Coronel José Pimenta tomou posse como comandante do RC3 de Estremoz

Coronel José Pimenta

O novo comandante do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, o coronel José Pimenta tomou posse esta segunda-feira, 13 de dezembro, sucedendo no cargo o Coronel Jorge Pedro.

Aos microfones da Rádio ELVAS, o recém-empossado comandante do RC3 de Estremoz, assume que estas funções são uma “grande responsabilidade”, e afirma que “o Regimento tem sabido cumprir e desempenhar o seu papel, em conformidade com as orientações que vêm do escalão superior e do Comando do Exército” pelo que segundo diz, resta-lhe fazer “pelo menos tão bem como os antecessores e continuar a vida do regimento”.

Tenente-General António Martins Pereira

Este é um regimento, com uma grande história e não pertence apenas ao Alentejo, mas a todo o país, tendo várias capacidades, explica o Coronel José Pimenta, adianta que “as ligações com a sociedade civil e entidades locais é uma realidade muito importante para nós, estamos abertos e assim vai continuar, garantidamente, com o meu comando e tenho a certeza que Estremoz e as entidades locais estarão disponíveis para colaborar connosco, em tudo o que seja necessário”.

O Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General António Martins Pereira, presidiu as cerimónias e refere que esta unidade “é muito importante fundamental no exército”, assim como a cerimónia de troca de comandantes, na medida em que “demonstra confiança no comando que entra e que sai, na missão desta unidade na região”,  e enaltece a participação das autoridades autárquicas para que “a conexão seja reforçada”, assim como na cooperação, no que for necessário, para a população.

Brigadeiro-General Pedro Gonçalves Soares

Já o comandante da Brigada de Reação Rápida, o Brigadeiro-General Pedro Gonçalves Soares, destaca o papel e a importância desta brigada, em Estremoz. “Ao contrário do que se possa pensar, Estremoz tem um papel importantíssimo nesta brigada, e cada vez maior, porque toda a área do reconhecimento, ligada aos drones, que permite aumentar as capacidades de reconhecimento sem grandes riscos para as forças, têm os meios concentrados” nesta cidade.

O presidente da Câmara de Estremoz José Sádio, marcou presença nas cerimónia e destacou a importância deste regimento, para a cidade, e com a qual a autarquia mantém uma relação muito próxima, aproveitando para felicitar o novo comandante. “O RC3 é determinante para as nossa existência, com a qual temos mantido uma relação muito próxima e de parceria diária, pelo que é imprescindível quer para o presente, quer para o futuro continuarmos a ter connosco o RC3”. José Sádio felicita ainda tanto o comandante cessante como o novo comandante que hoje tomou posse.