Badajoz dá início a cinco dias de Carnaval

Foto Jornal Hoy
Fogo de artifício em Badajoz

O Carnaval de Badajoz deste ano teve o seu início com uma cerimónia no edifício do Ayuntamiento, na Praça de Espanha, completamente cheia, onde o pregoeiro deste ano, o jornalista e artista Mário Vaquerizo, levou ao rubro os presentes, com um discurso em que disse “Não és ninguém se não estiveres no melhor Carnaval do mundo”.

Depois do discurso de Mário Vaquerizo, houve dez minutos de fogo de artifício sobre a cidade, festejando a atribuição da classificação de Festa de Interesse Turístico Internacional ao Carnaval de Badajoz.

Desfile de Carnaval infantil em Badajoz (c/fotos e vídeo)

O início da festa mais esperada pelas gentes de Badajoz foi acompanhado por centenas de pessoas, que, durante a tarde desta sexta-feira, 25 de fevereiro, não arredaram pé para assistir ao desfile infantil de comparsas. E assim estava dado o pontapé de partida para cinco dias de Carnaval na cidade espanhola.

Num percurso de cerca de 600 metros, com início na Avenida da Europa da Praça de Espanha, o desfile contou com a participação de 31 comparsas infantis, que, ao todo, incluíam mais de mil crianças.

A pandemia, ainda assim, e apesar da festa, não foi esquecida, até porque as crianças da comparsa responsável por abrir o corso desfilaram vestidas de investigadores científicos, com roupas onde se destacam os símbolos da Covid-19.

Acordeonista Veli Kujala no ciclo A Música Encanta o Património

O acordeonista Veli Kujala participou esta sexta-feira, dia 25, na abertura do ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”.

O repertório foi composto por diversos temas, como “Le Tombeau de Couperin”, de Maurice Ravel, “Palhaço”, de Egberto Gismonti ou “Blue Passacaglia”, do próprio Veli Kujala.

Veli Kujala ganhou uma sólida reputação como um excelente intérprete de música contemporânea no acordeão. Em 2010 concluiu o Doutoramento em Música, com distinção, pela Academia Sibelius. É vencedor de muitos concursos internacionais para solistas e composição no campo da música clássica.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e a Academia de Música de Elvas, decorre até julho.

 

 

Ano Europeu da Juventude comemorado em 2022

decisão do Parlamento Europeu e do Conselho sobre o Ano Europeu da Juventude (AEJ) foi adotada em 20 de dezembro de 2021.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades para jovens; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos e empenhados; promover oportunidades ao alcance dos jovens; e integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União.

Ao aprovar a proposta relativa ao Ano Europeu da Juventude, o Conselho sublinhou a necessidade desta iniciativa, a fim de contribuir para a integração da política da juventude, ou seja, garantir que todas as políticas da UE – em matéria de ambiente, educação, cultura ou em qualquer outro domínio – tenham em conta as questões relacionadas com a juventude.

O AEJ inclui conferências, eventos e campanhas de informação e promoção. O Conselho incentivou a Comissão Europeia a envolver os jovens para tornar o Ano Europeu uma realidade, juntamente com os coordenadores nacionais responsáveis pela organização de atividades em cada Estado-Membro.

Em Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude é o coordenador nacional do AEJ acompanhado por um Comité Diretor do qual fazem parte: Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Associação Nacional de Freguesias, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Conselho Nacional de Juventude, Direção Regional da Juventude dos Açores, Direção Regional de Juventude da Madeira, Federação Nacional das Associações Juvenis e MOVIJOVEM – Mobilidade Juvenil.

Foi também lançado o Portal Europeu do AEJ2022, onde os visitantes podem conhecer os compromissos, iniciativas e ações relacionadas com o mesmo, bem como oportunidades e organizações juvenis.

81 veículos florestais para bombeiros portugueses; 18 no Alentejo

As Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de todo o país foram informadas da lista de distribuição de 81 veículos florestais, que vão permitir um reforço da capacidade de resposta operacional no combate aos incêndios rurais.

No Alentejo, há 18 corporações de bombeiros a receber 18 viaturas. Destas, três são no distrito de Portalegre: os Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, Gavião e Nisa. No distrito de Évora, vão ser contemplados os bombeiros de Montemor-o-Novo e Mora. No distrito de Beja, vão receber viaturas os bombeiros de Odemira, Vila Nova de Milfontes (Odemira), Mértola, Almodôvar, Ourique, Moura e Serpa. Por fim, as localidades alentejanas do distrito de Setúbal contempladas com a atribuição de viaturas são Alcácer do Sal, Torrão (Alcácer do Sal), Grândola, Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém) e Sines.

Foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros. Desta forma, vai ser aumentada a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição de viaturas a corpos de bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF), face à respetiva área florestal.

Estes 12,6 milhões de euros permitem a aquisição de 81 veículos florestais (59 VFCI e 22 VTTF), o que se representa a maior distribuição de veículos em Portugal, para resposta a incêndios rurais desde 1980. No Alentejo, a lista de distribuição das viaturas contempla 13 Veículos Florestais de Combate a Incêndios e cinco Veículos Tanque Táticos Florestais.

Teatro com Luís Aleluia sábado em Monforte

“Isso é que era bom” é o título da representação teatral que leva Luís Aleluia a Monforte, num espetáculo marcado para o auditório do Agrupamento de Escolas, neste sábado, dia 26, às 22 horas.

Além do papel principal de Luís Aleluia, que a televisou popularizou na série “As Lições do Tonecas”, a peça tem a colaboração especial de Ruy de Carvalho e Joana Cacela.

As entradas para assistir a este espetáculo classificado para maiores de 12 anos são gratuitas, se bem que o seu número esteja limitado pela capacidade da sala.

Obra do Aqueduto interrompe totalmente estrada da Calçadinha

Devido à obra de recuperação e requalificação do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, o trânsito de veículos automóveis na estrada da Calçadinha vai estar cortado, nos dois sentidos, a partir da próxima segunda-feira, dia 28.

Nos últimos meses, esta via permitia apenas um sentido de trânsito de veículos: de Elvas para a Calçadinha era permitido, mas estava interdito no sentido oposto.

Agora, a interrupção de trânsito, entre Elvas e a Calçadinha, vai acontecer até à conclusão dos trabalhos no aqueduto, estando devidamente sinalizado o desvios alternativo para os diversos destinos que se fazem por esta via.

A partir de agora, quer entre Elvas e a Calçadinha, quer no acesso ao Cemitério Municipal, o desvio da circulação automóvel tem de ser feito pelo Bairro Europa e Vilas Aqueduto.

Assembleia Municipal de Borba aprova Estratégia Local de Habitação

Decorreu no passado dia 19 de fevereiro, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Borba.

Nesta reunião foi feita uma avaliação do prédio “Oficinas da Câmara Municipal de Borba”, com sete votos contra (eleitos do MUB), sete votos a favor (eleitos do PS e CDU), quatro abstenções (eleitos do PSD e um eleito do MUB) e no momento da votação estava ausente da sala um membro do MUB. Tendo havido empate na votação, e de acordo com o disposto no no.2 do artigo 54o. do Anexo I à Lei no.75/2013, de 12 de setembro, o presidente usou o voto de qualidade e a proposta foi aprovada.

Foi designada, como representante da AM no Centro Saúde de Borba, Maria Margarida Alexandre Cordeiro, pela Assembleia Municipal, para integrar o Conselho da Comunidade do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central. Já Paulo Jorge Ramos Ferreira foi designado como representante na CPCJ por indicação do PSD, para integrar a Comissão Alargada, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba.

A Estratégia Local de Habitação foi aprovada por maioria.

A Assembleia Municipal deliberou, por maioria, aprovar a Fixação do  número máximo de unidades e subunidades orgânicas, e aprovou o nível remuneratório dos dirigentes intermédios de 3º Grau.

Foi ainda deliberado, por unanimidade, a Proposta de local da sessão solene do 25 de abril, tendo sido eleito o Largo da Igreja de Orada.

Dois homens atropelados mortalmente perto de Beja

Foto: Jornal de Notícias

Dois homens, ambos de 34 anos, foram atropelados mortalmente por um automóvel ligeiro de passageiros, na estrada nacional 18, entre Beja e Aljustrel, a cerca de um quilómetros da capital do Baixo Alentejo, quando circulavam a pé na estrada.

O acidente aconteceu cerca das 9.30 horas desta sexta-feira, dia 25, e vitimou dois cidadãos indianos, trabalhadores rurais numa propriedade da zona.

No local, estiveram 22 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja, viatura médica de emergência e reanimação do INEM, militares dos Destacamentos Territorial e Trânsito e Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR, apoiados por 11 viaturas.

O trânsito no local esteve condicionado e fez-se por uma faixa de rodagem, de forma alternada, até serem levantados os corpos que foram transportados para o Gabinete Médico Legal de Beja, cerca de uma hora após o acidente.

Mais um óbito e 17 novos casos de Covid-19 em Elvas

Elvas regista esta sexta-feira, 25 de fevereiro, mais um óbito relacionado com a Covid-19, bem como 17 novos casos de infeção e nove recuperações.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, 133 casos de infeção no concelho, mais sete do que ontem.

Desde o início da pandemia, em Elvas, já morreram 41 pessoas.

Livro de Higino Maroto apresentado na Amadora

O livro “Maresia ao luar”, de Higino Maroto, vai ser apresentado neste sábado, dia 26, na Casa dos Livros, na Amadora, pelas 16 horas.

A apresentação conta com as presenças de Hélder Costa (autor, encenador e professor), Manuel Monteiro (livreiro) e Higino Maroto, que participam numa tertúlia. Rui Moniz (compositor, músico e cantor) vai interpretar canções feitas com poemas do autor.

A Casa dos Livros localiza-se na Avenida Brito Pais, nº 6, na Amadora.

Portugal regista 32 óbitos e 10.376 novos casos de Covid

Portugal regista esta sexta-feira, 25 de fevereiro, mais 10.376 casos de Covid-19 e 32 óbitos associados à doença.

A distribuição de novos casos por regiões é o seguinte: 3559 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 2267 no Norte, 2123 no Centro, 656 no Açores, 626 no Algarve, 614 na Madeira e 531 no Alentejo.

As 32 mortes ocorreram14 em LVT, sete no Centro, seis no Norte, quatro no Alentejo e um nos Açores.

De acordo com o último relatório oficial, registaram-se mais 22.645 casos de recuperação nas últimas 24 horas. O número de casos ativos é de 456.233, menos 12.301 que ontem.

Em todo o território nacional, a situação hospitalar voltou a melhorar: hoje, há 1501 doentes internados, menos 59 do que ontem, dos quais 98 em unidades de cuidados intensivos, menos oito face ao dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.973 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.241.451 casos de infeção e 2.764.245 altas.

