Peregrinação Motard realiza-se este domingo em Vila Viçosa

Vila Viçosa vai ser o palco, já amanhã, dia 14 de junho, da tradicional Peregrinação Motard e Bênção dos Capacetes. O evento promete reunir centenas de entusiastas das duas rodas vindos de vários pontos da região.

A concentração dos participantes está marcada para as 09h00, na sede do Moto Clube de Vila Viçosa. Este evento anual alia a paixão pelas motas à devoção e ao convívio, reforçando o espírito de união da comunidade motard.

A organização do evento está a cargo do Moto Clube de Vila Viçosa. A iniciativa conta com o apoio institucional do Município de Vila Viçosa e das Juntas de Freguesia do Concelho.

ARKUS promove arraial de Santo António

À semelhança dos últimos anos, a associação Juvenil Arkus promoveu ontem, dia 12, um arraial de Santo António nas suas instalações da Avenida 14 de Janeiro.

A festa contou com as colaborações da Banda 14 de Janeiro, da associação Gota d’Arte e do Município de Elvas.

Filme “Damas” para ver este sábado à noite em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebe este sábado, 13 de junho, pelas 21h30, a exibição do filme “Damas”.

A obra de Cláudia Alves transporta os espectadores para o período da Primeira Guerra Mundial, acompanhando um grupo de mulheres portuguesas da alta sociedade que parte para França para desempenhar funções como enfermeiras da Cruz Vermelha. Entre o apoio aos soldados feridos e o desafio de construir um hospital de campanha, estas mulheres enfrentam inúmeras dificuldades até à inauguração da unidade de saúde, a 9 de abril de 1918.

A data coincide com o início da Batalha de La Lys, um dos episódios mais marcantes da participação portuguesa na Grande Guerra, e representa também um importante momento na história da emancipação feminina em Portugal.

Os bilhetes para a sessão encontram-se disponíveis para aquisição no Centro Cultural e através da Ticketline.

Alunos da Escola de Música de Arronches em audição final este sábado à noite

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, é, na noite deste sábado, 13 de junho, palco da audição final dos alunos da Escola de Música da vila.

A iniciativa, integrada na programação das Festas de São João, tem início marcado para as 21h00.

O evento marcará o encerramento do ano letivo e será uma oportunidade para os alunos demonstrarem ao público o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.

Durante a audição, os participantes apresentarão diversas performances musicais, abrangendo diferentes instrumentos e estilos, num espetáculo pensado para reunir familiares, amigos e toda a comunidade.

Cinema no Centro Cultural com a Exibição do Documentário “Damas” de Cláudia Alves

O grande ecrã do Centro Cultural de Campo Maior recebe, no dia 13 de Junho, às 21:30h, a exibição do aclamado documentário “Damas”, uma longa-metragem de Cláudia Alves produzida pela Ukbar Filmes. Com uma duração de 93 minutos e classificação para maiores de 12 anos, a fita aborda um capítulo marcante da nossa história.

A narrativa acompanha a viagem de um grupo de mulheres portuguesas da alta sociedade que, durante a Primeira Guerra Mundial, partiu para França na condição de enfermeiras da Cruz Vermelha. Entre a dura rotina de apoio aos feridos e a construção de um hospital de campanha, estas mulheres ultrapassaram enormes barreiras até à inauguração do espaço a 9 de Abril de 1918, coincidindo com o início da Batalha de La Lys. Um momento fulcral que ditou também um passo gigante rumo à emancipação das mulheres em Portugal. Os bilhetes têm o custo simbólico de 1,00€.

CPCJ de Monforte assinala 21.º aniversário com ação de sensibilização sobre a proteção das crianças

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Monforte vai celebrar o seu 21.º aniversário no próximo dia 1 de julho, com a realização de uma iniciativa dedicada à promoção dos direitos das crianças e jovens e à prevenção de situações de risco.

O evento terá lugar em Monforte Sacro, a partir das 14h00, sob o tema “Violência não é educação: Caminhos para a proteção”, procurando sensibilizar a comunidade para a importância de práticas educativas positivas e para o papel de todos na proteção das crianças e jovens.

A sessão de abertura contará com as intervenções da presidente da CPCJ de Monforte, Lúcia Durão, e do presidente do Município de Monforte, Miguel Rasquinho, que darão as boas-vindas aos participantes e assinalarão o percurso de mais de duas décadas da comissão ao serviço da comunidade.

Um dos momentos centrais da iniciativa será a intervenção de Fátima Duarte, técnica superior da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, especialista nas áreas dos maus-tratos e do abuso sexual infantil. A sua participação permitirá aprofundar a reflexão sobre os desafios da proteção infantil e os mecanismos de prevenção e intervenção existentes.

O programa inclui ainda um momento cultural, seguindo-se a sessão de encerramento e um coffee break comemorativo, acompanhado pelo tradicional bolo de aniversário.

As inscrições para participar na iniciativa decorrem até ao dia 24 de junho. Com esta celebração, a CPCJ de Monforte pretende reforçar a proximidade com a comunidade e promover uma maior consciencialização para a defesa dos direitos das crianças e jovens, sublinhando que a violência nunca pode ser encarada como uma forma de educação.

A Emoção do Trilho Noturno Invade Ouguela com o Night Trail “Sentinela da Raia”

Os amantes do desporto e da natureza já têm encontro marcado para o hojedia 13 de Junho. A pitoresca localidade de Ouguela vai ser o cenário de partida do Night Trail – Ouguela “Sentinela da Raia”, uma prova desportiva única que promete trazer toda a emoção do trilho noturno à nossa histórica vila fronteiriça.

Com início agendado para as 18:30h junto à Ermida de Nossa Senhora da Enxara, o evento está estruturado para receber participantes de vários níveis de preparação física, dividindo-se em quatro modalidades distintas:

Elvas candidata a prémio internacional das Cidades do Património Mundial

A cidade de Elvas integra a lista das doze candidatas ao Prémio Jean-Paul-L’Allier para o Património 2026, promovido pela Organização das Cidades do Património Mundial (OWHC), com o projeto “Habitar o Património: Implementação da Estratégia Local de Habitação no Centro Histórico de Elvas”.

A candidatura elvense assenta no trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Elvas no âmbito da Estratégia Local de Habitação, criada para responder aos desafios de abandono habitacional, degradação urbana e envelhecimento demográfico sentidos no Centro Histórico da cidade, classificado pela UNESCO, desde 2012, como Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações.

O prémio, criado em 2009, distingue iniciativas que utilizam o património como um recurso ativo para regenerar os centros históricos e melhorar a qualidade de vida das populações. A edição de 2026 é dedicada ao tema “Habitabilidade dos Centros Históricos”, privilegiando projetos estruturantes que coloquem os residentes no centro das decisões públicas.

De acordo com o resumo executivo da candidatura, o município adquiriu 45 imóveis no Centro Histórico, previamente identificados como devolutos ou degradados. Destes, 20 já foram totalmente reabilitados, permitindo criar 35 novas habitações e fixar 35 famílias naquela zona da cidade. Um imóvel encontra-se na fase final da empreitada, outro está em concurso para obra, 20 estão em fase de elaboração de projeto e três em fase inicial de desenvolvimento.

A estratégia tem contribuído para aumentar a oferta habitacional, atrair novos residentes e revitalizar o Centro Histórico, promovendo simultaneamente a recuperação do património edificado, a melhoria das condições de segurança e o reforço da coesão territorial.

A implementação do programa é coordenada pela Câmara Municipal de Elvas, contando com financiamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), complementado por recursos próprios da autarquia.

Elvas concorre ao lado de cidades como Cuenca, Dubrovnik, Kyiv, Morelia, San Antonio e Vilnius. As candidaturas serão avaliadas por um júri internacional composto por especialistas nas áreas do património, desenvolvimento urbano e governação dos centros históricos.

O projeto vencedor será anunciado durante o 18.º Congresso Mundial da Organização das Cidades do Património Mundial, que terá lugar em Marrakech, Marrocos, entre 26 e 29 de outubro de 2026. A decisão do júri deverá ser comunicada à cidade vencedora em meados de agosto.

Esta candidatura representa um importante reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em Elvas na área da habitação e da regeneração urbana, evidenciando a forma como a valorização do património pode constituir uma resposta eficaz aos desafios sociais e demográficos dos centros históricos.

Aula aberta de Ballet Clássico este domingo à tarde no Centro Cultural de Campo Maior

O Curso de Ballet do Projeto de Formação do Município de Campo Maior vai promover este domingo, 14 de junho, uma aula aberta no Centro Cultural, numa iniciativa que pretende aproximar a comunidade da dança clássica. A atividade terá início às 17h e será orientada pela professora Maria José Cid, responsável pelo projeto de formação municipal.

Segundo Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior, esta aula aberta tem um duplo objetivo: por um lado, apresentar o percurso realizado pelos alunos ao longo do ano letivo; por outro, proporcionar uma experiência introdutória ao ballet clássico a quem nunca teve contacto com esta disciplina.

Paula Jangita sublinha ainda o caráter inclusivo da iniciativa, reforçando que se trata de uma atividade pensada para toda a comunidade. “Esta aula é direcionada a todos os públicos”, acrescenta, destacando também que não é necessária qualquer inscrição: “é apenas chegar e participar.”

A iniciativa integra o trabalho contínuo do projeto municipal de formação, que ao longo do ano letivo tem vindo a promover o contacto da população com diferentes expressões artísticas e culturais.

João Maltez volta a ser homenageado a 28 de junho com corrida e caminhada entre Rio de Moinhos e Glória

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos organiza, a 28 de junho, a terceira edição da Corrida e Caminhada “Memorial João Maltez”, em homenagem ao antigo atleta do clube, falecido em fevereiro de 2024.

Uma vez mais, a organização, com a iniciativa, une Glória e Rio de Moinhos, sendo Glória a terra Natal de João e Rio de Moinhos a terra onde iniciou a sua prática no atletismo. Desta vez, corrida e caminhada partirão de Rio de Moinhos, junto ao Campo de Futebol “Montes Claros” e terminará no Ringue Desportivo de Glória.

Os participantes poderão optar por três distâncias: caminhada, de cerca de 6,5 quilómetros; corrida competitiva, de cerca de dez quilómetros; e corrida jovem (desde benjamins a juvenis, com as distâncias a variarem consoante o escalão etário).

De acordo com Emanuel Ribeiro, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, a “questão principal” da iniciativa “será sempre a de prestar homenagem ao João e promover a parte desportiva”, tendo sempre o evento uma componente solidária.

Do programa inicial da prova constava ainda a iniciativa “Vamos Ajudar Lourenço, o Lutador”, direcionada a crianças e jovens com idades até aos 16 anos. Contudo, e tendo em conta o falecimento de Loureço, no passado dia 19 de março, explica Emanuel Ribeiro, a organização, com “a autorização e consentimento dos familiares” da criança, “redirecionou a iniciativa solidária para o David”, menino de dez anos, residente em Pavia, no concelho de Mora, que sofre de epilepsia e paralisia cerebral.

Por cada inscrição na caminhada ou na corrida, um euro reverte a favor da criança, para ajudar nas necessidades do quotidiano e tratamentos que não são comparticipados, imprescindíveis para melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, cada participante, de forma voluntária e não obrigatória poderá efetuar um donativo extra, no valor que entender, no ato da inscrição.

As inscrições, abertas desde 13 de março, são feitas na plataforma “A Correr”. Limitadas a 450 atletas, no conjunto de todas as distâncias, as inscrições terminam a 23 de junho. A inscrição na caminhada (inclui t-shirt técnica, medalha finisher e seguro) tem um custo de cinco euros, enquanto na corrida de dez quilómetros (inclui t-shirt técnica, dorsal com chip, medalha finisher e seguro) custa nove euros. A participação na prova jovem (inclui t-shirt técnica, dorsal com chip, medalha finisher e seguro) é gratuita.

Haverá prémios monetários para os participantes da corrida de dez quilómetros (primeiros cinco da classificação geral por género), e por escalões (três primeiros de cada escalão por género), além de medalhas atribuídas nos diferentes escalões e oferta de produtos regionais. Os prémios monetários vão desde os dez aos cem euros.

Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação coletiva, contando para a classificação os dez primeiros de cada escalão por género, desde Benjamins A a Veteranos maiores de 60 anos.

De forma a promover a participação dos atletas dos concelhos de Estremoz e de Borba, haverá um prémio a definir pela organização para o primeiro atleta masculino e para a primeira atleta feminina a finalizar a prova, quer seja do concelho de Estremoz ou de Borba, na corrida principal dos dez quilómetros. Para estimular a participação dos atletas das camadas etárias menos jovens, haverá tambem um prémio para o atleta masculino e a atleta feminina mais velhos, a terminarem a prova principal dos dez quilómetros.

São vários os parceiros institucionais e associações que apoiam o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos e colaboram no evento: Municípios de Borba e Estremoz; Juntas de Freguesia de Glória e de Rio de Moinhos;  Tolerante Futuro – Associação Glória Jovem; Grupo Recreativo e Cultural das Festas em Honra de São Tiago; Associação de Atletismo de Évora; Grupo Desportivo de Pavia; Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); Fundação INATEL; Rota D’Ossa – Associação Cultural e Desportiva; GNR de Estremoz e GNR de Borba; e Bombeiros Voluntários de Estremoz.

A organização conta ainda com a colaboração de várias empresas da região que decidiram apoiar o evento em forma de patrocínio.

Concerto comemorativo do 39.º aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro este sábado em Elvas

O Salão São Paulo do Hotel Vila Galé Collection Elvas acolhe este sábado, dia 13 de junho, às 18h00, o concerto comemorativo do 39.º Aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio da Câmara Municipal.

Nesta celebração dos 39 anos de vida, o concerto contará, para além da participação do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, liderado pelo maestro Vasco Pereira, com o Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, dirigido por Pedro Pérez Lázaro.

O programa incluirá também uma breve homenagem a António Variações, assinalando a data da sua morte através da interpretação de algumas das suas canções pelo Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

A iniciativa insere-se no Projeto Intergeracional “Criando Laços Através da Música”, desenvolvido pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas e reconhecido no âmbito do Mecenato Cultural, através de Declaração de Interesse Cultural.

Durante o evento estará também disponível a rifa comemorativa do 39.º aniversário do coral, com sete prémios e números a um euro.

Esta promete ser uma tarde de música, partilha e celebração para todas as idades, dando continuidade a um projeto coral fundado em 1987 e que continua a afirmar-se como uma presença viva na cultura de Elvas.

A entrada do público no espetáculo é livre.

Candidatura de Vila Viçosa à UNESCO é nacional e vai a votos em 2027: “O Governo português assumiu-a”

A candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO subiu de patamar e já não depende apenas das entidades locais.

Em declarações sobre o estado atual do processo, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, revelou que o projeto ganhou uma escala institucional muito superior, passando a contar com o envolvimento direto do Executivo central. “Neste momento, a candidatura já não é de Vila Viçosa, nem da Fundação [da Casa de Bragança]. Nós somos dois produtores, a Fundação e a Câmara. Neste momento, a candidatura é nacional. O Governo português assumiu a candidatura e está em fase de avaliação pelo ICOMOS Internacional”, explicou o autarca.

Depois de ter recebido ‘luz verde’ por parte do comité técnico do ICOMOS Portugal, o processo entra agora na fase mais rigorosa de escrutínio. Até ao final deste ano, a organização internacional irá nomear e enviar um perito ao terreno para analisar minuciosamente o património edificado da vila alentejana.

O veredicto final já tem uma janela temporal definida: a votação global vai decorrer entre junho e julho do próximo ano (2027), na reunião plenária da UNESCO, cujo destino exato (Seul, Seattle ou Rio de Janeiro) ainda aguarda confirmação oficial.

Até lá, o plano do município passa por uma forte campanha de diplomacia cultural. “Vamos ter até lá muitas intervenções. Vamos procurar promover esta candidatura por todo o mundo e esperemos que os seus embaixadores na UNESCO possam votar favoravelmente”, apontou Inácio Esperança.

Demonstrando uma postura pragmática e resiliente, o líder do município vizinho desvalorizou o peso de um eventual chumbo internacional, assegurando que o verdadeiro valor de Vila Viçosa não depende apenas de um selo externo.

“Se não for classificado, para nós não tem muita importância. A importância que tem é que Vila Viçosa já foi classificada pelo governo português e pelo Estado português como património da humanidade. Agora, se a UNESCO reconhece, será uma mais-valia. Se não reconhecer, continuaremos a persistir na tarefa de reconstruir, de reabilitar e de delegar às próximas gerações Vila Viçosa como um património incrível de Portugal para o mundo”, afirmou Inácio Esperança.

Época balnear arranca este sábado nas Piscinas Municipais de Campo Maior

As Piscinas Municipais de Campo Maior vão abrir ao público este sábado, 13 de junho, dando início à época balnear de 2026, que se prolongará até 13 de setembro.

De acordo com a informação divulgada pelo Município de Campo Maior, durante o mês de junho o espaço estará aberto apenas aos fins de semana. A partir daí, o funcionamento será regular, permitindo aos munícipes e visitantes usufruírem das instalações durante a época de verão.

O município informa ainda que as piscinas estão encerradas entre os dias 8 e 16 de agosto, período em que decorrem as tradicionais Festas do Povo.  

Relativamente ao horário de funcionamento, as piscinas estarão abertas às segundas-feiras, das 15h30 às 20 horas; e de terça-feira a domingo, das 09h30 às 20 horas.

Com a abertura da época balnear, a autarquia pretende proporcionar um espaço de lazer e convívio para toda a população, especialmente durante os meses mais quentes do ano.

Novas piscinas de Vila Boim vão “dar vida” à freguesia, defende Rondão Almeida

A Câmara Municipal de Elvas iniciou, no passado mês de maio, a obra de construção das novas piscinas municipais de Vila Boim, um investimento que irá reforçar a oferta de equipamentos de lazer e desporto na freguesia e que terá capacidade para receber 216 utilizadores.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, sublinha a importância deste tipo de investimentos nas freguesias rurais, defendendo que estes territórios devem dispor de equipamentos que contribuam para a sua dinamização e qualidade de vida. “Eu costumo dizer que as freguesias rurais têm todo o direito de ter um conjunto de equipamentos que lhes permitam dar vida à sua própria aldeia”, afirma o autarca.

Rondão Almeida destaca ainda que a existência de piscinas nas freguesias de Santa Eulália e Terrugem tem permitido aliviar a pressão sobre as piscinas municipais descobertas de Elvas, que chegam a receber “entre 800 a 900 pessoas”. “Hoje há muita gente da cidade que descongestiona as piscinas de Elvas indo para as piscinas das nossas aldeias. Por isso, essas piscinas não só vão dar resposta à população de cada uma destas aldeias, como de certeza absoluta vão ter também a oportunidade de aligeirar um pouco aquilo que são as dificuldades que existem nas nossas piscinas de verão”, acrescentou.

O novo complexo em Vila Boim será implantado numa área de construção de 382,38 metros quadrados, aproveitando a estrutura de uma edificação já existente, que será adaptada às novas funções. O projeto prevê uma organização em dois pisos: o piso inferior será destinado à zona técnica, enquanto o piso térreo acolherá os espaços de apoio aos utilizadores.

Entre as valências previstas encontram-se a receção, depósito de roupa, vestiários femininos e masculinos com cabines individuais, instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada, zonas de circulação, bar, arrumos, gabinete de pessoal, instalações sanitárias e gabinete de primeiros socorros. O equipamento seguirá o modelo das piscinas de Santa Eulália e Terrugem, contemplando ainda uma área de estacionamento nas proximidades.

Com esta obra, o Município de Elvas reforça a aposta na melhoria dos equipamentos públicos e na valorização das freguesias rurais, criando novas condições para o lazer, a prática desportiva e o bem-estar da população.

Coral Públia Hortênsia de Castro celebra 39.º aniversário com concerto em Elvas

O Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas assinala o seu 39.º aniversário com um concerto comemorativo marcado para este sábado, 13 de junho, pelas 18h00, no Salão São Paulo do Hotel Vila Galé Collection Elvas. A iniciativa é promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio do Município de Elvas, e promete reunir a comunidade em torno da música e da celebração da cultura local.

O espetáculo contará com a participação do coral anfitrião e do coro convidado Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, dirigido por Pedro Pérez Lázaro. O programa inclui ainda uma homenagem a António Variações, através da interpretação de algumas das suas canções, evocando a data da sua morte. Integrado no projeto intergeracional “Criando Laços Através da Música”, o evento terá entrada livre e contará também com uma rifa comemorativa do aniversário, com sete prémios e números à venda por um euro.

Concerto solidário da GNR apoia Loja Social de Portalegre

O Centro de Formação de Portalegre da Escola da Guarda promoveu, na quinta-feira, 11 de junho, um concerto solidário no Convento de São Bernardo, protagonizado pelos guardas-provisórios do 58.º Curso de Formação de Guardas. A iniciativa permitiu a recolha de bens alimentares e vestuário, que foram entregues à Loja Social da Câmara Municipal de Portalegre para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.

O espetáculo reuniu mais de 600 pessoas e contou com a presença da presidente da autarquia portalegrense, que recebeu simbolicamente os donativos angariados, bem como um vale no valor de 620 euros oferecido pela loja Pingo Doce. A ação reforçou o compromisso da GNR com a comunidade, promovendo valores de solidariedade, cidadania e apoio às causas sociais.

Arraial de Santo António anima Varche com música ao vivo e sardinhada

A freguesia de Varche recebe, no próximo dia 13 de junho, a partir das 19 horas, mais uma edição do Arraial de Santo António, prometendo uma noite de convívio, tradição e muita animação. O evento contará com música ao vivo a cargo do Grupo AR Musical, proporcionando o ambiente festivo característico das celebrações populares desta época do ano.

Além do programa musical, não faltarão as tradicionais sardinhas assadas, um dos grandes atrativos da iniciativa. As inscrições podem ser efetuadas junto de qualquer membro da direção da organização ou através do contacto telefónico 963 522 602. O arraial é promovido pela Sociedade Recreio de Varche, com o apoio da Junta de Freguesia de Varche e da Câmara Municipal de Elvas.

Candidatura das Fortalezas da Raia à UNESCO deverá sofrer novo chumbo

A candidatura das Fortalezas Baluartadas da Raia, que integra os conjuntos fortificados de Almeida, Elvas, Marvão e Valença, deverá voltar a falhar a classificação como Património Mundial da UNESCO. De acordo com o Expresso, o Comité do Património Mundial, que se reúne no final de julho, na Coreia do Sul, deverá recomendar o adiamento da proposta portuguesa, naquele que será o quarto veto consecutivo a uma candidatura nacional.

O parecer do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) considera que o Valor Universal Excecional apresentado continua sem estar suficientemente fundamentado, defendendo que o Estado português resolva as questões levantadas antes de avançar novamente com o processo. A candidatura é promovida pelos municípios envolvidos, com acompanhamento da Comissão Nacional da UNESCO e coordenação do Instituto do Património. Portugal não vê uma nova classificação aprovada desde 2019, ano em que o Real Edifício de Mafra e o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, passaram a integrar a lista do Património Mundial.

Estremoz: “viagem pelas vivências e dinâmicas sociais” em redor do Rossio Marquês de Pombal este sábado

No âmbito das comemorações do centenário da elevação de Estremoz à categoria de cidade (1926–2026), a associação CIDADE – Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz , apresenta um conjunto de visitas alusivas à temática: a próxima está marcada para este sábado, 13 de junho, no Rossio Marquês de Pombal.

A iniciativa, marcada para as 16h00, promete ser uma “viagem pelas vivências e dinâmicas sociais” em redor do icónico Rossio Marquês de Pombal, conduzida por João Jaleca..

A participação é aberta a todos e não carece marcação prévia.

Pioneiros do CNE de Elvas promovem ação de limpeza junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara

A Comunidade n.º 16 de Pioneiros do Agrupamento 158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promove, este sábado, dia 13 de junho, uma ação de limpeza na área envolvente do Santuário de Nossa Senhora da Enxara, em Campo Maior.

A iniciativa terá início pelas 9 horas e pretende contribuir para a preservação e valorização daquele espaço de referência patrimonial e religiosa do concelho.

Aberta à participação de toda a comunidade, a atividade desafia os cidadãos a juntarem-se aos escuteiros numa manhã dedicada à proteção do ambiente e ao cuidado dos espaços comuns.

A ação conta com o apoio do Município de Campo Maior, reforçando o espírito de colaboração entre instituições e a promoção de valores de cidadania ativa e responsabilidade ambiental.

Parlamento aprova confisco de bens obtidos de forma ilícita mesmo sem condenação ao abrigo da anticorrupção europeia

A Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, a versão final da proposta de lei do Governo que altera o mecanismo da perda alargada de bens a favor do Estado. O novo diploma, que transpõe uma diretiva europeia, permite o confisco dos lucros da atividade criminosa mesmo nos casos em que o arguido não seja efetivamente condenado em tribunal. A votação final global do documento contou com os votos favoráveis do PSD, Chega e CDS-PP, tendo recebido a oposição do PS, IL e BE, e a abstenção do Livre, PCP, PAN e JPP. O decreto parlamentar segue agora diretamente para o Palácio de Belém para análise e promulgação pelo Presidente da República.

A medida legislativa decorre diretamente da Agenda Anticorrupção aprovada pelo executivo liderado por Luís Montenegro em junho de 2024, tendo o respetivo texto sido validado em Conselho de Ministros em dezembro de 2025. Ao longo do seu percurso parlamentar, a proposta gerou intenso debate em plenário; embora as várias forças políticas tenham sido unânimes na premissa de que o “crime não pode compensar”, partidos como o PS alertaram para os riscos constitucionais de retirar bens a cidadãos sem uma condenação judicial prévia, considerando que tal solução poderia colocar em causa direitos fundamentais.

Apesar das reservas manifestadas pela oposição, o documento acabou por passar na especialidade, na Comissão de Assuntos Constitucionais, sem sofrer alterações estruturais na sua essência. De acordo com a redação do texto final aprovado, o confisco de património incongruente e de bens obtidos de forma ilícita avançará sempre que tenha sido instaurado um procedimento criminal, aplicando-se de forma abrangente mesmo perante situações específicas como a doença ou morte do arguido, a amnistia dos crimes ou a prescrição dos mesmos.

Festival da Idade de Ouro chega a São Vicente este sábado

O “Festival da Idade de Ouro”, promovido pela Câmara Municipal de Elvas ao longo do mês de junho, prossegue este sábado, dia 13, com mais um almoço-convívio dedicado à população sénior, desta vez em São Vicente, a ter lugar no Pavilhão Multiusos da freguesia.

A iniciativa integra um conjunto de sete almoços realizados em diferentes freguesias do concelho, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, incentivar o convívio e reforçar os laços de proximidade entre os participantes.

Depois das primeiras iniciativas realizadas em Barbacena, Vila Fernando e Varche, o festival chega agora a São Vicente, proporcionando aos seniores um momento de confraternização, animação e partilha.

O programa do “Festival da Idade de Ouro” continua ao longo do mês, passando pela Terrugem, no dia 20, Santa Eulália, no dia 21, e Vila Boim, no dia 27. A edição deste ano encerra no dia 28 de junho, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Elvas reforça o seu compromisso com a valorização da população sénior, promovendo atividades que contribuem para o bem-estar, a inclusão social e a qualidade de vida dos munícipes.

Inscrições para programa OMTL da Câmara de Elvas abertas até segunda-feira

A Câmara Municipal de Elvas tem em curso, até segunda-feira, dia 15 de junho, as inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), para jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes no concelho.

Este programa é para jovens inseridos no sistema de ensino ou no sistema de formação profissional que, durante o período de férias escolares, queiram ocupar quatro horas diárias, durante duas semanas e receber uma bolsa.

Com o OMTL, o Município pretende promover nos jovens a aproximação a atividades profissionais enriquecedoras em aquisição de conhecimentos; além de sugerir valores de companheirismo e relacionais, de forma a consciencializá-los da importância e relevância do voluntariado.

O objetivo passa ainda por dotar os participantes de capacidades individuais, descobrir as que os próprios desconhecem e ter um contacto efetivo com o mundo laboral, dotando-os de experiências práticas.

Juventude, cultura e desporto em destaque na última reunião da Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quinta-feira, 11 de junho, em sessão ordinária, tendo aprovado um conjunto de propostas e medidas nas áreas da cultura, juventude, desporto, ação social, mobilidade, turismo e apoio ao movimento associativo.

Entre os assuntos em destaque esteve a aprovação da proposta de comemorações do Dia Internacional da Juventude 2026, iniciativa que visa assinalar esta data com um conjunto de atividades dirigidas aos jovens do concelho, promovendo a participação ativa, o convívio, a cidadania e a valorização do papel das novas gerações na comunidade. A autarquia continua assim a reforçar a aposta em políticas de juventude, criando oportunidades de envolvimento e dinamização para os jovens elvenses.

Na área cultural, foi aprovada a celebração de parcerias para a realização do Festival Ibérico de Cinema das Crianças e do Weekend Art 2026, em colaboração com a Associação Sociocultural Gota d’Arte. Mereceu igualmente aprovação a realização de questionários junto da população e agentes do setor turístico, no âmbito da elaboração do Plano Estratégico de Turismo da Cidade de Elvas.

Os eleitos aprovaram ainda diversos pedidos de apoio e colaboração, entre os quais a entrada de crianças do EB1/JI da Raposeira nas piscinas municipais, a cedência das Piscinas Municipais ao Ar Livre para a realização do III Torregri de Cadetes, o apoio ao XXXVIII Encontro de Ginástica Cidade de Elvas, bem como a realização de mais uma edição do Bazar de Velharias da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses.

Na área social e de acessibilidade, foi aprovada uma proposta de atribuição de habitação social em regime de transmissibilidade e o Inventário Municipal de Barreiras à Mobilidade e Acessibilidade, documento que permitirá identificar constrangimentos existentes e definir futuras intervenções de melhoria no espaço público.

Foi igualmente aprovada a proposta de parceria para a realização dos eventos desportivos “X-Offroad Super SSV”, agendado para os dias 27 e 28 de junho.

As propostas relativas à candidatura do Município de Elvas ao projeto-piloto “Multibanco Social”, que previa a instalação de caixas automáticas em zonas rurais isoladas, e ao reforço operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foram reprovadas.

Foram ainda deliberados apoios ao Clube Elvense de Natação e à Associação Coletivo Artístico 7350.

“Star Wars: The Mandalorian e Grogu” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

O filme “Star Wars: The Mandalorian e Grogu” vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 12 de junho, às 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O Império caiu e os senhores da guerra imperiais permanecem espalhados pela galáxia. Enquanto a incipiente Nova República trabalha para proteger tudo pelo que a Rebelião lutou, recrutam o lendário caçador de recompensas Mandaloriano Din Djarin e o seu jovem aprendiz Grogu.

Bilhetes à venda meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus, ou na Ticketline.

Crime brutal em Badajoz: morto desmembrado e despejado em terreno que depois foi incendiado

A cidade de Badajoz permanece em choque após a confirmação da morte de David Salazar, de 33 anos, desaparecido desde o passado domingo, 7 de junho. O homem tinha saído de casa, no bairro de Suerte de Saavedra, alegadamente para comprar doces para os três filhos, mas nunca regressou. A denúncia do desaparecimento deu origem a uma intensa operação de busca, envolvendo a Polícia Nacional, familiares, amigos e dezenas de voluntários.

Segundo a investigação, David Salazar foi visto pela última vez num estabelecimento comercial situado na zona onde residia. Nos dias seguintes, a associação SOS Desaparecidos divulgou alertas para tentar localizar o jovem pacense, descrito pelos familiares como uma pessoa muito querida no bairro e sem antecedentes que justificassem um desaparecimento voluntário. Uma câmara de videovigilância terá captado os seus últimos movimentos conhecidos, embora as autoridades nunca tenham confirmado oficialmente esse elemento da investigação. (Extremadura 7Dias)

Na tarde de quarta-feira, a Polícia Nacional confirmou a localização do corpo numa área próxima de Cerro de Reyes e do acesso ao bairro do Tulio. O cadáver apresentava sinais evidentes de violência e foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Badajoz para realização da autópsia. As autoridades procederam também à detenção de um homem suspeito de envolvimento nos factos, tendo sido decretado segredo de justiça. (europapress.es)

De acordo com o advogado da família da vítima, Fernando Cumbres, David Salazar teria uma alegada dívida de 2.250 euros para com o suspeito detido. O causídico considera que este poderá ter sido um dos motivos na origem do crime, embora tenha frisado que cabe agora à investigação judicial apurar todas as circunstâncias e responsabilidades. O processo encontra-se sob segredo de justiça, pelo que as autoridades espanholas não confirmaram oficialmente esta informação.

De acordo com informações avançadas pelo jornal espanhol El País, o suspeito terá confessado o homicídio durante os interrogatórios conduzidos pela Polícia Nacional. O mesmo jornal refere que o corpo terá sido desmembrado e colocado em sacos de plástico, existindo ainda indícios de uma tentativa de destruição dos vestígios através de fogo numa zona isolada da cidade. Contudo, a investigação permanece em curso e as autoridades evitam confirmar publicamente muitos dos detalhes conhecidos através da comunicação social. O delegado do Governo em Extremadura, José Luis Quintana, apelou à prudência, sublinhando que o processo continua protegido pelo segredo de sumário. (El País)

Entretanto, a família de David Salazar emitiu um comunicado através do advogado Fernando Cumbres, no qual manifesta “um sofrimento impossível de expressar por palavras”. No texto, os familiares pedem respeito pela memória da vítima e agradecem o trabalho desenvolvido pela Brigada de Homicídios da Polícia Nacional de Badajoz, bem como o apoio prestado por todas as pessoas que participaram nas buscas. “Estamos destruídos pela dor. David era um filho, um pai, um familiar e um amigo profundamente querido”, refere a nota divulgada à comunicação social. A família apelou ainda para que lhes seja permitido despedirem-se do ente querido na intimidade e sem a divulgação de detalhes desnecessários ou sensacionalistas sobre o crime. (Extremadura 7Dias)

Nos últimos dias, o ambiente em Suerte de Saavedra tornou-se particularmente tenso. A presença policial junto do estabelecimento comercial associado às últimas movimentações conhecidas de David motivou concentrações de populares exigindo justiça. Alguns desses protestos degeneraram em confrontos com as forças de segurança, tendo sido registados arremessos de pedras e ferimentos ligeiros em elementos policiais. Um agente da polícia nacional ficou ferido após ter sido atingido por uma pedrada. A própria família da vítima fez questão de se demarcar destes incidentes, apelando à serenidade e ao respeito pelo trabalho das autoridades judiciais. (El País)

O advogado da família considera que poderão existir circunstâncias que apontem para uma ação planeada, embora sublinhe que será a investigação judicial a determinar todas as responsabilidades e a esclarecer a motivação do crime. Algumas linhas de investigação referidas pela imprensa espanhola apontam para a eventual existência de conflitos ou questões económicas entre a vítima e o suspeito detido, hipóteses que não foram confirmadas oficialmente pelas autoridades. (El País)

A instrução do processo encontra-se a cargo do Tribunal de Instrução n.º 3 de Badajoz. Enquanto decorrem as diligências judiciais, familiares, amigos e vizinhos continuam a lamentar a morte de David Salazar, descrito por muitos como um homem dedicado à família e aos filhos. O caso, pela violência dos contornos conhecidos até ao momento, tornou-se um dos acontecimentos mais marcantes dos últimos tempos na cidade fronteiriça espanhola, gerando uma onda de consternação que ultrapassou as fronteiras da Extremadura.

A juíza titular do lugar 3 da Secção de Instrução do Tribunal de Instância de Badajoz decretou a prisão preventiva, comunicada e sem direito a fiança para o homem detido pela morte de um indivíduo na capital pacense, cujo corpo sem vida foi encontrado na passada quarta-feira, 10 de junho.

A magistrada determinou igualmente o segredo de justiça sobre o processo, enquanto a Polícia Nacional continua a investigar as circunstâncias do crime.

Fronteira lança concurso para reabilitação da histórica ponte sobre a Ribeira Grande

A Câmara Municipal de Fronteira anunciou a abertura do concurso público para a empreitada de reabilitação e adaptação da histórica ponte sobre a Ribeira Grande, num investimento com valor base de 872 mil euros, já candidatado ao programa de financiamento Alentejo 2030.

A intervenção prevê a requalificação integral da estrutura existente, que passará a ser destinada exclusivamente ao tráfego pedonal e ciclável, reforçando a aposta do município na mobilidade sustentável e na valorização do património local.

Segundo a autarquia, o projeto assume uma dimensão que ultrapassa a componente infraestrutural. A ponte representa um elemento de forte significado para a população fronteirense, sendo encarada como um símbolo da memória coletiva e da identidade do concelho.

Após a conclusão da obra, a travessia continuará a assegurar a ligação entre as duas margens da Ribeira Grande, mas com uma nova vocação, orientada para o lazer, a fruição do espaço público e o contacto com a natureza.

A reabilitação da ponte integra-se na estratégia de desenvolvimento do Centro Ecoturístico da Ribeira Grande, um projeto mais abrangente que contempla a requalificação paisagística das margens da ribeira e a criação de condições para a prática de atividades ao ar livre.

Paralelamente a esta intervenção, a Câmara Municipal tem mantido contactos regulares com o Ministério das Infraestruturas relativamente à melhoria das acessibilidades rodoviárias no concelho.

Nesse âmbito, a autarquia confirmou que a construção da nova ponte rodoviária sobre a Ribeira Grande avançará durante o segundo semestre de 2026, uma obra considerada estratégica para reforçar a mobilidade e a segurança das ligações na região.

Portalegre: Piscinas da Quinta da Saúde e de Alegrete abrem este sábado

As Piscinas da Quinta da Saúde e de Alegrete, no concelho de Portalegre, abrem este sábado, dia 13 de junho, informa a Câmara Municipal.

As dias piscinas vão funcionar das 10h00 às 20h00, sendo que a da Quinta da Saúde encerra à segunda-feira e a de Alegrete à quinta-feira.

“Aproveite o verão para se refrescar nas nossas piscinas”, diz o Município de Portalegre nas redes sociais.

Jorge Fernando e Fábia Rebordão encerram Festival de Fado de Estremoz com concerto de entrada livre

Jorge Fernando e Fábia Rebordão sobem ao palco, no Parque da Porta de Santa Catarina, em Estremoz, este sábado, dia 13 de junho, pelas 22h00, para um concerto que encerra a quinta edição do Festival de Fado de Estremoz.

O espetáculo marca um dos momentos de destaque do certame dedicado ao fado, que desde dia 3 de maio tem vindo a reunir fadistas locais e artistas de referência da música portuguesa, promovendo a valorização deste património cultural.

Com entrada livre, o concerto promete juntar duas vozes reconhecidas do panorama fadista nacional. A iniciativa é organizada pelo Município de Estremoz, com o apoio de várias entidades e parceiros, entre os quais a RTP e a Antena 1.

O Festival de Fado de Estremoz tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos culturais da região alentejana, atraindo visitantes e apreciadores de fado de todo o país. O concerto de encerramento, protagonizado por Jorge Fernando e Fábia Rebordão, pretende celebrar a música portuguesa num ambiente de convívio e acesso gratuito à comunidade.

Feira de Verão da Cars M&S reúne mais de 60 viaturas em Elvas até domingo

A Feira de Verão da Cars M&S promete atrair todos aqueles que procuram adquirir uma nova viatura. O evento, que começou na passada quarta-feira, 10 de junho, prolonga-se até domingo, dia 14, decorre no stand da empresa localizado na Avenida da Europa, n.º 23, em Elvas.

A iniciativa reúne mais de 60 automóveis em exposição, aos quais se juntam outras viaturas disponíveis no parque da empresa, na Zona Industrial de Elvas. Segundo António Santos, responsável da Cars M&S, os visitantes podem encontrar uma oferta diversificada, abrangendo praticamente todas as principais marcas do mercado automóvel.

“Temos aqui à volta de 60 e tal viaturas em exposição e temos mais algumas ainda no outro parque. Desde Fiat, Renault e Mitsubishi até Mercedes-Benz e BMW, temos praticamente todas as marcas representadas”, afirmou.

A Cars M&S, empresa elvense que celebra 11 anos de atividade em setembro, dispõe ainda de instalações na Rua da Holanda, n.º 7, na Zona Industrial, onde mantém a sua oficina própria e um parque adicional de viaturas.

Durante a feira, os visitantes podem beneficiar de condições especiais de aquisição e de ofertas surpresa associadas à concretização de negócios. Entre os modelos em destaque encontram-se as viaturas bifuel, que funcionam a gasolina e gás, e também os modelos híbridos plug-in e elétricos, cuja procura tem vindo a aumentar. “Com os preços dos combustíveis como estão atualmente, os veículos bifuel têm tido uma boa aceitação. Também os plug-in e elétricos estão a ser cada vez mais procurados pelos clientes”, explicou António Santos.

O responsável convida a população a visitar a feira durante os últimos dias do certame, sublinhando o compromisso da empresa em ajudar os clientes a encontrar a solução automóvel mais adequada às suas necessidades. “Venham visitar-nos até domingo. Cá estaremos para ajudar a concretizar o sonho das pessoas”, concluiu o responsável.

A Feira de Verão da Cars M&S pode ser visitada até à tarde de domingo, oferecendo aos interessados a oportunidade de conhecer de perto uma vasta seleção de veículos e as novidades do setor automóvel.

DECO considera Seguro de Vida no Crédito Habitação como proteção essencial para a família e para o banco

Embora não seja obrigatório por lei, o seguro de vida é frequentemente exigido pelas instituições bancárias como condição para a aprovação do crédito habitação. Este mecanismo garante o risco de morte da pessoa segura e pode incluir coberturas complementares para invalidez, acidente ou desemprego, funcionando como uma salvaguarda financeira que minimiza o impacto económico de eventos graves na vida dos consumidores.

A lei permite que o consumidor escolha livremente a seguradora onde pretende contratar a apólice. No entanto, é comum os bancos proporem um seguro próprio em troca de uma redução no spread do empréstimo. Para tomar a melhor decisão, recomenda-se que o consumidor realize simulações comparativas, analisando não só a prestação imediata, mas também a projeção dos prémios a pagar ao longo de toda a vigência do contrato.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro organiza 3.ª edição do Curso de Inglês de Verão para Jovens

O Campus > Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro vai realizar, entre os dias 6 e 10 de julho de 2026, a terceira edição do seu Curso de Inglês de Verão para Jovens. Dirigida a participantes com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, a formação decorrerá diariamente das 9h00 às 13h00, focando-se no desenvolvimento de competências de compreensão e produção oral e escrita através de uma abordagem eminentemente prática, comunicativa e participativa. As inscrições já estão abertas através de formulário online, com um custo de 35€ para o agregado familiar de colaboradores do Grupo Nabeiro e de 40€ para o público em geral.

O programa pedagógico foi desenhado à medida do universo jovem, recorrendo a ferramentas dinâmicas como diálogos, vídeos, músicas e textos curtos para a exploração de vocabulário, gramática e situações do quotidiano. De forma a consolidar a aprendizagem de forma fluida, o curso apostará fortemente em atividades interativas, trabalhos em grupo, jogos pedagógicos, simulações e role plays, muitas das quais serão dinamizadas ao ar livre aproveitando o próprio espaço envolvente do Campus >.

O link para inscrição é https://forms.cloud.microsoft/e/7ZXihLcZp6

Luís Moreira Testa pede esclarecimentos ao Governo sobre construção da nova ponte da Ribeira Grande

O deputado do Partido Socialista eleito pelo círculo de Portalegre, Luís Moreira Testa, questionou o Governo sobre o estado do processo de construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande, na Estrada Nacional 245, entre os concelhos de Fronteira e Alter do Chão, defendendo que a obra deve avançar “no mais curto prazo possível”.

Numa pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, o parlamentar socialista recorda que esta é uma infraestrutura há muito reivindicada pelas populações da região e cuja necessidade se tornou ainda mais urgente após os graves danos sofridos pela atual ponte na sequência de fenómenos meteorológicos extremos.

Perante a impossibilidade de utilização da travessia existente, foi implementada uma solução provisória. Contudo, diz Moreira Testa, esta continua a apresentar limitações, ficando sujeita a interrupções durante períodos de maior pluviosidade e quando se verifica um aumento significativo do caudal da Ribeira Grande.

“Está em causa uma importante ligação rodoviária para as populações, para a atividade económica da região e para os serviços públicos, e a solução provisória encontrada mantém os constrangimentos para quem depende desta via”, sublinha o deputado do PS.

Na sequência do anúncio da Infraestruturas de Portugal relativo ao lançamento do procedimento para a construção da nova ponte, o deputado pretende conhecer o ponto de situação do processo. Entre as questões colocadas ao Governo, Luís Moreira Testa quer saber se a empreitada já foi adjudicada e, em caso afirmativo, qual a entidade responsável pela execução da obra, qual o prazo contratual previsto e quando terão início os trabalhos no terreno.

Além da construção da nova infraestrutura, o deputado socialista manifesta preocupação com as condições da travessia provisória atualmente em funcionamento. Nesse sentido, questiona o Governo sobre as medidas previstas para garantir a sua operacionalidade e segurança, bem como sobre a eventual adoção de soluções complementares que permitam reduzir os condicionamentos frequentes durante os períodos de maior precipitação.

A nova ponte sobre a Ribeira Grande é considerada uma infraestrutura estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento económico do norte do distrito de Portalegre, sendo aguardada com expectativa pelas populações e agentes económicos da região.

PSD lamenta chumbo da proposta para candidatura ao «Multibanco Social» em Elvas

Na reunião de câmara de 27 de maio de 2026, foi reprovada a proposta da vereadora Margarida Coelho de Paiva (PSD) para que o município de Elvas se candidatasse ao projeto-piloto «Multibanco Social», da SIBS e do Banco de Portugal, que visa instalar caixas automáticas em freguesias sem acesso a dinheiro físico. A iniciativa identificava como prioritárias as localidades de Varche, Calçadinha e Vila Fernando e, embora não implicasse qualquer encargo financeiro para a autarquia — limitando-se ao envio de um ofício institucional —, acabou chumbada com o voto favorável único da proponente. O executivo justificou a rejeição com a preferência em manter os pontos de numerário já existentes, o argumento de que a candidatura ainda não está formalmente aberta e acusações de demagogia, justificações que foram prontamente contestadas pela vereadora social-democrata.

No período de antes da ordem do dia da mesma sessão, Margarida Coelho de Paiva aproveitou ainda para confrontar o executivo camarário sobre vários assuntos pendentes do concelho, questionando o ponto de situação dos elevadores da biblioteca municipal, o número de espetáculos no Coliseu, o estado de degradação da Rua Conselheiro António Coelho Ventura e a falta de receção de um ofício pelo presidente do hospital. A vereadora deixou também um conjunto de recomendações à liderança do município, focadas na Estrada da Vinha da Amada, na limpeza do Jardim das Laranjeiras, no tratamento dos separadores da Avenida de Badajoz e na articulação com a CIMAA para a disponibilização de uma aplicação de transportes públicos.

Montemor-o-Novo “viaja” este fim de semana até à Idade Média

O Castelo de Montemor-o-Novo volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição da Feira Medieval, que decorre entre hoje e domingo, de 12 a 14 de junho. A iniciativa é promovida pelo Município de Montemor-o-Novo e promete três dias de recriação histórica, animação e tradição.

Ao longo do fim de semana, o castelo e a sua envolvente recebem diversas atividades inspiradas na época medieval, incluindo música de época, demonstrações de ofícios antigos, mercado tradicional, recriações históricas, espetáculos de rua e torneios de armas.

A feira tem como objetivo valorizar o património histórico da cidade e reforçar a atratividade turística do concelho. O recinto deverá reunir artesãos, mercadores e artistas, recriando o ambiente vivido dentro das muralhas da vila em séculos passados.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, a iniciativa integra a estratégia de promoção turística do concelho, procurando atrair visitantes e dar a conhecer não só a feira, mas também o património, a oferta de alojamento e outros pontos de interesse do território.

“É algo que nos ajuda a promover a vinda a Montemor, a visita a Montemor, para conhecer não apenas a Feira Medieval, mas também o concelho, portanto, o convite que nós fazemos aos visitantes é que possam passear pela cidade, conhecer o concelho, poder ficar até num dos nossos turismos rurais ou hotéis e poder usufruir de Montemor. Mas é também uma experiência histórica, uma vez que nos leva a tempos antigos e ajuda a perceber um pouco como é que decorria nesses tempos, esse relacionamento, o que as pessoas vestiam, o que as pessoas comiam, enfim, ter aqui algum contacto com aquilo que deve ser a nossa memória e a nossa história, que é fundamental. É isso que propomos no âmbito da feira”, assegura o autarca.

O programa inclui cortejos temáticos, demonstrações de ofícios tradicionais, gastronomia inspirada na época, dança, bem como atividades de cariz cultural e pedagógico, destinadas a proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva na história medieval.

Detido por posse de arma proibida no concelho de Nisa

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Portalegre, deteve um homem de 43 anos pelo crime de detenção de arma proibida, no concelho de Nisa. A detenção ocorreu na sequência do cumprimento de um mandado de busca domiciliária, emitido pelo Tribunal Judicial de Nisa, no âmbito de uma investigação conduzida pelo Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA).

Durante a operação, os militares apreenderam uma carabina de ar comprimido modificada para calibre .22LR com mira telescópica, uma caixa com 40 munições do mesmo calibre, uma segunda carabina de ar comprimido calibre 4,5 mm, uma caixa de chumbos e um monóculo de visão noturna. O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Nisa para primeiro interrogatório, tendo-lhe sido aplicadas apresentações quinzenais no posto da área de residência, ficando a aguardar o desenrolar do processo em liberdade. A ação contou ainda com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Portalegre e do Núcleo de Proteção Ambiental de Nisa.

Borba assinala aniversário da Batalha de Montes Claros a 17 de junho

O concelho de Borba prepara-se para comemorar mais um aniversário da histórica Batalha de Montes Claros, um dos acontecimentos mais marcantes do passado militar e político de Portugal, na época da Restauração. Para assinalar a efeméride, o Município vai promover a habitual cerimónia oficial diretamente no local do confronto, prestando tributo à memória dos combatentes.

Em declarações sobre a importância do evento, o presidente da Câmara Municipal de Borba, Pedro Esteves, sublinhou que a data ultrapassa largamente o interesse local, assumindo uma dimensão patriótica. “É um momento importante para o concelho e também é um momento importante para Portugal. Temos também que comemorar tudo aquilo que são as nossas vitórias e a nossa independência nacional. E este é um marco”, defendeu o autarca.

Travada a 17 de junho de 1665 em solo borbense, a Batalha de Montes Claros pôs fim de forma categórica às pretensões espanholas de reaver o trono português. O edil lembrou o papel definitivo que o confronto teve no desenho do Portugal contemporâneo.

“Apesar de haver algumas divergências, foi a última batalha importante da restauração e Portugal é o que é também à conta da Batalha de Montes Claros”, apontou Pedro Esteves, acrescentando com orgulho: “Na batalha de Montes Claros, finalmente conseguimos vencer as tropas de Leão e Castela e restaurar a independência nacional.”

A homenagem junto ao padrão comemorativo serve, por isso, como “a forma de homenagear também os portugueses que nessa batalha estiveram”, salvaguardando a memória coletiva e a identidade do território para as futuras gerações.

A cerimónia militar e institucional conta com a presença das forças vivas da região, a 17 de junho junto ao padrão comemorativo da batalha que selou a independência de Portugal e que tinha tido também a 14 de janeiro de 1659 a primeira grande vitória desta campanha, na Batalha das Linhas de Elvas.

Bombeiros de Campo Maior lançam campanha “Garrafa Solidária 2026” para reforçar apoio durante incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior está a promover, um ano mais, a campanha “Garrafa Solidária”, uma iniciativa que visa reforçar o apoio aos operacionais durante o período crítico dos incêndios rurais.

A ação consiste na recolha de garrafas de água de 0,33L e 0,50L, que podem ser entregues diretamente no quartel da corporação, assegurando um apoio prático e imediato aos operacionais, nomeadamente no que diz respeito à hidratação e à preparação das saídas para incêndios.

Segundo o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Luís Fava, o objetivo é garantir melhores condições de hidratação e logística para os bombeiros durante as operações no terreno.

Sublinhando a importância da iniciativa e o seu reforço este ano, tendo em conta o previsível agravamento do risco de incêndio em todo o país, Luís Fava adianta que a campanha foi este ano antecipada: “a direção tem vindo sempre a apostar nesta iniciativa e, este ano, estamos a começar mais cedo, uma vez que 2026 vai a ser um ano muito complicado para todas as corporações de Portugal”.

O responsável explicou ainda que os bombeiros recebem kits individuais de primeira necessidade antes de cada deslocação, incluindo água e alimentos, especialmente em situações em que podem estar longe dos pontos habituais de refeição.

“Pode haver casos em que estejam afastados das áreas onde se fazem as refeições, por isso cada bombeiro leva um pequeno saquinho individual preparado para esse efeito”, esclarece.

A campanha da “Garrafa Solidária” incentiva a participação da comunidade local, bastando para isso entregar as garrafas no quartel da corporação e, se desejado, registar simbolicamente o gesto com uma fotografia no local.

“Contamos consigo. Juntos, pelos nossos bombeiros, fazemos a diferença”, diz ainda Luís Fava, apelando ao apoio da comunidade de Campo Maior.

Arkus promove arraial de Santo António esta sexta-feira em Elvas

A Arkus – Associação Juvenil de Elvas abre as portas da sua sede esta sexta-feira, 12 de junho, para mais uma edição do tradicional arraial de Santo António, prometendo uma noite de muita animação, convívio e tradição.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a iniciativa resulta de uma parceria entre a Arkus, a Gota d’Arte e a Banda 14 de Janeiro, juntando música ao vivo, sardinhas assadas e o espírito festivo característico dos Santos Populares.

O arraial tem início marcado para as 20 horas e decorrerá no espaço exterior da sede da associação, na Avenida 14 de Janeiro, junto à Escola Superior de Biociências de Elvas.

Melanie Carona, uma das responsáveis da Arkus, destaca a importância da colaboração entre as três coletividades elvenses, sublinhando que esta união pretende fortalecer o movimento associativo local. “Esta parceria começou no ano passado e, como é óbvio, quisemos continuar. Vai continuar a parceria das três associações: a Gota d’Arte, a Banda e a Arkus”, assegura.

“Convidamos todas as pessoas a virem ao nosso arraial. A partir das oito da noite podem vir divertir-se como sempre se divertem. Vamos ter a Banda connosco, vamos ter o pessoal da Gota d’Arte também. Manter estas parcerias é importante entre as associações para mostrar que estamos uns com os outros e não uns contra os outros”, refere.

A responsável garante ainda que não faltará motivos para participar na festa. “Na Arkus, como sempre, a partir das 20 horas, vai haver muita sardinha, muita diversão e muita parceria”, acrescenta.

O evento é aberto a toda a população e a todos os que queiram associar-se à celebração, num ambiente de convívio e partilha que assinala uma das mais populares tradições desta época do ano.

Sunset “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” promove a singularidade vitivinícola de Portalegre

Com o objetivo de consolidar a promoção e o posicionamento dos Vinhos de Altitude | Serra de São Mamede, o Município de Portalegre promove, no próximo dia 13 de junho, entre as 18h00 e as 23h00, na Praça da República, o evento Sunset Vinhos de Altitude Serra de São Mamede.

Concebido em formato wine market, o evento resulta de uma parceria entre o Município de Portalegre, os produtores de vinho participantes e os empresários da restauração e dos bares da Praça da República, que se associam à iniciativa, reforçando a sua componente gastronómica e proporcionando uma experiência integrada de degustação e convívio.

O Sunset pretende valorizar e dar a conhecer os vinhos produzidos na Serra de São Mamede, destacando a identidade única deste território e a qualidade reconhecida dos seus produtores, num ambiente descontraído e de celebração do verão.

A programação inclui ainda uma forte componente cultural e de animação, com a atuação do projeto “Notas de Jazz”, às 18h00, e do músico Diogo Zambujo, às 21h00, contribuindo para uma experiência diferenciadora que alia vinho, gastronomia e música.

Avis volta a estar em destaque com fim de semana dedicado ao remo

Nos dias 13 e 14 de junho, as águas da Albufeira do Maranhão, em Avis, voltam a ser o palco principal do remo nacional com a realização de duas importantes competições. O fim de semana desportivo arranca no sábado, às 10h00, com o Campeonato Regional de Velocidade Sul, uma prova crucial do calendário regional organizada pela Associação de Remo do Sul e Ilhas, que trará à região jovens promessas em representação de diversos clubes, contando com o apoio do Município de Avis e da Federação Portuguesa de Remo.

O programa prossegue na tarde de sábado, a partir das 15h00, e durante a manhã de domingo, com início às 09h00, com a disputa da 16.ª edição do prestigiado Troféu de Remo Mestre de Avis. Esta iniciativa, organizada pela Federação Portuguesa de Remo em parceria com o Município, a Associação Regional e o IPDJ, vai reunir todos os escalões de formação — dos Sub 9 aos Sub 19, em masculinos e femininos —, prometendo testar o talento do futuro do remo nacional num ambiente de grande competitividade.

Regimento de Artilharia N.º 5 em destaque na Expo Forças Armadas 2026 nos Açores

No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), sediado em Vendas Novas, marcou presença na Expo Forças Armadas 2026, que decorreu entre os dias 6 e 10 de junho na Marina da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Açores. O evento teve como finalidade promover a proximidade e o contacto direto da população com os três Ramos das Forças Armadas, permitindo ao público conhecer de perto os meios operacionais, esclarecer dúvidas sobre as missões nacionais e internacionais, e descobrir as diversas oportunidades de carreira e recrutamento disponíveis para os jovens.

O grande destaque do espaço expositivo do RA5 foi o Sistema Mini-UAV RAVEN RQ-11B, um drone de vigilância e reconhecimento em tempo real operado pela Companhia de Sistemas de Vigilância da unidade, essencial para a aquisição de objetivos e proteção avançada de forças terrestres. Esta tecnologia de ponta captou a atenção de centenas de visitantes, especialmente do público mais jovem, que puderam interagir com os militares operacionais; estes profissionais partilharam ainda a experiência do regimento além-fronteiras, que atualmente opera este sistema em missões internacionais da ONU e da NATO na República Centro-Africana e na Roménia, preparando-se também para projetar militares muito em breve para a Eslováquia.

AADP conquista 2.º lugar no Km Jovem e soma três medalhas no Torneio Interassociações

A Seleção da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) esteve em grande destaque no Torneio Interassociações de Km Jovem e Duatlo, realizado no dia 10 de junho, em Arraiolos. A competição, que reuniu as comitivas regionais de Portalegre, Beja, Évora, Setúbal, Castelo Branco, Algarve e Santarém, culminou com um brilhante segundo lugar coletivo para a AADP no Km Jovem, um resultado expressivo que evidencia o crescimento e a qualidade do trabalho desenvolvido no atletismo jovem do distrito.

A nível individual, os atletas subiram ao pódio por três vezes, com Luiz Otávio a sagrar-se vice-campeão (medalha de prata) no Duatlo Sub-16, enquanto Dinis Pinto arrecadou o bronze no Km Jovem e Matilde Sousa garantiu também a medalha de bronze no Duatlo Sub-14. Numa demonstração de grande evolução e consistência competitiva, a comitiva da AADP alcançou ainda 11 recordes pessoais nas 22 provas realizadas, levando a direção da associação a felicitar publicamente todos os atletas e envolvidos por este sucesso coletivo.

Politécnico de Portalegre tem novo mestrado na área da formação de professores

O Politécnico de Portalegre reforçou a sua oferta formativa com o lançamento do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integrado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, este novo curso surge num contexto de crescente necessidade de docentes nas escolas, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados para responder de forma eficaz aos desafios atuais do sistema educativo português.

O novo mestrado tem a grande vantagem de habilitar os estudantes para a docência em dois grupos de recrutamento distintos e inclui dois períodos de estágio em contexto escolar real. Graças à legislação em vigor, estes estágios já serão remunerados, oferecendo uma excelente oportunidade de inserção e valorização profissional logo durante o percurso académico dos futuros professores.

Manuel Santa vence 13.º Concurso de Flauta de Bisel em Elvas

A Escola Básica de Santa Luzia, em Elvas, foi o palco da final do 13.º Concurso de Flauta de Bisel – Delta Cafés, uma iniciativa integrada na semana cultural “Alentejo, território com futuro” que reuniu a comunidade escolar numa votação final através de uma plataforma online. O grande vencedor desta edição foi o aluno Manuel Santa, que se destacou entre os cinco finalistas que alcançaram a fase decisiva — um grupo que incluiu também Joana Machado, Gonçalo Nascimento, Tomás Martins e Madalena Hígino, todos eles premiados num universo inicial de 25 participantes do 2.º ciclo.

Promovido pelo professor de Educação Musical António Raimundo, o concurso desafiou os jovens músicos a demonstrarem o seu nível técnico e expressivo através da interpretação de uma obra facultativa. O docente responsável fez um balanço muito positivo do evento, sublinhando a elevada competência demonstrada ao nível da interpretação instrumental, bem como o sentido de responsabilidade, a dedicação e o profundo gosto pela música evidenciados por todos os alunos envolvidos, que foram ainda reconhecidos com certificados de participação.

Incêndio rural na Terrugem

Os Bombeiros foram chamados para um incêndio rural na Terrugem, com o alerta a ser dado às 17.04 horas.

No local, onde está a arder mato, estão já 34 operacionais e nove viaturas dos Bombeiros de Elvas, Alandroal, Arronches, Monforte e Vila Viçosa.

Dia de Portugal celebrado em Badajoz com música e literatura

A vizinha cidade de Badajoz recebeu nesta quarta-feira, 10 de junho, um conjunto de atos que assinalaram a passagem do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Durante a manhã, o espaço Ámbito Cultural do espaço comercial El Corte Inglés recebeu a atuação de um grupo de elementos do grupo Roncas de Elvas da associação Arkus. O diretor de Departamento Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas neste momento cultural.

Já à tarde, a Sala Polivalente da Biblioteca Pública de Badajoz serviu de cenário para o lançamento do livro “Solstícios da Minha Vida”, de Graça Amiguinho, uma maratona de leitura de clássicos da literatura portuguesa e nova atuação das Roncas de Elvas, com a interpretação de temas de Cante Alentejano.

Quatro vinhos de Borba distinguidos em concurso internacional em Itália

Quatro vinhos produzidos no concelho de Borba foram distinguidos com medalhas no XXIV Concurso Enológico Internacional Città del Vino, realizado entre os dias 29 e 31 de maio, no âmbito da Exposição Nacional de Vinhos de Pramaggiore, em Itália.

Entre os premiados encontram-se o Adega de Borba – Grande Reserva 2022 (tinto), da Adega de Borba; o Erika – Grande Reserva 2020 (tinto), da Herdade da Cardeira; o Terra do Zambujeiro 2021 (tinto), da Quinta do Zambujeiro; e o Trincaliar – Grande Reserva 2022 (tinto), da Figueira Coriga.

A participação dos produtores contou com o apoio do Município de Borba, que assegurou o patrocínio da inscrição e o transporte dos vinhos para o certame internacional.

O concurso é promovido com o patrocínio científico da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas de Itália (MASAF). A iniciativa decorre ainda em colaboração com a Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho – e com a Federação Internacional “Iter Vitis – Les Chemins de la Vigne”, reconhecida como Rota Cultural do Conselho da Europa.

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Borba congratulou-se com os resultados alcançados e endereçou os parabéns aos quatro produtores distinguidos, destacando o reconhecimento internacional da qualidade dos vinhos do concelho e o contributo do setor vitivinícola para a promoção do território.

“À Noite no Património” arranca com visita guiada à Biblioteca Municipal de Elvas

“À Noite no Património”, iniciativa inédita do Município de Elvas, conta, ao longo do ano, com visitas guiadas noturnas gratuitas aos monumentos e espaços históricos mais emblemáticos da cidade.

O evento arrancou na passada terça-feira, 9 de junho, com uma visita à Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, incidindo particularmente nas obras que fazem parte do fundo antigo.

O percurso dos visitantes, conduzido pela diretora Tânia Rico e pela técnica superior Leonor Calado, culminou na Sala Públia Hortênsia de Castro com a interpretação de temas do Cancioneiro de Elvas pelo Coral Públia Hortênsia de Castro.

O programa “À Noite no Castelo” vai decorrer até 31 de outubro, permitindo aos elvenses e turistas descobrir a história e a riqueza da cidade, sob uma perspetiva diferente.

Arronches: São Mamede Granfondo agitou Jardim do Fosso

Cerca de 700 atletas participaram na oitava edição do São Mamede Granfondo, prova de ciclismo organizada pela Associação de Desporto e Aventura de Portalegre em parceria com os quatro municípios cujo território se encontra inserido no Parque Natural.

Integrado uma vez mais nas festividades de São João de Arronches, o São Mamede Granfondo voltou a ter o seu epicentro no Jardim do Fosso, onde se concentraram cerca de setecentos ciclistas na manhã do passado domingo, dia 7 de junho, para se fazer à estrada e completar as mais diversas distâncias da prova de ciclismo.

Para dar início à competição, os autarcas dos concelhos pelos quais se distribui o trajeto, nas pessoas de Paulo Furtado e Maria João Fernandes, respetivamente, vice-presidente e vereadora do Município anfitrião, Pedro Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Helena Esteves, vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e Fermelinda Carvalho, presidente do Município de Portalegre, juntaram-se ao presidente da Associação de Desporto e Aventura de Portalegre, José Presado, para dirigir uma mensagem de boa sorte a todos os atletas e para proceder ao simbólico corte da fita que deu a partida da prova.

Os participantes encetaram então um percurso que, pelo meio, se dividia em três distâncias: Minifondo, com 63 quilómetros, Mediofondo, com 90 quilómetros e Granfondo, com 132 quilómetros.

O calor dificultou a tarefa aos atletas, mas estes mostraram-se preparados e, na sua grande maioria, cumpriram com distinção o objetivo, destacando-se os mais rápidos a chegar à meta, que foram, respetivamente no masculino e feminino, no Granfondo, Tiago Galhano e Natalia Pozo, no Mediofondo, José Bancaleiro e Ana Barata e no Minifondo, Carlos Nunes e Isabel Guerreiro.

Destaque ainda para o desempenho dos atletas naturais ou residentes em Arronches nas três distâncias, tendo estado no Granfondo, Hélder Palma, 54º na Geral e António João Velez, 72º, no Mediofondo, João Trindade 73º na Geral, Daniel Pires, 81º, Cláudio Rodrigues, 90º, Paulo Roque, 94º, João Dias, 224º, João Reis, 257º, Carlos Reis, 258º, Valdemar Pedro, 263º e no Minifondo, André Pinheiro, 35º na Geral, Eduardo Silvestre, 54º, Nuno Pinguelo, 114º, Ricardo Gaio da Silva, 126º, Ricardo Pedro, 136º, Manuel Cardoso, 165º. A participar estiveram também Miguel Cardoso e Tiago Fragata, que não concluíram a sua prova.

Para entregar os prémios aos atletas, voltaram a estar junto ao pódio os eleitos das autarquias dos concelhos que fazem parte do Parque Natural da Serra de São Mamede, a saber, Paulo Furtado e Maria João Fernandes, vice-presidente e vereadora do Município de Arronches, Helena Esteves, vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Luís Costa, vice-presidente do Município de Marvão e Manuel Mata, vereador da Câmara Municipal de Portalegre.

Feira do Cavalo e do Touro abre portas na IFEBA com presença de Sec. Estado português

A XVII Edição da Feira do Cavalo e do Touro 2026 abriu oficialmente portas esta quinta-feira, 11 de junho, no recinto da IFEBA, num momento marcado pela forte presença institucional e pela valorização das tradições equestres ibéricas. A cerimónia contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

Perante muitos outros convidados numa demonstração da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, o evento destaca-se como um espaço de promoção do cavalo, do touro e das atividades ligadas ao mundo rural, reunindo criadores, profissionais e visitantes.

Este ano vai ser pela primeira vez atribuído um prémio ao melhor Cavalo Puro-Sangue Lusitano.

Gala de Desporto do Alentejo Central em Vila Viçosa a 13 de junho com mais de 120 distinções

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em parceria com o Município de Vila Viçosa, realiza no próximo dia 13 de junho, pelas 21h00, no Cine-Teatro Florbela Espanca, a 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central.

Ao longo dos anos, a Gala do Desporto tem-se afirmado como um momento de referência na valorização, promoção e reconhecimento do mérito desportivo na região, distinguindo atletas, equipas, dirigentes, treinadores e entidades que se destacaram pelos resultados alcançados e pelo contributo prestado ao desenvolvimento do desporto, na época desportiva 2024/ 2025.

Nesta edição serão atribuídas mais de 120 distinções, reconhecendo o percurso e o desempenho de atletas e equipas que alcançaram posições de destaque em competições nacionais e internacionais.

Os prémios abrangem um vasto conjunto de modalidades, nomeadamente Atletismo, Badminton, Basquetebol, Biatlo, Boccia, Ciclismo, Columbofilia, Ginástica, Jiu-Jitsu Brasileiro, Laser Run, Motociclismo, Muay Thai e Kickboxing, Natação Artística, Pesca Desportiva, Pólo Aquático, Paraquedismo, Rugby, Skyrunning, Taekwondo, Tiro Desportivo, Ténis e Triatlo.

A Gala do Desporto do Alentejo Central mantém como principal missão reconhecer o talento, a dedicação e a perseverança dos atletas da região, celebrando conquistas que projetam o Alentejo Central no panorama desportivo nacional e internacional e reforçando a importância do desporto como fator de desenvolvimento social e territorial.

Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses visita Campo Maior e Portalegre esta sexta-feira

A Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, visita esta sexta-feira, 12 de junho, os concelhos de Portalegre e Campo Maior, no âmbito da iniciativa “OPP + Próxima”, promovida pela Delegação Regional do Centro da OPP.

A visita tem como objetivo reforçar a proximidade da Ordem aos profissionais e às instituições da região, conhecer a realidade local da intervenção psicológica e promover a partilha de boas práticas e a criação de redes de colaboração que contribuam para o bem-estar das comunidades.

O programa tem início às 10h30, com uma visita à Escola José Régio, em Portalegre. Ao meio-dia, a comitiva da OPP será recebida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Rui Perestrelo.

Da parte da tarde, a delegação desloca-se a Campo Maior para uma visita à Fundação Coração Delta, agendada para as 15h30.

A jornada termina com uma reunião com psicólogos da região, às 17h30, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, num momento de diálogo e reflexão sobre os desafios e oportunidades da Psicologia no território.

Em representação da Direção Nacional da OPP estarão presentes, além da Bastonária, o vice-presidente Daniel Teixeira Coelho e o vogal Renato Gomes Carvalho. A Delegação Regional do Centro será representada pelo seu presidente, Sérgio Viana, e pelos vogais Inês Guiomar, Alcino Silva e Rute Almeida.

A iniciativa “OPP + Próxima” consiste num conjunto de visitas a instituições e entidades locais em diferentes regiões do país, procurando aprofundar o conhecimento sobre os contextos de intervenção psicológica, divulgar projetos e práticas de referência e fortalecer a articulação entre profissionais, instituições e comunidades.

Campo Maior: homem de 78 anos sofre enfarte e é transportado de helicóptero para o Hospital de Évora

Um homem de 78 anos, que se sentiu mal na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, em Campo Maior, dirigiu-se ao Centro de Saúde da vila, onde os profissionais terão percebido tratar-se de um enfarte.

Após ter-se sentido mal, foram acionados os meios de socorro, tendo os Bombeiros de Campo Maior prestado assistência no local.

Devido à gravidade da situação, foi mobilizado o helicóptero do INEM, que aterrou no Estádio Capitão César Correia, para proceder ao transporte urgente da vítima para o Hospital de Évora.

“Solstícios da Minha Vida” de Graça Amiguinho apresentado no Castelo de Elvas

O livro autobiográfico “Solstícios da Minha Vida”, de Graça Amiguinho, foi apresentado na tarde da passada terça-feira, 9 de junho, no Castelo de Elvas.

Natural de Santa Eulália e radicada na zona do Porto, a professora aposentada Graça Foles Amiguinho é autora de um significativo número de obras em prosa e poesia, destacando-se também como coordenadora de coletâneas de escritores e poetas portugueses e espanhóis.

Além da autora, o livro “Solstícios de uma Vida” foi apresentado pela jornalista Teresa Melo e a sessão contou com momentos de fado por Rosamaria Abrunheiro e de dança por Soraia Belchior.

Foi ainda sorteado um quadro do artista plástico Rui Barros, filho de Graça Amiguinho, dedicada às mulheres do Alentejo e cujo vencedor foi José Manuel Miguéns, presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.

O vereador Sérgio Ventura representou a Câmara Municipal de Elvas nesta sessão literária de apresentação da obra “Solstícios de uma Vida”, que tem edições em português e galego.

IPP integra Aliança Europeia e reforça oferta com quatro novas licenciaturas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) está a registar um forte crescimento no número de estudantes internacionais, impulsionado pela sua integração plena na Aliança Europeia “Fordual”.

À Rádio Elvas, o presidente da instituição, Luís Loures, revelou ainda que o IPP vai alargar a sua oferta no mercado nacional com a abertura de quatro novas licenciaturas e dois mestrados.

A estratégia de internacionalização tem sido um dos grandes pilares de afirmação da academia do Alto Alentejo, que vê agora o seu posicionamento competitivo reforçado no espaço europeu.

“Estamos a crescer muito ao nível dos estudantes internacionais e este ano já aderimos, fazemos parte integral de uma aliança europeia, que é o Fordual, que tem muitos parceiros muito significativos e que naturalmente contribuiu para alargar ainda mais este papel competitivo do Politécnico a nível internacional”, congratula-se Luís Loures.

No entanto, o líder do IPP assegura que a ambição além-fronteiras caminha a par com a consolidação da marca em território nacional. “Aquilo que é o nosso objetivo, obviamente nós temos que apostar na internacionalização, mas também queremos apostar no reforço da nossa atratividade ao nível do mercado nacional”, sublinha.

Novos cursos desenhados à medida das empresas

Para responder a esse duplo desafio de atração, o Politécnico preparou uma forte reestruturação da sua oferta letiva para este ano, apostando na diversidade de áreas e na ligação direta ao mercado de trabalho.

“É isso que estamos a fazer, com novos cursos, novas ofertas formativas. Este ano abrimos quatro novas licenciaturas em áreas muito diferentes, mais dois mestrados”, detalhou o presidente da instituição à Rádio Elvas.

Segundo Luís Loures, o desenho curricular destes novos cursos não foi feito ao acaso, visando responder diretamente às lacunas de mão de obra qualificada apontadas pelos empresários da região e do país. “Estamos a responder muito àquilo que é o tecido empresarial local, àquelas que são as necessidades da região, mas também as necessidades do país. É isso que é o nosso objetivo e é por aí que vai ser o caminho”, concluiu o responsável.

A Fordual é uma Aliança de Universidades Europeias focada no Ensino Superior Dual, que combina a formação académica tradicional com estágios e trabalho prático diretamente dentro de empresas. Esta rede junta várias instituições de ensino superior de diferentes países da Europa (como Portugal, Espanha, França, Alemanha, entre outros) com o objetivo de criar cursos conjuntos, facilitar a mobilidade internacional de estudantes e investigadores, e aproximar a comunidade académica das reais necessidades do mercado de trabalho europeu. Ao integrar esta aliança, o Politécnico de Portalegre passa a emitir diplomas com forte reconhecimento europeu e ganha acesso a uma rede partilhada de investigação e financiamento comunitário.

Vila Viçosa recorre a “Vistos Gold da Cultura” para investir 16 milhões de euros na recuperação do património 

Face à escassez de verbas nos fundos comunitários, nos cofres municipais e na própria Cúria, a Câmara Municipal de Vila Viçosa decidiu recorrer a uma solução financeira alternativa e criativa para salvar o seu património histórico”. A autarquia submeteu três candidaturas ao programa de autorização de residência para investimento na cultura — os chamados “Vistos Gold da Cultura” —, visando captar um investimento total que ronda os 15 a 16 milhões de euros.

Nesta primeira fase, os projetos aprovados e prontos para captação de investimento incidem sobre três imóveis considerados vitais para a identidade da vila e para a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO: a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira de Portugal) e o Convento de Santo António.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, os valores previstos para as intervenções estruturais dividem entre a Igreja da Lapa, com cerca de 8 milhões de euros, o Santuário (Vila Viçosa),  cerca de 6 milhões de euros e o Convento de Santo António, num montante entre 3 a 4 milhões de euros.

Para iniciar o processo, a autarquia assumiu integralmente os custos de elaboração e submissão dos processos. “A Câmara Municipal pagou as candidaturas, cerca de 12 mil euros mais IVA cada uma, o que perfez perto de 18 mil euros no total das três”, explicou o autarca, acrescentando que o município continuará a dar todo o apoio logístico para que as entidades proprietárias consigam avançar com os projetos técnicos.

Como funciona a mecânica dos Vistos Gold?

Apesar de o regime geral dos vistos gold ter terminado em Portugal para o setor imobiliário, a janela de investimento para a cultura permanece ativa. Inácio Esperança clarificou que o processo é transparente e rigoroso.”O património tem de necessitar de recuperação e ter sustentabilidade futura. Faz-se uma candidatura ao Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e, assim que é aprovada, ficamos aptos a recolher verbas. Cada investidor estrangeiro que queira obter o passaporte ou a cidadania portuguesa contribui com 200 mil euros direcionados especificamente para estas obras. É muito simples.”

As expectativas do executivo são “francamente otimistas”, já que o presidente da autarquia acredita que o sucesso deste modelo nestes três templos será apenas o primeiro passo de uma estratégia mais abrangente. No horizonte da Câmara Municipal  de Vila Viçosa está já a intenção de replicar este financiamento noutros edifícios emblemáticos em risco, nomeadamente o Convento da Esperança e a futura Biblioteca Municipal, que ficará instalada no antigo Colégio de São João Batista.

Sport Arronches e Benfica voltou a prestar homenagem a Gamaliel Brás Carlos

As festas de São João em Arronches foram, à semelhança do que aconteceu no ano transato, aproveitadas pelo Sport Arronches e Benfica para prestar homenagem a Gamaliel Brás Carlos, uma personalidade do concelho que, durante anos a fio, incentivou os jovens arronchenses a praticar as mais diversas modalidades desportivas, voluntariando-se para ser treinador e formador de futebol, basquetebol ou atletismo.

Como forma de homenagear um homem que tanto fez pelo desporto, a coletividade, com o apoio do Município de Arronches e da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, dinamizou, no passado sábado, dia 6 de junho, a 2ª Corrida Gamaliel Brás Carlos, prova que integrou o Circuito de Corridas distrital.

Desta feita, esta prova de atletismo teve o seu epicentro em pleno coração na vila, na Praça da República. Daí, os mais de 80 atletas partiram para um percurso que trilhou as ruas de Arronches, terminando no mesmo local, junto aos Paços do Concelho, onde se procedeu à entrega de prémios, pela mão do executivo do Município, representado pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes e da direção do Sport Arronches e Benfica, representada pelo presidente José Feiteira.

Destaque para os pódios da geral, que, na classificação feminina, foram preenchidos por Vanda Rosa, da AD Ialbax, seguida de Carla Madeira e de Cristina Canário, também da AD Ialbax e, na classificação masculina, por Mário Grilo, do AC Fronteirense, mais veloz do que Mário Almeida, do GR Eirense e do que André Palmeiro, do Sport Arronches e Benfica. Coletivamente, a vitória sorriu à equipa anfitriã, que levou a melhor sobre o AD Ialbax e sobre o Clube Elvense de Natação.

Da excelente prestação dos atletas da casa, de realçar ainda os pódios conquistados por Eva Cebola, 1ª em Benjamins A Femininos, André Vitória, 1º em Benjamins B Masculinos, Carolina Fernandes e Bárbara Parreiras, respetivamente, 1ª e 2ª em Benjamins B Femininos, Adelino Rodrigues e Nuno Rodrigues, 1º e 2º em Desporto Adaptado, Diana Maurício, 1ª em Desporto Adaptado, João Félix, 2º em Infantis Masculinos, Beatriz Castro, 3ª em Infantis Femininos, Bernardo Fernandes, 2º em Juvenis Masculinos, Ariana Lopes e Mafalda Parreiras, 1ª e 2ª em Juvenis Femininos e Hugo Lopes, 3º em Absolutos M50.

Diário do Mundial 11-06-2026

Foto: FPF

A seleção nacional despediu-se do público português com uma vitória por 2-1 frente à Nigéria, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Este foi o derradeiro encontro de preparação antes da partida para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026.

Resumo do Encontro

Portugal dominou a primeira metade e conseguiu traduzir a superioridade em golo aos 22 minutos, numa finalização fria de Pedro Neto, após uma assistência certeira de Diogo Dalot. Contudo, uma desatenção na fase de construção defensiva permitiu que Dele-Bashiru servisse Akor Adams, que restabeleceu a igualdade a favor dos nigerianos aos 36 minutos.

No segundo tempo, o selecionador promoveu uma autêntica revolução na equipa ao realizar várias substituições ao intervalo. As entradas de jogadores como João Félix, Bernardo Silva, Nuno Mendes e Francisco Conceição agitaram o jogo. Foi precisamente o jovem extremo que garantiu o triunfo aos 74 minutos, carimbando o 2-1 final.

Reações de Pedro Neto autor do primeiro golo: «O objetivo para o Mundial é ganhar, temos de ir jogo a jogo, o sonho está lá e é essa a mentalidade. Acho que temos de aceitar esse sonho, os portugueses sabem o que temos dentro da equipa e temos de acreditar até ao fim. Saímos com boas sensações, dois jogos e duas vitórias. Era o que nós queríamos, trabalhar os processos e coisas que tínhamos a melhorar. Estamos focados para concretizar o sonho e para o que aí vem.»

Próximos Passos: O Caminho no Mundial 2026

Com este teste concluído, a comitiva ruma aos Estados Unidos para iniciar a sua participação no torneio que arranca já esta semana. Portugal está inserido na fase de grupos e tem o seguinte calendário inicial:

  • Portugal vs. República Democrática do Congo (Estreia)
  • Portugal vs. Uzbequistão (23 de junho)
  • Portugal vs. Colômbia (28 de junho)

Mundial 2026 poderá gerar até 945 milhões de euros em Portugal

O Campeonato do Mundo FIFA 2026 poderá gerar em Portugal um impacto económico entre 378 milhões e 945 milhões de euros, dependendo da performance da Seleção Nacional, conclui o estudo Campeonato do Mundo FIFA 2026: análise do impacto económico em Portugal do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing.

A análise, desenvolvida pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM, revela que o Mundial de 2026 poderá representar o maior impacto económico de sempre em Portugal associado a uma competição que o país não organiza. O valor mínimo estimado, correspondente à fase de grupos, é de 378 milhões de euros. Num cenário intermédio, com chegada aos oitavos de final, o impacto poderá atingir 561 milhões de euros. Em caso de vitória, poderá chegar aos 945 milhões de euros.

Segundo o estudo, este crescimento resulta de quatro fatores principais: aumento do poder de compra, organização da competição em mercados de elevada capacidade económica, Estados Unidos, Canadá e México, alargamento do Mundial para 48 seleções e 104 jogos, e consolidação da economia digital como nova fonte de valor.

“Portugal não precisa de organizar o Mundial para gerar impacto económico relevante. O que este estudo demonstra é que o valor do futebol deixou de estar concentrado no estádio ou no país anfitrião. Hoje, o impacto é criado através do consumo, da atenção, da interação digital e da capacidade dos adeptos amplificarem o evento”, afirma Daniel Sá, diretor Executivo do IPAM.

O estudo identifica uma transformação estrutural no modelo económico do futebol. Embora o consumo tradicional continue a representar a maioria do impacto, cerca de 77%, a componente digital já representa 23% do valor estimado, através de plataformas de streaming, redes sociais, engagement e criação de conteúdos por utilizadores.

O consumo doméstico surge como a principal categoria de impacto, representando 26% do total, seguido da restauração, com 15%, e da publicidade e media, com 14%. Já no bloco digital, as plataformas de streaming e OTT representam 10%, o engagement nas redes sociais 7% e a chamada content economy 6%. Cartas e cromos, 5%, e merchandising, 4%, indicam que o Mundial ativa economias emocionais e colecionáveis, com forte tração em segmentos específicos e em ciclos de compra por impulso. As apostas, 6%, surgem como componente relevante, mas já integrada numa lógica de entretenimento e conveniência.

Ouça aqui a versão Podcast:

Sunset Trail de Ouguela decide vencedores do primeiro Circuito de Trail EuroBEC

O II Sunset Trail “Ouguela, Sentinela da Raia” encerra a primeira edição do novo Circuito de Trail EuroBEC este sábado, 13 de junho, depois das provas já realizadas em Elvas e Badajoz.

A competição, em Campo Maior, contempla um trail curto de 20 quilómetros, um mini-trail e uma caminhada de 12 e ainda uma iniciativa destinada aos mais novos: o Kids Trail. 

Lembrando como nasceu o circuito EuroBEC, Carlos Pepê, o responsável pelo grupo Campo Maior Trail Runners, que organiza este Sunset Trail de Ouguela, explica que será nesta prova que serão consagrados os grandes vencedores da nova iniciativa desportiva da Eurocidade, numa edição que promete ser “memorável”. “Tivemos a felicidade de conseguir juntar amigos e clubes que são irmãos em torno de uma ideia que era unir três provas de trail em Campo Maior, Elvas e Badajoz. Então criámos este circuito, em que Ouguela será a rainha, porque será aqui que vamos consagrar os campeões do Circuito de Trail EuroBEC”, começa por dizer.

Dizendo-se “expectante” com o resultado final deste circuito, Carlos Pepê assegura que o grande objetivo é “mostrar o potencial da região a todos os níveis”, não só desportivo, para que se possa “reforçar a identidade” da Eurocidade que une os três municípios vizinhos.

Com expectativas “muito altas” para esta segunda edição no que toca à participação de atletas, o responsável assegura que o Sunset Trail de Ouguela revelou ser, logo no ano passado, na sua estreia, uma “referência”. “Criámos uma prova única, um sunset ao final do dia, em que tivemos imenso calor, mas penso que correu tudo bem, ficámos todos muito contentes com o resultado final e as pessoas também gostaram muito”, recorda Carlos Pepê, que revela ainda que o apoio de “muitas empresas” da região que têm recebido deixa o grupo “muito orgulhoso”.

O percurso do trail e caminhada, face ao ano passado, não conhece grandes alterações, ainda que os atletas possam contar com algumas “surpresas” pelo caminho. A configuração da prova mantém-se, por isso, inalterada, exceção feita ao local de partidas e chegadas, que agora será o recinto junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. “Temos ali, do ponto de vista logístico, maior capacidade de albergar todos aqueles que nos visitam”, explica o responsável.

“Ouguela será, obviamente, a rainha, porque é lá que vamos passar várias vezes e levar os nossos atletas ao limite. Mas achámos que, do ponto de vista logístico, e aprendendo também com a edição do ano passado, era muito mais fácil para nós a parte de estacionamentos e do próprio convívio junto à Enxara. Temos também o apoio da Confraria da Senhora da Enxara, a quem muito agradecemos a oportunidade que nos deu também de utilizar todo o espaço envolvente à ermida e penso que, com esta pequena mudança, nós vamos também dar mais oportunidade aos nossos visitantes de terem mais tempo para conviver, com mais segurança em relação às viaturas. Quando colocamos 500 pessoas numa aldeia com 50, obviamente os constrangimentos são complexos”, acrescenta Carlos Pepê.

No sábado, a abertura do secretariado está prevista para as 10 horas. Às 17h30, iniciam-se as provas do Kids Trail, com o secretariado a encerrar às 18h45. A prova de trai curto arranca às 19 horas e a da caminhada e mini-trail cinco minutos depois.

A entrega de prémios das provas Kids Trail está marcada para as 19h30 e das restantes provas para as 22 horas. Serão distinguidos os três primeiros classificados da geral (masculina e feminina) e os três primeiros classificados por escalão. Haverá ainda prémios por equipas, incluindo para a equipa mais numerosa.

Curta-metragem do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia duplamente premiada no 7.º Festival Alto Cinema

O Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, de Elvas, voltou a destacar-se no panorama educativo e cultural da região ao conquistar dois importantes prémios no 7.º Festival Alto Cinema, iniciativa dinamizada pela Associação Cabeçudos.

Entre os seis agrupamentos de escolas participantes, todos distinguidos em diferentes categorias, a curta-metragem “Eu Sou Tu no Teu Lugar” foi uma das grandes vencedoras da edição deste ano, arrecadando os prémios de Melhor Argumento e Melhor Realização.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 5 de junho, no Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre (CAEP), onde o trabalho foi exibido perante o público e recebeu calorosos aplausos.

Estas distinções representam o reconhecimento do talento, da criatividade e do empenho demonstrados pelos alunos e professores envolvidos no projeto. Mais do que uma conquista artística, os prémios refletem o papel da escola enquanto espaço de aprendizagem, expressão cultural e desenvolvimento pessoal.

Com este resultado, o Agrupamento de Escolas de Santa Luzia reafirma a sua aposta na promoção das artes e da cultura, continuando a inspirar os seus alunos e a elevar o nome da comunidade através de projetos que unem educação, criatividade e cidadania.

O sucesso alcançado no Festival Alto Cinema constitui motivo de orgulho para toda a comunidade educativa, demonstrando que o trabalho colaborativo, a dedicação e a valorização da cultura continuam a produzir resultados de excelência.

UGT Portalegre lamenta morte do professor Alcino Silva

A UGT Portalegre manifestou esta quinta-feira, 11 de junho, “profunda consternação” pela morte prematura do professor Alcino Silva, presidente do Conselho Geral da organização sindical no distrito.

Em comunicado, a estrutura sindical destaca o “mais profundo sentimento de pesar” pelo desaparecimento de um dos seus fundadores e figura de referência do movimento sindical no Alto Alentejo.

Alcino Silva esteve ligado à criação da União da UGT em Portalegre, fundada a 17 de abril de 2010, e anteriormente integrou os órgãos da então Delegação Distrital da UGT, onde desempenhou funções de vice-presidente da Mesa do Plenário.

Atual coordenador do SDP/Sul Portalegre, afeto à FNE – Federação Nacional de Educação, o professor Alcino Silva é recordado pela UGT como um dirigente “sempre muito próximo da gestão da organização e leal”, acompanhando de perto os planos da estrutura sem abdicar “da fidelidade aos seus princípios”.

A organização sublinha ainda a sua dedicação ao longo de diferentes ciclos de liderança, tendo trabalhado durante os mandatos de três secretários-gerais da UGT nacional.

A UGT Portalegre refere que esta manifestação de pesar é “garantidamente unânime” entre todos os membros dos atuais órgãos sociais da estrutura distrital.

“Neste momento de dor, a UGT Portalegre solidariza-se com a sua esposa, filhos e restante família, a quem apresenta as mais sentidas condolências, e agradece todo o trabalho e dedicação prestados a esta organização ao longo destes anos”, lê-se no comunicado, assinado por Marco Oliveira, em nome do Secretariado da UGT Portalegre.

39.º aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas celebrado com concerto este sábado

O Salão São Paulo do Hotel Vila Galé Collection Elvas acolhe este sábado, dia 13 de junho, às 18h00, o concerto comemorativo do 39.º Aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio da Câmara Municipal.

Nesta celebração dos 39 anos de vida, música e presença cultural do Coral na cidade de Elvas, o concerto contará, para além da participação do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, liderado pelo maestro Vasco Pereira, com o Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, dirigido por Pedro Pérez Lázaro.

O programa incluirá também uma breve homenagem a António Variações, assinalando a data da sua morte através da interpretação de algumas das suas canções pelo Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

A iniciativa insere-se no Projeto Intergeracional “Criando Laços Através da Música”, desenvolvido pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas e reconhecido no âmbito do Mecenato Cultural, através de Declaração de Interesse Cultural.

Durante o evento estará também disponível a rifa comemorativa do 39.º aniversário do coral, com sete prémios e números a um euro.

Esta promete ser uma tarde de música, partilha e celebração para todas as idades, dando continuidade a um projeto coral fundado em 1987 e que continua a afirmar-se como uma presença viva na cultura de Elvas.

A entrada do público no espetáculo é livre.

Biblioteca Municipal de Elvas assinala 146 anos com homenagem ao Cancioneiro de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo celebrou esta quarta-feira, 10 de junho, o seu 146.º aniversário de fundação, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O programa evocativo destacou o valor histórico e cultural do Cancioneiro de Elvas, manuscrito datado da segunda metade do século XVI e considerado uma das mais importantes coleções de música renascentista portuguesa.

As celebrações tiveram início na Sala Públia Hortênsia de Castro, com uma apresentação sobre a história do Cancioneiro, conduzida pela diretora da Biblioteca, Tânia Rico, seguindo-se a interpretação de seis composições pelo Coral Públia Hortênsia de Castro, sob a direção do maestro Vasco Almeida. Posteriormente, e perante uma sala repleta de público, o quarteto Sete Lágrimas, de Idanha-a-Nova, subiu ao palco da Sala Polivalente para apresentar um repertório inspirado neste precioso documento musical, através de vozes, flauta de bisel e alaúde, proporcionando um momento de celebração da identidade e do património cultural elvense.

Piscinas Municipais de Elvas já abriram para a época balnear de 2026

A temporada 2026 do espaço descoberto das Piscinas Municipais de Elvas arrancou esta quarta-feira, 10 de junho, assinalando o Dia de Portugal com a reabertura de um dos principais espaços de lazer do concelho para os meses de verão. O complexo passa a funcionar às segundas-feiras, entre as 14h00 e as 20h00, e de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h00 às 20h00.

Também as piscinas da freguesia da Terrugem abriram portas ao público nesta data, reforçando a oferta de espaços de recreio e convívio durante a época estival. O Município de Elvas deseja a todos os utentes um verão agradável e apela ao cumprimento das indicações dos nadadores-salvadores, de forma a garantir a segurança e a plena fruição destes equipamentos municipais.

Cars M&S abre portas a Feira Automóvel com seleção exclusiva de viaturas

A Cars M&S, em Elvas, abriu oficialmente a sua feira automóvel, convidando todos os interessados a conhecer de perto as viaturas disponíveis. A empresa destaca uma oferta diversificada, que inclui modelos de design desportivo, opções premium para o quotidiano e soluções equipadas com tecnologia híbrida, pensadas para garantir maior eficiência e poupança nas deslocações.

Segundo a Cars M&S, a seleção foi preparada para responder às exigências de quem procura qualidade, conforto e confiança na compra do próximo automóvel. Os visitantes podem obter mais informações e conhecer todos os detalhes das viaturas disponíveis nas instalações da empresa, situadas na Avenida da Europa, n.º 23, 7350-478 Elvas.

Intervenção de desbaratização e desratização no concelho de Campo Maior entre os dias 24 e 26 de junho

A Aquamaior vai realizar uma intervenção de desbaratização e desratização no sistema de distribuição de água e de recolha de efluentes do concelho de Campo Maior, entre os dias 24 e 26 de junho.

De acordo com o calendário definido, os trabalhos terão início no dia 24 de junho, durante a manhã, nas localidades de Degolados e Ouguela. Entre os dias 24 e 26 de junho, a intervenção será alargada a toda a área urbana de Campo Maior.

O objetivo da operação é garantir a máxima eficácia na aplicação de rodenticidas e inseticidas nas tampas de esgoto das zonas urbanas. Neste sentido, a entidade gestora solicita a colaboração da população, pedindo que sejam tapados, nos logradouros e quintais das habitações, todos os ralos, esgotos ou outros locais por onde baratas e outros animais possam tentar escapar.

A Aquamaior alerta ainda que, em caso de dúvidas ou problemas decorrentes da intervenção, os munícipes devem contactar os serviços através do número 268 689 309.

A empresa agradece a compreensão e colaboração de todos, assegurando que os trabalhos serão realizados no mais curto espaço de tempo possível, de forma a minimizar eventuais constrangimentos.

Cabeço de Vide revive a tradição das Marchas Populares

A tradição das festas sanjoaninas está de volta a Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira. As Marchas Populares vão sair à rua nas noites de 12 e 26 de junho, prometendo encher a vila de cor, música e convívio comunitário.

O evento tem início marcado para as 21h00, junto ao Salão do Albergue. Daí partirá o grande desfile que culminará com um tradicional arraial na Avenida da Libertação.

Para além das habituais coreografias e arcos coloridos, o público poderá contar com uma grande sardinhada e muita animação musical ao longo de toda a noite.

A organização convida todos os residentes e visitantes a juntarem-se a esta celebração da cultura popular alentejana.

Jornadas Culturais do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia com o “Alentejo, Território com Futuro” em destaque

O Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, em Elvas, promove esta quinta-feira, 11 de junho, as suas Jornadas Culturais, este ano subordinadas ao tema “Alentejo, Território com Futuro”.

A iniciativa, que decorrerá na escola-sede do agrupamento, contará com um programa dedicado à valorização da cultura, das tradições e da identidade alentejana.

A sessão de abertura está marcada para as 9 horas, sendo que, às 20h30, terá início um Serão Cultural.

Com esta iniciativa, o Agrupamento de Santa Luzia reafirma o seu compromisso com a dinamização cultural e com a valorização das tradições locais junto das novas gerações e da comunidade envolvente.

Município de Vila Viçosa apoia Cruz Vermelha na substituição de caldeiras

O Município de Vila Viçosa e a Cruz Vermelha Portuguesa reforçaram a sua parceria estratégica através de uma intervenção urgente na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) local. Ao abrigo do Protocolo de Colaboração entre as duas entidades, foi realizada a substituição integral da Caldeira de Condensação de Gás da instituição, uma melhoria estrutural que visa garantir o bem-estar e o conforto térmico dos utentes, com especial foco na preparação para a próxima estação de inverno.

A renovação do sistema térmico representou um investimento total de 32.217,39€. Por se tratar de um valor elevado, a despesa gerou dificuldades financeiras acrescidas ao regular funcionamento diário da UCC de Vila Viçosa. Para mitigar o impacto orçamental e assegurar a viabilidade dos serviços de saúde prestados, o Município deliberou atribuir um apoio financeiro direto à Entidade Beneficiária no valor de 16.108,70€, cofinanciando a obra em 50%.

Esta iniciativa conjunta reflete o compromisso contínuo da autarquia com a área social e a saúde pública, apoiando ativamente as instituições que cuidam das franjas mais vulneráveis da população local. Com este novo equipamento, a Cruz Vermelha Portuguesa garante a otimização energética do edifício e a manutenção de condições de habitabilidade de excelência para todos os utentes e profissionais da unidade.


Leques de Deolinda Pinto em exposição em Monforte

Uma exposição de leques da coleção particular da arronchense Deolinda Pinto está disponível para visita na Galeria da Capela do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), em Monforte, até sábado, 12 de junho.

A mostra, inaugurada a 27 de maio, é constituída por uma seleção de cem leques de diferentes materiais, formatos, cores e padrões provenientes de vários países.

Na inauguração, organizada pela Câmara Municipal de Monforte, para além de Deolinda Pinto, amigos e público em geral, estiveram presentes o presidente do Município, Miguel Rasquinho, e a responsável pelo Serviço Municipal de Turismo e Cultura, Teresa Cunha.

Câmara de Elvas volta a levar a população do concelho à praia da Comporta em julho e agosto

O Município de Elvas vai promover, durante os meses de julho e agosto, um programa de viagens à praia destinado às famílias residentes no concelho, proporcionando momentos de lazer, convívio e bem-estar durante a época balnear.

As deslocações terão como destino uma zona de praia, na Comporta, e realizam-se às quintas-feiras nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de julho, e às quintas e sextas-feiras nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de agosto. A partida está marcada para as 7 horas da manhã, com regresso previsto para as 18 horas do mesmo dia.

A iniciativa contempla transporte gratuito de ida e volta, permitindo que as famílias do concelho possam usufruir de um dia de praia em segurança e conforto. As inscrições podem ser efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas e nas Juntas de Freguesia Rurais.

Com esta ação, o Município de Elvas reforça o seu compromisso de promover atividades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, incentivando o convívio familiar e o acesso a momentos de lazer durante o verão.

Saiba o que vai estar em discussão na reunião do Executivo da Câmara de Elvas esta quinta-feira

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo esta quinta-feira, dia 11 de junho, às 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, fechada ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da Ata de 27/05/2026

3 – Expediente Geral

3.1 – Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos

– Análises de águas

– Formação em Contexto de Trabalho (9) – A ratificar

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Pedido de parecer para negócio de compropriedade, no prédio rústico denominado “Courela da Azinheira” – Terrugem

– Processos de obras n.º 142/21; n.º 40/22; n.º 41/22; n.º 44/22; n.º 69/24; n.º 131/24; e n.º 59/25

– Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 1 – 3º Dto., fração “J” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado no Largo das Almas, n.ºs 13, 13-A e 13-B – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Espírito Santo, n.º 49 – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua de S. Pedro, n.º 6 – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua João de Olivença, n.º 28-B – 1º, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua da Caldeirona, n.ºs 22 e 23 – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Horta do Moinho do Porto de Baixo, n.º 1, fração “I” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Aqueduto da Amoreira, n.º 15 – R/C – C, fração “L” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua da Carreira, n.º 14 – 2º e 3º andar, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr.ª Adelaide Cabette, n.º 33 – R/C – Esq., fração “A” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Av. António Sardinha, Torre III – 5ºC, fração “HB” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Fora, n.º 32 – Vila Boim

– Direito de preferência do prédio situado na Travessa do Recolhimento, n.º 3 – Barbacena

– Direito de preferência do prédio situado na Rua do Matadouro, n.º 6 – 3º Dto., fração “H” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Mestre Escola, n.º 12 – 1º, fração “D” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua José Alves Capela e Silva, n.º 40 – Stª. Eulália

– Direito de preferência do prédio situado na Rua do Passo, n.ºs 3 e 3-A – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado no Telhal do Quico, n.º 2 – 1º, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Xanana Gusmão, n.º 3 – Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras n.º 34/23 – Alterações; n.º 46/26

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 09 de junho de 2026

– Alteração Orçamental

– Substituição de retenções por garantia bancária

– Delegação e Subdelegação de Competências

– Assunção Prévia de Compromissos

– Intervenção Territorial Integrada Redes Urbanas – Rede de Fortalezas Alentejo e Algarve

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 21 de maio a 2 de junho de 2026

– Empreitada n.º 34/2024 de “Reabilitação de 132 fogos no Bairro da Boa-Fé em Elvas”, auto de receção provisória parcial

– Empreitada n.º 20/2025 de “Melhoria Energética nos 60 fogos da Quinta dos Arcos”, conta final

– Empreitada n.º 01/2026 de “Requalificação da Escola Básica n.º 2 da Boa-Fé, Elvas (Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette)”, encerramento de procedimento

– Empreitada n.º 02/2026 de “Requalificação da Escola Básica de Vila Boim, Elvas (Agrupamento de Escolas D. Sancho II)”, encerramento de procedimento

3.4 – Departamento de Cultura, Turismo, Inovação e Comunicação:

– Cedência temporária de peça do espólio municipal ao Museu Militar de Elvas

– Proposta de parceria para a realização do Festival Ibérico de Cinema das Crianças

– Encerramento da Biblioteca Municipal de Elvas “Dr.ª Elsa Grilo” para Desinfestação dos Acervos Documentais – A ratificar

– Abate ao Inventário (2)

– Proposta de parceria com a Associação Sociocultural Gota d’Arte para a realização do Weekend Art 2026

4 – Assuntos propostos pelo presidente, pelo vice-presidente e vereadores:

4.1. – Proposta de comemorações do Dia Internacional da Juventude 2026,

4.2. – Aplicação de questionários no âmbito da elaboração do Plano Estratégico de Turismo da Cidade de Elvas,

4.3. – Cedência do Espaço da Cafetaria do MACE à Associação Empresarial de Elvas,

4.4. – Pedido de entrada nas piscinas municipais pelo EB1/JI de Raposeira,

4.5. – Proposta de parceria para a realização dos eventos desportivos “X-Offroad” e “Super SSV” – 27 e 28 de junho de 2026,

4.6. – Pedido de cedência das piscinas municipais ao ar livre para o III Torregri de Cadetes, 13 de junho de 2026,

4.7. – Pedido de apoio – Entradas nas Piscinas Municipais – XXXVIII Encontro de Ginástica Cidade de Elvas,

4.8. – Cedência de transporte para a Paróquia da Boa-Fé,

4.9. – Cedência de transporte para o Semi- Internato da Nossa Senhora da Encarnação,

4.10. – Bazar de Velharias da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses,

4.11. – Habitação Social – Atribuição em regime de transmissibilidade,

4.12. – Inventário Municipal de Barreiras à Mobilidade e Acessibilidade,

4.13. – Proposta Candidatura do Município de Elvas ao Projeto-Piloto «Multibanco Social» e solicitação de instalação de caixas automáticas em zonas rurais isoladas,

4.14. – Proposta de Reforço Operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI),

4.15. – Apoios:

a) Clube Elvense de Natação,

b) Associação Coletivo Artístico – 7350.

ECUEXTRE reforça os laços entre Portugal e Espanha através da tradição equestre e taurina

A ECUEXTRE – Feira do Cavalo e do Touro regressa amanhã, 11 de junho, à IFEBA, em Badajoz, para a sua 17.ª edição, que decorre até domingo, dia 14. Ao longo de quatro dias, o certame voltará a reunir profissionais, ganadeiros, criadores, empresas, instituições e aficionados de Espanha e Portugal, consolidando-se como um dos principais encontros ibéricos dedicados ao universo equestre e taurino.

A edição deste ano ocupará a totalidade das instalações da IFEBA, num espaço superior a 30 mil metros quadrados dedicado a competições, exposições, atividades comerciais, gastronomia e lazer. No evento estarão presentes mais de 350 cavalos e cerca de 150 cavaleiros, contando ainda o certame com a participação de perto de uma centena de ganadarias e coudelarias de raça pura.

Elena Salgado, vereadora do Município de Badajoz, sublinha que a ECUEXTRE se afirma como “a grande referência ibérica” que volta a reunir, num mesmo espaço, o mundo do cavalo e do touro, dois setores profundamente ligados à história, ao território e à identidade cultural da região. “Durante quatro dias, Badajoz voltará a transformar-se no grande ponto de encontro de profissionais, ganadeiros, empresas, instituições e aficionados provenientes de Espanha e Portugal, num contexto verdadeiramente hispano-luso”, destaca.

Para além da relevância no setor equestre, Elena Salgado salienta também o impacto económico e turístico que a feira representa para a cidade. “Durante estes dias receberemos milhares de visitantes que dinamizarão a atividade hoteleira, a restauração, o comércio e os serviços, contribuindo para reforçar o posicionamento de Badajoz como uma cidade de feiras e como referência na organização de grandes eventos ligados ao mundo rural, ganadeiro e equestre”, afirma.

Entre os principais atrativos desta edição destaca-se a exposição temática “Toreros de Plata”, dedicada aos chamados “homens de prata” da tauromaquia. A mostra presta homenagem a 26 bandarilheiros de reconhecida trajetória no panorama taurino espanhol, profissionais considerados fundamentais no trabalho diário dos matadores de touros.

A exposição incluirá ainda uma homenagem especial a Manolo Montoliu, mestre bandarilheiro que perdeu a vida na arena da Real Maestranza de Sevilha, após ser colhido por um touro. Os visitantes poderão conhecer trajes, objetos, fotografias e diversos elementos relacionados com estas figuras da tauromaquia, explorando a sua história e contributo para esta arte.

A programação contempla igualmente diversas competições equestres, as tradicionais Exibições das Artes da Tauromaquia e uma homenagem ao toureiro Alejandro Talavante, que assinala o 20.º aniversário da sua alternativa.

A gastronomia e os espaços de lazer continuam a assumir um papel de destaque no certame. Os mais novos terão acesso a oficinas temáticas e poderão ainda conhecer o Taurocromos, o primeiro álbum colecionável de cromos inteiramente dedicado ao mundo do touro.

A abertura do evento está marcada para esta quinta-feira, 11 de junho, ao meio-dia (menos uma hora em Portugal).

Com uma forte componente profissional, cultural e económica, a ECUEXTRE volta assim a afirmar-se como um dos mais importantes eventos transfronteiriços do setor, reforçando os laços entre Espanha e Portugal através da tradição equestre e taurina.

Portugal Celebra o Dia de Camões e das Comunidades com Comemorações nos Açores e no Luxemburgo

Portugal assinala hoje, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa data que evoca a morte do maior poeta da língua portuguesa, Luís de Camões, ocorrida a 10 de junho de 1580. As comemorações oficiais deste ano têm como palco a ilha Terceira, nos Açores, numa escolha que homenageia as autonomias regionais, que assinalam meio século desde a sua consagração constitucional. 

O Presidente da República, António José Seguro, discursa hoje pela primeira vez numa cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, em Angra do Heroísmo, tendo escolhido o professor universitário açoriano Miguel Monjardino para presidir às comemorações.  O Primeiro-Ministro Luís Montenegro, que participou nas cerimónias no Luxemburgo, afirmou que o 10 de Junho é uma celebração em que Portugal afirma “a preservação da sua cultura, a valorização da sua língua e a afirmação dos seus valores e princípios enquanto nação”. 

A efeméride é também celebrada pela diáspora portuguesa em todo o mundo, com eventos que reafirmam os laços de Portugal com as suas comunidades no estrangeiro.

Dia de Portugal assinalado na Biblioteca Pública de Badajoz

A Biblioteca Pública de Badajoz acolhe hoje, 10 de junho, o Dia de Portugal, com um programa cultural coordenado pelo professor Beirão que inclui apresentação de livro, maratona de leitura e música. O evento realiza-se na Sala Polivalente da instituição, com entrada livre até esgotar a lotação.

O ponto alto da tarde será a atuação do grupo “Roncas de Elvas”, a partir das 18h15, com uma apresentação de Cante Alentejano, classificado Património Mundial da UNESCO. O programa arranca às 17h00 com a apresentação do livro Solstícios da Minha Vida, de Graça Amiguino, seguida da XV Maratona de Leitura de clássicos portugueses, aberta à participação do público.

Arronches recebe XV Feira das Atividades Económicas de 9 a 12 de julho. Daniela Mercury é o principal destaque

Arronches volta a ser palco de um dos seus mais importantes eventos de promoção económica e cultural, com a realização da XV Feira das Atividades Económicas (FAE), que decorre entre os dias 9 e 12 de julho, no Multiusos do Rossio.

Durante quatro dias, o certame reunirá expositores de diversos setores de atividade, proporcionando uma montra privilegiada para empresas, produtores agrícolas, associações e artesãos locais. A iniciativa pretende reforçar a dinâmica económica do concelho, promovendo simultaneamente o turismo, a gastronomia e a cultura da região.

A programação inclui uma forte componente musical, com atuações de artistas de referência nacional e internacional. A abertura da feira, a 9 de julho, estará a cargo dos Sons do Minho. No dia seguinte, sobem ao palco os Némanus. O destaque da edição deste ano acontece a 11 de julho, com a atuação da cantora brasileira Daniela Mercury, que escolheu Arronches para dar início à sua digressão europeia. O encerramento da FAE, a 12 de julho, ficará a cargo de Fernando Daniel.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches destaca que o principal objetivo do evento continua a ser a valorização do tecido económico local. “Acima de tudo é uma mostra daquilo que o concelho tem para oferecer a nível económico. Esse é o grande objetivo: dar palco às nossas empresas, às nossas associações e aos nossos produtores agrícolas, que têm um papel muito importante nesta feira”, sublinha.

O autarca acrescenta que a componente de animação contribui para atrair visitantes e dinamizar a restauração local. “Esta componente mais musical traz naturalmente as pessoas a degustar as excelentes refeições que são preparadas nas nossas tasquinhas e também nos restaurantes do concelho”, refere.

A expectativa é de uma forte adesão de público ao longo dos quatro dias de evento. “São mais quatro dias de grande animação em Arronches e, acima de tudo, uma oportunidade para o nosso movimento empresarial e associativo mostrar a sua atividade e tentar angariar alguns negócios, mostrando aquilo que fazem e que fazem muito bem”, afirma.

Relativamente ao concerto de Daniela Mercury, o presidente do município considera tratar-se de um momento histórico para a feira. “Acho que, se bem me recordo, é a primeira vez que um artista internacional vem atuar na Feira das Atividades Económicas. Vamos ter, no dia 11, um espetáculo magnífico da Daniela Mercury, que vem iniciar em Arronches uma tournée europeia. É um privilégio para nós poder recebê-la aqui e vê-la ao vivo neste espaço tão icónico que é o Multiusos do Rossio”, conclui.

Diário do Mundial no Alentejo em FM começa hoje

Está a chegar o maior espetáculo do planeta, e este ano tudo muda! Arranca já no dia 11 de junho o Mundial de Futebol de 2026. Esqueçam tudo o que sabiam sobre o formato tradicional. Pela primeira vez na história, temos três países organizadores: Estados Unidos, México e Canadá dão as boas-vindas ao mundo. E atenção aos números, porque esta edição é mesmo para quebrar recordes…


Mais equipas, mais jogos, mais emoção. Se antes tínhamos 32 seleções, agora a conversa é outra: são 48 seleções em prova!

Como é que isto vai funcionar? Apontem aí no vosso rádio:

  • 12 grupos de 4 equipas cada.
  • Passam os dois primeiros de cada grupo…
  • E ainda os 8 melhores terceiros classificados.
  • No total? Uns impressionantes 104 jogos espalhados por 39 dias de competição!

A fase a eliminar ganha uma nova ronda: os dezasseis-avos-de-final antes dos oitavos. Ou seja, para ser campeão do mundo, agora é preciso sobreviver a uma verdadeira maratona.


🇵🇹 O Caminho de Portugal

E a nossa Seleção? Portugal está inserido no Grupo K. Os rapazes das quinas têm pela frente uma fase de grupos muito interessante em solo americano. Confiram a agenda para não perderem um segundo:

  • 17 de Junho (Estreia): Portugal contra a RD Congo, em Houston. Às seis da tarde, hora de Lisboa.
  • 23 de Junho: Medimos forças com o estreante Uzbequistão, também em Houston, às 18h.
  • Última jornada: Fechamos as contas do grupo contra a sempre perigosa Colômbia, em Miami!

Em Portugal, a transmissão em sinal aberto vai estar dividida entre a RTP, SIC e TVI, com a SportTV a assegurar a totalidade dos jogos no cabo. Por isso, não há desculpas para falhar um golo.


Notas de Bastidores

Antes de fecharmos este primeiro guia, três notas rápidas de bastidores que vão marcar as conversas de café:

  1. A Grande Final: Está marcada para o dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jérsia.
  2. Olho no VAR: Este Mundial estreia avatares digitais em 3D para os jogadores. O fora-de-jogo vai ser detetado ao milímetro e em tempo real.
  3. Fator Clima: Os cientistas já avisaram a FIFA. Jogar em algumas cidades do México (com altitude) e em Miami (com calor acima dos 30 graus e humidade extrema) vai obrigar as equipas a gerir muito bem o fôlego. O ritmo de jogo promete ser mais pausado.

O palco está montado, as malas estão feitas e a bola está quase a rolar na América do Norte. Fiquem ligados à nossa emissão porque, ao longo de todo o mês, o Mundial joga-se aqui, na rádio oficial do teu dia a dia. Até ao próximo Diário do Mundial!

O programa é emitido nas três rádios às 9.30 às 17.30 horas e está disponível em Podcast, com os patrocínios de Elvisucatas, Adega Regional em Elvas, Glassdrive de Elvas e da Ambisolution, aqui:

Distinção da Junta da Extremadura aos Bombeiros de Campo Maior é “motivo de orgulho” para Luís Fava

Os Bombeiros Voluntários de Campo Maior foram recentemente distinguidos pela Junta da Extremadura, em Espanha, com uma Menção Honrosa da Proteção Civil daquela comunidade autónoma. A distinção foi igualmente atribuída às corporações de bombeiros de Elvas, Arronches e Marvão, em reconhecimento pela intervenção num incêndio florestal ocorrido no verão do ano passado.

O fogo teve origem no concelho de Marvão e acabou por alastrar para território espanhol, mobilizando meios das quatro corporações do Alto Alentejo, que participaram no combate às chamas e na proteção das populações afetadas.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Luís Fava, considera que esta distinção representa um importante reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos operacionais.

“Eu encaro essa distinção com orgulho. Foi um reconhecimento aos nossos bombeiros, tanto aos de Campo Maior, como aos de Elvas, Marvão e Arronches”, afirmou.

Luís Fava recorda que a intervenção conjunta das corporações foi determinante para controlar a situação. “Foi um incêndio em Marvão, que passou para a parte espanhola, e onde essas quatro corporações estiveram presentes e resolveram o problema”, acrescentou.

O reconhecimento atribuído pela Junta da Extremadura destaca o profissionalismo, a dedicação e a disponibilidade demonstrados pelos bombeiros do Alto Alentejo durante a operação, constituindo também uma manifestação pública de agradecimento pelo apoio prestado às populações e às autoridades espanholas num momento de elevada exigência operacional.

A distinção reforça ainda a importância da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha no combate aos incêndios rurais e na resposta a situações de emergência que ultrapassam fronteiras.

Banda 14 de Janeiro com inscrições abertas para a Escola de Música e Grupo Coral Infantil

A Banda 14 de Janeiro já tem abertas as inscrições para o próximo ano letivo, tanto para a sua Escola de Música como para o Grupo Coral Infantil, numa aposta contínua na formação musical e cultural das novas gerações.

O maestro da banda elvense, Jorge Grenho, explica que a decisão de abrir as inscrições com alguma antecedência surgiu devido ao interesse demonstrado por várias famílias. “Já temos as inscrições abertas para o próximo ano letivo, porque havia pessoas que tinham interesse em inscrever os filhos e que nos foram chamando à atenção”, refere.

A Escola de Música prepara-se também para entrar numa nova fase, beneficiando do projeto vencedor do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas. O investimento de 25 mil euros permitirá a aquisição de novos instrumentos, especialmente adaptados às crianças.

Segundo Jorge Grenho, os instrumentos já foram encomendados e deverão chegar em breve. “Esperemos que no próximo mês possam chegar à nossa banda para que os meninos que integrem a Escola de Música possam já tocar com instrumentos novos e adaptados a crianças, que era uma coisa que nós não tínhamos antes”, explica.

O maestro destaca ainda a importância desta renovação para o processo de aprendizagem dos mais jovens. “Hoje em dia já há essa particularidade de haver instrumentos preparados para crianças e nós vamos adaptar a nossa Escola de Música de forma a que elas possam evoluir mais rapidamente e chegar mais preparadas aos quadros da nossa banda”, acrescenta.

Paralelamente, o Grupo Coral Infantil continua a consolidar o seu percurso, registando uma adesão acima das expectativas. O projeto nasceu de uma ideia antiga de Miguel Rondão, que sempre alimentou o desejo de criar um grupo coral ligado à Banda 14 de Janeiro. “A semente do projeto surgiu através do nosso amigo Miguel Rondão, que tinha há muitos anos a intenção de fazer um grupo coral connosco. Quando regressou a Elvas, sentiu que era o momento certo para avançar”, recorda Jorge Grenho.

Desde então, o grupo tem desenvolvido diversas atividades, incluindo recentemente um workshop de cante realizado no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas. O responsável considera que a experiência tem sido bastante enriquecedora e destaca a forte adesão da comunidade.

“As pessoas têm aderido muito a esta ideia do Cante e ainda bem que assim é. Temos andado por aí todos os meses, há sempre duas ou três atuações e já temos algumas previstas para os arraiais dos Santos Populares”, revela o maestro.

As inscrições na Escola de Música podem ser feitas aqui e no Grupo Coral Infantil aqui.

Adriana Calcanhoto anuncia concerto em Montemor em outubro

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto vai subir ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, no dia 24 de outubro, num espetáculo em formato voz e violão. O concerto integra uma curta digressão por Portugal, que inclui ainda passagens por Coimbra, Lisboa e Porto. A atuação no Alentejo promete um ambiente intimista, centrado na interpretação de alguns dos temas mais emblemáticos da carreira da artista.

Reconhecida como uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira contemporânea, Adriana Calcanhotto apresenta um repertório que atravessa géneros como a bossa nova, a MPB, o samba e a pop. Neste espetáculo, a cantora propõe também uma viagem pela poesia em língua portuguesa, uma das marcas do seu percurso artístico. O regresso a Portugal acontece numa altura em que assinala 60 anos de vida e 40 anos de carreira, reforçando a relação de proximidade que mantém com o público português.

A digressão nacional terá início a 22 de outubro, em Coimbra, seguindo depois para Montemor-o-Novo. Lisboa recebe o concerto a 26 de outubro, no Teatro Tivoli, terminando a série de atuações a 27 de outubro, na Casa da Música, no Porto. Segundo a promotora, os espetáculos foram concebidos para destacar a essência musical e poética da artista, através da simplicidade do violão e da força interpretativa que caracterizam Adriana Calcanhotto.

Festival Medieval de Elvas procura figurantes para recriar a magia da Idade Média

A Câmara Municipal de Elvas está a recrutar figurantes para integrar o XVIII Festival Medieval, que decorre entre os dias 2 e 5 de julho, no Centro Histórico da cidade.

A iniciativa pretende envolver a comunidade na recriação de um dos eventos mais emblemáticos do concelho, transformando as ruas da cidade num autêntico cenário medieval, repleto de personagens, costumes e tradições da época.

Os interessados em participar podem efetuar a sua inscrição até ao próximo dia 20 de junho, através do endereço de correio eletrónico turismo@cm-elvas.pt.

No ato de inscrição, os candidatos devem indicar o nome completo, idade, contacto telefónico, disponibilidade, altura e medidas de roupa, incluindo t-shirt ou camisa, calças e calçado.

O Município de Elvas convida todos aqueles que tenham espírito aventureiro e vontade de contribuir para a animação do festival a juntarem-se ao evento, desempenhando um papel ativo na recriação histórica que, anualmente, atrai milhares de visitantes à cidade.

Mais informações podem ser obtidas no Posto de Turismo de Elvas.

Mercado Tradicional da Feira da Aldeia esta quarta-feira em Santa Eulália

O Parque de Mercados e Feiras de Santa Eulália dá lugar, no feriado nacional desta quarta-feira, 10 de junho, a um Mercado Tradicional da Feira da Aldeia, a partir das 8 horas.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia, constitui uma oportunidade de promoção das tradições locais, incentivando o encontro entre produtores, comerciantes e a comunidade em geral. O evento pretende preservar e valorizar os costumes da região, contribuindo simultaneamente para a dinamização económica e social da freguesia.

Integrada na programação, decorrerá também uma Exposição de Artesanato, que permitirá dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos artesãos locais e regionais, destacando o património cultural e os saberes tradicionais que fazem parte da identidade da comunidade.

A realização deste mercado representa um momento de convívio e partilha, proporcionando aos visitantes a possibilidade de contactar com produtos tradicionais e com o trabalho de diversos expositores, num ambiente que celebra a cultura e as raízes locais.

Arronches candidata “Arte de Tocar Pedrinhas” a Património Cultural Nacional

O Município de Arronches está a preparar a candidatura da “Arte de Tocar Pedrinhas” ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), com o objetivo de garantir o reconhecimento e a proteção jurídica desta expressão cultural única no país. Considerada um pilar fundamental da identidade local e transmitida de geração em geração, esta prática musical e social não tem paralelo conhecido em nenhum outro ponto do território nacional, o que lhe confere um valor etnográfico e histórico altamente diferenciador para o concelho.

O processo encontra-se atualmente na fase de recolha de documentação e a autarquia lançou um apelo público à população para que partilhe memórias, histórias e fotografias antigas que possam enriquecer o dossier técnico. Caso seja bem-sucedida, esta classificação não só irá impulsionar o turismo cultural e conferir um selo de qualidade à região, como também abrirá portas a financiamentos públicos e fundos comunitários essenciais para apoiar a investigação, garantir a sustentabilidade da tradição e financiar ações de formação destinadas às gerações mais jovens.

MACE encerra a 15 de junho e reabre a 5 de julho com exposição de Alexandre Estrela

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) vai encerrar temporariamente ao público a partir do próximo dia 15 de junho, para a realização dos trabalhos de desmontagem da exposição atualmente patente e montagem de um novo projeto expositivo.

O espaço museológico voltará a abrir portas no dia 5 de julho, retomando o seu horário normal de funcionamento, com uma nova exposição da autoria de Alexandre Estrela, um dos mais reconhecidos artistas portugueses contemporâneos e representante de Portugal na Bienal de Veneza deste ano.

A inauguração da exposição está agendada para o dia 4 de julho, ao meio-dia, constituindo mais um momento relevante na programação cultural do MACE e na afirmação de Elvas enquanto destino de referência para a arte contemporânea.

Este novo projeto expositivo conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), reforçando o compromisso do Município de Elvas com a promoção da criação artística contemporânea e com a dinamização da oferta cultural do concelho.

Durante o período de encerramento, serão realizados todos os trabalhos técnicos necessários à preparação da nova exposição, garantindo as melhores condições para a receção do público e para a valorização da obra do artista.

Avis celebra as Jornadas Europeias de Arqueologia com iniciativas em Benavila e Ervedal

Nos próximos dias 13 e 14 de junho, o Centro de Arqueologia de Avis associa-se às Jornadas Europeias de Arqueologia (JAE) com um programa focado na valorização do património local e na proximidade com a comunidade. A agenda arranca no sábado, dia 13, pelas 16h30, com uma visita orientada ao sítio e à Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas, em Benavila — um edifício do século XV repleto de vestígios romanos —, cujas inscrições gratuitas e obrigatórias decorrem até 11 de junho através do contacto telefónico (242 410 090) ou por e-mail (arqueologia@cm-avis.pt).

No domingo, dia 14, o evento ruma à Fundação Arquivo Paes Teles, em Ervedal, para acolher a iniciativa “Conversas com Estórias”, uma parceria com a Biblioteca Municipal José Saramago que pretende cruzar a leitura e a oralidade com a identidade local. Através da partilha de memórias, da apresentação do espólio bibliográfico e da coleção arqueológica da fundação, o Centro de Arqueologia de Avis cumpre assim os grandes objetivos das JAE: sensibilizar o público para a proteção do património, atrair novos visitantes aos locais históricos e promover o diálogo direto entre os especialistas da área e os cidadãos.

Segunda sessão do Clube de Leitura da RIBAA com Susana Amaro Velho a 11 de junho

A segunda sessão do Clube de Leitura Online “A Ler Com a RIBAA”, organizado pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA) será já no próximo dia 11 de junho, quinta-feira, desta feita com a análise ao livro “Descansos”, com a presença da autoria Susana Amaro Velho.

Integrada no Plano de Atividades da RIBAA, esta atividade pretende promover hábitos de leitura regulares junto da população.

Para participar nos clubes de leitura, basta que aceda ao link que será disponibilizado oportunamente nas redes sociais da CIMAA, numa data mais próxima de cada uma das sessões.

Para mais informações, poderá contactar a CIMAA ou a Biblioteca Municipal da sua área de residência. Saiba tudo sobre as mesmas em: https://www.cimaa.pt/rede-intermunicipal-de-bibliotecas…/

Elvas passa a integrar a rede da FlixBus: paragem é no Viaduto

Imagem: FlixBus

A FlixBus anunciou esta terça-feira, 9 de junho, o lançamento de duas novas ligações internacionais: uma entre Lisboa e Badajoz e outra entre Madrid e Braga.

A nova rota Lisboa–Badajoz irá ligar as duas cidades através de várias localidades, incluindo Elvas, Borba e Estremoz, que integram pela primeira vez,a rede da operadora, para além de Évora, Montemor-o-Novo e Setúbal.

Em Elvas, a FlixBus terá a sua paragem junto ao Viaduto.

Para o diretor de operações da FlixBus em Portugal, Tiago Alves, a entrada da empresa em Estremoz, Borba e Elvas representa “um momento importante” na expansão da rede nacional. O responsável acredita que a chegada ao Alto Alentejo contribuirá para diminuir as assimetrias entre o litoral e o interior do país, promovendo uma maior mobilidade na região.

Portalegre Jazzfest de regresso em julho com programação diversificada e descentralizada

O 21º Portalegre Jazzfest, um dos festivais de jazz mais conceituados do país, está de regresso de 2 a 4 de julho.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Portalegre, divide-se entre o Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) e outros locais da cidade e conta com uma “programação diversificada, descentralizada e repleta de jovens promessas e nomes conceituados do panorama nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo”.

Uma das grandes novidades desta 21ª edição do JazzFest será o ciclo de Guitarra Americana, que decorrerá no Jardim do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, nos três dias do evento.

Dos EUA chegam ao festival Kelby Clark e Emily Robb e da Noruega, Hein Westgaard, com três instrumentos e três abordagens diferentes da mesma música. A guitarrista Emily Robb apresenta-se em guitarra elétrica, num som inspirado no rock; Kelby Clark, no Banjo, utiliza o seu instrumento de cinco cordas, navegando entre a tradição e sons mais modernos; enquanto Hein Westgaard explora as raízes sonoras do folk ou primitivismo americano.

Para os concertos after-hours, no Convento de Santa Clara, foi feito o convite aos músicos mais conceituados de uma das cidades mais ativas do jazz no rico panorama norueguês: Bergen. Em grande destaque estará o saxofonista Aksel Røed, que participa nos três concertos, com os projetos Red Quartet, Duplexities e o Aksel Røed Trio.

Para os concertos do “meio”, os mais concorridos e em horário nobre, no Grande Auditório do CAEP, a organização selecionou três projetos nacionais: o Sexteto de Jazz, com Mário Laginha, Mário Barreiros, Tomás Pimentel, Edgar Caramelo, Ricardo Toscano e Francisco Brito, que regressou ao ativo, para comemorar os seus 40 anos; o duo de Sara Serpa, residente em Nova Iorque, com o pianista Matt Mitchell; e Martiz_Mortiz, o novo projeto de um dos músicos do novo jazz nacional, o guitarrista Mané Fernandes, com três cantoras, guitarra e piano.

Tal como nos anos anteriores, a habitual jam session aberta ao público decorrerá no espaço “Improvisos” do Business Center de Portalegre, em parceria com a aKadémia Jazz, com a novidade este ano do concerto do projeto espanhol DíJazz Band, no Jardim da Corredoura, englobado no Festival das Artes.

O programa do 21º Portalegre Jazzfest engloba ainda as sempre concorridas e tradicionais provas de vinhos e de produtos regionais, assim como a Feira do Disco e do Livro, em colaboração com a editora Clean Feed.

Os bilhetes para o Jazzfest poderão ser adquiridos no CAEP, com reservas disponíveis através do número 245 307 498. Os preços variam entre os dez euros, para o bilhete diário dos concertos no Grande Auditório, e os 25 euros do passe, que permite a entrada nos três concertos do CAEP.

2.º Show MotorMix atrai centenas de pessoas e dá arranque às Festas de São João em Arronches

O São João já se encontra a ser celebrado em Arronches e a primeira atividade programada teve início logo pela manhã do passado sábado, dia 6 de junho. Na segunda fase da Zona Industrial, reuniram-se centenas de pessoas para participar ou apenas desfrutar do 2.º Show MotorMix, uma iniciativa promovida pela Associação Team 3 Torres.

Num primeiro período, a pista foi aberta aos pilotos que quiseram fazer um primeiro teste às suas máquinas, o que desde logo levou ao rubro os muitos que não quiseram ficar de fora desta concentração automóvel. A meio da tarde, iniciaram-se as provas propriamente ditas e a adrenalina aumentou no seio do público que aplaudiu cada manobra realizada pelos mais de 70 automobilistas participantes.

No final, a organização destacou os que mais se evidenciaram ao longo do dia, com prémios para a melhor chegada, para o melhor burn, para o carro mais baixo, para o carro mais antigo e para o melhor da concentração, entre outros.

Se o início do São João já foi espetacular, o resto do programa promete continuar a não desiludir e, quer os arronchenses, quer os muitos visitantes que a vila acolherá por estes dias, irão certamente desfrutar das muitas atividades que integram as mais bonitas festas populares da região.

“Férias Ativas” prometem animar verão dos mais novos em Elvas de 1 de julho a 28 de agosto

O Município de Elvas volta a promover, durante os meses de verão, o programa “Férias Ativas – Verão 2026”, uma iniciativa destinada às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, proporcionando-lhes um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e recreativas durante o período de interrupção letiva.

A edição deste ano decorre entre 1 de julho e 28 de agosto, oferecendo aos mais novos uma ocupação saudável dos tempos livres, através de experiências que estimulam a criatividade, o convívio, a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Ao longo de várias semanas, os participantes terão oportunidade de integrar atividades culturais, desportivas, pedagógicas e de lazer, num ambiente seguro e adequado à sua faixa etária.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou nas Juntas de Freguesia rurais, permitindo às famílias garantir a participação dos seus educandos nesta iniciativa municipal.

Com o programa “Férias Ativas”, a Câmara Municipal de Elvas reforça o seu compromisso com o apoio às famílias e com a promoção de atividades que contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, proporcionando-lhes umas férias de verão divertidas, enriquecedoras e repletas de novas experiências.

Alterações ao Regulamento Municipal dos Apoios Sociais da Câmara Municipal de Elvas em consulta pública

Enconta-se aberto o período de consulta pública das alterações ao Regulamento Municipal dos Apoios Sociais da Câmara Municipal de Elvas.

Os interessados podem consultar a proposta de alteração ao regulamento, em versão integral, na página da Internet do Município (aqui) e no Balcão Único do Município de Elvas, durante o horário normal de expediente.

As observações tidas por convenientes devem ser formuladas por escrito, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Elvas, e endereçadas ao Município de Elvas – Rua Isabel Maria Picão, s/n – 7350-476 Elvas ou entregues diretamente no Balcão Único, durante o horário normal de expediente.

Politécnico de Portalegre recebe o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior

O Politécnico de Portalegre foi distinguido com o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior 2026-2028, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) às instituições que promovem a conciliação entre o percurso académico e a prática desportiva.

De acordo com o IPDJ, esta distinção reconhece o compromisso do Politécnico de Portalegre na criação de condições efetivas de apoio ao estudante-atleta, nomeadamente ao nível da regulamentação interna, metodologias, infraestruturas, recursos e iniciativas que promovem a articulação entre a excelência desportiva e o desenvolvimento académico.

Válido por dois anos letivos, até ao final de 2027/2028, o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior será entregue formalmente durante a Semana Europeia do Desporto, a decorrer em Albufeira, em data a anunciar.

Município de Borba promove nova edição do programa Juventude em Movimento

Está aí uma nova edição do programa de ocupação dos tempos livres de verão (julho e agosto), “Juventude em Movimento”, do Município de Borba.

As inscrições começam no dia 11 de junho, no Balcão Único da Câmara Municipal, e prolongam-se até 25 de junho.
As normas de participação podem ser consultadas no site do Município (www.cm-borba.pt).

O programa destina-se a jovens entre os 15 e os 25 anos, que podem desenvolver atividades, nas seguintes áreas: Educação e Juventude, Desporto e Tempos Livres, Feiras e Eventos, Cultura e Património e Ambiente e Espaços Verdes.

O JM2026 tem por objetivo promover a ocupação das férias e, simultaneamente, ajudar os jovens participantes a desenvolver um espírito de cidadania, potenciando a sua capacidade de participação social e cívica na comunidade.

Igreja de São Domingos celebra Santo António com Eucaristia e Bênção do Pão em Elvas

A Igreja de São Domingos, em Elvas, acolhe no próximo dia 13 de junho as celebrações em honra de Santo António de Lisboa, Padroeiro Secundário de Portugal, numa iniciativa promovida pela Fraternidade Leiga de São Domingos. O programa religioso tem início às 17h30 com a celebração da Eucaristia.

Após a missa realiza-se a tradicional Bênção do Pão de Santo António, um dos momentos mais marcantes desta festividade, associado à devoção popular ao santo lisboeta e à sua intercessão pelas famílias e pelos mais necessitados. A organização convida toda a comunidade a participar nesta celebração, contribuindo para manter viva uma tradição profundamente enraizada na fé e na cultura portuguesas.

IALBAX volta a destacar-se em várias frentes competitivas

A Associação Desportiva (AD) IALBAX voltou a viver mais um fim de semana repleto de atividade competitiva, com os seus atletas a marcarem presença em diversas provas de atletismo e ciclismo, alcançando resultados de grande destaque e confirmando o excelente momento de forma da coletividade.

O principal destaque vai para Vanda Rosa Nanques e Luís Velez, dois atletas que continuam a demonstrar uma notável regularidade competitiva, ocupando, semana após semana, os lugares cimeiros das classificações nas provas em que participam. Competindo em modalidades distintas, ambos voltaram a somar resultados de elevado nível, reforçando o seu estatuto de referência da AD IALBAX.

Na quinta-feira, dia 4 de junho, na Eco Escalada Serra do Mendro, disputada na Vidigueira, Vanda Rosa Nanques alcançou o 8.º lugar da classificação geral feminina, vencendo ainda o escalão V45.

Já no sábado, dia 6 de junho, a AD IALBAX esteve em evidência na 2.ª Corrida Gamaliel Brás Carlos, em Arronches. Luís Velez foi um dos protagonistas da prova, terminando na 4.ª posição da geral e conquistando o 1.º lugar no escalão Júnior. Também Sérgio Cacheirinha brilhou ao alcançar o 9.º lugar da geral e a vitória no escalão V50.

Pedro Afonso foi 11.º da geral e 2.º classificado em V35, enquanto Carlos Pimenta terminou na 12.ª posição da geral e foi 3.º no mesmo escalão. Vanda Rosa Nanques voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, vencendo a classificação geral feminina e o escalão V45. José Russo alcançou o 20.º lugar da geral e venceu o escalão V60. Cristina Canário foi terceira classificada da geral feminina e primeira no escalão V50. Já Carlos Santos terminou na 23.ª posição da geral, conquistando o segundo lugar no escalão V55.

O desempenho coletivo da equipa permitiu à AD IALBAX alcançar o 2.º lugar coletivo na competição.

No domingo, dia 7 de junho, Daniel Zerpa representou a associação de Elvas na 14.ª Corrida de Santo António, em Lisboa, concluindo a prova na 3471.ª posição da classificação geral.

Também no domingo, vários atletas participaram no São Mamede Granfondo, em Arronches, na distância Minifondo. Luís Velez voltou a destacar-se ao terminar na 48.ª posição da geral e conquistar o 2.º lugar no escalão Sub-23. Licínio Canhoto foi 80.º classificado da geral e 8.º no escalão M55, enquanto Sérgio Cacheirinha concluiu a prova na 115.ª posição da geral e foi 17.º classificado no escalão M50.

Com mais um fim de semana de excelentes resultados, a AD IALBAX continua a afirmar-se como uma das coletividades mais competitivas da região, evidenciando a qualidade dos seus atletas e o trabalho desenvolvido ao longo da temporada.

Graça Amiguinho apresenta “Solstícios da Minha Vida” no Castelo de Elvas

Graça Amiguinho apresenta, esta terça-feira, 9 de junho, pelas 18 horas, no bar “Guardião do Castelo”, no Castelo de Elvas, a obra “Solstícios da Minha Vida”.

A sessão de apresentação do livro contará com as participações de Teresa Melo, Soraia Belchior, Rosa Maria Abrunheiro, António Brinquete e Rui Barros.

Já amanhã, 10 de junho, a autora elvense fará a apresentação da obra na Biblioteca Pública de Badajoz, pelas 16 horas (menos uma em Portugal), no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Café-Concerto Solidário “Sons pelo Salvador” em Elvas

A Unidade Pastoral de Elvas promove, no próximo dia 26 de junho, a partir das 20h00, no Largo da Igreja de Santa Luzia, o Café-Concerto Solidário “Sons pelo Salvador”, uma iniciativa destinada à angariação de fundos para as obras de conservação da Igreja do Salvador e para apoiar a peregrinação dos jovens da paróquia a Roma.

O evento contará com a atuação da banda “Da Vila” e terá serviço de bar disponível ao longo da noite. Para participar, os interessados poderão adquirir uma pulseira solidária, que inclui uma bebida e uma bifana, pelo valor de cinco euros até 21 de junho, passando para seis euros após essa data. As pulseiras estão disponíveis no Cartório Intraparoquial.

O pároco da Unidade Pastoral de Elvas, padre Ricardo Lameira, sublinha que a iniciativa representa “mais do que um momento de entretenimento”, destacando que a participação da comunidade contribuirá diretamente para a preservação da Igreja do Salvador. Segundo o sacerdote, o templo necessita de intervenções importantes, sendo fundamental o envolvimento da população neste esforço coletivo.

Sob o lema “Juntos preservamos a nossa fé. Juntos construímos o futuro”, a organização apela à participação de toda a comunidade nesta noite de música, convívio e solidariedade. A receita obtida reverterá para as obras de conservação da Igreja do Salvador e para apoiar a participação dos jovens da paróquia na peregrinação a Roma.

Ricardo Pinheiro defende investimento cultural como pilar para o sucesso do turismo e fixação de população no Alentejo

O Presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, defende que a cultura deve ser uma prioridade estratégica no planeamento dos fundos comunitários, indo muito além da regeneração urbana ou do apoio à agricultura.

