Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais em Orada

A Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais regressa este fim de semana, à Orada.

O evento começa com o passeio pedestre “As nossas Ervas”, este sábado, às 8.30 horas, junto à Igreja da Orada. Às 10 horas, abre o Mercado “Ervas & Companhia”, com animação para crianças. Meia hora depois, são inauguradas as exposições de fotografias antigas “De Sol a Sol” e “Moinhos do Guadiana”, promovidas pela “Memórias do Alentejo”, na Casa do Povo da Orada.

Pelas 11.30 horas decorre o Encontro de Produtores e Processadores de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) do projeto COOP4PAM (POCTEP). Às 15 horas, há torneio de sueca, com organização da Associação Jovem da Orada. Pelas 15.30 horas, é apresentado o “Guia de colheita sustentável de PAM silvestres”, pela a professora Orlanda Póvoa, da Escola Superior Agrária de Elvas. A partir das 17.30 horas, há prova de sopas tradicionais com os “Tomba Lombos”, de Redondo. Pelas 22.30 horas, atuam os Adiafa.

Amanhã, pelas 9 horas, há passeio de BTT, organizado pelo Clube 33CL Bike; pelas 10.30 horas decorre um peddy paper, promovido pelo CLDS de Borba; e às 11.30 horas há prova de vinhos, nas Adegas de Borba.

Durante a tarde, e a partir das 15 horas, há prova de chás pela aldeia de Orada; às 16 horas, um shoow cooking com o chef João Couto e, a partir das 18 horas, numa “tarde cultural”, atuam o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, Os Garridos e Grupo Coral Vila Morena de Grândola.