Em reunião nos Paços do Concelho, foram entregues ontem, 21 de outubro, ao executivo municipal de Reguengos de Monsaraz, pelo presidente da concelhia do PS, Jorge Nunes, e pela vereadora Esmeralda Lucena, as propostas do Partido Socialista para o Orçamento e Plano de Atividades de 2023 da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que abrangem vários domínios da gestão do território.
Ao nível da promoção e dinamização da economia local, o PS pretende ver criado um Pólo Municipal para o Desenvolvimento e Competitividade, com vista à captação de projetos empresariais, startups e empresas. “Este Pólo deverá assumir a forma de incubadora de empresas, dotada de espaços individuais de incubação, cowork e salas de formação/workshop”, revela a concelhia do PS em nota de imprensa.
No que diz respeito à requalificação urbana, o partido aponta a requalificação do Largo da Fonte da Liberdade e do Largo do Poço do Príncipe, a continuidade da requalificação das ruas de calçada em Outeiro e a criação de um espaço verde junto ao Bairro Padre Américo, Bairro de São José e Bairro de São Pedro.
A concelhia do PS, em Reguengos de Monsaraz, pretende ver criado um prémio para empresas e entidades promotoras da igualdade de género nas suas organizações, bem como uma estratégia local para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
A construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia e a criação do Núcleo Interpretativo da Arqueologia e Megalitismo do concelho são outras das propostas do partido
No que toca às áreas de investimento prioritário, na sequência da crise global, o PS propõe o seguinte: investimento na criação de medidas de apoio às famílias; investimento na criação de medidas de apoio ao comércio e empresas locais; atualização do Contrato Inter-Administrativo com as freguesias, com base na atualização do salário mínimo nacional e na subida do valor da inflação; e investimento na limpeza e higiene urbana.
“A nossa equipa considera fundamental, nesta fase, antecipar com previsão em Orçamento a concretização de projetos estruturantes, num momento em que o Município se deve posicionar para um eficaz aproveitamento das oportunidades do PRR e do próximo quadro comunitário de apoio”, refere o presidente do PS local, Jorge Nunes.


O Rugby Clube de Elvas (RCE) deu este sábado, 22 de outubro, início à nova temporada desportiva, defrontando, no Estádio Municipal de Atletismo, o Sporting, em jogo da primeira jornada da 2ª Divisão do Campeonato Nacional.
A escritora e mentora holística Cheila Ng Hó apresentou na tarde deste sábado, 22 de outubro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, o seu mais recente livro: “Eu Falo Contigo – Da Depressão à Iluminação”.
Os restaurantes de Mora voltam a ter em destaque, nas suas ementas, pratos confecionados à base de carne de caça, no decorrer de mais uma edição da Mostra Gastronómica da Caça, entre 26 de novembro e 11 de dezembro.
O último dos almoços do Festival da Idade de Ouro, evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas, teve lugar este sábado, 22 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, tendo sido destinado à população das freguesias de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e de Caia, São Pedro e Alcáçova.


O Município de Nisa, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Matias, procedeu à requalificação de um dos fornos que constituem a rede de fornos comunitários do concelho. Desta vez, foi na aldeia do Cacheiro, dando continuidade ao trabalho de “valorização do legado histórico-cultural e do património edificado do concelho”, refere o município.
A CERCI Portalegre apresentou o Pirilampo Mágico à Câmara Municipal de Portalegre na manhã da passada terça-feira, de 18 de outubro, com um flash mob, inspirado no lema deste ano “A verdadeira magia é o que fazemos!”
A festejar este sábado, 22 de outubro, o seu 30º aniversário, com um almoço convívio, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas presta hoje homenagem aos antigos futebolistas Luís Vidigal e Manuel Fernandes, bem como ao nadador Vicente Pereira, na presença de dois vice-presidentes do clube: Francisco Salgado Zenha e Maria Serrano
O núcleo é encarado, pelo presidente, como um projeto “com futuro”. “Está-se a criar uma dinâmica nova e os jovens estão a aderir às iniciativas, quer aqui no núcleo, quer quando vamos ver os jogos do Sporting a Lisboa”, diz ainda Carlos Cambóias.
Também para Luís Vidigal é “um grande orgulho” ver o núcleo do Sporting de Elvas alcançar estes 30 anos, desde a sua fundação: “estamos a falar da cidade que me ajudou a formar, que tem grande responsabilidade naquilo que sou hoje e, juntando a isso, o clube que me projetou para o mundo do futebol, por isso estou bastante feliz por poder fazer parte da história deste núcleo de Elvas, como deste que é o maior clube do mundo”. Quanto à homenagem que lhe foi feita, o antigo futebolista diz-se “feliz pelo reconhecimento”, embora assuma não se alimentar deste tipo de distinções.
No âmbito do Festival Quina das Beatas, que está a decorrer no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, Victor torpedo and the Pop Kids, Corsage e Too Many Suns atuam hoje.
A loja de decoração de interiores VIP Interiorismo abriu ontem, 21 de outubro, ao público, em Elvas.


O roteiro literário “Levantado do Chão” decorre entre as cidades de Lisboa, Évora e Montemor-o-Novo e conta com três percursos distintos.
O “Tempo para Dar”, da Associação Coração Delta, do Grupo Nabeiro, com a colaboração de jovens do Corpo Nacional de Escutas (CNE), está a promover, este fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, a campanha solidária “É Tempo de Ajudar”.
No decorrer da campanha, adianta Beatriz, devem ser doado produtos como creme hidratante, champô, gel de banho, desodorizante, escova e pasta de dentes e soro fisiológico.
Já para Tomás Silva, outro jovem escuteiro e voluntário, nesta campanha, e tendo em conta a crise económica que o país atravessa, esta iniciativa tem agora ainda mais importância que em outros tempos. “Acho que, nem que seja só com um produto que se consiga, toda a gente deveria ajudar”, diz ainda.
Sob o mote e em torno da expressão tipicamente alentejana “Vagar”, foi entregue ontem, 21 de outubro, na sede do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), em Lisboa, o dossiê final de candidatura que contém a proposta da cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A nova associação cultural de Campo Maior, “Agora Quer’Arte”, apresenta na noite deste sábado, 22 de outubro, pelas 21h30, no centro cultural da vila, o espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!”.

Do sorteio de ontem, 21 de outubro, do Euromilhões, um apostador em Portugal arrecadou o terceiro prémio, de 18 mil euros, bem como 11 jogadores no estrangeiro.