Pinheiro revelou dados que colocam o Alentejo na vanguarda do investimento público cultural: enquanto a média nacional das autarquias é de 77 euros por habitante, os municípios alentejanos investem cerca de 145 euros. Segundo o dirigente, este esforço financeiro é uma “tentativa clara de parar aquilo que é o êxodo demográfico da região”, sublinhando que o património cultural é o maior trunfo para atrair pessoas e competir com outras regiões.

Ricardo Pinheiro alertou ainda para a necessidade de equilibrar o investimento no setor privado: “nós aprovámos seguramente nas últimas três semanas mais de 17 ou 18 milhões de euros de turismos rurais em todo o Alentejo. Se houver turismos rurais, mas não houver investimento na dinamização cultural, os turismos rurais não vão ter visitantes”.

O dirigente concluiu apelando à coragem política para diversificar a programação regional e utilizar a cultura como uma ponte entre povos, citando a herança árabe do património alentejano como um exemplo de como a cultura pode aproximar o mundo ocidental de outras geografias em tempos de conflito geopolítico.

Cristais da Noite animam Sardinhada de Santo António no sábado em Campo Maior

Campo Maior celebra Santo António com a tradicional sardinhada promovida pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação. A iniciativa realiza-se este sábado, 13 de junho, a partir das 19 horas, no Largo do Terreiro, e é aberta a toda a comunidade.

Além das tradicionais sardinhas, a festa promete muita animação musical com o espetáculo “Beat Tour”, protagonizado pelo grupo Cristais da Noite, num ambiente de convívio e celebração típico das festividades populares.

O presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Milton, destaca a importância desta iniciativa para fortalecer os laços entre os habitantes da freguesia e os visitantes. “Uma das nossas metas ao longo do ano é fazer uma sardinhada para os nossos fregueses e não só. Quem quiser aparecer, mesmo não sendo da nossa freguesia, é sempre bem-vindo e acho que até se cria ali uma empatia entre todos”, afirma.

A escolha do Largo do Terreiro para acolher a festa insere-se na estratégia da junta de promover uma distribuição equilibrada das atividades pelas diferentes zonas da freguesia, permitindo que vários locais beneficiem da dinamização proporcionada pelos eventos. “O nosso propósito, ano após ano, é irmos a várias zonas da freguesia, dar sempre a alguém a exploração daquela zona e vamos sempre alterando conforme as atividades que houver para que todos possam também tirar algum benefício dali, mas, mais que tudo, que haja ali um bom ambiente”, explica Hugo Milton.

Com entrada livre e um programa marcado pelo convívio, gastronomia e música popular, a Sardinhada de Santo António da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação promete ser um dos momentos mais animados deste mês de junho em Campo Maior.

Arraiais do Associativismo regressam a Elvas com muita animação, sardinha assada e espírito de união

As associações Arkus, Gota d’Arte e Banda 14 de Janeiro voltam a unir esforços para dinamizar os tradicionais arraiais de Santos Populares em Elvas. À semelhança do que aconteceu no ano passado, as três coletividades juntam-se, novamente, para proporcionar momentos de convívio, animação e muita música, sem esquecer a tradicional sardinhada assada.

O primeiro arraial, dedicado a Santo António, realiza-se já na sexta-feira, dia 12 de junho, a partir das 20 horas, na sede da Arkus. Melanie Carona, uma das responsáveis pela associação juvenil, destaca a importância da continuidade desta parceria entre as coletividades elvenses: “Esta parceria começou o ano passado e, como é óbvio, quisemos continuar. Vai manter-se entre as três associações e convidamos todas as pessoas a juntarem-se a nós, no nosso arraial, que é sempre o primeiro, o de Santo António”.

Melanie Carona diz ainda ser “importante manter estas parcerias entre associações”: “mostramos que estamos uns com os outros e não uns contra os outros”.

A responsável garante ainda uma noite recheada de animação: “vai haver muita sardinha, muita diversão e muito espírito de parceria”. “Temos muito espaço e queremos receber toda a gente”, diz ainda.

Já a Gota d’Arte volta a integrar o seu arraial de São João na programação do Weekend Art, evento que este ano celebra a sua quarta edição e que decorre no Jardim das Laranjeiras. O arraial marcará o arranque de três dias de atividades culturais e artísticas.

O presidente da Gota d’Arte, Luís Rosário, explica que a iniciativa resulta da vontade de reforçar o trabalho conjunto entre as associações locais. “Como aconteceu no ano passado, o primeiro dia do Weekend Art vai ter um cheirinho de arraial, com a colaboração destas associações. A Arkus, aliás, está connosco desde a primeira edição do evento. Esta iniciativa dos Arraiais do Associativismo surgiu no ano passado e funcionou muito bem. Estamos cá para trabalhar em parceria, para trabalhar uns com os outros”, refere.

Segundo Luís Rosário, esta colaboração permite aumentar a participação do público e enriquecer os eventos. “Conseguimos uma animação e uma dinamização muito melhores. Atrás dessa dinamização vem mais gente, porque são elementos das associações que também marcam presença nos eventos uns dos outros. O objetivo é criar condições para que aqueles que participam tenham mais animação e se divirtam, ajudando-nos mutuamente”, sublinha.

Por sua vez, a Banda 14 de Janeiro optou este ano por não promover o tradicional arraial de São Pedro. A decisão prende-se com a elevada concentração de iniciativas na cidade durante esse período. João Grenho explica que a associação preferiu concentrar esforços no apoio aos restantes eventos. “Notámos que existem muitos eventos nesse mês e acabava por haver sobreposição de iniciativas. No fim de semana em que seria o nosso arraial não faria muito sentido realizar mais um evento e retirar público a outros. Assim, decidimos participar, ajudar e apoiar os restantes eventos com a banda e com o Grupo Coral Infantil”, afirma.

Com esta união de esforços, as três associações esperam voltar a levar aos elvenses e visitantes o melhor dos Santos Populares, reforçando simultaneamente os laços de cooperação e o dinamismo do movimento associativo local.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

ARTMOZ e Politécnico de Portalegre unem-se para aproximar estudantes do mercado de trabalho

A ARTMOZ – Associação Cultural, responsável pela organização da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE), assinou um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design do Instituto Politécnico de Portalegre (ESTGD-IPP), com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência prática em contexto profissional e reforçar a ligação entre o ensino superior e o mercado de trabalho.

O acordo permitirá que um estudante da Licenciatura em Design de Comunicação participe nos trabalhos de preparação da BIALE_27, desenvolvendo um projeto real relacionado com a criação da imagem do catálogo da bienal. A iniciativa integra a estratégia de crescimento da BIALE, cuja terceira edição terá presença em Estremoz, Beja, Évora e Portalegre, apostando na promoção da arte, da sustentabilidade ambiental e da valorização da identidade rural e cultural do Alentejo.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebrado na Biblioteca Municipal de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo assinala, na próxima quarta-feira, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa data que coincide também com a celebração do 146.º aniversário desta instituição cultural de referência do concelho.

O programa comemorativo tem início às 16h00 com a exibição e apresentação histórica do manuscrito do Cancioneiro de Elvas, uma das mais importantes obras musicais do património português do século XVI, cuja relevância histórica e cultural continua a afirmar Elvas como um dos centros de preservação da memória musical nacional.

Às 16h30, o Coral Públia Hortênsia de Castro interpreta algumas das composições do Cancioneiro de Elvas, proporcionando ao público uma viagem musical pelas sonoridades renascentistas que integram este valioso documento histórico.

As comemorações prosseguem às 17h00 com o concerto “Projeto Elvas, Vol. 1”, apresentado pelo Consort Sete Lágrimas, agrupamento reconhecido pelo trabalho de investigação e divulgação da música antiga portuguesa. O espetáculo propõe uma abordagem contemporânea à herança musical elvense, valorizando o património cultural da cidade através da interpretação de repertórios históricos.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas associa as celebrações do Dia de Portugal à valorização do património histórico e cultural local, assinalando simultaneamente mais um aniversário da Biblioteca Municipal de Elvas, instituição que há 146 anos desempenha um papel fundamental na promoção da cultura, da leitura e da preservação da memória coletiva do concelho.

Piscina Municipal de Arronches abre dia 16

O Município de Arronches definiu o calendário de abertura das suas infraestruturas balneares para a presente época de verão, preparando-se para acolher munícipes e visitantes nas piscinas do concelho.

A abertura dos complexos decorrerá de forma faseada, com os seguintes horários e dias de funcionamento:

  • Piscina Municipal Miguel Lagarto (Arronches):
    • Abertura: 16 de junho
    • Horário: Das 10h00 às 20h00
    • Dia de encerramento semanal: Segunda-feira (aberta de terça-feira a domingo)
  • Piscina Municipal de Esperança:
    • Abertura: 1 de julho
    • Horário: Das 10h00 às 20h00
    • Dia de encerramento semanal: Terça-feira (aberta de quarta a segunda-feira)

Ambos os espaços foram alvo das habituais intervenções de manutenção para garantir a qualidade da água, a segurança dos utilizadores e o máximo conforto durante os meses de calor.

Com a abertura destas duas infraestruturas, a autarquia reforça a oferta de lazer, desporto e bem-estar no concelho, disponibilizando locais de eleição para o convívio familiar e o combate às altas temperaturas da região.


“Monforte em Movimento” regressa a 29 de junho

A Câmara Municipal de Monforte, através do IUPI 5G MONFORTE, promove a atividade “Monforte em Movimento”, com o objetivo de proporcionar momentos únicos de lazer, inclusão e desenvolvimento para crianças e jovens. De 29 de junho a 3 de julho, está prevista muita diversão, aventura e novas experiências.

As inscrições destinam-se a jovens com idades compreendidas entre os dez e os 17 anos, que frequentem, no mínimo, o 5.º ano de escolaridade. Esta é a oportunidade ideal para viver dias inesquecíveis, fazer novas amizades e participar em dinâmicas que promovem a diversão, a criatividade e o espírito de equipa. A participação é totalmente gratuita, mas as vagas são limitadas, pelo que os interessados devem garantir o seu lugar o quanto antes. As inscrições decorrem apenas até ao próximo dia 15 de junho.

O projeto CLDS 5G é financiado no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu +(FSE+) e pela União Europeia “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

Borba passa a ter linha FlixBus para viagens entre Lisboa e Badajoz

Desde o dia 4 de junho, passada quinta-feira, Borba passou a ter linha FlixBus para viagens entre Lisboa e Badajoz e vice-versa.

A ligação é feita às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos no mês de junho e todos os dias da semana nos meses de julho e agosto.

A partida de Lisboa está marcada para as 9h45, seguindo-se a paragem em Borba às 12h45 e a chegada a Badajoz às 13h40 (horário de Portugal). A viagem inversa conta com partida de Badajoz às 15h25 (horário de Portugal), chegada a Borba às 16h20 e a Lisboa às 19h20.

Os horários podem sofrer alterações. Antes de viajar, consulte sempre o site da FlixBus Portugal ou a aplicação móvel para garantir que tem a informação mais atualizada.

ECUEXTRE volta a afirmar-se como o grande encontro ibérico do cavalo e do toiro

A XVII edição da ECUEXTRE – Feira do Cavalo e do Toiro, que terá lugar de 11 a 14 de junho nas instalações das IFEBA, em Badajoz, foi apresentada na manhã desta segunda-feira, dia 8, pela vereadora delegada da IFEBA, Elena Salgado, acompanhada pela diretora da ECUEXTRE, Pepa Dueñas.

A feira voltará a afirmar-se como o grande encontro ibérico dedicado ao universo do cavalo e do toiro, reunindo durante quatro dias profissionais, ganadeiros, criadores, empresas, instituições e aficionados provenientes de Espanha e Portugal num espaço único de encontro, negócio, competição e convivência.

Durante a sua intervenção, Elena Salgado destacou a importância de a ECUEXTRE se ter consolidado como “o grande encontro ibérico que voltará a reunir num mesmo espaço o mundo do cavalo e do toiro, dois setores profundamente ligados à nossa história, ao nosso território e à nossa identidade cultural”. Além disso, sublinhou a relevância deste evento como motor económico e turístico para a cidade de Badajoz, destacando que a feira ocupará a totalidade do recinto, com mais de 30.000 metros quadrados dedicados a competições, exposições, atividades comerciais, gastronomia e lazer.

Mais de 350 cavalos, cerca de 150 cavaleiros e perto de uma centena de ganadarias e coudelarias de raça pura marcarão presença na ECUEXTRE, reafirmando o papel desta feira como uma das principais referências nacionais e internacionais do setor. “A nossa localização estratégica, no coração da dehesa ibérica entre Espanha e Portugal, permite-nos reforçar ano após ano esse carácter hispano-luso que distingue a ECUEXTRE de qualquer outro certame”, sublinhou Salgado.

A vereadora destacou ainda a crescente projeção internacional da feira graças à presença de destacados criadores de conteúdo especializados, que “contribuirão para aproximar a ECUEXTRE de novos públicos em diferentes partes do mundo”.

Badajoz proclamará o melhor cavalo lusitano da Península Ibérica

As competições equestres voltarão a ocupar um lugar central na programação da ECUEXTRE com a realização de algumas das provas mais relevantes do calendário nacional. Entre elas destacam-se o Festival Morfológico Internacional e Campeonato de Espanha do Cavalo Puro-Sangue Lusitano e o 10º Concurso Morfológico Pura Raça Espanhola (P.R.E.), de categoria três estrelas e qualificativo para o SICAB 2026.

Entre as numerosas competições equestres, Salgado sublinhou a importância da I Taça Ibérica de Dressage, promovida conjuntamente pela Associação Portuguesa do Cavalo Puro-Sangue Lusitano e pela Asociación Española de Criadores de Caballo Pura Sangre Lusitanos, como uma das principais novidades desta edição, assegurando que “a realização desta competição permitirá proclamar em Badajoz o melhor cavalo lusitano de dressage de toda a Península Ibérica, transformando a ECUEXTRE no palco de uma competição inédita e de enorme prestígio internacional”.

A programação será ainda complementada pelo Concurso de Criação e Seleção Hispano-Árabe, o Troféu de Dressage ECUEXTRE, o Concurso de Doma Vaquera, o 50º Campeonato Nacional de Faena e Doma de Campo, o 36º Troféu Cidade de Badajoz e o 1º Campeonato de Espanha de Equitação de Trabalho AEPSL.

“Toreros de Plata”, a grande exposição temática de 2026

Um dos grandes atrativos desta edição será a exposição taurina “Toreros de Plata”, que prestará homenagem a 26 homens de prata de reconhecido prestígio no panorama taurino nacional, com uma longa e destacada trajetória profissional. A mostra reunirá os seus trajes, objetos pessoais, fotografias e diversos elementos ligados a estas figuras incotornáveis da tauromaquia. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho daqueles que, com discrição e profissionalismo, desempenham um papel essencial na festa brava.

No âmbito desta homenagem ao mundo taurino, a ECUEXTRE distinguirá Alejandro Talavante por ocasião do vigésimo aniversário da sua alternativa. O matador extremenho visitará a feira na tarde de quinta-feira para receber esta homenagem num ato que permitirá aos aficionados e visitantes conhecer de perto a trajetória de uma das figuras mais destacadas da tauromaquia.

Além disso, a praça de touros coberta voltará a ser um dos espaços mais atrativos da feira com as tradicionais Exibições das Artes da Tauromaquia, nas quais participarão alunos da Escola Taurina da Diputación de Badajoz e da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita. Entre os protagonistas taurinos desta edição estarão os novilheiros David Gutiérrez e Sergio Domínguez “El Mella”, assim como os matadores Miguel Ángel Silva, Joaquim Ribeiro “Cuqui”, Javier Zuleta e Olivia Solo. A eles juntar-se-ão as tradicionais pegas de forcados portugueses e as exibições de recortadores da Arte y Raza, compondo uma programação taurina de elevado nível para aficionados e público em geral.

A programação incluirá ainda diversos encontros e palestras com profissionais do setor, destacando-se a reconhecida novilheira Olga Casado, uma das figuras emergentes junto do público mais jovem.

Gastronomia, cultura e atividades para toda a família

A feira manterá a sua aposta na gastronomia e no lazer com uma ampla zona de restauração junto às pistas e a tradicional esplanada noturna exterior, que poderá ser desfrutada nas noites de sexta-feira e sábado.

Entre as novidades gastronómicas destaca-se a promoção do consumo de carne bovina da raça berrenda, uma iniciativa destinada a valorizar uma das raças autóctones mais representativas do património pecuário espanhol.

Os visitantes poderão ainda desfrutar de uma tradicional “carreta rociera” puxada por bois da raça berrenda, de um desfile de moda taurina da designer Sofía Rivera, de exibições equestres, de uma masterclass de dressage ministrada por Ignacio Bravo, da participação das Amazonas de Portugal, de jornadas técnicas e de diversas atividades culturais.

Os mais pequenos terão também um espaço de destaque graças à programação de oficinas infantis organizadas no stand da Junta da Extremadura, onde poderão participar em atividades de confeção de muletas, decoração de ferraduras, elaboração de bandarilhas e modelagem de barro taurino. Será igualmente apresentado o Taurocromos, o primeiro álbum colecionável de cromos dedicado ao mundo do toiro, que poderá ser levado para casa com autógrafos dos seus protagonistas.

Prémio Ibérico ECUEXTRE para a AECCPRE

Como acontece todos os anos, a ECUEXTRE entregará o Prémio Ibérico ECUEXTRE, distinção que reconhece pessoas e instituições comprometidas com a promoção e divulgação dos valores equestres e taurinos. Nesta edição, o galardão foi atribuído à Asociación Extremeña de Criadores de Caballos de Pura Raza Española (AECCPRE), em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da criação, conservação e promoção desta raça.

Por fim, a vereadora agradeceu a todas as instituições, associações e profissionais que tornam possível a realização da feira e convidou a população a participar e desfrutar de um evento único que combina competição, tradição, cultura, gastronomia e lazer em torno do universo do cavalo e do toiro.

Recordou ainda que o horário de abertura ao público será na quinta-feira das 11h00 às 21h00; na sexta-feira e no sábado das 10h00 às 21h00, prolongando-se a atividade com esplanada noturna e oferta gastronómica a partir das 21h00; e no domingo das 11h00 às 19h30.

Os bilhetes terão um custo de três euros e já podem ser adquiridos através do site oficial da feira. A entrada será gratuita para menores de 12 anos, maiores de 65 anos, agentes comerciais abrangidos pelo acordo AFE e famílias numerosas de categoria especial. As famílias numerosas de categoria geral e as pessoas em situação de desemprego beneficiarão ainda de um desconto de 50% sobre o preço do bilhete.

Terrugem celebra cultura e tradição com lançamento de livro e passeio literário pelas antigas tascas

A freguesia de Terrugem, no concelho de Elvas, prepara-se para viver um dia dedicado à cultura, à literatura e às tradições locais na quarta-feira, 10 de junho, feriado nacional, com duas iniciativas que prometem reunir moradores e visitantes.

A manhã começa às 10h00, no Kiosk Melissa, com o lançamento do livro “Uma Quadra por Dia – 2.º Ano”, da autoria de António Brinquete. A obra reúne 365 dias de poesia, convidando os leitores a sentir, sonhar e crescer através da palavra escrita. Inspirado nas raízes e na identidade da região, o livro destaca diferentes lugares e elementos da comunidade, reforçando os laços entre a cultura e a memória coletiva.

Segundo a apresentação da obra, “cada quadra é uma janela aberta sobre o que nos une”, numa celebração da poesia como forma de preservar tradições, afetos e histórias locais. O evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Terrugem e inclui uma oferta especial para os primeiros visitantes.

Mais tarde, às 11h00, terá início o Passeio Literário “Rally das Tascas”, uma iniciativa que pretende levar os participantes numa viagem pelas antigas tabernas, bares e tascas da freguesia. A concentração e partida estão marcadas para o Parque de Merendas de Terrugem.

Ao longo do percurso, os participantes poderão reviver sabores, histórias e tradições de outros tempos, num ambiente marcado pela convivialidade e pela partilha de memórias. A organização promete petiscos, momentos de conversa e várias surpresas, proporcionando uma experiência que alia património, gastronomia e cultura popular.

As duas iniciativas integram-se numa aposta na valorização da identidade local e na promoção do património material e imaterial da freguesia, convidando a comunidade a celebrar a palavra, a história e as tradições que fazem de Terrugem um território rico em cultura e memória.

Karaté elvense representado em encontro internacional de artes marciais em Vila Franca de Xira

O karaté elvense voltou a marcar presença num importante evento de artes marciais, ao fazer-se representar, no passado sábado, dia 6 de junho, através do Moto Clube Alentejano, no Encontro Internacional de Kenpo Karaté e Artes Marciais Havaianas, realizado em Vila Franca de Xira.

A comitiva elvense integrou os atletas Carolina Cachinho, Diogo Casacão, Hugo Santos e Tomás Anjinho, acompanhados pelo treinador Paulo Ramalhete. Os atletas participaram numa jornada dedicada ao aperfeiçoamento técnico e à defesa pessoal, numa iniciativa que reuniu especialistas e mestres de várias nacionalidades.

O encontro contou com a presença de instrutores oriundos do Havai, Espanha, Guatemala, Estados Unidos da América e Portugal, proporcionando aos participantes uma oportunidade de contacto com diferentes metodologias e abordagens das artes marciais.

Entretanto, as escolas de Karaté Koshiki Kontact de Elvas e Monforte, orientadas por Paulo Ramalhete, continuam a preparar a participação em eventos locais agendados para as próximas semanas. Estas atividades antecedem uma breve pausa de verão, antes do arranque da preparação para a época 2026/2027.

O início dos trabalhos está marcado para 27 de julho, tendo como principais objetivos a participação no evento “25 Horas de Karaté”, que decorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, no norte do país, e no Encontro Nacional de Kobudo, agendado para os dias 3 e 4 de outubro, em Elvas e Monforte.

Mundial de Futebol de 2026 sob ameaça de se tornar o mais poluente da história

O Mundial de Futebol de 2026, que arranca esta semana nos Estados Unidos, Canadá e México, está a gerar forte preocupação entre cientistas e ambientalistas devido ao seu impacto climático sem precedentes. Com um formato inédito de 48 seleções, o torneio poderá duplicar a pegada de carbono de edições anteriores, atingindo cerca de nove milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente. Segundo José Janela, da Quercus, a imensa distância geográfica entre as cidades anfitriãs vai obrigar a um volume massivo de viagens aéreas por parte de equipas e adeptos, o que, somado ao calor extremo e ao consumo intensivo de energia, levanta sérias dúvidas sobre a sustentabilidade do futebol internacional.

Embora a FIFA tenha anunciado medidas de adaptação — como pausas para hidratação e ações de compensação ambiental —, especialistas alertam que estas iniciativas não resolvem o problema de fundo. A Quercus e várias organizações internacionais apontam o risco de greenwashing, criticando a persistência de um modelo de competição global que promove o discurso ecológico mas continua estruturalmente dependente da aviação. Para os defensores do ambiente, o torneio expõe uma contradição profunda entre as metas climáticas urgentes do planeta e a insistência em megaeventos desta dimensão.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Alegria, competição e inclusão marcam final do Kids Athletics em Elvas

O Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, a final municipal do Kids Athletics, iniciativa que reuniu cerca de 800 alunos do 1.º ciclo de todo o concelho, numa jornada dedicada à prática desportiva, ao convívio e à promoção de hábitos de vida saudáveis.

Presente no evento, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, destacou a importância de iniciativas desta natureza para incentivar as crianças à prática de atividade física desde cedo. O dirigente elogiou a organização da Câmara Municipal de Elvas e sublinhou a felicidade visível dos mais novos ao participarem nas diferentes atividades.

“A alegria destas crianças, a praticar desporto ao ar livre, é evidente. Tudo o que aqui está a ser praticado é atletismo, que é a base de qualquer modalidade. Estas iniciativas são de louvar porque é isto que precisamos: pôr as nossas crianças em movimento”, afirmou.

Domingos Castro salientou ainda que a Federação Portuguesa de Atletismo envolve anualmente mais de 15 mil jovens em atividades semelhantes e revelou que Portugal está entre os países com maior dinamismo mundial na realização do programa Kids Athletics. O responsável aproveitou também para incentivar outros municípios a seguirem o exemplo de Elvas.

“Quero dar os parabéns à Câmara Municipal de Elvas e incentivar outros municípios a desenvolverem atividades deste género. A Federação estará sempre disponível para colaborar, através dos seus técnicos qualificados”, acrescentou.

A presença do antigo campeão mundial Rui Silva, padrinho do evento, foi igualmente destacada pelo presidente da FPA, que considerou importante aproximar os jovens das grandes referências da modalidade.

Por sua vez, o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, considerou que a presença de Domingos Castro em Elvas representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município ao longo dos últimos cinco anos na organização do Kids Athletics.

“A vinda do presidente da Federação não é de todo inocente. É o reconhecimento de um trabalho que começou há cinco anos e que tem vindo a crescer, reforçando a confiança na capacidade organizativa destes eventos. Mais importante do que identificar futuros atletas é ver a confraternização, a alegria das crianças e o ambiente que se cria nesta pista”, afirmou.

Hermenegildo Rodrigues destacou também o contributo das escolas do concelho e dos alunos do Curso Profissional de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II, que colaboraram na organização das várias fases da iniciativa.

“Este é o culminar de quatro meses de trabalho. Realizámos atividades em todas as escolas e hoje estão aqui as equipas finalistas, mas fazemos questão de envolver todas as crianças para que ninguém fique de fora. O mais importante é promover a participação e o espírito coletivo”, explicou.

Também Daniel Madeira, presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, enalteceu a evolução que o evento tem registado ao longo dos anos e destacou a sua importância para a promoção da modalidade.

“É sempre benéfico trabalharmos em conjunto e nota-se claramente a evolução positiva deste evento. O principal objetivo é incentivar a prática do atletismo e captar novos atletas para os clubes locais e do concelho”, referiu.

Segundo o dirigente, a presença dos clubes locais junto das crianças permite divulgar a modalidade e dar a conhecer os horários e condições de treino, incentivando os jovens a dar continuidade à prática desportiva para além do contexto escolar.

A final do Kids Athletics voltou, assim, a afirmar-se como um dos maiores eventos desportivos escolares do concelho de Elvas, reunindo centenas de crianças numa celebração do desporto, da inclusão e da atividade física.

Colisão em Estremoz faz um morto e deixa duas mulheres de Elvas em estado grave

Um homem de 77 anos morreu, na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Estrada Nacional 4, junto ao cruzamento dos Arcos, no concelho de Estremoz.

Do acidente resultaram ainda dois feridos graves: duas mulheres com 57 e 84 anos. Enquanto uma das mulheres foi levada pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para uma unidade hospitalar, a outra foi transportada para as urgências do hospital de Évora pelos bombeiros.

O óbito da vítima mortal foi declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O alerta para a ocorrência foi dado às 08h54. Para o local foram mobilizados 28 operacionais, entre bombeiros de Estremoz, Borba e Vila Viçosa, INEM e GNR, apoiados por nove veículos, incluindo uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma VMER e um helicóptero.

Federação Portuguesa de Atletismo promete grande evento em Elvas após requalificação da pista do estádio municipal

A cidade de Elvas poderá receber, num futuro próximo, um grande evento de atletismo, caso o Município proceda à requalificação da pista do Estádio Municipal de Atletismo. A garantia foi deixada na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, durante a final municipal do Kids Athletics, iniciativa que reuniu cerca de 800 crianças do 1.º ciclo de todo o concelho (ver aqui).

À margem da competição, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, no âmbito da promoção da modalidade junto dos mais jovens, Domingos Castro não escondeu a preocupação com o estado atual da infraestrutura desportiva elvense, considerando que a pista se encontra sem condições para a prática do atletismo.

“Faço aqui um apelo em público: a pista aqui do Estádio de Elvas está num estado em que é impossível praticar atletismo. E se a pista não estiver em condições, o incentivo não é muito”, afirmou o dirigente federativo, dirigindo um pedido à Câmara Municipal para que avance com a intervenção necessária.

O presidente da FPA sublinhou ainda a estratégia de descentralização dos grandes eventos da modalidade, levando campeonatos a zonas do interior e a regiões que tradicionalmente não acolhem este tipo de competições. Como exemplo, destacou a realização do Campeonato Nacional “Atleta Completo”, este ano, na ilha de São Miguel, nos Açores.

“É isto que nós queremos, é vir para o interior, dar oportunidade também ao interior de ter este tipo de eventos. Por isso é que eu digo, quando o Município de Elvas tiver esta pista pronta, nós vamos fazer aqui um grande evento”, garantiu.

A intenção foi recebida com satisfação pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que revelou que o processo de requalificação da pista está a ser preparado e que existe vontade política para concretizar a obra.

“É uma boa novidade. Obviamente ficaremos extremamente expectantes, vamos tentar fazer tudo para que isso seja uma realidade dentro em breve. Já há orçamentos, já há minimamente vontade política para que isso aconteça. Agora falta acontecer e às vezes é o mais difícil”, afirmou o autarca.

A concretizar-se a intervenção no Estádio Municipal de Atletismo, Elvas poderá assim reforçar a sua posição no panorama desportivo nacional, acolhendo uma competição de relevo e contribuindo para a promoção da modalidade na região.

Castelo de Montemor-o-Novo acolhe nova campanha de escavações arqueológicas

O Castelo de Montemor-o-Novo recebe, entre os dias 15 de junho e 24 de julho, uma nova campanha de escavações arqueológicas, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que pretende aprofundar o conhecimento histórico sobre o monumento e envolver a comunidade, em especial os mais jovens, no trabalho arqueológico.

As escavações decorrem no âmbito do processo de valorização e revitalização do castelo, desenvolvido ao longo das últimas décadas. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, estas escavações arqueológicas dão continuidade ao trabalho iniciado quando a autarquia lançou o Programa de Revitalização do Castelo.

O autarca explica que os trabalhos deste ano estarão concentrados “na área que já foi escavada no ano passado e que vem de campanhas anteriores”, reforçando a continuidade da investigação arqueológica naquele espaço histórico.

Carlos Pinto de Sá destaca também a vertente pedagógica da iniciativa, deixando uma referência especial aos estudantes da área: “É uma oportunidade para quem está a tirar um curso de Arqueologia de, na prática, poder aprender aquilo que é feito no terreno e que irão fazer futuramente.”

A campanha integra ainda o programa de voluntariado jovem do Município, promovendo experiências de aprendizagem e participação ativa na preservação do património.

Para o presidente da autarquia, o impacto destas intervenções vai além da escavação em si. “Quando conseguimos dar tratamento e musealizar o que é descoberto, como aconteceu junto à Torre do Relógio do Castelo, fica sempre aquela boa prática de que estivemos a trabalhar e agora vê-se o resultado do trabalho”, afirma.

A iniciativa inclui refeições e alojamento para os participantes e divide-se em três turnos: de 15 a 26 de junho, de 29 de junho a 10 de julho e de 13 a 24 de julho.

Os interessados podem obter mais informações e realizar inscrições através do endereço eletrónico pcultural@cm-montemornovo.pt.  

Festival do Crato dá exemplo de sustentabilidade e segurança com mais de 30 mil festivaleiros a usar transportes públicos

O Festival do Crato não é apenas música; é também um caso de sucesso na logística e no respeito pelo ambiente. Em entrevista à Rádio Elvas, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Diogo, revelou que, na última edição, mais de 30 mil passageiros utilizaram os transportes públicos para chegar ao recinto, um hábito que a autarquia quer reforçar entre 26 e 29 de agosto.

O plano logístico desenhado para 2026 volta a assentar em parcerias estratégicas com a CP e a Rede Expressos, garantindo descontos nas viagens a quem tiver bilhete para o festival. No Alto Alentejo, a rede de transportes rodoviários vai cobrir quase todo o território com mais de nove circuitos.

Os resultados desta aposta deixam o autarca satisfeito e espelham uma mudança de mentalidade no público.

“Num núcleo de venda entre os 65 mil e 70 mil bilhetes do ano anterior, a Rodoviária do Alentejo transportou mais de 30 mil passageiros durante os quatro dias do festival. Isso é um sinónimo de que as pessoas também vão mudando os seus hábitos, desde a sua responsabilidade daquilo que é o contexto ecológico, utilizando transportes públicos, mas também pela sua segurança. E é esse apelo que quero deixar”, sublinha Joaquim Diogo.

Segurança apertada para acolher jovens de todo o país

Sendo um evento que atrai uma “grande multidão” e que funciona como o momento oficial de “fechar o verão” para milhares de jovens da região e do país, a segurança é uma das prioridades absolutas do município.

“Montámos também um grande sistema de segurança, acima de tudo com a nossa Guarda Nacional Republicana (GNR), claro, com a segurança privada e também com os paramédicos e os nossos bombeiros, que espero que esteja à altura deste evento, como tem estado nos últimos anos”, assegura o edil, reforçando que o grande objetivo é que “as pessoas venham ao Crato para ser felizes”.

O interior a fazer “coisas fantásticas”

Com o cartaz praticamente fechado — onde pontuam nomes como Callum Scott, Kalema, Slow J, Ivandro e a dupla de youtubers Os Primos —, Joaquim Diogo vê no festival uma afirmação de resiliência e capacidade do Alentejo.

“É também uma resposta de uma pequena terra do interior, de um pequeno país, a dizer que conseguem fazer coisas fantásticas para pessoas maravilhosas”, orgulha-se o autarca. Para além do palco principal, os visitantes vão poder usufruir da zona de campismo ocasional com acesso ao Parque Aquático e da 40.ª Feira de Artesanato e Gastronomia, que este ano promete “algumas surpresas” para reviver quatro décadas de história.

Espaço descoberto das Piscinas Municipais de Elvas abre ao público na quarta-feira

O espaço descoberto das Piscinas Municipais de Elvas abre ao público, para a sua época de verão, na quarta-feira, 10 de junho, feriado nacional.

O espaço vai funcionar às segundas-feiras, das 14h00 às 20h00, e de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h00 às 20h00.

Com a abertura do espaço descoberto, o espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais encerrou já ao público ontem, domingo, 7 de junho.

Junta de Freguesia de São João Baptista requalifica espaço de resíduos em Ouguela

A Junta de Freguesia de São João Baptista, no concelho de Campo Maior, está a proceder à requalificação de um espaço destinado à deposição de resíduos em Ouguela, numa intervenção que visa melhorar a organização, a funcionalidade e a imagem urbana da aldeia.

A obra prevê a criação de uma estrutura que permitirá concentrar, num único local, os contentores de resíduos indiferenciados, reciclagem e compostagem, proporcionando uma melhor integração destes equipamentos no espaço público.

Segundo a presidente da Junta de Freguesia, Anselmina Caldeirão, o executivo procurou uma solução para minimizar o impacto dos equipamentos de recolha de resíduos, na sequência de preocupações manifestadas pela população relativamente à localização dos contentores. “A população apresentou algumas queixas e nós, enquanto executivo, decidimos procurar um sítio onde estes contentores não tivessem tanta influência. Estamos a trabalhar nessa situação e em breve vai ficar resolvida”, garante.

Para além desta intervenção, a Junta de Freguesia continua a apostar na manutenção dos espaços públicos e na valorização da aldeia, procurando reforçar a qualidade de vida dos residentes e a atratividade de Ouguela para quem a visita.

“Nós sempre nos focámos nesta aldeia e continuamos. Continuamos a fazer trabalhos de limpeza e manutenção das zonas verdes, garantindo que qualquer pessoa e os próprios habitantes se sintam felizes em vir à porta da rua e ver que, de facto, ela está cuidada. É esse o nosso grande cuidado”, garante Anselmina Caldeirão.

“Acredito que as pessoas de Ouguela, neste momento, estão felizes. Desde que tomámos posse, temos procurado manter uma proximidade com elas, ouvir os seus pedidos e fazer com que continuem a sentir-se bem na terra que escolheram para viver e que é uma terra tão bonita”, sublinha a presidente da Junta de Freguesia.

Anselmina Caldeirão destaca ainda o crescente número de visitantes que passam pela aldeia e mostra-se confiante no futuro. “Com o tempo e com todos os projetos que idealizámos para estes quatro anos, vamos fazer de Ouguela uma aldeia ainda mais feliz do que é neste momento, onde as pessoas se sintam bem e onde possamos continuar a fazer o melhor”, conclui.

Festas do Povo de Campo Maior apresentadas no Mercado do Património Cultural Imaterial em Estremoz

As Festas do Povo, que decorrem de 8 a 16 de agosto, foram apresentadas, no passado fim de semana, no Jardim Municipal de Estremoz, onde teve lugar a segunda edição do Mercado do Património Cultural Imaterial.

Para promover esta tradição única de Campo Maior, no evento dedicado à valorização das tradições e dos saberes, foi recriada uma rua ornamentada com flores de papel e realizado um workshop sobre técnicas de elaboração deste elemento emblemático.

A animação esteve a cargo do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejo”.

Embaixadores da América Latina visitam instalações do Grupo Nabeiro

Dez embaixadores da América Latina acreditados em Portugal visitaram, na passada sexta-feira, 5 de junho, as instalações do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, em Campo Maior.

Esta visita serviu para fortalecer a ligação da empresa com estes países, que têm em comum o facto de todos eles exportarem café para o Grupo Nabeiro, servindo ainda para ficarem a conhecer melhor o concelho.

A acompanhar a visita esteve o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

Barbacena e São Brás e São Lourenço receberam primeiras jornadas do Festival da Idade de Ouro

A edição de 2026 do Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, teve início no sábado, 6 de junho, em Barbacena, e prosseguiu ontem, domingo, 7 de junho, na freguesia de São Brás e São Lourenço, reunindo centenas de participantes em dois dias marcados pelo convívio, animação musical e momentos de partilha.

A abertura do festival decorreu no Pavilhão Multiusos de Barbacena, onde cerca de 150 pessoas participaram no tradicional almoço-convívio. A animação musical esteve a cargo do grupo de música popular da Universidade Sénior de Barbacena e do Duo Musical C&R, formado por Carlos Alferes e Rui Teixeira.

Durante o evento, usaram da palavra o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e o presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Hugo Tiago. Ambos agradeceram a presença da população de Barbacena e Vila Fernando e destacaram a confiança depositada pelos habitantes no trabalho desenvolvido em prol das duas localidades.

A iniciativa contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, do vereador Sérgio Ventura e de autarcas de outras freguesias do concelho.

No domingo, o Festival da Idade de Ouro rumou ao Centro Cultural de Varche, na freguesia de São Brás e São Lourenço, onde cerca de 120 pessoas participaram numa jornada de convívio que incluiu almoço e animação musical. O programa contou com atuações do grupo musical da Universidade Sénior de Elvas, dirigido pelo professor Mário Gonçalves, e do cantor Henrique Balacorça.

Na sessão de intervenções, a presidente da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, Vitória Lérias, agradeceu a presença dos participantes e recordou que foi voluntária do evento há 25 anos, quando este teve início nos antigos armazéns da Agrim.

Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, acompanhado pelo vice-presidente Nuno Mocinha, pelo vereador Sérgio Ventura e por elementos dos executivos das juntas de freguesia do concelho. O autarca destacou a importância de iniciativas como o Festival da Idade de Ouro, afirmando que estas demonstram que o município não se preocupa apenas com obras de infraestrutura, mas também com a dimensão social da comunidade.

Rondão Almeida sublinhou ainda o investimento realizado ao longo das últimas décadas no mundo rural e na área social, referindo que todas as freguesias do concelho foram dotadas das infraestruturas necessárias para responder às necessidades da população sénior, nomeadamente através da construção e requalificação de lares. O presidente da Câmara destacou igualmente a aposta continuada do município em equipamentos desportivos, culturais e de lazer.

MAEE promove experiência artística com workshop de Cianotipia

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) recebeu no passado sábado, 6 de junho, um workshop de Cianotipia orientado por Joana Calhau, proporcionando aos participantes uma experiência prática com esta histórica técnica fotográfica.

Natural de Évora, Joana Calhau é mestre em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e licenciada em Teatro pela Universidade de Évora, contando também com formação em Fotografia Artística. O seu percurso inclui a participação em exposições, festivais e projetos de formação cultural em Portugal e no estrangeiro.

A iniciativa registou uma forte adesão do público, tendo o número de inscrições atingido a lotação prevista para a atividade. Ao longo da sessão, os participantes exploraram os processos da cianotipia e desenvolveram trabalhos próprios através da experimentação artística.

A atividade integrou a programação do Serviço Educativo do MAEE, sob a coordenação do Técnico Superior Bruno Venâncio, contando com o apoio do Município de Elvas.

Forte de Santa Luzia recebeu mais uma visita especial

O Forte de Santa Luzia recebeu na manhã deste domingo, 7 de junho, mais uma visita especial.

O itinerário proporcionado aos participantes abrangeu espaços e explicações que não estão incluídos nas visitas quotidianas à antiga fortificação militar.

A visita especial deste primeiro domingo de junho foi conduzida pela responsável técnica do Forte de Santa Luzia, Vera Guelha, e pelo guia Fábio Macia.

Coral Públia Hortênsia de Castro leva Cancioneiro de Elvas à Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe esta terça-feira, 9 de junho, pelas 21 horas, uma visita noturna à sua coleção patrimonial de Livro Antigo, integrada na iniciativa “À Noite no Património”. O programa inclui ainda uma atuação do Coral Públia Hortênsia de Castro, dedicada ao Cancioneiro de Elvas.

A programação prossegue na quarta-feira, feriado nacional em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como os 146 anos da Biblioteca Municipal de Elvas. Nesse dia, o Coral Públia Hortênsia de Castro volta a apresentar-se ao público, num conjunto de iniciativas que destacam um dos mais importantes tesouros musicais da cidade.

O maestro do coral, Vasco Almeida, explica que o grupo tem vindo a aprofundar o trabalho em torno do Cancioneiro de Elvas desde o início do ano. “Temos vindo a acolher o nosso tesouro elvense, que é o Cancioneiro de Elvas, uma recolha de canções do século XVI. Já interpretávamos algumas dessas peças, mas esta oportunidade permitiu-nos trabalhar este património de forma mais aprofundada e detalhada”, refere.

Segundo o responsável, o convite partiu da direção da biblioteca, no âmbito de um projeto desenvolvido pelo Município de Elvas. “Somos um grupo de Elvas e fazia todo o sentido participar. Aceitámos de imediato o desafio para valorizar e divulgar este importante património cultural da cidade”, acrescenta.

Vasco Almeida destaca ainda o programa previsto para o feriado de 10 de junho, considerando que será uma ocasião especial para conhecer melhor o Cancioneiro de Elvas. “Será um dia muito interessante. Para além da nossa atuação, haverá um grupo que interpreta de forma extraordinária o Cancioneiro de Elvas. Tive oportunidade de os ouvir há cerca de um ano e acredito que será um momento de grande qualidade artística”, sublinha.

As comemorações de quarta-feira, na Biblioteca Municipal de Elvas, arrancam às 16 horas, com uma apresentação histórica do manuscrito do Cancioneiro de Elvas, seguida da atuação do Coral Públia Hortênsia de Castro. Pelas 17 horas, está agendado o concerto “Projeto Elvas, Vol. 1”, pelo grupo Sete Lágrimas, encerrando uma tarde dedicada à valorização do património musical e cultural elvense.

Municípios do Alto Alentejo com a frota municipal certificada no âmbito do MOVE+

O Projeto RuralMED Mobility (Euro-MED0200557), do qual a AREANATejo é parceira, tem como como objetivo principal melhorar as infraestruturas de carregamento de veículos elétricos e facilitar a adoção da mobilidade sustentável em zonas rurais, ajudando as autoridades locais a criar condições para o desenvolvimento de soluções conjuntas adaptadas.

Neste sentido, a AREANATejo teve a seu cargo como tarefas principais o desenvolvimento ou atualização de estratégias ao nível do levantamento e diagnósticos das frotas municipais dos 15 Municípios pertencentes ao Distrito de Portalegre e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, através do desenvolvimento de planos de ação que integrem a identificação de medidas de melhoria, como a eletrificação da frota dos municípios e da CIMAA.

Foi com base neste pressuposto que a AREANATejo promoveu a classificação das frotas no âmbito do MOVE+, o sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, promovido pela ADENE. Este sistema, para além de classificar energeticamente cada uma das frotas, permite identificar, de forma clara, as medidas de melhoria passíveis de serem consideradas ao nível da gestão das frotas municipais potenciando, desta forma oportunidades de poupança de energia, de redução de custos e de minimização do impacte ambiental.

Esta certificação teve como base uma análise aos consumos de combustível, e custos associados de cada uma das viaturas, considerando a tipologia de percursos afeta à atividade dos municípios. Após esta análise, são identificadas, para cada frota municipal, um conjunto de medidas de melhoria que passam por: a) a definição de indicadores para a gestão e otimização dos consumos energéticos da frota; b) Promover ações de formação em eco-condução, ministradas por entidades formadoras certificadas; c) Assegurar que os novos pneus têm classe energética C ou superior (preferencialmente A), implementando um procedimento de verificação periódica da pressão dos mesmos (preferencialmente semanal); d) Efetuar o registo automático de distância percorrida, tempo de inatividade e deslocação vertical dos veículos; e) Substituir gradualmente as viaturas exclusivamente térmicas por viaturas com propulsão alternativa (e.g. viaturas elétricas).

Com base neste trabalho, o Distrito de Portalegre torna-se o primeiro distrito a nível nacional com a frota totalmente certificada, constituindo um exemplo de referência. Os 15 Municípios da sub-região do Alto Alentejo (e também a CIMAA), têm agora à sua disponibilidade um Plano de Ação individual identificando as medidas prioritárias, sendo que se salienta que as mesmas representam um investimento total estimado de 1.156.000,00€ euros, potenciando a redução anual da emissão de cerca de 542 toneladas de CO2 para a atmosfera, representando uma redução de encargos de aproximadamente 161.700,00€ euros por ano.

Aprovado no âmbito do Programa Interreg Euro-MED 2021-2027 (Programa Interreg para o Espaço Euro-Mediterrânico de Cooperação Transnacional referente ao período 2021-2027), o Projeto RuralMEDMobility é co-financiado em 80% pela Comissão Europeia e conta com o envolvimento de vários parceiros europeus (Bulgária, Bósnia, Croácia, Espanha, Eslovénia, Grécia, Itália e Portugal – sub-região do Alto Alentejo).

Saiba mais sobre o Projeto em: https://ruralmedmobility.interreg-euro-med.eu/

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos até 30 de junho

O Governo português anunciou o prolongamento do prazo para a limpeza de terrenos e gestão de combustível até ao dia 30 de junho de 2026. A medida, que abrange todo o território nacional, altera a data limite anterior fixada para 31 de maio. A decisão foi formalizada pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, com o objetivo de assegurar a correta execução dos trabalhos de prevenção contra incêndios rurais.

A extensão do calendário responde diretamente às condições meteorológicas instáveis registadas nos últimos meses, marcadas por chuva persistente. Estes fatores climatéricos provocaram o crescimento rápido da vegetação e criaram solos excessivamente húmidos, impossibilitando a operação segura de máquinas e equipas florestais no terreno. A decisão surge também em resposta aos apelos dos proprietários florestais e das autarquias locais, que alertaram para a falta de mão de obra disponível para cobrir as necessidades face aos atrasos acumulados.

