130 ciclistas saem amanhã de Vendas Novas para a 39ª “Alentejana”

130 ciclistas de 19 equipas saem amanhã de Vendas Novas para a 39ª “Alentejana” que irá correr-se até domingo, 20 de março, com a chegada à Praça do Giraldo, em Évora.

A 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Delta Cafés irá percorrer 721,3 quilómetros com organização da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events.

A concentração do primeiro dia vai acontecer na Avenida da República, junto à Câmara
Municipal de Vendas Novas onde serão vistas as 19 equipas participantes na “Alentejana”. A etapa inaugural, com chegada a Sines, terá partida às 11h30. Neste dia inaugural vão ser percorridos 176,7 Km existindo Metas Volantes em Alcáçovas, Grândola e Santiago do Cacém. O final, na Rua da Reforma Agrária, em Sines, está previsto para pouco antes das 16 horas.

No dia 18, sexta-feira, a partida será dada junto aos Arcos da Amoreira em Elvas, na terceira etapa que termina em Castelo de Vide, representando regresso do ciclismo à nossa cidade, onde não se realizava uma partida ou chegada há quase 18 anos.

Morreu Serafim Carvão, o popular “Patilhas” da Terrugem

Serafim Carvão em 2019

Morreu Serafim Carvão, aos 86 anos, figura conhecida na Terrugem, onde na se destacava na distribuição de rebuçados aos presentes no sábado de Aleluias.

 

Serafim em cima da carrinha a distribuir rebuçados em 2018
Na noite de sábado para domingo de Páscoa, a tradição na Terrugem leva centenas de pessoas para a rua, muitos a tocar chocalhos, esperando pela meia noite quando são distribuídos muitos quilos de rebuçados, da Igreja, das colectividades, dos estabelecimentos comerciais e até de casas particulares.

O popular “Patilhas” foi proprietário do Café Central na aldeia da Terrugem.

Video de 2019

(Já com algumas limitações físicas, Serafim Carvão distribuiu um enorme saco de rebuçados)

Video de 2016

Grupo Vila Galé com descontos na BTL em Lisboa

O grupo Vila Galé volta, este ano, a estar presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre desta quarta-feira até domingo. E, de 16 a 18 de março, vai ser possível fazer reservas nos 27 hotéis em Portugal aproveitando a campanha de descontos de março. Durante este mês, até dia 31, quem reservar alojamento para estadas até 31 de outubro, beneficia de reduções nos preços até 15%, seja para fazer uma escapadinha de Norte a Sul e na Madeira ou para marcar já as férias de verão.

Além de se poder reservar no stand da Vila Galé na BTL, as marcações no âmbito desta campanha poderão ser efetuadas no site da Vila Galé ou através do centro de atendimento, pelo email portugal.reservas@vilagale.com ou pelo telefone 212 460 650. Os descontos acumulam com as condições do clube de fidelização da Vila Galé, que atribui ainda mais 10% de desconto aos seus membros. Para aderir, basta preencher o formulário no site e é possível aproveitar desde logo todos os benefícios.

stand do grupo Vila Galé na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa será o 3B13, no pavilhão 3 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. O evento é dedicado a profissionais de 16 a 18 e abre ao público de 18 a 20 de março, dias em que o grupo vai realizar uma ativação de marca que dará prémios como vales de desconto para experiências gastronómicas ou nos Satsanga Spa & Wellness dos hotéis Vila Galé.

Na BTL, a Vila Galé dará a conhecer os novos projetos em curso como o Vila Galé Alagoas, um resort all inclusive no Brasil, que abrirá em junho, ou os futuros hotéis Vila Galé Collection São Miguel, nos Açores, Vila Galé Collection TomarVila Galé Nep Kids (Beja) e Vila Galé Monte da Faleira (Beja), todos com inauguração prevista para julho de 2023.

A pensar nos mais novos, há também animação protagonizada pela mascote dos kids clubs dos hotéis Vila Galé, o NEP, com jogos e ofertas para as crianças. Em destaque estão ainda os vinhos e azeites Santa Vitória (Alentejo) e Val Moreira (Douro), pertencentes ao grupo hoteleiro português.

Volta ao Alentejo Delta Cafés esta quarta-feira em Montemor

A Volta ao Alentejo Delta Cafés, em bicicleta, regressa este ano à data em que tradicionalmente é realizada, coincidindo com o início da estação florida, com o pelotão da “Alentejana” a antecipar a Primavera. A competição, uma das mais carismáticas em Portugal, acontece entre os próximos dias 16 e 20, de quarta-feira a domingo.

A 39ª edição é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. Ao longo de cinco dias, com partida em Vendas Novas, na quarta-feira, dia 16, e chegada a Évora no domingo, dia 20, a Volta ao Alentejo Delta Cafés vai percorrer 724 quilómetros.

Portugueses e espanhóis têm repartido a maior parte dos triunfos, mas o último vencedor foi o uruguaio Maurício Moreira (Efapel).

O concelho de Montemor-o-Novo é brindado com a passagem da “Alentejana” logo nos primeiros quilómetros da primeira etapa, esta quarta-feira, dia 16, entre as 11.45 e as 12.40 horas, com passagens dos ciclistas por Silveiras às 11.47 horas, Montemor-o-Novo às 12.05 horas, Escoural às 12.26 horas e Casa Branca às 12.32 horas.

Caravana elvense traz 29 refugiados ucranianos para Portugal e Espanha

Os voluntários elvenses estão já de regresso a Portugal, vindos de Varsóvia, na Polónia, onde foram entregar os bens recolhidos em Elvas, assim como resgatar quase três dezenas de refugiados.

Às 17 horas desta terça-feira, 15 de março, ainda sem ter almoçado, o grupo, a bordo das seis carrinhas, já estava a caminho do nosso país, a atravessar a fronteira da Alemanha, de acordo com Luís Rodrigues.

Já Rui Cambóias conta que a entrega dos bens, para além de ser feita em momentos “de angústia e stress”, tendo em conta o sofrimento em que se encontram estas pessoas, no centro de refugiados, revestiu-se, por outro lado, para a comitiva, “de uma grande satisfação”. Para as mulheres ucranianas, sobretudo, o momento é de grande ansiedade, resultando num “misto de emoções”, uma vez que se estão, por um lado, “a afastar-se dos maridos”, mas “a colocar os filhos a salvo”, por outro.

Neste centro, revela Luís Rodrigues, foram encontrar apenas outros grupos portugueses a fazerem o mesmo que eles. “Estavam só portugueses a recolher refugiados. Estava um autocarro da Maia, para trazer mais de 40 pessoas, estavam as nossas seis carrinhas, e mais dois portugueses, ali «despernados», também a tentar trazer gente”, explica.

Ao todo, vêm para Portugal, com a comitiva elvense, 29 pessoas – dois homens, 13 mulheres e 14 crianças, incluindo duas com menos de dois anos, e quatro animais (três gatos e um cão). Para além de uma família de nove pessoas, que ficará em Elvas, a comitiva traz ainda refugiados que irá deixar em Coimbra, Figueira da Foz e em Espanha.

A comitiva deverá chegar entre quinta e sexta-feira a Elvas.

Câmara de Arronches atribui moradias de arrendamento apoiado

A Câmara Municipal de Arronches deliberou abrir o procedimento para ocupação dos lotes de habitação social edificados no Loteamento de São Bento, em Mosteiros, na reunião do seu executivo nesta segunda-feira, dia 14, no salão nobre dos Paços do Concelho. Assim, o destaque desta sessão foi a deliberação da abertura de procedimento para atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado, no caso para a ocupação de um lote tipologia T3 e quatro lotes tipologia T2, edificados no Loteamento de São Bento, na freguesia de Mosteiros.

A sessão iniciou-se com a hasta pública para alienação de cinco lotes de terreno, do loteamento da Caleja de Santo António, em Arronches tendo sido adquirido pelos interessados um dos lotes em questão.

O Município aprovou a atribuição de um subsídio ao Agrupamento de Escolas de Arronches, para que a instituição de ensino possa dar seguimento ao Projeto Cultural de Escola, integrado no Plano Nacional das Artes, criado pelo Ministério da Educação e da Cultura. Na sessão, foram deferidas 18 renovações e cinco novas concessões do Cartão Municipal do Idoso.

Câmara de Portalegre canaliza 282 mil euros para os bombeiros

O contrato Programa de Apoio Financeiro, entre a Câmara Municipal de Portalegre e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre (AHBVP), e o Protocolo das Condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente foram assinados no passado dia 11 de março. O Contrato Programa de Apoio Financeiro aos Bombeiros Voluntários de Portalegre tem um apoio anual no valor de 210 mil euros, atribuído em prestações mensais, enquanto a comparticipação do Município, para as duas Equipas de Intervenção Permanente, é de 72 mil euros

Nesta assinatura, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que sublinhou que “a Associação Humanitária necessita do apoio do Município, sendo uma prioridade fundamental, em defesa das populações, e esse apoio nunca poderá ser posto em causa”. Sobre a segunda equipa de Intervenção Permanente, a presidente da Câmara Municipal referiu que “a criação desta equipa, de grande importância, vem complementar ainda mais o apoio do Município aos Bombeiros, sendo um reforço importante dos meios desta corporação”.

O presidente da Direção da AHBVP, Mota Lourenço, agradeceu ao Município e realçou a importância deste subsídio para a corporação, numa altura muito complicada e que se irá ainda agravar mais, com o aumento do preço dos combustíveis. Realçou também que o transporte de doentes nunca poderá ser posto em causa, e que tudo tem sido feito para não prejudicar a população de Portalegre.

Este apoio, enquadrado nas políticas autárquicas de subsídio à AHBVP, visa “o apoio à sua operacionalidade e realização das suas atividades ao nível da segurança, ordem pública e proteção civil na luta contra incêndios que, devido às insuficientes receitas próprias, é fundamental como garante de um melhor serviço em prol da população”.

O protocolo que define as condições de contratação e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) foi elaborado entre a Câmara Municipal de Portalegre, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre.

A criação de uma segunda EIP nos Bombeiros de Portalegre permite reforçar a capacidade operacional da corporação e assegurar em permanência o socorro às populações. Esta equipa é composta por cinco bombeiros profissionais, sendo os custos decorrentes da sua remuneração comparticipados em partes iguais pela ANPC e pela Câmara Municipal de Portalegre.

Câmara de Mora avança com plano de desenvolvimento estratégico

O Município de Mora procedeu ontem, 14 de março, à contratualização da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para elaboração e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico para o concelho de Mora.

Trata-se de um instrumento de gestão e planeamento que permitirá trabalhar estrategicamente o território, tendo como foco principal o futuro do concelho a nível económico. O Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Económico garante que, futuramente, o concelho possa beneficiar de recursos financeiros e investimentos do próximo quadro comunitário de apoio.

Segundo João Grilo, presidente da ADRAL, este é um passo importante para o Município de Mora, pois “é preciso conjugar aquilo que são as prioridades do executivo para o território, com as possibilidades que existem de financiamento ou de apoios. Sem um trabalho estruturado a esse nível torna-se mais difícil alcançar objetivos”.

“Este Plano de Desenvolvimento Estratégico é muito importante porque vai permitir perceber os pontos fortes e fracos, mostrando assim as nossas prioridades e preparar-nos para o futuro”, diz, por sua vez, Paula Chuço, a presidente da Câmara Municipal de Mora.

Prevê-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico esteja concluído no prazo de 11 meses e contará, obrigatoriamente, com a colaboração de diversas entidades e empresas do município.

Marvão e Valência de Alcântara têm agenda cultural transfronteiriça

As equipas de trabalho do Município de Marvão e do Ayuntamiento de Valência de Alcântara reuniram, no passado dia 11, com o intuito de retomar a sua agenda cultural transfronteiriça e iniciar a preparação de diversos eventos comuns, já agendados para este ano, nos dois concelhos raianos.

Para o dia 7 de maio (sábado), está marcado o Percurso do Contrabando do Café. Os caminhos sinuosos e deslumbrantes que envolvem a fronteira entre Portugal e Espanha, numa zona de extraordinária beleza natural e paisagística, vão voltar a ser percorridos pelos caminheiros, três anos depois da sua última edição, em homenagem aos antigos contrabandistas.

No dia seguinte, a 8 de maio, no edifício do Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional, na fronteira de Galegos, realiza-se do IV Abraço Solidário. Um evento que vai incluir uma caminhada até às pinturas rupestres de Porto Roque, uma conferência transfronteiriça e a apresentação da agenda de eventos para este ano.

Paralelamente a este evento, nesse mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, e o alcaide de Valência de Alcântara, Alberto Piris Guapo, vão assinar um protocolo de colaboração e promoção conjunta, para os eventos de Marvão e Valência de Alcântara.

Antes disso, a 5 de maio, os dois municípios assinalam, em Valência de Alcântara, o Dia da Língua e Cultura Portuguesa, cujo programa de atividades vai ser dado a conhecer mais tarde.

Uma das novidades desta agenda de eventos transfronteiriços, é a inclusão de Marvão na iniciativa “Pátios Contados”, um projeto cultural, dedicado à literatura popular e poesia, tem a sua sessão de encerramento a 26 de junho, no Jardim do Castelo.

No âmbito do Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, a 4 de agosto volta a realizar-se, junto à Ponte Quinhentista da Portagem, a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel I a Marvão. Posteriormente, no anfiteatro do Centro de Lazer, o público vai poder assistir a um espetáculo de teatro, dança e música de época.

As celebrações da Boda Régia voltam a Valência de Alcântara, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, com a presença de uma comitiva marvanense no torneio medieval e na recriação histórica do casamento real, celebrado em 1497, entre a Infanta D. Isabel, filha dos Reis Católicos, e o Rei de Portugal, D. Manuel I.

Federação dos Bombeiros do distrito reúne em Elvas na quinta-feira

O presidente da Assembleia Geral da Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre, Francisco Louro, convocou uma Assembleia Geral da Federação, marcada para a próxima quinta-feira, dia 17 de março, às 18 horas, nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Elvas.

Da ordem de trabalhos constam a apresentação e aprovação de relatório e contas de 2021; a apresentação da Avaliação PEM-INEM efetuada para o Distrito; e a elaboração e aprovação de posição conjunta das federadas, sobre proposta de mitigação do custo/receita das atividades de Transporte de Doentes Não Urgentes e PEM-INEM.

Secretário-geral da UGT esta quarta-feira em Elvas

Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, desloca-se, entre amanhã e quinta-feira, dias 16 e 17 de março, ao distrito de Portalegre, para uma série de encontros e reuniões com empresas e entidades da região.

Amanhã, pelas 9.30 horas, Carlos Silva é recebido em Ponte de Sor, pelo presidente da Câmara Municipal, Hugo Hilário. Segue-se, às 11 horas, uma visita ao Aeródromo.

Já pelas 15 horas, o secretário-geral da UGT visita a Transitex, na Plataforma Logística de Elvas. Às 17 horas visita as futuras instalações da Transportes Central Lafões, empresa suporte da Amazon, em Badajoz.

Na quinta-feira, pelas 11 horas, Carlos Silva visita, em Portalegre, a Transnil, sendo recebido, na Câmara Municipal, pela presidente Fermelinda Carvalho, às 15 horas. Ainda em Portalegre, é recebido pelo presidente do Politécnico, às 17 horas, para a formalização da revisão do protocolo existente entre o IPP e a UGT Portalegre.

Café Delta protagoniza filme espanhol da icónica série “Camera Café”

Reforçando a sua ligação ao mercado espanhol, a Delta Cafés, líder no seu segmento em Portugal e com forte presença em Espanha, é o café oficial do filme dirigido por Ernesto Sevilha e baseado na icónica série de humor “Camera Café”, que tem a grande estreia marcada no mercado Espanhol já a 25 de março.

Através desta parceria, a Delta Cafés revela a experiência que os seus consumidores vivem ao saborear um café Delta, posicionando-se enquanto marca que promove sensações únicas de bem-estar individual e social.

O filme, que estreia nas salas de cinema espanholas este mês, e que já tem trailer oficial, tem como protagonista o café, que em torno do mesmo e num tom cómico se desenrolará o enredo da história. A estreia contará com alguns dos atores que deram vida às personagens da série, como Arturo Valls, Carlos Chamarro, Ana Milan, Carolina Cerezuela, Esperanza Pedreño, Marta Belenguer, Alex O`Dogherty, Esperanza Elipe e Joaquín Reyes, aos quais se juntam outros nomes mais recentes, como Javier  Botet e Ingrid García-Jonsson e o streamer Ibai Llamos, que partilham emoções e histórias quotidianas através de um café Delta.

A Delta Cafés pretende através desta presença transmitir a importância de aproveitar a vida, através do humor, e mostrar como o café ajuda a partilhar o quotidiano dos personagens do escritório.

“Estamos orgulhosos de ser patrocinadores deste filme. A Delta Cafés representa o modo de vida espanhol que este filme personifica, a importância de aproveitar o dia a dia, a vida e o nosso quotidiano com humor e junto dos nossos colegas. A Delta Cafés pretende oferecer a melhor experiência de café no mercado espanhol”, sublinha Sandra Veludo, diretora de marketing dos Mercados Internacionais do Grupo Nabeiro.

A Delta Cafés já está presente no mercado espanhol há mais de 30 anos e conta atualmente com 15.000 pontos de venda.

Montemor-o-Novo na BTL em Lisboa

Entre os próximos dias 16 e 20, de quarta-feira a domingo, vai ter oportunidade de redescobrir Montemor-o-Novo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, o maior certame de Turismo do país.

No pavilhão da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Montemor vai dar a conhecer novos projetos e reforçar a promoção dos que já contam com atividade no concelho, são eles: Wine Roots, um projeto de animação turística a nascer no concelho, tendo como ponto de partida o vinho e a vinha como produto de excelência para vistas e experiencias únicas; Hotel do Sono, Sleep and Nature, uma unidade hoteleira que terá como objetivo o conforto e bem-estar aleados às terapias do tratamento do sono, motivo de estadia mais que válido para um bom descanso; Casa das Letras, um alojamento local diferenciador no concelho de Montemor onde os livros e a leitura são a base deste espaço acolhedor na vila de Cabrela; Burriscas – campismo rural indicado para quem gosta da calmaria do campo, mas que não quer perder a cidade e o castelo de vista.

Na BTL, também vão estar presentes as Filhoses de Cabrela, esta iguaria doce de qualidade única, vai ser o mote de apresentação e degustação no espaço do Município, vai ser uma delícia. Ludopólis – A Cidade da Diversão é o lugar onde, em família ou entre amigos, se podem experimentar muitas centenas de jogos e diversões para todos os gostos e idades. Conheça este novo projeto a partir de Cabrela. A Tia Dulce e a Padaria e Pastelaria Almodôvar também estarão presentes com produtos que os visitantes desta feira internacional irão ficar rendidos.

E por fim, os projetos municipais que não poderiam de deixar de estar presentes; por isso, vai ser apresentado o Roteiro Literário Levantado do Chão, onde se irá oferece aos visitantes os roteiros temáticos do projeto e ainda a Semana da Bolota, que está em destaque na próxima semana.

28º aniversário do Hospital de Santa Luzia celebrado com “esperança no futuro”

No dia em que o Hospital de Santa Luzia, de Elvas, celebra 28 anos desde que abriu as portas ao público, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Joaquim Araújo revelou hoje, 15 de março, ainda antes de partir o bolo de aniversário, que a ambição é fazer crescer esta unidade hospitalar, em termos de infraestrutura.

Joaquim Araújo espera ainda que se possa celebrar muitos mais anos deste hospital que, nas suas palavras, continua a ser muito importante na resposta, ao nível da saúde, na região. Garantindo que não haverá qualquer diminuição de valências, diz ser preciso fazer crescer o hospital e apostar na tecnologia para atrair profissionais, muitos, e tendo em conta a proximidade a Espanha, que podem vir mesmo do outro lado da fronteira.

Agradecendo aos profissionais do hospital, sobretudo pelo trabalho desenvolvido nos dois últimos anos, Joaquim Araújo garante ainda que a pandemia veio dar “lições importantes”, pelo que o futuro “é de esperança”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante que este “deveria ser um hospital de referência”, como foi até 2005, lembrando ainda o trabalho de João Carpinteiro e de Cavaco Silva, que permitiram a sua construção. O autarca recorda ainda o encerramento da maternidade e de várias valências, assegurando que a criação da ULSNA veio prejudicar, quer o hospital de Santa Luzia, quer o de Portalegre.

