia em Portugal, “Operação Viragem Histórica”, este sábado, 18 de abril, pelas 16 horas.

A iniciativa, organizada pelo Museu Militar de Elvas, contará com a participação da historiadora Maria Inácia Rezola, comissária executiva das comemorações dos 50 anos do Revolução de 25 de Abril de 1974, que irá abordar o percurso democrático do país desde a revolução que pôs fim à ditadura e abriu caminho à liberdade e à participação cívica.

O evento pretende promover o debate e a reflexão histórica junto da comunidade, destacando a importância da memória coletiva e do conhecimento do passado para a construção do futuro.

A conferência é aberta ao público e insere-se no conjunto de iniciativas que assinalam meio século de democracia em Portugal, envolvendo diversas entidades culturais e institucionais.

A organização convida todos os interessados a marcar presença nesta sessão que promete revisitar momentos-chave da história contemporânea portuguesa e refletir sobre os desafios atuais da democracia.

Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro e IPP promovem curso de Inglês

A partir de 5 de maio, o Campus – Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, vai acolher a realização de um curso de Inglês, em parceria com o Centro de Línguas e Culturas (CLIC) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Com duração de 20 horas, este curso de Inglês na vertente profissional corresponderá ao nível de iniciação para uma comunicação eficaz com clientes.

As aulas irão decorrer nas instalações do Campus, na Avenida António Sérgio, às terças e quintas-feiras em horário pós-laboral, sendo distribuídas por blocos de 90 minutos de duração.

A frequência desta ação tem o custo de 130 euros e o curso está aberto não apenas aos colaboradores do Grupo Nabeiro-Delta Cafés como ao público externo, até ser atingido o número limite de participações.

Os interessados em inscrever-se neste curso de Inglês Profissional de Iniciação podem fazê-lo aqui.

InPP e Fertiprado desenvolvem tecnologia de revestimento de sementes

O InnovPlantProtect (InPP) – Laboratório Colaborativo localizado em Elvas, em colaboração com a Fertiprado, desenvolveu uma tecnologia inovadora de revestimento biológico para sementes a partir de algas, com efeito bioestimulante e com potencial para melhorar o desempenho das pastagens e forragens.

A descoberta, que está a ser patenteada, resulta de cinco anos de colaboração com a Fertiprado, empresa líder no desenvolvimento e comercialização de misturas de sementes de leguminosas, permite estimular a nodulação em leguminosas, promover o crescimento vegetativo desde as fases iniciais de desenvolvimento, aumentar a resistência das plantas em condições de stress e melhorar o perfil nutricional do pasto, contribuindo para uma agricultura mais eficiente e sustentável.

“É com enorme satisfação que vemos uma das nossas linhas de investigação produzir resultados práticos. Não tenho dúvida que este produto vai ao encontro das necessidades de muitos produtores e contribuirá para que a nossa associada Fertiprado reforce a sua vertente inovadora, tornando-a ainda mais competitiva no mercado nacional e na exportação. Trabalhamos todos os dias para que isto aconteça e este é o primeiro exemplo do nosso pipeline em desenvolvimento.”, afirma António Saraiva, diretor executivo do InPP.

Já para a Fertiprado, o novo produto, que procura ser uma alternativa eficaz ao revestimento de sementes convencional baseado em produtos sintéticos, “reflete também o trabalho das equipas de I&D da Fertiprado e do InPP, cuja colaboração tem sido decisiva para transformar conhecimento científico em inovação com utilidade prática. Nós pretendemos manter uma aposta firme no desenvolvimento de soluções diferenciadoras para o sector”, sublinha Pedro Viterbo, gestor da Fertiprado.

Este desenvolvimento surge num contexto de forte crescimento do mercado global de biosoluções e produtos biológicos para a agricultura, impulsionado pela procura crescente por práticas agrícolas mais sustentáveis, pela necessidade de reduzir o impacto ambiental da produção agrícola e por novas exigências regulatórias. Neste cenário, soluções inovadoras baseadas em conhecimento científico tornam-se fundamentais para apoiar a transição do setor.

Esta inovação resulta de atividades de I&D desenvolvidas no âmbito da Agenda Mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que integra o InPP e a Fertiprado e tem como objetivo desenvolver novos produtos, processos e serviços de alto valor a partir de recursos

marinhos, como é o caso deste revestimento de sementes. Como passo decisivo para a sua valorização, foi assinado em Elvas, a 4 de março deste ano, um memorando de entendimento para a exploração comercial desta tecnologia.

Para as empresas do setor agrícola, colaborar com o InPP representa uma oportunidade concreta para acelerar processos de investigação e inovação próprios, reduzir riscos associados ao desenvolvimento tecnológico e aceder a conhecimento especializado, talento científico altamente qualificado, financiamento competitivo e redes de colaboração nacionais e internacionais que reforçam a sua competitividade.

Elvas recria receção à Infanta Isabel com desfile histórico pelas ruas da cidade

A cidade de Elvas recebeu este sábado um desfile evocativo da chegada da Infanta Isabel, numa recriação histórica que percorreu algumas das principais artérias do centro urbano. A iniciativa contou com a participação de figurantes trajados a rigor, que deram vida a um cortejo simbólico, recriando o ambiente da época, onde destacou a figura da Infanta, com grupos de Elvas que recriaram a época do casamento real entre Isabel e Carlos V de Espanha.

O percurso teve início nas Portas de Olivença, seguindo em direção ao Castelo de Elvas, passando por várias ruas da cidade. Ao longo do trajeto, o desfile atraiu a atenção de residentes e visitantes, que acompanharam o cortejo e assistiram à encenação que pretendeu valorizar o património histórico e cultural local.

Câmara de Elvas promove sessão pública de apresentação e esclarecimento relativa ao PDM a 7 de maio

A Câmara Municipal de Elvas realiza, no próximo dia 7 de maio, pelas 18h30, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), uma sessão pública de apresentação e esclarecimento relativa ao Plano Director Municipal (PDM), atualmente em fase de 2.ª revisão e em período de discussão pública.

Esta sessão contará com a presença da equipa técnica responsável pela elaboração da proposta, que apresentará os princípios urbanísticos estruturantes da revisão em curso, bem como as estratégias e soluções territoriais que o Município tem vindo a desenvolver.

O PDM constitui um instrumento estratégico de natureza regulamentar, fundamental para a definição do modelo de desenvolvimento do concelho, assentando numa visão integrada e articulada que abrange o sistema urbano, as atividades económicas e agrícolas, o ambiente, o património, a habitação, a mobilidade e a conservação da natureza.

A participação dos cidadãos neste processo “é essencial para assegurar um planeamento mais informado, partilhado e ajustado às necessidades e expectativas da comunidade”, garante a Câmara Municipal de Elvas.

Despiste na EN246 entre Arronches e Santa Eulália provoca três feridos ligeiros

Um despiste de uma viatura ligeira, ocorrido na manhã deste sábado na Estrada Nacional 246 (EN246), que liga Elvas a Portalegre, no troço entre Arronches e Santa Eulália, no sentido Arronches–Santa Eulália, provocou três feridos ligeiros, transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas. O alerta foi dado às 08:33 horas.

Para o local foram mobilizados nove operacionais dos Bombeiros Voluntários de Elvas, apoiados por quatro viaturas, além da presença da GNR, que tomou conta da ocorrência. A viatura saiu da faixa de rodagem, transpôs a berma e acabou por imobilizar-se junto a uma árvore.

Concerto à luz das velas este sábado à noite no Mosteiro de Campo Maior

O Mosteiro da Imaculada Conceição (Mosteiro das Monjas Imaculadas), em Campo Maior, é, na noite deste sábado, 18 de abril, palco de um concerto à luz das velas.

Com a voz da soprano Liliana Nogueira, acompanhada pela Orquestra Ibérica, sob a direção musical de Luís Zagalo, o repertório inclui clássicos de compositores como Johann Sebastian Bach, temas de Andrea Bocelli e André Rieu, além de bandas sonoras e músicas de musicais, tudo num cenário iluminado por milhares de velas.

O espetáculo, com início às 21h30, está integrado no programa de comemorações do 50.º aniversário da canonização de Santa Beatriz da Silva, a primeira santa portuguesa, natural de Campo Maior.

MACE acolhe conferência sobre os 50 anos da construção da democracia em Portugal

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) é palco de uma conferência dedicada à reflexão sobre os 50 anos da construção da democracia em Portugal, “Operação Viragem Histórica”, este sábado, 18 de abril, pelas 16 horas.

A iniciativa, organizada pelo Museu Militar de Elvas, contará com a participação da historiadora Maria Inácia Rezola, comissária executiva das comemorações dos 50 anos do Revolução de 25 de Abril de 1974, que irá abordar o percurso democrático do país desde a revolução que pôs fim à ditadura e abriu caminho à liberdade e à participação cívica.

O evento pretende promover o debate e a reflexão histórica junto da comunidade, destacando a importância da memória coletiva e do conhecimento do passado para a construção do futuro.

A conferência é aberta ao público e insere-se no conjunto de iniciativas que assinalam meio século de democracia em Portugal, envolvendo diversas entidades culturais e institucionais.

A organização convida todos os interessados a marcar presença nesta sessão que promete revisitar momentos-chave da história contemporânea portuguesa e refletir sobre os desafios atuais da democracia.

Elvas recua 500 anos para celebrar o casamento real de Isabel de Portugal e Carlos V

O Castelo de Elvas transformou-se, este fim de semana, no cenário de uma viagem no tempo para comemorar o quinto centenário do enlace entre a infanta Isabel de Portugal e o imperador Carlos V. As celebrações que assinalam os 500 anos de um dos momentos mais marcantes da história ibérica, com uma feira quinhentista e uma exposição temática que evoca a passagem da futura imperatriz pela cidade fronteiriça.

O vereador da Câmara Municipal de Elvas, Sérgio Ventura, destacou a importância estratégica deste evento para a valorização da identidade local: «É uma oportunidade para conhecermos um pouco da nossa história, já que foi em 1526 que tivemos este evento e agora “estamos à espera que a infanta chegue”. Acho que é bom, temos aqui também muitos jovens que vão recordar um pouco da história da nossa cidade e do nosso país». O autarca reforçou o convite à população, sublinhando que o município quis proporcionar um momento de reencontro com as raízes: «Muitas vezes nós não conhecemos a nossa história e penso que o município proporcionou esta oportunidade a todos nós, de voltarmos a recordar aqueles que fazem parte da nossa história e das nossas origens. Hoje estamos aqui no castelo a recriar a época do casamento e amanhã inclusivamente vai chegar a Infanta». Pela manhã haverá um cortejo que viaja desde as Portas de Olivença até ao Castelo de Elvas, recriando a entrada da Infanta na cidade de Elvas.

Complementando a recriação histórica, o castelo acolhe uma exposição que ficará patente durante cerca de dois meses. Margarida Ribeiro, técnica do município, explica que a mostra vai além do casamento real, oferecendo um retrato fiel da cidade no século XVI. “Fizemos uma breve exposição, queríamos mostrar à comunidade, aos nossos visitantes, um pouco daquilo que foi este casamento. A mostra aborda não apenas este enlace, mas também toda a trajetória que ela (a Infanta) fez por Portugal e a travessia do Caia, mas quisemos mostrar também aos elvenses o que era Elvas no século XVI”, refere a técnica.

A exposição destaca monumentos e mudanças urbanísticas fundamentais da época, como a construção da Praça Nova (atual Praça da República) e do Aqueduto da Amoreira. Margarida Ribeiro aponta ainda uma curiosidade arquitetónica presente no castelo: «O nosso castelo tem um apontamento muito curioso. A nossa cidade, que é conhecida mundialmente por ser um destino de património abaluartado, teve em 1510 a construção de um torreão “protobaluarte”, já preparado para uma outra tecnologia” (que veio a construir todas as muralhas abaluartadas de traça holandesa que temos hoje e que foram classificadas como Património da Humanidade pela Unesco. A mostra inclui ainda os célebres desenhos do Castelo de Elvas da autoria de Duarte de Armas, permitindo aos visitantes uma imersão total no património quinhentista da cidade.

Rugby Clube de Elvas promove torneio internacional dedicado aos escalões de formação

O Rugby Clube de Elvas organiza amanhã, sábado, dia 18 de abril, o VIII Torneio Internacional “Cidade de Elvas”, nos escalões de escolinhas, sub-6, sub-8, sub-10,sub-12 e sub 14.

O torneio será disputado no Estádio Municipal de Atletismo, a partir das 11 horas, estando confirmadas as participações das equipas do CR Montemor, CR Évora, São João da Talha, Cascais Rugby, Beja Rugby, RV Moita e CR Badajoz.

CIMAA reforça habitação acessível no Alto Alentejo com mais de 5,4 milhões de euros

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) aprovou por unanimidade a reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Alto Alentejo 2030, garantindo um reforço financeiro de quase 5,5 milhões de euros para a Habitação Acessível. A decisão, tomada numa reunião extraordinária a 15 de abril, surge após meses de concertação entre os vários municípios e a CCDR Alentejo. Este investimento visa responder às necessidades habitacionais da região, consolidando o compromisso das autarquias locais com a melhoria das condições de vida das populações.

Além do foco na habitação, a reprogramação assegura o cumprimento das metas de execução de fundos europeus para 2026, fixadas em 11 milhões de euros — um objetivo que a CIMAA já tinha praticamente garantido com a excelente performance registada em 2025. O encontro serviu ainda para debater o novo Regime Jurídico da Cibersegurança, preparando os municípios para os desafios da proteção de dados e da segurança digital. Com esta estratégia, o Alto Alentejo reforça a sua capacidade de resposta financeira e técnica, focando-se tanto na coesão social como na modernização administrativa.

Despiste na EN4 em Elvas provoca dois feridos ligeiros

Um acidente rodoviário ocorrido ao princípio desta tarde de sexta-feira, 17 de abril, causou ferimentos ligeiros em duas pessoas na Estrada Nacional 4.

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros teve lugar na zona das Pedras Negras, em Elvas, tendo o alerta sido registado pelas 12h35 e poderá ter sido provocado por um inseto voador que entrou no habitáculo.

As vítimas, um homem e uma mulher, receberam assistência no local e foram posteriormente transportadas para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação.

Na resposta à ocorrência estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Elvas e a Guarda Nacional Republicana (GNR), que asseguraram as operações de socorro e o controlo do tráfego na zona. Uma vez que no muro junto ao restaurante houve um derrame de água e o poste da eletricidade foi derrubado, estiveram presentes os piquetes da Aquaelvas e da EDP.

Exposição “O Século XVI” para visitar até 30 de abril na Biblioteca Municipal de Elvas

A exposição “O Século XVI”, integrada nas comemorações dos 500 anos do casamento real da Infanta Isabel de Portugal com o Imperador Carlos V, vai estar patente até dia 30 de abril, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

A sessão inaugural desta exposição decorreu ao início da tarde desta sexta-feira, dia 17 de abril, e contou com a presença do vereador Sérgio Ventura, reforçando a importância da valorização do património e da promoção da cultura no concelho.

Vila Viçosa celebra a Liberdade e o Cante Alentejano com espetáculo dos Bandidos do Cante

Vila Viçosa volta a celebrar o 25 de abril com um vasto leque de atividades, numa programação que se estende a todo o concelho,  preparada pela Câmara Municipal em parceria com o movimento associativo e as juntas de freguesia.

Mas o grande destaque deste programa comemorativo vai, na noite de 24 de abril, para um concerto dos Bandidos do Cante, na Praça da República de Vila Viçosa, com o qual o município procura não só celebrar a liberdade, mas também o género musical a que o grupo se dedica e que foi reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade. Nesse sentido, e tendo em conta que os Bandidos do Cante são os representantes de Portugal, este ano, no festival da Eurovisão, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, fala numa “aposta bem conseguida” por parte da autarquia.

“Os Bandidos do Cante estão, neste momento, na moda, assim como, enfim, os diferentes grupos que se dedicam a dar uma nova roupagem ao Cante Alentejano. Aquilo que pretendemos é também valorizar esse legado, que é reconhecido e classificado como Património da Humanidade. Portanto, apesar de haver aqui estas variações, este toque de modernidade que foi instituído precisamente pelos Bandidos do Cante, queremos celebrar o Cante Alentejano e queremos, no fundo, valorizar aquilo que é também uma tradição da nossa região”, assegura o autarca.

As comemorações do 25 de abril em Vila Viçosa, adianta Tiago Salgueiro, vão decorrer em todas as freguesias com um “programa muito vasto” que permite celebrar o Dia da Liberdade com a premissa de “passar a mensagem aos mais novos de que a nossa história deve ser reconhecida, valorizada e celebrada”. Com esse objetivo, foi desenvolvido um “vasto conjunto” de iniciativas que irá envolver toda a comunidade “e que permite celebrar a data da melhor forma”.

Na sede de concelho de Vila Viçosa, as celebrações destes 52 anos da Revolução de Abril contam com o concerto dos Bandidos do Cante, no dia 24, a partir das 22h30, na Praça da República, antes do fogo de artifício à meia-noite. A animação prossegue pela noite dentro com o DJ S-Silva (00h30).

Já no dia 25, pela manhã, haverá uma caminhada, convívio de futebol e basquetebol e corrida em grupo. A partir das 15 horas, realiza-se uma arruada com a Sociedade Filarmónica União Calipolense e, meia hora mais tarde, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe uma Sessão Solene da Assembleia Municipal.

Conheça a programação completa das celebrações do 25 de abril no concelho de Vila Viçosa:

Monforte regressa ao século XVI: cortejo, banquete real e história viva celebram união de Isabel de Portugal e Carlos V

Monforte viajou no tempo esta sexta-feira, 17 de abril, associando-se às comemorações do quinto centenário do casamento da Infanta Isabel de Portugal com Carlos V.

As comemorações arrancaram, durante a manhã, com um cortejo histórico, que uniu o museu Monforte Sacro à Praça da República, onde, e após a chegada da “Infanta”, foi feita a leitura do foral e servido um “banquete” real à população.

Eventos como este, de acordo com o presidente da Câmara de Monforte, Miguel Rasquinho, não podem passar ao lado da vila, até porque este é um concelho com “centenas de anos de história”. “Aliás, nós temos aqui uma tradição em que, há alguns anos, fizemos festas medievais e estamos hoje a reviver um pouco esse espírito. Não quero dizer que essa festa medieval seja para repetir, vamos ver, ainda estamos muito a início de mandato, mas de facto estes eventos interessam-nos bastante, dão vida à terra, marcam a nossa história, marcam a nossa identidade”, acrescenta o autarca.

Dizendo-se “orgulhoso” pelo facto de se terem associado à iniciativa “centenas de pessoas de todo o concelho e não só”, Miguel Rasquinho destaca ainda a participação no evento histórico das associações locais, das crianças das escolas e dos alunos da Universidade Sénior de Monforte.

As associações locais aproveitaram a ocasião para, com a venda de alguns produtores, conseguirem obter alguns lucros para as suas atividades. “Fizemos questão que todas as associações estivessem representadas na Praça da República, também para fazerem, obviamente, alguma venda e algum lucro, porque também é disso que elas vivem, e darmos a oportunidade para que todos participem de alguma forma nesta festa”, remata o presidente do Município de Monforte.

Monforte é um dos oito municípios portugueses que acabou por associar-se as estas comemorações, promovidas pela Academia Portuguesa da História. De acordo com a vice-presidente da instituição, Fátima Reis, estas celebrações, desenvolvidas ao longo de toda a semana, através de diferentes atividades, estão integradas naquilo que é a Rede Europeia das Rotas de Carlos V.

“É uma semana de festa para nós, Academia Portuguesa da História. Começámos em Lisboa, no Castelo de São Jorge, onde a Infanta nasceu; passámos por Torres Novas, onde foi firmado o dote de casamento. De seguida, passámos por Almeirim, onde se verificou o casamento por procuração com a Infanta e depois estamos a seguir o itinerário: Chamusca, Alter do Chão, Monforte e terminaremos em Elvas, antes da chegada a Badajoz, depois com a entrega para a comitiva espanhola”, revela a responsável.

Em declarações aos jornalistas, Fátima Reis destacou ainda a importância das recriações históricas em comemorações tão relevantes quanto esta: “É muito importante uma efeméride deste género, não só para reavivar a história, mas igualmente para articular com as próprias comunidades e vermos, como hoje estamos aqui a ver, no fundo, a vila plenamente envolvida com uma reconstituição, na certeza de que as recriações históricas são de facto essenciais para a memória e para a identidade nacional”.
“Não é só a Academia que está de parabéns, mas todas as localidades, pelo envolvimento e pela maneira tão decidida como aceitaram este nosso projeto e este nosso desafio”, diz ainda a vice-presidente da Academia Portuguesa da História.

Na Praça da República de Monforte, e depois do banquete, ainda durante a tarde desta sexta-feira, serão apresentados ao público espetáculos de teatro vicentino e danças renascentistas.

Ferramentas de IA obrigam Arkus e Secundária D. Sancho II a reformular Concurso de Poesia de Elvas

A associação juvenil Arkus e a Escola Secundária D. Sancho II, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, entre outras entidades, voltam a promover o tradicional Concurso de Poesia de Elvas, já na sua 28.ª edição, destinado a um total de quatro faixas etárias diferentes.

Desta vez, o concurso, em âmbito escolar, assume um formato diferente daquele que era conhecido até então, pela necessidade de se proibir o uso, por parte dos alunos, de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, na escrita dos poemas.

“É um concurso que já tem muitos anos e, obviamente, antes do ChatGPT, as coisas eram completamente diferentes. Nós divulgávamos os cartazes pelas várias escolas e os professores ou bibliotecários recolhiam as poesias. Depois tínhamos uma equipa, um júri neste caso, que classificava os trabalhos e nós atribuíamos prémios a quatro faixas etárias. Com o ChatGPT, nós este ano resolvemos mudar radicalmente de atitude”, começa por explicar o presidente da Arkus, o professor Carlos Beirão.

Desta feita, serão os próprios professores, em dias próprios e já escolhidos pela organização, que irão disponibilizar uma hora das suas aulas para que os alunos possam, durante esse período, escrever o seu poema. “A poesia é escrita nesse momento e não é levada para casa, porque a partir do momento em que a deixamos levar para casa, as coisas mudam radicalmente”, assegura Carlos Beirão.

Ao longo dos anos, a este concurso de poesia, aberto a textos escritos em português, inglês e castelhano, têm sido submetidos, a cada edição, mais de uma centena de poemas. O concurso é aberto a crianças, jovens, alunos do Ensino Secundário e adultos, não só de Elvas, como da região, incluindo a Extremadura. “É um concurso internacional que tem a participação de muitas pessoas e, por isso, o júri normalmente tem uma tarefa muito árdua, ao selecionar as três melhores poesias”, acrescenta o presidente da Arkus.

Para a atribuição de prémios aos primeiros classificados do concurso, a organização conta com a colaboração, entre outros, de várias empresas locais e do próprio município.  

Cada participante no concurso pode apresentar um total de três poemas, sobre qualquer tema à sua escolha, e assinados sob um pseudónimo. Cada poesia não pode exceder o tamanho de uma folha A4.

Natação: Torneio Inter-Regional de Velocidade reúne cerca de 160 atletas em Campo Maior

O Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, recebe, este sábado, 18 de abril, o Torneio de Natação Inter-Regional de Velocidade.

Esta competição de natação pura, em piscina curta de 25 metros, é um evento de destaque no calendário regional e conta com a organização da Associação de Natação do Interior Centro (ANIC), com o apoio da Câmara Municipal.

Destacando a qualidade das infraestruturas que o Complexo de Piscinas de Campo Maior oferece para a realização deste tipo de provas, a vereadora Paula Jangita avança que, no torneio, irão participar “aproximadamente 160 atletas”.

Em representação de Campo Maior na prova vai estar o Sporting Clube Campomaiorense com os seus atletas, sendo que a vereadora assegura que a natação é uma modalidade já com “muitos atletas” no concelho, fazendo todo o sentido, para a autarquia, aproveitar as piscinas da vila para promover este tipo de iniciativas.

Paula Jangita destaca ainda o retorno financeiro que a prova pode trazer à vila, no que toca à restauração e hotelaria, dada a participação de algumas equipas da região de Setúbal neste torneio.

Neste Torneio de Natação de Velocidade, que se foca em provas de curta distância, os atletas procuram obter tempos de qualificação para campeonatos nacionais e zonais. O início das provas, este sábado, está previsto para as 09:30.

Finalmente PP e Vox fecham acordo de governação na Estremadura com foco nos impostos e na imigração

O Partido Popular e o Vox formalizaram um acordo de governação na vizinha Extremadura, permitindo que seja investida María Guardiola como presidente da região, quase quatro meses após as eleições autonómicas. O pacto, estruturado em 11 áreas e com 74 medidas, estabelece um Executivo de coligação para toda a legislatura, sob o princípio de “um governo, dois partidos”, e prevê a entrada direta do Vox no Governo, incluindo uma vice-presidência liderada por Óscar Fernández. O documento combina redução de impostos, revisão de políticas públicas e um reforço de áreas como saúde, agricultura e indústria, assumindo simultaneamente diferenças ideológicas entre os parceiros.

Entre as medidas mais relevantes está o reforço do investimento na saúde, com mais 500 milhões de euros anuais a partir de 2026 e a contratação de cerca de 1.500 profissionais para o sistema regional. O acordo inclui ainda campanhas cirúrgicas extraordinárias, ampliação de horários e maior articulação com o setor privado, além de um plano de infraestruturas e reforço da rede de cuidados a idosos. Na economia, os dois partidos comprometem-se a reduzir progressivamente o IRS autonómico, baixar impostos sobre habitação e simplificar processos administrativos para atrair investimento, incluindo incentivos à instalação de empresas e expansão de solo industrial.

O setor primário assume um papel central, com a promessa de “blindar” a agricultura regional face a políticas europeias como o Pacto Verde e de avançar com o projeto de regadio de Tierra de Barros. O acordo prevê ainda alterações na legislação ambiental e agrícola para reduzir burocracia e reforçar infraestruturas hídricas e rurais. Na área energética, destaca-se a intenção de garantir a continuidade da central nuclear de Central Nuclear de Almaraz, através da eliminação progressiva de taxas autonómicas e da criação de um fundo para o desenvolvimento local.

Um dos pontos mais polémicos é o capítulo dedicado à imigração, que propõe um endurecimento significativo das políticas regionais. O texto rejeita a criação ou ampliação de centros de acolhimento para menores estrangeiros não acompanhados (previa o Governo de Sánchez o apoio das várias regiões para receber jovens migrantes entrados nas Canárias) prevê auditorias ao gasto público nesta área e defende a supressão de apoios a organizações que, segundo o documento, promovam imigração ilegal. Inclui ainda medidas como a verificação de idade, a proibição do uso de burKa e niqab em espaços públicos autonómicos.

Uma das medidas incluídas no acordo autonómico é a proibição do burka e do niqab em espaços públicos, bem como de qualquer peça de vestuário semelhante que oculte completamente o rosto em espaços públicos da Estremadura. Uma medida que ambos os partidos justificam pela “incompatibilidade com a segurança, identificação pessoal e os princípios básicos de convivência”. Além disso, assinalaram que “não será permitida a imposição de práticas que inviabilizam a mulher e vulneram os valores de igualdade”.

Para além desta medida, o acordo inclui também “a promoção da concórdia na Estremadura”, bem como a tramitação para a declaração da Cruz dos Caídos de Cáceres como Bem de Interesse Cultural.

A isto somam-se também pontos que tratam de outros temas sociais, como a ocupação ilegal, com a aplicação do despejo expresso e o reforço da proteção às vítimas de ocupação. Além disso, no acordo apontam que “será exigida a aplicação, sem exceções, da legislação vigente que permite o despejo imediato de ocupas”.

Relativamente à migração, ambas as formações acordaram realizar uma auditoria anual de todos os gastos vinculados à migração “massiva”, “com o objetivo de evitar destinar dinheiro público a organizações dedicadas ao tráfico de pessoas, tanto na origem como no destino”.

Além disso, no que se refere aos menores não acompanhados, estabeleceram que a Junta prevê “extremar a segurança dentro e fora dos centros onde se alojam menores não acompanhados com medidas judiciais”, acrescentando que “serão dotados os recursos necessários para impedir que se altere a convivência e a ordem pública”. A par disso, o PP e o Vox fixarão como prioridade “trabalhar ativamente para devolver os menores não acompanhados aos seus países de origem”.

Na habitação, o acordo prevê a construção de pelo menos 3.500 casas protegidas e um modelo de acesso baseado na chamada “prioridade nacional” e no “arraigo”, exigindo anos mínimos de residência para beneficiar de apoios. Já na educação, os partidos comprometem-se com a gratuitidade total das creches dos 0 aos 3 anos, a valorização salarial dos professores e a climatização das escolas. O documento inclui também incentivos à natalidade, com deduções fiscais por nascimento ou adoção, e uma nova lei da família.

Por fim, o pacto estabelece medidas de controlo da despesa pública, incluindo auditorias regulares e cortes em subsídios a organizações sem utilidade pública comprovada, bem como a redução da cooperação internacional ao mínimo legal. Com este acordo, PP e Vox garantem estabilidade governativa na Estremadura, ao mesmo tempo que inauguram uma nova fase política na região, marcada por uma agenda reformista em matéria fiscal e económica e por posições mais restritivas em áreas sociais e migratórias.

Este acordo abre portas para que sejam também concluídos os acordos nas restantes regiões autónomas que se encontra ainda num impasse, como Castela Leão e Aragão.

Castelo de Elvas é o grande palco das celebrações dos 500 anos do casamento de Isabel de Portugal com Carlos V

Elvas assinala, entre hoje e domingo, de 17 a 19 de abril, um marco histórico de grande relevância: os 500 anos do casamento entre a Infanta Isabel de Portugal e o Imperador Carlos V, celebrado em 1526.

Através de uma Feira Quinhentista, a realizar no castelo, ao longo de todo o fim de semana, Elvas reforça a sua identidade enquanto palco de acontecimentos marcantes, sendo que, com a iniciativa, procura-se, sobretudo, valorizar o património histórico e cultural da cidade. Além da componente histórica, o programa da feira inclui recriações, espetáculos, exposições e outras atividades culturais, envolvendo a comunidade local e atraindo visitantes nacionais e internacionais.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que explica que o evento que é celebrado em simultâneo e em parceria com Badajoz, recorda que Elvas sempre foi uma cidade importante, até para a realeza: “era aquela cidade em que até de um lado e do outro decidiam as altas entidades, nesse caso as entidades reais, realizarem aqui os seus casamentos”. “É isso que vai estar em causa e é isso que nós iremos comemorar, conjuntamente, com os nossos irmãos do lado de lá”, diz ainda.

Depois da abertura da Feira Quinhentista, pelas 17 horas desta sexta-feira, o evento terá como pontos altos, amanhã, sábado, dia 18, um desfile comemorativo, representativo da chegada da Infanta Isabel de Portugal a Elvas, com início às 11 horas, junto às Portas de Olivença.

A feira, com bancas de artesanato, funciona hoje até às 23 horas; amanhã abre às 10 e fecha às 23 horas; e no domingo irá funcionar desde as 10 às 20 horas. Durante o evento, não faltarão atuações de dança, música e vários momentos de recriação histórica, como um banquete real, que será servido amanhã à noite.

Conheça a programação completa do evento:

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 662999090_1347324904108027_114191687015268811_n-745x1024.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 661338487_1347324930774691_1272430027388670422_n-758x1024.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 657908997_1347324907441360_8890120930847435851_n-721x1024.jpg

Coudelaria de Alter realiza Leilão Anual a 24 de abril: Tradição e modernidade com os olhos no mundo

A histórica Coudelaria de Alter, fundada em 1748, abre as suas portas já no próximo dia 24 de abril para o seu leilão anual, um dos eventos mais aguardados do panorama equestre internacional. Em entrevista à Rádio ELVAS, o diretor do Departamento de Coudelarias da Companhia das Lezírias, responsável pela gestão da histórica Coudelaria de Alter, Francisco Beja, revelou que este “dia aberto” será uma verdadeira montra do trabalho de preservação da linhagem Alter Real, culminando na venda pública de 23 exemplares: 21 de Puro-Sangue Lusitano e dois Árabes.

Dia aberto é um dia de Festa

O dia arranca cedo com uma monográfica do Cão de Serra de Aires e ganha novo fôlego à tarde com o início do leilão, marcado pela atuação da centenária Banda Filarmónica de Alter. Mas o destaque do evento são os 23 animais que vão à praça. Francisco Beja sublinha que o grupo de animais foi cuidadosamente selecionado: “Tratam-se principalmente de dois ou três machos que se destacam e há duas ou três fêmeas também, para puxar para cima a qualidade dos animais. Há um bocadinho de tudo: desde éguas para reprodução ou para lazer, até machos com perfis muito distintos”.

Um dos destaques deste ano é a inclusão de um cavalo de escola: “Vai estar um ‘schoolmaster’, um cavalo que esteve na Escola Portuguesa de Arte Equestre e que regressa — um animal mais ensinado que pode ajudar um cavaleiro amador a evoluir ou alguém que queira apenas usufruir de um cavalo já posto. Mas também temos animais para quem pretenda investir num projeto desportivo e criar carreira”, detalha o diretor.

Adquirir um cavalo de Alter é, hoje, um processo de extrema confiança. Com bases de licitação que podem atingir os 20 mil euros, a Coudelaria aposta num dossier de transparência total para o comprador. “São tidos em conta fatores desde a genética até ao potencial desportivo e sanidade. Os cavalos mais caros são os que têm mais qualidades. A sanidade é crucial: são feitas inúmeras radiografias e ecografias para ajudar na decisão do futuro comprador”, afirma Francisco Beja, reforçando que este rigor é o que sustenta a valorização crescente dos animais no mercado internacional.

A Digitalização e o Sucesso Internacional

A internacionalização é, aliás, uma das grandes vitórias da estratégia recente da Coudelaria. Pelo terceiro ano consecutivo, o leilão decorre em formato presencial e online, atraindo licitações de todos os cantos do globo. “Os compradores cada vez são mais estrangeiros e a plataforma online facilita essa proximidade. Temos público ligado aos Estados Unidos, Brasil e Europa do Norte, como Suécia, Noruega e Dinamarca, além de França, Alemanha e Espanha. É a tradição aliada às modernas técnicas de venda e marketing”, refere o responsável, orgulhoso pelo facto de o Lusitano ser já a 6.ª melhor raça do mundo no ranking de dressage.

Sustentabilidade e Missão Pública

Gerir uma casa com séculos de história e um efetivo que ronda os 300 animais exige um equilíbrio delicado entre a rentabilidade e a preservação do património. Francisco Beja admite que “a sustentabilidade económica é sempre complicada numa casa grande que não foi concebida para ser rentável, mas o leilão ajuda muito na valorização do nosso produto. Os números têm subido, o valor médio das vendas tem aumentado e a qualidade tem-se mantido no topo”. Para além da venda, a Coudelaria cumpre uma função social e pedagógica essencial, mantendo parcerias com diversas universidades e escolas profissionais, garantindo que o cavalo de Alter continua a ser uma ferramenta de formação de excelência para o país.

