Arquidiocese de Évora em oração pela paz na Ucrânia

O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, numa mensagem enviada à redação da Rádio ELVAS, vem condenar a guerra na Ucrânia, apelando aos fiéis para que unam numa oração pela paz naquele país.

A mensagem completa:

“A Igreja de Cristo que peregrina por terras alentejanas e ribatejanas e que constitui a Arquidiocese de Évora une-se ao Santo Padre, o Papa Francisco, à Conferência Episcopal Portuguesa, em comunhão com as Conferências Episcopais da Europa, numa condenação veemente à guerra na Ucrânia, propondo a todas as pessoas, comunidades e instituições da Igreja que, na fidelidade à proposta do sucessor de Pedro, nos juntemos dia 2 de Março, Quarta-feira de Cinzas, na Igreja do Carmo, pelas 18h, em Évora, para iniciarmos a Quaresma 2022, numa oração unânime pela paz na Ucrânia.

Peço a cada Pároco que organize nas Unidades Pastorais a si confiadas, neste mesmo dia, a celebração eucarística ou outro momento de oração em cumprimento deste mandato do Papa. Peço também que tudo façam para que se reze diariamente e em comunidade o terço do rosário a Nossa Senhora de Fátima, implorando a Paz para a Ucrânia e para o Mundo.

O Bispo de Roma pede-nos ainda que jejuemos durante este dia pela mesma intenção; lembro que o jejum, praticado por Nosso Senhor Jesus Cristo,  é uma prática transversal a diversas Religiões, Espiritualidades e Asceses. Trata-se de uma privação de alimentos para criar em nós espaço para Deus, para a escuta da nossa consciência e dos outros e para os gritos que nos chegam da Terra e dos pobres. Cheios de nós não necessitamos de Deus, nem de nos escutarmos, nem de ouvir os outros. Eis um caminho para a intolerância violenta e para a guerra.

Uno-me à Comunidade Ucraniana residente na nossa Arquidiocese, com os estimados Padres Ivan Hudz e Taras Goyvanyuk, comprometendo-me permanecer na oração convosco.

A guerra é louca, é cega e diabólica! Só no Amor de Deus seremos capazes de reconstruir a Paz. Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima interceda por nós, nesta hora dramática de retrocesso civilizacional para a Europa e para o Mundo”.

Évora, 24 de fevereiro de 2022

+ Francisco José,
Arcebispo de Évora