Crianças do pré-escolar de Santa Luzia vibram com espetáculo do Prof. Idalécio

Foi a cantar e a dançar, ao som do Prof. Idalécio, que se fez acompanhar das suas mascotes, que as crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento nº 2 de Elvas celebraram na tarde desta quarta-feira, 26 de junho, o final de mais um ano letivo.

Assegurando que as mensagens e ensinamentos que o artista passa, através das suas músicas, são importantes para as crianças, a diretora do agrupamento, Brígida Gonçalves, revela que foram as educadoras que fizeram questão de presentear os mais pequenos, que são fãs do Prof. Idalécio, com este espetáculo. “Eles só terminam (o ano letivo) na sexta-feira, mas fazem aqui hoje a sua despedida em grande, porque adoram o Prof. Idalécio e cá está ele, para alegrar esta malta pequenina”, refere.

Tendo estado muito recentemente em Elvas, no âmbito da Feira Escolar, a convite da Câmara Municipal, Idalécio Martins, docente de Educação Musical há 24 anos, garante que “o que é bom é sempre de repetir”. Recordando que sempre compôs as suas próprias músicas, até porque, quando começou a lecionar não existiam materiais, em português, para trabalhar com os seus alunos, Idalécio revela que foi durante a pandemia que este projeto, tal como é hoje apresentado ao público, acabou por nascer. Com a aposta feita também no YouTube, as solicitações para espetáculos começaram a surgir.

E para quem pensa que a vida de Idalécio se resume agora apenas a dar música aos mais pequenos, desengane-se: atualmente, dá aulas em 14 instituições. “É mesmo muito difícil, mas quem corre por gosto não cansa, porque não há nada mais maravilhoso do que ver o sorriso de uma criança”, garante.

Nas suas músicas, o artista tenta sempre incluir “uma parte didática”, sendo que, dessa forma, “as crianças aprendem a brincar”. “Elas, sem saber, estão a aprender e é esse o objetivo da nossa música”, remata.