Redondo requalifica balizas nos espaços desportivos

As balizas instaladas nos equipamentos desportivos do concelho de Redondo foram certificadas, no seguimento de um processo complexo, desde a substituição das redes, apoios, pintura e fixação, com coordenação da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a colaboração das autarquias do distrito de Évora.

O Município de Redondo procedeu à reabilitação das balizas para se dar início a este processo, o qual foi concluído com sucesso e abrange o Pavilhão Desportivo Municipal de Redondo; Polidesportivo Municipal (Redondo); Minicampo Bairro António Festas (Redondo); Polidesportivo da Tapada (Redondo); Pavilhão Polivalente de Montoito; e Polidesportivo de Santa Susana. Apesar de não terem sido incluídas nesta certificação, as balizas do Polidesportivo do Freixo também foram reabilitadas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego, esta requalificação “permite cumprir as regras de segurança, com a substituição dos grampos de ferro por afixadores certificados, dotando estes equipamentos de condições de segurança para os utilizadores, nomeadamente as crianças e jovens que usufruem dos espaços desportivos”.

Vila Galé assinala Carnaval com alojamento, jantar e animação

Para festejar o Carnaval, a Vila Galé promete um programa cheio de animação.

Com preços desde 70€ por pessoa, a proposta pensada para aproveitar o Entrudo com muita folia inclui uma noite de alojamento em quarto duplo standard, com pequeno-almoço, jantar temático e festa de Carnaval com baile de máscaras e prémios para os melhores disfarces (na noite de segunda-feira, 28 de fevereiro).

Para quem queira participar apenas no jantar, o preço por pessoa é desde 30€, já com uma seleção de bebidas incluídas.

O programa está disponível em todos os hotéis do grupo em Portugal exceto Vila Galé Porto Ribeira, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Estoril, Vila Galé Náutico e Vila Galé Collection Praia.

Recorde-se que, nos hotéis Vila Galé, as crianças até aos 12 anos, quando alojadas no mesmo quarto e regime dos pais, são convidadas e não pagam. No caso do jantar temático de Carnaval, têm 50% de desconto.

Marcelo condena ataque da Rússia à Ucrânia “por violação flagrante do direito internacional”

Marcelo Rebelo de Sousa falou esta tarde de quinta-feira, 24  de fevereiro, ao país, a partir do Palácio de Belém, depois de ter recebido a embaixadora da Ucrânia em Portugal, realçando quatro aspetos sobre a situação que se vive na Ucrânia, depois dos ataques por parte da Rússia, que tiveram início esta madrugada.

O presidente da República português reiterou as declarações que tinha proferido esta manhã, condenando “veemente a atuação daa Federação Russa”, por “violação ostensiva e flagrante do direito internacional”, e ao mesmo tempo apoio a apelo do Secretário Geral da ONU, António Guterres, no sentido de haver uma cessação deste modo de atuação da Federação Russa.

Marcelo afirma que tem acompanhado, de forma atenta, a situação dos cidadãos portugueses que estão a sair ou já saíram do território ucraniano, destacando que o Embaixador de Portugal em Kiev foi o penúltimo a sair, tendo ficado oficiais para contactar e encaminhar portugueses. “Acompanhamos, e o senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros tem acompanhado, de forma particularmente atenta, mas o Governo e as autoridades em geral, a situação dos cidadãos portugueses, na grande maioria com dupla nacionalidade, cerca de 200, que estão a sair ou já saíram ou estão do território ucraniano”, afirmou. “Há uma parte pequena que não tem dupla nacionalidade, cerca de quatro dezenas, e depois a grande maioria tem dupla nacionalidade”(portuguesa e ucraniana).

Sobre o acompanhamento que está a ser dado no local a estes cidadãos, revelou que “Não só o embaixador português foi o penúltimo a sair de Kiev como ficaram oficiais portugueses para esse contacto e esse encaminhamento, que é difícil, atendendo ao escoamento das pessoas em direção à fronteira, dos portugueses que residiam ou se encontravam em território ucraniano”.

“Do mesmo modo, também o Governo português tem acompanhado a situação de turistas ucranianos, umas dezenas, que se encontravam e encontram em Portugal e precisam naturalmente de encontrar uma situação transitória, não podendo regressar ao seu país”, rematou Marcelo Rebelo de Sousa.

Ainda esta tarde o Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu, em sessão ordinária, tendo decidido, por unanimidade, dar parecer favorável às propostas do Governo para a participação das Forças Armadas Portuguesas no âmbito da NATO. Sobre este assunto o Presidente da República explica que se tratou de autorizar “a projeção, nos termos das missões da NATO, em território da NATO, numa função de dissuasão e, não de intervenção agressiva, obviamente, fora do território da NATO”.

“Esta projeção é muito significativa, uma vez que comporta a força dos Exército, da Força Aérea e da Armada o que mostra o empenho e solidariedade portuguesa, da forma como tem sido expressa, rematou o Presidente da República”.

Clube de Leitura de Monforte assinala oito anos

O Clube de Leitura de Monforte, um projeto idealizado e dinamizado pela Biblioteca Municipal de Monforte, celebrou os seus oito anos com diversas iniciativas em torno da vida e da obra de José Saramago, que decorreu no passado dia 21, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.

