Fátima Dias é mandatária da CDU pelo concelho de Nisa

Maria de Fátima Semedo Dias, de 58 anos, é professora e mandatária da CDU pelo concelho de Nisa

É licenciada em História, área científica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Educação, Desenvolvimento Local e Mudança Social, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Ensino da História, Inovação Educacional, Tecnologias da Informação e Comunicação e em Bibliotecas Escolares.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Iniciou a atividade docente em 1984/85, como professora de História e Geografia de Portugal do Ensino Básico, contemplando o desempenho de diferentes cargos de coordenação pedagógica e diretivos.

No período correspondente ao mandato 2013/17 foi representante do Município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Nisa.

É dirigente do SPZS – Sindicato dos Professores da Zona Sul e vereadora da CDU na Câmara Municipal de Nisa, sem pelouros atribuídos, como independente, eleita pela CDU.

[/shc_shortcode]

Elvas regista cinco óbitos entre 9 e 27 de dezembro

O concelho de Elvas registou, esta segunda-feira, 27 de dezembro, a quinta vítima mortal de Covid desde dia 9 de dezembro.

No ano passado, apenas se registou uma vítima mortal em dezembro, precisamente no dia 21.

Na altura, era o segundo óbito associado à doença em Elvas, depois da primeira vítima, um homem de 80 anos, se ter registado no dia 16 de novembro de 2020.

GNR regista 164 infrações de trânsito numa semana

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou entre os dias 20 e 26 deste mês, 164 infrações, nas suas ações de fiscalização, das quais nove por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; oito relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; oito por falta de inspeção periódica obrigatória; sete relacionadas com tacógrafos; quatro por falta de seguro e duas por uso do telemóvel.

Houve ainda uma detenção por permanência ilegal em território nacional. No mesmo período, registaram-se 19 acidentes, dos quais resultou um ferido grave e um ferido leve.

Foram ainda realizadas 181 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 352 idosos; e 107 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 166 comerciantes.

Autoagendamento para vacinar crianças de oito a 11 anos

Já está disponível  o autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para crianças com idades compreendidas entre os oito e os 11 anos. A administração das primeiras doses ocorrerá, em exclusivo, entre os dias 6 e 9 de janeiro.

Este vai ser o segundo período destinado exclusivamente à vacinação de menores, depois de mais de 95 mil crianças, entre os 9 e os 11 anos, terem recebido a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer.

As segundas doses destas faixas etárias serão administradas entre 5 de fevereiro e 13 de março.

Portalegre tem testes gratuitos nos dias 28, 29 e 30

A Câmara Municipal de Portalegre informa que, entre os dias 28 e 30 de dezembro (terça, quarta e quinta-feira), das 9 às 13 horas, vai instalar um centro para realização gratuita de testes à Covid-19, no Pavilhão Desportivo Municipal (na fotografia).

Este Centro de Testagem vem reforçar o conjunto de medidas preventivas de combate à pandemia, assumidas pelo município na sequência do Estado de Calamidade declarado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro, que visa mitigar os potenciais riscos decorrentes desta quadra festiva.

O Município portalegrense recorda que esta “é uma medida auxiliar adicional neste tempo de maior convívio familiar e social, que não dispensa a adoção das recomendações das autoridades de saúde”. Por isso, a Câmara Municipal de Portalegre “apela à compreensão de todos os portalegrenses para que evitem situações de risco desnecessário”, de modo a “poder continuar a proteger os que nos são próximos e toda comunidade”.

Câmara de Elvas não faz atendimento nos dias 28 e 4

A Câmara Municipal de Elvas informa que, em duas terças-feiras consecutivas, dias 28 de dezembro e 4 de janeiro, não vai haver o atendimento presencial pelo executivo municipal, nos Paços do Concelho.

Esta decisão, segundo divulga a autarquia, “prende-se com o facto de terem sido decretados, pelo Governo, a Situação de Calamidade em todo o país, devido à evolução da Covid-19, e o teletrabalho obrigatório, como medidas de contenção da pandemia, para o período de 25 de dezembro a 9 de janeiro”.

