10ª Gala do Treinador do Distrito de Portalegre no sábado em Fronteira

O Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre organiza este sábado, 29 de junho, no Centro Polivalente de Atividades Sociais de Fronteira, a 10ª edição da Gala do Treinador.

O evento, com início às 19h30, conta com um welcome drink, que antecede os discursos institucionais, seguindo-se o jantar de convívio entre associados, treinadores premiados e entidades convidadas.

Posteriormente serão entregues os prémios aos treinadores campeões distritais de futebol e de futsal das provas organizadas pela Associação de Futebol de Portalegre, na época desportiva 2023/24. Segue-se a homenagem a seis treinadores do distrito que, nas últimas décadas, se destacaram através do seu percurso desportivo e que são referências na classe.

Outro dos momentos preparados pelo núcleo para a Gala do Treinador é a entrega dos prémios aos Treinadores do Ano em Futebol e Futsal, no distrito de Portalegre, identificados através da votação dos sócios do Núcleo de Treinadores.

Estão nomeados na modalidade de Futebol Bruno Tomé (O Elvas), Luís Miguel Macedo (Mosteirense), Nuno Abegão (Fronteirense), Nuno Frade (Fronteirense) e Pedro Hipólito  (O Elvas). Em Futsal, são Francisco Santana Maia (Eléctrico) João Namorado (UD Sousel), Licínio Silva (Eléctrico), Luís Alves (Domingão) e Luís Fonseca (Avisenses).

Este ano não se celebra apenas a 10ª Gala do Treinador, como também os 20 anos de existência do Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre.

Festival da Juventude promete animar Parque de Feiras de Estremoz

No âmbito da Feira Internacional de Desporto de Estremoz (FIDMOZ), o Parque de Feiras e Exposições da cidade, nas noites de 5 e 6 de julho, sexta-feira e sábado, dá lugar a um Festival da Juventude.

Promovido pela Câmara Municipal de Estremoz, o evento conta, na primeira noite, com as atuações de Djs D&G, Corda Bamba & Tiago Grila, Quarto Escuro e Dj Santy.

Na segunda noite, sobem ao palco do festival HIITZ, Pegadinha, Dupla Mete Cá Sets e Djs D&G.

Crianças do pré-escolar de Santa Luzia vibram com espetáculo do Prof. Idalécio

Foi a cantar e a dançar, ao som do Prof. Idalécio, que se fez acompanhar das suas mascotes, que as crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento nº 2 de Elvas celebraram na tarde desta quarta-feira, 26 de junho, o final de mais um ano letivo.

Assegurando que as mensagens e ensinamentos que o artista passa, através das suas músicas, são importantes para as crianças, a diretora do agrupamento, Brígida Gonçalves, revela que foram as educadoras que fizeram questão de presentear os mais pequenos, que são fãs do Prof. Idalécio, com este espetáculo. “Eles só terminam (o ano letivo) na sexta-feira, mas fazem aqui hoje a sua despedida em grande, porque adoram o Prof. Idalécio e cá está ele, para alegrar esta malta pequenina”, refere.

Tendo estado muito recentemente em Elvas, no âmbito da Feira Escolar, a convite da Câmara Municipal, Idalécio Martins, docente de Educação Musical há 24 anos, garante que “o que é bom é sempre de repetir”. Recordando que sempre compôs as suas próprias músicas, até porque, quando começou a lecionar não existiam materiais, em português, para trabalhar com os seus alunos, Idalécio revela que foi durante a pandemia que este projeto, tal como é hoje apresentado ao público, acabou por nascer. Com a aposta feita também no YouTube, as solicitações para espetáculos começaram a surgir.

E para quem pensa que a vida de Idalécio se resume agora apenas a dar música aos mais pequenos, desengane-se: atualmente, dá aulas em 14 instituições. “É mesmo muito difícil, mas quem corre por gosto não cansa, porque não há nada mais maravilhoso do que ver o sorriso de uma criança”, garante.

Nas suas músicas, o artista tenta sempre incluir “uma parte didática”, sendo que, dessa forma, “as crianças aprendem a brincar”. “Elas, sem saber, estão a aprender e é esse o objetivo da nossa música”, remata.

Lena d’Água e Raya na Feira de S. Boaventura de Arraiolos

Lena d’Água e Raya são os nomes mais sonantes do cartaz da edição deste ano da Feira de S. Boaventura, em Arraiolos, que decorre entre os próximos dias 12 e 15 de julho.

Este ano, a iniciativa volta a realizar-se no Parque de Feiras, junto ao Arraiolos Multiusos, que será inaugurado, após as obras de requalificação.

No âmbito da feira, decorre uma mostra de atividades económicas que, de acordo com a Câmara Municipal, “assume-se como uma feira de divulgação e promoção das mesmas, nas suas diversas áreas, valorizando os investimentos concretizados e procurando atrair novos investidores, promovendo o desenvolvimento económico do concelho de Arraiolos”. Por outro lado, revela ainda a autarquia em nota de imprensa, “pretende dar a conhecer as principais empresas do concelho quer junto do público local, quer junto do público oriundo de outras regiões.”

Lena d’Água atua na primeira noite da feira, 12 de julho, e os espanhóis Raya, no dia seguinte, com ambas as noites a terminarem com discoteca. Já a 14 de julho, a tarde será dedicada ao folclore, com um festival organizado pelo Rancho Etnográfico “Os Camponeses de Arraiolos”. Destaque ainda, na noite de 14 de julho, para um espetáculo do comediante Jorge Serafim, no Anfiteatro S. Boaventura.

Badajoz: Melendi na Feira de São João esta quinta-feira à noite

Badajoz está em festa até domingo, 30 de junho, com a tradicional feira de São João.

Amanhã, quinta-feira, 27 de junho, o grande destaque da programação do evento vai para um concerto de Melendi. A celebrar 20 anos de carreira, o cantor e compositor que dá voz a sucessos como “La Promesa” ou “Destino o Casualidad”, sobe ao palco, na feira, pelas 22 horas (menos uma em Portugal).

Já na sexta-feira, dia 28, os mais novos serão brindados com um espetáculo do palhaço Tallarin, pelas 20h30 (19h30 em Portugal). Por fim, no sábado, haverá concerto de tributo à rainha do Rock, Tina Turner.

A juntar a estes espetáculos, até domingo, no recinto junto aos pavilhões da IFEBA e da Lusiberia, não faltam atrativos, como as mais diversas atrações, incluindo carrosséis para todas as idades, e as famosas casetas.

Avós e netos partilham experiências no Mês do Desporto de Borba

No âmbito do Mês do Desporto e da Juventude,  em Borba, decorreram no passado sábado, dia 22 de junho, várias atividades desportivas abertas à população, dinamizadas pelo professor Francisco Chouriço.

Durante a manhã. a modalidade praticada foi o Boccia, com avós e netos, uma atividade intergeracional que visou não só a promoção da modalidade, como proporcionar a troca de experiências e vivências, fortalecer o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares.

À tarde, no pavilhão gimnodesportivo, decorreu uma atividade de iniciação ao Padel, que contou com uma ação de sensibilização e jogos. Esta é uma modalidade recente que conta com um elevado número de praticantes em Portugal.

No final do dia, na Piscina Municipal Coberta de Borba, aconteceu uma atividade de PoolDance, promovendo o bem-estar, combinando a dança e a ginástica dentro de água.

 

Tudo o que precisa saber sobre a energia elétrica 26-06-2024

Este é o primeiro programa, de uma série de quatro, em que procuramos esclarecer os ouvintes sobre as questões associadas à energia elétrica.

Marco Santos, da GoldEnergy, explica as fontes de energia, o mercado da energia, as potencias a contratar, os contratos, as vantagens de ter painéis fotovoltaicos, onde se encontra a GoldEnergy e a sua experiência pessoal na empresa.

O programa tem o patrocínio da GoldEnergy, na rua Arco da Praça, 1, em Elvas, e está disponível no Spotify em Podcast:

 

 

 

 

 

Três feridos graves em colisão

Três pessoas ficaram feridas com gravidade na sequência de uma colisão de uma viatura ligeira de passageiros com um veículo ligeiro comercial, às 10h30 desta quarta-feira, 26 de junho, na Calçadinha, em Elvas.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foram mobilizados para o local os Bombeiros de Elvas e Campo Maior e a GNR, num total de 21 operacionais e oito veículos, para socorrer dois adultos e uma criança de seis anos que foram considerados feridos graves.

