A celebrar 30 anos, Núcleo do Sporting de Elvas presta várias homenagens

A festejar este sábado, 22 de outubro, o seu 30º aniversário, com um almoço convívio, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas presta hoje homenagem aos antigos futebolistas Luís Vidigal e Manuel Fernandes, bem como ao nadador Vicente Pereira, na presença de dois vice-presidentes do clube: Francisco Salgado Zenha e Maria Serrano

Estes 30 anos, celebrados a 23 de setembro, garante o presidente do núcleo, Carlos Cambóias, têm sido de “algumas dificuldades e adversidade”, mas também “de muitas emoções e alegrias”. Para além das três homenagens realizadas, sendo que Vicente Pereira, por estar a participar nos Campeonatos Mundiais, no Algarve, não pôde estar presente no aniversário, foram também louvados quatro sócios fundadores do núcleo.

O núcleo é encarado, pelo presidente, como um projeto “com futuro”. “Está-se a criar uma dinâmica nova e os jovens estão a aderir às iniciativas, quer aqui no núcleo, quer quando vamos ver os jogos do Sporting a Lisboa”, diz ainda Carlos Cambóias.

Para o vice-presidente do Sporting, Francisco Salgado Zenha, foi com “um enorme orgulho” que veio até Elvas celebrar este aniversário do núcleo de Elvas. “Estive aqui há quatro anos, na altura, em eleições no Sporting, e recordo-me de conversar com o Carlos sobre a importância dos núcleos para o Sporting”, comenta. O Sporting, diz ainda, “é um clube de Portugal”, e, embora sediado em Lisboa, “os sportinguistas estão espalhados pelo país todo”. Luís Vidigal, lembra ainda Salgado Zenha, é “o expoente máximo” da relação entre a cidade e o clube. “O objetivo é que continuemos, Sporting e Elvas, a produzir mais Luíses Vidigais”, remata.

Também para Luís Vidigal é “um grande orgulho” ver o núcleo do Sporting de Elvas alcançar estes 30 anos, desde a sua fundação: “estamos a falar da cidade que me ajudou a formar, que tem grande responsabilidade naquilo que sou hoje e, juntando a isso, o clube que me projetou para o mundo do futebol, por isso estou bastante feliz por poder fazer parte da história deste núcleo de Elvas, como deste que é o maior clube do mundo”. Quanto à homenagem que lhe foi feita, o antigo futebolista diz-se “feliz pelo reconhecimento”, embora assuma não se alimentar deste tipo de distinções.

Já João Mendes, um dos sócios fundadores do núcleo, foi também hoje distinguido, não escondendo que o maior louvor deveria ser atribuído a Carlos Cambóias, por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver, permitindo que, e apesar das dificuldades, o núcleo se mantenha de portas abertas.

Depois da receção aos convidados e sócios, na sede do núcleo, a comitiva reuniu-se no Solar dos Chorões, para o almoço convívio de celebração deste 30º aniversário.