Portugueses são dos que menos desporto fazem em toda a Europa

Os portugueses são dos que menos praticam atividade física em toda a Europa. A conclusão é do mais recente Eurobarómetro, dedicado ao desporto, publicado pela Comissão Europeia.

Na edição desta semana do “Espaço Europa”, Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, revela que, com este barómetro, procura-se, por um lado, “apurar o nível de interesse dos europeus no desporto” e, por outro, perceber que obstáculos existem, à prática desportiva, para que possam ser colmatados.

O inquérito revela que 38% dos europeus praticam desporto ou exercício físico, pelo menos uma vez por semana, e 17% menos de uma vez por semana. Atualmente, cerca de 45% dos europeus nunca faz exercício ou participa em atividades físicas. Em Portugal, e tendo em conta a população inquirida, a percentagem de pessoas que nunca realiza qualquer atividade física ronda os 73%.

Apesar da promoção da atividade física, feita por autarquias, escolas e associações desportivas, Ana Pereira assegura que Portugal precisa, através de mais iniciativas, combater o sedentarismo.

Este, que é o quinto Eurobarómetro dedicado ao desporto e atividade física, foi lançado no âmbito da Semana Europeia do Desporto (pode ser consultado aqui).

O programa “Espaço Europa”, desta semana, para ouvir na íntegra no podcast abaixo: