Câmara de Évora ajuda a fixar quatro famílias de trabalhadores

Com base numa “política de incentivos à instalação de empresas e promoção de emprego e com o objetivo de dar resposta imediata às necessidades de alojamento neste quadro”, a Câmara Municipal de Évora tem assumido “a implementação de medidas de incentivo à fixação de trabalhadores deslocados e respetivas famílias no concelho”.

Neste âmbito, foram assinados contratos de arrendamento com quatro famílias de trabalhadores da empresa Mecachrome Aeronáutica, que deste modo garantem condições de fixação em Évora. Trata-se de contratos com a duração de cinco anos, correspondentes a necessidades temporárias de trabalhadores em processo de transição.

Os contratos de arrendamento agora assinados consubstanciam a cooperação nesta área estabelecida entre a empresa municipal Habévora e a Mecachrome, que encontra justificação “na forte dimensão estratégica que o setor aeronáutico já representa no desenvolvimento económico do concelho de Évora”, divulga o Município da capital do Alentejo.

Piscina de Estremoz reabre com novo horário

A Piscina Municipal de Estremoz reabriu ao público nesta segunda-feira, dia 14, depois de salvaguardada a saúde pública e resolvidas as questões técnicas. O equipamento fica agora ao serviço de várias aulas para todas as idades também o público em geral pode usufruir do espaço durante todo o tempo de funcionamento.

Como novidade surge ainda a abertura aos domingos de manhã, algo que vinha sendo sugerido por vários utentes ao longo dos tempos. O horário da Piscina de Estremoz é o seguinte: segunda-feira, das 15 às 20 horas; de terça a sexta-feira, das 8.30 às 21 horas; e sábados e domingos, das 9 às 13.30 horas.

Município de Borba entrega 15 câmaras às escolas

A preocupação de alguns pais e encarregados de educação do concelho de Borba, na realização de aulas síncronas direcionadas aos alunos em isolamento, foi uma preocupação apresentada no decorrer da última reunião do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Borba.

Para a realização destas aulas é necessário dotar o Agrupamento de equipamento apropriado, nomeadamente câmaras com microfone. Assim, reconhecendo que “todas as crianças e jovens necessitam de equidade no momento de aprendizagem”, o Município de Borba disponibilizou-se para adquirir as 15 câmaras necessárias à implementação desta medida, tendo as mesmas sido entregues, na tarde desta segunda-feira, dia 14, no Agrupamento de Escolas de Borba.

Despiste com capotamento entre Elvas e Borba

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, seguido de capotamento ocorreu esta tarde de segunda-feira, 14 de fevereiro, entre Elvas e Borba.

Segundo o CDOS de Évora, deste despiste resultou um ferido leve que, por precaução, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O trânsito esteve condicionado na estrada nacional nº 4, mas a circulação já se encontra normalizada.

Segundo a mesma fonte, o alerta para a ocorrência foi dado às 17.08 horas e, para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Borba e a Guarda Nacional Republicana, num total de dez operacionais, apoiados por cinco viaturas.

Câmara de Arraiolos oferece árvores a residentes

O projeto Além Risco prevê a plantação de mais de 50 mil árvores no distrito de Évora, como forma de combater os efeitos das alterações climáticas: ilhas de sombra contra as ilhas de calor. Parte dessas árvores serão distribuídas aos cidadãos que as queiram plantar.

Dentro das quantidades disponíveis, a Câmara Municipal de Arraiolos vai oferecer, nesta campanha, até dez árvores por cidadão residente no concelho. No formulário, (ver o link em baixo) faça o pedido até 18 de fevereiro (ou até o stock disponível se esgotar).

No dia 20 de fevereiro (domingo), na Praça da República, em Arraiolos, entre as 10 horas e o meio-dia, pode levantar as árvores. Leve um vaso, uma folha de papel e um saco, para levar as suas árvores.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Depois é só plantar no local escolhido e partilhar algumas fotografias da plantação. Podem consultar o portefólio de árvores Além Risco, em alemrisco.org/arvores-alem-risco .

