Câmara de Portalegre canaliza 282 mil euros para os bombeiros

O contrato Programa de Apoio Financeiro, entre a Câmara Municipal de Portalegre e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre (AHBVP), e o Protocolo das Condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente foram assinados no passado dia 11 de março. O Contrato Programa de Apoio Financeiro aos Bombeiros Voluntários de Portalegre tem um apoio anual no valor de 210 mil euros, atribuído em prestações mensais, enquanto a comparticipação do Município, para as duas Equipas de Intervenção Permanente, é de 72 mil euros

Nesta assinatura, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que sublinhou que “a Associação Humanitária necessita do apoio do Município, sendo uma prioridade fundamental, em defesa das populações, e esse apoio nunca poderá ser posto em causa”. Sobre a segunda equipa de Intervenção Permanente, a presidente da Câmara Municipal referiu que “a criação desta equipa, de grande importância, vem complementar ainda mais o apoio do Município aos Bombeiros, sendo um reforço importante dos meios desta corporação”.

O presidente da Direção da AHBVP, Mota Lourenço, agradeceu ao Município e realçou a importância deste subsídio para a corporação, numa altura muito complicada e que se irá ainda agravar mais, com o aumento do preço dos combustíveis. Realçou também que o transporte de doentes nunca poderá ser posto em causa, e que tudo tem sido feito para não prejudicar a população de Portalegre.

Este apoio, enquadrado nas políticas autárquicas de subsídio à AHBVP, visa “o apoio à sua operacionalidade e realização das suas atividades ao nível da segurança, ordem pública e proteção civil na luta contra incêndios que, devido às insuficientes receitas próprias, é fundamental como garante de um melhor serviço em prol da população”.

O protocolo que define as condições de contratação e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) foi elaborado entre a Câmara Municipal de Portalegre, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre.

A criação de uma segunda EIP nos Bombeiros de Portalegre permite reforçar a capacidade operacional da corporação e assegurar em permanência o socorro às populações. Esta equipa é composta por cinco bombeiros profissionais, sendo os custos decorrentes da sua remuneração comparticipados em partes iguais pela ANPC e pela Câmara Municipal de Portalegre.