Voluntariado do CNE faz a diferença na campanha “É Tempo de Ajudar”

O “Tempo para Dar”, da Associação Coração Delta, do Grupo Nabeiro, com a colaboração de jovens do Corpo Nacional de Escutas (CNE), está a promover, este fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, a campanha solidária “É Tempo de Ajudar”.

Trata-se de uma campanha de angariação de produtos de higiene, destinados aos idosos mais carenciados de vários concelhos dos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Setúbal. A campanha decorre num total de 18 lojas Intermarché, incluindo nas de Elvas e Campo Maior.

Beatriz Rodrigues, a colaborar com a iniciativa, conta que, ao longo de todo o fim de semana, o importante “é ajudar quem mais precisa”, tendo esperança que as pessoas adiram à campanha. “Se apelamos ao voluntariado, temos de o fazer também. Os idosos são quem mais precisa. Somos uma população já muito envelhecida, e nós, enquanto escuteiros, é importante relembrarmos isso às pessoas e fazer voluntariado também”, acrescenta.

No decorrer da campanha, adianta Beatriz, devem ser doado produtos como creme hidratante, champô, gel de banho, desodorizante, escova e pasta de dentes e soro fisiológico.

Para Rafael Subtil esta campanha é importante, sobretudo, para os idosos que se vão ajudar com os produtos angariados. Este jovem de Elvas participa pela segunda vez nesta iniciativa, enquanto voluntário. “Tentamos que as pessoas ajudem ao máximo quem mais precisa”, diz ainda, considerando que as dificuldades económicas possam contribuir para que a campanha não corra tão bem quanto o esperado.

Já para Tomás Silva, outro jovem escuteiro e voluntário, nesta campanha, e tendo em conta a crise económica que o país atravessa, esta iniciativa tem agora ainda mais importância que em outros tempos. “Acho que, nem que seja só com um produto que se consiga, toda a gente deveria ajudar”, diz ainda.

Terminada, amanhã, a campanha, e para que possa ser garantida a maior eficácia e objetividade na atribuição dos kits de higiene, o “Tempo para Dar” fará chegar os produtos aos gabinetes de ação social dos municípios, onde decorre a iniciativa. Serão depois estes os responsáveis por sinalizar e entregar os kits aos idosos mais desfavorecidos do respetivo concelho.