Ponta de flexa da Gruta do Escoural exposta em Montemor

A exposição temporária “Património Interativo” continua a decorrer no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo. Até abril, pode ver uma ponta de flexa com cerca de cinco mil anos.

Aproveitando a campanha de digitalização 3D de peças museológicas, executado pela Global Digital Heritage no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, foi criado um ciclo de exposições temporárias aliando o património histórico e cultural à tecnologia.

A exposição “Património Interativo” trouxe quatro peças, uma peça nova a cada trimestre durante um ano, ao Centro Interpretativo, sob o tema da Gruta do Escoural. Para além da peça “real”, a exposição incorpora ainda um holograma com a reconstrução virtual da peça, assim como uma impressão 3D com uma réplica da peça para promover o toque e a acessibilidade da exposição também a invisuais.

Neste momento, está em exposição a última peça deste ciclo de exposições. Trata-se de uma Ponta de Flexa do Neolítico Final (cerca de 3000 anos antes de Cristo), de base côncava, associada aos enterramentos desta época, ocorridos no interior da Gruta do Escoural.

Esta exposição surgiu também com o objetivo de direcionar e convidar os visitantes e turistas, que se dirigem ao castelo, para os outros núcleos museológicos e patrimoniais do concelho, nomeadamente o Museu de Arqueologia do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural. A exposição está patente no Centro Interpretativo do Castelo até 10 de abril, de terça a domingo, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas.