Roteiro Literário “Levantado do Chão” com três percursos distintos

O roteiro literário “Levantado do Chão” decorre entre as cidades de Lisboa, Évora e Montemor-o-Novo e conta com três percursos distintos.

O primeiro percurso liga a cidade de Lisboa à cidade de Montemor-o-Novo. O coordenador do roteiro literário, Nuno Cacilhas, refere que “em Lisboa falamos do período mais violento da obra, onde estão as estruturas e os assassinatos. Em Montemor-o-Novo falamos do Germano Vidigal e de José Adelino dos Santos, dois personagens bastante conhecidos e que José Saramago manteve o nome histórico na obra”.

Resistência é o nome dado ao segundo percurso, que segundo o coordenador do projeto “aborda cronologicamente a obra de uma maneira mais completa, começa no início da obra em São Cristóvão e depois vai prosseguindo com os vários episódios, seguindo para Santiago do Escoural, Ciborro, São Geraldo e Évora”.

O terceiro percurso é sobre José Saramago em Lavre, o “período onde José Saramago esteve, onde comeu, onde dormia, com quem falava e depois vamos à procura das referências históricas da obra”, explica o coordenador.

Os interessados podem fazer o percurso, de forma autónoma, através do website roteirolevantadodochao.pt, APP ou guia impresso”. Para além disso, acrescenta Nuno Cacilhas, este percurso “não se preocupa apenas com pontos literários, podendo os interessados personalizar os percursos, associando o que desejarem, desde património ao desporto”.

Através dos três municípios (Lisboa, Évora e Montemor-o-Novo) este roteiro realiza-se três vezes por ano. Já as instituições com fins não lucrativos podem contactar o município de Montemor para receber apoio técnico para fazer os percursos.