Com a abertura novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, Rondão Almeida fala ainda numa “morte antecipada” dos dois hospitais do distrito de Portalegre. Para o autarca,  Hospital de Santa Luzia, que, em tempos, tinha todas as condições, é agora um mero “centro de transferência de doentes” para outras unidades hospitalares.

Quanto ao aumento das infraestruturas do hospital de Santa Luzia, Rondão Almeida garante que já peca por tardia, esperando-se agora o novo quadro comunitário para avançar, mas na expectativa que a unidade hospitalar também possa crescer em termos de valências.

Nesta festa de aniversário esteve ainda o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que assegura que estes são 28 anos “de contacto com a população campomaiorense, elvense e de todos os outros concelhos ao redor, endereçando uma palavra aos profissionais de saúde. Não estando o hospital a funcionar em perfeitas condições, Rosinha espera que o futuro possa fazer-se de projetos em que os municípios se possam agregar ao Conselho de Administração da ULSNA.

Nesta cerimónia, para além dos presidentes das Câmaras de Elvas e Campo Maior, marcou presença ainda o presidente de Sousel, Manuel Valério, assim como muitos dos profissionais de saúde do hospital.

 

Zona Industrial de Arronches é uma das grandes apostas do município

O Município de Arronches tem vindo a apostar na Zona Industrial da vila, com o objetivo de que mais empresas ali se instalem, bem como sejam criados postos de trabalho, para que a população se fixe.

O ninho de empresas foi desenvolvido em duas fases, revela João Crespo, presidente da Câmara de Arronches, em que a primeira fase conta com seis espaços e a segunda com mais cinco armazéns a rondar os 150 e 170 m2, para mais empresas se instalarem, adiantando que, neste momento, “há ainda terrenos disponíveis, mas não são muitos”, porque segundo diz “há várias intenções de investimento, não só de empresários locais, mas da região, que querem instalar-se naquele local, havendo quatro ou cinco lotes disponíveis e aguardam candidaturas a fundos comunitários”.

A zoina industrial “não é muito grande”, explica o presidente da Câmara de Arronches, “não permite instalar uma empresa que crie 100 ou 200 postos de trabalho, porque depois não tinha mão de obra, mas também não é objetivo fazê-la crescer muito, é sim intenção que esta aumente de forma sustentada, que tenha atividade, se instalem empresas e de certa forma aumentem a empregabilidade no concelho, e que contribuam para a fixação da nossa população”.

Os lotes são vendidos por um “preço simbólico por 0.60 euros m2, para que a empresa, não tenha um custo muito significativo na compra do terreno, pelo este é um grande apoio que o município dá, mas queremos mais, na primeira fase há ainda instalações devolutas, mas sabemos que há interesse em que empresas em adquirir esses espaços”, remata João Crespo.

Zona Industrial de Arronches que tem merecido especial atenção por parte do município.

Varche e Calçadinha caminham na manhã de domingo

A Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço desafia todos a participar na caminhada do Dia do Pai e da Árvore.

A iniciativa decorre no próximo domingo, dia 20, com partida às 9.30 horas. Esta é uma atividade que tem dois pontos de encontro: um no Centro de Convívio da Calçadinha e outro no Centro Cultural de Varche. Depois, os dois grupos encontram-se na Aldeia da Cruz, para reforço alimentar e atividade de relaxamento.

A participação na caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição na Junta de Freguesia, ou através do número 969 527 080, até sexta-feira dia 18.

Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito reúne em Elvas

A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre realizou a sua Assembleia Geral ordinária no passado dia 13, domingo, em Elvas, na sede do Centro Artístico Elvense, uma vez que as obras da sede da banda não estão concluídas. Estiveram presentes as bandas de Elvas, Nisa, Alpalhão, Crato, Alter do Chão, Euterpe (Portalegre), Alegrete, Campo Maior, Sousel, Santo Amaro, Ponte de Sor e Galveias. Estiveram ausentes as filiadas de Castelo de Vide e Gavião.

