Paula Rondão esclarece falecimento de aluno

Na sequência do falecimento de uma criança de 13 anos, esta segunda-feira, 6 de novembro, na Escola da Boa-Fé, em Elvas, (tal como tínhamos noticiado), surgiram várias versões que importa esclarecer.

A Rádio ELVAS contactou a diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, Paula Rondão, que referiu aos nossos microfones toda a situação: “o menino saiu às 12.45 horas, porque não teve a última aula, almoçou e saiu da escola com um grupo de amigos e, junto a uma mercearia, perto da escola, houve alguns desacatos com um grupo de crianças que não são alunos da escola. Nessa confusão a criança não se envolveu, tendo os miúdos acabado por dispersar”.

O aluno que faleceu, estava já a caminho da escola quando começou a sentir-se mal disposto, altura em que ainda falou com a Assistente Social, que lhe terá perguntado, segundo diz Paula Rondão “se tinha havido alguma briga e se alguém lhe tinha batido e ele disse que não, que estava só com falta de ar e não conseguia respirar, altura em que desmaiou e chamámos o INEM, que fez todas as diligências possíveis, e não conseguimos fazer mais nada”.

Paula Rondão reforça que esta foi uma situação “exterior à escola, com jovens que nada tem que ver com a escola e a situação em si também não terá nada a ver com a escola, mas isso só a autopsia o poderá dizer”.

A diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, “sem ter palavras para descrever o que se sente neste momento, deixa as mais sentidas condolências a toda a família e amigos desta criança, e muita força a todos para ultrapassar esta situação”.

Elvas: dois jovens atropelados em passadeira no Viaduto

Dois jovens, um rapaz e uma rapariga, ambos de 17 anos, foram atropelados, na tarde desta segunda-feira, 6 de novembro, numa passadeira, no Viaduto, junto à Praça 25 de Abril, em Elvas.

Enquanto o jovem foi transportado pelos bombeiros ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação, a rapariga foi observada, pelos soldados da paz, no local. Nenhum dos dois apresentava, aparentemente, ferimentos considerados graves.

O alerta para a ocorrência foi dado às 16h46, sendo que foi mobilizada cerca de uma dezena de operacionais dos Bombeiros de Elvas, apoiados por três viaturas.

Sem a PSP no local, os soldados da paz acabaram por cortar o trânsito com as próprias viaturas.

Santa Eulália: requalificação da calçada da Rua 25 de Abril em curso

A empreitada de requalificação da calçada na Rua 25 de Abril, em Santa Eulália, teve início esta segunda-feira, 6 de novembro, informa a Junta de Freguesia.

A intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Elvas e pela Junta de Freguesia de Santa Eulália vai ser realizada por uma empresa externa.

Durante a empreitada, fica impedido o estacionamento e a circulação de viaturas naquela artéria da aldeia, devendo a população, e quem nos visita, utilizar outros locais como alternativa de circulação temporária.

A Junta lamenta “qualquer transtorno causado durante o período da intervenção, a pedestres e comerciantes, na certeza de que a mesma tem por objetivo proporcionar melhores condições dos arruamentos, melhorando as suas acessibilidades e mobilidade das pessoas”.

Criança de 13 anos faleceu à porta de escola em Elvas

Uma criança de 13 anos faleceu esta segunda-feira, 6 de novembro, à porta de um estabelecimento de ensino de Elvas.

À chegada dos Bombeiros de Elvas ao local, segundo apurou a Rádio ELVAS, os operacionais depararam-se com a criança em paragem cardiorrespiratória, tendo de imediato realizado manobras de reanimação à porta da escola.

Esta criança foi ainda levada para o Hospital de Santa Luzia de Elvas, pelos soldados da paz, onde veio a falecer.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre também foi mobilizada para o local e a PSP de Elvas está a tomar as devidas diligências.

CDS-PP de Elvas emite nota de pesar pela morte de João Carpinteiro

Lamentando “profundamente” a morte de João Carpinteiro, a Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Elvas emitiu uma nota de pesar, que enviou à redação da Rádio ELVAs.

A nota de pesar para ler na íntrega:

“A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Elvas lamenta profundamente a morte do Dr. João Carpinteiro.

