Câmara ainda não votou regresso de Mocinha

O executivo elvense pediu pareceres sobre o regresso de Nuno Mocinha, sendo que, na reunião da Câmara de Elvas desta quarta-feira, 23 de fevereiro, não foi ainda votado o pedido de interrupção da suspensão do mandato do ex-presidente.

Segundo determinou o executivo, o regresso antecipado de Nuno Mocinha à Câmara Municipal de Elvas vai ser sujeito a pedidos de parecer à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O pedido de pareceres, a votação na reunião de Câmara, contou com o voto contra de Cláudio Monteiro, a abstenção de Vitória Branco e os votos a favor de Rondão Almeida, Anabela Cartas e Hermenegildo Rodrigues, eleitos pelo Movimento Cívico por Elvas e Paula Calado, eleita pela coligação PSD-CDS/PP. Tiago Afonso faltou à reunião.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Elvas tomou posse a 8 de outubro do ano passado, mas solicitou de imediato a suspensão de mandato por 360 dias, tendo sido substituído por Tiago Afonso que, tal como Cláudio Monteiro e Vitória Branco, recebeu pelouros do novo presidente Rondão Almeida.

Há duas semanas, Mocinha manifestou vontade de interromper a suspenso do mandato, em reunião plenária de Elvas do PS; antes disso, mas no mesmo dia, Cláudio Monteiro devolveu os pelouros que lhe tinham sido entregues por Rondão Almeida. Nessa reunião dos socialistas, ficou claro que Nuno Mocinha e Monteiro seriam a oposição no executivo camarário elvense.

Oficina da Flor: Festas do Povo têm nos jovens uma garantia de continuidade

A última edição das Festas do Povo realizou-se em agosto de 2015

15 de dezembro de 2021: uma data que ficará marcada na história de Campo Maior e na memória de cada um dos campomaiorenses, com a elevação das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A decisão foi tomada, no decorrer da 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, em Paris.

Realizadas pela última vez em agosto de 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico da vila, engalanadas com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária. E é isso, acima de tudo, que faz delas tão especiais.

Este, que foi um importante reconhecimento e que deixa a fasquia mais elevada, implica agora que a Câmara de Campo Maior, juntamente com a Associação das Festas do Povo, trace todo um trajeto, no qual se procure “incentivar as novas gerações”, para que, no final de contas, “não se deixe morrer esta tradição secular”. Quem o diz é a vereadora da Cultura, São Silveirinha.

A verdade é que, ainda antes do eclodir da pandemia, Campo Maior preparava-se para realizar mais uma edição das Festas do Povo. 29 de agosto a 6 de setembro de 2020: seria uma semana e um dia de festa e alegria, para os campomaiorenses, mas também para aqueles que, por esta ocasião, enchem as ruas da vila. A 25 de março, desse mesmo ano, Câmara e Associação anunciavam o adiamento das festas, para data incerta, ou não tivesse sido, por essa altura, declarado Estado de Emergência no país.

A continuidade do evento, não tem dúvidas a presidente da Associação das Festas, Vanda Portela, está assegurada, por mais que seja necessária “uma partilha de conhecimento” entre os mais velhos e os mais novos. E isso já está a ser feito, através daquilo a que, no Agrupamento de Escolas, chamaram de Oficina da Flor.

Vanda Portela é a principal responsável por ensinar os jovens a fazer flores de papel

Com o reconhecimento a uma tradição que tem passado de geração em geração, garante o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, é hora “de se começar a preparar o futuro”. Com este trabalho agora a ser desenvolvido com algumas turmas, quer-se mostrar aos alunos, acima de tudo, que as flores, as festas e o espírito de entreajuda que as caracteriza são “algo que lhes pertence”.

Para já, a Oficina da Flor envolve duas turmas PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), uma do PCA (Percursos Curriculares Alternativos), e outras duas de Ensino Especial. Mas este projeto já era para ter começado ainda antes do reconhecimento e da elevação das Festas do Povo a Património da Humanidade, de acordo com a técnica de intervenção local, Letícia Garcia. Com os atrasos provocados pela pandemia, mas entretanto estabelecida a parceria com a Associação das Festas do Povo, o trabalho, com estes alunos, na Oficina da Flor, tem vindo a ser desenvolvido desde o primeiro período letivo.

O projeto quer envolver, para além dos alunos, os seus pais e avós, por mais que, recorda Jaime Carmona, em tempos de pandemia, a escola tem estado muito fechada à comunidade.

José, Daran, Rodrigo, Tiago e David são apenas alguns dos exemplos, no seio de um conjunto de alunos que “não tem grande interesse” pelas atividades escolares, pelo que se procura transmitir, a estes jovens, nesta Oficina da Flor, e noutras disciplinas, alguns conhecimentos e ferramentas, que possam vir a ser úteis, através de atividades mais práticas.

Mas em Campo Maior já só se pensa na próxima edição das festas. São Silveirinha garante mesmo que a população “está sedenta” da realização daquele que é o maior ex-líbris festivo do concelho, por mais que ainda tenha de esperar até 2023. Com esta elevação, revela a vereadora, é agora preciso, entre outros, que se mantenha vivo o espírito de voluntariado que caracteriza as festas. Depois da conquista da classificação enquanto Património da Humanidade, há outro passo importante a dar: o da certificação da flor. Esta certificação servirá, sobretudo, para evitar cópias destas flores de papel, que são “únicas e genuínas”. Já para Vanda Portela, a elevação das festas a património da UNESCO acaba por ser como a abertura de “uma janela para o mundo”.

A Oficina da Flor envolve, para já, turmas PIEF, de PCA e de Ensino Especial

Prestes a ser inaugurada está a Casa das Flores que, na prática, será um Centro Interpretativo das Festas do Povo, um espaço que, segundo São Silveirinha, será “muito digno”. Com ele, quer-se, acima de tudo, potenciar ainda mais o turismo de Campo Maior, sendo este um lugar onde não faltarão atividades alusivas às festas. Com a Casa da Flor, Campo Maior fica com um equipamento capaz de mostrar a quem visita a vila, sempre que não há festas, aquilo que elas são.

Mas enquanto não houver festas, nem Centro Interpretativo inaugurado, os alunos, que frequantam a Oficina da Flor vão continuar a trabalhar… No final do ano letivo, a expectativa é que estes jovens façam, mesmo na escola, uma pequena rua, em jeito de amostra daquilo que são as Festas do Povo.

Os primeiros trabalhos, para realizar o certame, em 2023, já começaram. Contudo, é necessário voltar a contactar a população, lembra Vanda Portela, até porque as festas só acontecem quando o povo assim entende.

Em 2023, os campomaiorenses, ao que tudo indica, voltam a sacrificar as suas horas de descanso, agora com esta ajuda extra dos mais novos, para dar forma às flores e demais arranjos sem os quais Campo Maior não se poderia transformar, da noite para o dia, no mais belo dos jardins.

A reportagem, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo.

Desfile de comparsas no Domingo de Carnaval em Badajoz

O Carnaval de Badajoz regressa este ano às ruas da cidade pacense, após 2021 em que a Covid-19 deixou os foliões em casa.

Para o próximo dia 27, às 11 horas portuguesas, Domingo de Carnaval, a organização do evento anuncia a realização do “Grande Desfile de Comparsas”, grandes grupos de mascarados com trajes e coreografias iguais em todos os seus elementos.

O desfile alegórico começa na Avenida de Santa Marina (junto ao Rio Guadiana, na margem esquerda) e termina na Plaza de Dragones Hernán Cortés (na centro da cidade).

Rondão Almeida assume presidência da EuroBEC em março

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, é o novo presidente da Eurocidade EuroBEC Badajoz, Elvas e Campo Maior.

A informação foi avançada pelo próprio, no decorrer da reunião da Câmara de Elvas, desta quarta-feira, 23 de fevereiro.

