12 alunos de Évora avançam no Concurso Nacional de Leitura

Já são conhecidos os 12 alunos eborenses apurados na fase municipal do 15º Concurso Nacional de Leitura, realizada a 16 de fevereiro, por via digital, e que vão representar o concelho na fase intermunicipal, a 22 de abril, em Montemor-o-Novo.

Assim, realizaram a prova os 27 alunos apurados na fase de escola, não havendo nenhuma desistência. Passaram para a fase seguinte nove alunos do ensino básico: três de 1º ciclo, três de 2º ciclo e três de 3º ciclo. A prova incidiu sobre os seguintes livros: “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago; “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen; e “ Bichos”, de Miguel Torga.

Assim, vão estar presentes, na próxima fase, os nove alunos apurados na fase municipal e os três alunos do secundário, do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, que passaram diretamente por não terem tido opositores nesta fase. O júri do concurso foi composto Maria José Alves (coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Isabel Videira (presidente da Delegação Distrital da Associação de Solidariedade Social dos Professores de Évora) e Antonieta Félix (escritora e contadora de estórias).

Os alunos de 1º ciclo apurados são Álvaro Mendes, Maria Ana Matos e Dinis Guindácio; de 2º ciclo são Mariana Soares, Maria Leonor Murteira e Tomás Morgado; e do 3º ciclo foram apurados Mafalda Caraça, Miguel Cavalheiro e Margarida Pereira. A representar o ensino secundário, vão estar Margarida Gonçalves, Tânia Jerónimo e Beatriz Bacelar. A final nacional está prevista para 4 de junho.