Gostaríamos de destacar não só o seu papel como Presidente de Câmara de Elvas entre 1985 e 1993, mas também a participação activa que após a sua vida autárquica continuou a ter na sociedade elvense, nomeadamente a nível associativo e cultural.

Foi nesta última vertente que o Dr. João Carpinteiro mais se notabilizou, enquanto responsável do Museu Municipal de Fotografia e detentor de um importante espólio fotográfico de âmbito internacional e local, que o imortalizam agora na história contemporânea da fotografia portuguesa.

À família do Dr. João Carpinteiro endereçamos as nossas mais sentidas condolências, desejando que Nosso Senhor o receba na Sua eterna glória.

Pela Comissão Política Concelhia de Elvas do CDS-PP,

Tiago Picão de Abreu

(Presidente)”

Bombeiros de Elvas ministram curso de salvamento rodoviário

Terminou ontem, domingo, 5 de novembro, o curso de Salvamento Rodoviário, ministrado no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Participaram neste curso bombeiros de Elvas, Campo Maior e Fronteira.

“Uma semana de aprendizagem para estes ‘jovens’ bombeiros. Estamos apostados em ajudar”, dizem os Bombeiros de Elvas nas redes sociais.

The Voice: Catarina Pereira prossegue na competição após vencer Batalha

Catarina Pereira e Zoë Eitner (Foto: The Voice)

A campomaiorense Catarina Pereira levou, na noite deste domingo, 5 de novembro, a melhor nas batalhas do The Voice, ao vencer a sua adversária, Zoë Eitner.

A cantar “Ouvi Dizer”, de Ornatos Violeta, Catarina ouviu os melhores comentários da sua mentora, Sónia Tavares, no final da atuação, que a apelidou de “mulherão”, tendo destacado ainda a sua “consistência vocal”.

Catarina, que confessa que ficou “muito feliz” por mais esta conquista no programa, emitido aos domingos na RTP1, e pelo “voto de confiança” que lhe foi dado pela vocalista dos The Gift, não esconde que, ao mesmo tempo, ficou triste pela colega. “Como estávamos sempre só as duas, acabei por criar uma relação muito chegada à Zoë”, começa por dizer, revelando, ainda assim, que, para si, “já era tempo de vigar mais um pouco”.

Ainda que, inicialmente, a música proposta por Sónia Tavares para esta batalha era “Quero é Viver”, de António Variações, por insistência de Zoë, Sónia Tavares viu-se “forçada”, à última hora, a alterar o tema. Catarina, que revela gostar de ambas as canções, garante que, do seu ponto de vista, para esta batalha, era necessário que as duas se sentissem confortáveis, para que estivessem “equilibradas”, pelo que acabou por aceitar a alteração de música. “Temos de respeitar os nossos limites. Se fosse comigo, sinto que ela também me ajudaria”, comenta.

De Fernando Daniel, o único mentor que não virou a cadeira na sua Prova Cega, Catarina ouviu rasgados elogios à sua atuação. A jovem cantora não esconde que ficou muito agradada com aquilo que ouviu do artista a seu respeito, acabando mesmo por ganhar “mais confiança” em si mesma. “A minha autoestima aumentou um pouco”, assegura.

Sem se saber ainda se a próxima fase do programa será o tradicional Tira-Teimas, até porque ainda está tudo no “segredo dos Deus”, Catarina irá voltar a pisar o palco do The Voice já no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Veja (ou reveja) a atuação de ontem de Catarina Pereira no palco do The Voice:

Vila Viçosa: Forças Armadas evocam Nuno Álvares Pereira em cerimónia Militar

Vila Viçosa acolheu, esta segunda-feira, 6 de novembro, as cerimónias militares de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, Patrono do Estado-Maior-General das Forças Armadas, depois de no domingo, 5 de novembro, já terem decorrido uma celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma palestra e um concerto pela Banda Sinfónica do Exército.

