Câmara de Portalegre atribui casa à ULSNA para instalar médicos

A Câmara Municipal de Portalegre aprovou a minuta do contrato de apoio não financeiro a celebrar com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), para atribuir, a título de empréstimo, uma nova habitação (tipologia T2) destinada a alojamento de pessoal médico que ingresse no Hospital Dr. José Maria Grande, para desempenho da sua atividade laboral.

O Município de Portalegre, segundo divulga, assumiu “a implementação de uma política de incentivos à fixação de recursos humanos, que facilite a instalação de pessoal médico” como um “desígnio prioritário”, dado o manifesto interesse público que representa a reversão de uma situação considerada muito crítica no que diz respeito ao acesso à saúde.

“Portalegre e o Alto Alentejo”, reconhece o Município da capital de distrito, “têm uma parte significativa da população muito envelhecida, estruturalmente fragilizada e a viver num contexto socioeconómico bastante desfavorecido, contingências que justificam o empenho de todos os meios e esforços para promover condições para a fixação de profissionais no território”.

A atribuição de casas para instalação de pessoal médico tem sido assumida pelo Município “como uma forma de discriminação positiva para atrair e fixar jovens médicos no concelho e ao mesmo tempo revitalizar o centro histórico da cidade”. Esta é já a terceira casa colocada à disposição da ULSNA, para ocupação, sendo atribuída por um período máximo de dois anos, após a colocação do profissional médico e cessando decorrido esse prazo.