Vários portugueses já conseguiram sair da Ucrânia

Vários portugueses conseguiram já sair da Ucrânia, enquanto outros estão a tentar fazê-lo. Seguem de autocarro, sendo que muitos, antes de embarcarem, nem sabem o destino. O importante, dizem, é passar a fronteira.

Prevê-se ainda que um milhão de ucranianos possa atravessar a fronteira, se bem que a Polónia está a impedir a entrada de homens entre os 18 e os 60 anos.

Enquanto isso, o porta-voz do presidente russo disse hoje que Moscovo vai analisar a declaração do presidente da Ucrânia, sobre a disponibilidade para discutir a neutralidade do seu país. Entretanto, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros já veio dizer que a Rússia já está disposta a negociar, mas só se a Ucrânia depuser as armas.

Por volta das 14 horas desta sexta-feira, vários veículos militares ucranianos começaram a entrar na cidade de Kiev para a defenderem das tropas russas que se aproximam.

De acordo com a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, as forças russas já perderam cerca de 2.800 militares, 80 tanques, 516 veículos blindados de combate, dez aeronaves e sete helicópteros.

Alunos da EB1 de Alcáçova fintam Covid e brincam ao Carnaval

Os alunos da Escola Básica de 1º Ciclo (EB1) de Alcáçova, em Elvas, desceram, ao início da tarde desta sexta-feira, 25 de fevereiro, às ruas do centro histórico da cidade, para festejar e brincar ao Carnaval, disfarçados de uma marca conhecida de chocolates.

Os fatos das cerca de 50 crianças, bem como das suas professoras e auxiliares foram feitos por uma única mãe de dois alunos da escola, a quem a professora Estrela Calado, em declarações à Rádio ELVAS, agradece, assegurando que a escolha do tema foi inteiramente dos mais pequenos. “Acharam que depois de uma pandemia, tinham direito a um docinho e os M&M são docinhos”, explica.

A professora garante ainda que sair hoje às ruas, nestes festejos de Carnaval, foi importante para as crianças, por duas razões: “porque eles gostam de brincar ao Carnaval e porque fomos impedidos de o fazer nos últimos dois anos”.

Sendo sempre “muito positiva”, Estrela Calado quer acreditar que, para o ano, o Carnaval, em Elvas, possa voltar a ser realizado nos moldes em que todos o conhecem e que as crianças das escolas também possam voltar a integrar o corso infantil que, por norma, marca o arranque dos festejos na cidade.

Incêndio destrói automóvel no centro de Elvas (c/vídeo)

Um automóvel ligeiro de passageiros, estacionado na Rua Eusébio Nunes, no centro histórico de Elvas, incendiou-se, ao princípio da tarde desta sexta-feira, 25 de fevereiro.

Logo que o fogo foi notado, alguns residentes tentaram atacar as chamas com extintores. Porém e apesar dos esforços, não conseguiram evitar que as chamas se propagassem e destruíssem o veículo.

O alerta foi dado às 13.29 horas. A chegada dos Bombeiros Voluntários de Elvas, com uma viatura urbana de combate a incêndios e quatro operacionais, impediu que o incêndio se propagasse a outra viatura próxima e ao prédio adjacente.

Ricardo Aureliano, bombeiro de segunda e chefe da equipa que combateu este incêndio, revela que foi recebido o alerta “para um incêndio num veículo ligeiro de passageiros e, à chegada, havia muito fumo”. Por isso, os bombeiros “não tinham praticamente visibilidade, mas iniciaram desde logo o combate ao incêndio que, ao que tudo indica, terá começado no motor da viatura”.

As causas do incêndio são, para já, desconhecidas e verificaram-se apenas “danos materiais tanto na viatura incendiada, como no edifício onde a viatura estava encostada”, revela ainda Ricardo Aureliano.

A Polícia de Segurança Pública de Elvas tomou conta da ocorrência.

Imagens de Jacinto César

Quatro testemunhos de luta contra do cancro em Viana do Alentejo (c/vídeo)

Em Viana do Alentejo, durante o mês de fevereiro, o projeto Gente Rija leva a cabo a iniciativa “O que é o Amor?”, onde se enquadra a campanha de promoção da saúde “Tu és mais forte”, com a divulgação de quatro vídeos com testemunhos de munícipes que lutam contra o cancro.

Com o objetivo de valorizar os seniores do concelho, através do envelhecimento ativo, o projeto, financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, é da responsabilidade da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e conta com o apoio do Município de Viana do Alentejo e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central como parceiros.

Agente da PSP Ricardo Santos homenageado sete anos após a morte

O Comando Metropolitano de Lisboa, da Polícia de Segurança Pública (PSP), homenageou hoje os agentes Ricardo Santos e João Raínho, falecidos em serviço, no dia 25 de fevereiro de 2015.

A Divisão Policial de Loures, saudosamente, relembra os dois Polícias que, há sete anos, perderam a vida honrando a farda que trajavam.

De recordar que o elvense Ricardo Santos foi um dos dois polícias colhidos por um comboio, na Linha do Norte, perto da estação da Bobadela, no concelho de Loures. A morte dos dois agentes aconteceu na sequência da perseguição a dois suspeitos, que alegadamente assaltavam uma residência na zona de São João da Talha.

Até ao fim do dia contribuintes podem confirmar faturas do IRS

O prazo para os contribuintes consultarem, confirmarem e registarem as faturas das despesas realizadas, durante o ano de 2021, termina hoje, dia 25 de fevereiro.

Os contribuintes devem assim verificar se têm faturas em falta, se estão na categoria de despesa adequada ou se ficaram pendentes.