A iniciativa contou com as presenças da coordenadora, Vitória Medalhas, e dos membros residentes no concelho, três membros espanhóis, oriundos de Badajoz, e o vice-presidente e a vereadora do Município, Fernando Saião e Mariana Mota. Os três membros espanhóis – Carmen, Jesús e Paco – têm feito a ligação do Clube de Leitura com a Biblioteca Pública de Badajoz “Bartolomé J. Gallardo”, promovendo um intercâmbio cultural que se tem mantido regularmente desde a criação do clube monfortense.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O encontro iniciou-se com a visita a uma exposição temática sobre o escritor Nobel da Literatura, cedida pela Fundação José Saramago, e  a uma mostra de exemplares de obras que fazem parte do acervo da Biblioteca.

Após as intervenções de Vitória Medalhas e de Mariana Mota, onde foram realçadas as funções cultural e social do Clube de Leitura, os participantes assistiram à projeção do vídeo da leitura de um conto de Saramago feita pelo aluno do 4º ano, Santiago Marrucho, e que representou o 1º Ciclo do Concelho de Monforte no Concurso Nacional de Leitura 2021. Seguiu-se a projeção de uma retrospetiva fotográfica e documental focando os principais objetivos e diversas atividades mais relevantes desenvolvidas pelo clube ao longo da sua existência.

O programa incluiu ainda a realização das filmagens das leituras de trechos de obras do escritor por membros do Clube de Leitura de Monforte que vão servir para efetuar um trabalho audiovisual, a entregar na Fundação José Saramago, para utilizar no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor que se assinalam este ano. Antes de terminar este convívio, foi oferecido aos participantes um separador de livros assinalando a data do evento.

[/shc_shortcode]

Município de Vila Viçosa divulga apoios a empresas

O Município de Vila Viçosa, em parceria com o NERE – Associação Empresarial e com o apoio do Motor Social CLDS4g, sob o lema “Juntos Fazemos Melhor!”, realizou dois workshops, na passada terça-feira, dia 22, dedicados ao tema “Divulgação de apoios às empresas”.

A primeira sessão foi destinada a empresas de todos os setores de atividade e a segunda dirigida, em particular, aos setores da restauração, alojamento e turismo. Em conjunto contaram com a participação total de 22 empresários do concelho. Através destas iniciativas, a Câmara Municipal de Vila Viçosa pretende consolidar o seu apoio junto das empresas locais.

Carnaval em Évora envolve instituições educativas

A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com as instituições educativas do concelho, promove os festejos de Carnaval, que começaram esta quinta-feira, dia 27, e prosseguem amanhã e segunda-feira, dias 25 e 28 de fevereiro.

Com estas comemorações, pretende-se celebrar a diversão, a alegria e a esperança, sem esquecer a segurança e o respeito pelas normas sanitárias. Recorde-se que a autarquia eborense promove, há vários anos, o desfile de Carnaval com a participação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino do primeiro ciclo, bem como dos agentes da área social, para mostrarem os seus trabalhos e criatividade à comunidade em geral, animando as principais artérias do centro histórico.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Devido à situação de pandemia em curso nos últimos dois anos, assinalar e festejar o Carnaval requereu ajustes a novos formatos pelo que a Câmara Municipal de Évora promove, em 2022, apenas algumas atividades que incluem a realização de pequenos apontamentos de animação na proximidade das instituições educativas que aderiram à proposta.

Esta edição especial de Carnaval é descentralizada e tem como tema central o ambiente, em que o desafio lançado às instituições se focou na criação de adereços ou figurinos carnavalescos com recurso à reutilização de materiais, pela comunidade educativa, tendo por base a reflexão em torno das questões ambientais. Conta com a adesão de mais de 1600 participantes das instituições educativas do concelho e com o apoio das entidades seguintes: PSP, GNR, Agrupamentos de Escolas e Juntas e Uniões de Freguesias do concelho. Há ainda uma equipa de animação que vai circular pelos estabelecimentos educativos e que inclui os artistas SevenDixie, Rui (Neroca), Pitu (espetáculo), Miguel Bravo, AEC Dança, Gigabombos, Grupo Puf Tictá, Caça Sorrisos e Jorge Baião.

[/shc_shortcode]

Deliberações da reunião de câmara

A Câmara Municipal de Elvas deliberou ontem, quarta-feira, dia 23, notificar os concorrentes para se pronunciarem, em audiência prévia, sobre a provável deliberação de não adjudicação no âmbito do procedimento “Concurso Internacional de Prestação de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos no Município de Elvas”, depois de ter sido dado a conhecer o parecer jurídico. O ponto foi aprovado por maioria, com quatro votos a favor e duas abstenções, dos vereadores Cláudio Monteiro e Vitória Branco.

Os eleitos tomaram conhecimento da entrega dos pelouros por parte do vereador Cláudio Monteiro. Aprovada, por maioria, com quatro votos a favor, um contra (Cláudio Monteiro) e uma abstenção (Vitória Branco) a proposta de pedir parecer à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e à Associação Nacional de Municípios acerca da possibilidade/impossibilidade de regresso antecipado no âmbito do pedido de suspensão de mandato autárquico do vereador Nuno Mocinha, por 360 dias.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os restantes pontos foram aprovados por unanimidade.

Aprovada a I Revisão Orçamental, que irá ser submetida a aprovação da Assembleia Municipal. O Regulamento Municipal do Direito à Habitação do Município de Elvas, sendo agora submetido a discussão pública, pelo prazo de 30 dias. Aprovado também o pagamento de divida de forma faseada de refeições escolares.

O executivo aprovou a realização de Bailes de Carnaval no Coliseu Comentador Rondão Almeida nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro.

O programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, foi aprovado e contempla uma caminhada, palestra e oferta de flores, sob o mote “A importância da mulher no desporto e do desporto na mulher”.

A realização da 32ª Exposição Canina Internacional, a 7 de maio; a comemoração do Dia Mundial da Poesia, a 21 de março; a realização da Exposição Monográfica do Buldogue Francês, nos dia 26 e 27 de março; e a realização da 26ª edição do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, que vai contar com 9 jornadas, a ter início a 5 de março, foram também aprovadas.

Os eleitos aprovaram a realização dos eventos seguintes, nos próximos meses:

– Visitas guiadas teatralizadas ao Forte da Graça e Forte de Santa Luzia, em parceria com a Arkus;

– Visitas guiadas especiais ao Forte da Graça e Forte de Santa Luzia;

– Caminhadas pelo Património;

– Percursos pelo Património;

– Ciclo de Concertos “A Música Encanta o Património”.

Foi aprovada a nomeação do encarregado da proteção de dados do Município de Elvas, responsável pelo Sistema de Gestão Anti Suborno bem como do Sistema de Gestão da Qualidade do Balcão Único de Atendimento.

O executivo aprovou a proposta de protocolo a celebrar com a Fabrica da Paróquia do Salvador para a abertura ao público das Igrejas de Santa Maria de Alcáçova e de São Pedro.

A proposta de protocolo entre a Câmara e Municipal de Elvas e o Turismo de Portugal, I.P. foi também aprovada, tendo como objetivo de promover a formação de trabalhadores na área do turismo e de trabalhadores autárquicos.

Aprovadas as cedências seguintes:

– das piscinas municipais cobertas de Elvas aos Bombeiros Voluntários de Elvas;

– do Coliseu para a realização do Alentejo Music Festival, a 9, 10 e 11 de junho;

– transporte ao MTA de Elvas.

[/shc_shortcode]

Raquel Trabuco: espírito de campeã

A atleta elvense Raquel Trabuco ganhou a medalha de prata na prova Europeia de 3000 metros do Campeonato Europeu de Atletismo de Veteranos, em pista coberta (EMACI) disputada em Braga.

Há muito que a Raquel tem um autêntico espírito de campeã e tem vindo a realizar uma carreira de êxitos no Alentejo e Estremadura, sendo esta prova de maior importância dada a presença de atletas da Europa.

Parabéns à campeã e ao incansável senhor Manuel Trabuco.

 

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

MDM começa em Elvas preparação para Manifestação Nacional de Mulheres

No âmbito da preparação da Manifestação Nacional de Mulheres que se realizará no próximo dia 12 de Março em Lisboa, o núcleo de Portalegre do Movimento Democrático de Mulheres realizou esta quinta-feira, dia 24, uma ação junto ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O Movimento Democrático de Mulheres decidiu este ano dar destaque “a três temas centrais na manifestação de 12 de Março, por um lado a questão da violência, seguindo-se as condições laborais e as questões de acesso aos serviços de saúde”, como nos referiu Maria Teresa Neves (à direita na foto), dirigente nacional do MDM.

A dirigente refere que, nesta primeira sessão, decidiram pegar precisamente pela questão da saúde, uma vez que é preciso saber como ficaram, por exemplo, durante a pandemia, “os rastreios de cancro da mama e do colo do útero, como ficaram as aulas de preparação para o parto até ao acompanhamento das grávidas ou funcionamento das unidades de obstetrícia e ginecologia”, sublinhou.

Maria Teresa Neves destaca ainda “os 15 anos da aprovação da Interrupção Voluntária da Gravidez”, processo médico que, segundo a dirigente do MDM, “não é praticado no distrito de Portalegre, uma vez que todos os médicos são objetores de consciência”.

A sessão do núcleo de Portalegre do Movimento Democrático de Mulheres decorreu junto ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Identificados mais 40 casos de Covid-19 em Elvas

Elvas regista esta quinta-feira, 24 de fevereiro, 40 novos casos de Covid-19 e 37 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 126 casos de infeção, mais três do que ontem.

Desde o início da pandemia, em Elvas, já foram registados 40 óbitos, 5.862 casos positivos e 5.696 altas.

Terminal Rodoviário de Reguengos reabre a 1 de março

O Município de Reguengos de Monsaraz chegou a acordo com a Rodoviária do Alentejo para que seja reaberto o terminal rodoviário da cidade no dia 1 de março. Após várias reuniões entre as duas entidades, que decorreram nos últimos meses, ficou decidido que o terminal vai estar aberto de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h30, no período escolar, e das 7h30 às 18h no período não escolar.