A Câmara Municipal “pede a compreensão de todos para esta situação e garante que o atendimento será retomado assim que estiverem reunidas as condições para tal”, sendo agora 11 de janeiro a primeira data em que tal pode acontecer.

Marcelo promulga decreto do regime de propriedade horizontal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o Decreto da Assembleia da República que revê o regime da propriedade horizontal”, refere uma nota divulgada através do site da Presidência. Em 19 de novembro, o parlamento aprovou, em votação final global, um texto que altera o regime de propriedade horizontal, com base num diploma do PSD que tinha por objetivo “facilitar a vida” de condóminos e administradores de condomínios. A lei foi aprovada por maioria, com votos contra de PCP e PEV, abstenções do BE, CDS-PP, IL e deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues e favoráveis do PS e PSD.

Quando o projeto-lei foi apresentado, no final de março, o vice-presidente da bancada social-democrata Afonso Oliveira referiu que o atual regime “existe há mais de 20 anos” e havia uma necessidade de dar resposta a uma realidade que se tornou “mais complexa e exigente”. “Os objetivos deste projeto-lei são muito claros: facilitar a administração dos condomínios, atribuir maior responsabilidade à administração de condomínios e facilitar a vida das pessoas que vivem em condomínio”, explicou então.

Por outro lado, o objetivo dos sociais-democratas foi dar “mais competências e mais responsabilidade” ao administrador de condomínio, que passaria a ter obrigação de informar os condóminos quando há processos judiciais contra o próprio condomínio e de emitir declarações de dívida e não dívida, sempre que tal for solicitado. O diploma pretende ainda que o administrador de condomínio tenha competência para intervir em todas as situações de urgência, para apresentar uma queixa-crime em nome da assembleia de condóminos e facilitar a cobrança de quantias em atraso.

Um óbito, dois novos casos Covid e uma alta em Elvas

Elvas regista esta segunda-feira, 27 de dezembro, um óbito devido à Covid-19, dois novos casos de infeção e uma alta.

No concelho, encontram-se agora 113 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 2.017 casos positivos, 1.870 altas e 34 óbitos.

Beja vai ter “call center” do SNS 24

Um novo call center da linha telefónica SNS 24 vai ser criado, no início do próximo ano, em Beja.

Este centro de atendimento resulta de uma parceria da Algarve Biomedical Center (ABC) com a operadora Altice, que detém a exploração da linha.

Com este novo ‘call-center’, pretende-se reforçar a capacidade da linha SNS 24, do Serviço Nacional de Saúde. Os 150 enfermeiros da estrutura de Beja já se encontram em formação. Esta equipa deverá estar ao serviço do SNS 24 no início de janeiro. O Algarve Biomedical Center está, agora, a recrutar enfermeiros para este novo call center da Linha SNS 24.

Camião tomba no nó da A6 em Varche

Um veículo pesado de mercadorias, que transportava painéis solares, tombou ao início da tarde desta segunda-feira, 27 de dezembro, no nó de acesso da A6, em Varche.

Do despiste, há apenas um ferido leve a registar, o condutor e único ocupante da viatura, um homem de 38 anos, que foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, por queixas no membro inferior direito, revela o comandante dos Bombeiros de Elvas, Tiago Bugio, adiantando que quando receberam o alerta para a ocorrência, fizeram mobilizar “dois veículos de desencarceramento, uma ambulância de socorro, dois veículos de comando e um veículo urbano de combate a incêndios”, uma vez que, foram informados de que “existia derrame de combustível na faixa de rodagem, quando chegaram verificaram que este derrame era gasóleo e o camião transportava painéis solares, pelo que não representava perigo acrescido”.

O trânsito encontra-se cortado, nos dois sentidos, no nó da A6, quer no sentido de Lisboa-Espanha, quer no sentido de entrada na N4, em Varche, “devido ao derrame de combustível no local, e ao facto de o camião se encontrar na berma e oferecer perigo ao trânsito”. Neste momento está a proceder-se à estabilização do derrame e quando se retirar o veículo, será feita a limpeza total das vias e reestabelecia a circulação”.