Esta cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, que se demonstra “satisfeito” com estas comemorações, que são uma “extensão e ampliação do que foi realizado no ano passado e, estamos todos satisfeitos”.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas adianta ainda “é uma tradição que passa a estar inscrita no nosso calendário anual, que evoca São Nuno de Santa Maria, que foi um homem muito inspirador, um herói nacional, um grande militar, e um homem de fé, e é uma referência que perdurará para sempre, sendo um elemento fundamental da nossa história militar e da nossa portugalidade”.

Já o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, adianta que a tradição militar “é muito importante” para Vila Viçosa, bem como receber estas cerimónias, uma vez que “lembram a cultura, história e tradição calipolenses”.

Sobre Nuno Álvares Pereira, Inácio Esperança afirma “o facto de aqui ter deixado a sua única filha e fundar a Casa de Bragança é revelador da importância que Vila Viçosa teve para si”.

O autarca diz ainda que estas cerimónias tiveram uma boa adesão por parte da população, destacando a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, uma vez que “é importante incentivar os jovens para que valorizem as forças armadas”.

Esta manhã, no Terreiro do Paço de Vila Viçosa, estiveram 185 militares formados em parada, dos três ramos das forças armadas, (Exército, Força Aérea e Marinha), bem como cadetes das academias naval, militar e Força Aérea, a Banda da Armada e uma bateria de salvas do Regimento de Artilharia nº5 de Vendas Novas.


“O Maior Show Infantil” animou tarde de domingo em Campo Maior

O espetáculo “O Maior Show Infantil” animou o auditório do Centro Cultural de Campo Maior na tarde de ontem, domingo, 5 de novembro.

Tratando-se de uma iniciativa dirigida a toda a família, miúdos e graúdos subiram ao palco para uma tarde de diversão.

Pelo palco passaram muitas das personagens que povoam o universo infantil, como o Panda, a Patrulha Pata e o Sonic, entre muitos outros.

Fonte: Município de Campo Maior

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPP comemora 33 anos esta segunda-feira

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (ESTG-IPP), celebra esta segunda-feira, 6 de novembro, o seu 33º aniversário.

As comemorações têm início às 15.15 horas com um momento musical. Pelas 15.30 horas seguem-se as intervenções institucionais por parte do diretor da Escola, Miguel Serafim; da presidente da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, Carolina Henriques; e do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures.

Às 16 horas tem lugar uma conferência sob o mote “O papel do Ensino Superior no Desenvolvimento das Regiões de Baixa Densidade – uma perspetiva para o futuro”, a cargo do professor Armando Pires, do Instituto Politécnico de Setúbal. Meia hora mais tarde é feita uma homenagem aos trabalhadores que completam 25 anos de ligação à ESTG-IPP.

Quercus alerta para o impacto ambiental que as guerras têm no planeta

Hoje, dia 6 de novembro, é o dia internacional para a prevenção da exploração do ambiente em guerras e conflitos armados, este dia é dedicado à promoção da paz, mas também à proteção do ambiente, a Quercus alertou para o impacto que as guerras têm causado no ambiente.

Esta data serve como lembrete de que todos nós temos um papel a desempenhar na proteção do planeta. A guerra da Ucrânia tem afetado muito o ambiente, visto que a Rússia utiliza armas com urânio empobrecido.

Tudo para saber sobre este tema, no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela, da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Ignacio Gragera assume presidência da EuroBEC esta semana

Ignacio Gragera, alcaide de Badajoz, vai assumir a presidência da Eurocidade EuroBEC Badajoz, Elvas e Campo Maior, depois de terminado o mandato do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida.

O alcaide de Badajoz revela que assumirá a presidência da Eurobec, “já esta semana”, algo que segundo diz “já deveria ter acontecido, porque o mandato é anual, no entanto devido às eleições em Espanha, em maio, não era o momento certo, por isso esperámos até ao final do verão e a troca de presidente acontecerá na próxima semana”.

Os objetivos de Ignacio Gragera para o seu ano de mandato, à frente da Eurobec, passam pela “forte aposta na sustentabilidade e eficência energética das três localidades, bem como no desenvolvimento de eventos culturais e desportivos conjuntos”.

Ignacio Gragera que sucede a Rondão Almeida, na presidência da Eurobec, já esta semana. De recordar que o mandato para presidir a Eurocidade é anual, havendo rotatividade entre os presidentes dos municípios de Elvas, Badajoz e Campo Maior.