Foi lida e aprovada a ata da reunião de 2021, e aprovados o Relatório de Atividades de 2021, a Conta de Gerência e o Relatório do Conselho Fiscal de 2021 e o Plano de Atividades para 2022. Este documento prima pela aposta nas três orquestras da Federação, bem como mais alguns projetos de formação como sejam workshops de clarinetes, flautas e oboé, o Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, que este ano deverá ser a 2 de julho, no Crato.

De momento, a Filarmónica Infantil do Norte Alentejano está em funcionamento com dois grupos territoriais, com a existência de ensaios em vários locais, e que culminará a sua atividade de ano letivo a 4 de junho com um encontro final, provavelmente em Ponte de Sor. A Orquestra de Sopros do Alto Alentejo é a nova aposta da Federação e encontra-se numa fase de apresentação da mesma junto das filiadas, com a realização de Residências Artísticas levadas a cabo pelo maestro convidado, José Miguel Rodrigues Vitória. Quanto à Filarmónica Sénior do Norte Alentejano está parada desde 4 de setembro, em virtude do maestro António Maria Charrinho ter deixado a sua direção musical; após a Páscoa, esta orquestra retoma a sua atividade sob a direção musical do jovem maestro Ricardo Godinho.

A Assembleia Geral terminou com um voto de reconhecimento pelo trabalho do ex-responsável pela Loja do Inatel de Portalegre, João Carlos Guedelha, e um voto de louvor ao falecido Manuel Francisco Grilo Paixão, por toda a dedicação em prol das bandas filarmónicas e da Federação, ao longo de mais de 20 anos. No final, a Direção da Banda 14 de Janeiro convidou os presentes a visitar as instalações da sede, já praticamente concluídas.

Joaquim Feijão eleito para o Conselho Geral da ANAFRE

O presidente da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, Joaquim Feijão, foi eleito para o Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias, no decorrer XVIII Congresso da ANAFRE, que se realizou ao longo do fim de semana passado, em Braga.

Neste congresso, sob o lema “Freguesias 20/30 Valorizar Portugal”, marcou ainda presença o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas.

Temas como as novas competências, a reorganização administrativa e o acesso a fundos comunitários estiveram em discussão, neste congresso, que reuniu cerca mil autarcas das juntas do país, incluindo as ilhas.

Borba presente nos cinco dias da BTL em Lisboa

A partir desta quarta-feira, 15 de março, e até domingo, dia 20, Borba está representada no Espaço Alentejo e Ribatejo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), promovendo e divulgando o que tem de melhor nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações.

As gentes, os vinhos, festas e grandes eventos, produtos de excelência ou o artesanato estão representados no balcão que pode encontrar logo na entrada no Pavilhão 1, onde está localizado o Alentejo e Ribatejo, na entrada da BTL.

Na quinta-feira, dia 17, pelas 13 horas, o Município de Borba faz a apresentação na BTL da Feira do Queijo 2022, um certame suspenso pela pandemia Covid-19, nos dois últimos anos, que agora regressa e a Rio de Moinhos, na Páscoa. O evento tem a duração de três dias e, para além da mostra e venda de produtos regionais, proporciona aos visitantes deliciosas experiências. Desde logo, as provas e a gastronomia, mas também as atividades de ar livre, como os passeios pedestres e BTT, a música e muita animação.

Durante os cinco dias da BTL, são sorteadas “experiências de Borba”, uma atividade só possível com a colaboração dos produtores locais (adegas, queijeiros e outros), restaurantes e agentes turísticos de Borba. Para a divulgação dos agentes turísticos, são estreados na BTL três novos guias de divulgação, para as unidades de enoturismo, alojamento e restauração do concelho.

IALBAX conquistou três pódios no fim de semana

A Associação Desportiva IALBAX participou, no passado domingo, dia 13 de março, em três provas diferentes.

Filipe Mota foi o primeiro classificado e Eduardo Lagareiro segundo, nos seus escalões, no Cross de Valdelacalzada, na distância de dez quilómetros.

Já em Vila Franca de Xira, Márcio Basílio representou a IALBAX na Corrida das Lezírias, terminando a prova de 15 quilómetros “com sucesso”.