Por questões logísticas e de gestão de disponibilidades, a Câmara Municipal de Arraiolos não é capaz de assegurar, nesta campanha, todas as espécies e também não consegue assegurar a escolha da espécie.

[/shc_shortcode]

Armas em situação ilegal apreendidas em Vendas Novas pela GNR

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Vendas Novas, no passado dia 10, apreendeu uma espingarda de caça, calibre 12, duas armas de ar comprimido, uma pistola calibre 6.35 mm, três munições calibre 12 e seis munições calibre 6,35 mm.

Esta apreensão foi feita na sequência de cumprimento de mandado de condução de internando de um individuo de sexo masculino de 53 anos, de nacionalidade portuguesa, e havendo notícia que o mesmo era possuidor de armas em situação ilegal. A partir daí, foi realizada uma busca domiciliária. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Reabilitação da Praça do Município no Crato

A consignação da empreitada das obras da Praça do Município, no Crato, decorreu no passado dia 10, com a assinatura do termo de posse dos terrenos onde serão executados os trabalhos e aceites as condições do projeto por parte do empreiteiro.

As obras iniciam-se em breve e vão trazer, ao centro histórico da vila, um novo conceito urbanístico e tendo em vista a preservação do património histórico e arquitetónico do Crato. O valor da empreitada ascende a cerca de 460 mil euros e prevê-se que a duração seja de cerca de um ano.

O ato foi celebrado entre Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato, e Hélio Tavares, representante da empresa adjudicatária. Este é um projeto executado ao abrigo do Plano de Ação e Regeneração Urbana – Centros Históricos Complementares, para a reabilitação paisagística do Largo do Município, no Crato. Foi cofinanciado a 85% e inclui, além da construção, os estudos prévios à mesma.

GNR deteta 629 infrações de trânsito no distrito de Évora

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Évora, na semana de 7 a 13 de fevereiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se três detidos em flagrante: dois  por condução sob o efeito do álcool e um por condução sem habilitação legal.

No trânsito, foram detetadas 629 infrações, destacando-se: 121 relacionadas com tacógrafos, 85 por excesso de velocidade, 58 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 17  por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 15 por falta de inspeção periódica obrigatória, nove por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, e cinco por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Nestes sete dias, foram registados 20 acidentes registados, com uma vítima mortal, um ferido grave e três feridos leves.

Na fiscalização geral, a GNR do distrito de Évora levantou 16 autos de contraordenação: 11 no âmbito da legislação ambiental e cinco no âmbito da legislação policial.

Câmara de Portalegre atribui casa à ULSNA para instalar médicos

A Câmara Municipal de Portalegre aprovou a minuta do contrato de apoio não financeiro a celebrar com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), para atribuir, a título de empréstimo, uma nova habitação (tipologia T2) destinada a alojamento de pessoal médico que ingresse no Hospital Dr. José Maria Grande, para desempenho da sua atividade laboral.

O Município de Portalegre, segundo divulga, assumiu “a implementação de uma política de incentivos à fixação de recursos humanos, que facilite a instalação de pessoal médico” como um “desígnio prioritário”, dado o manifesto interesse público que representa a reversão de uma situação considerada muito crítica no que diz respeito ao acesso à saúde.

“Portalegre e o Alto Alentejo”, reconhece o Município da capital de distrito, “têm uma parte significativa da população muito envelhecida, estruturalmente fragilizada e a viver num contexto socioeconómico bastante desfavorecido, contingências que justificam o empenho de todos os meios e esforços para promover condições para a fixação de profissionais no território”.

A atribuição de casas para instalação de pessoal médico tem sido assumida pelo Município “como uma forma de discriminação positiva para atrair e fixar jovens médicos no concelho e ao mesmo tempo revitalizar o centro histórico da cidade”. Esta é já a terceira casa colocada à disposição da ULSNA, para ocupação, sendo atribuída por um período máximo de dois anos, após a colocação do profissional médico e cessando decorrido esse prazo.