Tiago Bugio explica que este “é um processo que poderá demorar várias horas”, podendo mesmo estar concluído “apenas amanhã”.

Para o local foram mobilizados 18 operacionais dos Bombeiros de Elvas, apoiados por seis veículos, a GNR com cinco operacionais e três veículos e a Brisa.

CIMAA elege novos órgãos intermunicipais e aprova orçamento para 2022

A reunião de instalação da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) decorreu no passado dia 22, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, na qual tomaram posse os seus membros.

A nova mesa da Assembleia Intermunicipal é constituída por Albano Varela e Silva, do PS, como presidente, Joviano Vitorino, do PSD, como vice-presidente e Maria de Lurdes Bento, da CDU, como secretária. Para o Secretariado Executivo Intermunicipal foi reeleito Carlos Nogueiro, enquanto primeiro-secretário da CIMAA.

No seguimento da reunião de instalação, teve lugar a sessão ordinária da Assembleia Intermunicipal na qual, entre outras questões, foram aprovados importantes pontos como o plano de ação, orçamento, reestruturação técnica e alteração do regulamento da CIMAA para 2022.

Ainda nesta sessão ordinária, foi feita uma saudação de agradecimento à mesa da Assembleia Intermunicipal cessante e aprovado um voto de congratulação ao Município de Campo Maior pela classificação das suas Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Portugal tem mais 16 mortes e 6334 casos Covid

Portugal teve, esta segunda-feira, 27 de dezembro, mais 6334 casos de Covid-19 e 16 óbitos, associados à doença.

Os novos casos concentram-se em quatro regiões: 3193 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 2043 no Norte, 491 no Centro e 230 na Madeira. As mortes ocorreram seis no Centro, cinco em LVT, três no Norte e duas no Algarve.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2423 casos de recuperação. O número de casos ativos, de ontem para hoje, subiu: há mais 3895, totalizando 105.614.

Esta segunda-feira teve uma ligeiro agravamento na situação dos hospitais: encontram-se internados 914 doentes, mais 36 que ontem, dos quais 150 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos um que na véspera.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.286.119 casos de infeção, 18.890 óbitos e 1.161.615 altas.

Pulseira para homem de 29 anos por violência doméstica

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no passado dia 21, deteve um homem, de 29 anos, por violência doméstica, no concelho de Vila Viçosa.

Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da GNR apuraram que o suspeito agredia física e psicologicamente a vítima, sua companheira, de 24 anos, chegando mesmo a utilizar uma arma branca para a ameaçar.

O detido foi presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Vila Viçosa, no dia 22, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima, por qualquer forma ou meio, controlado por pulseira eletrónica, num raio de mil metros.

Sorteio de Natal da Rádio ELVAS entrega máquina de café

Manuel Carneiro foi o vencedor do sorteio de Natal da Rádio ELVAS, realizado nos nossos estúdios, entre os ouvintes que participaram na emissão entre as 7 e as 13 horas.

Na manhã desta segunda-feira, 27 de dezembro, o premiado recebeu, nos estúdios da Rádio ELVAS, pelas mãos do diretor, António Ferreira Góis, a máquina de café Delta Q, sorteada na emissão especial do Alentejo em FM, da passada sexta-feira, véspera de Natal, dia 24 de dezembro.

Morreu o bandarilheiro António Badajoz

O bandarilheiro tauromáquico António Badajoz faleceu em Coruche, na passada sexta-feira, aos 99 anos.

A ProToiro e as associações que a compõem manifestaram “a sua profunda consternação pela morte do bandarilheiro António Badajoz, uma lenda da tauromaquia, considerado como um dos melhores bandarilheiros portugueses de todos os tempos”. António Badajoz foi o nome artístico de António Pereira Cipriano, nascido em Coruche, a 22 de setembro de 1922.

A carreira de António Badajoz foi longa e passou pelas grandes praças e feiras na Europa e América, tendo toureado também em África e na Ásia, em corridas que se realizaram em Macau e na Indonésia. Além de Manuel dos Santos, vestiu-se igualmente de prata nas quadrilhas de Francisco Mendes, José Júlio e José Trincheira e de um conjunto importante de cavaleiros tauromáquicos — João Branco Núncio, Luís Miguel da Veiga, José João Zoio, Emídio Pinto, Manuel Jorge de Oliveira e Paulo Caetano. António Badajoz despediu-se do público no Campo Pequeno, em Lisboa, em 5 de setembro de 1991.

Concurso de Ideias Startup Labware já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do Concurso de Ideias Startup Labware, promovido pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que procura financiar e premiar os melhores projetos e ideias de negócio de base tecnológica no âmbito das cidades inteligentes.

O projeto vencedor desta edição foi “Vai d’roda”, desenvolvido por Rui Anastácio, Dinis Rosa e Pedro Lindeza, alunos do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja; seguiram-se “IntellEco” em segundo, “Open Heritage” em terceiro e “Re-World” em quarto. A adesão desta segunda edição superou as expetativas e contou com a participação de alunos, investigadores e bolseiros da Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Portalegre.

Os três projetos vencedores ganharam vouchers no valor de 2500, 2000 e 1500 euros, para aquisição de equipamento tecnológico, e ainda 2100 euros em valor monetário, prémio que se estende também ao quarto lugar. Adicionalmente, os vencedores terão também acesso a sessões de consultoria tecnológica, experimentação de soluções e prototipagem através do Laboratório Vivo para a descarbonização de Évora.

O Startup LABWARE é um projeto inovador, cofinanciado pelo Alentejo 2020, que visa apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta tecnologia. O PACT é líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia. Nasceu da vontade de posicionar o Alentejo como centro de inovação de referência global, através da dinamização e fomento de sinergias entre o ecossistema académico e empresarial. Desde o início da sua atividade, incentiva a transferência de conhecimento e é um polo de atração para empresas inovadoras com elevado potencial para a criação de valor.

A ADRAL visa a promoção, no quadro das políticas e estratégias aprovadas a nível nacional, do desenvolvimento económico, social e cultural da região do Alentejo, pela prossecução dos seguintes objetivos: reforçar o posicionamento internacional da região Alentejo, contribuir para a valorização e desenvolvimento regional; promover inovação e qualificação, alcançar níveis elevados de coesão social, promovendo o emprego e criando perspetivas de futuro para a juventude, estimula a iniciativa, no sentido da criação de formas inovadoras de mobilização social e cooperação institucional para o desenvolvimento.

O Startup Labware visa apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta intensidade tecnológica focada na temática das cidades inteligentes, que sejam desenvolvidas a partir da região Alentejo com impacto direto na gestão e necessidades emergentes do ambiente de cidade. Está orientado para empreendedores e futuros empreendedores numa perspetiva de criar uma comunidade para o desenvolvimento de soluções, modelos e aplicações para utilização nos ecossistemas urbanos, locais e europeus.

Município de Alandroal reduz serviços por duas semanas

Câmara Municipal de Alandroal

O Município de Alandroal vai acompanhar o esforço global de contenção da pandemia,
previsto para as duas semanas entre 25 de dezembro e 9 de janeiro.

Assim, continuando a assegurar os serviços de atendimento ao público (com marcação
prévia recomendada), estão encerrados os serviços da Piscina Municipal, Fórum
Cultural, Biblioteca Municipal, Complexo Desportivo, Posto de Turismo e Ludotecas de
Alandroal, Terena e Santiago Maior.

Também a linha de transportes do município – ALA – será interrompida neste período, continuando a autarquia a assegurar os necessários transportes para vacinação através da parceria com os táxis do concelho.

PSP regista um óbito e mais de 900 acidentes no Natal

No decorrer da operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2021-2022”, a Polícia de Segurança Pública (PSP), até ao momento, registou, em Portugal Continental, 916 acidentes, dos quais resultaram um óbito, três feridos graves e 235 feridos leves.