Maria Fonseca é a nova presidente dos Bombeiros de Monforte

Maria Fonseca (na foto) é a nova presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monforte.

Assumindo este cargo com um profundo sentido de responsabilidade, Maria Fonseca destaca o compromisso com a missão e os valores que esta instituição tão nobre representa para a comunidade. A nova presidente encara este desafio “com dedicação, respeito e a determinação de honrar o trabalho desenvolvido ao longo dos anos”.

Refere ainda que leva consigo para os órgãos sociais “uma equipa unida, motivada e com grande vontade de trabalhar, sempre com o objetivo de servir o concelho de Monforte e reforçar o papel fundamental desta instituição ao serviço da população”.

Com espírito de missão e proximidade, inicia-se assim um novo ciclo, assente no compromisso, na cooperação e na dedicação às pessoas.

50 anos da canonização de Santa Beatriz da Silva celebrados com concerto à luz das velas no Mosteiro de Campo Maior

O Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, é palco, na noite de sábado, 18 de abril, de um concerto à luz das velas, com a Orquestra Ibérica e a soprano Liliana Nogueira, no âmbito das comemorações dos 50 anos da canonização de Santa Beatriz da Silva.

Este concerto, que promete ser único, recriando um ambiente mágico iluminado por milhares de velas, conta com direção musical de Luís Zagalo. Dizendo que este será um espetáculo “muito especial”, o músico elvense lembra, desde logo, o “assinalável percurso de vida” de Santa Beatriz da Silva, que deixou “um legado e uma marca indelével”, sendo que, passados seis séculos, “ainda continua a inspirar vidas pelo mundo inteiro”.

Sendo Santa Beatriz da Silva não apenas proveniente de Campo Maior, mas, ao mesmo tempo, também a primeira mulher portuguesa a ser canonizada, destaca Luís Zagalo, esta é “uma ocasião muito importante”, sendo que “aquilo que estará em evidência será um concerto totalmente desenhado e planificado para, simbolicamente, celebrar, por um lado, os cem anos da beatificação de Santa Beatriz da Silva e, por outro lado, os 50 anos da sua canonização”.

Muitas das obras apresentadas neste espetáculo serão tocadas, pela primeira vez, pela Orquestra Ibérica, com arranjos originais. “Gostamos de personalizar cada um dos eventos em que estamos envolvidos e não replicar um produto como acontece por norma com artistas que andam em digressão”, assegura o músico elvense, que adianta que, no decorrer do espetáculo, terá oportunidade de explicar e justificar a escolha de cada tema para este concerto.

Do repertório deste concerto fazem parte temas clássicos, de compositores como Haydn, Handel e Bach, mas também várias músicas de filmes, interpretadas pela “absolutamente extraordinária” soprano Liliana Nogueira.

O espetáculo, com início às 21 horas, conta com entradas gratuitas.

São Vicente revive tradição da Romaria da Ventosa com momentos de fé, convívio e muita animação

A população de São Vicente, no concelho de Elvas, volta a rumar ao campo, para cumprir, um ano mais, a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Ventosa.

O evento, este ano organizado pela Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, realiza-se de 30 de abril a 3 de maio, num fim de semana alargado, em que o convívio será a palavra de ordem, com as gentes da terra a mudarem-se de “armas e bagagens” para junto da capela da Ventosa.

“Desde há uns bons anos para cá que se retomou esta tradição de rumar ao campo nestes dias de final de abril e inícios de maio e, uma vez mais, teremos um fim de semana diferente, de convívio entre amigos, em que muita gente que vive fora regressa à freguesia. É sobretudo um fim de semana de diversão”, começa por dizer o presidente da associação, Rúben Ameixa.

Com serviço de bar disponível ao longo dos quatro dias de festa, a comissão de festas promove também um programa de atividades, que contempla, a par da tradicional procissão e missa em honra de Nossa Senhora da Ventosa, uma garraiada, dois torneios de malha, música ambiente, um passeio de motos e uma caminhada. Com isto, e para além de procurar dar outra animação à romaria, a associação tenta angariar mais algumas verbas para a organização das festas de verão da aldeia, a terem lugar de 12 a 17 de agosto.

A romaria arranca no dia 30, quinta-feira, explica Rúben Ameixa, apenas à noite e com música ambiente, por se tratar ainda de dia de trabalho para muita gente.

Na sexta-feira, feriado de 1º de Maio, celebra-se o “dia grande” da romaria, às 9h30, com procissão, entre a Igreja Matriz de São Vicente e a Capela da Ventosa, seguida de missa, com o padre António Carlos. “Depois teremos o almoço para a população e para quem vai jogar à malha, que é confecionado por nós, mas que é oferecido pela Junta de Freguesia”, avança o responsável. Segue-se, a partir das 15 horas, um torneio de malha aberto a todos os interessados.

Já no sábado, dia 2 de maio, o passeio de motos tem concentração marcada para as 8h30, junto à Capela da Ventosa, para um percurso de cerca de 70 quilómetros. As pré-inscrições neste passeio de motos têm um custo de 20 euros, incluem oferta de reforço e almoço e podem ser feitas através do número 969 333 348 (Bruno Caiola). No sábado, realiza-se ainda uma garraiada, a partir das 16 horas, com gado da Ganadaria Irmãos Serpa.

A 3 de maio, domingo, último dia da romaria, a organização promove uma Caminhada do Dia da Mãe, a partir das 9h30, entre a Fonte das Bicas, junto ao restaurante “Pompílio”, até à Capela da Ventosa. As inscrições na caminhada, com um custo de cinco euros, que dão direito a um brinde e a um lanche no final, podem ser feitas junto da comissão de festas, das respetivas redes sociais (Facebook ou Instagram), no CD’s Bar ou na Junta de Freguesia, até 30 de abril. A programação do evento culmina com um segundo torneio de malha, este apenas destinado a residentes na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Esperando que o São Pedro colabore, para que não chova, nem faça demasiado frio ou calor por estes dias, Rúben Ameixa revela ainda que, ao que tudo indica, serão muitos aqueles que farão do campo, por esta ocasião, a sua “segunda casa”. “Só naqueles dias é que vamos perceber, mas pelo que temos ouvido dizer, este ano, há um maior interesse das pessoas em participar. Do que soubemos até à data, não estará a lotação esgotada, mas estará muito perto disso”, diz ainda.

Na organização do evento, a Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa conta com o apoio da Junta de Freguesia, do Município de Elvas, bem como da restauração e comércio local, que colabora com a oferta de prémios para o Torneio da Malha.

GNR avança com novo modelo inspirado na antiga Brigada para responder ao aumento da mortalidade rodoviária

A Guarda Nacional Republicana (GNR) quer reformular profundamente o modelo de fiscalização rodoviária em Portugal, propondo uma reorganização da Unidade Nacional de Trânsito com base na lógica da antiga Brigada de Trânsito. A medida surge como resposta ao agravamento da sinistralidade, com 145 mortos registados até 13 de abril — mais 42 vítimas do que no mesmo período de 2025, o que representa um aumento de 22%. Estes números colocam o país entre os piores da União Europeia em termos de mortalidade rodoviária, com 58 mortos por milhão de habitantes, reforçando a urgência de medidas estruturais. 

A GNR sustenta que o modelo atual, implementado após a extinção da Brigada de Trânsito em 2007 (com efeitos consolidados em 2009), apresenta limitações significativas. A integração dos destacamentos de trânsito nos comandos territoriais levou à dispersão do comando técnico, dificultando a uniformização de procedimentos e reduzindo a capacidade de resposta rápida em cenários de maior risco. Apesar da presença da GNR em 94% do território nacional e em 98% das vias rodoviárias, a força de segurança reconhece que o controlo e a supervisão à escala nacional foram enfraquecidos. Acresce que a sinistralidade rodoviária é descrita como um fenómeno transversal e dinâmico, que não respeita fronteiras administrativas e exige uma abordagem baseada em eixos de circulação e padrões de risco. 

O novo modelo proposto aposta numa estrutura centralizada e especializada, com comando técnico nacional, capaz de garantir maior coordenação e eficácia operacional. Entre os pilares da reforma estão a integração dos 23 destacamentos de trânsito numa única unidade com comando nacional, a criação de grupos intermédios de comando para reforçar a articulação operacional, e a aposta em práticas uniformes baseadas na experiência acumulada da GNR. Ao mesmo tempo, será mantida a proximidade territorial, assegurando a presença no terreno e a ligação às comunidades locais. 

A estratégia operacional assenta ainda em três vetores fundamentais: gestão orientada pelo risco, com foco nas zonas e comportamentos mais perigosos; elevada mobilidade e flexibilidade dos meios, permitindo a sua rápida concentração onde são mais necessários; e tomada de decisão sustentada em dados, através da análise de padrões de sinistralidade. O objetivo é reforçar a prevenção antes da ocorrência de acidentes, substituindo uma lógica reativa por uma atuação de antecipação e mais eficaz. 

A implementação do novo modelo será faseada e progressiva, de forma a garantir a continuidade do policiamento na rede rodoviária nacional, incluindo a rede fundamental e complementar definida no Plano Rodoviário Nacional. Com esta reorganização, a GNR pretende afirmar um modelo mais ágil, tecnológico e orientado para os desafios futuros da mobilidade, reforçando o compromisso com a redução da sinistralidade e o aumento da segurança nas estradas portuguesas. 

Rugby: RCE reúne equipas de formação no VIII Torneio Internacional “Cidade de Elvas”

O Rugby Clube de Elvas (RCE) promove, no próximo sábado, dia 18 de abril, o VIII Torneio Internacional Cidade de Elvas nos escalões de escolinhas, sub-6, sub-8, sub-10,sub-12 e sub 14.

O torneio será realizado no Estádio Municipal de Atletismo, a partir das 11 horas. De acordo com o RCE, até ao momento, estão confirmadas as participações das equipas do CR Montemor, CR Évora, São João da Talha, Cascais Rugby, Beja Rugby, RV Moita e CR Badajoz.

Alentejo afirma-se como potência gastronómica na Península Ibérica

O Alentejo não é apenas um destino para passar; é uma região para sentir, e o paladar é a porta de entrada privilegiada. Com a recente realização da Gala do Guia Repsol em Évora, o território consolidou o seu estatuto como um dos eixos gastronómicos mais vibrantes da Península Ibérica. O evento serviu para mostrar que a nossa força reside na união entre o produto, a tradição e o próprio território.

Para o presidente da Turismo do Alentejo, José Santos, a importância desta visibilidade ultrapassa as cozinhas dos grandes restaurantes. O que se promove é todo um ecossistema: desde quem produz o queijo, o vinho e os enchidos até ao chef que os transforma. “O Alentejo consegue pegar neste ecossistema e promover-se através de um turismo personalizado”, destaca o responsável, lembrando que a experiência de quem nos visita passa obrigatoriamente pelas herdades, pelos mercados e pelas provas que ligam o turista à terra.

Num mercado global cada vez mais padronizado, o Alentejo destaca-se pela sua “verdade”. A cozinha regional é apresentada como um património vivo, com influências que recuam séculos — desde os fenícios até à inovação dos dias de hoje. José Santos sublinha que este é o grande fator diferenciador: “É uma gastronomia que sai da alma, não é automática”. Esta identidade histórica faz da região um destino de eleição para quem foge do turismo de massas e procura algo genuíno.

Évora, como cidade âncora e porta de entrada, tem sido fundamental nesta estratégia de valorização. Embora o Alentejo seja ainda considerado um destino “novo” em termos de escala internacional, a aposta continua a ser na qualidade em detrimento da quantidade. O objetivo futuro é ganhar dimensão sem perder a essência, reforçando a competitividade do Alentejo enquanto palco de excelência para descobrir — e, acima de tudo, para regressar.

A estratégia turística para o Alentejo ganha novo fôlego com a distinção do Baixo Alentejo como Cidade Europeia do Vinho 2026, um reconhecimento que valoriza quase 6 mil hectares de vinha e a forte dinâmica de enoturismo em 13 concelhos. José Santos, presidente da Turismo do Alentejo, reforça que a região é um destino de proximidade ideal para o mercado espanhol, oferecendo um refúgio “tranquilo, seguro e personalizado”. A gastronomia, pilar central desta identidade, foi celebrada na recente Gala Repsol em Évora, onde a excelência lusa foi montra para dezenas de jornalistas ibéricos, destacando-se também o Algarve com as distinções máximas de “3 Sóis” para os restaurantes Vila Joya e Vista.

O horizonte de 2027, ano em que Évora será Capital Europeia da Cultura, é visto como o grande catalisador para a economia regional, com a programação oficial a ser anunciada já em setembro deste ano. Para o responsável do setor, este evento não se limitará à cidade, mas irá “catapultar” todo o Alentejo através de exposições e atividades descentralizadas, atraindo novos investimentos na hotelaria e restauração. Espera-se que este impulso cultural consolide a região como um dos destinos mais importantes da Europa, atraindo um fluxo crescente de visitantes que procuram a simbiose perfeita entre natureza, tradição e modernidade.

Contrato de concessão da Apartadura formalizado para reforçar gestão hídrica no Alto Alentejo

Foi formalizado, na passada semana, o contrato de concessão da gestão dos bens comuns do empreendimento de fins múltiplos da Apartadura, infraestrutura que assegura o abastecimento público de água aos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre, além de garantir o regadio agrícola na região. A cerimónia contou com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e dos presidentes dos vários Municípios do Alto Alentejo.

A concessão prevê a exploração, manutenção e gestão das infraestruturas hidráulicas, incluindo a barragem e a rede de rega, contemplando planos anuais de gestão, monitorização da qualidade da água e promoção de práticas de eficiência hídrica. A medida visa reforçar a resiliência do território face às alterações climáticas, assegurando uma gestão integrada dos recursos hídricos, com impacto direto no abastecimento público, na agricultura e na transição energética.

Elvas: candidaturas a apoios escolares para o próximo ano letivo a partir desta quarta-feira na Plaforma SIGA

As candidaturas, na Plataforma SIGA, para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao Secundário, bem como Atividades de Animação de Apoio à Família (AAAF) para alunos do pré-escolar e Componente de Apoio à Família (CAF) para alunos do primeiro ciclo do concelho de Elvas, abrem esta quarta-feira, dia 15 de abril.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo Município de Elvas, e na sua área pessoal, escolher o menu Candidaturas e preencher o formulário de candidatura.

Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos do 2º, 3º ciclos e Secundário.

Rão Kyao abre 11º Art Jazz Festival de Elvas a 30 de abril

A cidade de Elvas volta a afirmar-se como palco de referência para o jazz com a realização do Art Jazz Festival, que chega este ano à sua 11.ª edição. O evento decorre entre os dias 30 de abril e 2 de maio, no Auditório São Mateus, prometendo três noites de música de qualidade.

Com início dos concertos marcado para as 21h30, o festival arranca a 30 de abril com a atuação do conceituado músico português Rão Kyao. No dia seguinte, 1 de maio, sobe ao palco André Pizarro Pepe, numa noite que destaca o talento nacional.

O encerramento, a 2 de maio, fica a cargo do músico espanhol Javier Alcántara, que se apresenta com a sua Short Stories Band, trazendo ao festival uma sonoridade contemporânea e internacional.

Com direção artística de Jorge Goes, o evento mantém a aposta na diversidade estética do jazz, cruzando diferentes influências e geografias. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Elvas, reforçando o compromisso do município com a dinamização cultural da região.

Os bilhetes estão disponíveis online (aqui) e também poderão ser adquiridos no local, até 30 minutos antes de cada concerto.

Município de Estremoz investe cerca de 700 mil euros naquela que promete ser “a melhor FIAPE de sempre”

A Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), um dos maiores certames de promoção e valorização económica do Alentejo, está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições da cidade de 29 de abril a 3 de maio.

Voltando a assumir-se como palco privilegiado para as empresas de diferentes ramos – desde as atividades comerciais e industriais, passando pela maquinaria agrícola, os automóveis, os produtos regionais e a própria restauração – darem a conhecer os seus produtos ao público, esta, que é já a 38ª edição da FIAPE decorre em simultâneo com a 42ª Feira de Artesanato de Estremoz.

Esperando que as condições climatéricas contribuam para o sucesso do evento, que tem vindo a ser preparado com “toda a dedicação e empenho”, o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, assegura que a autarquia procura que a FIAPE, a cada edição, seja “sempre a melhor de todas”.

Destacando a essência da FIAPE e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com a ACORE (Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz) e com os próprios produtores, o autarca não tem dúvidas de que esta será mais “uma grande feira de referência agropecuária, com uma participação riquíssima de ovinos, caprinos e bovinos, com produtos e com concursos de referência nacional e internacional”.

Por outro lado, José Daniel Sádio destaca a feira de artesanato que se realiza por esta ocasião, considerada “uma das melhores do país”. “Teremos cá a excelência do artesanato de norte a sul e ilhas e para complementar, como sempre, temos o espaço institucional e empresarial”, acrescenta. Com expectativas elevadas no que toca ao número de visitantes que irão passar pelo certame, o autarca revela ainda que o investimento feito na FIAPE “ronda os 700 mil euros”.

Uma vez mais, a FIAPE conta também com um diversificado programa de animação cultural e espetáculos musicais, que arranca, no dia 29,com Zé Pedro Sousa, Plutonio e DJS MDK. Seguem-se, no dia 30, Al-Canti, André Amaro, Vizinhos e DJ É-me. No dia 1 de maio, e após uma “Tarde Alentejana”, sobem a palco Marotos da Concertina, Padre Guilherme, DJ Attilo e DJ KYD3N. No dia 2 atuam Corda Bamba, Fernando Daniel, DJ Johnny e DJ Krylox. A FIAPE despede-se no dia 3 com o arranque de mais uma edição do Festival de Fado de Estremoz, num dia dedicado aos fadistas amadores.

Prova de vinhos reúne produtores locais de Campo Maior no sábado no Posto de Turismo da Fonte Nova

A Junta de Freguesia de São João Baptista volta a promover, na tarde de sábado, 18 de abril, a tradicional prova de vinhos, em Campo Maior, numa iniciativa que reúne vários produtores locais.

Com início às 17 horas, no Posto de Turismo da Fonte Nova, a prova, desta feita com prémios para os três melhores vinhos, é organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

A promessa é de “uma tarde agradável”, animada com música. “Vamos ter também um lanche e o nosso objetivo é promover os nossos produtores de vinho e classificá-los, numa prova que é uma prova amigável”, refere Anselmina Caldeirão, a presidente da Junta de São João Baptista.

Os vinhos serão avaliados por dois enólogos da Adega Mayor, numa prova cega a ser feita na sexta-feira, dia 17. Nesta prova de vinhos participam ainda os responsáveis da PUPA Vinhos, também de Campo Maior. “Eles irão fazer esta análise e esperamos ter uma tarde entre amigos, que é aquilo que nós, enquanto juntas de freguesia, queremos proporcionar à nossa população. Temos também o apoio do Município, porque a prova de vinhos vai ser novamente realizada no Posto de Turismo”, adianta Anselmina Caldeirão.

Dizendo que espera que ninguém saia melindrado da classificação que virá a ser atribuída a cada vinho, a presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista diz ainda que os produtores terão oportunidade de conversar com os enólogos e perceber que melhorias podem vir a fazer nos seus produtos.

Elvas: Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso volta a promover Caminhada do Dia da Mãe

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso promove, a 3 de maio, em Elvas, mais uma edição da já tradicional Caminhada do Dia da Mãe.

Com concentração marcada para as 8h45, na Quinta do Bispo, onde serão distribuídas camisolas, águas e fruta, os participantes terão pela frente, de acordo com o presidente da junta, Amadeu Martins, um “percurso fácil e curto, de entre 5,5 a seis quilómetros”.

O percurso, que será acompanhado pela PSP, Bombeiros Voluntários e Escuteiros de Elvas, é “acessível a toda a gente”, até porque na iniciativa participam sempre “crianças desde tenra idade e pessoas já com mais alguma idade”.

A caminhada termina no Jardim Municipal, onde será servido um lanche a todos os participantes. “Ali teremos umas sandezinhas, umas cervejinhas e uns sumos para quem quiser e assim fazemos o convívio do Dia da Mãe”, adianta Amadeu Martins.

A expectativa do presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, nesta que é a primeira Caminhada do Dia da Mãe que organiza, é que a iniciativa venha a ser tão participada quanto nos anos anteriores.

As inscrições na caminhada, que são gratuitas, podem ser feitas até 27 de abril, na Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, através do email geral@jf.assuncaoassi.pt ou pelo telefone 268 639 565.

Castelo de Elvas recebe exposição dedicada à vida e ao legado de Isabel de Portugal

A exposição “Isabel de Portugal: de Infanta a Imperatriz”, integrada nas comemorações dos 500 anos do casamento real entre a infanta portuguesa e o imperador Carlos V (1526–2026), vai estar patente ao público no Castelo de Elvas entre os dias 19 de abril e 3 de junho.

A mostra propõe uma viagem pela vida e legado de Isabel de Portugal, destacando o seu percurso desde a condição de infanta até se tornar imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico. Através de conteúdos expositivos e referências históricas, a iniciativa pretende dar a conhecer a importância desta figura na história europeia e o impacto do seu casamento numa época marcada por alianças políticas e dinásticas.

Promovida no âmbito das celebrações evocativas desta efeméride, a exposição estará patente num dos espaços mais emblemáticos da cidade, reforçando a aposta na valorização do património histórico e cultural de Elvas.

Margarida Paiva apresenta proposta de reforço operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Com o objetivo de garantir a “execução efetiva” das medidas previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), em vigor até 2029, assim como o reforço da gestão de combustíveis em zonas críticas e a melhoria da fiscalização do cumprimento das obrigações legais, entre outras medidas, Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara de Elvas, apresenta, em comunicado, uma proposta com vista ao reforço operacional do plano.

Dizendo que aquilo que está em causa não é a vigência do PMDFCI, mas sim a sua eficácia prática, Margarida Paiva chama a atenção para “a realidade do território”, que evidencia “constrangimentos relevantes”, como a “insuficiente execução de faixas de gestão de combustível”, “dificuldades de fiscalização do cumprimento por parte dos proprietários” e “ausência de informação pública sistematizada sobre a execução do plano”.

O comunicado para ler na íntegra:

PROPOSTA DE REFORÇO OPERACIONAL DO PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS (PMDFCI) 

I. Enquadramento e Fundamentação 

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), em vigor para o período 2020–2029, constitui um instrumento obrigatório de planeamento, nos termos do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua redação atual, articulado com o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (Lei n.º 82/2021 de 13.10). 

Compete ao Município assegurar a execução das medidas previstas, designadamente ao nível da gestão de combustíveis, prevenção estrutural e articulação entre entidades. 

Contudo, a realidade do território evidencia constrangimentos relevantes:

• insuficiente execução de faixas de gestão de combustível;

• descontinuidade territorial das intervenções; 

• dificuldades de fiscalização do cumprimento por parte dos proprietários; 

• ausência de informação pública sistematizada sobre a execução do Plano; 

• desajustamento entre o planeamento e a realidade operacional.

Não está em causa a vigência do Plano, mas sim a sua eficácia prática. 

A ausência de execução e monitorização compromete a capacidade de prevenção e agrava o risco de incêndio rural, pelo que se impõe reforçar os mecanismos de execução, acompanhamento e transparência do PMDFCI. 

Acresce que, caso se verifique, em sede de monitorização, que as medidas previstas no Plano não se mostram adequadas à realidade do território ou não permitem alcançar os objetivos de prevenção, deverá ser promovida a  sua alteração ou revisão, nos termos legais aplicáveis. 

II. Objetivos 

A presente proposta tem como objetivos: 

1. Garantir a execução efetiva das medidas previstas no PMDFCI;

2. Reforçar a gestão de combustíveis em zonas críticas;

3. Melhorar a fiscalização do cumprimento das obrigações legais;

4. Assegurar a monitorização contínua da execução do Plano;

5. Promover transparência e acesso à informação; 

6. Assegurar a avaliação contínua da adequação do Plano à  realidade do território; 

7. Reforçar os meios operacionais disponíveis para execução das  ações de prevenção. 

III. Medidas 

1. Plano Operacional Anual de Execução 

Determinar a elaboração de plano anual contendo: 

• calendarização das intervenções; 

• identificação de áreas prioritárias; 

• definição de responsáveis; 

• meios afetos. 

2. Execução prioritária da gestão de combustíveis 

Assegurar:

• continuidade das faixas de gestão de combustível;

• intervenção prioritária em zonas de maior risco; 

• articulação com proprietários e entidades competentes.

3. Reforço da fiscalização 

Garantir: 

• verificação do cumprimento das obrigações legais; 

• atuação municipal em caso de incumprimento; 

• articulação com entidades fiscalizadoras. 

4. Sistema de monitorização anual 

Instituir relatório anual obrigatório com: 

• áreas intervencionadas; 

• grau de execução do Plano; 

• incumprimentos identificados; 

• avaliação da eficácia das medidas; 

devendo o mesmo ser apresentado em reunião de Câmara e publicitado no  sítio institucional do Município. 

5. Informação ao munícipe 

Disponibilizar informação clara e acessível sobre: 

• zonas de risco; 

• obrigações legais; 

• intervenções previstas e realizadas. 

6. Articulação institucional 

Reforçar a articulação entre:

• Município; 

• Proteção Civil; 

• GNR (SEPNA); 

• ICNF; 

• Juntas de Freguesia. 

7. Parcerias para execução de trabalhos de gestão de combustível 

Promover o estabelecimento de protocolos com entidades públicas e institucionais, designadamente com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com vista ao desenvolvimento de programas de  trabalho externo, em regime legalmente previsto, para execução de ações  de limpeza e gestão de combustíveis. 

As ações deverão respeitar: 

• o enquadramento legal aplicável; 

• o carácter voluntário dos programas; 

• os objetivos de reinserção social dos participantes. 

IV. Enquadramento Financeiro 

As medidas a implementar deverão ser enquadradas: 

• no orçamento municipal; 

• em financiamento nacional e comunitário; 

• em programas de apoio à prevenção de incêndios rurais

Proposta de Deliberação

A Câmara Municipal de Elvas delibera: 

1. Aprovar o reforço operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em vigor; 

2. Determinar a elaboração de plano operacional anual de execução; 

3. Reforçar as medidas de fiscalização e cumprimento das  obrigações legais; 

4. Implementar sistema de monitorização e transparência;

5. Promover a articulação com as entidades competentes; 

6. Garantir o enquadramento financeiro das medidas a  implementar; 

7. Promover o estabelecimento de protocolos institucionais para  reforço dos meios operacionais, designadamente com a Direção-Geral de  Reinserção e Serviços Prisionais; 

8. Determinar que, em função dos resultados da monitorização,  seja avaliada a necessidade de alteração ou revisão do PMDFCI, nos termos legais aplicáveis. 

Jovem de 21 anos detido pela GNR em Campo Maior na posse de arma proibida

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Elvas da GNR deteve esta terça-feira, dia 14 de abril, um homem de 21 anos, por posse de arma proibida, no concelho de Campo Maior.

“No âmbito de uma investigação por burla informática e nas comunicações (MBWay), os militares da Guarda realizaram diligências policiais que levaram ao cumprimento de um mandado de busca domiciliária”, revela o Comando Territorial de Portalegre em comunicado.

No decurso da ação foi elaborado um auto de contraordenação por consumo de produto estupefaciente e apreendido o seguinte material: uma arma proibida (matracas), sete doses de haxixe, quatro telemóveis e 160 euros em numerário.

O suspeito foi detido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A ação contou com o reforço de várias valências do Destacamento Territorial de Elvas, do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Portalegre, assim como do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção.

Um morto e quatro feridos em despiste de carro na EN243 junto a Monforte

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, duas delas com gravidade, na sequência do despiste de um veículo ligeiro na Estrada Nacional 243, entre Monforte e Fronteira, na manhã desta terça-feira, 14 de abril.

O morto, de 44 anos, assim como os quatro feridos, com idades entre os 20 e os 30 anos, são homens.

Por volta das 9 horas, os feridos já tinham sido transportados ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, enquanto o corpo da vítima mortal ainda permanecia no local do sinistro. A via tem estado cortada ao trânsito.

O alerta para a ocorrência foi dado às 07h01, tendo sido mobilizados para o local 28 operacionais, apoiados por 11 veículos, entre bombeiros, GNR e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Portalegre.

Filme de Joana Machado Madeira para a RTP gravado em Campo Maior

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, marcou presença nas filmagens do telefilme “Manual de Sobrevivência para Ex-Casais”, uma colaboração institucional entre a Ukbar Filmes – Produção de Longas e Curtas-Metragens e o Município de Campo Maior. A obra, realizada por Joana Machado Madeira, está a ser filmada estes dias na Herdade dos Adaens e em vários locais da vila de Campo Maior.

O autarca foi recebido, no primeiro dia de filmagens, por José Fragoso, diretor da RTP, e por Pandora da Cunha Telles, em representação da Ukbar Filmes. Com exibição prevista nos canais da RTP, o telefilme conta no elenco com Rita Salema, Nuno Nolasco, Carolina Loureiro, Rui Porto Nunes, Diana Lara, Bernardo Faria e João Maria.

A produção integra o projeto “Contado por Mulheres – 20 Telefilmes para o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa que pretende promover uma reflexão sobre temas sociais, ambientais e culturais contemporâneos e, com a rodagem do telefilme em Campo Maior, valorizar o concelho, destacando o seu património cultural, natural e paisagístico, enquanto território de acolhimento de projetos culturais. Paralelamente, estas produções incentivam o envolvimento da comunidade local através da participação nas filmagens.

Inscrições já abertas para o II Sunset Trail  de Ouguela

O II Sunset Trail “Ouguela, Sentinela da Raia”, já com inscrições abertas, encerra a primeira edição do novo Circuito de Trail EuroBEC a 13 de junho, depois das provas já realizadas em Elvas e Badajoz. A competição, em Campo Maior, contempla um trail curto de 20 quilómetros, um mini trail e uma caminhada de 12 e ainda uma iniciativa destinada aos mais novos: o Kids Trail. 

Lembrando como nasceu o circuito EuroBEC, Carlos Pepê, o responsável pelo grupo Campo Maior Trail Runners, que organiza este Sunset Trail de Ouguela, explica que será nesta prova que serão consagrados os grandes vencedores da nova iniciativa desportiva da Eurocidade, numa edição que promete ser “memorável”. “Tivemos a felicidade de conseguir juntar amigos e clubes que são irmãos em torno de uma ideia que era unir três provas de trail em Campo Maior, Elvas e Badajoz. Então criámos este circuito, em que Ouguela será a rainha, porque será aqui que vamos consagrar os campeões do Circuito de Trail EuroBEC”, começa por dizer.

Dizendo-se “expectante” com o resultado final deste circuito, Carlos Pepê assegura que o grande objetivo é “mostrar o potencial da região a todos os níveis”, não só desportivo, para que se possa “reforçar a identidade” da Eurocidade que une os três municípios vizinhos.

Com expectativas “muito altas” para esta segunda edição no que toca à participação de atletas, o responsável assegura que o Sunset Trail de Ouguela revelou ser, logo no ano passado, na sua estreia, uma “referência”. “Criámos uma prova única, um sunset ao final do dia, em que tivemos imenso calor, mas penso que correu tudo bem, ficámos todos muito contentes com o resultado final e as pessoas também gostaram muito”, recorda Carlos Pepê, que revela ainda que o apoio de “muitas empresas” da região que têm recebido deixa o grupo “muito orgulhoso”.

O percurso do trail e caminhada, face ao ano passado, não conhece grandes alterações, ainda que os atletas possam contar com algumas “surpresas” pelo caminho. A configuração da prova mantém-se, por isso, inalterada, exceção feita ao local de partidas e chegadas, que agora será o recinto junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Temos ali, do ponto de vista logístico, maior capacidade de albergar todos aqueles que nos visitam”, explica o responsável.

“Ouguela será, obviamente, a rainha, porque é lá que vamos passar várias vezes e levar os nossos atletas ao limite. Mas achámos que, do ponto de vista logístico, e aprendendo também com a edição do ano passado, era muito mais fácil para nós a parte de estacionamentos e do próprio convívio junto à Enxara. Temos também o apoio da Confraria da Senhora da Enxara, a quem muito agradecemos a oportunidade que nos deu também de utilizar todo o espaço envolvente à ermida e penso que, com esta pequena mudança, nós vamos também dar mais oportunidade aos nossos visitantes de terem mais tempo para conviver, com mais segurança em relação às viaturas. Quando colocamos 500 pessoas numa aldeia com 50, obviamente os constrangimentos são complexos”, acrescenta Carlos Pepê.

O valor das inscrições neste II Sunset Trail de Ouguela varia entre os 13 e os 20 euros, para as duas distâncias de trail e caminhada. A participação no Kids Trail é gratuita. As inscrições, abertas até ao início de junho, podem ser feitas a partir do site Trilho Perdido (aqui).

As provas, no dia 13 de junho, iniciam-se pelas 17h00, com o Kids Trail, seguido das saídas dos atletas para as distâncias de trail e caminhada duas horas mais tarde.

Elvas Film Office celebrou o talento e a curta-metragem na 4.ª Edição dos Prémios Curtas

O Fórum Lisboa foi, no passado sábado, dia 11 de abril, o palco para a celebração da 4.ª Edição dos Prémios Curtas, uma gala que reuniu o setor cinematográfico para premiar a excelência nas curtas-metragens nacionais.

O evento contou com a presença institucional da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Alexandra Leitão, e prestou uma homenagem à ilustre atriz Maria do Céu Guerra, que recebeu o Prémio Cintra pelo seu contributo ímpar e pela sua carreira de referência nas artes performativas.

Um dos destaques da noite foi a entrega do prémio de Melhor Argumento, que contou com o apoio direto do Elvas Film Office. Durante a sua intervenção, os representantes da estrutura elvense sublinharam que o projeto é muito mais do que uma ferramenta de divulgação, representando uma “vontade extrema e urgente de descentralizar as produções” e mostrar a diversidade do Alentejo. O foco central passa, sobretudo, por abrir portas a técnicos e criativos que, devido à distância dos grandes centros urbanos, enfrentam maiores desafios no acesso a oportunidades.

Ao promover Elvas como destino de filmagens, o projeto afirma-se também como um motor de desenvolvimento económico que apela à ocupação de um território que precisa de ser explorarado.

Sob o mote “Elvas, a cidade de mil histórias”, o Elvas Film Office desafiou o vencedor da categoria de Melhor Argumento a visitar a região, oferecendo um fim de semana na cidade para que este se possa inspirar no “vagar” alentejano para a sua próxima obra.

O Elvas Film Office é um projeto da Associação 7350, estabelecido em protocolo com o Município de Elvas, o Alentejo e Ribatejo Film Office e a Portugal Film Commission. Esta parceria visa consolidar a estratégia de promoção de Elvas como destino cinematográfico privilegiado, oferecendo todo o apoio logístico necessário para atrair e fixar produções audiovisuais na região.

Arkus com papel de destaque na Feira Quinhentista que se realiza no fim de semana no Castelo de Elvas

A associação juvenil Arkus vai ter um papel preponderante na realização da Feira Quinhentista, promovida no âmbito das comemorações dos 500 anos do casamento de Isabel de Portugal com o imperador Carlos V: evento que promete animar o Castelo de Elvas entre sexta-feira e domingo, de 17 a 19 de abril.