Rondão Almeida segue-se na presidência da Eurocidade, a Francisco Fragoso, antigo presidente do Município de Badajoz, e a João Muacho, ex-presidente da Câmara de Campo Maior.

O autarca irá assumir o cargo já em março. Ao que tudo indica, a EuroBEC passa a ter uma sede, que ainda não tem localização definida, assim como três funcionários.

12 alunos de Évora avançam no Concurso Nacional de Leitura

Já são conhecidos os 12 alunos eborenses apurados na fase municipal do 15º Concurso Nacional de Leitura, realizada a 16 de fevereiro, por via digital, e que vão representar o concelho na fase intermunicipal, a 22 de abril, em Montemor-o-Novo.

Assim, realizaram a prova os 27 alunos apurados na fase de escola, não havendo nenhuma desistência. Passaram para a fase seguinte nove alunos do ensino básico: três de 1º ciclo, três de 2º ciclo e três de 3º ciclo. A prova incidiu sobre os seguintes livros: “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago; “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen; e “ Bichos”, de Miguel Torga.

Assim, vão estar presentes, na próxima fase, os nove alunos apurados na fase municipal e os três alunos do secundário, do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, que passaram diretamente por não terem tido opositores nesta fase. O júri do concurso foi composto Maria José Alves (coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Isabel Videira (presidente da Delegação Distrital da Associação de Solidariedade Social dos Professores de Évora) e Antonieta Félix (escritora e contadora de estórias).

Os alunos de 1º ciclo apurados são Álvaro Mendes, Maria Ana Matos e Dinis Guindácio; de 2º ciclo são Mariana Soares, Maria Leonor Murteira e Tomás Morgado; e do 3º ciclo foram apurados Mafalda Caraça, Miguel Cavalheiro e Margarida Pereira. A representar o ensino secundário, vão estar Margarida Gonçalves, Tânia Jerónimo e Beatriz Bacelar. A final nacional está prevista para 4 de junho.

Elvas encerra centro de vacinação no CNT este domingo

O centro de vacinação do concelho de Elvas, instalado no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), encerra já este domingo, dia 27 de fevereiro.

A informação foi avançada pelo vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, no decorrer da reunião do executivo, aberta ao público, na tarde desta quarta-feira, 23 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A vacinação contra a Covid-19 passa agora a ser feita no Centro de Saúde de Elvas.

De recordar que o CNT foi dotado e equipado para acolher este processo, que teve início a 9 de fevereiro de 2021, contando com dez gabinetes de vacinação e uma equipa de médicos e enfermeiros afetos à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), para além de bombeiros da corporação de Elvas e de pessoal dos quadros da Câmara Municipal e da Proteção Civil, contando igualmente com a colaboração da PSP.

Elvas com mais 27 casos de Covid-19 esta quarta-feira

Elvas regista esta quarta-feira, 23 de fevereiro, 27 novos casos de Covid-19 e 29 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 123 casos de infeção, menos dois do que ontem.

Desde o início da pandemia, em Elvas, já foram registados 40 óbitos, 5.822 casos positivos e 5.659 altas.

Ponta de flexa da Gruta do Escoural exposta em Montemor

A exposição temporária “Património Interativo” continua a decorrer no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo. Até abril, pode ver uma ponta de flexa com cerca de cinco mil anos.

Aproveitando a campanha de digitalização 3D de peças museológicas, executado pela Global Digital Heritage no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, foi criado um ciclo de exposições temporárias aliando o património histórico e cultural à tecnologia.

A exposição “Património Interativo” trouxe quatro peças, uma peça nova a cada trimestre durante um ano, ao Centro Interpretativo, sob o tema da Gruta do Escoural. Para além da peça “real”, a exposição incorpora ainda um holograma com a reconstrução virtual da peça, assim como uma impressão 3D com uma réplica da peça para promover o toque e a acessibilidade da exposição também a invisuais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste momento, está em exposição a última peça deste ciclo de exposições. Trata-se de uma Ponta de Flexa do Neolítico Final (cerca de 3000 anos antes de Cristo), de base côncava, associada aos enterramentos desta época, ocorridos no interior da Gruta do Escoural.

