Concurso de Ideias Startup Labware já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do Concurso de Ideias Startup Labware, promovido pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que procura financiar e premiar os melhores projetos e ideias de negócio de base tecnológica no âmbito das cidades inteligentes.

O projeto vencedor desta edição foi “Vai d’roda”, desenvolvido por Rui Anastácio, Dinis Rosa e Pedro Lindeza, alunos do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja; seguiram-se “IntellEco” em segundo, “Open Heritage” em terceiro e “Re-World” em quarto. A adesão desta segunda edição superou as expetativas e contou com a participação de alunos, investigadores e bolseiros da Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Portalegre.

Os três projetos vencedores ganharam vouchers no valor de 2500, 2000 e 1500 euros, para aquisição de equipamento tecnológico, e ainda 2100 euros em valor monetário, prémio que se estende também ao quarto lugar. Adicionalmente, os vencedores terão também acesso a sessões de consultoria tecnológica, experimentação de soluções e prototipagem através do Laboratório Vivo para a descarbonização de Évora.

O Startup LABWARE é um projeto inovador, cofinanciado pelo Alentejo 2020, que visa apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta tecnologia. O PACT é líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia. Nasceu da vontade de posicionar o Alentejo como centro de inovação de referência global, através da dinamização e fomento de sinergias entre o ecossistema académico e empresarial. Desde o início da sua atividade, incentiva a transferência de conhecimento e é um polo de atração para empresas inovadoras com elevado potencial para a criação de valor.

A ADRAL visa a promoção, no quadro das políticas e estratégias aprovadas a nível nacional, do desenvolvimento económico, social e cultural da região do Alentejo, pela prossecução dos seguintes objetivos: reforçar o posicionamento internacional da região Alentejo, contribuir para a valorização e desenvolvimento regional; promover inovação e qualificação, alcançar níveis elevados de coesão social, promovendo o emprego e criando perspetivas de futuro para a juventude, estimula a iniciativa, no sentido da criação de formas inovadoras de mobilização social e cooperação institucional para o desenvolvimento.

O Startup Labware visa apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta intensidade tecnológica focada na temática das cidades inteligentes, que sejam desenvolvidas a partir da região Alentejo com impacto direto na gestão e necessidades emergentes do ambiente de cidade. Está orientado para empreendedores e futuros empreendedores numa perspetiva de criar uma comunidade para o desenvolvimento de soluções, modelos e aplicações para utilização nos ecossistemas urbanos, locais e europeus.