O cálculo das deduções no IRS é feito com base na verificação e confirmação das faturas, sendo este um dos passos para a preparação da entrega da declaração anual do imposto, que decorre entre 1 de abril e 30 de junho.

Por mais que a emissão de fatura seja obrigatória por parte de quem fornece o produto ou serviço e seja também esta entidade quem tem de comunicá-la ao portal e-fatura, é possível que se verifiquem falhas neste circuito ou que as faturas fiquem pendentes pelo facto de quem as emite ter mais do que um CAE (código de atividade económica).

Assim, é necessário que cada contribuinte verifique as faturas para que possa detetar se houve alguma omissão ou se, por algum motivo, ela se encontra pendente.

Start Up promove sessão com empresas que se sediaram em Montemor

A incubadora de empresas, Start Up – Montemor-o-Novo, promoveu nesta quinta-feira, dia 24, mais uma iniciativa da “Start Up convida”, desta vez focada para projetos inovadores de empreendedores que, apesar de não serem montemorenses escolheram este concelho para viver, criar, ou sedimentar, as suas empresas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste evento, estiveram presentes projetos como Gandum Village um projeto que pretende vir a ser um hotel rural, com restaurante, baseado numa filosofia sustentável e de economia circular; Villa dos Cantos, uma iniciativa que pretende promover a música e união; DVet Veterinários Holísticos, que promete uma abordagem diferente aos cuidados dos animais e Humana, uma empresa de design que pretende trabalhar com outras empresas que queiram ter impacto positivo na sociedade.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo acredita que ainda há espaço de crescimento no concelho, “até porque não nos podemos esquecer que Montemor perdeu 20% da população, nos últimos 20 anos”, acrescentando que é importante “fazer com que os filhos da terra voltem à nossa terra, por isso, há espaço para crescer”. O presidente salienta ainda a “preocupação enorme, por parte de quem se muda para Montemor-o-Novo, em mantermos a nossa qualidade de vida e a qualidade ambiental”, admitindo que “a Câmara Municipal está empenhada em manter a qualidade e há grandes hipóteses de haver crescimento”, acrescentando Olímpio Galvão que este é um território com “cerca de 1400 habitantes, num território de 1232 Km²”, uma prova de que este é o espaço de manobra ideal para acontecer um crescimento necessário, no concelho, como adianta o presidente da Câmara Municipal. Quanto à iniciativa promovida pela StartUp esta foi “muito interessante”, realçando o facto de se ouvir a “visão de quem vem de fora e porque é que escolheu Montemor-o-Novo”, declara.

João Almeida da Gandum Village explica que este é “um espaço para todos em que podemos aprender sobre sustentabilidade, ecologia, terá 20 quartos de hotel, restaurante, bar, um espaço de trabalho, um cowork e uma agenda de vários cursos e workshops para as pessoas aprenderem sobre questões da agricultura e sustentabilidade e circularidade”, no entanto, este hotel só abrirá portas oficialmente durante o ano de 2023.

Quanto à escolha de Montemor como cidade que acolhe este projeto, foi uma decisão baseada, não só na existência de “uma comunidade muito forte”, como também por ter “uma oferta cultural muito interessante, com uma natureza ainda muito intocada, com uma proximidade de Lisboa muito interessante”, considerando-se assim, uma localidade que, apesar de estar no centro de uma região rural, tem boas vias de acesso aos grandes centros do país.

Villa dos Cantos, com sede em Cabrela, é o projeto do fadista Ricardo Ribeiro que se fixou no concelho de Montemor-o-Novo, mais precisamente na vila de Cabrela. Este projeto que está agora a iniciar está relacionado “com música, ou seja, música e silêncio e também a paz”, de forma facilitar a “cultura acessível a todos”, tal como declara Ricardo Ribeiro. Este projeto nasce num concelho que, tal como afirma o fadista “que tem esta vida cultural, esta intensidade”, faria todo o sentido que crescesse no concelho. Neste espaço, Ricardo Ribeiro pretende “reunir as três principais expressões étnicas musicais, o cante alentejano, o fado e o flamenco”, expressões características da Penísula Ibérica.

Margarida Raposo, médica veterinária e fundadora da DVet – Veterinários Holísticos, revela que “neste momento a DVet vai transformar-se para ser uma marca com presença nacional”, uma empresa que terá sede em Montemor-o-Novo. Quanto à medicina holística, Margarida Raposo explica que esta é uma visão sobre “não nos focarmos no sintoma, na supressão do sintoma, mas sim no tratamento da causa da patologia”, para além disso, aposta-se numa “medicina mais preventiva do que reativa”, adianta.

Quanto à decisão de Margarida Raposo para a escolha de Montemor-o-Novo para ser sede de empresa, esta vem de encontra à prática profissional que desenvolve, até porque, para a médica veterinária, “este bom casamento entre vida pessoal e vida profissional, que também permite criar coisas boas e bonitas, para a sociedade”, tiveram um peso importante na decisão de Margarida Raposo.

A Humana “é um estúdio de design”, explica Ana Abreu, uma das fundadoras deste estúdio, que pretende “criar estratégias visuais para marcas, organizações e iniciativas que tenham, ou que queiram vir a ter impacto positivo social e ambiental”, acrescenta.

Outro dos fundadores deste estúdio de design presente no evento promovido pela Start Up Montemor, Tiago Narciso, adianta que “Montemor, para além de ser uma cidade lindíssima e estar rodeada de natureza, nós apercebemo-nos que era uma cidade que apoiava muito a cultura”, sendo este um dos fatores mais importantes para a escolha, desta cidade, bem como do sentimento de união de comunidade existente.

A incubadora de empresas Start Up de Montemor-o-Novo que recebeu ontem, nas suas instalações, mais uma sessão da “StartUp convida”, desta vez focando em empresas de fora que se sediaram no concelho de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Município de Vila Viçosa vai apoiar a habitação de 27 famílias

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) deliberou aprovar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o Município de Vila Viçosa, de acordo com os princípios e regras do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à habitação. O Acordo de Colaboração com a Câmara Municipal de Vila Viçosa foi assinado nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro.

Deste modo, o Município de Vila Viçosa vai apoiar, ao abrigo do programa 1º Direito, 27 agregados, correspondentes a 100 pessoas, que vivem atualmente em condições habitacionais indignas no Município.

Forças russas já entraram em Kiev

Foto: Daniel Leal/AFP

As forças russas já entraram em Kiev. Esta manhã, na capital da Ucrânia, foram ouvidos tiros e explosões e as sirenes voltaram a tocar. O Ministério da Defesa da Ucrânia avança que os militares russos se encontram, em concreto, numa zona residencial que fica a cerca de dez quilómetros a norte do centro da capital da Ucrânia.

Um conselheiro do presidente da Ucrânia disse que Volodymyr Zelensky vai continuar na capital para “demonstrar a resiliência do povo ucraniano”.

Entretanto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou, em conferência de imprensa, que a Rússia decidiu atacar a Ucrânia para “desmilitarizar e libertar o país do neonazismo”, garantindo que a Rússia está sempre aberta à solução diplomática.

O Kremlin deixou ainda um aviso de que a Rússia vai responder às sanções ocidentais, adotando medidas “simétricas ou assimétricas”. “As medidas de represália vão surgir, é claro”, garantiu o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Segundo o Gabinete de Direitos Humanos da ONU, pelo menos 25 civis morreram e 102 ficaram feridos nos “bombardeamentos e ataques aéreos” na Ucrânia. A porta-voz da ONU admitiu, no entanto, que é provável que “este número seja substancialmente superior”, uma vez que é difícil contabilizar o número real de vítimas num cenário de guerra.

Candidaturas ao Alentejo Ribatejo Events prolongadas até dia 28

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo decidiu prolongar, até segunda-feira, dia 28, o prazo de candidaturas ao programa events, que visa apoiar na organização de eventos que permitam atrair turistas à região.

Vítor Silva (na foto), presidente da entidade, refere que “esta linha de apoio vai de encontro ao que tem sido feito ao longo dos anos pelo Turismo de Portugal, sendo que foi agora adaptado ao nosso território”.

Este programa apoia, em 50 por cento, a organização de eventos que tenham um custo máximo de 250 mil euros. A novidade da edição deste ano é que “as autarquias já não se podem candidatar”.

A complexidade das candidaturas e os crescentes pedidos de apoio levaram a que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo prolongasse “o prazo de candidaturas até segunda-feira, dia 28”, segundo Vítor Silva.

Uso sustentável da água em 17 escolas do distrito de Évora

Dezassete escolas do distrito de Évora recebem kits da Expedição H2O – À descoberta do valor da água, um projeto que pretende sensibilizar os mais novos em idade escolar para o uso eficiente e sustentável da água e que tem como objetivo educar e sensibilizar jovens em idade escolar, dos seis aos dez anos, através de uma abordagem pedagógica e didática às várias temáticas associadas, promovendo uma utilização sustentável dos recursos.

Consiste no desenvolvimento de um conjunto de materiais didáticos e pedagógicos, criados a partir do mote: a água, um recurso sempre presente nas tarefas do dia-a-dia e que é essencial recordar que se trata de um recurso natural limitado, que urge preservar e usar de uma forma consciente e eficiente. Estes recursos educativos vão permitir aos professores, educadores e encarregados de educação trabalhar a temática da água e dos recursos naturais de uma forma transversal e pluridisciplinar, transmitir boas práticas ambientais, para que os mais novos se tornem agentes de mudança, junto das suas famílias e comunidade.

O kit é constituído por um livro infantil intitulado Á-G-U-A, o que é a água?!; um puzzle, Super Cidadão; uma banda desenhada, Água da torneira é boa; um jogo da glória, Expedição H2O; e um conjunto de atividades que são acompanhadas por fichas pedagógicas que apoiam o professor, educador e encarregado de educação na execução das atividades e na explicação dos conceitos associados a cada uma.

Os temas das atividades a desenvolver são diversos, tais como: o desafio construção de instrumentos musicais; a calculadora a água que não vemos; um conjunto de experiências relacionadas com a temática da água: por onde viaja a água, inspetor das fugas, à distância de uma torneira e características da água; e ainda um peddy-paper, explorar a água à nossa volta. Através destes materiais as crianças vão descobrir todos os segredos da água e explicar ao “Atlântico”, nome de um aluno que se esqueceu deste recurso precioso, como preservá-la e geri-la melhor.

Susana Palminha, coordenadora do projeto da BoG, entidade responsável pelo desenvolvimento do projeto, refere que “procurámos desenvolver um conjunto de materiais que serão usados em contexto educativo formal e informal, nomeadamente nas salas de aula, centros de estudo e atividades de tempos livres, ou em casa. Desta forma, pretendemos contribuir para o fortalecimento da participação dos cidadãos e da capacitação e sensibilização para a redução do consumo de água, promovendo uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável”.

