EuroBEC reanimada com novos projetos

Os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e Campo Maior, José Rondão Almeida e Luís Rosinha, e o alcaide de Badajoz, Inacio Gragera, reuniram esta quarta-feira, dia 23, nos Paços do Concelho, em Elvas. A reunião começou com a tomada de posse do presidente da Câmara Municipal de Elvas, como presidente da EuroBEC, sucedendo a João Muacho, num mandato que se inicia a 1 de março e vai até 28 de fevereiro de 2023.

Os três autarcas estreiam-se nestas funções e foram acompanhados de técnicos que já fazem parte do projeto, tendo sido dado a conhecer, por João Paulo Garrinhas, o plano de ação a curto e médio prazo. Entre estas medidas, foram aprovadas a criação de uma sede física, tendo sido sugerido que a mesma possa funcionar nas instalações da IFEBA, em Badajoz, ou em alternativa, no Caia, em instalações do Município de Elvas, assim como a afetação de recursos humanos, dos três municípios, para realizar funções na sede, no âmbito do projeto, ficando a coordenação da mesma a cargo de João Paulo Garrinhas.

Outro dos pontos em destaque foi a Plataforma Logística do Caia, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas manifestado a intenção de criar um parque empresarial na Herdade da Comenda, próxima do Caia, que permita a chegada de matérias-primas e o seu transporte. Por seu lado, Campo Maior vai contar com um Centro de Inteligência Competitiva que irá beneficiar toda a região.

Entre as medidas a implementar está a criação a figura do embaixador da Eurocidade, tendo sido decidido designar como embaixador o comendador Rui Nabeiro, reconhecendo o seu trabalho empresarial e social.

Os autarcas fizeram uma declaração de interesse conjunta para estabelecer como prioritário e de interesse para a EuroBEC, a instalação do Centro Ibérico de Energias Renováveis, na Estremadura espanhola, pelas mais-valias que representa para a região. Ficou ainda estabelecido que os autarcas vão reunir-se mensalmente, na primeira segunda-feira de cada mês, pelas 16 horas, na futura sede.