O executivo reforça que a limpeza das faixas de proteção em redor de habitações, infraestruturas e caminhos rurais é uma obrigação legal crucial para mitigar o risco de incêndios. O incumprimento desta diretiva após o novo limite estabelecido sujeita as entidades e cidadãos à aplicação de contraordenações. As coimas previstas por lei variam entre os 150 e os 1.500 euros para pessoas singulares, podendo ascender a valores significativamente superiores no caso de pessoas coletivas.

«Carinho especial» por Leão XIV levou família de Elvas a Madrid para «fortalecer» a fé

7 Junho, 2026 8:00 

Vasco Abreu e a mulher aproveitaram a visita à filha, que se encontra a estudar Medicina em território espanhol, para ver o Papa

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA a Madrid

Madrid, 07 jun 2026 (Ecclesia) – Vasco Abreu, acompanhado pela mulher e filhos, partiu de Portugal com destino a Madrid para estar pela primeira vez com o Papa Leão XIV, que iniciou este sábado uma visita a Espanha.

“Vivemos em Elvas, numa comunidade neocatecumenal. Então, o sentido de família é importante. Nós tínhamos a minha filha Ana Maria a estudar aqui em Madrid. E aproveitámos e viemos cá visitá-la. E viemos ver o Santo Padre porque temos um carinho especial por ele. E também para nos fortalecer na fé”, contou à Agência ECCLESIA, em Madrid.

O peregrino português, que tem oito filhos, realça que, por vezes, é necessário ter “uma palavra forte da parte da Igreja” para prosseguir no caminho e enfrentar os problemas do dia a dia.

“E isso é o que nos move. Move-nos a fé. E estar em Igreja, estar em comunhão com o Santo Padre”, disse.

Vasco Abreu relata que a família apanhou o comboio em Badajoz, em Espanha, e, depois de uma viagem que durou cerca de quatro a cinco horas, chegou à capital espanhola.

“Havia esta proximidade também. E como há esta proximidade, era mais fácil para nós também vir em família e estar aqui com o Santo Padre”, referiu.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

O casal e a filha que está a estudar medicina em Madrid participaram este sábado na Vigília de oração com os jovens na “Plaza de Lima”.

Além deste momento, o primeiro dia da visita do Papa a Espanha ficou marcado por uma visita de cortesia aos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Palácio Real da capital e ainda a passagem pelo projeto social ‘Cedia 24 Horas’.

Hoje, o Papa preside à Missa e à procissão do Corpo de Deus na “Plaza de Cibeles”, mantendo depois um encontro privado com a Ordem de Santo Agostinho e um evento com o mundo da cultura, da arte, da economia e do desporto na “Movistar Arena”.

Esta é a primeira visita de um pontífice a Espanha em 15 anos e decorre a convite do rei Felipe VI e da CEE.

O território espanhol não recebia uma visita de um pontífice desde a JMJ 2011, em Madrid, presidida por Bento XIV, que passou também por Valência (2006), Santiago de Compostela e Barcelona (2010).

Despacho especial Agência ECCLESIA

Juventude de Vila Viçosa em festa nos dias 26 e 27 de junho

O Fim de Semana da Juventude 2026 vai animar Vila Viçosa nos dias 26 e 27 de junho com um programa repleto de música, desporto e animação. O evento, promovido pelo Município calipolense, terá o seu palco principal no Largo de São João. 

A grande festa arranca na sexta-feira, dia 26 de junho, com o concerto da banda “Os Raiz”, a partir das 22h00, seguindo-se a atuação musical “I Love Hits” pela madrugada dentro. No sábado, dia 27 de junho, as atividades começam mais cedo com a iniciativa “Mil e Uma Aventuras” na Piscina Municipal. A noite de sábado promete ser memorável com as atuações do maestro Martim Sousa Tavares em conjunto com a SFUC (Sociedade Filarmónica União Calipolense), encerrando em grande com a performance do DJ Alex D’Alva e de um DJ convidado.

Os interessados em explorar espaços comerciais ou bares no recinto devem formalizar a sua candidatura até às 17h30 do dia 29 de maio de 2026 junto do Balcão Único da autarquia ou através do e-mail geral@cm-vilavicosa.pt. 

Mais de 150 músicos participaram no 1.º Festival Internacional de Bandas Filarmónicas de Elvas

A Praça da República recebeu, ao final da tarde deste sábado, 6 de junho, o 1.º Festival Internacional de Bandas Filarmónicas de Elvas, uma iniciativa promovida pela Banda 14 de Janeiro com o apoio da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, do Município de Elvas e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Ao conjunto anfitrião juntaram-se a Filarmónica do Crato, a Sociedade Musical Nisense, o Centro Cultural de Alandroal, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Sousel e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, de Espanha.

O festival ficou marcado pela homenagem a duas figuras históricas da Banda 14 de Janeiro, Manuel Caldes e Vilar Pires, e terminou com uma atuação conjunta dos mais de 150 músicos participantes, que interpretaram os temas “A Minha Cidade (Ó Elvas, Ó Elvas)”, de Paco Bandeira, “Elvas 2005”, da autoria de Vilar Pires, e o hino da Federação de Bandas. A cerimónia contou ainda com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, do presidente da CIMAA, Joaquim Diogo, e do presidente da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Miguel Baptista.

Biblioteca de Elvas acolhe workshop de Paleografia no dia 14 de junho

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe, no próximo dia 14 de junho, pelas 14h00, um Workshop de Paleografia, orientado por Ana Pereira Ferreira.

A iniciativa pretende proporcionar aos participantes uma abordagem prática e introdutória à paleografia, ciência dedicada ao estudo e interpretação de manuscritos antigos, permitindo conhecer melhor documentos históricos e compreender a evolução da escrita ao longo dos séculos.

O workshop dirige-se a todos os interessados pela história, património documental, investigação e cultura, constituindo uma oportunidade de contacto direto com técnicas de leitura e interpretação de textos antigos.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de junho e estão limitadas a 12 participantes, podendo ser efetuadas através do email nuno.costa@cm-elvas.pt ou presencialmente na receção da Biblioteca Municipal.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas reforça a aposta na valorização do património histórico e documental, promovendo atividades culturais e formativas que aproximam a comunidade do conhecimento e da preservação da memória coletiva.

“O Elvas” vence competição de Sub-12 na 1.ª Elvas Cup GoldEnergy

A equipa de Sub-12 de “O Elvas” conquistou este sábado, 6 de junho, a competição do seu escalão na 1.ª edição da Elvas Cup GoldEnergy, torneio promovido pelo Clube Alentejano de Desportos. Na final, disputada no Campo Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas, a formação azul e ouro venceu o Sporting Clube Farense por 2-0, arrecadando o troféu da competição.

A edição inaugural da Elvas Cup contou com o apoio do Município de Elvas e decorreu ao longo de dois fins de semana. O torneio teve início nos dias 30 e 31 de maio, com as provas destinadas aos escalões de Petizes, Traquinas, Sub-10 e Sub-11, terminando este fim de semana com a competição de Sub-12.

Portugal conquista títulos europeus e alcança terceiro lugar por equipas nos dardos

A seleção portuguesa de dardos esteve em destaque no Campeonato da Europa, realizado na Eslováquia, alcançando um meritório terceiro lugar na competição masculina e o sétimo posto na vertente feminina. Entre os melhores resultados individuais, destaque para Neuza Araújo, que se sagrou campeã europeia nas disciplinas de Cricket e 501 Easy, e para Panita Pinilha, que conquistou um título europeu e um vice-campeonato. José Marquês também subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer a prova Lucky 501 D/O.

Os participantes portugueses destacaram o empenho de toda a equipa e o apoio da estrutura federativa, agradecendo em particular o trabalho desenvolvido por Daniel Rodrigues, Frederico Floro e Daniel Turra Porto. No balanço final, a comitiva mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados, considerando que o desempenho obtido reforça o crescimento dos dardos portugueses e deixa boas perspetivas para futuras competições internacionais.

Rastreio do Cancro da Mama este mês em Campo Maior

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, realizam, de 17 a 30 de junho, o rastreio gratuito do Cancro da Mama, no Município de Campo Maior.

O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 17 a 30 de junho e de 08 a 20 de junho, junto ao Centro de Saúde.

As unidades móveis de rastreio da LPCC possuem equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama pronta para receber todas as mulheres.

Saiba mais sobre o processo em https://www.ligacontracancro.pt/rcm-q-a/

Vila Viçosa adere ao projeto ambiental “O Mar começa aqui”

O Município de Vila Viçosa associou-se ao projeto nacional “O Mar começa aqui”, um desafio lançado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) no âmbito do programa Eco-Escolas. A iniciativa conta com a participação ativa do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.

O projeto desafiou os estudantes a darem asas à criatividade através do desenho e pintura de imagens junto a sarjetas e sumidouros de águas pluviais. A campanha artística tem como grande objetivo alertar e consciencializar toda a comunidade para uma mensagem ecológica crucial: “Tudo o que cai no chão vai para o mar”.

Um dos primeiros resultados visíveis desta ação pode ser já contemplado na Rua Dom João IV. A pintura ali instalada é da autoria dos alunos das turmas do 10.º E e 11.º E, que desenvolveram o trabalho sob a orientação do professor de Artes, Fábio Tavares.

Com esta adesão, o Município de Vila Viçosa e a comunidade escolar local reforçam o seu compromisso com a preservação do meio ambiente, utilizando a arte urbana como ferramenta de educação ambiental e de cidadania ativa.

CIMAA assume pacto de 70 milhões do Alentejo 2030 e quer executar 14 milhões este ano

Os 15 autarcas do Alto Alentejo reafirmaram o seu compromisso com o desenvolvimento da região através do Programa Operacional Alentejo 2030.

Em declarações à Rádio Elvas, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Joaquim Diogo, revelou que o pacote financeiro total ultrapassa os 70 milhões de euros, estando prevista, para este ano, a execução de 12 milhões de euros por parte dos municípios, aos quais se somam mais de dois milhões de investimento privado.

Após um ano de 2025 focado na aceleração dos fundos comunitários, o território entra agora em velocidade de cruzeiro na aplicação das verbas do Portugal 2030. A CIMAA destaca o esforço de adaptação face às novas regras burocráticas impostas no ano passado.

“Fomos das comunidades intermunicipais que, no ano de 2025, conseguiu acelerar mais o processo de utilização dos meios de financiamento no PT 2030. Assumimos também agora um compromisso muito forte para os próximos anos para que possamos fazer projetos no Alto Alentejo. As regras mudaram em 2025, nós adaptámo-nos. Não é aquilo que os municípios querem, mas nós provamos sempre que queremos fazer mais e sabemos fazer”, sublinha Joaquim Diogo.

Habitação, Mobilidade, Água e Saúde são as prioridades

O plano de investimentos para o distrito de Portalegre assenta em pilares estratégicos para a qualidade de vida das populações e atratividade do território, destacando-se a habitação, a reabilitação urbana e a introdução de uma nova vertente ligada à defesa.

No topo das prioridades encontram-se também as infraestruturas ambientais e os serviços básicos de saúde e educação. No caso da Mobilidade e Transportes, o objetivo é a melhoria das redes de ligação intermunicipal. No Ambiente, as intervenções estruturantes dizem respeito à gestão de resíduos e ao ciclo urbano da água e, nos Equipamentos Sociais, a aposta será feita no reforço da requalificação de escolas e centros de saúde.

A CIMAA, diz ainda Joaquim Diogo, reconhece que o enquadramento financeiro tem as suas limitações, mas enaltece a união do bloco de autarcas da região. “Digamos que este não é eventualmente o melhor pacto do mundo, mas é o grande compromisso que estes autarcas continuam a estabelecer”, conclui.

Alentejo avança com rede pioneira de hotéis literários e prevê primeiras acreditações até ao final do ano

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo está a desenvolver uma rede pioneira de hotéis literários no Alentejo, num projeto que pretende reforçar a diferenciação turística da região através da ligação entre alojamento, literatura e identidade cultural.

A iniciativa, apresentada recentemente em Évora a mais de duas dezenas de unidades hoteleiras, já conta com as primeiras inscrições e poderá ter os primeiros hotéis acreditados até ao final do ano.

O anúncio foi feito por José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destacou o trabalho realizado nos últimos anos na valorização do turismo literário na região. “Temos feito um trabalho de valorização dos recursos associados ao turismo literário. O Alentejo é uma região que, felizmente, é berço de muitos escritores que escreveram muito sobre a região, mas também um território que atraiu autores que, não sendo daqui, têm hoje os seus projetos literários centrados no Alentejo”, afirmou.

Segundo o responsável, existem atualmente mais de 30 produtos de turismo literário em funcionamento no território alentejano. Entre eles está o roteiro “Levantado do Chão”, inspirado na obra de José Saramago, que liga Montemor-o-Novo a Évora e que será promovido em julho na Feira de Turismo Literário de Paraty, no Brasil.

José Manuel Santos explicou que o novo projeto dos hotéis literários resulta de um trabalho conjunto com o Turismo de Portugal e assenta na criação de um referencial técnico específico para acreditação das unidades aderentes. “É um projeto pioneiro em Portugal e agora já estamos a trabalhar nessa fase. Já temos as primeiras inscrições feitas e esperamos, até ao final do ano, poder ter os primeiros hotéis literários acreditados”, revelou.

Os critérios definidos incluem requisitos obrigatórios e opcionais. Entre as exigências principais estão a aposta clara no conceito de turismo literário, a existência de uma pequena biblioteca, programação cultural regular — como tertúlias e ações de valorização literária — e a ligação da unidade hoteleira a um escritor ou corrente literária. “Os requisitos obrigatórios são o hotel apostar no conceito de turismo literário, ter uma pequena biblioteca, ter uma programação regular ao longo do ano e estar associado a um escritor ou a uma corrente literária”, explicou.

Já os requisitos opcionais passam pela integração entre literatura e gastronomia, bem como pela adaptação da decoração dos hotéis ao universo literário escolhido.

De acordo com o presidente da Entidade Regional de Turismo, este segmento está a despertar um interesse crescente junto dos mercados internacionais, com destaque para Itália, França e Brasil. “É um produto que está a ter muita procura, especialmente de alguns mercados internacionais. Salientaria o mercado italiano, francês e muito o mercado brasileiro”, sublinhou.

Para José Manuel Santos, esta aposta permitirá reforçar a identidade cultural do Alentejo e consolidar a região como um destino turístico diferenciador, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Nova Prestação Social Única mais apertada, pode excluir beneficiários atuais que tenham carro ou mota

O Governo apresentou a proposta para a criação da Prestação Social Única (PSU), uma medida que pretende concentrar 13 apoios sociais num único mecanismo de proteção. Entre as prestações abrangidas estão o Rendimento Social de Inserção (RSI), o subsídio social de desemprego e a pensão social de velhice. No entanto, as novas condições de acesso são mais restritivas do que as atualmente em vigor, levantando dúvidas sobre o impacto que poderão ter em milhares de beneficiários.

De acordo com a proposta enviada ao Parlamento, ficará excluído da PSU quem possuir património mobiliário e bens móveis sujeitos a registo superiores a 30 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o equivalente a cerca de 16.114 euros. Neste cálculo serão considerados não apenas depósitos bancários, certificados de aforro ou outros ativos financeiros, mas também veículos automóveis e motociclos pertencentes ao requerente e ao seu agregado familiar. O limite representa uma redução significativa face às regras atuais de algumas prestações sociais.

As alterações poderão afetar especialmente os beneficiários do RSI, da pensão social de velhice e do subsídio social de desemprego, que representam a esmagadora maioria dos cerca de 153 mil beneficiários abrangidos pelos apoios que serão fundidos. Atualmente, o subsídio social de desemprego permite património mobiliário até cerca de 128 mil euros, enquanto o RSI admite um limite próximo dos 32 mil euros. Já a pensão social de velhice não impõe atualmente restrições patrimoniais desta natureza.

A proposta prevê ainda novas obrigações para os beneficiários, incluindo a participação em atividades de solidariedade social até 15 horas semanais, podendo esse limite aumentar em determinadas situações. A recusa em participar nestas atividades poderá levar à suspensão da prestação por períodos que podem chegar aos 24 meses. O diploma será discutido com caráter de urgência no Parlamento, num processo que já está a gerar debate político e social devido ao endurecimento das condições de acesso aos apoios do Estado.

“O Tapete está na Rua” chega ao fim este domingo em Arraiolos

O Município de Arraiolos encerra, neste domingo, 7 de junho, a edição de 2026 de “O Tapete Está na Rua”. O último dia do evento promete ser um momento alto de celebração comunitária, reunindo locais e turistas no centro histórico para a despedida da maior montra cultural do concelho.

O domingo marca o culminar de cinco dias dedicados à promoção e salvaguarda do Tapete de Arraiolos. As ruas mantêm-se engalanadas com centenas de tapeçarias penduradas nas varandas e janelas, criando um cenário único que atrai milhares de visitantes.

Os principais destaques do programa de encerramento incluem arraial popular e espetáculos; demonstrações finais interativas que explicam todo o processo tradicional, desde a tosquia da ovelha até à peça de arte finalizada e gastronomia e Vinhos Locais com os restaurantes e tasquinhas locais a servir as afamadas empadas de Arraiolos, pastéis de toucinho e vinhos da região ao longo de todo o dia.

Organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos, o evento tem entrada livre e reforça anualmente a importância deste saber-fazer ancestral alentejano.

Candidaturas à quinta edição do Prémio Literário Hugo Santos abertas até final do mês

A Câmara Municipal de Campo Maior tem candidaturas abertas à quinta edição do Prémio Literário Hugo Santos até 30 de junho.

O concurso, destinado a autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, com idade igual ou superior a 18 anos, é, desta feita, dedicado à modalidade de poesia.

Incentivar a criação literária, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e contribuir para a valorização da língua portuguesa são os grandes objetivos deste prémio, com o qual o Município de Campo Maior procura presta homenagem ao homem e escritor Hugo Santos, perpetuando o seu legado cultural e literário.

“É um prémio muito importante para Campo Maior porque, ao fim e ao cabo, reconhecemos aqui um grande nome, um grande escritor do nosso concelho”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, que adianta que as candidaturas decorrem até ao final do mês de junho e que a entrega do prémio acontecerá em outubro, próximo da data de aniversário de Hugo Santos.

“Esperamos muitas participações, muitos trabalhos de pessoas que queiram participar neste prémio do qual nós, de maneira nenhuma, queremos abdicar. Queremos continuar a elevar o nome de Hugo Santos e fazê-lo continuar presente entre todos os campomaiorenses, sendo uma referência da escrita, sempre com o seu nome bem referenciado através deste prémio literário”, remata o autarca.

Uma vez mais, a obra vencedora será publicada em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, sendo igualmente atribuído ao autor um prémio monetário no valor de 1.500 euros.

De recordar que o Prémio Literário Hugo Santos, nos anos pares, é dedicado à poesia e, nos anos ímpares, à modalidade de conto.

Já venceram este prémio as obras “Uma casa de papel onde morar”, de Nuno Garcia Lopes (2022); “Do Corpo o Homem”, de Rute Simões Ribeiro (2023); “O perdurável inventário de efémeros”, de Joaquim Fernando Fitas (2024); e “O Relógio de Areia Avesso ao Tempo”, de João Fernandes (2025).

Final do Kids Athletics reúne esta segunda-feira cerca de 800 crianças no Estádio de Atletismo de Elvas

Esta segunda-feira, dia 8 de junho, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas volta a receber a final municipal do Kids Athletics, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Elvas, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança.

O evento irá reunir cerca de 800 alunos do 1.º ciclo de todo o concelho, após apuradas as melhores equipas de cada escola participante. Ao longo da competição, as crianças terão oportunidade de praticar várias disciplinas adaptadas do atletismo, nomeadamente lançamentos, saltos e corridas.

O vereador Hermenegildo Rodrigues destaca a importância desta iniciativa, que considera ser já uma referência no concelho: “é uma iniciativa única e exclusivamente da Câmara, apadrinhada por muita gente, nomeadamente a Federação Portuguesa de Atletismo. Conseguimos ao longo de mês e meio mobilizar e mexer com 800 crianças, que no dia 8 de junho, vão participar naquilo que é a final municipal do Kids Athletic no Estádio Municipal de Atletismo.”

O autarca sublinha ainda o ambiente de convívio e festa vivido durante esta atividade: “todas as nossas crianças do 1.º ciclo já se habituaram a conviver e a confraternizar, brincando com o desporto, nomeadamente com o atletismo, e é uma festa muito bonita a que os avós e os pais também já se começam a associar. É extremamente grato passar uma manhã com algazarra e a correria dos nossos miúdos”.

A final municipal do Kids Athletics promete, assim, voltar a transformar o Estádio Municipal de Atletismo numa grande celebração do desporto, da infância e do convívio entre famílias e comunidade escolar.

Mercado do Património Cultural Imaterial reúne 64 mestres em Estremoz

A segunda edição do Mercado do Património Cultural Imaterial foi inaugurada esta sexta-feira, no Jardim Municipal de Estremoz, numa iniciativa promovida pela Confraria do Boneco de Estremoz.

O evento decorre até domingo e reúne 64 Grandes Mestres do Saber Fazer, provenientes de várias regiões de Portugal Continental e das ilhas, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer diferentes expressões do património cultural imaterial português. O mercado inclui demonstrações, exposições e momentos de partilha de conhecimentos e tradições.

Docente do IPP integra Conselho Consultivo para Digitalização da Agricultura

Através do Despacho n.º 6943/2026, publicado a 1 de junho, o Professor Luís Alcino da Conceição é nomeado para integrar o Conselho Consultivo para a Promoção da Digitalização da Agricultura (CCDA), na qualidade de personalidade de mérito reconhecido da academia e do setor. O CCDA tem como missão apoiar a definição de políticas públicas que contribuam para a transição digital dos setores agroflorestal e agroalimentar. É presidido pelo membro do Governo responsável pela área da agricultura.

Doutor em Agroengenharia pela Universidade Politécnica de Madrid, é professor coordenador do Instituto Politécnico de Portalegre, na Escola Superior de Biociências de Elvas, nas áreas de mecanização agrícola, agricultura de precisão e digitalização. É Secretário-Geral do Centro Nacional de Competências InovTechAgro, através do qual promove a articulação entre ciência, tecnologia e produção agrícola.

Conta com intervenções em meios de comunicação nacionais e em encontros da Rede Rural Europeia – EIP-AGRI, designadamente no quadro dos projetos MechSmart Forages e Virtual Training.

A sua atividade de investigação caracteriza-se por uma forte ligação à inovação aplicada, à sustentabilidade agroambiental e à capacitação técnica do setor agrícola, incidindo particularmente na agricultura de precisão, mecanização sustentável, digitalização agrícola, produção de forragens, gestão da fertilização, sensores e deteção remota, saúde e nutrição animal, redução de emissões, uso seguro de antimicrobianos, formação imersiva e transferência de tecnologia para agricultores, empresas e instituições.

Tem mais de uma centena de publicações em livros, manuais técnicos, revistas científicas, entre outros, nas quais privilegia temas de aplicação direta ao setor agrícola, onde se incluem não só os atrás mencionados, mas também o olival, a viticultura e a pecuária.

O Professor Luís Conceição integrava já o CCDA em representação do Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal InovTechAgro.

Transporte a Pedido entra em vigor nos municípios de Gavião e Monforte

O serviço de transporte flexível TAAPedido está disponível desde o dia 1 de junho, nos Municípios de Gavião e Monforte, a título experimental por um período de 6 meses, oferecendo uma nova solução de mobilidade para os munícipes. Para além dos Municípios onde agora se inicia, o TAAPedido já se encontra implementado em Arronches, Campo Maior e Sousel.

Este serviço funcionará mediante reserva prévia, até às 15h00 do dia útil anterior, podendo os utilizadores marcar a sua viagem através de chamada gratuita para o 800 500 506, nas juntas de freguesia ou na Câmara Municipal respetiva.

O objetivo deste novo serviço é complementar a rede de transportes públicos existente, sobretudo em locais e horários onde a oferta do transporte de transportes públicos é mais reduzida. Esta iniciativa surge como uma resposta para melhorar a mobilidade em territórios de baixa densidade, facilitando o acesso a serviços, comércio e outras atividades do dia a dia.

Consulte mais informação sobre os circuitos, horários e tarifários no site do Transporte a Pedido: https://shorturl.at/UnRRR

Mais de 450 nadadores participaram no 44.º Meeting Internacional de Natação “Cidade de Badajoz”

A piscina de La Granadilla, em Badajoz, recebeu o 44.º Meeting Internacional de Natação “Cidade de Badajoz”, competição que marcou o arranque da temporada regional e reuniu mais de 450 nadadores em representação de 16 clubes de Espanha e Portugal.

A prova contou com a participação de atletas de diferentes categorias e estilos, reforçando o seu carácter internacional e a importância no calendário desportivo da região.

O evento contou ainda com o apoio e colaboração da Fundação Municipal de Desportos de Badajoz.

Igrejas de Santa Luzia e da Boa-Fé vão ser alvo de melhorias

As Igrejas de Santa Luzia e da Boa-Fé, em Elvas, vão receber um conjunto de pequenas intervenções de beneficiação promovidas pela Unidade Pastoral de Elvas, com o objetivo de tornar os espaços de culto mais acolhedores, harmoniosos e adaptados às necessidades dos fiéis. As melhorias visam proporcionar um ambiente de maior proximidade, recolhimento e conforto espiritual, reforçando o papel da Igreja como local de oração, silêncio e encontro com Deus.

Segundo o pároco de Elvas, Padre Ricardo Lameira, estas obras representam sobretudo um sinal de cuidado para com as pessoas e a comunidade cristã. O sacerdote refere que a preocupação passa não apenas pela conservação dos edifícios, mas também pela criação de espaços de acolhimento, escuta e esperança, sublinhando que estas intervenções procuram contribuir para uma Igreja mais próxima, unida e capaz de fazer com que cada pessoa se sinta verdadeiramente em casa.

Dia Mundial da Criança assinalado no Serviço de Pediatria da ULSAC

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) assinalou o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com um conjunto de iniciativas que encheram o hospital de cor, sorrisos e momentos de partilha para os mais pequenos e as suas famílias. 

O Internamento de Pediatria recebeu, mais uma vez, a visita da Associação Ajudaris, que ofereceu uma “Caixa Mágica” com livros destinados a incentivar a leitura, a imaginação e a partilha de afetos e um Jogo da Glória criado para a ocasião, promovendo o convívio e a chamada “literacia do coração”. A visita contou com a presença dos Embaixadores da Ajudaris, Drª Dulce Rebocho, da Liga de Amigos da ULSAC, Professor Doutor José Parraça e da Drª Ana Arcadinho, da Universidade de Évora (UE), da Drª Margarida Cáceres e da Drª Catarina Pontes, da Deloitte, que foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSAC, Dr. Carlos Mateus Gomes, pela Diretora do Serviço de Pediatria, Dr.ª Carla Cruz, e pela Educadora Joana de Deus. 

A Ajudaris volta a demonstrar que a solidariedade pode assumir muitas formas. Neste caso, através da promoção da leitura, da imaginação, dos valores e daquilo a que podemos chamar eventualmente a “literacia do coração” a capacidade de compreender, sentir e cuidar do outro.
Para o Prof. Doutor José Parraça, da Universidade de Évora, “Foi uma honra integrar esta ação e testemunhar a dedicação dos profissionais de saúde, dos voluntários e de todos aqueles que acreditam que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.”

A animação musical ficou a cargo da Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, que percorreu o Internamento, Consultas Externas e Urgência Pediátrica, enquanto as Consultas Externas contaram ainda com pinturas faciais para os mais novos. 

egundo a Dr.ª Carla Cruz, Coordenadora do Serviço de Pediatria, “Celebrar o Dia Mundial da Criança é celebrar a esperança, o futuro e o que de mais valioso temos. É por elas que trabalhamos. Respeitar os seus direitos e promover o seu bem-estar, para que possam crescer saudáveis, felizes e com igualdade de oportunidades. Agradeço a todos, estudantes, profissionais, voluntários e entidades que colaboraram nesta iniciativa e tornaram este dia especial para as nossas crianças e suas famílias. O sorriso de uma criança é a nossa maior motivação.” 

A Unidade de Neonatologia também se associou às comemorações, oferecendo aos pais uma fotografia do primeiro Dia da Criança do seu bebé, como recordação, e celebrou esta data com a criação de um pin para os profissionais da Unidade sob o lema “Pequenos Corações, Grandes Cuidados”. 
Para a Enfermeira Responsável, Enf.ª Genoveva Galrito, o “Dia da Criança” tem o significado de amor, cuidado e vida.

Através destas ações, a ULSAC destaca a relevância de assinalar esta data junto das crianças que, por motivos de saúde, precisam de cuidados hospitalares, demonstrando que o carinho, a solidariedade e a proximidade são fundamentais para trazer leveza, conforto e bem-estar num dia que é inteiramente delas.

Delta Coffee House Experience lança café da Comunidade Indígena Nasa We`sx

Chegou uma nova edição Impossible Coffees, com a chancela das lojas Delta Coffee House Experience, e com origem nas montanhas de Gaitania, na região de Tolima, Colômbia. O novo café de edição limitada nasce da coragem, resiliência e visão de uma geração de jovens da comunidade indígena Nasa We’sx que arriscou e decidiu transformar a incerteza em oportunidade, permanecendo num território marcado durante décadas pelo conflito armado e pelo êxodo rural.  Integrados na associação ASOCANAFI, estes jovens criaram o projeto YUPPIE (Young Professional People), e dedicaram-se à revitalização da produção de café. Pela sua terra, pelo seu futuro, esta é mais uma prova de que não existem cafés impossíveis. 

“Quero que a minha família, os meus filhos e a minha comunidade deem continuidade ao legado deste café”, afirma Eider Socorreño Palya, Director do projecto YUPPIE. 

O Café da Comunidade Indígena Nasa We’sx reforça o compromisso da marca com a valorização dos produtores locais de café, juntando-se ao portefólio de projectos (Im)possible Coffees: o primeiro e único café português, oriundo dos Açores; o Café Catoninho, com origem em São Tomé e Príncipe; o Café Amboim: “O café coragem das mulheres de Angola”; e o Café da Floresta do Toki, proveniente das montanhas de Chiang Mai, no norte da Tailândia. 

Em linha com os princípios que orientam o projeto Impossible Coffees, esta edição colombiana destaca-se também pela sua componente sustentável. Este café viajou da Colômbia até à Europa, de barco à vela, atravessando o Atlântico com uma pegada de carbono reduzida entre 70% e 90%, face ao transporte convencional. Este café traz consigo o selo Fresh Coffee Clean Ocean (FCCO), que garante um transporte sustentável, sem recurso a combustível pesado, protegendo os oceanos e a biodiversidade marinha. A viagem durou aproximadamente vinte dias, com temperatura e ventilação controladas, que preserva a qualidade e a frescura dos grãos. 

Reforçando o seu compromisso com o futuro do Café da Comunidade Indígena Nasa We`sx, 10% das vendas desta edição especial revertem para a comunidade.

Piscinas de Alandroal abrem dia 13

As Piscinas Municipais Descobertas de Alandroal abrem no dia 13 de junho. Para assinalar o arranque da temporada, a autarquia local determinou que a entrada será totalmente gratuita para todos os visitantes durante todo o dia da abertura.

O complexo balnear vai funcionar num horário alargado, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00. O espaço encerrará à segunda-feira para operações de manutenção técnica e tratamento regular da água. A abertura deste equipamento municipal visa proporcionar à população local e aos visitantes um espaço de lazer, desporto e refresco, essencial para fazer face às temperaturas elevadas características da região durante a estação estival.

A autarquia reforça que as infraestruturas foram alvo de intervenções de manutenção para garantir as condições máximas de segurança, higiene e conforto dos utentes. Com esta iniciativa, o Município de Alandroal continua a apostar na dinamização social e no bem-estar comunitário, promovendo estilos de vida saudáveis e o convívio intergeracional em instalações públicas de excelência.

ÁTOA são a grande atração deste sábado de “O Tapete Está na Rua” em Arraiolos

Arraiolos recebe, este sábado, dia 6 de junho, mais uma grande jornada cultural do certame “O Tapete Está na Rua”. O principal destaque da programação noturna pertence à banda pop/rock nacional ÁTOA, que promete atrair milhares de visitantes à Praça do Município.

O sábado assume-se como um dos dias mais fortes do evento, transformando o centro histórico da vila numa autêntica montra viva da identidade alentejana. Ao longo de todo o dia, as fachadas das casas tradicionais e senhoriais mantêm-se engalanadas com os históricos e valiosos Tapetes de Arraiolos, expostos nas varandas e janelas.

O festival “O Tapete Está na Rua” é de entrada livre e afirma-se como um evento crucial para a salvaguarda e promoção da candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Jantar e Baile de Finalistas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior junta este sábado a comunidade educativa da vila

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior realiza este sábado, dia 6 de junho, o seu tradicional Jantar e Baile de Finalistas, uma iniciativa anual que assinala formalmente o encerramento de mais um ciclo académico para os estudantes dos diferentes níveis de ensino do concelho. O evento serve de despedida oficial das salas de aula e marca o ponto de partida para os novos desafios que esperam os jovens campomaiorenses.

A missa e benção das pastas realiza-se na igreja Matriz de Campo Maior, às 17 horas. O jantar e o baile de finalistas, no pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior, a partir das 20 horas.

A iniciativa foi desenhada para proporcionar um ambiente de forte convívio e partilha, reunindo no mesmo espaço os alunos finalistas, as suas famílias, o corpo docente e os restantes membros da comunidade educativa. Este momento assume uma grande carga simbólica, celebrando o fecho de uma etapa crucial na vida escolar e o sucesso do percurso partilhado por toda a comunidade.

“À Noite no Património” leva à descoberta de alguns dos mais emblemáticos espaços de Elvas

O Município de Elvas organiza, pela primeira vez, a iniciativa “À Noite no Património”, um programa de visitas guiadas noturnas que convida a população e os visitantes a descobrir alguns dos mais emblemáticos espaços patrimoniais da cidade sob uma perspetiva diferente, valorizando a sua história, cultura e singularidade em ambiente noturno.

A primeira atividade realiza-se já no dia 9 de junho, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, onde os participantes poderão conhecer a importante coleção patrimonial de livro antigo, numa visita enriquecida pela interpretação ao vivo de cantigas do Cancioneiro de Elvas pelo Coral Públia Hortênsia de Castro. Seguem-se visitas às igrejas e locais de culto, ao Forte de Santa Luzia, ao Forte da Graça, ao circuito da água e ao Castelo.

O programa contempla ainda uma visita especial ao Forte da Graça, a 12 de agosto, com observação do eclipse solar e das Perseidas, bem como uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE), a 4 de outubro. A iniciativa encerra a 31 de outubro com uma visita temática “fantasmagórica” ao Forte da Graça, inspirada em formatos já consolidados em várias capitais europeias.

As inscrições para participação nas diversas atividades podem ser efetuadas através do endereço eletrónico mae@cm-elvas.pt.

“Em Casa d’Amália” de regresso ao Festival de Fado de Estremoz

O emblemático Lago do Gadanha vai acolher hoje, sábado, dia 6 de junho, às 22h00, o espetáculo ao vivo “Em Casa d’Amália”, um dos momentos mais aguardados da V edição do Festival de Fado de Estremoz.

O evento musical, organizado pelo Município de Estremoz, assume-se atualmente como o maior festival de fado do Alentejo. A gravação ao vivo deste programa especial da RTP contará com a condução e direção artística do músico estremocense José Gonçalez.

Para esta grande noite inspirada no universo de Amália Rodrigues, o cartaz reúne um elenco de luxo com os artistas Anabela, Gonçalo Salgueiro, Fernando Pereira e Los Romeros. O acompanhamento instrumental de excelência ficará a cargo de José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, e Carlos Manuel Proença, na viola de fado.

O Festival de Fado de Estremoz arrancou no início de maio e estende-se até ao dia 13 de junho, levando grandes vozes da música portuguesa e talentos locais a diversas freguesias do concelho com concertos de entrada gratuita.

Festas de São João animam Arronches até 28 de junho com música, tradição e atividades para todas as idades

As Festas de São João estão de regresso a Arronches e prometem quase um mês de animação, entre este sábado, 6 de junho, e o próximo dia 28, com uma programação diversificada que junta música, cultura, tradição, desporto e gastronomia.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, destaca a importância destas festividades para o concelho, considerando-as “o ponto alto” do calendário festivo local. Segundo o autarca, o programa resulta de uma forte colaboração entre o município e o movimento associativo. “É uma variedade enorme de atividades, umas promovidas pelo município, outras pelo movimento associativo, que de facto tem aqui um papel muito importante na dinamização das festas de São João. Temos atividades para todos”, sublinha.

As comemorações arrancam este sábado com o espetáculo “Show MotoMix” e a 2.ª Corrida Gamiliel Brás Carlos. Seguem-se várias iniciativas ao longo do mês, como o convívio de pesca infantil, o tradicional torneio de futebol Francisco Palmeiro, largadas de toiros, concertos, bailes, sardinhadas e atividades culturais.

Entre os momentos mais aguardados está a abertura da Feira do Livro, marcada para 19 de junho, dia que inclui ainda uma corrida de toiros, animação musical com o Grupo Musical Remix e atuação do DJ Cuba.

O programa entra na sua fase mais intensa na véspera do feriado municipal. A 23 de junho, Arronches recebe uma sardinhada, um concerto de José Malhoa, fogo de artifício à meia-noite e baile com Zé Pedro Sousa.

“Na véspera de São João teremos efetivamente um dia muito preenchido e que culminará com o espetáculo de José Malhoa. E à meia-noite teremos um pequeno apontamento de fogo de artifício para entrarmos com muita alegria no dia 24, que é o feriado municipal”, refere João Crespo.

O dia 24 de junho, dedicado a São João, inclui concentração motard, missa solene, sardinhada, espetáculo do grupo Flamencura, baile com Nuno José e o encerramento da Feira do Livro.

A componente cultural das festividades prossegue nos dias seguintes, com destaque para o 43.º Encontro Etnográfico, a 27 de junho, e para a tradicional Queima do Mastro, no dia 28, encerrando oficialmente as celebrações.

O presidente da Câmara deixa ainda um convite a todos os visitantes para conhecerem Arronches durante este período festivo. “Quero convidar os ouvintes a virem até Arronches neste período. Vão ser quatro ou cinco sardinhadas oferecidas pelo município, com vinho também aqui da região. É um ambiente de festa durante todo o mês de junho em Arronches.”

Com uma programação que alia tradição, convívio e entretenimento, as Festas de São João voltam a afirmar-se como um dos maiores acontecimentos do concelho, esperando atrair centenas de visitantes ao longo de todo o mês de junho.

Jovem morre após queda do Aqueduto da Amoreira, em Elvas

Um jovem de 24 anos, residente no Bairro de Santo Onofre, morreu na manhã deste sábado, após uma queda do Aqueduto da Amoreira, em Elvas.

O alerta para o 112 foi dado durante a manhã, quando da zona comercial em frente, foi visto a cair de uma das zonas mais altas do monumento, tendo sido mobilizados para o local elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas e da PSP.
As circunstâncias em que ocorreu a queda estão a ser apuradas pelas autoridades.

EntrePalcos volta a levar “A Menina do Mar” ao Centro Cultural de Campo Maior

Depois da estreia em março, no mês do Teatro de Campo Maior, o espetáculo “A Menina do Mar”, da EntrePalcos, o grupo de teatro dos Projetos de Formação do Município, volta a ser apresentado ao público, em sessão dupla, no próximo dia 24, no centro cultural da vila.

A peça, com um elenco formado por crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, revela a responsável, Ana Diabinho, resulta de uma adaptação da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

“Uma vez que, este ano, eu só tenho meninas a fazer teatro, optámos por fazer a adaptar a história do livro da ‘Menina do Mar’,  em que a Menina do Mar conhece a Menina da Terra e acabam por fazer uma bonita amizade”, adianta a encenadora.

Dizendo que todos deviam ir ao teatro, Ana Diabinho espera que o Centro Cultural de Campo Maior se possa voltar a encher de gente para assistir ao espetáculo.  “É sempre importante ter o centro cultural cheio, porque o público sempre nos dá aquele alento quando estamos a fazer teatro. Acho que toda a gente devia ir ao teatro e levar as crianças”, diz ainda.

O espetáculo é apresentado, no dia 24, em dois horários: às 10 e às 14 horas. As entradas são gratuitas.

Futebol: jovens promessas disputam “Elvas Cup Goldenergy” nos sub-12

Cerca de uma dezena de equipas do escalão sub-12 disputam, este sábado, a vitória no torneio de futebol “Elvas Cup Goldenergy”, nos campos António Semedo e Pedro Barrena.

O torneio, que no fim de semana passado contou com jogos dos escalões de petizes, traquinas, sub-10 e sub-11, tem como padrinho o jovem futebolista Duarte Soares, antigo atleta de “O Elvas”, hoje ao serviço do Benfica.

Em declarações à Rádio ELVAS, o atleta elvense, que recorda que também ele participou, em representação do clube, em torneios do género, fala do orgulho que sente em apadrinhar a prova. “É um torneio muito especial, aqui na minha cidade. Apesar de ser esta a primeira edição, também eu já tive um torneio destes aqui e acho que é muito importante para os jovens”, assegura.

O futebolista elvense espera ainda que o torneio possa ir conhecendo melhorias, em “todos os aspetos possíveis”, ao longo dos anos.

Em prova, entre as 9 e as 20 horas, vão estar oito equipas: “O Elvas”, “Os Elvenses”, Sporting Clube Campomaiorense, Farense, Grupo União Sport, Lusitano de Évora, Escola do Benfica de Évora e Maristas.

Vila Viçosa recua no tempo com a V Feira de Inspiração Renascentista: “Fomos o centro da Renascença em Portugal”, afirma Inácio Esperança

A iniciativa decorre no emblemático Castelo de Vila Viçosa e pretende reforçar a identidade histórica da vila e a sua candidatura a Património Mundial.O Castelo de Vila Viçosa volta a ser o palco de eleição para a Feira de Inspiração Renascentista, que este ano cumpre a sua quinta edição. O evento, que tem registado um crescimento sustentado ano após ano, assume-se como uma montra privilegiada para divulgar o património, a história e as tradições locais, atraindo cada vez mais “calipolenses” e visitantes.

Em declarações à Rádio ELVAS, sobre o certame, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, sublinhou o papel crucial que a vila desempenhou no panorama cultural e político do país.”Vila Viçosa foi o centro da Renascença em Portugal. Não houve outro centro no país tão importante para Portugal, na Renascença, como Vila Viçosa”, defendeu o autarca, lembrando que, numa época em que o país estava sob o domínio Filipino, a corte dos Duques de Bragança funcionou como um farol de centralidade e resistência cultural portuguesa. “Por aqui passaram arquitetos, engenheiros, pintores, músicos de todo o mundo.”

Um Legado de Reis e Rainhas

A feira serve precisamente para evocar as figuras históricas que elevaram o nome da vila além-fronteiras, como o Duque Dom Jaime e os seus descendentes: Dom Teodósio, Dom Teodósio II, Dom João IV (o Restaurador) e a Rainha Catarina de Bragança, nascida na vila e que viria a casar com o rei de Inglaterra.

Segundo Inácio Esperança, o objetivo atual passa por transformar este reconhecimento histórico em distinção oficial: “Nós, hoje queremos elevá-lo a Património Material da Humanidade [da UNESCO], mas ele já foi elevado por todas estas pessoas (Casa de Bragança)”.

Expectativas Altas para a V Edição

Com o evento a afirmar-se no calendário cultural da região, as expectativas para este ano são elevadas. O autarca garante que a iniciativa “renova o compromisso de Vila Viçosa com os calipolenses e com os seus visitantes”, funcionando como um motor de promoção do território.

O convite fica feito a todos os que queiram testemunhar a grandiosidade dos séculos XVI e XVII: “Estão todos convidados para Vila Viçosa ver um bocadinho daquilo que Vila Viçosa foi nos [anos] 1500 e 1600”, concluiu o presidente.

São Vicente e Ventosa recebe torneio de malha noturno este sábado

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, em parceria com a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, promove este sábado, dia 6 de junho, um torneio de malha noturno.

A iniciativa decorre no campo da malha, junto à praça de touros da aldeia, e surge na sequência de um pedido dos muitos praticantes da modalidade na freguesia. Segundo o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, trata-se de uma novidade no concelho de Elvas.

“O evento terá início às 20 horas, embora os jogos devam arrancar efetivamente por volta das 21 horas”, explica o autarca, que adianta que está prevista a participação de cerca de 40 equipas.

Para além da vertente desportiva, a organização preparou um momento de convívio para participantes e visitantes. “Temos porco no espeto para todos os jogadores e para quem queira assistir aos jogos, além de serviço de bar”, revela João Charruadas.

Os prémios serão atribuídos do primeiro ao 15.º classificado e incluem produtos como azeite, bacalhau, enchidos e queijo.

O presidente da junta destaca ainda o crescimento da modalidade na freguesia e no concelho. “A malha tem estado a evoluir em São Vicente e Ventosa, mas também em todo o concelho de Elvas. Tivemos recentemente excelentes resultados nos Jogos do Alto Alentejo, com cinco equipas de Elvas entre os seis primeiros classificados, incluindo a vencedora da competição”, sublinha.

“Como as pessoas continuam a demonstrar interesse e a pedir mais iniciativas deste género, estamos de braços abertos para organizar este torneio”, conclui João Charruadas.

“O Tapete está na Rua”: animação prossegue em Arraiolos com atuação do grupo Terras de Rayo

O festival “O Tapete Está na Rua 2026”, em Arraiolos, prossegue até domingo, dia 7, e esta sexta-feira a animação musical é da responsabilidade do grupo Terras de Rayo.

A programação completa para este dia foca-se na celebração da cultura alentejana e na arte do bordado tradicional, com as seguintes atividades no centro histórico da vila:

  • Concerto de Terras de Rayo: O espetáculo principal da noite que traz a música de raiz tradicional ao palco do evento.
  • Cante Alentejano e Cantares Tradicionais: Atuações espontâneas e agendadas de grupos corais ao longo da tarde e noite.

Por outro lado, a tradição mantem-se viva com as artesãs locais a trabalhar ao vivo nas principais artérias do centro histórico, exibindo a técnica secular do ponto de Arraiolos.

Mostra de artesanato e produtos locais; animação de rua itinerante e gastronomia regional são alguns dos atrativos do evento.

Festa de Santo António celebra-se a 13 de junho na Igreja de São Domingos de Elvas

A Igreja de São Domingos de Elvas recebe, no próximo dia 13 de junho, as celebrações em honra de Santo António de Lisboa, Padroeiro Secundário de Portugal, numa iniciativa promovida pela Fraternidade Leiga de São Domingos.

O programa religioso tem início às 17h30 com a celebração da Eucaristia, seguindo-se a tradicional Benção do Pão de Santo António, um dos momentos mais significativos desta festividade, associado à devoção popular ao santo lisboeta e à sua intercessão pelas famílias e pelos mais necessitados.

A celebração constitui uma oportunidade para os fiéis honrarem Santo António, um dos santos mais venerados da Igreja Católica, conhecido pela sua profunda vida de fé, dedicação à evangelização e proximidade aos mais pobres.

A organização convida toda a comunidade a participar neste momento de oração, convívio e partilha, mantendo viva uma tradição
profundamente enraizada na espiritualidade e na cultura portuguesa.