Em Portalegre, nos Trilhos dos Reis, a IALBAX esteve representada por uma uma larga comitiva. De realçar o pódio de José Russo, nos 28 quilómetros, no escalão de M60. Participaram também nesta distância Ana Duarte, António Fé, António Velez, Luís Cordeiro, Nuno Caeiro, Marco Santos e Nuno Veiga.

Humberto Pestana participou na prova da distância Ultra de 45 quilómetros. Já no percurso curto, de 18 quilómetros, participaram Céu Cordeiro, Lina Comprido, Rita Magarreiro, Rui Morais, Francisco Nascimento, Jorge Martins, Ana Santos, Rui Capitão e Carmen Rato.

Já na caminhada participaram Céu Sapateiro, Manuel Guerrilhas, Celeste Guerrilhas, Mariana Mota, Paula Russo, Susana Ramalhete, Paulo Ramalhete e António Terrinca.

“Memorial do Convento” inspira teatro em Campo Maior

“Memorial do Convento” é a peça de teatro, inspirada na obra de José Saramago, que tem lugar esta quarta-feira, 16 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, às 15 horas.

O espetáculo, inserido na iniciativa “Março, Mês do Teatro”, promovida pelo Município de Campo Maior, destina-se ao público escolar.

Já na Polónia, comitiva elvense prepara-se para resgatar refugiados

As seis carrinhas de Elvas que saíram, no domingo, em direção a uma das fronteiras da Ucrânia chegaram ontem à noite, à Polónia, para fazer chegar os bens essenciais recolhidos na cidade, bem como para trazer, para Portugal, alguns refugiados.

Apesar do cansaço e do muito trânsito, sempre debaixo de chuva, que encontraram pela caminho, garante um dos voluntários, “chegaram bem”, por volta das 23.30 horas, depois de percorridos cerca de 2300 quilómetros. Luís Rodrigues adianta que foram recebidos em Varsóvia, por um português, que tem, naquela cidade, um restaurante, e que lhes serviu uma refeição já perto da meia-noite.

Ainda durante esta manhã, o grupo prevê fazer a entrega dos bens recolhidos em Elvas, depois de ontem não o terem conseguido fazer, bem como recolher os refugiados que estão previstos vir com a comitiva, para Portugal. Há referenciada uma família de oito pessoas que irá ficar na Figueira da Foz, sendo que, ao que tudo indica, para Elvas virão nove refugiados.

A viagem de regresso a Portugal tem início ainda hoje, ainda que, à partida, o grupo saiba que, e por experiência de outros voluntários, todo o processo , que ainda têm pela frente, com a recolha dos refugiados, seja algo moroso.

Luís Rodrigues agradece ainda os donativos que têm continuado a ser feitos e que, segundo revela, são importantes, tendo em conta que, pela frente, e no regresso a Portugal, numa viagem de dois, terão que alimentar as pessoas que trazem consigo. Todo o dinheiro que sobrar será entregue a essas pessoas ou a outros voluntários que queiram ir até à Polónia resgatar mais refugiados.

Quem quiser contribuir, poderá fazer o seu donativo para o seguinte IBAN: PT50 0033 0000 4565 8107 9690 5

CEN procura novos atletas para secção de atletismo

A secção de atletismo do Clube Elvense de Natação (CEN) pretende captar jovens atletas para a modalidade.

Nesse sentido, decorrem todas as segundas, quartas e quintas-feiras treinos no Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas, como nos referiu o responsável pela secção, Hugo Tavares (na foto): “quero relembrar os pais que o atletismo não se esgota na corrida. Temos várias vertentes, como o salto em comprimento e os lançamentos e queremos de futuro ter atletas a praticar estas vertentes”.

Para o primeiro treino não é necessária inscrição, uma vez que é necessário perceber “se as crianças têm vontade de regressar”. Hugo Tavares revela que a pandemia “tem condicionado um pouco os treinos mas o número de atletas tem-se mantido. Temos conseguido mantê-los motivados”.

Os treinos para as camadas mais jovens decorrem segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 18 e as 20 horas, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas. A secção de atletismo do Clube Elvense de Natação conta, atualmente, com 23 atletas.