Já na Polónia, comitiva elvense prepara-se para resgatar refugiados

As seis carrinhas de Elvas que saíram, no domingo, em direção a uma das fronteiras da Ucrânia chegaram ontem à noite, à Polónia, para fazer chegar os bens essenciais recolhidos na cidade, bem como para trazer, para Portugal, alguns refugiados.

Apesar do cansaço e do muito trânsito, sempre debaixo de chuva, que encontraram pela caminho, garante um dos voluntários, “chegaram bem”, por volta das 23.30 horas, depois de percorridos cerca de 2300 quilómetros. Luís Rodrigues adianta que foram recebidos em Varsóvia, por um português, que tem, naquela cidade, um restaurante, e que lhes serviu uma refeição já perto da meia-noite.

Ainda durante esta manhã, o grupo prevê fazer a entrega dos bens recolhidos em Elvas, depois de ontem não o terem conseguido fazer, bem como recolher os refugiados que estão previstos vir com a comitiva, para Portugal. Há referenciada uma família de oito pessoas que irá ficar na Figueira da Foz, sendo que, ao que tudo indica, para Elvas virão nove refugiados.

A viagem de regresso a Portugal tem início ainda hoje, ainda que, à partida, o grupo saiba que, e por experiência de outros voluntários, todo o processo , que ainda têm pela frente, com a recolha dos refugiados, seja algo moroso.

Luís Rodrigues agradece ainda os donativos que têm continuado a ser feitos e que, segundo revela, são importantes, tendo em conta que, pela frente, e no regresso a Portugal, numa viagem de dois, terão que alimentar as pessoas que trazem consigo. Todo o dinheiro que sobrar será entregue a essas pessoas ou a outros voluntários que queiram ir até à Polónia resgatar mais refugiados.

Quem quiser contribuir, poderá fazer o seu donativo para o seguinte IBAN: PT50 0033 0000 4565 8107 9690 5