Mulher detida em Elvas por posse de droga fica em prisão preventiva

A mulher de 51 anos que tinha sido detida na passada segunda-feira pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em Elvas por posse de produto estupefaciente, ficou sujeita à medida de coação mais gravosa, prisão preventiva, após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial.

A detenção ocorreu na sequência de uma ação policial levada a cabo por elementos da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Elvas, que intercetaram a suspeita na posse de 5,64 gramas de crack. A substância foi apreendida pelas autoridades, que procederam igualmente à recolha dos elementos considerados relevantes para o processo de investigação.

Após a detenção, a mulher foi conduzida ao Tribunal Judicial de Elvas para primeiro interrogatório. Perante os indícios recolhidos também na sua residência, disponibilidade financeira e os factos apresentados pelas autoridades, o juiz de instrução criminal aplicou lhe a medida de prisão preventiva.

Mercadinho de Cereja de São Julião este fim de semana em Portalegre

Nos dias 6 e 7 de junho, entre as 17h00 e as 20h00, o Jardim da Avenida da Liberdade acolhe o Mercadinho de Cereja de São Julião, uma iniciativa promovida pelo Município de Portalegre que pretende valorizar e promover a Cereja de São Julião, um dos produtos tradicionais mais apreciados e distintivos do concelho.

Durante os dois dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de contactar diretamente com os produtores locais, conhecer melhor este fruto de excelência e adquirir cerejas frescas e produtos derivados, nas barraquinhas de madeira entre o Plátano e o Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

O Mercadinho contará com a participação de sete produtores de cereja e quatro produtores de produtos transformados à base de cereja, assumindo os produtores e o seu trabalho como os verdadeiros protagonistas da iniciativa.

Mais do que um espaço de comercialização, o Mercadinho de Cereja de São Julião pretende afirmar-se como um momento de celebração da identidade rural e agrícola do concelho, distinguindo a qualidade de um produto que constitui uma referência da gastronomia e do património local.

Ao mesmo tempo, esta iniciativa evoca também a memória da histórica Feira das Cerejas, que durante décadas integrou o calendário anual de eventos da cidade e se afirmava como a segunda maior feira realizada em Portalegre, reunindo produtores, comerciantes e visitantes num momento de grande dinamismo económico e social.

Com esta ação, o Município de Portalegre reforça o seu compromisso com a valorização dos produtos endógenos, o apoio aos produtores locais e a preservação das tradições que fazem parte da identidade do concelho.

Alunos da Universidade Sénior de Elvas exploram tradição das Festas do Povo em visita a Campo Maior

Os alunos da Universidade Sénior de Elvas realizaram, na passada quarta-feira, 3 de junho, uma visita ao Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores, localizado em Campo Maior, no âmbito da disciplina de História Local.

A atividade permitiu aos participantes conhecer o espaço dedicado às Festas do Povo de Campo Maior, onde estão reunidos diversos elementos relacionados com a história, organização e tradição daquela manifestação cultural.

Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de observar exposições sobre a confeção das flores em papel, bem como de contactar com informação sobre a evolução das festas ao longo dos anos e o envolvimento da população na realização daquele evento.

A visita integrou o plano de atividades da disciplina de História Local da Universidade Sénior de Elvas, proporcionando um contacto direto com um dos mais importantes elementos do património cultural do concelho de Campo Maior.

Regimento de Cavalaria N.º 3 de Estremoz abre portas a mais de 800 crianças em dia de aventura 

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) transformou a sua unidade militar num verdadeiro espaço de descoberta, aventura e fantasia no passado dia 1 de junho, acolhendo 810 crianças para celebrar o Dia Mundial da Criança. 

A iniciativa quebrou a habitual rotina do quartel operacional. Os pequenos visitantes foram organizados em 40 grupos para explorar áreas habitualmente reservadas à atividade militar, aproximando o Exército Português da comunidade escolar e local. 

Ao longo de toda a jornada, os militares prepararam diferentes estações interativas onde os alunos puderam realizar atividades lúdicas e pedagógicas. A curiosidade e os sorrisos dominaram o dia, marcado pelo contacto direto com viaturas táticas, equipamentos de instrução e dinâmicas de orientação que estimularam a imaginação de todos os participantes. 

Com este evento, o RC3 de Estremoz reforçou o seu papel de abertura à sociedade, oferecendo uma experiência formativa inesquecível focada nos valores da cidadania e da cooperação institucional. 

Praia das Azenhas d’El Rei no Alandroal renova com orgulho a Bandeira Azul

A Praia Fluvial das Azenhas d’El Rei, no concelho do Alandroal, foi novamente galardoada com a prestigiada Bandeira Azul para a época balnear de 2026. Esta distinção internacional premeia, mais uma vez, a excelência da água, a segurança, a gestão ambiental e as infraestruturas de apoio que tornam este espaço um dos destinos fluviais mais atrativos e sustentáveis da região do Alqueva.

A renovação deste galardão consolida a aposta do município do Alandroal na valorização do seu património natural e no turismo sustentável. Com a Bandeira Azul a hastear novamente, a praia reafirma-se como um símbolo de qualidade e bem-estar, pronta para receber residentes e turistas com os mais elevados padrões de segurança e respeito pelo ambiente.

“As Ovelhas Detetives” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

“As Ovelhas Detetives” é o filme em exibição esta sexta-feira, 5 de junho, pelas 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.

George é um pastor que todas as noites lê romances policiais às suas adoradas ovelhas, certo de que elas não podem compreendê-los. Porém, quando um misterioso incidente perturba a vida na quinta, as ovelhas percebem que têm de se transformar em detetives. À medida que seguem pistas e investigam os suspeitos humanos, provam que até as ovelhas podem ser brilhantes na resolução de crimes.

Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline e meia hora antes da sessão no Auditório São Mateus.

Procissão do Corpo de Deus reuniu fiéis nas ruas de Elvas

Dezenas de fiéis participaram, na tarde desta quinta-feira, feriado do Corpo de Deus, na tradicional Procissão do Santíssimo Sacramento, promovida pela Unidade Pastoral de Elvas.

A celebração iniciou-se com a Eucaristia, seguindo-se a procissão pelas ruas da cidade. Ao longo do percurso, os participantes acompanharam o Santíssimo Sacramento em oração, assinalando uma das principais solenidades do calendário da Igreja Católica. No final da celebração, o pároco da Unidade Pastoral de Elvas, Padre Ricardo Lameira, agradeceu a presença dos fiéis e destacou a importância de testemunhar a fé em comunidade através de gestos de fraternidade, partilha e esperança.

Mercado do Património Cultural Imaterial regressa a Estremoz para celebrar a arte tradicional

O Jardim Municipal de Estremoz volta a ser o palco principal da salvaguarda e promoção das tradições nacionais com o regresso do Mercado do Património Cultural Imaterial (PCI). O evento decorre já entre hoje e domingo, dias 5 e 7 de junho de 2026, reunindo no coração do Alentejo alguns dos maiores mestres artesãos do país.

Sob o mote “Mestres do Saber Fazer”, a edição deste ano oferece uma programação rica que combina uma mostra viva de artesanato e um ciclo de conferências dedicadas à valorização da cultura popular. O público terá a oportunidade única de ver artesãos a trabalhar ao vivo, partilhando técnicas centenárias que moldam a identidade cultural portuguesa.

O Mercado do PCI é uma organização da Confraria do Boneco de Estremoz e conta com o apoio estratégico do Município de Estremoz. A iniciativa reforça o posicionamento do concelho como um polo central na defesa do património classificado e na passagem do testemunho entre gerações de criadores.

A entrada é gratuita.

Fim das moratórias de crédito à habitação: saiba como agir para evitar o incumprimento

Com o término das moratórias de crédito, muitas famílias enfrentam agora o desafio de retomar o pagamento integral das prestações de crédito habitação. A DECO alerta que os consumidores não devem esperar pelo incumprimento: caso detetem dificuldades financeiras, devem contactar de imediato a instituição bancária para acionar mecanismos como o PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), que obriga os bancos a avaliarem a situação do cliente e a apresentarem soluções de reestruturação antes que a dívida se agrave.

As instituições de crédito podem propor medidas como o aumento do prazo do empréstimo, períodos de carência ou a alteração da taxa de juro, procurando adequar a dívida à atual capacidade financeira do agregado. É fundamental recordar que a moratória não significou um perdão de dívida, tendo os juros continuado a vencer e, em muitos casos, a ser capitalizados. Caso o incumprimento já se tenha verificado, o consumidor será integrado no PERSI, um procedimento que força o banco a negociar soluções para evitar a execução imediata do crédito.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

ISCTE entrega 3.º Prémio Beatriz Lebre a 8 de junho

A Sala de Atos do ISCTE vai ser o palco, na próxima segunda-feria, dia 8 de junho, às 18h00, da cerimónia de entrega da 3.ª edição do Prémio Beatriz Lebre (2026). Este prestigiado galardão anual tem como grande objetivo distinguir o mérito, o talento e a dedicação dos estudantes da instituição, celebrando a excelência académica e o impacto positivo na comunidade universitária.

Para além de reconhecer o percurso dos jovens estudantes, o prémio assume um papel profundamente simbólico ao homenagear a memória da elvense Beatriz Lebre, antiga aluna do Iscte. O evento promete reunir a comunidade académica, docentes e familiares num momento de grande emoção, reafirmando o compromisso da universidade em valorizar o esforço e os valores humanos dos seus futuros profissionais.

Habitação e coesão territorial em debate no Alto Alentejo com participação de Sérgio Ventura

Sérgio Ventura, vereador da Câmara Municipal de Elvas, participou, no passado dia 29 de maio, no Seminário “Casas e Sítios – Desafios e Estratégias Integrativas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal), através do seu Núcleo Distrital de Portalegre.

A iniciativa decorreu no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino e integrou o Plano de Atividades para 2026 do Grupo Operativo da Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo.

Sérgio Ventura foi um dos oradores do painel “Estratégias Integradas para a Coesão Social e Territorial – Levantamento de Questões sobre a Habitação”, onde foram debatidos os desafios relacionados com o acesso à habitação, a coesão social e territorial e as respostas necessárias para os territórios de baixa densidade.

O seminário reuniu representantes institucionais, especialistas, investigadores e entidades com intervenção nas áreas da habitação, inclusão social, desenvolvimento territorial e transição energética, promovendo a reflexão e a partilha de experiências sobre estratégias que contribuam para a construção de territórios mais inclusivos, sustentáveis e socialmente coesos.

Obra das novas Piscinas Municipais de Vila Boim já teve início

Teve início no passado mês de maio a construção das novas Piscinas Municipais de Vila Boim. O projeto prevê uma área bruta de construção de 382,38 metros quadrados e terá capacidade para acolher 216 utilizadores em simultâneo.

A intervenção vai aproveitar a implantação e a estrutura da edificação já existente no local, adaptando-a para um edifício funcional de dois pisos: Piso 0 (Térreo) – Zona de receção, depósito de roupa, bar, arrumos, instalações sanitárias gerais, gabinete de pessoal e posto de primeiros socorros. Inclui ainda vestiários e balneários (masculinos e femininos) com cabines individuais e equipamentos adaptados para cidadãos com mobilidade condicionada e Piso 1 – Espaço inteiramente dedicado à zona técnica da infraestrutura.

O modelo arquitetónico segue a linha das piscinas municipais já construídas nas freguesias de Santa Eulália e Terrugem. O projeto final contempla ainda a criação de uma zona de estacionamento nas imediações para facilitar o acesso dos utentes.

Com este investimento, o Município reforça a rede de equipamentos desportivos e de lazer do concelho, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da população local.

Festival da Idade de Ouro arranca este sábado com almoço em Barbacena

A Câmara Municipal de Elvas promove, ao longo deste mês de junho, mais uma edição do “Festival da Idade de Ouro”, uma iniciativa especialmente dirigida à população sénior, com o objetivo de valorizar o envelhecimento ativo e reforçar os laços comunitários.

Recordando que, de há uns anos a esta parte, o município considerou “mais conveniente” a organização do festival, não apenas com um almoço em Elvas, mas passando por todas as freguesias, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, começa por lembrar o trabalho desenvolvido em prol da população sénior do concelho. “Há 20 anos, só Elvas é que se lembrou dos trabalhadores e daqueles que têm uma certa idade para poder começar a pagar os medicamentos e, simultaneamente, dedicar-lhe um dia no ano para que pudessem conviver”, assegura o autarca.

“Numa primeira fase, o convívio era a nível do concelho e, atualmente, achámos mais conveniente fazer em cada uma das freguesias. E isto tem vindo, de facto, a acolher aquilo que são as boas intenções da população e também dos senhores presidentes das juntas de freguesia”, diz ainda Rondão Almeida.

O primeiro de sete almoços, destinado à população sénior do de Barbacena e Vila Fernando, realiza-se este sábado, 6 de junho, no Pavilhão Multiusos de Barbacena. Segue-se, no domingo, o convívio no Centro Cultural de Varche. No dia 13, o festival chega a São Vicente, no dia 20 à Terrugem, no dia 21 a Santa Eulália e no dia 27 a Vila Boim, terminando, no dia 28, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Vila Viçosa assinala Dia Mundial do Ambiente com programa dedicado à conservação e alterações climáticas

Vila Viçosa celebra hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente com um vasto conjunto de iniciativas sob o lema “O Futuro do Ambiente é Agora!”. A programação decorre ao longo do dia e envolve alunos de vários níveis de ensino, entidades locais e especialistas na área do ambiente.

As atividades têm início com os alunos do ensino secundário do Cineteatro Florbela Espanca a apresentarem a exposição e atividade “Aquários – Alerta Invasoras”, dedicada à sensibilização para as espécies invasoras aquáticas. No mesmo horário, será feita a apresentação do Projeto LIFE INVASAQUA, divulgando os principais resultados e materiais do projeto.

Ainda durante a manhã, os estudantes promovem a exposição “Conservação da Natureza no Alentejo”, que inclui a exibição do filme “Reintrodução do Lince-Ibérico no Vale do Guadiana”, destacando a importância da preservação de espécies emblemáticas da região, como o Lince-ibérico.

Pelas 10h30, realiza-se o workshop “Conservação em Ação: Combater as Alterações Climáticas”, que contará com a participação de representantes institucionais e especialistas, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e a vice-presidente da CCDR Alentejo na área do Ambiente, Sónia Ramos. Entre os temas em debate estarão o papel das autarquias e das entidades regionais na proteção ambiental, bem como a reflexão sobre o impacto das alterações climáticas à escala global, sob o mote “Somos mais de 200 milhões de habitantes da Terra, o que isto tem a ver com o ambiente?”.

Durante a tarde, entre as 14h15 e as 15h15, as atividades dirigem-se aos alunos do 1.º ciclo. Os mais novos participam na “Aula Natura – A Rainha das Aves – Quem Será?”, enquanto os alunos do 2.º e 3.º anos assistem à apresentação “Vamos Conhecer o Lince-Ibérico” e participam no jogo educativo “Ecossistemas do Parque Natural do Vale do Guadiana”, promovendo o contacto com a biodiversidade regional.

A iniciativa conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Vila Viçosa e instituições regionais ligadas ao ambiente, reforçando o compromisso do concelho com a sustentabilidade e a educação ambiental.

Com este programa diversificado, Vila Viçosa reafirma a importância da ação local na construção de um futuro mais verde e sustentável.

GDC Rio de Moinhos luta por um lugar nos quartos de final do Campeonato Nacional de Futebol da Fundação INATEL

O Grupo Desportivo e Cultural (GDC) de Rio de Moinhos garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato Nacional de Futebol de 11 da Fundação INATEL, após vencer o AC Fronteirense por 2-1, na tarde do passado domingo, 31 de maio, no Campo de Futebol Montes Claros, em Rio de Moinhos.

Com o triunfo na partida, referente aos 16 avos de final da competição, a formação do concelho de Borba assegurou a continuidade na prova nacional, tornando-se a única equipa do distrito de Évora ainda em competição.

O próximo desafio da equipa está marcado para o próximo domingo, dia 7 de junho, às 17h00, novamente no Campo de Futebol Montes Claros. O adversário será a ACDR Paços dos Negros, formação do concelho de Fazendas de Almeirim, no distrito de Santarém, em jogo a contar para os oitavos de final da competição.

A direção do clube de Rio de Moinhos apela à presença dos adeptos para apoiar a equipa nesta importante eliminatória, esperando uma boa moldura humana nas bancadas e um ambiente de festa do futebol. O clube destaca ainda a importância do fair play entre todos os intervenientes, dentro e fora das quatro linhas.

Com a ambição de continuar a representar da melhor forma o concelho e o distrito de Évora, o GDC Rio de Moinhos procura agora dar mais um passo em frente na competição nacional.

“Mercado Cá da Terra” volta a dinamizar Jardim Municipal de Campo Maior este domingo

O “Mercado Cá da Terra” está de regresso, já este domingo, 7 de junho, ao Jardim Municipal de Campo Maior.

O evento conta com a participação de produtores, empresários e artesãos locais, que terão à disposição dos visitantes uma grande variedade de produtos endógenos e peças de artesanato únicas.

Com a iniciativa, o Município de Campo Maior procura reforçar a valorização da produção local e dinamizar o espaço público, promovendo o contacto direto entre criadores e visitantes.

O “Mercado Cá da Terra”, retomado no passado mês de maio, continuará a realizar-se no Jardim Municipal até final do ano, sempre no primeiro domingo de cada mês.

Manuel Caldes e Vilar Pires homenageados em festival que reúne seis bandas filarmónicas em Elvas

O centro histórico de Elvas será palco, este sábado, 6 de junho, de mais uma edição do Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo. A iniciativa reúne seis bandas filarmónicas e promete encher as ruas da cidade de cor, som e tradição, numa celebração da cultura musical e do património filarmónico da região.

Organizado pela Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e pela Banda 14 de Janeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o festival presta homenagem a duas figuras marcantes da música filarmónica elvense: Manuel Caldes e Vilar Pires.

Em declarações à Rádio ELVAS, o maestro da Banda 14 de Janeiro, Jorge Grenho (na imagem), explicou que a principal novidade desta edição passa pela ocupação do centro histórico por todas as bandas participantes. “A ideia é termos aquilo que se chama as nossas bandas em movimento. Queremos dar ao centro histórico um bocadinho de cor e som, aproveitando as ruas da cidade para levar a música mais perto das pessoas”, referiu.

Segundo Jorge Grenho, o modelo adotado diferencia-se dos festivais habitualmente promovidos pela Federação, onde as bandas atuam em diferentes freguesias. “Pensámos que seria bonito aproveitar todo o centro histórico para que cada banda partisse de um ponto distinto e pudesse dar música às nossas ruas”, acrescentou.

O maestro destacou ainda o significado especial da homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires, recordando o papel determinante que ambos tiveram no crescimento da Banda 14 de Janeiro. “Nunca nos podemos esquecer do Manuel Caldes e do Vilar Pires. Foram durante muitos anos os impulsionadores da nossa casa, que é a Banda 14 de Janeiro”, sublinhou.

Participam nesta edição a Banda 14 de Janeiro, anfitriã do evento, a Filarmónica do Crato, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, a Sociedade Musical Nisense, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, de Espanha.

O programa tem início às 17h45, com arruadas simultâneas a partir de diferentes pontos da cidade em direção à Praça da República. Pelas 18h15 realizam-se as atuações individuais de cada banda. A Banda 14 de Janeiro interpretará “Ye Ya”, uma composição de Vilar Pires que, segundo Jorge Grenho, continua a despertar uma forte carga emocional junto do homenageado.

Às 19h00 decorrerá a cerimónia de homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires e a entrega de lembranças às bandas participantes. Segue-se, às 19h15, uma atuação conjunta das seis formações, que interpretarão “Ó Elvas, Ó Elvas”, de Paco Bandeira, com arranjo de Vilar Pires, e o hino da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, da autoria de Sílvio Pleno.

O encerramento está previsto para as 19h45, com um desfile conjunto desde a Praça da República até ao Viaduto, ao som da marcha “Elvas 2005”.

Este festival constitui um importante momento de afirmação da identidade cultural do Alto Alentejo, promovendo a valorização do movimento filarmónico e homenageando duas personalidades incontornáveis da história musical da cidade.

A entrevista completa a Jorge Grenho para ouvir no podcast abaixo:

Lançada primeira pedra da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália

A primeira pedra da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália foi lançada ao final da tarde da passada quarta-feira, 3 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, do vice-presidente Nuno Mocinha, da presidente da Direção da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, Patrícia Sardinha, bem como de outros membros da direção da instituição, utentes e convidados.

Antes do momento simbólico do lançamento da primeira pedra, os presentes tiveram oportunidade de conhecer em detalhe o projeto de ampliação, que contempla a construção de um novo edifício e a requalificação de vários espaços do atual lar, permitindo reforçar significativamente a capacidade de resposta desta valência social.

A obra, cujo início está previsto para a próxima semana, representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e permitirá criar mais 20 camas para utentes, respondendo às crescentes necessidades da população sénior do concelho. A ampliação irá igualmente possibilitar a criação de novos postos de trabalho, reforçando a equipa que presta apoio diário aos residentes.

Na ocasião, foi recordado que este é um projeto que vinha sendo preparado há já algum tempo e que agora se concretiza, representando um importante passo no reforço da rede de apoio à terceira idade no concelho de Elvas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, destacou a importância deste investimento para responder às necessidades atuais da população, sublinhando que “as listas de espera existentes demonstram bem a necessidade de aumentar a capacidade destas instituições. Temos cada vez mais pessoas a necessitar deste tipo de resposta social e é nossa responsabilidade criar condições para que ninguém fique sem o apoio de que necessita”.

O autarca acrescentou ainda que “o reforço da capacidade dos lares do concelho é uma prioridade, não só para garantir mais vagas, mas também para assegurar melhores condições de acolhimento e acompanhamento aos nossos idosos. Este é um investimento que olha para o presente, mas sobretudo para o futuro, tendo em as necessidades que já hoje sentimos no território”.

José Rondão Almeida salientou igualmente o trabalho desenvolvido pela Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas e por todas as entidades envolvidas na concretização do projeto, considerando que esta ampliação “representa um ganho muito significativo para Santa Eulália e para todo o concelho, permitindo dar uma resposta mais eficaz às famílias que procuram este tipo de apoio”.

Esta intervenção integra uma estratégia mais ampla de reforço das respostas sociais no concelho, estando igualmente prevista a ampliação do Lar de Vila Fernando, e em curso a requalificação do Lar de São Vicente e Ventosa, projetos que visam aumentar a capacidade de acolhimento e melhorar as condições disponibilizadas aos idosos do concelho.

Alto Teor d’Alentejo valoriza enoturismo e olivoturismo

A 30 de maio, Portalegre acolheu uma nova edição do evento “ALTA – Alto Teor d’Alentejo”, este ano dedicada ao enoturismo e olivoturismo.

Com mais de 400 participantes, a iniciativa que decorreu no antigo Convento de Santa Clara foi organizada no âmbito das pós-graduações em Enoturismo e em Olivoturismo do Politécnico de Portalegre, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

O ALTA contou, na sua área de exposição, com representações de 25 unidades de enoturismo e olivoturismo de referência do Alentejo. Paralelamente, ao longo da tarde, realizaram-se quatro sessões com um total de 14 harmonizações enogastronómicas com azeites e vinhos do Alentejo, idealizadas e comentadas pelo crítico Fernando Melo e confecionadas e servidas por formadores e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Estas harmonizações destinaram-se a 102 participantes pré-inscritos. Destacou-se, ainda, uma área de aprendizagem da degustação de vinhos e azeites dinamizada pelo renomado enólogo Mário Louro e pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, bem como duas mesas-redondas em que intervieram mais de uma dezena de agentes de referência nacional e internacional no âmbito dos dois tipos de turismo em causa.

O sucesso do evento deveu-se à adesão e apoio de um conjunto de entidades, com destaque para a Câmara Municipal de Portalegre, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e, naturalmente, todas as unidades de enoturismo e de olivoturismo participantes.

A primeira edição do “ALTA – Alto Teor d’Alentejo” foi realizada, no ano passado, na Casa do Alentejo, em Lisboa, com foco no setor do enoturismo regional.

Reprogramado Programa Regional Alentejo 2030

A CIMAC assinou ontem, dia 3 de junho, a adenda ao Contrato de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alentejo Central (CDCT-AC), no âmbito da reprogramação do Programa Regional Alentejo 2030, numa cerimónia realizada na CCDR Alentejo.

Com esta adenda e no contexto da deliberação da Comissão Diretiva que a complementa, é aberta uma nova linha de investimento municipal no domínio da Habitação e são criadas condições para, através da aceleração e da flexibilidade na execução, os municípios do Alentejo Central poderem vir a atingir maiores índices de investimento em projetos fundamentais para o bem estar das populações e o desenvolvimento sustentável dos territórios.

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, Carlos Zorrinho, destacou que esta revisão contratual permite criar melhores condições para a execução dos projetos previstos, reforçando a capacidade de investimento dos municípios e o aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis em prol dos munícipes dos 14 concelhos do Alentejo Central.

Ao longo de todo este processo, foram envidados todos os esforços para promover o diálogo institucional e a construção de soluções equilibradas, procurando assegurar que a revisão da reprogramação respondesse às necessidades e prioridades identificadas pelos municípios, aproximando posições e contribuindo para uma solução que salvaguardasse os interesses das populações.

Os Quatro e Meia atuam esta quinta-feira em Arraiolos

OS QUATRO E MEIA

O grande destaque do programa de hoje, dia 4 de junho, no evento “O Tapete Está na Rua 2026” em Arraiolos, é o concerto da banda Os Quatro e Meia, agendado para as 22h00.

Para além do espetáculo principal, as atividades contínuas no centro histórico da vila incluem: exposições temáticas e mostras de artesanato dedicadas à preservação da arte secular do Tapete de Arraiolos; recriações históricas ao vivo, onde pode acompanhar todo o processo de confeção tradicional, desde a tosquia da lã até à bordadura final; animação cultural e de rua itinerante ao longo de todo o dia pelo centro histórico da vila e mostra gastronómica e de vinhos locais em permanência para os visitantes.

Elvas na corrida às 7 Novas Maravilhas de Portugal

As 7 Novas Maravilhas de Portugal já estão em fase de votação pública e a cidade de Elvas, classificada como Património Mundial pela UNESCO, surge na linha da frente com duas candidatas de excelência. A Fortaleza de Elvas e o Aqueduto da Amoreira foram selecionados para representar a grandeza monumental, a história militar e a identidade cultural única desta região alentejana no concurso nacional.

As meias-finais regionais da competição arrancam no próximo dia 13 de junho, com transmissão televisiva em direto. A autarquia e os dinamizadores locais apelam agora à mobilização de todos os elvenses, bem como dos amantes do património nacional, lembrando que cada voto será decisivo para garantir a passagem destas duas obras icónicas à grande final.

O Município de Elvas sublinha a importância desta nomeação para projetar o legado histórico da cidade a nível partene e internacional. O voto do público é feito através de chamada telefónica para as respetivas linhas exclusivas das candidatas locais:

  • Categoria Castelos: Fortaleza de Elvas — 761 207 066
  • Categoria Grandes Obras: Aqueduto da Amoreira — 761 207 067

Cada chamada telefónica representa um gesto de orgulho pela história, pela cultura e pelo património fortificado e hidráulico que define Elvas. A organização apela ao voto massivo para colocar a cidade no lugar de destaque que merece no panorama do turismo e da cultura em Portugal.


Município de Avis venceu Prémios DECO na categoria “Educação e Juventude”

O Município de Avis foi distinguido pela associação DECO na categoria “Educação e Juventude”, com o projeto municipal “Jovens em Movimento”.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde o Município esteve representado pelo Vice-Presidente Jorge Borlinhas e pela dirigente Ângela Marques.

Entre mais de 100 candidaturas apresentadas, o Município de Avis foi um dos sete Municípios premiados por políticas públicas e projetos locais que promovem a defesa dos consumidores e que colocam os cidadãos no centro da atuação autárquica. A presente edição dos prémios DECO foi marcada por um aumento significativo do número de participações, com projetos que demonstram um impacto efetivo nos territórios e na defesa dos cidadãos, pretendendo-se, acima de tudo, que estas distinções sirvam de exemplo de boas práticas a replicar noutros territórios.

Recorde-se que o programa municipal “Jovens em Movimento” nasceu em 2005 e, desde então, promove a ocupação dos jovens, entre os 16 e os 25 anos, durante o período das férias letivas de Verão, contribuindo para a sua formação, responsabilização e integração cívica e minorando potenciais comportamentos de risco, ao mesmo tempo que promove a fixação dos jovens durante o período de Verão e a dinamização de todas as localidades e das respetivas comunidades. Entre 2005 e 2025 o programa contou com 3.361 inscritos, cuja participação representa 239.400 horas ao serviço da comunidade.

ULS Alto Alentejo conclui processo de construção do seu Plano de Mudança Cultural

A ULS Alto Alentejo concluiu o processo de construção do seu Plano de Mudança Cultural, um trabalho muito participado que contou com o envolvimento de profissionais de várias áreas e da comunidade, permitindo refletir sobre a realidade da instituição e definir caminhos claros para o futuro. Este percurso, desenvolvido em parceria com a Nobox – Healthcare, ajudou a reforçar uma visão comum e a alinhar prioridades, num momento particularmente importante de transformação do setor da saúde.

A colaboração entre equipas, serviços e diferentes níveis de decisão foi essencial para identificar desafios e encontrar soluções que façam sentido para o dia a dia da organização. Mais do que um plano, este é um passo importante para consolidar uma cultura de maior proximidade, cooperação e melhoria contínua, sempre com foco no que mais importa: prestar melhores cuidados de saúde à população do Alto Alentejo.

MAEE acolhe concerto do ciclo “A Música Encanta o Património”

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebeu, na passada quarta-feira, 2 de junho, mais um concerto do ciclo “A Música Encanta o Património” [2026].

O evento contou com a atuação do Quarteto de Cordas Arya, composto por jovens talentos da Orquestra Sinfónica Juvenil: Carolina Ferreira, Leonor Ribeiro, Nicole Dias e Maria Francisca Marques. O grupo interpretou um repertório abrangente que incluiu obras de compositores de referência mundial como Henry Purcell, Wolfgang Amadeus Mozart, Dmitri Shostakovich e Carlos Gardel.

O Município de Elvas esteve representado no concerto pelo vereador Sérgio Ventura.

O ciclo “A Música Encanta o Património” é uma iniciativa cultural promovida pela Câmara Municipal de Elvas em parceria com a Academia de Música de Elvas, contando com a direção artística do maestro Luís Zagalo. O projeto visa fundir a riqueza monumental da cidade com a música erudita, dinamizando os espaços históricos locais.

“Silêncio Ensurdecedor II” de Luís Pedras chega à Feira do Livro de Lisboa com poesia multilingue

O segundo volume da obra poética Silêncio Ensurdecedor, do elvense Luís Pedras, será apresentado amanhã, dia 5 de junho, no stand da Atlantic Books, na Feira do Livro de Lisboa. A sessão inclui ainda uma sessão de autógrafos com o autor, agendada para as 18 horas.

Silêncio Ensurdecedor II é uma obra introspetiva que mergulha nas profundezas da natureza humana, explorando emoções, sonhos, contradições e forças universais como o amor, a verdade, a mentira e a liberdade. Uma das principais novidades deste livro, em comparação com o primeiro volume, é o facto de estar escrito em quatro línguas: português, castelhano, inglês e mandarim.

Descrevendo a obra como “uma metáfora muito eloquente sobre a natureza humana”, Luís Pedras revela que, ao longo das suas páginas, aborda “as vicissitudes, os defeitos, a verdade e os elementos fundamentais da criação do mundo, do universo e de todos os seres sencientes”, explorando ainda as tríades cristã, grega e hindu.

Segundo o autor, o livro tem registado “muita aceitação” desde o seu lançamento. Publicado com a chancela da Chiado Books, Silêncio Ensurdecedor II encontra-se à venda “em praticamente todo o país: na Bertrand, na Fnac, na Sonae e também nas principais livrarias”.

A obra está igualmente disponível em formato e-book e deverá ser lançada brevemente no Brasil. “Se atingir aqui algumas vendas mais importantes, terá também uma edição exclusivamente em castelhano”, adianta Luís Pedras.

A Feira do Livro de Lisboa decorre até 14 de junho, no Parque Eduardo VII.

Câmara de Elvas e ULSAALE avaliam investimentos e obra do Hospital de Santa Luzia

A Câmara Municipal de Elvas reuniu-se com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) para analisar o ponto de situação dos investimentos em curso na saúde do concelho. O encontro foi seguido de uma visita institucional às instalações do Hospital de Santa Luzia de Elvas.

A autarquia elvense esteve representada pelo vice-presidente, Nuno Mocinha – em representação do presidente Rondão Almeida –, e pelos vereadores Sérgio Ventura, Elsa Dourado e Margarida Coelho de Paiva.

Durante a jornada de trabalho, foram destacados os seguintes avanços estruturais:

  • Novo Bloco Operatório: A obra está a ser concluída dentro do prazo. A entrega está prevista para 30 de junho de 2026, seguindo-se a limpeza e a instalação de novos equipamentos. O espaço contará com três salas de operações, estando uma reservada a emergências.
  • Sistema de Climatização: Uma equipa especializada encontra-se no hospital para requalificar o sistema de ventilação e ar condicionado. O objetivo é assegurar o conforto térmico adequado às exigências clínicas e ao clima da região.
  • Pintura e Beneficiações: A pintura integral do exterior do edifício hospitalar decorre a bom ritmo, com conclusão agendada para o final de julho de 2026. No interior, a ala direita do serviço de Medicina está a ser pintada e as casas de banho foram adaptadas para pessoas com deficiência, tendo já sido instaladas as barras de apoio em falta.
  • Serviço de Urgência e Entrada: O projeto de requalificação e expansão do serviço de urgência, bem como da entrada de utentes, encontra-se em fase de estudo e preparação de candidatura a fundos comunitários.
  • Modernização de Equipamentos: O hospital recebeu também a renovação de diversos equipamentos, incluindo novo mobiliário hospitalar.
  • Cuidados Primários: Está em curso a requalificação completa do Centro de Saúde de Elvas.

Município de Campo Maior reforça frota municipal com novo trator agrícola

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, recebeu esta quarta-feira, 3 de junho, no Armazém Municipal, um trator agrícola da marca Massey Ferguson, modelo 5M.115.

A viatura agora adquirida pelo Município teve um custo total de 74.467 euros. O novo trator vem reforçar a frota municipal e será utilizado para trabalhos de diversa natureza no âmbito da atividade diária do Município.

Este é um investimento financiado no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2030, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

SIR de Elvas recebe sessão sobre gestão de resíduos com exemplo de sucesso de Alter do Chão

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, recebe na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, pelas 15 horas, uma palestra dedicada ao tema da gestão de resíduos urbanos, integrada na iniciativa “Conversas Ambientalmente Corretas”, promovida pelo grupo de cidadãos Agir Verde.

A sessão será conduzida por Sónia Parelho, responsável pelo Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal de Alter do Chão, que irá partilhar a experiência daquele município na implementação de soluções inovadoras na área da gestão de resíduos.

Segundo a oradora, o principal objetivo da palestra passa por dar a conhecer os desafios atuais da gestão de resíduos em Portugal, utilizando o trabalho desenvolvido em Alter do Chão como exemplo de boas práticas. “O objetivo da palestra será abordar os desafios atuais da gestão de resíduos em Portugal e vamos utilizar como exemplo o Município de Alter do Chão e todo o trabalho que nós temos vindo a desenvolver, que já apresenta resultados. É com esses resultados que iremos trabalhar, mostrar e pedir também ao público que partilhe as suas opiniões”, explica.

Desde 2013 que o município alterense tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo de sensibilização e implementação de medidas ambientais, com especial enfoque na gestão de resíduos. Atualmente, Alter do Chão já tem totalmente implementada a gestão de biorresíduos e encontra-se a avançar para um sistema de recolha porta a porta de todas as frações de resíduos. “Mudar mentalidades é o mais difícil, mas nós temos vindo, desde 2013, a trabalhar nesse sentido. O Município de Alter do Chão tem feito um esforço enorme, mas temos conseguido. Neste momento já temos a gestão de biorresíduos totalmente implementada e estamos a avançar com uma recolha porta a porta de resíduos, de todas as frações”, refere Sónia Parelho.

A responsável destaca ainda a implementação do sistema PAYT (Pay As You Throw), que prevê que cada utilizador pague de acordo com a quantidade de resíduos que produz. “Cada um paga aquilo que produz. Esta transição é difícil, mas está a ser feita. Já temos o PAYT totalmente implementado numa freguesia e estamos a avançar para a segunda. Já existem resultados e é isso que queremos partilhar”, sublinha.

Durante a palestra serão também abordadas as diferentes soluções que os municípios podem adotar na recolha de resíduos, desde sistemas de proximidade com contentores inteligentes até à recolha porta a porta. No caso de Alter do Chão, a escolha recaiu sobre esta última opção, por permitir uma maior proximidade com a população e reduzir os custos associados à instalação e manutenção de equipamentos tecnológicos. “Nós já falamos em reciclagem há 25 anos. Neste momento, deixámos de falar em reciclagem para passar à prática. Quando começamos a fazer uma recolha porta a porta, temos uma proximidade muito maior com o consumidor e, ao fazermos isso, já temos resultados bastante positivos. Cada município terá de adotar aquilo que lhe é mais vantajoso”, acrescenta.

A importância da educação ambiental nas escolas será outro dos temas em destaque. Para Sónia Parelho, é fundamental reforçar o trabalho de sensibilização junto das crianças e jovens. “Antigamente trabalhávamos esta temática com alguma frequência nas escolas e hoje em dia é um tema abordado de forma mais ligeira. Se calhar temos de voltar ao antigamente e trabalhar melhor nas escolas, porque não há dúvida de que são essenciais para o bom desempenho de qualquer projeto. As crianças levam a mensagem para casa, ensinam os pais e tudo se torna muito mais fácil”, afirma.

A iniciativa tem entrada gratuita e pretende promover a reflexão e o debate em torno das questões ambientais, incentivando a participação da comunidade na construção de soluções mais sustentáveis para o futuro.

Câmara de Elvas acompanha obras no Hospital de Santa Luzia e Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta terça-feira com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo para acompanhar o ponto de situação das obras e investimentos em curso no Hospital de Santa Luzia.

A delegação municipal, liderada pelo vice-presidente Nuno Mocinha, em representação do presidente Comendador Rondão Almeida, visitou as instalações hospitalares, onde foi confirmada a conclusão do novo bloco operatório dentro dos prazos previstos. A empreitada deverá ser entregue a 30 de junho, contemplando três salas de operações, uma das quais destinada exclusivamente a situações de emergência.

Durante a reunião foram também apresentados outros projetos de modernização, incluindo a requalificação do sistema de climatização, a futura expansão e renovação do serviço de urgência e a melhoria da entrada principal dos utentes que se encontram em fase de estudo e em preparação para futuras candidaturas a verbas comunitárias.

A pintura integral do hospital deverá estar concluída até ao final de julho, enquanto decorrem intervenções na ala de medicina, com renovação das instalações sanitárias adaptadas e substituição de equipamentos e mobiliário. Foi ainda destacado o avanço da requalificação completa do Centro de Saúde de Elvas, tendo a autarquia manifestado disponibilidade para continuar a acompanhar de perto estes investimentos em benefício da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Prata de Luiz Otávio destaca participação da AADP no Olímpico Jovem 2026

A medalha de prata conquistada por Luiz Otávio nos 300 metros foi o principal destaque da participação da Seleção da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) no Olímpico Jovem Nacional 2026, a principal competição nacional de jovens, que reúne todas as associações regionais de atletismo e os melhores atletas de cada região do país. 

O jovem atleta alcançou o segundo lugar do pódio numa das provas mais competitivas do programa, estabelecendo simultaneamente um novo recorde pessoal e distrital. O resultado confirma a sua evolução desportiva e reforça o seu posicionamento entre os melhores atletas nacionais do escalão. 

A competição, considerada o principal momento do calendário nacional jovem, voltou a reunir as seleções distritais e regionais de todo o país, proporcionando um elevado nível competitivo ao longo dos dois dias de provas. 

No conjunto da participação, a AADP somou ainda quatro recordes regionais e 25 recordes pessoais, indicadores do crescimento contínuo dos jovens atletas do distrito e da evolução do trabalho desenvolvido ao longo da época desportiva. 

A seleção de Portalegre terminou a competição no 18.º lugar entre 20 associações participantes, numa prestação marcada pelo compromisso coletivo e pela capacidade de adaptação dos atletas. Em várias provas, elementos da comitiva competiram fora das suas especialidades habituais, contribuindo para o resultado global da equipa. 

Mais do que a classificação final, a participação da AADP evidenciou a evolução individual dos atletas, traduzida num elevado número de marcas pessoais superadas e novos recordes regionais alcançados. 

O Olímpico Jovem constitui-se, assim, como um momento de avaliação do trabalho desenvolvido pelos clubes e associações, bem como uma importante experiência de formação para os jovens atletas em contexto de alto nível competitivo. 

A prestação da AADP deixa sinais positivos para o futuro do atletismo distrital, num contexto de crescimento sustentado da modalidade no distrito de Portalegre. 

Com o encerramento da edição de 2026, a atenção centra-se agora na continuidade do processo de desenvolvimento dos jovens atletas e nos próximos desafios do calendário competitivo. 

Município de Vila Viçosa adquire corta-mato destroçador remoto

O Município de Vila Viçosa adquiriu um corta-mato destroçador remoto para reforçar a prevenção, facilitando a limpeza de terrenos urbanos, bermas de estrada e outros espaços públicos.

Este equipamento permite limpar matos e vegetação de forma segura e eficiente, reduzindo o risco de incêndios.

Jovens de 16 anos detidos por tráfico de droga em Elvas ficam em liberdade com Termo de Identidade e Residência

Os dois jovens de 16 anos, um rapaz e uma rapariga, ficaram em liberdade Termo de Identidade e Residência (TIR) na sequencia da sua detenção pela PSP de Elvas, após serem ouvidos pelo Procurador do Ministério Público.

Os agentes surpreenderam os jovens que desenvolviam esta atividade com o intuito fútil de compra de roupas, sapatos e adereços, junto a um estabelecimento de ensino da cidade na posse de 231 doses de haxixe, três botijas de óxido nitroso e 90 euros em dinheiro.

A Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Elvas deteve ainda na passada segunda-feira um jovem do sexo masculino de 21 anos e uma mulher de 51, em flagrante delito, por tráfico de estupefacientes na cidade com um total de 28 doses de cocaína, 13 de heroína e 85 doses de haxixe. Todo o material relacionado com o tráfico foi apreendido.

Da criatividade à passerelle: seniores da CURPI brilham em desfile inspirado nas flores de Campo Maior

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior encerrou mais um ano letivo com uma iniciativa original e cheia de criatividade: um desfile de moda onde as alunas apresentaram vestidos elaborados inteiramente em papel, inspirados nas tradicionais Festas do Povo.

O evento reuniu amigos e convidados, entre os quais os alunos da Universidade Sénior de Fronteira, que se deslocaram a Campo Maior para assistir ao espetáculo. Entre as modelos esteve também a presidente da CURPI, Anselmina Caldeirão, que desfilou com um vestido de noiva igualmente concebido em papel.

A responsável destacou o empenho e dedicação das participantes na concretização do projeto.“Este ano, como é ano de Festas das Flores e tudo é feito em papel, o nosso projeto foi, de facto, fazer estes vestidos maravilhosos, com toda a qualidade, que foram feitos com muito amor. Elas prestaram-se a fazer esta passagem de modelos, que correu lindamente, como todos puderam assistir”, afirmou.

Anselmina Caldeirão aproveitou ainda para agradecer a presença da “comitiva” de Fronteira: “Quero agradecer à Clarisse, presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, que trouxe a Academia Sénior de Fronteira para assistir a este espetáculo”. Após o desfile, cantaram-se as saias e declamou-se poesia, com alunas, professoras e convidados a partilharem um lanche.  

Apesar do término das atividades letivas regulares, a presidente da instituição garantiu que a CURPI continuará a promover momentos de convívio e ocupação para os seus utentes. “É um período agora um pouco difícil para algumas destas senhoras que frequentam a nossa academia, mas a CURPI continua aberta. Não há aulas com horário normal, mas podem vir à CURPI, eu estou cá, podem vir almoçar, podem vir lanchar. Há de haver imensas atividades ainda assim”, explicou. Entre as iniciativas previstas estão uma sardinhada, na Enxara, marcada para o próximo dia 12, e uma visita ao concelho de Fronteira, reforçando a ligação entre as duas academias seniores.

A acompanhar os alunos de Fronteira esteve a presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, Clarisse Silveira, que enalteceu a receção e o espetáculo proporcionado pela CURPI. “Foi um convite da Anselmina para dar a conhecer, no fundo, Campo Maior, a Academia e os fatos que elas iriam usar neste espetáculo. Campo Maior é, sem dúvida, a terra das flores e ver hoje este espetáculo fantástico foi para nós muito gratificante”, referiu.

A autarca confirmou ainda a intenção de regressar a Campo Maior durante as Festas do Povo e deixou também um convite aos campomaiorenses para visitarem Fronteira. Clarisse Silveira destacou igualmente a importância das academias seniores no combate ao isolamento social da população mais idosa.

O desfile marcou o encerramento simbólico de mais um ano de atividades da Academia Sénior da CURPI, numa celebração que aliou criatividade, tradição e convívio, reforçando o papel da instituição na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social.

Três detidos em flagrante por furto de catalisadores em Elvas. Criminosos são da região de Lisboa e roubavam no Alentejo

A Divisão Policial de Elvas, deteve ontem em flagrante delito três homens, oriundos da região de Lisboa, com idades compreendidas entre os 23 e os 35 anos, pelo crime de furto de peças em veículos motorizados. Os suspeitos foram surpreendidos pelos agentes da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e da Esquadra de Investigação Criminal, junto ao estacionamento na muralha atrás do Hotel São João de Deus, no momento em que se preparavam para furtar catalisadores de várias viaturas estacionadas em diferentes artérias da cidade de Elvas.

Na sequência das diligências policiais, a PSP de Elvas conseguiu recuperar três catalisadores que se encontravam ocultos dentro da viatura dos suspeitos, tendo sido apurado que estas peças haviam sido furtados pouco antes na vizinha de Redondo.

Para além dos referidos catalizadores, os agentes apreenderam o automóvel utilizado no crime e diverso material associado ao corte dos equipamentos, nomeadamente uma rebarbadora e vários discos de corte. Os três detidos foram presentes hoje ao Tribunal de Redondo para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada apenas a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).

Unidade Pastoral de Elvas celebra Solenidade do Corpo de Deus com Missa e Procissão

A Unidade Pastoral de Elvas assinala esta quinta-feira, dia 4 de junho, a Solenidade do Corpo de Deus, uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica, que reúne anualmente dezenas de fiéis num momento de profunda devoção. O programa religioso tem início marcado para as 18h00, com a celebração da Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Sé de Elvas), seguindo-se, a partir das 19h00, a tradicional Procissão do Santíssimo Sacramento, que irá percorrer e abençoar as principais ruas da cidade.