“Entre as várias atividades que nós já estamos a preparar há muito tempo – e já tivemos várias reuniões – vamos participar como figurantes, vamos ter visitas guiadas, vamos cantar e vamos fazer, digamos assim, diferentes atividades previstas no próprio programa”, começa por explicar o presidente da Arkus, o professor Carlos Beirão.

“Temos também a participação de alunos de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II, que irão dançar algumas músicas adequadas à época, e o que é certo é que (a preparação) está a dar trabalho, obviamente, mas esperemos que as coisas corram da melhor forma”, acrescenta o responsável.

A Arkus acaba por assumir parte da organização do evento, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas e a Associação dos Amigos de Badajoz, com quem a associação tem vindo a colaborar há já alguns anos a esta parte.

Lembrando que a Arkus está sempre ao lado da Câmara Municipal neste tipo de iniciativas, Carlos Beirão recorda ainda que a associação nasceu, cresceu e ganhou “vida” na cidade, depois do grupo de teatro que fundou na Escola Secundária D. Sancho II. “Obviamente que sempre houve esta grande ligação com a Câmara, uma vez que a Câmara apoia-nos em todas as iniciativas, o que é muito bom. Nós também trabalhamos sempre para a Câmara, porque é necessário, e a tudo o que nos é pedido nós também não dizemos que não. E o que é certo é que, entre uns e outros, nós conseguimos levar avante estas iniciativas”, remata o professor.

A Feira Quinhentista no Castelo de Elvas abre portas na sexta-feira, 17 de abril, pelas 17 horas, contando com bancas de artesanato e todo o tipo de atividades até às 20 horas de domingo, dia 19 (a programação completa para consultar aqui).

Veículo pesado com mais de 25 mil litros de vinho despista-se e capota na estrada entre Elvas e Campo Maior

Um veículo pesado de mercadorias, que seguia com uma carga de mais de 25 mil litros de vinhos, despistou-se e capotou, ao final da manhã desta segunda-feira, 13 de abril, na Estrada Nacional 373, entre Elvas e Campo Maior.

De acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, do acidente não resultou qualquer ferido, sendo que o condutor do camião, um homem com cerca de 55 anos, terá apenas sido assistido no local.

O alerta para a ocorrência foi dado às 11h44. Para o local foram mobilizados 12 operacionais, entre Bombeiros, INEM e GNR, apoiados por cinco viaturas.

Dois detidos em Castelo de Vide por posse de arma proibida e documentos falsos

Dois homens, de 27 e 28 anos, foram detidos em flagrante no passado dia 10 de abril, em Castelo de Vide, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial local, por posse de arma proibida e utilização de identificação falsa.

A ação teve origem numa denúncia de uma viatura suspeita nas imediações do Centro Diocesano da localidade. No local, os militares da Guarda intercetaram os dois indivíduos, que se encontravam na posse de documentos de identificação falsos, bem como de duas armas proibidas. Da operação resultou a apreensão de duas carteiras de identificação, dois bastões extensíveis, dois pares de algemas e um telemóvel.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público do Tribunal Judicial da Comarca de Nisa, tendo os suspeitos sido constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência. A operação contou ainda com o apoio do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas e do Núcleo de Apoio Operativo do Comando Territorial de Portalegre.

Forte da Graça palco do último momento da recriação histórica dedicada ao Conde de Lippe

O Forte de Nossa Senhora da Graça serviu de cenário na manhã deste domingo, 12 de abril, para o segundo e último momento da recriação histórica centrada na figura do Conde de Schaumburg-Lippe, que na segunda metade do século XVIII dirigiu os trabalhos de construção daquele monumento militar.

Depois da Praça da República no sábado, dia 11, os elementos do Regimento de Infantaria Graf Wilhelm der Weckbatterie Wölpinghausen e.V., da cidade alemã de Bückeburg, levou à cognominada Jóia da Coroa a representação fidedigna dos cerimoniais e trajes da época.

Além dos figurantes, a comitiva de Bückeburg – terra-natal do Conde de Lippe e que está geminada com Elvas desde outubro de 2024 – integra diversas individualidades civis, com destaque para o Burgomestre (presidente) da cidade, Axel Wohlgemuth.

Elvas: trânsito cortado na Rua da Carreira devido a rotura na rede de abastecimento de água

O trânsito está cortado, na manhã desta segunda-feira, 13 de abril, na Rua da Carreira, em Elvas, devido a uma rotura na rede de abastecimento água.

No local, a Aquaelvas procede já a intervenção para reparação da rotura, sendo que, durante a realização dos trabalhos, o fornecimento de água naquela rua do centro histórico de Elvas estará interrompido.

A intervenção só deve estar concluída por volta das 13 horas.

Campo Maior celebra Dia Internacional da Dança com I Encontro “Passos que Unem”

O Município de Campo Maior, através do Projeto de Formação de Dança Oriental, promove, na tarde do próximo dia 26 de abril, o primeiro encontro “Passos que Unem”, no Centro Cultural da vila.

Com a participação de escolas da região, dos dois lados da fronteira, que se dedicam a diferentes estilos de dança, desde dança oriental a kizomba, hip-hop, ballet, dança contemporânea e flamenco, o evento, explica Letícia Garcia, professora responsável pela organização da iniciativa, tem como principal objetivo a celebração do Dia Internacional da Dança, instituído pela UNESCO em 1982 e que se celebra a 29 de abril.

“Acima de tudo, queremos reunir pessoas que levam dentro de si a paixão pela dança, independentemente do estilo de dança, da idade, do género ou da condição física. O objetivo é unir diferentes estilos de dança e mostrar a importância que a dança tem e os seus benefícios, a nível individual e social, e também evidenciar a riqueza cultural e social que está associada aos diferentes estilos de dança”, adianta a professora.

Durante o encontro, cada grupo de dança participante terá oportunidade de apresentar as suas coreografias, num espetáculo que promete ser “rico e diversificado”. “Mas acima de tudo, eu gostaria de criar um espaço de união e de colaboração de diferentes escolas aqui da região e de vários professores, fomentando um ambiente de respeito, de partilha e de aprendizagem entre todos. Acho que temos sempre todos a ganhar com a diversidade. Acho que é sempre uma mais-valia para os professores, para os alunos e para a comunidade em si”, adianta Letícia Garcia.

Neste primeiro encontro “Passos que Unem”, para além das alunas de Letícia Garcia, do projeto de formação de Dança Oriental do Município de Campo Maior, irão também participar os alunos dos projetos de Ballet Clássico e Música. “Vamos ter ainda a participação do EsPasso de Dança de Portalegre, o grupo Naadirahs de Elvas, o grupo Las Lunas de Badajoz, a Escola Puro Flamenco, também de Badajoz, e vamos ter ainda Yoel e Aris”, dupla de kizomba.

A expectativa da professora de dança é que esta venha a ser a primeira de muitas edições deste encontro, com o evento, de alguma forma, a contribuir para a criação “de laços de união” entre aqueles que, na região, se dedicam a esta arte.

Esta primeira edição do encontro “Passos que Unem” tem início marcado, no dia 26, para as 17 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. As entradas são gratuitas.

Elvas une-se a Badajoz nas comemorações dos 500 anos do casamento de Isabel de Portugal com Carlos V

Depois de um fim de semana de recriações históricas, dedicadas à figura do Conde de Lippe, na Praça da República e no Forte da Graça, entre a próxima sexta-feira e domingo, de 17 a 19 de abril, o Castelo de Elvas será palco de uma feira quinhentista, no âmbito das comemorações dos 500 anos do casamento de Isabel de Portugal com o imperador Carlos V.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que explica que o evento que é celebrado em simultâneo e em parceria com Badajoz, recorda que Elvas sempre foi uma cidade importante, até para a realeza: “era aquela cidade em que até de um lado e do outro decidiam as altas entidades, nesse caso as entidades reais, realizarem aqui os seus casamentos”. “É isso que vai estar em causa e é isso que nós iremos comemorar, conjuntamente, com os nossos irmãos do lado de lá”, diz ainda.

O evento dedicado aos 500 anos do casamento de Isabel de Portugal com Carlos V, em Elvas, conta com um programa que promete recriar o ambiente renascentista e destacar a importância deste enlace real na história europeia e ibérica.

A iniciativa pretende valorizar o património histórico e cultural da cidade, reforçando a sua identidade enquanto palco de acontecimentos marcantes. O casamento entre Isabel de Portugal e Carlos V representou, à época, uma aliança estratégica entre duas das mais poderosas casas reais da Europa.

Além da componente histórica, o programa inclui recriações, espetáculos, exposições e outras atividades culturais, envolvendo a comunidade local e atraindo visitantes nacionais e internacionais.

A abertura da feira quinhentista, no Castelo de Elvas, está marcada, na sexta-feira, dia 17, para as 17 horas, depois de inauguradas duas exposições: uma na Biblioteca Municipal e outra no Castelo.

O programa completo:

EuroBEC Granfondo percorreu estradas da Eurocidade

Cerca de 2000 ciclistas de diversas nacionalidades – maioritariamente portugueses e espanhóis- participaram este domingo, 12 de abril, na quarta edição do EuroBEC Granfondo.

A corrida, realizada em três distâncias, teve partida e chegada junto ao Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz. Os vencedores da prova principal, o Granfondo, foram Pedro Cidoncha e Tâmara Branco. Na corrida de Mediofondo triunfaram João Viegas e Ana Guedes. Na distãncia mais curta, o Minifondo, os vencedores foram Sérgio Salgueiro e Ana Arsénio.

O vereador Hermenegildo Rodrigues participou na distância correspondente ao Mediofondo e representou o Município de Elvas na cerimónia protocolar de entrega dos prémios.

Em 2027 o Granfondo EuroBEC estará de regresso para a quinta edição, com partidas e chegadas em Elvas, numa iniciativa conjunta da Eurocidade que junta Badajoz, Elvas e Campo Maior, com a logística a cargo da empresa portuguesa de promoção de eventos desportivos BikeService.

“O Elvas”: empate em Setúbal sem golos adia decisão para a última jornada

Num jogo muito disputado, mas nem sempre bem jogado, as más condições meteorológicas marcaram a partida desta tarde em Setúbal. Apesar do sol, o vento forte dificultou a circulação de bola e prejudicou a qualidade do futebol praticado. O Elvas entrou determinado em conquistar a vitória, mas encontrou várias dificuldades ao longo do encontro que acabou empatado a zero golos com o Comércio e Indústria.

Os guarda-redes estiveram em grande destaque, sendo decisivos para o resultado final. Bruno Bolas, o melhor do lado alentejano, brilhou com três ou quatro defesas de elevado nível, evitando o golo da equipa da casa. Já Cavalinho também se destacou na baliza setubalense, impedindo o Elvas de chegar à vantagem. O nulo acabou por penalizar ambas as equipas, mas deixa o Elvas numa posição delicada.

A formação orientada por Bruno Dias adia assim todas as decisões para a última jornada, onde terá pela frente o Moncarapachense, num jogo decisivo para a manutenção no Campeonato de Portugal. A equipa alentejana precisa de evitar a derrota para garantir o objetivo, numa autêntica “final” frente aos algarvios.

A complicar ainda mais o cenário, Diogo Grácio foi expulso já na fase final da partida, num lance polémico em que ficam dúvidas sobre a decisão do árbitro. No mesmo lance, Ivaldino acabou por sair lesionado, não conseguindo terminar o encontro, aumentando as preocupações para o decisivo jogo do próximo fim de semana, já que Grácio tem sido um jogador importante na manobra ofensiva da equipa.

Arbitragem tentou passar despercebida, o que conseguiu, salvo no lance do vermelho, onde terá seguido também indicação do auxiliar.

Veteranos do CF “Os Elvenses” comemoraram 33 anos

A Secção de Veteranos do Clube de Futebol “Os Elvenses” comemorou ontem, dia 11, o 33° aniversário com um jantar num restaurante da cidade.

Durante o convívio foi guardado um minuto de silêncio em memória de José Manuel Rebolo Ferreira, o antigo dirigente da filial número 1 do Clube de Futebol “Os Belenenses”, falecido a 10 de fevereiro passado aos 74 anos de idade.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas nesta comemoração dos 33 anos dos Veteranos do Clube de Futebol “Os Elvenses” e fez entrega de uma placa comemorativa da data, recebida pelos presidentes da Secção, João Caixas, e da coletividade, Luís Quintas.

Joaquim Diogo: sucesso dos Jogos do Alto Alentejo reflete a união dos 15 municípios do distrito de Portalegre

Celebra-se, desde 14 de março e até ao próximo dia 21 de junho, a 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo. A iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), reúne pela primeira vez os 15 concelhos do distrito de Portalegre, numa grande celebração do desporto, da saúde e da participação comunitária.

Dizendo ser “muito gratificante” a união dos municípios em torno da iniciativa, o presidente da CIMAA e da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, assegura que este é o resultado e o “reflexo” da ligação que existe entre todos. “Acho que às vezes é preciso acreditarmos uns nos outros, que é aquilo que temos feito nos últimos anos. Muitas das vezes somos muito solidários entre nós e quando acontecem estas iniciativas, naturalmente, mais tarde ou mais cedo, vem o reflexo dessa ligação e dessa solidariedade entre todos”, assegura.

“Numa iniciativa livre, numa iniciativa que, de alguma forma, é espontânea de cada um, conseguirmos ter os 15 ao mesmo tempo é muito gratificante. E queria deixar uma palavra naturalmente para os técnicos da Comunidade Intermunicipal, principalmente do setor do desporto, mas não só, a todos, aos presidentes dos municípios, aos vereadores, a todos aqueles que se agregam para que isto seja possível”, acrescenta Joaquim Diogo.

Dizendo esperar que, no final, tenham sido “mais de quatro mil” as pessoas que participaram nas atividades desta edição dos Jogos do Alto Alentejo, na expectativa de que a edição de 2027 seja “ainda melhor”, Joaquim Diogo lembra ainda os principais objetivos da iniciativa: “os Jogos do Alto Alentejo nascem individualmente em cada um de nós que participa e transforma aquilo que é o objetivo, que é termos melhor condição física, mais saúde e mais convívio”.

Da programação desta 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, que teve o seu arranque oficial em Campo Maior, fazem parte atividades de badminton, ténis de mesa, futsal sénior, orientação, natação, futebol e voleibol, entre outras modalidades. As competições ocorrem em diversas infraestruturas, como pavilhões municipais, piscinas e campos de futebol, espalhados pelas várias cidades e vilas do distrito de Portalegre.

IALBAX assinalou uma década de atividade

O 10º aniversário de fundação da Associação Desportiva Ialbax juntou cerca de meia centena de pessoas ao jantar, na sexta-feira, 10 de abril, num restaurante do Centro Histórico de Elvas.

O convívio reuniu dirigentes, atletas e sócios da instituição que, desde 2016, se dedica à prática do atletismo, sobretudo na vertente do trail running.

Houve momentos de poesia popular a cargo de José Manuel Nunes Martins e fado pelo amador elvense Toi Rodrigues.

Além da participação dos seus atletas em provas que se realizam em vários pontos da região e da vizinha Extremadura, a Ialbax é responsável pela organização do Trail Cidade de Elvas, que tem vindo a registar um aumento crescente no número de participantes de ano para ano.

O presidente da associação desportiva Ialbax, Marco Candeias dos Santos, anunciou que, durante uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, realizada ontem, o autarca anunciou a atribuição de um apoio financeiro destinado à aquisição de uma carrinha para transporte dos atletas às competições.

O Município foi representado na comemoração do 10º aniversário da Ialbax pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que fez entrega de uma placa com que a autarquia assinala esta década de vida da associação.

Mulher morre em despiste entre S. Cristóvão e Montemor-o-Novo

Uma mulher morreu na madrugada deste domingo na sequência do despiste do automóvel na EN253, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora. O alerta foi dado às 00h53, tendo o acidente ocorrido ao quilómetro 64, entre Montemor-o-Novo e São Cristóvão.

A vítima, que seguia sozinha, teve o óbito declarado no local pelo médico da VMER de Évora. Para a ocorrência foram mobilizados 21 operacionais, entre bombeiros, INEM e GNR, apoiados por oito viaturas.

Luís Caraças encontra-se com alunos de Campo Maior no espaço.arte para uma “Conversa de Artista”

Luís Caraças, autor da exposição “Campo Maior – Uma Visão Estereoscópica”, vai estar no espaço.arte, na tarde do próximo dia 24, para uma conversa de artista com alunos da Escola Secundária da vila. Esta será, para os estudantes, uma oportunidade de descobrir mais sobre a estereoscopia e sobre os trabalhos expostos.

A mostra em questão apresenta, na galeria municipal da vila, desde janeiro, através de um conjunto de imagens, o território através da técnica da fotografia estereoscópica, criando uma experiência visual imersiva e diferenciadora sobre o quotidiano de Campo Maior. De acordo com o autor, neto de um antigo fotógrafo amador campomaiorense, esta exposição surgiu na sequência de um livro que editou com imagens captadas pelo seu avô: a obra “Campo Maior a Preto e Branco”, que retrata a vila entre os anos 20 e 50.

Detentor do espólio do seu avô e depois de uma recolha que fez em Campo Maior, em termos de “material socialmente gráfico”, Luís Caraças, também ele natural do concelho, considerou que seria interessante apresentar “uma exposição diferente de uma exposição tradicional de fotografia”. Esta é uma exposição que apresenta “fotografia estereoscópica, que é uma questão diferente, que muita gente desconhece, que existiu e que está na base do que hoje conhecemos como a fotografia digital 3D e tudo o que está à volta dela”.

A exposição reúne um total de 38 imagens, sendo que a par das do seu avô, que acabou tornar estereoscópicas, Luís Caraças apresenta também nesta mostra fotografias de dois outros fotógrafos, depois de ter conseguido recolher vários negativos.

Os temas apresentados nesta exposição, e que mostram “pequenos pedaços da história” de Campo Maior, vão desde as muralhas, às procissões e aos eventos, entre o século XIX e 2025, ano em que se realizou a última edição das Festas do Povo.

Um dos principais objetivos da mostra é dar a conhecer “às pessoas, aos interessados e à população escolar o que é a estereoscopia”. A estereoscopia, adianta Luís Caraças, “é uma coisa que vai além da fotografia normal”. “Ao contrário da fotografia plana, provoca no observador uma sensibilidade de presença, como se o espaço representado se abrisse à sua frente. No momento em que as duas imagens se fundem numa só, simulam o nosso olhar, os planos afastam-se, os objetos ganham volume e a distância entre os elementos torna-se subitamente mensurável”, esclarece.

As fotografias em exposição têm de ser visualizadas com uns óculos próprios, entregues aos visitantes à entrada do espaço.arte. “Cada uma das imagens tem uma legenda, um pequeno troço com uma explicação histórica, em resumo. Portanto, não se fica apenas por contemplar a fotografia. Além de contemplar a fotografia com a profundidade que ela nos dá, ainda tem uma nota histórica relacionada com o que estamos a ver”, remata Luís Caraças.

Ribas e Sardo lançam EP “Afro Texas” no Castelo de Elvas a 1 de maio com “grande festa”

O EP “Afro Texas”, que resulta de uma colaboração dos músicos Ribas e Sardo, é apresentado ao público, no bar do Castelo de Elvas, a 1 de maio, numa noite que promete ser de grande festa.

É nesse dia que o álbum fica disponível, tanto em formato físico como digital, sendo que três dos seis temas que compõem este trabalho foram já lançados. “Ainda faltam sair algumas canções, não queremos expor já tudo, mas podemos prometer que vai ser um álbum com muita animação”, garante Sardo. Na festa, para além da dupla, participarão outros artistas, incluindo um “com algum nome”, adianta o músico elvense, sem desvendar de quem se trata. Também o DJ Gasmuski irá animar o público presente.

Já Ribas, natural do Barreiro, mas com família em Elvas, onde reside há já três anos, recorda que foi Sardo quem o procurou, numa primeira instância, na altura em que começava a cantar e a gravar os seus primeiros temas. “Como eu tenho um estúdio em casa, começámos por aí: a ajudarmo-nos e ficámos logo com uma amizade que nunca esperámos e toda a gente sabe e diz que nós os dois juntos temos uma boa conexão. Foi isso que aproveitámos: o bom feedback que as pessoas nos deram”, adianta o artista. Dizendo que, fora a música, os dois têm já uma amizade “gigante”, Ribas revela que, entretanto, a dupla começou também a “despertar alguma atenção das editoras”.

A festa, no dia 1, tem início marcado para as 23 horas. As pulseiras de acesso, já em pré-venda, têm um custo de três euros. No próprio dia, o preço sobe para cinco euros.

EuroBEC Granfondo junta cerca de 2000 participantes em Elvas

Durante este fim-de-semana realiza-se a quarta edição do EuroBEC Granfondo, prova de ciclismo que terá o seu ponto alto este domingo 12 de abril, com a realização da prova destinada aos escalões principais, que reunirá cerca de 2000 participantes.

A competição realizada no território da Eurocidade que congrega Badajoz, Elvas e Campo Maior, tem desta vez partidas e chegadas junto ao Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz, depois de em 2023, 24 e 25 ter tido por cenários principais Badajoz, Elvas e Campo Maior, respetivamente.

Na tarde de sábado, dia 11, realizou-se o EuroBEC Kids, corrida destinada aos escalões infantis.

A organização do EuroBEC Granfondo é assegurada pelos municípios que compõem a Eurocidade, com toda a logística da prova a cargo da empresa portuguesa BikeService, líderada pelo antigo ciclista Manuel Zeferino.

Maria Inácia Rezola no MACE para conferência sobre a “Viragem Histórica” de 25 de Abril

No âmbito das comemorações dos 52 anos do 25 de Abril de 1974, o Museu Militar de Elvas promove, a 18 de abril, uma conferência subordinada ao tema “Operação ‘Viragem Histórica’ – 50 Anos de Construção da Democracia Portuguesa”.

A ter lugar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), pelas 16 horas, a conferência terá como oradora Maria Inácia Rezola, a comissária executiva das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

Festas em honra de N. S. da Boa Nova podem vir a integrar Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Decorrem até terça-feira, 14 de abril, em Terena, no concelho do Alandroal, as tradicionais celebrações associadas a um dos cultos marianos mais antigos do país: as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova.

Também tradicionalmente conhecidas como as “Festas dos Prazeres”, e tendo como recinto privilegiado o recentemente restaurado Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, além do programa religioso que se traduz numa das mais importantes romarias da região, congregam também um conjunto de atividades culturais e desportivas que mobilizam a vila e o concelho por estes dias.

Por considerar que estas festas são “um traço da identidade alentejana”, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova está agora a iniciar o processo de candidatura para a sua inscrição na lista do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. “Estamos numa fase ainda embrionária, mas já temos parceiros na Universidade de Évora, já há reuniões marcadas e e-mails trocados”, começa por revelar o juiz da Confraria, Nuno Pereira.  

“Nós gostaríamos muito de ver estas seculares festividades – porque elas têm séculos de existência – inscritas, para que nunca se percam, para que não se perca esta identidade deste povo, esta identidade em torno da devoção à Senhora da Boa Nova, que não é apenas religiosa, também é cultural e etnográfica”, acrescenta o responsável.

Questionado sobre a possibilidade de este ser um primeiro passo numa hipotética candidatura a Património da UNESCO, Nuno Pereira diz não saber se será possível “alcançar um patamar tão alto”. “Agora creio muito que, pelo menos no inventário nacional, ela terá lá um lugar guardado. Isso sem dúvida alguma”, remata.

Um dos maiores destaques da programação da romaria, organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova e pelo Município de Alandroal, com a colaboração da Junta de Freguesia de Terena e da Paróquia de São Pedro de Terena vai, na noite deste sábado, 11 de abril, para um concerto de Miguel Gameiro & Pólo Norte.

Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior prepara-se para receber 2000 ciclistas

Será o maior pelotão de sempre aquele que amanhã, domingo, 12, volta a colorir as paisagens de Badajoz, Elvas e Campo Maior. O triângulo raiano acolhe a quarta edição do EuroBEC Granfondo, um evento cicloturístico apoiado pela eurocidade e no qual são esperados 2000 participantes, representando 25 nacionalidades.

Depois de 2023, este ano, a cidade espanhola é de novo palco para aquela que se assume já como uma das maiores realizações desportivas da região transfronteiriça. A partida está marcada para as 9h00 (hora espanhola), junto ao Polideportivo la Granadilla, em Badajoz. Aliados nesta iniciativa de características únicas, a grande ‘serpente’ multicolor terá nos municípios de Elvas e Campo Maior destinos de passagem obrigatória.

O granfondo percorrerá 140 km e mais de metade da distância cumpre-se em território espanhol. A histórica vila de Olivença, assim como São Domingos de Gusmão, Talega, Valverde de Leganés e São Rafael de Olivença contam-se entre as localidades que a “caravana” do EuroBEC Granfondo visitará. Já os participantes do mediofondo e minifondo – com 105 e 77 km, respectivamente – terão de igual forma a oportunidade de contemplar a mistura de tradições espanhola e lusitana ao longo dos percursos que lhes estão reservados.

Da programação faz ainda parte uma corrida destinada aos mais jovens. A inscrição é gratuita e podem participar as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. O EuroBEC Granfondo Kids disputa-se no sábado, a partir das 17h00, na envolvente do Polideportivo la Granadilla.

Elvas recria história militar do século XVIII em homenagem ao Conde de Lippe

Elvas recebe este fim-de-semana uma recriação histórica dedicada ao Conde de Schaumburg-Lippe, figura determinante na modernização das defesas da cidade. A iniciativa teve início este sábado, 11 de abril, com uma cerimónia na Praça da República e uma receção oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento conta com a participação do regimento alemão Graf Wilhelm der Weckbatterie, que traz figurantes trajados a rigor, e de uma comitiva oficial de Bückeburg, cidade alemã geminada com Elvas desde 2024 e terra natal do Conde que projetou o icónico Forte da Graça.

A programação prossegue amanhã domingo, dia 12, com um segundo momento alto agendado para as 11h30 no Forte da Graça, monumento que o Conde de Lippe começou a edificar em 1763. Através da recriação de episódios militares e ambientes da época, o público é convidado a mergulhar no legado estratégico de Elvas e a compreender a importância do Conde na proteção do reino português. A presença de entidades como o presidente de Bückeburg, Axel Wohlgemuth, reforça os laços de cooperação e amizade entre as duas localidades, celebrando uma história comum que moldou o património mundial da cidade.

Número 2 da Revista de Estudios Extremeños apresentada no MACE

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas recebe este sábado, dia 11, pelas 16h00, a apresentação do número 2025/2 da Revista de Estudios Extremeños, numa sessão dedicada ao tema “Entre Extremadura y Portugal: Arte, Literatura y Vínculos Culturales”.

A iniciativa pretende reforçar os laços culturais entre Portugal e a região espanhola da Extremadura, destacando o papel da arte e da literatura como pontes de diálogo e cooperação transfronteiriça.

O evento, que decorre num dos principais espaços culturais da cidade de Elvas, será uma oportunidade para o público conhecer de perto os conteúdos desta edição e refletir sobre a importância das dinâmicas culturais ibéricas.

A entrada é livre, convidando todos os interessados a participar neste momento de partilha e valorização do património comum entre Portugal e Espanha.

Torneio da Malha chega este sábado a São Brás e São Lourenço

O 30º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” prossegue este sábado, dia 11, pelas 14h30, no polidesportivo da Calçadinha, na freguesia de São Brás e São Lourenço.

Ao longo de dez jornadas, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

O Torneio da Malha está dividido, em quatro escalões: seniores masculinos, para idades entre os 16 e os 69 anos; seniores femininos, para idades iguais ou acima de 16 anos; sub-15, para idades até aos 15 anos; e veteranos masculinos, para idades iguais ou acima de 70 anos.

O Município de Elvas vai proporcionar, à semelhança dos anos anteriores, transporte de ida e regresso aos participantes do torneio.

Transporte dos atletas da malha, locais e horas de passagem:

12h45 – Abegoaria

12h50 – Frente ao portão do Jardim Municipal (do lado do antigo Emigrante)

12h55 – Traseiras do Hotel São João de Deus (antigo Hospital Militar)

13h00 – Frente ao Hotel Dom Luís

13h05 – Rui de Melo (Restaurante o Golo)

13h15 – São Vicente – frente ao café Chinita

13h25 – Santa Eulália – em frente ao Chafariz (cruzamento)

13h35 – Barbacena em frente às Escolas Primárias

13h40 – Vila Fernando frente ao Parque Infantil

13h55 – Terrugem – em frente à Escola Primária

14h05 – Vila Boim – em frente ao Posto da GNR

14h15 – Calçadinha – deixar todos os atletas no local da prova.

O motorista regressa ao local da prova pelas 16h30, para transporte dos atletas aos locais onde foram recolhidos.

Crianças de Campo Maior celebram a liberdade em mais um Encontro Infantil de Atletismo

As crianças do ensino pré-escolar de Campo Maior voltam a celebrar a liberdade, na véspera do feriado de 25 de abril, no decorrer de mais uma edição do Encontro Infantil de Atletismo, promovido pelo Campo Maior Trail Runners.

Com o evento de regresso ao Estádio Capitão César Correia, depois de já se ter realizado também no Jardim Municipal e na zona envolvente ao Complexo das Piscinas da Fonte Nova, a iniciativa, explica o responsável pela organização, Carlos Pepê, tem em vista, sobretudo, permitir que as crianças “tenham liberdade para poder brincar, saltar e correr”.

Considerando a iniciativa uma boa forma para se “construir o atletismo” e se incentivar a adoção de práticas de vida saudáveis, Carlos Pepê explica que, em última instância, procura-se com este encontro levar os mais novos a “movimentarem-se em liberdade e a sentirem-se empoderados naquilo que são estilos de vida saudáveis, com boas práticas de convívio, estando ligados mais ao mundo real e muito menos ao virtual, que é isso que preocupa mais nos dias de hoje”.

Carlos Pepê revela ainda que modalidades de atletismo vão estar em destaque neste encontro, depois de os elementos do Campo Maior Trail Runners irem ao encontro das crianças do Jardim de Infância “O Despertar”, do Centro de Talentos Alice Nabeiro e do Agrupamento de Escolas para, de alguma forma, as “preparar” para a iniciativa: “vamos ter atividades de lançamento, saltos, corrida e temos a antiga pista dos carrinhos telecomandados, que transformámos numa minipista de trail, por assim dizer, com subidas, descidas, zonas onde se tem que passar a gatinhar, outras onde se tem que saltar”. “Criámos ali sete ou oito estações, nas quais damos liberdade às crianças de experimentar as várias modalidades do atletismo, tudo numa forma de brincadeira, sem vertente competitiva, obviamente”, remata o responsável.

Este IV Encontro Infantil de Atletismo, no próximo dia 24, tem início marcado para as 10 horas.

Elvas viaja no tempo este fim de semana com recriação histórica dedicada ao Conde de Lippe

Elvas viaja no tempo, este fim de semana, com a realização de uma recriação histórica dedicada ao Conde de Schaumburg-Lippe, figura central na modernização das fortificações da cidade no século XVIII.

A iniciativa, integrada no âmbito do protocolo de geminação entre as cidades de Elvas e Bückeburg, decorre em dois momentos distintos: este sábado, dia 11 de abril, às 11h00, na Praça da República, e amanhã, domingo, dia 12 de abril, às 11h30, no Forte da Graça. Este sábado, ainda antes do início da recriação histórica, pelas 10h30, a Câmara Municipal de Elvas recebe a comitiva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento promete recriar episódios e ambientes históricos ligados à presença do conde em Elvas, proporcionando ao público uma experiência imersiva na história militar e patrimonial da cidade.

A recriação será dinamizada pelo Regimento de Infantaria Graf Wilhelm der Weckbatterie Wölpinghausen e.V., que trará até Elvas figurantes trajados à época, contribuindo para uma representação fiel dos acontecimentos históricos.

Combinando rigor histórico e componente pedagógica, a recriação histórica afirma-se como uma oportunidade única para conhecer, de forma envolvente, o legado do Conde de Schaumburg-Lippe e a importância estratégica de Elvas no contexto militar europeu do século XVIII.

Atiradores do Clube de Tiro e Caça de Elvas conquistam “ouro” no Campeonato da Andaluzia

O Clube de Tiro e Caça de Elvas esteve representado, nos passados dias 4 e 5 de abril, no Campeonato da Andaluzia, que decorreu na Real Sociedade de Tiro a Pichon, em Badajoz.

Os atiradores do clube elvense destacaram-se em várias categorias, alcançando posições de topo numa competição que reuniu participantes de elevado nível.

Entre os resultados mais relevantes, Manuel Caldeira conquistou o 1.º lugar, competindo nas categorias de Juniores e Cadetes, demonstrando consistência e excelência ao longo da prova. Já José Maria Pereira garantiu igualmente o 1.º lugar na categoria de Juniores, reforçando o destaque da formação jovem do clube.

A Direção do Clube de Tiro e Caça de Elvas sublinha que estes resultados refletem o trabalho, dedicação e empenho dos atletas, bem como o acompanhamento técnico desenvolvido ao longo da época.

A Câmara Municipal de Elvas associa-se a este momento de celebração, endereçando os parabéns aos atiradores e à coletividade elvense pelos resultados que têm vindo a alcançar, destacando o contributo do clube para a promoção do desporto e para a projeção do concelho.

Com estas conquistas, o clube volta a afirmar-se como uma referência na modalidade, levando o nome de Elvas além-fronteiras e consolidando o seu prestígio em competições internacionais.

Elvas celebra o Dia do Combatente quando passam 108 anos sobre a Batalha de La Lys

Elvas celebrou, na manhã desta sexta-feira, 10 de abril, o Dia do Combatente, quando passam 108 anos sobre a Batalha de La Lys, com a habitual cerimónia no monumento aos Combatentes, junto às Portas de São Vicente, promovida pelo Núcleo local da Liga dos Combatentes.

Na cerimónia, que contou com a tradicional deposição de flores no monumento, e em que estiveram representadas as mais diversas entidades militares e civis, prestou-se homenagem a todos quantos perderam a vida nesse episódio bélico da I Guerra Mundial.

A cerimónia terminou com a atribuição de condecorações e testemunhos de apreço aos sócios mais antigos do núcleo de Elvas, a que se seguiu um almoço-convívio.

No final da cerimónia, em declarações à Rádio ELVAS, o presidente da comissão administrativa do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, o sargento-mor José Miguêns, recordava a Batalha de La Lys como um conflito “bastante marcante”. “Não se pode considerar que a Batalha de La Lys, na Primeira Guerra Mundial de 1918, tenha deixado boas recordações, porque foi uma batalha em que houve, por assim dizer, muitos mortos do lado português. Apesar de nós não estarmos suficientemente preparados, nem equipados, sobressaiu naquelas trincheiras, naquelas condições bastante ingratas, a coragem do soldado português. Portanto, não é uma batalha que se possa dizer que se tenha que recordar pelos melhores motivos”, acrescenta.

