Skip to content

Noite de São João em Arronches ao som de José Malhoa e muita Sardinha Assada

As Festas de São João em Arronches continuam a afirmar-se como um dos momentos mais altos do calendário cultural do concelho, atraindo locais e visitantes com um programa que alia a forte matriz popular ao dinamismo do tecido associativo.

Em entrevista, na noite de São João, o presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, sublinhou o esforço da autarquia em apresentar um cartaz diversificado e o orgulho no envolvimento da comunidade. “Tentamos que o programa de São João seja diversificado, com uma raiz muito popular acima de tudo e a verdade é a programação que é feita pela Câmara, mas também envolve as coletividades desportivas e culturais têm sempre aqui um papel muito importante, mostrando aquilo que são as suas atividades”, destacou o edil.

O autarca fez um balanço altamente positivo das iniciativas que já marcaram a edição deste ano, evidenciando o papel das associações locais que enriqueceram significativamente a programação. “Tivemos a Associação Ice Show com o espetáculo de patinagem, tivemos o Grupo Motar com o espetáculo de freestyle em mota, que também fez, atraiu muita gente e fez aí as delícias de muitas pessoas”, recordou.

Além disso, a tradição local na tauromaquia também esteve em forte destaque. “Arronches é conhecido por ser um concelho marcadamente taurino e aficionado, e portanto iniciámos logo as festas dia 9 com as largadas de touros. Tem sido ao longo destes dias um rol de atividades que nos tem preenchido aqui muito tempo e acima de tudo aquilo que o município pretende é que as pessoas estejam contentes, felizes e festejem o São João”, enfatizou João Crespo.

Como manda a tradição são joanina, a gastronomia assume um papel central na festa. “Não podia faltar a sardinha assada, como estamos aqui a ver hoje. Sardinha assada, vinho, a açorda, oferta do município e, portanto, é mais um motivo para virem até a Arronches e degustarem as sardinhas e festejar o São João connosco”, apontou o presidente.

Quando questionado sobre a logística desta grande operação gastronómica, o autarca revelou que as expectativas foram superadas. “Nós este ano comprámos 800 kg de sardinha. É um número que tem vindo a crescer porque temos tido cada vez mais adesão das pessoas, quer dos habitantes, quer de quem nos visita, de virem provar as sardinhas”, explicou. O sucesso tem sido evidente ao longo dos festejos: “Este ano foram 800 kg, pelo que sei estão a sair bem. Só ontem gastámos 100 kg, foram consumidos 100 kg de sardinhas só aqui no recinto (Jardim do Fosso), o que significa que tivemos muita gente e as sardinhas, acima de tudo, são do agrado de todos.”

Compartilhe este artigo: