Fortes de Elvas voltam a acolher visitas guiadas especiais

As visitas especiais aos dois fortes da cidade de Elvas, o da Graça e o de Santa Luzia, são retomadas já amanhã, dia 14 de maio.

De acordo com a vereadora Paula Calado, estas visitas são “bons eventos” e que só se realizam periodicamente “para se não banalizarem”. “São visitas mais prolongadas, com maior carga informativa também, por parte dos guias, que as realizam”, adianta a vereadora, assegurando que estas iniciativas têm sempre “muito sucesso”.

Mais que destinadas aos turistas, estas visitas especiais são direcionadas aos próprios elvenses. “Muitos desconhecem alguns pormenores e como estamos habituados a ver as coisas, praticamente, desde que nascemos, tomamo-las como adquiridas e, quem vem de fora, vem com uns olhos especiais”, lembra Paula Calado.

A vereadora diz ainda ser “impossível” participar em qualquer uma destas visitas sem “ficar a saber qualquer coisa que não se sabia antes”, para além de se visitarem locais, como as contraminas que, habitualmente, não estão abertas ao público e à circulação dos visitantes.

A primeira visita guiada especial acontece amanhã, 14 de maio, ao Forte de Santa Luzia. Segue-se, no dia 21 do mesmo mês, uma visita ao Forte da Graça. Já a 24 de setembro, o Forte da Graça volta a acolher a iniciativa, assim como o Forte de Santa Luzia, a 1 de outubro.