Câmara de Mora avança com plano de desenvolvimento estratégico

O Município de Mora procedeu ontem, 14 de março, à contratualização da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para elaboração e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico para o concelho de Mora.

Trata-se de um instrumento de gestão e planeamento que permitirá trabalhar estrategicamente o território, tendo como foco principal o futuro do concelho a nível económico. O Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Económico garante que, futuramente, o concelho possa beneficiar de recursos financeiros e investimentos do próximo quadro comunitário de apoio.

Segundo João Grilo, presidente da ADRAL, este é um passo importante para o Município de Mora, pois “é preciso conjugar aquilo que são as prioridades do executivo para o território, com as possibilidades que existem de financiamento ou de apoios. Sem um trabalho estruturado a esse nível torna-se mais difícil alcançar objetivos”.

“Este Plano de Desenvolvimento Estratégico é muito importante porque vai permitir perceber os pontos fortes e fracos, mostrando assim as nossas prioridades e preparar-nos para o futuro”, diz, por sua vez, Paula Chuço, a presidente da Câmara Municipal de Mora.

Prevê-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico esteja concluído no prazo de 11 meses e contará, obrigatoriamente, com a colaboração de diversas entidades e empresas do município.