Gastronomia em debate no Alandroal: “Restaurante ao Vivo” junta chefs, produtores e empresários

A primeira edição de 2026 do “Restaurante ao Vivo” realiza-se esta segunda-feira, dia 29 de junho, no Castelo de Alandroal.

Esta iniciativa da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assenta num formato inovador de conferência, que reúne, num só palco, chefs, empresários, produtores, fornecedores e parceiros da cadeia de valor da gastronomia portuguesa.

De acordo com o Município de Alandroal, este será “um dia de imersão e partilha de experiências entre todos os participantes. Debatem-se desafios e refletem-se caminhos para o futuro da restauração. Valorizam-se espaços onde a gastronomia se possa afirmar como motor económico, social e cultural dos territórios”.

Mais do que uma mostra gastronómica, “este palco vivo celebra o setor e as pessoas que o constroem todos os dias, afirmando a restauração como um motor económico, social e cultural. É um espaço onde nascem ideias, parcerias e oportunidades que fortalecem os territórios”.

Ao longo da iniciativa, os participantes poderão acompanhar a preparação dos pratos e degustar o resultado deste encontro entre técnica, produto e sabor.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, refere que acolheu este evento com satisfação uma vez que se enquadra dentro das prioridades de desenvolvimento que sempre estabeleceu para o território, designadamente da afirmação do Alandroal como sinónimo de boa gastronomia e como oportunidade para os chefs locais e produtores locais trocarem experiências e promoverem os seus produtos. “A projeção e afirmação do concelho de Alandroal como uma montra viva de uma gastronomia autêntica e de qualidade, contribuindo para adinamização económica e para a valorização dos recursos, produtores e profissionais locais é um trabalho contínuo que exige diferentes momentos e diferentes palcos e este é, sem dúvida, um dos melhores”, assegura.

A abertura oficial do evento está marcada, esta segunda-feira, para as 10h30, com as participações, para além de João Grilo, de Carlos Moura, presidente da direção AHRESP, e de José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Continuar os desígnios do partido”: Luís Rosinha define prioridades na liderança do PS de Campo Maior

Luís Rosinha foi eleito, no passado dia 19 de junho, presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior do Partido Socialista (PS), na sequência do ato eleitoral realizado para a renovação dos órgãos locais do partido.

A eleição de Luís Rosinha representa uma nova etapa na vida da concelhia socialista campomaiorense, com o recém-eleito presidente a afirmar que a sua chegada à liderança do partido resulta de um percurso construído com consistência e proximidade aos militantes.

“Estas questões da nossa vida política são passos que vamos dando devido à consistência”, refere o também presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, revelando que durante algum tempo considerou a possibilidade de nunca vir a assumir a presidência da Comissão Política. No entanto, o incentivo recebido por parte dos militantes de base acabou por ser determinante para aceitar o desafio.

Luís Rosinha sucede no cargo a Jorge Grifo, a quem deixa palavras de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos à frente da estrutura local do PS. “É uma honra e uma grande responsabilidade seguir os passos do meu antecessor”, afirma.

O novo presidente da concelhia campomaiorense do PS destaca ainda o papel desempenhado por Jorge Grifo na transição da liderança da concelhia após a presidência do Comendador Rui Nabeiro, figura incontornável da história do PS em Campo Maior. “O anterior presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior era o saudoso Comendador Rui Nabeiro, de quem nós nunca, no Partido Socialista, nos podemos esquecer”, sublinha.

Entre as prioridades do novo mandato, Luís Rosinha aponta a defesa dos valores socialistas, o reforço do trabalho coletivo e a mobilização dos militantes. “É preciso continuarmos a defender aquilo que são os valores do nosso partido, com uma equipa de apoio muito forte e com os nossos militantes de base sempre na primeira linha”, afirma.

O autarca sublinha ainda os resultados eleitorais alcançados pelo PS em Campo Maior, que atribui ao empenho e à participação ativa da militância local. “Temos tido sempre bons resultados e boas eleições. É isso que queremos continuar a garantir”, comenta.

Luís Rosinha destaca igualmente a importância do trabalho articulado entre os vários órgãos do partido, nomeadamente o secretariado, a comissão política concelhia e a Federação Distrital de Portalegre, agora presidida por Tiago Teotónio Pereira.

“Temos aqui uma conjuntura para continuarmos aquilo que têm sido sempre os nossos desígnios, mas fundamentalmente os valores e a presença constante dos militantes do Partido Socialista no concelho”, conclui.

De recordar que, no mesmo ato em que Luís Rosinha foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior do PS, Anabela Carrilho foi eleita presidente da Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) de Campo Maior, assumindo a liderança da estrutura feminina socialista no concelho.

OMTL abre portas ao futuro: jovens de Elvas ganham experiência e bolsa no verão

O programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), promovido pela Câmara Municipal de Elvas, tem início esta segunda-feira, 29 de junho, e decorre até 4 de setembro, proporcionando a jovens do concelho uma experiência de ocupação durante o período de férias escolares.

Destinado a jovens, dos 15 aos 25 anos, inseridos no sistema de ensino ou em formação profissional, o programa permite a ocupação de quatro horas diárias ao longo de duas semanas, associada à atribuição de uma bolsa.

A iniciativa pretende, por um lado, incentivar o contacto com atividades profissionais enriquecedoras e, por outro, promover valores de convivência, companheirismo e cidadania ativa, com especial enfoque na importância do voluntariado.

Para além disso, o OMTL procura contribuir para o desenvolvimento de competências individuais, ajudando os participantes a descobrirem capacidades muitas vezes desconhecidas e a terem um primeiro contacto mais próximo com o mundo laboral, através de experiências práticas em diferentes áreas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, destaca a importância do programa no apoio à juventude e na criação de oportunidades durante o período de férias.

“A nossa missão foi nunca esquecer, evidentemente, aquilo que há necessidade de fazer pela nossa juventude. E aqui estamos nós, precisamente, num período de férias escolares com um programa para os ocupar. E ocupar com dois objetivos. Em primeiro lugar, para que eles se sintam úteis para a própria sociedade. E em segundo lugar, para que possam também ter um pequeno pé de meia para evitar andar a aborrecer os pais constantemente a pedir qualquer importância”, afirma.

O autarca sublinha ainda que os participantes são colocados em projetos de acordo com as suas preferências: “Cada um vai ser colocado no projeto que escolheu, na associação que gosta de trabalhar”, refere, acrescentando que a autarquia mantém este tipo de iniciativas há mais de 25 anos.

Rondão Almeida destaca ainda a relevância do programa no contexto regional, defendendo que Elvas “vê o futuro a dez, 15 e 20 anos à frente”, reforçando a aposta contínua em políticas de apoio à juventude e ocupação dos tempos livres.