Esta infraestrutura está encerrada há quase uma década, com os utentes a terem de esperar pelos autocarros de pé no exterior, suportando as condições climatéricas adversas que se verificam ao longo do ano e sem puderem utilizar as casas de banho. Com este acordo, a autarquia assegura que o Terminal Rodoviário de Reguengos de Monsaraz fica disponível para os munícipes, criando condições de comodidade para que as pessoas possam aguardar pelos autocarros no seu interior.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “esta foi a melhor solução encontrada para devolver o terminal rodoviário à população que tanto tem sido penalizada por não poder usufruir das instalações durante quase uma década”. A autarca afirma que “uma infraestrutura com a importância de um terminal rodoviário não pode estar fechada e após várias reuniões com a Rodoviária do Alentejo ficou decidido que a partir do próximo mês as pessoas já não terão de esperar pelos autocarros no seu exterior ao frio e à chuva”.[/shc_shortcode]

Mais 11.636 casos Covid e 19 óbitos em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira, 24 de fevereiro, mais 11.636 casos de Covid-19 e 19 óbitos associados à doença.

As três regiões com maior número de novos casos são: 3637 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 2574 no Centro e 2490 no Norte. As 19 mortes ocorreram seis em LVT, cinco no Norte, quatro no Algarve, três no Centro e uma na Madeira.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 9591 casos de recuperação no país. O número de casos ativos da doença subiu: hoje há 468.534, mais 2026 que ontem.

Em todo o território nacional, há 1560 doentes internados, menos 86 do que ontem, dos quais 106 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco face ao dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.941 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.231.075 casos de infeção e há registo de 2.741.600 doentes recuperados da doença.

Defesa Nacional aprova participação das Forças Armadas no âmbito da NATO

O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu, esta quinta-feira, 24 de fevereiro, em sessão ordinária, sob a presidência do Presidente da República, de forma a estar a par da situação na Ucrânia e de uma eventual participação de Forças Nacionais no âmbito da NATO.

Neste sentido, segundo pode ler-se num comunicado publicado na página da Presidência e com “o Conselho deu, por unanimidade, parecer favorável às propostas do Governo para a participação das Forças Armadas Portuguesas no âmbito da NATO, que se seguem: ativação da Very high readiness Joint Task Force (VJTF) e das Initial Follow-On Forces Group (IFFG) para eventual empenhamento nos planos de Resposta Graduada da NATO, assim como uma eventual antecipação do segundo para o primeiro semestre de projeção de uma companhia do Exército para a Roménia”.

O parecer favorável às propostas do Governo foi dado “com base na posição de princípio expressa pelos órgãos de soberania, nomeadamente o Presidente da República, o primeiro-ministro e pelo representante da Assembleia da República do principal partido da oposição, e atendendo à informação analisada”, lê-se ainda.

Portugal fica a aguardar agora um pedido formal da NATO para a participação de militares nacionais em missões da Aliança Atlântica.

Nuno Abelho expõe trabalhos de Polaroid e Cianotipia

Nuno Abelho (na foto) inaugura no próximo sábado, dia 26, às 16 horas, a exposição Luz Azul, no Museu Municipal de Fotografia de Elvas.

A mostra é composta “por trabalhos de fotografia, feitos a partir de uma Polaroid e de Cianotipia”, tal como nos referiu o autor.

“A Cianotipia é uma técnica que remonta ao século XIX, assumindo-se como um processo alternativo, sem utilização de máquina fotográfica. Esta técnica foi descoberta em 1842 por astrônomo inglês Sir John Herschel e utilizado, pela primeira vez, pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins”, referiu-nos.

Nuno Abelho retratou, sobretudo, “imagens do corpo humano e de alguns monumentos de Elvas e Évora”.

A mostra Luz Azul fica patente até dia 29 de Março no Museu Municipal de Fotografia de Elvas.

Jogadores do Extremadura em greve devido à falta de pagamento

Os jogadores do Extremadura Unión Deportiva, equipa de futebol de Almendralejo que está na I Divisão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), realizaram uma conferência de Imprensa, esta tarde, onde anunciaram que vão entrar em greve este fim de semana.

Esta assume-se como uma medida de protesto contra a constante falta de pagamento sofrida pelo plantel e, por isso, não jogarão este sábado, 26 de fevereiro, em Ferrol, frente Racing de Ferrol.

Esta será a segunda falta de comparência da equipa, nesta temporada, o que irá provocar a exclusão do clube da competição.

O Extremadura Unión Deportiva jogou há duas temporadas no futebol profissional espanhol (Smartbank League) e é herdeiro do histórico Club de Futebol Extremadura, que chegou a estar duas temporadas na primeira divisão espanhola na década de 90. Este clube encontra-se na mesma série do CD Badajoz, da 1ª RFEF.

Raquel Trabuco é vice-campeã europeia nos 3000 metros

Raquel Trabuco (na foto) sagrou-se esta quinta-feira, dia 24, vice-campeã europeia nos 3000 metros do Campeonato Europeu de Atletismo de Veteranos em pista coberta (EMACI).