Esta exposição surgiu também com o objetivo de direcionar e convidar os visitantes e turistas, que se dirigem ao castelo, para os outros núcleos museológicos e patrimoniais do concelho, nomeadamente o Museu de Arqueologia do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural. A exposição está patente no Centro Interpretativo do Castelo até 10 de abril, de terça a domingo, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas.

[/shc_shortcode]

Torneio Cidade de Montemor-o-Novo teve 132 nadadores

A nona edição do torneio “Cidade de Montemor-o-Novo” teve lugar no passado domingo, dia 20, numa organização do Atlético Clube de Montemor-o-Novo, com o apoio do Município de Montemor, União de Freguesias de Vila Bispo e Silveiras e da Associação de Natação do Alentejo.

O Torneio contou com a participação de oito clubes: Atlético Clube de Montemor-o-Novo (ACM), Associação Cultural Recreativa Zona Azul de Beja, Grândola Sport Club, Aminata de Évora, Clube de Natação do Litoral Alentejano de Sines, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, GTSSCMM de Mora e Futebol Clube de Estremoz.

Estiveram em prova 132 nadadores, sendo que a maior representação pertenceu ao ACM, com 32 nadadores. Como destaques principais, salientamos os 43 lugares de pódio obtidos por nadadores do ACM, bem como o primeiro lugar na classificação coletiva.

Foram ainda batidos 47 recordes pessoais e um recorde de clube. Os nadadores estão de parabéns pelas suas prestações onde, mais uma vez, se demonstrou que o desenvolvimento da modalidade de natação em Montemor está no bom caminho, contando com o trabalho de base da Escola de Natação Municipal.

Portugal regista 13.158 novos casos de Covid-19 e 28 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 13.158 novos casos de Covid-19 e 28 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 14.500 casos de recuperação.

Esta quarta-feira, dia 23, em todo o território nacional, há 1646 doentes internados, menos 117, 101 em unidades de cuidados intensivos, menos dez em relação ao dia anterior.

Calendário da Igualdade destaca personalidades do concelho de Viana

O Calendário da Igualdade é uma iniciativa que pretende dar destaque a pessoas que se fixaram no concelho de Viana do Alentejo, conferindo-lhe riqueza multicultural, vindas de outros lugares e origens.

Luís Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, explica que este calendário pretende “fazer um elogio, ou dar uma recompensa”, a diversas entidades que promovam o concelho, dando “algum destaque a algumas atividades, que não são muito habituais serem feitas”, explica.

Este ano o município decidiu homenagear “pessoas estrangeiras que se vieram estabelecer no concelho, uns há mais tempo, outros há menos tempo, mas que aqui se estabeleceram e que estão a ajudar a desenvolver a nossa economia local”, revela o autarca.

Quanto às áreas profissionais destes 12 elementos, “são áreas diferentes, temos dois senhores que são padres, um senhor que tem uma exploração agro-alimentar, produtor de leite, temos uma rapariga que é filha dos donos do Intermarché, um músico, entre outras”.

O presidente deixa um agradecimento aos elementos que fazem parte do Calendário da Igualdade de 2022, “porque optaram por ficar no nosso concelho”, bem como “um reconhecimento em como nós os aceitámos como munícipes”, ainda que estas 12 pessoas “não tenham nascido aqui”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal.

Esta é uma iniciativa anual que pretende homenagear diversas entidades que têm um papel ativo no desenvolvimento do concelho.