GNR sensibiliza jovens para a não violência no namoro

A GNR realiza, entre hoje, 14 de fevereiro, e o próximo dia 20, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

Com o intuito de alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro, é intenção, com esta campanha, sensibilizar os nossos jovens, para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros. A campanha #VaisParar visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilar das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização. Para isso, a Guarda continua a direcionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos nossos jovens.

A prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma absoluta prioridade para a Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, a GNR tem vindo a reforçar as suas campanhas de sensibilização, a apostar em ações de formação ao seu efetivo, para que também esteja mais preparada para agir e acompanhar este tipo de situações.

Durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos. Em 2021 foram registados 1 105 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 332 vítimas com idade até aos 24 anos.

A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, a violência física e social, e a violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.

“A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós Paramos. E tu? Vais parar?”, lê-se ainda na nota de imprensa da GNR.

Elvas regista três novos casos de Covid-19

Elvas regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, três novos casos de Covid-19 e 112 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 175 casos, menos 109 do que ontem.

Elvas já registou, desde o início da pandemia, 5.557 casos positivos, 39 óbitos e 5.343 altas.

Évora promove dez fins de semana desportivos

Foto arquivo

A Câmara Municipal de Évora promove dez Fins de Semana Desportivos, um por mês (exceto em agosto), até final deste ano. Em Évora, o município inicia, no próximo dia 19, sábado, esta iniciativa cujo objetivo é promover a aproximação dos cidadãos ao desporto através de primeiros contatos com diferentes desportos.

A iniciativa é dinamizada pela edilidade em parceria com associações desportivas e juvenis locais e decorre em três equipamentos desportivos geridos pela autarquia: Circuito de Manutenção do Alto dos Cucos, Complexo Desportivo e Piscinas Municipais. Tendo como objetivo proporcionar contato com modalidades desportivas diversas e captar novos públicos, os Fins-de-Semana Desportivos vão possibilitar, durante cerca de duas horas, praticar ginástica de aparelhos, badmínton, dança, jogos tradicionais, desportos coletivos, natação, hidroginástica, orientação, peddy paper, futebol americano e atletismo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]A calendarização dos Fins de Semana Desportivos é a seguinte: 19 de fevereiro (sábado), das 10 às 12.30 horas, no Circuito de Manutenção Alto dos Cucos, ginástica de aparelhos e badmínton; 12 de março (sábado), das 10 às 12.30 horas, no Circuito de Manutenção Alto dos Cucos, danças e jogos tradicionais; 24 de abril (domingo), das 10 às 12.30 horas, no Circuito de Manutenção Alto dos Cucos, desportos coletivos; 15 de maio (domingo), das 10 às 12.30 horas, no Circuito de Manutenção Alto dos Cucos, andar sobre rodas; 5 de junho (domingo), das 9.30 às 12 horas, nas Piscinas Municipais, desportos na areia, natação e hidroginástica; 17 de julho (domingo), das 9.30 às 12 horas, nas Piscinas Municipais, orientação, peddy paper e hidroginástica; 18 de setembro, das 9.30 às 12 horas, no Complexo Desportivo Évora, râguebi, futebol americano e atletismo; 30 de outubro (domingo), das 15 às 18 horas, modalidades a decidir pelos participantes; 19 de novembro (sábado), das 15 às 18 horas, modalidades a decidir pelos participantes; e 10 de dezembro (sábado), das 15 às 18 horas, modalidades a decidir pelos participantes[/shc_shortcode]

PSP detém 16 pessoas numa semana

O Comando Distrital da PSP de Portalegre deteve entre os dias 7 e 13 deste mês, 16 pessoas (13 homens e três mulheres), com idades compreendidas entre os 20 e os 54 anos. Destes, seis homens e duas mulheres foram detidos por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,48 g/l; 1,49g/l; 1,61g/l; 1,67g/l; 1,81g/l; 1,84g/l; 2,27g/l e 2,41g/l); três homens por condução de veículo automóvel sem habilitação legal; três homens e uma mulher por cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emitidos pelas Autoridades Judiciárias competentes; e um homem por ameaças a agente da autoridade.

Foi ainda identificado um homem, de 31 anos de idade, por ter na sua posse seis doses de haxixe.

Durante este período a PSP levou a cabo cinco operações de fiscalização rodoviária, onde foram controlados 309 veículos controlados e levantados 21 autos de notícia por contraordenação, dos quais 12 por falta de inspeção periódica obrigatória, quatro por condução sob efeito do álcool, três por utilização do telemóvel durante a condução e dois por falta de seguro obrigatório das viaturas.

Decorreram também três ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; duas operações de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo; quatro ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos Incêndios rurais; e uma ação de fiscalização no âmbito dos estabelecimentos comerciais.

Nessa semana, registaram-se ainda seis acidentes de viação, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

PSP de Elvas previne violência no namoro no Dia dos Namorados

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas desenvolveu esta segunda-feira, 14 de fevereiro, dia de São Valentim, uma ação de sensibilização e informação na Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, com o objetivo de prevenir a violência doméstica e, em particular, a violência no namoro.

Esta ação insere-se na campanha da PSP, que decorre a nível nacional: “no Namoro não há guerra” que será desenvolvida até dia 25 deste mês. O subcomissário da PSP de Elvas, Márcio Ferreira explica que esta ação incide, principalmente, “nos alunos do terceiro ciclo e secundário, por elementos afetos à Escola Segura, sensibilizando os jovens para este tipo de crime, muito em voga nestas idades, que pode trazer repercussões bastante sérias”, apelando “à denúncia desta prática criminal, não só por parte das vítimas mas, por qualquer pessoa que presencie este tipo de crime, nomeadamente em âmbito escolar”.

Na Escola de Santa Luzia foram distribuídas toalhas de papel para os tabuleiros no refeitório escolar, alusivos à temática da violência no namoro, para que “possam ler e colocar as suas dúvidas junto dos polícias”. O subcomissário da PSP de Elvas afirma ainda que o” forte alerta, com esta ação, para além de sensibilizar para este tipo de crime, incide também no apelo a que sejam feita denúncia à PSP, para que este reduza”.

Já a diretora do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Brígida Gonçalves destaca o papel dos da PSP, através da Escola Segura, para vários tipos de ações, “que este ano tem um caráter mais evidente, porque é feito no dia dos namorados, sensibilizando os jovens, para a violência no namoro, porque sabemos que existe cada vez mais, e nós na escola também trabalhamos estas questões através da psicóloga e educadora social, e hoje é reforçado com esta ação para evidenciar a sensibilização e prevenção, de forma a evitar que este crime aumente cada vez mais”.

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso associou-se também a esta ação, para tentar ajudar a população e dar a informação necessária para que os jovens “estejam mais informados e sejam mais responsáveis”, relativamente a esta temática, revela o presidente, Joaquim Amante.

No ano de 2021, a nível nacional, foram registadas mais de 2215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino.

Caminhada Solidária em Campo Maior juntou cerca de 200 participantes

Com o objetivo de assinalar o Dia de São Valentim, que se celebra esta segunda-feira,14 de fevereiro, o Município de Campo Maior e os grupo Campo Maior Trail Runners/GEDA organizaram este domingo uma Caminhada Solidária com todos os participantes a entregarem bens alimentares para a Loja Social.

Sob o mote “Onde Tudo Se Faz Com Amor” e com a presença da vereadora São Silveirinha, foram cerca de 200 participantes que percorreram oiti quilómetros, com várias paragens pelo caminho, com várias surpresas alusivas à data.

A caminhada começou e terminou no Jardim Municipal sendo que, à chegada, foi ainda entregue uma “Bolacha do Amor” a cada um dos participantes.

Os casais que esta segunda-feira, forem jantar ou recolher uma refeição em regime take-away num dos estabelecimentos aderentes irão receber uma fita que poderá ser personalizada e posteriormente colocada no coração que está instalado no Jardim Municipal.

Mais 8463 casos Covid e 35 óbitos em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, mais 8463 casos de Covid-19 e 35 óbitos associados à doença.

Os maiores números de casos concentram-se em três regiões: 2764 no Norte, 2529 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 1333 no Centro. As 35 mortes ocorreram 16 no Norte, 11 em LVT, quatro no Centro, duas no Alentejo e duas no Algarve.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 29.289 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença está abaixo dos 550 mil: hoje são 548.867, menos 20.861 do que ontem.

Encontram-se internados, ao dia de hoje, 2364 doentes, mais 66 do que ontem, dos quais 148 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos sete do que no dia anterior.

Desde março de 2020, foram identificados 3.093.723 casos de infeção, morreram 20.565 pessoas com esta patologia e foram dados como recuperados 2.524.291 doentes em Portugal.

Reguengos aposta na integração de imigrantes

O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo de cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações, no âmbito do projeto piloto “Integrar Valoriza”, para reforçar as políticas de acolhimento e a integração de imigrantes. Com a adesão à rede de municípios que incorporam este projeto, a autarquia reguenguense pretende garantir um bom acolhimento e a inclusão da população imigrante no concelho nas áreas da saúde, cívica, social, laboral, habitacional e educacional.

A intervenção das entidades ao nível local, pela proximidade dispõem de conhecimento privilegiado, permite identificar e responder prontamente e com rigor aos desafios e necessidades, mas também estimular e dar visibilidade às oportunidades que a população imigrante representa para os municípios de acolhimento. O protocolo vigora durante um ano e possibilita à autarquia criar pelo menos uma das respostas que ainda não disponha, como por exemplo um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, um Plano Municipal para a Integração de Migrantes, a Estratégia Local de Habitação, oferta de cursos de “Português Língua de Acolhimento”, incentivo ao associativismo representativo das populações migrantes ou um Plano Estratégico Municipal Cultura-Educação.

O projeto piloto “Integrar Valoriza” visa implementar medidas de política pública nacional descentralizadas, mediante uma intervenção articulada e integrada entre entidades públicas e privadas com responsabilidades na área do acolhimento e da integração de imigrantes.

Projeto “Polinizadores ON” no Ambiente em FM desta semana

O projeto “Polinizadores ON” pretendeu complementar e reforçar o trabalho realizado pela Quercus desde 2015 no âmbito da campanha “SOS Polinizadores”.

Com o apoio do Fundo Ambiental foram produzidos vários recursos didáticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral, e o público escolar em particular, para a relevância dos insetos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens. “Os produtos do projeto focaram-se sobretudo em três vertentes: “dar a conhecer os principais insetos polinizadores em Portugal, para além da abelha-melífera; divulgar as ameaças e as pressões ambientais a que estão sujeitos e explicar o que é que os cidadãos podem fazer para a sua proteção”, segundo José Janela (na foto), da Quercus.

Para a população em geral “foram produzidos cinco vídeos em animação gráfica de curta duração, clarificando questões centrais sobre os insetos polinizadores. Em paralelo, foram produzidos e emitidos cinco episódios da rubrica Minuto Verde que a Quercus apresenta na RTP1 diariamente”, sublinha o responsável.

A importância dos insetos polinizadores está em destaque no Ambiente em FM desta semana, com José Janela, da Quercus. 

Portugal e Espanha entendem-se para combater a seca

Portugal e Espanha acordaram reforçar a sua cooperação para combater a seca que afeta a Península Ibérica, com um aumento da frequência do mecanismo de monitorização dos caudais dos rios e um protocolo de partilha de informação de dados hídricos e meteorológicos. Estas medidas foram discutidas na última reunião da Comissão para a Aplicação da Convenção de Albufeira, realizada por videoconferência, onde a seca foi um dos principais tópicos de discussão devido ao aumento de fenómenos meteorológicos extremos, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

Na reunião, foi decidido que o mecanismo de monitorização dos caudais dos rios, que é trimestral, passe a ser mensal. Também foi aprovado um protocolo para a troca de informações sobre dados hídricos meteorológicos em tempo real para gerir situações extremas em bacias hidrográficas partilhadas, que deve entrar em vigor este ano. A Convenção de Albufeira, assinada em 1998, estabelece a gestão dos rios transfronteiriços Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.