Este, que para a atleta elvense, é o título mais importante da sua carreira, e que faz de si, na sua categoria, a segunda mulher mais rápida da Europa, representa todo o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.

Sem grande tempo para parar, dado que amanhã já começa a treinar para a próxima prova – o Campeonato do Alentejo, no sábado -, Raquel Trabuco, que representa atualmente o Beja Atlético Clube, quer aproveitar o resto do dia para desfrutar desta importante medalha de prata.

O Campeonato Europeu de Veteranos de Atletismo decorre até domingo, em Braga, e destina-se a atletas com mais de 35 anos de idade, separados por grupos de escalões a cada cinco anos.

Jornada do Critério Corta-Mato Paulo Guerra em Montemor

A sétima jornada do XXIII Critério de Corta-Mato Paulo Guerra realizou-se na tarde do passado sábado, dia 19, junto ao Parque de Exposições de Montemor-o-Novo.

A organização foi da Associação de Atletismo de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários (BV) de Montemor, com  o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. Numa bela tarde de atletismo, merecedora de aplauso pela forma como organização, atletas e treinadores respeitaram as indicações, permitindo com que todos os horários fossem cumpridos.

Em termos de atletas montemorenses ou que representam clubes do concelho de Montemor, destacam-se: Susana Espada (BV Montemor), 3.ª em Masters A Femininos; Maria Rodrigues (BV Montemor), 1.ª em Masters B Femininos; Mário Grilo (GD Diana), 1.º em Seniores Masculinos; Gonçalo Cardoso (CORK), 3.º em Seniores Masculinos; e Abílio Catarro (BV Montemor), 3.º em Masters C Masculinos.

A entrega de prémios contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, vereador do Pelouro do Desporto, António Pinto Xavier, representantes da Associação de Atletismo de Évora, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Relembramos que a classificação final do XXIII Critério de Corta-Mato Paulo Guerra é obtida pelo conjunto de resultados obtidos nas várias jornadas. Esta edição tem nove provas, tendo já havido em Borba, Mourão, Alcáçovas (Viana do Alentejo), Redondo, Évora, Reguengos de Monsaraz. Após Montemor, realizam-se ainda provas em Portel (5 de março) e Pavia, no concelho de Mora (26 de março).

Seca no Alentejo preocupa as três Distritais do PSD

A Comissão Política Distrital do PSD de Évora, numa iniciativa conjunta com as Distritais de Beja e Portalegre, reuniu, na APORMOR, em Montemor-o-Novo, nesta quarta-feira, dia 23. O encontro juntou agricultores dos três distritos de Alentejo e representantes de algumas associações do setor: Fenareg, Associação de Beneficiários da Barragem de Lucefecit, Apormor e Agricert.

No centro dos trabalhos, esteve a discussão da situação atual do mundo rural,” face ao momento de seca extrema que vivemos”, ouvindo “as preocupações e as críticas dos agricultores” e, sobretudo, “a falta de tomada de posição imediata perante uma calamidade que se agudiza a cada dia”, segundo os social-democratas.

As Distrital alentejanas do PSD defendem que “os agricultores reivindicam o planeamento estratégico dos recursos hídricos, precisamente para fazer face a períodos de seca, a valorização do setor primário como factor de desenvolvimento económico na região, do mundo rural e dos ecossistemas adjacentes, da interioridade e defesa das associações do setor como verdadeiros parceiros”.

Sónia Ramos, presidente da Distrital do PSD de Évora, “manifestou a sua total colaboração na defesa do mundo rural e dos seus protagonistas, no cumprimento das prioridades definidas no último ato eleitoral e que correspondem às bandeiras políticas do PSD no distrito e na região Alentejo”!. Foi ainda assumido “o compromisso de continuar a auscultação de todos quantos contribuem para o desenvolvimento do setor primário”.

Os social-democratas agradecem a Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, “o acolhimento da iniciativa”, que envolveu as Secções Concelhias do PSD de Évora e Montemor-o-Novo e dos respetivos presidentes, Henrique Sim-Sim e Joel Pedreirinho.

 

EuroBEC quer unir-se através de transporte público

Foto: Hoy

Elvas, Campo Maior e Badajoz querem estar unidas através de transporte público. Os três presidentes destes municípios, que integram a EuroBEC, pediram um estudo sobre mobilidade, para analisar se os cidadãos iriam utilizar este meio de transporte.

No caso de existir interesse, neste sentido, Rondão Almeida, Luís Rosinha e Ignacio Gargera apresentaram a possibilidade às empresas que cobrem as rotas entre Madrid e Lisboa, passando por Badajoz. Ignacio Gragera disse, em declarações ao jornal Hoy, que “podemos tentar ver se estão dispostos a prestar este serviço a determinadas horas, em princípio de manhã e à tarde”.

O alcaide de Badajoz considera improvável criar uma linha específica entre as três localidades, mas sim tratar-se de uma extensão de serviços, das linhas entre as duas capitais, portuguesa e espanhola, uma vez que tenham o estudo e conheçam as horas que teriam mais utilização. Será feita uma pesquisa de forma a auferir quais os motivos que levam as pessoas a deslocar-se entre as três localidades, e de que forma o fazem.