Viana do Alentejo quer construir Extensão de Saúde em Alcáçovas

Na reunião pública da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, que decorreu no passado dia 18, foi prestada a informação do compromisso de fazer o projeto para a construção da Extensão de Saúde de Alcáçovas; só depois, haverá orçamento; trata-se de uma obra a ser executada pela Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Vai ser retomada, este ano, a Romaria a Cavalo entre a Moita e o Santuário de Nossa Senhora d’Aires; nesta altura, decorre o processo de reconhecimento do terreno e definição do trajeto; a romaria vai decorrer em moldes idênticos aos dos anos anteriores. Face ao agravamento da situação de seca em todo o território alentejano, o Município de Viana do Alentejo vai promover a realização de ações de sensibilização junto dos funcionários municipais e dos alunos das escolas do concelho para a importância da poupança de água.

O Município informou as associações desportivas do concelho que se encontra a decorrer o prazo de candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas; estão igualmente abertas candidaturas ao Plano Nacional do Desporto para Todos, informação igualmente dada às associações desportivas. O Município de Viana continua a preparar a criação do Gabinete de Apoio às Associações; independentemente desse projeto, a autarquia tem continuado a apoiar as associações do concelho.

Os serviços da Câmara Municipal de Viana do Alentejo efetuaram uma apreciação prévia ao projeto de reabilitação do Convento de Nossa Senhora da Esperança, cujo proprietário tenciona requalificar transformando-o em turismo rural.

Resíduos perigosos recolhidos em Borba até sábado

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos está disponível em Borba, no Largo da Fonte das Bicas, até ao próximo sábado, dia 26. Esta unidade é o mais recente serviço de recolha disponibilizado pela Gesamb, concebido com o propósito específico de recolher resíduos domésticos de elevado grau de contaminação e perigosidade.

Neste grupo, entre outros produtos, encontram-se os cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas e baterias. São objetos comuns, presentes na maioria das habitações, mas perigosos, quer para a saúde pública, quer para os recursos ambientais da região.

Desenvolvida de raiz e concebida pela Gesamb, a Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos funciona em regime itinerante, num serviço gratuito, que teve início em 2021 e retoma, agora em 2022, uma nova recolha pela região. Em Borba, os interessados podem efetuar a entrega dos resíduos até ao próximo sábado, dia 26, nos horários seguintes: até sexta-feira, das 11 às 14.30 horas e das 15.30 às 18.30 horas; e no sábado, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

“Brincar e Ser Ativo na Infância” no CCC com Carlos Neto

O especialista em temas sobre a infância, Carlos Neto, esteve esta terça-feira, 22 de fevereiro, no auditório do Centro de Ciência do Café (CCC), para falar sobre o tema “Brincar e ser ativo na Infância: as relações entre a família, a escola e a comunidade”.

Esta foi a segunda de três conferências promovidas pelo Coração Delta, associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, através dos serviços de Intervenção Precoce, Serviço de Apoio a Crianças e Jovens e CLDS 4G “Campo Maior Vila Solidária da Europa”, num ciclo dedicado à temática “A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança”.

Durante três horas, perante mais de uma centena de participantes em sala e muitos outros em streaming maioritariamente ligados aos setores do ensino e da pedagogia infantil, o professor Carlos Neto apresentou uma comunicação sobre os desafios que se colocam nos dias de hoje a professores, educadores e pais.

Este ciclo de conferências promovido pela associação Coração Delta vai culminar a 17 de março, de novo no auditório do CCC, com a abordagem do tema “A tecnologia e desenvolvimento”, a cargo de João Faria.

Alter do Chão tem Feira de São Marcos em abril

A Feira de São Marcos de 2022 vai realizar-se entre os dias 21 a 25 de abril (de quinta-feira ao feriado nacional de segunda-feira), em Alter do Chão.

Com anos de tradição, a Câmara Municipal de Alter do Chão já anunciou a data para esta festa, dedicada às tradições equestres e agropecuárias da região alterense. Esta feira vai ser ainda marcada pela presença da gastronomia e artesanato local, assim como o tradicional Leilão Anual da Coudelaria de Alter.

Em breve, o Município de Alter do Chão vai anunciar os nomes dos artistas que vão marcar presença na feira.

Secretária de Estado do Turismo em Portalegre esta quarta-feira

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, está de visita esta quarta-feira, 23 de fevereiro, a Portalegre.