Além disso, foi aprovado o mandato do Grupo de Trabalho de Secas e Inundações, que poderá começar a funcionar e que procura promover uma melhor troca de informações, implementar metodologias comuns para calcular índices de seca e de escassez e coordenar planos nacionais de gestão de riscos de inundações. Portugal e Espanha também abordaram o desenvolvimento de projetos conjuntos no novo ciclo de programação do financiamento europeu, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

IALBAX com várias conquistas em fim de semana de três provas

A Associação Desportiva IALBAX esteve, este fim de semana, dias 12 e 13, representada pelos seus atletas em provas em Elvas, Cascais e Gavião.

No sábado, no IX Corta-Mato Cidade de Elvas, organizado pelo Clube Elvense de Natação, Helena Belchior foi primeira classificada, em seniores, e Cristina Canário foi segunda, em V50. Nas provas masculinas, José Russo foi medalha de prata em V55 e Filipe Mota em V50. Participaram ainda nesta prova Luís Santinhos, Nuno Caeiro, Carlos Santos, Manuel Mexia, Eduardo Lagareiro e Joaquim Pires.

Já no domingo, em Cascais, na Corrida Love Run, numa prova de seis quilómetros, o casal Rita Magarreiro e Francisco Nascimento alcançou o segundo lugar do pódio. Em simultâneo, na Corrida dos Solteiros, na mesma distância, Cristina Infante foi nona da classificação geral feminina.

Ainda no domingo, no Trail do Gavião, José Russo conquistou mais um pódio, na distância de 24 quilómetros mas, desta vez no lugar mais alto, no escalão de M60. Já Luís Velez, o atleta mais novo da comitiva que se deslocou a Gavião, foi segundo no Trail Kids III.

Participaram ainda nos 24 quilómetros os atletas Rui Morais, Nuno Veiga, António Fé, Ana Duarte e Cristina Canário. Já na distância mais curta de 13 quilómetros, a IALBAX contou com a participação de Sónia Santos e de uma comitiva de caminheiros.

Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançam nesta terça-feira, dia 15, a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022.

A decorrer entre até dia 21 deste mês, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução. Em 2021 foram detetadas 24.306 infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, o que representa um aumento de 5,5% relativamente ao ano anterior. É urgente travar este comportamento.

A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação aos imprevistos.

A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” integrará: ações de sensibilização da ANSR; operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2022, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que tange ao manuseamento do telemóvel durante a condução.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

– Dia 15 de fevereiro, às 9h00: Praça Duque de Saldanha c/ Avenida Fontes Pereira de Melo, Lisboa;

– Dia 16 de fevereiro, às 8h00: EN 15 – Couto, Bragança;

– Dia 17 de fevereiro, às 14h00: Alameda Mariano Felgueiras, Guimarães;

– Dia 18 de fevereiro às 8h00: EN 2 – Rotunda ao quilómetro 48, Vila Pouca de Aguiar;

– Dia 21 de fevereiro, às 14h30: Avenida Henrique Barbeitos – Junto ao Estádio Municipal “José Martins Vieira”, Cova da Piedade.

A ANSR, a PSP e a GNR relembram que o uso do telemóvel ao volante é um risco para a segurança do próprio e dos outros, os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos em reconhecer e reagir a perigos; a distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação; o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Poule de Obstáculos com 90 conjuntos em São Brás (Elvas)

O Centro Hípico de São Brás, em Elvas, foi ontem, 13 de fevereiro, palco de mais uma Poule de Obstáculos, que contou com a participação de cerca de 90 cavaleiros, oriundos de Elvas, Campo Maior, Évora, Estremoz e Badajoz.

A prova, segundo uma publicação feita nas redes sociais do centro hípico, contou com “percursos de obstáculos fantásticos, com binómios muito bem preparados e com espírito de competitividade acima do saudável”.

