Federação Nacional de Xadrez pretende desenvolver a modalidade nas escolas

O Campeonato Nacional de Xadrez, em que cerca de 250 jovens disputam os lugares cimeiros termina amanhã, quinta-feira, 6 de abril, altura em que serão entregues os troféus aos vencedores.

Tendo em conta que a Federação Nacional da modalidade quer ver o número de praticantes aumentar, vai lançar um projeto, nas escolas denominado de “Portugal Joga Xadrez”, como revela Pedro Vinagre, membro da Federação, adiantando que tem dois objetivos fundamentais, por um lado a divulgação do xadrez como ferramenta pedagógica a nível escolar e, por outro, quantificar o número de pessoas que jogam xadrez, pelo que iremos propor às escolas, para que, através de um formador ensinem a modalidade”.

O objetivo passa por também “certificar as escolas para o ensino do xadrez através da Federação”. Pedro Vinagre acrescenta se pretende também que alguns alunos possam vir a ser federados.

Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas revela que este Campeonato decorrer em Elvas pode servir de “ponto de partida para o reinício da prática de xadrez, no concelho, porque há abertura para que a modalidade se instale, por exemplo numa escola, e estão reunidas as vontades para que seja uma realidade, num futuro próximo”.

Campeonato Nacional de Jovens, na modalidade de xadrez, que decorre em Elvas, até amanhã, podendo ser uma alavanca para o desenvolvimento da modalidade no concelho.