Rita Marques começa pela visita ao Sanatório de Portalegre, a integrar na terceira fase do Revive, às 12 horas.

Pelas 14.30 horas, marca presença na sessão de abertura da 17ª edição do concurso InterEscolas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, seguindo-se, às 16.30 horas, uma visita às obras de requalificação do Museu das Tapeçarias Guy Fino.

A visita da secretária de Estado do Turismo a Portalegre é acompanhada por João Cavaleiro Ferreira e Diogo Serra, membros da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo.

Évora acolhe reunião do Parlamento Europeu dos Jovens

A segunda sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens em Portugal teve lugar entre os passados dias 17 e 20, em Évora. A cerimónia oficial decorreu no dia 20, no Palácio de D. Manuel, contando com cerca de 90 jovens participantes de dez nacionalidades diferentes, incluindo um grupo de jovens da Escola André de Gouveia que integram o projeto.

A Câmara Municipal de Évora associou-se, como Cidade Educadora, à realização desta iniciativa da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu Jovem, a qual mereceu atenção e apoio. “As políticas que envolvem a juventude são de grande relevância” para a autarquia, que aprovou recentemente o seu Plano Municipal para a Juventude e crê estar desta forma a contribuir para a formação integral de jovens responsáveis pela concretização do futuro europeu.

Através de técnicas de aprendizagem informal, assentes nos princípios e moldes do diálogo intercultural, durante quatro dias os jovens participantes, tiveram contacto com processos democráticos que influenciam os seus países, os seus concelhos e as suas vidas e vivenciaram uma experiência que lhe conferirá conhecimento e competências pessoais marcantes.

Desde 1987, o Parlamento Europeu dos Jovens apoia o desenvolvimento destes para a sua consciencialização política e responsabilização através do envolvimento no pensamento político e promoção de debates, experiências e culturas. Na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, agradeceu a escolha da cidade para este relevante evento em que é dada voz à juventude, deixando uma mensagem de confiança nas potencialidades das novas gerações e de incentivo ao envolvimento na condução do seu futuro, nomeadamente nas questões emergentes como sejam as alterações climáticas, a transição energética, entre outras.

Mais nove casos Covid registados em Campo Maior

Campo Maior regista esta quarta-feira, 23 de fevereiro, mais nove casos de Covid-19, bem como a recuperação de 14 doentes.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 53 casos de infeção, menos cinco do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.312 casos de infeção, 15 óbitos e 2.244 altas.

36 alunos e professores de cinco países em Vila Viçosa

Um grupo de 21 alunos e de 15 professores de Espanha, Croácia, Grécia, Polónia e Turquia, no âmbito do Projeto Life With Values, que faz parte do Programa ERASMUS+, foram recebidos, nesta segunda-feira, dia 21, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, no edifício dos Paços do Concelho calipolenses.

O Município considera que este tipo de projetos deve contar com o apoio da autarquia, não apenas pela sua importância, como também pela necessidade de criar novas oportunidades de proximidade com a sua comunidade escolar.

O ato contou com as presenças do diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa (AEVV), Rui Sá, de Ana Sofia Branco, da Direção do AEVV, Ana Sofia Branco, e da coordenadora ERASMUS+ em Portugal, Alexandrina Gonçalves.

Politécnicos e empresas reúnem em Portalegre para promover internacionalização

O Instituto Politécnico de Portalegre acolhe, entre amanhã, 24 de fevereiro, e sábado, dia 26, o 2º Encontro de Internacionalização de Empresas, que tem por objetivo reforçar e promover a correlação entre o Ensino Superior Politécnico Português e o tecido empresarial.

Este encontro, “o único realizado no Alentejo”, revela o pró-presidente do Empreendedorismo, Emprego e Valorização do Conhecimento, Artur Romão (na imagem), resulta de um projeto internacional, através do qual se pretende promover a internacionalização das empresas e dos politécnicos em quatro mercados de África – em Angola, Moçambique, Cabo Verde e Marrocos – e outros tantos da América do Sul – Brasil, Chile, Perú e Colômbia.

