Reguengos de Monsaraz: Kola e Monda no encerramento do EUbyLakes

Kola, cantora ucraniana 

O projeto EUbyLakes vai realizar uma residência criativa, de 24 a 28 de outubro, em Reguengos de Monsaraz. Este evento será aberto a toda a comunidade em formato presencial e online, com transmissão nos canais do projeto e nas redes sociais, e terá debates, sessões de trabalho e visitas temáticas a projetos e ao património cultural e natural da região.

Durante as sessões, haverá conteúdos audiovisuais sobre o Futuro da Europa, com destaque para os atuais desafios geoestratégicos, mas também a apresentação dos projetos de comunicação iniciados durante o EUbyLakes e que vão ser promovidos, apoiados e divulgados em canais próprios e de parceiros. Este evento é o último do projeto EUbyLakes, financiado pelo Programa Europe for Citizens.

O programa abre no dia 24 de outubro, pelas 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, com um debate intitulado “Presente, na Europa do futuro”, sobre o papel das regiões europeias no quadro governativo e institucional, considerando as disparidades de desenvolvimento e as diferenças de inovação entre regiões. Na abertura do debate, haverá intervenções de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Markku Markkula, anterior Vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, e Sofia Moreira de Sousa, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Segue-se, às 17h20, uma palestra sobre a “Europa para os Cidadãos”, por Marcos Nogueira, Representante Permanente da Região do Alentejo em Bruxelas. A fechar, realiza-se o debate moderado por Marcos Nogueira e com as participações de Marta Prates, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Fermelinda Carvalho (a confirmar), Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão, e Hermínia Vilar, Reitora da Universidade de Évora.

No dia 25 de outubro, os participantes vão ter, às 13 horas, um passeio de barco no Lago Alqueva, durante o qual vão falar sobre neutralidade climática, coesão e biodiversidade. Pelas 15 horas, haverá uma sessão de trabalho na Partner Hotel e, a partir das 22 horas, realiza-se um passeio na cidade com conversas sobre a Europa.

No dia seguinte, haverá uma visita a Évora com um debate às 10h55 sobre Democracia e Património na Fundação Eugénio de Almeida e às 17h30 realiza-se uma sessão de trabalho sobre os vídeos, sketches e posters a produzir pelos participantes. No dia 27 de outubro, pelas 11 horas, na Escola Secundária Conde de Monsaraz realiza-se uma sessão de trabalho com os alunos do 12.º ano, às 14h30 decorre uma visita ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval e a partir das 23 horas haverá observações astronómicas na Reserva Dark Sky Alqueva.

No último dia, 28 de outubro, às 11h20, realiza-se uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz, estando o resto do dia reservado à conclusão e entrega dos trabalhos que serão exibidos posteriormente no Auditório Municipal. A partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, vão ser visionados os trabalhos finais dos participantes e depois haverá um concerto com a cantora ucraniana Kola, em apoio e solidariedade para a comunidade ucraniana em Portugal. A fechar o espetáculo, atua o grupo Monda, composto por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, numa abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.

O projeto EUbyLakes visa promover discussões prospetivas sobre a Europa do futuro, estabelecer uma universidade ao ar livre junto a lagos europeus e contribuir para a sensibilização dos cidadãos e para o aumento do conhecimento e compreensão dos participantes sobre a União Europeia.