Neste período, a PSP efetivou ainda 157 detenções, sendo 46 por falta de habilitação legal para conduzir, 44 por condução sob o efeito do álcool e 35 por mandado de detenção.

Ao todo, foram fiscalizadas cerca de 19 mil viaturas, tendo sido detetados 171 condutores a conduzir sob o efeito do álcool e controladas 556 viaturas em excesso de velocidade. A PSP, em comunicado, destaca ainda o registo de 207 viaturas a circular na via pública sem inspeção, bem como 50 autos de contraordenação por falta de seguro obrigatório, 29 por não utilização ou utilização incorreta do cinto de segurança e 62 por uso do telemóvel durante a condução, uma das principais causas da sinistralidade rodoviária.

No âmbito das medidas de restrição em vigor, face ao Estado de Calamidade em que o país se encontra, a PSP continua a desempenhar a sua competência de controlo de passageiros nos aeroportos. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, foram fiscalizados cerca de 619 voos, tendo sido controlados 71.990 passageiros e levantados 61 autos de contraordenação às pessoas que não se faziam acompanhar de teste à Covid-19, bem como às companhias aéreas que as transportavam.

Quercus lança curso de formação sobre Biodiversidade fronteiriça

A Quercus lançou um curso de formação sobre Biodiversidade fronteiriça, online e gratuito, como parte integrante do projeto BIOTRANS, um Projeto de cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal, sobre a gestão integrada da biodiversidade na área transfronteiriça EUROACE.

O curso terá início no dia 17 de janeiro, sendo que esta parceria na área da EUROACE prevê, segundo explica José Janela da Quercus, “a gestão conjunta e integrada, da conservação da biodiversidade que engloba a região centro do país, o Alentejo e a Estremadura espanhola, através da implementação de ações conjuntas entre os parceiros para proteger a biodiversidade da área”.

Os objetivos deste curso passam por sensibilizar e divulgar os valores naturais da biodiversidade transfronteiriça assim como identificar problemas e riscos ambientais, que possam gerar na atividades e projetos de desenvolvimento, assim como possíveis e soluções e medidas de intervenção”.

José Janela adianta ainda que o curso decorre em “horário pós laboral (das 18.30 às 19.30 horas) e tem a duração de cinco semanas, num total de 25 horas, incluindo seminários online e cinco sessões síncronas de uma hora, na plataforma Zoom”.

Os interessados podem inscrever-se através de um formulário online, disponível na página de facebook da Quercus Portalegre.

O curso de formação sobre Biodiversidade fronteiriça, promovido pela Quercus é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.

Despiste de bicicleta em Elvas faz um ferido grave

Um ferido grave é o resultado de um despiste de um velocípede, registado ao final da manhã desta segunda-feira, 27 de dezembro, na Avenida do Dia de Portugal, em Elvas, no sentido descendente, um pouco abaixo das Pias.

A vítima, um homem de 30 anos, de nacionalidade espanhola, segundo revela o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio, à chegada da PSP ao local, encontrava-se inconsciente. Terá recuperado depois a consciência, mas o seu discurso, “nada coerente”, faz suspeitar de um traumatismo cranioencefálico.

Este homem, adianta Bugio, apresenta “várias escoriações e perdas de tecidos”, sobretudo ao nível da face. Apesar de espanhol, o indivíduo foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, dado o seu estado.

Apesar da gravidade da situação, Tiago Bugio revela que não houve, ao que tudo indica, outro veículo, nem nenhum animal, envolvido no sinistro. Por outro lado, o indivíduo, dado o vento e à acentuada descida, viria com alguma velocidade e terá perdido o controlo da bicicleta. Dada a avultada perda de sangue, os bombeiros de Elvas tiveram ainda de proceder à limpeza da via.

Para o local, foram mobilizadas uma ambulância, a viatura de comando e duas viaturas de desencarceramento, dos Bombeiros de Elvas, bem como a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Elvas. A PSP tomou conta da ocorrência.

GNR regista mais de 750 acidentes e quatro mortos no Natal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, no decorrer da Operação de Natal, que teve início na quinta-feira e terminou às 0 horas desta segunda-feira, 27 de dezembro, 752 acidentes nas estradas do país, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 19 feridos graves e 248 feridos leves.