Sob o lema “Eucaristia, fonte e cume da nossa fé”, esta solenidade constitui uma manifestação pública de fé na presença real de Jesus Cristo, convidando a comunidade a renovar o seu compromisso cristão. O pároco de Elvas, padre Ricardo Lameira, destaca o impacto e a relevância do evento para a vida da Igreja local, sublinhando que levar o Santíssimo Sacramento em procissão serve para recordar que Cristo caminha com o Seu povo no quotidiano, deixando um convite aberto a toda a população para se associar a este forte momento de espiritualidade e comunhão.

Mercado do Património Cultural Imaterial regressa ao Jardim Municipal de Estremoz de 5 a 7 de junho

O Jardim Municipal de Estremoz vai acolher, nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho de 2026, mais uma edição do prestigiado Mercado do Património Cultural Imaterial. O evento assume-se como uma montra viva da identidade cultural coletiva, promovendo a salvaguarda, a valorização e a transmissão das tradições e saberes seculares de geração em geração.

Ao longo de três dias, o coração da cidade de Estremoz transforma-se num espaço de partilha e descoberta, reunindo artesãos, produtores locais e detentores de património vivo. O certame destaca expressões culturais únicas que vão desde o artesanato tradicional — com natural enfoque nos Bonecos de Estremoz, classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO — até à gastronomia de proximidade, à música popular e às artes tradicionais.

O Mercado do Património Cultural Imaterial é um convite aberto a residentes e visitantes para vivenciarem uma experiência autêntica, onde o passado se cruza com o presente através de demonstrações ao vivo, dinâmicas de dinamização territorial e momentos de animação cultural para toda a família.

Coral Públia Hortênsia de Castro comemora 39 anos com concerto a 13 de junho

A cidade de Elvas acolhe, no próximo dia 13 de junho, às 18h00, no Salão São Paulo do Hotel Vila Galé Collection Elvas, o concerto comemorativo do 39.º aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio do Município de Elvas.

Nesta celebração dos 39 anos de vida, música e presença cultural do Coral na cidade de Elvas, o concerto contará com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas e terá como coro convidado o Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, dirigido por Pedro Pérez Lázaro.

O programa incluirá também uma breve homenagem a António Variações, assinalando a data da sua morte através da interpretação de algumas das suas canções pelo Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

A iniciativa insere-se no Projeto Intergeracional “Criando Laços Através da Música”, desenvolvido pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas e reconhecido no âmbito do Mecenato Cultural, através de Declaração de Interesse Cultural.

Durante o evento estará também disponível a rifa comemorativa do 39.º aniversário, com sete prémios e números a um euro.

Esta será uma tarde de música, partilha e celebração para todas as idades, dando continuidade a um projeto coral fundado em 1987 e que continua a afirmar-se como uma presença viva na cultura de Elvas. A iniciativa tem entrada livre.

CHEGA congratula-se com remoção de veículos abandonados em Elvas

O CHEGA congratulou-se com a remoção dos veículos abandonados existentes em vários pontos da cidade de Elvas, afirmando que a medida vai ao encontro de uma proposta anteriormente apresentada pelo partido à Câmara Municipal.

Segundo o CHEGA, os automóveis serão rebocados para o Pavilhão Transfronteiriço, onde serão sujeitos aos procedimentos legalmente previstos.

O partido considera que a intervenção contribui para melhorar a imagem urbana, a segurança e a qualidade de vida dos munícipes, salientando a importância da retirada destes veículos do espaço público.

PJ detém dois homens em Elvas com cerca de 7.500 doses de canábis

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, deteve em Elvas dois homens, ambos de 51 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes. Os detidos encontravam-se na posse de cerca de 7.500 doses individuais de canábis, apreendidas no âmbito de uma investigação destinada a prevenir e reprimir a introdução de droga em território nacional.

Segundo a PJ, o produto estupefaciente tinha sido transportado de Espanha para Portugal. Os suspeitos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas medidas de coação não privativas da liberdade. A investigação prossegue sob direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Homem detido pela GNR por posse de estupefacientes no concelho do Crato

Um homem de 30 anos foi detido no domingo, 1 de junho, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial do Crato, por posse de estupefacientes no concelho do Crato. A detenção ocorreu durante uma operação de fiscalização rodoviária, quando os militares abordaram um veículo do qual emanava um forte odor a produto estupefaciente.

No decorrer das diligências policiais, foi confirmado que o suspeito se encontrava na posse de droga, tendo sido apreendidas 17,2 doses de liamba. O homem foi detido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre. A GNR sublinha que continua empenhada na prevenção e combate ao tráfico de droga e à criminalidade, com o objetivo de reforçar a segurança pública.

Corpo de José Miguel Leonardo chega esta quinta-feira a Elvas

O corpo de José Miguel Leonardo, natural de Elvas e antigo CEO da Randstad Portugal, chega esta quinta-feira, 4 de junho, ao Complexo Funerário de Elvas, proveniente de Lisboa. A chegada está prevista para as 16 horas.

A celebração da Palavra realiza-se na sexta-feira, dia 5 de junho, pelas 13h30, para a última homenagem, seguida de cremação.

José Miguel Leonardo faleceu ontem, dia 2 de junho, aos 64 anos, após doença prolongada. Com uma carreira ligada à gestão e liderança empresarial, presidiu à Randstad Portugal durante cerca de uma década, tendo anteriormente desempenhado funções de direção na Stanley Black & Decker e na Dow Chemical Company, em Portugal e no estrangeiro.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, frequentou programas executivos em escolas internacionais de gestão, entre as quais a INSEAD, a IMD e a London Business School. Nos últimos anos exercia funções de vice-presidente da Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e integrava os órgãos de administração de diversas entidades.

José Miguel Leonardo deixa um percurso marcado pela atividade empresarial, associativa e social, desenvolvido ao longo de várias décadas.

A Rádio Elvas endereça as mais sentidas condolências à família e amigos

Santuário de Vila Viçosa acolhe Recital de Cantigas de Santa Maria a 7 de junho

O emblemático Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, será o palco de um Recital de Cantigas de Santa Maria no próximo dia 7 de junho de 2026 (domingo), com início marcado para as 16h00. O evento promete guiar o público numa viagem no tempo através da música medieval e da devoção mariana.

As Cantigas de Santa Maria constituem um dos maiores tesouros da lírica galego-portuguesa do século XIII. Atribuídas em grande parte à corte do Rei D. Afonso X de Leão e Castela, estas composições combinam poesia, música e narrativas de milagres, refletindo a profunda identidade cultural e espiritual da Península Ibérica.

O concerto ganha uma envolvência especial ao realizar-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um espaço de enorme simbolismo histórico e religioso, intimamente ligado à padroeira de Portugal. A acústica e a arquitetura do templo oferecem o cenário ideal para a interpretação destas obras seculares.

PSD de Elvas saúda aprovação da Prestação Social Única na Assembleia da República

A Secção de Elvas do PSD manifestou satisfação pela aprovação, na Assembleia da República, da proposta que cria a Prestação Social Única (PSU), uma reforma que pretende simplificar o sistema de apoios sociais em Portugal.

A medida foi aprovada ontem, 2 de junho, contando com os votos contra do CHEGA e a abstenção do Partido Socialista. Para os sociais-democratas, trata-se de uma alteração estrutural ao modelo de proteção social, destinada a reduzir a burocracia, combater situações de abuso e tornar mais eficiente a atribuição de apoios públicos.

A nova Prestação Social Única irá agregar 13 apoios sociais atualmente existentes num único mecanismo, simplificando os processos administrativos e reforçando os mecanismos de fiscalização. Entre as principais alterações previstas está o alargamento das condições de verificação patrimonial dos beneficiários, que passarão a ter de declarar também bens móveis relevantes, como viaturas automóveis.

Outra novidade consiste na atribuição da prestação por períodos de um ano, obrigando os beneficiários a renovar o pedido e a apresentar documentação atualizada para manutenção do apoio.

Segundo o PSD, a reforma introduz igualmente um princípio de maior responsabilidade e reciprocidade social. Nesse sentido, os beneficiários poderão ser chamados a realizar até 15 horas semanais de trabalho socialmente útil e ficarão obrigados a aceitar propostas de emprego consideradas adequadas ao seu perfil profissional.

O novo regime prevê ainda penalizações para situações de incumprimento ou fraude, podendo os infratores ficar impedidos de aceder a apoios sociais por períodos até dois anos.

Em comunicado, a Secção de Elvas do PSD defende que a medida contribui para um Estado Social “forte, justo e sustentável”, capaz de apoiar quem mais necessita, promovendo simultaneamente a autonomia, a responsabilidade individual e uma utilização mais rigorosa dos recursos públicos.

Procissão do Corpo de Deus condiciona trânsito no Alandroal esta quinta-feira

A circulação rodoviária em várias artérias da vila de Alandroal será condicionada esta quarta-feira, 4 de junho, entre as 18h00 e as 20h00, devido à realização da tradicional Procissão do Corpo de Deus.

O aviso foi emitido pela Câmara Municipal de Alandroal, através do vereador Paulo Jorge da Silva Gonçalves, que informa que a medida visa garantir a segurança dos participantes e o normal desenrolar da celebração religiosa.

Durante o período indicado, estarão sujeitas a condicionamentos de trânsito diversas ruas e largos do centro histórico, incluindo o Largo do Arquiz, as ruas Diogo Lopes Sequeira, Luís de Camões, Alexandre Herculano, do Pinheiro, João de Deus e Afonso Costa, bem como a Praça da República, o Largo Major Roçadas, o Largo de São Bento, a Rua Olivença, a Rua Dr. Teófilo Braga e o Largo da Matriz.

A autarquia apela à compreensão de todos os condutores pelos eventuais constrangimentos causados e solicita aos munícipes que evitem estacionar veículos ao longo do percurso da procissão.

O Município de Alandroal sublinha que estas medidas são temporárias e necessárias para assegurar a realização segura de uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.

Cristina Canário sobe ao pódio na primeira Meia-Maratona de Ponte de Sor

Os atletas da Associação Desportiva Ialbax voltaram a marcar presença em várias competições entre os dias 29 e 31 de maio, somando resultados muito positivos numa agenda desportiva bastante preenchida. 

O grande destaque do fim de semana vai para a atleta Cristina Canário, que subiu ao pódio na 1.ª Meia Maratona “Pernas para Concerto”, realizada em Ponte de Sor. A corredora alcançou um excelente 2.º lugar no escalão V35, terminando na 79.ª posição da classificação geral. 

A comitiva da AD Ialbax nesta prova de Ponte de Sor contou ainda com as participações de Carlos Pimenta, que obteve um brilhante 35.º lugar na geral (5.º em V35), e de Manuel Mexia, que fechou a sua prestação no 95.º posto da geral (11.º em V50). 

A atividade da associação tinha começado logo na sexta-feira à noite, dia 29 de maio, além-fronteiras. O atleta Carlos Santos representou o clube na XII Carrera y Caminata Solidaria Nocturna, em Talavera la Real, Espanha, onde cruzou a linha de meta na 210.ª posição da classificação geral. 

Com mais estes resultados, a AD Ialbax continua a levar o nome de Elvas e a sua dinâmica desportiva a diversas provas nacionais e internacionais. 

PS: “Novo Impulso” apresenta em Elvas João Manuel Nabeiro como mandatário da candidatura

A candidatura “Novo Impulso” à Federação Distrital de Portalegre do PS, liderada por Tiago Teotónio Pereira e João Pedro Meira, reuniu militantes e simpatizantes num momento de reflexão, participação e mobilização em torno do futuro do Alto Alentejo esta quarta-feira, 2 de junho, em Elvas.

De acordo com a candidatura, “abordaram-se temas estruturantes para o desenvolvimento do distrito, com destaque para a regionalização, defendida como um instrumento essencial para reforçar a capacidade de decisão dos territórios, promover uma maior proximidade às populações e permitir um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.”

No decorrer da sessão foi feito o anúncio de qye João Manuel Nabeiro é o mandatário da candidatura, “uma escolha que reflete o compromisso para com o desenvolvimento da região, em todas as suas vertentes”.

Foram ainda apresentadas as candidaturas de Nuno Mocinha à presidência da Comissão Política Concelhia de Elvas e de Sara Anjos às Mulheres Socialistas de Elvas.

“Nuno Mocinha comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho desenvolvido no atual mandato, consolidando o percurso realizado e reforçando a proximidade aos militantes e aos elvenses. Por sua vez, Sara Anjos destacou a importância das Mulheres Socialistas na promoção da igualdade de oportunidades, no incentivo à participação cívica e política das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e representativa.”

A sessão, diz a candidatura, “permitiu reforçar o empenho de todos os intervenientes para com o desenvolvimento de Elvas e para a procura e construção de respostas políticas próximas da população e das suas necessidades.”

Viana do Alentejo: Festa da Primavera de Aguiar destaca tradição, convívio e identidade local  


Aguiar volta a receber a Festa da Primavera, entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de junho, com um programa que combina música, dança, desporto e tradições populares, reforçando o espírito comunitário daquela freguesia do concelho de Viana do Alentejo.

“As festas de Aguiar são as mais genuínas do concelho, a festa tradicional”, garante o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, que revela que, este ano, o objetivo da autarquia passa por “promover ainda mais essa tradicionalidade que existe em Aguiar”.

Entre os momentos mais emblemáticos do certame, o autarca destaca a tradicional sardinhada de domingo, em que as famílias se juntam, num “espírito muito próprio do Alentejo”. “Cada um leva parte do seu almoço, uns levam as batatas, o feijão verde, um leva bolo, o outro leva melão. É realmente um almoço de união”, acrescenta o autarca, garantindo que se trata de um momento marcado pela “camaradagem e amizade”.

O programa da Festa da Primavera inclui atuações musicais, atividades desportivas, marchas populares, espetáculos de dança e animação de rua, destacando-se ainda o concerto de Mickael Carreira na noite de domingo (21h30).

Apesar de reconhecer limitações orçamentais, o autarca garante que a programação foi pensada para manter a identidade do evento. “Com o orçamento reduzido que temos, conseguimos dar resposta àquilo que é o gosto e a agenda das festas de Aguiar”, refere, sublinhando que a escolha dos artistas procura respeitar a tradição e as preferências da população.

A par de Mickael Carreira, vão passar pelo palco do certame, na sexta-feira, a banda Pack7 (22h30) e os DJs Mira (00H) e Trofast (02h30); e no sábado Emanuel Moura (22h30) e Kiss Kiss Bang Bang (00h30).

A Festa da Primavera de Aguiar volta a afirmar-se como um encontro intergeracional, que valoriza as tradições locais e reforça o espírito de comunidade no concelho de Viana do Alentejo.

Tapete volta às ruas de Arraiolos para cinco dias de festa e celebração

O Tapete de Arraiolos, tradicionalmente bordado no concelho, é um símbolo de identidade cultural e um motor de desenvolvimento local. Com o evento “O Tapete está na Rua”, visitantes e moradores têm possibilidade de apreciar de perto, entre hoje e domingo, de 3 a 7 de junho, este património ancestral que se transmite de geração em geração.

Segundo Jorge Macau, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, na edição deste ano, “os objetivos estratégicos do evento são a valorização, salvaguarda e promoção deste património cultural, a dinamização da economia local envolvendo todos os agentes económicos e a afirmação de Arraiolos como destino cultural capaz de atrair novos públicos”.

O evento oferece a oportunidade de contacto direto com as bordadeiras, fortalecendo a tradição viva do concelho. Como destaca Jorge Macau, “o evento tem um papel determinante na valorização e preservação deste património, ao dar visibilidade ao saber-fazer e contribuir para o reconhecimento do Tapete de Arraiolos enquanto elemento identitário de elevado valor cultural”.

Um marco histórico recente foi a certificação do Tapete de Arraiolos pelo IEFP, que limita a produção deste património ao concelho. “A questão da certificação do tapete foi um processo demoroso e muito complexo, e foi com bastante agrado que vimos esta decisão do IEFP através deste despacho provisório. Consideramos que se trata de um passo importante para a valorização e salvaguarda do Tapete de Arraiolos”, afirma ainda o autarca.

Com estas iniciativas, Arraiolos não só preserva a sua história e cultura, como também reforça a economia local e consolida a sua posição como destino turístico e cultural de excelência, capaz de atrair públicos diversos e valorizar o património imaterial da região.

Hoje, na primeira noite do evento, é Carolina Deslandes quem sobe ao palco. Por esta edição de “O Tapete está na Rua” vão passar também Os Quatro e Meia (4 de junho), Terras de Rayo (dia 5), ÁTOA (dia 6) e Teresinha Landeiro (dia 7).

IPP cresce 15% na criação de emprego, mas Luís Loures alerta: subfinanciamento ameaça competitividade

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) registou um crescimento assinalável no último ano letivo, consolidando a sua atratividade e capacidade de investigação.

Em declarações à Rádio Elvas, o presidente do instituto, Luís Loures, fez um balanço altamente positivo do desempenho do IPP, mas deixou um forte alerta ao Governo sobre o “claro desfavorecimento” financeiro que o ensino superior enfrenta em Portugal face à média internacional.

Do ponto de vista geral, o IPP atravessa um ciclo de forte afirmação regional, nacional e internacional. Segundo Luís Loures, a instituição não se limitou a aumentar o número de estudantes nas suas escolas. “Aumentámos não só o número de alunos, mas também aquela que é a nossa influência, o número de projetos, o financiamento. Ampliámos muito a nossa atratividade e capacidade de investigação, com a contratação de docentes de carreira e investigadores de carreira”, congratula-se o presidente do Politécnico.

Este reforço de quadros tem tido um impacto direto no tecido socioeconómico local, fixando recursos humanos diferenciados: “Estamos a falar de pessoas altamente qualificadas, a maior parte delas que vêm de fora da região, outros que, sendo daqui, acabam por conseguir regressar porque têm, nesta questão deste emprego mais qualificado, uma possibilidade de ter aqui as suas famílias com melhor qualidade de vida.” De resto, os dados estatísticos da instituição traduzem essa dinâmica. “Crescemos em cerca de 15% ao nível daquilo que é a criação de emprego e isso é um número que é assinalável”, destaca.

O aviso ao Governo: “Não se fazem omeletes sem ovos”

Apesar do “ano preenchido e de grandes conquistas”, o líder do Politécnico de Portalegre aponta o subfinanciamento crónico do setor como o principal obstáculo à competitividade das academias portuguesas. Aludindo a dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o responsável lembra que o fosso face ao exterior continua a alargar-se.

“Temos batalhado muito no financiamento do ensino superior, que em Portugal continua altamente subfinanciado. Ainda há pouco tempo saiu um relatório novo da OCDE e nós estamos cada vez mais distantes da média”, avisa. Luís Loures concretiza o cenário com dados comparativos: “Estamos a falar de uma diferença entre aquilo que é o financiamento público das instituições de ensino superior em Portugal e a média da OCDE de cerca de 48%.”

Para o presidente do IPP, esta assimetria financeira prejudica o país no xadrez global da captação de talento. “Obviamente que é muito difícil fazer omeletes sem ovos e continuarmos a ser competitivos num cenário de claro desfavorecimento face aos nossos competidores diretos, que não estão em Portugal, como é óbvio, e estão no mundo”, reitera, deixando um apelo direto à tutela: “É muito importante que o Governo rapidamente seja capaz de reverter esta situação. Tem que começar por algum lado. Nós sabemos que Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas é preciso começar a inverter este cenário de subfinanciamento.”

Grupo Nabeiro assinala Dia dos Sistemas com iniciativas abertas à comunidade

O Grupo Nabeiro vai assinalar, a 8 de junho, o Dia dos Sistemas, uma iniciativa que marca simultaneamente o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos.

Com este evento, o Grupo pretende reforçar o seu compromisso com as boas práticas nas áreas do ambiente, segurança alimentar, saúde e segurança no trabalho, qualidade e responsabilidade social, promovendo a sensibilização e o envolvimento das suas partes interessadas.

A iniciativa terá lugar no parque de estacionamento do Centro de Ciência do Café, onde estará patente, ao longo do dia, uma exposição temática dedicada às boas práticas nos diferentes domínios dos sistemas. O objetivo passa por sensibilizar para os riscos associados ao incumprimento destas práticas, quer ao nível da saúde pública e do meio ambiente, quer no contexto da segurança individual no trabalho.

Entre as 10h00 e as 17h00 decorrerá um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Todos fazem parte dos Sistemas”, envolvendo participantes de diferentes idades numa dinâmica interativa e educativa.

As atividades incluem jogos e ações de sensibilização sobre temas como a gestão de resíduos de embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, boas práticas de qualidade e segurança alimentar e segurança no trabalho, incentivando a partilha de conhecimento entre gerações. Ao longo do dia, os participantes terão ainda a oportunidade de receber brindes oferecidos pelos parceiros e pelo Grupo Nabeiro.

A iniciativa será dinamizada pela equipa do departamento de Sistemas da Qualidade e Assuntos Regulamentares do Grupo Nabeiro, com o apoio de entidades parceiras, entre as quais a Sociedade Ponto Verde a Eletrão e a Diversey.

Este evento destina-se à população escolar de Campo Maior e aos colaboradores do Grupo Nabeiro, prevendo-se a participação de cerca de 600 pessoas, incluindo aproximadamente 290 crianças, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos, provenientes do Centro de Talento Alice Nabeiro e do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Com esta iniciativa, o Grupo Nabeiro pretende proporcionar um dia de aprendizagem, partilha e convívio, reforçando a importância do contributo de cada um para a construção de um futuro mais sustentável e seguro.

Quarteto Arya leva obras-primas da música clássica ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebe esta quarta-feira, 3 de junho, mais uma iniciativa integrada no ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, promovido pela Câmara Municipal de Elvas. O evento, de entrada gratuita, conjuga música, património e enogastronomia, inserindo-se igualmente nas comemorações do quinto aniversário do museu.

A programação tem início às 18h30 com uma prova de vinhos regionais, proporcionando aos participantes uma oportunidade de contacto com os produtos locais e com a identidade vínica do território.

Meia hora mais tarde há espetáculo do Quarteto Arya, formação composta por solistas da Orquestra Sinfónica de Lisboa, para um concerto dedicado às grandes obras da música clássica. Segundo o diretor artístico do ciclo, Luís Zagalo, o espetáculo apresenta um programa diversificado, percorrendo diferentes épocas e estilos musicais. “É um concerto protagonizado por solistas que trabalham em Lisboa. O quarteto é composto por primeiro violino, segundo violino, viola d’arco e violoncelo, trazendo um programa diversificado em termos de épocas”, explica.

O repertório inclui obras de Henry Purcell, compositor inglês do período barroco, um dos mais emblemáticos quartetos de cordas de Wolfgang Amadeus Mozart, bem como a célebre Valsa n.º 2 do compositor russo Dmitri Shostakovich, uma das referências marcantes da música do século XX. O concerto termina com uma incursão pelo universo latino-americano, através de “Por una Cabeza”, um dos temas mais conhecidos do argentino Carlos Gardel.

Para Luís Zagalo, esta diversidade de repertório permite proporcionar ao público uma experiência musical abrangente, reunindo algumas das mais importantes referências da história da música ocidental.

Integrado na programação “A Música Encanta o Património”, que decorre desde março até julho, o evento reforça o papel do MAEE como espaço de encontro, conhecimento e dinamização cultural, convidando residentes e visitantes a descobrir o património museológico de Elvas através da música.

Vila Viçosa investe mais de 728 mil euros na reabilitação das redes de saneamento e drenagem pluvial

O Auto de Consignação da empreitada de Construção e Reabilitação de Infraestruturas para Assegurar a Resiliência no Abastecimento e Saneamento de Vila Viçosa foi assinado nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

A obra foi adjudicada à empresa URBIGAV – Construções e Engenharia S.A., pelo valor de 728.490,50 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e terá um prazo de execução de 270 dias.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio José Ludovico Esperança, o chefe da Divisão de Obras Municipais, Paulo Jorge da Cunha Catarina Silva, e o engenheiro Pedro Rato, diretor de produção da empresa adjudicatária.

A intervenção prevê a reabilitação e remodelação das redes públicas de águas residuais a montante do perímetro urbano de Vila Viçosa, mais concretamente na zona sudoeste da vila. O principal objetivo da empreitada passa pela instalação de um coletor de águas pluviais, constituído por manilhas de betão pré-esforçado com 1,20 metros de diâmetro, junto à rotunda da Alameda Henrique Pousão.

Com esta infraestrutura, será possível melhorar a recolha e o escoamento das águas pluviais até à linha de água a jusante, reduzindo significativamente o risco de inundações em várias zonas do perímetro urbano de Vila Viçosa.

O investimento conta com financiamento do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com uma taxa de comparticipação de 85%, reforçando a aposta na modernização das infraestruturas e na resiliência ambiental do concelho.

ULSAC promove Open Day na obra do novo hospital

A ULSAC promove amanhã, dia 3 de junho, às 10h00, um Open Day para Médicos Recém-Especialistas, outros médicos interessados em abraçar um novo projeto conosco e internos da ULSAC e de outras instituições, de formação geral e de formação específica.

A iniciativa decorre na obra do Novo Hospital Central do Alentejo e pretende dar a conhecer o projeto, as equipas, as oportunidades de carreira e o futuro da medicina no Alentejo.

Este será um momento de contacto direto com um dos projetos de saúde mais relevantes em desenvolvimento no país, pensado para profissionais que querem fazer parte da construção de uma nova etapa da prestação de cuidados na região.

Forte de Santa Luzia abre espaços habitualmente inacessíveis em visita guiada especial no domingo

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, vai receber duas visitas guiadas especiais, a primeira já este domingo, 7 de junho, com início marcado para as 10 horas, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de conhecer espaços habitualmente menos acessíveis desta emblemática fortificação elvense. A próxima visita especial está marcada para 27 de setembro.

A iniciativa contempla uma passagem pelas contraminas e pelo Fortim de São Mamede, permitindo aos visitantes descobrir alguns dos segredos da arquitetura militar abaluartada que integra o conjunto fortificado de Elvas, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Esta experiência pretende dar a conhecer de forma mais aprofundada a importância estratégica e histórica deste monumento, um dos mais relevantes exemplos da engenharia militar seiscentista em Portugal.

A participação está sujeita a inscrição prévia, que poderá ser efetuada diretamente no Forte de Santa Luzia, através do endereço eletrónico forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.

A Câmara Municipal de Elvas convida todos os interessados a aproveitarem esta oportunidade para explorar e valorizar um dos mais importantes ex-líbris patrimoniais do concelho.

Margarida Paiva quer levar “Multibanco Social” para Varche e Vila Fernando

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, apresentou esta terça-feira, 2 de junho, uma proposta à autarquia para que o concelho se candidate ao projeto-piloto “Multibanco Social”.

Esta é uma iniciativa promovida pela SIBS, em articulação com o Banco de Portugal, que prevê a instalação de caixas automáticas em juntas de freguesia localizadas em zonas sem acesso a numerário.

Margarida Paiva, que identifica como prioritárias as localidades de Varche e Vila Fernando, sugere que os serviços municipais “apurem a situação na Freguesia da Maia”.

“Segundo dados do Banco de Portugal relativos a 2022, 1.276 freguesias nacionais, 41% do total, não têm qualquer ponto de acesso a numerário. Em alguns casos, a caixa automática mais próxima fica a 17 quilómetros de distância”, lê-se no comunicado do PSD, onde a vereadora adianta que a proposta não implica custos para o município.

Por outro lado, Margarida Paiva volta a abordar a proposta de Reforço Operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), que tinha sido retirada da ordem de trabalhos em 22 de abril, a pedido da maioria, por alegada insuficiência de dados. A vereadora refere que os elementos entretanto disponibilizados pelos serviços municipais vieram confirmar integralmente o diagnóstico já apresentado na proposta inicial. Nesse sentido, manifesta a expectativa de que o documento regresse brevemente à ordem do dia para apreciação e votação.

Município de Arronches entrega chave aos novos inquilinos de casas no centro histórico

Uma das políticas assumidas pelo executivo autárquico do Município de Arronches é a revitalização do centro histórico e, nesse âmbito, têm sido e continuarão a ser recuperadas diversas habitações que se encontravam devolutas, um trabalho desenvolvido pela autarquia, mas também por empresários locais, que embeleza e oferece outra dinâmica ao coração da vila.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal promoveu a recuperação de três habitações na Rua Almirante Cândido dos Reis, popularmente conhecida como Rua do Paço, as quais foram agora cedidas aos novos inquilinos, tendo-se firmado o contrato e entregado as chaves das casas.

Representado pelo presidente, João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes, o executivo autárquico recebeu, no Salão Nobre da Câmara Municipal, os candidatos contemplados, na companhia dos chefes da Divisão de Administração, Financeira e Modernização Administrativa e da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, respetivamente Paulo Trindade e Dulce Bigares e da técnica de Serviço Social do Município, Sónia Pires.

Antes da assinatura dos documentos, o presidente do Município dirigiu uma palavra aos presentes começando por felicitar os contemplados neste processo que se prolongou mais do que a autarquia gostaria, uma vez que as habitações já estão concluídas desde o final do ano transato, mas que se justifica pela análise necessariamente pormenorizada das candidaturas. João Crespo apelou depois à estima das casas e à boa convivência entre os agora vizinhos, explicando que os serviços sociais da Câmara Municipal irão fazer um acompanhamento pontual presencial e que os restantes serviços municipais se encontram disponíveis para qualquer apoio que seja necessário. Por fim, quer o autarca, quer a chefe da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Dulce Bigares, apontaram quais os próximos trâmites a seguir.

De relembrar que esta foi uma empreitada executada pela empresa ‘Agrocinco – Construções, S.A.’, que colocou em prática o projeto do grupo ‘ECL – Empreendimentos Costa Lopes, Ld.ª’, sendo integrada na Estratégia Local de Habitação, ao abrigo do ‘1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação’, enquadrando-se nas condições de cumprimento do Plano de Recuperação e Resiliência, com um valor elegível de financiamento de 460.965,64€.

Procissão de Nossa Senhora da Paz reúne dezenas de fiéis em Elvas

A Procissão de Nossa Senhora da Paz, em Elvas, realizou-se na noite do passado sábado, 30 de maio, reunindo dezenas de fiéis, num momento marcado pela fé, devoção e espírito de comunhão.

A celebração voltou a mobilizar a comunidade, que participou com grande sentido de recolhimento e oração nesta manifestação pública de fé. Ao longo do percurso, a imagem de Nossa Senhora da Paz foi acompanhada pelos participantes entre cânticos e momentos de reflexão, criando um ambiente de serenidade e profunda espiritualidade.

A procissão proporcionou, uma vez mais, um momento especial de encontro e partilha entre os fiéis.

Esta celebração mariana mantém viva uma tradição profundamente enraizada na comunidade, reforçando os laços de união e a devoção a Nossa Senhora. A noite ficou marcada pela participação expressiva e pelo testemunho de fé de todos quantos se associaram a este momento religioso.

Bombeiros de Elvas reforçam capacidade operacional com nova ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas adquiriu uma nova ambulância. A nova viatura, entregue esta terça-feira, 2 de junho, à Associação Humanitária, é uma ambulância de transporte de doentes (ABTD) preparada para transportar utentes em maca e também doentes sentados.

De acordo com o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins, que explica que esta aquisição visa reforçar a capacidade de resposta da corporação às necessidades da população, representa um investimento de 62 mil euros, “completamente suportados pela associação”.

Além da ambulância, a associação adquiriu também, muito recentemente, um gerador. “Vimo-nos aqui um bocado atrapalhados aquando do apagão e então adquirimos um gerador que custou à associação cerca de 20 mil euros”, explica Amadeu Martins.

Com estas aquisições, os Bombeiros Voluntários de Elvas reforçam a sua capacidade operacional e garantem melhores condições para responder às necessidades da população, quer no transporte de doentes, quer em situações de emergência que exijam autonomia energética.

Homem sofre amputação em acidente de trabalho e é transportado de helicóptero para Lisboa

Um homem de cerca de 60 anos sofreu esta terça-feira uma amputação de vários dedos de uma das mãos, na sequência de um acidente de trabalho, ocorrido esta manhã, quando realizava trabalhos com uma rebarbadora na zona do Castelo de Elvas. O alerta foi dado para os meios de socorro, que prestaram assistência no local e estabilizaram a vítima.

Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi transportado de helicóptero para uma unidade hospitalar da região de Lisboa para recolocação ou tratamentos.

Prémios DECO Municípios e Freguesias: já são conhecidosos projetos vencedores da 3.ª edição

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios DECO Municípios e Freguesias. Nesta 3.ª edição, a Associação voltou a distinguir políticas públicas e projetos locais que colocam os consumidores e os cidadãos no centro da atuação autárquica. Com uma imagem renovada e com oito novas categorias, a iniciativa garantiu um número recorde de projetos inscritos, tendo reunido mais de 100 candidaturas. Avis, Barcelos, Braga, Lisboa, Oeiras, Porto de Mós e São João da Madeira são os municípios vencedores, tendo ainda sido atribuídas 14 menções honrosas aos municípios e mais de 20 distinções às freguesias.

“Este foi um ano de reconhecimento para os Prémios. Após três edições, aumentamos o número das participações dos municípios e freguesias em 68%, que participaram com projetos muito interessantes e que, efetivamente, têm um impacto significativo nos territórios e na defesa dos cidadãos”, comenta André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da DECO. O responsável sublinha ainda que “mais do que destacar projetos, os Prémios querem que os mesmos sirvam de exemplo e inspiração para que outros municípios e freguesias repensem as suas políticas públicas”.

Lisboa destaca-se nesta edição com dois prémios

Os projetos “Um Teatro em Cada Bairro” e “CopoMais Lisboa” garantiram dois prémios ao município de Lisboa, nas categorias de Cultura e Lazer e Tecnologia e Inovação respetivamente. Desenvolvido com o intuito de garantir o acesso descentralizado à criação e fruição cultural de forma mais participativa, equitativa e integradora, o programa “Um Teatro em Cada Bairro” impactou, em 2025, mais de 117 mil pessoas. Tendo arrancado em dezembro de 2022, integra atualmente uma rede de seis equipamentos que permitem descentralizar as atividades culturais para outras zonas da cidade, reduzindo barreiras económicas e de mobilidade.

Já o projeto CopoMais Lisboa, trata-se de um sistema de copos reutilizáveis que nasceu da necessidade de eliminar o uso massivo de copos descartáveis nas zonas de animação noturna da cidade, que se estimava ser de cerca de três milhões de unidades. O CopoMais Lisboa dá resposta a estre problema através de 17 máquinas de devolução automática, permitindo que qualquer utilizador deposite um copo reutilizável e recupere de imediato o valor da tara através de cartão bancário ou QR code. Depois de uma fase inicial, em junho de 2025, que assegurou uma taxa de retorno dos copos superior a 90%, o projeto conta com uma rede de mais de 30 estabelecimentos aderentes.

Braga volta a distinguir-se nas políticas verdes

Depois de na edição do ano passado ter vencido com o “Mapa de Potencial Solar e Bio-Roofs de Braga” – uma plataforma inovadora que permite que os munícipes simulem o potencial solar dos seus edifícios –, o município voltou a destacar-se, desta vez com o projeto de regularização e renaturalização do Rio Este. Tendo vencido na nova categoria “Políticas Verdes e Energia”, o projeto tem como objetivo devolver o rio à cidade e aumentar a sua biodiversidade, removendo os revestimentos de betão. Para tal, foram criados corredores verdes e um percurso ecológico ao longo do rio, associado à recuperação de lagoas naturais. A renaturalização das margens e a recuperação da vegetação ripícola contribuiu, entre outros aspetos, para a mitigação dos efeitos das cheias e aumento da capacidade de retenção natural da água, aumentando também a resiliência ecológica do território face a fenómenos climáticos extremos.

Avis vence com “Jovens em Movimento”

Chama-se “Jovens em Movimento” e foi o projeto que arrecadou o prémio na categoria “Educação e Juventude” para o município de Avis. O programa, que nasceu em 2005, tem vindo a promover a ocupação dos jovens durante o período das férias letivas, contribuindo para a sua formação e para o seu crescimento cívico e intelectual, minorando potenciais comportamentos de risco. Com atividades em áreas como “ambiente e proteção civil”, “arqueologia”, “museologia” ou “serviços urbanos e de apoio à comunidade”, o projeto destina-se a jovens entre os 16 e os 25 anos, que sejam residentes do concelho e estejam integrados nos sistemas de ensino ou formação profissional. Num território profundamente marcado pela interioridade e pelo envelhecimento, a iniciativa cria mecanismos que permitem reforçar a ligação dos jovens ao território e valoriza o património histórico, cultural e documental de Avis.

1.ª Capital da Saúde Mental dá prémio a Barcelos

Assumindo-se como um marco histórico na abordagem às políticas de bem-estar, Barcelos recebeu a distinção inédita de 1.ª Capital de Saúde Mental, atribuída pela Federação Mundial da Saúde Mental (WFMH), em dezembro de 2023. O reconhecimento impulsionou a criação de uma Rede Municipal de Saúde Mental, pioneira no país, que articula 65 entidades locais e tem o objetivo de responder às necessidades da população. O projeto escalou a nível internacional, com o município a desenvolver a Rede de Cidades Europeias para a Saúde Mental. No ano passado, Barcelos acolheu o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental, que recebeu mais de 600 participantes de diversos países.

Oeiras ganha na categoria “Habitação e Espaço Público”

O acesso à habitação digna continua a ser um problema com necessidade urgente de reposta. Neste âmbito, Oeiras destacou-se pela aposta robusta na área de habitação municipal. Com 14 Novos Programas de Habitação (NPH), a autarquia tem um investimento estimado em 160 milhões de euros para a construção de 38 edifícios, que vão resultar em 754 fogos (tipologias T0 a T4). 420 fogos já se encontram em construção, tendo já sido entregues 92 casas a famílias carenciadas. Os NPH integram ainda serviços complementares, como uma Unidade de Cuidados Continuados, um Centro Social, três Centros de Dia, entre outros. A aposta do visa ainda a requalificação dos bairros municipais existentes, melhorando condições de habitabilidade, desempenho energético e integração urbana.

Trilhos e turismo de natureza destacam-se na categoria de “Turismo”

Com recursos naturais, patrimoniais e culturais que elevam o potencial turístico de Natureza de Porto de Mós, o concelho desenvolveu uma rede complexa de percursos e locais a valorizar em todas as freguesias do concelho. O objetivo do projeto passa por potenciar a visita ordenada ao território, criando espaços interpretativos e de fruição dos recursos naturais, tendo ainda em consideração a preservação dos mesmos. A Rede de Trilhos e Espaços de Visitação do Concelho de Porto de Mós integra uma oferta diversificada, com 11 percursos pedestres, 10 percursos equestres, 15 percursos de BTT, 11 locais de espeleologia e três pristas de parapente, entre outras atrações.

São João da Madeira apostou na inclusão com programa “Coordenadas”

O programa Coordenadas surgiu com o propósito de colmatar lacunas identificadas na atuação do município de São João da Madeira sobre os problemas sociais como o isolamento social, exclusão emocional e sócio afetiva ou dificuldade de acesso a serviços. O programa, que agora venceu o prémio DECO na categoria “Imigração, Inclusão e Diversidade”, desenvolveu respostas dirigidas à população, entre os 18 e os 64 anos, através de oito ações nas áreas ocupacional, laboral, artística e da saúde e bem-estar. A implementação do projeto promoveu mais inclusão no território, com capacitação e acesso a cuidados, bem como a promoção de locais de trabalho saudáveis no tecido empresarial, comercial, formativo e associativo.

Menções honrosas reconhecem 14 municípios

Além dos vencedores das oito categorias dos Prémios DECO, a Associação vai também distinguir 14 projetos municipais com Menções Honrosas, reconhecendo iniciativas que se diferenciam pelo impacto positivo, inovação e contributo para a qualidade de vida das comunidades. Na categoria “Habitação e Espaço Público”, o destaque vai para o município do Seixal, pelo projeto que permitiu o realojamento de mais de 293 famílias. Já em “Bem-estar e Saúde Mental”, serão distinguidos os municípios da Maia, Porto Moniz e Santiago do Cacém, pelos projetos desenvolvidos nesta área.

Matosinhos arrecada a Menção Honrosa na categoria “Turismo”, graças à iniciativa “Out of the Blue” e, ainda a norte do país, Valongo e Vila do Conde serão reconhecidos em “Imigração, Inclusão e Diversidade” pelas boas práticas de integração e promoção da coesão social. Na área de “Educação e Juventude”, as distinções vão para Sintra, Peniche e Torres Vedras. Oeiras será premiado em “Tecnologia e Inovação”, enquanto Porto e Seixal recebem Menções Honrosas na categoria de “Cultura e Lazer”.

Prémios DECO regressam com edição 2026

A 4.ª edição dos Prémios DECO Municípios e Freguesias regressam ainda este ano, para sublinhar as políticas locais que mais se destacaram no decorrer de 2026. A informação relativa às candidaturas, entre outros detalhes, será divulgada nos próximos meses.

Prémios Municípios

Habitação e Espaço Público:

Oeiras (Habitação Municipal)

Bem-Estar e Saúde Mental:

Barcelos (1ª Capital Mundial de Saúde Mental)

Turismo:

Porto de Mós (Rede de Trilhos e Espaços de Visitação)

Políticas Verdes e Energia:

Braga (Regularização e Renaturalização do Rio Este)

Educação e Juventude:

Avis (Jovens em Movimento)

Imigração, Inclusão e Diversidade:

São João da Madeira (Programa Coordenadas)

Tecnologia e Inovação:

Lisboa (CopoMais Lisboa – Sistema Municipal de Copos Reutilizáveis)

Cultura e Lazer:

Lisboa (Um teatro em cada bairro)

Menções Honrosas – Municípios

Habitação e Espaço Público:

Seixal (Realojamento disperso dos ex-residentes dos núcleos precários de Vale de Chicharos, Rio Judeu e Santa Marta de Corroios)

Bem-Estar e Saúde Mental:

Maia (Maia Cuida+)

Porto Moniz (Gabinete de Apoio ao Idoso de Porto Moniz)

Santiago do Cacém (Santiago de Cacém Ativo e Solidário + Gerações)

Turismo:

Matosinhos (Out of th blue)

Políticas Verdes e Energia:

Cascais (Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais)

Educação e Juventude:

Sintra (Sintra Inclui)

Peniche (Youth Point – Epicentro da Estratégia Juventude 25/26)

Torres Vedras (Conselho de Crianças de Torres Vedras)

Imigração, Inclusão e Diversidade:

Valongo (Centro de Recursos para a Inclusão Social)

Vila do Conde (In Surf)

Tecnologia e Inovação:

Oeiras (Plataforma Oeiras Interativa)

Cultura e Lazer:

Porto (Feira do Livro do Porto)

Seixal (Seixal Cultural)

Juntas de Freguesia – Prémios

Junta de Freguesia de Barreiros

Junta de Freguesia de Cacia

Junta de Freguesia de Encosta do Sol

Junta de Freguesia de Meirinhas

Junta de Freguesia de Palmeira

Junta de Freguesia de São Domingos de Rana

Junta de Freguesia de São Sebastião

União de Freguesias Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

União de Freguesias de Arrimal e Mendiga

União de Freguesias de Carcavelos e Parede

União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova

Juntas de Freguesia – Menções Honrosas

Junta de Freguesia da Costa

Junta de Freguesia de Aradas

Junta de Freguesia de Portimão

Junta de Freguesia de Porto Salvo

Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz

Junta de Freguesia de Souselo

Junta de Freguesia de Vila do Conde

Junta de Freguesia de Vila Franca

Junta de Freguesia de Corroios

Junta de Freguesia de N. Srª do Bispo

Junta de Freguesia de Santa Marinha

“Novo Impulso” apresenta candidatura à Federação Distrital de Portalegre do PS em Elvas

A candidatura à Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista (PS), liderada sob o lema “Novo Impulso”, promove esta terça-feira, 2 de junho, uma sessão pública de apresentação, pelas 18 horas, na sede do PS de Elvas, localizada na Rua das Portas do Sol, junto à Sé.

A iniciativa pretende dar a conhecer aos militantes, simpatizantes e à população em geral o projeto político que a candidatura pretende desenvolver para o futuro da Federação Distrital de Portalegre, num momento que a candidatura “Novo Impulso” considera ser de partilha de ideias e de compromisso com o desenvolvimento do distrito.

Durante a sessão serão igualmente apresentadas as candidaturas à Concelhia de Elvas do Partido Socialista e às Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos de Elvas, numa demonstração de unidade e articulação entre as diferentes estruturas partidárias.

Elvas assume protagonismo no projeto transfronteiriço FEEnERT 

O Município de Elvas integra o projeto europeu FEEnERT (Fomento da Eficiência Energética em Edifícios Públicos de Arquitetura Tradicional), que se desenvolve sob o mote “Reabilitar o Património, Ativar o Território”. O projeto foca-se na região transfronteiriça EUROACE, que une o Alentejo, o Centro de Portugal e a Estremadura espanhola, com o intuito de conciliar a preservação das raízes arquitetónicas e a inovação ecológica.

O FEEnERT surge como resposta direta aos desafios do abandono do edificado tradicional e da escassez de mão de obra especializada no meio rural. Através da aplicação de soluções de vanguarda e de eficiência energética, o programa pretende transformar edifícios históricos e públicos em ativos económicos e culturais capazes de fixar populações e gerar emprego qualificado na região.

Como parte central deste compromisso, Elvas destaca-se ao acolher um dos projetos-piloto fundamentais do programa. Esta intervenção prática servirá de modelo analítico e demonstrativo para a monitorização de soluções construtivas sustentáveis e compatíveis com as técnicas tradicionais da Euroregião.

Eixos Centrais do Projeto FEEnERT:

  • Sustentabilidade Energética: Reduzir a pegada carbónica e melhorar o conforto térmico em edifícios de arquitetura tradicional.
  • Capacitação Técnica: Formar e certificar pequenas e médias empresas (PMEs) do setor da construção civil para aplicar soluções ecológicas especializadas.
  • Inovação Tecnológica: Desenvolver protocolos de atuação específicos baseados em ferramentas digitais avançadas, como a metodologia BIM (Building Information Modeling).

O projeto é cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP e conta com a colaboração de parceiros estratégicos de ambos os lados da fronteira, incluindo a AREANATejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano) e o LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).

Com esta integração, Elvas posiciona-se na vanguarda do urbanismo sustentável, demonstrando que proteger a história é o primeiro passo para construir um futuro ecológico e resiliente.

Workshop de Paleografia a 14 de junho na Biblioteca Municipal de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe, no próximo dia 14 de junho, pelas 14h00, um Workshop de Paleografia, orientado por Ana Pereira Ferreira.

A iniciativa pretende proporcionar aos participantes uma abordagem prática e introdutória à paleografia, ciência dedicada ao estudo e interpretação de manuscritos antigos, permitindo conhecer melhor documentos históricos e compreender a evolução da escrita ao longo dos séculos.

O workshop dirige-se a todos os interessados pela história, património documental, investigação e cultura, constituindo uma oportunidade de contacto direto com técnicas de leitura e interpretação de textos antigos.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de junho e estão limitadas a 12 participantes, podendo ser efetuadas através do email nuno.costa@cm-elvas.pt ou presencialmente na receção da Biblioteca Municipal.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas reforça a aposta na valorização do património histórico e documental, promovendo atividades culturais e formativas que aproximam a comunidade do conhecimento e da preservação da memória coletiva

Politécnico de Portalegre integra Projeto HEMPVALUE

O Politécnico de Portalegre integra o projeto HEMPVALUE – Inovação e sustentabilidade no setor do cânhamo industrial, recentemente aprovado no âmbito do Programa Interreg POCTEP. A participação da instituição é assegurada pela investigadora Ana Cordeiro, enquanto responsável científica.