Os adultos foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, e a criança para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Serra de São Mamede é palco da quinta etapa da Taça de Portugal de Montanha

O Parque Natural da Serra de São Mamede vai ser palco, no próximo sábado, 29 de junho, da quinta etapa da Taça de Portugal de Montanha, numa organização da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, os Municípios de Portalegre e Marvão e o IPDJ.

A prova, que promete “deslumbrar” todos os participantes, tendo em conta as paisagens que terão oportunidade de vislumbrar, segundo explica o presidente da associação, Luís Rodrigues, tem início no concelho de Marvão e término no de Portalegre, sendo uma competição “muito específica”.

“Temos a honra de receber uma das etapas da Taça de Portugal de Montanha, na Serra de São Mamede, que é o local no distrito que mais condições oferece para este tipo de prova”, adianta o responsável, que explica que esta é uma competição “semelhante à do trail, mas com uma distância mais curta”.

Em simultâneo nesta etapa da Taça de Portugal, será disputado o campeonato distrital da modalidade. Ao todo, adianta Luís Rodrigues, são esperados cerca de 200 atletas.

A prova, no sábado, tem início às 18 horas, na Barragem da Apartadura, no concelho de Marvão, terminando, 12 quilómetros depois, no topo da Serra de São Mamede, já em Portalegre. A competição integra ainda uma corrida jovem e uma caminhada popular.

“Império Brasil” traz para Elvas os sabores do outro lado do Atlântico

Abriu ao público, no passado sábado, dia 22 de junho, na Avenida 14 de Janeiro, junto ao Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas, um novo restaurante, que traz para a cidade Património Mundial os sabores do Brasil.

“Império Brasil”, assim se chama o estabelecimento, explica o proprietário, Carlos Freire, conta também com espaço de cafetaria, onde são servidos os pequenos-almoços. “De manhã, servimos um pequeno-almoço muito bom e diferenciado”, garante o empresário, que adianta que, aos almoços e jantares, é servido, “de momento”, um prato diário, sendo objetivo alargar, num futuro próximo, esta oferta.

Ao longo de todo o dia, o cliente tem sempre disponível, “a qualquer momento”, diversos menus, que vão desde o bitoque, aos calamares, às tiras de choco, à picanha, passando ainda pelas bifanas, grelhada mista e maminha. Hambúrgueres, cachorros quentes e uma “coxinha totalmente diferente”, a par da batata frita com queijo cheddar e bacon, são outras das apostas do “Império Brasil”. Da vasta oferta de bebidas, o destaque vai para a famosa caipirinha e para o Cozumel, uma bebida feita à base de cerveja e limão.

Conhecido já em Elvas como empresário (proprietário da “Cosmética Brasil”), Carlos Freire explica ainda o que o levou a apostar agora neste estabelecimento de restauração: “Elvas nunca teve um restaurante e cafetaria para que, durante o dia inteiro, as pessoas possam comer vários tipos de refeição, a qualquer momento”.

“Império Brasil” dispõe de esplanada e de serviço take-away, tendo para isso, bem como para reservas, disponível o contacto 924 090 095.

Lar de Degolados celebra mais um aniversário

O Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados, no concelho de Campo Maior, celebrou ontem, 25 de junho, o seu oitavo aniversário.

A festa de aniversário foi uma oportunidade de celebrar o trabalho realizado por esta instituição e os seus funcionários, em prol dos muitos utentes que, desde 2016 fazem a história deste espaço.

Durante a tarde, a Banda 1.º de Dezembro animou a festa, cantaram-se os parabéns e foi servido um lanche-convívio a todos os presentes.

Estiveram presentes, para além de Eliseu Pernão e Amélia Nabeiro, dois dos membros da direção da instituição, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo.

Quase quatro mil pessoas participaram na última edição dos Jogos do Alto Alentejo

Cerca de quatro meses depois de ter tido início a 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o Jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre, foi o palco da cerimónia de encerramento desta iniciativa, que se destaca no panorama desportivo e cultural da região, que ano após ano, honra também a sua tradição inclusiva através dos JAA – Adaptados.

No total, os JAA contaram com 3900 participantes, que se dividiram entre a prática de 30 modalidades, disputadas nos concelhos do Alto Alentejo, da canoagem à sueca e das caminhadas ao futsal, entre tantas outras. Este domingo, 23 de junho, ficou marcado pela finalíssima de futsal disputada entre as equipas de Castelo de Vide e Fronteira, com a vitória a sorrir aos fronteirenses (6-3), um jogo que marcou o início da Cerimónia de Encerramento.

