Rui Nabeiro é embaixador da Semana Europeia do Desporto

O comendador Rui Nabeiro é o embaixador nacional da Semana Europeia do Desporto: uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e, por inerência, a atividade física em toda a Europa.

Hoje, 24 de setembro, em dia dedicado ao desporto na escola, a Secundária de Campo Maior foi a escolhida, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), para acolher uma iniciativa neste âmbito, em que Rui Nabeiro marcou presença.

O comendador não esconde que é com muita satisfação que, mesmo aos 90 anos, continua a ser chamado para estar junto da juventude, em iniciativas como esta. “É extraordinário. Aceitei, fi-lo com muita naturalidade e estou disponível para qualquer circunstância que a direção da escola possa precisar”, assegura. Rui Nabeiro diz ainda que é importante que estes jovens, que são o futuro de Campo Maior, sejam colocados a pensar e a estudar, para que possam, quem sabe, poder levar uma vida como a sua.

A Escola Secundária de Campo Maior, para além de ser palco de um conjunto de atividades desportivas esta sexta-feira, foi escolhida pelo IPDJ, para receber vários kits de equipamentos desportivos, que incluem, entre outros, bolas e barreiras. Já a escolha do comendador Rui Nabeiro enquanto embaixador desta iniciativa, revela o diretor da Direção Regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, “foi a melhor”, tendo em conta que “é uma referência, não só na região, como no país e no mundo”.

“Estamos aqui, na escola de Campo Maior, para proceder à oferta destes equipamentos desportivos, porque normalmente, quando falamos da descentralização, pensamos em  Lisboa e do Porto, mas até no próprio Alentejo temos de descentralizar. Desta vez, escolhemos um concelho pequeno, para termos também aqui um agradecimento muito especial ao comendador Rui Nabeiro”, explica Miguel Rasquinho.

Colocar Portugal entre os 15 países da Europa onde se pratica mais desporto é um dos principais objetivos do IPDJ e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, revela ainda Miguel Rasquinho, sendo o arranque para essa meta dado com esta semana, que teve início ontem e estende-se até dia 30. “Estamos a conseguir excelentes resultados, temos feito aqui um grande esforço para que tudo corra bem e esta prática desportiva seja incrementada. Temos vindo a aumentar, nos últimos meses, o número de praticantes, não só nas modalidades competitivas, mas também nestas atividades lúdicas se verifica esta massificação da prática desportiva pelos mais jovens, assim como pelos mais idosos, das pessoas com deficiência ou alguma diferença”, remata.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, garante que é “uma honra” receber esta iniciativa, tendo sido acolhida “de braços abertos”. “Percebo que faz parte de uma política de descentralização, que eu acho ótima, e acolhemos esta proposta e cá estamos, dentro da simplicidade que temos para oferecer, mas acho que o objetivo principal é mostrar que as escolas e o desporto devem andar de braço dado”, assegura o diretor, lembrando que, durante mais de ano e meio, os jovens se viram privados da prática desportiva, tendo em conta a pandemia.

Jaime Carmona lembra ainda que as sequelas da pandemia, mais que físicas, foram mentais, pelo que, mais que nunca, é importante colocar, não só os alunos, como toda a comunidade “a mexer”.

Este Dia Europeu do Desporto na Escola, para além de ser assinalado na Escola Secundária, é também celebrado com diversas atividades no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.