Neste projeto internacional, o Portugal Polytechnics International Network, participam praticamente todos os politécnicos do país, “desde o Minho ao Algarve”. Já no encontro, realizado em Portalegre, estas instituições de ensino superior têm a possibilidade de fornecer os seus contributos ao nível da investigação feita, para partilha de conhecimentos, com vista à internacionalização, quer dos próprios politécnicos, quer das empresas.

Para além de várias conferências, este encontro conta ainda com várias ações de networking e visitas a empresas da região (o programa completo para conhecer abaixo). Entre os temas em debate, estarão as “Iniciativas dos Politécnicos Mobilizadoras para a Internacionalização”, os “Desafios da Internacionalização na Transição para a Economia Verde”, os “Requisitos e Oportunidades na Internacionalização – Perspetivas dos Países de Acolhimento” e o “Processo de Internacionalização na 1ª Pessoa – Perspetivas de Empresas e Empresários”.

PROGRAMA

24 fev (quinta-feira) – Visitas e Conferência

14:00 | Receção aos Participantes | Campus Politécnico – BioBIP

14:30 | Visita à BioBIP e à Unidade de Investigação VALORIZA

15:30 | Visita a empresas da região | Selenis | Evertis | Evertis Recycling

17:30 | Quinta da Fonte Souto – Symington Family Estates

19:30 | Jantar Conferência | Restaurante Martinho
Nota de Boas Vindas – Fernando Rebola – Vice-Presidente IPPortalegre
Rui Moreira de Carvalho – Presidente da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique

25 fev (sexta-feira) – Conferência e Painéis

09:30 | Receção aos Participantes | Campus Politécnico – Auditório Francisco Tomatas – Edifício 1

10:00 | Abertura
Luís Loures – presidente do Instituto Politécnico de Portalegre
Fermelinda Carvalho – presidente da Câmara Municipal de Portalegre

10:15 | Painel 1 – Iniciativas dos Politécnicos Mobilizadoras para a Internacionalização
Armando Pires – presidente da EURASHE
Joaquim Mourato – coordenador do LinkMeUP
Fernando Teixeira – coordenador do Poliempreende
José Carlos Quadrado – coordenador do PPIN
Moderador: Gonçalo Justino – assessor do CCISP

11:00 | Pausa para café

11:15 | Painel 2 – Desafios da Internacionalização na Transição para a Economia Verde
Ricardo Campos – Fórum da Energia e Clima
Paula Francisco Coelho – secretária de Estado para o Ambiente de Angola*
João Martins – EDIA
Mariyana Shishkova – Universidade de Plovdiv, Bulgária
Dobri Dunchev – Universidade de Plovdiv, Bulgária
Moderador: Paulo Ferreira – pró-presidente IPPortalegre

12:15 | Painel 3 – Requisitos e Oportunidades na Internacionalização – Perspetivas dos Países de Acolhimento
Alfredo Gabriel Buza – ISCE de Luanda, Angola
Joaquim Dai – Asseco PST, Moçambique
Luciana Gomide – Diplomada do IPPortalegre, Brasil
Gabriela Tellez – Estudante no IPPortalegre, Colômbia*
Moderadora: Anabela Martins – Pró-Presidente IPBragança

13:00 | Almoço

14:30 | Painel 4 – Processo de Internacionalização na 1ª Pessoa – Perspetivas de Empresas e Empresários
Carlos Paiva – IMG
Filipe Pombeiro – NERBE
João Transmontano – Entogenex
Bernard Verguet – Nemotek
Miguel Goulão – Assimagra
João Azevedo Mendes – Symington Family Estates
Ricardo Jorge – Filstone
Miguel Ribeirinho – Delta Cafés
Moderador: João Carrega – diretor do Ensino Magazine

16:15 | Pausa para café

16:30 | Conferência Final
Pedro Dominguinhos – Presidente do CCISP

17:00 | Encerramento
Luís Loures – presidente do IPPortalegre
António Ceia da Silva – presidente da CCDR do Alentejo

26 fev (sábado) – Networking e Visitas
10:00 | Ações de Networking entre os Participantes – Visitas livres (em grupo) – Portalegre, Castelo de Vide/Marvão, Campo Maior/Elvas/Badajoz

*Participação remota

Sofia Liu regressa à Seleção Nacional Sub-15

A futebolista Sofia Liu, de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, foi novamente chamada para estágio da Seleção Nacional Sub-15 Feminina.

