Programa do Natal em Portalegre entre os dias 14 e 24

O Natal em Portalegre, numa organização da Câmara Municipal da capital de distrito, continua a decorrer desde 8 de dezembro e até 8 de janeiro, através de atividades alusivas, ao sabor dos produtos mais notórios da região, desde os vinhos, aos doces conventuais, elaborados através da arte dos mais diversos criativos portalegrenses. Também as ruas da cidade representam esta época festiva, através de apontamentos musicais e culturais, animação e iluminação, com as forças vivas do concelho, onde as crianças, jovens e adultos elevam e dignificam as nossas canções e tradições, com orgulho, por todo o país.

Para os dias 14, 17 e 18: há Cinema de Natal, com o filme “Encanto”, nos dias 14 e 18, com sessões às 15, 18.30 e 21.30 horas, na terça-feira; e às 15 e 17 horas, no sábado, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre; na sexta-feira, dia 17, a Igreja de São Lourenço recebe o Orfeão de Portalegre para um Concerto de Natal, pelas 21.30 horas.

Nos dias 18 e 19 de dezembro, fim-de-semana de sábado e domingo, os artistas e criativos portalegrenses vão estar, no Mercado Municipal, a expor e vender as suas peças de artesanato, elaboradas com tanta dedicação e arte. Pode visitar esta Feira de Artesanato em ambos os dias, das 15 às 20 horas, apoiando os artesãos locais, pela sua visita, ou pela escolha das suas peças como opção de oferta natalícia.

Para os dias 18, 19, 20, 21 e 22 (de sábado a quarta-feira), para além do cinema existente no dia 18, sábado, bem como a Feira de Artesanato, também no dia 19, poder assistir, durante cinco dias, ao Cinema de Natal, gratuito, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, pelas 15 horas: dia 18, sábado, com o filme de drama e animação, “O Principezinho”; no dia 19, domingo, numa aventura e animação com “Polar Express”; no dia 20, segunda-feira, uma sessão familiar recheada de fantasia e animação, com “Um Conto de Natal”; “Arthur Christmas” é o filme de animação selecionado para o dia 21, terça-feira; e no último dia do Cinema de Natal gratuito, dia 22, quarta-feira, a sessão de animação e fantasia é com o filme “O Estranho Mundo de Jack”.

O Município de Portalegre afirma estar “atento, ao longo do evento, à evolução da situação epidemiológica em Portugal, considerando, se necessário, o cancelamento de algumas atividades, de forma a prevenir o agravamento da situação”.

A autarquia entende que vai “ser um Natal de todos e para todos, um Natal que queremos que seja vivido com saúde, amor e responsabilidade, passado com as nossas famílias, com os nossos saberes e sabores, com as nossas tradições e o nosso brio, com o orgulho de ser portalegrense”. Por isso, segundo o Município portalegrense, esta é “uma época recheada com quase tudo o que nos define: arte e artesanato, natureza e gastronomia, história e inovação, gente e poesia”.