Já o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, começou por agradecer ao Núcleo da Liga dos Combatentes o facto de nunca deixar, ano após ano, de prestar esta homenagem àqueles que deram a vida pela pátria contra “os alemães que, na altura, precisavam de um império maior que aquele que já tinham”.

A par das entidades, que já são presença assídua nesta cerimónia, destacou-se, desta feita, a participação dos núcleos de Portalegre e Estremoz da Liga dos Combatentes.

GNR intercetou condutor em contramão na A6 e evitou acidente grave próximo de Estremoz

A rápida intervenção do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Évora evitou, na noite de ontem, uma tragédia na autoestrada A6. Pouco depois das 23h00, as autoridades foram alertadas via 112, para a presença de um veículo ligeiro que circulava em contramão no sentido Caia-Marateca.

Duas patrulhas do Posto de Trânsito de Estremoz foram prontamente acionadas e conseguiram intercetar o infrator ao quilómetro 92, entre os nós de Estremoz e Azaruja, interrompendo a marcha perigosa em apenas alguns minutos.

O condutor, um homem de 45 anos, foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR), podendo agora incorrer no crime de condução perigosa.

A GNR reforça o alerta de que circular em sentido contrário em autoestradas é um dos comportamentos rodoviários mais graves, colocando em risco imediato a vida de todos os utentes da via. As autoridades recomendam que, caso um condutor falhe uma saída, deve continuar até à próxima e nunca tentar inverter o sentido ou circular em contramão.

Alentejo e Ribatejo apresentam referencial técnico para criação de Rede de Alojamentos Literários

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promove, no próximo dia 21 de abril, a apresentação do Referencial Técnico da Rede de Alojamentos Literários do Alentejo e Ribatejo, uma iniciativa que visa reforçar a ligação entre turismo e património literário da região. A sessão terá lugar às 10h30, na Sala Manuelina do Hotel M’Ar de Ar Aqueduto, em Évora.

O projeto pretende afirmar o Alentejo e o Ribatejo como territórios onde a hospitalidade se cruza com a literatura, valorizando autores, narrativas e memórias que fazem parte da identidade cultural local. A criação desta rede tem como objetivo diferenciar a oferta turística regional, proporcionando aos visitantes experiências mais imersivas e culturalmente enriquecedoras.

A sessão contará com a intervenção de Leonor Picão, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, e de José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que farão a abertura dos trabalhos.

Durante o encontro será apresentado o referencial técnico que servirá de base à adesão e capacitação das unidades de alojamento interessadas em integrar a futura rede. A apresentação estará a cargo de Julita Santos, consultora do projeto, seguindo-se um período dedicado a questões e esclarecimentos dos participantes.

O encerramento ficará a cargo de Maria Manuel Gantes, gestora do projeto na Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que apresentará as principais conclusões da sessão.

Com esta iniciativa, a Entidade Regional de Turismo pretende estimular a valorização cultural do território e contribuir para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores, alinhados com uma estratégia de promoção sustentável e diferenciadora da região.

Feira do Livro de Évora cresce e prepara caminho para Festival Literário em 2027  

A Feira do Livro de Évora 2026 decorre entre 2 e 9 de maio, na envolvente ao Templo Romano, com um programa alargado que reforça a aposta da autarquia na promoção da leitura e na afirmação cultural da cidade. A edição deste ano é assumida como um passo decisivo para a criação do Festival Literário de Évora, previsto para 2027.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Zorrinho, durante a apresentação pública do programa, onde destacou a evolução do certame ao longo das últimas décadas.

“Ao longo dos anos, a Feira do Livro evoluiu muito e agora queremos dar um passo em frente e fazer mais do que uma feira: um verdadeiro festival literário em torno do livro e focado em Évora como capital cultural”, afirmou o autarca, sublinhando a ambição de consolidar a cidade como uma referência cultural e reforçar o trabalho colaborativo entre universidades, associações e escritores.

Feira alargada ao Jardim Diana e com mais atividades

Uma das principais novidades desta edição passa pelo alargamento do espaço do evento ao Jardim Diana, criando novas áreas dedicadas a sessões literárias e atividades culturais para diferentes públicos.

Segundo a vereadora da Cultura, Carmen Carvalheira, o aumento da área permitirá diversificar a programação e atrair novos participantes. “A feira vai ser alargada ao jardim, com mais espaços para sessões e atividades, incluindo teatro, marionetes, workshops e momentos de leitura para crianças”, adiantou, sublinhando que o programa deste ano é “muito vasto”.

Além da literatura, o evento inclui animação cultural, oficinas criativas e atividades dirigidas às famílias, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

Promoção da leitura além da feira

A edição de 2026 marca também o início de uma estratégia mais ampla de promoção da leitura ao longo do ano, envolvendo diferentes entidades culturais e educativas do concelho.

Nesse âmbito, será dinamizado o projeto “O Livro da Minha Vida”, que convida a população a partilhar as obras que mais marcaram o seu percurso pessoal e literário.

“A Feira do Livro é apenas o primeiro momento de um grande objetivo de promoção da leitura e de ligação das pessoas à cultura”, explicou Carmen Carvalheira, acrescentando que a recolha destas preferências permitirá promover futuros encontros com leitores e autores em torno das obras mais referenciadas.

Comboio Literário encerra programação

Entre os momentos mais aguardados está a passagem do Comboio Literário, prevista para 9 de maio, que levará a Évora vários autores de referência da literatura portuguesa e lusófona.

O programa inclui ainda sessões de leitura, apresentações de livros e encontros com escritores, além de atividades paralelas de música e teatro. A evocação dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões marcará também a sessão inaugural desta edição.

A Feira do Livro de Évora 2026 estará aberta diariamente entre as 10h00 e as 20h00, com horário alargado até às 21h00 às sextas-feiras e sábados.

Equipa do Radar Social de Campo Maior no terreno para apoiar idosos através de visitas de proximidade

A Equipa Radar Social de Campo Maior tem estado a realizar uma ação de proximidade dirigida a pessoas idosas em situação de isolamento e solidão no concelho.

Esta iniciativa prevê a realização de visitas para identificar necessidades e eventuais situações de vulnerabilidade, contribuindo para reforçar o acompanhamento e a resposta social.

A ação tem sido desenvolvida em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior (Centro de Dia e o Projeto SOS Home) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR.

“Volta”: saiba como funciona o novo sistema de depósito de embalagens que entra em vigor esta sexta-feira

Entra em vigor esta sexta-feira, 10 de abril, em Portugal, sob a marca “Volta”, o novo sistema nacional de depósito e reembolso de embalagens de bebidas.

Por cada garrafa ou lata adquirida — de plástico, alumínio ou aço, até três litros — o consumidor paga um depósito de dez cêntimos, valor que é integralmente devolvido quando a embalagem é entregue. A devolução pode ser feita, sobretudo, em máquinas instaladas em supermercados, como aquela que se encontra no Intermarché de Elvas, mas também em pontos de recolha manual.

Num período de transição, que se estende até 9 de agosto, apenas as embalagens com o símbolo “Volta” estarão sujeitas ao depósito e ao respetivo reembolso, sendo que, a partir dessa data, todas as embalagens de bebidas de utilização única colocadas no mercado passam obrigatoriamente a integrar o sistema.

Por mais que as máquinas estejam já em funcionamento, tal como explica Carlos Quelhas, o gerente do Intermarché de Elvas, este novo sistema arranca, de alguma forma, ainda a meio gás. “A partir desta sexta-feira, as máquinas estarão ligadas, mas elas apenas aceitarão todas as embalagens de plástico e de latas de bebida que tenham o símbolo ‘Volta’. Como é de esperar, no mercado, neste momento, existe muita mercadoria ainda sem esse símbolo e este período de adaptação, estes quatro meses, servirá para escoar o produto ainda existente em lojas, armazéns e afins”, revela.

A partir de 9 de agosto, todas as embalagens de plástico de bebidas até três litros e latas que não contenham o símbolo “Volta” terão de sair do mercado. No decorrer deste período de transição, defende Carlos Quelhas, o sistema poderá ser um pouco confuso para os clientes, dado que vão acabar por se misturar, nas prateleiras do supermercado, “produtos com e sem o símbolo ‘Volta’”, sendo que as máquinas apenas aceitam aqueles que contenham essa marca, dado que só esses terão o custo adicional de dez cêntimos de depósito.  

O reembolso, pelas garrafas e latas entregues, pode ser obtido através de um talão convertível em dinheiro ou descontos em compras, num processo que, para o gerente do Intermarché de Elvas, é “muito simples”. Ainda assim, o responsável alerta para o facto de só serem aceites garrafas que não estejam espalmadas, que não contenham líquidos, que tenham tampa e código de barras legível.  

Por outro lado, para as superfícies comerciais, este novo sistema traduz-se em alguns constrangimentos logísticos: “temos que ter a máquina, guardar as garrafas, vamos ter que ter consumíveis para as guardar, sacos e toda essa panóplia”. “É mais trabalho para nós”, assegura Carlos Quelhas.

Numa primeira fase, no Intermarché de Elvas, a máquina encontra-se instalada no seu interior, mas irá, posteriormente, ser colocada no exterior. “Inicialmente estará aqui dentro porque, infelizmente, não é fácil arranjar mão de obra para construção e estamos à espera que nos façam uns maciços lá fora, porque nós vamos ter a máquina no exterior, com um contentor enorme na parte de trás, já a pensar no armazenamento, porque tenho a certeza de que, daqui a um mês ou dois meses, quando as pessoas começarem a perceber como é que isto funciona e começarem a aderir, vai ser preciso um bom armazenamento e nós não temos nem tempo, nem armazenamento aqui dentro para estar a guardar esse tipo de mercadoria. Então pensámos em fazer um contentor lá fora. A máquina vai ter um contentor próprio na parte de trás, onde irá ser feito todo o armazenamento para depois as empresas abrirem, recolherem e levarem”, revela ainda o gerente.

De recordar que o Governo lança este novo sistema como “um instrumento estruturante da política ambiental”, através do qual se pretende “acelerar a transição para a economia circular e aumentar significativamente as taxas de reciclagem no país”.

Turismo internacional cresce com instabilidade global, mas Elvas enfrenta falta de hotéis

Vila Galé tem investido em Elvas, mas faltam outros operadores turísticos

O aumento da instabilidade internacional, em particular devido à guerra no Médio Oriente, está a provocar uma mudança significativa nos hábitos de viagem dos turistas europeus. Tal como destacado pelo jornal Expresso, nesta sexta-feira, há uma tendência crescente para a escolha de destinos considerados mais seguros, beneficiando países como Portugal, Espanha e Grécia, com aumentos de 30% nas reservas, com operadores turísticos a apontarem subidas expressivas e uma procura reforçada, sobretudo por parte de mercados como Alemanha, Reino Unido e outros países europeus.

Portugal surge assim como um dos principais beneficiários deste desvio de fluxos turísticos, com o setor a antecipar um aumento relevante de hóspedes, dormidas e receitas. O reforço da procura tem sido particularmente visível fora dos grandes centros urbanos, com muitos turistas a procurarem experiências mais autênticas e destinos menos massificados. Este cenário abre novas oportunidades para regiões do interior, que começam a ganhar protagonismo no mapa turístico nacional. A restauração Elvense viveu uma Páscoa 2026 considerada excelente por vários empresários.

No entanto, em cidades como Elvas, esse crescimento evidencia fragilidades estruturais, sobretudo ao nível da capacidade de alojamento, como se sentiu nesta Páscoa. Apesar do seu estatuto de Património Mundial e da crescente atratividade turística, a oferta hoteleira continua limitada, revelando dificuldades em responder ao aumento da procura, especialmente em períodos de maior afluência. Em vários momentos do ano, a capacidade instalada aproxima-se do limite, obrigando visitantes a procurar alternativas noutros concelhos, referiram alguns operadores da região à Rádio ELVAS.

Perante este contexto, especialistas e agentes locais alertam para a urgência de investimento em novas unidades hoteleiras e na qualificação da oferta existente. Sem esse reforço, Elvas arrisca perder uma oportunidade estratégica num momento em que o turismo internacional está em expansão. A conjuntura atual, marcada pela redistribuição de turistas à escala global, poderá ser decisiva para o futuro económico da região, mas exige uma resposta rápida e estruturada para transformar procura em crescimento sustentável.

Rotura na rede de água obriga a corte no Bairro da Boa-Fé, em Elvas

A empresa Aquaelvas informa em comunicado que devido a uma rotura na rede de abastecimento de água na Rua Sacadura Cabral, no Bairro da Boa-Fé, será necessário proceder ao corte do fornecimento de água naquela artéria e nas ruas circundantes.

Segundo a mesma entidade, a complexidade da intervenção poderá prolongar o tempo de reparação, não sendo ainda possível indicar uma previsão concreta para o restabelecimento do serviço. A Aquaelvas agradece a compreensão dos moradores e lamenta os incómodos causados pela situação.

Detido por violência doméstica em Montemor-o-Novo fica em prisão preventiva

O Comando Territorial da GNR de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve no passado dia 7 de abril um homem de 44 anos suspeito do crime de violência doméstica.

O indivíduo, residente no Entroncamento, é acusado de exercer violência física e psicológica sobre a sua companheira, de 37 anos, residente em Montemor-o-Novo. No momento da detenção, as autoridades apreenderam diversos objetos perigosos, nomeadamente uma faca, uma moca de madeira e dois anéis com saliências em bico.

Após ser presente ao Tribunal Judicial de Évora para primeiro interrogatório, foi aplicada ao detido a medida de coação mais grave: a prisão preventiva.

A GNR aproveita o caso para reforçar que a violência doméstica é um crime público e que a denúncia é uma responsabilidade coletiva, disponibilizando vários canais de apoio, como o número europeu de emergência 112, o Portal da Queixa Eletrónica e as aplicações destinadas a cidadãos surdos, como a App MAI112 e o SMS Segurança.

Movimento Cívico por Elvas e PS criticam eleitos do CHEGA por “postura preocupante” em reunião de executivo

Na sequência da reunião de ontem, 8 de abril, da Câmara Municipal de Elvas, num comunicado conjunto, Movimento Cívico por Elvas (MCPE) e Partido Socialista (PS) dizem que os eleitos do partido CHEGA mantiveram, no decorrer da sessão, em que “um conjunto de matérias de enorme relevância” esteve em cima da mesa, uma “postura preocupante, marcada por posições de caráter populista e desprovidas de visão estratégica para o desenvolvimento do concelho”.

Em causa estão os votos de José Eurico Malhado e Elsa Dourado, os dois eleitos do CHEGA, “contra o aumento das bolsas de estudo, contra o investimento de 150 mil euros no comércio local, contra o procedimento de entrega de 60 casas de Renda Acessível” e o “não apoio à redução do IMI para reformados e pensionistas”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Câmara Municipal de Elvas, reunida ontem, dia 8 de abril de 2026, em sessão ordinária, deliberou sobre um conjunto de matérias de enorme relevância para o concelho, cujas decisões justificam uma posição pública clara e responsável.

Num contexto em que aos eleitos se exige sentido de missão, responsabilidade e rigor, é essencial que as decisões sejam tomadas com independência, livres de orientações político-partidárias ou de tentações demagógicas, centradas exclusivamente no interesse de Elvas e dos elvenses. Este é o princípio que orienta, de forma firme e consistente, a atuação dos eleitos do atual executivo.

Importa, por isso, assinalar que, nesta reunião, os eleitos do partido CHEGA mantiveram uma postura preocupante, marcada por posições de caráter populista e desprovidas de visão estratégica para o desenvolvimento do concelho.

CHEGA votou contra o aumento das bolsas de estudo.

É, desde logo, incompreensível o voto contra a alteração do Regulamento Municipal de Apoios Sociais, uma medida que reforça o apoio às famílias, através da atualização do valor das bolsas de estudo. Num contexto de reconhecidas dificuldades económicas, esta posição revela um afastamento das reais necessidades da população.

CHEGA votou contra o investimento de 150 mil euros no comércio local.

Relativamente ao programa “Elvas, Comprar É Ganhar”, sublinhamos o seu impacto direto na dinamização do comércio local. Apesar de não ter sido possível a sua concretização na Páscoa, a iniciativa avançará, com uma primeira fase em junho, subordinada ao tema “Património Mundial”, e uma segunda em dezembro, no âmbito da época natalícia. Votar contra este programa é rejeitar uma medida concreta de estímulo à economia local.

CHEGA votou contra o procedimento de entrega de 60 casas de Renda Acessível.

Particularmente grave foi também o voto contra o procedimento de atribuição de 60 fogos habitacionais no âmbito do Programa de Renda Acessível, num momento em que o país enfrenta uma grave crise no acesso à habitação. Importa esclarecer que estes programas assentam em critérios legais, objetivos e transparentes, definidos no quadro das políticas públicas de habitação. A invocação de falta de transparência demonstra desconhecimento sobre o funcionamento destes instrumentos e desconsideração pelas entidades envolvidas.

CHEGA não apoiou redução do IMI para reformados e pensionistas.

Registamos ainda a incoerência na votação relativa à redução da taxa de IMI para reformados e pensionistas. Quem anteriormente defendia a isenção deste imposto votou agora contra uma proposta de redução, evidenciando uma clara contradição entre o discurso político e a prática.

Perante estes factos, reafirmamos o nosso compromisso com políticas responsáveis, coerentes e orientadas para o bem-estar das famílias, o apoio às gerações mais idosas, a valorização dos jovens, a promoção do acesso à habitação, o desenvolvimento económico do concelho.

O Partido Socialista e o Movimento Cívico Por Elvas reiteram o seu apoio ao atual executivo camarário, que continuará a trabalhar diariamente por Elvas e pelos Elvenses, com responsabilidade, dedicação e visão de futuro.”

Câmara de Elvas: Margarida Paiva contesta tomada de decisões “à porta fechada” e “fuga ao escrutínio”

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, revela, em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, que a proposta de fiscalização da Aquaelvas “continua a ser escondida da ordem de trabalhos” e que a auscultação da população sobre a Variante de Santa Eulália foi chumbada, no decorrer da última reunião do executivo, realizada ontem, dia 8 de abril.

“Isto não é governar, é decidir à porta fechada e fugir ao escrutínio”, assegura a vereadora, que refere ainda que, no período antes da ordem de trabalhos, “foi denunciado que o gerador do parque subterrâneo está avariado há meses, colocando em risco os utilizadores em caso de falha de energia”. “Foram ainda exigidos esclarecimentos sobre o relatório de segurança, a atuação da Aquaelvas, as restrições do PDM aos agricultores sem consulta prévia e a ausência de respostas sobre o Hospital de Elvas”.

No que toca à ordem de trabalhos, Margarida Paiva destaca: “aprovação do Plano Municipal de Ação Climática, com reservas; abstenção no regulamento de resíduos; contas de 2025 com declarações críticas; e falta de apoio ao Elvas CAD, apesar do impacto económico do evento que se irá realizar no próximo mês de maio”.

CHEGA acusa executivo da Câmara de Elvas de não querer “esclarecer os elvenses”

O Partido CHEGA enviou à nossa redação uma Nota de Imprensa sobre a reunião da Câmara de Elvas realizada ontem:

“Há uma diferença entre entrar dinheiro e haver saúde financeira.

Rigor orçamental não é propaganda!

Boa gestão não se mede por anúncios, nem por um saldo positivo num dia e por umas horas!

Mede-se pela transparência sobre a origem das verbas, pelos encargos que deixam para amanhã e pela verdade das contas públicas.
O CHEGA fará aquilo que lhe compete: escrutinar, comparar, exigir clareza e recusar histórias de boa gestão que afinal não têm suporte técnico.

O Orçamento de 2026 do Município de Elvas inclui passivos financeiros, encargos futuros e programação plurianual. E logo nos primeiros meses do ano já surgiram mais de 10 alterações e revisões orçamentais.

Por isso, receber verbas agora não prova NADA, porque alguém vai ter que pagar as contas já assumidas.

Dizem aos Elvenses que há dinheiros a entrar na Câmara, mas esquecem-se de explicar que o dinheiro já tem destino.

O CHEGA está cá para garantir que os mesmos de sempre, com a ajuda de alguns distraídos, não continuem a enganar os Elvenses!

O executivo de Elvas prefere repudiar a oposição e o voto do CHEGA em vez de esclarecer os elvenses.

A recente nota de repúdio do executivo municipal de Elvas não resolve as dúvidas legítimas sobre a realidade financeira do Município e a tentativa de vender como “boa situação” aquilo que os próprios documentos oficiais obrigam a olhar com muito mais prudência.

O CHEGA questionou, com base em documentos públicos, o orçamento, as revisões orçamentais, os compromissos assumidos e os encargos futuros, porque cumpre o seu dever e o respeito pelo voto dos Elvenses.

O Orçamento Municipal de 2026, no valor global de 44.286.060 euros, inclui passivos financeiros e encargos associados, tendo sofrido já muitas alterações e revisões logo no início do ano. Isto não é opinião. São factos. E os factos demonstram que entrada de dinheiro não significa automaticamente saúde financeira, sobretudo quando existem compromissos presentes e futuros que têm de ser honrados.

O repúdio do executivo, às perguntas do CHEGA é uma fuga ao debate sério. Em vez de esclarecer, dramatiza. Em vez de responder com números e responsabilidade, ataca quem fiscaliza. Não contem connosco para esse teatro político.

O CHEGA continuará a fazer o que lhe compete: fiscalizar sem medo, denunciar a propaganda, exigir transparência e defender o interesse público acima da encenação comunicacional do executivo. Elvas não precisa de notas de repúdio contra quem questiona.
Precisa de verdade, seriedade e respeito pelos cidadãos.”

Campo Maior recebe Programa de Capacitação Profissional ENTI: Da Eficiência Operacional à Governação Inteligente

No próximo dia 15 de abril, a NOVA IMS promove, no Centro Cultural de Campo Maior, o Programa de Capacitação Profissional – ENTI: Da Eficiência Operacional à Governação Inteligente.

Esta iniciativa, organizada em parceria com o Município de Campo Maior, integra o projeto AI4PA – Artificial Intelligence & Data Science, Portugal EDIH e combina o enquadramento estratégico da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) com sessões práticas (hands-on) dedicadas à exploração de abordagens analíticas e de ferramentas de Inteligência Artificial e análise de dados.

O evento tem como objetivo promover ganhos de eficiência operacional e apoiar a adoção de modelos de governação inteligente nos territórios, através da partilha de estratégias institucionais, da discussão com stakeholders e de demonstrações práticas de tecnologias.

A sessão dirige-se a PME’s, Startups e entidades da Administração Pública que pretendam reforçar competências digitais e identificar oportunidades de inovação nos seus processos.

No final da formação, os participantes receberão um certificado oficial emitido pela NOVA IMS. As inscrições podem ser feitas aqui.

O programa realiza-se entre as 09h30 e as 13h00.

Programa

09H30 | Check-in

10H00 | Sessão de Abertura

  • Luis Rosinha, Presidente do Municipio de Campo de Maior

10H15 | ENTI: da Eficiência Operacional à Governação Inteligente,

  • Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS

10H30 | Estratégias Locais; Apresentação de projeto

10H50 |  Mesa-redonda: Governação Inteligente

11H15 | Coffee Break

Live Training (Hands-on)

11H30 |
 Mobilidade: pontos negros no concelho (Power BI + Waze Data)

12H00 | Chatbot interno como base documental de um serviço (Microsoft Copilot)

12H30 | BIM no licenciamento e Gémeos Digitais  (ArcGIS + Autodesk + Cesium)

13H00 | Encerramento

  • Luis Rosinha, Presidente da Município de Campo Maior
  • Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS

Terena volta a celebrar Nossa Senhora da Boa Nova com cinco dias de festa

A vila de Terena, no concelho de Alandroal, volta a celebrar Nossa Senhora da Boa Nova, com as suas tradicionais festas dos Prazeres, entre esta sexta-feira e terça-feira, de 10 a 14 de abril.

A romaria acontece sempre no fim de semana seguinte à Páscoa, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, o mais antigo do país a sul do Rio Tejo e classificado Monumento Nacional desde 1910.

O evento, promovido pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, com o apoio das mais diversas entidades, com destaque para a Câmara Municipal de Alandroal e a Junta de Freguesia de Terena, contempla um vasto programa, onde se incluem as mais diversas cerimónias religiosas e várias atividades pagãs, como espetáculos musicais.

“Os dias mais consagrados à Senhora da Boa Nova serão o domingo e a segunda-feira, que é o feriado municipal do concelho de Alandroal. Já no dia da abertura, sexta-feira, temos o grande concerto dos Vizinhos, uma banda muito conhecida na atualidade, e no sábado temos o Miguel Gameiro com os Pólo Norte”, refere desde logo o juiz da Confraria, Nuno Pereira.

Do programa da festa fazem também parte garraiadas, atuações de DJs, uma noite de fados e arruadas com bandas filarmónicas. “As bandas também têm aqui um papel muito importante, muito associado a esta festividade, e foi uma coisa que recuperámos há dois ou três anos”, adianta Nuno Pereira, que recorda que as arruadas das bandas não aconteciam, por esta ocasião, “desde os anos 60”. Com uma feira montada em torno do santuário, onde reinam sempre os momentos de convívio e lazer, o público poderá ainda desfrutar de diversos divertimentos.

Estas festas, com “muitos séculos” de existência e que “vão muito além do concelho de Alandroal”, uma vez “assumidas por populações de concelhos vizinhos e até de outros pontos do país e de emigrantes”, têm sempre o seu epicentro no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, edifício do século XIII. A festa, avança o juiz da Confraria, “já vem descrita nas memórias paroquiais de 1755, quando se fez um referendo à população em Portugal. O pároco da paróquia de Terena já descreve com grande afluência e com número significativo de peregrinos e de romeiros as festividades em honra da Senhora da Boa Nova”.

O culto a Nossa Senhora da Boa Nova resulta, segundo fontes históricas, da cristianização de antigos cultos pagãos ao deus Endovélico, que se venerava nas imediações do Santuário. A devoção “continua a ter uma expressão muito forte junto da população, dos peregrinos e dos devotos”, sendo que “o santuário está aberto todos os dias, durante o ano”, uma vez que “há pessoas que vêm pagar promessas, que vêm rezar ou porque vêm ver o monumento”.

Intervencionado há “dois ou três anos” pelo Município de Alandroal, “na sua parte exterior e cobertura”, o santuário será agora alvo de uma requalificação do seu interior. “Mas, tirando isso, ele está bem preservado, mantém a traça típica, o altar-mor tem pinturas muito bem preservadas também e convido todos a visitarem-no por estes dias”, acrescenta Nuno Pereira.

A Confraria, por considerar que estas festas são um traço da identidade alentejana, está agora a iniciar o processo de candidatura para a sua inscrição na lista do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.  

Conheça o programa completo das Festas dos Prazeres em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova:

Junta de Freguesia de São João Baptista reforça apoio às instituições de Campo Maior

A Junta de Freguesia de São João Baptista reforçou o apoio às instituições de Campo Maior, no âmbito do Programa de Apoio Social (PAS), tendo feito, muito recentemente, a entrega de azeite à Loja Social e de diversos materiais de limpeza aos Bombeiros Voluntários.

O PAS, que é promovido não só pela Junta de Freguesia de São João Baptista, como pelas outras duas juntas do concelho – Expectação e Degolados – tem vindo a revelar-se uma ajuda importante para as instituições, que recebem, sobretudo, bens alimentares, que são adquiridos nos estabelecimentos da vila.

“Tudo aquilo que nós oferecemos às instituições é comprado no comércio local. Acho que é uma mais-valia para o comércio local e um apoio importante também para as instituições”, diz a presidente da Junta de João Baptista e da CURPI, Anselmina Caldeirão.  

Em causa está um apoio mensal que oscila entre os 120 e os 130 euros, sendo que quer as instituições, quer os estabelecimentos contemplados, variam de mês para mês. “Um mês recebe uma instituição, outro mês recebe outra. Num mês vamos a uma loja, depois vamos a outra. Portanto, são todas abrangidas e toda a gente sai a ganhar”, garante a presidente da junta. “Tem sido, de facto, muito gratificante. Falando pela CURPI, é sempre uma ajuda muito importante”, diz ainda Anselmina Caldeirão.

Para além da CURPI, da Loja Social e dos Bombeiros Voluntários, beneficiam também deste apoio instituições como a Santa Casa da Misericórdia e o ATL da Casa do Povo.

Luís Pedras mergulha nas profundezas da natureza humana com obra poética “Silêncio Ensurdecedor II

O elvense Luís Pedras lançou, recentemente, o segundo volume da obra poética “Silêncio Ensurdecedor”: uma obra introspetiva que mergulha nas profundezas da natureza humana, explorando emoções, sonhos, contradições e forças universais como o amor, a verdade, a mentira e a liberdade.

Uma das grandes novidades deste livro, face ao primeiro volume, prende-se com o facto de estar escrito em quatro línguas diferentes: português, castelhano, inglês e mandarim.

Descrevendo a obra como “uma metáfora muito eloquente sobre a natureza humana”, Luís Pedras revela que, ao longo das páginas deste livro, fala “das vicissitudes, dos defeitos, da verdade, dos elementos fundamentais da criação do mundo, do universo e de todos os seres sencientes”, abordando também as tríades cristã, grega e hindu.

Com “muita aceitação” até ao momento, segundo o autor, “Silêncio Ensurdecedor II”, lançado com a chancela da Chiado Books, encontra-se à venda “em praticamente todo o país: na Bertrand, na Fnac, na Sonae, por esses supermercados todos e também nas livrarias mais importantes”.

A obra, que está disponível também em versão e-book, será entretanto lançada no Brasil. “Se atingir aqui algumas vendas mais importantes, vai ter uma edição mesmo só em castelhano”, adianta Luís Pedras. A 5 de junho, o autor elvense estará na Feira do Livro de Lisboa para apresentar a obra e para uma sessão de autógrafos.

“Silêncio Ensurdecedor II” foi lançado, em Elvas, mais precisamente na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, a 21 de março, em Dia Mundial da Poesia.

Elvas: trânsito na Estrada de Santa Rita passa a ser feito num só sentido

A partir desta quinta-feira, 9 de abril, o trânsito na Estrada de Santa Rita, em Elvas, passará a ser feito num só sentido, conforme aprovado em Assembleia Municipal, no passado dia 11 de fevereiro, informa a Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

O trânsito passará a ser apenas no sentido descendente, desde a Avenida António Sardinha e o cruzamento para a Rua Conselheiro António Coelho Ventura.

Fermelinda Carvalho indicada como suplente para o Conselho de Estado

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, foi indicada, pelo Partido Social Democrata (PSD) como suplente para o Conselho de Estado.

Para a distrital de Portalegre do PSD, “esta escolha ganha ainda maior relevância pelo elevado nível da lista apresentada pelo PSD” ao Presidente da República, “que integra figuras de topo da vida política nacional”: são os casos de Leonor Beleza, antiga ministra da Saúde, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do Porto.

Como suplentes, destacam-se, para além de Fermelinda Carvalho, o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

“O facto de o PSD ter indicado também uma autarca do interior, e concretamente de Portalegre, para integrar esta lista de elevado nível nacional, constitui um sinal claro de reconhecimento político e valorização do território. Mesmo enquanto suplente, esta nomeação representa um motivo de grande orgulho para todo o distrito e para a região”, diz ainda a distrital do PSD.

GNR detém homem por tráfico de cocaína em São Vicente

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Destacamento de Intervenção, deteve em flagrante um homem de 28 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes. A operação decorreu no passado dia 5 de abril, na localidade de São Vicente, freguesia do concelho de Elvas.

A detenção ocorreu durante uma ação de patrulhamento preventivo, quando os militares da Guarda abordaram um veículo e sentiram um “forte odor” a produto estupefaciente vindo do seu interior. Perante a suspeita, as autoridades realizaram diligências que permitiram confirmar a posse de substâncias ilícitas, resultando na apreensão de 15 doses de cocaína.

O indivíduo foi constituído arguido e o caso seguiu para o Tribunal Judicial de Elvas, onde foram comunicados os factos para a aplicação das respetivas medidas de coação.

Recriação histórica dedicada ao Conde de Schaumburg-Lippe este fim de semana em Elvas

Elvas prepara-se para viajar no tempo com a realização de uma recriação histórica dedicada ao Conde de Schaumburg-Lippe, figura central na modernização das fortificações da cidade no século XVIII.

A iniciativa decorre em dois momentos distintos: no sábado, dia 11 de abril, às 11h00, na Praça da República, e no domingo, dia 12, às 11h30, no Forte da Graça. O evento promete recriar episódios e ambientes históricos ligados à presença do conde em Elvas, proporcionando ao público uma experiência imersiva na história militar e patrimonial da cidade.

A recriação será dinamizada pelo Regimento de Infantaria Graf Wilhelm der Weckbatterie Wölpinghausen e.V., que trará até Elvas figurantes trajados à época, contribuindo para uma representação fiel dos acontecimentos históricos.

Combinando rigor histórico e componente pedagógica, a recriação histórica afirma-se como uma oportunidade única para conhecer, de forma envolvente, o legado do Conde de Schaumburg-Lippe e a importância estratégica de Elvas no contexto militar europeu do século XVIII.

Marcada para 28 de junho, III Corrida “Memorial João Maltez” tem inscrições abertas

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos organiza, a 28 de junho, a terceira edição da Corrida e Caminhada “Memorial João Maltez”, em homenagem ao antigo atleta do clube, falecido em fevereiro de 2024.

Uma vez mais, a organização, com a iniciativa, une Glória e Rio de Moinhos, sendo Glória a terra Natal de João e Rio de Moinhos a terra onde iniciou a sua prática no atletismo. Desta vez, corrida e caminhada partirão de Rio de Moinhos, junto ao Campo de Futebol “Montes Claros” e terminará no Ringue Desportivo de Glória.

Os participantes poderão optar por três distâncias: caminhada, de cerca de 6,5 quilómetros; corrida competitiva, de cerca de dez quilómetros; e corrida jovem (desde benjamins a juvenis, com as distâncias a variarem consoante o escalão etário).

De acordo com Emanuel Ribeiro, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, a “questão principal” da iniciativa “será sempre a de prestar homenagem ao João e promover a parte desportiva”, tendo sempre o evento uma componente solidária.

Do programa inicial da prova constava ainda a iniciativa “Vamos Ajudar Lourenço, o Lutador”, direcionada a crianças e jovens com idades até aos 16 anos. Contudo, e tendo em conta o falecimento de Loureço, no passado dia 19 de março, explica Emanuel Ribeiro, a organização, com “a autorização e consentimento dos familiares” da criança, “redirecionou a iniciativa solidária para o David”, menino de dez anos, residente em Pavia, no concelho de Mora, que sofre de epilepsia e paralisia cerebral.

Por cada inscrição na caminhada ou na corrida, um euro reverte a favor da criança, para ajudar nas necessidades do quotidiano e tratamentos que não são comparticipados, imprescindíveis para melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, cada participante, de forma voluntária e não obrigatória poderá efetuar um donativo extra, no valor que entender, no ato da inscrição.