Sofia, desta vez, vai integrar o grupo que tem dois jogos de preparação frente à Bélgica, a disputar na Cidade do Futebol, no concelho de Oeiras.

O primeiro encontro disputa-se a 1 de março (terça-feira), às 17 horas, e o segundo no dia 3 (quinta-feira), às 13 horas.

Euromilhões com jackpot de 54 milhões no sorteio de sexta-feira

O sorteio de ontem, 23 de fevereiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que no sorteio da próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot de 54 milhões de euros.

O segundo prémio, de 184 mil euros, saiu a três jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, no valor de 43 mil, contemplou três apostadores, um deles em Portugal.

Já o quarto prémio, de 520 euros, saiu a 77 jogadores, dez deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 5, 9, 14, 26 e 32 e as estrelas 3 e 7.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais.

Literatura, teatro e Festas do Povo na cultura de Campo Maior

O Município de Campo Maior está a preparar, para os próximos meses, e se a pandemia o permitir, algumas iniciativas culturais, no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha adianta que o mês de março será dedicado ao teatro, “com espetáculos, em praticamente todos os fins de semana” e, em maio será dado destaque à literatura, com “uma feira do livro onde haverá um prémio literário”. Esta também a ser preparado “um evento, no verão, relacionado com as Festas do Povo”, revela ainda o presidente.

Ouguela também não fica de fora da programação cultural do município, pelo que, e sem revelar muito sobre a iniciativa, o presidente do município campomaiorense explica que “está a ser preparado um evento fantástico a ser feito no verão, e está a ser estudado, junto de uma associação, alguns momentos de recriação, nesta aldeia histórica”. Luís Rosinha considera que, “temos que olhar para Ouguela e sentir aquele respeito, como uma das maiores defesas militar, e Ouguela tem tudo, a paisagem natural, as pessoas fantásticas e particularidades únicas, pelo que o município vai continuar a fazer este trabalho”.

Município de Campo Maior que está a preparar diversas iniciativas culturais, no concelho, nas mais diversas áreas.

Três noites de folia e muita música no coliseu de Elvas

As celebrações deste ano do Carnaval vão decorrer, em Elvas, na sexta-feira, sábado e segunda, dias 25, 26 e 28 de fevereiro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Na sexta-feira, a festa será feita ao som da banda Chicago e do Dj Pekas, enquanto no sábado cabe a Swing Brasil e Deejay Sam animar o coliseu. Já na segunda-feira, véspera de Dia de Carnaval, será Oásis Trio e Dj Diazz quem irá fazer a festa.

Nos três dias, a animação tem início às 22 horas, terminando às quatro da manhã.

Já os grupos SevenDixie e Bomb’Alen vão animar os presentes no exterior do coliseu, com as suas sonoridades e ritmos animados. Também o grupo “Sou Filho Único” terá uma participação especial no evento.

Vila Galé de Elvas acolhe provas do concurso “Interescolas”

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre realiza esta quarta-feira, dia 23, a abertura oficial do Interescolas 2022, às 14.30 horas, no Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre.

Durante a cerimónia será feita a apresentação das comitivas e dos participantes na edição deste ano e o momento contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

O programa estende-se para o dia seguinte com a realização do concurso nas 12 categorias. Os desafios dividem-se entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e o Hotel Vila Galé, em Elvas.

Este concurso desafia os 130 alunos das escolas do Turismo de Portugal, a tentarem ser os melhores em qualquer uma das 12 categorias que constituem a iniciativa.