Quinta ponte de Badajoz deverá chamar-se 25 de Abril

Imagem: La Crónica de Badajoz

A quinta ponte sobre o rio Guadiana, que atravessa Badajoz, terá o nome de 25 de Abril, em homenagem ao povo português e à sua história recente, avança La Crónica de Badajoz.

Com a atribuição deste nome à nova ponte da cidade pacense, a Junta da Extremadura pretende reproduzir o nome de um dos símbolos da capital portuguesa, a ponte 25 de Abril, construída durante a ditadura de Salazar e que adotou o nome atual após a Revolução dos Cravos, em 1974, que implantou a democracia em Portugal.

A abertura ao trânsito, deste troço da Ronda Sur, até à conclusão das obras de reabilitação da Avenida Rui Nabeiro, está prevista entre os dias 7 e 9 de janeiro, numa cerimónia que terá como convidado, entre outros, o primeiro-ministro português, António Costa.

A nova ponte, com 420 metros de comprimento, situada a quatro quilómetros a jusante da Ponte Real, foi incluída nas obras do terceiro troço da Ronda Sur, que arrancou no início de 2019 e resulta de um investimento total de mais de 15 milhões de euros.

As provas de carga da ponte já se realizaram em agosto, durante quatro dias, em que foram utilizados cerca de 24 camiões, com a carga total, com um peso aproximado de mil toneladas.