Raquel Trabuco vence Grande Prémio da Cunheira

A elvense Raquel Trabuco venceu ontem, domingo, 5 de novembro, o Grande Prémio da Cunheira, uma prova de estrada, com uma distância de dez quilómetros.

No passado dia 1, feriado de Todos os Santos, a atleta, que representa as cores do Beja Atlético Clube, conquistou, tal como já antes noticiado pela Rádio Elvas (ver aqui), a segunda posição no Grande Prémio da Cruz da Picada, em Évora.

Barbaris Team eleita melhor equipa do distrito na Gala da AADP

A equipa da Barbaris Team foi eleita a melhor equipa do distrito na época 2022/2023, na Gala da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, que decorreu na noite do passado sábado, 4 de novembro, em Arronches.

O objetivo desta gala foi o de atribuir os troféus e destacar os Atletas e Equipas que mais se destacaram na época passada, em que a equipa do Barbaris Team de Barbacena se sagrou-se Campeã Distrital do Circuito de Corridas, que incluiu 22 provas de estrada e Corta matos.

Já no Circuito de Trails Curtos a Equipa de Barbacena foi vice-campeã.

As atletas Claúdia Batuca e Carolina Pingueiro foram agraciadas com os prémios de mérito desportivos por a sua participação em Provas nacionais e internacionais.

Os atletas da Barbaris Team, com direito a troféus por terem ficado em lugares de pódio na contagem final de toda a época, foram os seguintes:

Circuito De Corridas:

Tomás Cristiano – 2 Classificado em Infantis

Matilde Santos – 1 Classificada em Iniciadas

Carolina Pingueiro – 3 Classificada em Juvenis

Bernardo Maneta – 1 Classificado em Juniores

Leandro Miranda – 2 Classificado em Juniores

Ricardo Louro – 3 Classificado em Juniores

Luís Miranda – 1 Classificado em M35

Cláudia Batuca – 1 Classificada em F40

António Valente – 2 Classificado em M40

Manuel Rodrigues – 2 Classificado em M45

João Carvalho – 3 Classificado em M45

Filipe Mota – 1 Classificado em M50

Fernando Silva – 2 Classificado em M60

Carla Silva – 1 Classificada em F60

Circuito de Trails Curtos :

Bernardo Maneta – 2 Classificado em Juniores

Luís Miranda – 3 Classificado da Geral e em M35

Cláudia Batuca – 1 Classificada da Geral e em F40

Manuel Rodrigues – 2 Classificado em M45

João Branquinho – 2 Classificado em M50

Arquiminio Carretas – 1 Classificado em M55

Carla Silva – 1 Classificada em F60

Circuito De Trails Longos:

Fernando Silva – 1 Classificado em M60

A todos estes atletas e todos aqueles que, mesmo não ficando em lugares de Pódio, contribuíram bastante para que a Equipa obtivesse estas excelentes classificações, a Direção do Barbaris “agradece pelo seu esforço durante toda a época desportiva”.

“Mês da Música” celebrado com “Viagem ao Mundo dos Sonhos” em Elvas

O concerto “Viagem ao Mundo dos Sonhos” deu ontem, domingo, 5 de novembro, continuidade à edição deste ano da iniciativa “Mês da Música”, no Cineteatro Municipal de Elvas.

Sob a direção musical de Luís Zagalo, um coletivo de instrumentistas formado maioritariamente por professores da Academia de Música de Elvas, um coro de jovens alunos e a cantora Sylvie Ornelas interpretaram temas de bandas sonoras de clássicos do cinema e de filmes da Disney.

“A Vida é Bela”, “Titanic”, “Pinóquio”, “A Pequena Sereia” e “O Rei Leão” foram alguns dos filmes cujos principais temas constaram do alinhamento do concerto, comemorando os cem anos da Disney.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, e o vereador Cláudio Monteiro assistiram ao concerto, que contou com sala cheia.

O Mês da Música, promovido pelo Município em parceria com a Academia de Música de Elvas, o IPDJ e a produtora Pautas e Melodias, culmina a 18 de novembro no cineteatro com o espetáculo “Sinédoque”, com o ator Ivo Canelas a ler poemas e outros textos, acompanhado ao piano por João Vasco.