As inscrições, abertas desde 13 de março, são feitas na plataforma “A Correr”. Limitadas a 450 atletas, no conjunto de todas as distâncias, as inscrições terminam a 23 de junho. A inscrição na caminhada (inclui t-shirt técnica, medalha finisher e seguro) tem um custo de cinco euros, enquanto na corrida de dez quilómetros (inclui t-shirt técnica, dorsal com chip, medalha finisher e seguro) custa nove euros. A participação na prova jovem (inclui t-shirt técnica, dorsal com chip, medalha finisher e seguro) é gratuita.

Haverá prémios monetários para os participantes da corrida de dez quilómetros (primeiros cinco da classificação geral por género), e por escalões (três primeiros de cada escalão por género), além de medalhas atribuídas nos diferentes escalões e oferta de produtos regionais. Os prémios monetários vão desde os dez aos cem euros.

Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação coletiva, contando para a classificação os dez primeiros de cada escalão por género, desde Benjamins A a Veteranos maiores de 60 anos.

De forma a promover a participação dos atletas dos concelhos de Estremoz e de Borba, haverá um prémio a definir pela organização para o primeiro atleta masculino e para a primeira atleta feminina a finalizar a prova, quer seja do concelho de Estremoz ou de Borba, na corrida principal dos dez quilómetros. Para estimular a participação dos atletas das camadas etárias menos jovens, haverá tambem um prémio para o atleta masculino e a atleta feminina mais velhos, a terminarem a prova principal dos dez quilómetros.

São vários os parceiros institucionais e associações que apoiam o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos e colaboram no evento: Municípios de Borba e Estremoz; Juntas de Freguesia de Glória e de Rio de Moinhos;  Tolerante Futuro – Associação Glória Jovem; Grupo Recreativo e Cultural das Festas em Honra de São Tiago; Associação de Atletismo de Évora; Grupo Desportivo de Pavia; Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); Fundação INATEL; Rota D’Ossa – Associação Cultural e Desportiva; GNR de Estremoz e GNR de Borba; e Bombeiros Voluntários de Estremoz.

A organização conta ainda com a colaboração de várias empresas da região que decidiram apoiar o evento em forma de patrocínio.

Acordeonista Marta Ferreira: do sonho de criança aos bailes, à televisão e aos primeiros temas originais

Depois de ter dado a conhecer o seu talento ao grande público, com as participações nos programas “Praça da Alegria” e “Estrelas ao Sábado”, da RTP, a jovem acordeonista campomaiorense Marta Ferreira lançou, há cerca de um mês, os seus dois primeiros temas originais.

Em entrevista à Rádio ELVAS, Marta recorda que este seu sonho da música e a paixão pelo acordeão surgiram quando tinha apenas nove anos, durante umas férias de verão com os pais, no Algarve. “Estava um jovem na rua a tocar acordeão, a fazer um bailarico, e despertou-me o interesse em aprender acordeão. Virei-me para os meus pais, disse que queria aprender e desde aí nunca mais parei”, começa por recordar.

Foi com a ajuda de Tiago Afonso que Marta acabou por dar os primeiros passos no acordeão, tendo feito parte dos ranchos folclóricos de Campo Maior e Arronches e do grupo de cantares de Santa Eulália.

Com a experiência que ia ganhando, a jovem artista foi “explorando os temas do folclore e do Alentejo”… até que o mundo parou com a pandemia. Mas foi precisamente nessa altura que Marta decidiu que queria começar a fazer os seus próprios bailes. E assim foi. Com a ajuda das redes sociais, onde ia partilhando o seu trabalho, rapidamente começou a levar a sua interpretação de temas de artistas que tanto admira, como Emanuel e Bombocas, de norte a sul do país.

Na sequência desses espetáculos viria a surgir o convite para a participação na “Praça da Alegria”, programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, com Marta a inscrever-se, posteriormente, no concurso “Estrelas ao Sábado”. “Depois chega-me o contacto da produtora a dizer que gostou do meu trabalho e a perguntar-me se eu queria fazer uma parceria e os meus temas”, recorda Marta, que via aqui a hipótese de cumprir o seu sonho de criança.

Sem pensar duas vezes, a jovem, hoje com 24 anos, acaba por aceitar o convite, sendo que desta parceria resultaram já os seus dois primeiros temas originais: “Kuduro da Marta” e “Na Festa da Aldeia”. Estas são canções que Marta descreve como temas do género popular português, em que o tradicional se mistura um pouco com o moderno. Para muito em breve, está previsto o lançamento de mais duas músicas e, quem sabe, a gravação até de videoclipes dos temas.

Pese embora a preenchida agenda de espetáculos que vai tendo, e lembrando o velho ditado “Santos da casa não fazem milagres”, Marta lamenta que, até então, só tenha sido convidada por uma única ocasião a apresentar-se ao público em Campo Maior. “Eu costumo dizer que não sou artista da terra. Eu sou artista de Portugal, porque toco em todo o país. Na minha terra só toquei uma única vez e foi devido ao convite da vereadora, na altura, São Silveirinha. De resto, a minha terra, não sei se desconhece o meu trabalho… não deve desconhecer, porque toco por todo o país. Mas na minha terra ninguém me chama”, refere ainda Marta Ferreira.

A entrevista completa a Marta Ferreira para ouvir no podcast abaixo:

Quarta edição do EuroBEC Granfondo vai para a estrada no domingo

Vai para a estrada, no domingo, 12 de abril, mais uma edição do EuroBEC Granfondo, a prova de ciclismo que une Badajoz, Elvas e Campo Maior, em três percursos de diferentes níveis de dificuldade.

Com partida e chegada em Badajoz desta vez, o evento, que inclui o minifondo de 77 quilómetros, o mediofondo de 105 e o granfondo de 140, é já uma referência no calendário desportivo transfronteiriço.

Para Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, o desporto, através de provas como o EuroBEC Granfondo, tem vindo a ter um papel muito importante naquilo que é a relação fronteiriça entre as três localidades da Eurocidade. Assegurando que esta é já uma prova consolidada, com mais-valias em termos turísticos e económicos, o vereador lembra as dúvidas iniciais, há quatro anos, quando se realizou a primeira edição deste EuroBEC Granfondo: “esta é a quarta edição do EuroBEC Granfondo e, há quatro anos, lembro-me perfeitamente de uma primeira abordagem ao Manuel Zeferino, em Bragança, e tudo, na altura, eram dúvidas, questões e ansiedade em trazermos um evento desta dimensão para esta região”.

Apesar das dúvidas iniciais, o autarca diz que “ainda bem” que as três autarquias se uniram para levar a cabo o evento desportivo. Nesta quarta edição, a prova, que “sai reforçada em termos de consolidação”, deverá vir a contar com a participação de “dois mil atletas”.

O EuroBEC Granfondo volta a ser organizado pela Bikeservice. O diretor da empresa, o antigo ciclista Manuel Zeferino, não tem dúvidas de que estão reunidas “todas as condições” para que este seja “o maior granfondo” realizado em Portugal. “Este inicia-se em Espanha, mas será o maior granfondo de Portugal neste momento”, garante.

Ainda antes da grande prova deste quarto EuroBEC Granfondo, realiza-se o já tradicional Granfondo Kids, no sábado, dia 11, destinado a crianças dos quatro aos 13 anos. As provas no dia 12 iniciam-se pelas 9 horas, na Granadilla, em Badajoz. Depois de passar por Campo Maior e Elvas, a prova termina na cidade espanhola.

GNR de Elvas recupera cão que terá sido furtado em Espanha

O Destacamento Territorial de Elvas da GNR, através do seu Núcleo de Proteção Ambiental, recuperou um animal de companhia durante uma ação de fiscalização aleatória.

No decorrer da fiscalização, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR, foi identificado um cão que possuía um “transponder” registado em Espanha. Com o apoio do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira do Caia, foi possível apurar que o animal tinha sido furtado em território espanhol.

Após as diligências necessárias, o animal foi entregue ao seu legítimo proprietário.

Elvas celebra os 52 anos do 25 de Abril com vasto programa de atividades para diferentes públicos

O concelho de Elvas vai assinalar os 52 anos da Revolução dos Cravos com um programa diversificado de iniciativas culturais, educativas e institucionais, envolvendo diferentes públicos e espaços emblemáticos da cidade.

As comemorações arrancaram já no passsado dia 28 de março e prolongam-se até 24 de maio, com destaque para a exposição de fotografia de Alfredo da Cunha, patente no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE). Paralelamente, entre 10 e 24 de abril, decorre o projeto “A Liberdade”, dinamizado nas escolas do ensino básico do concelho, promovido pela associação juvenil Arkus.

No dia 18 de abril, o MACE acolhe a conferência “Operação «Viragem Histórica»: 50 anos de construção da democracia portuguesa”, proporcionando um momento de reflexão sobre o percurso democrático do país.

A 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe uma sessão dedicada à promoção da leitura, com projetos de biblioterapia e a atribuição de diplomas de Melhor Leitor 2025.

Na véspera do feriado, a 24 de abril, realiza-se o recital “Música Encanta o Património”, pelo Ensemble de Violoncelos da ESART, no Forte de Santa Luzia.

O ponto alto das comemorações acontece a 25 de abril, com um conjunto de iniciativas ao longo do dia. As celebrações iniciam-se às 9h30 com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro. Segue-se a distribuição de cravos e a realização da final do Torneio da Malha, na Praça da República.

Durante a manhã, terá ainda lugar uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, evocativa da data, bem como uma visita guiada no âmbito do 10.º aniversário da requalificação do Forte da Graça.

As celebrações culminam à noite, pelas 21h30, com um concerto da Brigada 14 de Janeiro, no Auditório São Mateus, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.

Com este programa, o Município de Elvas reafirma a importância de preservar a memória do 25 de Abril, promovendo simultaneamente a participação cívica e o acesso à cultura junto da comunidade.

Turismo do Alentejo “bem preparado” para o que resta de um “exigente e desafiante” 2026

Apesar da atual conjuntura internacional e das crises sucessivas ao longo dos anos, o setor do turismo no Alentejo, segundo o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “está preparado” para aquilo que resta de um “exigente e desafiante” 2026, depois de um 2025 “muito bom”.

Destacando o quão positivo foi 2025 em termos “de dormidas, de hóspedes e de receitas”, José Manuel Santos assegura que os resultados líquidos positivos do ano passado dão “um conforto grande”. “O ano foi muito desafiante, foi muito difícil, mas já estamos em 2026 e já estamos também a olhar para os desafios, com uma conjuntura internacional muito adversa, muito complexa”, adianta.

“Não conhecemos ainda qual vai ser o impacto desta situação naquilo que é a economia nacional, no poder de compra dos portugueses, mas temos um plano definido, quer na procura internacional, quer na procura nacional”, avança José Manuel Santos, que destaca os muitos eventos que se irão realizar na região este ano, como as Festas do Povo de Campo Maior, o Campeonato do Mundo de Enduro no Litoral Alentejano, a Gala dos Sóis Repsol, já nos dias 10 e 11 de abril, em Évora, e a Cidade Europeia do Vinho no Baixo Alentejo.

“Estamos bem preparados para um ano exigente, mas o turismo é feito de crises. Nós, há 15 anos que temos crises sucessivas, mas o setor tem provado a sua resiliência e em 2026 não vai fugir à regra”, remata o responsável.

Com bons cartões de visita em 2026, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a procurar fazer, nos últimos tempos, uma aposta forte na promoção da região em países como Espanha e Brasil. 

Município de Campo Maior prepara projeto para continuar com recuperação do património amuralhado da vila

Depois das obras de requalificação da fortaleza e das muralhas de Campo Maior, levadas a cabo há alguns anos a esta parte, há ainda trabalho a fazer nesta área.

Nesse sentido, a Câmara Municipal tem vindo a criar um plano de ação para que, no âmbito daquilo que é a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, possa dar continuidade a este trabalho de recuperação do seu património amuralhado.

“Nós estamos agora a criar o plano de ação para aquilo que é uma rede de fortalezas da Raia, projeto que, coincidentemente, tem Elvas como concelho: um projeto de grande monta que vai do Alentejo até ao Algarve e onde nós colocámos aquilo que ainda nos falta fazer do ponto de vista do património”, explica o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha.

“Temos as nossas muralhas, aquilo que remanesce ainda por executar, já colocadas nesse plano de ação, que está agora a ser devidamente identificado. Nos próximos meses, com certeza que virão avisos e nós, com os projetos já devidamente feitos, continuaremos a recuperação do património que começámos há anos atrás”, diz ainda o autarca.

De recordar que foi em 2021 que Campo Maior inaugurou as obras de requalificação da fortificação abaluartada, após a recuperação de 1.600 metros de muralha, projeto que contou com um investimento na ordem dos cinco milhões de euros. Por recuperar encontram-se ainda estruturas como os Baluartes do Cavaleiro e de Santa Maria.

Elvas celebra Dia do Combatente e recorda Batalha de La Lys na sexta-feira

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinala na sexta-feira, dia 10 de abril, os 108 anos da Batalha de La Lys e o Dia do Combatente, numa cerimónia que reúne entidades militares e civis.

“Temos o nosso plano organizado de modo que a cerimónia se celebre no Jardim do Monumento de Homenagem aos Combatentes da Primeira Grande Guerra Mundial, junto às Portas de São Vicente. Terá início por volta das 11 horas, decorrerá de uma forma muito simples, com a atribuição de condecorações e testemunhos de apreço aos sócios mais antigos e haverá certamente algumas alocuções relativas ao dia”, revela o presidente do núcleo, o sargento-mor José Miguêns em entrevista à Rádio ELVAS.

As comemorações deste Dia do Combatente, e terminada a cerimónia mais formal, prosseguem com um almoço-convívio que irá reunir sócios e amigos do núcleo.

Atualmente, o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes é liderado por uma comissão administrativa, depois de não se terem apresentado quaisquer listas a sufrágio, no passado mês de dezembro. “Tive que convocar novas eleições e nestas novas eleições, que decorreram no passado dia 6 de março, houve uma lista”, avança José Miguêns. “Só que esta lista não correspondia totalmente a uma direção, sendo que foi, por assim dizer, dentro dos elementos que formava esta lista, constituída uma comissão administrativa do núcleo. Sendo a única lista, foi eleita a nova comissão administrativa do núcleo”, acrescenta.

A José Miguêns juntam-se António Canhoto (sócio apoiante, sem formação militar), enquanto vice-presidente da comissão administrativa, Luís Castanho (secretário), José Camponês (tesoureiro), Guilherme Guerra (1.º vogal) e Paulo Galego (vogal suplente).

A entrevista completa a José Miguéns sobre a cerimónia de sexta-feira, a nova comissão administrativa do núcleo e todo o trabalho desenvolvido, não só em prol dos sócios, mas também da comunidade em geral, para ouvir no podcast abaixo:

Secretário de Estado da Cultura em Fronteira: “Atoleiros é o símbolo da inteligência e resistência da nossa identidade”

As comemorações da Batalha dos Atoleiros contaram ontem com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, que destacou o profundo significado histórico deste marco para a soberania portuguesa. O governante sublinhou que celebrar esta vitória é, acima de tudo, um exercício de cidadania e de reconhecimento das raízes que definem Portugal como país independente. “Acho que é um dia muito importante na consciência cívica e no sentimento de pertença e identidade a um Estado-nação como é Portugal”, afirmou, associando o sucesso militar à capacidade estratégica demonstrada em 1384.

Nuno Álvares Pereira, em 6 de abril de 1384, tinha 23 anos

Para o Secretário de Estado, a resistência em solo alentejano foi o alicerce necessário para tudo o que a nação viria a conquistar nos séculos seguintes, desde a língua até à projeção global. “Nós não seríamos, ou podíamos não ser, efetivamente, aquilo que somos, com a língua que temos, que levamos ao mundo os nossos poetas maiores e aquilo que contribuímos para a democracia no mundo e para a Europa, sem estes momentos cruciais e primordiais da nossa história”, explicou Alberto Santos. O governante referiu-se à “dupla batalha” entre Atoleiros e Aljubarrota como o símbolo máximo da preservação da identidade nacional durante a crise de 1383-1385.

Alberto Santos enalteceu ainda o heroísmo das tropas lideradas por Nuno Álvares Pereira, que conseguiram inverter uma desvantagem numérica através da astúcia e do patriotismo. “Foi o caso aqui de Atoleiros, em que poucos venceram muitos por força da sua inteligência, mas também do seu amor à pátria e da sua capacidade de resistência em momento difícil”, concluiu. A presença do Ministério da Cultura nas celebrações reforça a importância de manter viva a memória destes episódios que, segundo o governante, são fundamentais para compreender o Portugal de hoje e o seu papel na história europeia.

260 quilos de cocaína apreendidos no Caia em três dias, com dois detidos em preventiva

O Ministério Público (MP) revelou, através de comunicado, a apreensão de 260 quilos de cocaína e a detenção de dois indivíduos, por tráfico de droga, na fronteira do Caia. Segundo apuramos junto de fonte da GNR, os dois detidos não são portugueses.

A primeira detenção ocorreu a 30 de março, segundo confirmou esta fonte da GNR, quando os militares interceptaram um homem de 52 anos, na posse de 175 quilos de cocaína, durante uma ação de controlo rodoviário. Presente a interrogatório judicial, o suspeito ficou em prisão preventiva por fortes indícios da prática do crime de tráfico de estupefacientes agravado.

Já no dia 1 de abril, um segundo indivíduo, de 37 anos, foi detido em circunstâncias semelhantes, transportando mais de 85 quilos de cocaína. Segundo o comunicado do MP, os indícios apontam para atividade ligada à aquisição, armazenamento e distribuição de droga em grande escala.

O tribunal decretou igualmente a prisão preventiva, considerando o risco de continuação da atividade criminosa, perturbação da ordem pública e perigo de fuga, estando ambas as investigações a cargo do MP de Elvas.

642 anos da Batalha dos Atoleiros em Fronteira (c/fotos)

Fronteira assinalou, na manhã desta segunda-feira, 6 de abril, em feriado municipal, os 642 anos da Batalha de Atoleiros e a Rádio ELVAS esteve presente, realizando reportagem.

Esta batalha marcou a história militar de Portugal, voltou a ser assinalada através de um conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Fronteira.

Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar da sua superioridade numérica, através da utilização de uma tática militar de inspiração inglesa, a “tática do quadrado”.

As comemorações contaram com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, bem como do vice-chefe do Estado-Maior do Exército, General Boga Ribeiro, reforçando a importância institucional e simbólica da data.

GNR detém homem em flagrante por furto de metais em Borba

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Borba, deteve no passado dia 3 de abril um homem de 27 anos por furto de metais não preciosos.

A detenção ocorreu em flagrante delito após uma denúncia, tendo os militares intercetado o suspeito nas proximidades do local do crime na posse de seis tubos de alumínio, quatro bicicletas em ferro e diversas peças metálicas, material que foi prontamente recuperado e restituído ao legítimo proprietário.

Na sequência da mesma operação, uma mulher de 29 anos, que acompanhava o detido, foi constituída arguida. O homem permaneceu detido nas instalações da guarda e será presente ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo para o primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Bar da ARPI da Belhó assaltado durante a madrugada

O bar da ARPI da Belhó foi assaltado na madrugada desta segunda-feira, por volta das 5h45, causando danos materiais no espaço.

Os assaltantes partiram a porta de entrada para aceder ao interior do estabelecimento, levando uma máquina de vending de snacks, mas com o alarme acionado acabaram por abandonar o local.

A PSP esteve no local e tomou conta da ocorrência, estando o caso agora sob investigação.

EuroBEC recebe Conferência Mundial da Association for Borderlands Studies em 2027

No passado dia 26 de março, durante a Conferência Anual da Association for Borderlands Studies (ABS), realizada no Novo México (Estados Unidos da América), foi oficialmente selecionada a proposta para a organização da Conferência Mundial da ABS 2027 na EuroBEC (Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior).

A candidatura foi liderada pelo Instituto Politécnico de Portalegre, através do Centro de Investigação VALORIZA, em parceria com a Universidad de Extremadura, tendo sido apresentada no local pelo Professor Doutor Rui Alexandre Castanho, Vice-Coordenador do Centro de Investigação VALORIZA e representante institucional da proposta.

Este resultado reflete uma colaboração estratégica sólida no domínio da cooperação transfronteiriça, bem como o reconhecimento do papel da Eurocidade enquanto território de referência para a análise, experimentação e implementação de políticas de governação multinível, coesão territorial e desenvolvimento sustentável.

A realização deste evento internacional de elevado prestígio constitui uma oportunidade ímpar para reforçar o posicionamento internacional da região, promovendo o diálogo entre academia, decisores políticos e agentes territoriais, e contribuindo para o avanço do conhecimento em estudos fronteiriços.

O Instituto Politécnico de Portalegre e os seus parceiros reafirmam o seu compromisso na organização de um evento científico de elevada qualidade, inclusivo e com impacto internacional.

Dia Nacional da Gastronomia celebrado em julho em Arronches

Arronches vai receber, a 26 e 27 de julho, as comemorações do Dia Nacional da Gastronomia.

A iniciativa, promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), resulta de um protocolo que foi assinado entre a associação, a Câmara Municipal de Arronches e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, na passada sexta-feira, dia 27 de março, no decorrer da segunda edição do Festival “Saberes & Sabores do Porco Alentejano”.

Para o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, este protocolo vai traduzir-se numa “mais-valia”, sobretudo para os empresários locais da hotelaria e restauração. “Ao abrigo deste protocolo, a AHRESP vai disponibilizar algumas formações para estes empresários, para poderem, de certa forma, também alavancar os seus negócios. E isso é também um dos motivos que nos leva a assinar este protocolo”, assegura o autarca.

Sendo Arronches um concelho onde a restauração tem “um peso muito grande”, João Crespo diz ser “importante” que os empresários locais do setor possam receber formação. “Acima de tudo, queremos melhorar a oferta que temos. Ela já é excelente, mas queremos acrescentar-lhe valor para que, de facto, possamos acolher cada vez mais visitantes e cada vez mais pessoas a degustar a nossa gastronomia”, remata.

Para além das ações dirigidas aos profissionais do setor, as comemorações do Dia Nacional da Gastronomia irão, ao que tudo indica, contemplar também as mais diversas iniciativas destinadas ao público.

Fronteira assinala 642 anos da Batalha de Atoleiros com presença de membros do Governo e Exército

Fronteira assinalou, na manhã desta segunda-feira, 6 de abril, em feriado municipal, os 642 anos da Batalha de Atoleiros.

Esta, que foi uma das batalhas mais marcantes da história militar de Portugal, voltou a ser assinalada através de um conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal. As comemorações contaram com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, bem como do vice-chefe do Estado-Maior do Exército, Boga Ribeiro, reforçando a importância institucional e simbólica da data.

O programa comemorativo teve início por volta das 10 horas, na Herdade dos Atoleiros, para a habitual romagem ao padrão evocativo da batalha, onde foi prestada homenagem aos combatentes.

Já na Avenida Heróis dos Atoleiros, e após a receção oficial aos convidados, teve lugar a parada de forças militares e civis, com a participação de diferentes entidades, numa cerimónia que homenageou a memória histórica e o património nacional.

A Batalha dos Atoleiros, travada em 6 de abril de 1384, representou um acontecimento decisivo para a História e para o futuro de Portugal. Nesta batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar da sua superioridade numérica, através da utilização de uma tática militar de inspiração inglesa, a “tática do quadrado”.

Campo Maior despede-se da romaria da Enxara em dia de celebração do feriado municipal

Em feriado municipal, os campomaiorenses despedem-se esta segunda-feira, 6 de abril, ao final do dia, de mais uma edição da tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Enxara.

Estes têm sido dias de muito convívio, com miúdos e graúdos a desfrutarem do bom tempo, sempre em plena harmonia com a natureza.

Rodrigo Carrilho, jovem que confessa gostar muito de passar estes dias na Enxara, revela que ruma até à zona da ermida com a família quase desde que nasceu, há já 18 anos. Ainda que outros jovens prefiram acampar com os respetivos grupos de amigos, para Rodrigo, viver a Páscoa no campo só faz sentido ao lado da família. Ainda assim, revela que estes dias são passados também de acampamento em acampamento, em convívio com os outros campistas.

Defensor desta tradição, e para que, de hoje para amanhã, não venha a morrer, Rodrigo garante que esta será transmitida por si, no futuro, quando for pai, aos seus filhos. “Passando sempre de geração em geração, de pais para filhos, de avós para netos, esta tradição nunca irá morrer, pois isto é muito importante para as gentes de Campo Maior”, diz ainda.

Desta feita, e face ao ano passado, mais gente quis estar no campo por esta altura: “Este ano o tempo ajudou muito, então o pessoal também decidiu vir acampar. No ano passado esteve um bocado mais vazio devido à chuva, mas este ano, sim, o pessoal decidiu vir acampar e acho que é excelente vir passar aqui estes dias no campo com a família e amigos, a beber e a comer”, remata Rodrigo. A festa termina na tarde desta segunda-feira, com missa seguida de procissão, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara.

Elvas: Vigília Pascal volta a reunir comunidade num dos momentos mais significativos do calendário litúrgico

A celebração da Vigília Pascal, na noite do passado sábado, 4 de abril, voltou a reunir a comunidade de Elvas num dos momentos mais significativos do calendário litúrgico, marcado pela esperança, pela expectativa e pela fé inabalável na Ressurreição. Numa noite carregada de simbolismo, os fiéis reuniram-se na espera daquele que há-de ressuscitar, mantendo viva a chama da confiança e da renovação espiritual.

Ao longo da celebração, o silêncio e a contemplação deram lugar à luz, numa passagem que traduz o coração da mensagem pascal: das trevas para a vida nova. Esta espera vigilante, feita de oração e de comunhão, reforça o sentido de esperança que atravessa toda a Vigília, lembrando que, mesmo nos momentos mais difíceis, a fé permanece como alicerce firme da comunidade.

Um dos elementos centrais desta celebração foram os círios pascais, sinal visível da presença de Cristo ressuscitado. Este ano, destacaram-se também como símbolo de unidade, sendo iguais em todas as comunidades, numa expressão concreta de comunhão e pertença a um mesmo caminho de fé. Mais do que um simples elemento litúrgico, o círio tornou-se assim um sinal de que, apesar das diferenças, todos caminham juntos na mesma luz.

“À comunidade um sentido agradecimento pela forma calorosa e generosa como acolheu os Padres Genitório e Tomé. Nesta sua primeira Semana Santa enquanto sacerdotes da nossa Unidade Pastoral, foi evidente a proximidade, a dedicação e o empenho com que viveram cada momento, integrando-se plenamente. Uma palavra de reconhecimento aos Padres Genitório e Tomé pelo modo como se envolveram nesta caminhada pascal, demonstrando disponibilidade, espírito de serviço e uma profunda entrega à missão. A sua presença trouxe renovação e esperança, fortalecendo os laços entre todos”, diz a Unidade Pastoral de Elvas.

Nesta Vigília Pascal, “mais do que uma celebração, viveu-se um verdadeiro testemunho de fé e de unidade. Uma noite onde a esperança brilhou mais alto, lembrando que a Ressurreição não é apenas um acontecimento, mas uma certeza viva no coração da comunidade”.

Oliventinos cruzam o Guadiana para passar o dia na Ajuda portuguesa

A zona da Ajuda não atrai apenas quem escolhe acampar durante toda a quadra; é também o destino de eleição para muitos que atravessam a fronteira apenas para passar o dia em família. Entre os visitantes, destaca-se um grupo vindo de Olivença, aproveitando os dias de festividade em Espanha para desfrutar das margens do rio.

“A gente não tem férias, só tem hoje e amanhã. Vimos aqui passar o dia com a família porque, como não trabalhamos, aproveitamos a oportunidade”, explicou um dos visitantes oliventinos, sublinhando que Olivença fica alí ao lado, o que facilita estas deslocações. A escolha do local não é por acaso, sendo elogiado pela facilidade de acessos e pela hospitalidade: “Aqui está-se bem, o caminho para o carro é bom e é um bom sítio para estar”.

O grupo, que varia habitualmente entre as cinco e mais pessoas, mantém vivo o espírito da confraternização ibérica através da comida e da bebida. “Comemos de tudo: carne, omeletes… estamos a fazer um bocado de lume para assar a carne e acompanhar com uma “cervejinha” e um vinho”, referiu o entrevistado, que transporta tudo o que é necessário numa geleira para garantir a frescura dos produtos durante o dia.

A ligação à margem portuguesa do Guadiana é, para muitos destes oliventinos, profunda e geracional. “Conheço isto desde sempre. O meu pai é de Elvas, tenho família aí e, por isso, estamos habituados a vir aqui”, concluiu, demonstrando que a Ajuda continua a ser um ponto de união onde as raízes familiares superam as divisões geográficas, especialmente durante a celebração da Páscoa.

Detido em Ponte de Sor com pulseira eletrónica por violência doméstica

Um homem de 22 anos foi detido no passado dia 1 de abril de 2026, no concelho de Ponte de Sor, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), por suspeitas de violência doméstica. No âmbito da investigação, os militares apuraram que o suspeito exercia violência física, psicológica e sexual contra a sua companheira, de 27 anos, tendo sido posteriormente dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor no dia 2 de abril, tendo-lhe sido aplicadas várias medidas de coação, incluindo Termo de Identidade e Residência, proibição de contacto com a vítima por qualquer meio e proibição de se aproximar da residência da mesma, mantendo uma distância mínima de 500 metros, controlada por pulseira eletrónica. As autoridades reforçam que a violência doméstica é um crime público e apelam à denúncia de qualquer situação.

Elvas: eucaristia e procissão esta segunda-feira à tarde na Capela da Ajuda

Amanhã, em Segunda-feira de Páscoa, 6 de abril, pelas 16 horas, realiza-se a já habitual eucaristia, na Capela da Ajuda, em Elvas, seguida de procissão.

De acordo com o padre Ricardo Lameira, esta é uma tradição que ao século XVI. “Porém, já no século V se falava um pouco disto. Apesar de não estar nos Evangelhos, os santos e os grandes mestres da vida espiritual acreditavam que Jesus Cristo, depois de ter ressuscitado, antes de aparecer à Maria Madalena, apareceu à mãe”, adianta.

“Se Maria teve que sofrer tudo por amor da humanidade e manter-se firme e de pé, então a Igreja acredita, não sendo nenhum dogma, logicamente, tendo raízes na Bíblia, apenas na devoção popular, que Jesus apareceu, depois de ressuscitar, a Nossa Senhora. Foi a partir daí que apareceu aquela que é a antífona própria de Nossa Senhora do Tempo da Páscoa”, explica o pároco.

Esperando que muitos se juntem a esta celebração, o pároco lembra ainda que a Páscoa é celebrada durante os próximos oito dias da mesma forma que o é neste domingo.

A organização destas cerimónias religiosas é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Procissão da Ressurreição este domingo de Páscoa

As celebrações religiosas da Semana Santa, em Elvas, terminam, neste Domingo de Páscoa, dia 5 de abril, com a Procissão da Ressurreição que se realizou ao princípio da tarde, tendo início ao meio-dia.


À semelhança da Procissão do Mandato e da Procissão do Enterro do Senhor, também a da Ressurreição é promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Elvas

Comer borrego no campo em Domingo de Páscoa: tradição ainda se cumpre entre algumas famílias de Campo Maior

A romaria em honra de Nossa Senhora da Enxara, que chega esta segunda-feira, 6 de abril ao fim, conta, neste Domingo de Páscoa, com momentos de muita animação: uma garraiada, durante a tarde, e um baile, à noite, com os Bellota Trompetera.

Para quem faz, por estes dias, do campo a sua segunda habitação, o importante é conviver e desfrutar do ar puro do campo.

Fátima Fonseca, que revela que o marido, sendo elvense, gosta tanto ou mais do que ela destes dias na Exanra, cumpre a tradição de se mudar de “armas e bagagens” para junto da ermida, por esta altura do ano, desde sempre. “Há 56 anos, que é a idade que eu tenho: toda a vida viemos para aqui nesta semana”, garante.

Quando questionada sobre aquilo que acabou por ter de levar para o campo, para poder, com a família, passar estes dias da melhor forma possível, Fátima garante levar basicamente tudo aquilo que tem em sua casa: “temos máquina de café, fogão, braseiras debaixo das mesas, para não termos frio à noite, temos camas, temos lençóis, temos casa de banho, temos tudo”.

Hoje, e como manda a tradição, o borrego não falta à mesa da família de Fátima, confeccionado até das mais diversas formas possíveis: caldeirada, ensopado e assado de borrego. “O borrego é o que sabe bem no domingo de Páscoa”, garante.

Padre Ricardo Lameira apela ao fim da “guerra das palavras” em Domingo de Páscoa

Neste Domingo de Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o padre Ricardo Lameira defende que ninguém se pode ficar pelas celebrações e apela ao fim da “guerra das palavras”.

“A celebração tem que ter um sentido. Quando eu olho para Cristo e quando eu me ajoelho aos pés do Crucificado, eu tenho que pensar que me estou a pôr aos pés também de todo o povo que sofre. E são tantos povos a sofrer neste momento. Não há quase um país que não tenha uma guerra”, diz o pároco.

Se noutros países se vivem “guerras de armas”, em Portugal, diz Ricardo Lameira, enfrentam-se “guerras de palavras”. “Não há nada que ninguém faça que não seja descortinado: descortinado por todos e criticado por muitos. E este não é o sentido, nem humano nem cristão. Por isso o Papa Leão XIV, neste ano, sugeriu que o grande sacrifício da Páscoa, da Quaresma, fosse o jejum das palavras ferozes, que é muito difícil, mas é muito mais edificante do que não comer doces ou não beber café”.

“É este o sentido sempre novo, mas também sempre antigo da Páscoa e das celebrações da Semana Santa. É preciso meter as mãos no coração de Cristo, nas chagas de Cristo, nas chagas dos homens. E aí sim, celebraremos a nossa Páscoa com Cristo”, remata o padre.

Fanan Brás celebra 37 anos de tradição em acampamento de família na Ajuda durante a Páscoa

Entre as várias tendas que pontuam as margens da Ajuda, a presença de Fanna Brás é já uma visita habitual para a nossa reportagem. Este ano, o campista celebra uma marca impressionante: “Já são 37 anos que fiz este ano, graças a Deus. A minha filha tinha 20 dias quando ela veio para aqui pela primeira vez”, recorda com orgulho, sublinhando que o objetivo é chegar aos 40 anos de tradição antes de deixar o “testemunho aos mais novos”.

O acampamento, que reúne entre seis a sete famílias, totaliza cerca de 25 pessoas que ali permanecem até à próxima segunda-feira. A estrutura é composta por cinco tendas e duas barracas de grandes dimensões, equipadas com tudo o que é necessário para o conforto do grupo. “Temos geradores por causa da arca e do frigorífico, para ter umas luzes à noite e música com duas colunas de som”, explica Fanan Brás, que faz questão de levar a sua própria lenha, “não corto árvore nenhuma do campo, respeito sempre”, para garantir o aquecimento e as brasas para os cozinhados sem depender de terceiros.

A ementa segue tradições familiares rigorosas, começando com a clássica sardinhada de sexta-feira. “Amanhã (sexta) é sardinhada e pimentos, é a minha tradição, não pode comer carne. Para quem não gosta, temos um “arrozinho” de marisco”, revela o campista. Para o domingo de Páscoa, o prato principal é o borrego assado, acompanhado por espargos, enquanto nos restantes dias imperam os grelhados e os convívios pela noite dentro. “O ambiente aqui é impecável, somos uns para os outros e estamos sempre prontos a emprestar o que faz falta aos vizinhos”, conclui, reforçando o espírito de camaradagem que se vive neste retiro pascal.