Numa primeira fase, foram distribuídos gratuitamente cem kits junto das entidades que assumiram o compromisso de participar nas restantes fases do projeto, desenvolvendo as diversas atividades e permitindo a exploração dos materiais pedagógicos desenvolvidos.

Campo Maior com mais 17 casos Covid

Campo Maior regista esta sexta-feira, 25 de fevereiro, 17 novos casos de Covid-19, assim como 13 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 60 casos de infeção, mais quatro do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 2346 casos positivos, 15 óbitos e 2271 altas.

Município leva Carnaval às escolas de Estremoz

Por tradição, as crianças das escolas vêm para as ruas, no período de Carnaval. Por precaução em relação aos tempos pandémicos que ainda atravessamos, a Câmara Municipal de Estremoz, este ano, preferiu levar a animação do Carnaval às escolas.

Assim, o Município de Estremoz ofereceu Carnaval sobre Rodas aos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho, nas terça e quarta-feira desta semana, dias 22 e 23.

A situação pandémica que vivemos impediu a realização do habitual desfile de Carnaval das Escolas, que já ofereceu à cidade tanta cor e alegria. Contudo, a Câmara Municipal de Estremoz decidiu retribuir a alegria do Carnaval aos alunos mais pequeninos das escolas do concelho (creches, jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo), através do Projeto Carnaval Sobre Rodas, com a passagem do Trio Elétrico – Cultura em Movimento e a música de Miguel Bravo.

Estas comemorações trouxeram de volta o espírito animado desta época festiva ao nosso Concelho e, principalmente, às crianças do concelho estremocense, onde a inclusão, o relacionamento interpessoal e a animação estiveram presentes.

Estremadura com exportações em causa devido à guerra na Ucrânia

A Rússia e Ucrânia correspondem a 1,1% do comércio exterior total da Estremadura. O tabaco e tomate são outros produtos que agregam maior valor.

“Estamos sem saber o que fazer. Temos dois contentores para sair, na próxima semana, para a Rússia e outros dois para a Ucrânia. A nós isto afeta-nos de duas formas, estou pendente das notícias a cada segundo”, disse Loli González, responsável pela exportação das azeitonas González, um a empresa com sede em Granja, localidade de Cáceres, dedicada à produção de azeitonas de mesa há quase cinco décadas. Durante mais de metade deste tempo, 26 anos, fê-lo exportando para o mercado russo, tendo sido uma das empresas pioneiras da Extremadura. As suas latas chegaram mesmo a aparecer em anúncios televisivos, daquele país.

Para a Rússia vai 40% daquilo que essa empresa familiar exporta. Para a Ucrânia, mais 15%. No entanto, Loli González diz que isso “apanhou-nos no momento menos mau”. Há menos de uma década, os clientes russos representavam 90% da sua faturação. Foi justamente a procura por maior segurança que os fez diversificar os seus destinos no exterior e dar mais destaque às vendas nacionais, que já estão próximas de 50% do total.

A azeitona preta foi o produto mais afetado pelas taxas impostas há vários anos pelos EUA e agora, pelo menos no caso da Extremadura, pode ser mais uma vez o produto que mais prejudicado sai, do agravamento das relações comerciais entre a Rússia e os países ocidentais. Dos 26,8 milhões de euros que as empresas da comunidade autónoma exportaram para a Rússia e Ucrânia em 2021, cerca de 60% (15,6 milhões) foram azeitonas em conserva, a maioria pretas.

Em ambos os países este alimento é altamente valorizado. “Para eles é como um produto exótico. Quando se organiza uma festa, tem que haver um prato de azeitonas na mesa. Dá um certo prestígio”, detalha González. Após o ataque russo, os carregamentos para a Ucrânia “foram totalmente paralisados, ​​por enquanto”. Quanto às da Rússia, tudo dependerá da sua resposta às sanções europeias e da evolução das taxas de câmbio, o que previsivelmente irá debilitar tanto o seu poder de compra como a sua capacidade de pagamento.

As exportações da Extremadura para o mercado russo atingiram o pico em 2011, com 35,5 milhões de euros. Ficou então no “top ten” dos principais destinos de mercadorias da região (oitavo lugar). No contexto marcado pelo conflito que provocou a anexação da Crimeia, os envios para este mercado caíram progressivamente, embora com altos e baixos, para 14,3 milhões de euros em 2020, embora tenham recuperado novamente no ano passado com 19,2 milhões. Foi o décimo sexto país em que as empresas da região mais negociaram (mas apenas 0,8% do total), com um boom muito mais apreciável em valor do que em toneladas (aumento de 34% contra 12,7%).

Uma nota que distingue as exportações da Extremadura para a Rússia é que, ao contrário do que acontece com o setor externo em geral, onde a província de Badajoz responde de longe pela maioria dos envios (78,2% do valor total em 2021), aqui estão as empresas de Cáceres que têm o maior peso, com 15,7 milhões, mais de 80%. Algo semelhante ocorre com a Ucrânia, onde a exportação por parte da Extremadura é bem mais modesta, com 7,6 milhões no ano passado (posição 27), dos quais quase sete milhões vêm de Cáceres.

Muito abaixo da azeitona, o tabaco é o segundo produto com maior volume de negócios para estes dois destinos, com 3,4 milhões. Trata-se de tabaco em rama que acaba em vários “centros de produção” onde é transformado por multinacionais do setor, explica Víctor Gragera, responsável pela Área Internacional da Câmara de Comércio de Cáceres, de onde ontem se ofereceu para prestar aconselhamento personalizado às empresas exportadoras de Cáceres para os dois países, a fim de minimizar os danos que o conflito armado pode causar. Em terceiro lugar, com pouco mais de três milhões de euros, estão as preparações alimentícias, “normalmente são concentrados de tomate ou preparações para molhos”, acrescenta Gragera.