João Paulo Garrinhas, o novo coordenador da Eurocidade, é o responsável por este estudo de mobilidade.

Candidaturas abertas para estágios no Comité Económico e Social Europeu

Estão abertas candidaturas, até ao dia 31 de março, para estágios no Comité Económico Europeu. Trata-se de estágios com a duração de cinco meses, e vão decorrer entre 16 de setembro e 15 fevereiro 2023, em Bruxelas.

Estes estágios destinam-se a pessoas com uma “licenciatura completa, com pelo mesmos três anos, oriundos de qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia, embora exista um número limitado de vagas para nacionais de outros países, nas mais diversas áreas, que são muito transversais, e ser fluentes em, inglês ou francês, para além da língua materna”, como explica Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

“O Comité é um órgão consultivo da União Europeia, ou seja, a Comissão e Parlamento europeus consultam este órgão, nomeadamente em questões como economia, emprego, entre outros e este, é composto por elementos dos vários estados membros, representantes de empregadores, trabalhadores e grupos de áreas como agricultura, comércio, consumidores, entre outros, tendo várias unidades tão diversas como eventos protocolos, Relações Internacionais, transportes e energia, direito do trabalho, entre outros, daí as áreas para os candidatos serem muito transversais”, explica Ana Pereira.

Os estágios no Comité Económico e Social Europeu têm uma bolsa 1200 euros e são o tema em destaque esta semana, no “Espaço Europa”. Pode consultar mais informações sobre estes estágios, aqui.

Dois arguidos em buscas domiciliárias em Elvas

Duas buscas domiciliárias no centro histórico de Elvas, nomeadamente na Rua das Parreiras ao Colégio e na Rua dos Chilões, decorreram durante esta manhã de quinta-feira, 24 de fevereiro.

O objetivo destas buscas, cujo processo está centralizado no Comando Distrital da PSP de Santarém e ao qual a PSP de Elvas deu apoio, está relacionado com burlas Mbway.

Foi apreendida documentação variada, relacionada com este crime, sendo que duas pessoas, um homem e uma mulher, na casa dos 40 anos, foram constituídas arguidas.

EuroBEC reanimada com novos projetos

Os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e Campo Maior, José Rondão Almeida e Luís Rosinha, e o alcaide de Badajoz, Inacio Gragera, reuniram esta quarta-feira, dia 23, nos Paços do Concelho, em Elvas. A reunião começou com a tomada de posse do presidente da Câmara Municipal de Elvas, como presidente da EuroBEC, sucedendo a João Muacho, num mandato que se inicia a 1 de março e vai até 28 de fevereiro de 2023.

Os três autarcas estreiam-se nestas funções e foram acompanhados de técnicos que já fazem parte do projeto, tendo sido dado a conhecer, por João Paulo Garrinhas, o plano de ação a curto e médio prazo. Entre estas medidas, foram aprovadas a criação de uma sede física, tendo sido sugerido que a mesma possa funcionar nas instalações da IFEBA, em Badajoz, ou em alternativa, no Caia, em instalações do Município de Elvas, assim como a afetação de recursos humanos, dos três municípios, para realizar funções na sede, no âmbito do projeto, ficando a coordenação da mesma a cargo de João Paulo Garrinhas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Outro dos pontos em destaque foi a Plataforma Logística do Caia, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas manifestado a intenção de criar um parque empresarial na Herdade da Comenda, próxima do Caia, que permita a chegada de matérias-primas e o seu transporte. Por seu lado, Campo Maior vai contar com um Centro de Inteligência Competitiva que irá beneficiar toda a região.

Entre as medidas a implementar está a criação a figura do embaixador da Eurocidade, tendo sido decidido designar como embaixador o comendador Rui Nabeiro, reconhecendo o seu trabalho empresarial e social.

Os autarcas fizeram uma declaração de interesse conjunta para estabelecer como prioritário e de interesse para a EuroBEC, a instalação do Centro Ibérico de Energias Renováveis, na Estremadura espanhola, pelas mais-valias que representa para a região. Ficou ainda estabelecido que os autarcas vão reunir-se mensalmente, na primeira segunda-feira de cada mês, pelas 16 horas, na futura sede.

[/shc_shortcode]

GNR detém homem em Portalegre por manipular e viciar tacógrafo

Um homem, de 46 anos, foi detido esta quinta-feira, 23 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Trânsito (DT) de Portalegre, por manipulação e viciação do tacógrafo em veículo pesado de mercadorias, no concelho de Portalegre.

No decorrer de uma ação de fiscalização na Estrada Nacional (EN) 246, na localidade de São Tiago, os militares da Guarda apuraram que o veículo circulava com um dispositivo instalado no próprio tacógrafo, adulterando os dados de registo e originando desta forma uma notação técnica falsa.

O condutor do veículo foi detido pelo crime de falsificação de notação técnica, e o dispositivo utilizado foi apreendido.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Portalegre.

De recordar que o tacógrafo é um aparelho de controlo, destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores, o qual pode ser analógico ou digital, equipando em regra os veículos pesados de mercadorias e de passageiros em circulação, não só em território nacional, mas também em todo o território regulado por acordos multilaterais do Espaço Europeu.

