Vários portugueses já conseguiram sair da Ucrânia

Vários portugueses conseguiram já sair da Ucrânia, enquanto outros estão a tentar fazê-lo. Seguem de autocarro, sendo que muitos, antes de embarcarem, nem sabem o destino. O importante, dizem, é passar a fronteira.

Prevê-se ainda que um milhão de ucranianos possa atravessar a fronteira, se bem que a Polónia está a impedir a entrada de homens entre os 18 e os 60 anos.

Enquanto isso, o porta-voz do presidente russo disse hoje que Moscovo vai analisar a declaração do presidente da Ucrânia, sobre a disponibilidade para discutir a neutralidade do seu país. Entretanto, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros já veio dizer que a Rússia já está disposta a negociar, mas só se a Ucrânia depuser as armas.

Por volta das 14 horas desta sexta-feira, vários veículos militares ucranianos começaram a entrar na cidade de Kiev para a defenderem das tropas russas que se aproximam.

De acordo com a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, as forças russas já perderam cerca de 2.800 militares, 80 tanques, 516 veículos blindados de combate, dez aeronaves e sete helicópteros.