Dia Internacional do Fascínio das Plantas celebrado em Elvas

O laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP) celebra o Dia do Fascínio das Plantas 2022 promovendo o 1º Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas Secundárias do distrito de Portalegre, amanhã, quinta-feira, 19 de maio, com o apoio do Centro Ciência Viva de Estremoz, e uma visita guiada aos novos laboratórios do InPP.

A tarde termina com uma deslocação ao Jardim Municipal de Elvas, o maior espaço verde da cidade e dono de uma assinalável biodiversidade, em matéria de espécies arbóreas.

Participam na iniciativa as Escolas Secundárias Mouzinho da Silveira, de Portalegre, e a D. Sancho II de Elvas, que acaba de formar o seu Clube Ciência Viva na Escola. O InPP vai receber nas suas instalações um total de 42 alunos e sete professores. À visita aos laboratórios, conduzida pelo diretor executivo do CoLAB, Pedro Fevereiro, seguir-se-á uma breve apresentação sobre os encantos e a importância da biodiversidade vegetal. Depois, pelas 15.45 horas, os alunos e professores reúnem-se no renovado Auditório do InPP/ INIAV, para o Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola.

O objetivo deste encontro é que os Clubes do distrito se conheçam uns aos outros e apresentem os projetos que têm desenvolvido e que planeiam desenvolver. A iniciativa conjunta entre o InPP, as Escolas e o CCV Estremoz, integrada nas celebrações nacionais coordenadas pelo ITQB NOVA, tem como objetivo promover uma cultura de conhecimento sobre a importância das plantas através do deslumbramento que o mundo vegetal proporciona, seja em casa, na rua, no campo ou na praia, na floresta, no pomar, na horta, no campo agrícola ou na montanha.

O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) que acontece a cada dois anos, no dia 18 de maio. É coordenado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, com eventos em todo o país.