Carnaval em Évora envolve instituições educativas

A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com as instituições educativas do concelho, promove os festejos de Carnaval, que começaram esta quinta-feira, dia 27, e prosseguem amanhã e segunda-feira, dias 25 e 28 de fevereiro.

Com estas comemorações, pretende-se celebrar a diversão, a alegria e a esperança, sem esquecer a segurança e o respeito pelas normas sanitárias. Recorde-se que a autarquia eborense promove, há vários anos, o desfile de Carnaval com a participação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino do primeiro ciclo, bem como dos agentes da área social, para mostrarem os seus trabalhos e criatividade à comunidade em geral, animando as principais artérias do centro histórico.

Devido à situação de pandemia em curso nos últimos dois anos, assinalar e festejar o Carnaval requereu ajustes a novos formatos pelo que a Câmara Municipal de Évora promove, em 2022, apenas algumas atividades que incluem a realização de pequenos apontamentos de animação na proximidade das instituições educativas que aderiram à proposta.

Esta edição especial de Carnaval é descentralizada e tem como tema central o ambiente, em que o desafio lançado às instituições se focou na criação de adereços ou figurinos carnavalescos com recurso à reutilização de materiais, pela comunidade educativa, tendo por base a reflexão em torno das questões ambientais. Conta com a adesão de mais de 1600 participantes das instituições educativas do concelho e com o apoio das entidades seguintes: PSP, GNR, Agrupamentos de Escolas e Juntas e Uniões de Freguesias do concelho. Há ainda uma equipa de animação que vai circular pelos estabelecimentos educativos e que inclui os artistas SevenDixie, Rui (Neroca), Pitu (espetáculo), Miguel Bravo, AEC Dança, Gigabombos, Grupo Puf Tictá, Caça Sorrisos e Jorge Baião.