No mesmo período de tempo, os militares registaram ainda 72 crimes e 3.436 contraordenações, das a GNR destaca 154 por condução sob a influência do álcool, das quais, 56 detenções por taxa crime igual ou superior a 1,2 g/l; 16 detenções por condução de veículo sem habilitação legal; 949 por excesso de velocidade; 248 por falta de inspeção periódica; 97 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção; 74 por utilização indevida do telemóvel durante a condução; e 90 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

No período entre o dia 30 de dezembro e 2 de janeiro irá decorrer a terceira fase da operação Natal e Ano Novo, pelo que a GNR irá manter-se particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente  o excesso de velocidade, as manobras perigosas, a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.

Natal Rock apoia famílias carenciadas, crianças institucionalizadas e várias associações

A 12ª edição do Natal Rock, iniciativa coordenada pelo Moto Clube Alentejano de Elvas, que teve, pelo segundo ano consecutivo, uma emissão especial na Rádio ELVAS, resultou numa onda de solidariedade, sendo que segundo a organização, “conta cada vez com mais apoios, desde empresas a particulares”.

Durante a semana passada, foram já entregues cem cabazes, com 27 bens alimentares, a famílias carenciadas do concelho: 50 foram entregues ao Conselho Local de Ação Social de Elvas (CLASE), 40 à Paróquia da Boa-Fé, oito ao Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) e dois aos Sem-Abrigo (bem como excedentes de bens alimentares).

Foram ainda entregues 11 sacas de ração, num total de 210 quilos, à equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Elvas, 18 sacas de ração, num total de 253 quilos, aos Amigos da Bicharada, sweats e ténis às 11 meninas da Fundação de Veiros, bem como às 20 crianças do Centro de acolhimentos “Os Cucos”. A esta instituição elvense, foram ainda oferecidos um trampolim e duas tostadeiras.

Para esta semana está ainda prevista a última entrega aos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Um novo caso Covid e cinco altas em Campo Maior

Campo Maior regista esta segunda-feira, 27 de dezembro, um novo caso de Covid-19, assim como cinco recuperações da doença.

No concelho, encontram-se ativos 61 casos de infeção, menos quatro que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 939 casos positivos, 864 altas e 14 óbitos.

Exposição de candeeiros a petróleo patente em Borba

Domingos Calhau (na foto), de Borba, tem um espólio de mais de 500 candeeiros antigos a petróleo. Um gosto que surgiu através da sua mãe e que veio a ganhar esta dimensão quando o borbense começou a adquirir estes artigos em diversos eventos do país.

Em declarações à Rádio ELVAS, Domingos Calhau refere que começou esta exposição “há cerca de 40 anos. Os mercados de Elvas, Campo Maior e Estremoz, assim como a Feira da ladra, em Lisboa, são locais de visita” por parte deste colecionador.

De acordo com Domingos Calhau, a exposição conta com “mais de 500 candeeiros, provenientes de vários países”.

A exposição esteve já patente na Casa do Alentejo, em Lisboa, em Borba e em alguns eventos pelo país. Atualmente, está disponível para visita num armazém, propriedade de Domingos Calhau, na zona industrial de Borba.

Município de Campo Maior substitui os depósitos de óleos usados

O município de Campo Maior procedeu, recentemente, de forma a melhorar as condições da recolha seletiva, nomeadamente dos Óleos Alimentares Usados, à substituição dos velhos oleões, por novos equipamentos.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, refere que esta se assume como “uma nova forma de deposição”, apelando à população para a correta deposição dos resíduos, nos locais adequados, “por uma vila mais limpa”, que “não pode partir apenas do município, mas sim por cada um de nós”, adiantando que é neste sentido que a autarquia “tem vindo a apostar, na melhoria dos resíduos sólidos urbanos”.

Nestes novos equipamentos deve ser feita a deposição de óleos usados, acondicionados em garrafa ou garrafão de plástico.

