Avisos de corte levam a filas na Aquaelvas (c/vídeo)

Nos últimos dias, muitos têm sido os elvenses a receber cartas de aviso de corte no que diz respeito ao fornecimento de água, por parte da Aquaelvas.

As filas à porta da empresa, na Praça da República, têm contado com dezenas de pessoas que reclamam pela situação e invocam erro informático como a reportagem da Rádio ELVAS constatou esta terça-feira, dia 6.

Adriano Pires referiu-nos que tem para pagar “uma fatura da casa da sogra, que está no centro de dia, e mesmo assim tem o valor de 30 euros. Eu recebi um corte de água que data de outubro. É impossível”.

João Carlos Lopes, responsável de Comunicação e Marketing da Aquaelvas, explica que “para que o consumidor fique abrangido pela proibição de corte de água tem de obedecer a alguns critérios que têm de ser comprovados: tem de ter estado contaminada com Covid, estar desempregada ou ter tido uma redução no seu orçamento de x valor. Não podemos ficar só com a parte da lei que nos convém ou que queremos ouvir”.

O responsável refere que a empresa fez o que manda a lei e enviou, com alguma antecedência, o aviso de corte. “O pagamento voluntário da fatura terminou ontem e, como sempre, as pessoas deixaram para o último dia a liquidação da dívida”.

A acompanhar o valor a pagar pela água segue uma verba de 7,69 euros que diz respeito ao registo do aviso de corte. Questionámos João Carlos Lopes sobre este valor e o responsável explicou que “todas as despesas, adicionais ao contrato, que a empresa tenha por culpa do consumidor serão da responsabilidade do mesmo”.

De recordar que o Governo prolongou até setembro a proibição de corte no fornecimento de eletricidade, água e comunicações, devido à pandemia.