Em março, no dia 13, volta a realizar-se uma Poule de Obstáculos. No dia 20, decorrem exames de sela, da Federação Equestre Portuguesa e, entre os dias 25 e 27, um estágio de obstáculos com o treinador e cavaleiro internacional Ivan Camargo.

Campo Maior sem novos casos Covid esta segunda-feira

Campo Maior não regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, novos casos de infeção por Covid-19, por outro lado, nas últimas 24 horas, mais 51 pessoas recuperaram da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 140 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.181 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 2.027 altas.

Elvas: ferido leve em colisão na rotunda do Tribunal

Um ferido leve é o resultado de uma colisão, entre um velocípede e um veículo ligeiro, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro, na rotunda do Tribunal, na Avenida de Badajoz, em Elvas.

O ferido, um homem de 33 anos, condutor do velocípede, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, para observação.

O alerta para a ocorrência foi dado às 9.48 horas. Para o local, foram mobilizados um total de oito operacionais e três veículos, entre bombeiros e PSP.

Judocas do Campomaiorense no pódio do Campeonato Regional de Juniores

Três atletas de judo do Sporting Clube Campomaiorense participaram no Campeonato Regional de Juniores e chegaram ao pódio.

Neste campeonato, João Pinho alcançou o terceiro lugar (-60 kg), Pedro Carapinha ficou também em terceiro lugar (-73kg), e Guilherme Almeida sagrou-se campeão Regional (+100kg).

Natalino Borrega, responsável pela modalidade no clube, através das redes sociais, mostrou-se “feliz, não só pelos resultados, mas por todo o empenho que têm demonstrado para aqui chegar”, adiantando que as “medalhas são o resultado de todo o trabalho efetuado por eles e por todos os companheiros que os ajudam diariamente a treinar”.

Livro “Sem Água a Vida é uma Seca” apresentado em Portalegre

O livro “Sem Água a Vida é uma Seca” é apresentado esta segunda-feira, 14 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Trata-se de uma obra que resulta do trabalho de 666 alunos, de terceiro e quarto anos, de 16 Agrupamentos de Escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo, promovido pela Fábrica de Histórias, que já vai na sua quarta edição, enquanto serviço educativo da Cabeçudos, Cabeças com Ideias, agora sediada em Castelo de Vide.

Rui Andrade, diretor da Cabeçudos, revela que, depois de um vasto trabalho, levado a cabo em parceria com os Agrupamentos de Escola e os Municípios, “é hora de celebrar”, adiantando que o livro aborda os mais diversos temas relacionados com a água, sendo que as crianças, neste trabalho, refletem sobre a manifestação deste bem essencial nos respetivos concelhos. Para além disso, “Sem Água a Vida é uma Seca” expressa “opiniões transparentes e transversais deste pequeno universo, que refletem questões importantes e atuais pensadas dentro deste grande mundo”.

A concretização da obra deveu-se à vontade conjunta do Programa Garantir Cultura, apoiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), dos Municípios e Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração, tendo como produto final a edição deste livro cuja tiragem se estima em 4.000 exemplares.

Durante o evento de apresentação do livro, em Portalegre, será apresentado um espetáculo que transpõe para o palco o conteúdo literário e gráfico do livro, seguido da apresentação do making of com imagens registadas ao longo do processo, e que finalizará com a entrega do livro aos seus autores.

O evento de lançamento terá ainda apresentações na grande maioria dos concelhos do Alto Alentejo, contando com a presença dos jovens alunos-autores e professores envolvidos, dos mediadores da Cabeçudos e de diversos convidados ligados aos setores da educação e cultura.

Todos os alunos do primeiro ciclo dos 15 concelhos que participaram nesta edição da Fábrica de Histórias irão receber um exemplar do livro.

Homicida de Rolando Palma apanhado 11 anos depois no Brasil

Quase 11 anos depois, foi detido, no Brasil, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, o responsável pelo homicídio a tiro do professor Rolando Palma, que lecionava em Elvas.

Rolando Palma tinha 49 anos quando foi morto, a 2 de agosto de 2011. O trágico episódio deu-se quando o professor de informática saía da garagem da casa da companheira Regina D’Avila, de 48 anos, no Rio de Janeiro, e foi alvejado pelo ex-marido desta.

O agressor esperou pela saída do casal para matar, tanto a ex-mulher, como Rolando Palma, à queima-roupa. Na sua posse, tinha uma pistola de calibre 380. António Passos de Oliveira, na altura com 61 anos, hoje com 72, terá cometido o crime motivado por ciúmes doentios.

O crime ainda não teve julgamento, sendo que o arguido se encontrava a monte há cerca de três anos.

Com Casa do Bilhar quase pronta, Câmara de Campo Maior prepara mais habitação social

A obra de reabilitação e adaptação do Antigo Edifício da Misericórdia, a Casa do Bilhar, a habitação social, encontra-se já em estado avançado de execução.

Este é um edifício emblemático do Centro Histórico de Campo Maior que ganha agora uma nova vida e vai permitir que o Município disponibilize mais oferta habitacional nesta zona da vila.

Ao todo, como adianta o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serão cinco as famílias que, dentro em breve, poderão encontrar um teto na Casa do Bilhar, sendo, a partir desta intervenção, dado o arranque para aquela que é a Estratégia Local de Habitação do concelho.

“Iniciámos já a fase de pisos e azulejos, portanto, isso dá bem o indício do que é o estado da obra”, revela o autarca, relativamente à Casa do Bilhar, assegurando que, de início, o projeto, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), previa quatro fogos de habitação social. “Não satisfeitos, modificámos algumas coisas internamente e passámos a ter cinco fogos de habitação social. Portanto, é mais uma injeção de pessoas que poderemos vir a por no centro histórico”, acrescenta.

A Câmara de Campo Maior pensa já em avançar, “numa próxima fase”, e aí, já ao nível da Estratégia Local de Habitação, com a reabilitação de mais um edifício, para mais cinco fogos, junto à Casa do Bilhar. “Vamos continuar até 2026, até que a Estratégia Local de Habitação nos permita, a requalificar edifícios, que tenham alguma dimensão, para que possamos acoplar mais famílias e assim injetar mais pessoas, o que se traduz em mais movimento e outra dinâmica no centro histórico”, garante o autarca.

A Estratégia Local de Habitação de Campo Maior, à qual a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior se quis associar, adianta o autarca, tem disponível uma verba de três milhões e 800 mil euros, com alguma dessa verba destinada para privados. A autarquia, adianta Rosinha, tem já em sua posse alguns prédios degradados de grande dimensão, sendo que, para os reabilitar e transformar em habitação social, o Município tem disponíveis, até 2026, mais de dois milhões e 500 mil euros.

Luís Rosinha diz ainda que, comparativamente a outros concelhos, Campo Maior não enfrenta grandes dificuldades em termos de falta de habitação, ainda que, com esta estratégia local, se queira ajudar quem tem necessidades a este nível, bem como conduzir os jovens para o centro histórico da vila. Por mais que Campo Maior “tenha uma perspetiva económica diferentes de outros concelhos, na região, a autarquia tem, ainda assim, “uma bolsa significativa de pessoas com necessidades de habitação”.

O custo total da obra da Casa do Bilhar é de cerca de 540 mil euros, valor financiado em 459 mil euros por fundos da União Europeia.

Dia dos Namorados celebra-se esta segunda-feira (c/áudio)

Hoje celebra-se o dia mais romântico do calendário, o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados.

Em Portugal, esta data assinala-se a 14 de fevereiro, dia da morte do Bispo Valentim que, no século III depois de Cristo, desrespeitou a ordem do Imperador Romano Cláudio, de proibir casamento, ao realizar estas cerimónias.

A Rádio ELVAS esteve na rua a recolher alguns testemunhos dos ouvintes sobre este dia especial.

Desde piqueniques, jantares à luz de velas, oferta de flores, mensagens ou uma ida ao cinema, as ideias para assinalar esta data, com alguém de quem se goste, são muitas e com certeza, não vão faltar.