Ano Europeu da Juventude comemorado em 2022

decisão do Parlamento Europeu e do Conselho sobre o Ano Europeu da Juventude (AEJ) foi adotada em 20 de dezembro de 2021.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades para jovens; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos e empenhados; promover oportunidades ao alcance dos jovens; e integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União.

Ao aprovar a proposta relativa ao Ano Europeu da Juventude, o Conselho sublinhou a necessidade desta iniciativa, a fim de contribuir para a integração da política da juventude, ou seja, garantir que todas as políticas da UE – em matéria de ambiente, educação, cultura ou em qualquer outro domínio – tenham em conta as questões relacionadas com a juventude.

O AEJ inclui conferências, eventos e campanhas de informação e promoção. O Conselho incentivou a Comissão Europeia a envolver os jovens para tornar o Ano Europeu uma realidade, juntamente com os coordenadores nacionais responsáveis pela organização de atividades em cada Estado-Membro.

Em Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude é o coordenador nacional do AEJ acompanhado por um Comité Diretor do qual fazem parte: Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Associação Nacional de Freguesias, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Conselho Nacional de Juventude, Direção Regional da Juventude dos Açores, Direção Regional de Juventude da Madeira, Federação Nacional das Associações Juvenis e MOVIJOVEM – Mobilidade Juvenil.

Foi também lançado o Portal Europeu do AEJ2022, onde os visitantes podem conhecer os compromissos, iniciativas e ações relacionadas com o mesmo, bem como oportunidades e organizações juvenis.