Estudantes de hotelaria e turismo de todo o país disputam Interescolas em Elvas

O Hotel Vila Galé, em Elvas, acolhe hoje um conjunto de provas no decorrer do 17º Interescolas, o mais importante concurso da rede de escolas do Turismo de Portugal, este ano organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

O concurso, que teve início ontem, na capital de distrito, e onde prossegue hoje, estende-se também, esta quinta-feira, 24 de fevereiro, a Elvas. A iniciativa, que acaba por ser “uma reunião de alunos”, das 12 escolas espalhadas de norte a sul país, coloca os jovens estudantes à prova, para tentarem vencer uma das 12 categorias a concurso e representar a Portugal, na final europeia, em Itália, explica a formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Lina Serra.

“Este ano, ficámos aqui em Elvas, no Hotel Vila Galé. Alguns dos concursos vão ser aqui e temos a outra metade a decorrer em Portalegre”, adianta a formadora, assegurando que “a ideia é dar a conhecer, todos os anos, a região da escola organizadora”. Enquanto decorrem alguns concursos, na unidade hoteleira, os restantes alunos aproveitam para conhecer, numa visita guiada, os principais pontos da cidade de Elvas. “Vamos por estes alunos, que vêm do Porto, de Coimbra, de Vila Real de Santo António, enfim, do país inteiro, a conhecer Elvas, a região, a desfrutar, a aprender e a trocar experiências”, acrescenta.

As 12 categorias a concurso são Bar, Barista, Cozinheiro Aprendiz, Decathlon, Turismo, Alojamento Hoteleiro, Gestão Hoteleira, Pasteleiro Júnior, Taça Joaquim Janeiro, Escanção, Empreendedorismo e Cozinheiro Vegetariano. “Há provas práticas e depois provas mais práticas em que, por exemplo, em Turismo, eles vão ter de fazer a apresentação de uma visita”, explica Lina Serra.

Este ano, da escola de Portalegre, encontram-se a concurso três alunos, sendo que, na edição passada, um dos estudantes da capital do Alto Alentejo, Benvindo Pires, esteve a representar Portugal na Estónia, na categoria de Barismo.

As finais europeias deste concurso Interescolas realizam-se, este ano, de 17 a 22 de outubro, em Senigallia, Itália.