Fonte: Município de Elvas

“Refúgios Sensoriais” da Cruz Vermelha de Elvas a concurso no programa “Bairros Felizes”

“Refúgios sensoriais” é o nome do projeto do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, que está a concurso, no âmbito do programa “Bairros Felizes”.

O objetivo deste projeto, explica Isabel Mascarenhas, diretora desta instituição, tem por base “os processos de demência e défices cognitivos que vão surgindo na população sénior, e sendo esta a faixa etária com a qual trabalhamos, entendemos que seria vantajoso criar este projeto, que prevê a utilização de materiais específicos, para promover atividades de reminiscência e memória, com vista a proporcionar bem-estar e capacidade de os seniores recuperarem memórias, através de vários estímulos que lhe são dados”. Isabel Mascarenhas explica que o projeto tem um orçamento de, aproximadamente, 950 euros.

Por cada 10 euros em compras, na Loja Pingo Doce de Elvas, recebe uma Moeda Bairro Feliz para votar na causa que prefere, até 25 deste mês.

Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre distinguiu melhores atletas

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre promoveu no passado sábado, dia 4, a sua Gala, no decurso da qual foram consagrados os três melhores atletas nos circuitos de pista, corrida e trail, no edifício “O Celeiro”, em Arronches.

A Câmara Municipal de Elvas, a convite da coletividade, marcou presença nesta cerimónia, tendo sido representada pelo vereador Hermenegildo Rodrigues.

“O Município de Elvas endereça as maiores felicidades a todos os atletas que se dedicam ao atletismo e à prática desportiva”, diz a autarquia nas redes socias.

Caminhada do TransAlentejo Walking Festival ligou fortes de Elvas

Contou com cerca de meia centena de participantes a caminhada e visita guiada a Elvas realizada na manhã de ontem, domingo, 5 de novembro, no âmbito da edição deste ano do TransAlentejo Walking Festival.

Os caminhantes – na esmagadora maioria portugueses, mas também de nacionalidades espanhola e inglesa – fizeram um percurso de sensivelmente sete quilómetros, com início no Forte de Santa Luzia, passagem pelo Centro Histórico e final no Forte de Nossa Senhora da Graça.

O TransAlentejo Walking Festival é um evento de caminhadas, que decorreu, entre 14 de outubro e ontem, em diversos concelhos da região, por iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, neste caso com o apoio do Município de Elvas.

Fonte: Município de Campo Maior

Balões de ar quente dão outra cor aos céus em Fronteira

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que vai já na sua 26ª edição, decorre no Alto Alentejo entre esta segunda-feira, dia 6 de novembro, e o próximo domingo, dia 12.

Já esta manhã, pelas 7 horas, os balões coloririam os céus em Fronteira. Pelas 14h30, há novo voo livre, também em Fronteira.

A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira.

Ricardo Carriço e Ricardo Castro trouxeram “Monólogos do Pénis” a Elvas

A comédia teatral “Monólogos do Pénis”, interpretada por Ricardo Carriço e Ricardo Castro, subiu ao palco no sábado, 4 de novembro, no Cineteatro Municipal de Elvas.

O guião da peça é uma adaptação de Luís Filipe Borges ao texto original do brasileiro Carlos Eduardo Novaes, com encenação de Paulo Cintrão.

Nestes “Monólogos do Pénis”, dois amigos – o jornalista e escritor Santiago e o vendedor de automóveis Guilherme – conversam sobre questões relacionadas com o sexo, as vantagens e desvantagens do casamento e do divórcio, fetiches, conquistas e desejos, entre outros. Tudo isto pautado com um tom de humor que leva o público à gargalhada.

“Odisseia Nacional” apresentada na Secundária D. Sancho II

A Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro D. Maria II, promoveu na manhã da passada sexta-feira, dia 3 de novembro, uma conferência na Escola Secundária D. Sancho II.

O vereador Cláudio Monteiro, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença nesta iniciativa, que serviu para apresentar o projeto que estará em Elvas, de 28 de novembro a 1 de dezembro.