A GNR relembra que, para além da gravidade criminal destes ilícitos, a manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário, introduzindo um elemento em violação das regras de segurança estabelecidas a nível europeu no que se refere aos limites de tempo de condução e períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos.

“O Elvas” joga em Sacavém no domingo às 15 horas

O jogo Sacavenense – “O Elvas, em atraso desde 16 de janeiro, referente à 12ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal, disputa-se neste domingo, 27 de fevereiro, às 15 horas, em Sacavém. O Sacavenense apresenta-se no quinto lugar com 23 pontos, enquanto os alentejanos estão no nono e penúltimo lugar com 16 pontos.

Neste domingo, é disputada a outra partida em atraso neste campeonato: nos Açores, o Ideal recebe o Pêro Pinheiro, num desafio de importância decisiva para a equipa do concelho de Sintra, com vista à luta pela subida.

A Rádio ELVAS, no domingo, entre as 14 e as 18 horas, apresenta um espaço de informação desportiva, onde salientamos o relato e reportagem da deslocação de “O Elvas” a Sacavém, numa emissão com Carlos Falcato e António Ferreira Góis.

Mais 17 casos de Covid-19 reportados em Campo Maior

Campo Maior regista esta quinta-feira, 24 de fevereiro, 17 novos casos de Covid-19, assim como 14 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 56 casos de infeção, mais três do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 2329 casos positivos, 15 óbitos e 2258 altas.

Estudantes de hotelaria e turismo de todo o país disputam Interescolas em Elvas

O Hotel Vila Galé, em Elvas, acolhe hoje um conjunto de provas no decorrer do 17º Interescolas, o mais importante concurso da rede de escolas do Turismo de Portugal, este ano organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

O concurso, que teve início ontem, na capital de distrito, e onde prossegue hoje, estende-se também, esta quinta-feira, 24 de fevereiro, a Elvas. A iniciativa, que acaba por ser “uma reunião de alunos”, das 12 escolas espalhadas de norte a sul país, coloca os jovens estudantes à prova, para tentarem vencer uma das 12 categorias a concurso e representar a Portugal, na final europeia, em Itália, explica a formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Lina Serra.

“Este ano, ficámos aqui em Elvas, no Hotel Vila Galé. Alguns dos concursos vão ser aqui e temos a outra metade a decorrer em Portalegre”, adianta a formadora, assegurando que “a ideia é dar a conhecer, todos os anos, a região da escola organizadora”. Enquanto decorrem alguns concursos, na unidade hoteleira, os restantes alunos aproveitam para conhecer, numa visita guiada, os principais pontos da cidade de Elvas. “Vamos por estes alunos, que vêm do Porto, de Coimbra, de Vila Real de Santo António, enfim, do país inteiro, a conhecer Elvas, a região, a desfrutar, a aprender e a trocar experiências”, acrescenta.

As 12 categorias a concurso são Bar, Barista, Cozinheiro Aprendiz, Decathlon, Turismo, Alojamento Hoteleiro, Gestão Hoteleira, Pasteleiro Júnior, Taça Joaquim Janeiro, Escanção, Empreendedorismo e Cozinheiro Vegetariano. “Há provas práticas e depois provas mais práticas em que, por exemplo, em Turismo, eles vão ter de fazer a apresentação de uma visita”, explica Lina Serra.

Este ano, da escola de Portalegre, encontram-se a concurso três alunos, sendo que, na edição passada, um dos estudantes da capital do Alto Alentejo, Benvindo Pires, esteve a representar Portugal na Estónia, na categoria de Barismo.

As finais europeias deste concurso Interescolas realizam-se, este ano, de 17 a 22 de outubro, em Senigallia, Itália.

Futebol e futsal têm 35 jogos na AF de Portalegre

Há 35 jogos em 13 provas de futebol e futsal, neste fim-de-semana, de sábado dia 26 e domingo 27 de fevereiro, no âmbito daa organização da Associação de Futebol (AF) de Portalegre. Em futebol, há 24 jogos em oito provas, ao passo o futsal tem 11 jogos em cinco provas.

O campeonato distrital de seniores de futebol, fase única, tem um jogo no domingo às 15 horas: Gafetense-Crato.

Na Taça da Associação de juniores de futebol, primeira fase, há duas partidas no sábado às 15 horas: “O Elvas”-Campomaiorense (Série A) e Estrela-Fronteirense (Série B).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro desafios no domingo às 10.30 horas: “O Elvas”-Castelo de Vide, Elétrico-Estrela, Nisa-Montargilense e Portalegrense-“Os Elvenses”.

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há cinco encontros no sábado às 10.30 horas: Campomaiorense-Fronteirense A, Crato-Portalegrense, Gavionenses-Elétrico, Estrela-“O Elvas” B e Fronteirense B-Nisa.

O campeonato distrital de infantis (sub-13) de futebol, fase única, tem três jogos no sábado: Elétrico-Crato (10 horas), Castelo de Vide-Portalegrense e Fronteirense-Campomaiorense (ambos às 10.30 horas).