No seu discurso, o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, relembrou a importância dos JAA para a região, destacando a vertente de “confraternização e companheirismo” que se origina entre todos. “Apesar dos tempos complicados que temos vivido, com a pandemia, com guerras, com crises económicas e políticas, esta iniciativa é um exemplo claro daquilo que conseguimos alcançar quando estamos unidos. As melhorias que têm sido registadas ao longo dos anos ao nível do número de participantes e das modalidades, são um sinal de que estamos comprometidos em fazer sempre mais e melhor. Por isso, deixo aqui um repto: que se continue a olhar para os JAA como um evento de charneira do Alto Alentejo”, disse.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre e anfitriã desta cerimónia, Fermelinda Carvalho, tal como o presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Albano Silva, destacaram a importância da “aposta no desporto e na cultura” no nosso território, um serviço público que os Jogos do Alto Alentejo prestam à população.

A cerimónia de encerramento contou com a presença de autarcas, técnicos de desporto dos Municípios e da CIMAA e, claro, dos participantes que ao longo de semanas deram vida aos Jogos. Como sempre, a componente cultural não foi esquecida, com visitas aos espaços museológicos de Portalegre.

Estremoz e Extremoz já são oficialmente cidades irmãs

Estremoz e a cidade brasileira de Extremoz já são oficialmente cidades irmãs. O protocolo de intenções foi assinado na passada segunda-feira, 24 de junho, em sessão virtual, pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, e a prefeita de Extremoz, Jussara Sales de Souza, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O protocolo constitui uma aliança estratégica entre as duas cidades, que visa estabelecer laços permanentes de fraternidade, amizade, conhecimento, troca de experiências e cooperação mútua, nas áreas de Tecnologia, Inovação, Governança, Desenvolvimento Económico, Educação, Ação Social, Saúde, Cultura, Turismo e outras áreas onde exista possibilidade de integração dos municípios irmãos.

Foi assumido o compromisso formal de manter os laços permanentes entre Extremoz e Estremoz, com vista ao diálogo, intercâmbio de experiências e implementação de ações conjuntas susceptíveis de se enriquecerem mutuamente em todos os domínios.

Abriu-se uma janela para o futuro no relacionamento entre ambas as cidades. Este protocolo de intenções tem um enorme potencial e é motivo de grande orgulho e satisfação para Estremoz e Extremoz.

Estiveram presentes, de forma virtual, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o secretário honorário de Portugal em Natal, Francisco Lamy, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Económico de Extremoz, Rogério Dinis, a secretária de Estado do Turismo, Solange Portela, em representação da Governadora Fátima Bezerra, entre demais entidades. Presencialmente a assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Ricardo Catarino, da vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, do vereador Luís Pardal e dos chefes de Divisão do Município de Estremoz.

Campanha “Garrafa Solidária” dos Bombeiros de Campo Maior tem sido “um sucesso”

Os Bombeiros Voluntários de Campo Maior estão a promover, uma vez mais, a campanha “Garrafa Solidária”, até setembro, com o objetivo de garantir que os operacionais estejam bem preparados para enfrentar os desafios que se avizinham, ou não fosse esta altura do ano crítica no que toca aos incêndios.

A verdade é que, de acordo com o presidente da direção dos bombeiros campomaiorenses, Luís Fava, a campanha tem sido “um sucesso”, pelo que agradece a todos aqueles que têm feito as suas doações.

“Eu não esperava outra coisa que não fosse este retorno. Tem sido espetacular, com uma entrega total”, garante Luís Fava, que lembra que os campomaiorenses “são solidários” e “sabem ajudar”.

A par das garrafas de água, podem também doar bebidas energéticas, barras energéticas ou bolachas.

Obra de Santa Zita distinguida com Diploma de Mérito Municipal

Marchas Populares foram o mote para a festa de final de ano letivo da Obra de Santa Zita, que se realizou esta terça-feira, dia 25 de junho, junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

Vestidos a rigor, os mais pequenos mostraram as suas músicas e coreografias, entre os quais temas mais conhecidos de São João, fazendo “bailar” os familiares que assistiam.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, esteve presente, tendo feito a entrega do Diploma de Mérito Municipal, aprovado por unanimidade pelo executivo.