Quinta ponte de Badajoz deverá chamar-se 25 de Abril

Imagem: La Crónica de Badajoz

A quinta ponte sobre o rio Guadiana, que atravessa Badajoz, terá o nome de 25 de Abril, em homenagem ao povo português e à sua história recente, avança La Crónica de Badajoz.

Com a atribuição deste nome à nova ponte da cidade pacense, a Junta da Extremadura pretende reproduzir o nome de um dos símbolos da capital portuguesa, a ponte 25 de Abril, construída durante a ditadura de Salazar e que adotou o nome atual após a Revolução dos Cravos, em 1974, que implantou a democracia em Portugal.

A abertura ao trânsito, deste troço da Ronda Sur, até à conclusão das obras de reabilitação da Avenida Rui Nabeiro, está prevista entre os dias 7 e 9 de janeiro, numa cerimónia que terá como convidado, entre outros, o primeiro-ministro português, António Costa.

A nova ponte, com 420 metros de comprimento, situada a quatro quilómetros a jusante da Ponte Real, foi incluída nas obras do terceiro troço da Ronda Sur, que arrancou no início de 2019 e resulta de um investimento total de mais de 15 milhões de euros.

As provas de carga da ponte já se realizaram em agosto, durante quatro dias, em que foram utilizados cerca de 24 camiões, com a carga total, com um peso aproximado de mil toneladas.

Luís Pedras quer Roncas de Elvas certificadas e elevadas a Património Imaterial

O oleiro e artesão elvense Luís Pedras, que tem dedicado parte da sua vida à produção das roncas, desde as mais tradicionais às mais contemporâneas, quer ver este instrumento musical tipicamente usado por altura do natal, em Elvas, no cante ao menino, ser classificado enquanto Património Imaterial.

A sua esperança reside no novo executivo da Câmara Municipal de Elvas, sendo que caso a ronca não possa ser elevada a património local ou nacional, espera que possa vir a ser, pelo menos, certificada.

“Eu venho a falar nisto há anos e anos, mas a ver se agora, com as mudanças no elenco governativo da nossa câmara, talvez se consiga, de uma vez por todas, tentar certificar o produto ou então torná-lo património imaterial local”, começa por dizer. “Já não digo nacional, mas pelo menos regional. Começamos por baixo e vamos subindo e quem sabe se consiga atingir outros voos”, acrescenta.

O oleiro não tem dúvidas que o processo de classificação das suas roncas “tem pernas para andar”. A ronca, acrescenta, tem “tudo o que é necessário para se fazer essa classificação”.

Apesar de outros artesãos elvenses se dedicarem à produção de roncas, Luís Pedras garante que muitas não passam de “imitações”. “A mim não me preocupa, porque o sol nasce para todos e cada um faz o que quer, até com latas”, comenta.

A história das roncas de Elvas, revela ainda Luís Pedras, está exaustivamente retratada num livro de Ernesto Veiga de Oliveira, que o oleiro foi encontrar no Museu Nacional de Etnologia. “Sempre houve esta tradição, nós temos a rua dos oleiros e havia grande produção que abastecia muitas localidades. Eram roncas que eram feitas pelos oleiros de Elvas e isto foi um dos fatores que me levou a desenvolver este projeto”, conta.

Questionada sobre esta intenção de Luís Pedras, de elevar, com a ajuda da Câmara Municipal, as roncas de Elvas a Património Imaterial, a vice-presidente do município, Anabela Cartas, garante que a autarquia está “muito interessada na preservação das roncas de Elvas e que elas sejam conhecidas por serem isso mesmo, as roncas de Elvas”. A Câmara de Elvas irá fazer “tudo o que for possível” para que as roncas sejam certificadas como mais “um produto de alta qualidade” de Elvas, que, diz Anabela Cartas, “convém deixar aos nossos vindouros”.

As roncas, lembra a autarca, não são exclusivas de Elvas, embora seja única a forma como estas são utilizadas, na cidade, por altura de natal. Para além disso, não há roncas, em qualquer outro sítio, como as de Luís Pedras.