Com Casa do Bilhar quase pronta, Câmara de Campo Maior prepara mais habitação social

A obra de reabilitação e adaptação do Antigo Edifício da Misericórdia, a Casa do Bilhar, a habitação social, encontra-se já em estado avançado de execução.

Este é um edifício emblemático do Centro Histórico de Campo Maior que ganha agora uma nova vida e vai permitir que o Município disponibilize mais oferta habitacional nesta zona da vila.

Ao todo, como adianta o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serão cinco as famílias que, dentro em breve, poderão encontrar um teto na Casa do Bilhar, sendo, a partir desta intervenção, dado o arranque para aquela que é a Estratégia Local de Habitação do concelho.

“Iniciámos já a fase de pisos e azulejos, portanto, isso dá bem o indício do que é o estado da obra”, revela o autarca, relativamente à Casa do Bilhar, assegurando que, de início, o projeto, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), previa quatro fogos de habitação social. “Não satisfeitos, modificámos algumas coisas internamente e passámos a ter cinco fogos de habitação social. Portanto, é mais uma injeção de pessoas que poderemos vir a por no centro histórico”, acrescenta.

A Câmara de Campo Maior pensa já em avançar, “numa próxima fase”, e aí, já ao nível da Estratégia Local de Habitação, com a reabilitação de mais um edifício, para mais cinco fogos, junto à Casa do Bilhar. “Vamos continuar até 2026, até que a Estratégia Local de Habitação nos permita, a requalificar edifícios, que tenham alguma dimensão, para que possamos acoplar mais famílias e assim injetar mais pessoas, o que se traduz em mais movimento e outra dinâmica no centro histórico”, garante o autarca.

A Estratégia Local de Habitação de Campo Maior, à qual a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior se quis associar, adianta o autarca, tem disponível uma verba de três milhões e 800 mil euros, com alguma dessa verba destinada para privados. A autarquia, adianta Rosinha, tem já em sua posse alguns prédios degradados de grande dimensão, sendo que, para os reabilitar e transformar em habitação social, o Município tem disponíveis, até 2026, mais de dois milhões e 500 mil euros.

Luís Rosinha diz ainda que, comparativamente a outros concelhos, Campo Maior não enfrenta grandes dificuldades em termos de falta de habitação, ainda que, com esta estratégia local, se queira ajudar quem tem necessidades a este nível, bem como conduzir os jovens para o centro histórico da vila. Por mais que Campo Maior “tenha uma perspetiva económica diferentes de outros concelhos, na região, a autarquia tem, ainda assim, “uma bolsa significativa de pessoas com necessidades de habitação”.

O custo total da obra da Casa do Bilhar é de cerca de 540 mil euros, valor financiado em 459 mil euros por fundos da União Europeia.