Vila Viçosa: Forças Armadas evocam Nuno Álvares Pereira em cerimónia Militar

Vila Viçosa acolheu, esta segunda-feira, 6 de novembro, as cerimónias militares de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, Patrono do Estado-Maior-General das Forças Armadas, depois de no domingo, 5 de novembro, já terem decorrido uma celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma palestra e um concerto pela Banda Sinfónica do Exército.

Esta cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, que se demonstra “satisfeito” com estas comemorações, que são uma “extensão e ampliação do que foi realizado no ano passado e, estamos todos satisfeitos”.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas adianta ainda “é uma tradição que passa a estar inscrita no nosso calendário anual, que evoca São Nuno de Santa Maria, que foi um homem muito inspirador, um herói nacional, um grande militar, e um homem de fé, e é uma referência que perdurará para sempre, sendo um elemento fundamental da nossa história militar e da nossa portugalidade”.

Já o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, adianta que a tradição militar “é muito importante” para Vila Viçosa, bem como receber estas cerimónias, uma vez que “lembram a cultura, história e tradição calipolenses”.

Sobre Nuno Álvares Pereira, Inácio Esperança afirma “o facto de aqui ter deixado a sua única filha e fundar a Casa de Bragança é revelador da importância que Vila Viçosa teve para si”.

O autarca diz ainda que estas cerimónias tiveram uma boa adesão por parte da população, destacando a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, uma vez que “é importante incentivar os jovens para que valorizem as forças armadas”.

Esta manhã, no Terreiro do Paço de Vila Viçosa, estiveram 185 militares formados em parada, dos três ramos das forças armadas, (Exército, Força Aérea e Marinha), bem como cadetes das academias naval, militar e Força Aérea, a Banda da Armada e uma bateria de salvas do Regimento de Artilharia nº5 de Vendas Novas.