Maria de Fátima Magalhães: “Deus trouxe ao mundo a lição do amor e da paz, que teimamos ainda em não entender”

Celebra-se hoje, 5 de abril, a Páscoa, uma das festas cristãs mais importantes do ano. Se no Natal é celebrada a vinda de Jesus ao mundo, para reconciliar as pessoas com Deus, na Páscoa celebra-se o milagre da sua ressurreição, depois de condenado à morte e crucificado.  

Lembrando a mensagem de amor e de paz de Jesus Cristo, a irmã Maria de Fátima Magalhães assegura que os cristãos adoram “um Deus vivo e não um Deus morto”; “um Deus que nos pede que impliquemos a nossa vida na mensagem que Ele nos deixou: uma mensagem de paz, de solidariedade, de amor a Deus e ao próximo e de implicação da vida por um mundo melhor”. Esta, garante, é a mensagem da Páscoa,

Defendendo que o mundo “pode ser melhor” de todos assim quiserem, Maria de Fátima Magalhães assegura que “Deus vem ao mundo para dar vida, e vida em abundância, para que sejamos felizes”.

“Desejo uma Santa Páscoa a todos, imbuída deste espírito da morte e ressurreição de Jesus: alguém que, antes que eu amasse, deu a vida por mim. Quando eu era pecadora, deu a vida por mim e jamais desistirá de mim e estará sempre comigo. Quaisquer que sejam os caminhos por onde eu passar, Ele está sempre comigo, está sempre disposto a perdoar. Deus só sabe amar e só trouxe uma lição ao mundo: a lição do amor, a lição de paz, que teimamos ainda em não entender”, remata a irmã.

Vitória sofrida, mas merecida de “O Elvas” que mantém esperança na permanência

O O Elvas SAD venceu o FC Serpa por 3-2, num encontro exigente em que a equipa alentejana foi mais ambiciosa na procura do golo. A formação de Elvas entrou forte na partida e inaugurou o marcador logo aos 3 minutos, por intermédio de Diogo Grácio. A resposta do Serpa surgiu aos 19 minutos, com Diop a restabelecer a igualdade.

Na segunda parte, “O Elvas” voltou a entrar melhor e chegou ao 2-1 na sequência de um dos habituais lançamentos longos de César Medina, que encontrou o capitão Zimbabwe na área para finalizar. A equipa da casa foi gerindo a vantagem e criando oportunidades para ampliar o resultado, mas acabou por permitir novo empate ao Serpa, na conversão de uma grande penalidade apontada por Endrik, após falta do guarda-redes na sequência de um lance confuso na área.

O momento decisivo surgiu já perto do fim, quando João Bandeira saltou do banco e, aos 89 minutos, fez o 3-2 num cruzamento vindo da esquerda, garantindo os três pontos. Até final, o jogo ainda ficou marcado pela expulsão de Diogo e por momentos de tensão entre jogadores e equipas técnicas, sem mais alterações no marcador.

Com este triunfo, e beneficiando das derrotas de adversários diretos, “O Elvas” soma agora 32 pontos e está fora da zona de descida. A duas jornadas do fim, a equipa precisa de apenas mais quatro pontos para garantir matematicamente a manutenção no Campeonato Nacional.

Solene Vigília Pascal na Igreja de São Domingos em véspera de Domingo de Páscoa

As celebrações da Semana Santa, em Elvas, contam, este sábado, 4 de abril, último dia da Semana Santa, com uma Solene Vigília Pascal na Igreja de São Domingos, pelas 21h30.

Esta, que é uma das celebrações centrais da liturgia cristã e que assinala a ressurreição de Cristo, de acordo com Santo Agostinho, é “a mãe de todas as vigílias”, refere o padre Ricardo Lameira. “Vamos estar, desde as 21h30, em oração, escutando as leituras de uma forma mais prolongada, ou seja, não teremos apenas três leituras, mas sim sete. Não teremos apenas a entrada da missa normal, mas iremos benzer o lume novo e, a partir daí, preparar todos os círios pascais”, avança o pároco.

Ricardo Lameira destaca ainda uma particularidade: “todos os círios pascais, que são novos, serão benzidos e terão o símbolo da Unidade Pastoral, para que depois, em todas as igrejas, se possa reconhecer que somos pertença uns dos outros, que as comunidades estão de tal maneira irmanadas que até o símbolo do seu círio pascal é o mesmo”.

No decorrer da cerimónia serão ainda realizados “dois ou três batismos de adultos, porque é o dia próprio do batismo”. “E teremos depois, já a partir da meia-noite, a liturgia eucarística: o altar, a preparação do pão e do vinho se consagram no corpo do Senhor e então já iremos comungar no Domingo de Páscoa da Ressurreição”, explica ainda o padre.

Já amanhã, em Domingo de Páscoa, ao meio-dia, a Santa Casa da Misericórdia organiza a Procissão da Ressurreição. As eucaristias, por sua vez, decorrerão no horário habitual nas comunidades da cidade.

Em plena harmonia com a natureza, campomaiorenses cumprem tradição da romaria da Enxara

Em Campo Maior cumpre-se, mais um ano, a tradição da romaria em honra de Nossa Senhora da Enxara, onde o convívio é a palavra de ordem. Grupos de família e amigos voltaram a montar verdadeiras segundas casas no campo para ali, até segunda-feira, dia 6 de abril, desfrutarem de momentos de diversão em plena harmonia com a natureza.

No caso do grupo de Ricardo Rosinha, que desde sempre se lembra de rumar ao campo por esta altura do ano, o importante foi instalar uma “tenda grande”, para que todos se possam resguardar do calor do dia e do frio da noite. “Brincamos com os miúdos, estamos ao lume, conversamos, jogamos às cartas”, revela ainda este campomaiorense, quando questionado sobre de que forma se passam os dias junto à Ermida de Nossa Senhora da Enxara.

Já Jéssica Guerrinha, que embora seja natural de Elvas, ruma à Enxara há já cerca de quatro anos, depois de se ter casado com um campomaiorense. Para Jéssica, estes são dias “incríveis”, uma vez que permitem que se “desconecte” um pouco daquilo que é a realidade do dia-a-dia, “sem telefones e sem redes sociais”. “É aproveitar o campo, o espírito de equipa, aproveitarmos o que nos faz bem e a natureza”, acrescenta.

Relativamente ao trabalho que dá “montar e desmontar” tendas, Jéssica confessa que é a parte de que todos menos gostam, mas que acaba por valer a pena. Quanto ao futuro da romaria, não tem dúvidas: “é uma tradição que se vai manter; a minha colega já espera uma pequenina e, se Deus quiser, para o ano vai ser a nossa mais nova aquisição”.

E para que nada falte, como pão, água, fruta, entre outros bens essenciais, a quem no campo habita até segunda-feira, a loja “À do Toni”, de António Martins, volta, pelo segundo ano, a estar presente no recinto junto ao santuário. “Isto é para evitar que muita gente vá à vila, para evitar transtornos de viagens, para evitar inclusive acidentes na estrada. E estamos aqui precisamente com os mesmos preços que praticamos na nossa loja em Campo Maior, não há alteração nenhuma”, garante o proprietário.

A par dos típicos produtos de qualquer mercearia, “À do Toni” tem ainda disponíveis canecas e bonés alusivos à Romaria de Nossa Senhora da Enxara.

Este sábado, junto à Ermida de Nossa Senhora da Enxara, a partir das 21 horas, haverá garraiada com música ao vivo, promovida pela comissão de festas.

Amigos de Elvas e Campo Maior cumprem tradição na Páscoa na Ajuda entre petiscos e convívio

As margens do Rio Guadiana, na zona da Ajuda, voltaram a encher-se de vida e tendas para a celebração da Páscoa. Um grupo de cerca de 20 pessoas, que reúne residentes de Elvas e “vizinhos” de Campo Maior, escolheu este local emblemático para passar os dias festivos em acampamento, aproveitando a tolerância de ponto e o descanso prolongado até segunda-feira. “Somos à volta de 20 pessoas. Temos alguns colegas de Campo Maior que este ano fugiram de Altura e vieram aqui passar a Páscoa connosco”, explicou Célia Gago, uma das dinamizadoras do convívio, sublinhando que a logística foi montada logo na quinta-feira para garantir que, a partir de sexta, o único foco seja o lazer.

A organização do acampamento conta com uma tenda por casal e todo o apoio necessário para o conforto do grupo. “Hoje trabalhamos todos e a partir de amanhã já é para descansarmos. Temos um gerador para a luz e para manter a arca fresca, porque 20 pessoas a beber é fácil”, referiu Célia entre risos, destacando que trouxeram todo o material de uma só vez para evitar deslocações constantes. O local, já habitual para estes campistas, foi escolhido pela tranquilidade e pela proximidade à estrada, o que permite manter o contacto visual com quem circula na zona: “É um sítio calmo, temos aqui a estrada ao pé e vimos passar as pessoas”.

No que toca à gastronomia, o grupo não abdica das raízes alentejanas e preparou um menu recheado para os vários dias de estadia. “Para o domingo temos o tradicional “assadozinho” de borrego, ensopado e grelhados. Vamos fazer também umas “migazinhas” com entrecosto e umas “omeletazinhas” de espargos, que os homens ainda irão apanhá-los”, revelou a campista, acrescentando que alguns elementos do grupo ainda tentam a sua sorte com as “canazitas de pesca” no rio. A ementa farta é acompanhada por momentos de animação planeados para todas as idades, incluindo jogos de tabuleiro, cartas e até a presença de um DJ para animar as visitas de amigos que passam pelo acampamento para “beber uma cervejinha”.

Mesmo que as temperaturas baixem durante a noite, o grupo garante estar preparado para o frio. “Se estiver a noite um bocadinho mais fresca, temos aqui uma tenda boa para a gente se abrigar, muita lenha e uns chupitos para aquecer o pessoal”, afirmou Célia Gago, evidenciando o espírito de entreajuda e boa disposição que caracteriza este acampamento na Ajuda. O convívio deverá prolongar-se até segunda-feira, aproveitando o dia de feriado local em Campo Maior e a folga geral para carregar baterias antes do regresso à rotina. Este ano há t-shirts para comemorar a data, mas quando estivemos na Ajuda ainda não tinham chegado. Até segunda-feira, a animação dos elvenses e convidados faz-se na margens do Guadiana, na Ajuda.

Rádio Elvas em direto da Praça da República: Uma tarde de Páscoa dedicada à cultura e às tradições

A Rádio Elvas mudou-se hoje para o “coração” da cidade, realizando uma emissão especial em direto da Praça da República, entre as 14h30 e as 18h30. Sob a condução de Hugo Meira, a tarde foi marcada por um desfile de convidados, música ao vivo e a partilha de tradições que unem a região nesta quadra festiva.

Cultura em Destaque: “Raquel e o Mundo”

Um dos momentos altos da tarde foi a apresentação do livro infantil “Raquel e o Mundo”, um tributo à geógrafa elvense Raquel Soeiro de Brito. As autoras, Claudina Brito e Elisabete Fiel, explicaram em direto como transformaram a vida da prestigiada cientista numa história acessível aos mais novos.

Inês Hayes com música na nossa emissão

A jovem elvense Inês Hayes, autora da letra de “Perto”, uma das canções de Aurea, esteve na nossa emissão especial para dar a conhecer o seu novo projeto musical, que tem por base os valores da Igreja Evangélica. Em direto, da Praça da República, acompanhada à guitarra por Filipe, Inês interpretou vários temas musicais.

Luís Pedras trouxe o livro Silêncio Ensurdecedor

Silêncio Ensurdecedor é uma obra poética e introspectiva que mergulha nas profundezas da natureza humana, explorando emoções, sonhos, contradições e forças universais como o amor, a verdade, a mentira e a liberdade. O livro foi o mote da conversa com o ceramista elvense na nossa emissão especial. O livro está à venda no espaço de Luís Pedras, no castelo.

“Raquel e o Mundo”: tributo ilustrado à geógrafa Raquel Soeiro de Brito na emissão especial de Páscoa da Rádio Elvas

A Praça da República serviu de cenário para uma emissão especial de Páscoa da Rádio Elvas, onde foi apresentado o livro infantil “Raquel e o Mundo”. A obra, que homenageia a ilustre geógrafa elvense Raquel Soeiro de Brito, resulta de uma parceria criativa entre a escritora Claudina Brito, da ilustradora Elisabete Fiel e com o design gráfico de Guilherme Sequeira.

O livro transforma a prestigiada cientista numa personagem infantil para explicar o seu percurso e as suas expedições pelo mundo. “Surge o livro ‘Raquel e o Mundo’, transformámos a professora Raquel Soeiro de Brito numa menina, para conseguir imaginar uma história que nos explicasse alguns lugares onde ela esteve”, explicou Elisabete Fiel, sublinhando que a obra é um tributo à geografia, à ciência e à interculturalidade.

Apesar da sintonia evidente, as autoras revelaram que o trabalho foi desenvolvido inteiramente à distância. “Nem nos cruzámos fisicamente, foi tudo online”, confessou Claudina Brito, que escreveu o texto dedicado à sua prima. A vertente visual do livro apresenta uma particularidade interativa: as ilustrações, feitas digitalmente por Elisabete Fiel, mantêm apenas o traço a preto para que os leitores possam dar cor à história. “Quisemos que este livro fosse para pintar, numa altura em que o mundo precisa de cores porque está muito cinzento”, destacou a ilustradora.

O projeto contou com o apoio do município de Elvas e da editora Solid Story. Para as autoras, este é apenas o início de um caminho que visa resgatar a memória de figuras femininas marcantes da região. “Temos mulheres muito importantes em Elvas. Adelaide Cabette, Virgínia Quaresma e todas essas mulheres incríveis que desbravaram o caminho antes de nós”, afirmou Elisabete Fiel, revelando a intenção de dar continuidade a esta coleção de homenagens.

O livro distribuído pelo município às crianças, mas os interessados podem também contactar as autoras para chegar à obra. A entrevista terminou com uma mensagem de esperança e solidariedade, reforçando que, além do conhecimento científico, o livro ensina o “respeito pelo outro e a tolerância entre culturas”.

Secretário de Estado Silvério Regalado em Rio de Moinhos: “O Governo deve estar junto das populações para celebrar a Portugalidade”

A Feira do Queijo de Borba que se realiza na freguesia de Santiago de Rio de Moinhos, contou na inauguração este fim de semana com a presença do Secretário de Estado da Coesão Territorial, Silvério Regalado, que fez questão de sublinhar a importância da proximidade entre o Executivo e os territórios do interior.

O governante destacou que o convite foi aceite de imediato por considerar fundamental que o Governo acompanhe momentos especiais de celebração da identidade regional. “Considero importante que o Governo esteja junto das populações em momentos especiais para podermos ouvir, mas também para podermos celebrar em conjunto a Portugalidade e a marca de cada um dos seus territórios”, afirmou o Secretário de Estado.

Durante a sua visita, Silvério Regalado focou-se na relevância económica do setor primário e do turismo para o desenvolvimento local, áreas que o Ministério da Economia e Coesão Territorial procura interligar. “Viemos sobretudo comemorar a produção do queijo e olhar para toda a atividade económica que está relacionada com o setor primário e com o turismo. O nosso trabalho é interligar os fatores de produção e o desenvolvimento económico dos territórios com o seu crescimento”, explicou, reforçando que o futuro passará por uma revisão da Lei das Finanças Locais para dar melhores respostas aos municípios e freguesias.

Um dos momentos que mais marcou o governante foi a receção por uma banda filarmónica composta por muitos jovens, algo que classificou como um sinal de esperança para a fixação de populações. “Ver uma banda filarmónica cheia de jovens é sempre um sinal inspirador e encorajador para quem está no Governo. É uma forma de os prender nestes territórios”, confessou Silvério Regalado. No entanto, o Secretário de Estado alertou para a necessidade de o Estado ser consequente nestas políticas de coesão: “Temos é que proporcionar que haja boas escolas, possibilidades de emprego e que haja resposta do Estado a quem quer escolher, neste caso, o concelho de Borba para viver”.

Borba celebra a Páscoa com Feira do Queijo e Festival Gastronómico do Borrego

O concelho de Borba apresenta-se este fim de semana como um dos principais destinos turísticos do Alentejo, aliando as tradições religiosas da Páscoa a uma forte componente gastronómica. O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Esteves, destaca a importância da Feira do Queijo, que se realiza mais uma vez em Santiago de Rio de Moinhos, decorre num cenário de clima ideal para atrair visitantes. “É mesmo um fim de semana de Páscoa. Como podem apreciar, o tempo está belíssimo e é uma ótima época para que sejamos visitados”, afirmou o autarca, sublinhando que o evento principal é complementado pelo Festival Gastronómico do Borrego e do Queijo, que conta com a adesão de 14 restaurantes locais.

O autarca reforçou o convite para que o público aproveite a excelência da culinária regional, garantindo que o concelho está preparado para receber os turistas com o que de melhor se produz na terra. “Nós, como trabalhamos aqui muito bem essa iguaria que é o borrego, venham cá provar. Temos o festival gastronómico, temos a Feira do Queijo e temos um fim de semana “cheíssimo” de atividades no concelho”, explicou Pedro Esteves. A programação estende-se até segunda-feira com as celebrações de São Gregório e Santa Bárbara, criando um roteiro completo que une a animação musical de artistas locais e convidados a diversas atividades desportivas e tradicionais.

Para esta edição, a autarquia apostou em melhorias logísticas e na renovação do recinto para elevar a qualidade da experiência dos visitantes. “Tentámos dar uma nova dinâmica ao espaço, como a vedação desta tenda para ter uma situação mais digna. A pouco e pouco vamos tentando inovar para que as pessoas, cada vez que venham, tenham alguma novidade e que se sintam bem aqui, que é o essencial”, destacou o edil. Além dos queijos, os petiscos tradicionais e os enchidos completam a oferta de um certame que, segundo o presidente, promete ser “um fim de semana em cheio”, onde a hospitalidade e os produtos de qualidade são as figuras centrais.

Revista “O Escanção” distingue excelente qualidade dos azeites da Adega Mayor

A Adega Mayor acaba de ser distinguida pela revista O Escanção, a publicação da Associação dos Escanções de Portugal, com classificações de 90 e 91 pontos atribuídas aos azeites Virgem Extra e Flor de Sal & Louro, respetivamente. Estas distinções são a validação do caminho consistente que a Adega Mayor tem vindo a trilhar na produção de azeite de elevada qualidade.

O reconhecimento surge num momento particularmente relevante, em que o azeite se afirma como uma aposta estratégica da Adega Mayor, que vai para além dos vinhos. Para a marca, reforçar este posicionamento constitui uma evolução natural, refletindo a identidade e a autenticidade do Alto Alentejo, projetando o que de melhor se faz no nosso país.

A Adega Mayor conta com cerca de 70 hectares de olival, complementados por parcerias locais que fortalecem a ligação ao território e à tradição olivícola que marca gerações. Este reconhecimento representa um incentivo renovado para continuar a elevar a qualidade dos produtos e honrar a herança de Campo Maior — terra onde a cultura do azeite tem um papel histórico, bem ilustrado pelo Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã.

Produzida em Campo Maior, a partir de um processo cuidado e com origem em olivais criteriosamente selecionados, a gama Seleção Mayor reúne tradição, sofisticação e sabor à mesa. Como tempero, complemento ou ingrediente principal, os azeites Adega Mayor destacam-se pela capacidade de elevar a experiência gastronómica.

DECO avisa para a necessidade de proteção contra vendas agressivas e o perigo das cláusulas abusivas

A celebração de contratos, especialmente em serviços essenciais como água, luz ou telecomunicações, é frequentemente marcada por linguagem técnica hermética e “letras miudinhas” que ocultam exceções e exclusões prejudiciais ao consumidor. Enquanto a obrigação de pagamento é sempre clara, os direitos dos utilizadores acabam muitas vezes “armadilhados” por cláusulas confusas, tornando-se fundamental nunca assinar qualquer documento sem uma leitura cuidadosa e a plena interpretação de todos os seus pontos. É aconselhável que o consumidor leve o contrato consigo para análise externa, pedindo apoio a familiares ou associações especializadas, e mantenha a regra de ouro de jamais assinar documentos em branco, uma vez que a assinatura representa um consentimento legal vinculativo.

A prevenção é igualmente necessária perante táticas de venda insistentes, seja através de contactos telefónicos ou de vendedores que batem à porta com ofertas que parecem “demasiado boas para serem verdade”. Nestas situações, o consumidor não deve ceder à pressão ou a conversas impressionistas, garantindo que possui toda a informação antes de avançar, sob pena de enfrentar processos de rescisão complexos e dispendiosos para as finanças familiares. Estar devidamente informado e questionar cada detalhe junto da empresa são as melhores defesas para assegurar que o contrato reflete um acordo equilibrado e consciente entre ambas as partes.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Em clima de festa, Ajuda recebe sétima jornada do Torneio da Malha “João Brioso” na tarde deste sábado

É junto à Ponte da Ajuda que, na tarde deste sábado, 4 de abril, se disputa a sétima jornada do 30º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”.

O torneio, que chega ao fim no feriado de 25 de abril, com décima e última jornada a ser disputada na Praça da República de Elvas, tem vindo a contar, ao longo dos anos, com a participação de jogadores, não só do concelho, mas também de outros concelhos da região. “Já há uns anos que vêm, e continuam a participar, cidadãos do concelho do Redondo – este ano temos três –; temos outros oriundos de Vila Viçosa, de Borba e há um jovem até interessado aqui do concelho de Arronches”, revela João Charruadas, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e um dos responsáveis pela organização do torneio.

“É um torneio que está aberto a toda a gente. A classificação é feita também para toda a gente. Elvas e as freguesias do concelho sabem receber bem, então todas as pessoas estão convidadas a participar”, acrescenta o responsável, que lembra que esta sétima jornada é a última que permite inscrições.

Mas mais que a competição este é um torneio que tem no convívio o seu principal “ingrediente”. “São ali duas horas e meia que passamos em convívio, para além da prática do desporto”, garante João Charruadas, que recorda que é, por esta ocasião, que algumas pessoas, sobretudo as de mais idade, se reencontram de ano a ano.

Esta sétima jornada do Torneio da Malha, a última em que é possível fazer inscrição, tem início amanhã, na margem esquerda da Ponte da Ajuda, às 14h30.

Terrugem ganha vida em Sábado de Aleluia com atividade e animação de manhã à noite

A noite deste sábado, 4 de abril, promete voltar a ser inesquecível na Terrugem, quando a tradição das Aleluias se voltar a cumprir à meia-noite.

Mas para tornar a ocasião ainda mais especial, a Comissão de Festas preparou uma garraiada e uma festa noturna, adianta uma das responsáveis, Patrícia Gambinhas, que recorda, desde logo, a forma como a Terrugem procura, todos os anos, tornar a Páscoa ainda mais doce, com a habitual “chuva” de rebuçados, a partir da meia-noite, junto à igreja: “todos os cafés e restaurantes da aldeia que aderem atiram rebuçados para a população e também para as restantes pessoas que venham, para que possam ter uma Páscoa mais docinha”.  

A garraiada, na Praça de Touros da Terrugem, tem início marcado para as 15h30. Já a festa, que será animada pela DJ Brat e que promete boa música, momentos de diversão e boa disposição, terá lugar no Pavilhão Multiusos, depois da meia-noite.  

A entrada na garraiada tem um custo de quatro euros e na festa de três. “O valor angariado reverte sempre para as festas de verão da Terrugem, que este ano vão ser nos dias 7, 8 , 9 e 10 de agosto”, avança Patrícia Gambinhas.

A verdade é que até há muito pouco tempo, e após o apregoar do pendão em agosto de 2025, ainda não havia comissão de festas para este ano na Terrugem. Perante um cenário de um verão sem festa na aldeia, Patrícia e o seu grupo de amigos decidiram dar o passo em frente. “Deixava-nos tristes não existirem festas, porque a única vez que me lembro de não existirem foi no Covid. Apanhámos as festas muito tarde e vai ser muito complicado, mas acredito que com a ajuda de todos, especialmente da população, vamos conseguir ter umas boas festas”, remata.

Paralelamente à garraiada e à festa no Pavilhão Multiusos, durante a manhã deste sábado, a Juventude Desportiva da Terrugem, em parceria com o Clube Desportivo de Caça e Pesca da Terrugem, promove o “Aleluias Trail”, uma iniciativa desportiva integrada nas comemorações da Páscoa, que conta com duas distâncias de trail e uma caminhada.

Fertiprado investe mais de 5 milhões em Elvas e beneficia de localização estratégica da cidade

A empresa Fertiprado está a reforçar a sua capacidade produtiva com a criação de uma nova unidade de inoculação e produção de misturas de sementes em Elvas, num investimento superior a cinco milhões de euros. O projeto, cofinanciado por fundos europeus, visa responder às necessidades atuais e futuras da empresa, consolidando a sua posição no setor das pastagens e forragens sustentáveis. 

A nova infraestrutura integra três componentes principais: uma linha de inoculação de sementes, uma linha de mistura e uma linha de ensaque e paletização, além de vários equipamentos de apoio à atividade. Esta aposta tecnológica permite à empresa melhorar a eficiência produtiva e garantir maior qualidade nos produtos finais, sobretudo nas misturas biodiversas ricas em leguminosas, uma das principais áreas de especialização da Fertiprado. 

A inoculação de sementes, um dos pilares da atividade da empresa, consiste na aplicação de microrganismos específicos — como bactérias do género Rhizobium — que permitem às leguminosas fixar azoto atmosférico, aumentando naturalmente a fertilidade do solo e reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos. Este processo contribui para sistemas agrícolas mais sustentáveis, produtivos e resilientes, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a agricultura regenerativa. 

Localizada nas Sochinhas, em Elvas, a unidade beneficia de uma posição estratégica da cidade que está próxima de importantes vias de transporte, facilitando tanto a receção de matérias-primas como a distribuição de produtos, incluindo para exportação, que já representa uma fatia significativa da atividade da empresa. A infraestrutura inclui ainda um armazém com cerca de seis mil metros quadrados para armazenamento de produtos e matérias-primas. 

Com este investimento, a Fertiprado reforça a sua capacidade de inovação e produção, apostando na autonomia no abastecimento de sementes e na resposta às exigências de um setor agrícola cada vez mais focado na sustentabilidade, na eficiência e na adaptação às alterações climáticas

Romaria da Enxara volta a ficar marcada por celebrações religiosas, baile e garraiadas

Campo Maior volta a celebrar esta época da Páscoa com a romaria em honra de Nossa Senhora da Enxara.

As festividades arrancaram já no sábado passado, 28 de março, com a tradicional procissão entre Ouguela e o Santuário de Nossa Senhora da Enxara, mas é, sobretudo, a partir desta Sexta-feira Santa, 3 de abril, que os campomaiorenses se reúnem junto à ermida para dias de convívio no campo.

Durante o fim de semana não vão faltar “as habituais garraiadas e o baile”, começa por dizer João Pedro Carrilho, um dos membros da comissão de festas. “Este ano, a novidade, que traz um pouco do espírito transfronteiriço, é o baile com o grupo Bellota Trompetera, que é aqui do nosso distrito”, diz o responsável, dando conta de que esse espetáculo musical está previsto para o Domingo de Páscoa, 5 de abril, dia que conta também com a Missa da Ressurreição na Ermida de Nossa Senhora da Enxara e garraiada durante a tarde.

Na segunda-feira, 6 de abril, feriado municipal de Campo Maior e último dia da romaria, haverá missa de Ação de Graças, seguida de procissão, que “sai da igreja e dá uma volta pelo recinto de Nossa Senhora da Enxara”.

João Pedro Carrilho, que garante que a comissão de festas faz o possível, todos os anos, “para melhorar o espaço” em torno da ermida, espera que esta tradição pascal de Campo Maior “não morra”. “A Páscoa é um momento em que a família se une e em Campo Maior há a tradição de as famílias se juntarem à volta da Ermida de Nossa Senhora da Enxara. E nós, comissão, esperamos que assim seja e que esta tradição não morra, por isso é que também fazemos o possível para todos os anos melhorar alguma coisa em volta da nossa ermida: para que possamos receber todos os campomaiorenses; e estamos sempre abertos a receber novas pessoas, turistas, tudo. Queremos que esta tradição da Páscoa campomaiorense se mantenha”, remata.

O programa completo:

Páscoa na Ajuda com grupo de amigos abrigados junto à Ponte Antiga para cinco dias de campismo

Junto ao muro da antiga ponte na zona da Ajuda, um grupo de cerca de 25 a 30 campistas já deu início à montagem de uma “super tenda” para celebrar a quadra pascal. O local, escolhido estrategicamente há cerca de cinco anos, oferece as condições ideais para o acampamento, servindo de barreira natural contra os elementos. “Ficamos aqui perto do muro da antiga ponte porque protege um bocadinho do vento e do pó”, explicou José Martins, um dos elementos do grupo que, desde o fim de semana anterior, se dedica à preparação de toda a logística necessária.

A organização para alimentar as quase três dezenas de campistas exige planeamento que começou com oito dias de antecedência. “Já começámos a preparar isto desde o outro fim de semana. Comprar as coisas e o material, que guardamos numas arcas com gelo”, revelou o entrevistado, acrescentando que o grupo conta com um gerador para garantir o frio durante o dia e a iluminação durante a noite. No que toca à ementa, o peixe do rio marca presença na sexta-feira, mas o destaque vai para o domingo: “O borrego é o tradicional, mas os outros petiscos são febras assadas e tudo um pouco do porco, já está tudo arranjado”.

Apesar de as canas de pesca estarem no local, José Martins confessa que o grupo não depende da sorte na pesca no rio, uma vez que o peixe “já está apanhado”. Enquanto os homens asseguram a montagem das estruturas e das três ou quatro tendas principais junto à sombra, as senhoras do grupo vão juntar-se ao convívio mais tarde por ainda estarem a trabalhar. “Dormimos cá e ficamos até às duas ou três da manhã a ouvir música, conversar e beber”, descreveu o campista, sublinhando que o espírito de união se manterá forte até segunda-feira, dia ainda de festa no local, altura em que o grupo levantará o acampamento após cinco dias de pura convivência.

Depósito com reembolso arranca em abril e muda reciclagem de embalagens em Portugal

A partir de 10 de abril, entra em vigor em Portugal o novo Sistema de Depósito e Reembolso (SDR), que pretende incentivar a devolução de embalagens de bebidas através de um mecanismo de caução. Até agora, os consumidores podiam reciclar garrafas de plástico e latas nos ecopontos, sem qualquer retorno financeiro. Com o novo modelo, cada embalagem abrangida terá um custo adicional de 10 cêntimos, valor que será devolvido no momento da entrega nas máquinas próprias.

O sistema funcionará através de equipamentos instalados em hiper e supermercados, identificados com a marca “Volta”. Para obter o reembolso, as embalagens devem ser devolvidas vazias, intactas, com rótulo e código de barras legível, bem como com a respetiva tampa. Não podem estar amolgadas ou espalmadas. Em vez de dinheiro imediato, as máquinas emitem um talão que poderá ser convertido em numerário ou utilizado em compras. Caso as embalagens sejam descartadas no lixo comum, o consumidor perde o valor depositado.

Nem todas as embalagens estarão incluídas. Apenas são elegíveis as de bebidas não reutilizáveis, feitas de plástico, metal ou alumínio, com capacidade até três litros e comercializadas em Portugal. Estão excluídos garrafões, embalagens de vidro, pacotes de cartão para líquidos (como Tetra Pak) e bebidas com mais de 25% de teor lácteo, como leite e iogurtes. Estas últimas ficam de fora devido aos resíduos orgânicos que podem comprometer a qualidade do material reciclado e dificultar o processo, sendo objetivo do SDR garantir níveis de pureza superiores a 98%.

Numa fase inicial, o sistema contará com cerca de 2.500 máquinas de recolha automática e 48 quiosques localizados em zonas urbanas de 36 municípios. Estes quiosques permitirão a entrega de grandes quantidades de embalagens de uma só vez, inclusive fora do local de compra. O modelo prevê ainda um período transitório até 9 de agosto, durante o qual serão aceites embalagens mais antigas que ainda não tenham o código compatível com as máquinas.

Com esta medida, Portugal dá um passo significativo na promoção da economia circular, incentivando comportamentos mais sustentáveis e aumentando as taxas de recolha e reciclagem de embalagens de bebidas.

Campo Maior: em ano de Festas do Povo, Festival Raya realiza-se num só fim de semana

A Câmara Municipal de Campo Maior e a Associação das Festas do Povo têm vindo a delinear e a preparar, nos últimos tempos, aquilo que virá a ser o programa cultural do evento maior do concelho, que está de regresso à vila a 8 de agosto, 11 anos depois da sua última edição.

Por outro lado, e com a proximidade em termos de datas entre as Festas do Povo e o Festival Raya, desta feita, e contrariamente ao que tem acontecido nas suas últimas edições, o evento dedicado aos jovens irá realizar-se num só fim de semana de julho. “Este ano, e tendo em conta também aquilo que é a proximidade ao evento das Festas do Povo, o Festival Raya será realizado apenas num fim de semana, de quinta-feira a domingo”, revela o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

“Para as Festas do Povo, estamos neste momento a estabelecer aquilo que é um programa cultural, que com certeza será um programa cultural muito do agrado da nossa comunidade, mas também das comunidades limítrofes, porque eu e o senhor presidente da Associação das Festas demos já aqui um toque na exploração dos 14 concelhos vizinhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal, para que tenhamos também aqui uma representação cultural dos outros 14 concelhos do Alto Alentejo”, avança Rosinha.

O autarca avança ainda que Campo Maior tem já em vigor um protocolo com o município espanhol de San Vicente del Raspeig, para que as suas famosas Hogueras possam ter o seu destaque no decorrer das Festas do Povo. “Posso adiantar, desde já, que será um evento que surgirá no segundo fim de semana das Festas do Povo. Portanto, teremos uma vertente regional, nacional e também internacional”, remata o presidente da Câmara de Campo Maior.

Festival Taurino “Memorial José Tello Barradas” de regresso no sábado à Praça de Touros de Santa Eulália

A centenária Praça de Touros de Santa Eulália recebe, este sábado, dia 4 de abril, pelas 17 horas, a quinta edição do Festival Taurino “Memorial José Tello Barradas”.

Em praça entram os cavaleiros João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Duarte Pinto, Miguel Moura e Francisco Cortes (praticante) e ainda o matador Nuno Casquinha. “Do meu ponto de vista, e sem falsa modéstia, é um cartel de primeiríssimas figuras”, diz Alberto Barradas, o responsável pela organização desta corrida de touros. “Temos um jovem aqui da região, que é uma promessa: o Francisco Cortes. O cartel de primeiras figuras é constituído por João Moura Caetano, uma figura incontornável aqui da região; o João Ribeiro Telles, uma das máximas figuras do toureio a cavalo; o Duarte Pinto, que é o digno representante do toureio clássico, e o Miguel Moura, que pertence a uma dinastia de grande prestígio”, assegura o responsável.