Na sua intervenção, o autarca deixou ainda uma “palavra de apreço e gratidão pelo trabalho desenvolvido na área social, destacando que foram pioneiras na prestação de apoio às famílias na vertente de creche e pré-escolar. Deixou ainda uma palavra para as educadoras, auxiliares e para as crianças, pois “são elas o futuro da nossa sociedade”.

A iniciativa contou ainda com um pequeno lanche convívio entre todos e uma sardinhada.

Aberto concurso público para exploração da sala de eventos do Coliseu de Elvas

Já se encontra aberto o concurso público para a exploração da sala de eventos do Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Quem vencer o concurso terá de promover, no mínimo, 25 dias de eventos anuais, como espetáculos musicais, teatro e de revista. “Por outro lado, quem vier a explorar o espaço fomentará imperativos de ordem social cultural e de desenvolvimento económico, com criação de postos de trabalho”, lê-se no programa do concurso.

“O espaço será utilizado em regime de exclusividade, com exceção dos eventos desportivos, tauromáquicos e de congressos ou colóquios, bem como ficando desde já salvaguardadas situações de interesse público que o Município possa lançar mão, estando desde já vedada a possibilidade de transmissão da utilização a terceiros, sem prévia autorização da Câmara Municipal de Elvas”.

Os interessados em concorrer podem consultar o programa do concurso e o caderno de encargos, que estão disponíveis no site da autarquia (ver aqui).

As propostas são apresentadas na plataforma Vortal-GOV.

Centro de Recolha de Animais de Elvas vai ser requalificado

O Município de Elvas lançou, recentemente, um concurso público com vista à modernização e requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Companhia.

Com um investimento em torno dos “130 ou 140 mil euros”, explica o presidente da Câmara, Rondão Almeida, o objetivo é que possam ser criadas, naquele espaço, situado na Abegoaria Municipal, “salas para tratamento clínico de animais e mais boxes”.

Os trabalhos a efetuar dizem respeito a obra de “reabilitação ligeira de edifícios existentes, nomeadamente demolições e trabalhos de estrutura metálica, revestimentos correntes em paredes de alvenaria a construir, tetos e pavimentos, eletricidade, canalizações e sistema de combate a incêndios”, lê-se no anúncio publicado em Diário da República. O prazo de execução da obra é de três meses.

Apesar desta obra, Rondão Almeida revela que a sua ambição é que possa nascer “um novo canil, naquilo que é propriedade da Câmara, na antiga carreira de tiro, que fica no caminho de Elvas para Juromenha, a cerca de cinco quilómetros”.

Diário do Euro 26-06-2024

Nesta quarta-feira, Portugal joga esta noite em Gelsenkirchen com a Geórgia a terceira partida da fase de grupos, depois de duas vitórias que asseguram o primeiro lugar, há muitas duvidas de quem serão os 11 iniciais.

Um deles pode muito bem ser João Félix. O jogador do Barcelona tem outra vez os jornalistas espanhóis a divulgar assuntos que o prejudica.

Agora o que se escreveu é que Félix tinha discutido com o treinador Roberto Martinez.

O jogador desmente e o treinador também.

 João Félix deve ser um dos jogadores a fazer parte do onze inicial.

 Ontem, fecharam-se as contas dos grupos C e D. A Áustria ganhou aos Países Baixos por 3-2 e fechou a classificação em primeiro lugar, já que a França empatou a um golo com a Polónia. Se Portugal chegar aos quartos de final pode jogar com a França caso essa equipa também se apure nos oitavos.

 À noite, tudo a zero, Inglaterra e Eslovénia empataram a zero e as duas ficaram apuradas tal com a Dinamarca que empatou a zero com a Servia

 Confira os nosso palpites para o dia de hoje.

 O patrocínio deste podcast é de:

Euromilhões: “jackpot” de 213 milhões de euros sai em Portugal

O “jackpot” do sorteio de ontem, 25 de junho, do Euromilhões, de mais de 213 milhões de euros, saiu a um apostador em Portugal. Trata-se do valor mais alto de sempre a sair no país.

A aposta vencedora foi registada na freguesia de Ramalde, no Porto, segundo avança a SIC Notícias.

Em Portugal, saiu também um segundo prémio, de 141 mil euros. O mesmo prémio saiu a outros sete apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 17.500 euros, contempla 15 jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal.

A chave vencedora é composta pelos números 14, 16, 37, 45 e 49 e pelas estrelas 5 e 7.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.