Liderado pelo CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, o projeto reúne parceiros de Portugal e Espanha com o objetivo de promover a inovação no cultivo e valorização do cânhamo industrial na região Centro-Extremadura-Alentejo.

O projeto pretende estabelecer bases para a produção e transformação do cânhamo em biomateriais e alimentos sustentáveis, contribuindo para a diversificação agrícola, redução das emissões de CO₂ e substituição de plásticos em embalagens. O projeto aposta ainda na investigação das condições agronómicas locais e na valorização da biomassa, promovendo soluções alinhadas com os princípios da bioeconomia e da economia circular.

O HEMPVALUE decorre até junho de 2028 e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg VI A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027, com um apoio superior a 1 milhão de euros, cabendo ao Politécnico de Portalegre um investimento de 127 mil euros.

Workshop de cianotipia no sábado no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) promove, no próximo sábado, 6 de junho, pelas 10h00, um workshop de cianotipia, dirigido ao público com idade superior a 14 anos.

Esta iniciativa convida os participantes a descobrir e explorar uma das mais antigas técnicas fotográficas, conhecida pelos seus característicos tons de azul. Durante a sessão, os participantes terão oportunidade de criar composições artísticas recorrendo à luz solar e a elementos naturais, numa experiência que alia criatividade, experimentação e aprendizagem.

As inscrições para o workshop podem ser efetuadas através do endereço eletrónico mae@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 624 601.

Sons do Minho, Némanus, Daniela Mercury e Fernando Daniel na Feira das Atividades Económicas de Arronches

Arronches prepara-se para receber a XV Feira das Atividades Económicas (FAE), que decorrerá entre os dias 9 e 12 de julho, prometendo dinamizar a economia local e proporcionar momentos de convívio, cultura e entretenimento para residentes e visitantes.

O certame, um dos eventos mais importantes do concelho, reunirá expositores de diversos setores de atividade, destacando o tecido empresarial, agrícola, gastronómico e artesanal da região. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão conhecer produtos locais, participar em iniciativas promocionais e desfrutar de uma programação diversificada.

A componente musical volta a ser um dos grandes atrativos da feira. O cartaz de espetáculos inclui atuações de artistas de renome nacional e internacional

Na primeira noite do evento, a 9 de julho (quinta-feira), sobem ao palco os Sons do Minho. Seguem-se, no dia 10 (sexta-feira), os Némanus e, no dia 11 (sábado), Daniela Mercury, uma das maiores referências da música brasileira. O encerramento, a 12 de julho (domingo), ficará a cargo de Fernando Daniel, um dos nomes mais destacados da música portuguesa da atualidade.

A FAE espera uma forte afluência de público, reforçando o seu papel como motor de promoção económica, turística e cultural do concelho de Arronches.

Fé, partilha e esperança marcam peregrinação da Unidade Pastoral de Elvas a Vila Viçosa

Mais de 80 pessoas, de várias faixas etárias participaram na peregrinação promovida pelo grupo de Jovens da Unidade Pastoral de Elvas, num momento de fé, partilha e comunhão que levou os peregrinos até Vila Viçosa, numa jornada marcada pela introspecção, oração e reflexão.

A iniciativa decorreu num ambiente de grande devoção, proporcionando aos participantes uma oportunidade de reforço espiritual e de vivência comunitária, num percurso que foi também de encontro e convívio entre todos os presentes.

O ponto alto da peregrinação aconteceu com a chegada a Vila Viçosa, e a celebração da eucaristia no Seminário de Vila Viçosa, que encerrou este dia especial de forma solene e emotiva. A celebração foi vivida com grande intensidade pelos peregrinos, num ambiente de recolhimento e agradecimento.

Esta peregrinação, integrada no conjunto de atividades pastorais da Unidade Pastoral de Elvas, reafirma a importância destes momentos na caminhada de fé da comunidade, fortalecendo os laços entre os fiéis e promovendo a vivência dos valores cristãos. Um destaque para a coragem, dedicação e capacidade de iniciativa do grupo de jovens, que se motivou e empenhou para levar esta organização por diante, assumindo com entusiasmo a responsabilidade de concretizar esta peregrinação e dando um testemunho inspirador de compromisso, serviço e dinamismo ao serviço da Igreja.

Rui Silveira leva ao ecrã a história das Festas do Povo de Campo Maior

“Os Olhos do Meu Amor”, documentário do realizador campomaiorense Rui Silveira, que conta a memória das Festas do Povo de 2015, foi apresentado na noite do passado sábado, 30 de maio, no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme captura a essência da alma do evento maior da cultura campomaiorense e revela os bastidores dos trabalhos de uma série de ruas até ao momento sempre tão aguardado da “enramação”, que marca o início de dez dias de festas.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, esteve presente na sessão.

Junta da Expectação promove tradicional sardinhada de São João com animação dos “Cristais da Noite”

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, já está a preparar as celebrações dos Santos Populares com a realização da sua habitual sardinhada.

O evento, marcado para o próximo dia 13 de junho, e que já se tornou um ponto alto no calendário da freguesia, visa promover o convívio entre residentes e visitantes, contando este ano com a animação musical do grupo “Cristais da Noite”, que leva a Campo Maior a sua “Beat Tour”.

Segundo Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia, o objetivo é criar um ambiente de proximidade: “é uma das nossas metas ao longo do ano, fazer sempre uma sardinhada para os nossos fregueses e não só, quem quiser aparecer mesmo não sendo da nossa freguesia, é sempre bem-vindo e acho que até se cria ali uma empatia entre todos”.

A estratégia da autarquia passa pela rotatividade geográfica das suas iniciativas, permitindo que diferentes zonas da freguesia beneficiem do impacto económico e social das festividades. “O propósito é, ano após ano, irmos a várias zonas da freguesia dar sempre a alguém a exploração daquela zona e vamos sempre alterando conforme as atividades que houver para que todos possam também ter algum benefício dali, mas mais que tudo que haja ali um bom ambiente”, adianta Hugo Milton.

Com a promessa de boa gastronomia e o ritmo contagiante dos “Cristais da Noite”, a Junta de Freguesia convida toda a comunidade a participar numa noite que celebra as tradições populares e a identidade local.

Elvas recebe Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo no sábado

O centro histórico de Elvas recebe no próximo sábado, dia 6 de junho, mais uma edição do Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, uma iniciativa que promete encher as ruas da cidade de música e tradição, reunindo seis bandas filarmónicas numa celebração dedicada à cultura musical e à valorização do património filarmónico da região.

O programa tem início às 17h45, com o desfile das bandas a partir de diferentes pontos do centro histórico até à Praça da República. Pelas 18h15 decorrem as atuações individuais, seguindo-se, às 19h00, uma homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires, com oferta de lembranças às bandas participantes.

Às 19h15 terá lugar a atuação conjunta dos temas “Ó Elvas, Ó Elvas”, de Paco Bandeira, com arranjo de Vilar Pires, e do hino da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, composto por Sílvio Pleno. O encerramento está marcado para as 19h45, com o desfile conjunto das seis bandas, ao som da marcha “Elvas 2005”, desde a Praça da República até ao Viaduto.

Participam nesta iniciativa a Banda 14 de Janeiro (Elvas), a Filarmónica do Crato, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, a Sociedade Musical Nisense, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, numa organização da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da CIMAA.

O festival constitui um momento de afirmação da identidade cultural da região e uma homenagem ao legado de duas figuras incontornáveis da música filarmónica elvense.

Município de Elvas celebra Dia Mundial da Criança com oferta de prendas aos mais pequenos

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Município de Elvas procedeu ontem, 1 de junho, à entrega de prendas a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho, numa iniciativa que voltou a assinalar esta data tão especial dedicada aos mais pequenos.

A distribuição decorreu ao longo do dia pelos vários estabelecimentos de ensino e instituições, proporcionando momentos de alegria e entusiasmo às crianças, que receberam os presentes com grande satisfação. Esta ação teve como principal objetivo celebrar a infância e reforçar o compromisso do Município com o bem-estar, a felicidade e o desenvolvimento integral das crianças do concelho.

A Câmara Municipal de Elvas associa-se, desta forma, à celebração do Dia Mundial da Criança, sublinhando a importância de continuar a investir nas novas gerações, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade mais justa, solidária e promissora. A autarquia reafirma, assim, a sua aposta contínua no apoio à educação e na promoção de iniciativas que contribuam para o crescimento saudável e feliz de todas as crianças elvenses.

Lar de Vila Fernando celebra 20 anos com anúncio de ampliação para mais 15 camas

Fez ontem, 1 de junho, 20 anos que o Lar José Rondão Almeida, da Associação de Amigos de Vila Fernando, foi inaugurado. A data foi celebrada esta segunda-feira com um lanche que reuniu os utentes, dirigentes da associação, funcionários e convidados.

Atualmente aquela unidade de solidariedade social conta com 25 idosos e outros tantos trabalhadores.

Durante o ato foi anunciado e apresentado o projeto de ampliação do lar, que irá permitir a instalação de mais 15 camas e criar mais uma dezena de postos de trabalho. Segundo referiu o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, a obra representa um investimento de um milhão de euros e a abertura das propostas para a sua execução irá acontecer dentro de uma semana, na segunda-feira, 8 de junho.

Além de Rondão Almeida, a comemoração do 20º aniversário do Lar da Associação de Amigos de Vila Fernando contou com as presenças do presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Hugo Tiago, e da direção da instituição, presidida por Ana Paula Mália.

Antigos militares regressam a Elvas para o 7.º convívio do RI8

Antigos militares oriundos de vários pontos do país voltam a reunir-se, no próximo sábado, 6 de junho, em Elvas, para mais um convívio dedicado à memória e à camaradagem dos tempos passados no extinto Regimento de Infantaria 8 (RI8). A iniciativa, que vai já na sua sétima edição, promete um dia marcado pelo reencontro, pelas recordações e pela confraternização.

João Coré (na imagem), um dos responsáveis pela organização do encontro, a par de Carlos Cambóias, explica que este convívio tem vindo a consolidar-se ao longo dos anos como um momento especial para todos aqueles que passaram pelo RI8. “É o sétimo convívio e temos vindo ao longo destes anos a promover esta iniciativa para reavivar memórias”, refere.

O Museu Militar volta a ser o centro das celebrações, numa escolha que, segundo João Coré, é carregada de simbolismo: “não poderia deixar de ser, porque é emblemático, é simbólico e, também como nos outros anos anteriores, teria que ser aí. É realmente emblemático esse local. Era a casa de todos, onde se reuniam oficiais, sargentos e praças”, sublinha.

O programa deste convívio arranca às 9h15, na Igreja de São Domingos, com uma missa em memória dos militares já falecidos. Segue-se, às 10 horas, uma visita guiada ao Museu Militar, conduzida por José Ribeiro, antigo oficial e profundo conhecedor da história militar de Elvas. “Terá uma história muito importante para contar e coisas desconhecidas que nós não sabíamos”, destaca João Coré. Em simultâneo, os participantes poderão optar por uma visita às antigas instalações do BC-8 (Batalhão de Caçadores 8), do Tribunal Militar e da Casa da Reclusão.

O roteiro inclui ainda visitas à Casa das Barcas e ao Castelo de Elvas, proporcionando aos participantes uma oportunidade para recordar vivências e revisitar alguns dos locais mais marcantes da cidade.

O ponto alto da iniciativa acontece às 13h30, com o almoço-convívio nos claustros do Museu Militar. “Vai ser o ponto alto, onde os militares realmente vão estar unidos e em pleno convívio”, refere o organizador.

Durante o almoço serão ainda homenageados cinco antigos capelões militares: os padres Simões, Tomás, Jerónimo, Jorge e Agostinho, reconhecidos pelo apoio prestado aos militares durante os anos de serviço. “Foram elementos essenciais naquela época dos militares, servindo de ponto de equilíbrio emocional e de aconselhamento aos militares. Acho que é uma homenagem justa”, salienta João Coré.

As inscrições para este sétimo convívio terminam amanhã, quarta-feira, dia 3 de junho, estando disponíveis para o efeito os contactos 962 780 605 (João Coré) e 961 406 842 (Carlos Cambóias).

A entrevista completa a João Coré para ouvir no podcast abaixo:

ARTMOZ e CCDR Alentejo aprofundam parceria para preparar a BIALE_27

A Associação ARTMOZ e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo reuniram-se esta segunda-feira, em Évora, para dar continuidade aos preparativos da terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27). No encontro, o vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, Henrique Sim-Sim, e o presidente da ARTMOZ e diretor artístico da BIALE, Carlos Godinho, analisaram o reforço da parceria institucional que liga as duas entidades desde a realização da primeira edição do evento, em 2023.

A próxima edição da Bienal terá como tema central a EcoCultura, estruturada nos eixos da arte, ambiente e ruralidade. A organização prevê a realização de residências artísticas em Beja, Estremoz, Évora e Ponte de Sor, além de conferências, workshops e iniciativas de envolvimento com escolas e comunidades. Depois de reunir mais de duas centenas de artistas de vários países nas edições de 2023 e 2025 e atrair cerca de 4.600 visitantes a Estremoz, a ARTMOZ pretende expandir a presença territorial da BIALE_27, consolidando-a como um dos principais acontecimentos culturais do Alentejo em 2027.

GNR detém homem por tráfico de estupefacientes em Nisa

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Nisa da Guarda Nacional Republicana, no dia 29 de maio, deteve um homem de 54 anos por tráfico de estupefacientes no concelho de Nisa. A detenção ocorreu no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária.

Durante a ação, os militares da Guarda abordaram um veículo do qual emanava um forte odor a produto estupefaciente, tendo sido confirmada a posse de droga. Da operação resultou a apreensão de 6,40 doses de liamba, 9,18 doses de haxixe, um telemóvel e 8 975 euros em numerário. O detido foi presente a tribunal e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Nisa.

Executivo borbense reúne no Celeiro da Cultura

A Câmara Municipal de Borba tem uma reunião do seu executivo esta quarta-feira, dia 3 de junho, pelas 10 horas, no Celeiro da Cultura.  

A reunião apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia: 

Período de Intervenção do Público 

Ponto 1.1 Assuntos Gerais de Interesse para a Autarquia e Atividades da Câmara. 

Ponto 1.2 Expediente.  

Ponto 1.3 Relatório Preliminar – Concurso Público nº 20EMP/2026 para Empreitada de Reabilitação de Habitação Social do Chalé 16 Fogos. (Para conhecimento).  

Ponto 2. Ordem do Dia  

Ponto 2.1 Aprovação da ATA Nº 5/2026. 

Ponto 2.2 Programa Juventude em Movimento 2026.

Ponto 2.3 Protocolo entre o Município de Borba e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Orada. 

Ponto 2.4 Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e o Grupo Recreativo e Cultural das Festas de S. Tiago de Rio de Moinhos (Festas em Honra de S. Tiago).  

Ponto 2.5 Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e a AJO Associação Jovem de Orada (Festas de Nossa Senhora da Orada 2026).  

Ponto 2.6 IN VINO BORBA Normas de Participação. 

Ponto 2.7 Celebração de Venda do Lote n.º 10-F da Zona Industrial do Alto dos Bacelos.  

Ponto 2.8 Celebração de contrato de arrendamento para fins não habitacionais entre o Município de Borba e JOAQUIM FERREIRA, LDA.  

Ponto 2.9 Alteração às Normas de Utilização Internas de Cadeiras de Quatro Rodas Elétricas de Mobilidade Reduzida. 

Ponto 2.10 Alteração ao artigo 11.º do Regulamento de Taxas Urbanísticas e Administrativas do Município de Borba.  

Ponto 2.11 Designação de dois elementos a integrar no Conselho de Gestão criado no âmbito do Protocolo de Cooperação com vista à criação do Centro de Interpretação do Período da Guerra da Restauração. 

Ponto 2.12 Proposta de abertura de Procedimento de Contratação Pública para aquisição de uma viatura pesada de mercadorias. 

Ponto 2.13 Proposta de adjudicação da empreitada “Requalificação dos espaços exteriores da Ermida de Nossa Senhora da Vitória Barro Branco – Borba”. 

MOTORPOR reforça presença no Alentejo e entra em Elvas com integração da Boutigest

O Grupo MOTORPOR reforçou a sua presença no Alentejo com a expansão da sua atividade ao concelho de Elvas a partir de 1 de junho de 2026, através da aquisição do negócio da Bouticauto, que operava localmente sob a marca Boutigest, consolidando a sua cobertura no distrito de Portalegre.

A integração será feita com continuidade operacional, mantendo equipas e instalações, assegurando a manutenção do serviço de após-venda e da comercialização de viaturas. Com esta operação, o grupo passa a integrar a estrutura da MOTORPOR, que ultrapassa os 400 colaboradores distribuídos por 13 cidades, reforçando a sua estratégia de proximidade e expansão no setor automóvel em Portugal.

Habitação e Eficiência Energética em debate em Portalegre

O auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino foi transformado num espaço de reflexão e partilha acerca de temas tão importantes como a habitação, a transição energética justa e a coesão social e territorial. A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo organizou o seminário “Casas e Sítios – Desafios e Estratégias Integrativas”, onde a Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, destacou que “a resposta ao problema da crise habitacional, tem de ser edificada através do conhecimento de quem está no terreno”.

“A casa é o princípio e a problemática da habitação é muito mais do que a oferta e a procura. A política pública tem de ser desenhada com o contributo de todos os agentes locais. Temos de tentar resolver este problema de forma estruturada e nas suas várias dimensões, porque a crise habitacional exibe-se de forma diferente em todos os territórios. (…) A resposta tem de ser dada no setor público, no setor privado, no setor corporativo, e não se resolve só com financiamento, mas agindo em todos os elementos da cadeia: desde os custos dos terrenos, até ao produto final”, elaborou.

Ao longo do dia, foram várias as intervenções de representantes de instituições da sociedade civil, entidades governamentais e autarquias. Joaquim Diogo, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, sublinhou a importância de “abordar com coragem”, temas que têm “resoluções complexas”, como a habitação e a pobreza energética, e deixou alguns desafios para o futuro.

“Temos um Instituto Politécnico pujante, que forma profissionais de excelência, mas depois, infelizmente, não têm possibilidade de se fixar no nosso território. É importante que todos nós, autarcas, consigamos em conjunto, numa lógica de coesão territorial, criar políticas diferenciadores para inverter esta tendência. Considero ainda que temos de oferecer ainda mais soluções no âmbito da habitação, por exemplo, através do investimento em habitações colaborativas. Desta forma, conseguimos ter casas disponíveis para a população, ao mesmo tempo reabilitamos imóveis – que muitas vezes estão devolutos – no centro histórico dos concelhos.

Câmara de Elvas lança primeira pedra da obra de ampliação do Lar de Santa Eulália

A Câmara Municipal de Elvas vai realizar a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália, “uma obra de grande importância para a freguesia e para o reforço da resposta social dirigida à população”.

A cerimónia terá lugar esta quarta-feira, dia 3 de junho, pelas 19h00, nas instalações do Lar de Santa Eulália.

Este, segundo o município, “é um momento marcante para Santa Eulália, que representa um investimento no bem-estar, na dignidade e na qualidade de vida da nossa população sénior, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e com o futuro da freguesia”.

Filmagens de segundo telefilme para série da RTP chegaram ao fim em Elvas

Chegaram ao fim as gravações do segundo telefilme da série “Contado por Mulheres”, da RTP, que ao longo das duas últimas semanas decorreram no concelho de Elvas, com o apoio da Câmara Municipal e do Elvas Film Office.

Depois de “O Apagão”, gravado no Centro Histórico de Elvas, foi a vez da cidade e da freguesia da Terrugem receberem a equipa de filmagens do episódio “O Turismo das Vacas Felizes”.

No elenco deste último há nomes bem conhecidos da ficção nacional, como Dalila Carmo e Maya Booth, entre outros.

Com produção da Ukbar Filmes, “O Turismo das Vacas Felizes” e “O Apagão” contaram com a colaboração de muitos elvenses, tanto na figuração como na disponibilização de locais para as filmagens.

Estes dois telefilmes irão estrear em 2027 na RTP e estao integrados na segunda temporada da série “Contado por Mulheres”.

Utentes denunciam temperaturas elevadas na Ortopedia do Hospital de Elvas; ULSAALE garante solução para hoje

Foram reportadas à Rádio ELVAS, esta segunda-feira, 1 de junho, queixas relativas às condições térmicas na ala de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde, segundo relatos de utentes, se faz sentir um “calor insuportável”.

De acordo com as informações recebidas, tanto doentes como profissionais de saúde têm manifestado desagrado face às elevadas temperaturas registadas no espaço, levantando preocupações quanto ao conforto e bem-estar de quem ali permanece diariamente.

Questionada sobre a situação, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) informou que a resolução do problema está já em curso. O porta-voz da ULSAALE, Ilídio Pinto Cardoso, adiantou que “hoje mesmo vai estar uma equipa de AVAC no Hospital de Santa Luzia para solucionar a questão”.

A intervenção deverá permitir corrigir a situação reportada no serviço, numa altura em que as altas temperaturas já se sentem na região.

Banco Alimentar recolhe mais de seis toneladas de alimentos em Elvas e Campo Maior

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 6.284 quilos de alimentos durante a campanha realizada no passado fim de semana, dias 30 e 31 de maio, nas superfícies comerciais de Elvas e Campo Maior. Deste total, mais de 4.500 quilos foram angariados em Elvas e cerca de 1.600 quilos em Campo Maior.

Os dados são avançados por Graça Mocinha, responsável pela delegação de Elvas do Banco Alimentar, que destaca um aumento da quantidade de alimentos recolhidos em comparação com a campanha realizada em maio de 2025.

“Em termos de quilos até houve um aumento”, refere Graça Mocinha, explicando, no entanto, que o tipo de doações tem vindo a alterar-se. Segundo a responsável, os bens alimentares mais económicos, como as massas, são os mais oferecidos pelos consumidores. “Apesar de termos mais quantidade, notamos que aqueles bens alimentares que aumentaram muito os preços, como os cereais, diminuíram muito face aos anos anteriores”, explica.

Além dos cereais, a campanha revelou também uma redução nas doações de outros produtos essenciais, como leite, azeite, óleo e salsichas. “Notámos uma diminuição das dádivas de salsichas, um decréscimo das dádivas de leite e, em relação ao azeite, nem se fala, porque é um dos produtos alimentares mais dispendiosos”, afirma.

Graça Mocinha alerta ainda para as dificuldades sentidas pelo polo de Elvas em responder às necessidades das famílias apoiadas. Quando os alimentos recolhidos não são suficientes, a delegação tem de recorrer a Portalegre, que, por sua vez, necessita frequentemente de solicitar apoio à estrutura de Lisboa. “Aquilo que nós recolhemos não chega para as famílias que ajudamos aqui no concelho”, sublinhou.

A responsável aproveitou também para agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da campanha, quer através da doação de alimentos, quer através do voluntariado. “Gostava de agradecer aos voluntários que deram do seu tempo durante o fim de semana. Para que os bens alimentares cheguem a casa de quem necessita, precisamos de pessoas que também deem o seu tempo”, destacou.

Graça Mocinha chamou ainda a atenção para a diminuição do número de voluntários disponíveis para colaborar com a iniciativa, uma tendência que se tem agravado nos últimos anos. “Temos tido alguma dificuldade de ano para ano, porque as pessoas que se voluntariam para estas causas têm vindo a decrescer”, lamentou.

A campanha de recolha de alimentos prossegue até ao próximo domingo, dia 7 de junho, através da campanha Vale, disponível nos supermercados aderentes, e da plataforma digital “Alimente Esta Ideia”.

Mini basquetebolistas conviveram em Elvas

Contou com cerca de meia centena de jovens basquetebolistas, em representação de quatro clubes do Alentejo, o convívio de mini basket que o Clube Elvense de Natação (CEN) promoveu no Pavilhão Desportivo Municipal na manhã de ontem domingo, 31 de maio.

Além do emblema anfitrião, participaram as equipas da AJES de Estremoz, Salesianos de Évora e Beja Basquetebol Clube.

O convívio deste último dia de maio em Elvas encerrou um conjunto de iniciativas similares que decorreram ao longo da época desportiva em clubes filiados na Associação de Basquetebol do Alentejo.

Elvas marca presença na caminhada dos JAA em Monforte

A vila de Monforte recebeu, na manhã deste domingo, 31 de maio, a Caminhada Sénior integrada na 24ª edição dos Jogos do Alto Alentejo. O Município de Elvas associou-se ativamente à iniciativa, fazendo-se representar por uma comitiva de 40 alunos da Universidade Sénior de Elvas.

O evento reforça o compromisso da região com a promoção do desporto, do envelhecimento ativo e do convívio entre a comunidade sénior dos diferentes concelhos alentejanos.

Os Jogos do Alto Alentejo prolongam-se até ao próximo dia 21 de junho. Esta ampla manifestação desportiva é organizada pela CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), numa parceria conjunta com os 15 municípios que integram o distrito de Portalegre.

Boutigest dá lugar à Motorpor em Elvas e reforça oferta automóvel com mais de mil viaturas em stock

A antiga Boutigest, em Elvas, passou oficialmente a integrar o grupo Motorpor a partir desta segunda-feira, 1 de junho, assumindo a atividade de comercialização de viaturas usadas e seminovas, bem como o serviço de pós-venda, através de uma oficina multimarca.

A mudança representa uma nova etapa para o negócio automóvel na cidade, mantendo, no entanto, a mesma equipa, instalações e política comercial que os clientes conhecem há vários anos. A principal novidade passa pelo acesso a um portefólio significativamente mais alargado, que inclui mais de mil viaturas seminovas e usadas em stock, além de viaturas novas de 20 marcas diferentes.

Para José Manuel Pires, diretor do Polo de Elvas da Motorpor e antigo gerente da Boutigest, a concretização deste projeto representa um marco importante, tanto a nível pessoal como empresarial.

“É um orgulho muito grande para mim, em termos pessoais, a concretização deste projeto. Isto visa percorrermos o caminho daquilo que é o negócio da indústria automóvel hoje. Temos de ser grandes, temos de ter dimensão, um bocadinho à semelhança do que é o mundo hoje”, afirma.

Segundo o responsável, apesar da mudança de identidade, a essência do negócio mantém-se inalterada. “Continuamos a ser os mesmos, no mesmo local, com a mesma equipa e a mesma política comercial. Continuamos aqui para dar o melhor aos nossos clientes, como sempre fizemos durante todos estes anos”, garante.

A integração na Motorpor permite agora responder a uma maior diversidade de necessidades dos consumidores. “Temos acesso a uma plataforma do grupo que nos permite disponibilizar praticamente qualquer tipo de viatura que o cliente procure, seja uma carrinha, um SUV, um modelo desportivo ou um utilitário. Estamos perfeitamente capacitados para responder a qualquer necessidade”, assegura.

Grupo reforça presença no Alentejo

José Manuel Pires destaca ainda a dimensão da Motorpor, considerando-a uma das maiores distribuidoras automóveis do sul do país. “O grupo Motorpor é hoje um dos maiores distribuidores do negócio automóvel a nível nacional. Opera essencialmente na zona sul do país, mas já conta também com algumas unidades de negócio no norte. Este setor precisa de dimensão e volume, e é isso que este projeto nos permite alcançar”, refere.

De acordo com o responsável, a integração no grupo traz benefícios tanto para a empresa como para os clientes, através da criação de sinergias e de uma maior capacidade de resposta. “O nosso foco continua a ser prestar um serviço de qualidade e estar à altura de responder a todas as solicitações dos nossos clientes”, acrescenta.

Oferta para todos os perfis

A nova realidade da Motorpor em Elvas traduz-se também numa oferta diversificada de veículos, abrangendo diferentes segmentos e tecnologias.

“Temos carros para todos os gostos e para todas as carteiras. Desde utilitários aos segmentos mais premium, veículos elétricos, híbridos, plug-in hybrid, mild hybrid, carrinhas, SUVs e desportivos. Este projeto permite-nos oferecer um leque muito vasto de produtos”, explica José Manuel Pires, deixando ainda um convite à população: “Gostava de convidar todos os elvenses e não só a visitarem-nos e a conhecerem esta nova realidade.”

Pós-venda mantém equipa e serviços

O serviço de pós-venda, já assegurado anteriormente pela Boutigest, continua a funcionar sem alterações significativas.

“Continuamos a prestar o serviço de pós-venda que sempre prestámos, com as mesmas pessoas, os mesmos procedimentos e a mesma política comercial. A diferença é que agora contamos com o suporte de um grande grupo, o que nos permite prestar um serviço ainda melhor e com mais opções para os nossos clientes”, sublinha.

A chegada da Motorpor a Elvas constitui mais um passo na estratégia de expansão do grupo no Alentejo, depois da sua presença em Portalegre, Évora, Beja e Sines. A nível nacional, a empresa encontra-se atualmente representada em 12 concelhos.

MAEE comemora 5º aniversário com workshop de Cante Alentejano

Um workshop de Cante Alentejano decorre ao longo da manhã de ontem, domingo, 31 de maio, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.

A iniciativa, integrada nas comemorações do quinto aniversário daquele espaço museológico, contou com a participação do Grupo Coral Infantil de Elvas.

O workshop esteve a cargo de Miguel Rondão, Jorge Grenho, João Grenho e Carolina Dimas, responsáveis pelo projeto musical de Cante Alentejano Infantil sediado na Banda 14 de Janeiro.

Nova Estratégia de Educação Ambiental em destaque no “Ambiente em FM”

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Criança, o foco do programa “Ambiente em FM” vira-se para o futuro com a consulta pública da nova Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2030), que decorre até 16 de junho.

Fruto de um trabalho colaborativo iniciado em 2025, o documento propõe uma abordagem integrada entre setores como o ambiente, a educação e a mobilidade para promover a literacia climática e a mudança de comportamentos na sociedade portuguesa.

Em declarações sobre a importância do tema, José Janela, da Quercus, sublinha que a estratégia é um instrumento essencial para reforçar a cidadania participativa e a conservação da biodiversidade. A associação ambientalista apela à participação de todos os cidadãos no envio de propostas, defendendo que o envolvimento ativo das comunidades e a valorização do conhecimento científico são fundamentais para responder aos desafios ambientais atuais.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Grupo Motard de Campo Maior assinalou 25 anos de existência

O Grupo Motard de Campo Maior celebrou o seu 25.º Aniversário com uma festa aberta à população, que decorreu no dia 30 de maio junto às Piscinas Municipais.

Num dia de muita animação, o Presidente do Município, Luís Rosinha, passou pelo espaço e teve oportunidade de conviver com as dezenas de pessoas que por ali passaram e felicitar o grupo por um quarto de século a levar orgulhosamente o nome de Campo Maior a todo país e mesmo além fronteiras.

Música, jogos e sorrisos: Dia da Criança vivido em festa na EB1 da Boa-Fé

As crianças do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette viveram, na manhã desta segunda-feira, 1 de junho, momentos de grande animação e diversão na Escola Básica de 1.º Ciclo (EB1) da Boa-Fé, em Elvas, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, por ocasião do Dia Mundial da Criança.

A celebração contou com várias atividades recreativas e desportivas, proporcionando aos mais novos uma manhã diferente, marcada pela música, dança, jogos e convívio. Antes do início das atividades, o Município de Elvas procedeu à tradicional entrega de prendas às crianças, gesto que foi recebido com entusiasmo pelos alunos.

O presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão, destacou a importância de assinalar esta data de forma especial para as crianças. “Em conjunto com o agrupamento, uma vez que este é um dia especial para os mais novos, sentimos a obrigação de proporcionar um momento diferente, onde se pudessem divertir e sentir que este é verdadeiramente o seu dia”, afirmou.

O autarca sublinhou ainda o papel das autarquias na promoção do bem-estar das crianças, considerando que iniciativas desta natureza fazem parte das suas responsabilidades. “É para isso que cá estamos. Ver as crianças felizes, a brincar e a divertir-se, mostra que vale a pena celebrar este dia, porque as crianças são o futuro da nossa sociedade”, acrescentou.

Também a diretora do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Paula Rondão, enalteceu o envolvimento das várias entidades na organização da iniciativa e agradeceu o apoio prestado. “Sem dúvida que este é o dia delas. Estão muito contentes e a divertir-se imenso. Temos o DJ, um lanche para todas as crianças, disponibilizado pela Junta de Freguesia, os jogos dinamizados pela Escola Superior Agrária (pelos alunos do CTeSP de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Biociências de Elvas) e ainda as prendas oferecidas pelo Município. Está tudo reunido para que passem uma manhã diferente, animada e digna de uma criança”, referiu.

Com música, brincadeiras, atividade física e momentos de convívio, a comemoração do Dia Mundial da Criança proporcionou aos alunos da EB1 da Boa-Fé uma experiência memorável, assinalando a data de forma festiva e especial.

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre aposta no turismo de natureza e lança novo curso técnico

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) encerra o ano letivo 2025/26 com 97 alunos e prepara-se para assinalar o seu 18.º aniversário com novidades na oferta formativa. Em entrevista à Rádio Elvas, o diretor da instituição Nuno Miranda fez o balanço das atividades, anunciou a abertura do novo curso de Técnico de Turismo e destacou a aposta em formações “fora da caixa”, como o birdwatching, para atrair visitantes de maior poder económico ao Alentejo.

O ano letivo que agora termina é classificado pela direção da EHTP como globalmente positivo, sustentado pela dedicação dos alunos, que são “o foco da atividade”. Atualmente, a instituição conta com 97 estudantes, distribuídos entre o nível 4 (equivalente ao secundário com dupla certificação, cerca de 40%) e o nível 5 (pós-secundário, cerca de 60%).

No nível 5, a vertente internacional assume um peso esmagador: “Cerca de 70% são alunos internacionais, que vêm maioritariamente dos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa) fazer a sua formação e depois seguem para o mercado de trabalho. Muitos até se mantêm por Portugal e fazem falta na nossa economia”, revela o responsável.

Novo curso de Técnico de Turismo abre horizontes

Historicamente focada nas áreas de cozinha, restaurante e bar, a única escola de hotelaria da rede sediada no interior do país vai alargar o seu leque formativo já no próximo ano letivo, introduzindo uma resposta que escasseava na região.

“Vamos abrir o curso técnico de turismo. É uma resposta que não existe aqui, quer em Portalegre, quer nos concelhos à volta. Vamos apostar para ver se conseguimos ter pelo menos 15 alunos para arrancar com a turma já este ano”, avança o diretor Nuno Miranda, lembrando que o turismo representa já mais de 12% do PIB nacional e é um motor crucial na criação de emprego.

O responsável lamenta, contudo, que Portugal ainda apresente níveis de certificação profissional muito abaixo da média europeia (cerca de 40% face aos 70% registados no norte da Europa), justificando a importância estratégica da EHTP.

Birdwatching e o turismo que “gasta mais dinheiro”

Para além da formação inicial, a escola tem expandido o seu raio de ação na formação contínua de ativos, abrangendo agora os distritos de Portalegre, Évora, o norte de Beja e, recentemente, uma fatia significativa de Castelo Branco. É nesta área que a instituição está a desenhar ofertas direcionadas para nichos de mercado altamente rentáveis, como o curso de observação de aves (birdwatching) no Alto Alentejo, desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIMAA) e os municípios locais.

“Queremos disponibilizar aquilo que está a começar a despontar. Se pensarmos que alguém que seja observador de pássaros traz uma câmara fotográfica que, das mais simples, custa 2 mil ou 3 mil euros, percebemos que são turistas que trazem um valor acrescentado maior”, explica. Sem argumentos de “sol e praia”, o diretor Nuno Miranda defende que o trunfo do interior reside na diferenciação: “O que nós temos para oferecer é um turismo de cultura, de natureza, de sentar à mesa, comer uma boa refeição, um bom vinho, e essas pessoas não se importam de pagar um bocadinho mais se tiverem um bom serviço.”

Emprego garantido e aposta na fixação de talento

Questionado pela Rádio Elvas sobre a procura por parte do setor da hotelaria e restauração, o diretor assegura que o mercado tem capacidade para absorver todos os formandos. “Se tivermos a terminar o ano com 20 ou 25 alunos para ir para estágio, eles todos têm sítio. Mas se tivermos 250, eles todos têm sítio para fazer estágio e grande parte deles tem sítio depois para trabalhar”, garante Nuno Miranda.

Esta dinâmica transforma a escola num polo de atração para territórios de baixa densidade, fixando não só estudantes que optam por permanecer na região após o curso, mas também quadros técnicos e docentes que escolhem Portalegre para assentar arraiais e construir vida.

A entrevista completa para ouvir no podcast:

José Manuel Soutino apresenta em Campo Maior o seu terceiro livro de poesia

O poeta popular campomaiorense José Mnauel Soutino apresentou na tarde do passado sábado, 30 de junho, o seu terceiro livro de poemas, “O Caminho das Palavras”. 

A sessão, que teve lugar no Centro Cultural de Campo Maior, contou com vários convidados e momentos culturais, da responsabilidade da Academia Sénior da CURPI.

De cariz vincadamente popular, “O Caminho das Palavras” é composto por poemas que exploram a vida do autor, as suas vivências, a sua família, a sua terra e as tradições do povo campomaiorense.

Monforte passa a contar com serviço de Transporte a Pedido

O concelho de Monforte passa a dispor, a partir desta segunda-feira, 1 de junho, de um novo serviço de Transporte a Pedido, uma solução de mobilidade flexível criada para complementar a rede de transportes públicos existente, sobretudo em locais e horários onde a oferta regular é mais reduzida.

O projeto, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), permitirá à população deslocar-se entre freguesias do concelho, bem como para outros municípios da região, mediante marcação prévia.

O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, explica que a autarquia aderiu desde o início ao projeto, defendendo a sua rápida implementação no território. “É um procedimento que já vinha a decorrer desde o ano passado, que nós agarrámos com as duas mãos. É um projeto liderado pela CIMAA, que entendemos que tinha de ser rapidamente implementado no concelho”, afirma.

Segundo o autarca, este serviço representa uma resposta importante às dificuldades de mobilidade sentidas pela população, sobretudo nas ligações entre freguesias e aos principais centros urbanos do distrito. “A disponibilização do Transporte a Pedido permite às pessoas deslocarem-se, com marcação prévia, dentro do concelho, mas também para Portalegre e Elvas, para tratarem de assuntos importantes. Temos aqui uma alternativa importantíssima para colmatar quase na totalidade estas carências”, acrescenta Miguel Rasquinho.

O serviço funciona mediante reserva até às 15h00 do dia útil anterior à viagem. As marcações podem ser feitas através do número gratuito 800 500 506, nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal de Monforte.

Além de melhorar a mobilidade da população, a iniciativa pretende também reforçar a atividade dos taxistas do concelho, através da prestação deste serviço de proximidade.

Numa primeira fase, o Transporte a Pedido irá assegurar os seguintes circuitos:

  • Santo Aleixo – Monforte
  • Assumar – Monforte
  • Vaiamonte – Monforte
  • Monforte – Avis
  • Monforte – Elvas
  • Vaiamonte – Cabeço de Vide
  • Sousel – Monforte – Portalegre
  • Prazeres – Estremoz

CCDRA destaca papel da Rádio Nova Antena na valorização do Alentejo

A Rádio Nova Antena assinala 14 anos no grupo Alentejo em FM e recebeu uma mensagem de felicitação de Henrique Sim-Sim, vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, por ocasião de mais um aniversário da integração da estação no Grupo, assinalado neste dia 1 de junho.

Na mensagem dirigida ao diretor da Rádio Nova Antena, António Ferreira Góis, o responsável destacou o papel da comunicação social local e regional na promoção da identidade cultural alentejana, sublinhando a importância das rádios locais na difusão de informação, na produção de património cultural e sonoro, no combate ao isolamento das populações e na promoção do desenvolvimento local.

Henrique Sim-Sim referiu ainda que uma radiodifusão regional livre, plural e forte constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento do território, defendendo a continuidade das políticas públicas de modernização tecnológica e transição digital do setor. O vice-presidente da CCDR Alentejo salientou igualmente a importância destes meios na promoção do pluralismo, no combate à desinformação e na preservação da identidade cultural da região.

A terminar, expressou votos de sucesso a todos os profissionais da Rádio Nova Antena, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela estação ao serviço das comunidades alentejanas.

Mensagem na íntegra

”Exmo. Senhor Diretor da Rádio Nova Antena

António Ferreira Góis

Reconhecendo o papel fundamental da Comunicação Social local e regional nas políticas de proximidade e na valorização da identidade cultural do Alentejo, felicito, enquanto Vice-Presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, a Rádio Nova Antena pelo seu percurso de dedicação à nossa Região.

As rádios locais têm importantes funções sociais, designadamente no âmbito da difusão de informação, produção de património cultural e sonoro, combate ao isolamento e promoção do desenvolvimento local, assim como na promoção da diversidade informativa e no fortalecimento da Democracia, mantendo os cidadãos informados sobre temas de proximidade que muitas vezes escapam aos grandes media nacionais.

A sustentabilidade de uma radiodifusão regional livre, plural e forte é um pilar inalienável do nosso desenvolvimento. É com essa convicção que valorizamos as políticas públicas que reforçam a modernização tecnológica, a transição digital e a capacidade de emissão, garantindo que a informação de rigor chega a todo o território, mesmo aos locais mais isolados. Estes são instrumentos vitais para assegurar o pluralismo, combater a desinformação e manter viva a identidade e cultura que nos define.

Assim, é com enorme satisfação que saúdo V. Exa. e todos os profissionais desta estação, expressando os meus votos de sucesso na continuidade da vossa nobre missão.

Com os meus melhores cumprimentos,

Henrique Sim-Sim

Vice-presidente”

Desfile de vestidos de papel marca encerramento do ano letivo da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior vai encerrar o ano letivo mais cedo do que o habitual, para permitir que as alunas se dediquem à preparação das tradicionais flores de papel das Festas do Povo.

O encerramento das atividades letivas será assinalado com uma programação especial, com destaque, na quarta-feira, dia 3 de junho, para um desfile de vestidos e roupas produzidos em papel pelas próprias alunas.

Segundo a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão, com a iniciativa pretende-se mostrar que, em Campo Maior, a criatividade vai muito além das flores de papel. “As pessoas em Campo Maior não só são habilidosas para as flores. Temos vestidos e roupas encantadores para este desfile”, assegura.

Mas a festa de encerramento das atividades tem início já esta segunda-feira. “Vai ser dia 1, dia 2 e dia 3. Vai participar a tuna e vamos ter uma exposição dos trabalhos que foram elaborados durante o ano”, adianta a responsável.

O encerramento antecipado das atividades está diretamente relacionado com a proximidade das Festas do Povo, uma vez que muitas das alunas estão envolvidas na decoração das ruas. “Este ano a academia vai, de facto, encerrar um pouco mais cedo, devido às festas. As pessoas que frequentam a academia, ainda que nós também iremos enramar aqui a nossa zona exterior, porque também a Oficina da Flor de Papel se propôs a um projeto,  está quase terminado, elas também têm as suas ruas”, acrescenta Anselmina Caldeirão.

O desfile de quarta-feira contará ainda com a participação de um grupo de Fronteira, algo que deixa a presidente da instituição particularmente satisfeita. “Estou feliz porque vamos receber um grupo de Fronteira. Contactei a minha amiga presidente da Junta de Freguesia de Fronteira e ela prontificou-se”, revela. No final do desfile haverá um lanche-convívio entre participantes e convidados.

Mas mesmo após o encerramento oficial das atividades letivas, no próximo dia 12 de junho, a instituição promove ainda uma sardinhada na Ermida da Enxara, reforçando o espírito de convívio que caracteriza a CURPI. “A nossa CURPI é isto: é uma CURPI em movimento”, diz a presidente, aproveitando para deixar o convite para as Festas do Povo de Campo Maior: “Venham às nossas festas, porque de facto são umas festas que merecem ser vistas.”

Em jeito de balanço, Anselmina Caldeirão considera que este foi mais um ano positivo para a Academia Sénior, frequentada por cerca de 30 alunas, deixando agradecimentos às voluntárias e às entidades locais que apoiam a instituição. “Tenho de agradecer a todas as pessoas que frequentaram a academia – foram cerca de 30 – e às voluntárias, que nunca abandonam esta casa”, sublinha. O agradecimento estende-se aos seus colegas no executivo da Junta de São João Baptista, ao presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e ao presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton.

“Elvas, Comprar é Ganhar” regressa com 75 mil euros em prémios para dinamizar o comércio local

A campanha “Elvas, Comprar é Ganhar” está de regresso a partir desta segunda-feira, 1 de junho, com o objetivo de apoiar o comércio tradicional e dinamizar a economia local.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, desta vez com o “Património Mundial” como mote, prevê a atribuição de 300 prémios, num valor global de 75 mil euros.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, aderiram à campanha, que decorre até 2 de agosto, cerca de 40 estabelecimentos comerciais, número que considera positivo face às expectativas iniciais.

“O comércio local não vive dias fáceis”, sublinha o autarca, explicando que esta campanha pretende estimular as compras no centro histórico e, simultaneamente, injetar dinheiro na economia local. “Os montantes envolvidos nesta campanha são 75 mil euros, que a Câmara, no fundo, mete à disposição através das compras que as pessoas fazem. Vão tendo vouchers e esses vouchers depois vão a sorteio e aqueles que são sorteados trocam os prémios no próprio comércio local”, explica.

Nuno Mocinha considera ainda que a iniciativa representa uma forma de reconhecimento para quem continua a apostar no comércio tradicional. “Pensamos que é uma forma, por um lado, de estimular o comércio, e por outro lado, também de reconhecer e agradecer a quem faz compras no centro histórico”, acrescenta.

A campanha realiza-se, este ano, numa altura diferente daquilo que tem sido habitual. Inicialmente prevista para a época da Páscoa, a iniciativa acabou por ser adiada devido à necessidade de regulamentar o sorteio. “Havia aqui uma expectativa, para não lhe dizer promessa, de se fazerem duas campanhas durante o ano. Uma seria na altura da Páscoa, outra na altura do Natal. Mas houve necessidade de regulamentar todo este sorteio, o que levou o seu tempo legal”, refere o vice-presidente.

Apesar do “atraso”, o autarca mostra-se confiante no sucesso da campanha de verão. “Estamos expectantes que corra bem mais esta campanha. Também é bom para animar o nosso comércio. O desejo é que corra bem, essencialmente para os comerciantes e para aqueles também que venham a ser agraciados com os prémios”, afirma.

No âmbito da iniciativa, cada estabelecimento aderente recebe gratuitamente 200 cupões. Por cada compra de valor igual ou superior a dez euros, o cliente recebe um cupão, até ao máximo de dez cupões por fatura.

Depois de preenchidos, os cupões devem ser depositados na tômbola instalada no Posto de Turismo de Elvas. Os sorteios realizam-se nos dias 30 de junho e 3 de agosto.

Cada premiado poderá utilizar até 25 vales de compras, no valor de 20 euros cada, no mesmo estabelecimento comercial, durante a campanha.