Clube de Leitura de Monforte assinala oito anos

O Clube de Leitura de Monforte, um projeto idealizado e dinamizado pela Biblioteca Municipal de Monforte, celebrou os seus oito anos com diversas iniciativas em torno da vida e da obra de José Saramago, que decorreu no passado dia 21, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.

A iniciativa contou com as presenças da coordenadora, Vitória Medalhas, e dos membros residentes no concelho, três membros espanhóis, oriundos de Badajoz, e o vice-presidente e a vereadora do Município, Fernando Saião e Mariana Mota. Os três membros espanhóis – Carmen, Jesús e Paco – têm feito a ligação do Clube de Leitura com a Biblioteca Pública de Badajoz “Bartolomé J. Gallardo”, promovendo um intercâmbio cultural que se tem mantido regularmente desde a criação do clube monfortense.

O encontro iniciou-se com a visita a uma exposição temática sobre o escritor Nobel da Literatura, cedida pela Fundação José Saramago, e  a uma mostra de exemplares de obras que fazem parte do acervo da Biblioteca.

Após as intervenções de Vitória Medalhas e de Mariana Mota, onde foram realçadas as funções cultural e social do Clube de Leitura, os participantes assistiram à projeção do vídeo da leitura de um conto de Saramago feita pelo aluno do 4º ano, Santiago Marrucho, e que representou o 1º Ciclo do Concelho de Monforte no Concurso Nacional de Leitura 2021. Seguiu-se a projeção de uma retrospetiva fotográfica e documental focando os principais objetivos e diversas atividades mais relevantes desenvolvidas pelo clube ao longo da sua existência.

O programa incluiu ainda a realização das filmagens das leituras de trechos de obras do escritor por membros do Clube de Leitura de Monforte que vão servir para efetuar um trabalho audiovisual, a entregar na Fundação José Saramago, para utilizar no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor que se assinalam este ano. Antes de terminar este convívio, foi oferecido aos participantes um separador de livros assinalando a data do evento.