Por outro lado, Alberto Barradas destaca a participação, pela primeira vez, de um matador neste festival taurino. “Há um grande movimento em Portugal, novamente, em torno do toureio a pé, portanto, resolvemos ter, este ano, um matador que celebra 15 anos de alternativa. É uma figura conceituada no meio taurino português e é como muito gosto que vamos apresentar o Nuno Casquinha, pela primeira vez, em Santa Eulália”, revela.

Lembrando que este, à semelhança do Raide Hípico, é um evento solidário, em prol da Associação Humanitária de Santa Eulália, Alberto Barradas diz ainda que, com a ajuda da Câmara Municipal de Elvas tem sido possível manter a Praça de Touros daquela freguesia num “nível elevado”. “Temos conseguido recuperar a nossa formosa Praça de Santa Eulália e o público vai ter uma pequena surpresa, porque realmente fizeram-se muitos benefícios”, remata.

As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Arronches, liderados pelo cabo Manuel Cardoso, e os Académicos de Elvas, capitaneados por Pedro Curião. Serão lidados seis toiros, três da ganadaria Sesmarias Velhas do Guadiana e três da ganadaria Santa Ana, num espetáculo que contará ainda com o acompanhamento de uma banda de música para abrilhantar a tarde taurina.

A reserva de bilhetes pode ser feita através do contacto 961 805 389. Os ingressos poderão ser levantados na Junta de Freguesia de Santa Eulália.

Elvas dá pontapé de saída na campanha nacional do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens deu início, na tarde desta quarta-feira, 1 de abril, à Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, em Elvas, com uma sessão de sensibilização.

Com a ação, destinada sobretudo a profissionais da área e desenvolvida em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, no Auditório São Mateus, procurou-se partilhar estratégias e esclarecer dúvidas sobre como identificar sinais de abuso, negligência e maus-tratos em crianças.

Defendendo que a prevenção das situações de maus-tratos compete a toda a comunidade, a presidente da Comissão Nacional, Ana Isabel Valente, começa por dizer que essa responsabilidade não se pode resumir apenas a este mês de abril: “tem de ser o ano inteiro”. “A prevenção das situações de maus-tratos compete a todos, porque proteger crianças compete também, para além das famílias, que são os primeiros protetores, aos educadores, aos médicos, aos enfermeiros, compete a toda a gente que lida com elas”, assegura a responsável, dando conta que é necessário estar atento aos sinais dos mais novos. “Tem de se verificar se estão felizes, verificar se há alterações, para os podermos proteger melhor”, explica.

O número de casos, denunciados e acompanhados pelas CPCJ, a nível nacional, continua a ser “muito elevado”; ainda assim, “nem todas as situações são situações de perigo para as crianças”. “As pessoas estão mais alertadas e isso também nos dá aqui algum conforto, porque quer dizer que todas as ações que temos levado a efeito e que continuamos a efetivar têm algum acolhimento na comunidade. As pessoas estão mais alertadas e, muitas vezes, na dúvida, sinalizam. O que é bom”, assegura Ana Isabel Valente.

Explicando ainda que a escolha de Elvas para este pontapé de saída na Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância tem muito a ver com o trabalho desenvolvido pela CPCJ local, Ana Isabel Valente garante, desde logo, que todo o país, incluindo o interior, conta para a Comissão Nacional. “A CPCJ de Elvas é uma CPCJ muitíssimo empenhada e foi com o maior prazer que aqui viemos dar o pontapé de saída para este mês e falar sobretudo para educadores, sobre prevenção. É sempre pela prevenção que temos de começar”, remata.

Já a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra, que explica que esta foi, acima de tudo, “uma tarde de reflexão”, destaca que foi na cidade que se deu o mote para que se promovam, em todo o país, as mais diversas atividades neste âmbito da prevenção dos maus-tratos na infância.

O objetivo da sessão foi chamar a atenção de todos os profissionais presentes para a necessidade de se formar, de modo “colaborativo e concertado”, uma “rede protetiva de maus-tratos na infância”: “não digo para quebrar estes ciclos, porque infelizmente sabemos que isto se passa dentro de portas fechadas e às vezes é difícil entrarmos, mas cabe-nos a nós, enquanto cidadãos, estarmos atentos, estarmos informados e sabermos como temos que agir e onde agir para podermos ser apoio e rede das crianças e olhar para elas, não deixá-las ser invisíveis dentro de um círculo tóxico e de maus-tratos”, diz Raquel Guerra.

Dando conta de que a CPCJ de Elvas é aquela que, em todo o Alto Alentejo, tem o maior volume de processos em mãos, Raquel Guerra garante que foi com “orgulho” que a equipa recebeu o convite para ser a anfitriã desta abertura nacional da campanha: “ficámos também contentes por perceber que a Comissão Nacional está atenta àquilo que são os projetos de prevenção da CPCJ de Elvas e que também, baseado nisso, nos contacta para que sejamos nós, então, a CPCJ de eleição”.

A ação de sensibilização, subordinada ao tema “Sinais de maus-tratos – Conhecer para melhor agir” e que foi dinamizada por Fátima Duarte, técnica superior da Comissão Nacional, teve início logo após a sessão de abertura que contou com os discursos de Ana Isabel Valente e Raquel Guerra.

Em Elvas, este Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância ficará ainda marcado pela realização de uma caminhada e pela tradicional construção do Laço Azul Humano.

A MatosCar reforça presença em Elvas com abertura de serviço de pós-venda e cria mais emprego na cidade

A MatosCar assinalou este dia 1 de abril com um investimento estratégico na sua unidade de Elvas. Cinco anos após a abertura do departamento comercial, a empresa expande agora a sua atividade com a inauguração do serviço de pós-venda, focado na assistência técnica e manutenção de viaturas.

Filipe Fernandes, responsável por esta nova área, destaca que a abertura responde a uma necessidade clara dos clientes da região. “Era uma necessidade que tínhamos realmente de poder dar apoio a esta região, pois sentimos que os clientes precisam da área do pós-venda”, afirmou o responsável.

Sobre a data da inauguração, Filipe Fernandes brincou com o 1 de abril: “Não é mentira, é mesmo verdade. Chegámos a Elvas na parte do pós-venda e estamos cá em força para dar apoio e fazer a assistência devida das viaturas”.

Uma aposta na proximidade e no futuro

Para Nuno Matos, este é um passo planeado que visa consolidar a relação com os condutores locais. “É algo que já ansiávamos fazer há algum tempo e que consolidamos agora com uma equipa, com uma mistura de conhecimento”, explicou, referindo-se à junção de profissionais experientes com jovens talentos.

O administrador da A MatosCar revelou ainda que a oferta de serviços irá crescer a curto prazo: “Terá esta parte da mecânica, mas também, e brevemente, um serviço de colisão, fechando assim o ciclo, por um lado das vendas, mas depois também com todo o acompanhamento do após-venda”.

Nuno Matos sublinhou que a decisão de avançar apenas agora se deveu ao rigor na preparação da equipa: “Não quisemos vir a qualquer nem abrir a qualquer custo. Portanto, quisemos abrir quando tínhamos a noção que em termos de recursos humanos estávamos devidamente preparados para dar resposta”. O projeto arranca com um forte impacto social, contando já com “nove pessoas em Elvas, pessoas locais, nove postos de trabalho”, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento da região.

Município de Elvas abre período de discussão pública para revisão do PDM

Encontra-se a decorrer o período de discussão pública relativo à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Elvas, permitindo aos cidadãos e entidades interessadas apresentarem contributos e sugestões.

De acordo com o aviso publicado na 2.ª série do Diário da República, esta terça-feira, 31 de março, o período de participação pública terá a duração de 45 dias úteis, contando-se a partir do quinto dia após a data de publicação, terminando, dessa forma, a 5 de junho.

Durante este prazo, a proposta de revisão do PDM pode ser consultada presencialmente, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 16h00, na Divisão de Administração Urbanística da Câmara Municipal de Elvas. A documentação está também disponível online, através do site oficial do município, em https://cm-elvas.pt/informacao/docs-consulta-publica/.

Os interessados que pretendam apresentar sugestões, informações ou observações deverão fazê-lo por escrito até ao final do período de discussão pública. As participações devem ser dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Elvas, utilizando o formulário próprio, disponível tanto nos serviços municipais como na página eletrónica da autarquia.

IPP reforça posicionamento internacional em fórum global da OCDE

O Politécnico de Portalegre marcou presença no Global Forum on the Environment and Climate Change, organizado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD) e pela Agência Internacional de Energia (IEA), que decorreu na sede da OCDE, em Paris.

“A presença do Instituto Politécnico de Portalegre em fóruns internacionais de referência, como o da OCDE, reflete o nosso compromisso com uma ciência aplicada, orientada para políticas públicas e com impacto territorial. Esta participação reforça o posicionamento do IPP como um parceiro relevante nas redes internacionais que estão a moldar a agenda climática global”, considera Luís Loures, presidente do IPPortalegre.

A instituição esteve representada pelo Professor Rui Alexandre Castanho, vice-coordenador do VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização dos Recursos Endógenos e Embaixador Português do EU Climate Pact, integrando um fórum de elevado nível que reuniu decisores políticos, representantes governamentais e especialistas internacionais em políticas climáticas.

O encontro centrou-se em temas estratégicos para a governação climática global, nomeadamente, a preparação do segundo Global Stocktake do Acordo de Paris e a operacionalização do Global Goal on Adaptation (GGA) no contexto das decisões da COP30.

A participação do Politécnico de Portalegre neste fórum internacional reforça o seu papel enquanto instituição ativa na interface entre investigação científica, planeamento territorial e políticas públicas, com particular enfoque na transição climática e nos desafios dos territórios de baixa densidade e contextos transfronteiriços.

A participação no Global Forum permite ainda consolidar a integração do Centro VALORIZA em redes internacionais de decisão, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que articulam conhecimento científico com implementação territorial efetiva.

Ladrões assaltam joalharia no Centro Comercial El Faro em apenas dois minutos

Foto jornal HOY

Na passada madrugada, cerca das 3h30 (hora portuguesa), um grupo de assaltantes utilizou um veiculo, roubado em Talavera la Real, para realizar um assalto no Centro Comercial El Faro, em Badajoz, de acordo com o jornal Hoy, da cidade vizinha.

Os criminosos conseguiram atravessar uma porta dupla de vidro e embater com o veículo contra a persiana metálica da joalharia, situada numa zona próxima ao novo ginásio do centro, conseguiram concretizar o roubo e abandonar o local em apenas dois minutos.

500 anos do casamento de Isabel de Portugal com Carlos V celebrados em Elvas com Feira Quinhentista

A cidade de Elvas prepara-se para assinalar um marco histórico de grande relevância: os 500 anos do casamento entre a Infanta Isabel de Portugal e o Imperador Carlos V, celebrado em 1526.

As comemorações decorrem entre os dias 17 e 19 de abril, com um programa que promete recriar o ambiente renascentista e destacar a importância deste enlace real na história europeia e ibérica.

Com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, a iniciativa pretende valorizar o património histórico e cultural da cidade, reforçando a sua identidade enquanto palco de acontecimentos marcantes. O casamento entre Isabel de Portugal e Carlos V representou, à época, uma aliança estratégica entre duas das mais poderosas casas reais da Europa.

Além da componente histórica, o programa inclui recriações, espetáculos, exposições e outras atividades culturais, envolvendo a comunidade local e atraindo visitantes nacionais e internacionais.

Elvas reafirma o seu papel como destino de turismo cultural e histórico, convidando o público a revisitar um dos momentos mais simbólicos do século XVI.

Governo vai criar matadouros móveis e passar a permitir o abate de animais em explorações agrícolas

O Governo vai criar matadouros móveis e passar a permitir o abate de animais em explorações agrícolas, anunciou o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, em Arronches, no fim de semana passado, aquando da sua visita ao Festival “Saberes & Sabores do Porco Alentejano”.

A nova lei, que irá dar resposta às dificuldades, sobretudo sentidas em zonas do país onde a falta ou inexistência de matadouros limita a atividade dos produtores, deverá ser aprovada “nas próximas semanas”.

Sendo que os matadouros em Portugal são de “iniciativa privada”, João Moura explica que, com a medida, o Governo procura, acima de tudo, “potenciar os territórios de baixa densidade”. Por outro lado, com a entrada em vigor da nova legislação, será possível reduzir a necessidade de transporte de animais vivos: “o que é transportado não são os animais vivos, são as carcaças”.
Defendendo que a agricultura “não tem de ser o parente pobre de Portugal”, mas sim um dos “motores económicos da sociedade”, o secretário de Estado diz ser necessário, para isso, incentivar os jovens a encararem o setor como “uma opção de futuro”.

Mas mais que isso: João Moura diz que é preciso “ambição” e “potenciar os produtos nacionais”, evitando-se, desde logo, que o seu valor acrescentado fique lá fora. “Tantas vezes estamos habituados, por exemplo, a que o presunto de porco alentejano seja vendido lá para fora, ou que os nossos borregos sejam vendidos lá para fora, para que depois sejam transformados lá fora e o valor acrescentado fique fora do nosso país. E o grande desafio é esse: é incentivar os mais jovens, é incentivar aqueles que hoje não têm nada a ver com a agricultura, que podem ver aqui uma opção de emprego e de gerar riqueza para o nosso país e para eles próprios”, assegura.

O governante, que lembra que os turistas e os imigrantes “se deliciam com aquilo que são os produtos de origem portuguesa”, e ainda que “a marca Portugal é uma marca que já está muito reconhecida no mercado”, assegura que é necessário potenciá-la.

A criação do Dia das Raças Autóctones, com vista à sua valorização, é outro dos objetivos do Governo. “Nós temos uma linha de apoio muito fortificada para a sanidade animal, para fortalecer aquilo que é a produção animal, no sentido de proteger as explorações, para resistirem àquilo que vão sendo cada vez mais os ataques que vamos tendo a vários níveis, em várias espécies”, acrescenta o governante.

Por outro lado, será criada uma marca: “criando esta marca de Portugal, a marca dos produtos autóctones portugueses, acho que conseguiremos ter aqui uma valorização melhor e damos uma ajuda maior à produção, porque não vale a pena termos um produto de extrema qualidade se depois não temos quem o produza”.

“A Força do Povo”: Agora Quer’Arte promove casting para reforçar elenco de espetáculo dedicado às Festas do Povo

O musical “A Força do Povo”, da associação Agora Quer’Arte e dedicado, em grande parte, às famosas Festas do Povo, irá ser apresentado ao público, no Centro Cultural de Campo Maior, durante o mês de maio.

Neste momento, ainda “em fase de criação e de casting”, de acordo com o presidente da associação, Duarte Silvério, o espetáculo será dado a conhecer ao público em oito sessões. “Queremos que as pessoas possam ir todas ver o musical e estamos abertos a que, como é lógico, se esgotarmos as oito datas, a fazer mais ainda, porque queremos chegar a todos os campomaiorenses e a todos aqueles que nos queiram vir ver, sejam de Elvas, de Portalegre, de Lisboa, de todo o país”, assegura o responsável.

Com “A Força do Povo”, a associação procura dar a conhecer a tradição maior de Campo Maior: “esta também já é uma fase de preparação para as Festas do Povo, é um arranque também para aquilo que será a grande edição de 2026 das Festas do Povo”.

Ao longo do espetáculo, a Agora Quer’Arte promete “mostrar aquilo que é a história do povo de Campo Maior, aquilo que foi a sua força, tanto na altura da Peste Negra, como na altura da Guerra da Sucessão Espanhola, como na altura do contrabando”. O objetivo da peça é dar a conhecer “toda a força do povo em todas as batalhas que acabou por atravessar”, ao mesmo tempo que levará o público a “fazer uma reflexão de como é que isso se tornou em Festas do Povo”.

No musical é explorada a forma como “as festas em honra a São João Batista passam a Festas do Povo”. “Nós passamos do século XVI, onde vamos retratar o trabalho do campo, a fome, a pobreza que se vivia na terra nesse momento, para a atualidade: o rir do serão, a diversão, as divergências, aquilo que é o nosso povo”. Duarte Silvério sente que os campomaiorenses se vão sentir “muito representados”, bem como todos aqueles que “tiverem fé”, uma vez que este será “um espetáculo de fé, tradição e muita força”.

Relativamente ao casting, Duarte Silvério explica que é destinado a “atores, bailarinos e cantores”. O objetivo é reforçar o elenco que compõe o musical, sendo aberto a artistas, não só de Campo Maior, como de fora do concelho. “Vai ser uma junção muito agradável entre os campomaiorenses e aqueles que amam Campo Maior, mas que não são de cá, e que vão gostar também muito de representar as nossas gentes”, remata.

Os interessados em fazer o casting têm até domingo, 5 de abril, para fazer chegar à associação o seu currículo, fotografias de rosto e corpo e um vídeo de apresentação, através do email agoraquerartecastings@gmail.com.

Semana Santa deve ser vivida “num ambiente interior de recolhimento e oração”, diz padre Ricardo Lameira

Com o aproximar do Domingo de Páscoa, intensificam-se, em Elvas, as comemorações da Semana Santa, um dos períodos mais marcantes do calendário litúrgico cristão.

“A Semana Santa é o coração da nossa fé. É um tempo de profunda solenidade, mas também de grande intimidade com Deus. Cada cristão é chamado a viver este período num ambiente interior de recolhimento e oração, abrindo-se à esperança naquele que é a Luz”, diz o padre Ricardo Lameira.

Esta quarta-feira, 1 de abril, realiza-se uma Via-Sacra pública, com início às 21h30, na Igreja das Domínicas e término no Santuário do Senhor Jesus da Piedade. Amanhã, Quinta-feira Santa, às 17h45, decorre a recitação do terço e confissões, seguindo-se, às 18h30, a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja de São Domingos. À noite, pelas 21h00, realiza-se a Procissão do Mandato, com saída da Igreja da Misericórdia.

A Sexta-feira Santa inclui, às 15h00, a Via-Sacra e confissões, a Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor às 16h30, e, às 21h30, a Procissão do Enterro do Senhor: tudo na Igreja de São Domingos.

No Sábado Santo, pelas 21h30, celebra-se a Solene Vigília Pascal, momento central da fé cristã, que assinala a ressurreição de Cristo, na Igreja de São Domingos. Já no Domingo de Páscoa, as eucaristias retomam os horários habituais nas várias comunidades.

Todas estas celebrações, segundo o padre Ricardo Lameira, são um convite à reflexão e à renovação espiritual: “mais do que cumprir um calendário, trata-se de percorrer um caminho interior, acompanhando Cristo na sua paixão, morte e ressurreição, com o olhar fixo na esperança que nos é oferecida”.

Plantel de O Elvas SAD desesperado com falta de pagamento não quer treinar nem jogar sábado

A situação no plantel de O Elvas SAD agravou-se significativamente nos últimos dias, com os jogadores a acumularem a partir de agora já dois meses de salários em atraso e membros do staf técnico com três meses de atraso. O clima de instabilidade é cada vez mais evidente e está a afetar diretamente o rendimento e o foco da equipa numa fase decisiva da temporada.

Esta terça-feira, o cenário tornou-se ainda mais preocupante quando, ao regressarem às casas onde estão alojados, vários atletas se depararam com cortes de luz, situação que levou à perda de alimentos guardados nos frigoríficos. Desesperados com as condições, os jogadores admitem mesmo não voltar a treinar enquanto a situação não for regularizada e não jogar no sábado no campo Patalino.

No plano desportivo, o momento é crítico. A equipa encontra-se abaixo da linha de água, com 29 pontos, e poderá necessitar de somar até seis pontos para garantir a permanência. O calendário não dá margem para erros: o Elvas recebe o Serpa e o Moncarapachense, além de uma deslocação ao terreno do Comércio e Indústria, equipa que já confirmou a descida. O jogo deste sábado assume, assim, caráter decisivo num contexto de enorme incerteza.

“A Breve História do Sonho Piu” envolve jovens e famílias na Biblioteca de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo vai acolher, na quinta-feira, dia 2 de abril, a iniciativa cultural “A Breve História do Sonho Piu”, um evento que promete envolver o público mais jovem e famílias numa experiência criativa e sensorial.

A programação arranca às 10h00 com uma oficina de construção de adereços, pensada para estimular a imaginação e a participação ativa das crianças. Durante esta atividade, os participantes terão oportunidade de criar elementos inspirados na narrativa do “Sonho Piu”, promovendo a expressão artística e o trabalho manual.

Já durante a tarde, às 15h00, terá lugar uma leitura musicada, que conjuga a narração da história com componentes sonoras, proporcionando uma experiência imersiva e dinâmica. Esta sessão pretende aproximar o público da literatura através de uma abordagem criativa e interdisciplinar.

A iniciativa conta com o envolvimento de entidades locais e insere-se na programação cultural do município, reforçando o papel da biblioteca como espaço de encontro, aprendizagem e fruição artística.

Com entrada aberta ao público, “A Breve História do Sonho Piu” surge como uma proposta cultural inclusiva, destinada a promover o gosto pela leitura e pela criatividade junto da comunidade.

CIMAA na primeira reunião do projeto INTEGRA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou na primeira reunião de projeto do INTEGRA, uma iniciativa estratégica convocada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, que reuniu diversas entidades regionais com o objetivo de promover uma abordagem integrada ao desenvolvimento territorial.

O Projeto INTEGRA é uma iniciativa europeia financiada pelo Programa Interreg Europe 2021-2027, que visa melhorar a conceção e a gestão de instrumentos territoriais – ferramentas fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a transição verde e digital nas regiões europeias. Reúne oito regiões europeias para melhorar a conceção e gestão de instrumentos territoriais que apoiam a transição verde e digital e promovem um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A sessão inaugural decorreu num ambiente de cooperação institucional, tendo como principal propósito alinhar os parceiros em torno dos objetivos, metodologias e calendário de execução do projeto INTEGRA. Este projeto visa reforçar a articulação entre políticas públicas, promover a coesão territorial e fomentar soluções inovadoras para desafios comuns nas regiões envolvidas.

Em Portugal, a CCDR Alentejo trabalha em articulação com o seu Grupo Regional de Partes Interessadas, onde estão incluídas a Universidade de Évora, a ADRAL, o PACT, as CIMs do Alentejo, e outras associações de desenvolvimento local. Neste primeiro momento, a CCDR apresentou o enquadramento geral do INTEGRA, evidenciando o seu papel enquanto instrumento de apoio à governança multinível e à implementação de políticas regionais mais integradas e sustentáveis.

A participação da CIMAA nesta fase inicial reforça o seu posicionamento como agente dinamizador do desenvolvimento regional, evidenciando a relevância do trabalho em rede e da cooperação institucional para enfrentar os desafios atuais e futuros do território.

PSD propõe consulta pública formal sobre variante de Santa Eulália

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, apresentou, em reunião do executivo, uma proposta para a realização de uma consulta pública formal sobre a variante de Santa Eulália, acompanhada de sessões de esclarecimento.

O objetivo “é garantir um processo estruturado, com informação acessível, tempo para participação e análise efetiva dos contributos da população”.

Assegurando que a auscultação realizada no passado sábado, dia 28 de março, “revelou-se insuficiente para assegurar uma participação informada e com impacto real nas decisões”, Margarida Paiva diz ser “importante avançar com soluções para o território”.

A proposta apresentada, “sem descurar as populações afetadas”, prevê o envolvimento “não apenas da freguesia de Santa Eulália, mas também de São Vicente e Ventosa, territórios igualmente abrangidos pelos impactos da intervenção, sendo de assinalar que São Vicente tem sido, até ao momento, pouco considerada neste processo”.

A proposta inclui: “consulta pública com duração mínima de 30 dias; recolha formal de contributos e propostas de alteração; discussão pública desses contributos, com fundamentação; e sessões de esclarecimento descentralizadas”.

“Decidir bem exige ouvir melhor. E é isso que esta proposta pretende assegurar”, diz ainda Margarida Paiva em comunicado.

Alentejo: Entidade Regional de Turismo prevê Páscoa com ocupação hoteleira superior a 75%

O Alentejo deverá registar uma taxa de ocupação hoteleira “superior a 75%” neste período da Páscoa: pelo menos é essa a perspetiva do presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Lembrando que a região “tem operações hoteleiras muito diferentes”, com locais onde “praticamente a hotelaria estará esgotada” e noutros em que a ocupação rondará os 60 ou 65%, José Manuel Santos espera uma “Páscoa boa”.

Para os resultados, que espera que sejam muito positivos, o presidente da ERT diz contribuírem os “eventos muito bonitos” promovidos na região, como a Semana Santa no Crato e a Páscoa em Castelo de Vide. “Temos de mostrar ao país que no Alentejo há excelentes eventos pascais, porque também para muito público isso atrai mais fluxos turísticos”, garante.

Por outro lado, e com o objetivo de captar procura turística para a Páscoa e incentivar viagens de curta duração, a ERT lançou, pela primeira vez, uma campanha de publicidade em Espanha dirigida às regiões fronteiriças da Extremadura (Badajoz, Cáceres e Mérida) e da Andaluzia (Sevilha e Huelva). Trata-se de uma campanha “multimeios”, com presença em centros comerciais e com “uma forte componente digital e de rádio”.

A campanha, que tem como conceito criativo “Mais além, sem ir mais longe”, tem em vista um “mercado de proximidade”. “É um mercado onde o Alentejo está a construir um posicionamento muito forte, mas ainda há milhares e milhares de espanhóis que não conhecem o Alentejo. Está aqui mesmo ao pé, os espanhóis vêm muito ao Alentejo neste período pascal, mas queremos que venham mais”, diz José Manuel Santos.

Entretanto, e já a pensar no verão, a ERT irá avançar em maio com uma campanha destinada ao mercado nacional. “O verão não é garantido e temos também de promover o Alentejo no verão e, portanto, temos pela frente um ano exigente”, remata o responsável.

Campomaiorenses voltam a rumar à Ermida da Enxara na Páscoa: “sem tradições, a vida não é nada”

Os campomaiorenses voltam a mudar-se de “armas e bagagens” para o campo, durante os próximos dias, para cumprir, um ano mais, a tradição pascal da romaria de Nossa Senhora da Enxara.

A previsão é de que a grande maioria das pessoas se comece a reunir junto à ermida a partir de quinta-feira, na véspera da Sexta-Feira Santa, para ali permanecer até segunda-feira, feriado municipal em Campo Maior, fazendo da Enxara uma verdadeira “segunda habitação”, assegura João Pedro Carrilho, da comissão de festas.

“Nesses três ou quatro dias, a Enxara é uma segunda casa. As pessoas levam fogões, levam micro-ondas, tudo o que se possa imaginar. É uma casa autêntica: desde tendas, há pessoas que têm autotendas, é uma segunda casa mudada”, confirma.

E porque sem tradições “a vida não é nada”, defende João Pedro Carrilho, é importante que os jovens possam dar continuidade à romaria, com os mais novos, até ao momento, a juntarem-se sempre à festa. “Nós tentamos puxar alguma juventude para que a tradição da Páscoa e da festa de Nossa Senhora de Enxara se mantenham por muitos e longos anos, para que as tradições não morram, porque se não se faz, acaba por morrer tudo. E é uma maneira de darmos algum ânimo e vida à Eremida”, diz ainda o responsável, que assegura que cabe aos campomaiorenses dar continuidade à festividade criada pelos seus antepassados. “Cabe-nos a nós agora mantê-la viva e tentar passar, e tentamos passar para a malta mais jovem, para se poderem divertir, para poderem coabitar na Ermida da Enxara”, remata.

De recordar que as festas em Honra de Nossa Senhora da Enxara tiveram o seu início oficial na noite do passado sábado, com a tradicional procissão entre a Igreja de Ouguela e a Ermida.

No próximo sábado, 4 de abril, haverá garraiada com música ao vivo, pelas 21 horas. No domingo de Páscoa, dia 5, às 16 horas, realiza-se a Missa da Ressurreição. Duas horas mais tarde haverá garraiada e às 22 horas baile com os Bellota Trompetera. Na Segunda-Feira de Páscoa, feriado municipal em Campo Maior, realiza-se uma Missa de Ação de Graças, pelas 16 horas, seguida de procissão, em honra de Nossa Senhora da Enxara.

Celebrações do Domingo de Ramos em Elvas mobilizam comunidades paroquiais

As celebrações do Domingo de Ramos decorreram com grande adesão nas várias comunidades paroquiais de Elvas, assinalando o início da Semana Santa com momentos de fé, tradição e envolvimento das crianças da catequese, de acordo com a Unidade Pastoral de Elvas.

Na Igreja do Salvador, as crianças da catequese foram protagonistas na bênção dos ramos, realizada no Adro da Sé. Após este momento simbólico, teve lugar a habitual procissão até à Igreja do Salvador, recriando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e envolvendo a comunidade num ambiente de recolhimento e devoção.

Também em Santa Luzia, a data foi vivida de forma intensa, com a realização de uma Via-Sacra pelas ruas do bairro. A iniciativa reuniu fiéis de várias idades e culminou com a eucaristia vespertina do Domingo de Ramos, reforçando o espírito comunitário e a reflexão própria deste tempo litúrgico.

Destaque ainda para a participação ativa das crianças da catequese nos dias que antecederam a celebração. No sábado anterior, os meninos do 3.º ano dinamizaram uma Via-Sacra muito especial, cujos textos foram integralmente escritos pelos próprios, num exercício de fé, criatividade e envolvimento pessoal com a mensagem da Paixão de Cristo.

Na Boa-Fé, os mais novos também tiveram um papel central nas celebrações. As crianças da catequese participaram na bênção dos ramos e integraram a procissão que percorreu as imediações da Igreja do Senhor da Boa-Fé. A jornada terminou com a eucaristia dominical, vivida com grande participação da comunidade.

Estas celebrações evidenciam “o papel fundamental das crianças e jovens na vivência da fé e na dinamização das tradições religiosas, reforçando os laços entre gerações e mantendo viva a identidade espiritual das comunidades locais”, assegura a Unidade Pastoral de Elvas.

Câmara de Elvas avança com substituição dos relvados sintéticos nos campos Pedro Barrena e António Semedo

O Município de Elvas aprovou os projetos de execução e a abertura do procedimento para a substituição dos relvados sintéticos nos campos Pedro Barrena e António Semedo, bem como a abertura de procedimento para a empreitada de requalificação do espaço exterior da Escola Básica nº1 de Santa Luzia. Um investimento de mais de meio milhão de euros.

Foi igualmente aprovado o estudo prévio para a reconstrução da guarita no Forte da Graça e para a reabilitação da Escola do 1.º Ciclo na freguesia rural de São Vicente e Ventosa, reforçando o investimento municipal em equipamentos educativos e património histórico.

No domínio da manutenção urbana, o executivo deu luz verde ao projeto de conservação da rede viária, incluindo ações de corte de ervas para 2026, e autorizou a abertura de procedimentos para diferentes empreitadas nesta área.

De acordo com a autarquia, “estas intervenções refletem a continuidade do investimento municipal em infraestruturas, manutenção urbana e qualificação do espaço público, com impacto direto na melhoria das condições de vida da população e na valorização do território”.

Via-Sacra pública em Elvas na noite desta quarta-feira une “lugar de morte” a “lugar de salvação”

Após o seu início no Domingo de Ramos, as celebrações da Semana Santa, em Elvas, prosseguem na noite desta quarta-feira, 1 de abril, com a já tradicional Via-Sacra pública, entre o Pelourinho, junto à Igreja das Domínicas, e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Este, que é um dos principais eventos que antecedem o Tríduo Pascal, lembra a irmã Maria de Fátima Magalhães, celebra-se há já muitos anos na cidade: “começou com um pequenino grupo de jovens, nos anos 80, à volta da Igreja da Nazaré; depois foi subindo da Igreja da Sé para a Nazaré; depois da Igreja da Sé para a Piedade e, já há muitos anos a esta parte, desde o Pelourinho, ou da Igreja das Domínicas, como se costuma dizer, até à Igreja do Senhor Jesus da Piedade”.

Esta Via-Sacra, com um “grande significado” para a irmã, tem início num local onde “se castigavam e enforcavam as pessoas”. “Para mim, o Pelourinho, por muito bonito e clássico que seja, é um lugar de morte, de sofrimento, de castigo”, assegura Maria de Fátima Magalhães. Por outro lado, o Santuário da Piedade é um “lugar de salvação”. “Temos a imagem do Senhor Jesus da Piedade à nossa espera, num lugar que não é de sofrimento, de castigo, nem de morte, mas um lugar de vida e que gera vida quando nos ajoelhamos e pedimos ao Senhor Jesus da Piedade que nos dê um pouco da sua bondade, um pouco do seu amor, um pouco da sua ternura e um pouco da sua vida para sermos vida junto dos outros”, assegura a irmã.

Com o mundo em guerra, o grande propósito desta Via-Sacra será rezar pela paz. “Basta lembrar o Teerão, a Palestina, Israel, o Líbano, basta lembrar tantas situações de conflito em tantos países. Quando Cristo vem anunciar a paz e o amor, os homens, passados tantos anos, continuam a fazer guerra e cada vez mais com métodos mais sofisticados. É uma ocasião para nós nos perguntarmos se realmente Cristo está a encher a nossa vida, porque se Cristo estivesse a encher a nossa vida e fosse a sede onde iríamos beber todos os nossos valores, o homem hoje não faria guerra: sentar-se-ia à mesa e, pelo diálogo, pela democracia, pela cidadania, haveria de encontrar soluções para resolver as grandes questões mundiais”, garante a irmã.

Durante a via-sacra, refere ainda Maria de Fátima Magalhães, pretende-se rezar, não só pela paz nos territórios em guerra, mas também pela “paz nas famílias e no coração” de cada um. “Se os homens tivessem sentimentos de paz, sentimentos de perdão, não fariam a guerra. Portanto, pedimos sobretudo ao Senhor Jesus da Piedade, a Jesus morto e crucificado numa cruz, que ressuscitou por nosso amor, que nos conceda o dom da paz. ”Portanto, a grande intenção desta nossa caminhada noturna será rezar pela paz”, acrescenta.

Ao longo da caminhada, aqueles que se juntarem a esta Via-Sacra também terão oportunidade de refletir, nas 14 paragens, sobre os momentos “em que Jesus levou a sua cruz desde o Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário”.

A Via-Sacra, esta quarta-feira, tem início às 21h30, na Igreja das Domínicas.

João Crespo alerta para a “perda de identidade” do Porco Alentejano e defende apoio ao setor

O Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, aproveitou o Festival Saberes e Sabores do Porco Alentejano para lançar um alerta crítico sobre a falta de valorização da raça autóctone, revelando que entre 90% a 95% da produção local é escoada para Espanha, onde acaba por perder o rótulo de “Alentejano” para ser vendida como “Ibérico”.

“O porco alentejano está em vias de extinção, enquanto raça e precisamos de políticas do Estado Central que apoiem os produtores e apostem numa comunicação forte para que o consumidor perceba que esta é uma carne de excelência”, afirmou o autarca, sublinhando que a ausência de um matadouro no distrito obriga os criadores a deslocarem-se para fora da região.

