Seca no Alentejo preocupa as três Distritais do PSD

A Comissão Política Distrital do PSD de Évora, numa iniciativa conjunta com as Distritais de Beja e Portalegre, reuniu, na APORMOR, em Montemor-o-Novo, nesta quarta-feira, dia 23. O encontro juntou agricultores dos três distritos de Alentejo e representantes de algumas associações do setor: Fenareg, Associação de Beneficiários da Barragem de Lucefecit, Apormor e Agricert.

No centro dos trabalhos, esteve a discussão da situação atual do mundo rural,” face ao momento de seca extrema que vivemos”, ouvindo “as preocupações e as críticas dos agricultores” e, sobretudo, “a falta de tomada de posição imediata perante uma calamidade que se agudiza a cada dia”, segundo os social-democratas.

As Distrital alentejanas do PSD defendem que “os agricultores reivindicam o planeamento estratégico dos recursos hídricos, precisamente para fazer face a períodos de seca, a valorização do setor primário como factor de desenvolvimento económico na região, do mundo rural e dos ecossistemas adjacentes, da interioridade e defesa das associações do setor como verdadeiros parceiros”.

Sónia Ramos, presidente da Distrital do PSD de Évora, “manifestou a sua total colaboração na defesa do mundo rural e dos seus protagonistas, no cumprimento das prioridades definidas no último ato eleitoral e que correspondem às bandeiras políticas do PSD no distrito e na região Alentejo”!. Foi ainda assumido “o compromisso de continuar a auscultação de todos quantos contribuem para o desenvolvimento do setor primário”.

Os social-democratas agradecem a Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, “o acolhimento da iniciativa”, que envolveu as Secções Concelhias do PSD de Évora e Montemor-o-Novo e dos respetivos presidentes, Henrique Sim-Sim e Joel Pedreirinho.