Apesar de a Estremadura ser uma potência no setor frutícola, esta medida não teve um impacto excessivo na exportação, mas afetou outras comunidades, como Aragão ou Catalunha. “A nossa competência do norte de Espanha, com empresas que se dedicavam praticamente ao mercado russo, como não o tinham, tiveram de se deslocar para outros destinos. Todas as mercadorias que antes eram enviadas para a Rússia foram para os nossos mercados e isso causou-nos um sério problema”, diz Miguel Ángel Gómez, diretor geral da Associação de Fruticultores da Extremadura (Afruex).

Agora, o que é “preocupante” é que as vendas para outros países vizinhos, como a Polónia, onde no ano passado a região comercializou frutas no valor de 13,5 milhões de euros, “grande parte” acabou por ser vendida na vizinha Ucrânia.

“Música Encanta o Património” de regresso a Elvas já esta sexta-feira

O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, promovido pela Câmara Municipal e a Academia de Música de Elvas, está de regresso, tendo início já na tarde desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro.

Segundo revela a vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, esta é “uma boa iniciativa”, que transita do anterior executivo, que tem, acima de tudo, “a vantagem de aliar a fruição do património à música clássica que em Elvas, e não só, tem bastantes apreciadores”. Os espetáculos decorrem sempre em monumentos ou sítios históricos da cidade.

O espetáculo de hoje é um recital de Acordeão, com Veli Kujala, marcado para as 18 horas, na Academia de Música de Elvas. A iniciativa, que conta com dez espetáculos, estende-se até dia 30 de agosto.

Veli Kujala, de acordo com a Academia de Música de Elvas, “ganhou uma sólida reputação como um excelente intérprete de música contemporânea no acordeão. Em 2010 concluiu o Doutoramento em Música, com distinção, pela Academia Sibelius. É vencedor de muitos concursos internacionais para solistas e composição no campo da música clássica”.

“No coliseu há Carnaval a sério”, garante Vitória Branco

As celebrações deste ano do Carnaval vão decorrer, em Elvas, hoje, amanhã e segunda-feira, dias 25, 26 e 28 de fevereiro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Vitória Branco, vereadora da Câmara Municipal de Elvas, refere que vão ser “três noites com muita animação e com entrada gratuita para todos. Os bares do coliseu vão estra à disposição de todos, no recinto, e parece-me que se forem seguidas todas as regras em vigor, temos de nos divertir, porque a vida continua. Nesse sentido, deixo aqui o convite a todos para que vão ao coliseu, porque há Carnaval a sério”.

Hoje, a festa será feita ao som da banda Chicago e do Dj Pekas, enquanto no sábado cabe a Swing Brasil e Deejay Sam animar o coliseu. Já na segunda-feira, véspera de Dia de Carnaval, será Oásis Trio e Dj Diazz quem irá fazer a festa.

Carnaval este sábado à tarde em Campo Maior

Campo Maior vai ter animação de Carnaval neste sábado, dia 26, no Jardim Municipal, a partir das 16 horas.

Esta organização do Município campomaiorense anuncia as presenças de Sam e da Banda 1º de Dezembro, num espaço com artes circenses, insufláveis e a exposição de máscaras feitas por alunos do concelho.

“Junta-te a nós!” é o apelo da Câmara Municipal de Campo Maior para festejar o Carnaval de 2022, num ambiente preferencialmente destinado a crianças e jovens.

Governo distribui 81 veículos de combate a incêndios pelas corporações de bombeiros

Para permitir “um reforço da capacidade de resposta operacional no combate aos fogos rurais”, revela o Ministério da Administração Interna (MAI), vão ser distribuídos 81 veículos de combate a incêndios florestais pelas corporações de bombeiros localizados em zonas de maior carência.

“Foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros”, adianta o MAI, em nota de imprensa.

O Ministério da Administração Interna assegura que vai ser “aumentada a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de viaturas a corpos de bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF) face à respetiva área florestal”.

A aquisição de 81 veículos florestais – 59 VFCI e 22 VTTF –  representa a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais desde 1980.

Segundo o Governo, os critérios para a seleção dos corpos de bombeiros, propostos pela ANEPC e previamente apresentados à Associação Nacional de Municípios e à Liga dos Bombeiros Portugueses, foram aprovados pela ministra da Administração Interna e validados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

O MAI revela ainda que a lista final de distribuição contempla 18 viaturas para as corporações do Alentejo, 26 para a região Norte, 25 para o Centro, oito para Lisboa e Vale do Tejo e quatro para o Algarve.

Degolados (Campo Maior) tem Carnaval para os mais novos

A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, na impossibilidade de realizar os habituais festejos de Carnaval, devido à pandemia, está a assinalar esta época com uma pequena atividade, destinada aos mais novos.

Olga Madeira, membro da Junta de Freguesia, explica que “o objetivo é que as crianças se vistam de Carnaval e tirem uma fotografia, que deve ser enviada para os contactos da junta”. Posteriormente, será “colocada a votos, no Facebook e as três com mais gostos irão receber uma pequena lembrança”.

As fotografias devem ser enviadas até ao dia 1 de março, data em que a junta de freguesia fará a contagem dos votos, pelo WhatsApp, ou através do email geral@degolados.pt .