Para João Crespo, o certame foi o palco ideal para começar a corrigir e inverter esta realidade: “Não queremos um matadouro em cada concelho, mas precisamos de encontrar respostas locais. Nos dias que correm, os produtores, se querem matar algum animal, têm que sair fora do distrito, não há resposta no distrito. O desafio foi-nos aqui lançado, aos municípios. Ao nível da Comunidade Intermunicipal poderemos e deveremos procurar uma solução”

Hospital Central do Alentejo deverá abrir em 2027. Protocolo desbloqueia infraestruturas essenciais

O impasse que durante anos travou a conclusão do Hospital Central do Alentejo (HCA), em Évora, foi ultrapassado no passado dia 20 de março, com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Évora (CME), a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a CCDR do Alentejo.

O acordo garante a construção das infraestruturas essenciais ao funcionamento da unidade, com um investimento previsto de 13,3 milhões de euros para acessos rodoviários, redes de água e saneamento e ligações elétricas. Atualmente, a obra do hospital encontra-se concluída em cerca de 80%.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que sublinhou que este acordo representa um passo decisivo para ultrapassar dificuldades acumuladas ao longo do tempo e garantir o avanço das infraestruturas essenciais ao funcionamento da unidade hospitalar. A governante reconheceu que o projeto enfrentou desafios ao longo dos anos, nomeadamente devido à extinção da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que até então tinha a responsabilidade pela obra. “É muito complicado, sobretudo para a quase extinta ARS do Alentejo, que tinha o encargo desta obra e que, pela extinção da ARS, acabou por ter ali um momento de grande incapacidade resolutiva e iam-se acumulando as decisões para tomar”, afirmou.

Ana Paula Martins explicou que até meados de 2027 toda a infraestrutura estará finalizada, seguida de um período indispensável de licenciamentos e testes técnicos, essenciais para garantir a segurança e funcionalidade da unidade. “Um hospital desta envergadura precisa de seis meses, pelo menos, de testes de instalações, mas seguramente que o hospital estará concluído e tem que estar concluído até por causa dos fundos europeus”, afirmou.

Sobre a articulação do hospital com a rede nacional, a Ministra destacou que os doentes do Alentejo já são encaminhados para hospitais da Área Metropolitana de Lisboa via rede de referenciação, e que o Hospital Central do Alentejo poderá receber pacientes de outras regiões, respeitando as redes de referência e a proximidade. “Pode aliviar vários hospitais, não só da Margem Sul, mas de toda a Área Metropolitana de Lisboa”, sublinhou.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, reforçou a relevância estratégica do projeto para a cidade e para o país. “O hospital é uma estrutura fundamental não apenas para o Alentejo, mas mesmo para o país, e tendo em conta a especialização e diferenciação que este hospital terá, até para além do país, na minha perspetiva”, afirmou.

Carlos Zorrinho destacou também a importância de construir a obra de forma sólida, referindo que “costuma-se dizer que as obras começam pelos alicerces, não começam pelo telhado. Temos aqui muitos telhados sem alicerces e, portanto, é bom fazer muitos alicerces”, reforçando a necessidade de um planeamento estruturado para garantir o sucesso do projeto.

Carlos Zorrinho explicou ainda a questão financeira das acessibilidades: “Os 13,3 milhões de euros são uma estimativa e constam do protocolo, mas o valor final será apurado durante a execução. A Câmara Municipal de Évora teve em condição de o assinar, garantindo que os valores reais serão geridos corretamente. Cada componente – saneamento, estradas, estruturas elétricas, serão calculados os custos, serão feitas as empreitadas e será construído. Penso que o valor será provavelmente maior”, explicou.

Carlos Mateus Gomes, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central destacou o papel fundamental do protocolo agora assinado: “Este protocolo é o que faltava em todos os processos que temos estado a desenvolver. Conseguimos recuperar um protocolo que estava, não digo morto, mas com algumas dificuldades, até porque não abrangia todos os pontos necessários e que agora estão todos cobertos. Este acordo permite dotar os recursos necessários para avançar com as infraestruturas, que são as infraestruturas básicas que qualquer hospital necessita.”

O Hospital Central do Alentejo é considerado uma infraestrutura estruturante para a região, destinada a servir cerca de 150 mil habitantes do distrito de Évora e aproximadamente 440 mil pessoas em todo o Alentejo, com centros de referência nacionais e internacionais, aliviando a pressão sobre outras unidades hospitalares da região e da Área Metropolitana de Lisboa.

Bisavó e bisneta são “modelos” em exposição de fotografia em Elvas

“Minha Querida Netinha!” é o título da exposição fotográfica de João Carvalho patente na Casa da Cultura de Elvas, até dia 18 de abril.

A mostra inclui 14 fotografias de grande dimensão, que juntam uma octogenária e a sua bisneta em diferentes locais de Elvas, sobretudo monumentos. As protagonistas das imagens são Teresa Moutinho, de 87 anos de idade, e a bisneta Beatriz Carboila Capitão, de 12 anos.

As fotografias são complementada por legendas da autoria de Vanessa Carboila,

O vereador Sérgio Ventura representou a Câmara Municipal de Elvas na inauguração desta exposição de João Carvalho, natural de Portalegre e residente em Elvas há largos anos, onde é enfermeiro no Hospital de Santa Luzia.

João Crespo destaca maturidade do Festival Saberes e Sabores do Porco Alentejano em Arronches: “Um projeto com pernas para andar”

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, fez um balanço positivo da evolução do Festival Saberes e Sabores do Porco Alentejano, na segunda edição agora em 2026, sublinhando que as mudanças implementadas nesta edição visam melhorar a experiência dos visitantes através de uma melhor organização do espaço. “Verificámos que havia necessidade de separar a zona de restauração da zona de espetáculos, para que se pudesse degustar a refeição tranquilamente e sem ruído”, explicou o autarca, que destacou ainda a introdução de uma zona de mini street food como alternativa dinâmica às refeições tradicionais.

Para João Crespo, após uma “edição zero” de aprendizagem, no ano passado, o cenário está agora consolidado: “Acho que o cenário está bem montado e que este é um projeto que tem pernas para andar, naturalmente”.

Tiago Antunes celebra “maior vitória da carreira” na Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola: “Nunca entrámos em pânico”

O ciclista Tiago Antunes, vencedor da classificação geral da Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola 2026, confirmado em Évora confessou que este triunfo era um objetivo perseguido há muito tempo, classificando-o como o momento mais alto do seu percurso profissional: “Tenho muitos bons momentos na minha carreira, mas acho que esta é sem dúvida a minha maior vitória; estou muito feliz e penso que já a merecia”.

Apesar da pressão da fuga na fase final da última etapa, em Reguengos chegaram a ter mais de dois minutos de avanço, o corredor destacou a união e a serenidade da sua formação, a Efapel, como a chave do sucesso, garantindo que a diferença de tempo não abalou a estratégia da equipa: “Tinha confiança no grupo que tinha, sabia que a minha equipa estava sempre comigo e nunca entrámos em pânico; acima de tudo, todos juntos conseguimos ver a vitória”.

Seleção bracarense feminina Sub-16 vence Torneio Interassociações em Elvas

A Seleção Feminina Sub-16 da Associação de Futebol de Braga venceu ontem em Elvas a Liga de Ouro do Torneio Interassociações da Federação Portuguesa de Futebol.

Na final da competição, jogada no Campo Patalino do Estádio Municipal, um golo foi suficiente para a representação bracarense derrotar a congénere da Aveiro.

No jogo para atribuição dos 3° e 4° lugares, realizado também na manhã deste domingo no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, a Seleção da Associação de Futebol de Lisboa derrotou a Seleção de Portalegre por 5-0.

Chegou assim ao final uma competição que, desde a última sexta-feira 27 juntou no distrito de Portalegre 18 Seleções Femininas Sub-16 de outras tantas regiões de Portugal continental e do arquipélago doa Açores.

A prova distribuiu-se por três patamares – as Ligas de Ouro, Prata e Bronze -, tendo Elvas recebido a maioria dos jogos qua se disputaram ao longo do fim-de-semana. Os encontros repartiram-se pelos três campos do Estádio Municipal: Patalino, Pedro Barrena e António Semedo.

Ao início da tarde, quando terminou a final no Campo Patalino, a cerimónia protocolar de entrega do troféu e medalhas esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, e do diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Comendador Horácio Antunes.

Estiveram também presentes o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, e o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues.

Graças a este Torneio Interassociações da FPF em Sub-16 Femininas, Elvas recebeu neste ultimo fim-de-semana de março largas centenas de pessoas, entre futebolistas, equipas técnicas, restante staff e familiares das jovens jogadoras.

Carlos Zorrinho enaltece sucesso da Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola: “Não é apenas a pedalada de Évora, é a pedalada do Alentejo”

Carlos Zorrinho, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, autarquia que acolheu o final da prova, manifestou grande satisfação com o entusiasmo e a dinâmica da edição deste ano, destacando que a competição é um símbolo de união regional que percorreu 25 municípios em quase 700 quilómetros.

Ao sublinhar a importância estratégica do evento, o autarca afirmou que “esta volta não é apenas a pedalada de Évora, é a pedalada do Alentejo e é isso que nós queremos reforçar ainda mais nas próximas edições”, celebrando ainda o triunfo de um ciclista nacional e o papel da prova como rampa de lançamento para novos talentos: “É uma volta que lança jovens e quem se consegue revelar aqui tem depois carreiras importantes, por isso temos todas as condições para estar satisfeitos e fazer melhor para o ano”.

Cândido Barbosa reforça internacionalização da Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola, “é a prova que mais margem tem de evolução”

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, fez um balanço entusiasta da primeira edição da Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola que terminou ontem em Évora, organizada pela estrutura federal, sublinhando que a aposta na transmissão televisiva e na modernização logística são vitais porque “o ciclismo cada vez está mais globalizado” e exige um garante de qualidade à altura do território.

Ao destacar o potencial da região, o dirigente afirmou que, de todos os eventos da Federação, esta prova é a que apresenta maior potencial de crescimento, explicando que as alterações técnicas propostas pelo diretor desportivo Ezequiel Mosquera foram aceites de imediato: “Quisemos voltar a tornar a prova interessante do ponto de vista internacional para que as equipas estrangeiras tenham o apetite de vir ao Alentejo, criando um produto desportivo mais equilibrado e interessante para todas as equipas”.

Nascimento de Carolina emocionou Bombeiros de Elvas este sábado em mais um parto em ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas viveu um sábado inesquecível, a 28 de março, com o nascimento da pequena Carolina pelas mãos dos operacionais Nádia e Fernando, que demonstraram “um profissionalismo exemplar num momento de pura emoção”.

A instituição celebrou a chegada da nova vida e felicitou os seus profissionais, destacando a felicidade da mãe e a prontidão da equipa que transformou uma emergência num dos episódios mais marcantes da história recente da corporação elvense.

“Incrédulos”, deputados socialistas do Alentejo criticam burocracia exigida para isenção de portagens na A6 e A2

Os deputados socialistas eleitos pelos círculos eleitorais do Alentejo dizem-se “incrédulos” com a burocracia criada pelo Governo no âmbito da isenção de portagens para quem reside ou tem empresas nalgumas áreas de influência da A6 e A2.  

A Portaria publicada hoje em Diário da República (Portaria n.º 131/2026/1, de 30 de março | DR), que resulta de uma proposta do Partido Socialista incluída no Orçamento do Estado para 2026, relembram os deputados em comunicado, estabelece que “os beneficiários da medida têm de requerer ao fornecedor de serviços eletrónicos de portagem a associação do seu equipamento de bordo ao regime de isenção”.

Esse pedido – que tem de ser feito anualmente – tem de incluir o título de registo de propriedade ou do certificado de matrícula, ou, no caso de veículos em regime de locação financeira ou similar, de documento do locador que identifique o nome e a morada da residência ou da sede do locatário. Só assim o fornecedor de serviços eletrónicos procede à associação do equipamento ao regime de isenção, com efeitos à data do pedido, pelo prazo de um ano.

Para os deputados Pedro do Carmo (Beja), Luís Dias (Évora) e Luís Testa (Portalegre), “nada disto faz sentido, uma vez que o dispositivo eletrónio (Via Verde) já tem associada a informação sobre o proprietário do veículo e a respetiva morada”.

“Esta forma de regulamentar a medida acrescenta uma camada de burocracia que só pode ter como objetivo dificultar a sua aplicação”, sublinham os deputados.

“Para além da demora que todo este processo levou, somos agora confrontados com uma portaria que, nestes termos, e ao entrar em vigor no dia seguinte, naturalmente não terá efeitos previstos e desejáveis”, acrescentam.

Os deputados consideram ainda que a portaria não é clara quanto à forma de os utentes fazerem o pedido. “Vai a Via Verde disponibilizar um requerimento, há alguma minuta-tipo, cada pessoa tem de estabelecer um contacto para saber como se faz?”, questionam.

Esta isenção de portagens abrange pessoas singulares e coletivas com residência ou sede nos territórios do Alentejo que estão na área de influência da A2 – Autoestrada do Sul, entre o nó A2/A6/A13 e Almodôvar, e da A6 – Autoestrada Marateca-Estremoz, entre o nó A2/A6/A13 e Caia.

Para os deputados socialistas, se o diploma aprovado já previa que o regime de isenção é feito através da utilização de dispositivo eletrónico associado à matrícula do veículo, “nada justifica as dificuldades administrativas agora criadas pelo Governo”.


Passeio por São Vicente deu a conhecer o conto infantil “Luzinha”

O conto infantil “Luzinha”, escrito por Claudina Brito e ilustrado por Marta Sequeira, serviu de tema para um passeio literário durante a manhã de ontem, domingo, 29 de março, na freguesia de São Vicente e Ventosa.

“Luzinha” narra a história de uma menina sonhadora, Luz de seu nome, inspirada na personagem real da “neta de coração” da professora e escritora Claudina Brito.

Este passeio literário em São Vicente – que se estendeu ao sitio da Alentisca, contou com os apoios do coletivo Autores de Elvas e da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Fermelinda Carvalho: conclusão do IC13 é uma das “grandes ambições do Alto Alentejo”

A Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou, no passado dia 20, os estudos e projetos para a definição do traçado do novo lanço do IC13, que irá ligar Montijo, Coruche, Mora, Ponte de Sor e Alter do Chão, numa extensão de aproximadamente cem quilómetros.

O anúncio da realização destes estudos surge integrada na apresentação de quatro novos projetos rodoviários estratégicos, com o objetivo de reforçar a acessibilidade, promover o desenvolvimento regional e garantir melhores condições de segurança e eficiência a nível nacional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Presente na sessão de apresentação esteve a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que assegura que estas são “boas notícias” para o Alto Alentejo e para o país.

“Trata-se da conclusão do IC13, uma obra que não foi concluída há muitos anos atrás e que, neste caso, é fundamental para a nossa região, ainda para mais com a construção do novo aeroporto, que permitirá a ligação de Alter do Chão, melhor dizendo, de Portalegre ao Montijo, mas aquilo que falta fazer é Alter do Chão-Montijo”, explica a autarca.

O lançamento deste estudo, diz ainda Fermelinda Carvalho, “é o primeiro passo” de se poder concretizar “esta grande ambição do Alto Alentejo”.

Este itinerário entre Montijo e Alter do Chão assumirá um papel estratégico enquanto principal ligação entre o Novo Aeroporto de Lisboa e o interior do país, potencializando a coesão territorial e promovendo o desenvolvimento económico.

Arronches: Festival “Saberes & Sabores do Porco Alentejano” voltou a ser montra da cultura alentejana

A segunda edição do Festival “Saberes & Sabores do Porco Alentejano” terminou ontem, dia 29 de março, em Arronches, após três dias dedicados à gastronomia e tradição regional.

Nesta sua segunda edição, o evento voltou a afirmar-se como uma montra da cultura alentejana, reunindo produtores, chefs e visitantes em torno do porco alentejano, um dos principais símbolos da economia local. Durante o festival não faltaram as degustações, showcookings, recriações de práticas tradicionais, conferências dedicadas ao setor e muita animação musical.

Com boa adesão do público, o festival reforça o papel de Arronches como referência na promoção do porco alentejano e da identidade gastronómica do Alto Alentejo.

Improvis’ARTE “continua a crescer e a afirmar-se como uma referência no panorama do teatro escolar”

O XXVIII improvisar’ARTE, Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas, organizado pela Arkus e pela Escola Secundária D. Sancho II voltou, de acordo com a associação juvenil, “a afirmar-se como um espaço de encontro, partilha e celebração das artes cénicas, ao longo de uma semana repleta de emoções, criatividade e envolvimento da comunidade”.

A abertura do festival, no dia 23 de março, deu o mote para esta viagem teatral, com a apresentação de “Uma Família NADA Tradicional!”, pelo grupo ARKUS/ESDSII, seguindo-se propostas diversificadas como “La Gran Felicidad”, do IES Tamujal, e “Um Dia na Esquadra da Polícia”, pela Universidade Sénior de Sousel.

Ao longo da semana, o programa destacou-se pela “sua riqueza e diversidade”. Desde abordagens mais clássicas, como “Lusitânia”, inspirada em Camões, a musicais como “Mamma Mia”, passando por criações originais e peças dedicadas ao público mais jovem, como “O Chá da Empatia”, o festival proporcionou “momentos de aprendizagem, reflexão e entretenimento”.

Companhias de diferentes origens juntaram-se a este encontro, trazendo ao palco novas perspetivas e experiências, como foi o caso do grupo El 5° Pino e, já no último dia, do Molamanta-Teatro e da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa. Cada apresentação “contribuiu para reforçar o caráter internacional e inclusivo do improvisar’ARTE”.

O dia 27 de março, último dia do festival, coincidiu simbolicamente com o Dia Mundial do Teatro, “reforçando a importância desta arte como forma de expressão, comunicação e transformação social”. Foi neste contexto que o festival encerrou, no Cine São Mateus, com a peça “Um Jantar de Sonhos!”, numa celebração “que reuniu em si o espírito de toda a semana”.

Com 28 anos de existência, o festival continua “a crescer e a afirmar-se como uma referência no panorama do teatro escolar, mantendo viva a ligação entre a escola, a comunidade e a cultura”.

O improvisar’ARTE despede-se assim de mais uma edição, “com a certeza de que o teatro continua vivo em Elvas”.

“Deixamos um agradecimento muito especial a todas as companhias de teatro que aceitaram o nosso convite e trouxeram o seu talento até Elvas. Aos membros dos grupos de teatro, incansáveis ao longo de toda a semana, o nosso agradecimento por todo o apoio na logística, na organização e em cada detalhe que fez a diferença. E, claro, aos nossos patrocinadores, cujo contributo é fundamental para que este projeto continue a crescer e a chegar cada vez mais longe”, refere a Arkus.

Aposta no Mês do Teatro em Campo Maior é para continuar, depois de mais uma edição “muito agradável”

Foi com a peça “A Menina do Mar”, levada a cena pela EntrePalcos, que a programação do Mês do Teatro, em Campo Maior, chegou, na tarde deste domingo, 29 de março, ao fim.

Dizendo que este foi um mês “muito agradável”, com espetáculos de qualidade, para todas as faixas etárias, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, assegura que esta é uma aposta para continuar, até porque, nenhuma comunidade pode deixar de ver ser “explorada” a componente cultural. “É isso que nós temos continuado a fazer, continuamos nessa missão, num mês muito agradável, com excelentes peças, desde a criança ao adulto, portanto para todas as idades e, por isso mesmo, também continuaremos com certeza sempre a ter aqui um mês de março muito direcionado ao teatro e à poesia também”, assegura o autarca.

Ao todo, a edição deste ano do Mês do Teatro em Campo Maior, promovida pela Câmara Municipal, contou com oito espetáculos, dois com caras bem conhecidas do grande público, outros dois produzidos pela “prata da casa”, através do Centro de Talentos Alice Nabeiro e a EntrePalcos, e os restantes destinados à comunidade escolar do concelho.

Elvas avança com plano para impulsionar investimento agroindustrial na Herdade de Alcobaça

A Câmara Municipal de Elvas assinou, na semana passada, um contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Intervenção em Espaço Rústico (PIER) da Herdade de Alcobaça, numa iniciativa que pretende reforçar o desenvolvimento sustentável da atividade agroindustrial no concelho.

O vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, que avança que a herdade está a preparar novos investimentos, explica que este tipo de plano surge “quando existe uma intervenção em espaço rural e que dessa intervenção resulte uma reconfiguração urbanística ou que se preveja que ela tenha que ficar preparada para acolher determinado tipo de investimento – normalmente é um investimento agroindustrial, um investimento agrícola puro ou não, ou que precisa de ter algum elemento para transformação, ou que precisa de ter alguns elementos urbanísticos para completar a atividade que tem”.

Com a iniciativa, o município pretende consolidar um modelo de desenvolvimento rural mais organizado, competitivo e ajustado às necessidades do território.

“Neste caso em concreto, sabemos que a Herdade de Alcobaça tem sido recetora de muito investimento ligado à agricultura e também à agroindústria, mas ali pretende-se desenvolver outros projetos e ampliar alguns daqueles que se têm; e para haver esse investimento, tem o território, digamos assim, a propriedade, de permitir que esses investimentos aconteçam”. Tratando-se de um espaço rural, “em vez de ser um plano de pormenor, como normalmente se faz no espaço urbano, faz-se num espaço rural; é um Plano de Intervenção no Espaço Rústico”, remata o autarca.

Feira da Páscoa anima Praça da República de Elvas

No passado sábado, 28 de março, viveu-se na Praça da República o terceiro de 12 dias da edição inaugural da Feira da Páscoa em Elvas.

A animação musical do Centro Histórico esteve desta vez a cargo da charanga Marchinha Botequim, enquanto a Escola de Dança “Os Dançarilhos” levou ao espaço do certame um mini-sarau das suas classes e atividades.

Já antes, pela manhã, o ginásio local O CUBO juntou-se às atividades da Feira da Páscoa de Elvas com a realização da denominada Caminhada dos Ovos.

Belga Verbrugghe vence ao sprint em Évora e Tiago Antunes conquista Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola

O belga Jens Verbrugghe venceu ao sprint a última etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, disputada entre Moura e Évora, após 163,1 quilómetros. O corredor foi o mais forte na chegada final, superiorizando-se à concorrência numa etapa decidida ao detalhe.

A tirada foi fortemente atacada desde o quilómetro zero, e após uma primeira tentativa sem sucesso, um grupo de 19 corredores conseguiu ganhar a dianteira face ao pelotão e distanciar-se.

Desse grupo de 19 ciclistas, Nico Tivani era o mais perigoso para Antunes e o argentino da Aviludo-Louletano-Loulé chegou mesmo a ser virtualmente o líder da Geral, o que obrigou a Efapel Cycling a trabalhos redobrados no pelotão.

A fuga já havia sido formada aquando da primeira e única contagem de montanha de terceira categoria, em Monsaraz: foi Gonçalo Leaça, corredor Credibom / LA Alumínios / Marcos Car, que recebeu o Prémio da Combatividade A MatosCar, a passar na frente, embora já sem grandes implicações para a liderança da classificação da montanha. Essa já havia sido assegurada na véspera por Alexis Guérin (Anicolor/Campicarn), depois de o Camisola Azul – RTP ter ganho nas Antenas de São Mamede.

Nas metas volantes, em Reguengos e Évora, os protagonistas foram outros: Enea Sambinello (UAE Team Emirates Gen-Z) foi o mais rápido na primeira, Santiago Mesa, sprinter da Anicolor/Campicarn que viria a ser protagonista também na meta e que garantiu a Camisola Verde – Delta Cafés, dos pontos, foi o mais rápido na segunda – na juventude, Ugo Fabries, francês da UAE Team Emirates Gen-Z, também manteve a Camisola Branca – Turismo do Alentejo.

Na classificação geral, o português Tiago Antunes confirmou a vitória final, garantindo a conquista da “Alentejana” após vários dias de grande equilíbrio. O pódio ficou completo com Alexis Guérin e Ugo Fabries, que acompanharam o português nas primeiras posições da geral.

Terminou assim uma grande edição da prova, marcada por constantes mudanças na camisola amarela, com um líder diferente praticamente todos os dias até à véspera do final. A corrida contou ainda com um contrarrelógio para especialistas e uma exigente etapa rainha na Serra de São Mamede, decisiva para as contas finais. Na classificação coletiva, a vitória pertenceu à equipa Efapel Cycling.

MACE acolhe exposição de fotografias captadas a 25 de abril de 1974

Uma exposição de fotografias de Alfredo Cunha e obras de Vhils, nome artístico de Alexandre Farto, foi inaugurada ontem sábado, 28 de março, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Os trabalhos do fotojornalista Alfredo Cunha foram registados em Lisboa a 25 de abril de 1974, o dia da Revolução dos Cravos.

As obras de Vhils integram a coleção de arte contemporânea portuguesa de que é proprietário o colecionador António Cachola, que serve de base ao acervo do MACE.

Além do Comendador António Cachola, o ato inaugural contou com intervenções do vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, do vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, do diretor do Museu Militar de Elvas, Coronel Nuno Duarte, e da curadora da exposição e diretora do MACE, Patrícia Machado.

A exposição de fotografias de Alfredo Cunha e trabalhos artísticos de Vhils fica patente no Museu de Arte Contemporânea de Elvas até 24 de maio.

Campomaiorenses participaram na caminhada “Celebrar Rui Nabeiro”

Campo Maior foi palco, no passado dia 28 de março, da caminhada “Celebrar Rui Nabeiro, um momento dedicado a evocar o legado do Comendador no dia do 95.º aniversário do seu nascimento.

A iniciativa reuniu centenas de participantes, entre os quais o Presidente do Município, Luís Rosinha.

A atividade teve início junto à estátua de Rui Nabeiro e percorreu vários pontos simbólicos da vila, convidando os participantes a revisitar o impacto humano, social e empresarial do empresário. Ao longo do percurso, foram recordados valores como a proximidade, a solidariedade e o compromisso com a comunidade, que continuam a inspirar gerações.

114 Gravel Race atraiu centenas de participantes

A Parada Mouzinho de Albuquerque do Museu Militar de Elvas recebeu na manhã deste sábado, 28 de março a partida dos cerca de 500 participantes portugueses e espanhóis na prova de ciclismo 114 Gravel Race, que termina em Badajoz depois de percorrer vários pontos da região.

No arranque da corrida estiveram o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, o vereador Hermenegildo Rodrigues – que integrou o pelotão -, o concejal de Desporto do Ayuntamiento de Badajoz, Juan Parejo, e o diretor do Museu Militar de Elvas, Coronel Nuno Duarte.

A prova 114 Gravel Race foi antecedida, na quinta-feira 26, por uma escalada cronometrada ao Forte da Graça e na sexta 27, por um conjunto de provas lúdicas para crianças, no Museu Militar.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo destacou “a importância da modalidade para a promoção e valorização do território”. Cândido Barbosa deixou ainda uma palavra de apreço para Elvas, “una cidade com características históricas e patrimoniais únicas e que, por isso, é um cenário ideal para a realização de eventos de grande dimensão”.

Campo Maior conseguiu captar mais de 25 milhões do PRR

Com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Portugal a chegar ao fim em agosto, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, mostra-se muito satisfeito pela forma como a autarquia e outras entidades conseguiram, num todo, captar mais de 25 milhões para a económica local.

“Relembro aquilo que era a construção da própria variante a Campo Maior, que foi feita com verbas do PRR, as estratégias locais de habitação, o Centro Tecnológico Especializado de Informática da Escola Secundária e muitas mais questões”, começa por referir o autarca.

No que toca à Área de Acolhimento Empresarial, também financiada pelo PRR, Rosinha revela que se irá, muito em breve, “iniciar aquilo que é a colocação dos sete hectares de painéis fotovoltaicos, que dará claramente aqui uma nova geração à zona industrial e ao posicionamento estratégico do concelho do ponto de vista industrial”, assegura.

Uma outra questão que o autarca diz ser “muito importante” diz respeito às “Acessibilidades 360”, “um projeto em micro escala, mas que também dotou algumas casas de condições de acessibilidades”.

“Acho que aproveitámos muito bem aquilo que era o Plano de Recuperação e Resiliência, ou neste caso estamos a aproveitar, porque ainda não terminámos a área de acolhimento empresarial, mas fica o registo de que, efetivamente, são muitos milhões colocados ao serviço da comunidade, que é o mais importante”, remata.

I Copa Ibérica de Voleibol disputa-se entre Elvas e Badajoz

Entre amanhã e terça-feira, dias 30 e 31 de março, Elvas e Badajoz acolhem a primeira edição da Copa Ibérica de Voleibol: uma prova que reúne mais de meia centena de equipas e cerca de 700 jovens jogadores, dos escalões infantis, iniciados e cadetes.

Dando conta que os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Elvas e no Polidesportivo la Granadilla, em Badajoz, e desejando que este seja só o início de mais uma prova conjunta entre os dois lados da fronteira, Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, garante que o objetivo é dinamizar a modalidade, tendo em conta também o interesse por parte da comunidade escolar.

“Temos sentido que, da parte escolar, havia aqui um grande interesse em que o voleibol fosse uma modalidade que tivesse algum acolhimento aqui na nossa sede de concelho”, revela o autarca que, por outro lado, fala numa “abertura” da Federação Extremeña de Voleibol, que “demonstrou interesse em trazer para cá a modalidade”.

Lembrando que, nesta altura, não há aulas, devido à interrupção letiva da Páscoa, Hermenegildo Rodrigues convida todos aqueles que gostam da modalidade a assistirem aos jogos. “Vamos ter três campos no pavilhão municipal, para que possamos ter jogos competitivos. Irá ser rotativo, em que irão sendo eliminadas algumas equipas e outras irão depois disputar as finais nos vários escalões, entre Elvas e Badajoz”, remata o vereador.

Volta ao Alentejo passou por Campo Maior e homenageou Rui Nabeiro

A 4.ª etapa da Volta ao Alentejo, que ligou Vila Viçosa a Portalegre, passou no dia 28 de março por Campo Maior. Com uma meta-volante instalada na Avenida da Liberdade, foram muitos os campomaiorenses que não quiseram deixar de apoiar o pelotão da “alentejana”.

Antes da passagem da prova, o Presidente do Município, Luís Rosinha, juntamente com o Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, com o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo,Cândido Barbosa, e com João Manuel Nabeiro, chairman do Grupo Nabeiro- Delta Cafés, depositaram flores junto à estátua do Comendador Rui Nabeiro, num gesto simbólico de reconhecimento pelo seu legado, no dia em que este cumpriria 95 anos.

Partido CHEGA contra votação de “braço no ar” “não representativa” em Santa Eulália

O Chega critica a realização de uma votação de “braço no ar” em Santa Eulália, com “cerca de 20 participantes”, considerando o processo “pouco transparente e injusto”, e defende que a freguesia merece decisões mais representativas e participadas.
Em comunicação remetida à nossa redação, o vereador José Eurico Malhado diz ter estado presente e discorda da forma como o presidente e o vice presidente conduziram a reunião com a população sobre a possibilidade de construção de uma variante que evite o túnel ferroviário da freguesia.

Em Santa Eulália, estiveram vários representantes do CHEGA, desde logo com os eleitos na Câmara de Elvas, José Eurico Malhado e Elsa Dourado; o presidente da Junta de Santa Eulália, José Picado; e o deputado pelo circulo de Portalegre João Lopes Aleixo.

Santa Eulália “rejeita” construção de variante em consulta pública de “braço no ar” na freguesia

A Câmara Municipal de Elvas promoveu, na tarde deste sábado, 28 de março, aquilo que designou por uma sessão de esclarecimento no Largo do Repuxo de Santa Eulália, para auscultar os residentes sobre a possível construção de uma variante rodoviária à freguesia e assim evitar o túnel ferroviário. A reunião, conduzida pelo presidente da autarquia, José Rondão Almeida, acompanhado pelo vice-presidente Nuno Mocinha, visava apresentar uma solução para os recorrentes problemas de circulação no túnel ferroviário, onde o tráfego de ligeiros é condicionado e são frequentes os acidentes com veículos pesados que ali ficam imobilizados.

Apesar dos constrangimentos logísticos apresentados, a maioria dos quase 50 munícipes presentes manifestou-se contra a nova infraestrutura, temendo o “impacto que a retirada do fluxo de trânsito do interior da localidade” poderia ter na dinâmica da freguesia; Não foi mencionado o aumento de tráfego de viaturas pesadas que hoje se faz por Campo Maior e Degolados que também afetaria a freguesia vizinha de S.Vicente e Ventosa.

Num momento de votação solicitada por Rondão Almeida, a rejeição foi unânime, não se registando qualquer braço erguido a favor do projeto. Perante este “resultado inequívoco”, o Município de Elvas informou que se “comprometeu em transmitir a vontade da população de Santa Eulália à empresa pública Infraestruturas de Portugal”.

O Partido Chega teve vários dos seus representantes no local, desde logo o presidente da Junta de Freguesia, José Picado e os vereadores da oposição na Câmara de Elvas José Eurico Malhado e Elsa Dourado e ainda o deputado eleito pelo distrito de Portalegre, João Lopes Aleixo. O CHEGA deixou a sua opinião sobre a reunião que disponibilizamos noutra noticia neste site.

Volta ao Alentejo e Federação de Ciclismo homenageiam Comendador Rui Nabeiro em Campo Maior

A 43.ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta viveu um momento de profunda emoção este sábado, 28 de março, durante a passagem da quarta etapa por Campo Maior. Antes da subida rigorosa em direção à Serra de São Mamede, a organização da prova e a Federação Portuguesa de Ciclismo prestaram uma homenagem institucional ao Comendador Rui Nabeiro, com a deposição de ramos de flores junto à sua estátua, no centro da vila.

O gesto, que contou com a presença de Cândido Barbosa, presidente da Federação e Ezequiel Mosquera, Diretor da Volta ao Alentejo, serviu para enaltecer o legado de um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento da região e do desporto nacional. Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés — marca que continua associada à prova como patrocinadora oficial — foi recordado como uma figura central na história da “Alentejana”, tendo contribuído decisivamente para a longevidade e prestígio internacional que a competição hoje ostenta. No Local esteve o seu filho, chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo.

Tiago Antunes vestiu a amarela da Volta ao Alentejo/Crédito Agricola na Serra de São Mamede

O francês Alexis Guérin, da Anicolor/Tien 21, venceu a etapa rainha da Volta ao Alentejo, confirmando o seu favoritismo numa das tiradas mais exigentes da prova no alto da Serra de São Mamede, junto as antenas.

Na segunda posição terminou Tiago Antunes, da Efapel Cycling, que, graças ao desempenho consistente ao longo da etapa, conseguiu assumir a liderança da classificação geral.

Com este resultado, Tiago Antunes veste agora a camisola amarela, ficando em posição privilegiada para amanhã confirmar a vitória final na prova alentejana.A etapa deste domingo parte de Moura, quando forem 11 horas e 30 minutos, 163 quilómetros, com contagens do prémio de montanha de terceira categoria, metas volantes em Reguengos de Monsaraz e em Évora e o final na Praça do Giraldo às 15h28. De camisola amarela sai Tiago Antunes a 46 segundos, está Alexis Guerin e Hugo Fabris a 55. E Tiago Antunes deverá ser amanhã o grande vencedor da Volta ao Alentejo neste domingo.