Marvão e Valência de Alcântara têm agenda cultural transfronteiriça

As equipas de trabalho do Município de Marvão e do Ayuntamiento de Valência de Alcântara reuniram, no passado dia 11, com o intuito de retomar a sua agenda cultural transfronteiriça e iniciar a preparação de diversos eventos comuns, já agendados para este ano, nos dois concelhos raianos.

Para o dia 7 de maio (sábado), está marcado o Percurso do Contrabando do Café. Os caminhos sinuosos e deslumbrantes que envolvem a fronteira entre Portugal e Espanha, numa zona de extraordinária beleza natural e paisagística, vão voltar a ser percorridos pelos caminheiros, três anos depois da sua última edição, em homenagem aos antigos contrabandistas.

No dia seguinte, a 8 de maio, no edifício do Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional, na fronteira de Galegos, realiza-se do IV Abraço Solidário. Um evento que vai incluir uma caminhada até às pinturas rupestres de Porto Roque, uma conferência transfronteiriça e a apresentação da agenda de eventos para este ano.

Paralelamente a este evento, nesse mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, e o alcaide de Valência de Alcântara, Alberto Piris Guapo, vão assinar um protocolo de colaboração e promoção conjunta, para os eventos de Marvão e Valência de Alcântara.

Antes disso, a 5 de maio, os dois municípios assinalam, em Valência de Alcântara, o Dia da Língua e Cultura Portuguesa, cujo programa de atividades vai ser dado a conhecer mais tarde.

Uma das novidades desta agenda de eventos transfronteiriços, é a inclusão de Marvão na iniciativa “Pátios Contados”, um projeto cultural, dedicado à literatura popular e poesia, tem a sua sessão de encerramento a 26 de junho, no Jardim do Castelo.

No âmbito do Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, a 4 de agosto volta a realizar-se, junto à Ponte Quinhentista da Portagem, a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel I a Marvão. Posteriormente, no anfiteatro do Centro de Lazer, o público vai poder assistir a um espetáculo de teatro, dança e música de época.

As celebrações da Boda Régia voltam a Valência de Alcântara, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, com a presença de uma comitiva marvanense no torneio medieval e na recriação histórica do casamento real, celebrado em 1497, entre a Infanta D. Isabel, filha dos Reis Católicos, e o Rei de Portugal, D. Manuel I.