O programa contempla apresentação de peças de teatro, workshops e conferência performativa, a anunciar dentro de dias.

TransAlentejo Walking Festival: Campo Maior voltou a percorrer as suas defesas

O TransAlentejo Walking Festival 2023, uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, com o apoio do Turismo de Portugal, decorreu entre 14 de outubro e 5 de novembro, em 47 concelhos da região, tendo passado por Campo Maior na manhã do último sábado, dia 4.

Sendo este o evento anual de promoção da Rede de Percursos Pedestres e o maior Festival de Caminhadas de Portugal, em Campo Maior foram dez os participantes que percorreram cerca de sete quilómetros pelo percurso PR4 – Defesas de Campo Maior, que abrangem, na sua maioria, a Fortificação Abaluartada. Durante a tarde, os participantes visitaram o Museu Aberto e a Casa das Flores.

Filipa Gama, técnica de turismo do Município de Campo Maior, acompanhou a caminhada de forma a contextualizar os pontos turísticos e referências. Também o vereador Paulo Pinheiro e Joel Ganchinho, técnico de desporto do Município, participaram nesta atividade, que se tem revelado importante para dar a conhecer o património do concelho.

No âmbito desta iniciativa, decorreu também uma visita de responsáveis de agências de viagens ao Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada na sexta-feira, dia 3 de novembro, uma oportunidade de dar a conhecer aos profissionais do setor a oferta turística de Campo Maior, com o objetivo de divulgar e dinamizar a região.

Fonte: Município de Campo Maior

Ainda com inscrições abertas, Ginástica do Campomaiorense continua a crescer

Já com poucas vagas disponíveis, a ginástica do Sporting Clube Campomaiorense tem ainda inscrições abertas.

Com quatro classes de ginástica, explica o treinador Natalino Borrega, qualquer criança que se queira juntar ao grupo, pode fazê-lo, comparecendo num dos treinos, que decorrem de segunda a quinta-feira, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior.

“Este ano, estamos com 105 atletas. Aumentámos bastante o nosso número. Temos vindo, todos os anos, a ter um acréscimo de atleta, o que é muito bom para nós, e ainda estamos a aceitar inscrições”, diz o treinador. “Se houver alguma criança que queira experimentar, temos as nossas portas abertas para a prática da ginástica”, acrescenta Natalino Borrego.

No que toca ao judo do Campomaiorense, atualmente com cerca 25 atletas, revela Natalino Borrega, as inscrições mantêm-se, igualmente, abertas. “Estamos sempre preparados para crescer, é esse o nosso objetivo, assim como ir ao encontro dos miúdos, para que eles estejam desportivamente ativos e satisfeitos”, remata.

Elvas: PS diz estar “ao lado” dos moradores da Quinta do Paraíso

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas reuniu na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, “para discutir e preparar a sessão da Assembleia Municipal Extraordinária” desta segunda-feira, dia 6.

Em comunicado, o PS diz estar “ao lado dos moradores da Quinta do Paraíso”, anuncia o seu “voto contra a Alteração à Carta Municipal de Habitação”, recomendando ainda a retirada do ponto da ordem de trabalhos.

O comunicado para ler na íntegra:

“Partido Socialista de Elvas está ao lado dos moradores da Quinta do Paraíso e anuncia voto contra a Alteração à Carta Municipal de Habitação, recomendando a retirada do ponto da ordem de trabalhos

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas reuniu no dia 3 de novembro para discutir e preparar a sessão da Assembleia Municipal Extraordinária do próximo dia 6 de novembro.

Esta sessão extraordinária de Assembleia Municipal contempla vários pontos da ordem de trabalhos, destacando-se a Aprovação Final do Loteamento Municipal na Terrugem denominado Monte de Santo António; a 3º Revisão Orçamental; a Proposta de Reprogramação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano; a Aprovação do Relatório da Consulta Pública e Proposta de Aprovação final da Alteração da Carta Municipal de Habitação 2021-2030 e da Estratégia Local de Habitação 2021/2026.