No campeonato distrital de infantis (sub-12) de futebol, fase única, há quatro partidas no sábado: Campomaiorense-Portalegrense A, “O Elvas”-Estrela, Arronches-Nisa (todos às 10.30 horas) e “Os Elvenses-Gavionenses (11 horas).

O campeonato distrital de sub-11 de futebol, fase única, tem um desafio no sábado às 10 horas: “Os Elvenses”-Hispanolusa.

No campeonato distrital de sub-10 de futebol, primeira fase, há encontro jogos no sábado: Arenense-Campomaiorense, Portalegrense-Monfortense, Nisa-Castelo de Vide (todos às 10.30 horas) e Elétrico-Estrela (11.15 horas).

O campeonato distrital de seniores de futsal, primeira fase, tem cinco jogos no sábado: Belhó Raposeira-Degoladense (17 horas), Elétrico B-Casa do Benfica, Sousel-Arenense, Nisa-Esperança e Alter-Avisenses (todos às 18 horas).

Na Taça da Associação de seniores femininos de futsal, primeira fase, há duas partidas no domingo às 18.30 horas: Baronia-A Planície e CPT São Cristóvão-Avisenses.

O campeonato distrital de juniores de futsal, fase única, tem um desafio no domingo às 10.30 horas: Elétrico-Monfortense.

No campeonato distrital de juvenis de futsal, fase única, há dois encontros no sábado às 10.30 horas: Avisenses-Sousel e Alter-Elétrico.

O campeonato distrital de infantis de futsal, fase única, tem um jogo no sábado às 15 horas: Sousel-Elétrico B.

[/shc_shortcode]

Rastreio do Cancro da Mama em Nisa e Portalegre

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama da região Alentejo decorre durante este mês de fevereiro e próximo mês de março, às utentes da USF Nisa, Portalegre – USF Portus Alacer e USF Plátano.

O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas nos referidos centros de saúde, com idades compreendida entre 50 os 69 anos de idade, através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Simultaneamente, neste mês de fevereiro decorre o Rastreio Retinopatia Diabética, que também é gratuito, para os utentes inscritos nas Unidade de Saúde de Ponte de Sor e Montargil, Foral e de Mértola.

Rússia ataca Ucrânia e inicia conflito de proporções incalculáveis

Uma explosão, alegadamente em Kiev, esta madrugada (Foto de agência)

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou esta quinta-feira, de madrugada, uma operação militar na Ucrânia, para defender os separatistas “em Donbas”, no leste do país.

“Tomei a decisão por uma operação militar”, declarou Putin numa mensagem de televisão inesperada, pouco antes das 3 horas da madrugada. Na mensagem, o mandatário russo pediu aos militares ucranianos que “deponham as armas”. Putin garantiu ainda que o objetivo não é “a ocupação”, mas sim a “desmilitarização” da Ucrânia.

Portugal condena o ataque 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou esta operação militar da Rússia no leste da Ucrânia e publicou nota no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

“O Presidente da República, em consonância com o Governo, condena veementemente a flagrante violação do Direito Internacional pela Federação Russa e apoia a declaração do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressando total solidariedade com o Estado e o povo da Ucrânia”, lê-se na nota.

Conflito vivido por ucraniana residente em Elvas

Uma residente em Elvas, natural da Ucrânia, que não quis prestar declarações à Rádio ELVAS, por ter família dos dois lados da fronteira, entre a Ucrânia e a Rússia, comparando a proximidade destes dois países àquela que divide Elvas de Badajoz, e por não saber, ao certo, os motivos desta invasão, tem recebido vários vídeos dos ataques e do medo que se vive no seu país.

As televisões, quer russas, quer ucranianas, revela ainda, estiveram em silêncio, relativamente a este assunto, quase durante toda a noite.

Em lágrimas, esta mulher contou-nos ainda que tem procurado manter-se em contacto com os familiares, aguardando ainda respostas para o que se está a passar junto do Consulado da Ucrânia em Portugal.

Vila Viçosa assinala Carnaval com palco móvel

O Município de Vila Viçosa vai assinalar o Carnaval deste ano com um palco móvel que irá percorrer as principais ruas da vila.

Sendo assim, no domingo, dia 27, a partir das 15 horas, a animação fica a cargo de Edna Pimenta.

PSP detém suspeito de traficar droga e apreende heroína e cocaína

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas, através da Esquadra de Investigação Criminal, deteve na madrugada de ontem, 23 de fevereiro, em Elvas, um homem com 37 anos, suspeito do crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção, bem como a apreensão de elevadas quantidades de droga e armas, resulta de  um mandado de busca domiciliária, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há cerca de três meses.

Desta ação resultou a apreensão de 5530 doses individuais de heroína, 95 doses individuais de cocaína, uma pistola de calibre 7,65 milímetros, 11 munições de calibre 7,65 milímetros, um cartucho de calibre 12 GA, uma faca com a configuração de arma branca da classe A (skinner), 1350 euros em numerário, um telemóvel, uma balança de precisão, diversa documentação falsificada e diverso material para acondicionamento de produto estupefaciente.

O detido recolheu às celas de detenção, onde aguardará apresentação a primeiro Interrogatório Judicial, junto do Tribunal competente.