Esta é, assim, uma forma de “manter o espírito carnavalesco, junto dos mais novos, que gostam muito desta época festiva”, revela ainda Olga Madeira.

Arquidiocese de Évora em oração pela paz na Ucrânia

O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, numa mensagem enviada à redação da Rádio ELVAS, vem condenar a guerra na Ucrânia, apelando aos fiéis para que unam numa oração pela paz naquele país.

A mensagem completa:

“A Igreja de Cristo que peregrina por terras alentejanas e ribatejanas e que constitui a Arquidiocese de Évora une-se ao Santo Padre, o Papa Francisco, à Conferência Episcopal Portuguesa, em comunhão com as Conferências Episcopais da Europa, numa condenação veemente à guerra na Ucrânia, propondo a todas as pessoas, comunidades e instituições da Igreja que, na fidelidade à proposta do sucessor de Pedro, nos juntemos dia 2 de Março, Quarta-feira de Cinzas, na Igreja do Carmo, pelas 18h, em Évora, para iniciarmos a Quaresma 2022, numa oração unânime pela paz na Ucrânia.

Peço a cada Pároco que organize nas Unidades Pastorais a si confiadas, neste mesmo dia, a celebração eucarística ou outro momento de oração em cumprimento deste mandato do Papa. Peço também que tudo façam para que se reze diariamente e em comunidade o terço do rosário a Nossa Senhora de Fátima, implorando a Paz para a Ucrânia e para o Mundo.

O Bispo de Roma pede-nos ainda que jejuemos durante este dia pela mesma intenção; lembro que o jejum, praticado por Nosso Senhor Jesus Cristo,  é uma prática transversal a diversas Religiões, Espiritualidades e Asceses. Trata-se de uma privação de alimentos para criar em nós espaço para Deus, para a escuta da nossa consciência e dos outros e para os gritos que nos chegam da Terra e dos pobres. Cheios de nós não necessitamos de Deus, nem de nos escutarmos, nem de ouvir os outros. Eis um caminho para a intolerância violenta e para a guerra.

Uno-me à Comunidade Ucraniana residente na nossa Arquidiocese, com os estimados Padres Ivan Hudz e Taras Goyvanyuk, comprometendo-me permanecer na oração convosco.

A guerra é louca, é cega e diabólica! Só no Amor de Deus seremos capazes de reconstruir a Paz. Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima interceda por nós, nesta hora dramática de retrocesso civilizacional para a Europa e para o Mundo”.

Évora, 24 de fevereiro de 2022

+ Francisco José,
Arcebispo de Évora 

Mais de 130 mortos e 300 feridos na guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia diz que o conflito desencadeado pela Rússia já fez 137 mortos e 316 feridos do lado ucraniano e que os líderes da NATO “têm medo” de apoiar a adesão da Ucrânia à aliança. Segundo Volodymyr Zelenskiy, a Rússia retomou os ataques aéreos às 4:00, mas que as tropas pararam de avançar. Diz ainda que os ataques atingiram alvos militares e civis e apelou à Rússia que cesse fogo.

Entretanto, foi anunciada a proibição de saída da Ucrânia dos homens entre os 18 e os 60 anos, que poderão ser chamados para a frente de combate.

Já na Rússia, várias manifestações antiguerra juntaram milhares de russos nas ruas de várias cidades do país. O número de detidos ultrapassa os 1.700.

No final da reunião de emergência do Conselho Europeu de ontem à noite, por causa da invasão russa da Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia anunciou “o início de uma nova era”, em resposta à decisão de Putin de “trazer de volta a guerra à Europa”, com uma “invasão em toda a escala que coloca em causa a paz” no continente.

Nesta reunião foram discutidas as sanções a aplicar à Rússia, que se alinham de acordo com cinco pilares: setor financeiro, energia, indústria aeronáutica, acesso a tecnologia de ponta e política de vistos.

A UE e os seus aliados querem vedar o “acesso da Rússia aos mais importantes mercados de capitais”; os 27 países deixem de estar tão dependentes dos fornecimentos de energia da Rússia e a Rússia deixe de poder refinar petróleo; a UE proíbe a exportação de aeronaves, bem como peças e equipamentos para manutenção de aviões; os países da UE e os seus aliados decidiram uma proibição coletiva de fornecimento de tecnologias de ponta à Rússia; e os diplomatas e homens de negócios russos deixam de ter acesso ao espaço da UE, com suspensão e cancelamento de vistos.

EuroBEC vai ter espaço físico e funcionários a tempo inteiro

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, assumiu na passada quarta-feira, dia 23, a presidência da EuroBEC, Eurocidade Badajoz, Elvas e Campo Maior.

“A EuroBEC vai passar, a partir de Março, a ter uma sede social e três funcionários a tempo inteiro para que os habitantes das três localidades se possam identificar com este projeto”, segundo Rondão Almeida.

Segundo o autarca, “o trabalho da EuroBEC vai assentar em dois eixos fundamentais, por um lado o desenvolvimento de projetos de energia, em Badajoz, e por outro lado o apoio à câmara de Elvas para instalação do parque industrial na Herdade da Comenda”.

Quanto à sede da EUROBEC, “ou fica nas instalações da IFEBA ou num espaço da câmara de Elvas, no Caia”, garantiu Rondão Almeida.

Rondão Almeida sucede, na presidência da Eurocidade, a Francisco Fragoso, antigo presidente do Município de Badajoz, e a João Muacho, ex-presidente da Câmara de Campo Maior.