MDM começa em Elvas preparação para Manifestação Nacional de Mulheres

No âmbito da preparação da Manifestação Nacional de Mulheres que se realizará no próximo dia 12 de Março em Lisboa, o núcleo de Portalegre do Movimento Democrático de Mulheres realizou esta quinta-feira, dia 24, uma ação junto ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O Movimento Democrático de Mulheres decidiu este ano dar destaque “a três temas centrais na manifestação de 12 de Março, por um lado a questão da violência, seguindo-se as condições laborais e as questões de acesso aos serviços de saúde”, como nos referiu Maria Teresa Neves (à direita na foto), dirigente nacional do MDM.

A dirigente refere que, nesta primeira sessão, decidiram pegar precisamente pela questão da saúde, uma vez que é preciso saber como ficaram, por exemplo, durante a pandemia, “os rastreios de cancro da mama e do colo do útero, como ficaram as aulas de preparação para o parto até ao acompanhamento das grávidas ou funcionamento das unidades de obstetrícia e ginecologia”, sublinhou.

Maria Teresa Neves destaca ainda “os 15 anos da aprovação da Interrupção Voluntária da Gravidez”, processo médico que, segundo a dirigente do MDM, “não é praticado no distrito de Portalegre, uma vez que todos os médicos são objetores de consciência”.

A sessão do núcleo de Portalegre do Movimento Democrático de Mulheres decorreu junto ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.