Skip to content

Gastronomia em debate no Alandroal: “Restaurante ao Vivo” junta chefs, produtores e empresários

A primeira edição de 2026 do “Restaurante ao Vivo” realiza-se esta segunda-feira, dia 29 de junho, no Castelo de Alandroal.

Esta iniciativa da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assenta num formato inovador de conferência, que reúne, num só palco, chefs, empresários, produtores, fornecedores e parceiros da cadeia de valor da gastronomia portuguesa.

De acordo com o Município de Alandroal, este será “um dia de imersão e partilha de experiências entre todos os participantes. Debatem-se desafios e refletem-se caminhos para o futuro da restauração. Valorizam-se espaços onde a gastronomia se possa afirmar como motor económico, social e cultural dos territórios”.

Mais do que uma mostra gastronómica, “este palco vivo celebra o setor e as pessoas que o constroem todos os dias, afirmando a restauração como um motor económico, social e cultural. É um espaço onde nascem ideias, parcerias e oportunidades que fortalecem os territórios”.

Ao longo da iniciativa, os participantes poderão acompanhar a preparação dos pratos e degustar o resultado deste encontro entre técnica, produto e sabor.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, refere que acolheu este evento com satisfação uma vez que se enquadra dentro das prioridades de desenvolvimento que sempre estabeleceu para o território, designadamente da afirmação do Alandroal como sinónimo de boa gastronomia e como oportunidade para os chefs locais e produtores locais trocarem experiências e promoverem os seus produtos. “A projeção e afirmação do concelho de Alandroal como uma montra viva de uma gastronomia autêntica e de qualidade, contribuindo para adinamização económica e para a valorização dos recursos, produtores e profissionais locais é um trabalho contínuo que exige diferentes momentos e diferentes palcos e este é, sem dúvida, um dos melhores”, assegura.

A abertura oficial do evento está marcada, esta segunda-feira, para as 10h30, com as participações, para além de João Grilo, de Carlos Moura, presidente da direção AHRESP, e de José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Compartilhe este artigo: