Portugal e Espanha entendem-se para combater a seca

Portugal e Espanha acordaram reforçar a sua cooperação para combater a seca que afeta a Península Ibérica, com um aumento da frequência do mecanismo de monitorização dos caudais dos rios e um protocolo de partilha de informação de dados hídricos e meteorológicos. Estas medidas foram discutidas na última reunião da Comissão para a Aplicação da Convenção de Albufeira, realizada por videoconferência, onde a seca foi um dos principais tópicos de discussão devido ao aumento de fenómenos meteorológicos extremos, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

Na reunião, foi decidido que o mecanismo de monitorização dos caudais dos rios, que é trimestral, passe a ser mensal. Também foi aprovado um protocolo para a troca de informações sobre dados hídricos meteorológicos em tempo real para gerir situações extremas em bacias hidrográficas partilhadas, que deve entrar em vigor este ano. A Convenção de Albufeira, assinada em 1998, estabelece a gestão dos rios transfronteiriços Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.

Além disso, foi aprovado o mandato do Grupo de Trabalho de Secas e Inundações, que poderá começar a funcionar e que procura promover uma melhor troca de informações, implementar metodologias comuns para calcular índices de seca e de escassez e coordenar planos nacionais de gestão de riscos de inundações. Portugal e Espanha também abordaram o desenvolvimento de projetos conjuntos no novo ciclo de programação do financiamento europeu, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.