Compromisso familiar “de não vender o grupo Nabeiro”

Esta semana, o CEO do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro em entrevista ao Expresso no caderno de Economia, onde é capa, tornou publico o acordo familiar que definiu as regras para manter o grupo na família. Os netos do Comendador Rui Nabeiro passaram a acionistas e foi criada uma Comissão Executiva, informação já divulgada no ano passado.

Ao semanário foi garantido que ” o Grupo Nabeiro deverá continuar nas mãos da família Nabeiro durante muito tempo”.  Após o protocolo familiar assinado pelo senhor Comendador Rui Manuel Azinhais Nabeiro, os seus dois filhos, João Manuel e Helena, e os quatro netos. Aos 91 anos, o empresário campomaiorense tem a garantia de que a estrutura do seu grupo — que, além da produção de café e distribuição alimentar e de bebidas, inclui também negócios na área imobiliária, turística e de serviços — está bem definida e fica blindada.

O Expresso menciona a informação divulgada no ano pasado pelo grupo, quando foi oficializada a passagem de Rui Miguel Nabeiro a presidente executivo — na realidade era já visto como o sucessor natural na liderança e havia mesmo quem achasse que nos últimos anos tinha sido já ele a exercer o cargo de presidente, pois passou por Rui Nabeiro um dos projetos de maior sucesso e visibilidade do grupo, o lançamento das cápsulas Delta-Q. O próprio reconhece que o seu dia a dia não mudou muito. “Foi com muita naturalidade e sem qualquer conflito ou atrito que as coisas aconteceram assim”, afirma, explicando que com esta passagem — que foi feita “com tranquilidade, sem levantar obstáculos, sem ninguém se sentir posto de lado” — deixou de haver discussão sobre como vai ser o futuro. “O futuro é hoje, está a acontecer.” E dessa forma os 3.800 colaboradores já sabem com o que podem contar.

Foram contratadas duas consultoras, que ajudaram a definir o protocolo familiar que, segundo Rui Miguel Nabeiro, “define as regras” para que o grupo continue a ser um grupo familiar. Esse protocolo foi assinado por todos os membros da família e determina o compromisso entre eles de manter o negócio. E há um acordo parassocial onde está estipulado que, caso algum deles queira vender a sua participação, terá de dar o direito de preferência aos outros. “A mensagem que estamos a passar é que a família está comprometida com o negócio, não está vendedora nem agora nem no futuro”, explica ao Expresso, o CEO do Grupo Nabeiro.

O comendador Rui Nabeiro revela o Expresso “promoveu também mudanças na estrutura acionista — os dois filhos aumentaram as participações de 8% para 16% cada um e os netos, Rui, Rita, Ivan e Marcos, passaram a ter 8% cada um, ficando o restante capital nas mãos do empresário. Rui Miguel Nabeiro assumiu a presidência da Comissão Executiva entretanto criada, onde partilha as decisões com a irmã Rita Nabeiro e o primo Ivan (filho de Helena Nabeiro). Cabem-lhe a ele as áreas de desenvolvimento e de negócio, o primo Ivan ficou responsável pela área industrial e a irmã  Rita com os recursos humanos e a sustentabilidade, além da Adega Mayor, que já tinha. O Conselho de Administração continua a ser presidido por Rui Nabeiro — está nos estatutos e será assim até ele querer e poder — e inclui ainda, além destes três netos, os filhos e António Cachola, ex-diretor financeiro e que entretanto se reformou, sendo o único elemento exterior à família.

“O meu avô não abdica, está presente. Não mudou nada para ele, continua a ter a mesma intervenção diária, que é excecional. E com o meu pai é a mesma coisa”, diz Rui Miguel Nabeiro.

entrevista em Expresso.pt