Da análise e discussão que decorreu durante a Comissão Política, dá-se nota pública da votação, por unanimidade, da recomendação aos membros da bancada do Partido Socialista de votar contra a aprovação da Alteração da Carta Municipal de Habitação 2021-2030 e da Estratégia Local de Habitação 2021-2030.

A Carta Municipal de Habitação aprovada em 2021, redigida pelo anterior executivo, espelha uma estratégia integrada que visa a criação de novos fogos habitacionais, uma prioridade nacional, e uma necessidade reconhecida para o concelho.

A proposta de alteração da Carta Municipal de Habitação constitui uma modificação da carta original, identificando novas zonas para criação de novos loteamentos habitacionais, na qual se inserem, entre outras alterações, 5 fogos unifamiliares em São Vicente, 12 lotes para construção de habitações unifamiliares na Terrugem – Loteamento do Monte de Santo António,  9 lotes para construção de habitações unifamiliares em Santa Eulália e 30 fogos para habitação social na Quinta do Paraiso.

Reconhecendo o desafio de corresponder à necessidade de criação de uma maior oferta habitacional para a população de Elvas, a Concelhia Partido Socialista considera que as soluções não podem constituir a origem de novos desafios ou constrangimentos à comunidade. Todas as soluções devem ser devidamente consideradas e aprofundadas antes de se consolidarem propostas de alteração a estratégias previamente acordadas.

Ademais, uma estratégia habitacional deve ser idealizada em proximidade com a população e com os moradores do concelho.

Entre as alterações constantes na proposta do executivo camarário, destaca-se a criação de 30 fogos para habitação social no loteamento urbano denominado Quinta do Paraíso. Este bairro sofre atualmente de constrangimentos derivados da indisponibilidade de estacionamento, resultado da densidade populacional, mas também da utilização por parte de empresas sediadas na zona circundante.

Além disso, e conforme exposto no abaixo-assinado entregue recentemente por um conjunto representativo de cerca de 600 pessoas, existe uma preocupação generalizada dos moradores relativamente à criação dos novos fogos.

A auscultação à população deve constituir uma ferramenta base para o desenvolvimento do concelho, e por essa razão, a Concelhia do Partido Socialista de Elvas reconhece a vontade e preocupações dos moradores da Quinta do Paraíso, saudando a iniciativa de fazerem a sua voz ser ouvida, manifestando-se de forma cívica e construtiva.

Neste sentido, e anunciando desde já o voto contra a proposta de alteração, o Partido Socialista de Elvas recomenda a retirada do ponto da ordem de trabalhos da reunião extraordinária da Assembleia Municipal, de forma a que possa existir uma maior ponderação das zonas disponíveis no concelho para criação de nova oferta habitacional.

Elvas, 4 de novembro de 2023

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas”

Elvas: reunião da Assembleia Municipal extraordinária esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Elvas reúne esta segunda-feira, dia 6, pelas 11 horas, em sessão extraordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Relatório da Discussão Pública e Proposta de aprovação final do Loteamento Municipal na Terrugem, denominado Monte de Santo António;

2 – Aprovação do Relatório da Consulta Pública e Proposta de aprovação final da alteração da Carta Municipal de Habitação 2021-2030 e da Estratégia Local de Habitação 2021/2026;

3 – Revisão Orçamental III;

4 – Proposta de Reprogramação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Bombeiros de Elvas concorrem ao programa “Bairros Felizes”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, pela primeira vez, é uma das duas instituições selecionadas para o programa “Bairros Felizes” do Pingo Doce.

“Dar vida” é o nome deste projeto que pretende, acima de tudo, como revela o comandante da corporação, Paulo Moreiras, “comprar um Kit de reanimação, composto por manequins de idade adulta e pediátrica, desfibrilhador automático externo de treino, que permitem melhorar a aproximação à realidade de uma vítima em paragem cardiorrespiratória”.

Estes equipamentos, segundo Paulo Moreiras, permitem “formar os nossos bombeiros, mas também apoiar as ações de sensibilização e formação que damos regularmente, junto da comunidade elvense”.

Por cada 10 euros em compras, na Loja Pingo Doce de Elvas, recebe uma Moeda Bairro Feliz para votar na causa que prefere, até 25 deste mês.